O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Muito pouco para tanta grandeza

. 29 comentários
1. Nos últimos dois dias escreveram-se dois textos neste blogue que achei deveras interessantes e que recomendo:

Um do Zhora, “ADN”, e outro do BenficaByGB, “O que querem ouvir do Presidente”. Concordo com tudo? Não. Mas concordo com muito, embora no final acabe por discordar nas conclusões.

Há algo que o BenficaByGB escreve e que eu até sou capaz de concordar: É que não vale a pena hipotecar o futuro do clube por causa de um ou dois títulos.

E na verdade, o passado recente até prova que a diferença entre ganhar e perder é quase diminuta. Os três primeiros vão à Liga dos Campeões, continuam a pisar os mesmos palcos, as receitas são as mesmas, e o último defeso provou mais uma vez que acabar em segundo não impede um clube como o Porto de realizar 100 milhões em vendas de jogadores, enquanto o campeão não passou dos 20!

Se do ponto de vista estrutural dos clubes, a diferença entre ganhar e perder é cada vez mais pequena (ando há anos a ouvir dizer que com tanto investimento, se o FCP não ganha fecha portas, e a realidade mostra o contrário), do ponto de vista DESPORTIVO porém, aquele que no fundo me importa, a diferença entre ganhar e perder tem de CONTINUAR SEMPRE A SER ABISSAL DO PONTO DE VISTA DO ADEPTO!




2. E isto leva-me a outro ponto, abordado no texto do Riccardo, e que gostaria de desenvolver:

O Riccardo reflete no anti-benfiquismo que vai vendo por aí, e lança mesmo números dizendo que 80% dos adeptos são do Benfica ou do Anti-Benfica. Eu não vou obviamente discutir esses números, mas há algo sobre o qual nunca ninguém reflete, e que é para mim a justificação para tanto do anti-benfiquismo que criticamos nos outros, sem nunca assumirmos as culpas próprias!

Ora aqui vamos:

Nós Benfiquistas achamos sempre que somos os melhores em tudo! Nós somos o clube dos 6 milhões! Nós somos o clube com mais adeptos no mundo! Nós somos o clube com mais audiências televisivas! Nós somos o clube com mais troféus conquistados! Nós somos o clube que mais vende jornais! Nós somos o clube que enche os estádios e que dá alimento aos outros clubes! Nós somos o clube que mais adeptos traz ao seu estádio (por margem curta apesar de tanta “grandeza” em relação aos outros)! BLÁ, BLÁ; BLÁ, apetece-me dizer!

Nós somos o clube que mais inova! Nós somos o clube com o museu melhor! Nós somos o clube que mais receitas gera! Nós somos o clube que quer ser votado como tendo o estádio mais bonito do mundo (votado por gente que muito provavelmente não entrou em mais do que um ou dois estádios na vida)! Nós somos o clube que tem o maior centro de estágio! Somos o  clube que mais jovens tem nas seleções jovens! Somos o clube que melhor vende os seus jovens! Somos o clube que mais ideias cria e que mais é copiado! BLÁ, BLÀ, BLÀ!

Nós Benfiquistas somos até o clube que não chora arbitragens, o clube que diz que só os estúpidos comentam arbitragens, o clube que assume sempre os seus erros e que pede aos outros que assumas os deles, mas quando a fava nos sai a nós mostramos realmente que somos os maiores, e que quando é para chorar também aí somos os maiores e choramos a dobrar!

Na verdade, nós Benfiquistas, somos sempre os maiores em tudo e arrogantemente dizemos sempre isto em voz alta! Só que a merda meus amigos, é que somos sempre os maiores em tudo, mas não somos os maiores naquilo em que tanta grandeza nos obrigaria a ser, é que de facto não somos HÁ VÁRIAS DÉCADAS o clube que mais ganha!

Somos os maiores nas merdas todas em que os adeptos dos rivais não se importam em ser segundos, e naquilo que realmente importa, AS VITÓRIAS, não somos os primeiros, e em algumas ocasiões nos últimos 15 anos, nem segundos conseguimos ser! Isso meus amigos, é a razão do anti-benfiquismo que tanto nos custa aceitar nos outros! PRESUNÇÃO, ARROGÂNCIA E FALTA DE HUMILDADE!




3. O que me leva então para o ponto seguinte!

É que das duas uma: Ou somos os maiores no PLANO DESPORTIVO, ou então que nos deixemos das tretas das outras grandezas que não interessam nem ao menino Jesus!

Os maiores ganham, e o Benfica se quer ser de facto o maior e aquele clube que muitos acham que é, se quer ser levado a sério pelos outros clube e os seus adeptos, é ganhando no campo! Não é por causa da merda do patrocínio da Emirates que passamos a ser os maiores!

E é por isso que acabo a discordar da ideia do GB (embora entenda) de que não vale a pena comprometer tudo por causa de dois títulos! NÃO! Se queremos de facto ser os maiores, os TÍTULOS TÊM DE CONTINUAR A SER O ESSENCIAL!



4. Conclusão:

Resumido agora isto tudo, embora entenda a ideia, acabo a discordar do Riccardo quando diz que é preciso dar tempo, e que Rui Vitória merece pelo menos dois anos, e que o futuro é o Seixal e este tem de ter tempo para ser preparado!

Discordo! E discordo porque não acredito na palavra futuro, pelo menos nester termos! Discordo porque não acredito que os “meninos” estejam a ser preparados para serem o futuro do Benfica! NÃO! ESTÃO A SER PREPARADOS PARA SEREM O FUTURO DE OUTROS CLUBES BEM MAIS PODEROSOS QUE NÓS! Vão sair, os bons pelo menos, como saíram todos os outros!

O que o Riccardo diz em suma, é que deixemos lá pois a merda que temos visto nos últimos tempos, que esqueçamos esta história de acharmos que temos sempre de ganhar, e que de momento os adeptos não têm de ser exigentes (quando o ano passado e nos outros, mesmo ganhando, haviam por aí uns quantos que ainda exigiam muitíssimo mais), tudo em nome de umas vitórias futuras que alguns acreditam virão já a seguir!

Lançar miúdos no Benfica pode ser DESEJÁVEL e IMPORTANTE, mas era o que faltava ser esse agora o pilar principal da avaliação que se faz do treinador que cá está!

Em suma, o difícil mesmo é acreditar nos mentores de MAIS este novo ciclo! E esses não são o Rui Vitória mas estão mais acima!

O difícil mesmo é consciencializarmo-nos todos, de que depois de década e meia de reestruturação e modernização e a sermos sempre os maiores apesar de pouco ganharmos, 15 anos depois estaríamos todos prestes a iniciar um novo ciclo (mais um) com essas mesmas pessoas, em que segundo parece ganhar já não é o mais importante!






Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Sim, de facto muita da força dos anti-Benfica vem de não sermos os que mais ganham. Tenho a certeza que se nestes últimos 20 anos tivéssemos o número de títulos que o Porto tem e entre Porto e Sporting dividissem os que sobrassem, não haveria um anti-benfiquismo tão de peito inchado como vemos. Todavia discordo deles só odiarem o Benfica por causa de tretas como os 6 milhões, ou o maior número de sócios, ou ainda por causa de termos o maior estádio. Eles são anti-Benfica porque acreditam que temos fraquezas e que somos vulneráveis. Se eles temessem o Benfica e sentissem que são muito inferiores a nós nunca teriam coragem de se assumir.

    ResponderEliminar
  3. Ele há coisas do catano... até há uns 4/5 meses eras um dos escribas mais equilibrados e coerentes deste blog. De lá para cá, o que temos são estes posts. Eh pá, ao menos corta nos bolds e nos sublinhados. Não é pela forma que o conteúdo melhora. E acredita que escrevo isto com muita, muita pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Carlos26/11/15 20:59

      Sim Redmoon, se não disseres que o benfica tem (+ de) 14000000 milhões de adeptos e 300000 sócios como o nosso rei sol diz deixas de ter o nosso apoio.

      Eliminar
    2. "Nosso". Deves achar que enganas alguém.

      Eliminar
    3. João Carlos27/11/15 02:04

      Se estiveres mais atento aos comentários de posts anteriores acho que percebes a minha preferência clubística. Não estou a fazer passar-me por ninguém, apenas a usar ironia

      Eliminar
  4. 14 anos de mentiras = 4 campeonatos, 3 deles ganhos pelo ex treinador que o ald***ão resolveu expulsar. É esta a nossa grandeza? Grandeza só no Benfiquismo, porque de cérebro estamos bem retratados. Vinho & Vieira!

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fales só no que o judas merdoso ganhou, fala também no que o judas merdoso deixou de ganhar porque foi casmurro, bronco, e porque estava convencido que o mundo girava à volta do seu umbigo, cometeu erros primários próprios de um menino do coro ...
      E não fales em " nossa grandeza " porque estás a conspurcar o nome do Clube, e a ofender aqueles que tudo deram para engrandecer e a elevar bem alto o nome do clube. És um espécime ressabiado e daí já não passas !
      Esconde-te pá ... ou então pinta a cara de preto e diz que és o rei mago Gaspar, pode ser que consigas ganhar mais adeptos para a tua facção ...

      Eliminar
    2. A começar por ti, A.Martins...

      Eliminar
    3. Catedrático, também podemos falar no que o aldr**ão ganhou. 14 anos! Não foi tempo suficiente para demonstrar trabalho? 43º homem mais rico de Portugal! Diz-te alguma coisa, ou só estás preocupado com os míseros euros ao fim do mês? Arranja um emprego decente. É que nem tu te acreditas na palha que escreves.

      A.Martins

      Eliminar
    4. PS: E sim, o homem é um bronco. Mas percebe mais de bola do que a suposta "super-estrutura" toda junta.

      A.Martins

      Eliminar
    5. Esconde-te pá ... ou então pinta a cara de preto e diz que és o rei mago Gaspar, pode ser que consigas ganhar mais adeptos para a tua facção ...

      Não passas de um merdoso invertebrado, infiltrado, provavelmente a viver às custas do erário público !

      Eliminar
    6. Tu é que apoias um vig***sta cadastrado e eu é que me tenho de esconder? Está certo.

      A.Martins

      Eliminar
  5. Senhor completamente de acordo consigo. Ser Benfica é jogar sempre para ganhar, não para fazer umas flores, para sermos os maiores temos de o provar, ganhando em todos os jogos no relvado. No Benfica só há espaço para um ciclo, ganhar. E a desculpa do desinvestimento é treta, só o mexicano custou quase tanto como todos os reforços do clube do lado, se houve 9 milhões para um avançado é porque ainda há dinheiro! É preciso um treinador exigente e sem medo da estrutura!

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada26/11/15 20:52

    Com um texto tão grande e complicado, uma pessoa perde-se e baralha o raciocínio.
    Pois eu tenho uma opinião bastante diferente. O ódio que nutrem por nós é apenas e só a manifestação comesinha e tão portuguesa do sentimento INVEJA!
    Sim, somos grandes e tenho orgulho nisso. E poderíamos ser maiores se tivéssemos ao leme alguém benfiquista e abnegado em servir o clube!
    Que raio! Se os clubes "pequenos" sentem orgulho e vaidade na sua origem e representação - veja-se a Taça de Portugal em que os pequenos sentem que podem bater pé aos grandes - como não havemos de nos sentir grandes?
    INVEJA! Já viste alguém ter ódio, raiva, ser anti, a quem é menos rico, menos inteligente que nós?
    INVEJA! Já viste alguém ter ódio, ter raiva, ser anti, a quem ganha menos, a quem tem um emprego menor, a quem tem um carro mais fraquito que nós?
    Pois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente Águia Preocupada, há gente cuja inveja e raiva se manifesta mais quando sentem as outras maus fracas. Seria simples se toda a raiva e inveja fosse canalizada para quem te menos.

      Eliminar
  7. Moon, "deixe-me dar um conselho " a arrumar a casa tal-e-qual-sempre-na-mesma, é casto!
    Há uma estrutura porque "simplesmente" foi criada, nem sempre aquilo que criamos está predisposto aos nossos objetivos, neste momento, na minha opinião, estamos a nivelar, o nosso produto, a marca Benfica!
    Ganhar é ficar dependente de jornais, criminosos e daquilo que estamos a passar?? O clube deve ser sustentável e competitivo, saber como pode funcionar sem estar desesperado, por grandes treinadores, investimentos loucos, NO PASSADO ME PROCURO!
    Odeio pessoas assustadas, não estão dispostas a considerar outros caminhos, para se assumir a liderança do SLB,neste momento, têm que ter parcerias importantes, porque o Benfica não é geriatria é gestão!!! Neste momento ninguém "tal-qual a música do MARCO PAULO " está em condições de liderar o SLB.
    Quem,....,????? Blá,Blá
    Prefiro a arrogância à cobardia!
    Quem vai liderar o Benfica, quem?

    Ass: LFV

    ResponderEliminar
  8. Caro Redmoon ao ler os teus escritos, fiquei com a ideia errada que vivias no planeta TERRA e em Inglaterra; afinal estava enganado... só hoje fiquei com a certeza que vives em MARTE
    .
    Não sei se te recordas quando há mais de 30 anos resolveste mudar-te para MARTE; O BENFICA era o maior clube em PORTUGAL e o que teve sempre mais sucesso desportivo e assim continuou nestes últimos 30 anos. SIM, porque uma coisa é VENCER dentro do campo, outra bem diferente é COMPRAR TITULOS NO SUPERMERCADO NA SECÇÃO DA FRUTA.

    O Anti-FRUTA

    ResponderEliminar
  9. Acho que tens um problema de compreensão de linguagem básica. Só assim se justifica não saberes a diferença entre "maior" e "melhor".
    É verdade que nas últimas duas ou três décadas não temos sido os melhores na maioria das épocas, mas mesmo assim, mesmo passando pelo pior período da nossa história, continuamos, de longe, a ser os maiores.
    Se esse facto te causa confusão............azar.

    ResponderEliminar
  10. A sportinguização chegou ao redmoon, tamos fodi***

    ResponderEliminar
  11. Redmoon, deixa-me reorganizar o nosso debate:

    1. Quanto à questão da arrogância concordo contigo, pois escrevi:

    "E realmente somos os maiores, mas cagar de alto é fácil quando temos mais adeptos, mais troféus, mais história, etc… O problema é quando isso nos sobe à cabeça e dá lugar a uma sobranceria que, juntamente com a corrupção azul e branca, nos fez perder tanto nos últimos 30 anos."

    Aqui nada a dizer.

    2. Quando escreves:

    "O que o Riccardo diz em suma, é que deixemos lá pois a merda que temos visto nos últimos tempos, que esqueçamos esta história de acharmos que temos sempre de ganhar, e que de momento os adeptos não têm de ser exigentes (quando o ano passado e nos outros, mesmo ganhando, haviam por aí uns quantos que ainda exigiam muitíssimo mais), tudo em nome de umas vitórias futuras que alguns acreditam virão já a seguir!"

    estás a interpretar mal o meu texto. Eu nunca disse que temos que ser menos exigentes. A única coisa que critiquei, e critico, e criticarei sempre é a pressa com que se julga um jogador, um treinador, etc. Eu escrevi: "O que é que vos chateia realmente? Perder 3 vezes contra o sporting? Perder contra o JJ? Perder o Tri? A mim também chateia isso, mas temos de ser superiores e deixarmo-nos de olhar a curto prazo." e o que queria dizer com isto é que também eu sou exigente, na medida que perder títulos me chateia, mas para mim o melhor para o Benfica é manter RV. É manter o rumo traçado. Para mim 2 anos é tempo suficiente para julgar esse rumo que foi escolhido e aí sim, decidir se deve continuar ou mudar.

    Eu concordo com a exigência, mas também com a tolerância. Deixa lá o homem trabalhar que vais ver que ainda te vai dar alegrias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa, eu nem acredito que alguém no Benfica, conscientemente, está disposto a esperar dois anos com um treinador que jogo após jogo demonstra pouco perceber do futebol que hoje se joga!!!

      Um treinador, hoje, significa dinheiro, através da valorização de jogadores, de títulos, de aumento das assistências e, consequentemente,de aumento da possibilidade de atrair não é melhores patrocínios. Com RV Isso não vai ser possível dado o futebol medíocre que jogamos

      Não entendo esta falta de ambição!! 5 meses é tempo mais que suficiente para mostrar o que vale.

      Concordo com a estratégia de maior aposta na formação mas não com este treinador

      Eliminar
    2. alerta vermelho27/11/15 00:54

      Devias parar com a conversa dos amanhãs que cantam! Os maiores problemas do BENFICA, são arranjados pela Direcção do BENFICA! Eu nunca vi um treinador ser tão protegido no nosso clube como este! Queres que o deixemos perder á vontade?

      Eliminar
    3. Zhora em teoria, em abstracto essas tuas alegações de dar tempo são super razoáveis e inteligentes, ... agora se tiveres tempo dá uma vista de olhos ao blog - euvistodevermelho,e poderás em 15 ou 20 minutos perceber que estamos realmente cozidos com este treinador, gosto de coisas muito objectivas, ali encontrarás objectividade. Abraços.

      Eliminar
  12. Comentário clarividente. É verdade que alguma sobranceria e falta de humildade instiga mais ainda o anti-benfiquismo, e faz com que, para nós, na hora da vitória seja o 80, e da não-vitória seja o 8. Mas uma coisa é certa, porque já andei por muito lado com o Benfica, já conheci muita gente, benfiquista ou adepta de clubes não rivais, e grandeza como a do Benfica é raro ver. E não tem a ver com palmarés ou património, tem a ver com espirito, sentimento....é um estado de alma.

    Concordo plenamente com a necessidade constante de vitórias num clube como o Benfica, mas não a qualquer preço, obviamente.

    Quanto à incompetência desta direcção, no que diz respeito à actividade principal do clube que é o futebol, alguma novidade??? Infelizmente, já me habituei à ideia de lfv ser o presidente do Benfica, e até me acomodei com isso. Das coisas que mais me entristece no Benfica é, num universo tão grande de benfiquistas, não haver ninguém que se chegue à frente, e com isto não me refiro só a uma pessoa, mas a um movimento, que consiga chegar à liderança do clube. Um Benfica liderado e gerido por benfiquistas.....há uns anos julgava possivel, hoje acho utopia. Por isso, habituei-me a observar a incompetência da direcção na gestão do futebol, sendo este ano mais um exemplo disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O maior problema é mesmo esse, não aparecer um conjunto de pessoas dispostas a querer tomar conta do Benfica e fazer frente à actual Direcção. Não teem necessariamente que ganhar as eleições podem perfeitamente perdê-las mas pelo menos viamos qualquer coisa e não este marasmo pantanoso em que o clube parece estar adormecido. Aliás, até muitos dos que criticamos o LFV chegados a essa hipotética altura podemos chegar à conclusão que ele até é um mal menor comparado com os tais que possam aparecer. Mas apareçam!

      Eliminar
  13. Calimeros ... joguem à bola como deve ser.

    Lema do benfica: Quando não há colinho, há choradinho ... just like a baby

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking