O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Jesus como Pedroto a mudar o futebol português

. 23 comentários

Nos anos 80, apesar de treinador, Pedroto chegou a um clube até aí sempre na sombra de Benfica e Sporting e convenceu Pinto da Costa que o sucesso era obtido através do incentivo ao conflito entre Benfica e Sporting, com o FCPorto a aliar-se alternadamente a um deles, a juntar a uma política de "benefícios" à arbitragem e aos clubes adversários.

Hoje, um sportinguista dizia num café que o ano passado o treinador do Benfica nunca via arbitragens más... e na opinião dele, o Benfica, os seus jogadores e estrutura foram levado ao #colinho até ao título. Dizia esse sportinguista que o ano passado, por oposição até irritava ver que o Sporting era sempre prejudicado.

Porém toda a estrutura e muitos jogadores se mantiveram... mas o Benfica mudou de treinador - que foi para o Sporting - mas agora coincidentemente as coisas inverteram-se.

Ou seja, a mesma estrutura que diziam que construiu o #colinho é agora visivelmente prejudicada e em caso de dúvidas sai sempre a perder... e em Alvalade com uma nova estrutura liderada pelo treinador que só via coisas boas nas arbitragens no Benfica, agora corre tudo lindamente ao Sporting e até já vence jogos ao #empurraozinho.

Ora, é caso para perguntar se além das alegadas comissões que dizem que recebe em transferências e alegadas posições anónimas em fundos que transacionavam e/ou intermediavam transferências, agora parece também que o amigo da Reboleira soube ao longo dos anos montar um "esquema" de proteção às suas equipas que, invariavelmente - pelas palavras desse sportinguista - ganha jogos com ajuda.

Estaremos perante o novo mito do futebol português que, afinal, é um herói de pés de barro que suporta a sua vida nas aparências de competência mas que acima de tudo usa o futebol em auto-promoção e esquemas alegadamente ilícitos...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. ATENÇÃO ADMINISTRADORES!

    Peço desculpa pelo off-topic, mas que tal um post e um sticky aqui no blog sobre a votação do Gonçalo Guedes para melhor jovem europeu?

    Aqui: http://blogaleste.blogspot.pt/2015/11/tudo-votartudo-votaaaaaaaar.html

    ResponderEliminar
  2. Desisti ao primeiro parágrafo. Pensei que fosse sobre os 0-3.

    ResponderEliminar
  3. alerta vermelho12/11/15 01:36

    Caro BENFICA BY GB,faz muito sentido este post. Quem viu na TV no jogo com o Estoril em casa, JJ a dizer ao quarto árbitro que sabia muita coisa? Porque não se investiga?

    ResponderEliminar
  4. Mas agora o Jesus manda no futebol português??? Mas isso cabe na cabeça de alguém? Se isso fosse verdade tínhamos uma direção para quê? Se fosse verdade, não tinham renovado com o homem fosse por que quantia fosse? Um gajo que manda no futebol garante sempre entrada na champions. Estava mais que pago todos os anos.

    Às vezes é preciso seriedade, tentar diminuir os outros porque nos fizeram algo de mau não nos engrandece...pelo contrário, leva-nos para o seu patamar. O homem que siga a sua vida e nós, o Sport Lisboa e Benfica, seguiremos a nossa.

    Vamos ser sérios por favor. Já chateia, sempre a falarem no homem e nos outros do campo grande. Não temos assuntos nossos para debater/melhorar? Somos muito maiores que isso. Não precisamos de desculpas.

    Capitão Vermelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho12/11/15 21:31

      Então e JJ no sportém é apenas um treinador? É que eu acho que é também um dirigente! Veja lá se ele não mandou fazer obras em Alcochete e acataram!

      Eliminar
    2. Estimado alerta vermelho,

      E então? O que é que isso me interessa? Se ele é dirigente ou treinador noutro clube ou se tem algum peso dentro desse clube. Não é o meu. Eles que se entendam se quiserem...e o que diz nã invalida ou questiona nada do que eu disse acima.

      Capitão Vermelho

      Eliminar
    3. Estimado alerta vermelho,

      E então? O que é que isso me interessa? Se ele é dirigente ou treinador noutro clube ou se tem algum peso dentro desse clube. Não é o meu. Eles que se entendam se quiserem...e o que diz nã invalida ou questiona nada do que eu disse acima.

      Capitão Vermelho

      Eliminar
  5. GB,
    Porque nunca se escreveram textos destes enquanto JJ esteve no Benfica, a criticá-lo? Na altura, se bem me lembro, quando os rivais o acusavam disto, a massa benfiquista vinha logo dizer que era tudo mentira. Agora já é verdade? O #colinho, nos tempos de JJ no Benfica, nunca existiu?
    Para mim, as coisas são muito claras: o Sporting vai à frente porque joga mais e ganha mais. Existiram lapsos de arbitragem? Sim, existiram. Tal como existiram a favor do Benfica quando o Benfica ganhou. O Benfica vai em 4º porque joga pior e ganha menos. Simples.
    Este é o verdadeiro problema do adepto benfiquista: não saber ter auto-crítica e, quando perde, a culpa é sempre dos outros, varre sempre para debaixo do tapete.
    Não é difícil perceber o que aí vem nos próximos anos, a consolidação da sportinguização do Benfica. Não entender isto é ser conivente no colapso do clube...
    Enquanto acharmos que o excelente é ter um estádio lindo e o museu mais moderno do mundo e uma TV do clube melhor do mundo e sermos o maior clube do mundo em adeptos na indochina, não vamos ter grande sorte...
    Mas pronto, os 83% é que sabem. Depois, no funeral, ninguém sabia de nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...o Sporting vai à frente porque joga mais"? E depois nós é que não temos auto-crítica? O teu sporting joga zero! Ao menos na Champions o SLB ainda vai dando um ar da sua graça...

      Eliminar
    2. "O teu sporting joga zero!"
      Hahaha a frase de ataque do actual bom benfiquista.
      Sim senhor...

      Eliminar
    3. Se por atual benfiquista te referes a alguém que o é desde os anos sessenta do século passado então estás certo!

      Eliminar
  6. Olha, agora é o jesus que compra árbitros.....tá bonito tá.....

    Vamos continuar a falar do jesus até quando? É hora de nos virarmos para dentro, deixem lá o Jesus e a pandilha que o rodeia. Eles sozinhos afundam-se, não precisam de mais ninguém.....afinal têm um trio composto por jesus, octávio e bruno de carvalho. Mais a norte o lopetegui encarrega-se de destruir mais uma época, com a sua "extrema competência" enquanto treinador.

    Temos de recuperar a união, organização e disciplina internas. Se estivermos sólidos e fortes, nada nos pára.

    ResponderEliminar
  7. portanto, nesta fase ja admitem que afinal, para alem do merito, que houve um "colinho" ajudador, ou continuam em negacao?
    eu com com "oculos azuis" mas sem ser cego, digo que foi o que aconteceu no ano passado, e que esta a acontecer este ano, mas em verde
    Luis Pinto

    ResponderEliminar
  8. Isso que agora aqui é aventado, paga direitos de autor.. pois fui eu o 1º a dizer que os milhões extrapolados que JJ recebe de ordenado,
    são depois repartidos pelos delegados, árbitros e fiscais de linha amigos.

    ResponderEliminar
  9. A sério, começo a ficar preocupado com a vossa fixação no JJ.
    Acho que deviam consultar um especialista, antes que esse transtorno emocional se torne em algo mais grave, com eventuais tendências suicídas.

    ResponderEliminar
  10. Desculpe, mas não estou de acordo. O ano passado, houve favorecimentos arbitrais (não discuto se involuntários) ao FCP e ao SCP e prejuízos ao Benfica. Mas o que foi destacado? Exactamente os actos ao contrário. Até parece que as derrotas no campeonato não foram influenciadas pela arbitragem! O que me espanta é que nos últimos 2 anos e no que vai deste, as ajudas ao FCP foram a nível "aceitável" com até, pasme-se, alguns prejuízos!!!!!!!!!! O que me parece agora é que os árbitros estão condicionados e na dúvida, favorecem o SCP. Vale a penas berrar em Portugal, se não se tiver café com leite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Se não se tiver café com leite" , ou um amigo no Conselho de Arbitragem!; Ou no Conselho de Disciplina - Ricardo Costa!; Ou Jantares para pagar aos árbitros, delegados e observadores! O "mal" só é mal na casa dos outros, na nossa é comum, todos fazem o mesmo, não tem importância.
      Eduardo

      Eliminar
    2. No capítulo de jantares aos árbitros ninguém inova como o FCP, que até tentou que alguém fosse ao balneário do árbitro dar-lhe o jantar. Ao menos no Benfica os árbitros ainda tinham de se deslocar a um estabelecimento...

      BF

      Eliminar
  11. Este post parece feito por um portista!! Agora até ja menosprezamos o nosso mérito nas vitórias para atacar o JJ
    Ass: Luis

    ResponderEliminar
  12. Caro Benfica by GB,

    Na blogosfera, a exigencia do rigor será sempre uma boa prática, sob pena de o conteudo perder credibilidade, e já lá vamos :

    "Nos anos 80, apesar de treinador, Pedroto chegou a um clube sempre na sombra de Benfica e Sporting..."

    Bom, vou informá-lo que Pedroto não chegou ao FC Porto na década de 80. Foi jogador do FC Porto, venceu dois Campeonatos na década de 50, terminou a sua carreira, e encetou uma nova de Treinador nos Juniores do FC Porto!

    Na então I Divisão Nacional, Pedroto posteriormente a começar a carreira de Treinador nos Juniores do FC Porto, teve passagens pela Académica, Leixões e Varzim, e regressou novamente ao FC Porto:

    Regressado ao FC Porto, cumpriu 3 temporadas entre 66&67 a 68/69, venceu a T Portugal de 1968, e foi Vice Campeão em 1969, Então, por divergencias com o Presidente Pinto Magalhães e alguns jogadores aburguesados, abandonou o FC Porto. As razões, perto do fim do Campeonato, o FC Porto em duas Jornadas sucessivas, perde e empata nas Antas com Académica e U Tiomar, perde a liderança e o Campeonato, e houve alguma ou muita displicencia dos jogadores mais maduros e com mais Estatuto no FC Porto, isso provocou divergencias internas que levaram á saída de Pedroto, saída essa que provocou nas temporadas imediatas muitas sequelas no FC Porto, por exemplo, na temporada seguinte à sua saída, 69/70, o FC Porto teve o seu pior registo classificativo de sempre, um 9º lugar!

    Pedroto, regressa em meados da década de 70 ao FC Porto (então pela mão de Pinto da Costa, Chefe de Departamento de Futebol). Permanece na sua 2ª passagem no FC Porto 4 temporadas, entre 76/77 e 79/80 (final da década de 70). Nesse período o FC Porto vence um Bi Campeonato (jejum de 19 anos, o ultimo 1959, era então Pedroto jogador) e uma Taça de Portugal (jejum de 9 anos, era Pedroto Treinador). Na Final da Taça de Portugal de 1980 perdida para o Benfica (no Jamor havia bandeiras do Benfica e Sporting, julgo que a unica vez que tal aconteceu), Pedroto e Pinto da Costa, abandonam o Clube em divergencia com o Presidente Américo Sá (divergencia essencialmente politica, mas tambem desportiva), e provocam o Verão dos dissidentes em 1980)!

    Finalmente, Pedroto irá regressar ao FC Porto pela ultima vez, na década de 80, então com Pinto da Costa como Presidente. Pedroto treina o FC Porto durante temporada e meia (o período mais curto de permanencia no banco do FC Porto), esteve entre 1982/83 e parte de 1983/84 (até à 10ª Jornada num Penafiel 0 FC Porto 1, o seu ultimo jogo), foi-lhe diagnosticado um cancro do pulmão, que o viria a vitimar, e saiu precocemente do FC Porto. Nesse período o FC Porto venceu uma T Portugal, e alcança a primeira Final Europeia em Basileia, já com o seu Adjunto António Morais a comandar a equipa, mas mantendo os principios de jogo de Pedroto!

    Creio que esta exposição que deixei, o terá deixado esclarecido, relativamente às passagens de Pedroto pelo FC Porto, foram três, e em três décadas distintas. A ultima a que faz referencia (decada de 80), a menos marcante e mais fugaz pela doença!

    Acrescentava também, que esse "incendiário" Pedroto, teve passagens marcantes pelo V Setubal, Boavista e V Guimares, com participações Europeias brilhantes, algumas vezes Vice Campeão, sempre em lugares Europeus (entre o 2º, 3º e 4º lugares), e venceu duas T Portugal sucessivas no Boavistão!

    Estes registos comprovam também que se consensualmente Mourinho é o melhor Treinador Português do Seculo XXI, Pedroto foi o melhor Treinador Português do século XX. Curiosamente ambos tem afinidades com Setubal, e FC Porto. De acrescentar que Mourinho tem hoje um discurso muito Pedrotiano : Blindar balneários, criar inimigos reais ou ficcionais exteriores, para alocar as suas tropas nas trincheiras respectivas, e com isso unir o grupo, em prole do beneficio comum da Equipa, e das vitórias!

    Espero tê-lo esclarecido, relativamente ao "adiantado mental" José Maria Pedroto!

    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
  13. Como alguns saberão, fui dos que sempre defendi JJ enquanto esteve no Benfica, tendo sido chamado bastas vezes de rato de esgoto.

    Mas, aparentemente, aqueles que, como eu, vibraram com o futebol de mestre Jesus, foram os que mais rapidamente o esqueceram, contribuindo para isso a forma como fugiu para o outro lado da 2ª circular.

    É um pouco como o Maxi Pereirra. Quem? Pois!..., as pessoas podem ser exatamente as mesmas, mas o facto de envergarem o Manto Sagrado dá-lhe um iluminismo que rapidamente se esvai, ainda por cima quando traem os nossos valores.

    Ultimamente tenho participado pouco neste blog, pois os posts ora são sobre Jorge Jesus, ora sobre o zbordem. Que raio! E então o Benfica??!!...

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde.
    Eu sou sportinguista mas costumo passar por aqui para ver o que vai na alma dos benfiquistas e porque nunca é bom fecharmo-nos na nossa realidade. Mas sinceramente com posts destes nãovão longe:
    Na minha opinião para os blogs terem alguma credibilidade, é necessário que o blogger tenha alguma prova ou alguma referência acerca do que escreve...
    Dito isto você escreve 'ALEGADAS comissões que DIZEM que recebe', ALEGADAS posições anónimas em fundos',...mas onde foi vecê buscar isto?
    Como foi você chegar à conclusão que JJ anda em 'esquemas ALEGADAMENTE ilícitos'? Não quero acreditar que seja apenas por este ter ido para o Sporting, por o Sporting estar em primeiro e pelo Sporting estar a jogar um bom futebol...
    Talvez telha-lhe dito 'um sportinguista num café'.....

    SL

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking