O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 12 de outubro de 2014

Formar? Não é só isso, Jesus...

. 33 comentários
Não haverá, como o Jesus diz, nenhum treinador que forme jogadores como ele quando nos próximos anos eu vir o capitão do SLBenfica a levantar a Taça de Campeão Nacional e a celebrar com ele estiverem alguns destes jogadores que ajudaram a construir esse sucesso:


E claro sem esquecer a esperança de ver regressar estes:

E de ver regressar ao jogos e aos golos... este:

Obviamente que não me estou a referir a ter um plantel de 16 jogadores formados no Benfica na última década! Isso não vai acontecer nunca.

Possivelmente, nem sequer a espinha dorsal das conquistas desportivas será composta por estes miúdos no futuro porque, como refere e bem o Jesus, é sempre preciso adicionar à equipa jogadores com características que estes não têm e aproveitar um fabuloso departamento de prospecção.

Porém, uns nuns anos outros noutros, uns com mais oportunidades que outros, uns com mais sucesso que outros, uns por mais tempo que outros... a realidade é que o SLBenfica tem nestes 16 jogadores (e nem quis entrar noutros mais discutíveis) elementos de grande potencial.

FORMAR é pegar nestes miudos e dar-lhes o que eles não têm. Transformar um jogador dos juniores ou da equipa B ou um que "perdeu o comboio" num jogador por quem a Europa suspire. FORMAR é o futuro do futebol português e a forma de os clubes grandes poderem continuar a ter receitas e mais valias que lhes permitam investir nos complementos que formarão a espinha dorsal das equipas e que, necessariamente, terão que continuar a vir de fora.

Eu, apesar de não acreditar, quero muito estar enganado e ver o Benfica voltar atrás no acordo de transferência (não consumada) dos três jogadores do Mendes. Gostava muito de os ver a fazer parte das conquistas do plantel nos próximos dois anos. Será um motivo de grande contentamento (e possivelmente só ao alcance de treinadores de top como Jesus) ver recuperar o Nelson Oliveira... ver lançar o Gonçalo Guedes, o Renato Sanches, o Bruno Varela... tirar partido a grande capacidade e utilidade do João Teixeira, explorar a determinação e capacidade do Nelson Semedo e o "estilo Maxi" do Guga, a irreverência e velocidade do Nuno Santos, a estampa do Kevin, a inteligência do Pedro Rodrigues, a magia do Rochinha, o centralão João Nunes ou a presença de André Ferreira e elasticidade de Thierry Graça (não meti na foto porque já na cabia).

A matéria prima está cá toda! A FORMAÇÃO SÃO ELES!
Pegar em jogadores com significativas capacidades, reconhecidas já mundialmente mas ainda embrionárias, e ensinar-lhes a saber usar essas capacidades em prol de um "futebol total", chama-se DAR DIMENSÃO a jogadores de qualidade e nisso... Jorge Jesus é mestre, será porventura dos melhores do Mundo, ou seria se melhorasse nas capacidades de comunicação e gestão de recursos humanos.

"Não há volta a dar", como diz o Presidente... a aposta é neste caminho. Até hoje Jesus não formou! Sim, digo e repito, FORMAR não é comprar bom e transformar no melhor. FORMAÇÃO não é só a última etapa... formação começa nos Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Equipa B... FORMAR SÃO VÁRIOS PROCESSOS ANOS E ETAPAS... dos quais Jesus se tem excluido, mas na verdade nunca teve tanta matéria prima como tem esta ano e nos próximos dois.

Vamos a isso, mister!

Entretanto, já diz o povo "com papas e bolos se enganam os tolos", reparem na frase do Record:


Agora desafio-vos a OUVIR as palavras do Bernardo Silva (segundo 49´) e ele refere "Sempre quis UM DIA MAIS TARDE sair de Portugal". Bom, ele como todos os jogadores com qualidade e que ambicionam um dia jogar no topo do Mundo do futebol.

A todos os que andaram a partilhar a notícia no Facebook para defender o Jorge Jesus do que ele não precisa de defesa e a todos os que aqui vieram comentar esta notícia sem ouvir o que disse o Bernardo... Lamento por vocês! Ainda não é desta que culpam o miúdo por não ter sido aposta no Benfica. Já aqui o escrevi, a culpa foi do Jorge Mendes que se aproveitou da escassa utilização do jogador na pré-época para o levar a aceitar a saída.

Se o Jesus o queria, que o tivesse demonstrado... Mas também não é menos verdade que não foi o Jesus que o dispensou!


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Estas foras as palavras do Bernardo Silva, «Sempre quis, um dia mais tarde, sair de Portugal para experimentar coisas novas. Não é bom viver sempre no mesmo sítio. (...) Passar de um patamar de segunda Liga portuguesa para a Liga francesa e a Liga dos Campeões é muito bom. E ainda por cima partilhar o balneário com jogadores que sempre vi jogar na televisão, que foram ídolos, como o Ricardo Carvalho e o João Moutinho, é muito bom», disse o jovem médio, que foi cedido pelo Benfica ao Mónaco".

    "Um dia mais tarde" em relação ao tempo que começou a jogar no Benfica, falava em relação ao passado, ele está lá desde catraio. Onde está a dificuldade de entendimento do português?
    Continuas com as tuas papas e bolos a tentar enganar os tolos.

    ResponderEliminar
  2. Que dizer, o Benfica acaba este fim de semana de ser campeão em 2 modalidades e aqui nem uma palavra! Preferem dizer mal e insinuar mentiras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não estava na agenda. Este blog é benfiquista?

      Eliminar
  3. "FORMAÇÃO não é só a última etapa... formação começa nos Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Equipa B... FORMAR SÃO VÁRIOS PROCESSOS ANOS E ETAPAS..."

    Benfica By GB, eu não poderia estar mais de acordo com a tua ideia do que é FORMAR; seja ao nivel de educação pessoal, escolar ou outra qualquer area de que possamos falar, incluindo a desportiva e no caso a FORMAÇÃO de um FUTEBOLISTA.
    Mas já quanto á tua seguinte afirmação, "...dos quais Jesus se tem excluido," não poderia estar mais em desacordo contigo, inclusive me leva a duvidar se sabes mesmo o significado do que escreveste sobre FORMAÇÃO, PROCESSOS e ETAPAS.

    Como deverias saber a FORMAÇÃO é um PROCESSO em continuo e que passa por diversas ETAPAS/FASES ao longo dos anos.... mas tambem deves saber que na maioria dos processos de formação que seguem esta linha; são vários e diferentes os FORMADORES ao longo do PROCESSO e nas diferentes ETAPAS. E cada um deles cabe fazer convenientemente o seu trabalho, para quando o FORMANDO passa de FASE, esteja devidamente preparado para a seguinte, pois se tal não acontecer o FORMANDO terá mais dificuldade em passar de NIVEL e em última análise nunca o conseguir. Claro que como tudo na vida, há FORMADOS com mais capacidades que outros, seja ao nivel de inteligencia base, seja ao nivel de trabalho, o que normalmente faz uma grande diferença no PROCESSO EVOLUTIVO de cada um. Claro que os FORMADORES, os melhores são aqueles que conseguem aproveitar e extrair ao máximo as capacidades de cada um, desde de que estes estejam também para ai virados. Até aqui penso que deves estar de acordo comigo. Assim vamos a um exemplo pratico extra futebol, no caso na vida académica hipotetica de um CIRUGIÃO VASCULAR por exemplo, A sua formação académica inicia-se por volta dos 6 anos e segue ao longo dos anos por diferentes ETAPAS até acabar na FACULDADE o CURSO de MEDICINA (Último ano de juniores) e em seguida começa outra ETAPA da sua FORMAÇÃO; estagio na especialidade ao qual se candidatou (EQUIPA B, EMPRESTMOS, JOGAR DE VEZ EM QUANDO nos A) e só no fim desta última FASE é que se afere se o FORMANDO está ou não devidamente preparado para exercer em pleno a sua especialidade... e claro que nesta fase não passa pela cabeça de ninguém que ele não conheça de trás para a frente tudo o que diz respeito ao sistema circulatório; pois se tal acontecer não é o CHEFE da ESPECIALIDADE (JJ) que vai perder tempo a o ensinar, mesmo que lhe reconheça outras enormes capacidades para ele exercer a especialidade de cirugião; não isso tem que ser realizado por outros, porque quando o CHEFE estiver OPERAR sem espaço para errar, quer á sua volta os melhore e mais fiáveis sejam estes PORTUGUESES, CHINESES, tenham eles acabado a especialidade ou tenham anos de profissão. É assim em qualquer profissão que os profissionais sejam escrupolosos e exigentes consigo e com os outros.

    João Santos.

    P.S: Sabes não é bom que um treinador Alemão que foi Campeão Alemão e mais tarde Campeão Europeu, chegue ao Benfica e que tenha ás suas ordens um goleador de excelencia, o melhor da altura em portugal, portugês, jogador esse que nunca passou pela formação do Benfica, mas que foi internacional em quase todos os escalões e que não sabia como é que se deveria desmarcar para não ficar em fora-de-jogo no momento do passe e muito menos sabia recepcionar a bola de costas de forma a ficar automaticamente virado para a baliza. Ou um outro medio do Benfica que foi tb um dos melhores nos anos 80, igualmente Int.A ... que ERICKSON dizia que era pena um jogador com esta garra, qualidade e velocidade... nunca o tivessem ensinado a correr... pois renderia mais uns 30 a 40%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º - aprende a usar parágrafos; esse texto que tens aí é quase impossível de ler.
      2º - quanto ao que dizes, apenas te respondo isto - Tiago (Bébé). Vai ver o que o Jesus disse sobre ele ("Não tem formação").

      Eliminar
  4. Para mim a culpa não é toda de JJ.
    Os jogadores quando saem dos Juniores e entram na B têm de começar logo um plano de trabalho físico para aguentar o que é a 1ª e 2ª liga e o que são competições europeias contra homens crescidos, não contra jogadores da mesma idade (Youth League).
    David Luiz, Di Maria, Coentrão nao tinham estampa fisica e tiveram a oportunidade de evoluir a jogar na A porque o plantel era fraco.
    Actualmente a exigencia da equipa A é muito maior e a parte fisica é muito importante.
    Podem vir falar do Messi e Iniesta à vontade, que qualquer um deles também teve um plano de evolucao fisica e aguentam muito mais cargas (não faltosas) que o Bernardo e assim perdem muito menos bolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O plantel do D. Luiz, Di Maria e Coentrão era fraco? Então o que dizer de um plantel que tem a titulares Eliseu, Jardel e Artur?

      Eliminar
  5. Dá-lhe GB!!! Não há nenhum benfiquista intlectualmente que não goste de ver jogadores formados a jogar pelo Benfica e pela seleção!
    Todos gozam o Sportem, mas no fun no fundo, todos ficam com uma azia de ver tantos jogadores deles nas seleçoes nacionais!
    Só agora e depois do rei sol vender a ideia de que nao interessa se o plantel não é composto por portugueses é que aparecem os ratos a dizer AMEN, no ultimo jogo da champoins sabem quantos jogadores portugueses estavam no plantel de uma equipa portuguesa e formados no Benfica e pelo rei JJ?
    GB e muitos como ele nao defende a formaçao só por defender, apresenta qualidade, o benfiquismo, o trabalho de profissionais benfiquistas que trabalham para um fim que JJ e LFV querem negar, A EQUIPA principal do Benfica e o orgulho de que aquele jogador tem ADN Benfica!
    Quantos aqui nao vêem em Bernardo Silva qualidade para jogar no Benfica? Pois o GB já o diz á 3 anos e ele agora mostra no Monaco, com um treinador portugues que estava no Sporting e num campeonato mais forte que o nosso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorador do Brunalgas com bjekas no bucho.

      Tens um plantel do caneco. Nem o genio egipcio te faz falta. Mas na gramatica és igual ao mourinho: um cepo.

      A formação do Benfica (e outros), pergunto eu, onde acaba... e qual o papel de JJ, como treinador da equipa principal?

      Ze Careta

      Eliminar
    2. O papel de JJ como treinador do Benfica é igual ao de todos os treinadores no mundo!
      Sei onde queres chegar mas comenta la o post!

      Eliminar
  6. Esta conversa já chateia...

    Alguém no seu perfeito juízo pode acreditar que esses 16 jogadores têm todos qualidade para o Benfica? Uma coisa é defender os que têm talento óbvio (Bernardo, Gonçalo Guedes, Renato Sanches) agora ao defender todos perdes toda a razão.

    O único desses jogadores todos que podia ser importante na equipa A este ano é o Bernardo. Isto é tão óbvio que entra pelos olhos...

    Começando pelos que foram emprestados o Cancelo fez um jogo no Valência porque o Nuno quis dar descanso ao titular (que é bem melhor). Se tivesse ficado no plantel seria o 4º lateral direito e qualquer pessoa que conheça os jogadores prefere Sílvio (que também é da formação para os mais distraídos e para mim é o melhor lateral de todo o plantel), Maxi e mesmo Almeida (que pelo menos sabe defender). O Cancelo tem que jogar com cérbero tanto a atacar como a defender se quiser ser jogador para uma equipa como o Benfica.

    O caso mais chocante ainda é o Cavaleiro. O Cavaleiro é inferior aos 6 extremos que estão no plantel. Simples e claro, só alguém que vive obcecado com a formação como tu pode achar que ele é do nível do Ola John. O Holandês é de outra galáxia e só não é titular porque joga no lugar do melhor jogador da equipa o Gaitan. Este ano já nos ajudou a ganhar 2 jogos vindo do banco coisa que o Cavaleiro nunca fez, aliás teve bastantes oportunidades e nunca as mereceu.

    No Bernardo tens toda a razão. É craque e merecia ir tendo os minutos que tem no Mónaco no Benfica este ano. Acho que dificilmente seria titular porque o Talisca também tem um potencial tremendo e para o lugar de segundo avançado encaixa melhor, principalmente devido á finalização que é bem superior.

    O Nélson Oliveira está no plantel e para qualquer dos avançados (tirando o Jara) dá mais garantias por enquanto.

    Dos mais novos, o Gonçalo e o Renato têm um potencia brutal e estão a subir patamares regularmente, Gonçalo sendo o melhor jogador da B sendo ainda Junior (nem 18 anos tem) e o Renato a começar a jogar na B. Acho que o Gonçalo terá oportunidades ainda este ano depois de renovar (falta fazer 18) porque o tipo de jogador que o JJ adora (fisicamente é já muito forte e rápido). Deste não tenho dúvidas vai ser um caso sério no Benfica ou noutro lado qualquer (espero que seja cá). Tem tudo para ser o próximo melhor jogador Português.

    O Renato, como se viu no último jogo da B, está muito verde mas tem também muito talento.

    Rochinha e Nuno Santos têm que evoluir muito ainda (e ganhar o lugar na equipa B que acredito que irá acontecer mais cedo ou mais tarde), já o João Nunes é fraquinho e nunca será nada de jeito. Há pelo menos 3 centrais melhores na formação (João Lima, Ricardo Carvalho e Rúben Dias). A Guga e a Pedro Rodrigues falta ainda muito para podermos dizer se chegam para a equipa A pois ainda nem na B jogam, mas são dois jogadores com potencial

    O João Teixeira nem na B é titular, quanto mais na equipa A...

    O mais ridículo é o Nélson Semedo que é dos piores jogadores da equipa B, mal do Benfica se fizer um minuto sequer na A.

    Resumindo nem tudo o que anda pelo Seixal tem talento para o Benfica, falta-nos muito para sermos como a academia do Barcelona que é a única do mundo que dá mais de metade do plantel a uma equipa de top.

    Ao defenderes tudo o que mexe perdes razão para defenderes os que têm talento. Engraçado é que te esqueceste do João Carvalho que é só o jogador mais talentoso de toda a formação a seguir ao Gonçalo e ao Renato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo e com o caso do João Carvalho que vai dar grande jogador. lol.
      O conhecimento que ele tem! Nem os jogos vê.
      O Bernardo está muito bem no Mónaco, deixem-no estar e que volte para o ano. Tem de ter é mais estaleca é (ainda) muito fraco fisicamente.

      Eliminar
    2. João Teixeira está lesionado desde o inicio da epoca.

      Eliminar
    3. "O João Teixeira nem na B é titular" - com esta frase deixaste caír a máscara, revelando que não acompanhas a equipa B, quanto mais os outros escalões da formação.
      O João Teixeira é titularíssimo da B; só não está a jogar neste momento porque FOI SUBMETIDO A UMA CIRURGIA.

      Como disse, deixaste caír a máscara.

      Eliminar
  7. E continua a senda persecutória, com a cassete do costume. GB, e os seus meninos. Se os seus amigos de A Bolha , e de O Nojo, não o fazem todos os dias, faz ele. Para qual destes dois é que trabalhas?

    ResponderEliminar
  8. Dos ultimos anos nao se aproveitou ninguem porque nao tinham qualidade para jogar no benfica e e so ver onde eles jogam tenho muita fe no bernardo e no guedes no rochinha o resto o tempo dira dos que nao estao so o andre gomes era bom.
    E se nao jogou mais era porque esyava bem tapado

    ResponderEliminar
  9. ridículo. ai formar é transformar um hélder postiga num van basten? hilariante.

    formar é o que o nosso treinador de elite mundial faz. se não fosse assim, tínhamos zero troféus nestes cinco anos.

    se é isso que pensam, então devem dizer já aqui que a direcção do benfica faz um trabalho genial. ou uma coisa ou outra.

    ResponderEliminar
  10. A baba e ranho do costume!! E qualidade para jogar no SPORT LISBOA BENFICA ?! Ah pois é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, qualidade têm os Emersons, os Felipes Menezes, os Luis Felipes, os Artures, os Robertos, os Melgarejos, etc etc etc etc etc etc etc etc

      Eliminar
  11. Isto não passa duma obsessão ridícula e sem sentido nenhum discutir neste momento....ainda bem que o BENFICA vai tendo potenciais jogadores na formação para chegarem à equipa A, pois é sinal que o Clube tem evoluído muito quer se queira ou não e com naturalidade alguns jogadores lá chegarão sem que seja necessário este Blog sofrer de ansiedade permanente ou ter que chamar a si a razão....o que devemos discutir é a equipa actual e o momento actual e na minha opinião apesar de irmos em primeiro teremos que melhorar bastante para chegar ao 34º pois não vai ser fácil, dado que muitos factores externos farão tudo por tudo para nos impedir do tal objectivo.
    Nota: é asqueroso a maneira como a CS( os tais factores externos ) falam dos jogadores do BENFICA...ontem o Eliseu era o pior jogador nos 22 e o Cédric bem melhor só que ainda hoje deve estar com tonturas tantas as vezes que andou à procura do Evra que nem extremo é.
    Carrega BENFICA.

    ResponderEliminar
  12. Até quando não se ganha... custava menos . Tanto o coração como a carteira eram poupados, a favor das emoções do amor à camisola !!

    Um genuíno ADN precisa de Cultura ... um "doping" desportivo para aproximar à tal história com 110 anos , muitos dos quais só com Portugueses Vermelhos !!
    No "mundo moderno" aceitava-se meia dúzia de outras nacionalidades com aquela qualidade Top para equilibrar o ramalhete . O resto é Mística !!!

    notas: Não temos os Lideres certos . Tanto no campo, como nas alianças das politicas desportivas que alimentam esta industria ;)

    http://www.aabe.pt/SOM/Hino-Avante-Benfica.mp3

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  13. formar é uma coisa, e ele nunca formou nenhum jogador no nosso clube, potenciar e limar arestas a jogadores com muito potencial é outra, aqui nesta ele é muito bom e tem vários casos, agora como ele acha que é o melhor do mundo e arredores em tudo acha que forma jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh João formar é para a formação, não para o treinador da equipa principal, esse apenas deve apanhar os jogadores e adpta-los às necessidades da equipa......para formar tens lá o Tralhão mais o treinador dos Juvenis dos Iniciados dos escolinhas e dos Benjamins

      Eliminar
    2. nem mais mas não fui eu que disse que formava jogadores tens que ir dizer isso é ao melhor do mundo e arredores.

      Eliminar
    3. João ele não disse que formava, ele disse que "Nós" formamos, plural, ou seja, ele remete para toda a estrutura os feitos da formação, por muito que fales tem razão....
      Depois ele diz que dá a oportunidade e treina-os de forma a se adaptarem ao seu estilo de jogo.....outra parte da formação....que é a formação em contexto especifico e é esta parte da formação que JJ dá e que mais nenhum treinador faz (pelo menos que eu saiba)..

      Aliás só me lembro de um treinador que fazia isto, era o Ericsson, ele formava os jogadores num contexto especifico para tirar melhor partido das suas capacidades, não será por acaso que Thern Schwarz Magnusson e até Maniche passaram pelas suas mãos e até essa altura eram ilustres desconhecidos e sairam do Benfica como máquinas de futebol...

      Eliminar
    4. ai disse disse, existem pessoas que não lêem o que ele disse lêem aquilo que gostavam que ele tivesse dito e que mais lhe interessa para fundamentar a sua opinião.
      "formo jogadores não formo nacionalidades"-onde esta o plural aqui?
      existem muitos treinadores que tentam adaptar os jogadores ao seus estilo de jogo e aquilo que acham que os jogadores em cada posição devem fazer uns fazem-no melhor outros pior, mas eu nunca lhe neguei isso e é só ver o meu primeiro comentario.

      Eliminar
  14. Pois, o Cavaleiro não é titular numa das piores equipas em Espanha, jogaria neste Benfica, tirando o lugar a Gaitan ou Sálvio!! O Cancelo fez um jogo, normal, em Espanha, vieram logo todos histéricos, ter orgasmos para os blogs. Depois, nunca mais tocou e vai acabar o ano com 5 jogos na Liga ou pouco mais. Só se for alguma lesão ou castigo prolongado, que lhe vão dar mais minutos.

    O único injustiçado, e espero que para o ano regresse, é o Bernardo Silva, um craque de cabeça aos pés, que vai singrar no futebol, de certeza.

    Ps. O Nélson Oliveira, pela brilhante carreira, nos Paços, Rennes, e Corunhas desta vida, já nem conta para o totobola.

    Ps. Também o Peixe foi o melhor jogador de um mundial sub-20. E o Gil que até era titular?

    ResponderEliminar
  15. Ricardo Gomes13/10/14 12:48

    O Desejo de sair já estava dentro do rapaz:

    «sempre quis, um dia mais tarde, sair de Portugal para experimentar coisas novas». «Não é bom viver sempre no mesmo sítio», reforça.

    Não o censuro, nem ao Benfica. Foi uma boa solução para ele...Vai lá para fora crescer ainda mais como jogador e como homem, e volta com a capacidade de ajudar mais o Benfica do que secalhar ajudaria se tivesse ficado.

    Acho que foi uma boa estratégia e terá os seus frutos brevemente. Não tenho dúvidas que estará de volta para nos ajudar a sacar mais uns títulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sim, volta mesmo. Abram os olhos, o Bernardo Silva já não volta. Provavelmente já nem pertence ao Benfica.

      Eliminar
  16. O que não deixa de ser interessante é o Leonardo Jardim concordar com o JJ!!

    ResponderEliminar
  17. Das apenas voz à tua dor... pergunta la ao Bernardo se o Sr. seu agente não lhe arranjou uma assinatura que valia 100.000€/ano do patrocinador das chuteiras? Já agora pergunta-lhe tambem se acha que tirava o lugar ao Talisca e pode ser que te surpreendas...
    Abc

    ResponderEliminar
  18. Benfica By GB,

    Falta ai a foto de ;

    Roderick Miranda.
    Yartei,
    Miguel Rosas.
    David Simao.
    Miguel Vitor.
    Daniel Martins.

    E tantos outros q iam ser craques mas q até hoje nao mostraram nada em clubes de segunda linha..........

    Foi preciso tantos anos pra ter eventualmente ter razao (continuidade) no caso do Bernardo para finalmente fundamentar as suas afirmaçoes delirantes.

    Nelson.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking