O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Alguém sabe a que posição joga o Talisca?

. 33 comentários

Nos muitos entendidos em futebol que escrevem em blogs, talvez eu encontre quem me esclareça o seguinte:

- No Brasil era um 10!
- No Benfica começou por ser visto a 8, mas rapidamente o João Teixeira se superiorizou
- Agora joga no tal... 9,5 que o Jesus "inventou".

Estamos de acordo?

Eu poderia terminar aqui o tópico e possivelmente estariamos todos de acordo, mas agora é a parte em que vão muitos mudar de ideias para poderem defender o indefensável:

- Então se o homem é um "9,5" (que tremenda parvoíce este numero, mas ok) e era precisamente isso que o Jesus dizia o Djuricic ser... então qual é o fundamento de mandar embora o Djuricic para ir rebentar 4M€ no Talisca?

Com o Djuricic no plantel, que custou 6M€, e com o Bernardo Silva como possível alternativa / suplente para jogar nesse lugar, porque raio fomos buscar outro jogador para jogar aí... dizendo que os outros não jogávam porque a táctica não o permitia? Pelos vistos permitia... mas não com aqueles!

Já viram como passados três parágrafos estavam todos a concordar e agora, como que por magia, passaram a encontrar vários motivos para dizer que Talisca afinal não joga a 9,5?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. O Talisca joga a 9,55, pá!
    É praciso esplicar tude?!

    ResponderEliminar
  2. Já me interroguei do mesmo e cheguei à conclusão que nem JJ sabe em que posição o meter a jogar...

    Acho que Talisca tem talento, mas a ver vamos se não se perde o fio à meada por ora o meter a jogar no lugar de Enzo ora atrás de Lima...

    DH

    ResponderEliminar
  3. JPBenfica21/8/14 15:39

    O Talisca no Brasil sempre jogou a 8 ou como terceiro médio mais adiantado (em alguns jogos) para fazer uso do bom remate que tem. Nunca foi e provavelmente nunca vai ser um avançado mas tem no meu ver grandes potencialidades para ser um excelente médio... mas isso tb muitos tem e depois não passam da cepe torta. A ver vamos. Em relação aos jogos que ele fez, supostamente como segundo avançado, se virem com atenção ele passou mais tempo a funcionar como terceiro médio ( e foi aí que se fez notar mais) principalmente na primeira meia hora do jogo contra o Rio ave. Lá por jj não apostar na formação (a meu ver em alguns casos mal) não vamos bater num miúdo com 20 anos que com tempo poderá vir a ser um excelente jogador. ( Aquele pé esquerdo não engana!)

    ResponderEliminar
  4. A resposta à tua pergunta deu-a o JJ na conferência de imprensa após o jogo da 1ª jornada contra o Paços Ferreira, que penso ser a pessoa mais habilitada para responder. É só pesquisar no youtube.

    Resumindo aquilo que JJ disse após a pergunta de um jornalista foi:
    O Talisca ainda tem que aprender a jogar de costas para os defesas adversários pois ainda não sabe fazê-lo (que é o que acontece a jogar a 9,5), mas o JJ quer trabalhá-lo nesse sentido.
    JJ também disse que o Talisca se sente mais à vontade se jogar mais recuado (na posição 8) pois joga de frente para os defesas contrários, mas como ele quer que o jogador seja mais polivalente e possa fazer mais do que uma posição no campo então quer ensiná-lo a jogar naquela posição.

    Só nos resta esperar para ver o que JJ vai conseguir espremer do jogador. Pode ser que seja bem sucedido, tal como aconteceu com outros jogadores que foram adaptados.
    Mas umma coisa já reparei do pouco que vi até agora, parece-me evidente que o Talisca demonstra mais vontade em campo do que o Djuricic.

    ResponderEliminar
  5. O talisca é o tal jogador que durante um jogo tão depressa se vê nas situações de finalização frente à baliza, como no momento seguinte está no centro do terreno a organizar e pautar jogo. Alternando para isso com o 2ª médio centro mais liberto. Assim consegue-se momentos de finalização porque os jogadores fogem das marcações que são feitas no sector da meia lua.

    Como tal pergunto: Alguma vez se viu o Djuricic com qualidade de jogo e temperamento (pausa e pensar o jogo) no miolo do terreno como o Talisca o faz? Óbvio que não... penso que o djuricic será um jogador difícil de enquadrar no esquema de JJ.

    O tal 9,5 que o JJ pretende é precisamente esta posição que o JJ quer estabelecer. O Enzo é exímio nesse papel...pq permite alternar com o tal jogador que jogará ao "lado" de Lima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estares a falar de futebol com eles é a mesma coisa que o outro a pregar aos peixes

      Eliminar
  6. Eis um tópico muito importante e fundamental sem o qual não é possível ganharmos o campeonato.
    Eu acho que o Talisca joga melhor a 9,25. É o seu melhor lugar.

    ResponderEliminar
  7. as características dos jogadores são totalmente diferentes apesar de jogar nas mesmas posições. Posso não concordar com a dispensa do djuricic ou do Bernardo mas entendo perfeitamente que as características evidenciadas pelos jogadores não sejam aquilo que o Jesus quer e por isso ele opte pelo Talisca.
    já chega do dizer mal só porque sim

    ResponderEliminar
  8. Boas Tardes...


    Quanto à posição de Talisca em campo....épa numa equipa que joga sem um 10 puro, a posição do brasileiro será sempre aquela que faz a ligação entre o meio campo e ataque, neste caso a de 2º avançado ou como diz o JJ o tal "9,5", só que o grande problema é que Talisca não tem ainda grande rotina para jogar num esquema destes falta-lhe agressividade e capacidade de pressão, foi durante a pré época recuado para 8 para ver se se adaptava mas....não é possivel o miudo tem um excelente critério de passe tem técnica é rápido mas a nº8 faltalhe capacidade de ler o jogo, como tal volta para a sua posição de origem, onde a sua altura técnica e relativa velocidade podem vir a fazer a diferença.

    Djuricic é um tipico 10, mas o problema é que não é agressivo nem gosta de recuar por isso é que o JJ se ia aos arames com o puto, porque qualidade tem que sobra...mas faltalhe vontade de correr....faz lembrar o Gaitan quando chegou a Luz...mas o Djuricic foi emprestado ao Mainz em principio irá jogar mais vezes inclusive num campeonato bem mais fisico pode ser que na próxima época retorno com outra vontade. Ola Jonh agora já mostra outra tempera.....

    Bernardo Silva é muito fraco fisicamente, no campeonato Português facilmente seria sempre ultrapassado, seguiu para França para perto de Moutinho, um jogador que à semelhança do Bernardo tb era muito fraco fisicamente quando apareceu no futebol, e visto que o futebol francês é bem mais soft que o nosso pode ser que o Bernardo perceba que precisa de ser 3 vezes mais rápido para evitar "levar" pêlo...

    Se o Djuricic fica-se e fizesse uma má época, era porque não compramos o Talisca nem demos oportunidades ao Bernardo, se o Bernardo desse numa de Roderick era que o jogador não tem qualidade e que deveria ser vendido ou emprestado, como é o Talisca.....

    Ainda agora a procissão vai no adro e já andam à procura do próximo "Roberto"..............Oh Benfica e Jesus que mal nos habituaste.....................................

    ResponderEliminar
  9. Talisca será alternativa a Enzo (ou Samaris se vier a substituir Enzo)... posição 8!

    ResponderEliminar
  10. BENFIQUISTA DE GAIA21/8/14 16:41

    o...fudamento...e simples ..negocios.....money.....pilym....e disto que o enganador gosta.....

    ResponderEliminar
  11. Formação não dá comissão! É fácil e só não vê quem não quer. Deviam haver tarjas gigantes nos jogos do Benfica a dizer " Formação não dá Comissão".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os jogadores sem excepção, formação ou não, dão comissão. Se quiserem.
      Não falem do que não sabem.

      Eliminar
  12. méxico_8621/8/14 16:45

    Só posso supor que as características físicas tenham falada mais alto. Técnica e tacticamente não me parece superior a Djuricic e a Bernardo na posição 9,5 e a João Teixeira (não desistas dele Jesus!) na posição 8.

    Espero que o Jesus tenha em atenção outra das pérolas que temos na nossa equipa B (e parece que tem), o Gonçalo Guedes, para mim, e sendo ainda júnior, é já superior ao Bebé.

    PS. Ainda há tempo para ir à peixaria comprar trutas?

    ResponderEliminar
  13. O Talisca na pré-época, aquele período que serve para treinar, jogou tanto a 8 como a 6, mas isso foi completamente esquecido, porque não encaixava na teoria. E o Djuricic que vá jogar pau com os ursos, o Talisca em 2 jogos já conseguiu assimilar melhor o modelo de jogo do Benfica que o sérvio na época toda.

    ResponderEliminar
  14. O talisca joga a 8,15.

    - Tiago Cardoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo, na minha opinião é 7.95 em transição defensiva e 8.45 em transição ofensiva.

      Alves, Gabriel

      Eliminar
  15. ... " No Brasil era um 10 " ...

    Quem te contou essa estória enganou-te... Ele no Brasil atuava preferencialmente na chamada meia-cancha, fazia a ligação entre a defesa e o meio-campo, mas nunca foi, não é, e provavelmente nunca será um 10 na sua forma mais pura !
    Tem uma disponibilidade física admirável, chuta forte, e devidamente trabalhado pelo JJ, depois de assimilados os processos de jogo, poderemos ter a breve trecho uma versão revisitada do " Queniano Vermelho , assim a sorte o acompanhe ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo que eu penso desde que o vi pela primeira vez. Mas mais alto e mais forte.

      Eliminar
  16. até pode vir a ser um grande jogador!
    para já não passa de um talisca.
    se é para aprender que aprenda a treinar para depois ter o rendimento consentâneo com o clube onde joga.
    enfim é o clube que temos, a uns dão todas as chances, a outros nenhumas...
    é o que faz por um vendedor de recauchutados á frente de um clube deste tamanho.
    como de futebol não percebe nada, tudo o que o chiclas diz e faz é lei.
    ate acho o jesus um bom treinador, mas numa empresa o treinador é o encarregado e o patrão tem sempre a ultima palavra no que toca a aquisição de bens.
    viva o Benfica

    ResponderEliminar
  17. Ricardo Lopes21/8/14 17:15

    Então, fomos trazer o talisca por causa das comissões.

    ResponderEliminar
  18. Este blog agora já faz tacticas como diz o lugar aonde os jogadores devem jogar , o Jesus que se ponha a pau.

    ResponderEliminar
  19. Penso que ao nível da análise da qualidade dos jogadores e suas respectivas posições, onde rendem ou deixam de render, qual o jogador ideal para cada posição, e se um determinado jogador tem espaço ou não, o Jorge Jesus é sem dúvida mais qualificado do que eu e qualquer um de vocês para o definir.
    Infelizmente não consultei nenhum blog para perceber a opinião sobre David Luiz, Ramires, Matic, Di María, Witsel, Javi Garcia, Fábio Coentrão, Rodrigo, Markovic etc, isto para falar apenas de alguns "desconhecidos" muito questionados por alguns eternos críticos de tudo o que mexe, que resultaram em enormes jogadores e enormes encaixes financeiros para o clube.
    Quando queremos embirrar, é sempre possível, há sempre um argumento...
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Mas aqui o JJ não tem crédito nenhum e todos os jogadores que sairam eram tão bons como os que entraram. Tal e qual como todos os que disseste aqui, sendo que alguns deles (Matic, Markovic) levaram com estas perguntas...

      Eliminar
  20. "estavam todos a concordar" lol presunção e água benta, cada qual toma a que quer...

    não encontrei um único motivo para achar que o Talisca não pode ser um 9.5... mas se calhar é porque não embirro com a ideia de um 9.5...

    Coentrão era um 11, Aimar no Valência jogou muitas vezes a 11, Matic era um 10, Enzo era um 7... é necessário continuar a dizer que não interessa o que eles eram? e o Djuricic pode ser desconsiderado por aqueles que acham que um empréstimo é uma desvalorização... mas há quem saiba que o Enzo também saiu antes de regressar em grande... e era mais velho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não encontraste porque és mau carácter e só cá vens para deitar fumaça.

      O que está escrito é que o Talisca não pode ser 9,5? Ou que se era para ter um 9,5 já ca tinhas dois???

      Eliminar
    2. Tu perguntaste: "Já viram como ... passaram a encontrar vários motivos para dizer que Talisca afinal não joga a 9,5?"

      E eu respondi: "não encontrei um único motivo para achar que o Talisca não pode ser um 9.5"

      E não encontrei um único motivo porque não é por dois putos de qualidade terem sido emprestados que anula o facto de achar que o Jesus quer um jogador que faça a posição. Apenas foi considerado que nenhum dos que cá estava podia desempenhar o papel neste momento. Nem provavelmente se sabe se o Talisca o vai conseguir fazer.

      PS1: eu sei que achas que "É tão fácil ser pastor desse rebanho de ovelhas seguidoras que abanam o focinho conforme o som emitido pelo pastor." (são palavras tuas)... mas bem podes contar comigo como ovelha negra... e se não queres discussão de assuntos e só queres ovelhas seguidores é contigo... eu ou sou censurado ou dou a minha opinião
      PS2: não vou descer ao teu nível mas se tu não hesitas em denegrir o presidente, o treinador, jogadores e demais profissionais do Benfica não estava à espera de outra atitude da tua parte para com um simples benfiquista... as palavras e os actos ficam com quem os profere e pratica

      Eliminar
    3. "Agora joga no tal... 9,5 que o Jesus "inventou"."

      "uefa.com: Há lugar, no futebol moderno, para um número 10, um médio criativo como você era?

      Platini: Não, não. Hoje, o jogo pelas alas tem mais importância - as equipas jogam com quatro defesas, quatro médios e dois jogadores nos flancos. Os dois médios centrais tentam recuperar a bola, e o jogador que alinha à sua frente, que talvez seja o número nove e meio, ou dez, já não é um criativo, mas um segundo avançado. Não há lugar para um jogador que organize [o jogo da equipa] porque os treinadores estão a optar por essa via. É uma pena.

      Publicado: Sexta-feira, 5 de Março de 2004"

      Honra seja feita ao Jesus por ter recuperado um 10 como o Aimar que andava preso a uma lateral em Espanha...

      Só não é preciso dar créditos ao Jesus do que ele não tem nem quis ter...

      Eliminar
  21. Boas para mim o talisca é um 8, é k nem para cima nem para baixo.agora para além de vir mal habitado,ter de correr quando antes fazia desfile de moda,mais o que tem a aprender,o jesus está a exprimentar.depois do que fez no último jogo com o raspanete do luisao,só a terceira fase do meio kampo foi melhor com o andré a 6 e o ruben no lugar do enzo.m.g

    ResponderEliminar
  22. Mal do Benfica quando temos um talisca (este) no 11 inicial.
    MM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um mal do Benfica é ter certa gente a falar em nome do clube e outra gente acreditar neles.

      JJ

      Eliminar
  23. em 2 minutos percebe-se que o talisca tem intensidade de jogo muito superior ao djuricic, bem como capacidade atletica.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking