Jornada fundamental - Guimarães e Marítimo
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 16 de março de 2013

Jornada fundamental - Guimarães e Marítimo

 ●  + 11 comentários  ● 
Chegamos á ponta final do campeonato e á jornada que para mim tem tudo para se afigurar como decisiva na decisão do campeonato.
Porto e Benfica vão defrontar respectivamente Marítimo e Vitória de Guimarães. Duas das poucas equipas com capacidade de causar surpresas num campeonato composto por clubes estourados financeiramente e preenchido com jogadores de qualidade sofrível.

Os Corruptos vão jogar contra um clube que não morre de amores por eles e com a moral em baixo depois da eliminação da Liga dos Campeões aos pés do colosso europeu que é o Málaga. Tiveram mais um dia de descanso que o Benfica mas perderam Moutinho que estourou fisicamente.
Ou seja um jogo de alto risco em que a única coisa que têm a seu favor é um árbitro amigo - João Capela - como tem sido hábito esta época.

O Benfica vai ao Norte, e logo por isso já é uma deslocação de alto risco. O Vitória de Guimarães tem um treinador que conseguiu pegar nos cacos do Guimarães e de um bando de miudos construir uma equipa bastante certinha e com capacidade de surpreender. Sendo composta por uma maioria de jogadores muito jovens tanto podem entrar em campo e desmoronar sobre a pressão ou estarem totalmente intratáveis e galvanizarem-se psicológicamente - são imprevisíveis, mas aviso já que em Guimarães incute-se nos jogadores a mentalidade que jogam num grande... Junte-se a isso um estádio que é hostil a qualquer equipa visitante e temos receita para o desastre.
Convém não esquecer que na época passada o descalabro após os cinco pontos de avanço começou em Guimarães para a estrutura técnica ter que se mentalizar que este jogo pode definir o campeonato.

Além disto depois do jogo em Bordéus muitos dos habituais titulares estão com sobrecarga de jogos e por arames:

  • Matic e Enzo Pérez fizeram os 90 minutos contra os franceses e o sérvio fez o jogo inteiro com o Gil Vicente. 
  • Luisão não recuperará a tempo do jogo e Jardel fez uma exibição desastrada contra o Jardel que esperemos que não o afecte psicológicamente.
  • Sálvio é o terceiro jogador com mais minutos nas pernas no plantel e está a ser puxado ao limite, enquanto que Gaitán e Ola John também fizeram um jogo de desgaste contra os franceses.

Devido a isto as palavras de Vieira (desta vez mostrou humildade para variar) assumem particular importância. Não é o momento para pensar que o pior já passou. Chegamos foi ao momento crucial da época e os jogadores têm que deixar a pele em campo neste domingo para saírem de Guimarães com os três pontos.


11 comentários blogger

  1. Daniel Oliveira16 março, 2013 20:08

    Para mim o estoiro físico é neste momento um mito. Os jogadores do Benfica têm descansado como nunca vi em nenhuma outra equipa.
    O Matic por ter feito 90 minutos no Domingo e na Quinta não pode estar estoirado, até porque no jogo anterior não jogou.
    Estamos a falar de atletas. Estamos a falar de jogadores que têm todas as melhores condições de treino e preparação.
    O Salvio pode sim estar um pouco desgastado mas acho que está mais psicologicamente do que fisicamente.
    Tendo em conta a importancia do jogo, tendo em conta os objectivos da equipa, qualidade do plantel e o calendário apertado a minha equipa seria:

    Artur; Maxi, Luisão/Jardel, Garay, Melga; Matic, Enzo, Martins; Gáitan, Ola John; Lima

    Com Luisinho, A.Gomes, A.Almeida, Salvio, Cardozo, Rodrigo e Aimar convocáveis dá para preparar um banco para uma gestão física/refrescamento na segunda parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Só mudava Carlos Martins e punha o Aimar de início.

      Eliminar
    2. De facto o Salvio deve ser o jogador mais cansado! Se bem que o Ola John também não deve estar muito fresco! Dos jogadores que habitualmente jogam sobre as alas o Gaitan parece-me o mais fresco neste momento, dura habitualmente 70 minutos! Neste jogo talvez se justificasse a aposta em Urreta!

      Outro jogador que me preocupa a sua condição física é Melgarejo! Não entendi como conta o Gil Vicente não jogou Luisinho! Desde o jogo do Nacional que Melga tem jogado sempre!

      Quanto ao 11 concordo com o acima proposto sendo difícil de dizer com a melhor opção, Martins ou Aimar, eu apostaria em Martins de inicio sendo posteriormente rendido pelo Aimar!
      Para salvaguardar a integridade física da equipa é melhor que se entre com 3 médios e 1 só avançado!

      Eliminar
    3. Daniel Oliveira17 março, 2013 17:08

      Também prefiro o Aimar mas no jogo com o Gil ficou evidente a sua falta de ritmo competitivo. Preferia dar-lhe a titularidade na Luz num jogo mais acessivel

      Eliminar
  2. continuo aguardando informação relativa a morte do director do fcp Mesquita Alves que, em 20/11/2013 foi encontrado no interior do estadio do cabrão,digo, dragão, com dois tiros na testa.
    os media, moita carrasco! tanto silencio porquê?

    ResponderEliminar
  3. Estou confiante no brio dos nossos atletas e na competência do nosso treinador. Confio.

    ResponderEliminar
  4. Hoje é para morrer em campo se for preciso!

    Há que entrar muito forte no início do jogo.

    Tendo em conta as opções de Jesus ao longo da época aposto neste 11:

    Artur

    Maxi, Jardel, Garay(Roderick), Melgarejo

    Salvio, Matic, Enzo, John

    Lima e Cardozo

    ResponderEliminar
  5. Hoje é para morrer em campo se for preciso!

    Há que entrar muito forte no início do jogo.

    Tendo em conta as opções de Jesus ao longo da época aposto neste 11:

    Artur

    Maxi, Jardel, Garay(Roderick), Melgarejo

    Salvio, Matic, Enzo, John

    Lima e Cardozo

    ResponderEliminar
  6. Só não concordo contigo na parte da sobrecarga de jogos e esforço físico. Este ano, bem ao contrário dos anteriores, até foi feita rotação do plantel e a mim parece-me mais que a contenção que vimos nos últimos jogos é propositada. O "levantar do pé" também é uma forma de poupança dos jogadores. O problema é que fica sempre a ideia de que eles estão estourados fisicamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, eu até tinha escrito isso e era para ter sido publicado mas como não calhou na mensagem do tópico devo ter apagado. :/

      Na minha opinião este ano Jesus tem estado irrepreensível até ao momento. E é verdade, a equipa está mais fresca e bem gerida que na época anterior!
      Quando digo cansada fisicamente foi do jogo em Bordéus não dos jogos todos até agora.

      Eliminar
  7. Caros Benfiquistas o nosso Presidente tem aqui a grande oportunidade de mostrar que não esta refem do sistema,para isso,romper já com a sic, tirar os comentadores do SL Benfica,para as audiencias deles cair,para mim a sic acabou porque nesta altura querem destabilizarem porque o aliado deles se chama fc porkos eles sic não são virgens nestas manobras

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários.
Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.
Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.
Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares