O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Tão transparente como a carne de porco

. 39 comentários

Portugal 30 de Dezembro de 2012

O fim do ano aproxima-se. Confesso que nestes últimos tempos tenho andado confuso com vários tipos de acontecimentos que resumem este ano a um conjunto de equívocos. Equívocos que perpassam por vários dos últimos anos da nossa vida. Basicamente nada muda. Somos como somos, erramos como erramos.
Não pretendo fazer um balanço do ano, mas aproveito o momento para escrever sobre coisas que se passaram e passam. Pegando na última edição do jornal Benfica, fiquei estupefacto com o título do artigo de opinião de Pragal Colaço: “algum dia em 2013 poderemos afirmar que foi transparente?”. Não foi este um dos que mais contestou a alegada “falta de transparência” (fora o resto, eu sei) da gestão do Dr. Vale e Azevedo? Afinal, ao fim destes anos todos, concluo que a transparência não qualifica a nossa vida, porque muita gente recorre à falta dela para atingir os seus objectivos. E outros entendem-na consoante as necessidades.
Neste âmbito poderei abordar as contratações de Sálvio, Lima e Ola Jonh, contratações sem motivação transparente, incompreensível para quem gosta do clube. Não compreendi que se contratassem 2 médios ala, despendendo cerca de 13 milhões de euros (num só temos 20%), quando na época anterior, os jogadores dessas posições, Nolito, Bruno César e Gaitan, tinham cumprido com satisfação, marcando golos, fazendo assistências e sendo, jogadores que, reconhecidamente, não interferiram na perda do campeonato. Ou se troque Saviola por Lima, dando a Lima maior salário que a Cardozo.
E como estas opções não são transparentes, compreendo que a comunicação social, com os órgãos do Benfica em particular, não se cansem de promover os desempenhos dos novos recrutas, de forma por vezes patética. É o Lima “isto”, o Sálvio “aquilo”, o Ola Jonh “mais aquilo”, etc. Há que justificar, pela opinião, a má decisão da contratação (os golos e assistências dos novos jogadores não suplantam o dos outros que ficaram “tapados”) mas a boa decisão para os amigos do “sistema”: o Braga recebeu 5 milhões por um jogador que em Janeiro ficava livre, o FCP recebeu o dinheiro que o Atlético de Madrid devia. Do Ola Jonh não percebi porque razão tendo apenas 20% do seu passe, se aposta nele para tapar jogadores cujos passes nos pertencem a 100%.
O responsável maior por estas decisões, Luís Filipe Vieira, entretanto publicou um livro intitulado “Missão Benfica”. Escreve como se nada disto fosse com ele, nada dos milhões de prejuízo que causou no imediato (o preço que se pagou pelos jogadores em causa, e a desvalorização dos que cá estavam a jogar bem) e nada do prejuízo desportivo que já provocou (eliminação da Champions e primeiro empate na Taça da Liga, desde há 4 anos, com 1 penalty falhado por Lima). A máquina de propaganda que está por trás de Vieira, por vezes dá a sensação que o pretende equiparar, pelo “mérito e génio empresarial”, a uma espécie de Steve Jobs do futebol. Estamos a falar do mesmo Luís Filipe Vieira que no Alverca, desceu de divisão. Como a propaganda tudo faz esquecer …
Esse livro de facto tem um título errado, pois devia chamar-se “Missão BES - endividar para existir”. Não compreendo que seja escrito ao fim de 11 anos como gestor do futebol e presidente do Benfica, e com várias ameaças de saída pelo meio. Quando se tem como missão reerguer o clube que amamos, como ele diz, não esperamos 11 anos para escrevermos que é isso que andamos a fazer. Nem fazemos ameaças pelo meio. Quando há uma estratégia, ela tem que se impor pela qualidade. E pela clareza dos seus objectivos.
Estupefacto também fiquei com a sugestão, no SAPO online, de que a derrota do SCP em Vila do Conde, ainda permitia alimentar algumas hipóteses de qualificação. Matemáticas, eu sei, mas mesmo assim há coisas que a matemática também prova: caso o Paços não vencesse o Marítimo, o SCP precisaria de fazer um daqueles resultados que ainda não fez esta época, para se poder apurar. Portanto…
E por falar em SCP, aqui se vê o exemplo de um clube que por mudar muito quando não ganha, se arrisca a cair no abismo. No futebol, tal como às vezes na vida, deve procurar-se a solução na “contra lógica”, nas opções que fogem aos lugares comuns: no bom senso de verificar se era possível fazer melhor, com os outros treinadores e respectivos plantéis. Ou seja, se tivessem o bom senso, a sageza e a coragem de ficar como estavam, seguramente agora estariam melhor. Um tema à atenção de alguns adeptos do Benfica que mudavam de jogadores e treinador todas as semanas…
Falta de transparência foi coisa que não faltou na eleição de Pedro Proença como “figura do ano” para o jornal A BOLA. Qual o critério: ter sido escolhido para apitar a final da Champions League, ou ter oferecido o título de campeão ao FCP? Se fosse por mérito desportivo, teria de ser escolhida a equipa que ganhou a 1ª medalha (de prata) de sempre, para Portugal, nas provas de remo dos Jogos Olímpicos. Se o critério foi a acção continuada, esta eleição de Proença sugere conivência entre o jornal A BOLA, patrocinador - no campo da opinião - da actual Direcção do SLB, e o “sistema” de arbitragens que dá títulos ao FCP.
Porque no futebol tudo se liga, ouvimos Maradona elogiar Mourinho, quando da eleição de “melhor treinador do Mundo” (e não ganhou a Champions, que faria se tivesse ganho). Seria sem dúvida um elogio inocente, se não fossem ambos representados por Jorge Mendes. Mas também ouvimos Mourinho elogiar Luís Filipe Vieira antes das eleições e ouvimos Pepe e Bruno Alves defenderem Meireles no caso da expulsão na Turquia. Onde há Jorge Mendes, as coisas nunca acontecem por acaso.
Bom ano para todos e muitas vitórias do Benfica em 2013.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

39 comentários

  1. Demorou o regresso ao "bom caminho", deve ter engolido muito em seco nos 2 últimos meses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei a que se refere. Mas se reparar nestes dois últimos meses, escrevi bastante. Até demais para a disponibilidade que (não) tenho agora... Quando se quer beliscar alguém, devemos ser mais precisos e objectivos ...

      Se quiser dar umas achegas ao texto, elas são bem vindas ...

      Eliminar
  2. Brutal...não é tempo de criar confusão mas as verdades e os factos são sempre bem vindos..
    Bom ano 2013..

    ResponderEliminar
  3. Demasiado enevoado (este post).

    Para quem tanto fala de transparencia, exige-se maior clareza na descrição do que pretende atingir.

    Um post que apenas pretende turvar aguas.


    xico caçador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o problema é que não quero atingir ninguém em particular, para além do que está escrito. O meu benfiquismo é um sentimento de permanente desassossego. Portanto não pretendo turvar águas, coisa nenhuma ....

      Eliminar
  4. grande post

    obrigado EAGLE01

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela sua compreensão também. Bom ano.

      Eliminar


  5. Enquanto houver gente a quem custar engolir as verdades e Benfica será o que temos.

    Promete mas não ganha.

    ResponderEliminar
  6. Melhores entradas para os saudosistas do passado recente e que haja liberdade, para toda a gente.

    Abaixo o pau seco de bulikeme e o passos troikados

    xico pescador

    ResponderEliminar
  7. Quais são as verdades? Eu prefiro evidências:
    1- olá john hoje é um titular indiscutível. Se já estávamos bem servidos ficámos ainda melhor!
    2- Salvio exactamente o mesmo! Não creio que Bruno César se possa equiparar naquela posição. Gaitan pode jogar tanto à esquerda como direita mas é algo intermitente...
    3- Penso que BCesar pode sair e MRosa ingressar na Equipa A, durante os proximos 6 meses...Gosto de Nolito, funcionando como alternativa na esquerda!
    4- Estamos em 1º e não fosse alguma ineficácia e o tempo que foi necessário para reagrupar a equipa depois da saída de JGarcia e Witsel,e o caso Luisão, continuavamos na champions.
    5- O Slb pratica o melhor futebol da Liga, de longe...
    Mas claro se quisermos podemos enevoar tudo e todos! As dúvidas devem ser metódicas, mas não esquecendo o que de melhor se passa... Espero um ano glorioso! força Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos a factos. Falei na eliminação da Champions e do 1º empate na Taça da Liga, depois de Quique Flores.Está errado? Se Lima falhasse o penalty, teriamos empatado?

      Quero deixar claro, que o que está em causa não são os 3 jogadores mas a decisão da Direcção, em particular, do Sr.º Vieira, o tal "Steve Jobs" do futebol, para a propaganda ... A ultima coisa que eu quero, é que haja divisões quanto aos jogadores. Nunca!Os jogadores são o que de mais importante temos.

      Agora deixe-me "desmistificar" a sua opinião:

      1) no ano passado fomos a equipa que melhor futebol praticou. Não só foi escrito no jornal Benfica (de que - ainda - sou assinante) como foi reconhecido por muita gente ligada ao futebol. Quem estava na equipa? Bruno César, Gaitan, Saviola ou Nélson Oliveira (este muito pouco produtivo, é verdade), Nolito e ... Emerson.

      2) Caso não saiba Bruno César marcou 10 golos. Nolito um pouco menos. Sálvio não irá atingir estes numeros. Ola Jonh,de que só temos 20%, muito menos. A mim há muito que me lixa a opinião e não a realidade dos números. Por isso dou o exemplo do SCP: mudam porque acham que os jogadores que têm, têm sempre um defeito qualquer e depois contratam outros que se revelam de pior desempenho.

      3) não sou fã de nenhum jogadores em especial, excepto talvez Cardozo. Mas defender que Bruno César pode sair, volta-me a fazer lembrar os adeptos do SCP quando diziam que Polga estava velho e devia sair para dar lugar a outros mais novos e melhores ... lol ...

      4) é verdade que estamos em 1ºlugar, mas no ano passado em Janeiro não estavamos em 1º lugar?O que interessa é chegar a Maio em 1º e como se pode constatar, ainda nos pode acontecer o mesmo que no ano passado, quando fomos roubados em Coimbra, Guimarães e depois em casa com o FCP (jogo que está quase a chegar). Ou seja, estamos em 1º lugar não por causa dos golos e assistências do Salvio e Ola Jonh, mas por causa de um GRUPO que continua forte, graças à habilidade e liderança do treinador. Quanto a ineficácia, lembro que Bruno César marcou 1 golo na ultima edição da Champions (1-0 na vitória em Basileia) e fez o roubo de bola que deu o empate em Manchester. Quer mais eficácia?

      5)Pensar que hoje estamos melhor servidos, quando apontei 2 exemplos em que perdemos qualidade na Champions e na Taça da Liga, é mau sinal. Porque mais cego não é o que não vê, mas o que não quer ver. Contudo espero e desejo as maiores sucessos a Ola Jonh e Salvio, já que Lima como se vê, com 31 anos, não podia ser uma grande descoberta. No final da época, vamos voltar a fazer o balanço dos golos que marcou e da nossa prestação da Liga Europa.

      Colocar questões, não pode ser entendido como "enevoar" os assuntos. Obviamente que não gosto do trabalho que o Sr.º Vieira está a fazer à frente do Benfica, porque há muito que o digo, ele é apenas uma "marioneta" nas mãos do BES, Joaquim Oliveira e Jorge Mendes. E quand o se põe em bicos de pés a falar do passado, dos 3 anos de JVA que segundo ele, ainda estamos a pagar, gosto menos. Porque é mentira. E porque serve para tapar estas barbaridades na gestão desportiva, sempre com os sócios (que ele diz respeitar, mas não respeita) a pagarem.

      Eliminar
    2. Meu caro:
      1- Sobre o Bruno César- defendo que pode sair, da mesma forma que saiu JGARCIA ou em menor medida Witsel, Pq existe no plantel quem possa fazer o lugar, com igual qualidade. Chama-se MRosa e é Portugues e pertence ao SLB... Nunca disse que Bcesár é mau ou menos bom, antes pelo contrario...
      2- Penso que praticamos ainda melhor futebol do que no ano passado, e eu considero o Olá John um jogador fabuloso- consegue sempre ou quase sempre colocar a bola onde quer, é rapido e forte no 1para 1. Excelente jogador. Grande aquisição. Tenho pena que o SLB só tenha 20% do passe, como tive pena dos 50% do ramires... Gaitan tb muito bom mas intermitente, Nolito grande raça, etc. Grande Matic, melhor do que o muito bom JGarcia. Ao Sálvio tem faltado o golo, ou os golos da sua 1ª passagem, mas é um excelente jogador , e extremo. Cardozo excelente goleador.Lima embora bom avançado, talvez ache que deveria ter ficado o Rodrigo Mora e poupava-se algum...
      3- Quanto ao JVA, lutou contra o sistema, teve esse grande mérito, mas no que ao futebol diz respeito só asneiras. Acabou com o futebol de formação, a prospecção como ainda há dias dizia o Adolfo, as equipas BB, despediu o JVP etc, etc... No entanto e enquanto simpatizante teve sempre o meu apoio( o que não tenho prazer nenhum em dizer).
      4- temos uma opinião muito diferente da actual direcção, pois eu acredito estar no caminho certo. O futuro o dirá! Abraço.

      Eliminar
  8. Em Janeiro o preço dos bilhetes ia baixar! Pelo preço dos bilhetes no Benfica-Porto acho que a baixa de preços passa ao lado, é Janeiro mas não disseram qual o ano.
    O bilhete familia é para baralhar, o que realmente interessa é baixar os preços em geral, e mesmo assim 25 euros, mais comes e bebes com os miudos, mais deslocação e lá vai 50€ no minimo à vida, quando já se sabe de antemão que o jogo dará em directo na TV, as familias vão mesmo despender 50€ para ir ao futebol, no meio desta crise está-se mesmo a ver que sim.
    Em relação às quotas penso que irá pelo mesmo caminho.
    Isto para dizer que tudo aquilo que se diz em eleições, sejam elas para o que quer sejam, não tem valor nenhum, é conversa para encher chouriços e que fica bem na fotografia e que as pessoas gostam de ouvir, mas depois concretizar é que é mais dificil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A problemática dos bilhetes não é assim tão linear.Na minha opinião vivemos acima das possibilidades, como várias vezes tenho denunciado. O adepto por um lado quer mais e melhor futebol, mas depois acha que a conta é pesada. Qual o meio termo? òbviamente não é fácil de encontrar. TEnho uma opinião, mas não é uma opinião que tenha muitos adeptos entre nós, que queremos mais e mais ...

      Eliminar
    2. Eagle, o Benfica pratica preços carissimos, tal como a maioria dos clubes, de valores incomportaveis para o povo no geral, pois é o povo que enche os estadios e não os notaveis e os vip's.
      Mas os dirigentes preferem fazer manter os preços, e fazerem uma receita X e terem nem meia casa, do que baixarem os preços nem 35%/45% e fazerem uma receita igual ou ligeiramente superior, mas terem no estadio 60 mil, e melhorar as receitas de bares e afins, é formas de pensar e actuar, mas a continuar assim as assistencias serão cada vez menores, e depois sem vitorias acabará por acontecer o que sucedeu no tempo do Damasio com assistencias de 3 e 4 mil espectadores num estadio que levava 80 e tal mil pessoas.
      Eu não quero mais nada, a unica coisa que quero e onde se pode ser exigente, é pagando os vencimentos, os jogadores têm que dar o litro em todos os jogos, podem não ganha-los mas têm que demonstrar que deram tudo e isso nem sempre acontece, há perder e perder, temos que ter consciencia em que país estamos inseridos e o Benfica pode fazer muito melhor com menos.
      Deixo-te um pequeno exemplo em 1986/87, o Porto foi campeão europeu, tinham melhor equipa que o Benfica e no entanto o Benfica fez a dobradinha com Edmundos, Nunes, Tuebas, Wandos, ou seja com jogadores medianos conseguiu ganhar, a questão é que nesse tempo o Benfica era diferente para muito melhor

      Eliminar


  9. Ssesesese...tinhamos sido campeões...tinhamos.

    Sesesesesese. ainda estavamos na LIga dos Campeões...estavamos.

    Vsmovamosvsmos...ser campe~~oes e eu gostavca de dizer...fomos.

    Em que realidade vive esta gente....


    Sesesese tinhamos sido..mas não fomsos.


    Mas ams ams vamos ser...... OXALÁ

    E eu direi até que enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "ses" são uma forma de avaliar a subjectividade dos adeptos. Uns agora defendem os "ses" da eficácia, da ausência do Luisão, etc, mas no ano passado eu diria que os "ses" se relacionam com erros de árbitros...

      Os meus "ses" não envolvem contratação de novos jogadores, mais comissões a dividir pelos amigos, enquanto os actuais "ses" envolvem mais e mais contratações. Mais e mais comissões a dividir pelos amigos. Por isso é que o Jorge Mendes entrou no negócioSalvio. Passa pela cabeça de alguém meter um empresário numa contratação? Numa venda, percebe-se, mas numa aquisição? Lá está, o Atlético queria 8 milhões, o Benfica apenas dava 5 e no final, pagamos 11 milhões ...

      A culpa é do Vale e Azevedo. Ainda estamos a pagar pelos erros de JVA, diz ele ...

      Eliminar
  10. Olá 1ª vez que coloco um post no forum , mas no entanto leitor assíduo do mesmo.
    Penso que o Socio slb nº 21821931 Dezembro, 2012 20:19 tem toda a razão ainda para mais o seguinte e falando em alas ou extremos ..
    Gaitan- muito bom mas joga quando quer, penso que esteja na altura de dar o salto pois estar a jogar contrariado...
    Nolito - rápido mas... penso que ainda tem mais para dar, técnica atabalhoada ou seja faz-me lembrar o Yuran pois parece um totó a "fintar" mas lá consegue levar a agua ao moinho
    Miguel Rosa- para mim já se devia dar a oportunidade á algum tempo .. mas penso que empresários estão no meio disto
    Salvio lugar indiscutível
    Olá John ... penso que foi lançado no momento exacto...
    Bruno César para mim o Patinho feio mas não deixa de ser um jogador que pode bem fazer o papel de Aimar....

    Penso que até aqui não me preocupa pois vou algumas vezes trabalhar contrariado.. e não recebo o que recebem... mas há jogadores há altura para colmatarem a saída de uns ou outros, no entanto algo que não se repete nos defesas direitos ou esquerdos, muito deficientes,seja como for, penso que o Gaitan, Bruno César sejam para sair mas o Aimar não dura sempre e o Jesus já para se precaver já mandou recado que " ali não ganha mais nada"..
    Abraços e Bom 2013
    PS sejam meigos para o meu 1º post obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, parabéns e fico muito honrado por estar associado ao seu 1º post.

      Não vou contrariar a sua apreciação aos jogadores, porque é a sua. Mas acho que se perde tempo demasiado a analisar perfomances de jogadores e menos os resultados COLECTIVOS.O futebol é um jogo de equipa meu amigo. Conta os resultados e não se o A fez mais dribles para a esquerda ou para a direita.

      Deste modo, respeitando a sua opinião, discordo. Porque os números dos novos "reforços", são inferiores aos dos jogadores que foram tapados por esses novos reforços. E note que não quero criar divisões entre jogadores tapados e reforços.Apenas levantar duvidas estruturadas.E neste caso relacionar essas contratações com o dinheiro que o Sr.º Vieira quis dar ao amigo de Braga (dizem que os escritórios da sua empresa em Lisboa são no mesmo edifício que os da empresa do Presidente do Braga que também já construíra o Centro de Estágio do Seixal, julgo que sem concurso público). O Salvio foi para pagar ao FCP e se você acha bem, porque estamos a jogar melhor (a Champions já foi empatamos em Moreira de Cónegos onde uma vitoria nos dava o apuramento) eu não vou contrariá-lo.O que tinha a fazer já fiz: entreguei o cartão. Com o meu dinheiro ele não brinca mais ...

      Eliminar
  11. Anónimo1/1/13 15:57

    Conde Vimioso ao poder. Ele é que sabe como ganhar tudo pos-VA e pós-LFV.

    Conde, veja se consegue convencer os socios, como me convence a mim, com as suas tiradas de benfiquista acima da media.

    Pedro Penedo
    34mil e 26

    ResponderEliminar
  12. De teoria da conspiração em teoria de conspiração há quase 19 anos que não ganhamos nada, isto é que é verdade, a pergunta que deixo é se acham mesmo que não ganhamos só por causa de arbitros, de apitos dourados e afins, agora por culpa de empresarios? e onde fica a nossa culpa e quando assumimos as nossas culpas e os nossos erros? se calhar se olhássemos mais para dentro de casa já tinhamos resolvidos alguns dos problemas que se mantêm constantes há já longos anos e tinhamos passado a ganhar com mais regularidade, é que a chutar a culpa para cima dos outros, isso nunca resolveu, não resolve, nem vai resolver nada.
    Quanto à questão dos jogadores, isso é um problema que afecta o Benfica há quase tanto tempo como aquele em que não ganhamos, é um problema de má gestão continua, que tarda em se resolver, e tem a ver com a forma como se constroi um plantel, mas toda a politica do clube há uma decada para cá é duvidosa, e tenho poucas duvidas que muita gente vai engordando a sua conta, mas não são os empresarios que faz o Benfica ganhar ou perder isso é outra questão, a não ser que tambem existam em Portugal as apostas como em Italia e ninguem saiba.
    O Benfica o ano passado no momento crucial do campeonato até foi prejudicado, como noutros momentos foi beneficiado, não é só prejudicado, mas quem teve a culpa do Benfica em Coimbra dar 45 minutos de avanço? quem teve a culpa em Guimarães da forma como a equipa se apresentou e jogou? quem tem a culpa por o Benfica sofrer golos aos 5 minutos de jogos decisivos? Os arbitros até podem prejudicar, mas a gente coloca-se a jeito, arbitros prejudicarem o clube, guarda redes a fazerem as exibições da vida deles, equipas a darem 200% contra o Benfica, isto sempre sucedeu, sucede e continuará a suceder, por uma simples razão, porque o Benfica é o maior clube português, apesar de já não ser o mais titulado, e este ultimo facto a mim deixa-me triste, tambem em parte porque quem é o clube mais titulado do futebol português, não soube capitalizar em beneficio proprio as suas vitorias, devido a uma forma de estar que tambem não tem sentido nenhum e tambem porque muitas delas foram alicerçadas em situações mais que duvidosas, mas pode ser que o Benfica volte a dar a volta à situação, mas será muito dificil, pelo menos enquanto existir dentro do clube e nos adeptos as teorias da conspiração, e que quando não ganhamos é sempre por causa dos outros.
    Enquanto o clube não deixar de fazer a caça às bruxas dentro da sua propria casa, enquanto não deixarmos de falar constantemente na casa dos outros e do que se passa lá dentro, enquanto não se tentar conciliar todas as pessoas independetemente da sua corrente de opinião, enquanto a equipa não pensar que não pode facilitar em nenhum momento seja contra que equipa for e que quando jogar contra o seu maior adversario, tem que entrar concentrado quando ainda vai a caminho das 4 linhas ou entra para a cabine e enquanto não formos todos unidos e procurar encontrar soluções nas divergencias, podem crer que não sairemos deste marasmo de vitorias em que nos encontramos tão depressa quanto é o desejo e o anseio de todos os benfiquistas, mas enquanto quem dirige optar por dividir as pessoas mais dificil será

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, o futebol pode ser visto de muita maneira. A sua perspectiva de resolver os problemas dentro de casa, está bem patente no SCP. Ou não percebeu a critica implícita que fiz neste texto? Quando você pega dentro de casa, muda de jogadores, gastando dinheiro que não tem pois o futebol é deficitário, muda de treinadores e até muda de presidentes.E o que ganhou o SCP?

      Que é que você acha que podia ser diferente no Benfica? Há um supermercado de jogadores onde você possa ir, tendo a absoluta certeza que faz melhor com os novos do que com os que estão cá? Os do SCP também pensavam assim ... Ou porque acham que contrataram como contrataram?

      As sub-repticias referências ao treinador, demonstram uma cultura desportiva que está a destruir o grande Benfica. Você, tal como a esmagadora maioria, continua a não perceber que o melhor treinador é aquele que comete menos erros que os treinadores adversários, que t~em as mesmas ambições. Ora como é que você pode garantir que Jesus cometeu na época passada mais erros que Vitor Pereira, quando numa prova não organizada pela Mafia portuguesa, o Benfica fez MUITO melhor que o FCP? Não me venha dizer que foi sorte ...

      O problema que você continua a não ver, é que você avalia o treinador pelos resultados.E os resultados são muitas vezes fabricados. Não me venha com a treta que somos beneficiados na Taça da Liga, porque o que eu queria é que eles marcassem estes penaltys na Liga dos milhões. Percebe?

      Em Coimbra o Aimar foi pontapeado dentro da área, e ainda levou falta atacante. Lembra-se?Foi o João Capela.Depois em Guimarães o Rodrigo foi pontapeado dentro da área. O livre que dá o golo do Guimarães nasce de uma falta que não existe. Foi o Carlos Xistra. Lembra-se.Os nomes, os erros de manual, não lhe dizem nada?

      Ah, a culpa é do treinador. Desculpe lá, mas a pensar assim, nem o Ferguson ganha aqui, como não ganhou o Mourinho quando começou a sua aventura como treinador.

      O futebol também é uma luta de culturas e a cultura do Porto vai mais á frente do que a cultura de Lisboa. O SCP que se cuide enquanto o Sr.º Vieira continua a contratar jogadores com o amigo Jorge Mendes, porque ninguém controla as saídas de dinheiro das contas do Sr.º Mendes, ou porque será que ele negoceia sempre com os mesmos? O Falcao ser dele a 50% não lhe diz nada? Ou acha que ele só faz negócios desses com Pinto da Costa (o pessoal do FCP a pensar que venderam por 40 milhões e só receberão 20 ...)?

      Concordo que quem dirige o Benfica apenas procura dividir os adeptos. As constantes referências a Vale e Azevedo isso provocam. Mas até nisto temos de perceber que como quem está por trás deste Benfica, é o BES e outros poderes que ganham muito dinheiro com os sócios do Benfica, há que continuar a evocar esses tempos de dificuldades deixadas por Damásio, para que os sócios não levantem muita sondas e continuem a apoiar este projecto, que está desenhado para dar dinheiro ao BEs, ao Joaquim, á PT e agora mais recentemente ao Jorge Mendes. Quem acha que Vieira não ganha nada com isto, obviamente que pode continuar a pensar assim. Eu não ...

      Eliminar
    2. Eagle temos pontos de vista completamente diferentes sobre os problemas do Benfica e do porquê do Benfica em 19 ganhar tão pouco.
      Em 19 anos os arbitros podem ter influenciado, para ai meia duzia de campeonatos, mas estamos a falar de 19 anos certo?
      Depois no Benfica dirigentes e adeptos, preocupam-se demasiado e falam muito na casa dos outros, ou seja fala-se muito e dá-se muita importancia ao que se passa e ao que se diz no Porto e no Sporting, a mim pouco me interessa o que se passa lá, como benfiquista não me diz respeito, nem os dirigentes deviam falar neles, no entanto na TV privada do clube do que mais se fala é do Porto, até programas a eles têm dedicado, portanto do Sporting e do Porto não falo dos problemas deles nem do que se passa lá.
      Quanto aos jogos do ano passado o JJ esteve pessimo em Coimbra, depois de já ter perdido 3 pontos em Guimarães, leu mal o jogo contra o Porto, como já tinha sido pessimo no jogo das meias finais da taça contra eles e voltou a estar mal no jogo decisivo contra o Porto, por ler mal o jogo e mexer mal na equipa, com isto não estou a dizer que o Benfica deve de trocar de treinador, mas que JJ tem feito imensos erros tem feito, tem gerido pessimamente mal o plantel e isso nas fases finais de todas as 3 epocas notou-se, pois só isso explica que apenas trenhamos ganho o seu unico titulo na ultima jornada contra o Braga, mas tambem tem feito coisas boas, e gostei que ele viesse para o Benfica, porque acho que merecia uma oportunidade de treinar um clube grande, só que tem um problema, tem um ego maior que o mundo e como treinador pensa que é um catedratico, mas não e está longe de o ser, lê as palavras do LFV acerca dele na Bola.
      Quando falo nisto não ignoro que depois o Benfica foi prejudicado nesses jogos, mas o que tu não reconheces é que o Benfica não ganha praticamente nada em 19 anos, mais por culpa propria do que por causa dos outros, os nossos vizinhos tambem dizem que não ganham quase nada em 30 anos por causa de arbitros e do sistema.
      Quanto ao Mourinho não ganhou porque tivemos uns iluminados, Vilarinho e depois Vieira que não o deixaram, e com isso deram um prejuizo ao Benfica que é incalculavel, prejudicaram muito mais o Benfica que o Vale e Azevedo, e além de prejudicarem o Benfica beneficiaram grandemente o nosso maior rival, levando a uma coisa impensavel há 15 ou 20 anos que era eles terem o dobro dos titulos europeus do Benfica e mais titulos na totalidade.

      Eliminar
    3. Quantos aos empresarios eles não jogam, eles enchem é os bolsos, eles e muitos dirigentes e olha que sei do que falo, porque tenho um amigo meu que trabalha com o Mendes, porque acolheu na casa dele quando eram já adolescentes, Quaresma, H.Viana, CR, jogavam na 1ª equipa e o CR já depois no Man.United, no mundial de 2006 ele foi ver os jogos de Poertugal e eles arranjaram-lhe varios bilhetes para assistir aos jogos,o filho dele tem varias coisas oferecidas pelo CR7, posso te dizer que bem antes de sair a noticia que o Moutinho ia para o Porto já ele me tinha dito, que ia haver uma bomba, que o Moutinho tinha tudo acertado com o Porto e alguns dias depois lá veio a noticia, posso te dizer que ainda hoje ele lida com eles.
      Portanto o que falas empresarios, bancos, patrocinadores, fazem negocios com o Benfica, porque há muita gente a encher os bolsos fora e dentro do Benfica, há muitas vantagens depois em negocios privados, etc, mas não é por isso que não ganhamos mais vezes, não ganhamos porque na maioria destes 19 anos fomos incompetentes a varios niveis e nada mais, mas não tinha sido outro salvador do Benfica, Vilarinho que se auto-intitulou como um dos melhores presidentes de sempre, que disse que com ele no Benfica tinham acabado as negociatas?, coitado começou logo mal e a mentir, com o caso do Jardel, ficou a dever 500 mil e além disso ainda teve que comprar o irmão do Jardel, para este não meter uma acção em tribunal, irmão que nunca jogou no Benfica, mas jogou no Alverca.
      Eagle fiquei saturado de muita coisa no Benfica, mas apesar de tanto mal que lhe têm feito nos ultimos 19 anos continuo a gostar do clube, mas bem menos do que aquilo que já gostei ao ponto do Benfica ter sido em determinado periodo da minha vida a prioridade numero 1, era tudo pró Benfica, estive mais de 10 anos sem perder qualquer joga na Luz, e ainda ia ver muitos fora há minha conta, mas fui sempre com gosto e não me arrependo de nada, tive muitas alegrias, faltou a alegria suprema em Viena de Austria, foi só isso que tenho pena de não ter acontecido

      Eliminar
    4. Mas não concordando com a tua opinião, respeito-a e não podia ser de outra forma

      Eliminar
  13. Anónimo1/1/13 19:08

    Eagle01 e Conde de Vimioso:
    Gostava que ambos lessem o meu post em Lucki Me II (Novembro) de 20 de Novembro

    António José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar. Mas quando for assim pode criticar também em www.basta2002.blogspot.com

      Eliminar
    2. Caro amigo, esteve nesse almoço. Fez 200 km. Eu fiz quase 400. Se quiser contacte-me pelo basta2002@gmail.com

      Obrigado.

      Eliminar

    3. Caro Antonio José

      Eu já li e respondi-te na altura. O meu comentário foi o ultimo desse post.

      Abraço

      Eliminar
    4. Anónimo2/1/13 15:17

      Relê de novo f.f. o comentário a que me refiro é posterior ao teu.
      Abraço

      António José

      Eliminar
    5. Já li os comentários todos e num tu falas do almoço em Leiria do qual fui um dos organisadores.

      Se quiseres contacta no endereço que o eagle 01 te dá aqui que depois ele põe-te em contacto comigo.

      Abraço

      Eliminar
  14. Anónimo1/1/13 19:59

    Que confusão vai nessa cabeça !
    As eleições já foram há tempos !
    (2ª via do meu comentário que desapareceu)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, só é confusão para alguns. Eu falei da "transparência" que afinal pode ser "quando o homem quiser" e para que os homens quiserem. falei do SCP. Do Jorge Mendes e de negócios que não têm, na minha perspectiva, lógica desportiva. E sugeri que continuamos a ser aldrabados. Eu não, que resignado entreguei o cartão de sócio. MAs outros que pelos vistos continuam a pensar em funçao do retrato que a comunicação social dá dos assuntos. Nem percebem como se fazem as noticias .. mas enfim, é o Benfica que temos e somos ... bem mais pequeno do que alguns pensam ...

      Eliminar

  15. Lerei com todo o gosto se disseres em que blogue e comentarei.

    ResponderEliminar
  16. Obrigado a todos. OS que concordaram genericamente, não são abrangidos pelo seguinte comentário: então ninguém abordou o premio de Figura do Ano, Proença, para o jornal a BOLA? O tal jornal de Benfiquistas? Já para não falar pela relação que estabeleci entre as sucessivas mudanças de treinadores e jogadores do SCP e a sua actual situação desportiva.

    Esperava que não se limitassem a LFV. Porque esse para mim, é o mais fácil de criticar: 11 anos, 2 titulos de campeão, 230 milhões de divida bancária, transferência da Benfica Estádio para dentro da Benfica SAD, contratações de jogadores que não se entendem, subserviência aos homens do FCP na FPF e na Liga, etc, esse é o mais fácil de criticar.

    A BOLA e o SCP julgo que requeriam mais olfacto critico ... Mas bom, obrigado na mesma a todos que contribuiram ...

    ResponderEliminar
  17. Para que uma mentira não fique como verdade, o Zanaki marcou 10 golos em 19 jogos, mas o Nolito marcou 11 em 18 e 15 nos 27 jogos oficiais que fez ao contrário dos 13 em 32 jogos oficiais do Zanaki. Portanto se é de eficácia que falamos o Noito é superior ao Zanaki, mas além disso, é muito melhor jogador.

    Como John também é muito superior ao Zanaki, mesmo que não marque golos, porque no futebol, mais do que concretizar há o criar desequilíbrios para chegar ao golo e nisso o John é um mestre, melhor ainda que o Nolito, embora a juventude lhe tire algum discernimento por vezes.

    Já o Zanaki, falta-lhe alguma inteligência a jogar, e provavelmente não só, mas isso também não é relevante. Marca bem livres, mas estraga demasiadas jogadas porque decide por-se acima da equipa com remates disparatados ou tentativas de passe de morte que não se justificam.

    Mas isso não é o essencial, o essencial é saber se tendo o Benfica muitas e boas opções para o lugar de extremos se se justificava o investimento superior a 16 milhões de euros segundo a direcção (16,7) nesses 2 jogadores, quando existiam e existem posições bem mais carenciadas de soluções.

    É que o dinheiro é algo limitado e a boa gestão manda que se usem os recursos para se equilibrar o plantel em vez de optar em reforçar sectores que já estão fortes.

    E não, o Benfica não tem tido uma boa gestão nestes últimos anos e durante os próximos meses podem ter a certeza que elaborarei posts no Ontem mostrando isso mesmo e utilizando para tal os números da Direcção e não outros quaisquer.

    A deixar um teaser, gostava que os defensores da Direcção me explicassem, como é que alguém que fez a Benfica SAD perder 73 milhões de euros (!!!) nos últimos 4 anos, a uma média de 18 milhões de euros por ano, pode ser considerado como alguém que geriu bem o Benfica ? Conquistando nesses 4 anos 1 campeonato e 4 taças da liga.

    ResponderEliminar
  18. B cool: explica lá essa dos 73 milhões de euros! Fala de passivo mas tb dos activos pf. Abraço...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking