O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Nuno Golos ou Nulo Gomes?

. 19 comentários
Portugal, 7 de Junho de 2012

De vez em quando debatemos temas sem qualquer sentido de oportunidade ou sentido pedagógico. A questão dos avançados, pontas de lança, matadores, etc, é uma delas.

No nosso clube caímos muitas vezes numa espiral de asneiras e erros de avaliação, que não ajudam a equipa a ser mais forte. Adeptos que pensam de forma errada, apoiarão de forma enviesada o que na minha opinião, não ajuda a equipa a ser melhor.

A questão da saída de Nuno Gomes, por contra ponto às críticas sobre Cardozo, é uma questão interessante e que parece fazer pender a balança para o “mais vale cair em graça do que ser engraçado”. Cardozo é mais útil ao Benfica mas Nuno Gomes aparenta reunir mais apoio entre os adeptos. Ou faz sentir mais saudades...

Muito se escreveu e disse quando o Benfica decidiu não renovar com Nuno Gomes. Algumas frases, protagonistas, datas e órgãos de comunicação social onde foram projectadas:

Nuno é um jogador fantástico e seria bem-vindo em qualquer clube. Não merecia este tratamento. Não tenho dúvida de que seria uma mais valia para o Sp. Braga – Quim, RECORD, 9 de Junho.

Costinha mostrou-se surpreendido pelo anúncio do final da ligação entre Nuno Gomes e o Benfica, salientando que o avançado tem muito para dar o futebol – Costinha, RECORD, 15 de Junho.

Liguei hoje [ontem] ao meu amigo Luís Filipe Vieira a dizer que foi um erro. Tenho grande estima pelo presidente do Benfica, que salvou o clube, mas nesta situação do Nuno Gomes penso que não foi encontrada a melhor solução - Manuel Alegre, BOLA, 16 de Junho.

Espera-se sempre de uma instituição como o Benfica, dada sua grandeza, algo diferente em relação aqueles que marcam uma passagem pelo clube e que é o caso do Nuno Gomes. O processo visto de fora não me parece que tenha sido bem conduzido, claramenteFernando Santos, SAPO online, 16 de Junho.

Nuno Gomes foi ontem apresentado como jogador do Sp. Braga e o emblema minhoto já vende camisolas com o seu nome, algo nunca visto no primeiro dia da pré--época do clube. A imagem de ‘superstar’ do avançado começa a dar lucro ao Sp. Braga e arrastou mais de mil pessoas ao estádio e ao primeiro treino de Leonardo Jardim – Matilde Rocha, CM, 2 de Julho.

Como se percebe por esta amostra aleatória, onde ainda faltam as opiniões alarmistas de Luís Avelãs ou António Magalhães, dois não benfiquistas do RECORD, sempre com a caneta afiada contra o Benfica, podemos constatar como Nuno Gomes era importante para o Benfica. Não tenho opinião idêntica porque os meus valores no futebol são distintos destes que fazem escola no nosso clube.

Olhando aos números, vemos que Nuno Gomes marcou 67 golos em 9 épocas desta 2ª passagem pelo Benfica, marcando no total 166 golos em 398 jogos, nas 12 épocas que vestiu a camisola do Benfica. Foi na Direcção de Vale e Azevedo que curiosamente Nuno Gomes atingiu os seus máximos pessoais, marcando mais de 20 golos quer com Souness (e os ingleses como diziam as “más” línguas), quer com Heynckes. Nos mandatos Vilarinho e Vieira o melhor que conseguiu foram 15 golos em 29 jogos com Koeman.

Os números são como o algodão e não enganam. Mas para explicar a enorme diferença de golos marcados entre Cardozo e Nuno Gomes, já li uma teoria algo fantasista, que sustenta esta diferença na qualidade dos actuais flanqueadores do Benfica! Quando se pensa o futebol pelas nossas convicções e não por aquilo que ele de facto é, podemos cair no ridículo. Como explicar então os 23 golos marcados com os ingleses de Souness e as muitas estadias no banco?

A questão é pois diferente. O tempo de Nuno Gomes no Benfica passou há muitos anos. Foi um erro recontratá-lo à Fiorentina, pagando prémio de assinatura não divulgado mas que se constou que atingiu 4 milhões de euros pagos em 4 épocas. Cardozo é superior em todas as comparações que se queiram fazer, excepto nos cabelos a voar e no passo de corrida.

Prefiro os golos de Cadozo, porque está bom de ver que não interessa como se marcam, mas que se marquem ...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. Apesar do drama criado pela comunicação social no ano transacto, quando Nuno Gomes saiu, onde se destacam frases tais como "a melhor eficácia do ataque do Benfica com 5 golos marcados em 92 mn", a verdade vem sempre ao de cima. Com condições de apoio inequívocas, numa equipa que joga sem pressão e com boas arbitragens, Nuno Gomes marcou 6 golos em 20 jogos.

    Melhor teria sido se aceitasse o lugar que lhe tinham reservado na estrutura do Benfica ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa dos 67 golos nas 9 épocas é no campeonato ? É que nos jogos oficiais foram um pouco mais e desde 2007/08 até 2010/11 que o tempo de jogo dele não foi muito significativo. É um facto que nunca foi um goleador, até porque jogou demasiado tempo a avançado centro quando a especialidade dele era jogar nas costas de um ponta de lança - tipo Brian Deanne ou mesmo o Ricky (que passou despercebido na Luz e tantos golos marcou o bessa).

      Acima de tudo custa-me ver as campanhas que se montam contra jogadores que envergaram a nossa camisola tanto tempo quanto ele envergou (12 épocas), sendo inclusivamente capitão de equipa, e que à semelhança por exemplo do João Pinto saíram do nosso clube por vontade do Benfica, pois deixou de ter interesse neles enquanto jogadores de futebol.

      No Milan não vemos esse tipo de atitudes. Aliás, estranho que exista pessoal que teça loas a jogadores como o Del Piero e à sua longevidade na Juventus e depois quando os nossos símbolos estão prestes a acabar as carreiras não exista essa mesma tolerância.

      Mais me espanta que um jogador como o Mantorras seja nosso símbolo, ele que é o símbolo duma das maiores negociatas do LFV com o Benfica e nos esqueçamos de outros.

      Eliminar
  2. Nuno Gomes, Quim, Rúben Amorim e outros tantos foram muito defendidos quando saíram mas agora já não existem muitas dúvidas que foram tomadas as decisões correctas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dando as outras de borla, a troca do Quim "aranha"(não apreciava) pelo roberto(apreciei menos) não saiu lá nada bem..."coisas" do tempo.

      Eliminar
  3. Anónimo7/6/12 22:19

    Como jogador e a sua utilidade sou completamente a favor da sua saída, mas a forma como foi tratado pelo Benfica foi inadmissível, o final da carreira no Benfica deste grandíssimo profissional, para mim fica marcada com o último jogo (a feijões) da época em pleno estádio da luz não ter direito a um simples minuto para a ultima ovação. Lamentável

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/6/12 23:21

    este poste so nos diz uma coisa, o seu autor esta com falta de trabalho.

    ResponderEliminar
  5. completamente de acordo foi um erro grave a recontratação à Fiorentina, diga-se até que fiquei felicíssimo quando enganámos os italianos e nos livrámos do mono, mas enfim é passado, lembrar-me-ei muito pouco do tal Nuno que é Gomes por causa de outro ahahahahah só por aí ahahahah fraco, muito fraco
    Viva Tacuara!
    Viva o Benfica!
    e pluribus unum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não concordar no erro, isto hoje é uma festa, o sr.antoniomaia viu um erro na gestão do actual Presidente, mas acho que é por ele estar lá a tanto tempo:)

      Eliminar
  6. Podemos argumentar com estatísticas, que só são chamadas quando queremos defender certos pontos de vista! Independentemente disto, a opinião é livre e podemos ou não gostar de Nuno Gomes! E isso não mede o benfiquismo de ninguém, muito menos quando se fala de um capitão do SLB! O que me parece lamentável é por em causa o benfiquismo daqueles que foram fãs do ex-21 do SLB! Mais: se Mantorras mereceu uma homenagem, o que merecia Nuno?
    Nuno Gomes, para o melhor e pior, foi o capitão do SLB! E isso chega! Só é pena que nos dias de hoje, qualquer coisa sirva de beligerância dentro da massa adepta! Ou se é a favor ou contra o Benfica! Até no caso de ex-capitão! Pq foi dispensado pelos soberbos JJ e LFV, apoiar um ex-capitão é ser contra o SLB!! Triste, muito triste!

    ResponderEliminar
  7. Eu se pudesse escolhr neste momento entre ter o Nuno gomes ou o Cardozo, preferia o Cardozo e estou preparado para partir para o insulto e para a violencia com quem discordar comigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preferia o Bryan Ruiz exTwente, até na época passada deste tempo.

      Eliminar
  8. Meus amigos qual destes era melhor o Mats ou o Vata ???
    Por causa do algodão, um era Branco e loiro e o outro era Negro e sem cabelo, jogavam juntos também.

    Outro exemplo, vindo do estrangeiro devido aos números do algodão, o Kluivert tem mais Golos pela selecção holandesa que o V.Basten. Quem era melhor, o Branco ou o Negro ???

    Agora mais fácil, quem seria mais útil ao Sport Lisboa e Benfica, o nº 7 actual ou o Mantorras ???

    Agora uma mais difícil, conseguirá o Benfica manter o Nelson e o Rodrigo 5 aninhos garantidos de Águia ao Peito, com a mesma paciência que temos tido, nos 5 que passaram sempre bem garantidos e o sr. pedro aldave no blá bla´blá...

    ...tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paciência temos nós tido para adeptos que preferem "cabelos ao vento" a golos!
      Paciência temos nós tido para adeptos que não percebem a essência do futebol, o golo!
      Paciência temos nós tido para os "assobiadores", agora do Tacuara antes do NG!
      Paciência temos nós tido para cínicos que passaram a ver no NG um "enorme" por razões politicas!

      ... tempo e paciência esgotados.

      Eliminar
    2. @UnumSLB, caro ou cara paciência... GOLOS.

      Falas por ti ou pelo "temos"...GOLOS.

      Assobio com força ,muita força mesmo, olha na meia final da taça da liga, assobiei tanto tanto que até já incomodava as crianças, mas como estava a ver o mesmo arbitro que me ia tocar a seguir em alvalade...assobiava já de a pensar nos "caldinhos" dos condicionamentos...festejei o passe do Gaitan pro Golo do nº7(a suplente foi a melhor media um remate um golo)...enfim GOLO do BENFICA e até abraço o policia ao meu lado de pé para não estragar as cadeiras.

      Aqui na Blogosfera o imbecil do luis só comenta na pré época para seu conhecimento, tem 2 Blogs onde pode comprovar isso. Tal como nos assobios eu gosto de ouvir sons e sentir o pulso das "coisas" sem temer "politicas" e Grito muito a Palavra BENFICA BENFICA BENFICA, desde que ando na terra deste tempo... paciência, PONTO FINAL.

      Eliminar
  9. António8/6/12 10:19

    Finalmente vejo uma análise ao Nuno Gomes com pés e cabeça. Muito sinceramente, nunca compreendi a histeria benfiquista (pelo menos no universo masculino) por este jogador. Os numeros efectivamente não enganam, mas alguns para o defender, afirmam que não é um finalizador mas para jogar atrás do ponta de lança. Aliás ele tinha tanto lugar no plantel do Glorioso (e não me venham dizer que o Emerson também não tem) que nem no braga joga. Os adeptos tem que começar a apoiar a equipa e não o jogador A ou B. Não se pode aplaudir um jogador só pelo carisma mesmo que a produtividade seja nula. Quantas vezes oiço no nosso estádio a vaiarem jogadores que têm a mesma ou mais produtividade que o Nuno Gomes, mas como não são "bonitos"...Exemplos? Kardec, Kikin Fonseca, Jara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @António,...o Kikin Fonseca, que pérola ,olha veio do cruz azul(chiça) do México.Ai o presidente era rei do cimento:)
      Uma maravilha,estava o luis a acompanhar o mundial 2006 quando surgiu mais esse leasing, quem me o informou no meio duma ressaca, era um Benfiquista já amargurado e o imbecil do luis teve que acreditar.Confirmou-se 6 meses:)

      Sabias que assobiavam o NéNé :) e era o maior sem sujar os calções:)
      Começou por jogar nas alas , mas depois aquela subtileza na velocidade ai ai que Nº7 Maravilhoso doutros tempos.

      Eliminar
  10. Anónimo8/6/12 16:25

    Só espero que não caiam na asneira de lhe dar um lugar na SAD.
    Roma não paga a traidores!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Anónimo vou-te responder com uma Máxima Universal

      Todos querem controlar a arbitragem e ninguém larga a pasta do futebol.

      Roma quer o rolando, o 33jardel...achas que pagam???

      ...tempo.

      Eliminar
  11. Anónimo9/6/12 14:58

    Não percebo como é q alguem pode gostar do cardoz, mas isso sao outras coisas, mas a verdade é q na ultima época do nuno gomes no benfica penso que ele era o 3o melhor avançado, bem melhor q kardecs(este q até fez uma boa época no santos mas que no benfica nao dava uma pa caixa) e jaras.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking