O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Não é culpa tua, mas ajudava se...

. 12 comentários
... se usasses a cabecinha!
Desculpa lá a interpelação directa ao teu tópico de forma repetida, mas nem os mais exigentes conseguem ser tão críticos como tu. Com isto não quero dizer que não concordo com o facto de Jesus estar a errar mais do que devia ou é, sequer, aceitável. Mas, porra, ignorar que o SLBenfica jogou fora, para a Champions e contra uma equipa com qualidade... é absurdo. Isto já para não falar naquele golo do (excelente!!!) Bryan Ruiz.

Começando pelos erros do Jesus, na minha opinião o nosso treinador tem que se decidir: Ou quer jogador com um avançado fixo e aí tem que jogar com dois avançados, ou quer jogar com um avançado móvel (que bem que encaixava Ruiz neste modelo). Agora não pode é jogar em 4-2-3-1 com Cardozo como hoje ou em 4-4-2 com Jara e Saviola como em Barcelos. Tudo baralhado é que não...

A questão da definição do 11 é subjectiva e se eu gostaria de ver o Urreta na direita e o Gaitan a entrar para alternativa ao Aimar no decorrer do jogo, com Capdevila na esquerda... aceito (não concordando) que Jesus queira outra coisa. Alternar depois com o Gaitan numa das alas e ter David Simão a "entrar nas contas" é algo que considero muito válido, tal como equacionar (sim, não estou a divagar) Nélson Oliveira para titular, ou pelo menos alternativa, em 4-2-3-1.

Por falar em avançados, percebo bem o Jesus no seu "amor" ao Bryan Ruiz. Que jogador... e juntar-lhe os outros desejos belgas de Jesus (Mangala, Defour e o concretizado Witsel), era uma senhora equipa... mas adiante que isso é passado.

Agora, o que o SouBenfica parece que quis ignorar é que na Champions joga-se com calculismo e cinismo próprio das grandes equipas. Quando se tem uma segunda mão em casa e o jogo não está a correr na perfeição, já dizia o "velho Trap": "Se não podes ganhar... não percas". Foi isso que Jesus fez hoje e não creio que tenha optado mal.

Podes dizer que para estar na Champions temos que ser capazes de categoricamente vencer "um Twente", dado que apanharemos pela frente "colossos" bem mais fortes. Concordo! Mas também concordo que se o Ruiz não tem marcado aquele golo de forma CLARAMENTE IRREGULAR, se calhar não terias escrito o último tópico.

Também podes dizer que se não fosse o Artur, talvez tivéssemos perdido o jogo e esse golo irregular nem seria assunto. É verdade, também. Mas será que essa não é a função de um grande guarda-redes? Andamos sempre a dizer que o SLBenfica precisa de um grande guarda-redes que valha pontos... quando o temos, dizemos que se não fosse ele. Ora porra, ele está lá para isso...

Em resumo, não considero um mau resultado, ainda que concorde que podia ter sido melhor. Entendo que houve um golo irregular (logo influencia directa no resultado) e que Jesus tem que deixar cair uma série de "mitos" que tem guardados na cabeça para ser melhor treinador e para o SLBenfica ganhar com isso. Se ele continuar a "esgotar" sempre os mesmos... antecipo que vamos reeditar 2010/11... se ele quiser usar um excelente plantel que tem, acredito que o FCPorto não reedita o título.

Como já disse antes, acho que a Administração da SAD fez um bom trabalho na construção do plantel, não entrou em loucuras e ainda resolveu uma data de problemas... mas agora é preciso que Jesus faça o que na SAD acreditam que ele é dos poucos treinadores que é capaz: Potenciar esse investimento com títulos e valorização. Sinceramente, tenho dúvidas que Jesus quebre os estigmas que criou, mas é mais do que possível (e muito desejável)... mas, se calhar ao contrário da SAD, tenho certeza que Jesus não é o único capaz de potenciar este excelente plantel.

PS- Oblak, com sorte e trabalho, será titular em Leiria (primeira divisão) para onde foi emprestado - só tem ainda 18 anos. E já que falamos em jovens, o FCPorto está a emprestar o único jogador que tinha da formação, no seu plantel. Incrível como preferem inscrever menos 4 jogadores na UEFA (21 apenas) em vez de apostarem nos jovens. VERGONHOSO!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. TRAMONTANO17/8/11 00:19

    A subtituiçao de Aimar por Saviola nao se entende e foi a partir dai que eles ganharam ascendente.

    Entrou o Ruben e o Maxi passou a levar com dois em cima nem defendeu nem atacou.

    Que falta fez a agressividade e velocidade de Urreta, mas, o homem nao gosta dele, ou sera o estatuto.

    JJ poderia ter ganho o jogo.

    ResponderEliminar
  2. FCdaFruta17/8/11 00:51

    O golo do Bryan Ruiz na minha opinião é irregular na medida em que se apoiou com as duas mãos nas costas do Emerson para o marcar... Acho que é bem visivel. Fora isso, o jogo foi equilibrado. Talvez se o glorioso tivesse feito o 1-3 as coisas tivessem sido diferentes... O Artur, sim sr, temos guarda redes.

    ResponderEliminar
  3. Benfica à Benfica17/8/11 01:22

    Deste jogo algumas ilações: Emerson não vale um caralh*! Obrigado Artur por existires! Com Roberto na baliza levávamos mais 5! Garay é um monstro na defesa!
    Maxi precisa de férias!! Mas quem raio é que planeou esta época? Ah! Foi aquele que se lembrou de contratar André Almeida ao Belenenses.. Gaitan pensa que joga no país das maravilhas: corre sempre sempre sempre até ficar sem a bola! E de trabalho, não quer! Nolito ainda não me convenceu: espero mais dele, e se possível sem aquele jeito gingão de se atirar para cima dos adversários. Witsel não joga... antes perfuma a relva dos campos que pisa. Matic provou que tem qualidade suficiente para não se sentar ao lado do redondinho Mr. 6M Bruno César, no banquilho! E Cardoso não tem magia não senhor. Mas hoje fez-me saltar da cadeira e gritar golo!!!!! E como eu gosto disso, sendo o golo do Benfica, é claro! Ah e Saviola? Está lesionado? É que não o tenho visto! Que se passara com esse rapazola veloz e com instinto de golo, que tantas alegrias nos deu há duas épocas atrás? Mas isso foi antes dos copos e das saídas nocturnas...
    E como nós sabemos que esta página é, ocasionalmente vista por elementos da direcção e tb de alguns treinadores da equipa, cá vão alguns conselhos grátis e... oportunos:
    -Jorge Jesus: Urreta é o jogador mais veloz do actual plantel e é o natural substituto de Sálvio, esse que qq dia assina pelos porcos da cidade do porto.
    -LF VIeira: Chega de comprar por milhões, jogadores que não valem...tostões. Basta de tanta lavagem..

    ResponderEliminar
  4. o fc da fruta tem que deixar de dar na fruta, pegou numa noticia volto a repetir UMA, e o saviola já é só noitadas, és um triste, desafio-te a mostrares as noitadas do saviola, quem te dera que nesse aspecto fossem todos como o saviola, és triste, mas és do Benfica, tem que ser faz parte! lápis de cera, queres?

    ResponderEliminar
  5. Fernando Coimbra17/8/11 03:25

    Estou dividido entre o optimismo e o realismo. Acho que com JJ vamos ter de esperar que o V.Pereira faça asneira. Sejamos realistas o Porto tem um optimo plantel, só a eventual saida do Falcao os poderá enfraquecer. Não vão encontrar nesta altura ninguém tão bom.

    PAra os bater acredito que precisamos de um JJ melhor, mais estável, com melhor leitura do jogo, sem inventar.

    No jogo de hoje tivemos alguma sorte, um excelente G.R, e muito talento no ataque. Mas a verdade é que a equipa defende mal. Suspeito que até o FEirense nos faz um golo.

    Ps: O emprestimo de Castro é apenas mais uma prova que os 3 grandes estão a cagar-se pra formação. Vão inscrever um ou 2 miudos dos juniores e está feito. E nós não estamos muito melhores, se emprestarmos o Roderick...

    ResponderEliminar
  6. o tempo de jesus acabou.. Ainda nutro esperança de ver o grande José Peseiro no Benfica

    ResponderEliminar
  7. Não percebo por dizes que o Cardozo não encaixa neste 4-2-3-1, acho que depende tudo da equipa adversária. O Saviola jogou sozinho na frente 10m e foi uma nulidade perante aqueles defesas gigantes...

    Agora quando dizes que B.Ruiz encaixava nesta nova táctica que nem uma luva, já te percebo...que jogador!

    saudações

    ResponderEliminar
  8. "Como já disse antes, acho que a Administração da SAD fez um bom trabalho na construção do plantel, não entrou em loucuras e ainda resolveu uma data de problemas... mas agora é preciso que Jesus faça o que na SAD acreditam que ele é dos poucos treinadores que é capaz: Potenciar esse investimento com títulos e valorização. Sinceramente, tenho dúvidas que Jesus quebre os estigmas que criou, mas é mais do que possível (e muito desejável)... mas, se calhar ao contrário da SAD, tenho certeza que Jesus não é o único capaz de potenciar este excelente plantel."


    Ehehehe que raio de gajo, então não entrou em loucuras?? O Bruno César custou quanto? O Enzo Perez quanto foi? Só estes 2 exemplos...o mais cego não é o que não vê mas aquele que não quer ver...
    Resolveram muitos problemas?! Criados por quem, deixa-me ver?... Por eles mesmos!


    O que eu vi em campo foi um Benfiquinha a jogar a medo com um TWente de tostões! Vergonhoso...e não falo daquele equipamento que é um nojo e que tem tudo a ver com o meu Benfica...

    Duarte freitas

    ResponderEliminar
  9. Comprem o Salvio, porra !!! o A.Madrid está cheio de extracomunitários, talvez agora baixem o custo do jogador. Ou tentem o empréstimo. Imaginem, ontem o Salvio com a sua velocidade a desbaratar a defesa so Twente. Não perdoo à Direcção se o jogador acaba nos corruptos.

    ResponderEliminar
  10. Não pode jogar com Cardozo no 4231??? Não só pode como deve!!!! Com Cardozo nessa táctica os "atrevidos" Nolito, Gaitan, Aimar, Witsel têm uma referência de área com poder de choque para responder aos cruzamentos que fazem. Claro que 4231 com um Saviola é ligeiramente diferente de um 4231 com Cardozo, mas como ontem se provou, com Tacuara é muito mais objcetivo e letal.

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião, foi jogo que teve um Benfica com bons momentos e outros que revelaram algumas fragilidades defensivas preocupantes.
    Se por um lado, se viu um Benfica forte e criativo no ataque, com belos momentos ofensivos, onde se destaca a jogada do 2º golo, Por outro lado revelou imensas dificuldades em estancar o jogo ofensivo do adversário, especialmente no meio campo, algo que já havia sido visto em Barcelos e que é urgente melhorar.
    De qualquer modo, julgo que se viu um Benfica personalizado, que reagiu sempre muito bem aos revés do jogo, não se podendo esquecer, que isto é uma eliminatória a duas mãos e como tal, é também normal que a vencer ao intervalo, o Benfica se tenha preocupado em defender a vantagem no marcador, muitas vezes foi Jorge Jesus acusado de não o fazer, o resultado esse, abre excelentes prespectivas para o jogo da Luz.
    Cardozo mais uma vez a dar um bofetada aos seus críticos ferozes, recordando eu que nas últimas duas épocas fez 61 golos e não presta para as más línguas, imagine-se se fosse goleador.
    Artur foi gigante e isso é muito importante para que a equipa confie no seu guarda - redes.
    O que me parece também é que há muita gente que sofre de insatisfação compulsiva, se empata com golos fora é porque devia ter ganho, se perde devia ter empatado se ganha devia ter ganho por mais, até parece que não há adversários e que este Twente não goleou várias vezes em casa muitas boas equipas na Liga europa da época passada.

    ResponderEliminar
  12. Ideias muito arrumadas no comentário o "Benfica à Benfica".

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking