6ª feira anda a roda...
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

6ª feira anda a roda...

 ●  + 9 comentários  ● 

Portugal, 11 de Agosto de 2011

Vai iniciar-se sexta-feira a primeira “aventura” do Benfica na Liga de Clubes 2011-2012. Dado que os responsáveis do Clube/SAD continuam a não se preparar para esta competição de forma total, ou de forma o mais completa possível, para mim é como se andasse a roda da sorte. Porque para ganhar o campeonato vai ser preciso uma enorme dose de sorte. Quase tanta como a necessária para acertar nos números do Euromilhões...

Nos últimos 28 anos, tantos como Pinto da Costa está à frente da Direcção do FCP, o paradigma do futebol nacional mudou. Se até essa altura para ser campeão “bastava” contratar as consideradas melhores referências de jogadores (e portugueses), hoje com Pinto da Costa, para se ganhar, para além desse conjunto de bons jogadores (essencialmente estrangeiros), tem de se ter boa comunicação social e boa arbitragem. Sem estas duas componentes é quase impossível ganhar o título de campeão.

A comunicação social é controlada de forma directa ou indirecta pelo Sr.º Joaquim Oliveira (accionista da SAD do FCP e SCP, ex-accionista da SAD do Alverca). É dono de um conjunto razoável de órgãos de comunicação social e já antes controlava muita gente ligada ao futebol, através da distribuição dos direitos televisivos. Prova disso é que boa parte dos jornalistas da área de Desporto da RTP, se passaram para os quadros da SportTv.

Mas não controlava só pessoas, mas as próprias entidades para quem elas trabalhavam. Foi público nos anos 90, que a dada altura a RTP celebrou um contrato com o Boavista, para aquisição de direitos televisivos das modalidades amadoras, pela astronómica verba (na altura) de 120 mil contos (600 mil euros que hoje poderiam significar perto de 2,5 milhões). Desse contrato a RTP apenas se serviu para passar um jogo de (creio) Andebol. Porque foi feito esse contrato? Porque o Major Valentim Loureiro, na altura era presidente do Boavista e da Liga de Clubes. E nesta qualidade intermediou a aprovação de um Regulamento de Transmissões Televisivas que favoreceu o grupo do Sr.º Joaquim Oliveira. Ou seja, a Olivedesportos beneficiou e quem pagou foram os contribuintes.

Na questão de arbitragem, só um “cego intelectual” pode ignorar a importância que ao longo dos anos têm tido os famosos “xitos” do falecido Adriano Pinto, as lutas da AF Porto para conseguir a presidência da Arbitragem e o controlo de votos entre os vogais nomeados por outras Associações, a oferta dos terrenos para a Sede da Liga de Clubes por parte do ex-presidente da Câmara do Porto, o outro Fernando Gomes hoje na Administração da GALP, os primeiros mandatos de Guilherme Aguiar como Director Executivo da Liga que valeram 5 campeonatos consecutivos ao FCP (conquista que nem o super Benfica dos anos 60 conseguiu), etc., etc.

Portanto hoje no futebol há que ter o controlo da comunicação social e da arbitragem. Da arbitragem para facilitar a vida à equipa do FCP (e seus aliados, como o SCP) e complicar a vida à equipa do Benfica. Depois a comunicação social para passar a mensagem que mais lhes interessa transmitir aos adeptos do futebol, que é “o FCP foi um justo vencedor”, “os árbitros erram a favor e contra todas as equipas”, “o Benfica foi muito inconstante ao longo da época”, etc., etc. Ou seja, uns ajudam a arranjar os resultados, outros branqueiam a forma como foram obtidos.

Há tempos em conversa telefónica com o Dr.º Rui Gomes da Silva, disse-lhe precisamente isto. Que o paradigma do futebol português tinha mudado devido a Pinto da Costa, expliquei porquê, e ele retorquiu que há 2 anos atrás tínhamos – apesar disso – conseguido ganhar o titulo. Dei-lhe a minha explicação: quando se ganha um título, nessas condições, com 84% de pontos, tantos como Mourinho conseguiu na 1ª vez que foi campeão, é porque se foi forçosamente muito bom. E ser muito bom, acontece na estatística, de 10 em 10 anos, com muito investimento em contratações. Ou seja, o raciocínio não pode ser “conseguimos ganhar apesar do sistema”, o raciocínio deveria ser “quantas vezes fomos impedidos de ser campeão pelo sistema”.

O Dr.º Rui Gomes da Silva é vice-presidente da SAD. Passa a mensagem da Direcção. Concluí que na óptica deles, vamos estrear a série, “equipa maravilha do Sr.º Vieira – temporada 11”. Enfim, eu vejo mais como andar a roda da sorte. Pode ser que nos calhe qualquer coisa ...

9 comentários blogger

  1. Infelizmente o nossos dirigentes são anjinhos. Mas muitos benfiquistas tb acham isso, tb acham que "basta" ser melhor...o q me custa a aceitar depois de tantos e tantos anos de roubalheira. Será q esta malta não aprende???

    Nem o super barça tinha hípoteses contra o sistema do corrupto mor e dos oliveirinhas...

    ResponderEliminar
  2. Se calhar á 2 anos quando ganhamos por jogar bom futebol, não bastava. Só bastou porque o Pinto estava atarefado com o apito dourado, não se pode manobrar tanto...

    ResponderEliminar
  3. durante o apito dourado, que passou o foculporto a pente fino durante 4 anos consecutivos, fomos TETRACAMPEÕES!!!!

    voces não ganham porque são uns chorões!!!
    precisaram dar ordens aos stewards para PROVOCAREM a comitiva portista porque já sabiam que haveria revide, como qualquer um que seja provocado e ofendido o faria.
    precisaram MUDAR A CAMARA DE VIGILANCIA de sítio para ninguém ver o que estava planeado.
    precisaram do conluio do ricardo costa já tendo a certeza que ele teria mão pesada com jogadores do porto e braga, e que nada acontecia aos pobrezitos stewards lampiões paus mandados.
    queria ver se o orelhas resistia 4 anos seguidos a um apito encarnado sem ser condenado e preso.vale e azevedo foi para a gaiola por muito menos.
    keith richards.

    ResponderEliminar
  4. Mete nojo que quem descreve o sistema mafioso que domina o futebol desde há cerca de 30 anos venha como que a culpar os dirigentes actuais do Benfica pela situação.
    Até parece, que se pode concluir do lido que o Benfica quer ocupar com o mesmo objectivo os cargos decisores das estruturas do futebol.. (intragavel).
    Por isso acho o post nojento pelas intenções ao não condenar quem tem permitido a situação. Quanto à pseudo-CS (pasquins)muitos benfiquistas não sabem quem são os proprietarios e directores merdosos dessa escumalha da letra impressa.

    Já sei que vai ter o mesmo caminho de outros: LIXO

    E que dizem do Olegario ir arbitrar em guimarães? Deve ser culpa do Gomes da Silva ou/e do J Gabriel....???

    ResponderEliminar
  5. Eu sou Portista e leitor assiduo do blogue, acho a sua opnião muito unilateral, pelo que foco alguns pontos que são importantes de referir;
    - JJ não é treinador para o benfica, corram saltem faça o que quiser, podem discorda comigo, mas concordaram que este quando resicindir com clube independetemente da forma acham que ira para um clube de dimensão superior ao Benfica????
    - guarda redes, será que vale a pena falar!!!!
    - defesa, Luisão incosntante mandão sim mas extremamente faltoso a roçar a agressão
    - o outro defesa central, não havia
    - os laterais maxi, jogo metade da epoca e tirando Coentrão que este sim é um jogador de outro mundo, vale pelo plantel do Benfica todo, e não exagero .
    - Javi, faltoso, pesado sem visão de jogo.
    - Aimar, bem 1/5 de epoca é que joga ao alto nivel se não se lesionar .
    - Salvio, muito bom, azar na lesão, mas pergunto estava mesmo com a cabeça no Benfica.
    - Gaitan ou Jara, medianos não acham
    - Cardoso e Saviola, desmotivados .
    Por isso acho muito interessante as criticas paa fora, mas quando o que temos dentro é o que descrevi, acham mesmo que era sufciente para vencer o que quer que fosse .

    ResponderEliminar
  6. AINDA NÃO ENTENDI COMO É POSSIVEL NUM BLOG COM ESTE VALOR E IMPORTANCIA PARA TODA A FAMILIA BENFIQUISTA E NÃO SÓ, NÃO EXISTIREM MODERADORES NOS COMENTÁRIOS, PERMITIREM QUE OS CABRÕES DOS CORRUPTOS E AINDA POR CIMA TODOS ANÓNIMOS ESCREVAM E OFENDAM OS BENFIQUISTAS É ALGO QUE ME ULTRAPASSA, NESTE BLOG COMO EM QUALQUER BLOG DO BENFICA NÃO DEVERIA EXISTIR A PALAVRA DEMOCRACIA MAS SIM A PALAVRA DITADURA QUANTO AOS COMENTÁRIOS, É QUE EU PELO MENOS NÃO ACEITO NEM ENTENDO QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO DE ALGUM CABRÃO PORTISTA NUM BLOG DO GLORIOSO, ATÉ NISTO GOSTAMOS DE SER ENRABADOS.

    ResponderEliminar
  7. eagle01 faz ai uma lista com o GB e o bola7 e mais ai uns quantos e va força vai haver eleições no proximo ano ai ja podem corrigir tudo o que não esta bem

    ResponderEliminar
  8. Os actuais dirigentes (na pessoa do presidente) estão no clube há 10 anos! Será que n houve tempo de corrigir uma série de coisas? Digo eu... "Temos um projecto" diz LFV há anos! Pergunta: algum de vós sabe qual é o projecto?

    ResponderEliminar
  9. Para o anónimo das 01:55 até acho que deste uma boa ideia. Mas porque será que um simples anónimo quer que nós vamos para a frente? Já pensei em ir, porque devemos ser coerentes com o que pensamos. Mas a 450 km de Lisboa eu vou aonde? Vou ali ao Porto saber como funciona o sistema, para depois o escrever nos blogues. Percebes? Não posso fazer mais nada, embora quisesse.

    A campanha eleitoral custa alguns milhares. Os Bancos não apoiariam uma lista de "pés descalços". Caso fosse eleita uma lista de "fora", logo a seguir vinham exigir a cobrança dos 200 milhões que o amigo Vieira conseguiu obter, para estarmos nesta situação: dependentes e pouco ganhadores.

    Meu caro, quando a mensagem não agrada, não se deve matar o mensageiro mas perceber a qualidade dessa mensagem.

    Para o adepto portista, meu caro, deixei de acreditar no Pai Natal aos 10 anos, já lá vão 39 ... Se você acredita nas patranhadas todas que escreveu, olhe, problema seu. O Ferguson também já sabe como o FCP ganha.

    Quanto ao "farfalhudo" acho que o "nojento" era para mim, pelo que desafio-o a vir ao meu blogue trocar ideias e acusações ao que escrevo sobre esta Direcção do "sistema" que temos. É em www.basta2002.blogspot.com

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares