O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Benfica: Gestão com coração?

. 16 comentários
Hoje foi noticiado que Peres Bandeira, um "long time servant" do Benfica, foi dispensado pelo clube. Não discuto a decisão. Ao cabo de 30 anos é perfeitamente crível que a sua utilidade tenha expirado. Normal... Aconselhável até para evitar vícios instalados! O motivo deste texto é outro. A gestão benfiquista do Benfica. LFV tem optado pela "profissionalização" da estrutura encarnada. Se bem que ninguém sabe o que abrange a tal estrutura. Vide Nuno Gomes, convidado que foi para um "cargo"... Voltando ao tema: a profissionalização. A verdade é que LFV tem escolhido "profissionais" para o futebol. Profissionais não benfiquistas. Os últimos a entrar foram António Carraça (Sporting) e Manuel Sérgio (Belenenses). Sejamos honestos, se o Benfica for campeão, ninguém se lembra do clube de ambos! Mas também é verdade que o trajecto para o título torna-se muito mais complicado, minando o Benfica de gente não ligada emocionalmente ao clube! E este ponto é que é o mais importante de ser debatido: em 6 milhões de pessoas não há gestores profissionais e competentes? Duvido! Então porquê da tendência de convidar não benfiquistas para a "estrutura" do futebol? Andará LFV mal aconselhado? Creio que sim... Dez anos, dois títulos, diz muito!



Peres Bandeira é benfiquista. Sócio 800 e picos do Sport Lisboa e Benfica! Só por isso não tem direito a ser dirigente "ad eternum" na Luz. Porém, a sua substituição, e a contratação de outros profissionais, tem de atender a critérios diferentes. Colocar a competência a par do benfiquismo! Repito: em 6 milhões de adeptos e num universo tão extenso de sócios tem de haver muita gente que consiga equiparar estes atributos por igual!



Eu sonho com um 11 benfiquista composto só por portugueses, na sua grande maioria formada no clube a levantar o título de campeão nacional! Porém, sei que tal é (praticamente) impossível. Mas também gostava que só fossemos ao estrangeiro quando em Portugal e na formação não existisse comprovadamente melhor! No dirigismo do SLB teria de ser igual. Não sou alérgico a n/benfiquistas no clube, desde que sejam bons profissionais, bons executantes e sérios! Mas também tem de haver a preocupação de procurar primariamente gente com estes atributos, mas que sejam benfiquistas...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Gostei de ler e faz sentido, mas como ainda não fomos esclarecidos pelo Benfica, até o homem pode ter saído por livre vontade.

    ... mas em 6 milhões há de certeza quem tenha valor, pode é não aceitar, como foi o caso do Humberto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Um passarinho disse-me que o carraça até benfiquista. Alguém me confirma isto?

    ResponderEliminar
  3. bom post.

    sobre o assunto do Peres só falta vir um iluminado como o Jorge Batista e dizer que o Peres foi dispensado porque era um dos bufos... é que para inventar basta só juntar dois factos que nada têm em comum...

    ResponderEliminar
  4. FCdaFruta29/6/11 23:31

    Vocês quando sonham com essas coisas irrealistas, por amor a virgem tenham em conta que Portugal não tem a dimensão do Brasil/Argentina/Espanha, logo não "fabrica" tantos bons jogadores como nesses países.

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada29/6/11 23:32

    Vieira não descansará enquanto não esvaziar o Benfica de benfiquistas.
    Até parece que está a cumprir ordens de alguém que o tem na mão... Se não é parece!
    Mas voltando ao tema há duas interpretações que só nos podem preocupar:

    1 - Se Peres Bandeira saiu, - após 30 anos! - por sua livre vontade, não podemos deixar de questionar sobre o que o terá levado a tomar tal decisão. A menos que haja algums impedimento de saúde ou familiar, não podemos deixar passar sem nos preocuparmos.

    2 - Se saiu por vontade da direcção, então aí a coisa além de preocupante é inaceitável! Se foi por falta de profissionalismo, temos que perguntar de quem?! De Peres bandeira, ou de quem só reparou nisso ao fim de 10 DEZ anos?!

    Outra dúvida me assalta: Será que Vieira e pandilha encontrou o bode espiatório para a situação surgida relativamente aos bufos/espiões? Não acham demasiada coincidência?

    Por mim, entendo e exijo que a direcção deve explicar tudo muito bem explicadinho! É que eu, como benfiquista, não acredito em bruxas e não aceito que no meu clube se processe caça às ditas só porque sim e para calar as hostes! Mais areia para os olhos... NÃO!

    ResponderEliminar
  6. O Peres reformou-se. Em vez de se debitar só coisas sem jeito, pelo menos informem-se do que escrevem e evitam o habitual ridículo de raramente ser verdade o que dizem. Mas aqui também já sabemos com o que se conta e como tal, vale 0 o que dizem.

    Luís Lacerda

    ResponderEliminar
  7. JediVermelho30/6/11 00:06

    O Carraça, todas as info e coversas indicam-no como sportinguista...

    ResponderEliminar
  8. Antes de atirar postas de pescada seria melhor saber se o homem não se reformou...

    ResponderEliminar
  9. superáguia30/6/11 10:58

    A profissionalização significa selecionar e contratar as melhores pessoas pelas suas capacidades e competências.
    O conceito de profissionalização aqui preconizada implicaria, por exemplo, que não se poderia contratar para a equipa principal jogadores a equipas adversárias, caso não fossem benfiquistas.
    Como se poderá ver isso não é fundamento válido para se contratar ou não um jogador.

    Não creio que haja alguma estratégia para na área da gestão se contratar "não benfiquistas", mas sim,e apenas, contratar as melhores pessoas possíveis para cada função.
    Possívelmente Peres Bandeira foi,em seu tempo, muito bom na sua função e agora, por razões pessoais ou profissionais, haverá necessidade de regenerar, dar um novo impulso e maior energia naquela área, com a entrada de outra pessoa.

    Não às vacas sagradas ou aos preconceitos.

    ResponderEliminar
  10. Caro Jedi, pelo menos informa-te sobre o que escreves. O homem apenas tinha 82 anos, não tem direito ao descanso. E com essa idade deveria fartar-se de trabalhar. É preciso escrever-se tanta tolice, sem se saber do que se escreve. Neste blog de certeza que sim. Cada post, cada inverdade, manipulação; objectivo - denegrir a imagem da direcção do SLB. Sejam úteis, vão a votos em 2012 já que são tão bons e os outros nada valem. É só postas de pescada sem nexo algum a toda a hora.

    Tomás Pizarro

    ResponderEliminar
  11. Peres Bandeira deve ter mais de 65 anos. Talvez não fosse nenhum bufo, mas por vezes desabafava sem ver bem quem o rodeava. Cheguei a ouvir-lhe alguns desabafos no tempo do Manuel Damásio em que ele era olheiro. Não critico o homem porque acredito que o fazia na boa fé.

    Adérito Martins

    ResponderEliminar
  12. Peres Bandeira, aquele que à 11 anos deu um relatório ao Mourinho sobre a equipa do Boavista. Nesse mesmo relatório só constavam 10 jogadores na equipa adversária.

    A pergunta é: como se aguentou por mais 11 anos?

    É bom termos profissionais Benfiquistas na estrutura mas há que ter critério...na escolha e nos comentários posteriores.

    ResponderEliminar
  13. superáguia30/6/11 13:10

    O Peres Bandeira tem, salvo erro,....82 anos.

    Mais considerações para quê?

    ResponderEliminar
  14. LOL. Queriam que ele lá ficasse até aos 100 anos. Vocês tanto fazem bons posts como de repente estragam tudo. Informem-se mais 1 bocado antes de virem debitar tanta alarvidade.

    ResponderEliminar
  15. Já li algures que o senhor tem 82 anos (para ter sido treinador nos anos 70, bate mais ou menos certo).
    Deixem lá o homem ir descansar e preocupemos-nos com as questões que realmente estão mal no SLB (que é quase tudo o resto, diga-se).

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. JediVermelho30/6/11 15:21

    haja paciência p vos aturar! Vocês leram o post? Em algum lado eu critico a saída de PB? N dixe q o prazo de utilidad expirou? Epah,assim n. Ler cm convém,n!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking