O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Defeso 2010/2011

. 15 comentários
Para todos os amantes do desporto rei a época do defeso é um misto de emoções e expectativas consoante se encontram desportivamente os clubes que apoiam.

Para os que tiveram uma época em grande com a conquista de títulos, a expectativa é que o clube mantenha os seus melhores jogadores e se reforcem com jogadores de grande nível, as chamadas trutas, ao mesmo tempo que aguardam impacientemente que o mercado de transferências feche de forma a garantirem que mais ninguém sai e assim se concentrem única e exclusivamente nas várias competições em que o seu clube participe.

Para os que tiveram uma época desportiva abaixo da expectativa, aguardam que o clube arrume a casa e que cheguem novos jogadores que os façam novamente sonhar.
Na minha opinião penso que o período de transferências deveria ser entre o período de 01 de Junho a 31 de Julho, ou seja, quando os campeonatos começassem já os plantéis estariam fechados.

Eu penso que só deveremos fazer um balanço do defeso do Benfica quando o período de transferências termina, porque assim podemos ter uma melhor opinião de quem entrou no clube, após termos visto os jogadores em acção. Falar sobre jogadores que acabam de entrar, se têm ou não valor ou se jogam em determinadas posições é subjectivo, porque a posição de um jogador está sempre dependente do sistema utilizado pela equipa em que jogou anteriormente e pelas movimentações que o seu treinador pretende. Posso dar o exemplo do Simão, que muitos disseram que não serviria porque não é um extremo esquerdo. Simão joga actualmente como extremo esquerdo puro no sistema de Quique Flores, no entanto, no Benfica jogou a interior esquerdo onde tanto descaía para a esquerda como vinha para dentro. No Benfica podíamos dizer que era um interior esquerdo mas no Atlético podemos dizer que é um extremo esquerdo, com bons resultados em qualquer das posições. É uma questão de o jogador perceber e se adaptar ás movimentações e disposição táctica que o treinador pretende.

No que ao Benfica diz respeito, penso que o balanço não é totalmente positivo. Foram feitas contratações e tomadas decisões que não são consensuais e deixam muito a desejar. Numa primeira fase as coisas foram bem planeadas mas depois foi o desnorte total.

Vejamos:

Gaitan- Quando veio ainda Di Maria não tinha saído, portanto seria a 2.ª opção para o lugar de extremo esquerdo, para ir entrando de forma progressiva na equipa. Excelente!!
Jara- O substituto ideal para Saviola, uma vez que Eder Luis não se conseguiu impor. Excelente!!
Fábio Faria- Apesar de muitos acharem bem esta compra, eu não concordo. É bom jogador e é esquerdino e tal, mas temos lá o Miguel Vitor e até o Roderick. David Luiz não é esquerdino e não é por isso que deixa de ser um enorme central.
Salvio- Quando veio já Ramires tinha partido. Acho que foi uma boa aquisição, não é o substituto de Ramires mas era um jogador com estas características que também precisávamos para a direita. Excelente!!
Alipio- Não consigo perceber esta compra e nem sei os valores e condições do negócio. Péssimo!!!
Rodrigo- Demos seis milhões por um jogador para emprestar?! Não dá para entender… Péssimo!!
Oblak- Pelo que tenho lido foi uma excelente aposta do Benfica.
Roberto- Substituto de Quim. Logo á partida o preço foi exorbitante, não sabendo os contornos do negócio, mas até alguém explicar melhor o valor, para mim custou 8,5 milhões de euros. Reconheço qualidades no Roberto que o podem levar a um nível excelente mas até agora tem sido uma desilusão, mostrando uma enorme falta de confiança. A rever…

A inclusão de Miguel Vítor, Roderick e Nelson Oliveira era obrigatória, bem como a saída de Weldon e Sidnei.


No final deste mercado vejo que:

- Não temos substituto para Máxi;
- Não temos um real substituto de Di Maria;
- Temos o Gaitan ainda em fase de adaptação ao um sistema de jogo e movimentações que JJ pretende;
- Não temos um real substituto para Gaitan, á semelhança do ano passado em relação ao Di Maria;
- Não temos um real substituto para Ramires.

Não sei as condições dos atletas que falarei e nem sei se era possível ir buscá-los mas para mim, os substitutos ideias para Di Maria e Ramires seriam Simão e Manuel Fernandes. Para defesa direito poderia vir o Miguel. Experientes, conhecem o Benfica e o futebol português, são portugueses e internacionais. Com os 6 milhões gastos no Rodrigo e os 4 que penso que demos a mais no Roberto, dava para ir buscar um destes jogadores.

O meu Benfica 2010/2011 seria:

Guarda-Redes- Roberto(se viesse por 4 milhões), Júlio César e Moreira
Defesa Direito- Miguel(Valência), Máxi
Defesa Esquerdo- Fábio Coentrão, César Peixoto
Defesa Central- Luisão, David Luiz, Miguel Vítor, Roderick
Médio Defensivo- Javi Garcia, Airton
Médio Interior Direito- Manuel Fernandes, Ruben Amorim
Extremo Direito- Salvio
Extremo Esquerdo- Simão, Gaitan
Médio Ofensivo- Aimar, Carlos Martins, David Simão
Avançado Fixo- Cardozo, Kardec, Nelson Oliveira
Avançado Móvel- Saviola, Jara, Nuno Gomes

Quero agradecer ao GB a oportunidade de escrever neste espaço de referência na blogosfera mesmo sabendo que na maioria das vezes não concordo com ele, o que demonstra a pluralidade de opiniões que quer para o GB.

FORÇA BENFICA!!!

Deliciem-se a ler o GB, o Director Desportivo (LOL), como é possível tal coisa... :)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Miguel... M. Fernandes... memória curta...
    Já para não falar no fraco rendimento desportivo de ambos nas últimas épocas.

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Tiago Veiga1/9/10 14:37

    O Miguel e o M.Fernandes saíram do Benfica de forma indigna e não têm mostrado ser grandes jogadores. Pelo contrário, o M.Fernandes não joga, e o Miguel é uma sombra daquilo que era quando começou a carreira no Benfica.

    De resto, não discordo, excepto o facto de que preferia o Eduardo por 4,5milhões do que o Roberto de borla.

    ResponderEliminar
  3. Miguel?!?! Mas está tudo doido ou que ?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/9/10 14:45

    é uma perspectiva mais conservadora e a procurar justificar as apostas da direcção como válidas. Não é criticável

    Como referi no tópico http://geracaobenfica.blogspot.com/2010/08/gb-o-director-desportivo-lol.html discordo em absoluto dessa via.

    MAIS: a todos os que apontam o dedo aos custos mensais da opção que indiquei, além dos factores de suporte financeiro que apresentei ainda dou mais um:

    ZORO: 2M€/ano a treinar a parte
    MAKU: 1,2M€/ano a treinar a parte
    MARCEL: 1M€/ano emprestado e o Benfica a pagar
    MANTORRAS: 600mil/ano e o Benfica a pagar

    Quanto está "só" aqui? 4,8M€/ano! Acham que o Simão, Quaresma e Huntelaar custavam por ano mais do que 9,8M€?

    Se não, então eu libertei mais 10M€ do que a SAD, se canalizar 5M para um ano e 5M para o outro, com mais 4,8M€/ano desses "pesos mortos", dá 9,8M€ em dois anos disponiveis para pagar salários.

    Contas simples não? AH! E não estou a contalibizar os 2M€/ano do Roberto, que passaria as contas para 11,8M€/ano libertados!

    ResponderEliminar
  5. corsario negro1/9/10 15:16

    Viste algum comunicado do Benfica a dizer que o Rodrigo custou 6 milhoes? Na tranferencia do Di Maria no total de 36 milhoes ficaram 4 para baterem a clausula, por isso o Rodrigo valeu 3 e o Alipio 1, com o Real a ficar com direito de compra pelo dobro destes valores

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/9/10 15:34

    corsario negro, nem tu acreditas nisso, meu caro.

    Guito certo no DiMaria são 25M... os outros 11M são se isto, se aquilo e mesmo assim há aí alguma nebulosidade que me faz querer que não aparecerão.

    Quanto ao valor do Rodrigo, basta ires a TODOS os meios de comunicação em Espanha, e a gente mais ligada ao Real e todos afirmam: 6M€! Por muito que te tentes convencer que vieram de borla

    E até te digo mais: O Rodrigo, ca pra mim, nem quis vir para Portugal, mas sim para Inglaterra onde se falava ter acordo com o Bolton há mto tempo... daí a dispensa.

    Quanto ao Alípio, nem vou comentar tamanha vergonha de ir buscar esse brazuca

    ResponderEliminar
  7. Mas qual 'e o clube do mundo que nao tem pesos mortos? Qual 'e o clube do mundo que nao faz contratacoes menos conseguidas?

    Dizer-se que se libertava alguns salarios daqui e dali, 'e simples de facto, e resolve teoricamente o problema. Mas esse 'e um exercicio teorico, apenas, porque todos sabemos que todos os clubes (e nao apenas o Benfica) teem dificuldade em colocar excedentarios,principalmente porque teem ordenados incomportaveis para clubes de menor dimensao.

    Sao jogadores que nunca deveriam ter sido comprados? Concordo claro, mas 'e facil ajuizar depois.

    Se alguem me disser o nome de um grande clube do mundo que nao cometa erros de avaliacao carissimos todos os anos, agradecia. O Jorge Jesus enganou-se na avaliacao de alguns jogadores? Se calhar sim mas, Fergusson nao se enganou em relacao a Hargreves, a Anderson a 30M por cabeca? Mourinho nao se enganou em relacao a Quaresma? Guardiola nao se enganou em relacao a Ibrahimovic ou Kerrisson? Etc,etc, 'e que ate parece que no Benfica 'e tudo uma cambada de incomptentes e que so aqui 'e que ha erros.

    Eu penso que o grande problema 'e as pessoas pensarem que o Benfica e principalmente PORTUGAL, 'e um pais atractivo para jogadores de topo, ja feitos e com margem de erro reduzida que veem para aqui jogar no pauperrimo futebol portugues, em que o futebol jogado nas 4 linhas 'e tao pouco que a malta tem de se entreter a falar dos bastidores. Querem ver o Robinho jogar contra o Louletano? Ou o Santa Cruz? Ou o Ronaldinho?!

    Tivemos sorte com o Saviola, e o AImar veio porque quem nos vendeu julgava que nos estava a enfiar um barrete com um jogador aleijado e ja acabado. Mas desses nao ha todos os anos.

    Queira-se ou nao, o mercado do Benfica 'e o mercado das promessas, jogadores com potencial que possam crescer e afirmarem/se como jogadores de topo. Mas sao apostas mais susceptiveis de erro evidentemente.

    ' E preciso 'e dar se tempo para que os jogadores crescam, e nao queima-los imediatamente ao fim de um mes ou de dois ou tres erros.

    Gaitan e Jara teem tudo para brevemente serem jogadores de topo no Benfica e despertar a cobica de maiores emblemas.

    De Roberto, ja tenho mais duvidas:)))

    E deixem-me ir trabalhar antes que o patrao me despeca:)))))) Isto dos blog consegue ser viciante!!!

    ResponderEliminar
  8. Não partindo para o mesmo tipo de explicações que tão bem foram aqui definidas, julguei ser importante enumerar erros e acontecimentos, cuja causa/efeito, pode ajudar a explicar este mau arranque do benfica, foi o que fiz.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo1/9/10 16:08

    Fácil ajuizar depois, RedMoon????

    Mas quem no seu perfeito juizo pode permitir a situação de Mantorras? a renovação a Marcel? Manter Zoro e Makukula sem colocação?

    Recordo-te que a generalidade destes jogadores nunca chegou a vestir a camisola do Benfica. Ou seja, nunca foram efectivamente parte das soluções. Não chegaram sequer a errar... simplesmente nao foram opção.

    Quando um jogador não corresponde... admite-se! Olha o Luis Filipe! Mas esses custam pouco dinheiro

    Agora estamos a falar em mais de 5M€ POR ANO!

    Queres mesmo ir por aí?

    O mercado do Benfica é o das promessas? quais? Javi Garcia é promessa? Saviola é promessa? Aimar é promessa?

    Por amor de Deus....

    ResponderEliminar
  10. Miguel e Miguel Fernandes no Benfica, nunca! Foram jogadores que forçaram a sua saída do clube. O que seria esta época se F. Coentrão, David Luiz e Luisão tivessem feito o mesmo?

    Já me chega o caso Jorge Ribeiro que ainda miúdo pensou que iria seguir as pisadas do irmão. Como na cagadeira do Freixo não o quiseram teve como prémio um regresso em pleno ao Benfica...

    O Benfica não se faz com nomes,(mesmo Eusébio tinha atrás de si grandes grandes equipas) faz-se com equipas e para mim pouco me importa que sejam portugueses ou marcianos. Têm é de saber respeitar o clube que representam e serem bons jogadores!

    Caro Geração,

    A prespectiva que apresenta no seu tópico "...GB, o Director Desportivo (LOL)..., é interessante, não fosse o caso de a realidade de um clube de futebol ser tudo menos linear!

    Não acredita, com certeza, que se fosse o DD, não teria jogadores com contrato que não interessam ao treinador! Como resolveria esses casos? Rescindia os contratos indemnizando-os? Emprestava-os e pagava o respectivo ordenado? Integrava-os no plantel contra a vontade do treinador? No caso dos jovens da formação fazia o mesmo?

    Contratava Simão, Quaresma e Huntelar e pagava-lhes muito acima do que ganham jogadores como David Luiz, Luisão, Javi Garci, Fábio Coentrão ou aumentava-lhes também o ordenado?

    Contas simples, muito simples, mas com a repercussão que cada acto de gestão tem no Benfica, esta perspectiva não nos leva a lado nenhum!

    O clube corrupto, tão elogiado em relação à sua gestão, acabou de emprestar Tomás Costa, jogador pelo qual pagou perto de 8 milhões de euros. Difícil de acreditar não é? Pois, quando foi contratado o clube dos andrades "só" pagou, 3,2 milhões. No entanto, no último relatório e contas (eu li) está lá registado um valor acima dos 4 milhões, que pagaram pela restante percentagem do passe - este assunto foi discutido, de forma envergonhada, no blog reflexão portista. A bola, em Junho deste ano, escreve que ele custou 3,2 milhões, preço pelo o qual os corruptos o queriam vender - e há quem considere que o jornal a Bola é a "Bíblia" do Benfica!!!!

    O que se diria se tal coisa se passa-se no no Benfica! Ainda bem bem que assim é, garante que não nos deixámos enganar facilmente, apesar de por vezes complicarmos a vida de quem dirige o nosso clube! Antes assim...

    ResponderEliminar
  11. GB,

    Eu tambem concordo con a historia do Marcel, do Zoro ou do Makukula. Foram erros evidentemente.

    Mas sao jogadores de outros treinadores, de outros tempos, de epocas em que iamos ao mercado com pacotes de amendoins.

    Eu penso que seria saudavel que se esquecesse o passado. O Benfica tem um treinador que foi campeao nacional, que pos o Benfica a jogar 'a bola, que para o bem ou para o mal 'e responsavel pelo plantel deste ano. Nao 'e responsavel por Marceis nem por Zoros. Quanto muito 'e responsavel por Eder Luis ou Menezes. mas tambem 'e responsavel por Coentrao, David Luis, Javi Garcia, Cardozo, DiMaria, etc,etc. Nao 'e so para o mau como as vezes parece.

    Demos/lhe tempo, 'e o que eu peco. Eu tambem queria Urreta, tambem acho que o Reyes poderia ter vindo se tivesse havido vontade, tambem queria mais jogadores da formacao,etc...

    Mas acredito no treinador e nas suas opcoes.O tempo sera o melhor juiz.

    Eu nao discordo de ti quando dizes que ha coisas mal feitas. Discordo 'e quando quase parece que tudo o que existe 'e mau.

    'E que por exemplo, quem disse que o substituto de Di Maria tem de ser um jogador igual ao Di Maria? Porque nao pode ser o Gaitan, um jogador diferente que procure outros espacos, sabendo que por tras esta Coentrao para chegar 'a linha?

    Quantos clubes de topo jogam com extremos de raiz?

    'E nestas questoes que eu acho que
    as criticas teem sido demasiadas. E partem de nos. Todos partiram do principio que substituir Ramirez e di maria era ir buscar dois jogadores iguais aos que sairam.

    Mas alguem sabe se sao essas as ideias do treinador para o Benfica deste ano?

    ResponderEliminar
  12. barrosao1/9/10 16:41

    concordo em absoluto com o redmoon. javi garcia a meu ver era promessa alguem se deu ao trabalho de ver a media de cartoens desse jogador antes de ele vir para o benfica? alguem foi ao site do real madrid ver o quanto os adeptos do mesmos ficaram contentes com a sua venda? quaresma, antes de ir para o besiktas alguem queria ficar com flop do inter e do jose mourinho? falar depois e muito facil, alguem queria o eduardo sem ser jj antes do mundial? o gaitan n é subestituto de dimaria e do pablo. a situaçao de makukula axo bem se nao espetam o dinheiro n o levam e facil o clube nao esta em saldos. pena que a situaçao do dimaria nao tenha sido igual, mas é preferivel a venda por menos para o real que daki a um ano por 11M para o porto, jogadores descontentes que se fodam. a ñ venda do cardozo foi um erro colossal esse sim 25M por esse cromo dos golos. o subestituto do ramires deveria estar tratado desdeque se assinou, visto as suas declaraçoens que o slb era apenas um clube para dar o salto, simao admitia que viese mas nao estava desejoso disso, ja nao tem a mesma "genica" de antes continuo a bater na tecla do robinho, axo que era a contrataçao do seculo, o Davide luis deveria ter o salario mais alto do plantel fazer dele um simbolo adoro o jogador e o melhor do mundo na sua posiçao, ja demonstrou este ano que nao esta no slb po0r dinheiro, e precisso motivalos para eles nao querem sair, deem lhe casa tragam a familia dele para portugal tuo o que o jogador quiser para se sentir em casa, marcel zoro que dispensalos a custo 0? axam isso bem para a politica de vendas? mantorras esse sim um caso muito bicudo, axo que tem os tomates de lfv na mao por alguma coisa que este fez so assim consigo perceber a sua atitude, rui costa, deveria deixar de ser o boneco que é de lfv e assumirse como um homem. jj ja provou demasiadas x que e um optimo treinador deveria assumir a possiçao de rui costa e fazer frente ao lfv, as suas escolhas nao podem ser adulteradas, oblak, alpilo, nao acredito que tenham vindo por indicaçao dele... e a penas uma opiniao claro

    ResponderEliminar
  13. Cá para mim andas a jogar muito FM, mas está fixe são opinoões

    ResponderEliminar
  14. Pela primeira vez, vou opinar sobre jogadores.
    O Miguel e o M.Fernandes; NUNCA, NUNCA, NUNCA MAIS.

    ResponderEliminar
  15. Epa eu acho vergonhoso um blog deste nível falar sequer na hipótese do miguel ou do manelelé pt de voltarem a portugal. PELO AMOR DE DEUS!!!! NUNDA! Jogadores que cuspiram no prato que comeram não são bemvindos.

    quanto ÀS transferências...discordo do roberto e do Rodrigo. O Alipio tenho mtas duvidas sequer que seja do Benfica. O Benfica tem lacunas no plantel mas já as tínhamos o ano passado. Vamos ser campeões.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking