O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mais uma "descoberta" de JJ

. Sem comentários
Foi hoje anunciada a contratação, a custo zero (estava sem contrato com o ManUtd, onde foi formado) Evandro Brandão. Poucos o conhecerão, a mim despertou-me a atenção à umas épocas quando jogava FM e me deparei com um português nos Sub18 do ManUtd. Depois disso já tive oportunidade de ver dele boas indicações ao serviço da selecção Sub18 de Portugal.



Não é um craque! Mas é claramente um jogador à imagem e estilo de Jorge Jesus que já na época passada o tentara resgatar para os juniores de Braga, tal como tentara com Jean Silva. Ambos estão agora no SLBenfica, ambos pela mão de Jorge Jesus que demonstrou aos responsáveis do SLBenfica tratarem-se de apostas seguras.

Jean Silva já o demonstra ao serviço dos juniores, para Evandro começa agora a aventura e terá em Jorge Jesus uma importante ajuda e um determinante incentivo na sua evolução. O Evandro te ainda um longo caminho a percorrer e é fundamental não queimar etapas na sua formação, pelo que entendo uma medida muitíssimo acertada a de o colocar nos juniores - pois todos sabemos que o JJ tem uma atenção especial para com a evolução destes jogadores, acompanhando sempre que pode os jogos realizados no Seixal.

Em paralelo a esta política de aquisição de jovens de elevado potencial - este ano já vamos em dois pela mão de Jorge Jesus - demonstra que o nosso treinador está a assumir uma elevadíssima importância na nossa estrutura no que diz respeito não só ao Benfica de hoje... mas também ao de amanhã e depois...

À margem desta estratégia, evoluem ainda ligados ao Benfica com contrato profissional, valores como Miguel Rosa (Carregado), Ruben Lima (Setúbal), Romeu Ribeiro (Gil Vicente), David Simão e Carvalhas (Fátima), Yartey e Leandro Piementa (Beira Mar), Lassana Camará, Danilo, Roderick e Nelson Oliveira (juniores), entre outros... todos fruto de um projecto de formação que deu um elevado impulso ao SLBenfica, mas que carece de continuidade para se manter na frente do pelotão... na frente do Sporting e do FCPorto, que continuam a apostar na formação em conjunto com a prospecção de jovens em idade já junior e juvenil.

Rui Costa (e/ou Jorge Jesus?) tem agora um desafio fundamental que é o de cada vez mais dar a estes jovens uma integração planeada, apoiada e estruturada no futebol profissional. Dos acima indicados, poucos são aqueles que nesta fase estão efectivamente num processo de início de carreira com perspectivas de poder vir a integrar o plantel do SLBenfica. Nesta fase talvez apenas Miguel Rosa e Yartey se aproximem deste patamar, mas ainda a alguma distância.

Poderá ser por falta de qualidade, não que sejam maus jogadores, mas cada vez mais têm que ser de excelência, de topo... craques que fazem a diferença. Mas também poderá por não estarem em clubes que tenham um enquadramento favorável.

Nesta última vertente, cabe-nos escolher antecipadamente os melhores clubes e até treinadores para tal (talvez por esta altura preparar já o plantel desses clubes na próxima época). Estabelecer modelos de colaboração e compensação desses clubes e/ou treinadores por apostarem nos nossos jovens, lhes darem responsabilidade e os ajudarem.

Não tenho dúvidas que, com o projecto-Carraça, demos um salto qualitativo muito grande na formação e na prospecção... mas esse salto tem cada vez mais que começar a dar frutos. É um excelente indicador o numero e tipo de jovens que aparecem com contrato profissional, mas a formação só dará efectivos frutos e uma real rentabilização do investimento quando os nossos jovens integrarem com um papel activo o plantel de forma sustentada.

Bem sei que temos jogadores com esse potencial (ou pelo menos assim o desejo) e anseio por ver esse potencial consumado e orgulhar-me de os ver no plantel principal, em campo a lutarem por uma camisola que sentirão sempre de forma especial.

Para concluir, e regressando ao tema Evandro Brandão, reforço a enorme alegria e entusiasmo que me desperta este envolvimento global de Jorge Jesus na estratégia do nosso futebol. Demonstra um trabalho a vários níveis notável e que é reconhecido como de elevada qualidade pela Administração da SAD, facto demonstrado na materialização das contratações quer para o Benfica de hoje... como para o Benfica de amanhã.

Obrigado JJ
Viva o Benfica!

0

Enviar um comentário

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking