O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 11 de julho de 2025

Estarei sempre contra as técnicas que fizeram Vieira eternizar-se no poder!

. 17 comentários

Têm sido lamentáveis os últimos meses. Arrancou a pré-campanha para as (apetecíveis?) eleições para a Direção do Sport Lisboa e Benfica... e pouco se aproveita do que se tem visto.

Para começar, o próprio SLBenfica e em concreto a MAG que continua sem apresentar nem calendário, nem propostas, nem soluções para o Regulamento Geral Eleitoral. Procurámos, de forma pouco jurídica por não ter essas competências dar uma Contribuição do NGB para o Regulamento Geral Eleitoral há já quase um mês... e nada se tem visto do lado do Clube quando faltam já cerca de três meses para as eleições e metade disso são períodos de férias que limitarão o contributo e participação dos sócios.

Este conceito de "deixar para o fim para atamancar o processo de decisão" parece-me muito típico de "estrategas de opinião publica" como era Luis Filipe Vieira, que usava os momentos e os movimentos de massas em proveito próprio. Foi assim que fez passar os anteriores estatutos e que conseguiu várias eleições. Estou contra! Não quero estratégias à Vieira

Depois temos os candidatos. Acho surpreendente estar-se a confundir ideias e desejos com compromissos e execução. Alguém diz "deviamos ter a equipa mais próxima dos sócios e entrar pela porta 18" (por exemplo, não quero personalizar), mas isto não é um compromisso, é uma ideia... um bitaite. Como "temos que melhorar o ambiente pré-jogo" ou "a forma como são geridas as contratações ou as vendas está errada". Tudo isto, meus amigos, são desejos e bitaites.

O que se espera de um candidato - e agarrando nestes mesmos exemplos para ser objectivo, porém aleatório para ninguém se sentir atacado - é que diga:

- A nossa proposta é mudar a entrada para a porta 18 nos jogos de maior (ou menor, como quiserem) afluência. Para os demais jogos pretendemos que a entrada seja sempre feita pela rotunda Cosme Damião, e iremos fazer essa proposta às forças de segurança. . Se tal não for aceite, seremos forçados a aceitar as normas da PSP, mas os nossos jogadores entraram no reconhecimento no relvado 10min antes para poderem acercar-se aos adeptos do Piso 0 para autografos e fotos.

- No pré-jogo iremos dispensar o DJ e substituir o speaker. Para tal iremos recrutar alguem com o perfil X, Y e Z.... e ter sempre um ambiente nativo liderado pelos adeptos, com música mais baixa e onde os canticos por parte dos adeptos vão liderar. O ambiente será marcado pelos adeptos, que poderão entrar mais cedo para conviver com os atletas.

- Relativamente a vendas, nenhum jogador antes de 3 anos e com mais de 80% dos jogos a titular será negociado, salvo um clube pagar as condições da clausula. Todos os anos iremos integrar três atletas da formação no plantel principal e o nosso treinador terá que se comprometer a dar-lhes pelo menos 20% de utilização em todas as competições, isso irá alterar a política de contratações para jogadores com o perfil A B e C.

Entendem como é diferente falar de ideias ou de compromissos? Não me venha com a conversa que ALGUM dos candidatos fala de factos concretos, porque não fala. Fala da sua ambição, dos seus desejos e ideias. Nesse formato nunca saberemos se as vai concretizar ou se se compromete a abandonar o cargo se não for capaz, por exemplo.

Estas conversas de ambição e foco numa transformação e uma estrela do norte que parecia que nunca chegava e que havia sempre precalços que a impediam... sabem quem é que tinha essa postura não sabem? Não... não gosto de promessas à Vieira.

Por fim os próprios benfiquistas, basta "passear" pelas redes sociais para assistir a três situações que ocorrem diariamente:

1. Vários apoiantes de campanhas a usarem argumentos absolutamente iguais e ao mesmo tempo, indiciando um claro entendimento ou orientação entre eles para fazer passar uma mensagem. Não podemos andar anos a criticar a "cartilha do Vieira" para agora andar a combinar como defendemos um candidato para ele poder estar calado. Os benfiquistas mais que voluntários em prol de alguém, têm que ser eles próprios e não que pode ser bom para alguém em quem confiam.

2. Ataques entre benfiquistas. Isto foi o eterno "dividir para reinar" que Luis Filipe Vieira tanto gostava. Se alguém diz "boa decisão" hoje dia, não passa de um vieirista, de um bot, de um avençado, de alguém a quem vai acabar a mama... o que se pode hoje em dia dizer é que está tudo mal e se terminar a mensagem com OUTubro, melhor. Hoje em dia há os benfiquistas de merda, que são tolerantes ou até simpatizam com quem está no poder. Há os benfiquistas avençados que não tomam uma posição porque são pagos para defender quem está no poder (ou seja, ser moderado passou a ser estar "do outro lado") e há os benfiquistas a sério. 

Eu podia mostrar-vos milhares de exemplos de Vieira a classificar os benfiquistas assim mesmo, mas acho que ia ficar um texto muito longo.

3. Imunidade vs Impunidade. Infelizmente chegámos a um ponto onde os benfiquistas que já pensavam que sabiam tudo, agora pensam que podem tudo. Todos podemos insultar, denegrir, gozar, expor, provocar os outros... mas não podem fazer-nos isso a nós. Já não há respeito institucional - "não fazem por merecer", dizem - e acima de tudo não há sequer respeito pelo outro. Sabem quem se sentia acima de todos os demais, que podia dizer o que quisesse e ai de quem ousasse critica-lo a ele não sabem? Pois...

São demasiadas semelhanças com o passado para eu entender que me falem em mudança. Fazer as coisas assim não é querer mudanças... é querer o mesmo mas que mude quem lá está porque eu gosto mais dessa pessoa ou simplesmente porque não gosto da outra.

Por essas e por outras eu tenho dito: se formos por aí "ainda vai piorar (com outro presidente) antes de melhorar (com outro ainda)" e assim vai andar o Benfica ao sabor de impulsos sociais, para daqui a dois anos já ninguém ter votado no próximo presidente, como hoje ninguém votou no Damásio, Vale Azevedo, Vieira ou Rui Costa... não encontram ninguem.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Criticar quem não admite que votou neste ou aquele tb não ajuda na agregação dos benfiquistas em prol do Benfica.
    Por exemplo como no post anterior admito que votei em Vieira, Rui Costa e tb no Noronha em eleições anteriores.
    Há que respeitar o facto de pessoas não quererem dizer em quem votaram

    Recordo que o Vieira ainda não avançou e percebo esta campanha contra ele pois percebe-se que será um possível vencedor
    Mas tb admito que não votarei nestes 3 novamente por diferentes razões
    Vieira: passou o seu tempo
    Rui Costa: incapacidade de transformar o Benfica
    Noronha: Equipa e pessoas meditativas não inspira confiança
    Por isso aguardo por ver o que os outros 3 candidatos oficiais. Dois deles parecem muito interessantes quanto a estratégia e ideias. Mayer e Manteigas. O Cristóvão não conheço muito dele.
    No entanto ressalvo que a equipa é capacidade de execução da estratégia será fundamental para a minha decisão

    ResponderEliminar
  2. Bom texto, com o qual concordo em geral. Mas é preciso referir que AINDA estamos a 3 meses e meio das eleições! É uma eternidade em processos eleitorais e o tal mês e meio de férias apagará o impacto de propostas feitas agora. Percebo o entusiasmo, estamos quase todos cansados da mediocridade e queremos muito ver a melhor solução eleita, mas os candidatos têm a sua estratégia e serão sensatos em segui-la. Todos sabem com o que podem contar dos sócios do Benfica, tendo em conta os últimos 20 anos de eleições, todos sabem que os resultados do principio de época serão fundamentais, todos sabem que caso os resultados sejam negativos a promessa de um "Jardel" na última semana de campanha pode virar uma votação. Devia ser assim? Não, mas o espírito associativo perdeu-se e não serão promessas ou propostas em Julho que o trarão de volta! Para mudar a situação há que ser eleito primeiro e para ser eleito é preciso ser estratégico, neste caso é a inversão do ditado popular: albarda-se o dono à vontade dos ...

    ResponderEliminar
  3. Com o turbin o Benfica nunca ganhará um campeonato. Para lhe me ter um golo basta rematar á baliza. Se não for á figura entra.

    ResponderEliminar
  4. Félix e Almada são bons jogadores mas muito parecidos no sentido em que ambos só jogam quando têm a bola e mesmo assim têm pouco golo e poucas assistências. Nunca serão a solução dos problemas do Benfica e vão arruinar as contas do clube e impedir que se reforce noutros sectores durante vários anos. Pelo menos que contratem um só, até porque jogam praticamente na mesma posição. Comprar os dois será um monumental disparate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felix não
      Almada não
      Richard rios sim

      Félix e Almada escandalosamente caros para o currículo apresentado.
      pelos valores que falam, nomeadamente, os salários pornograficos de Félix, serão um atentado criminoso às contas do Benfica

      Richard rios é um grande jogador e destes jogadores intensos, grandes e fortes que o Benfica precisa e não de putos mimados como o Félix que amua quando o treinador lhe diz para correr para trás e para recuperar bolas.

      Destes 3 só contrataria Richard rios mas nunca cometendo loucuras que impactaria negativamente o futuro financeiro do clube.


      Eliminar
    2. Se olharmos para a carreira do Félix vemos 6 meses fantásticos a jogar a 2º avançado com Lage. O resto é mediano. Qualquer jogador tem o seu annus mirabilis. O Benfica terá feito uma venda incrível. Eu não investiria tanto dinheiro em Félix sem o testar por empréstimo.

      Eliminar
  5. Então os jogadores que não têm jogos é por isso não servem não podem ser vendidos????

    ResponderEliminar
  6. «O Homem do Palheiro» acha que ainda não gozou os benfiquistas o suficiente...

    Vai daí pensa em mais uma rodada...

    Só a continuação como sócio do SLB de semelhante escroque tira-me do sério...

    ResponderEliminar
  7. Não há técnica nenhuma.
    O que há é estupidez habitual dos sócios que votaram no LFV após este ter afundado o Alverca.

    ResponderEliminar
  8. Relativamente às candidaturas, ideias, equipas e programas, ainda é muito cedo. Estamos em Julho. A malta agora vai de férias. Não é um momento eficaz para campanhas. A partir de Setembro é que a coisa vai mexer.

    As eleições deviam ser sempre em Junho, após o final da época. 2 meses mal medidos para balanço, campanha e debates, eleição, passar a pasta e entrada em funções de uma nova direção ainda em Julho. Direção cessante apenas em funções com poderes limitados.

    ResponderEliminar
  9. isto de ver o lugar em risco é muito interessante, depois de andar quatro anos a pastar decide fazer em meses o que não fez em quatro e alguns fazer o oposto do que fez.

    Depois de tantas críticas à estrutura agora à última faz uma revolução, e a oposição é que é populista.
    Depois de anos calado, e por isso conivente, e a apoiar quem nos prejudica agora apertado decide falar, e a oposição é que é populista
    Anos sem tomar uma posição de força contra a centralização dos direitos televisivos e de repente sem que nada de significativo tivesse mudado, a não ser a proximidade de eleições, eis que decide tomar uma posição de força, e a oposição é que é populista.

    Deixa as redes sociais e vive na vida real nas redes sociais, sobre qualquer assunto não apenas sobre o clube e sobre as eleições, acontece qualquer um dos três problemas que referiste

    ResponderEliminar
  10. Isto não vai lá com Presidentes da treta. Com este modelo empresarial e de gestão é sempre a afundar! Venha um Presidente do Catar com as malas cheias de dinheiro à PSG e deixem de pensar em presidentes tesos e incompetentes!

    ResponderEliminar
  11. PIMENTA NO CU DOS OUTROS... PARA MIM É REFRESCO!

    ResponderEliminar
  12. Por que razão é que se diz que é erro do VAR?
    É evidente que os VARS viram que era vermelho mas decidiram intencional e conscientemente falsificar a verdade desportiva a favor dos lagartos.
    Não digam que foi um erro. É desonestidade.
    É para estas coisas que o conselho de arbitragem nomeia o Tiago Martins é mais alguns para os jogos do Benfica.

    ResponderEliminar
  13. A 16 dias do jogo com o Sporting e 3 semanas para a pre eliminatória da champions, temos um plantel que perdeu três titulares absolutoscom 2 putos desconhecidos como reforços e meio plantel composto por putos da equipa B.
    E neste blog continuam preocupados com as propostas da oposição.
    Surreal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vez de preparar a nova época que será muito desafiante Rui Costa preferiu ir fazer turismo para os EUA no mundial de clubes.
      Se houvesse uma gota de competência na direcção do Benfica a maioria das contratações teriam sido feitas antes do mundial de clubes …mas é o que se vê

      Eliminar
  14. A democracia, dizem os teóricos políticos, pressupõe um eleitorado informado e responsável. Mas quando É impressionante, é mesmo impressionante quando a massa associativa de uma instituição centenária contempla o regresso de quem a saqueou, e sobretudo, quando há quem ainda neste espaço de debate acoita e dá espaço à alarvidade...estamos perante um fenómeno que transcende a mera irresponsabilidade: entramos no reino da patologia coletiva.
    O Sport Lisboa e Benfica, catedral do futebol português, prepara-se para cometer um suicídio assistido. A arma? A reeleição de Luís Filipe Vieira. O carrasco? Os próprios sócios, armados de uma amnésia seletiva que faria corar os pacientes de Alzheimer.
    Esta amnésia estratégica permite aos sócios ignorarem convenientemente a Operação Lex, o Mala Ciao, os Vouchers, os Emails e o surreal E-Toupeira. Cada processo judicial é arquivado mentalmente como "perseguição política", cada acusação transformada em "inveja dos rivais".
    A eventual reeleição de Vieira representaria algo muito mais grave do que a simples escolha de um mau presidente. Significaria a normalização definitiva da corrupção institucional, a aceitação de que o roubo é tolerável desde que acompanhado de sucesso desportivo.
    Esta distopia não é ficção científica – é a realidade tangível de uma sociedade que perdeu a capacidade de distinguir entre o certo e o errado, entre o líder e o parasita, entre o construtor e o destruidor.
    Quando uma instituição de 120 anos aceita ser governada por um homem com mais processos judiciais do que anos de honestidade, estamos perante a morte simbólica dos valores que a fundaram. Os "pais fundadores" não sonharam com um clube que servisse de lavandaria para fortunas ilícitas.
    Se os sócios escolherem novamente este caminho, estarão a escrever o epitáfio da própria paixão. Porque não há títulos suficientes para lavar a mancha da desonestidade, não há troféus capazes de restituir a dignidade perdida, não há vitórias que justifiquem a traição aos valores fundadores.
    A escolha é simples: ou o Benfica enterra definitivamente o vieirismo, ou o vieirismo enterrará definitivamente o Benfica.
    A diferença é que, desta vez, quem escolhe o defunto são os próprios enlutados.
    Tenham juizo e não sejam "martelos" como no filme e video clip do "the Wall"... se calhar já estou a pedir muito!!
    Carrega Benfica
    (sócio desde 1980)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking