Quem me leu escrever sobre eleições desde 2012 sabe bem o quanto achei lamentável Luis Filipe Vieira nunca sequer se dignar a apresentar um projecto, qual Rei Midas. Para ele o projecto era a gratidão que tinham que ter os sócios por ele ter "salvo" o Benfica. Lamentável circo do culto do lider que foi resultando... e continua a resultar, ao olhar para a forma como já tanta gente tem escolhas feitas sem ter visto um único programa eleitoral, uma única equipa de liderança nada... Tudo na base do culto do líder.
Somos muito bons a repetir os erros do passado e a esperar resultados diferentes.
Isto a propósito de dois temas que me fazem muita confusão:
- Interessa a muito poucos a ausência de regulamento eleitoral quando caminhamos a passos largos para faltarem 3 meses para as eleições, sendo que metade desse período vai ser de férias e ninguém se vai querer envolver em nada.
- Todos acham normal andar-se "na estrada" durante um ano, seis meses, quatro meses... e só quando faltar um mês é que vão aparecer nomes a conta-gotas. Até lá vai tudo na base da crença, aquela que criticamos aos que votavam no Vieira "porque a bola entrava" ou "para não vir outro ladrão". Muda o tipo de crença, mas a base é na verdade a mesma.
O candidato João Diogo Manteigas lançou a estrutura dos vices... mas dizer quem são "a seu tempo". Lançou depois o organograma das modalidades, mas dizer quem os ocupará "a seu tempo"...
Ora, eu posso ter uma leitura fundamental de como deveria ser uma estrutura, posso ter - se quiserem a analogia futebolística - a melhor tactica do mundo, mas se depois escolher maus executantes, de que serve?
Algum de vocês gosta do Guardiola pelo seu 433, 442 ou seja lá que distribuição use? Pela forma fantástica como fala? Ou gostam porque com a bola a rolar ele já mostrou escolher os melhores (porém os mais caros) e com isso brindar-nos com 90min de grande execução?
Temos o candidato João Noronha Lopes a dizer que tem uma equipa a trabalhar com ele à meses, o João Diogo Manteigas a dizer que se está a preparar há anos e tem uma equipa orgânica com ele e o Martim Mayer diz que tem trabalhado para este momento há decadas e tem uma equipa de grandes profissionais - parece que andam a ver quem "sabe andar nisto" há mais tempo.
Então, mas se todos têm equipas... porque essas equipas não são conhecidas? Porque não sabemos quem é que tem ajudado cada um a pensar os organogramas, a estratégica financeira, a visão para o associativismo, o plano para as modalidades, etc?
Então falamos em transparência e depois "as equipas" são um "trunfo" para usar quando puder ser explorado em proveito próprio e não para a informação dos sócios?
Se há expressão que todos conhecemos é que o "Excel e o Powerpoint aguentam tudo"... o que quiserem fazer para jogar com numeros e ideias... esses softwares comem tudo. Depois já não podem dar garantias que funciona, mas ali vai sempre parecer maravilhoso e se não o for é por culpa de quem escreveu.
E atenção que isto não é uma critica a ninguém... é uma sugestão a todos. Não acho que não apresentar esses dados seja motivo de crítica... apenas (no meu caso) faz tardar o elogio.... A não ser que os malucos que gostamos de ter as cartas todas na mesa sejamos mesmo muito poucos. Nesse caso é deixar ir assim que, aparentemtente quem está errado sou eu.
Agora parece que irão aparecer o Rui Costa - já aqui deixei o meu pensamento há dois dias que se for para aparecer com mais do mesmo, mais vale deixar a discussão para quem quer vir falar do futuro e não defender o passado - e ainda parece que (será?) quer Luis Filipe Vieira mostrar que consegue vencer a todos. Eu não o censuro, se o "rei do culto do Lider" e das balelas vê que anda tudo à procura de um líder e não de projectos sustentados, sujeitos ao contraditório e vai lá na base da conversa do benfiquismo e de como todos sabemos ver o que está mal... então ele também quer.
Quem já está em jogo está a perder a oportunidade de fazer o que apregoa e marcar a diferença e meter a barra muito elevada para quem quer lutar pelo poder (sim, não usei a expressão ao calhas, mas isso são "outros quinhentos"). Perdeu a oportunidade de chegar com as cartas na mesa, 4 ou 5 nomes fortes de apoio, envolvidos nas conversas e a mostrar trabalho de equipa e não de "todo poderoso-conhecedor". Perdeu ainda a oportunidade de dizer que não vai fazer 100 coisas, mas vai focar-se em 5 ou 10 e explicar em detalhe como pretende fazer e superar as variáveis que não controla sem "achismos".
Depois cabe ao contraditório dos debates e às conversas entre os associados "fazer o resto". Estamos a assistir a demasiados jogos de bastidores para isto vir a ter um bom resultado. Tal como já antecipei algumas vezes, espero estar enganado mas dá-me a ideia que isto vai ficar muito pior (com outro ou com o mesmo) antes de ficar melhor (com outro ainda). Temo que daqui a um ano e meio já ninguém votou no que será eleito, mesmo que ele o seja com milhares de votos...
Aliás, hoje em dia desafio-vos a encontrar um amigo que tenha votado no Damásio, Vale e Azevedo, Vieira ou Rui Costa... se perguntarem a 10 sócios devem encontrar um desgraçado sincero. Mas não se deixem apanhar como o RAP que no outro dia parecia que havia um Benfica até 2018 e outro depois disso... andou pelo menos 6 ou 7 anos distraído, mas mais vale tarde que nunca e eu prefiro quem muda de opinião do que quem finge que está sempre certo.
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Sim, mas não... ainda é cedo!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boas. Eu não estou sempre certo e também erro e me engano. Mas tento ser coerente. Se num determinado dia do passado eu defendi uma coisa, não vou depois anos mais tarde jurar a pés juntos que nunca defendi isso. Chama-se a isto ser verdadeiro e honesto.
ResponderEliminarPassemos ao assunto que te trouxe com mais este post.
Resume-se a: que chatice, tantos candidatos já na estrada e ninguém apresenta nomes que os vão acompanhar e que fica para melhor oportunidade. Se achas que isso é muito importante, ok, tudo bem. Para mim o que é preciso é que não vão a eleições sozinhos na lista, acho que nem é possível regulamentarmente. Desde que apresentem os nomes com a antecedência devida, nada a opor.
Mas podemos falar dos putativos candidatos?
Rui Costa diz ou disseram por ele que seria a seguir ao Mundial de Clubes que diria se era recandidato ou não. Vamos ver.
Mauro Cartaxo já disse, agarrem-me se não eu vou mesmo candidatar-me.
Também já há muito tempo que estão nesta "estrada" do vou não vou. Aguardemos então quando puserem a boca no trombone se nos apresentam logo os outros nomes que os vão acompanhar. E eu cá estarei para ver se somos coerentes com as exigências ou não.
Duma coisa já sabemos: não sabemos ainda se o Rui Costa se recandidata ou não, mas ficámos a saber que o Bruno Lage continuará a ser o treinador do Benfica, e esta hein? Não sabemos se ele ganha as eleições mesmo que se recandidate, mas já sabemos que o Bruno Lage será o treinador do Benfica. Ora isto sim, isto é que é fibra, isto é que é defender os interesses superiores do Benfica. Por acaso no posta anterior em que referiste alguns nomes de que ele não se devia acompanhar caso concorra, não referiste nada sobre o Bruno Lage.
Rui Costa ainda não sabemos se vai ou não vai, mas já lançou para a comunicação social a novela do "grande regresso" a casa do menino João Félix, custe lá isso o que custar, seja lá isso o melhor ou não para a defesa dos superiores interesses do Benfica.
fantastico. fartaste-te de destilar bocas e ódio para dizer que está tudo bem entre os candidatos actuais... o problema é mesmo tudo o resto. Portanto nada que apontar. So tens que estar confiante e verás como a partir de Outubro vai ser só campeoantos ganhos
EliminarVendam o kokçu por favor!
ResponderEliminarNesta altura é mais importante do que as eleições,
Devíamos iniciar a época já com todos os reforços para que se aproveite o pouco tempo de pré época,
Mas onde estão eles?
O que anda a estrutura do Benfica a fazer? Estão de férias ou em greve?
O presidente esteve de férias nos eua, mas é os outros?
Quanto ao Mayer. A candidatura só será apresentada oficialmente a 9 Julho. Se nesse dia ou nos dias seguintes ele não apresentar a “tal equipa” e programa então poder-se-á criticar. Colocá-lo junto dos outros nas críticas é injusto para já.
ResponderEliminarTambém não vi qualquer referencia a um candidato de nome Cristóvão Carvalho
Não o conheço, mas penso que também merecia estar aqui referenciado junto dos outros. Este e qualquer outro que esteja a esquecer.
Uma sugestão. Assim estejam os programas e as “tais equipas” cá fora façam um post individual para cada um com as vossas opiniões. Seria muito interessante debater cada caso.
O que mais me irrita nestas campanhas é a sabujice de certas personalidades. Cronos da política, da rádio, da TV, da cultura. Muitos claramente a procura de tacho, exposição mediática à custa do Benfica
Para mim, este será tb um fator decisivo na hora de votar. Não me agrada ver gente sem qualquer qualificação profissional para gerir uma SAD e clube.
O Benfica está num momento decisivo onde é preciso ter mais profissionalismo e competência com visão estateégica e os tais executores como referiste
De resto concordo em pleno com este post.
é precisamente pelo que referes de "Não me agrada ver gente sem qualquer qualificação profissional para gerir uma SAD e clube." que acho que os nomes sao fundamentais desde o dia 1 e nao são "jogadas"
EliminarCada vez me parece mais que Rui Costa além de ter andado a «desaprender» com Vi€ira, esse mestre encartado de empreitadas «mais que» duvidosas, e guru de Esquemas, Manobras & Cia, deve ter aprendido artes cómico-dramáticas nos seus anos florentinos, tal o enquadramento de «ópera bufa» com que trata a encenação da sua recandidatura junto das «usuais fontes mediáticas» peritas em esgotos e ventos contaminados...
ResponderEliminarRui Costa já causou demasiado dano ao Benfica, não devendo insistir em torturar mais o clube com a sua imensa inaptidão para cargos directivos no Benfica.
BASTA!
Para o Benfica é melhor regatear durante 1 ou 2 meses para poupar 1 ou 2 milhões na contratação de um reforço ou pagar 1 ou 2 milhões a mais para ter o jogador no início da pré época para que a equipe aproveite todo o tempo de treino disponível?
ResponderEliminarBenfica SEMPRE...
ResponderEliminar