O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


domingo, 15 de junho de 2025

Mudança ou Ruptura? Jogo de Ilusões e Ambições

. 51 comentários

"É preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma"

A famosa frase do romance "O Leopardo" de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, parece que se vai encaixar como uma luva na futura eleição do próximo presidente do SLBenfica.

Infelizmente não tenho esperança alguma que a eleição do futuro Presidente do SLBenfica vá ser uma rutura com o passado, pois nós - sim nós os sócios - continuamos a cometer os mesmos erros que levaram a que o Clube se aburguesasse e parasse no tempo.

Luís Filipe Vieira esteve, pelo menos, dez anos a mais no SLBenfica. Fez muita coisa boa e efetivamente com Domingos Soares Oliveira, quando proferiu aquela frase que "estamos 10 anos à frente" estava totalmente certo, porém o colapso do BES e a soberba típica de quem já confundia o cargo que lhe fora confiado com a sobranceria de quem se considerava "dono" do cargo, fez com que tenhamos passado a estar, não dez mas cinco anos atrás de onde devíamos estar.

Luís Filipe Vieira foi o primeiro a aburguesar-se e a aburguesar o Clube. Não quis sair enquanto era tempo e perdeu o seu tempo no Clube. É só pesquisar neste blogue e escrevi aqui várias vezes que poderia ter saído como um bom Presidente do Clube... não quis, saiu como saiu.

A partir de 2014, com a pressão a começar a acentuar-se sobre o BES, começou a gestão errática e com isso vieram as "táticas" e o populismo que já o tinham caracterizado ao princípio.

Luís Filipe Vieira chegou a Presidente por "atalhos", se apresentar uma única ideia ou projecto e assim foi durante anos e anos de presidência. Chegou a dizer que o seu projecto a eleições era o que tinha feito... chegou a ameaçar bater com porta sob o fantasma permanente dos "abutres", "papagaios" e "ladrões" como Vale e Azevedo, dizia ele.

Fast Forward, estamos na mesma... mudam as pessoas, mantêm-se as técnicas e os jogos de ilusão.

São grupos de voluntários "a ajudar" a passar a mensagem - como se fosse preciso repetir 10x uma mensagem quando ela tem conteúdo. Andou-se anos a criticar os "emissários" que Vieira tinha nas redes, para agora se andar a fazer o mesmo?

São desfiles de caras conhecidas e tidas como Independentes - se estes no passado nunca tomaram partidos e tomam agora é porque é bom. Não interessa o que se diz e como se diz, se aquele grupo de pessoas com quem simpatizo está com A ou B, então é essa pessoa.

São ataques entre benfiquistas - quem não gosta do A é "vieirista", quem gosta do B é porque é para penalizar o A, quem gosta do A é que está certo, e assim em diante... os benfiquistas atacam-se uns aos outros nas redes sociais e os candidatos resguardam-se. Estes comportamentos aconteciam muito no tempo do Vieira, para o defender.

São os "jogos de ilusões", os candidatos que dizem que têm uma equipa a trabalhar com eles, mas que aparece "a seu tempo", porque é um "trunfo" eleitoral. O "jogo" é distribuído com estratégia e orquestração, precisamente o que andámos todos a reclamar que Vieira fazia, a cobro de vários "amigos" que iam gerindo a forma como ele "libertava" informação quando tal era bom... para ele.

A quatro meses das eleições, a surpresa geral é como muitos benfiquistas não ao lado do candidato A, B ou C ou D ou Z... já muitos parecem saber em quem vão votar, mesmo que ninguém tenha tido nunca que debater o seu projecto no contraditório de outros benfiquistas que - querendo também o melhor para o Clube - entendem que há outros caminhos.

Ao final do dia, parece que o interessa é eleger o A, B, C, D... Z... e depois logo se vê como isto vai resultar pela positiva. Sabem quem é que gostava muito que acreditássemos nele, não sabem...

Por isso mesmo, termino como comecei e apesar de muitos criticarem, parece que na verdade a critica é ao facto de não serem eles a estar lá... "É preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma"

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

51 comentários

  1. Dos 4 candidatos, 3 são claramente pessoas com ideias muito bem estruturadas, cada um à sua maneira, qualquer um deles fará com que fiquemos na liderança do futebol português e nas mãos de seres humanos com bom senso e competências... obviamente que muito vai mudar, aparentemente com o Martim uma grande reviravolta, com o Manteigas 90º com o Noronha talvez o mesmo mas não tenho certezas. Será tudo muito diferente para muito melhor.
    O senhor Cristovão com a entrevista que deu... enfim galinhas nos protejam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que ideias bem estruturadas tu ouviste do Noronha ou do Martim?


      Eliminar
  2. o primeiro grande problema do teu texto é que a vida não são só as redes sociais.
    alias nelas só abundam os pobres de ideias só que infelizmente esses também votam, e esses só se conquistam assim.

    querer generalizar nem sequer é correto, existe muita gente que nem sequer decidiu o seu voto, mesmo que possa já ter uma inclinação, e esta à espera de projetos e fundamentalmente de equipas.

    mas também não vos percebo ainda faltam tres meses e meio, um quarto de ano, até à eleições alguns candidatos só esta semana apresentaram a candidatura e já queriam tudo haja paciência.

    ResponderEliminar
  3. SERÁ DIFICIL ARRANJAR ALGUEM QUE PERCEBA DE FUTEBOL

    ResponderEliminar
  4. será dificil arranjar quem perceba de futebol e finanças..... pelo menos pior que está nao fica.

    ResponderEliminar
  5. Compreendo a exigência em querer já conhecer nomes e medidas concretas dos candidatos às eleições do Benfica. Mas também é preciso algum bom senso. Ainda faltam quatro meses para as eleições, e num processo competitivo como este, revelar tudo demasiado cedo pode ser um erro estratégico. Por um lado, é legítimo que os sócios e adeptos queiram conhecer as ideias, os projetos e sobretudo quem são as pessoas que podem vir a liderar o clube e a SAD. O passado recente, com promessas vagas e listas mal explicadas, alimentou desconfiança, daí essa pressão atual por maior clareza. Por outro lado, ainda faltam cerca de quatro meses para as eleições. Antecipar demasiado os trunfos pode dar vantagem a outros candidatos, que teriam tempo para reagir, copiar ou descredibilizar propostas. Além disso, muitas das figuras potencialmente envolvidas ainda têm responsabilidades profissionais que dificultam uma exposição prematura — ou podem até acabar por não aceitar o convite, o que só geraria ruído. Apresentar ideias e nomes agora seria dar trunfos aos adversários e expor pessoas que, muitas vezes, têm carreiras profissionais que não permitem esse tipo de visibilidade tão antecipada.

    As eleições também têm os seus tempos e parte da liderança está em saber gerir esses momentos. como em qualquer eleição, há uma gestão do timing: os momentos certos para lançar ideias, mostrar equipas, responder a críticas... e isso também é parte do jogo político, ou desportivo, neste caso. Quem for demasiado cedo com tudo para cima da mesa pode até parecer bem-intencionado, mas pode sair prejudicado.

    No fundo, é um equilíbrio difícil: quem quer liderar o Benfica tem de ser transparente e inspirar confiança, mas também saber jogar o jogo, com inteligência. A exigência dos sócios é saudável, mas também é importante dar espaço para que cada candidato construa e apresente o seu projeto no momento certo. Mais importante do que pressa é exigir conteúdo real quando ele for apresentado. Que venham ideias bem pensadas, equipas competentes e um projeto sólido para o Benfica. Mas cada coisa a seu tempo. Querer antecipação, ou é excesso de ansiedade e voluntarismo, ou é fazer parte do jogo eleitoral procurando descredibilizar uns para apoiar outros...num tempo em que para apresentar medidas detalhadas basta pedir ao ChatGPT! Bom senso, paciência e tolerância precisam-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em absoluto acordo com o Caro Alberto João.
      Disse tudo.
      Haja calma e aguarde-se… a campanha. Isto para já é apenas pre campanha.

      Eu ainda não sei em quem vou votar. Sei em quem não vou: Rui Costa.

      Eliminar
  6. benfiquista de gaia16/6/25 09:59

    A sportv a preparar a próxima época....a seleção sub.21 ninguém cheira nem no canal da federação
    as exibições de samuel soares tem de ser abafadas....

    ResponderEliminar
  7. "Luis Filipe Vieira esteve, pelo menos, dez anos a mais no SLBenfica."

    Isto faz lembrar o Koeman, um dia o boi não pode ser negro e no outro ser branco... há uns anos, vieira era o melhor presidente da história do clube, havia que construir uma estátua ao lado da do King... que o Benfica devia agradecer-lhe a sorte de tê-lo tido como presidente. Agora já esteve dez anos a mais, não há quem entenda isto.

    "e a soberba típica de quem já confundia o cargo que lhe fora confiado com a sobranceria de quem se considerava "dono" do cargo"

    Não se considerava, era mesmo. E os sócios e adeptos também o consideravam e lhe davam essa faculdade. O típico rei na barriga do Benfica moderno, que sabemos bem demais como acaba sempre...

    "escrevi aqui várias vezes que poderia ter saido como um bom Presidente do Clube"

    Um homem que se serve de um clube nunca pode ser um bom presidente! Por falar disso, já foi expulso de sócio?

    ""ladrões" como Vale e Azevedo"

    Como a história veio a provar, Vale e Azevedo foi o menos mau dentro desta casa dos horrores... quando me lembro de nomes como damásio, vilarinho, vieira ou rui costa até me arrepio...

    É preciso é ganhar taças da liga e tacinhas que nada valem! Não interessa quem está a presidente ou quem é o dono da presidência! O Benfica é o maior, os equipamentos ganham jogos e, se apresentar uma candidatura onde tenha o joão felix, o cavani ou outras tangas que tais, o fernando madureira, quando sair da pildra e se se candidatar, é bem provável que possa vir também a ganhar o lugar!

    ResponderEliminar
  8. Irão haver muitos candidatos à presidência do Benfica.
    É preciso analisar com cuidado e atenção a credibilidade e as propostas de cada candidato.
    Sou favorável a um aumento das cotas dos sócios.
    Sou favorável à emissão de mais empréstimos obrigacionistas.
    Sou favorável ao reforço da qualidade do plantel para um padrão elevado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou favorável a um debate sério sobre quais as modalidades que queremos manter, e em que moldes o fazemos.

      Não entendo o projeto Olímpico do Benfica. Acabava com isso. Não traz receita alguma. E nas competições relevantes, os atletas do Benfica não representam o Benfica. Representam o país.

      Já as modalidades de pavilhão, penso que deveriam ser estabelecidas prioridades e estratégia em função disso. Somos sistematicamente campeões nos escalões de formação de muitas modalidades… poderíamos perfeitamente sustentar algumas delas apenas com jogadores da formação.

      Quanto ao resto, o que falta é boa gestão. Desportiva e financeira.

      Por exemplo, no tema dos Empréstimos Obrigacionistas, o atual CFO já veio afirmar que conseguiam melhores condições junto de banca especializada em crédito, do que com o EO. Mas que optaram pelo último por respeito aos Benfiquistas que nele investem (entrevista à Eco, em Maio).
      Isto não é boa gestão. É só tolice não aceitar a melhor proposta, por razões “caridosas” (Que são uma patranha, porque é óbvio que foi um favor à banca de retalho nacional).

      Gente nova, apenas e só competente, fará melhor que os atuais.

      Eliminar
    2. A parte da formação nas modalidades faz pouco sentido. Várias modalidades de pavilhão (andebol, basket, vólei) são praticamente jogadas por profissionais estrangeiros. Tirando um ou outro jogador de banco, os amadores da formação têm pouco a ver com quem ganha campeonatos. Enquanto os clubes grandes desviarem receita do futebol para pagar os estrangeiros das modalidades amadoras (e digo amadoras dada a receita autónoma que geram) não vale a pena pensar em formação e ganhar campeonatos, pelo menos de forma regular.

      Eliminar
  9. O Glorioso hoje nem ganhou título nenhum, nem fez o pleno no futebol de formação, nada, pá... Verborreias hamburguescas... Já tiveste 1% numa ocasião... De cara tapada és um valentão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ema pá, tantos craques!
      Depois olhas para a equipa principal e laterais, médios e avançados, é tudo estrangeiros e velhos.
      Vai ver que o cão 🐕‍🦺 precisa de banho!

      Eliminar
  10. RICARDO BOLOTA SOCIO N 6373916/6/25 13:51

    Hoje voltamos a jogar. Ansioso por ver a evolução do plantel.

    Nao gostei da conferência do Lage. A dizer que tudo o que o Benfica faz é ouro. Já não há volta a dar a ter que vender ao desbarato metade da equipa para pagar custos currentes, mas ao menos não gozam com a cara dos Benfiquistas

    ResponderEliminar
  11. Nunca mais é hora do Jogo.
    Quero voltar a vibrar, a viver, a sentir!
    Quero gritar Benfica, quero grunhir Benfica, quero guinchar Benfica

    ResponderEliminar
  12. Previno que não vou aqui defender, apoiar ou denegrir, seja quem for. Neste ponto, concordo com muito do que aqui está escrito no post. Quem passou, passou, deixou a sua obra, boa ou má, mas agora conta é o futuro. Todavia, como o que aqui me traz agora são factos e não intenções, e como gosto muito de que me esclareçam, se puderem, algumas dúvidas que me surgiram de duas frases aqui escritas, eis-me aqui em busca dessas respostas, se alguém as quiser apresentar. A primeira frase é esta: "Luis Filipe Vieira esteve, pelo menos, dez anos a mais no SLBenfica".
    Vou sublinhar o «pelo menos, dez anos a mais», não que não esteja de acordo com algum «tempo a mais»!
    LFV foi Presidente do Benfica entre 31/10/2003 e 15/07/2021, o que perfaz quase 18 anos de presidência. Se esteve, «pelo menos» 10 anos a mais, significa que devia, «pelo menos», ter abandonado a presidência do Benfica em 2011. Agora, a dúvida maior. Será que os Benfiquistas conseguiriam eleger algum presidente, nessa altura, capaz de ganhar o tetracampeonado de 2013-2014; 2014-2015; 2015-2016; 2016-2017? Além disso, afinal, nesses 10 anos que "esteve a mais" (desde 2011) ganhou 5 campeonatos, 3 Taças de Portugal. 4 Taças da Liga, 4 Supertaças, num total de 16 títulos. E foi nesses, «pelo menos», 10 a mais que LFV proferiu a frase "estamos 10 anos à frente da concorrência" (1 de Março de 2017), e sobre a qual aqui se escreveu: "estava totalmente certo".
    A outra frase que me suscita dúvidas é esta, "se apresentar uma única ideia ou projecto e assim foi durante anos e anos de presidência". Vou assumir que aquele «se» pelo qual começa a frase é um «sem» porque só assim a frase parece ter sentido. Talvez um "lapsus calami" com que os teclados por vezes teimam presentear-nos e que acontece a todos. Porém, o importante da minha dúvida situa-se no facto de ter aparecido, durante a sua presidência, uma nova "Catedral" com tudo o que ela contém, uma Academia de formação, a melhor do mundo, uma TV, a primeira de um clube de futebol português, só para mencionar as de maior dimensão, conquanto não se deva esquecer a obra do "estamos 10 anos à frente da concorrência" esta já dentro dos «10 anos a mais». É verdade que em 2011 já todas estas obras estavam feitas, (com a excepção sublinhada), mas não totalmente pagas, o que aconteceu nos tais "10 anos a mais" mas bem antes de os concorrentes o terem feito, apesar de um deles ter tido um astronómico perdão de dívida bancária. Não me recordo se ele se candidatava a eleições sem apresentar quaisquer promessas de obras mas a realidade diz-nos que elas apareceram feitas, o que me leva a concluir que talvez valha mais não apresentar promessas mas obra feita do que apresentar promessas e não fazer qualquer obra prometida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A Nova Catedral" como lhe chamas, não foi nas presidências do dito. O seu a seu dono!
      Quanto ao resto... Bem, era só o que faltava era que em tantos anos o dito não fizesse nada...
      Mas o mais importante e que esqueces é que o dito quando foi para o Benfica era rico mas quando saiu era MUITO RICO! Isto não te diz nada!?

      Eliminar
    2. Importa olhar o futuro.
      Vieira foi presidente, foi bom e foi mau. Não teve rivais relevantes durante a sua vigência, até à última eleição, que infelizmente venceu.

      O que foi, já foi. Vieira foi presidente e foi também quem assumiu, na Comissão Parlamentar de Inquérito, que estava no Benfica porque os bancos assim o queriam. E é sabido que usou o Benfica para alavancar a sua empresa, conseguindo acesso a crédito que não teria de outra forma.
      Serviu o Benfica. E serviu-se do Benfica. Tudo assumido.

      Com isto, perdeu toda e qualquer possibilidade de regressar e fechou a sua vida no Benfica.
      Já foi. Não lhe desejo mal nenhum, nem o quero ver outra vez perto do clube.

      Para já, temos bons candidatos. E ainda bem. Venha a campanha.

      Eliminar
    3. "Mas o mais importante e que esqueces é que o dito quando foi para o Benfica era rico mas quando saiu era MUITO RICO! Isto não te diz nada!?"
      convém não esquecer é que ele desde que deixou de ser presidente esta muito mais pobre tanto que teve de dar as ações que tinha no clube como colateral de empréstimos que não pagou.

      Eliminar
    4. Começo pelo fim: «Isto não te diz nada!?»
      Não, não me diz nada. Não me diz nada porque eu escrevo e falo com base em factos e não em lugares comuns ou em processos de intenção, meios estes apenas à disposição de quem gosta de dizer alguma coisa para fazer prova de vida. Ainda não soube de qualquer processo judicial condenatório, o que para mim e dada a minha profissão é muito fácil de saber pelos e nos lugares certos.
      Se «a Nova Catedral», como lhe chamo, não foi nas presidências de LFV, (o termo «dito» é apenas uma banalidade que diz mais de quem o escreve do que daquele a quem se pretende referir, dado que eu sempre me pautei pelos valores de que, mesmo o maior criminoso ou a mais abjecta das pessoas, continua a ser, apesar disso, uma pessoa com nome), então explique nas presidências de quem foi! E talvez possa acrescentar a isso quem foram os maiores impulsionadores do projecto e da construção, quem conseguiu os apoios bancários necessários, tudo o que rodeou a sua construção, anos em que tais factos ocorreram, ou seja toda a factualidade inerente e não apenas conjecturas e processos de intenção, ou paleio baseado apenas no "diz-se, diz-se", que tudo isto, peço-lhe o favor, pode ficar com eles na sua posse. Afinal, eu pedi esclarecimentos factuais e não lugares comuns eivados de descontentamento pessoal porque esses não têm nada a ver comigo e, mesmo se o tiverem, (embora eu não saiba quem seja pois não creio que o conheça ou o Senhor a mim, para tomar a liberdade de me tratar por tu), é apenas da sua parte. Mas é de assinalar que foi todo esse azedume, que é só seu, que, para além de nada esclarecer acerca do que eu desejava ser esclarecido, ainda veio colocar mais questões, mas questões sobre factos concretos, sobre a realidade material e não fictional.
      Se «era o que faltava...» ou não, também estou curioso! Como eu, nestas coisas, gosto de trocar
      ideias sobre factos concretos, como já lhe disse e penso ser o que mais interessa para o bom futuro do Glorioso, também gostava de saber quem, depois do Presidente Joaquim Ferreira Bogalho, que construiu o primeiro Estádio da Luz entre 1952-1954, data da sua inauguração, e de Fernando Martins, que contruiu o seu chamado "terceiro anel", fez assim obra patrimonial de alguma relevância como as que estes Presidentes fizeram e como aquela que foi feita nas Presidências de LFV. Talvez não saiba mas eu, nascido numa aldeia de uma província ainda bem longe da capital, já era um ferrenho adepto do Glorioso Benfica e só não ajudei pessoalmente na construção dessa primeira Catedral, como tantos Benfiquistas, porque estava longe! Tenho, por conseguinte, conhecimento pessoal de muitos factos que se passaram ao longo destes últimos 80 anos de Benfica.
      Por isso, e em conclusão, ou o Senhor está disposto a esclarecer-me factualmente, deixando consigo o seu azedume, ou então não me responda a nada porque, continuar com presuntivas respostas como a que deu, elas arriscam-se a ficar pelo menos no meu esquecimento, porque em nada contribuem para elevar, nem o Glorioso Benfica, nem quem as escreve. E é contra isto, se não estou em erro, que o Ilustre Benfiquista autor do post pretende combater, como me parece demonstrar a sua lapidar frase: "É preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma".

      Eliminar
  13. Ou como diria o outro... VIRA O DISCO E TOCA O MESMO ou ALCACETE II em quem anda à décadas a mandar areia para os nossos olhos... Já eu preferia q o disco parasse de girar e q os sócios do Benfica, de 1 vez por todas, em OUTubro pudessem pôr o Benfica no trilho certo... isto, sem q a história tenha q se repetir...

    ResponderEliminar
  14. Bom! Estar à partida já com as expectativas tão em baixo e depreciar e desacreditar quem se propõe a presidir ao Clube, diz tudo o que vai na mente dos sócios do Maior.
    Mentes pequeninas, sem alma, sem ambição, sem espírito de luta e sobretudo sem CRENÇA!
    A esperança não pode morrer... E nada pior para o desastre que é chamá-lo com estas conversas derrotistas.
    Não conheces, por certo, o ditado que diz que:
    "Não há mal que nunca acabe... Nem bem que sempre dure"
    O Benfica precisa há já bastante tempo, de uma mudança radical. E é agora ou o nosso clube afunda-se!

    ResponderEliminar
  15. Sei que sou tonto, deixei de pagar quotas desde que entrou o Manuel Damásio, estava na cara o que se iria tornar o meu clube.
    Sei que sou tonto por achar que consigo ver além das palavras ou boas intenções.
    Sei que sou tonto por achar que temos o que merecemos, não somos melhores que o Vale e Azevedo ou Vieira.
    Sei que sou tonto por pensar que o meu clube e quem o gere ou sustém são o espelho da sociedade.
    Sei que sou tonto por pensar que todos caminhamos para um abismo por não sabermos parar.
    Sei que sou tonto por achar que perdemos o respeito, não tanto pelo outro, mas sobretudo por nós mesmos.
    Esperto é quem continua a alimentar o charco podre em que todos chafurdamos.

    Ex-Sócio Tonto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha amigo Tonto! Eu resisti um pouco mais. Deixei de pagar quotas (tinha Titulo Fundador num lugar óptimo) quando deram a vitória ao dono do palheiro em 2020. Jurei que o faria e cumpri!
      Não sou pessoa para: "Se não consegues vencer os teus inimigos... Alia-te a eles!" Aliar-me e alimentar a corrupção e a podridão... NUNCA!

      Eliminar
  16. Esta publicação é só mais um episódio da interminável saga " Nós vimos, nós avisámos, o Benfica está muito mal, esta direção é incompetente, mas não vale a pena mudar."

    Por muito que me esforce, não consigo compreender este tipo de pensamento. Enfim, são os idiotas inúteis do benfiquismo, tocando os seus instrumentos enquanto o barco vai ao fundo.

    JG




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não li que não vale a pena mudar. Tu leste isso?

      Eliminar
  17. Nem sequer conseguimos ganhar ao pior boca da história: bravo Laje; formidável Rui Costa!

    ResponderEliminar
  18. Rui Penedo17/6/25 09:37

    ROUBADOS! ROUBADOS ROUBADOS ROUBADOS
    SEMPRE QUE O BENFICA PERDE PONTOS É PORQUE É ROUBADO PELOS ARBITROS!
    SEJA NA LIGA, NA TAÇA, NA CHAMPIONS E NO MUNDIAL DE CLUBES.

    ESPERO COMUNICADO DO RUI COSTA A CASCAR NAQUELE ARBITRO MEXICANO QUE É ANTIBENFIQUISTA

    ResponderEliminar
  19. Aí está o futuro campeão mundial de clubes, o Benfica! Mais uma exibição de encher o olho, os adversários até tremem!
    Felizmente temos bruno lage aos comandos, o rei dos treinadores!
    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma que o presidente disse há uns meses que o Benfica ia ganhar o caneco!
      O jogo com o Boca foi só para aquecer as Trubinas!

      Eliminar
  20. relativo ao jogo de ontem ,quando é que as meninas que mandam no futebol começam a dar tempo de compensação justos? adorei o mundial do qatar com os seus 15 minutos de compensação. se fosse sempre assim.... mas isto é só para quem gosta de futebol...

    ResponderEliminar
  21. Boas,

    Ontem ja tivemos um vislumbre do SLB no seu expoente maximo ( ou possivel) com BL..
    Vai começar em força o verdadeiro campeonato para a direção: A ÉPOCA DAS TRANSFERENCIAS.

    Espera-se uma época de muitos sucessos.

    SLBDOPOVO

    ResponderEliminar
  22. Benfiquista17/6/25 12:26

    Eu ainda iria achar curioso se algum candidato assumisse que ganhando iria iniciar negociações para o benfica ir para outra liga e fechar algumas das modalidades em que a corrupção também transborda pela costuras e só tem visibilidade/patrocínios porque o benfica lá está (veja-se o que era o futsal antes do benfica ir para lá....), qual seria a reacção da manada de pseudo-benfiquistas que hoje o clube tem e que são os tais exigentes exigentes que não vêm que não é a atacar o treinador e jogadores que há melhoras, o problema já ultrapassou em grande parte isso, não basta ter uma excelente equipa, é preciso atacar o sistema.

    As coisas são muito simples, no fundo. O sistema está montado, e as notas dos árbitros há anos (então esta última época comprova com os violinos e ajudantes nos primeiros lugares) que se nota que é tudo falsificado tendo em conta as exibições destes metralhas anti-benfica. Começa por aí: fazer a revisão dos jogos desses ditos metralhas e questionar as notas. Aquilo que sempre apontaram ao benfica é precisamente aquilo que eles fazem. Mas já com os corruptos do norte, o que nos apontavam, era aquilo que faziam, não é preciso um quadro para perceber isto!
    E os árbitros são elementos relativamente expostos, porque sabem que quem não favorece o sistema, é relegado ou para a 2liga, ou não leva os bónus de ir apitar ao estrangeiro (sem liga dos campeões, porque aí nunca vão).
    Ou no mínimo...fazer aquilo que já todos percebemos que tem de acontecer - saídas de campo dos jogadores perante dualidades de critérios gritantes. Não há taça ou campeonato que nos dias de hoje valha mais do que essa visibilidade fora de portas do que abandono de campo quando se atinge o limite em que isto já ultrapassou demais o que é desporto. Já chegou há mais de 40 anos a isso, mas o benfica nunca o fez. Está na altura...e isso sim, faz o sistema tomar medidas de abrandamento desta miséria que assistimos ano após ano. E isso sim, dá grande visibilidade, da boa!, a estes peões como o proencinha e a restante vara que adora simulacros e euromilhões a saber números antecipadamente....
    Que os candidatos exijam demissões nos dirigentes de CD, CA, avaliadores dos árbitros, demissões na fpf e liga, e tentar reabrir os processos do cashball, perdões de dívida e concorrência desleal, apito dourado, estorilgate, e toda e qualquer marosca mal julgada . Mostrar ao que vêm! Isto já não é desporto há demasiados anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bravo! Quem fala assim não é gago!
      Exigir a demissão deles todos! Criar uma liga de arbitragem e quem tem mais pontos verdadeiros é classificado melhor ou pior. Ter o próprio Benfica uma equipa de arbitragem para os seus jogos para garantir a idoneidade e a santidade do jogo!
      Ja nos basta de ser a mulher da vida da liga, a miuda inconsciente da festa, a mae de meia idade que não consegue sair do tinder - o Benfica quer respeito

      Eliminar
  23. O Benfica está a oferecer de bandeja ao sporting a hegemonia do futebol. Coisa que não se via nos últimos 3/4 de século.

    ResponderEliminar
  24. Eu não preciso de ver programa eleitoral nenhum para saber em quem NÂO vou votar: Rui enCosta.

    ResponderEliminar
  25. Estranho, que tendo estado a alterar estatutos, nenhum candidqato se tenha lembrado de pedir a alteração das eleições para uma altura bem mais adequada. Ainda não vi aa apresentação de ideias que não sejam lugares comuns.
    ,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente alguém com diz em poucas palavras resume tudo

      Eliminar
  26. O Benfica sem jogar bem nem jogou mal contra o Boca. A circulação de bola não foi má; faltaram mudanças de ritmo e remates á baliza(uma pecha permanente).
    No aspeto defensivo falta intensidade e coordenação na pressão e agressividade nos duelos. O portador da bola adversário está sempre relativamente livre para fazer o que quer(uma pecha permanente) o que se torna um grande problema quando o adversário tem qualidade. Há que melhorar mas não sei se com estes jogadores há muito espaço de melhoria.
    Uma última observação: custa-me ver um guarda redes de dois metros não sair da linha de baliza para ir buscar um centro para a pequena área. Que saudades do Bento ou do Zé gato que com menos de 1,8m o faziam … e até muito fora da pequena área.
    Falta agilidade e golpe de vista? Ou é filosofia errada do coachong?

    ResponderEliminar
  27. Rui costa é que nunca mais. Um tansinho.

    ResponderEliminar
  28. Vocês que são catedráticos em futebol digam-me se acham que João Félix vai resolver algum problema do Benfica?
    É ou não mais um brinca na areia vaidoso que não defende e marca muito poucos golos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser para desenrascar o parceiro estratégico se não o conseguir empurrar para algum grande europeu!
      E que se lixa, quem é?

      Eliminar
    2. a vinda do felix iria era criar um enorme problema.
      não porque não defende isso seria preocupante era se ele fosse defesa.
      nem muito menos porque seja um brinca na areia, que não é de todo, muito menos marcar pouco.

      o problema é que ele é um segundo avançado e não temos meio campo para suportar um segundo avançado.
      a sua vinda obrigaria, para resultar, a uma revolução no meio campo.
      no meio obrigando a jogadores com outras características.
      nas alas teríamos de jogar com medios e não com extremos, o que implicaria que aktukoglu, schjelderup, bruma, tiago gouveia, duvida sobre o prestianni, não poderiam ser opções no meio campo.
      e destes só o akturkoglu e o prestianni poderiam ser reciclados como segundos avançados como alternativa ao felix.

      Eliminar
  29. Dedic ja ca canta!
    Jogada de mestre do Benfica. Sem ninguem saber nem noticiar roubamos o futuro melhor Defesa Direito da Europa por escasos 10M. Ja nao foge e esta apontado já aos grandes.
    Na proxima epoca ira render 60 a 70M.

    Qualidade tecnica
    Capacidade fisica
    1.80cm de gigantismo na defesa
    Velocidade de ponta da Liga Francesa
    Inteligência de jogador holandes.

    Que luxo meus caros
    QUE LUXO

    Namouche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra vez um lagarto envergonhado a querer passar por Namouche que costuma aqui assinar grandes artigos. Nem acentos utiliza o que o denuncia logo. O lagarto envergonhado preocupado com o que o Benfica contrata. Gyökeres vale ou não vale 65 milhões? Ninguém se chega à frente?
      Vá lagarto envergonhado, conta lá mais episódios desta novela lagarta.

      Eliminar
    2. Isto de LAGARTIC€$ tem muito q se lhe diga e nem vou pelas Varandas envergonhadas e sobrinhic€$ perdoadas...

      Eliminar
  30. A frase não é
    assim 😂😂🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

    ResponderEliminar
  31. É precise que ALGO mude para que tudo fique na mesma😂

    ResponderEliminar

  32. Gostei do que vi e ouvi de João Diogo Manteigas. Acredito na sua capacidade, na sua seriedade e na sua coragem. Vi nele muito do Benfica combativo e íntegro que aprendi a amar.

    Mas, acima de preferências pessoais, está o que realmente importa: o Benfica precisa de mudar. Precisa de romper, com urgência, com a resignação, o silêncio e o conformismo. Precisa de devolver a palavra aos sócios e de recuperar a sua identidade.

    Essa mudança pode — e deve — vir de mais do que um lado. É por isso que lamento ver duas alternativas sérias a medir forças entre si, quando o verdadeiro adversário está noutro lugar: no marasmo, no compadrio e na falta de liderança que se instalaram no clube.

    O Benfica não pode continuar a ser refém das divisões internas. O vieirismo sobrevive da nossa desunião. Por isso, qualquer que seja a escolha dos sócios no dia 25 de outubro, desde que represente uma rutura clara com o passado, o Benfica pode sair a ganhar.

    Este ato eleitoral tem de ser um ponto de viragem. Um momento de união. Um dia para dizer “basta” e recuperar o Benfica para os benfiquistas.

    Mesmo sendo eleitor de João Diogo Manteigas, estarei de alma tranquila se for João Noronha Lopes a vencer. Porque, acima de tudo, quero ver o Benfica livre, vivo e novamente nosso.

    O 25 de outubro não é o dia de uma candidatura. É o dia de todos nós. Que seja, para o Benfica, um novo 25 de Abril.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking