O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 3 de abril de 2021

A encomenda de Jorge Jesus: Helton Leite

Avatar
 ●  60 comentários  ● 
Quem acompanha o NGB lembra-se de um post que fiz na pré época afirmando que JJ já tinha enviado o recado para Vlachodimos a dizer que não contava com ele. Isto sem ter alternativas de qualidade ou sequer assistir aos treinos do guarda redes titular indiscutível da equipa.

Isto depois da escumalha que esteve metida do negócio de contratação de Helton Leite, com as comissões da vergonha à mistura.

Perante as declarações de Vlachodimos na seleção, JJ mostra porque não é um líder conciliador ou sequer um treinador de equipa grande mas um labrego.

Em vez de publicamente ficar satisfeito por ver ambição de jogar num seu jogador, podendo na mesma sublinhar que as opções no entanto são sempre do treinador, preferiu ser o barrasco de equipa de segunda divisão, dizendo que o tirava da equipa se ele estivesse a jogar e que não autoriza que os jogadores queiram saber porque não jogam. 

Jorge Jesus continua a ser o mesmo sem carácter. Ele sim não merece estar no SL Benfica.

Vlachodimos está muito longe de ser responsável pela péssima temporada do futebol do SL Benfica.

Aliás, Jorge Jesus, a seguir a Vieira, é o principal responsável pela miséria de resultados.

Portanto, bem podem tentar arranjar os bodes expiatórios que quiserem.

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Exclusivo: Estádio da Luz passa a chamar-se Luis Filipe Vieira Novo Banco

Avatar
 ●  40 comentários  ● 


Mais novidades se seguirão, com a vinda de Aguero, Diego Costa, David Luiz, e mais jogadores à beira da reforma.


terça-feira, 30 de março de 2021

AG requerida: o que pode Rui Pereira fazer perante a iniciativa de um grupo que não foi a eleições?

Avatar
 ●  109 comentários  ● 

 


Este grupo de sócios, que não foi a eleições, quer contar os votos físicos referentes às eleições do passado Outubro de 2020.

Ora, começa logo por aí: não têm legitimidade para verificar a votação que tornou a colocar Vieira como presidente do SL Benfica.

Relembro que este grupo que se apelida de movimento abdicou de ir a eleições para apoiar João Noronha Lopes. Sim, abdicaram. 

Ao contrário do que se diz por aí, não houve qualquer fusão de listas pois apenas o líder do grupo de sócios acabou por ser integrado na lista de JNL. Tudo o resto ficou de fora.

E se apoiaram até ao fim João Noronha Lopes, também apoiaram a decisão do candidato de aceitar os resultados e mandar para casa os seus representantes nas mesas espalhadas pelo país.

Aliás, a posição de João Noronha Lopes foi a mesma de Rui Gomes da Silva nessa noite: cumprimentar Luis Filipe Vieira e retirar-se de cena. Desde então, tirando um texto qualquer publicado numa rede social, ninguém tornou a ver ou ouvir JNL.

Apenas os candidatos a presidente teriam legitimidade para, naquela altura, colocarem em causa a veracidade da eleição. Tal não aconteceu.

Por isso, esta tentativa desesperada de protagonismo por um grupo que nem sequer foi a eleições é algo que não ajuda o SL Benfica. Pelo contrário.

Além disso, se estavam tão convencidos de que a contagem dos votos físicos não emprestariam veracidade ao resultado anunciado pelo então presidente da MAG, no dia seguinte à eleição tinham entrado com uma providência cautelar, no mínimo. Ou então tinham tomado essa medida nos dias anteriores à votação.

Nada fizeram e hoje, 6 meses depois das eleições, ainda andam nisto, em busca de protagonismo à custa dos maus resultados do SL Benfica. 

Quanto a iniciativas de revisão dos estatutos, devem ser alvo de debate alargado entre os benfiquistas e não com tentativas de aprovação "à Vieira" em qualquer AG com "meia dúzia de sócios".

Rui Pereira só pode seguir um caminho: usar os seus poderes e não convocar nenhuma AG.

Já chega de oportunismos à custa do mal do SL Benfica. Foi assim que Vieira entrou no SL Benfica. Já chega desse tipo de gente.


segunda-feira, 29 de março de 2021

SLBenfica: O DESNORTE DESPORTIVO TOTAL!!! (Chega a envergonhar!)

Avatar
 ●  61 comentários  ● 

A falta de rumo é total... Há muito tempo que tenho escrito neste blog que Luis Filipe Vieira parou no tempo, aburguesou-se e pensou que tinha chegado a um patamar em que ganharia até de olhos fechados...

Esta soberba total deu origem a um clube sem rumo, sem profissionais de qualidade e sem estratégia.


O "esgoto" da Cofina que é frequentemente utilizado pelos responsáveis do clube para "enviar mensagens" de protecção ao Presidente inicia hoje a campanha de queima publica de Pedro Mil Homens.

Corria o ano de 2017 quando o Shadows deu nota do tremendo erro que era a contratação do híbrido Pedro Mil Homens afasta Nuno Gomes do SLBenfica. A sportinguização prossegue

Em Março de 2021 também eu dei nota da total falta de liderança no tópico sobre o Aburguesamento da Estrutura, onde referi: "A estrutura do futebol está caduca e sem qualquer valor acrescentado: Pedro Mil Homens, Pedro Marques... tudo gente que, respeitando os respectivos percursos, estão a mais no SLBenfica e que deveriam sair com efeitos imediatos"

Parece que agora o Presidente voltou a ver a Luz... e viu o óbvio. Porém o problema da formação não começa bem acaba em Pedro Mil Homens e em Pedro Marques. Longe disso! São parte do problema, mas não são todo o problema na sua enorme extensão.

O problema começa na liderança de todo o edificio do futebol do SLBenfica onde, sabe o NGB, os jovens preferem sair do SLBenfica cedo e poder ser aposta regular para - ainda jovens chegarem a clubes importantes - do que ficar no SLBenfica e não ser aposta. Isso mesmo verbaliza o pai de Sarmiento: «Jorge Jesus não dá oportunidades aos jovens e mais vale sair».

Convenhamos: eu não acho que nenhum dos jogadores do SLBenfica esteja preparado para chegar e jogar no plantel principal... porém também acho que não estão a ser criadas condições para que isso aconteça e basta ver o exemplo do jogador mais bem preparado que... basicamente está sem competir em nenhum escalão por falta de estratégia e de orquestração do futebol como um todo.

Porém não se avizinham tempos melhores. Começam a efectivar-se promessas das eleições e segundo as noticias mais recentes (e as menos recentes também) está a abrir-se espaço para a entrada de Simão Sabrosa como responsável da formação do SLBenfica. Daí a iniciativa de "grelhar" Pedro Mil Homens publicamente

ERRO CRASSO! Se querem meter o Simão Sabrosa como parte integrante da estrutura do SLBenfica, essa não é claramente a "porta de entrada"... e muito menos quando o SLBenfica tem tanto por resolver.

O SLBenfica tem que apostar nos melhores profissionais que tem em casa e reforçar-se - nesta área do futebol - com gente do SLBenfica e do futebol, que entenda o futebol de formação e a preparação de todo o caminho até ao futebol senior. Alguém capaz de eliminar as barreiras que Jorge Jesus criou entre o futebol profissional e o futebol de formação.

OLHEM PARA DENTRO DE CASA ANTES DE OFERECER TACHOS!!!

O SLBenfica precisa de investir muito fortemente em recursos humanos e isso passa por ter também um plano de carreira para os melhores profissionais para que estes não saiam do clube como saiu Jose Boto à procura de oportunidades que não lhe chegaram na Luz.

A estrutura hierarquica do futebol de formação, tem que depender directamente do máximo responsável do futebol do SLBenfica e temos, de uma vez, preparar a saida de gente que nada tem que ver com este projecto: Jorge Jesus, Pedro Marques, Pedro Mil Homens... todos têm que deixar o clube mais tardar no final desta temporada.

O SLBenfica tem que fazer regressar profissionais com provas dadas e tem que colocar gente jovem e ambiciosa, com vontade de trabalhar, inovar e fazer melhor. Um pouco como foi feito com Tiago Pinto, que era o homem certo na função errada, ou seja, um excelente profissional mas que não era um lider e não tinha funções de liderança (apenas de execução) e essa falta de liderança prejudicaram muito o Benfica que, dessa forma, ficou refém da falta de conhecimento e capacidade de Luis Filipe Vieira.

Se eu fosse Luis Filipe Vieira, o primeiro que faria seria ouvir a estrutura da formação em reuniões individuais, à porta fechada e sem filtros. Chamar gente do scouting, treinadores, responsáveis operaciones, etc e entender a situação actual, ouvir propostas e recomendações. Valorizar opiniões disruptivas e premiar quem tenha a coragem de falar abertamente em prol do Benfica sem temer represálias.

Já aqui disse que, na minha opinião, Rui Vitória poderia ser o futuro homem forte do futebol do SLBenfica, desde uma perspectiva de liderança - Director Geral. Profissionais como José Botto deveriam voltar e este poderia perfeitamente ser um possivel futuro Director Desportivo ou máximo responsável pelo Benfica Futebol Campus. O Benfica Futebol Campus deve ser liderado por gente do futebol e o scouting deve ter como base o Seixal.

A Helena Costa, anterior treinadora e actual comentadora da Sporttv é um outro nome que faz todo o sentido incorporar a estrutura do SLBenfica, nomeadamente ao nivel do futebol de formação ou de scouting, num cargo de liderança. Mauro Mouralinho no scouting, Nuno Maurício no BenficaLab e se quiserem alguém que percebe muito do fenómeno de formação em Portugal: Prof. Antonio Fonte Santa... tudo isto são nomes de fantásticos profissionais que estão no SLBenfica e que podem ser soluções futuras em funções de maior responsabilidade, como já aqui referi outros como Rui Vitória, Boto, etc. Mas a questão não são os menos e muito menos vindos de mim, cujo conhecimento de todas as opções é extremamente limitado.

O vector principal é mesmo o que referi: o primeiro que deveria ser feito seria ouvir a estrutura da formação em reuniões individuais, à porta fechada e sem filtros

Deve ser reanalisada a estrutura de treinadores. O treinador da equipa B e do futebol principal têm que ser jovens ambiciosos, com vontade de crescer e com capacidade de liderança. Esqueçam nomes como Leonardo Jardim, Marco Silva, Paulo Fonseca... O SLBenfica necessita ter um treinador ambicioso e comprometido, que possa ganhar muito dinheiro, sim, mas pelas suas conquistas.

ranking