O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 12 de março de 2021

Luis Filipe Vieira tem que sair, ponto final

. 32 comentários

 


O post do BbyGB é muito interessante e abre a discussão quanto até que ponto criticar Vieira pode prejudicar o SL Benfica.

Pois, como ele sabe, eu acho que não.

Acho que a única coisa que prejudica o SL Benfica é a continuidade de Vieira mais um dia que seja no SL Benfica.

Vieira em 20 anos a única coisa que soube fazer foi viver de “vacas gordas”, como aliás fez com as suas empresas, que estão como estão.

Vieira é um produto claro do boom de crédito dos anos 2000, em que bastava ter boas ligações com os decisores da banca para ter acesso a financiamentos de centenas de milhões de euros, sem preocupação com os prazos ou a capacidade real de endividamento.

E foi assim que viveu no SL Benfica. Em troca dos financiamentos pessoais e ao SL Benfica por parte do BES, abriu a porta a Domingos Soares de Oliveira, escolhido pelo BES.

E assim foi vivendo até o BES colapsar e aparecer Jorge Mendes com a parceria estratégica.

Por isso é que tivemos equipas de qualidade durante o primeiro consulado de Jorge Jesus e depois deixamos de ter, porque a prioridade da parceria passou ser espremer todos os milhões que conseguiam do SL Benfica, sacrificando a qualidade do plantel.

Aliado a isso, as obras sem fim no Seixal, como deixou claro na última entrevista. Em tempos de crise, de contenção, Vieira que mais obras, mais construção civil.

Ao fim de 20 anos de Vieira, o FC Porto domina novamente as estruturas e mesmo na falência vence mais e brilha mais lá fora. É o legado que Vieira deixa.

As últimas eleições foram o que foram. Apoiei o único candidato que romperia com o Vieirismo, pois conhecia quem lá dentro mina o clube e conhecia o SL Benfica como poucos, com a sua ligação ininterrupta de mais de 60 anos ao Glorioso. Também conhece como poucos os bastidores do futebol português e não tem medo de afrontar os andrades que mandam no nosso futebol.

Mas os sócios preferiram brincar aos concursos de popularidade em vez de pensarem no que seria melhor para o SL Benfica. Como se estivéssemos a eleger uma Miss ou um Mister simpatia. Agora queixam-se.

Assim como o BbyGB, deixei claro ao que vinha JNL, bem como as suas ligações ao sistema e a forma pouco honesta como escondeu os financiadores da campanha e como boicotou também debates e a fiscalização ao sistema de voto. Para mim, quem não vinha para ganhar não vinha pelo bem do SL Benfica.

Chegados aqui, discordo da visão do BbyGB quanto ao presente.

Não temos que ter alternativas imediatas a Vieira. Temos sim que expurgar Vieira do clube para que tenhamos os benfiquistas de bem descansados de que podem avançar sem terem uma BTV a boicotar as eleições, um sistema de voto sem estar controlado pelo presidente, ou a máquina de Comunicação paga pelo dinheiro do SL Benfica a trabalhar contra os outros candidatos.

Eu acreditei que a melhor forma de derrotar Vieira é nas urnas (e seria), mas Vieira mostrou que não vai permitir uma eleição limpa, transparente e justa. Portanto, há que fazer uma revolução para obrigar Vieira a cair.

Todas as iniciativas para protestar, desde que sem violência ou desacatos, serão bem vindas.

Excluo disto abaixo assinados para contar votos, que são tão ridículos como quem os propõe. Essa altura passou.

A desculpa da COVID para o desastre desportivo desta temporada é desculpa duma estrutura paga a peso de ouro, mas com resultados miseráveis. A COVID condicionou tudo e todos.

Finalmente, discordo também que o futuro do SL Benfica tenha que passar por uma parceria com uma “Red Bull” da vida.

Um clube com a nossa dimensão não tem que abdicar da sua SAD ou entregar-se a um qualquer milionário. Aliás, nenhum clube realmente grande o fez na Europa do futebol.

Temos sim que dar primazia a patrocínios e parcerias comerciais exclusivas em Portugal, não partilhando com outros clubes ditos grandes qualquer tipo de patrocinadores. É uma questão de dimensão e opções. Duvido que uma qualquer marca recuse um contrato de exclusividade com o SL Benfica.

O que não me vai surpreender é que, caso o Sporting seja campeão, não seja apresentada aos sportinguistas uma solução dessas, passando por exemplo pela Red Bull. Apesar da secura de títulos, têm dimensão e massa adepta superior ao FC Porto e apresentando uma equipa, treinador e projecto europeu, para não voltarem a mais 18 anos de secura, acredito que Varandas queira seguir por aí.

(Como nota final, lamento que o BbyGB fale da Patrícia Mamona e do seu exemplo, e deixe de fora a temática do piercing. J)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Democráticamente, eu, quero, posso e mando.
    E, mais não digo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, são os novos valores do Benfiquismo. Ficam logo ao lado do desancar nos jogadores do Benfica e do enxovalhar dos dirigentes que são do Benfica, isto depois de dizer que está tudo infestado de dragartos. Mas o que falta agora é Benfiquismo, mas tem que ser o meu, que é o único e verdadeiro.

      Eliminar
    2. Tu não passas de uma besta que por uns míseros euros ganhos sem qualquer dignidade te prestas ao papel ridículo de defender gentinha que além incompetente é ladra tanto dos bens financeiros como patrimoniais.

      Eliminar
  2. Terá que partir dos 36% que não votaram em vieira a construção de alternativa.
    do que resta do tempo de VA é que os sócios não embarcam em aventuras. e é aqui que vieira é mestre.

    Mas os sócios e adeptos também o são. Porque não queremos sair de um trafulha para outro.
    Chegados aqui, é preciso o que o GB diz e o que o Shadows diz. É fundamental que a contestação a vieira não pare - NUNCA SEQUER DEIXAR QQ DÚVIDA QUE É SÓ AO vieira - e criar uma candidatura de oposição ao vieirismo.

    Importante. derrotar o vieirismo, Salvar o SLB!!!

    ResponderEliminar
  3. É como diz o Bakero do Benfica Independente: daqui a 30 anos quando se olhar para história do Benfica vai-se perguntar "como é possível um presidente que ganhou tão pouco ter ficado tanto tempo?".

    ResponderEliminar
  4. Caro Shadows,
    Concordo com o que tem escrito e acho que o blog "Benfica by GB" (será que quem comente e atualiza o blog quererá dizer "Benfica by Grande Burlão"?) só está preocupado "em defender com unhas e dentes" o Dom Luís, "o burlão". Todos os que escrevam ou comentem algo que ponha em causa a posição do grande
    líder, SÓ NÃO SÃO AGARRADOS PELO PESCOÇO PORQUE DIGITALMENTE ISSO AINDA NÃO É POSSÍVEL! Por isso, os comentários de quem "põe em causa OS ATOS DE GESTÃO DO BURLÃO" são sempre atacados. Quem "domina o blog" até se dá ao luxo de afirmar que votou contra Vieira, MAS DEIXA SEMPRE BEM CLARO QUE A POSIÇÃO DO "BURLÃO" É INATACÁVEL, pelos bons serviços prestados aos rivais diretos. Assim, para que quem vem aos blogs perceba o que pode e deve ser feito PARA CORRER COM A CRIATURA, MAIS A PANDILHA QUE O ACOMPANHA, nada melhor do que se saber o que dizem os estatutos, principalmente na parte que respeita à marcação de Assembleias. Parece-me que QUEM ESTÁ ATRÁS DO BENFICA BY GB vai sair de circulação muito rapidamente. Contatem o Sr. Alberto Miguéns ou o Dr. Rui Gomes da Silva e solicitem essa informação, que eles terão muito gosto em a fornecer.

    ResponderEliminar
  5. Excluindo a Supertaça, e a Taça da Liga, dois troféus oficiais (não são títulos), é curioso observar as três bi-décadas do Benfica em termos de títulos conquistados, ou as últimas 60 temporadas desportivas.

    Década de 60/70, total 21 títulos: 13 Campeonatos, 2 Taças dos Campeões Europeus, e 6 Taças de Portugal.

    Décadas de 80/90, total 14 títulos: 7 Campeonatos, e 7 Taças de Portugal.

    Década 2000/10, total 10 títulos: 7 Campeonatos, e 3 Taças de Portugal.

    Vieira, está ligado ao Benfica nas últimas duas décadas, 17 temporadas como presidente (duas como diretor desportivo), isto num quadro de estabilidade diretiva. Nessas duas décadas de Vieira, o Benfica conquistou apenas 10 títulos. Em igual período, o Porto conquistou 11 campeonatos, 7 Taças de Portugal, 3 Taças Europeias (entre elas uma Champions) e uma Taça Intercontinental, um total 22 títulos, isto é, nunca o Porto ganhou tanto cá dentro, como lá fora, como neste consulado de Vieira no Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois explica isso ao by GB mas acho que mesmo assim ele não vai entender tens que fazer um desenho e mesmo assim tenho dúvidas.

      Eliminar
    2. Zé das Couves13/3/21 11:44

      Vai lá rever as décadas que escreveste. Onde é que entre 2000 e 2010 ganhamos 7 campeonatos??? LOL foram 2! 2004/2005 e 2009/2010. Faltam aí as décadas de 70/80 e de 90/2000!

      Eliminar
  6. Uma curiosidade, o BES "estoirou" no verão de 2014, no ano seguinte entra no Benfica Rui Vitória, para dar inicio ao projecto Seixal, ou dar melhor aproveitamento aos jovens formados no Seixal, como de facto veio a dar. Na minha opinião, o paradigma do Benfica mudou em 2015, passou a assentar na formação, porque o BES tinha "estoirado". Nesse período, o JJ foi quase escorraçado, para dar lugar a um treinador com mais sensibilidade para os jovens, Rui Vitória trazia com ele esse lastro de Guimarães, aposta e aproveitamento da formação!

    Isto é, o Benfica em 2015 altera o seu projeto com JJ, porque o BES faliu, e desapareceu um Amílcar Pires, fundamental, para "pagar" os caprichos caros do JJ!

    ResponderEliminar
  7. Aí está. Pontos postos nos is.
    Contra os defensores das falinhas mansas enquanto que o LFV continua a gozar com a cara dos benfiquistas.
    É preciso cortar com o passado recente já!

    ResponderEliminar
  8. ...e na estrutura continuem a assobiar para o lado,continuem... com os lugares da próxima Champions a apertar, preve-se muita medicina chinesa!!!

    ResponderEliminar
  9. O piercing sim, isso é que deveria ser assunto de debate 😁

    ResponderEliminar
  10. Garanto-vos que se o meu clube tivesse um presidente destes, ele não durava lá nem 1 dia. Saía escorraçado à biqueirada que era um mimo.
    Algum dia na vida íamos suportar um presidente que não fosse adepto do clube que preside? Ainda por cima 20 anos!!!??? Era o que faltava, aqui em cima se fizesse o que vos fez e faz não tinha hipótese.
    20 anos? nem 1 dia carago!

    Não é que me prejudique ele manter-se como vosso presidente, mas que me faz espécie como vocês o aguentam, lá isso faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes porquê? Porque um benfiquista antes de ser do Benfica é português (triste sina) e por isso é acomodado, qualquer vieira (ou Sócrates) que prometa mundos e fundos é aplaudido em pé! Como pensar é uma chatice e dá muito trabalho. Repara no teu clube está alguém que só sai quando morrer, não há mais ninguém que possa gerir o clube? O vosso presidente é deus (ou o diabo?) os resultados desportivos são inquestionáveis lá fora mas cá dentro vale tudo mas mesmo TUDO (o jogo de Paços de Ferreira foi das coisas mais vergonhosas em muitos anos) a forma como empataram com o Marítimo foi vergonhosa o que diriam vocês se fosse o Benfica... eu diria o mesmo UM JOGADOR QUE NEM TEM RESPEITO POR QUEM LHE PAGA O SALÁRIO NEM PELOS COLEGAS.....

      Eliminar
    2. Já alguns tentaram, mas ele está bem escorado! Agora até juntou a ele as câmaras adjuntas e quando entrar aí a bazuca (destinada aos Portugueses)para as associações não lucrativas (curioso "não lucrativas", fico a pensar). Piscinas ok, mas de borla, facturação conveniente, etc. etc.etc "Sempre em frente, Augusto"!

      Eliminar
  11. O Vale e Azevedo na altura só perde as eleições porque foi a debate eleitoral com o Vilarinho e o Vieira se tivesse aceitado ir a debate acontecia-lhe o mesmo. Não ter ido a debate eleitoral para mim é a prova que ele sabe que está a mais no Benfica e que não tem nada a acrescentar. Não ter ido à debate eleitoral é não respeitar a democracia das eleições escudando-se nas máquinas de propaganda que tem disponíveis, pagas pelos sócios, como a BTV. Não ter ido à debate eleitoral é não ter respeitado o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada12/3/21 22:02

      O homem não foi a debate porque sabe que não tem estaleca intelectual para debater com um trolha quanto mais com doutores!
      Borrava-se todo! Tinham que desinfectar o estúdio com criolina...

      Eliminar
    2. Tudo se pode (e deve) alterar, revogar Que nos sirva de exemplo. Até os primeiros- ministros dos países democráticos vão enfrentar as oposições aos parlamentos. Não teria que ser igual, naturalmente, mas há que mudar, Ou Não????

      Eliminar
  12. O que se retira da actualidade é que porto brilha lá fora, o sporting brilha cá dentro e o gigante do futebol e das finanças, que não ganha nem fora nem dentro, segue em 4° lugar.

    Felizmente que porto e sporting fecham portas em breve e a hegemonia voltará para sempre.

    O resto é conversa.

    ResponderEliminar
  13. Fala mal do porto e do Pinto da Costa e fala das teorias da conspiração do porto porque esses assuntos é que me dão adrenalina, quero lá saber do vieira pois é sempre mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  14. As minha únicas palavras serão sempre as mesmas. Rua com esse pulha e a escumulha dele

    ResponderEliminar
  15. Como Sportinguista e se me permitem a invasão do vosso espaço. Pego neste parágrafo porque é um tema que agrada bastante.

    "O que não me vai surpreender é que, caso o Sporting seja campeão, não seja apresentada aos sportinguistas uma solução dessas, passando por exemplo pela Red Bull"

    Há muito que digo entre amigos e conhecidos que o futuro do futebol português, nomeadamente dos principais clubes, passa pela intervenção de investidores estrangeiros, com o objetivo de competir a nível europeu. Os clubes como os conhecemos irão deixar de o ser, é uma questão de tempo.A minha grande dúvida/questão, é quem vai ser a primeira SAD a dar esse passo.

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica em primeiro lugar tem e pode ser muito forte a nível interno. O resto vem por acréscimo. Eu prefiro um Benfica de Benfiquistas forte e estruturado em Portugal e a fazer "boa figura" na Europa e os quartos jã são bons. E aqui quem sabe se o resto vem por acréscimo. Veja-se também o caso do Ajax doa época anterior. Éo meu sonho para o Benfica!!!

      Eliminar
  16. Meu caro amigo Shadows:
    - em que parte do que eu escrevi leste que a questão do parceiro estrategico implica a cedência da SAD?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao resto, talvez seja por pouca experiencia no mundo dos negocios, mas infelizmente não funciona como dizes. seria efectivamente o caminho mais rapido e facil... mas não existe.

      Eliminar
  17. Acabei de responder ao post de bbgb precisamente neste sentido. Não tenho que ser eu nem tenho que ter um plano detalhado a longo prazo para o Benfica para ter o direito de exprimir a minha opinião de que Vieira não serve.

    Estamos em tal ponto que venha o Ze do tasco. Se não servir passamos ao quim.

    Concordo que Vieira viveu de booms e nunca da sua qualidade/capacidades. Alias, vou mais longe, sempre o disse... Vieira vivei de booms económicos, vivei do facto de que o Benfica tem capacidade de secar tudo à volta porque serve para toda a gente fazer dinheiro e mesmo a nivel de jogadores, não foi propriamente pela parceria... foi por interesses terceiros.

    Houve equipas que queriam certos jogadores, tipo Ramires, e o Benfica serviu para passaport. Houve equipas que quiseram vender, despachar ou comprar jogadores (com vendas em sentido contrário para baixar preço) e que fizeram chegar ao Benfica vários jogadores que ainda hoje se faltam como elite de futebol, tanto no ativo como já reformados.

    O Benfica é muito grande e permite secar tudo, por isso, os interesses pessoais, individuais e mesmo de clubes, meteram muito dinheiro e muitos grandes jogadores no Benfica.

    E não tenho problemas com esse aproveitamento... Eu critico é a falta de capacidade de Vieira gerir essa realidade. E ao fim destes anos, é impossivel ser incompetência.

    Ao fim destes anos sou obrigado acreditar nas teorias de que Vieira é plantado por interesses de Porto/Olivedesportos.

    É inexplicavel o reforço/vendas do penta, é inexplicavel a cedência dos direitos da liga inglesa de volta para a sportv, é inexplicavel o negócio com a NOS, bem como, a não ativação da clausula para ganhar mais perante os riveis bem como a NOS ainda ganhar com as mensalidades e exploração da BenficaTV.

    Em cima disto, é explicavel e simplesmente dramatica a gestão da divida do Benfica. É um clube que serve apenas para pagar e criar novas dividas para as mesmas pessoas/entidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus sinceros parabéns pela sua visão e pelo seu texto onde me revejo!

      Eliminar
  18. Essa do piercing esta bem metida.

    ResponderEliminar
  19. Está a enterrar o Benfica, sim, porque de momento está morto.

    anti-antis

    ResponderEliminar
  20. LVF não vai sair. O Benfica é dos sócios e LFV sairá quando aparecer uma alternativa que apresente um projecto credível com melhores condições de ganhar.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking