O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

LFV acha que deu tudo. JJ, que não recebeu nada do que lhe prometeram!

. 65 comentários

Nos 5 anos que se passaram desde que Jorge Saiu do Benfica até ao seu regresso, o Benfica conquistou 3 títulos. Desses três só o segundo de Rui Vitória foi um título a que se possa chamar de categórico, da vitória clara da melhor equipa.

O primeiro foi como sabemos, a vitória de Rui Vitória sobre Jorge Jesus, no qual após um começo de época abismal, foi o próprio JJ através de declarações movidas pela soberba de quem achava já estar tudo conquistado, fez unir os jogadores do Benfica em torno do seu treinador e realizar um final de época, de facto épico mas muito improvável, e conquistado muito mais pela emoção e o colinho dos adeptos, do que por real valia como grande equipa.

O terceiro foi o de Lage, também esse altamente improvável, porque é sempre altamente improvável recuperar 7 pontos ao FCPorto em tão curto espaço de tempo, tal como é altamente improvável aquela segunda volta repetir-se nos próximos 50 anos, onde em 19 jogos o Benfica conquistou 18 vitórias e um empate, sendo que o empate foi em casa com o Belenenses.

Estes foram para o Benfica os anos da ilusão, os anos em que os dirigentes do Benfica acreditaram que a ilusória conquistada hegemonia do futebol português era o corolário lógico da nossa inequívoca superioridade e não também por muita vontade dos deuses. Foram os anos que fizeram no Benfica acreditar-se que o Seixal resolveria de facto quase tudo, que no Benfica já havia não só uma escola de jogadores mas até de treinadores, que de facto a estrutura já ganhava jogos e que bastava qualquer m#$da para conquistar campeonatos.

Foram também os anos em que a tal estrutura que achava que era ela que ganhava e que como tal tinha legitimidade para ser ela a decidir quase tudo, fez chegar ao Benfica vários jogadores caros, de Gabriel, a Weigl, a RDT, a Castillo, a Carrilho, a Ferreyra, a Rafa, a Jimenez, a Zivkovic, a Morato, a Vinicius, a Cervi, a Pedrinho, dos quais infelizmente, NEM UM (REPITO, NEM UM!) o Benfica soube valorizar DENTRO de portas! Nem desportivamente nem financeiramente! Quantos destes jogadores foram escolha de Rui Vitória ou de Lage, é isto que me apetecia perguntar?!

O ano passado foi o vexame total. Mais uma época na Europa humilhante à semelhança de todas as do passado recente, e mais um campeonato dentro de portas perdido para uma equipa que anda há três ou 4 anos a competir com os plantéis mais fracos que me lembro de ter desde que me lembro de ser gente e  de ver futebol.

De repente, no Benfica já ninguém fala no Seixal, de repente no Benfica já não há escolas de treinadores. Seria bom que no Benfica também tivesse passado a soberba e regressado a humildade! Mas não, essa não regressou, antes a soberba se avolumou.

Foi JJ apresentado por entre fogo de artifício, champagne caro e croquetes, foi a equipa que ia arrasar, foi o Presidente a falar não só do próximo título mas já no próximo tetra, foi o Cavani e uma série de iguarias que estariam para chegar, porque para a equipa dos 10 anos à frente da concorrência dinheiro nunca seria problema! Foi também essa equipa que quando teve de enfrentar a primeira etapa de montanha (que nem era montanha mas sim uma colinazinha) chamada PAOK, se espalhou logo ao comprido.

E foi esse pequeno GRANDE espalhanço logo no comecinho da época que marca muito do que se seguiu nestes últimos 5 meses! Porque de repente tudo se transformou num ERRO, sendo que o erro começa logo na ilusão do presidente Vieira!

É que Vieira achou que os vexames destes últimos anos foram causa, não do seu mau planeamento e das melancias que foi comprando por muito dinheiro e que não valiam metade do que se pagou por elas, mas sim, por má gestão dos nossos treinadores dos brilhantes ativos que o iluminado Presidente e o seu adjunto Mendes, tinham colocado à sua disposição!

Lá no fundo, Vieira achava que a chegada de JJ resolveria tudo e ia finalmente provar que os tais Weigls, e os Pedrinhos e os Rafas valiam muitíssimo mais do que haviam mostrado até então, e que a tal grande equipa do Benfica já estava de facto dentro do Benfica!

Mas não estava, e de facto as melancias continuam a ser melancias com Jesus, com Lage ou com Vitória, e essa tem de ser a grande lição que Vieira teve de engolir neste últimos tempos. É que como sabemos, vender melancias, para mais em tempos de pandemia não é fácil. E sem vender melancias, não há euros para novos melões!

Jesus é também claramente um homem desiludido. No fundo, tem de levar com o rótulo do treinador que teve o investimento dos 100 milhões, mas a verdade é que desses 100 milhões só escolheu 4 jogadores: Darwin, Everton, Vertonghen e Gilberto. E ainda perdeu o seu melhor central e o lateral direito (este por lesão). Se lhe perguntarem se se sente responsável por este mau momento provavelmente dirá que não, que não foi nada disto que lhe prometeram quando o foram buscar ao Brasil!

Por isso, neste momento no Benfica ninguém tem culpa de nada. Vieira acha que deu tudo a Jesus, Jesus acha que não recebeu nada! E a pergunta que tem de se fazer é: E agora Benfica? Qual é a solução? Despedir o treinador? Será sempre uma solução válida para quem achar que este plantel nas mãos de outro fará muito melhor! E não, não é o meu caso!

Motivar o treinador? É a outra opção! Mas para o fazer é preciso deitar mais lenha (euros) na fogueira que nesta altura não parece haver, e ir-se buscar finalmente os jogadores que Jesus exige há muito!

Há terceira opção? Há! É não fazer nada, manter tudo como está e acreditar em milagres, e deixar tudo cozer em lume brando até a corda partir por algum lado!

Aí sim, verei JJ sair pela porta pequena, mas não concebo a ideia de não ver os tais 64% de sócios do Benfica a exigir que Vieira saia com ele!

Se tal não acontecer, se ainda houver vida para Vieira no Benfica depois de Jesus, aí sim, será altura de finalmente eu aceitar que o Benfica como eu o imagino, há muito morreu!


quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Um caso raro na Europa dos grandes clubes! PARABÉNS FCPorto!

. 81 comentários

 


Nesta foto acima estão os dos artífices do melhor que se faz na Europa em matéria de prevenção do COVID19. Quando todos os clubes, um pouco por todo o mundo - principalmente os que têm jogadores que jogam nas selecções, se veem afectados pela pandemia, o FCPorto consegue ser dos poucos (unicos?) clubes a passar incólume - o virus apenas atacou Mamadou Loum (um jogador que tem um total de 94 minutos jogados (90 dos quais num jogo da Taça contra o Fabril).

Isto chama-se organização e muito cuidado, inclusivamente de jogadores que antes organizavam festas com prostitutas e eram penalizados pelo clube... outros até andavam desaparecidos... e agora comportam-se todos de forma exemplar. Um exemplo a seguir por todas as equipas.

O laboratório escolhido pela Liga é liderado pelo filho de um benemérito presidente de uma camara municipal, ex vice presidente do FCPorto, que utilizou dinheiros camarários para pagar um centro de estágio ao FCPorto, num acto que há muitos anos comove populações inteiras. Imagino que apesar de o Norte ser uma região muito fustigada, este laboratório tem tentado não voltar a cometer erros como os que foram detectados há uns meses e que foram apenas detectados por casualidade por um médico do Hospital de S. João do Porto, segundo o Expresso. Depois desse caso que poderia ter resultado na mudança de prestadores de serviço para o futebol profissional, nunca lhes aconteceu nada e ainda bem... porque é um orgulho nacional ver o FCPorto com uma folha tão limpa numa situação que já fustigou o Sporting, o SLBenfica e agora o SCBraga e muitos outros adversários do FCPorto que têm tido limitações impostas pelo COVID.

Eu, como português, acho que todos devíamos elogiar o trabalho dos obreiros de toda esta competência e do laboratório que não se deixou afectar por médicos que descobriram por acaso que tinham falhado em 9 em 11 testes.... e seguem como responsáveis pelos testes.

Face à folha imaculada que tem o FCPorto, e tendo em conta os resultados positivos de jogadores no SLBenfica precisamente após o jogo com o FCPorto, espero e desejo sinceramente que mantenham a capacidade de não serem afectados e todos de muito boa saúde como até hoje, porque isto não está para brincadeiras e ironias - se tiverem o azar que volte a acontecer e oxalá que não, que os jogadores fiquem de boa saúde e que volte a afectar os menos utilizados, em prol do sucesso do futebol português... pelo que reforçaria os cuidados com o Carraça que tem apenas 90 minutos jogados ou com o Claudio Ramos. Dois jogadores que deram muito jeito no ano passado (aos seus clubes claro! longe de mim pensar outra coisa) e que agora infelizmente jogam pouco.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Um Jorge Jesus resignado como nunca o vimos...

. 66 comentários

 


A atitude do treinador do SLBenfica é de total resignação perante as adversidades. Um treinador irreconhecível foi o que entrou na Luz. Desde a atitude no banco à forma como aceita as exibições fraquíssimas de uma equipa sem chama, sem luz, sem golo... é incompreensível.

Jorge Jesus aparenta não estar feliz ou, simplesmente, "estar-se nas tintas" em relação aos resultados e às circunstâncias do jogo. Sem decisões de ruptura, sem paixão e, sequer, sem vontade de mudar...

A unica explicação que encontro é o facto de lhe ter sido prometido um plantel muito diferente do que ele veio encontrar. Um treinador que não hesita em "encostar" 60M€ (Weigl, Pedrinho e Waldshmit) porque ele teria preferido investir esses 60M - melhor dito, mais ainda - num autocarro de brasileiros.

Jesus está descontente! É notório... o futebol do Benfica não tem liderança, não tem rumo e Jesus não tem chama. Pelo meio, acredito que se tomarão diversas más decisões que levarão os próprios jogadores a estar sem chama e sem dinâmica, muitos deles descontentes... e todos sabemos o "poder do balneário"... que o digam Rui Vitória e Bruno Lage que foram precisamente despedidos pelas vacas sagradas do balneário.

Obviamente que há uma fustigação do plantel pelo COVID19 onde, por exemplo, desde essa paragem Darwin não mais voltou a demonstrar a dinâmica que tinha antes... infelizmente não temos a "sorte" de de os exames da COVID serem geridos pela empresa do filho de uma autarca que nos oferece um centro de estágio.

Nesta situação que tem fustigado tantas familias e agora clubes, gostaria de dar os parabéns ao FCPorto por ser dos poucos senão unicos clubes da Europa com tantos jogos e... onde o unico caso de COVID ocorreu num jogador que nem opção é. De resto... imaculados! Parabéns ao FCPorto...

Seja como for, está claríssimo que o SLBenfica precisa mudanças urgentes. Eu já aqui referi várias vezes que eu poria todo o foco na reestruturação da SAD, na liderança do futebol e no reforço da estrutura onde o scouting terá que jogar um papel fundamental. 

UM FELIZ 2021 PARA TODOS!

SL Benfica - Portimonense

. 25 comentários

ONZE DO SL BENFICA:

Odysseas, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Rafa, Everton, Waldschmidt e Darwin.

Suplentes: 
Helton, Ferro, Nuno Tavares, Samaris, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Pedrinho, Cervi e Ferreyra.

Onze do Portimonense: 
Samuel, Moufi, Maurício, Lucas Possignolo, Willyan, Anzai, Luquinha, Fali Candé, Aylton Boa Morte, Dener e Fabrício.

Suplentes: Ricardo, Anderson, Vaz Tê, Beto, Júlio César, Henrique, Lucas Tagliapietra, Casagrande e Fernando.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

A velha táctica de Vieira: Deixar grelhar na imprensa e fingir-se de "morto"

. 18 comentários

Desde o último título do SLBenfica no final da época 2018/19, conquistada por Bruno Lage, que o Presidente do SLBenfica anda a "fingir-se de morto", deixando todos à sua volta "grelhar a lume brando" na imprensa - também ela controlada pelos seus acólitos seguidores.

Só que desta vez tem de regresso outro personagem que também gosta de fazer chegar informações aos jornalistas para tentar pressionar o Vieira. Jorge Jesus, como bem nos explicou Bruno Lage, tem excelentes relações com muitos jornalistas que continuam a meter todos os dias nos jornais a pressão de nomes que o SLBenfica quer, quando na verdade quem os quer é Jorge Jesus.

Ninguém manda no SLBenfica neste momento... e todos querem / acham que mandam. A estratégia não é nova e é utilizada vezes sem conta pelo Presidente que tem em Rui Costa um fiel defensor dessa estratégia, como se pode observar pelo papel passivo que sempre assumiu no SLBenfica.

Como já aqui expliquei há uns dias no tópico Será o Benfica dos sócios, Sr Luis Filipe Vieira? Então oiça-os! QUEREMOS MUDANÇAS!, nesta fase o SLBenfica tem uma estrutura totalmente desgovernada e um vazio de liderança atroz que faz o SLBenfica recuar muitíssimo no que o distinguia dos seus rivais.

É assombrador o que se passa no SLBenfica!

Hoje "a maquina" fez questão de mostrar no Record que metem pressão no Jesus e que ele e Rui Costa "apertaram" com o Jesus, numa tentativa de se mostrarem do lado do sócios... mas esquecem-se que os sócios vêem neles os primeiros culpados... aliás não se esquecem, eles até sabem bem disso e por isso mesmo fazem este teatro.

Sou capaz de adivinhar que o desmentido que se seguiu foi precisamente para tentar mitigar uma "resposta" óbvia de Jesus na conferencia de imprensa de hoje e para que o treinador não pusesse os seus em campo contra Vieira nos jornais.

É UM CIRCO ESTE BENFICA!

É ESCALADOSA A FALTA DE LIDERANÇA NO SLBENFICA... 

A FALTA DE ESTRATÉGIA COLETIVA É ASSOMBRADORA!

Jorge Jesus é, possivelmente, o menor dos problemas,.. mas quando Jesus é um problema tão grande... imagine-se bem o tamanho dos restantes problemas!!!!

Reitero tudo o que já escrevi no tópico anterior e sobre as mudanças necessárias... enquanto não se tomarem medidas urgentes, o SLBenfica continuará a sua espiral de maus resultados e de revolta no balneário. É preciso:

- Uma liderança activa, clara e entendida de todo o edifício do futebol do SLBenfica

- Atribuição de lideranças do futebol profissional, feminino, formação e scouting por elementos-chave e em reporting directo ao líder do futebol, assim como redefinição da liderança do Dpt Médico e BenficaLab.

- FIM INTEGRAL das contratações de nomes pedidos pelo treinador, mas sim de perfis requeridos por este, de acordo com o modelo de scouting

- Reestruturação integral do modelo de comunicação - algo que esperamos ser real com a entrada de Pedro Pinto

Outro tema importante e que o SLBenfica aparenta também não estar atento são as necessárias obras de manutenção, modernização e evolução interior e exterior do Estádio da Luz, que deveria estar a aproveitar-se destes longos meses sem adeptos nos estádios para avançar imediatamente e assim minimizar impactos futuros quando puderem ter os adeptos de volta e maximizar receitas.

O BENFICA NÃO FOI REFUNDADO COM VIEIRA... E O BENFICA NÃO VAI DESAPARECER QUANDO SAIR VIEIRA... Por muito que actual presidente pense que é essa a realidade... por muito que se esteja a esforçar para destruir o Benfica para quando sair.

A realidade está a chegar à cabeça dos benfiquistas?

. 48 comentários


Não sei se está. 

Muitos benfiquistas tornaram-se naquilo que orgulhosamente dizíamos que era um exclusivo dos adeptos dos outros 2 grandes: acéfalos, fanáticos e seguidistas.

Por isso é que Vieira tem sobrevivido no SL Benfica, juntamente com a sua corja, apesar de a sua gestão ser medíocre, à imagem do que fez nas suas empresas.

Todo o SL Benfica é uma grande operação de imagem, para a qual o afilhado de José Eduardo Moniz vai agora contribuir a partir de 01 de Janeiro de 2021. Daí que se desmentem reuniões e outras tretas às quais nem se deveria dar corda.

Só que os problemas do SL Benfica não se resolvem com operações de cosmética ou com mudanças superficiais e inconsequentes. 

Os problemas do SL Benfica começarão a ser resolvidos no dia em que Vieira e a sua corja forem expulsos do nosso clube.

Infelizmente para todos os que gostamos do SL Benfica, que estamos atentos aos pormenores e ao que se passa para lá do folclore das notícias, o que está a acontecer não é surpresa para ninguém.

Muitos benfiquistas, num ato de masoquismo, quiseram estar a passar por isto. Uns porque votaram em Vieira, outros porque boicotaram uma solução abrangente e de combate, pensando que era com outra operação de imagem, com banda desenhada e chavões, que se retirava Vieira do SL Benfica, riscando do mapa o único que deu a cara pelo combate às negociatas, à incompetência da gestão dos últimos 4 anos e à necessidade de um SL Benfica ambicioso, forte e competente dentro e fora do campo. 

Um SL Benfica que rompesse com o poder podre que gere o nosso futebol e que fosse liderante e não mais um carneiro debaixo do domínio dos adeptos do FC Porto que gerem a FPF.

E por isso hoje faço justiça a Rui Gomes da Silva, que para azar de todos os que o enxovalharam, era o que estava certo em tudo o que está a acontecer e que era preciso mudar.

Domingos Soares de Oliveira já anunciou que é preciso vender em Janeiro. Os jogadores já contratados e ainda por contratar são para ser pagos a perder de vista, para lá deste mandato iniciado em Outubro. E por falar em DSO, acabou por não sair porque a realidade do SL Benfica não lhe permite ir para lado nenhum. Como responsável pelas finanças do clube, mostra ser um desastre que nem uma boa operação de cosmética consegue disfarçar.

Os direitos televisivos (o pouco que falta) foi ou já estará a ser descontado neste momento para pagar a incompetência da gestão do SL Benfica.

Como mais uma vez ficamos fora da Champions, estamos perigosamente a ficar muito longe de cumprir os critérios exigidos para a nova Champions que surgirá mais cedo do que se pensa.

Só falta virem apresentar um americano qualquer como testa de ferro para entrar no capital da SAD e perdermos o controlo do nosso futebol definitivamente.

Se bem se lembram, o outro candidato, João Noronha Lopes, propunha... não mudar nada. Manter todos nos seus lugares. Por isso nunca indicou um único nome para o futebol. 


Todos os benfiquistas que votaram na continuidade, seja por que via, estão a ter o que merecem. Rui Gomes da Silva poderia não ser o presidente ideal para a maioria, mas a realidade está a demonstrar que era o presidente que o SL Benfica precisava neste momento da sua história. Um presidente de rupturas. Depois estaria aberto o caminho para outros benfiquistas, sem medo das máquinas de comunicação, poderem aparecer e apresentar projectos e opções para engrandecer o nosso clube. 

Só que se quem foi atrás de operações de cosmética merece estar a passar por isto, a esmagadora maioria dos benfiquistas que não votaram e o SL Benfica não merecem. Merecem bem melhor.

Merecem um treinador ambicioso e que respeite o clube. Agora já todos falam mal, outra vez, do Jorge Jesus? Bem vindos à realidade. Onde andaram todos quando choravam por esse incompetente quando estava no Brasil, num futebol de terceira divisão mundial?

Hoje já voltaram a ver que Vieira se aproveita do SL Benfica? Bem vindos à realidade. Onde andaram quando atacavam o único gajo que publicamente não tinha receio de dizer isso mesmo? Que avisava que as coisas estavam a piorar?

Hoje Rui Costa já é um inútil? Bem vindos à realidade. Onde andavam quando Rui Costa tinha como única função fumar cigarros e aparecer num sorteio ou outro, enquanto auferia um salário de lorde na SAD? E já alguém se preocupou em saber se ainda recebe ou não salário da SAD?

Hoje afinal as transferências de jogadores do SL Benfica são só para encher o rabo de comissões a muita gente? Bem vindos à realidade. Onde andaram quando o único gajo que publicamente dizia isso era enxovalhado e até lhe diziam que estava a fazer o jogo dos adversários e que um dia até iria para o Porto Canal?

Hoje o plantel é desiquilibrado? Bem vindos à realidade. Onde andaram todos quando durante anos a fio mostramos aqui no NGB que certos jogadores "endeusados" pela comunicação social avençada não passavam de jogadores banais? O Nápoles já pagou os 30 milhões por Grimaldo, por exemplo?

Agora queixam-se da falta de ambição demonstrada na Supertaça? Bem vindos à realidade. Onde andaram nos últimos anos em que o clube que apresentou resultados negativos acima de 100 milhões de euros quase fazia um tri campeonato? Que fez um triplete na época passada?

A realidade é que tudo isto que está a acontecer era previsível e não foi por falta de avisos.

E tudo isto, com eleições a uma grande distância, torna ainda mais difícil mudar alguma coisa. Não é com abaixo assinados ou em AGs promovidas por "zeros" que se muda rigorosamente nada. "Zeros" que não fizeram nada para ter uma eleição transparente no passado Outubro e que agora se apresentam como arautos do benfiquismo. Borrem a cara de merda, meus caros. 

Só se rompe com esta realidade da mesma forma como se arrumou com João Vale e Azevedo: derrotado de forma transparente em eleições.

Para isso, é preciso surgir não um Noronha Lopes ou um Rui Gomes da Silva, pelo menos cada um de forma individual. É preciso uma solução de combate, sem ligações ao FC Porto ou a Vieira, sem reuniões secretas com Vieira, sem jogos de bastidores a boicotar aquilo que se diz pela frente.

Surja essa solução, sem espinhas, e vão ver como Vieira é corrido do clube mais depressa do que se pensa.

O filho do Director do Record que valeu a vitória ao clube do Pai (BELxSPO)

. 14 comentários

Foi apenas ridícula a expulsão ontem do Tiago Ribeiro, filho de Bernardo Ribeiro, Director do Record e assumido sportinguista... 

Num jogo que estava muito complicado para o Sporting, a exibir-se a níveis qualitativos que até fazem do SLBenfica uma a jogar um grande futebol, este rapaz resolveu levar dois amarelos em menos de 5 minutos - em faltas absolutamente desnecessárias e uma delas então é risível ao meter a mão à bola e sendo o próprio a assinalar o movimento com um pedido de desculpas com a bola ainda em movimento - quando Belenenses estava a pressionar o Sporting e mais perto do empate...

Quantos dias de conversas veríamos nos jornais e nos programas de televisão se isto tivesse ocorrido com um jogador ex-SLBenfica (como foi este rapazito) e se fosse filho de um director de jornal assumidamente benfiquista?

Mas como é no Sporting não se passa nada! É apenas mais uma jornada absurda onde o crime compensa.

domingo, 27 de dezembro de 2020

Queimar o Luisão? Não vamos permitir

. 71 comentários

 Seja do interesse de quem for, os benfiquistas não vão permitir que a culpa da derrota justíssima no Dragão vá cair sobre quem deu o peito à revolta que todos temos com a falta de qualidade, atitude e determinação que começa a ser a marca deste presidente e treinador.

Não sei se interessa mais a Jesus, a Vieira, a Rui Costa ou aos três. Nem sequer me interessa se foi o Luisão o Manuel ou o Chico... O que fez Luisão foi ate muito menos do que nos apetece a todos fazer... Mas acima de tudo muito mais do que fez quem o deveria ter feito

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Será o Benfica dos sócios, Sr Luis Filipe Vieira? Então oiça-os! QUEREMOS MUDANÇAS!

. 65 comentários

Já nem os que se reveem em Luis Filipe Vieira conseguem defender e entender a actual situação do SLBenfica. Um descontrolo e desgoverno total. Um Presidente que se aburguesou - e por isso há muito defendo a sua saída e, aliás, a limitação de mandatos de presidente a quatro mandatos.

Luis Filipe Vieira achou que estava 10 anos á frente e, por isso, talvez achasse que tinha 10 anos de margem de erro até voltar a estar atrás dos rivais.

Permitiu que o departamento de scouting visse sair os melhores profissionais por total ausencia de estratégia e, pior ainda, por ausência de projecto profissional que os permita evoluir na carreira... dentro do SLBenfica.

O departamento médico parece um centro comercial de alta rotação, o BenficaLab está entregue ao acaso desde que o SLBenfica perdeu, em junho de 2018, o Bruno Mendes. O scouting parece que deixou de acertar na avaliação dos jogadores que lhes são sugeridos desde a saída de Jose Boto... e podia extender o desconcerto à direcção geral do futebol onde não chega ter um profissional abnegado e dedicado ao patrão...é preciso ter um lider e um homem do futebol. Não ponho em causa a competência do Tiago Pinto... apenas a adequação das mesmas ao cargo que ocupa, algo que tinha, por exemplo o seu antecessor, Lourenço Coelho.

Eram estes que estavam 10 anos à frente... e sem ele os Benfica ficou como se vê: a bater records de derrotas com o FCPorto e à mercê de um Sporting de rastos.

Já muito aqui escrevi como o SLBenfica tem hoje em dia o Presidente errado... o Treinador errado... e a estrutura errada.

Temos que voltar a estruturar um plantel, efectivamente, um plantel cujo presidente errado resolveu desinvestir nos últimos 5 anos, porque achava que ia ganhar de goleada de aqui para a frente... mas essa recuperação não precisa ser feita com jogadores de 20M e, seguramente, não é feita só com a formação.

Eu, um dos principais defensores da formação, sei ver quando as gerações têm um valor muito acima da média e quando são gerações menos fortes. Os próximos dois / tres anos serão complicados para conseguir valores desportivos na formação que entrem directamente no plantel principal como entraram Lindelof, Renato Sanches, Guedes, Semedo, Ruben Dias, Felix etc.

Sem Presidente, Sem Treinador, Sem Líder (no futebol), Sem Estrutura e Sem Plantel... a tarefa de recuperação tem que começar já!!!

Uma profunda reestruturação na SAD com uma clara estutura de liderança - que tenha profundo conhecimento do futebol nacional e internacional, assim como uma liderança do scouting ao nível do melhor que haja no futebol mundial é fundamental E terão que ser estes dois elementos os líderes desta transformação.

Luis Filipe Vieira se não quiser fazer o que é correcto que passa por assumir os elevadíssimos erros cometidos nos ultimos anos e meses, terá pelo menos de proteger-se a ele e ao SLBenfica, principalmente, de continuar a cometer esses erros. Pode até querer continuar a ser Presidente da SAD - coisa que eu não faria no seu lugar e abdicaria em favor de um Presidente que seja um homem do futebol, mas não tem que ser o Presidente da SAD o líder... o líder tem que ser o Director Geral para o futebol, cuja função deve ser consolidada com a de Director Desportivo... e para esse nome investiria significativamente (a nivel de condições económicas) no regresso de José Boto, a quem incumbiria a missão de seleccionar o máximo responsável do scouting que trabalharia sob a responsabilidade.

O reforço do BenficaLab com os melhores fisiologistas em Portugal tem que ser um factor central, através de um alinhamento directo e de base com a FMH, base de origem de grande parte / dos melhores fisiologistas em Portugal - não excluiria, por outro lado, recrutar um especialista estrangeiro de origem holandesa ou alemã.

O SLBenfica não precisa de mais "amigos" do Presidente, nem gente que lhe deva gratidão. Se, como vimos no passado dia 23, é importante ter alguém como Luisão no balneário, dispensamos totalmente que cargos de extrema relevância venham a ser ocupados por gente que pode ter muita capacidade... mas não para liderar a transformação necessária. Por favor, deixem lá o Simão Sabrosa nos programas da Sporttv - e que a ninguém sequer ocorra dar-lhe um cargo relevante.

Seguindo o futebol, a aposta imediata no scouting tem como objectivo o reforço do plantel sem ter que pagar 15 e 20M por jogadores e voltar, em tempos de contenção, a recorrer á anticipação e ao modelo de valorização de jovens jogadores de qualidade.

Da formação terá que ser identificado um, dois - máximo três (dada a qualidade menor das gerações actuais e das próximas duas) para integrar o plantel principal e reduzir o número de jogadores. Esta deveria ser a última temporada da equipa Sub23.

Resta-me o cargo de treinador. Para assegurar que há uma cisão completa com o modelo de influencia no treinador, o próximo treinador do SLBenfica deverá ser estrangeiro, desejavelmente irreverente, dinâmico, jovem e ambicioso - alguém na linha dos treinadores do Leipzig, ou se quiserem alguém menos conhecido, na linha do treinador do Copenhaga.

Jorge Jesus está infeliz. Nota-se à distância. Quase arrisco dizer que ele próprio preferia partir para um novo projecto - talvez até voltar ao Brasil que tantas saudades lhe deixa - num contexto que obviamente teria que custar dinheiro ao SLBenfica, mas onde creio que um mutuo acordo seria alcançável na medida em que a actual situação não o beneficia em nada.

O QUE MENOS ME PREOCUPA É O PLANTEL!!!! Talvez com o que se pensa gastar agora em Janeiro no plantel... seja possível reestruturar a SAD de forma rápida e eficaz... e assegurar reforços de qualidade com menor custo... basta deixar de ouvir o Treinador actual e o Presidente... e ouvir a futura estrutura... porque a actual também já provou que não tem essa capacidade.

OIÇA OS BENFIQUISTAS! Alterações como a entrada do Veríssimo para a equipa B é tudo o que não precisamos e outro claro sinal á estrutura técnica do SLBenfica que não damos oportunidades aos treinadores que temos em casa para crescerem.

Ainda que não consigo entender a ida do Renato Paiva para o futebol do... Ecuador, a aposta jamais poderia ser o Veríssimo - cuja entrada "cheira" a agradecimento por não ter ficado ao lado do Bruno Lage e se ter deixado ficar para trás para aguentar tudo até esperar pelo Jesus ... o desejo do Presidente (ainda corria o campeonato com Bruno Lage e ainda com resultados positivos, como o próprio Presidente deixou entender).

Será o Benfica dos sócios, Sr Luis Filipe Vieira? Então oiça-os! QUEREMOS MUDANÇAS!


quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Um Benfica sem paixão e sem sede de vitória não precisa de um Jesus "caído" e amorfo

. 69 comentários

Jesus diz que está diferente! Que é um homem ponderado e mais maduro... 

Pois se antes já era um treinador "a mais" no SLBenfica, sem a "chama" de outros tempos o seu projecto desportivo simplesmente não existe. A forma como Jorge Jesus representava a intensidade de jogo e o compromisso com um modelo táctico que se assemelhava a um "rolo compressor" não se coaduna com um treinador de ombros caidos e resignado.

Jesus é hoje um treinador á imagem de Luis Filipe Vieira: RESIGNADO e TOLERANTE Á DERROTA!

Como disse ontem, o pequeno assomo de benfiquismo que vimos ontem foi de Otamendi - um jogador cuja identificação em Portugal é precisamente o FCPorto - e também de Luisão - que não escondeu a sua irritação e inconformismo... algo totalmente evidente em Jorge Jesus e Rui Costa, já para não falar no ausente e encolhido Luis Filipe Vieira.

Os benfiquistas dizem que temos uma equipa sem chama e sem alma... eu vou mais longe: temos uma equipa que é o reflexo da estrutura desapaixonada que tem o SLBenfica.

Mas esta crítica não vai apenas para Luis Filipe Vieira, Rui Costa e para Jorge Jesus - que são, por esta ordem, os claros culpados da situação actual. Esta critica vai também para os que quiseram que acreditássemos que iam a votos para vencer e... desapareceram.

Esta crítica é também para todos aqueles que podem ser o rosta e alma de um projecto desportivo sério, determinado e honesto... escolhem esconder-se atrás de Luis Filipe Vieira ou nem isso e remetidos ao seu silêncio.

Quanto mais será preciso o SLBenfica cair para que gente séria, honesta e apaixonada queira vir resgatar o clube?

Curiosamente, Vieira é hoje o "Vale e Azevedo" com que tanto nos ameaçou... Antes Vieira dizia que era "Vieira ou o fim"... agora a triste realidade é que com "Vieira será o fim"... a verdade hoje em dia é: O Fim do Benfica ou manter Vieira.

Mas não esperem os benfiquistas que um presidente recém eleito com quase 63% dos votos numa eleição muitíssimo concorrida vá sair pelo próprio pé apenas dois meses depois.

OU A CONTESTAÇÃO SOBE DE TOM... PARA NIVEIS INCOMPORTÁVEIS PELA DIRECÇÃO E PATROCINADORES... OU VIEIRA LEVARÁ A SUA (E O BENFICA) AO FIM...

Cabe aos Benfiquistas emendar o erro que cometeram e mostrar um cartão vermelho definitivo a Vieira. Mas atenção! Criticar Vieira não chega! É preciso que quem queira ser alternativa o faça de forma realista e estruturada e não da forma mentirosa, amadora e incompetente que ocorreu no passado recente.

Quem quiser chegar-se à frente tem que o fazer com um projecto desportivo sustentado com nomes, compromissos e decisões fortes bem definidas e claras... não chegam palavras bonitas nem discursos inflamados. 

Não façam nada! Viva o Benfica dos clientes em vez de sócios! Reduzido aos grupos de whatsapp!

. 75 comentários

Quando aqui defendi vezes sem conta que os benfiquistas não deviam votar em Vieira, não por mais nada que não fosse o facto de o Presidente ter chegado ao fim da linha, não faltaram os coros de criticas.

Pela primeira vez vou assumir abertamente que votei em Rui Gomes da Silva, seguro que não seria o candidato vencedor, mas certo que não queria Vieira e que sabia que Noronha Lopes era um embuste. Infelizmente Rui Gomes da Silva não foi capaz de recolher o unanimismo de suficientes benfiquistas e menos ainda teve os meios para enfrentar um Presidente que fez campanha como Presidente (com os meios do clube) e um pseudo-opositor, que desapareceu entretanto, que mais não fez do que servir de cortina de fumo ao Presidente.

E porque o faço hoje? Porque não posso conceber que o foco das críticas a um Benfica amorfo, sem chama, sem alma e sem equilibro seja o treinador... Eu que exijo a saida de Jesus desde que entrou no Benfica pela primeira vez... eu que não esqueço que foi um treinador a quem legitimamente pedimos 14M por ter roubado e denegrido o Benfica... não posso ignorar que o SLBenfica é hoje uma imagem do seu Presidente:

ACOMODADOS
ABURGUESADOS
TOLERANTES À DERROTA
ESCONDIDOS
ENVERGONHADOS
MANSOS
SEM GARRA
SEM ALMA
.... SEM BENFICA!

O pouco que se viu de alma benfiquista hoje foi Otamendi (pausa para envergonhar-me!) e de Luisão depois do jogo que, ainda assim, viu Rui Costa tentar acalmar a sua furia quase como dizendo-lhe "não te irrites pá".

- Eliminados da Champions
- Com um investimento de cerca de 100M de Euros
- Com o unico titulo disputado já perdido 
- E com um balneário claramente perdido e sem rumo

É bom que os benfiquistas recuperem o clube ou não haverá clube para recuperar.

Basicamente temos que decidir se queremos recuperar o Clube ou se queremos o Clube de Vieira.

Com todo o respeito pelo Presidente, pelo Rui Costa e pela equipa de gestão - recuso-me ser anti seja quem for - chegou a hora de sairem. Aliás não deveriam ter entrado para este mandato.

OS BENFIQUISTAS LARGEM O WHATSAPP E AS CONVERSAS DE CAFÉ!

Se não querem ou não podem manifestar-se na Luz e no Seixal... protestem onde mais afecta o Clube: 

- Deixemos todos de pagar quotas, deixemos todos de pagar mensalidades da BenficaTV, deixemos todos de comprar merchandizing e de dar visibilidade e negocio aos patrocinadores do Clube, deixem de ver os jogos na televisão e rebentem com os shares de audiencia.

Se é o Benfica dos clientes... os clientes que abandonem o clube em protesto. Guardem o dinheiro de tudo o que estão dispostos a dar ao SLBenfica e quando esta equipa de gestão sair pelo próprio pé e empurrados pelos sócios.... voluntariamente devolvam todos essa vossa contribuição.

por muito que me custe dizer isto: VIREM AS COSTAS AO BENFICA ENQUANTO LÁ ESTIVER ESTA EQUIPA NA DIRECÇÃO!

A alternativa é fazer a vida negra a quem lá está com protestos e "apertões" até sairem.

E NAO ME VENHAM COM MERDAS QUE NÃO SOMOS OS CORRUPTOS NEM OS LAGARTOS! Todos se queixam que não temos garra em campo... mas depois somos o espelho do comodismo entre os adeptos, fora de campo.

Repito: O mais perto que estivemos da chama benfiquista em campo foi o Otamendi que o fez. O que nos devia envergonhar a todos.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

SL Benfica - FC Porto

. 136 comentários
ONZE DO SL BENFICA: 
Odysseas, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Rafa, Everton, Waldschmidt e Darwin.

Suplentes: Helton, Jardel, Nuno Tavares, Samaris, Diogo Gonçalves, Pedrinho e Seferovic.

Onze do FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu, Sérgio Oliveira, Uribe, Otávio, Corona, Marega e Taremi.

Suplentes: Diogo Costa, Diogo Leite, Grujic, Luis Díaz, Romário Baró, João Mário e Toni Martínez.

Tudo o que não seja vencer é despedimento para este treinador.

Mas a escumalha que deseja derrotas do SL Benfica só para atacar quem lá está que nem ligue a TV. Não fazem falta.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

A culpa de João Vale e Azevedo e de... Ronald Koeman

. 50 comentários


Estamos no final de 2020, um ano invulgar na história mundial recente devido à pandemia de COVID-19.

E caso não seja resolvida nos próximos meses, será também o ano em que o futebol perdeu o seu lugar cimeiro nas preferências dos amantes do desporto. Mas isso será "conversa" para outro post.

No que ao SL Benfica concerne, foi ano de eleições em que mais uma vez Luis Filipe Vieira foi reeleito, não tendo o segundo mais votado conseguido chegar à votação de João Vale e Azevedo quando perdeu com Manuel Vilarinho. Mas sobre as eleições já quase tudo se disse.

O que se confirma é que o SL Benfica continua o seu caminho de descaraterização iniciado por Manuel Damásio, o COVEIRO DO SL BENFICA moderno.

Não temos uma cara para quem os benfiquistas olhem com confiança mas com pedidos de responsabilização. Vieira não se vê desde as eleições. Rui Costa não se sabe o que anda a fazer desde que é vice-presidente. Aparece no banco da equipa de futebol não se sabe a fazer o quê, até porque ninguém conhece a composição do novo CA da SAD. 

A única coisa que parece estar confirmada é que DSO, apesar dos seus esforços (e de outros na FPF), está demasiado comprometido com o que se passa no SL Benfica e por isso não lhe foi permitido sair para outro cargo qualquer, sabendo que no mundo dos negócios há muito que não tem lugar, porque dificilmente outra empresa aceitaria que o seu CEO oficioso andasse a pagar despesas pessoais da conta do clube. É o que se tem que dizer quando as facturas são emitidas ao SL Benfica e não a DSO.

E nisto temos novamente um pesadelo no banco de suplentes, pelo menos para mim, chamado Jorge Jesus.

Recordo os mais esquecidos que desde o seu segundo ano de SL Benfica que fui crítico e que rejubilei de alegria quando saiu do nosso clube.

Não lhe reconheço qualquer competência especial, além de uma arrogância sem fundamento e a capacidade de rebentar fisicamente com as equipas.

Futebolisticamente, enganou no seu primeiro ano de SL Benfica. De resto, no futebol mundial, Jorge Jesus é irrelevante. Um zero. Por isso precisou de ir para a Arábia, onde nem aí triunfou, e depois para a terceira divisão do futebol mundial: o Brasil. 

No Flamengo usufruiu do maior investimento de sempre e de muitos jogadores vindos da Europa, com outra capacidade de trabalho e qualidade que os jogadores no Brasil não têm. Eu sou do tempo em que o Brasil era capaz de fazer 2 ou 3 selecções para ganhar o Campeonato do Mundo. Hoje nem uma.

Na Libertadores só nas meias finais lá teve alguma oposição e todos vimos a "caga" que teve na final em que foi dominado o jogo quase todo.

O plantel está cheio de jogadores banais e que não têm noção do que é vestir a camisola do SL Benfica.

Por isso temos um Otamendi que com todo o seu historial chega, enterra e ainda assim usa a braçadeira de capitão, como se fosse digno de usar a mesma braçadeira que tantos craques usaram com honra no passado.

Por isso temos de usar um Seferovic na frente, um Pizzi (as melhoras!) e outros jogadores banais como se fossem craques capazes de levar o SL Benfica mais além.

Por isso é que num ano em que 100 milhões já voaram, até na eliminatória da Champions perdemos com um medíocre PAOK.

E por esta mediocridade que governa o SL Benfica é que um clube como o FCP, com prejuízos acima dos 100 milhões de euros, foi campeão 2 vezes nos últimos 3 anos, e está na Champions, está nos oitavos de final, enquanto que o SL Benfica continua a espalhar a mediocridade por esses campos, como se viu contra 10 em Barcelos.

Pois amanhã não espero menos que uma vitória. 

Já sabem que por mim Jorge Jesus já tinha ido de volta para a terra das caipirinhas há muito. E saindo Jorge Jesus, ou Vieira entrega a gestão do futebol, ou então bem pode também, com 2 meses de mandato, ir com Jorge Jesus.

Vêm aí tempos críticos em termos financeiros para o futebol. 

LFV anda a comprar jogadores e a colocar a "conta" nos próximos 5 anos. Por isso é que o Lucas não sei quantos não veio ainda. E mesmo que esse prazo seja reduzido a 4 ou mesmo 3 anos, temos tudo para pagar e receitas nos mínimos de sempre.

E com as receitas televisivas já gastas até ao final do contrato. E que jeito daria agora ter esse dinheiro disponível para fazer face à crise financeira... mas não. Gastou-se quase tudo antes e o resto vai agora. Vamos a apostas?

Mas para alguns, a culpa continua a ser do Vale e Azevedo, o tal que tem como crime ter roubado o SL Benfica em 5 ou 6 milhões de euros. Quanto é que o SL Benfica já foi "convencido a gastar" nos últimos anos em comissões? 

Mas tem o mérito de ter sido ele a descobrir o melhor treinador do mundo.

E já agora Redmoon... o Koeman não é o treinador ideal do futebol. Mas fez com pouco o que labrego da táctica não faz com muito. E tem merecido oportunidades nos melhores campeonatos, coisa que o labrego da táctica nunca mereceu. E está no Barcelona, não tendo recusado o clube do coração mesmo com a crise directiva e financeira, e de balneário, que o Barcelona atravessa. 

É que para um grande clube, SL Benfica incluído claro está, é preciso ter classe como pessoa para estar no banco. Coisa que Koeman teve e tem e que o labrego da táctica não teve, não tem, nem terá.








segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O Benfica vai vencer tudo este ano! Mas o projecto desportivo está por definir...

. 40 comentários

Como já aqui tinha partilhado no tópico Acabar com a demagogia: foram muitos anos de desinvestimento que não se resolvem num ano, o grave problema que tem hoje o SLBenfica é que Luis Filipe Vieira decidiu - desde a última final europeia em 2014 - entrar num processo de profundo desinvestimento no plantel. Mesmo considerando o elevado investimento desta temporada, algumas publicações estimam em em mais de 270 milhões de euros o "buraco" que ficou por preencher com qualidade.

O que estamos a assistir nesta época é como meter o Cristiano Ronaldo no Belenenses... A equipa vai recuperar qualidade, mas não será - por si - suficiente para colmatar todas as lacunas existentes no clube para poder lutar por um campeonato ou por competições europeias.

O Benfica ter gasto 100M (em época e meia - porque gostam todos de contar com os 20M do Weigl que faz agora um ano) não quer dizer que tenha havido um enorme investimento... quer apenas dizer que se reduziu o brutal desinvestimento dos ultimos anos em que a equipa não foi remodelada.

Seja como for... continuo a não conhecer o projecto desportivo do SLBenfica. 

De momento, ou bem que o SLBenfica assume que está em fase de recuperação do tempo perdido e não vamos ter, de um ano para o outro, a capacidade economica de recuperar todo o investimento não feito e, por isso, não vamos estar ao nível que gostariamos nos próximos dois anos - o que é importante não confundir com incapacidade de conquistar títulos. Uma coisa é conquistar titulos, que a título nacional essa evolução será perfeitamente possível.

Continuo a espera de ver qual será a estrutura do futebol do SLBenfica e parece-me que Vieira pensa que já ninguém é capaz de lhe fazer frente ou sequer obrigá-lo a prestar contas.

O SLBenfica, quando fez a diferença foi quando foi capaz de antecipar decisões... e neste momento estamos a 6 dias de despachar o rapaz que o Jesus não não quis no departamento de futebol... mas o SLBenfica não foi capaz de definir a estrategia para o futuro. 

Falta a Luis Filipe Vieira apresentar o seu plano estratégico para 2020-24. O que se compromete executar e como. O que está bem no SLBenfica... e o que tem oportunidade de melhorar. A menos que o Presidente do SLBenfica tenha feito o "offload" do que será o futuro do SLBenfica... ao treinador.

E os mais desatentos não ignorem as palavras do DSO... contrárias às de Jesus. Se perdermos (como não antecipo que aconteça) com o FCPorto... vão começar as guerras internas e ganhará foco a saída iminente de Jesus.

domingo, 20 de dezembro de 2020

Gil Vicente - SL Benfica

. 92 comentários

ONZE DO SL BENFICA: 
Odysseas, Gilberto, Jardel, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Pizzi, Pedrinho, Everton, Darwin e Seferovic.

SUPLENTES: 
Helton, Ferro, Nuno Tavares, Samaris, Taarabt, Diogo Gonçalves, Cervi, Waldschmidt e Gonçalo Ramos.

ONZE do Gil Vicente: 
Denis; Joel, Rodrigo, Ygor Nogueira e Talocha; Lucas Mineiro, Claude Gonçalves e Vítor Carvalho; Samuel Lino, Leautey e Lourency.

SUPLENTES: 
Daniel Fuzato, Tim Hall, Bouba, Henrique Gomes, Kanya, Renan Oliveira, Leandrinho, Baraye e Hamed.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Ainda procura substituto para Tiago Pinto, presidente? É este, se ainda for a tempo

. 53 comentários

Esse é o clube fundado por um bom amigo meu e, quem não viu na altura, recomendo agora que veja o vídeo no post, em primeiro lugar porque me poupa ter de escrever uma série de parágrafos sobre o que vem lá, e em segundo porque o vídeo retrata o futebol puro, o futebol paixão, o futebol com forte componente social, que no fundo é o futebol que me move.


Esse Club Sintra Football nasceu em 2007 por iniciativa do Dinis, que reuniu uma série de amigos quase todos do nosso bairro, e iniciou a sua caminhada no patamar mais baixo que há – como equipa B de outra equipa no campeonato do Inatel. E apenas na brincadeira e a beber uma jolas no intervalo dos jogos, subimos de divisão.

E foi assim desde 2007 até ao ano passado, a subir de divisão atrás de divisão. Já sem ser o mesmo grupo de amigos que éramos quando a “brincadeira” se iniciou, porque entretanto todos temos as nossas vidas, e porque não temos tempo nem valor futebolístico para competir mais acima, mas também porque nunca acreditámos verdadeiramente na “pancada” do Dinis que achava que ia ser capaz de levar o Club Sintra Football até ao topo do futebol português!

E quando até mesmo nós, os amigos, achávamos que ele não ia conseguir, que mais tarde ou mais cedo ia cair, que andava ali a enterrar o pouco dinheiro que tinha, ele ia provando ano após ano como quase sempre só movido a paixão (sim, porque dinheiro foi sempre muito, muito pouco), e uma facilidade enorme de cativar pessoas só pela conversa e envolvê-las nos seus sonhos, era possível ir subindo a escada degrau a degrau.

O Dinis foi o fundador, mas foi também o Presidente, o chefe da claque, o cozinheiro, o homem que passava a cal nas linhas do jogo, o homem que desenhava, criava e lavava os equipamentos, o homem que preparava o cesto dos jogadores, o homem que mesmo sem dinheiro arranjava condições para ter lá no campo umas mantinhas para os adeptos se agasalharem nas tardes frias e oferecia (sim, oferecia) uma sandes e uma mini no bar do clube a todos os amigos que o Sintra era capaz de reunir no “seu” estádio no dia do jogo!

E digo o “seu” estádio, porque de facto o Sintra nunca teve estádio. O Estádio do Sintra era o “estádio” que era possível alugar a outras equipas na zona de Sintra, Massamá e Oeiras, para poder realizar os seus jogos. Os adeptos do Sintra eram iguais aos jogadores do Sintra e gente disposta a andar com a casa às costas para acompanhar as façanhas deste pequeno GRANDE clube!

Bom, como disse, nestes últimos dois anos desde esse meu texto, muita coisa mudou... E sim, o Sintra conseguiu mais uma subida de divisão, chegando finalmente ao Campeonato de Portugal onde se estreou o ano passado. Foi também esse o ano em que o “pequenino” Club Sintra Football eliminou o Vitória de Guimarães na Taça de Portugal...

E o resto da época foi a de um Sintra a lutar pela manutenção no campeonato de Portugal até vir o Covid que interrompeu os campeonatos não profissionais e que aniquilou a tantos pequenos clubes quaisquer hipóteses de sobrevivência...

A história do Club Sintra Football terminou aí... mas renasceu logo a seguir. Outro clube que faz parte da minha história emocional enquanto puto era o Estrela da Amadora, clube que como sabemos desapareceu do panorama nacional em 2010 por ter entrado em falência.

Em 2011, o Estrela da Amadora foi “refundado” sob o nome “Clube Desportivo Estrela”, na altura um clube apenas com futebol jovem e outras modalidades, sendo apenas em 2018 que o Club Desportivo Estrela” decidiu criar a sua equipa de futebol sénior, que naturalmente teve de começar lá de baixo no sítio onde também o Club Sintra Football um dia começou.

Ora este ano o Club Desportivo Estrela e o Sintra Football Club fundiram-se e formaram de novo o antigo “Estrela da Amadora”, permitindo ao Estrela competir uns degraus mais acima e já no campeonato de Portugal que lidera neste momento, e um ano também em que contra todas as expectativas se qualificou para os 1/8 de final da Taça de Portugal onde agora defrontará o Benfica, o que será um jogo especialíssimo para o Dinis!

E o Dinis – o milagreiro – está lá, no Estrela evidentemente, a dar cartas no Estrela como deu no Sintra, e podem escrever aí que o sonho só vai acabar quando o Estrela chegar de novo ao patamar mais alto do futebol português.

Ah, o Dinis é um Benfiquista ferrenho. Vejam as fotos seguintes para verem o nível da “doença” e da “pancada” que tem. Eu andei com ele e tantos outros amigos nessas carrinhas decoradas meticulosamente a papel de jornal a celebrar conquistas Benfiquistas por essa Lisboa fora!

Se ler isto Presidente Vieira ou alguém da estrutura do Benfica, e se ainda andar por aí desesperado à procura do tal substituto de Tiago Pinto ou de alguém que possa trazer ao Benfica o safanão e a alma que realmente precisa, este é o Homem, vá por mim!

Ou talvez já vá tarde... Foram de facto muitos anos a acompanhar de perto a “doença” que o Dinis sempre teve pelo Benfica mas... depois de 35 anos acabou de confessar há dois dias no seu Facebook que gosta do Benfica mas que AMA o Estrela da Amadora!

Surpresa?! Só para aqueles que não sabem o que é viver a vida apaixonadamente, fazer parte de algo a que podemos dar o nosso cunho pessoal, ter o nosso bebé e vê-lo crescer! Como ele sempre disse, o mais bonito disto tudo não são as conquistas em si, é o caminho que nos fez lá chegar!

E não, o Dinis não sonha sequer que eu escrevi este texto (nem sabe que eu aqui escrevo), para aqueles sempre ávidos de pegar na peça sempre por algo negativo.





















































quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Fogo de artifício só quando era preciso eleger LFV a todo o custo

. 110 comentários

Qual é o clube de futebol de topo que tem um CEO que a meio da competição vem a público dizer que é preciso vender jogadores em Janeiro?!

Que isto faça sentido numa empresa normal, dizer-se que em Janeiro vai ter de vender mais robalo porque a pesca da sardinha tem andado fraca, ainda vá que não vá mas, no futebol?!

E ainda que seja mesmo preciso vender jogadores em Janeiro, isso é algo que se anuncie? É algo que se espera que não tenha impacto nenhum no balneário? Que não faça JJ sentir-se ainda mais enganado do que já se sente? Venham aos saldos amigos, tragam as sacas de euros, que nós precisamos de vender?!

Mas ainda sobre este anúncio apetece perguntar a DSO, o que mudou desde Outubro?! O que mudou desde que andámos armados em novos ricos e com o rei na barriga  atrás dos Cavanis, do Fillet Mignon e das melhores iguarias, porque é nas alturas más que se deve investir, segundo LFV?!

Mudaram os 60 milhões que não encaixámos na champions? Certo, mas não nos foi dito que a venda do Rúben Dias era para compensar precisamente esse deficit de tesouraria porque de outra forma a venda nunca aconteceria? Ou será que a eliminação da Champions até calhou bem para assim se poder justificar vender o que seria sempre vendido?

Mas desde então mudou o quê mais para entre Agosto e Outubro se gastar o que três meses depois tem de se recapitalizar? Querem saber o que realmente mudou? OK, aqui vai... O que mudou foram as eleições do Benfica que era preciso vencer a todo o custo, e onde foi necessário lançar todo o fogo de artifício que havia ao ar e exibir uma pujança e uma cagança que na verdade não se tinha! Pronto, já disse!

Porra, o ridículo tornou-se tão vulgar no meu clube, que os CEOs do clube dos 10 à frente da concorrência nem se apercebem da figura que fazem!

Isto é futebol meu caros! Os objetivos de uma equipa de futebol em Setembro são os mesmos dessa mesma equipa em Janeiro! Nem o Porto, um clube falido, vende os seus melhores jogadores em Janeiro! E sabem porquê? Porque lá em cima, com ou sem dinheiro, os interesses da equipa de futebol ainda vêm em primeiro lugar!

Os planeamentos de época devem fazer-se de Julho a Julho, e Janeiro é para um ou outro retoque, ou para oportunidades de mercado. O mercado de Janeiro nunca foi nenhum pilar de gestão estratégico de nenhum grande clube do mundo, pelo menos naquelas onde o futebol ainda é a alma do clube e à volta do qual gravita tudo o resto! 

Querem que ponha aqui a lista de jogadores chave da equipa que LFV vendeu no mês de Janeiro ao longo dos seus 20 anos de mandato, em contraste por exemplo com Pinto da Costa?

Alguém já viu Pinto da Costa por exemplo, dizer que só não contratou o Ronaldo porque não se envolveu diretamente na negociação, e dois meses depois vai ao Brasil buscar um tal de Veríssimo, e chega a Lisboa de mãos a abanar?!

A sério que ainda se surpreendem como é que os “moribundos” de lá de cima, com metade da “guita”, fazem tanto ou mais do que nós?!

LFV não tem desculpa absolutamente nenhuma para, nos anos que deviam ser os nossos anos de ouro, com uma saúde financeira (diz ele) imparável e que não tem paralelo com nenhum outro clube em Portugal, continuar a ser um candidato como os outros dentro de portas e uma absoluta nulidade na Europa!! NENHUMA!!

Nos anos em que o Porto tinha em relação a nós a vantagem financeira que nós hoje temos em relação a eles, a quantos pontos acabávamos todos os anos?! E na Europa, quem éramos nós e quem eram eles, lembram-se? Admite-se a situação que se vive atualmente, onde o clube com todas as condições estruturais para ir largamente à frente, é, ao invés, aquele que parece continuar a correr atrás dos demais?! O que diz isto das capacidades de gestão desportiva de LFV, digam-me?

Podemos de facto ser os reis do marketing, os reis dos frangos, do tijolo, dos relatórios de contas, da Emirates, da formação e de tudo o mais que quiserem inventar para nos auto-glorificarmos... Mas a nível de futebol meus amigos, que de facto é a ÚNICA coisa que realmente me interessa, a ÚNICA coisa que realmente me move e a ÚNICA que realmente me faz vibrar, continuamos a ser um clube vulgar gerido por amadores e a anos luz de distância do clube que devíamos e podíamos ser!

Esta é a maior mágoa que tenho em relação a LFV... Nunca hei-de deixar de o elogiar pelo trabalho fantástico que fez em recuperar estruturalmente um clube que estava de facto moribundo! Mas na hora em que essa recuperação se deveria traduzir em grandes vitórias, em pujança desportiva, em noites mágicas de êxtase e de glória, o que fica é uma mão cheia de nada... e 64% de sócios ainda em coma e ainda a acreditar que o grande apogeu está já ali ao virar da esquina!

Deem 1000 euros a LFV, que não duvido, ele os transformará em 10000 da noite para o dia... Deem a LFV 1000 milhões, nunca será capaz de transformar isso numa equipa de futebol ganhadora ao nível dos anseios dos sócios do sport Lisboa e Benfica!   

 

ranking