O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 31 de julho de 2020

As camisolas e as "reformazinhas" prometidas

. 49 comentários

Anda muita gente nervosa que o NGB ainda não reagiu às novas camisolas do SLBenfica. A justificação é simples: gostos não se discutem.

A mim, pessoalmente, a camisola vermelha parece-me horrível e nada que ver com o SLBenfica. Desde logo falta-lhe o branco, parece que há gente na Adidas que ainda não entendeu que o SLBenfica é branco e vermelho e não branco e preto... e pior ainda quando acham que é vermelho, preto e dourado...!

O que ainda ninguém reparou é que a conjugação desta camisola com os calções em branco é... bastant feia. Mas pronto, são gostos pessoais e apesar de achar que o marketing do SLBenfica está há já uns aos a dormir... (a camisola do guarda-redes é ainda mais feia, em roxo)... não vou entrar pela crítica, até porque estou certo que haverá muitos a quem a camisola parece linda.

O que me parece realmente muito feio, em linha com o que comenta o Shadows é o aproveitamento que os candidatos não resistem fazer às velhas glórias para poder captar votos entre os mais idosos e que, outrora vibraram com as conquistas destes bravos jogadores e benfiquistas.

O exemplo de Fernando Cruz então é absurdo... uma pessoa que com uma doença complicada e a quem aparentemente uma das candidaturas resolveu "prometer arranjar uma reformazinha aos antigos jogadores".

É triste! Muito triste e lamentável... Acho que não terminaremos estas eleições sem ver a a D. Flora ou as filhas a dizer que o Pantera Negra se fosse vivo apoiaria o candidato X.

Que vergonha! Quo vadis Benfica...


Credibilidade

. 33 comentários

"Depois da clarificação de Mário João e Cruz, quero sublinhar que jamais teria anunciado o seu apoio sem a garantia do seu consentimento e lamento que nos tenhamos visto implicados num mal entendido. Ambos são símbolos do clube e não devem ser envolvidos em polémicas. Pelo meu lado, mantenho a minha profunda admiração pelos dois, e o meu compromisso duma campanha eleitoral credível, transparente e democrática." - João Noronha Lopes.

Ou seja, João Noronha Lopes chama Mário João e Cruz de mentirosos ou de serem gente sem palavra. Credibilidade?

Mário João: "NÃO APOIO NINGUÉM!"

Filha de Cruz: "Tenho autorização do meu pai para vos dizer que ele apoia a recandidatura do senhor Luís Filipe Vieira".

Ou terá sido Simões, com o seu ego, que terá dito que estavam garantidos?

O que é mais lamentável nisto tudo é a loucura enorme pela procura de "pins notáveis" para apresentar na lapela, tipo os empregados do Macdonalds.

Esta gente, pelo visto, acha que o SL Benfica é um desfile de figuras para coleccionar nas listas de "Honra" ou nas galerias de "notáveis".

Daí que a guerras entre Vieira e Noronha pelos atletas do antigamente é triste e reveladora.

É isto que é a tal credibilidade?

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Hoje e sempre o NGB demarca-se de qualquer candidatura e candidato

. 53 comentários
Após a decisão de Rui Gomes da Silva o fim da sua crónica semanal, para não confundir a sua candidatura com a sua crónica semanal no Blog Novo GeraçãoBenfica, vimos por este meio reforçar e confirmar que o os bloggers e o blog em si mesmo demarca-se de qualquer das candidaturas hoje e sempre.


Ainda assim, em defesa dos interesses do SLBenfica, deixamos desde já o convite a todos os candidatos e/ou às suas equipas que queiram "sujeitar-se" a uma "Entrevista Incómoda e Sem Filtros".


Os candidatos que tiverem coragem para sujeitar-se a uma entrevista escrita, da responsabilidade do Shadows e minha e que queiram ver as suas respostas partilhadas com os milhares de visitantes do blog todos os dias... teremos muito gosto em "sujeitá-los" a esse aperto...

Não esperem entrevistas simpáticas como muitos jornalistas "controlados" ou manietados, mas também não contem connosco para ser mal educados ou para expor a vida ou temas que nada têm que ver com o interesse do SLBenfica.

A título pessoal, o que creio que seria bastante interessante seria poder fazer uma entrevista a cada um dos candidatos e tendo em conta que a entrevista seria escrita, creio que lhes damos uma boa possibilidade de prepararem bem as respostas com o seu staff.

Quanto a posições do Blog ou dos Bloggers... VEMO-NOS EM OUTUBRO DEPOIS DAS ELEIÇÕES! Até lá seremos intransigentes com todos os candidatos e candidaturas, desejando que sejam poucos candidatos e que seja um processo equitativo, com espírito democrático e com elevação.

Exclusivo: Obrigado NGB! O Benfica é nosso! De todos nós!

. 68 comentários



Hoje despeço-me do NGB.

Quando, a 7 de Agosto de 2017, comecei a publicar as minhas crónicas semanais - com orgulho por ter sido convidado a fazê-lo num espaço de referência que respira benfiquismo - não pensei que esta “aventura” me colocaria no caminho da presidência do Sport Lisboa e Benfica, uma paixão que todos termos em comum! 

Ao longo destes quase 3 anos nunca abdiquei do meu benfiquismo nem dos valores que defendo para o Benfica. 

Assumi muitas posições de forma solitária na opinião pública benfiquista, quando não era “moda” questionar o presidente do Benfica ou os seus atos de gestão.

Defendi a aposta na Europa como o grande desígnio do Sport Lisboa e Benfica, sabendo que isso trará um Benfica muito forte a nível nacional.

Defendi o Ecletismo como um dos alicerces do Sport Lisboa e Benfica no desporto e na sociedade.

Defendi a Unidade como forma de consolidar a nossa dimensão e de a fazer crescer ainda mais. 

Unidade em torno do Sport Lisboa e Benfica e do seu objectivo primordial: o sucesso desportivo.

Defendi a Tolerância e a Determinação como valores fundamentais do nosso Clube. 

Um Sport Lisboa e Benfica que rejeite elitismos, sem segregações de qualquer espécie, e que assente no companheirismo, na amizade e no espírito de equipa.

Apresento-me nestas eleições com um objetivo muito claro: o de devolver ao Sport Lisboa e Benfica aos seus verdadeiros donos: os Sócios.

Porque o Benfica não é um negócio, não é um projeto financeiro, não é uma infraestrutura, não é um entreposto de jogadores.

O Benfica é nosso! 

De todos, para todos, com todos!

O Benfica é o adepto, a claque, o sócio, um emblema, uma cor, um estádio, uma história ... uma grande História!

Mas é, também e acima de tudo, um ideal e uma forma de estar na vida e no desporto.

Um ideal cujos alicerces são os valores em que assenta o “ser do Benfica”.

E esses valores são os que estão presentes desde a fundação do nosso Clube, desde 1904, há 116 anos.

Agradeço ao NGB estes quase 36 meses que me permitiram chegar ao coração dos benfiquistas. 

Como a todos os “bloggers” que, não partilhando de algumas das minhas opiniões, sempre respeitaram a minha presença e o espaço que me foi concedido. 

A eles também o meu muito obrigado!

Inicio hoje uma nova fase na minha vida: o caminho até Outubro.

O Benfica é de todos e, juntos, vamos devolvê-lo aos sócios, aos adeptos, aos simpatizantes.

Não quero um Benfica de elites ou repartido, dividido, espartilhado entre grupos de influência.

Quero um Sport Lisboa e Benfica de todos, para todos, com todos.

Em Outubro escolha esse Benfica!

Porque o Benfica não é deles!

O Benfica é nosso!



A vergonha que já nem se esconde

. 16 comentários
Versão de "fontes anónimas":
"Cruz apoia e estará na comissão de honra de Luís Filipe Vieira tal como a sua filha, Cristina Cruz. Mário João nega também o seu apoio a Noronha Lopes", garantiu esta quarta-feira fonte próxima de Vieira.


"Depois da clarificação de Mário João e Cruz, quero sublinhar que jamais teria anunciado o seu apoio sem a garantia do seu consentimento e lamento que nos tenhamos visto implicados num mal entendido. Ambos são símbolos do clube e não devem ser envolvidos em polémicas. Pelo meu lado, mantenho a minha profunda admiração pelos dois, e o meu compromisso duma campanha eleitoral credível, transparente e democrática", explicou o candidato à presidência do Benfica.



A diferença de posturas é abissal! De um lado "fontes" e do outro gente que dá a cara! Independentemente do que venha a ser o seu projecto e se nos interesse ou não... uma coisa já tem: O MEU RESPEITO!

Depois, as conclusões tire-as quem quiser... João Noronha Lopes só teria a perder se tivesse avançado com apoios que não tem. Até porque nesta fase é demasiado cedo para "jogadas" e seria demonstrar algo que é o inverso do que precisa demonstrar.

O volte face em favor de alguém que até as filhas dos ex-jogadores mete na comissão de honra... não augura nada de bom nestes "esquemas de bastidores".

Isto já nem se esconde... qualquer dia alguém decide no Benfica quem é que é "digno" de ter 20 votos e quem não... pelos vistos já faltou mais.

PS- Custa-me imenso assistir a esta situação por parte de alguém que foi tão importante para o SLBenfica e que agora se vê enredado em atitudes incompreensíveis, talvez pressionado por processos judiciais que (é minha convicção, pois recuso-me julgar seja quem for de forma antecipada e menos ainda em praça publica) têm como objectivo precisamente desestabilizar Luis Filipe Vieira.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

O Circo, o Camião e o futebol portguês

. 53 comentários
Vou escrever um tópico muito curto porque estes temas estão a enjoar-me de tal forma que me dão vómitos...

O Circo continua na Luz e o no futebol português... com o regresso aos "camiões do Jesus", brasileiros como ele gosta para poder ter control€ sobre a sua vinda... vá de entrar mais 10 jogadores e sairem 8 como o Jesus tanto gosta. Interessa fazer a economia cinzenta circular.

Mas não sei se isto envergonha mais ou menos que a palhaçada que tenta na secretaria fazer manter o Portimonense na I Liga. Como disse ontem, fazendo estes "regressar" de forma vergonhosa e atirando um histórico do futebol português para o CNS... basicamente são, pelo menos, 36 pontos com que o FCPorto arranca no próximo campeoanto.

Mas sem dar descanso aos palhaços do circo em que tudo isto se transformou, temos a mais recente vergonha em torno dos apoios à candidatura de Noronha...

... parece que os que consideravam positiva a sua candidatura e achavam boa ideia apoiar não contra Vieira, mas pelo SLBenfica... ao final da tarde, sentiram-se "motivados" a dizer o contrário.... vá-se lá saber porquê?

Cavani

. 159 comentários

Ainda estou para perceber porque a possível vinda do Cavani para o SL Benfica seria má...

Se houver dinheiro para isso, porque não?

Que jogador no SL Benfica ficaria triste por ter Cavani consigo no plantel?

Que jogador no SL Benfica teria legitimidade para questionar o vencimento de Cavani? 

Há coisas que me fazem imensa confusão. 

Cavani, se viesse (pois não acredito que venha), traria consigo muita atenção internacional.

Perguntem ao Real Madrid se perdeu dinheiro com a contratação de Ronaldo (ou a Juventus), Bale ou Benzema, por exemplo.

Jogadores já feitos, com qualidade mais que comprovada, puxam os adeptos. Entusiasmam! 

Trazem consigo patrocinadores, venda de camisolas (coisa em que o SLB é totalmente amador) e tornam o clube atrativo para outros jogadores de qualidade superior. 

Portanto, expliquem-me lá como ter um jogador como Cavani no plantel é mau...



terça-feira, 28 de julho de 2020

FCPorto "perde" Portimonense recupera controlo do Vitória de Guimarães

. 80 comentários
Todos conhecemos a história do Portimonense como equipa B do FCPorto. Nos últimos anos na I Liga, foram muitos os casos em que o clube de Portimão serviu para ajudar o FCPorto... ironia do destino... desceram por um ponto desperdiçado com aquele penalty ridículo do Jackson Martinez no Dragão no dia em que fez juras de amor e se ria no final, apesar da derrota.

Mas na incapacidade de fazer o Portimonense subir na tabela.... o FCPorto encontrou outro aliado: Miguel Pinto Lisboa conquistou a presidencia do Guimarães por forma a aliar-se ao FCPorto nos bastidores.


Disso são bem evidentes as exibições do Guimarães contra o FCPorto e, em especial, as imensas críticas que Miguel Pinto Lisboa tem a apontar no fim de cada jogo com o SLBenfica. A mais recente foi Pinto Lisboa a dar os «Parabéns ao Veríssimo pela substituição...» que, na opinião dele, fez perdoar a expulsão a Weigl. Já antes, em Janeiro, tinha criticado imenso o árbitro Nuno Almeida por alegadamente ter fomentado a derrota do Guimarães aos pés do Benfica.

Agora fecha-se o círculo... Pinto Lisboa deixa Ivo Vieira, um dos excelentes talentos entre os treinadores da I Liga, para ir buscar Mario Silva, anterior treinador de miudos do FCPorto e agora no Almería, clube que perdeu o acesso à La Liga ao perder tres jogos e empatar outro nos ultimos cinco jogos. Portanto um curriculum e pêras...

Com o controlo de bastidores no Famalicão e agora Guimarães, o FCPorto já definiu os clubes que vão atacar o Rio Ave e o SCBraga na próxima época. Aliás este ano, apesar de o árbitro ter dado quatro minutos de descontos... o Famalicão teve dez minutos reais de descontos contra o Marítimo para ver se conseguia deixar de fora o Rio Ave... mas o empurrão divino de Pinto da Costa valeu pouco.

Benvindos ao novo Apito Dourado... Obrigado Presidente Vieira por o ter permitido. 


EDIT:

Um volte face já no decorrer do dia de hoje afastou Mario Silva já na fase final das negociações, avançando a alternativa Tiago - ex Atletico Madrid.

Pinto Lisboa se tiver corragem que explique o volte-face

Dragões Diário lança publicação de comédia - imperdìvel

. 27 comentários
"O FC Porto nunca indicou qualquer comentador à SIC, nunca discutiu a seleção de comentadores com alguém da SIC, nunca instrumentalizou comentadores da SIC e nunca veiculou qualquer linha discursiva ou estratégia de comunicação através de comentadores da SIC – e o que se aplica à SIC aplica-se a todos os outros canais", pode ler-se ainda na newsletter Dragões Diário


Vieira em desespero aplica "fórmula Bruno de Carvalho" e já todos sabemos o resultado!

. 114 comentários
Já não sei por que ângulo mais posso explicar isto... a situação atual do Presidente do SLBenfica é, no mínimo, de desespero obsessão pelo poder... o que em si mesmo nos faz recuar a casos recentes como os de Ricardo Salgado ou do tonto do Bruno de Carvalho.




TEMOS NOÇÃO DO QUE SE ESTÁ A PASSAR NO SLBENFICA!? TEMOS REALMENTE?!

Luis Filipe Vieira está disposto a fazer um "All In" de dimensões bíblicas para assegurar a sua reeleição e isso deveria ser motivo de desconfiança dos sócios.

Depois de mais de 25M€ gastos numa equipa técnica, sabe o NGB que se continua a insistir na opção Cavani, que pode representar mais de 50M€ de investimento num só jogador...

... isto quando temos um plantel que:

- não tem guarda-redes suplente
- não tem defesa direito (a "vaca sagrada" do André Almeida para mim tem que sair, além de não ter qualidade há muitos anos e Tomás Tavares está longe de assumir-se como um jogador feito).
- não tem um ala direito e o ala esquerdo é demasiado "curto" em estabilidade de jogo.
- não tem avançados além de Vinícius cuja permanecia duvido muito..
- não tem um pensador de jogo, um creativo... (a "vaca sagrada" do Pizzi para mim tem que sair)
- sabe Deus se teremos defesa esquerdo pelo desejo de sempre de Grimaldo de sair...

E com isto Vieira preocupa-se em comprar jogadores para encher jornais e lhe dar notoriedade e legitimidade para enganar os sócios.

Acho LAMENTÁVEL e VERGONHOSO que a BenficaTV seja impedida de cobrir as eleições, assim como acho - por si só justificante para não votar em Vieira - que o Presidente do SLBenfica se recuse a debater o futuro com outros benfiquistas.

Estou imensamente grato a Luis Filipe Vieira pelo que de bom fez, lamento as inumeras vezes que fez mal, mas como aqui sempre defendi, é facil acertar sempre depois de saber os resultados. Creio que ficará para sempre como um elemento vital numa recuperação muito difícil...

... mas o seu desespero, a sua obsessão pelo poder e a sobranceria de quem parece ter algo a esconder, numa atitude que só me faz lembrar Ricardo Salgado e acções recentes que me fazem lembrar Bruno de Carvalho... e todos sabemos os resultados e em ambos os casos envergonharam até os mais crentes.

DA MINHA PARTE ASSUMO DESDE JÁ QUE OU VOTAREI EM BRANCO... OU VOTAREI NUMA ALTERNATIVA QUE SE APRESENTE.

A situação atual envergonha qualquer pessoa de bem e ninguém de bom nome quererá ver "a tropa" de Vieira a expor o seu nome, familia e percurso profissional de forma a parece algo negativo. Não haverá ninguém que Vieira tenha coragem de assumir ser uma pessoa credível e capaz.

Quando me encostam à parede e me dizem que "eu ou nada"... para mim a escolha está feita: nada.

Mas também deixo um aviso à navegação: querer apenas concorrer não vale para nada... essa postura cheira a "querer tacho"

De momento APENAS João de Noronha apresento um pré-projecto de candidatura, creio que muito haverá por explicar sobre o que pretende, mas acima de tudo para mim ficou-me uma frase:

Não é uma candidatura de criticas! Não é uma candidatura para tirar Vieira! É uma candidatura apesar de Vieira...

De Rui Gomes da Silva, temos ouvido apenas críticas e vontade de expor Luis Filipe Vieira, algo que não me parece uma boa estratégia... Bruno Costa Carvalho e outros não contam e não deveriam sequer concorrer.

Já Rui Gomes da Silva, se vir que não tem uma franja de apoio forte e estruturada, se entende que precisamos mudar de rumo, deveria abdicar também em favor de João de Noronha, pois quanto mais divisão houver em votos... mais se beneficiará Luis Filipe Vieira desde a sua postura altiva.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

O que me está a escapar? Onde vai o Benfica treinar para a Champions?

. 52 comentários
Parece que a final da Champions é no dia 23 de Agosto...

O Atletico de Madrid (quem mais poderia ser) vai treinar no Seixal... e se ficar até à final, vão ocupar o campo de treinos que usa o Benfica até dia 22 de Agosto...

... uma semana depois, o SLBenfica terá o seu primeiro embate para a pré Eliminatória da Champions!

Alguém me explica como é que se vão organizar no Seixal? Atenção, não digo isto porque me surpreenda... ao fim ao cabo nunca fizemos um negocio com o Atletico de Madrid em que eles não ficassem a ganhar, mas... até já fazemos AirBnB do Seixal?

Finalmente! Parabéns SIC Noticias!

. 54 comentários

Lisboa, 27 jul 2020 (Lusa) - A SIC Notícias decidiu descontinuar os programas de desporto que assentam em comentadores que representam clubes, vulgarmente conhecidos como 'os três grandes' Benfica/Porto/Sporting, disse hoje à Lusa o diretor de informação da Impresa, Ricardo Costa.

Os dois programas da grelha da SIC Notícias - "Play Off" e "Dia Seguinte" - terminam "na próxima semana", adiantou. - LUSA.

Os possíveis adversários na Champions

. 63 comentários

"O Benfica conhece o adversário da terceira pré-eliminatória no sorteio da Liga dos Campeões a 31 de agosto e tem, para já, apenas uma certeza: a de que os franceses do Rennes são um possível de quatro adversários. Os ucranianos do Dínamo Kiev e os belgas do Gent também estão apurados para esta fase da liga milionária mas não podem defrontar as águias, porque qualquer das destas equipas é cabeça-de-série.

O Krasnodar, carrasco do FC Porto em 2019/20, é neste momento um possível adversário dos encarnados, mas o cenário está dependente do Besiktas. É que os turcos, ao invés dos russos, vão entrar na 2ª pré-eliminatória da Champions. Caso sejam bem-sucedidos, são cabeças-de-série, evitam o Benfica e colocam automaticamente os russos como possíveis adversários da águia. A explicação prende-se com o ranking da UEFA: o Besiktas soma 55 pontos, contra os 35,5 pontos do Krasnodar.

Além de Rennes e eventualmente Krasnodar, há ainda dois emblemas que poderão defrontar a equipa de Jesus na terceira pré-eliminatória. Viktoria Plzen (República Checa), Rapid Viena (Áustria), PAOK (Grécia), AZ Alkmaar (Holanda) e Lokomotiva (Croácia) são as outras equipas que entram na 2ª pré-eliminatória e, caso sigam em frente na competição, poderão vir a encontrar o Benfica.

Os encontros da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões disputar-se-ão a uma mão apenas, nos dias 15 ou 16 de setembro." - RECORD.

-----------------------------------------------

Depois da vergonha que foi perder este campeonato, temos que sujeitar-nos a uma pré-eliminatória.

Qualquer um dos clubes mencionados merece respeito mas não temor.

O SL Benfica tem a obrigação de estar na Champions, é o seu lugar como grande clube e portanto não se aceitará menos que isso.

Já agora, por falar em qualificações, vejo muita gente preocupada ou bem disposta com os lugares dos outros. Muita gente a falar no Portimonense, no Sporting ou no Braga.

Até parece que temos razões para estar bem dispostos, depois de perdermos este campeonato.

É altura dos benfiquistas pararem de olhar para os outros e olharem mais para dentro do clube.

(Às segundas-feiras Rui Gomes da Silva publica a sua crónica semanal no NGB. Recebemos a informação do próprio de que está a gozar um pequeno período de férias antes da campanha e por isso não escreverá crónica esta semana)

sábado, 25 de julho de 2020

SL Benfica - Sporting CP

. 100 comentários

ONZE DO SL BENFICA: 

Odysseas, André Almeida, Rúben, Jardel, Tomás Tavares, Weigl, Gabriel, Pizzi, Cervi, Chiquinho e Seferovic.


SUPLENTES: 

Zlobin, João Ferreira, Ferro, Florentino, Rafa, Zivkovic, Jota, Dyego Sousa e Vinícius.

 

Onze do Sporting CP: 

Luís Maximiano, Eduardo Quaresma, Coates, Acuña, Ristovski, Nuno Mendes, Wendel, Matheus Nunes, Gonzalo Plata, Jovane Cabral e Sporar.


Suplentes: Renan, Luís Neto, Borja, Doumbia, Battaglia, Francisco Geraldes, Rafael Camacho, Vietto e Tiago Tomás.

----------------

Seja para que competição for, a feijões ou para a Taça das Caricas, O DERBY É SEMPRE PARA GANHAR!

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Limites para o plantel do próximo ano?

. 127 comentários


Há um esforço de comunicação de dentro do Benfica para passar a ideia de que podemos tudo e vamos trazer quem quisermos.

A novela Cavani foi de rir... especialmente pelo esforço em nos fazer acreditar a todos que era possível.

O que parece certo é que o plantel vai receber uma tonelada de jogadores e que os emprestados, como se tem visto, vão também todos regressar à base.

A questão é: se vão contratar, o que fazem aos emprestados sem colocação?

E onde vão financiar o investimento no plantel?

Antecipação do resto do contrato da NOS, privando as próximas 2 direcções dos dinheiros dos direitos televisivos?

Mais um empréstimo com a benção da Capital XXIII?

Vão vender os poucos que valem algum dinheiro e recomeçar com jogadores mais baratos e desconhecidos?

Vamos voltar a ter uma turma da picanha no balneário e por isso é que Luisão vai para a estrutura da equipa de futebol?

Muitas perguntas mas a resposta de sempre: Vieira não tem estratégia ou caminho definidos. A ele só interessa salvar a pele em Outubro. Ou antes. Ou em Janeiro.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Noronha apresenta-se! Boa mensagem... veremos o programa!

. 125 comentários
"Há 20 anos, quando o Benfica corria perigo, não fiquei de fora. Agora, mais uma vez, não podia ficar de fora. O Benfica precisa de mudar. Por isso aqui estou com uma enorme vontade de começar uma nova dinâmica, que ponha o Benfica onde o Benfica merece"

Ora cá está! Alguém que já por mais que uma vez disse "Presente" quando é realmente preciso e não quando é apetitoso, já tem a minha simpatia.

"O clube modernizou-se e profissionalizou-se, os benfiquistas reconhecem o trabalho de Luís Filipe Vieira e eu próprio já o fiz publicamente, mas agora - e no agora que estamos - assistimos à desorientação, à incoerência, à incapacidade de aprender com os próprios erros, à contradição. E a um desvio do que é essencial, o sucesso desportivo."

Ter gratidão e reconhecimento não significa subserviência. Saber respeita o legado de Vieira é sinal de equilíbrio mental, mas isso não quer dizer que tenhamos que confundir reconhecimento com subserviência.

"O negócio do Benfica é vencer jogos e os nossos maiores dividendos têm que ser os títulos. A ambição do Benfica tem que ser a ambição dos benfiquistas, e neste momento não é. O Benfica não pode ser visto apenas como uma empresa. Temos de aliar a sustentabilidade financeira aos títulos. No futebol, nas modalidades, em Portugal e na Europa."

Um elemento muito relevante. O desporto é um negocio? Sim, transformou-se nisso mesmo. Mas o activo principal têm que ser os títulos, não as vendas de jogadores ou as infra-estruturas. Devem existir? Sim... mas não podem ser a prioridade.

Depois aqui em diante já é onde precisamos ver o detalhe, que não foi apresentado:

"Não podemos adiar o Benfica europeu que os benfiquistas desejam. E nós sabemos como fazê-lo." 

"Temos de ter um projecto estratégico de longo prazo, um projecto que não varie ao sabor das luzes, da vontade de um homem só ou de calendários eleitorais."

"Proporemos aos sócios uma revisão dos estatutos que introduza a limitação de mandatos e um código de conduta que evite conflitos de interesses entre membros dos órgãos sociais e accionistas da SAD"

Por fim, sobre Jorge Jesus, uma verdade que antecipo que Vieira nunca irá responder:

"É um grande treinador e é o meu treinador. O que eu não percebo é como é que é o treinador de Vieira, quando foi empurrado quando não cabia no projeto e quando Vieira disse que nunca voltaria ao Benfica"

Muito mais empenho em salvar o projeto Vieira do que o projeto Sport Lisboa e Benfica

. 88 comentários

Perguntas que me apetecia fazer neste momento:

1. O que aconteceu desde nem há dois meses atrás quando DSO afirmou que os tempos que correm aconselhavam a apertar o cinto, e agora em que o dinheiro parece pesar nos bolsos ao ponto de fazer cair as calças?

2. Quando Jorge Jesus saiu para o Sporting e o Benfica contratou Rui Vitória, LFV disse: “Houve um período de tempo no Benfica em que nada podia ser planeado. Hoje temos um treinador com quem podemos planear a três ou quatro anos. Tem os seus pontos de vista mas é humilde para discutir com as pessoas.

Com JJ voltou a poder-se definir estratégias a 3 ou 4 anos? JJ voltou a ser humilde?

3. LFV sobre Jorge Jesus (Setembro de 2016): “Trabalhou comigo seis anos. Nada tenho a apontar a Jorge Jesus, tirando o dia em que saiu do Estádio da Luz por opção dele.

Quando é que LFV vai contar a história verdadeira e admitir que JJ só aceitou a proposta do Sporting depois de perceber que LFV não o queria, e que já havia avião marcado para JJ, Vieira e Mendes, no qual os 3 embarcariam para se discutir o futuro de JJ fora da Luz? (JJ não apareceu para o embarque. Soaram os alarmes. Vieira voltou a querer Jesus, mas já era tarde)

4. LFV (Setembro de 2016): “Quem conhece o Jorge Jesus sabe como ele trabalha. Ele tem uma maneira de trabalhar que hoje não serve os interesses do Benfica.”

O que aconteceu para que o homem que não se adequava ao projeto seja de novo convocado tão desesperadamente para salvar esse mesmo projeto para o qual não servia?

5. Uma das razões que fez Jorge Jesus mudar-se para Alvalade foi a imposição que LFV lhe queria fazer na altura, de que o plantel do Benfica teria de ser 20 jogadores mais 5 da formação... Essa imposição mantém-se nesta altura? Será esse o Benfica dos próximos anos?

6. LFV (Junho 2020): “O Benfica para sonhar ser campeão Europeu tem de ter uma base formada no Seixal com a mesma identidade.

Se isto era verdade há 2 meses atrás, é verdade hoje? Jorge Jesus é o homem certo para este projeto? Ou mudou o projeto e nada nos foi comunicado?

7. LFV sobre Rui Vitória:  “Finalmente temos um treinador que assume a dimensão europeia do Benfica.”

Se a dimensão europeia é com jovens do Seixal e JJ não aposta nos jovens, se a dimensão europeia não existia com JJ como se afirmava, onde é que a contratação de JJ se encaixa neste Benfica com renovada ambição?

8. Sr. Presidente, já nos autoriza (ordena) a gostar de Jorge Jesus novamente? E se sim, porquê? Afinal Jorge Jesus não traiu? Não insinuou? Não roubou? Foram tudo mal entendidos? Se JJ não o fez, quando assume então Sr Presidente que nos mentiu, que montou uma campanha contra o homem e que fez de tudo para nos virar contra ele, apenas e só para se proteger tal era o medo que tinha que o seu eventual sucesso em Alvalade se virasse contra si? E se sim, se afinal tudo aquilo de que o acusaram aconteceu realmente, como é possível aos dois terem estômago e não haver um pingo de vergonha para este segundo casamento?

9. Sr Presidente, quando apresentar JJ aos sócios amanhã vai admitir  que houve algum exagero nas acusações anteriores? Vai admitir por exemplo que nos bate-boca entre JJ e Rui Vitória, a instituição Benfica esteve quase sempre fora destes diálogos? Vai admitir que para JJ o Benfica foi sempre o Ferrari? Que foi sempre o clube elogiado pela forma como trabalhava? Vai admitir por exemplo que uma das principais razões que levou à degradação de relação entre JJ e Bruno de Carvalho no Sporting foi a recusa de JJ em ser o aliado que Bruno de Carvalho queria ter na sua luta cega contra o Benfica?

10. Este investimento que se prepara para fazer no plantel do Benfica acontece repentinamente porque é Jesus o treinador, ou aconteceria sempre independentemente do nome do treinador porque essa era de facto a estratégia do clube para os próximos anos?

11. Sr. Presidente, em tempos não muito antigos Jorge Jesus afirmou que no Benfica apenas Rui Costa percebia de futebol... Vai aceitar a sugestão e fechar-se finalmente no gabinete dedicado àquilo para que realmente tem vocação?

12. Qual é o projeto do Benfica afinal? É o Benfica Made in Seixal anunciado como bandeira? É o projeto de há 6 anos atrás que se abandonou porque não servia mas que agora se quer retomar? Afinal o Benfica tem estrutura, tem projeto, tem uma ideia, ou percebeu-se que afinal navegamos à vista, nada do que havia serve e o novo projeto é simplesmente aquilo que Jorge Jesus quiser?

13. Este regresso de Jorge Jesus acontece para salvar o Benfica ou para salvar o Presidente nas eleições de Outubro?

14. Sr. Presidente, como é possível continuar a confiar em si? Como é possível justificar tanta contradição? Como é possível negar o desnorte? Como é possível não achar que tudo isto é errado e cheira mal? Como é possível não desconfiar que neste momento há muito mais empenho em salvar o projeto Luís Filipe Vieira do que o projeto Sport Lisboa e Benfica?

Felizes aqueles que sempre pensaram pela sua cabeça e sempre souberam em que lado da barricada estavam (independentemente do lado). Para os outros, tudo isto deve ser muito confuso, e imagino que requeira boa dose de contorcionismo continuar a ser um "bom" Benfiquista nesta altura.

Nova candidatura à presidência do SL Benfica anunciada hoje

. 137 comentários


"João Noronha Lopes irá apresentar oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica - as eleições decorrem em outubro - numa conferência de imprensa a realizar pelas 17h, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Sob o lema “A Glória É agora”, Noronha Lopes encabeça, assim, uma quarta via numa corrida eleitoral na qual já estão o presidente Luís Filipe Vieira, como também Rui Gomes da Silva (ex-vice-presidente do Benfica) e Bruno Costa Carvalho (candidato derrotado em 2009), embora haja dúvidas sobre a legitimidade estatutária desta lista, pois Costa Carvalho não tem os 25 anos de sócio necessários para concorrer.

João Noronha Lopes, gestor formado em Direito pela Universidade de Lisboa, de 53 anos, foi vice-presidente mundial da McDonald’s e é descrito como um adepto fervoroso do Benfica, do qual foi vice-presidente na direção encabeçada por Manuel Vilarinho, que antecedeu Luís Filipe Vieira. O nome de Noronha Lopes, sabe a Tribuna Expresso, começou a ser discutido num grupo de WhatsApp que junta vários conhecidos benfiquistas descontentes com o rumo tomado pela SAD encarnada. O professor Pedro Adão e Silva e o publicitário Vasco Mendonça - ambos cronistas e também comentadores televisivos, respetivamente no Expresso, RTP, SportTV, e Tribuna Expresso e SIC Notícias - fazem parte deste grupo que, reconhecendo méritos a Luís Filipe Vieira na retoma do clube, entende que o modelo de liderança e de negócio estão esgotados.

Além disso, os casos de justiça e as suspeitas que rodeiam antigos responsáveis do Benfica e, sobretudo, Luís Filipe Vieira — nomeadamente na Operação Lex, na qual será acusado por recebimento indevido de vantagem — são vistos como nódoas inamovíveis na história do clube. Esta via já captou o apoio de várias figuras públicas da televisão e da rádio, que se irão manifestar favoravelmente a Noronha Lopes num futuro próximo." - Expresso.

--------------------------

Todos os benfiquistas devem ficar contentes pelo que está a acontecer no clube.

Pela primeira vez em muitos anos, teremos vários projectos de onde escolher em Outubro.

Pela primeira vez, Vieira não poderá escapar a debates e a ver discutida a sua gestão desastrosa do SL Benfica, em especial nos últimos 4 anos.

A democracia e a liberdade de expressão foram durante décadas uma das características básicas do SL Benfica.

Bem vindo, João Noronha Lopes!


quarta-feira, 22 de julho de 2020

Até já o advogado de Jesus dá bitaites e bicadas... (Santa Aliança exposta?)

. 73 comentários


"Conceição cometeu erros. O momento que tem com o Danilo é de má gestão. Não sei se com proteção superior da presidência mas, a determinado momento, a equipa consegue reagrupar-se, redefinir-se e reagrupar-se, aproveitando o erro do adversário. O dinheiro que vai fazer com a entrada direta na Liga dos Campeões e o que pode vai fazer em algumas vendas fará com que comece a haver novamente um equilíbrio financeiro entre a situação financeira do FC Porto e do Benfica, algo que não ocorreu nos últimos dois anos. O Benfica não só perde o campeonato como perde a capacidade de esmagar financeiramente o FC Porto e deixa-o reerguer-se, o que pode gerar um aumento do índice de competitividade nos próximos anos", explicou em declarações (emitidas na semana passada) ao programa Jogo Económico, da Jornal Económico TV.
in Record

terça-feira, 21 de julho de 2020

A purga de JJ

. 129 comentários

Há precisamente um mês eu referia neste espaço Um problema de liderança gritante que há no SLBenfica e parece que o Jorge Jesus tem exactamente a mesma opinião.

Da limpeza do balneário já muito anunciada e que já deve deixar Pizzi, Almeida, Grimaldo, Samaris e Rafa com as orelhas a arder... parece que Jorge Jesus não só concorda com a questão do balneário... como também concorda com a necessidade de rever integramente a estrutura.

Segundo o Benfica faz chegar às redacções, Jesus terá pedido que a liderança do futebol seja entregue a Rui Costa e Jorge Jesus, para ele poder trabalhar directamente com a única pessoa que percebe realmente de futebol na actual estrutura.

Depois, parece que quer Lourenço Coelho de novo como Director Geral da SAD, como braço direito de Rui Costa e de Jesus a assegurar o funcionamento profissional de todo edifício do futebol.

Como qualquer treinador inteligente, quer um "team manager" / director técnico que basicamente seja o tampão que evite o crescimento das "vacas sagradas" que têm vindo a minar o balneário desde a saída de Jesus.

Com isto reduz-se muito o espaço para o "bufo do Presidente" - e Jorge Jesus jamais aceitará ter um bufo ao seu lado - e também se reduz o espaço de Pietra que por ter tido o coração de benfiquista a "afastá-lo" de Jorge Jesus após a sua saída e não tolerar os comportamentos do treinador (como todos nós não toleramos e apenas quem tem memória curta pode esquecer).

Por outro lado, também o nome de Jose Luis - alegadamente já convidado para o SLBenfica - pode também entrar no SLBenfica para esta estrutura, algo que me pareceria totalmente desnecessário a menos que Lourenço Coelho ou Luisão não aceitassem a missão que Jesus gostaria de ter.

Pelo caminho parece ficar também Otávio Machado, como se poderia ter descido tão baixo ao pensar nesta hipotese? E com ele Carlos Janela, outro elemento impensável... e Carlos Freitas, que só teria sentido para fazer o pleno de sportinguistas no SLBenfica, depois de Domingos Soares Oliveira e Jesus...

O Futebol Clube de Portugal de Luis Filipe Vieira

. 92 comentários


Depois de um vôo com custos inaceitáveis, assistimos a algo digno do FC Porto e do Sporting CP.

Do FC Porto de Pinto da Costa os seguranças que procuravam e empurravam qualquer adepto não conotado com o grupo que foi expressamente ali colocado para fingir apoio popular a Jorge Jesus.

Do Sporting CP de Bruno de Carvalho, os figurantes contratados. Gente que trabalha no clube e que por uns trocos extra foi ali colocada, juntamente com os cartazes fabricados pelo SL Benfica.

Uma autêntica Venezuela.

Para culminar, além deste circo todo, o aparato policial pago por todos nós, como se estivesse a chegar alguém muito importante.

Não estava. Era só um treinador de futebol.

O SL Benfica de hoje é uma mistura tóxica do pior que tem o FCP de Pinto da Costa e o que teve o Sporting CP de Bruno de Carvalho. Não é de estranhar porque alguns dos personagens que rodeiam Vieira vieram desses mesmos sítios.

É o Futebol Clube de Portugal.

É tudo menos Sport Lisboa e Benfica.

BENFICA SEMPRE (e em qualquer circunstância!), por Simão Santana

. 116 comentários


O Benfica é feito dos seus associados e da sua massa adepta. Em nenhum momento, qualquer que seja a decisão das Direções (todas elas temporárias, ao contrário dos adeptos e sócios) ela deve definir o nosso empenho e apoio ao Sport Lisboa e Benfica. 

A história de 116 anos do S.L.B. foi feita por muita gente de relevo, mas só UM teve direito a Estátua... porque colocou o Benfica acima de qualquer outro valor! 

Dito isto, o regresso de Jorge Jesus ao nosso Clube não deve, nem pode, colocar em causa o Benfiquismo de nenhum de nós, que já sofremos, reerguemos e celebrámos com a bandeira encarnada solta ao vento! 

Ser do BENFICA, está acima de qualquer vitória ou derrota. Somos nós, os Sócios e Adeptos que escrevemos a história que perdurará no tempo do nosso Clube! 

UM DUPLO SENTIMENTO 

Digo assim com um duplo sentimento, como acredito que também sejam os mesmos sentimentos de muitos de vós: 

- Em primeiro lugar a chegada de JJ é o regresso ao nível de categoria internacional que ambiciono para o meu clube: JJ foi o único treinador em 30 anos que trouxe a dimensão europeia que devemos ter sempre; 

- Em segundo lugar, o seu regresso, é assumir que alguém que fez parte de uma estratégia de agressão ao Benfica, pode voltar... não por ter pedido desculpa, mas sim, porque precisamos dele para nos salvar do precipício que temos à nossa frente. 

Tenho como regra, considerar que nisto do futebol e na vida, "não devemos voltar ao lugar onde fomos felizes..." e todos nós sabemos bem como acabou, por exemplo, a história de José António Camacho... 

MAS MAIS IMPORTANTE QUE ISSO: 

Jorge Jesus - que a meu ver nunca deveria ter saído do Benfica - vem comprovar que a atual direção faz uma navegaçao à vista, sem estratégia, nem rumo, numa lógica de sobrevivência político-desportiva com base nas eleições de outubro 2020. 

É o fim da linha para um direção que está esgotada, que não tem projeto e que agora vai gastar o dinheiro todo que tem e não tem com um treinador, quando negou esse mesmo dinheiro a outros dois, durante 5 anos. Aliás, foi exatamente por esta razão que alegadamente JJ foi empurrado para fora do clube, ainda com a época 14/15 em andamento. 

Ainda a 01 de junho, Vieira afirmou que só era possível conquistar a Europa com a formação do clube (nada mais errado) e agora prepara-se para gastar mais de 100M€ em jogadores tarimbados e nada jovens, satisfazendo os desejos de um técnico que é exatamente o oposto da estratégia definida até há 15 dias atrás. 

A chegada de JJ agora, significa o fim da farsa de Vieira sobre a estratégia do Seixal. 

Não esqueçamos esta frase: 

"Sou amigo do Jorge Jesus, mas não falo de futebol com ele. Enquanto for presidente, ele jamais voltará a treinar o Benfica”. - LFV, Benfica Futebol Campus, 6 de julho de 2019. 

Em Outubro, vamos dar um novo futuro ao nosso Benfica, porque a história é escrita por cada um de nós! 

Simão Santana, Sócio n. 106576

segunda-feira, 20 de julho de 2020

O almoço da "conivência credível"

. 71 comentários


Aconteceu por estes dias um almoço onde alguns elementos da direcção, incluindo Gaioso Ribeiro e Costa Quinta, aproveitaram para realçar a obra de Luis Filipe Vieira e a “fantástica” contratação de Jorge Jesus perante um grupo de “notáveis” benfiquistas, perante o ar embevecido do próprio Vieira, segundo os relatos. 

Francisco Cortez, José Jacome, Diogo Cortez, Luis Seara Cardoso, Pedro Cardigos, António Cabecinhas Mendes, João Noronha Lopes, José Theotónio, Pedro Figueiredo, Filipe Pereira Coelho, José Vaz Guedes, Jorge Mattamouros, Pedro Nunes de Carvalho, José Diogo Vaz Pinto, José Eduardo Carvalho, Francisco Dias, Miguel Saraiva, Domingos Amaral, Gonçalo Valente, Diogo Leote, Miguel Agrela, João Cluny, João Valente, entre outros, foram os presentes no repasto de reflexão anual. 

Considero que todas as explicações e reflexões que devam ser feitas pela direcção o podem e devem ser realizadas através da BTV ou de meios públicos alcançáveis a todos os sócios. 

Acho que este formato, tipo “Conselho Leonino”, fechado ao sócio comum e aberto apenas a um clube restrito de “notáveis”, é um caminho de elitização do Benfica inaceitável para um clube de cariz popular como sempre foi desde a sua fundação. 

Mas se alguns nomes já sabia estarem disponíveis para serem novas ferramentas de Luis Filipe Vieira para as eleições que aí vêm, fiquei surpreso fiquei ao ver o nome de João Noronha Lopes aqui metido. 

O Benfica está metido num sarilho de processos judiciais, gestão com critérios pouco explicáveis à luz das melhores práticas, antecipação de receitas futuras sem fim à vista e com declarações de todos os quadrantes reconhecendo que Luis Filipe Vieira nada mais tem a dar ao clube. 

Foi com desilusão que vi o candidato “da credibilidade” preferir entregar-se aos braços do poder que assumir liderar uma alternativa a esse mesmo poder. Não acreditei quando dizem que procura uma saída profissional e não servir o Benfica.

Alguém viu os candidatos à presidência dos grandes clubes espanhóis reunirem-se em privado com os adversários nas eleições, em vez de prepararem uma alternativa e apenas os encontrarem em debates? 

A conivência demonstrada com o estado atual do Benfica é preocupante. 

Quando todos os benfiquistas com amor ao clube procuram escolher uma alternativa para as próximas eleições, eis que os “credíveis” escolhem o caminho das pedras. 

Vergonhoso.

Exclusivo: "Não se gere um clube com desespero", por Rui Gomes da Silva

. 163 comentários



O Sport Lisboa e Benfica anunciou o regresso de Jorge Jesus, pela mão de quem considerava isso impossível, enquanto fosse Presidente!

O mais importante nem será o valor pago nesta altura das incertezas em que vivemos, nem o tempo de contrato, nem as exigências satisfeitas!

O que importa sublinhar são todas as sucessivas contradições bem reveladoras do caráter de quem obrigou o Benfica neste contrato!

Contrariando declarações sobre “o projeto” que foram argumento chave para as razões da saída há 5 anos, despedindo insubstituíveis até há poucas horas, veio provar que a palavra é volátil e os princípios - pela Luz (seja de fato) ou pelo Seixal (seja em fato de treino) - não existem!

Ou melhor, existe apenas um: o de sobreviver e tentar usar o Benfica como bóia de salvação.

O Benfica não pode ser instrumento de ninguém nem para enriquecer nem para sobreviver!

Este é claramente um ato desesperado de quem enceta uma fuga para a frente, afinal, de quem precisa do Benfica. 

Alguém que desde que se iniciou a famosa parceria estratégica com um empresário, mudou radicalmente a sua atitude perante o Benfica. 

Alguém que, desde então, se habituou a servir-se do Benfica em vez de servir o Benfica, de quem usa o Benfica como escudo protector em vez beneficiar o Benfica com o seu trabalho... no fundo de quem não sente o Benfica na alma nem os ataques ao Benfica como ataques a todos nós. 

Na minha opinião, este é um ato de quem põe os seus interesses à frente dos do Benfica julgando, com isso, criar dificuldades intransponíveis para que os sócios do Benfica não votem em liberdade e de acordo com a sua consciência.

O BENFICA DE PALAVRA DE AMANHÃ

O Benfica que queremos - a partir de Outubro ou de quando forem as eleições - é um Benfica de palavra, de estratégia clara que não mude com as circunstâncias ou com o vento, ou seja, à Benfica!

Feito de gente séria, disponível para servir o Benfica!

De gente de palavra, que não precisa do Benfica!

Porque foi assim que o Benfica se fez tão grande!

UM BENFICA SEM MEMÓRIA

Todos sabem que Jorge Jesus não seria o treinador que eu escolheria para o Benfica. 

Não estarão, sequer, em causa as suas qualidades técnico-táticas (apesar de não se poder esquecer que na sua primeira passagem pelo clube nem tudo foi perfeito), mas sim a forma como tratou e se referiu a “nós”, quando aceitou fazer parte (e não apenas como treinador) de uma estratégia anti-Benfica, comandada pelo então presidente do seu clube do coração.

Há, por certo (pelos valores que vamos pagar), tão bons ou melhores treinadores no mundo, embora reconheça muito poucos com esse perfil, face às limitações de quem escolhe.

Uma atitude bem reveladora do desespero em que se encontra o Presidente do Benfica, ao escolher, com tanto treinador pelo Mundo, exatamente aquele que nos atacou e que foi atacado - inclusive com um processo de 14 milhões de euros - como sendo o único capaz de orientar a nossa equipa!

No dia em que for presidente, como acredito que serei, quem estiver no banco da equipa de futebol será parte da solução de vitórias para o Benfica, se partilhar das nossas ambições e projectos que levaremos para o Benfica.  

40 MILHÕES E UMA MEMÓRIA CURTA ... PARA SALVAR UM PRESIDENTE

O desespero de Vieira custa 40 milhões de euros ... fora o resto!

14 milhões de um processo que desistiu sem nunca se entender porquê e agora 26 milhões para treinador e tudo o resto que nos chega do Flamengo ... sem contar com o médico (que não quer vir, ao que parece)!

Eis a prova de como a memória é curta ... curtíssima, mesmo, no futebol!

UM FUTURO COM CARÁCTER, FIEL AOS SÓCIOS

Por tudo isso ... haverá um desafio adicional ao de recuperar a grandeza do Benfica em termos europeus!

O de reconstruir o Benfica , regressando aos valores fundadores.

Um Benfica de carácter, de gente de uma só cara, de palavra de honra, um Benfica de pessoas de bem!

Um Benfica que não envergonhe a memória de Cosme Damião!

Enquanto Presidente em nome de um projeto - como espero vir a ser, com o voto dos sócios, a partir das próximas eleições - posso apenas garantir que nenhum valor financeiro me impedirá de defender os interesses do Benfica!

Porque é aos sócios e ao Benfica, aos valores que o fizeram tão grande e não a quaisquer outros interesses, é que serei leal!

Lutando pelo melhor para o Benfica, porque o nosso clube merece (muito) melhor!!!

Uma nota final: 

O avião que está na foto é um avião privado, pago pelo Benfica, para o ainda presidente ir ao Brasil buscar o treinador. 

Isto enquanto se cortam despesas nas modalidades e se dispensam jogadores que ainda tinham muito a dar ao Benfica.

Os sócios que, com sacrifício, pagaram quotas e cativos não percebem esta atitude de milionário ou "novo-riquismo" de Luis Filipe Vieira... logo ele.

Nem eu entendo... Talvez Vieira entenda em Outubro, quando os sócios lhe explicarem nas urnas.

sábado, 18 de julho de 2020

JJ mostrou haver vida para além do Benfica! E para LFV, há vida para além de JJ?

. 130 comentários
Inegável que a contratação de Jorge Jesus divide o Benfica. Mas não creio nem de perto nem de longe que venha dividir a massa adepta do Benfica em metade para cada lado. Talvez venha dividir 90/10, 80/20 ou 70/30 no máximo, sendo aqueles que aplaudem este regresso a grande maioria.

O que não invalida no entanto que aqueles que estão descontentes nesta altura não tenham toda a legitimidade para o estar. Mas não podem vir dizer que esta contratação é uma afronta aos Benfiquistas e ao mesmo tempo dizer que esta é uma contratação que aniquila a candidatura de RGS ou de outra qualquer de imediato.

Porque se de facto existisse essa grande maioria de adeptos descontentes com esta contratação, então dir-se-ia que as restantes candidaturas à Presidência do Benfica teriam agora muito mais chances de serem eleitas. Ao dizerem que têm menos, só mostra de facto que no fundo sabem que apesar de tudo, a grande maioria dos Benfiquistas aplaude este regresso.

Eu aplaudo evidentemente. Aplaudi Jorge Jesus quase sempre enquanto esteve no Benfica, lamentei profundamente a sua saída, acho inegável que o Benfica regrediu imenso nos últimos anos apesar de alguns títulos pelo meio, e por amor da Santa não me venham falar novamente que Jorge Jesus teve sempre tudo e que os outros não tiveram nada.

Investimento nunca faltou nos últimos anos: Ferreyra 10 milhões, Castillo 10 milhões, Rafa 16 milhões, Jimenez 22 milhões, Gabriel 8 milhões, RDT 20 milhões, Vinicius 9 milhões, Weigl 20 milhões, Cervi 6 milhões... Faltou dinheiro, como gostam de dizer?! Mas também pergunto: Quantos deste lote tão dispendioso valorizámos? Vão dizer Jimenez, que saiu pela porta do cavalo para se ir valorizar lá fora?!

Valorizámos ZERO!!! E é isso que LFV levou tempo a perceber mas percebeu: Que não basta despejar dinheiro na equipa! Que anda há 5 anos seguidos sem conseguir comprar por 8 ou 10 para vender por 35, que era aquilo que com Jorge Jesus fazia tão bem, e que era aquilo que mantinha a roda a girar!

Que mais traz Jorge Jesus? Uma nova estrutura? Ótimo! Há anos que dizemos que essa estrutura não existe!

Traz alegria ao balneário? Ótimo! Tenho a certeza absoluta que há muitos jogadores no Benfica neste momento felicíssimos com esta contratação, certos de que finalmente vão evoluir para outros patamares competitivos depois de anos de estagnação.

Traz mais exigência? Ótimo! Foi devido a essa exigência máxima em cada jogo independentemente da competição, que a Taça da Carica era sempre nossa! Hoje deixou de ser, porque há jogos em que dar menos do que o máximo passou a ser aceitável!

Traz investimento? Ótimo! Há anos que dizemos que é preciso investir na equipa, nomeadamente em algumas posições que para LFV nunca contaram porque nunca foram montra!

Traz autoridade? Ótimo! Há anos que dizemos que falta ao Benfica alguém que perceba e saiba de facto gerir o futebol e não deixe ninguém intrometer-se no seu trabalho!

Traz pulso ao balneário? Ótimo! Quero ver agora se continuarão a existir grupos da picanha! Quero ver agora se haverá grupinho ainda a acreditar ter poder para despedir treinadores sem serem eles os primeiros a ir embora!

Traz menos Seixal? Ótimo! Há anos que defendo que o Seixal deve ser o complemento e nunca a base da estratégia!

Traz menos Svillars e Tavares nos jogos da Champions? Ótimo! Há anos que dizemos que a Champions não deve ser nem montra nem tubo de ensaio, e que tem de recomeçar a ser encarada com a seriedade que merece!

Vai gerir o futebol do Benfica a seu bel-prazer? Ótimo! Antes ele que o Mendes, o Vieira ou o Atlético de Madrid, que é aquilo que tem acontecido nos últimos anos!

Vai ganhar muito? Vai, mas não vai ganhar mais do que outros clubes pagariam! Ainda se lembram do que muitos escreviam aqui há 5 anos atrás, de que NUNCA Jorge Jesus iria ganhar em mais lado nenhum os 3 milhões que o Benfica lhe pagava?! Pois é, a história mostrou o quanto estavam enganados e que esses 3 milhões agora são curtos!

Em suma, esta contratação agrada-me! Representa para mim o regresso de um caminho que para mim era o correto e que por decisão Presidencial foi abandonado há 5 anos atrás, para dar lugar a outro que inquestionavelmente nos enfraqueceu!

O Benfica vai ganhar sempre com Jorge Jesus? Não, não vai! Mas se souberem de algum que ganhe sempre, avisem que eu também quero!

É aposta arriscada? Seguramente, até porque em Setembro há logo pré-eliminatória da Champions! Mas há muito mais risco para Luís Filipe Vieira do que para Jorge Jesus! Jorge Jesus já mostrou muito mais que tem vida para além do Benfica do que LFV mostrou ter vida para além de Jesus!

Jorge Jesus no pior dos cenários sairá do Benfica ainda mais rico do que chegou, e continuará a ser rico em outro clube qualquer! LFV é que terá de explicar como é que o clube vencedor da Champions League dos relatórios de contas, da credibilidade e  dos 10 anos à frente da concorrência chegou a este ponto de não haver vida para lá de um só nome!

Boa decisão no SLVieira, embaraçoso no SLBenfica!

. 79 comentários
Luis Filipe Vieira, o Dono-Presidente do SLBenfica decidiu fazer regressar ao SLBenfica a pessoa de quem o SLBenfica disse ter sido responsável pela maior traição da história do SLBenfica, levando para um clube rival do SLBenfica vários elementos de informação confidencial do SLBenfica.

Pouco tempo depois, o Presidente e o treinador já fora do Sporting, faziam as pazes entre dois homens (o que me parece normal e saudável) e, curiosamente, o processo do SLBenfica desaparece... como se uma coisa tivesse a ver com outra.

Actualmente no SLBenfica, como no FCPorto do seu amigo de sempre, Luis Filipe Vieira = SLBenfica.

As vezes pergunto-me como é possível, mas depois lembro-me das sábias palavras de Bruno de Carvalho no SportingCP que explicava como é fácil enganar os adeptos com palavras de títulos, honra, vitória, títulos e a salvação que impedirá as derrotas... e a partir daí, como disse ele, "até roubar do clube é facil".

Não quero com isto dizer o que Luis Filipe Vieira rouba o SLBenfica, isso deixo para os tribunais e os diversos processos judiciais que infelizmente nos assombram e envergonham, pois - e não é menos verdade - os comportamentos "lá de cima" não passam despercebidos "cá em baixo".

O regresso de Jesus, chamando-lhe "Regresso a Casa" é embaraçoso para todos os que gostam do SLBenfica acima de tudo e todos. Embaraçado e envergonhado é como me sinto com tudo isto...

Sem uma palavra de Jesus sobre o mal que fez ao SLBenfica (e não me refiro a ter saído para o Sporting por era livre de o fazer) e sem uma palavra do Vieira sobre a sua decisão de contar com a pessoa que ele disse não corresponder aos seus valores para o projecto do SLBenfica. Mudaram-se os valores? Mudou o projecto?... ou apenas "vale tudo" para ser eleito?

Quando me refiro que é uma boa decisão do SLVieira é porque basicamente assegura com isto a reeleição, pois com Jesus vem a exigência de uma custo brutal com uma máquina de fazer titulos, que Vieira não quis dar a mais ninguém... e cuja disponibilidade só coincide com o lado vermelho da Santa Aliança... Ou seja, nos últimos tres anos o FCPorto ganhou dois... agora nos próximos tres, vai o Benfica ganhar dois. Depois talvez o Jesus vá substituir o Fernando Santos na seleção, num processo que vai emocionar Luis Filipe Vieira porque será uma missão à qual ele não poderia dizer que não e que o pai do Jesus queria e já todos sabemos...

... seguir-se-á um treinador que volta a ter 1/10 do salário e do orçamento e voltam os miúdos a jogar.

Jesus explora a vergonha de Vieira: não repete o erro que tinha imposto a Mourinho ao não o deixar trazer a sua equipa técnica... mas "despede" meio Benfica e mostra como efectivamente não há projecto... há interesses.

Com Jesus vem uma comitiva de profissionais... que não me parece mal que Jesus pretenda trabalhar com os seus e com os melhores...

Desde logo a nível do departamento clínico que até isso Luis Filipe Vieira achou que podia passar sem eles, pois desde que saiu o espanhol de director clínico que o Benfica não tem ninguém.

Jesus deixa apenas "escapar", como sempre deixou, o treinador de guarda-redes... e espero que pelo menos saiba presentar o Fernando Ferreira, pois é um profissional de enorme qualidade como se pode ver pela evolução do Vlachodimos.

Muitas cabeças vão rolar no SLBenfica... umas que nunca lá deviam ter entrado (e essa é a parte implacável que Jesus tem, cuja suportabilidade habitualmente dura dois anos) e outros são profissionais de enorme valor e ambição, que simplesmente não têm lugar no "mundo centrado em Jesus". Desde logo antecipo uma permanência muito complicada a alguns elementos das equipas tecnicas, entre eles o Andre Pedroso, o Renato Paiva... etc.

Mas Jesus impõe também uma liderança que falta no SLBenfica há muito tempo. Vai querer impô-la em campo e fora dele.

Haverá a liderança que ninguém poderá contestar: a sua! E que Vieira o vai assumir e permitir ao contrario do que fez com qualquer outro... e que lhe permitirá impor tudo o que lhe apetecer.

Depois haverá a liderança directa... os elementos que privarão com ele e que terão que liderar componentes críticas do trabalho que Jesus quer que seja feito, mas onde não ousa impor-se. Cairá Tiago Pinto, a quem Vieira vai encontrar um tacho qualquer, pois necessita de manter um bufo na estrutura e entrará um homem da confiança do Jesus para "liderar o futebol", para fazer de tarefeiro entre Jesus e o que é preciso acontecer para Jesus: Lourenço Coelho seria a escolha óbvia, se bem que temo que nomes como Carlos Freitas (que já seria descer 100 degraus face a Lourenço) o mesmo o mais "bottom line" que há Otávio Machado.

Irá impor a liderança do balneário. Pietra até poderá manter-se (duvido!), mas seguramente que vai tentar convencer Luisão a entrar na sua estrutura, não como adjunto mas sim como "controlador e líder do balneário", a quem caberá conter e controlar os egos, ambições e críticas ao treinador... basicamente a função de Luisão será que não aconteça a Jesus o mesmo que aconteceu a Rui Vitória e a Bruno Lage... pois o novo treinador do SLBenfica sabe bem que a forma como insulta os jogadores, como os esgota emocionalmente e como lhes impõe as suas ideias não são aceites por todos se não forem bem apoiadas "de dentro".

E a liderança dentro de campo... Será possivelmente o líder quem o Luisão quiser e der poder... e com isso quem Jesus quiser e permitir ao Luisão. Antecipo que, por esta altura, haverá os que estão a "fazer contas à vida" porque sabem que tiveram comportamentos com Jesus que este não vai aceitar tê-los no SLBenfica, outros que estarão já a desculpar-se... outros que sabem que vão ter que sair para fazer dinheiro para pagar os luxos do Jesus...

Enfim... o único líder que o actual plantel tem é Ruben Dias - que não permanecerá no SLBenfica e irá ser vendido. Tentar que André Almeida ou Pizzi o sejam vai possivelmente custar vários pontos ao Jesus, mas seria a aposta mais segura actualmente para ganhar o balneário. Na cabeça de Jesus estará, contudo, a entrada de um líder... a contratação de alguns jogadores com mais de 25 anos que irão liderar o balneário e serão "gratos a Jesus" (e não no sentido religioso).

Jogadores que encaixarão muito bem com Jesus seguramente que à cabeça estarão o Weigl (o que impedirá a liderança em campo de Samaris), o Gabriel e o Vlachodimos. Taraabt também, mas "levará muito na cabeça" para ganhar outro sentido táctico. Não será de estranhar que - e acabo de reparar - são todos estrangeiros.

Na porta de saída quem vai pagar a festa ao treinador: Ruben Dias, Vinícius... mas também que nunca jogará com Jesus como Tiago Dantas (pela estatura), Jota (pela pouca inteligencia em campo), Seferovic (é preciso explicar?), David Tavares (demasiado jogo de rua), Ferro (pela fragilidade fisica)...

Tentará recuperar Zivkovic, e tentará "expremer" Morato antes de o deixar cair. Tentará que Dyego Sousa fique (outros dos que serão "gratos a Jesus") pois precisa de um avançado possante. Até aqui acho que falho pouco. Antecipo, mas posso enganar-me nos seguintes: Florentino não terá espaço, Chiquinho ser-lhe-á muito útil, assim como Cervi e Rafa. Gonçalo Ramos será emprestado, Diogo Gonçalves e Nuno Santos podem fazer a pre-epoca mas nao ficam. Cervi dificilmente pela estatura e Paulo Bernardo será talvez dos poucos que vá vingar. Será o seu "André Gomes". Rafa será o "falso 10" de Jesus, o que vai retirar espaço a Pizzi que talvez saia também. Nuno Tavares será aposta.

Veremos em quais acerto dos jogadores... Como sempre, eu não escrevo "depois dos factos". Gosto de escrever antes e ver como vai avançar.

Aproveito para recordar que as mudanças na estrutura e liderança no futebol (dentro e fora) há muito que o o NGB é o único espaço onde isso sempre foi notado... veio Jesus para colmatar algo que há muito deveria estar feito.

ranking