O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 29 de maio de 2020

O que está em causa com a demissão de Luis Nazaré?

. 149 comentários


A demissão inesperada (para os mais distraídos) de Luis Nazaré é mais um episódio muito grave no processo em curso de apropriação do Sport Lisboa e Benfica.

Relembro a todos que a Assembleia Geral, e portanto o seu presidente, são o garante da legalidade no clube, da defesa dos direitos dos sócios e da fiscalização por todos os meios possíveis dos atos do clube.

Luis Nazaré anunciou, pelas suas próprias palavras, o que levou a esta demissão:
"A razão é a insuperável incompatibilidade de posições com a Direcção acerca do formato e do sistema de sufrágio da próxima Assembleia Geral do Clube. Face ao actual contexto, só o modelo digital assegura as normas sanitárias e a participação alargada dos sócios do Sport Lisboa e Benfica – é este o meu entendimento." 

Fica evidente que Luis Nazaré teria um modelo para a AG de Junho, que seria a votação do orçamento através do site do SL Benfica, com o acesso pessoal que todos nós sócios temos.

Na altura gravíssima que o mundo vive, seria a única via aceitável, que evita os ajuntamentos e abre a todos os sócios a possibilidade de apreciarem o orçamento e propostas em casa e depois demonstrarem ou não a sua aprovação.

Visto isto, quer dizer que segundo Luis Filipe Vieira o modelo será o ajuntamento de pessoas numa AG presencial, com todos os riscos que isso acarreta.

Vão assegurar a distância entre sócios? E se o número de sócios que comparecerem exceder o número de lugar vagos para que esse distanciamento se cumpra? 

O que leva Luis Filipe Vieira a temer o voto dos benfiquistas através do seu acesso invidivual ao site do SL Benfica? 

Se nas eleições Vieira tem defendido o voto electrónico através do sistema que ele próprio mandou instalar na Luz, porque não aceita que os sócios se pronunciem sobre o orçamento no site, com o seu acesso individual? É por não ser utilizado o "seu" sistema de voto electrónico?

A resposta não é complexa. Luis Filipe Vieira quer ter uma vitória retumbante nesta votação para se reforçar para as eleições de Outubro. 

Luis Filipe Vieira não quer correr o risco de perder ou ter uma votação renhida devido ao elevado número de sócios que poderiam votar no orçamento no conforto do seu lar. Isto porque muito provavelmente essa votação refletirá a performance da equipa de futebol.

LUIS FILIPE VIEIRA TEME A OPINIÃO DOS BENFIQUISTAS.

A não ser que, e muito me surpreenderia, o sucessor de Luis Nazaré demonstre a mesma fibra, temo pela democracia no clube. Temo que estejamos à beira do fim do Sport Lisboa e Benfica democrático e a entrar numa espécie de ditadura, num vieirismo à imagem do FC Porto.

A demissão de Luis Nazaré é muito grave porque:

1) O presidente da AG só se demitiria em última instância

2) Para isto acontecer, significa que a democracia e as pressões internas que a ameaçam são muito superiores ao que julgamos

3) Pelo peso institucional e prestígio reconhecido a Luis Nazaré

4) Porque o faz a poucos meses de um ato eleitoral

O Sport Lisboa e Benfica vive um processo de apropriação há muito tempo, à boa maneira da Coreia do Norte e das ditaduras.

A propaganda através de meios pagos pelo "estado benfiquista", ou seja, o próprio clube, e torno da imagem do presidente "santificando" a sua acção e retirando-o de qualquer situação que prejudique a sua imagem criando inimigos internos e externos para esse efeito.

A apropriação da BTV como meio principal dessa propaganda com personagens de terceira categoria e apropriadas a esse papel à cabeça, como Pedro Guerra, António Bernardo, José Manuel Antunes, entre outros com muitas ligações passadas aos clubes rivais.

A interdição da presença na BTV de qualquer voz crítica à gestão do clube, instrumentalizando o canal como meio de ataque a muitos benfiquistas.

Por isso é que na próxima segunda-feira Luis Filipe Vieira, à imagem de qualquer ditadura ou democracia tipo Rússia, vai dar uma palestra controlada na BTV às 21h. Provavelmente será no Museu ou com uma plateia de convidados nas costas.

Os efeitos da abolição da limitação de mandatos no SL Benfica está aí. Luis Filipe Vieira julga-se dono do SL Benfica e por isso até mesmo quem seria o garante da legalidade não viu qualquer alternativa senão afastar-se para não ser conotado com o desaparecimento da democracia no clube.

Assim como na Coreia do Norte, na China, na Venezuela, na Rússia ou em Cuba, a figura do líder supremo não pode ser contestada, contrariada e deve poder exercer todos os poderes existentes, mesmo aqueles que a Constituição (Estatutos) não lhe confere.

Quem não viu qualquer problema na OPA, quem não vê qualquer problema no rodopio de jogadores agenciados ou negociados por Jorge Mendes, quem não vê nenhum problema na subserviência de Luis Filipe Vieira a Jorge Nuno Pinto da Costa também não verá na demissão de Luis Nazaré um problema.

Pelo contrário, baterão palmas efusivas ao grande líder Supremo, que mais uma vez vê o seu poder reforçado e com caminho aberto a se eternizar.

Só que desta vez isso não vai acontecer, caro Vieira. 

Luís Nazaré

. 35 comentários

"Venho por este meio apresentar a minha resignação ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica. A razão é a insuperável incompatibilidade de posições com a Direcção acerca do formato e do sistema de sufrágio da próxima Assembleia Geral do Clube. Face ao actual contexto, só o modelo digital assegura as normas sanitárias e a participação alargada dos sócios do Sport Lisboa e Benfica – é este o meu entendimento. Creia V. Exª que foi para mim uma honra ter exercido, durante mais de dez anos, as funções que agora cesso. Desejo ao nosso Clube os maiores sucessos." - Record

quinta-feira, 28 de maio de 2020

David Luiz de regresso ao SL Benfica?

. 88 comentários

Tem hoje circulado nas redes sociais o rumor de que David Luiz seria o grande nome a que o "Bacalhau à Brás" se referia esta semana como estando de regresso ao SL Benfica.

David Luiz é um daqueles casos de empatia com os adeptos. Efusivo, vibrante, o brasileiro facilmente granjeia a simpatia dos adeptos dos clubes por onde passa.

Mas ser jogador de futebol não é a eleição da Miss Mundo, por isso o prémio de "Miss Simpatia" não tem qualquer valor numa equipa de topo do futebol. O que conta são as prestações em campo.

David Luiz é raçudo mas quem tem memória facilmente se recorda das imensas falhas que comete.

Não é um central de referência, daqueles que ensinam qualquer um que jogue ao seu lado como era um Ricardo Gomes ou um Mozer, mas é um central com exibições instáveis e sem ter aquela qualidade extra que fariam dele um fora de série. Não o foi e muito menos será agora aos 33 anos.

Nos últimos anos, foram várias as oportunidades de trazer de volta Garay, esse sim um central de referência e de grande qualidade internacional. A principal desculpa apresentada foi sempre que era muito caro (vejam o que se pagou por Weigl, Ferreyra ou Raul de Tomas) e que aos 29 ou 30 anos já era velho.

Então de onde vem o nome David Luiz? 

O possível regresso prende-se exclusivamente com uma jogada eleitoralista de Vieira. Aproveitar a simpatia que a maioria dos adeptos tem pelo brasileiro e tentar capitalizar a seu favor nas eleições de Outubro.

Vieira não vai olhar a meios (do SL Benfica) para tentar ser reeleito, imitando assim o seu mestre Pinto da Costa que, a caminho dos 83 anos, não quer sair da presidência do FC Porto.

Só que Vieira ignora, a conselho dos andrades e dos lagartos que o rodeiam no SL Benfica, que os benfiquistas estão a abrir os olhos. Estão a recuperar a exigência adormecida por anos de propaganda através da BTV e por comentadores avençados.

Os benfiquistas percebem que, apesar do discurso de abundância e sucesso financeiro, existe afinal uma política de constante enfraquecimento do plantel de futebol, retendo os jogadores medianos como Pizzi e promovendo-os internamente como craques, mas vendendo à primeira oportunidade aqueles que poderiam dar-nos um SL Benfica forte na Europa, como tanto ambicionamos voltar a ver.

A "jogada" de contratar David Luiz vai, ao contrário do que Vieira pretende, evidenciar a sua política destrutiva da qualidade do plantel, em vez de investir os tais milhões que são suposto existir um jogadores de valor superior e que nos possam dar 2/3 de grande rendimento desportivo.

O "golpe" promocional usando David Luiz não vai resultar, nem o brasileiro merece ver o seu capital de simpatia destruído por depois não ter capacidade de corresponder desportivamente.

Uma nota final: acho piada à campanha dos cachecóis lançada pelo SL Benfica hoje. Iria jurar que li o lançamento de uma iniciativa com cachecóis do SL Benfica aqui no NGB também. Curioso.

As faces que envergonham o Porto cidade e demonstram a promiscuidade com o futebol

. 91 comentários


As figuras acima são algumas das que constam na lista de Pinto da Costa a apresentar às eleições do FC Porto agora em Junho.

Algumas delas são conhecidas do público como deputados, autarcas ou dirigentes políticos.

Algumas delas são conhecidas pelo ódio que constantemente vomitam ao SL Benfica, a Lisboa, ao Sul do país, ou a todo e qualquer um que não comungue dos seus valores distorcidos.

Gente que deveria ser um exemplo de responsabilidade, mas que afinal demonstram o que de pior existe na sociedade portuguesa.

Ainda em Abril de 2018, o deputado Tiago Barbosa Ribeiro negava fazer parte de qualquer "rede" do FCP. Afirmava que assistia aos jogos no seu lugar, pago por si, e que não "conhecia a maioria das pessoas" com quem a comunicação do SL Benfica afirmava ele conspirar.

Pois neste espaço de tempo deve finalmente ter travado conhecimento com todos e mais alguns, pois vai fazer parte da lista de Pinto da Costa, o presidente do Apito Dourado. Ou então afinal...

Depois temos o presidente da CM Gaia, que alberga o Centro de Estágio do Olival, pago pelos nossos impostos, e que é cedido quase à borla ao FC Porto.

Temos um vereador do PS da CM Porto, que também não tem qualquer vergonha na cara em se associar a esta lista.

Temos um antigo deputado e pretendente a presidente de partido.

Temos também o reles PML, que estar ali é um sinal do desespero de Pinto da Costa.

Mas o que simboliza a maior vergonha deste lista é o nome seguinte:


Rui Moreira, o presidente da CM Porto.

Pelo cargo que exerce e pelo zelo que deveria cultivar em manter as devidas distâncias entre o poder político e outras instituições que dele podem beneficiar, Rui Moreira tinha a obrigação de não aceitar qualquer cargo no FC Porto.

Rui Moreira, melhor que muita gente, sabe que o FC Porto não representa o Porto cidade.

A cidade do Porto tem tantos ou mais benfiquistas que portistas. Tem milhares de boavisteiros. Tem outros tantos que não gostam de futebol.

Alguém que tenta dar tantas lições de moral aos outros deveria ser o primeiro a dar o exemplo de imparcialidade, isenção e distanciamento.

Rui Moreira quebrou com o exemplo de distanciamento de Rui Rio na CM Porto. Assim como Fernando "Capachinho" Gomes, agora na SAD do FCP, Rui Moreira acha que a cidade do Porto, apesar de na sua maioria não ser portista e não gostar do FC Porto, tem que aceitar fazer do FCP o clube oficial do norte.

Pois não o é. Longe disso.

Rui Moreira é o exemplo perfeito de um azeiteiro provinciano, com pouca ou nenhuma capacidade de encaixe ou capaz de enfrentar as verdades incómodas.


O mesmo Rui Moreira abandonou em directo o programa da RTP em Outubro de 2010 porque se negou a querer ouvir ou discutir os conteúdos das escutas do Apito Dourado.

Alguns destes passaram os últimos anos a enxovalhar qualquer político que fosse visto no estádio da Luz.

Ainda agora um Juiz de Direito foi alvo de uma campanha brutal por ter fotos em jogos do SL Benfica, nas bancadas, ou por ter expressado as suas opiniões como a Constituição portuguesa lhe permite.

Mas no Portugal azeiteiro, dos provincianos rascas, gente séria só os com ligações ao FC Porto, o clube do Apito Dourado.

O que se escreveria hoje e o que vomitariam estes azeiteiros se numa qualquer lista candidata ao SL Benfica ou ao Sporting CP constassem nomes de autarcas em exercício, membros de organismos públicos responsáveis pela atribuição de fundos europeus como aconteceu com a CCDR-N...!

A cidade do Porto merecia politicos e autarcas muito melhores. 

E merecíamos todos um jornalismo mais sério, capaz de denunciar esta promiscuidade inadmissível.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Curtas

. 178 comentários


Luis Duque 

Avança o Record de que Luis Duque tem ganho apoios nas últimas horas com vista a ocupar a presidência da Liga de Clubes, sucedendo a Pedro Proença.

Para os mais esquecidos, recordo que Luis Duque foi o nome do consenso entre Vieira e Pinto da Costa, em 2014, tendo depois FC Porto e Sporting apoiado Pedro Proença para nome permanente.

Ver Luis Duque como "solução" é como reaquecer uma sopa com 15 dias e esperar que esteja fresca e apetitosa.

A incapacidade de renovação do futebol português é talvez o principal entrave a termos um campeonato mais pequeno, à medida do tamanho e capacidade económica do país.

Mas entre Luis Duque e José Couceiro, dois actores do nosso desporto sem personalidade ou carisma para serem líderes de uma Liga ou de uma FPF, o resultado será o mesmo: a liquidação da Liga de Clubes.

Estádios aprovados

Já vão em 14 os estádios aprovados para receberem jogos das últimas 10 jornadas do campeonato nacional.

Passamos de um critério que visava reduzir o risco, a todos os níveis, para um critério em que qualquer campo, com mais ou menos paredes, serve.

Tem tudo para correr mal.

Por cada estádio destes que aprovam, só dão mais força ao Jamor como grande opção para tempos de pandemia, como provaremos mais tarde, em tempo oportuno.

Bruno Costa Carvalho

O antigo candidato à presidência do clube em 2009 anunciou hoje a intenção de se candidatar ao ato eleitoral de Outubro deste ano.

Depois de Rui Gomes da Silva, e do próprio Luis Filipe Vieira, é a terceira intenção para as próximas eleições.

Tudo o que fortaleça a democracia no SL Benfica é salutar e de saudar!

Já em 2016, Bruno Costa Carvalho tinha anunciado a intenção de se candidatar, tendo desistido mais tarde com a justificação de que "Luis Filipe Vieira merece continuar como presidente. Sinto que não seria capaz de fazer melhor que o actual presidente".

Resta saber se Bruno Costa Carvalho vem fazer oposição a Luis Filipe Vieira...ou aos outros candidatos.

Como no NGB sabemos que há, pelo menos, mais uma candidatura forte por revelar, veremos que papel está reservado a cada um dos candidatos.


segunda-feira, 25 de maio de 2020

Exclusivo: A História de Portugal e o nosso futebol...e sempre por ti Benfica!, por Rui Gomes da Silva

. 79 comentários


CRÓNICA D’EL REI D. PEDRO E D’EL REI D. FERNANDO (E DO REI PASMADO)

Não tenho qualquer ambição de me armar em Fernão Lopes deste futebol português (que é sempre capaz de nos surpreender) reescrevendo as (novíssimas) crónicas d’el Rei D. Pedro e d’el Rei D. Fernando. 

Nem repetir a Crónica do Rei Pasmado, repetindo Gonzalo Torrente Ballester (com quem, confesso, não me identifico)!

Mas que no nosso futebol, depois de um Velho do Restelo, temos um D. Pedro, um D. Fernando e - até - um Rei Pasmado, lá isso temos!

E agora um Menezes, como “prova provada” que o dinheiro das “novas especiarias”, mesmo com a legitimidade dos velhos (novíssimos, no dinheiro) fidalgos de Braga, não os procura nas Índias, mas, antes, em Paços de Ferreira!

DEIXANDO A HISTÓRIA ... e INDO ÀS HISTÓRIAS 

Mas que futuro que nos reserva a Liga?

Não regresso à 1.ª eleição deste Pedro ... só possível porque o Rei Pasmado não cumpriu com o que se havia comprometido com este Fernando e com o Luís da altura, deixando o voto vinculado fugir para o outro lado!

O outro lado que, como sempre o Rei Pasmado se apressou a fazer crer como “feito com ele”, pelo horror que tem, em cada conversa, de não ser o senhor do Universo, ... (um verdadeiro Rei Pasmado que em vez de querer ver a Rainha nua, se julga uma verdadeira Isabel, a Católica)!

E de jantar em traição e de traição em jantar, dizendo em cada lado o que cada lado queria ouvir, chegamos a mais um “entroncamento do futebol”, em que o Benfica, em vez de defender os seus interesses, é peão dos jogos dos outros “senhores da guerra”!

NA DÚVIDA DE QUE HAJA MESMO CAMPEONATO

Antes do mais, deixem-me renovar a minha costela socrática (filosófica e não política) que me continua a soprar a ideia de que há muita gente - com o F. C. Porto à cabeça - a querer consolidar a classificação da 24.ª jornada!

Não será um “só sei que nada sei”, mas, antes, um meditar sobre como interpretarão os “videntes” do futebol lusitano, os pedidos apresentados - em diversas “geografias judiciais” - pelo Marítimo, pelo Feirense e pelo Cova da Piedade!

E quem serão as forças que lhes garantiram proteger as costas para tal temeridade!

BENFICA ... PEÃO NA GUERRA DE OUTROS 

Ora, se excluirmos estes “recursos”, que, no caso de não haver futebol serão objetivamente contra o Benfica e a favor do Porto, tudo isto tem a ver com uma guerra antiga para “deitar abaixo” Pedro Proença, liderada pela FPF.

Legítima, porventura, mas nem por isso de estranhar, num momento destes!

O que me preocupa é este total “navegar à vista do Benfica”, convencendo cada uma das partes que está com ela, sem qualquer estratégia própria!

Proença passou de inimigo figadal a grande aliado e, agora, de novo, a inimigo!
Porque tanta instabilidade, tanta oscilação?

Por uma razão simples: porque não há, no Benfica de hoje, qualquer estratégia e, muito menos, qualquer pensamento!

SEMPRE O GRUPO MENDES

De que é exemplo o silêncio do Benfica sobre o erro nos testes dos jogadores do Famalicão ... próximo adversário do Porto!

Ou será que - sendo tudo do grupo Jorge Mendes - estaremos impedidos contratualmente de falar?

São outros que pensam e são eles que ditam ao Benfica o que o Benfica tem de fazer!

Se de coisas menores não cuida o pretor (“mínimis non curar praetor”), como é que o Benfica se prestou a atacar o Presidente da Liga, por causa de dinheiro dado pela FPF aos clubes da 2.ª Liga?

Porque é que o Benfica faz a despesa de quem tem mais a perder do que nós, quando o nosso único interesse deveria ser o de criar todas as condições de estabilidade para que houvesse futebol até ao fim?

Este Benfica, sem ideias, sem estratégia, dependente da liderança e dos interesses de terceiros, presta-se a ser figurante de óperas bufas, num qualquer “teatro piolho” de um bairro decadente!

E nem sequer poderemos dizer que a estratégia será a de eleger alguém próximo de nós depois de Proença!

Não sendo possível eleger o braço direito do Presidente do Benfica para a Liga - que é, do que percebi, uma paixão antiga de quem manda na FPF e quer mandar na Liga - o Presidente do Benfica quereria no lugar de Proença um seu amigo, ex candidato a Presidente do Sporting.

Mas como, apesar de emprestar milhões a clubes da 1.ª Liga e outros milhões a comprar jogadores a esses mesmos clubes que nunca jogarão no Benfica, não lhe reconhecem qualquer liderança, ao Presidente do Benfica - e o Benfica, por seu intermédio - resta ser “carne para canhão” para destituir Proença, para, agora, se ver ultrapassado pelo Grupo dos 15, liderado pelo seu grande “amigo” (tem dias) António Salvador, que vai fazer eleger Paulo Meneses, ainda Presidente do Paços de Ferreira, ... como Presidente da Liga!

A NÃO SER QUE ... 

Essa será a hipótese, embora estranhemos todos que - num momento destes - todos estes senhores que tanto criticam os políticos, sem saberem porque, não sigam, pelo menos aqui, a ideia alemã da “moção de censura construtiva” (só haverá queda do Governo a meio de uma legislatura quando estiver garantida maioria para eleger o que lhe sucederá)!

Ainda assim, há uma outra luz ao fundo do túnel!

A de que, afinal, o dinheiro dado aos clubes da 2.ª Liga (por alguém que o devia ter oferecido aos clubes do Campeonato de Portugal) possa não ser suficiente para fazer desistir Pedro Proença!

E ele saberá melhor do que ninguém como consiga fazer com que o Benfica volte não só a votar nele, mas - desta vez - a empenhar-se activamente na sua campanha!!!

Não me admiraria ... não pelo que sei ... mas pelo que Proença possa saber!!!

E O JAMOR???

No meio disto tudo, o natural seria que o Benfica, prestando-se a este triste papel de “lebre da estratégia de outros”, impusesse, pelo menos, a obrigatoriedade do Jamor como Estádio da final da Taça de Portugal!

Só que isso terá sido a 1.ª moeda de troca para haver campeonato!
E hoje, dá menos trabalho dar ordens aos avençados para ir a BTV defender o não ao Jamor, do que lutar pelos interesses do Benfica!

Quando não sabem o que querem, e há quem se presta a dizer tudo e o seu contrário pelo dinheiro que lhes pagam.

Perante Um Rei Pasmado, não da própria ignorância, mas do ponto até onde pode descer a natureza humana, na escada da subserviência, por necessidade!

É triste ... mas é a realidade!

Ver alguém que, precisando dinheiro que lhe pagam para viver, se presta a defender publicamente aquilo em que não acredita!

Tem um nome isto (mas não deixa de ser muito triste)!

VALE A PENA LUTAR PELO BENFICA, PELOS BENFIQUISTAS ... E TER IDEIAS PARA O BENFICA 

Ainda assim, vale a pena lutar pelo Benfica e pelos benfiquistas!

Como antes o fiz entre 1997 e 2000, quando outros, que hoje se arvoram da legitimidade oficial, andavam a destruir ou a ajudar a destruir o Benfica! 

Das ideias que aqui, no NGB, fui lançando, preocupado com os milhares de benfiquistas que querem manter a ligação como sócio apesar de situações pessoais difíceis fruto da crise pandémica que vivemos, ou que trabalharam muito para manter o seu sustento nas Casas do Benfica, vivendo ao mesmo tempo a paixão pelo clube!

Resultou na cedência da direcção a esses meus apelos!

A devolução do dinheiro dos RED PASS, ou da preocupação com as Casas!

Eu sei que longe, muito longe do que defendi porque o dinheiro, no Benfica, vai primeiro para comissões (sejam elas de parcerias estratégicas ou de custos de operações financeiras) e não para quem é o “braço armado do Clube”!

Também isto haveremos de mudar, benfiquistas!
Como haveremos de sermos nós a definir, estrategicamente, o nosso caminho!

Lutando só pelos nossos interesses (e sem recorrer a alianças com quem passou os últimos anos a acusar-nos de ser corruptos e a querer destruir-nos)!

Apenas e tão só por aquilo que somos, que acreditamos, que queremos!

E se ... na esteira de Camöes ... “um fraco Rei faz fraca a forte gente”, ... há que mudar!

POR TI, BENFICA!!!

sábado, 23 de maio de 2020

Afinal...a verdade desportiva das últimas jornadas já está contaminada?

. 78 comentários
Ora vamos lá ver:

1. Empresa do filho do Presidente da FPF contratada para fazer testes do Covid-19 aos jogadores.

2. Desses testes, 6 acusam positivos nos jogadores do Famalicão.

3. Os jogadores ficam 15 dias sem treinar, neste novo princípio de época, não podendo preparar um jogo que determinará, muito possivelmente, o que vai ser este fim de época e quem será campeão.

4. O Porto, que precisa de ganhar todos os jogos, vai jogar fora, contra o Famalicão, uma das equipas mais difíceis do campeonato.

5. Afinal os testes estavam errados e os jogadores podiam ter feito vida normal ... mas assim ficaram impedidos de preparar o jogo com o Porto.

6. O Famalicão de Jorge Mendes não reage.

7. O SL Benfica de Jorge Mendes também não reage.

8. Com este silêncio das equipas de Jorge Mendes e com base na nova parceria estratégica com o SL Benfica (e com o seu silêncio), quem ganha é o Sporting, que, sem o Famalicão à perna, poderá consolidar o 3.º lugar.

9. Entre a fidelidade a Jorge Mendes e à liderança federativa da dupla portista Gomes/Craveiro (cada vez mais a fazer as pazes com o seu eterno líder ... com quem pareceu terem andado desavindos) e a defesa dos interesses do SL Benfica ... Vieira opta pela subserviência com quem faz negócios.

10. O silêncio do SL Benfica é comovedor.

11. A empresa de Germano de Sousa diz que enquanto preparavam a sua apresentação, foram informados que a situação estava resolvida e adjudicada.

12. Se fosse com o filho do Proença ... o SL Benfica tinha-se demitido 2.ª vez da Liga em menos de 12 horas.

Vamos todos acreditar que isto vai correr sem sobressaltos?

Isto não faz cair Fernando Gomes?

. 20 comentários
Então quer dizer: Pedro Proença pediu que os jogos dessem em canal aberto e querem a sua saída.

Então e o presidente da FPF favoreceu ou não o filho?

Há coincidências?!

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Patético, no mínimo

. 57 comentários

"Ainda hoje temos uma boa amostra do bom trabalho que tem vindo a ser feito, por exemplo, desde que se tomou a decisão da aposta na formação. Olhando para as primeiras páginas dos diários desportivos espanhóis, somos levados a pensar que hoje se comemora o dia nacional do Seixal em Espanha, pois o destaque é dado a Bernardo Silva e Nélson Semedo." - News Benfica.

No mínimo, patético.

Revelador de um desconhecimento total, propositado ou não, do que é ser benfiquista e do que é o Sport Lisboa e Benfica desde que foi fundado em 1904.

Eu gostava era de saber quantos títulos ganhamos com a formação, ou quantas performances internacionais de topo realizamos com a atual política desportiva.

E quem fala na formação, até dá a parecer que descobrimos jogadores fenomenais e os mantivemos no plantel 2 ou 3 anos para rentabilização desportiva.

Nada mais falso.

Somos a chacota da Europa do futebol, e em Portugal andamos a discutir taco a taco campeonatos com um clube falido, que vai sobrevivendo (e o seu líder) graças à gestão incompetente de Vieira como foi no ano do possível Penta ou está a ser este ano.

Demonstra também o esforço de propaganda que está a ser feito dentro do SL Benfica para promover Vieira, tudo pago com o dinheiro do clube.


Personagens como as acima andam numa roda viva de propaganda, tentado reescrever a história à medida do SLB 2003.

Um deles é tão repugnante que já nem circulava à volta do estádio da Luz para não sentir o asco que os benfiquistas nutrem por si. 

O outro foi vice-presidente de João Vale e Azevedo, e teve a lata de quando o vigarista foi preso, ainda produzir as seguintes declarações a 17 de Fevereiro de 2001:

Jornalista Claúdia Lopes: "Já falou com o Dr. Vale e Azevedo desde ontem?"

José Manuel Antunes: "Falei, falei hoje cerca da hora de almoço. Ele está obviamente um bocado aborrecido, muito contente e até emocionado, foi o que ele me disse, das mensagens que tem recebido de respeito de muita muita gente, e pronto. 

De cabeça levantada e convicto que este método de se poder defender na justiça e poder explicar na justiça o que se passou é muito mais justo que o outro método cobarde que tínhamos vindo a assistir com as fugas de informação das auditorias e com insinuações diárias na imprensa que isso sim é que é miserável e cobarde".

Isto foi o que este senhor que aparece hoje como um dos grandes defensores de Luis Filipe Vieira teve a dizer sobre Vale e Azevedo no dia a seguir a ele ter sido detido.

Pelo visto o problema era a imprensa publicar notícias sobre o que aquele vigarista já condenado andava a fazer no nosso SL Benfica. Não era saber se aquilo era verdade. 

Alguns meses atrás, em Agosto de 2000, afirmava o seguinte:


"JOSÉ Manuel Antunes dá como praticamente certa a recandidatura de Vale e Azevedo à presidência do Benfica. O actual responsável pelas amadoras admite existirem conversações visando a formação de uma lista para as próximas eleições, que terão lugar em Outubro.

”Já houve conversas nesse sentido. Muito provavelmente, o dr. Vale e Azevedo vai recandidatar-se”, referiu o ”vice” dos encarnados, que se mostra disponível para fazer parte da lista.”Se for convidado pelo dr. Vale e Azevedo, terei todo o interesse em acabar o trabalho iniciado há três anos.”" - Record.

Acabar o trabalho era o quê? Acabar com o SL Benfica?


Quando são personagens desta estirpe que são escolhidos para falar na BTV, é evidente o objectivo: propaganda barata.

O que estes senhores fazem na BTV é uma negação do que é o benfiquismo. 

Todos já vimos com Damásio e depois com Vale e Azevedo como as coisas acabam quando não se quer descobrir a verdade.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Vieira já gastou metade do dinheiro dos próximos 2 mandatos do SL Benfica

. 126 comentários


Somos regularmente bombardeados por entrevistas ou intervenções de Luis Filipe Vieira ou até de Domingos Soares de Oliveira repetindo vez após vez que o SL Benfica está muito bem financeiramente, desafogado até.

Depois de repente um vice, neste caso Domingos Almeida Lima, vem traçar um cenário sombrio às modalidades no clube e fala também em cortes no futebol.

Afinal, o clube que tinha obras planeadas no Seixal e em Oeiras orçadas em mais de 50 milhões de euros, que se preparava para comprar acções de que não precisa gastando só com o sócio do presidente quase 15 milhões de euros, está curto de finanças? 

A situação torna-se especialmente preocupante quando percebemos que Luis Filipe Vieira já queimou metade das receitas de direitos televisivos do SL Benfica até 2026!

Através de adiantamentos de verbas relativas ao contrato com a NOS, Vieira já antecipou quase 164 milhões de euros.

Nas temporadas 2020/2021, 2021/2022, 2022/2023, 2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026 quem for o presidente do SL Benfica vai só ter ao seu dispor 50% das verbas em vigor no contrato com a NOS pois Vieira já antecipou a outra metade.

Com que legitimidade é que Luis Filipe Vieira retira de orçamentos futuros receitas tão importantes?

Mais ainda: essa antecipação custou aos cofres do SL Benfica 33,9 milhões de euros! Ou seja, serão 33,9 milhões de euros que o SL Benfica deixará de poder usufruir por Vieira ter antecipado estes valores através de uma financeira.

E como não podia deixar de ser, a financeira envolvida é a 23 Capital. 

A mesma que desde a saída de Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro lucra milhões de euros com os negócios de antecipação de receitas por parte de Vieira. 

Lembro que também foi a 23 Capital que foi chamada por Vieira para financiar a compra de João Félix por parte do Atlético de Madrid.

Tudo isto é preocupante e revela uma incapacidade de Vieira e de Domingos Soares de Oliveira de viverem com os orçamentos definidos para cada temporada.

Apesar das centenas de milhões de euros em vendas de jogadores, do entra e sai de jogadores emprestados, cedidos, dispensados e novamente contratados, tudo isto parece uma maquilhagem constante.

Um ponto fundamental a incluir nos estatutos do SL Benfica por um próximo presidente será a proibição de antecipação de receitas futuras, que excedam o mandato, sem a prévia autorização da Assembleia Geral.

Aliás, o SL Benfica como accionista maioritário da SAD, tem a obrigação de colocar todos estes temas aos sócios, que são os verdadeiros donos do clube. Chega de não quererem discutir temas financeiros nas AGs sob a capa de que isso deve ser apenas discutido nas AGs da SAD.

Tudo o que diz respeito ao futebol e à sua gestão é da conta dos sócios!

Luis Filipe Vieira não é dono do clube e não tem legitimidade para gerir nada sem prestar contas de forma transparente e constante.

Luis Filipe Vieira já rebentou com metade das receitas até 2026.

Que mais surpresas desagradáveis nos escondem?

quarta-feira, 20 de maio de 2020

A visita que custou aos contribuintes 23.270,27€ e os dinheiros públicos que salvam o FC Porto

. 24 comentários


Conforme demonstrado no post "Escândalo: Porto Canal financiado novamente com dinheiros públicos", o Porto Canal foi contemplado com uma quantia em compra de publicidade no âmbito de uma acção muito duvidosa de ajuda à tesouraria de Orgãos de Comunicação Social seleccionados.

Ora, o que levou o Governo a achar que um canal detido por um clube de futebol, só porque passa alguns programas não relacionados com desporto, merecia ser financiado?

O que levou o Governo a não levar em conta que, já em plena pandemia, o "Turismo do Alentejo" contratou ao Porto Canal num ajuste directo, diria eu, escandaloso, quase 20 mil euros?

As audiências do Porto Canal são irrisórias. Há rádios locais com mais ouvintes. 

O Porto Canal não é um canal de serviço público. É um canal privado, detido por um clube de futebol. Se havia alguém que tinha de injectar dinheiro no Porto Canal seria o seu principal acionista: o FC Porto.

Inclusive, foi um canal instrumental nos ataques a um concorrente, neste caso o SL Benfica, através de meios já condenados na justiça.

Mas isto está longe de ser caso único. 


Relembro que durante o consulado de Emídio Gomes como presidente da CCDR-N, que depois assumiu o cargo de vice do FC Porto para "Planeamento de Novos Empreendimentos", foram entregues ao FC Porto as Piscinas da Campanhã, tendo tudo sido pago com dinheiros públicos.


A isto podemos juntar o Centro de Estágio do Olival, onde o Estado já enterrou quase 20 milhões de euros em dinheiros públicos e que o FC Porto utiliza a preço simbólico e que abordamos várias vezes aqui no NGB, inclusive no post "O Centro de Estágio do Olival já foi devolvido aos contribuintes?".

Aliás, em VN Gaia, os casos são mais que muitos. 

Por exemplo, em 2016, discutia-se a cedência ao FC Porto, também a preço simbólico, da utilização do Estádio Jorge Sampaio, conforme demonstramos na altura no post "Os nossos impostos ao serviço do FC Porto". 

Gostaria que alguém esclarecesse, por exemplo, porque razão o Porto Canal, irrelevante no panorama nacional e detido por um clube de futebol, recebeu mais compra de publicidade que um jornal de referência como o Observador. 


O que explica que um clube que pagou no último ano quase 24 milhões de euros em comissões a agentes receba apoios com dinheiro dos nossos impostos?

Estádios para os jogos

. 28 comentários

"A Direção-Geral da Saúde informou a Federação Portuguesa de Futebol sobre o resultado das visitas realizadas pelas Autoridades Regionais de Saúde a 15 estádios candidatos a receber jogos na retoma da Liga NOS.

De acordo com as conclusões apresentadas, a FPF e a Liga Portugal informam que os seguintes nove estádios estão aprovados pela DGS e poderão de imediato receber jogos:

-Cidade do Futebol
-Estádio D. Afonso Henriques
-Estádio do Dragão
-Estádio João Cardoso
-Estádio José Alvalade
-Estádio do Marítimo
-Estádio Municipal de Braga
-Estádio do Sport Lisboa e Benfica
-Portimão Estádio

Quanto aos estádios Bonfim, Capital do Móvel, Cidade de Barcelos, do Clube Desportivo das Aves, do Bessa e do Rio Ave, a DGS indicou um conjunto de correções de que terão de ser alvo para que possam ser novamente vistoriados pelas autoridades de saúde." - Record.

terça-feira, 19 de maio de 2020

ÚLTIMAS: FC Porto em risco de ficar fora das competições europeias em 2020/21!

. 62 comentários

Nada que já não tivéssemos AVISADO:
Jornal i hoje faz a seguinte Capa: "Porto em risco de ficar fora das competições europeias" ... pelo facto de estar FALIDO!
 

FC Porto em risco de ficar fora das competições europeias em 2020/21!
 
Clube tem de garantir transferências de jogadores que permitam pagar os 100 milhões de euros a que está obrigado pelo fair play financeiro. 

Se não houver uma ‘amnistia’ da UEFA por causa da covid-19, o FC Porto está em risco de ficar de fora das competições europeias em 2020/21 devido ao incumprimento de regras do fair play financeiro. Sob intervenção da UEFA, os dragões estão obrigados a pagar 100 milhões de euros após reinício das competições para poderem inscrever-se na Liga dos Campeões ou na Liga Europa na próxima temporada. Isto significa que Pinto da Costa, presidente dos azuis-e-brancos, terá a difícil e urgente missão de ter de vender jogadores que perfaçam este montante, num momento em que o mercado de transferências vai sofrer várias alterações devido à pandemia. Recorde-se que a crise pandémica já tinha obrigado o FC Porto a propor um corte de 40% nos salários dos jogadores, embora com devolução garantida (20% quando o campeonato recomeçar, enquanto os restantes 20% seriam restituídos quando for permitida a realização de jogos com público nas bancadas). 

A atual situação financeira crítica no clube já tinha levado, de resto, a que a FC Porto SAD informasse, no passado mês de abril, que iria pedir em assembleia geral de obrigacionistas o adiamento por um ano do pagamento das obrigações no montante de 35 milhões de euros cuja maturidade pretende que passe para 9 de junho de 2021 (a que se junta outro pagamento de 35 milhões, no total de 70 milhões de euros). Entretanto, durante a semana passada, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube nortenho fez uma segunda convocatória para a assembleia-geral de obrigacionistas da SAD. A reunião, que estava prevista para esta terça-feira (19 de maio), foi adiada, por falta de quórum constitutivo, para o próximo dia 5 de junho. 

Num momento em que Pinto da Costa caminha a passos largos para fechar mais um mandato, o clube precisa de encaixar com urgência cerca de 200 milhões de euros. 

De notar que ontem foi divulgada a nova data das eleições para os órgãos sociais do clube, inicialmente agendadas para 18 de abril e adiadas devido ao novo coronavírus. A nova Assembleia Geral eleitoral para decidir o presidente para o quadriénio 2020-2024 está agora marcada para os dias 6 e 7 de junho, entre as 10 e as 19 horas, no Dragão Arena. 



--> 100M€ em mais-valias necessárias até final da época, ou seja, 150M€ em vendas de Jogadores para não terem prejuízos no exercício económico 2019/2020. Já foi adiatnado que a Porto SAD prepara-se para vender 6 titulares (Corona, Alex Telles, Danilo, Otávio, Marega e Soares) e 2 pérolas da formação (Diogo Leite e Tomás Esteves) por cerca de 150M€.

--> 200M€ necessários em termos de financiamento nos próximos 12 meses, devido aos prejuízos desta época que é necessário resolver,  e também devido aos 2 empréstimos obrigacionistas (35M€+35M€) que não estão a conseguir pagar e que vencem agora e dentro de 1 ano!
 

Escândalo: Porto Canal financiado novamente com dinheiros públicos

. 44 comentários

O Porto Canal, propriedade do FC Porto, canal utilizado para o crime "dos emails" que resultou na condenação do FC Porto (sentença confirmada pelo Tribunal Constitucional ainda na semana passada) conseguiu a VERGONHA de ser financiado pelo Estado através da compra de publicidade institucional no âmbito de um apoio extraordinário aos Grupos de Comunicação Social. 

Temos exposto aqui no NGB as centenas de milhares de euros em contratos públicos utilizados para financiar o Porto Canal. Alguns deles estarão certamente sob investigação no processo que envolve o Turismo do Norte.

Um canal propriedade de um clube de futebol financiado pelo Estado!? Porquê?

Afinal, a visita de Pinto da Costa e Júlio Magalhães (cuja ligação ao presidente é bem conhecida) a Marcelo Rebelo de Sousa resultou. Uma VERGONHA.

Mas já agora, porque o financiamento foi dado à "Avenida dos Aliados" e não foi dado à "FCP Media"?


Já agora, alguém explica porque o Turismo do Alentejo pagou 19.994,00€ por ajuste directo à "FCP Media" num contrato celebrado a 4 de Março de 2020, já em plena evolução do COVID-19 em Portugal?

Sabem quem assinou o contrato? Adelino Caldeira e Fernando Gomes, membros dos orgãos oficiais do FC Porto. Sim, porque o Porto Canal é o FC Porto, e não uma entidade autónoma ou externa ao clube.

Sim, porque o FC Porto utiliza várias entidades para registar os contratos envolvendo o Porto Canal. 

Já é lamentável que, em tempos de tanto emprego destruído e tantas empresas que viram negados apoios do Estado, Grupos de Comunicação Social recebam tratamento de privilégio com financiamentos directos. 

Lembro que o essencial à democracia são cidadãos livres. Só.

Pior é ainda ver que um clube de futebol, que usa o seu canal privado para cometer crimes pelos quais foi condenado, ser financiado com dinheiros públicos e com tratamento de privilégio.

O Porto Canal não é um canal independente ou regionalista. É um canal de um clube de futebol. Se financiam um, têm que financiar todos. Ou não deviam sequer financiar nenhum...

Vamos ver durante quanto tempo SL Benfica e Sporting CP ficarão calados com mais este favorecimento ao FC Porto. Sim, favorecimento ao único dono do Porto Canal.

SL Benfica, os jogos à porta fechada e os detentores de lugares anuais

. 34 comentários

"Dada a impossibilidade de os Sócios detentores de Red Pass assistirem aos cinco jogos que faltam no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, o Clube tomou a decisão de atribuir uma compensação de valor proporcional a esse número de jogos que não estarão abertos ao público. Esse valor será de imediato adicionado à carteira virtual de cada detentor do lugar de época.

O valor pode ser utilizado para pagamento de produtos Benfica, nomeadamente: produtos oficiais, quotas de Sócio e bilhetes (incluindo Red Pass), em qualquer ponto de venda do Benfica, tais como as Lojas oficiais, Casas do Benfica, Site Oficial em slbenfica.pt, Linha Benfica através do 707 200 100 ou a Venda Online Assistida (VOA) através do 800 20 1904.

Os detentores de Camarotes e Executive Seats também serão compensados através da disponibilização de contrapartidas de valor proporcional aos cinco jogos que faltam disputar no Estádio da Luz, podendo esses valores ser usados no decorrer das próximas duas épocas desportivas (até 30 de junho de 2022).

O Sport Lisboa e Benfica, face à interrupção das competições e incerteza quanto ao futuro imediato, entende ser esta a forma mais justa e equilibrada para compensar todos os Sócios e parceiros Corporativos. Esperando que na próxima época voltemos a estar juntos e com os Estádios de portas abertas.

Lisboa, 19 de maio de 2020"

- in SL Benfica.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Exclusivo: "Por ti, Benfica!", por Rui Gomes da Silva

. 60 comentários


Começo por onde acabei o meu artigo da semana passada!

Pelo qual propus UMA BANDEIRA, UM CACHECOL DO BENFICA, À VARANDA, À JANELA, NA MÃO, UMA CAMISOLA VERMELHA VESTIDA, EM CADA DIA E DURANTE OS ÚLTIMOS 10 JOGOS QUE FALTAM PARA SERMOS CAMPEÕES E NO DIA DA FINAL DA TAÇA!

E volto ao tema para agradecer as mensagens de apoio, de concordância, de incentivo, de compromisso de tantos e tantos que, no dia do 1.º jogo do Benfica pós Covid-19 (aconteça ele quando acontecer), dirão “presente” com ... uma bandeira, um cachecol do Benfica, à varanda, à janela, na mão, uma camisola vermelha vestida, em cada dia e durante os últimos 10 jogos que faltam para sermos Campeões e no dia da Final da Taça!

APOIO ALTERNATIVO (IMPORTAM-SE DE REPETIR)?

Um apoio sentido, com alma, com ambição, ... à Benfica!

E não um “apoio alternativo”, lançado por um ideólogo pago a peso de ouro que não é do Benfica, sem sentimento, criado por uma qualquer agência de comunicação, cujo benfiquismo varia na razão inversa do dinheiro que vai pedir!

Eu sei que a minha ideia não dá dinheiro a ganhar a ninguém ... mas corresponde ao que sentem os que são mesmo ... do Benfica!

A ambição, o compromisso com o regresso às glórias europeias não se exterioriza com tiques de novo riquismo.

Não serão centenas de milhares de euros gastos em fotografias ou em lonas no estádio - o tal “apoio alternativo” que a estrutura anuncia - que poderão substituir o calor humano dos verdadeiros adeptos, daqueles que sofrem pelo Benfica!

Poupem porque, do que vou vendo, bem vão precisar do dinheiro para o que aí vem!

“AMADORAS”, ... UMA BOA SURPRESA NO MEIO DE TANTA MÁ DECISÃO 

Porque, se não gastarem dinheiro nessa fantochada do “apoio alternativo”, como em tantas outras loucuras do género poderão ter dinheiro para dar a dimensão que todos queremos às (ditas) modalidades amadoras!

VOLEIBOL ... NO BOM CAMINHO

Por isso - e com toda a justiça - uma nota de satisfação relativa à renovação, por mais 3 anos, do contrato do treinador Marcel Matz. 

Pese embora o muito que devemos a José Jardim, Marcelo Matz está a deixar uma marca de grande qualidade no nosso voleibol, com resultados nunca vistos na nossa História.

O Benfica tem de ter os melhores consigo. 

Porque - é sempre bom lembrar - nos identificamos com a excelência!

O SEM RUMO ... NAS OUTRAS MODALIDADES

Ora, com essa excelente decisão no vólei, porque é que somos confrontados com o inverso em quase todas as outras modalidades?

Basta ler os jornais, para, todos os dias, tomarmos conhecimento de saídas de elementos base de cada equipa!

Como no hóquei, onde fomos confrontados com o súbito anúncio da rescisão do contrato com Jordi Adroher, que tinha mais um ano de duração.

Uma decisão que surpreendeu o próprio jogador ... e que nos surpreende a nós. 

Custa a perceber que se abdique dum avançado desta craveira em nome de poupanças ... por quem estava na disposição de gastar 34 milhões numa OPA para os amigos!

Sendo verdade que, financeiramente, o Benfica “vende saúde”, porque será que os cortes anunciados nas modalidades vão ser enormes?

Afinal há ou não há dinheiro?

A decisão de reduzir despesas, na esperança (ou na informação de os outros também o irem fazer) é um completo absurdo!

Se no hóquei já saíram 2 jogadores muito importantes, que dizer do futsal, de cujo plantel principal sairão 2 dos 3 melhores jogadores?

OU SABERÃO ELES DE OUTRAS DESPESAS (OU NÃO RECEITAS) PREOCUPANTES?

A não ser que toda esta poupança tenha a ver com o que nós ainda não sabemos ... mas “por lá” já vão tendo a certeza!

Não, não falo da NOS, da Adidas, da Emirates (de que já aqui - em artigo anterior - dei testemunho do que de lá não virá).

Falo, antes, da despesa com todos os jogadores já devolvidos ... que nos garantiram que sairiam do plantel!

Falo, antes, do não pagamento das transferências de RDT ou de Castillo ... que nos garantiram estar garantidas!

Falo antes do não retorno desportivo de jogadores comprados a peso de ouro que regressarão sem possibilidades físicas de jogar no Benfica ... como sabiam na altura da contratação!

Ou será, também por isso, que terão que poupar nas amadoras?

O BENFICA DO ... GRUPO MENDES

A não ser assim, a não ser por essas dificuldades ... que razão haverá para continuarmos a vender os nossos melhores jogadores?

A narrativa ... para os parvos que ainda acreditam ... é sempre a mesma!

VENDER RUBEN DIAS

Desde as primeiras notícias (“vai ser difícil segurar o jogador, face ao interesse de clubes com muito dinheiro”) até à saída para um clube do “Grupo Mendes” (foram 3 as excepções ... e mesmo assim com o “parceiro estratégico” pelo meio) ... a sequência é sempre igual!

Já o disse e repito: como Presidente do Benfica, qualquer jogador titular indiscutível só saíra pela cláusula e sem o pagamento de qualquer comissão!

Será que o ainda Presidente não quer ou não pode assumir este compromisso?

Qualquer das respostas será grave!

E nela encontraremos a explicação para a tudo o que o Benfica se tem transformado ... muito especialmente desde que foi anunciada a “parceria estratégica” (para os defensores do “regime” eu dou uma ajuda ... Junho de 2016)!

VENDER VINICIUS

O mesmo se diga da venda anunciada de Vinicius por 60 milhões!
Como se não fosse para brincar com os benfiquistas!

Além do insulto à inteligência de cada um de nós ... todas estas notícias plantadas pela “estrutura” só comprovam que o Benfica é gerido de fora (Jorge Mendes) para dentro.

O Benfica ... ou depende de Jorge Mendes ou opta por fazer (quase, quase, quase) todos as suas vendas para o universo dos seus clubes ... o que, francamente, não sei o que será pior!

A parte hilariante disto tudo é que logo no princípio da época foi anunciada esta venda!

Com a “parceria estratégica” ... é simples ... basta querer!

Depois admiram-se que Ana Gomes venha falar do que fala (o que vale é que o tal mega processo contra ela já terá “entrado” ... ou será que tiveram medo???)

PARA FICAR COM O BENFICA 

Ruben Dias, Vinicius ... são dois exemplos de tudo o que aconteceu nos últimos anos!

Depois ... não digam que não avisei!!!

Depois ... depois e entretanto ... até eles (os mentores e o executores desse “projeto”) ficarem com o Benfica - como estou convencido que querem - virão os elogios a quem ficou com o lugar de quem saiu, ... as notícias de que o treinador não queria mais ninguém (os do Benfica são os únicos do mundo que concordam sempre com a venda dos melhores e nunca querem substitutos à altura) ... até levarmos outros 5 de um Basileia qualquer ou ficarmos com 0 pontos na fase de grupos!

Apenas e tão só porque isso faz parte da estratégia para convencer os sócios que é preciso um investidor com a maioria da SAD e, já agora, para baixar o preço das ações!

FINAL DA TAÇA À MODA DO PORTO COM O BENFICA A APOIAR

Ora, quem tem essas preocupações em mente ... não pode dar muita atenção à concretização de um objetivo fundamental na estratégia do Porto!

A de fazer com que a Final da Taça nunca mais volte ao Estádio Nacional!

E, com isso, passarmos a ter - todas as épocas, a partir de agora - um novo foco de conflitualidade no futebol português!

Até aqui, era uma só equipa que não queria jogar no Estádio Nacional, sob o falso argumento que isso beneficiaria os clubes de Lisboa!

Argumento de uma falsidade total, como o comprovaram, recentemente, as vitórias do Vitória de Guimarães e do Desportivo das Aves!

E muito menos os mais fortes, como o comprovam essas mesmas finais ou as que Braga e Sporting ganharam ao Porto.

Conseguiu o Porto o que queria!

Com base em quê?

Por troca com quê?

Há princípios sobre que não se transige, valores de que se não abdica!

O meu Benfica, o Benfica de Cosme Damião, é assim!

Este Benfica, o Benfica de quem llá está, o Benfica que faz parte do Grupo Mendes ... não!

É pena!!!

Por mim ... tudo farei para um Benfica com a estabilidade, a credibilidade e o sucesso internacional que o Benfica merece!

POR TI, BENFICA!!!

domingo, 17 de maio de 2020

Custa tentar, Presidente?

. 27 comentários

Bernardo Silva, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Nelson Semedo, Ederson e David Luiz assumem o desejo de regressar à Luz em condições para desempenharem um papel relevante no Clube.

Gonçalo Guedes está longe de ser consensual em Valencia e esta época tem apenas 958 minutos em todas as competições (é certo que teve uma lesão complicada durante mais de três meses). 

Renato Sanches é um jogador que começava agora a recuperar a sua influencia habitual e ter-se-á valorizado um pouco...

Nelson Semedo, como Guedes, está longe de ser um jogador que se imponha definitivamente em Barcelona... e vá-se la saber porquê, na medida em que é claramente o melhor jogador do clube naquela posição, mas vá lá alguém entender os catalães.

Ederson e Bernardo Silva são, actualmente, de outro planeta no que diz respeito a valores e a futuro na alta roda europeia... com contrato até 2025, um regresso antes dessa altura será absolutamente impossivel, altura em que terão 31/30 anos respectivamente. Vejo um regresso impossível antes disso.

Mas... David Luiz termina contrato no final da próxima temporada (2021) e tem agora 33 anos e representa a experiencia e capacidade que qualquer clube necessita numa defesa que, no caso do SLBenfica, é demasiado jovem - incluindo o "patrão" que talvez esteja a entrar na fase em que há que dar-lhe asas.

Os outros três jogadores poderiam representar investimentos muito avultados - nunca inferiores a 20M€ e chorudos salários - mas a pergunta que se impõe é: Custa tentar, Presidente?

Se o SLBenfica vender Vinícius e Ruben Dias realizará um encaixe muito significativo quase perto dos 100M, um valor que, ainda assim seria inferior ao investimento nestes quatro jogadores - David Luiz para substituir o Ruben, Gonçalo Guedes para ser o substituto de João Felix que não conseguimos ter... e com o Renato teriamos um trio bastante potente no meio campo com Weigl e Gabriel num meio campo que deixaria Pizzi e Guedes como "vagabundos" no apoio a um avançado que, com a saída de Vinícius, teria necessariamente que ser encontrado no mercado, pois Seferovic nao é opção.

Nelson Semedo e André Almeida seriam uma dupla muito forte para a lateral direita, com tantos jogos que teriamos que ter para ter ambição europeia, além de que o André é bastante polivalente.

Tomás Tavares evidenciou bastante potencial, mas precisa de mais minutos porque comete muito erros defensivos, assim como o recém promovido Morato. Entendo que terão ainda que preparar-se bem com várias tentativas.

Tiago Dantas, Rafael Brito, Paulo Bernardo e Gonçalo Ramos são jovens, dois deles com 18 anos acabados de fazer, que terão oportunidades, mas não podem (ainda) ser vistos como soluções, mas sim como alternativas para ganharem ritmo e irem ganhando espaço no próximo ano, até serem apostas inquestionáveis em 2021/22.

Custa tentar, Presidente?

sábado, 16 de maio de 2020

Quando os artistas são genuínos...

. 21 comentários



... o reconhecimento público é notório.

Obrigado Manuel João Vieira!

Obrigado Bruno Nogueira!

Vocês tornaram o confinamento uma coisa...fixe!

ranking