Domingos Soares de Oliveira procurou nesta entrevista, entre outras coisas justificar o negócio João Félix. Só que acabou por demonstrar a fragilidade da gestão do SL Benfica face a interesses terceiros ao clube e em como, na compra e venda de jogadores, o mesmo é gerido de fora para dentro e não o contrário.
O gestor financeiro do SL Benfica consegue dizer ao mesmo tempo que a SAD tem condições financeiras para reter os atletas e que o clube preferia ter retido João Félix mais um ou dois anos mas depois diz que era preciso respeitar a vontade do jogador. Então e respeitar um contrato assinado, caro DSO?
Na justificação da forma como a negociação financeira foi concluída, DSO embrulha-se em justificações absurdas. Diz que temos uma relação muito boa com o Atlético de Madrid, e que (coitados) queriam pagar os 120 milhões da clausula mas não tinham como...
DSO justifica que por razões próprias do Atlético Madrid, pela construção do estádio e pelo endividamento associado, não tinham condições de fazer o pagamento a pronto. Então o AM apresenta um intermediário financeiro que pagaria os restantes 90 milhões de euros, já que o AM paga 30 milhões ao SL Benfica, à cabeça.
DSO afirma que: “Acreditamos no Atlético de Madrid e respeitamos a vontade do jogador”.
Respeitar e defender o superior interesse do SL Benfica é que nem é mencionado.
Depois vêm as desculpas para o facilitismo neste negócio. Diz DSO que ninguém sai pela clausula, que talvez só o Neymar.
DSO não deve ter reparado que o mesmo Atlético de Madrid encaixa a pronto 190 milhões de euros pelo pagamento integral das clausulas de Rodri e Griezmann. Quando um clube quer olhar ao seu interesse…é assim.
DSO esclarece que os 10% pagos a Jorge Mendes decorrem da renovação de contrato que permitiu a passagem da clausula para 120 milhões de euros. Pergunto eu: se Jorge Mendes não é o agente do jogador, porque raio foi interveniente na renovação do contrato do mesmo? Afinal quando é que foi negociado João Félix?
DSO também revela que o SL Benfica não tem intenção de comprar craques porque esses ganham muito dinheiro e pode ser mau para o balneário. Curiosamente, renovar o contrato por fortunas a jogadores com lesões crónicas como Jonas ou Salvio já não causa mossa no balneário.
A contradição com o que Luis Filipe Vieira anuncia vem na parte da dívida. Vieira já repetiu vezes sem conta que queria colocar a dívida do SL Benfica a zero. DSO diz que não, que não é preciso e que ter uma dívida financeira na casa dos 130 milhões de euros lhe parece equilibrado. Ou seja, diz o que qualquer gestor diria… e desmonta uma das tretas de Luis Filipe Vieira nos discursos lidos nas Casas do Benfica.
DSO revela que o SL Benfica já descontou cerca de 50% do contrato com a NOS, com a tal entidade financeira que trabalha com o Atlético de Madrid e que DSO afirma na parte anterior da entrevista que só lhe tinha sido apresentada agora pelos espanhóis.
Disse DSO: " ... mas explicou-nos que tinha um parceiro económico que, em função de determinados pressupostos, faria o desconto do valor que o Atlético pagaria ao longo dos dois anos, então aceitamos ..."
Só que o acordo com a XXIII Capital e o SL Benfica envolvendo o contrato da NOS é de Fevereiro de 2018. Curioso não é?
Mais curioso ainda é que a XXIII Capital, que DSO diz lhe ter sido apresentada pelo Atlético de Madrid, é a mesma que antecipou ao SL Benfica os 15 milhões da transferência de Bernardo Silva para o Mónaco. Há cá coincidências! A mesma entidade com o que SL Benfica trabalha há anos!
Milhares de fundos e entidades financeiras no mundo…e usamos sempre a mesma que é que a trabalha com o Atlético de Madrid. Para tudo. Coincidências.
O mesmo DSO que recusa investir em jogadores de maior cartel, e portanto mais caros, afirma na entrevista que estar na Champions e ter boas performances lá é fundamental para o futuro, em especial a partir de 2024. Sem ovos não há omeletes, caro DSO.
Um aspecto positivo é a recusa em manter relações com o FC Porto. Espero que Luis Filipe Vieira respeite isso e não torne a negociar lugares de topo do futebol português com Pinto da Costa. O SL Benfica deve recusar qualquer cooperação com o FCP enquanto lá estiver Pinto da Costa.
Quanto ao caso dos emails e à exposição particular de que foi alvo DSO, lamento que o mesmo não tenha aproveitado para pedir desculpa aos benfiquistas por ter utilizado o clube no casamento da sua filha. Não foi correcto e injusto exporem publicamente aspectos da sua vida privada a que ninguém tem o direito de aceder. No entanto, o caso do casamento envolve o SL Benfica e revelou um aspecto negativo e inaceitável.
De resto, a entrevista pouco acrescenta a outras já concedidas por DSO nos últimos tempos. A possível compra de clubes no estrangeiro, o processo interminável do Naming do Estádio…
O que achei curioso é que DSO, o gestor financeiro do clube, ao abordar os investimentos futuros do SL Benfica, não tenha mencionado as dezenas de milhões de euros previstos para o betão no Seixal e em Oeiras. Porque não DSO?