O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 14 de junho de 2019

Não sei se é para rir ou para chorar...Luis Filipe Vieira tem uma lata descomunal!

Avatar
 ●  124 comentários  ● 

Um gajo está uns dias de férias, desliga do mundo do desporto e quando liga novamente a ficha apercebe-se que tudo está na mesma...ou pior.

Começando logo por mais uma entrevista de Vieira, no seguimento das várias entrevistas de Domingos Soares de Oliveira ou de Rui Costa. Engraçado que em Novembro passado nenhum deles abria o pio. No final da temporada passada, Vieira desapareceu desde o dia anterior à derrota caseira com o FCP e só tornou a falar em Agosto. 

A entrevista de Vieira à RR, que podem consultar na fonte AQUI, é mais um atestado de estupidez que Vieira, aconselhado pelos trastes que o rodeiam, tenta passar aos benfiquistas.

As tangas de Vieira começam logo na resposta à primeira pergunta.

É preciso perceber como é que este sonho de apostar na formação surgiu. Porquê a “fixação” e aposta tão grande que o Benfica faz para potenciar jovens jogadores?

A resposta de Vieira é de uma lata descomunal: 
"Tem muito a ver com aquilo que o Benfica era quando eu era jovem. As pessoas às vezes especulam muito, porque não acreditam no que se faz com alguma estratégia, planeamento, e que visa criar condições ao Benfica para no futuro possuir esses jogadores."

Confesso que admiro a forma como Vieira diz estas coisas com cara séria. Não é para todos.

Vieira deixou de ser sócio do SL Benfica em 1983. Nos tempos de Damásio ou Vale e Azevedo, os mais negros da nossa história, Luis Filipe Vieira andava muito entretido no Alverca a cultivar a amizade com Pinto da Costa e o FC Porto. Sócio do FC Porto desde 1985!!!

Não faltam os relatos de quem o viu sentado na Tribuna presidencial das Antas a festejar golos adversários. O que é que Vieira sabe ou viu do SL Benfica para vir falar da história ou tradição do SL Benfica? Nada!

Depois a conversa, sempre para um futuro próximo, de que a intenção é reter os jogadores. O que se passou com Bernardo Silva ou Renato Sanches, e que se vai passar com João Félix, foi e será a demonstração da mentira que continua a ser esta conversa para entreter os benfiquistas.

Por isso é que a lata de Vieira chega ao ponto de afirmar mais à frente na entrevista:
"Nunca me passou pela cabeça formar para vender."

De seguida, vem a lenga-lenga que também faz parte da lavagem cerebral que se tenta fazer aos benfiquistas:

"As pessoas, às vezes, são muito injustas, porque mesmo quando tivemos que vender a prioridade para o clube desde que eu cheguei foi recuperar a credibilidade do Benfica. Isso para mim foi o maior titulo que o Benfica recebeu até hoje, a credibilidade. Não vou permitir que alguma vez que se ponha em causa a credibilidade do Benfica. Esse é o maior título do Benfica neste momento, é o clube em que toda a gente quer trabalhar e a que toda a gente quer vender.

É sinal de que tem uma credibilidade que não tinha há 19 anos, quando cheguei. Não posso esquecer que até para comprar aparelhos de enfermagem tinha de pagar a pronto ou com um cheque visado. Se quisesse levar a equipa do Benfica para o hotel tinha de levar um cheque visado, e assim sucessivamente. Isso não vou viver mais. As pessoas não conhecem minimamente o que é que se passou há 19 anos. Eu é que tive de andar extrato a extrato de conta a liquidar e a negociar com todos os fornecedores tudo o que o Benfica devia. Felizmente, pagámos a toda a gente. Hoje estamos na pujança que estamos graças ao trabalho e àquilo que nos impusemos a nós próprios, que era recuperar a marca Benfica e voltar a ter um Benfica pujante, que é aquilo que mais me preocupa."

Primeiro, caro Vieira, o SL Benfica nunca perdeu a sua credibilidade. Quem não tinha credibilidade era quem liderava o clube na altura, o que por arrasto prejudicou o clube. Damásio e Azevedo levaram o clube para a lama.

Mas lembro que o SL Benfica sempre foi o maior clube português e a marca mais valiosa no nosso desporto. Essa credibilidade, que é o seu mais valioso "bem", nunca se perdeu e é essa riqueza que permite ao clube ter acesso a tudo o que os outros não têm.

Os benfiquistas informados sabem bem quanto é que o SL Benfica devia em 2001, quando Vieira entra no SL Benfica como director para o futebol.

Os benfiquistas informados também sabem que foi Manuel Vilarinho que meteu dinheiro do seu bolso no SL Benfica. É curioso ver que hoje se tenta reescrever a história para criar uma narrativa de salvador da pátria. 

Só que como é que se pode acreditar na teoria de salvador da pátria quando o universo de empresas ligadas ao presidente do SL Benfica estão como estão? Algo não bate certo.

E quanto ao futebol propriamente dito?

Mas posso já adiantar que o Benfica não vai comprar laterais. Não vale a pena as pessoas estarem a dizer que não temos laterais. Os futuros laterais do Benfica estão dentro do clube. No meio-campo acho que o Benfica não tem necessidade de comprar jogadores. Mas o Benfica não tem pontas-de-lança e é importante dar aos nossos treinadores aquilo de que eles precisam, se nos mostrarem que os que temos não têm essa competência. A grande maioria dos jovens que estão no Seixal têm competência para estar na primeira equipa do Benfica.

Tanto falam no projecto europeu, no sonho de ver o SL Benfica campeão europeu, e depois é esta conversa.

É facilmente perceptível para qualquer pessoa que saiba ver futebol que o SL Benfica precisa de laterais de qualidade e que precisa de uma alternativa a Gabriel que como se viu quando se lesionou...não temos!

Curioso também é perceber como Vieira diz, com todas as letras: "O Benfica não tem pontas de lança!"

Quando eu dizia que Seferovic era um cepo e que só serve para consumo interno...era injusto, diziam muitos. E agora? Que belo atestado de confiança que o presidente do clube passou ao suiço...!

"Há seis anos disse que a maioria dos jogadores do Benfica estariam na seleção portuguesa no futuro e é o que está a suceder. Chamaram-me de populista, mas não foi nada de populismo, nem demagogia."

Oh meu caro Vieira, eu quero lá saber da selecção ou se o 11 titular é de jogadores que numa determinada altura passaram no SL Benfica!

Só me interessa sim é ver os que estão no SL Benfica. Os outros, muito boa sorte mas já não são nossos jogadores. Quero lá saber o que fazem ou onde andam. O único que merece uma atenção especial é aquele que, sempre que pode, vem a Lisboa e se senta na bancada a torcer pelo SL Benfica: Bernardo Silva.

"É só ver a regra dos empréstimos: não podemos proibir os atletas de competir em Portugal. Temos de criar condições para os jovens aparecerem noutros clubes. Os empréstimos são necessários."

O que os clubes têm que fazer é diminuir o número de jogadores sob contrato. Sou completamente contra empréstimos a equipas do mesmo escalão. E o regulamento que agora vigora é ainda mais perigoso. 

O clube A empresta ao clube B 2 jogadores, que acabam por ser sempre titulares. Quando o clube B joga contra o clube A, esses jogadores não podem jogar. Mas quando o clube B enfrenta o C e D, adversários do A, pode utilizar esses jogadores fundamentais do 11 titular. 

Isso é desvirtuar o futebol. Só vejo interesse em manter uma legião de emprestados para quem tem outros temas em mente.

Vieira acaba o chorrilho de demagogia e tretas com o tema Bruno Lage. Mais uma vez se vangloria de ter escolhido Lage e de ter visto não sei quê mais à frente. 

Vou relembrar o comunicado do SL Benfica:

“Informamos que a orientação da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica será assegurada de imediato e provisoriamente pelo treinador Bruno Laje”.

Luis Filipe Vieira acredita que o resto dos benfiquistas são burros. Está tão enganado...

A estratégia de imprensa

Avatar
 ●  7 comentários  ● 

Isto admitindo que quem trabalha no Benfica saberá que pelo menos para o Benfica, não vem... acho interessante que o jogador apareça no mesmo dia em todos os jornais.

Interessante como ao aparecer assim fica evidente - seja quem for a origem - que é uma encomenda.

Modalidades: Títulos apesar dos Orçamentos ou Orçamentos apesar dos Títulos?

Avatar
 ●  39 comentários  ● 

Muitos sócios do SLBenfica se têm questionado sobre uma menor performance de títulos do SLBenfica nos ultimos 3 anos nas modalidades onde, especialmente para o Sporting, se têm perdido bastantes titulos.

Há uma coisa que os sócios e adeptos do SLBenfica não podem esquecer é o que representam as modalidades para cada um dos clubes. Vejamos os exemplos de SportingCP e SLBenfica - não comparo com o FCPorto porque o seu "domínio" é restrito ao hoquei e andebol onde não ganham por nada que não seja um controle total da arbitragem.

Dois pontos fundamentais:

- O orçamento para as modalidades do SportingCP é de 20,6M€ e o do SLBenfica é de 12M€. Uma diferença impressionante de 60%. São mais 8,6M...

- A aposta declarada nas modalidades visa "enganar" os sócios com a falta de títulos no futebol. Ou seja, como não conseguem superiorizar-se aos rivais no desporto com maior expressão, fazem um "all in" nas modalidades e criam uma estrutura absolutamente obstinada em fazer tudo o que for preciso para ganhar onde os rivais menos investem - porque todas as modalidades (seja em que clube for) dão prejuizo.

Ou seja, ao terem um estrutura que tem como ÚNICO OBJETIVO a vitória em todas as modalidades para poder com isso criar uma dimensão de clube com titulos e de clube de escala e dimensão comparativa com o SLBenfica, então são - nas modalidades - atentos a todos os pormenores.

Reparem ontem no jogo de futsal:

- Começaram por ter os próprios adeptos a "apertar" a equipa e, dado que não estavam identificados, rapidamente o Sporting sai a terreiro a acusar o SLBenfica para meter a pressão das autoridades desportivas em cima do SLBenfica, para abrir espaço a comportamentos lesivos dos seus adeptos.

- Depois durante o jogo, usaam a agressividade para tentar que o SLBenfica entrasse na mesma linha de ação (numa arbitragem condicionada - o mesmo árbitro há quatro anos, no quarto jogo... e sempre com titulos para o Sporting).

- Por fim, os adeptos saem a terreiro a condicionar o jogo com paragens impostas com comportamentos que não visaram mais que cortar o ritmo de jogo quando o Benfica estava por cima. O mesmo comportamento precisamente que tiveram os jogadores que até foram apanhados a molhar o campo para obrigar a paragens. Felizmente nenhum jogador se magoou a serio - o que poderia acontecer.

Ora, se alguém considera que este tipo de comportamentos (que também vimos no vólei) são aleatórios e não são devidamente coordenados e orquestrados por uma estrutura orientada a usar cada "buraco" da lei para tirar proveito próprio... pois desenganem-se!

Eu, pessoalmente, não critico a atitude e os esquemas... eles fazem o que a lei permite. O que critico é que a FPF e o SLBenfica não atuem em conformidade. O que critico são posturas altamente parciais de comentadores como o que fez o jogo de ontem na RTP que passou o jogo todo a comentar como se fosse na SportingTV.


Quanto aos adeptos do SLBenfica, bom... se considerarem que o SLBenfica devia sobre investir nas modalidades para lutar esta luta irresponsável e que só afunda o clube a nivel financeiro... pois é uma escolha de cada um. 

Por mim que o Sporting ganhe os titulos todos que quiser enquanto existirem (que desta forma será por cada vez menos tempo), pois este tipo de investimentos são a fundo perdido, na medida em que nenhuma modalidade gera receitas suficientes para pagar o seu orçamento, vivendo do orçamento do futebol e das quotizações, no caso do SLBenfica, porque no Sporting é mesmo prejuizo directo às contas do clube porque nem o futebol  nem as quotas geram receitas que cheguem.

Até lá, conhecendo isto... cabe-nos estar na Luz a apoiar no próximo domingo, contra tudo e contra todos para lutar por um titulo que, ainda em desigualdade, será sempre disputado até ao fim.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

FUTSAL: Para quê 5 jogos? Se a ideia é levar sempre o Sporting ao colo?

Avatar
 ●  68 comentários  ● 
Inacreditável! O "colinho" que esta equipa de arbitragem dá ao Sporting é uma vergonha!

Domingo lá estaremos para repor a verdade desportiva!

Já agora, dá para ver o jogo noutro canal que não seja um onde o comentador diz que o árbitro "infelizmente teve que marcar penalty" ou que perante as ofensas de Cardinal aos benfiquistas diz "que espetáculo Cardinal a viver o jogo" ou ainda que ilibam a vergonha de comportamento dos adeptos do Sporting procurando sempre dizer "já na semana passada na Luz os do Benfica..." cada vez que se vêem obrigados a falar da vergonha de adeptos do Sporting.

PS- A ver o que faz a FPF com o Cardinal a gritar "Tomem filhos da puta" para o SLBenfica!

segunda-feira, 10 de junho de 2019

A narrativa habitual do Presidente do Benfica...

Avatar
 ●  158 comentários  ● 
Há dias a fantarronice dos 120M€ do Felix... e de todas as outras clausulas dos demais jogadores... era repetida à exaustão por todos os que davam entrevistas.

Depois de se armarem em negociadores, eis que começa a habitual narrativa do "calimero" que não pode fazer nada... os jogadores é que querem sair.

... até que logo assistimos a saídas abaixo das clausulas e adeptos a pedir a acusar o Presidente de mentiroso.


Já o referi aqui 1001 vezes! Dificilmente algum clube português tem capacidade e argumentos (sem esquemas ocultos) de vender um jogador pela clausula de rescisão para campeonatos mais competitivos.

A LIGA PORTUGUESA NÃO VALE NADA!!! E os adversários do SLBenfica, sabendo que quem tem potencial de gerar jogadores (da formação ou não) que mais rendam financieramente... apressam-se em desvalorizar cada vez mais esta liga.

Qualquer jogador e treinador de qualidade que se prezem... na primeira oportunidade quer sair desta Liga corrupta e pouco competitiva, com adeptos que só têm três clubes, para poder jogar em Inglaterra e Espanha, principalmente, mas também em Itàlia ou Alemanha e até já em França (mas aqui menos).

Estas ligas têm para oferecer dinheiro a rodos a estes jogadores ao qual jamais poderá chegar uma equipa portuguesa e têm ligas competitivas com estádios cheios, mediáticos, etc...

Dizer que só se vende pela clausula nem sequer é enganar os sócios... é só estupidez. Nem sequer serve para negociar com os compradores, porque eles próprios também sabem que uma proposta de 40 ou 50M é absolutamente irrecusável seja por quem for e que depois é uma questão de como se comunica e quem paga o quê...

Dito isto, é obvio que tendo a oportunidade de jogar no City, partilhar o balneário com jogadores do melhor que há no mundo e jogar na melhor liga do Mundo... jamais um jogador dirá que quer ficar. Isto joga a favor de quem compra que, neste cenário, jamais vai pagar 120M...

Quando se compara isto com jogadores de outras Ligas e de clubes com outra exposição e Ligas mais competitivas ou, pelo menos, mais centrais... é apenas absurdo dizer que se o jogador X vai por 80M então o jogador Y do Benfica tem que ir por 80M +....

Diga o que disser o Presidente, alguem tem duvidas que se o City apresentar uma proposta de 70 ou 80M pelo Joao Felix, a mesma não é absolutamente irrecusável? E favor dele tem a idade e enorme margem de progressão e a "marca de formação" de qualidade do SLBenfica - que ainda ontem valeu uma Taça das Nações (Bernardo e Guedes)... senão quaisquer 45 ou 50M levavam o miudo, tal como acontecerá com o Bruno Fernandes.

Dito isto, o que me aborrece nesta fantochada do Vieira não é que tenha dito uma coisa que não vai cumprir, porque quando ele a disse eu sabia que não podia cumprir. Não me aborrece sequer que o Vieira acredite que ao fazer essa fantochada pode influencias / subir o preço da venda, apesar de eu achar isso de uma tremenda falta de inteligência.

O que me aborrece é a falta de inteligencia em estar calado... isso é que me aborrece, que se continue a deixar vencer pelo populismo.

A tarja não incomodou o Primeiro Ministro?

Avatar
 ●  48 comentários  ● 

A claque oficial, registada, e com apoio financeiro da direcção do FCP exibiu um tarja onde incluiu o primeiro ministro numa suposta conspiração para fazer do SLB campeão nacional.

É verdade que António Costa ontem aceitou sentar-se ao lado de Pinto da Costa?

Incrível.

O agressor queixa-se de agressões!

Avatar
 ●  18 comentários  ● 
A história pessoal e desportiva de Miguel Albuquerque é mais que conhecida... são acusações confirmadas de agressões e violência doméstica e, agressões a soco a jogadores de futsal do Benfica.

Os acessos de raiva desse senhor são uma constante.

Ao que parece agora vem dar uma de calimero e queixar-se que os jogadores do Sporting levaram “uns apertos” há uns dias há saída de Alvalade. As imagens efetivamente mostram uns anormais a mandar umas bocas a uns tipos alegadamente vestidos à Sporting. O que não se vê é nada do que diz o Miguel Albuquerque... nem agressões, nem tentativas de agressões, nem que são os jogadores do Sporting, nem que os anormais são do Benfica, nem o que está na origem de tudo aquilo...

Conveniente, não é? Conveniente mas não surpreendente, na medida em que este rapazinho é da “escola” Bruno de Carvalho.

Também conveniente é o facto de as imagens não terem data... podem ser quando apetecer ao Miguel Albuquerque, e a ele apetece-lhe agora que o super campeão europeu perdeu duas vezes com o SLBenfica... e perdeu, segundo o seu treinador, bem perdido em jogos onde o SLBenfica foi melhor e mais eficaz

Enfim... pequeninos

domingo, 9 de junho de 2019

E agora imprensa portuguesa?

Avatar
 ●  112 comentários  ● 
Aos poucos a imprensa vai conseguindo, a custo, ler o que diz realmente a sentença do Tribunal do Porto a propósito do processo cível dos emails.

Enquanto pouco ou nada se refere sobre alegados comportamentos ilegais do SLBenfica - que ainda assim espero que haja um processo formal para analisar isso e assim encerrar esse capítulo - o que sim se provou foram outras coisas:

- acesso a informação confidencial

- acesso a planos de treino (entre outros, de Bruno Lage)

- acesso a contratos comerciais

- acesso a informações clínicas

- acesso a relatórios de observação de jogadores (Militão é um dos referenciados)

... entre muitas outras coisas referidas no acordão.

Cada vez mais me parece muito complicado que o FCPorto não veja a ser penalizado com a descida de divisão de acordo com os regulamentos da Liga, por espionagem e acesso a informação privilegiada.

Num país com um liga muito pouco competitiva, sinceramente não gostaria de ver o FCPorto descer de divisão, na medida em que isso penalizaria a Liga em geral, a capacidade de gerar receitas (até pelo Benfica) e os eventuais títulos do SLBenfica teriam muito menos interesse...

Dito isto, espero que se faça justiça com celeridade, para que em Portugal de uma vez se fale de futebol e não de corruptos. Depois do Apito Dourado onde foi PROVADO que o FCPorto comprava árbitros e só não foram condenados porque juridicamente anularam as provas... Agora fica também PROVADO mais crimes.

O meu desejo é que se imponham ao FCPorto medidas indeminizatórias muito severas e se proponha que toda a estrutura de dirigentes seja banida do futebol português, forçando o FCPorto a ser "refundado" como grande instituição que é, mas agora com gente séria e honesta, mantendo-se como candidato ao título e lutando com pelo Benfica pelos titulos...

ranking