Um gajo está uns dias de férias, desliga do mundo do desporto e quando liga novamente a ficha apercebe-se que tudo está na mesma...ou pior.
Começando logo por mais uma entrevista de Vieira, no seguimento das várias entrevistas de Domingos Soares de Oliveira ou de Rui Costa. Engraçado que em Novembro passado nenhum deles abria o pio. No final da temporada passada, Vieira desapareceu desde o dia anterior à derrota caseira com o FCP e só tornou a falar em Agosto.
A entrevista de Vieira à RR, que podem consultar na fonte AQUI, é mais um atestado de estupidez que Vieira, aconselhado pelos trastes que o rodeiam, tenta passar aos benfiquistas.
As tangas de Vieira começam logo na resposta à primeira pergunta.
A resposta de Vieira é de uma lata descomunal:
"Tem muito a ver com aquilo que o Benfica era quando eu era jovem. As pessoas às vezes especulam muito, porque não acreditam no que se faz com alguma estratégia, planeamento, e que visa criar condições ao Benfica para no futuro possuir esses jogadores."
Confesso que admiro a forma como Vieira diz estas coisas com cara séria. Não é para todos.
Vieira deixou de ser sócio do SL Benfica em 1983. Nos tempos de Damásio ou Vale e Azevedo, os mais negros da nossa história, Luis Filipe Vieira andava muito entretido no Alverca a cultivar a amizade com Pinto da Costa e o FC Porto. Sócio do FC Porto desde 1985!!!
Não faltam os relatos de quem o viu sentado na Tribuna presidencial das Antas a festejar golos adversários. O que é que Vieira sabe ou viu do SL Benfica para vir falar da história ou tradição do SL Benfica? Nada!
Depois a conversa, sempre para um futuro próximo, de que a intenção é reter os jogadores. O que se passou com Bernardo Silva ou Renato Sanches, e que se vai passar com João Félix, foi e será a demonstração da mentira que continua a ser esta conversa para entreter os benfiquistas.
Por isso é que a lata de Vieira chega ao ponto de afirmar mais à frente na entrevista:
"Nunca me passou pela cabeça formar para vender."
De seguida, vem a lenga-lenga que também faz parte da lavagem cerebral que se tenta fazer aos benfiquistas:
"As pessoas, às vezes, são muito injustas, porque mesmo quando tivemos que vender a prioridade para o clube desde que eu cheguei foi recuperar a credibilidade do Benfica. Isso para mim foi o maior titulo que o Benfica recebeu até hoje, a credibilidade. Não vou permitir que alguma vez que se ponha em causa a credibilidade do Benfica. Esse é o maior título do Benfica neste momento, é o clube em que toda a gente quer trabalhar e a que toda a gente quer vender.
É sinal de que tem uma credibilidade que não tinha há 19 anos, quando cheguei. Não posso esquecer que até para comprar aparelhos de enfermagem tinha de pagar a pronto ou com um cheque visado. Se quisesse levar a equipa do Benfica para o hotel tinha de levar um cheque visado, e assim sucessivamente. Isso não vou viver mais. As pessoas não conhecem minimamente o que é que se passou há 19 anos. Eu é que tive de andar extrato a extrato de conta a liquidar e a negociar com todos os fornecedores tudo o que o Benfica devia. Felizmente, pagámos a toda a gente. Hoje estamos na pujança que estamos graças ao trabalho e àquilo que nos impusemos a nós próprios, que era recuperar a marca Benfica e voltar a ter um Benfica pujante, que é aquilo que mais me preocupa."
Primeiro, caro Vieira, o SL Benfica nunca perdeu a sua credibilidade. Quem não tinha credibilidade era quem liderava o clube na altura, o que por arrasto prejudicou o clube. Damásio e Azevedo levaram o clube para a lama.
Mas lembro que o SL Benfica sempre foi o maior clube português e a marca mais valiosa no nosso desporto. Essa credibilidade, que é o seu mais valioso "bem", nunca se perdeu e é essa riqueza que permite ao clube ter acesso a tudo o que os outros não têm.
Os benfiquistas informados sabem bem quanto é que o SL Benfica devia em 2001, quando Vieira entra no SL Benfica como director para o futebol.
Os benfiquistas informados também sabem que foi Manuel Vilarinho que meteu dinheiro do seu bolso no SL Benfica. É curioso ver que hoje se tenta reescrever a história para criar uma narrativa de salvador da pátria.
Só que como é que se pode acreditar na teoria de salvador da pátria quando o universo de empresas ligadas ao presidente do SL Benfica estão como estão? Algo não bate certo.
E quanto ao futebol propriamente dito?
Mas posso já adiantar que o Benfica não vai comprar laterais. Não vale a pena as pessoas estarem a dizer que não temos laterais. Os futuros laterais do Benfica estão dentro do clube. No meio-campo acho que o Benfica não tem necessidade de comprar jogadores. Mas o Benfica não tem pontas-de-lança e é importante dar aos nossos treinadores aquilo de que eles precisam, se nos mostrarem que os que temos não têm essa competência. A grande maioria dos jovens que estão no Seixal têm competência para estar na primeira equipa do Benfica.
Tanto falam no projecto europeu, no sonho de ver o SL Benfica campeão europeu, e depois é esta conversa.
É facilmente perceptível para qualquer pessoa que saiba ver futebol que o SL Benfica precisa de laterais de qualidade e que precisa de uma alternativa a Gabriel que como se viu quando se lesionou...não temos!
Curioso também é perceber como Vieira diz, com todas as letras: "O Benfica não tem pontas de lança!"
Quando eu dizia que Seferovic era um cepo e que só serve para consumo interno...era injusto, diziam muitos. E agora? Que belo atestado de confiança que o presidente do clube passou ao suiço...!
"Há seis anos disse que a maioria dos jogadores do Benfica estariam na seleção portuguesa no futuro e é o que está a suceder. Chamaram-me de populista, mas não foi nada de populismo, nem demagogia."
Oh meu caro Vieira, eu quero lá saber da selecção ou se o 11 titular é de jogadores que numa determinada altura passaram no SL Benfica!
Só me interessa sim é ver os que estão no SL Benfica. Os outros, muito boa sorte mas já não são nossos jogadores. Quero lá saber o que fazem ou onde andam. O único que merece uma atenção especial é aquele que, sempre que pode, vem a Lisboa e se senta na bancada a torcer pelo SL Benfica: Bernardo Silva.
"É só ver a regra dos empréstimos: não podemos proibir os atletas de competir em Portugal. Temos de criar condições para os jovens aparecerem noutros clubes. Os empréstimos são necessários."
O que os clubes têm que fazer é diminuir o número de jogadores sob contrato. Sou completamente contra empréstimos a equipas do mesmo escalão. E o regulamento que agora vigora é ainda mais perigoso.
O clube A empresta ao clube B 2 jogadores, que acabam por ser sempre titulares. Quando o clube B joga contra o clube A, esses jogadores não podem jogar. Mas quando o clube B enfrenta o C e D, adversários do A, pode utilizar esses jogadores fundamentais do 11 titular.
Isso é desvirtuar o futebol. Só vejo interesse em manter uma legião de emprestados para quem tem outros temas em mente.
Vieira acaba o chorrilho de demagogia e tretas com o tema Bruno Lage. Mais uma vez se vangloria de ter escolhido Lage e de ter visto não sei quê mais à frente.
Vou relembrar o comunicado do SL Benfica:
“Informamos que a orientação da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica será assegurada de imediato e provisoriamente pelo treinador Bruno Laje”.
Luis Filipe Vieira acredita que o resto dos benfiquistas são burros. Está tão enganado...