Varandas Fernandes, vice presidente do SL Benfica, deu ontem mais uma conferência de imprensa no Estádio da Luz.
Os destaques do que Varandas Fernandes disse:
“Indo diretamente ao futebol... estamos naturalmente satisfeitos pelos resultados obtidosneste primeiro ciclo do mês de agosto e pela capacidade competitiva que a equipa já demonstrou no apuramento para o play-off da Liga dos Campeões e no arranque da Primeira Liga”, elogiou.
“Enfrentámos dois adversários de peso, o Fenerbahçe e o Vitória Sport Clube, de Guimarães, em três jogos de elevado grau de dificuldade”, reconheceu.
“Estamos confiantes que a nossa equipa nos dará o desejado apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões”, assumiu.
“Com o empenho e a humildade de sempre, reafirmamos a nossa ambição, convictos de que esta fase será coroada com vitórias, marcando o ritmo de uma nova época que assumimos ser a da Reconquista”, enfatizou.
Numa altura em que o mercado de transferências caminha a passos largos para os derradeiros dias, Varandas Fernandes fez um ponto de situação, revelando que o Benfica não está a pensar vender os seus ativos.
“Já o dissemos e voltamos a repetir: o plantel ainda não está fechado, porque o mercado só encerra no dia 31 de agosto. Mas, como o presidente Luís Filipe Vieira teve a oportunidade de esclarecer em devido tempo, o Benfica não está vendedor, nem se prevê a saída de qualquer dos nossos principais jogadores. Que isto fique muito claro! Compreendemos o enorme interesse nos novos talentos que, ano após ano, se afirmam na equipa principal, mas não contem com qualquer saída”, destacou.
“O Rúben Dias e o Gedson são duas grandes apostas do Benfica. Repito, o Benfica não está vendedor. Mas há uma cláusula contratual e há regras de mercado. São dois jogadores da nossa escola de Formação. O Benfica é uma enorme empresa, de expressão mundial no futebol. Não há vontade de vender”, reforçou.
Questionado sobre um eventual empréstimo de Samaris, o vice-presidente disse: “O Samaris é um atleta do Benfica que sempre defendeu as cores do Clube e por quem nutrimos o maior respeito. Se se decidir emprestar o Samaris é porque se entendeu que há soluções no meio-campo para suprir essa ausência.”
“Em relação ao lateral-direito Corchia, o processo ainda não está encerrado. Está em curso e entregue ao presidente. Aliás, em relação a aquisições de jogadores há dois/três processos a decorrer. Há dois/três jogadores que podem fazer falta ao Sport Lisboa e Benfica e cuja aquisição pode acontecer”, revelou.
O tema Jonas também foi lançado pelo vice-presidente.
“Tal como sempre se disse, o Benfica fez tudo ao seu alcance para garantir a continuidade de Jonas”, sublinhou.
“O próprio jogador fez questão de dar público testemunho desse empenho, um empenho de todos os Benfiquistas e do seu presidente em particular, para que o melhor goleador destas últimas quatro épocas continuasse connosco. Ora, como todos sabem, Jonas continua no Benfica”, rejubilou.
“O segundo tema que quero abordar tem a ver com as seis questões e um desafio que lançámos há duas semanas. Ganharam ainda maior atualidade face a alguns sinais que estão a marcar o início da nova época. Primeira evidência: passados 15 dias, repito, 15 dias, tudo o que temos é um manto de silêncio... e total incapacidade em dar resposta a qualquer das questões que levantámos!
“Este silêncio é ainda mais preocupante quando o confrontamos com os primeiros sinais e indícios já visíveis nesta nova época. Primeiros sinais e indícios que nos levam a juntar duas novas questões ao rol daquelas que aguardam resposta urgente”, atentou."Sabendo nós o que dizem os regulamentos, perante as imagens que todos pudemos ver e as palavras que todos pudemos ouvir ao treinador do Futebol Clube do Porto, dirigidas ao árbitro do jogo da Supertaça, qual o critério que sustentou a decisão de só o punir com uma simples multa?"
"Como se explica que, por situação bem mais discreta e sem insultos, o treinador Rui Vitória tenha sido castigado com uma suspensão de 3 jogos na época passada?"
"Perante o recorrente gesto do jogador Brahimi, o que justifica que pela segunda vez tal gesto não tenha merecido qualquer atitude proativa das entidades jurisdicionais e tenha sido necessário o Benfica requerer a sua análise?"
"E que em situação idêntica o jogador Samaris fosse de imediato objeto de processo e consequente punição com 3 jogos de suspensão?
“O arquivamento do processo ao Brahimi não nos deixa satisfeitos. E porquê? Porque não está a ser feita justiça. Está-se a decidir com dois pesos e duas medidas. Em relação a atletas do Benfica, foram punidos com três jogos com atitudes mais leves do que o gesto praticado pelo Brahimi. Queremos que todos sejam julgados de forma igualitária”, observou o vice-presidente do Benfica.
Queremos deixar muito claro que não nos vamos calar. Não é possível existir uma competição com regras claras e idênticas para todos os clubes da Primeira Liga, com uma única exceção. Exceção, curiosamente, para quem invade centro de treinos de árbitros, tem processos em análise do seu diretor desportivo precisamente por ameaças a árbitros, é porta-voz do roubo de informação confidencial de outros clubes, insulta com total impunidade logo no primeiro jogo da época a equipa de arbitragem”, comparou.
(Cobertura completa feita pelo site do SL Benfica
aqui)
-----------------------------------------
Varandas Fernandes tornou a ser o rosto do clube em mais uma conferência de imprensa.
Momento bastante positivo ao falar novamente no que se passa já esta temporada. Os dois pesos e duas medidas quanto às decisões que envolvem o FC Porto quando comparadas com todos os outros.
Essa bitola terá que ser mantida durante toda a temporada.
Não descendo ao nível baixo típico dos andrades mas fugindo do formalismo de uma conferência de imprensa. Os vices do SL Benfica têm que aparecer disponíveis para a imprensa nos jogos em casa e fora para em todos os momentos fazerem a defesa do SL Benfica mas também serem francos e aparecer quando algum resultado menos positivo surgir.
Varandas Fernandes tem um bom discurso, bom tom e um ar solene o suficiente. Positivo para questionar estes temas, sem dúvida. Boa escolha.
Com o arranque do campeonato tanto ele como os outros vices têm um papel vital a desempenhar. A pressão à FPF e à LPFP, para serem isentas/imparciais, tem que ser constante.
Qual é o único problema nisto? É que não podemos ignorar que depois das perguntas às quais Varandes Fernandes solicitou esclarecimentos os 3 responsáveis do futebol em Portugal apareceram sentados na Luz ao lado do presidente do SL Benfica! Não vê nisso um claro conflito quanto ao que quer esclarecer, Varandas Fernandes? Os sócios e adeptos não são cegos!
O menos compreensível desta conferência é ter Varandas Fernandes a abordar temas de gestão do futebol.
Como escrevi aquando da primeira conferência, faria sentido ter alguém em nome da parte institucional do clube, alguém das modalidades a falar das mesmas e alguém da SAD do futebol para fazer um ponto de situação do futebol.
A SAD do SL Benfica está cheia dos tais "profissionais", tem um Conselho de Administração em funções remunerado e quem vem falar de entradas e saídas, opções de gestão do plantel, é alguém exterior à SAD. Que sentido faz isto? Nenhum.
Ainda assim, quero lembrar que quando se invocam clausulas de rescisão, deve-se deixar claro que podem sair pela clausula "PAGA A PRONTO". Vender por um valor parecido com a clausula mas pago a 3 ou 4 anos não é vender pela clausula. É facilitar!
Em próximas intervenções, gostaria de ver negado o regresso de Jorge Jesus no final de Janeiro por alguém da SAD. Só para memória futura.
Também espero que Varandas Fernandes aborde o tema da penalização a que os adeptos do SL Benfica são sujeitos por terem que pagar 29,99+9,90 para verem o seu clube na televisão. Além disso, também abordar o tema preocupante do monopólio da SportTV, que mesmo perdendo conteúdos atrás de conteúdos, não reflete no preço ao público essa degradação de serviço.
Lembro que a maioria dos adeptos não tem a facilidade de procurar na net um feed qualquer para ver os jogos.
Uma nota final para a questão que envolve o desaparecimento súbito de Luis Filipe Vieira. Ontem foram vários os boatos de que o presidente do SLB tinha sido detido para depor perante a Justiça. Não ignoramos esses boatos(que duram há semanas a fio) bem como não ignoramos que uns dizem que Vieira teve uma indisposição e foi aconselhado a fazer um check-up total, outros como Varandas Fernandes falam num distúrbio de sono, outros ainda falaram numa bronco-pneumonia.
Seja como for, não acredito que Vieira ande a fugir de nada, ainda para mais no princípio da temporada. Discordo da gestão de Vieira no SLB, como todos sabem, mas daí até pensar que o presidente do SLB anda a inventar esquemas para evitar situações desconfortáveis vai uma distância muito grande. Não acredito.
Daí que não alimentamos esses boatos no NGB nem o vamos fazer. Sabemos de onde são originados e com que intenção. Curiosamente, a norte, esses boatos acabam em viagens relâmpago à Galiza.
Estimamos as melhoras do presidente do SL Benfica.