 |
"Obrigado Bruno!" |
São as palavras óbvias de Luis Filipe Vieira para o presidente do Sporting. Graças a tudo o que o índio armou, os holofotes têm estado apontados ao Campo Grande e não à Luz.
Por isso, e depois de muitas análises e pontos de vista sobre o que se passa no Sporting, é mais que hora de nos virarmos para o nosso Glorioso.
Treinador: Lançamos a sondagem acima para tentar perceber a tendência de quem manipula votações e não tanto dos visitantes do NGB. (Não levem a mal a honestidade).
E com a ajuda de algumas ferramentas, deu para perceber que do SLB há uma ideia clara de manter Rui Vitória após o ainda treinador do Glorioso ter recusado ir para as Arábias.
Conheço muito poucos benfiquistas que defendam a permanência de RV. E concordo. Não tem mais nada a dar ao clube e sinceramente desiludiu bastante no decorrer da sua segunda temporada e principalmente nesta que agora finda.
Desiludiu na forma como se deixou utilizar para fazer jogador gente sem valor para ser titular deixando de fora jogadores bem melhores. E não me refiro só ao óbvio Filipe Augusto. A forma como Pizzi se aguenta na equipa a temporada toda é inexplicável. Ou como Zivkovi ou Krovinovic ficam de fora das opções tanto tempo...
Como é inexplicável que Salvio, vindo de (mais uma) lesão seja opção em deterimento de jovens valores da nossa formação. Mas como já sabemos, a formação é um pretexto para betão e comissões. (Isso fica para outro post)
Também deu para perceber que Marco Silva é o treinador que a maioria prefere ver no SL Benfica. E tendo em mente tudo o que se tem passado no SCP, penso que finalmente ficou claro que Marco Silva foi também vítima de Bruno de Carvalho no Sporting, com o conluio de uma personagem que agora retornou às lides televisivas na CMTV.
Portanto, se RV de facto ficar no SL Benfica, será o primeiro erro desta temporada.
Pré-temporada: Olhando ao que já foi anunciado, e embora tenha bastantes reservas quanto à deslocação aos Estados Unidos, saúdo o facto de se terem escolhido equipas com valor para servirem de teste na pré-temporada.
Tróia é um local agradável e que permitirá trabalhar com qualidade e alguma reserva.
Eusébio Cup: Como tantas outras coisas neste Benfica de Vieira, tudo tem uma importância relativa caso não sirva para apajar o ego do presidente. A Eusébio Cup é um exemplo disso. No ano passado foi enfiada à pressão numa data que se sabia nunca poder ser real e acabou por não acontecer.
Algo que deveria ser um ponto obrigatório para prestigiar o clube e o nome de Eusébio este ano continua a não ter sequer presença nos eventos de pré-temporada. Caso se chamasse Vieira Cup até aconteceria 2 vezes por ano.
Saídas do plantel: Para já não se vê grande coisa a acontecer. E em ano de Mundial é normal que o mercado de compras funcione mais tarde pois todos querem estar preparados para ver quem se destaca na competição.
No entanto, há situações que já deveriam ser claras. Pizzi, Lisandro, Salvio e Grimaldo já deveriam estar claramente no mercado e/ou com indicação de terem que procurar clube.
Aprecio Samaris e se considerei dispensá-lo, pensando melhor acho que continua a ser um elemento útil no plantel. A sua postura inatacável no balneário, o respeito pelas opções do treinador mesmo quando foram inexplicáveis, e a forma como pode jogar em 3 posições em caso de necessidade tornam Samaris num elemento muito útil. E aliás...como 8 dá 10-0 ao Pizzi.
No caso do argentino, Vieira estará grato ao seleccionador das Pampas pois Salvio foi convocado apesar de mais uma temporada sem um único jogo de jeito e em que novamente passou semanas lesionado.
O caso de Luisão é diferente. Luisão, pelo tempo que cá passou e pelo estatuto de capitão, merecia que a sua situação tivesse ficado clara na última semana da temporada para que no último jogo houvesse a despedida. Por mais que inventem, Luisão é um peso morto neste plantel. Não serve para jogar e é o jogador mais bem pago!
Como tal não aconteceu, das duas uma: ou vai sair para jogar no Brasil ou fica mais uma temporada o que será inacreditável e inaceitável.
No campo das saídas do plantel, interrogo-me sobre a situação de Jonas. Todos o que acompanham o NGB sabem que não aprecio por aí além Jonas por fora de Portugal nunca se ter destacado nem tido sequer uma prestação parecida face ao que faz no nosso campeonato. Também sou crítico de Jonas por em 4 anos de SL Benfica só ter marcado por uma vez aos grandes e sempre de penalty. E, finalmente, por não marcar um golo na Champions já fez 2 anos.
Por outro lado, sem os seus golos nos jogos nacionais o SLB teria provavelmente tido a sua pior época de sempre. Nem às competições europeias teríamos ido como se viu nos jogos sem ele.
Mas o que me leva a interrogar-me sobre Jonas nem é o facto de ir a caminho dos 35 anos. É a sua condição física. Para ficar, temos que ter a garantia que terá condições para jogar sempre que for necessário. Não será um titular a temporada inteira mas se a situação lombar não melhorar, não podemos gastar uma vaga com alguém que não pode jogar.
Entradas do plantel: Quanto a contratações, salvo algum esquecimento contabilizo os seguintes jogadores:
Vlachodimos(GR), Matos Milo(DD), Ebuehi(DD/DE/DC), Erdal Rakip(M), Yuri Ribeiro(DE) e Nicolas Castillo(A).
Sinceramente, não tenho opinião formada sobre quase nenhum destes jogadores, excepto o Yuri. Parece-me uma boa decisão mas fica a faltar outro defesa esquerdo e de qualidade.
Quanto aos outros terei que ver mais.
No que diz respeito ao avançado, de quem se pede golos, o registo dele nos últimos anos impressiona tanto como o de Seferovic antes do SL Benfica. Mas o suíço já conhecia e este não. Posso estar enganado.
As posições críticas para esta temporada são: defesas esquerdo e direito, 2 centrais e um deles com cartel e experiência para formar parelha com Ruben Dias, um GR que encha a baliza, um trinco que seja alternativa a Fejsa e alguém que substitua Mitroglou. Pelo menos isto.
É muito? É a consequência do desinvestimento "quase criminoso" dos últimos anos.
Luis Filipe Vieira: As explicações sobre a temporada miserável e sobre tudo o que se passou fora das 4 linhas ficaram por dar. Vieira aproveitou a novela Sporting e até a entrevista que preparava, diz-se na TVI, ficou por fazer.
Mas não deixaremos de analisar nos próximos dias tudo o que se passou e de questionar Vieira.
Em especial se o que se fala nos bastidores do futebol se confirmar...
ATUALIZAÇÃO:
"O Benfica assegurou a contratação do avançado Santiago Barrero, dianteiro colombiano de 18 anos que representava o Millonarios." -
Record.
Curiosidade: Por acaso este é o clube onde está...António Carraça. Há cá coincidências do caraças...