O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A 45 minutos do fecho do mercado...

. 34 comentários
...Temos Gabigol e Douglas confirmados por empréstimo.

Mas defesa esquerdo, defesa central, um 6 e um 8...nada!

E já agora, os cérebros do regime sabem explicar onde esteve Rui Costa ontem e hoje? Esteve a negociar, ele que é "tão fundamental" nas contratações?

O tempo escasseia...

Fecho de mercado: nomes para as últimas horas?

. 58 comentários

Odisseas Vlachodimos, guarda-redes do Panathinaikos, de 23 anos, está a ser apontado na Grécia como reforço do Benfica. - Record.

Gabriel Barbosa(Gabigol) a caminho do Benfica. - O Jogo e A Bola.

Nico Gaitán, extremo argentino que representou o Benfica entre 2010 e 2016, estará interessado em voltar a jogar de águia ao peito. - A Bola.

Mato Milos foi confirmado como reforço do Benfica a 16 de agosto. Esta quinta-feira, o lateral-direito foi oficializado com o contratação do Lechia Gdansk, por empréstimo de uma temporada dos encarnados. - Record. (obrigado pela info, José Manuel)

Veremos como continua o mercado para o SL Benfica.

-----------------------

Nota sobre a venda de Mitroglou: negócio miserável. Vendido por 15M(50%) do passe. Diz-se que o SLB receberá 12,5M em 2019 se o Marselha não o vender antes. Veremos se assim será.

Se era mesmo para vender, era na totalidade e ficava o assunto arrumado. Não era a favor da venda mas isso seria o mínimo razoável.

Se o Marselha queria o nosso ponta de lança que valeu mais de 50 golos nas últimas 2 temporadas pagava os 25M ou os 30M(valor justo e bem abaixo das loucuras que para aí andam).

Assim, e mais uma vez, facilitamos a saída de um dos nossos melhores, com pagamento faseado à medida do comprador e não do vendedor(SL Benfica).

Com isto, são 4 titulares da equipa do ano passado vendidos. É isto que é apostar no futuro e crescimento do clube? Na ambição de ir mais além?

É isto que é defender os interesses do SL Benfica? Baahh!



Mitroglou no Marselha. (Record e O Jogo).

. 151 comentários

Segundo os jornais online, o negócio faz-se assim: 15M por 50% do passe.

Ou seja, até se faz um jeitinho para Mitroglou sair. Para que raio queremos 50% do passe? Ou ficava, e na minha opinião era a decisão correcta, ou a sair era pelo valor correspondente ao seu valor e de forma total e definitiva.

Resta aguardar pela notícia oficial e esperar que o valor do negócio seja "areia para os olhos" por parte dos jornais.

L'ÉQUIPE
"Marseille a enfin trouvé son attaquant. Le club olympien vient de trouver un accord avec l'attaquant du Benfica Lisbonne Konstantinos Mitroglou (29 ans).

L'OM aurait obtenu la signature du Grec en déboursant 15 millions d'euros pour 50% des droits économiques du joueur. Le contrat est d'une durée de 4 ans.

Mitroglou est arrivé en jet privé en ce début d'après-midi à Marseille pour passer sa visite médicale."

Mitroglou: mais de 50 golos em 2 temporadas não chega. E Douglas: um ponto de interrogação. COM ATUALIZAÇÃO

. 73 comentários

Custa-me muito que o SL Benfica vá vender Mitroglou. 

Um jogador sem medo de jogar em qualquer campo, focado e sem tiques de vedetismo. Valeu em 2 temporadas mais de 50 golos, muitos deles vitais nos títulos conseguidos. 

A história de hoje é que o "negociador implacável" recusa menos de 25 milhões de euros. Eu diria que pelos valores vistos por essa Europa fora menos de 30 milhões pelo nosso principal marcador é um mau negócio.

Um bom jogador com provas dadas não tem preço. E neste plantel do Benfica, marcado por tanta mediania, perder um jogador acima da média só se for para gastar esse dinheiro a reforçar outros sectores da equipa.
Ainda hoje poderemos responder a essa questão.

Quanto a Douglas, as indicações sobre o brasileiro são péssimas. Quer fisicamente(dizem que é propenso a lesões) quer quanto à performance em campo, ainda não li quer na Europa quer no Brasil ninguém a elogiar as suas capacidades. Pelo contrário.

Será que RV poderá transformá-lo num jogador a sério?

Lembro-me de um cartoon com muitos anos em que perante a chegada de mais um jogador à Luz, Eusébio dizia: "Mais um coxo para eu ensinar a jogar à bola!".

O último dia de mercado continua...

ATUALIZAÇÃO: O JOGO AVANÇA QUE SLB E MARSELHA CHEGARAM A ACORDO.

O Record morreu - usando a expressão do Minion

. 34 comentários


Num momento em que os adeptos do Sporting vão perceber que hoje vão sair jogadores abaixo do que o "Mentiroso Compulsivo" tem andado a apregoar, o Record brinda os acéfalos com esta pérola.

Há por ali um jogador que nem calça, que o "cérebro" o melhor que conseguiu fazer foi rasgá-lo publicamente, teria uma proposta de 10M€ pelo que tem feito nos treinos... mas o super Presidente não só vai recusar como ainda vai renovar com o jogador.

Só falta ter ali a expressão: "Mentiroso Compulsivo não permite que jogadores de valor que o ´"cerebro" ignora saiam tal como o Benfica fez com o Bernardo e o Cancelo".

Quando é que aquele jornaleco de caserna passa a chamar-se "Jornal O Sporting"?

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Novidades do mercado: jogador que nunca entrou...de saída. E o reforço ao amigo.

. 74 comentários
LUIS FARIÑA RESCIDE CONTRATO COM O BENFICA

"O médio argentino Luis Fariña rescindiu contrato com o Benfica quatro anos depois de chegar à Luz, anunciou a PRI Sports, agência do jogador de 26 anos, através da sua conta oficial no Twitter."

Nem sequer chegou a vestir a camisola...mas foram 4 anos! Quantos destes temos para irem a andar?

"É oficial: André Horta reforça o Sp. Braga até final da temporada, cedido pelo Benfica. O médio centro junta-se assim ao irmão, Ricardo Horta, no plantel às ordens de Abel Ferreira." -Record.

Não há nada como ajudarmos clubes amigos...ou não!

Bem podem espernear...que o que me interessa até amanhã é o mercado de transferências! Não ligo a freak-shows!

. 94 comentários


É a realidade. O que me interessa é o que a direcção vai fazer até ao fecho do mercado para reforçar o plantel e suprir as necessidades da equipa.

Suposições, invenções, adulterações...Tudo o que Francisco Janota Marques ou o seu fiel cão Saraiva dizem ou apresentam vale zero.  

Quem vira para o Porto Canal e vê o F Janota Marques com aquele ar e boca de Golum, o Bragança com pinta de carneiro mal morto e que parece sobrinho do Tony Ramos, o antigo jornalista da RTP Cruz que apesar do ar formal tem ali um recalcamento típico de azeiteiro e o Girão que compra a roupa na mesma loja do Willy Wonka...é aquilo que preocupa alguém? Só as próprias famílias! 
Aquilo é uma espécie de freak-show!

Teremos tempo após o fecho de mercado para falar destes pobres diabos que ao invés de falar dos seus clubes e os exaltarem, preferem andar nestas tangas que todos já viram ser um grande nada.

Defesa central, defesas laterais, um substituto para o Fejsa e um 8 de qualidade. É a lista completa do que precisamos!

O que vai fazer o SL Benfica até ao fecho?


E a Cartilha Azul e Verde continua... Agora Record e Jogo!

. 73 comentários
Impressionante! Reparem nas horas das notícias d'O Jogo e Record!

Um às 23.23 e outro às 23.25, ainda decorria o vómito semanal de mentiras e calúnias do ChicoEspero e já estes dois jornais, verdadeiros pontas de lança da estratégia da "Aliança Sagrada Azul e Verde", estavam a chamar à primeira paginas e destaque das suas páginas online esta notícia.

Segundo o Record e O Jogo, esta é a notícia mais importante do desporto nacional, curiosamente lançada pelos dois ao mesmo tempo. 



Entretanto, parece que enquanto os Azuis fazem estas paródias de mentiras, o papel dos Verdes é criar um Departamento de Queixinhas.

Hoje, mesmo depois de humilhados, resolvem fazer nova queixa do Eliseu... e agora juntaram esse jogador agressivo e maldoso que é o Pizzi. Não percebo como há gente aqui no blog a chamar-lhe passivo se afinal pelos vistos agride jogadores.

A parte interessante de tudo isto é que nem FCPorto estão indignados como a cotovelada do Battaglia, nem com a entrada PROPOSITADA do Brahimi.

Ou seja, os putos da história ao invés de fazerem uma queixa mal feita (só para disfarçar) do Brahimi, que se trata do ÙNICO clube que neste momento disputa a liderança com eles, apontam mais uma vez ao Eliseu ignorando casos semelhantes.

FICA CLARÍSSIMOS QUE ESSES MERDAS NÃO PROCURAM A VERDADE DESPORTIVA, O QUE PROCURAM É MENTIR E FALSEAR PARA PREJUDICAR O BENFICA.

Não passarão!

terça-feira, 29 de agosto de 2017

O Bernardo Ribeiro (diretor adjunto do Record) mostra a cartilha do Minion

. 57 comentários
Descubram as diferenças:



O que acham? O Bernardo Ribeiro foi ao Twitter muito rápido, ou o Minion demorou muito tempo a escrever a parte dele do que tinham combinado?

Reparem que além de ambos falarem de "morte" do CD e dos autos de flagrante delito, o Bernardo ainda vai mais longe e avança já para condicionar a nota do árbitro e video-arbitro do jogo.

Entretanto, continuam ambos - o Minion e os seus avençados - a ignorar a lição de lei desportiva e de bom senso que que a resposta do CD da FPF lhes deu. Só faltou chamar ao Sporting de "crianças mimadas".

Caso Eliseu: Um balde de água fria para a criadagem de Pinto da Costa.

. 38 comentários
"O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu esta terça-feira arquivar o auto de flagrante delito relativo a Eliseu, concluindo que não há indícios claros de infração disciplinar por parte do jogador do Benfica.

Na sequência disto, o CD recebeu em 23 de agosto as respostas solicitadas ao árbitro do jogo, Rui Costa, e ao vídeo-árbitro, Vasco Santos. O primeiro explicou que viu "o jogador do Belenenses a cortar a bola pela linha lateral e um choque que (...) pareceu normal", não considerando qualquer ação faltosa. "Em campo não me apercebi ter existido qualquer agressão ou prática de jogo violento", acrescentou o juiz, que mandou recomeçar o jogo com lançamento lateral a favor do Benfica.

Vasco Santos assume que viu o lance e entendeu não haver motivos para sancionar Eliseu: "Após ter visto o referido lance, através de diversas imagens que me foram disponibilizadas, entendi no momento não ter existido qualquer agressão ou prática de jogo violento por parte do jogador do Benfica naquela sua ação. Por esse motivo não comuniquei com o árbitro para lhe sugerir que visse as imagens do mesmo".

O órgão liderado por José Manuel Meirim considera que, "se a um agente de arbitragem não compete avaliar atos ou omissões de agentes e aplicar as normas constantes do Regulamento Disciplinar, ao Conselho de Disciplina, por sua vez, por via de regra, não lhe cabe aplicar as leis do jogo", competência da equipa de arbitragem.

"Nos casos em que um determinado 'lance de jogo' seja observado e avaliado pelos agentes de arbitragem, não será o Conselho de Disciplina que, sobrepondo-se àquele juízo qualificado, irá determinar se ocorreu, ou não, uma violação intolerável das Leis do Jogo quando estas tenham um cariz vincadamente técnico", acrescenta o CD na sua fundamentação." - Record.


És benfiquista? Então mãos ao ar que isto é um assalto!

. 58 comentários


O Cola do "Deixa passar o Maior de Portugal" trouxe à atenção esta diferença enorme de preços face ao Pack Champions do ano passado.

Está a escapar-me alguma coisa? Fomos campeões europeus no ano passado? Contratamos algumas estrelas do futebol que justifiquem aumentos em alguns casos na ordem dos 70%?

Temos surpresas nestes últimos dias do mercado e vai ser uma correria à bilheteira?

A não ser que se verifique algum destes pressupostos, não entendo o que justifica estes aumentos absurdos.

Generosos com o Rio Ave, com o Mendes, com a NOS...mas com os benfiquistas é de pistola em punho.

Rumores: Garay.

. 55 comentários
Parece que o nome de Garay voltou a ganhar força nas últimas horas.

Seria um reforço enorme para a nossa defesa, quer em qualidade quer em experiência.

Veremos se é nome para confundir o mercado ou se tem pernas para andar.

Terceira época e muito pouco selo de Rui Vitória no atual Benfica

. 102 comentários
Assumidamente, Rui Vitória chegou ao Benfica sem me entusiasmar nada. Mas acabou a primeira época tendo em mim um dos seus maiores fãs. Aquele célebre dia em que Jorge Jesus deu uma conferência de imprensa desastrosa em que virou as contas do campeonato completamente ao desancar em Rui Vitória de alto a baixo, aglutinou até os adeptos do Benfica mais céticos 100% em redor da sua equipa e do seu treinador. Aquela vitória tinha de ser nossa, pela honra do Benfica mas também a de Rui Vitória que mereceu aquela vitória como ninguém.

Mas isto é a parte emocional da coisa. Não cheguei seguramente ao fim dessa época a achar que o Benfica venceu esse campeonato por causa do olho mágico do seu treinador. Acho que foi muito mais uma vitória dos jogadores, do seu brio, da sua honra que foi posta em causa em certo momento, uma vitória que teve algo obviamente de Rui Vitória mas que não teve no seu treinador o elemento decisivo (ou talvez também tenha tido, já que o Joker Renato Sanches foi uma cartada sua).

Na época passada a conquista do Campeonato Nacional repetiu-se. E com toda a justiça, diga-se. Mas também é justo dizer-se que o Benfica fez um campeonato mais fraco do que na época anterior, tal como também é justo dizer-se que o nosso maior adversário, o F.C.Porto desperdiçou inúmeros brindes em que facilmente podia ter passado para a nossa frente e não passou.

Cheguei a comentar aqui em OFF entre elementos do blog que a sorte do Benfica é que o treinador do Porto era o Nuno Espirito Santo e estava a enterrar aquilo tudo. E vê-se este ano, como um Porto que nada comprou e que vendeu alguns dos melhores (e um Porto que alguns até deram como morto), parece uma equipa bem melhor aproveitando apenas e só o que já tinha, mas com um treinador que claramente percebe bem mais da poda.

Serve este texto para desancar em Rui Vitória ou para colocar em causa o mérito das suas conquistas? De maneira nenhuma. Rui Vitória tem, é importante lembrar, uma carreira construída a partir de baixo e chega ao topo em Portugal com um caminho imaculado e sem qualquer despedimento. Alguma coisa andará seguramente a fazer bem feita. E mesmo no Benfica, mal ou bem ainda não parou de ganhar. Facto, MAS...

Há algo que, apesar de todos os méritos que seguramente também terá, sustentam as minhas dúvidas e fazem com que, mais de dois anos depois, este continue a ser um Benfica onde se torna difícil (para mim) encontrar o tal selo de Rui Vitória que permita uma análise mais objetiva do seu trabalho.


     1. Rui Vitória mudou o sistema de jogo que encontrou ou as pedras que o compunham? Quase nada. Se houve tentativa de mudar foi este ano ao optar por um jogador como Seferovic (mais móvel) em detrimento de Mitroglou. E há esta fórmula Filipe Augusto que até ver não convence ninguém.

     2. Depois de mais de 70 milhões de euros gastos em contratações, quem continuam a ser, mais de dois anos depois, as grandes traves mestres da equipa de Rui Vitória? São Luisão, Jardel, Fejsa, Jonas, Sálvio, Pizzi, Júlio César (que muito brevemente terá de regressar à baliza) tudo jogadores que já cá estavam quando ele chegou. Até Eliseu e André Almeida já foram promovidos a traves metres, e também já cá estavam!       

     3. Desses 70 milhões que se gastaram COM Rui Vitória, quantos desses milhões foram investidos em jogadores que se afirmassem como jogadores titulares do Benfica e que melhorassem o que já havia? Foram as pechinchas Ederson, eventualmente a outra pechincha Grimaldo (“eventualmente” porque passa mais tempo na enfermaria do que no relvado e já era assim antes de chegar ao Benfica, e tem ainda MUITO por provar), e Mitroglou (jogador de 7 milhões de euros e investimento que o grego fez por justificar).

Mas...

     4. Que se fizeram então aos outros 60 milhões de euros? Foram gastos em Jimenez, em Rafas, em Cervis, em Zivkovics, em Carcelas, em Celis, em Pedros Pereiras, em Hermes, em Felipes Augustos, em Hortas, em Taarabats, em Carrilhos e outros, tudo jogadores longe de se afirmarem como titulares da equipa.


Pegando naqueles que chegaram com “Nome”, Reforços com “R” maiúsculo, reforços com objetivo de se tornar em novas traves mestres da equipa, de se valorizarem e renderem muitos milhões no futuro próximo, quantos destes se valorizaram, ou se quisermos, quantos destes evoluíram sequer sob o comando de Rui Vitória, tecnicamente e taticamente, sendo hoje melhores jogadores do que quando chegaram?

Jimenez e Rafa continuam a parecer dois corpos estranhos na equipa, sem rotinas ou enquadramento no modelo de jogo. Carrilho nunca deu sumo nenhum. Cervi e Zivkovic continuam numa de hoje jogas tu hoje jogo eu, porque nenhum deles evolui o suficiente para níveis capazes de fazer dois bons jogos seguidos e pegar de estaca para nunca mais perder o lugar.

Olhando para aquilo que seria em teoria o ponto forte da equipa que são a qualidade (e quantidade) dos extremos que Rui Vitória sempre teve ao seu dispor, é engraçado constatar que o melhor de todos continua a ser a LARGA distância dos outros o ódio de estimação de alguns, Sálvio, que já cá estava.

Das duas uma, ou andamos a contratar gato por lebre ou alguma coisa anda a ser mal feita no aproveitamento do talento que se tem adquirido. Esta equipa tinha obrigação de ser hoje melhor do que era há três anos atrás e não é.

Claro que não vou ignorar que pelo meio de tanto dinheiro que até hoje não se traduziu em novas traves mestre para a equipa, também se lançaram alguns miúdos como Nélson Semedo, Renato Sanches e Lindelof, tudo isto a jogar em favor de Rui Vitória, sendo este um tema para desenvolver num post a sair brevemente, já que este, e para variar, já vai longo.

Este é pois o balanço que faço deste reinado de Rui Vitória, um balanço com algumas coisas positivas, outras negativas, e seguramente ainda hoje com muito mais dúvidas do que certezas.

A palhaçada do futebol português e as lesões no Benfica

. 56 comentários

Comecemos pelo que interessa. As lesões no Benfica

Já me começa a enjoar a conversa de culpabilização do departamento médico do SLBenfica! Se voces estiverem constantemente a apanhar constipações... quando vão ao médico dizem que a culpa é dele? Ou idealmente tentam perceber o que estão a fazer de errado e, porventura, vos leva a exporem-se a circunstâncias que vos deixam doente...?

Não branqueemos a situação. Se há culpados nesta perseguição de lesões no jogadores do Benfica, eu só vejo dois culpados:

RUI VITÓRIA - porque possivelmente o treino não é suficientemente estruturado para os jogadores serem mais resistentes a lesões. Ou, por oposição, os jogadores poderão ser sujeitos a cargas excessivas.

JOGADORES - não se questionam porque alguns jogadores como o Luisão, o Semedo ou o Pizzi jogam tantos jogos sem se lesionar? Se calhar porque se treinam e cuidam de forma mais eficiente, nomeadamente sujeitam o corpo a menos estímulos externos (saídas à noite, jantaradas e afins) e descansam mais. 

O "segredo" do Luisão para regressar da lesão e, desde então, jogar ao mais alto nível desde sempre, foi dito pelo próprio numa entrevista há algum tempo: NUNCA TRABALHOU E SE CUIDOU TANTO COMO AGORA!


Quanto à palhaçada do futebol português, ontem ocorreu-me logo esta dúvida e hoje reparo que mais gente teve a mesma questão:

- Quando se joga contra o FCPorto, aplica-se aos jogadores emprestados pelo Sporting a mesma regra que se aplica aos jogadores do emprestados pelo FCPorto?

Só isto pode explicar a ausência de todos os jogadores emprestados pelo Sporting ao SCBraga, além de outros títulares que o Abel Ferreira resolveu poupar para um jogo com o FCPorto... em casa.

Ora, se dúvidas havia que há uma aliança claríssima do SportingCP e FCPorto para PENALIZAR o SLBenfica... passa agora a ser claro que essa aliança se alargou aos compromissos assumidos por esses clubes com terceiras partes.

Vai ser muito interessante ver clubes como o Chaves, liderado pelo Luis Castro, e o Rio Ave com históricas boas ligações ao FCPorto a jogarem contra o SportingCP e FCPorto depois de terem deixado a pele em campo com o SLBenfica - que, na minha opinião é o que está certo fazerem. Que fique claro que não acho mal que dêem tudo contra o Benfica... acho mal é que depois tenham "atenuantes" contra outros clubes, nomeadamente os rivais do SLBenfica na luta pelo título.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Exclusivo: "Benfica no Coração", por Rui Gomes da Silva. 28/08/2017

. 175 comentários


A VONTADE E A REALIDADE

Há dias assim!

Em que a nossa vontade é ultrapassada, colonizada e obrigada, pela realidade, a seguir numa direção diferente da que idealizávamos.

E, em vez de "filosofarmos" no verdadeiro sentido da palavra, sem ceder ao pragmatismo dos que fazem este dia a dia como nosso, acabamos reféns desse mesmo pragmatismo.
Por muito que resistamos a essa agenda de coisas imediatas, em vez de pensarmos no ... futuro!

Cedendo!

Não na observância do princípio de que "só pensamos quando enfrentamos os problemas" (de acordo com a enunciação de Jonh Dewey), mas, antes, na afirmação do, também incluído na corrente do pragmatismo, William James, quando afirma que "os acontecimentos é que tornam verdadeiras as ideias".

E de que forma direi eu (relembrando a "velha" afirmação atribuída a José Mourinho de que "o resultado é que faz o espectáculo")!

Não adianta, por isso, pensar em coisas muito elaboradas, nem, neste caso, textos muito meditativos ... que a realidade (e o resultado) encarregar-se-à de tudo mudar.

Tudo mesmo!

A REALIDADE DA GRAVAÇÃO DE JORGE SOUSA ...


Mas antes do resultado ... também no futebol se pode morrer pela boca (como o peixe).
Que o diga Jorge Sousa!

Eu não serei a pessoa mais entusiasmada na sua defesa, eu sei!
Aliás, repito, com alguma frequência, a graça de um humorista português ... de ele ser o único membro da claque do clube de que é adepto a poder ver um jogo da sua equipa com o Benfica ... dentro do campo!

Mas isso não me impede de me sentir revoltado - revoltado é o termo correcto - pelo castigo que lhe foi aplicado!

Sim, é certo que a linguagem que o árbitro portuense usou não é muito vulgar ... nas nossas vidas.
Mas, pergunto: Essa sua linguagem é diferente da que se usa - todos os dias - nos relvados?

E, não sendo, como é que apareceu a respectiva gravação?
E, tendo aparecido, porque é que se ouve só a gravação das palavras de Jorge Sousa, quando toda a gente" está a falar?

Isso não levantou dúvidas a quem decidiu o castigo?
E, já agora, não é essa a linguagem do treinador da equipa em causa?

E não se diga que as palavras do treinador são para os da sua equipa .., que, nisso, ele "faz bem sem olhar a quem"!

Se assim for e se forem coerentes, esperemos pelos castigos a todos os que insultarem ...
Vai ser bonito ... para os lados de um clube que eu cá sei ...

... E A VONTADE DE GANHAR (QUE NÃO CHEGOU ...) EM VILA DO CONDE


Pois é verdade ... 

Há dias assim ... 

Mas ... vamos lá por partes:
Se demos a 1ª parte de avanço? Claro que demos.

Ainda assim, não tivemos 2 oportunidades de baliza aberta - ainda nessa mesma 1ª parte - que falhamos, o que não costuma acontecer?
Sim, tivemos!

E não tivemos azar no golo sofrido, quando estávamos a carregar e a não dar espaços ao adversário ... da forma como nós, adeptos, gostamos?
Sim, é verdade!

Mas, ainda assim, não defrontamos uma equipa que todos - até ali - elogiavam e que, ontem, jogou muito bem ... muito bem, mesmo?
Sim, ... tão verdade que se jogarem sempre assim, vai ser muito difícil ganhar-lhes.
Tanto lá, como fora (ouçam o que vos digo)!

De facto, o Rio Ave tem bons jogadores e o treinador Miguel Cardoso pareceu-me muito bom.

O ex adjunto de Domingos Paciência (se não estou em erro) ... pareceu-me muito bom taticamente ... tendo controlado, até onde pode, o modelo de jogo do Benfica, impedindo - até um certo momento - as jogadas habituais.

E quando isso estava a falhar, apareceu esse golo caído do céu (embora há quem diga que o céu estava ali há muito tempo ... à espera de poder "fazer" um milagre daqueles)!

Foi, por isso, a realidade que venceu uma vontade tardia de ganhar.

Talvez não por aburguesamento, não, não é disso que se trata ... mas ... talvez porque haja quem, por lá, ... tenha ficado vaidosa e faça tanta questão em o demonstrar que até parece que se terá cansado de ganhar!

No que não acredito (numa clara vitória da vontade sobre a realidade)!

... OU DE COMO NINGUÉM GANHA CAMPEONATOS (NEM PERDE) ... À 4ª JORNADA.

Pois este - e, esse sim, bem real - é o momento em que a vontade coincide com a realidade 
Ninguém ganha campeonatos à 4ª jornada.

Mas pode começar a perdê-los!
Embora, no que nos diz respeito ... "isto" ainda vai no princípio.

Há muito campeonato ... embora estejam todos os outros, em conjunto, a fazer tudo para não nos deixarem ganhar!

Tudo mesmo!

Em conjunto, afinados - como irão ver em cada um dos programas sobre futebol - até não poderem mais!

É, por isso, muito importante que tenhamos consciência desses ataques ... em que vai valer tudo.
Se é assim e se o sabemos ... então vamos lá defender-nos dos ataques e cerrar fileiras.

Eu sei que ninguém ficou contente com o empate de sábado.

Que ninguém gostou desse mesmo ar de superioridade com que chegamos lá (ou como nos vulgarizaram no início ... vi defender a alguns), nem de algumas exibições ... menos conseguidas.

Mas, mesmo sabendo o que está ... menos bem ... (pois então) ... vamos lá dar o exemplo.

À Benfica.

Nós ... adeptos, por fora!

A equipa ... lá dentro!

Rumo ao penta!!!

------------------------------

(Rui Gomes da Silva escreve no NGB às segundas)

sábado, 26 de agosto de 2017

O constatar da realidade.

. 231 comentários
Alguém tinha avisado num comentário no NGB que este treinador do Rio Ave era o cérebro por detrás do bom período de Domingos Paciência como treinador. Pelo visto estava certo.

A primeira parte do SLB foi miserável. É incrível como qualquer equipa mais organizada e com um treinador mais inteligente faz a vida negra ao SL Benfica.

Como sempre, basta apertar com o meio campo suave do nosso clube para tudo correr mal. Hoje não havia Fejsa e portanto Filipe Augusto demonstrou que nem no Rio Ave teria lugar quanto mais no Benfica.

Pizzi, o tal insubstituível, vale zero quando é preciso dar músculo e luta no meio campo e como não estava lá Fejsa...foi mesmo zero.

Depois todas as limitações vèm ao de cimo, quer à frente quer atrás. Eliseu, Cervi, Lisandro, Rafa...

Ainda faltam 5 dias para tentar suprir as muitas insuficiências do plantel.

E já agora...haverá algum cérebro pago a peso de ouro no SLB que meta a mão na questão das lesões?

Rio Ave - SL Benfica

. 87 comentários
Ao intervalo isto não está fácil.

É preciso muito mais na segunda parte. E como se não chegasse...mais uma lesão.

Vamos lá rapazes. Só os 3 pontos interessam!

FUTEBOL PORTUGUÊS DA VERGONHA! Afinal não vai morrer... já morreu!

. 35 comentários
O Hugo Gil publica um video no seu blog onde se vê um avô a ser expulso do Estádio do Paços de Ferreira quando assistia ao jogo com o Guimarães.

Isto aconteceu... por ter uma camisola do Benfica vestida.

Parabéns a quem instalou este clima de ódio e vergonha no futebol.

Não me venham com merdas a puritanismos de que o Benfica é (também) culpado disto porque estas VERGONHAS só acontecem contra adeptos do Benfica!

Semana após semana repetem-se os casos de adeptos impedidos de entrar em jogos e zonas não reservadas exclusivamente a benfiquistas, com adereços do SLBenfica.

Parabéns a quem tornou a paixão clubista numa doença contagiosa, pela qual vale bater, insultar e excomungar...

Enquanto esses vermes nojentos continuam a enriquecer, o futebol português morreu!

... há muito anos que me RECUSO ir a jogos fora do SLBenfica em Portugal devido à inqualificável política de bilhetes, ou melhor, de extorsão. Com casos destes, não só manterei como definitiva essa decisão como sempre aconselharei qualquer pessoa da minha relação a não o fazer também.

Quando se acabar a mama, depois chorem!

E a cruzada do Record contra o Benfica continua....

. 30 comentários

Já todos tinhamos visto o papel miserável de cartilha que o jornal O Jogo tem feito a tentar defender os interesses e ocultar as fragilidades do FCPorto... mas o Record parece não querer ficar atrás procura atacar o Benfica diariamente.

Agora é a sua batalha pelo alegado interesse no Gabriel Barbosa. 

Diariamente o Benfica está cada vez mais perto do jogador... antecipo que devam estar a seguir alguma caminhada ou peregrinação de algum elemento do Benfica e consideram, por isso, que o Benfica conforme tem alguém que vai percorrendo kilometros em Espanha, está cada vez mais perto de Itália.

Só pode ser isso...

Já todos percebemos que o jogador é o novo "fetiche" do Treinador-Fraude. O objetivo agora é virem dizer que apesar de o Benfica estar em campo... o Sporting teve argumentos para "roubar" ao Benfica um jogador que esteve "cada vez mais certo" no Benfica.

Isso faz feliz o Minion e o Tolinho das Aldrabices? Ok... então continuem lá a fazer a vontade aos homens, senhores da redação do Record.

Até dia 31 de Agosto,,,não vamos parar.

. 55 comentários
Confesso que já sentia falta destes "bate-boca" com o Benfica by GB! Sabes que sou um tipo muito paciente por isso poderemos continuar nesta troca de textos pelo tempo que quiseres...! :)

Eu sei que o BbyGB é sincero naquilo que escreve e que acredita piamente nestas teorias que o gabinete de Comunicação do SLB deita cá para fora para a imprensa.

Aliás, a última coisa que a Comunicação do SLB quer neste momento é que até 31 de Agosto alguém coloque em causa a política de vendas e contratações do clube. Levantar ondas e demonstrar as fragilidades do plantel? Que ultraje!

O que o BbyGb não consegue justificar é a falta de coerência entre a bazófia do "vendemos como nunca" e a falta de investimento no plantel. Na verdade, o SLB vende jogadores por valores como nunca vendeu, tem receitas como nunca teve...mas quando toca a investir...o discurso é miserabilista.

Eu gostava de saber quando é que o SLB se movimentou no mercado das compras "dos 100 milhões". Nunca foi esse o nosso mercado. E hoje esse mercado continua a ser exclusivo de meia dúzia de clubes.
Mas graças a quê? Ao mercado asiático e do médio-oriente. Qatar e China andam a alimentar isto tudo, veremos até quando e porquê. Ou ainda acreditamos que há almoços grátis?

O mercado do SLB sempre foi o mercado logo abaixo das loucuras. E foi assim que se conseguiram títulos e finais na Taça dos Campeões contra os melhores do mundo- Ou será que bater-se de igual para igual contra quem tinha Van Basten, Gullit e Rijkaard era como jogar em Massamá?

Não compramos um central de qualidade desde a entrada de...Garay. RV entrou no seu terceiro ano de SLB e se não tem inventado Lindelof...o que seria?

Haver no 11 base 4 jogadores bem acima dos 30 é sinal de...juventude? Se um central de lesionar...é o Lisandro que vai dar garantias? Em que universo paralelo?

É o Salvio que faz 2 ou 3 bons jogos e encosta que vai ser a solução? Aliás, fora do Benfica o que provou ele...? É o Grimaldo que já passou mais tempo no estaleiro que a jogar?

Mais: não provam as constantes lesões que obrigam à criação de um hospital de campanha na Luz que o critério na Luz é tudo menos o desportivo?

E poderia continuar a dar exemplos. Essa mentalidade de quer transformar o SLB num clube de segunda divisão europeia comigo não pega.

Um clube que quer ser criterioso nos gastos não compra mais de 10 jogadores por ano, com a maioria deles a nem sequer vestir a camisola do clube. Quem aposta na formação com seriedade não faz isto.

Haverá tempo até dia 31 para continuarmos a falar nisto. Não duvides! :)

Hoje é sábado, joga o Glorioso...e as minhas "Marias" já estão à minha espera para irmos tomar o pequeno almoço! E quem manda...são elas! :)

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Quer comprar milhões por tostões? O Shadows diz-lhe como...

. 42 comentários

O SLBenfica afinal não aposta na formação... Na verdade o Benfica tem um plantel envelhecido!

Vocês decidam-se! Descobri pelo meu companheiro Shadows que o plantel do Benfica é velho, precisa ser reforçado e, pasme-se, a aposta na formação é uma ilusão!

Juntam-se dois casos absolutamente excepcionais de qualidade e longevidade - Jonas (33) e Luisão (36) - com um caso de titularidade temporária - Eliseu (33)...

Junta-se a isto a chamada a jogo de dois jogadores de grande qualidade e que já estavam no plantel - Jardel (31) e André Almeida (26)... 

Considera-se a titularidade de um jogador de 29 anos (Fejsa) que só está no Benfica porque a capacidade física não o permitem projetar-se em clubes de topo e um jogador de 27 anos (Pizzi) que tem sido o médio mais relevante do camponato nacional... 

...e tira-se uma conclusão óbvia: o plantel do SLBenfica envelheceu.

Ficamos a saber que os planteis deveriam ser feitos, como um certo treinador faz, ano a ano! Todos os anos deveriam ser comprados jogadores para os que são vendidos, numa clara demonstração de confiança nos jogadores que vão para lá dos 11 mais utilizados (NOT!).

Ou seja, para muitos os suplentes serão sempre suplentes e o SLBenfica deve formar um plantel com jogadores titulares e outros para quando é preciso suprimir esses. Quando se vendem esses... vai-se ao mercado e compram-se jogadores de milhões por tostões!

Como se isto não bastasse, ainda se aguenta esses jogadores de milhões, comprados por tostões, durante 2 ou 3 anos para puder lutar pela Champions.

(NÃO! Não estou a gozar com ninguém... pelos vistos o Pai Natal e o Coelhinho da Páscoa existem mesmo! E o Super-Homem também!)


Caro Sr. Presidente,

Eu não tenho o número de telemóvel do Shadows, mas se quiser mandar um email aqui para o blog, tenho a certeza que ele lhe responde quem são os jovens de 20/22 anos que ele considera com maturidade e estofo para atuar no centro da defesa, capazes de por o Lukaku, Pogba e Zlatan na linha...

Segundo parece há por aí uns quantos que custam 4 ou 5M€ e "pegam de estaca". Não percebo porque anda o mister Rui Vitória a trabalhar o Ruben Dias e o Kalaica, nem se está a dar minutos e competição ao Alex Pinto. Acho que com esses miudos centrais para substituir o velho e o acabado, ele traz também dois laterais. 

Não se percebe também como não há um desses para substituir o Fejsa! O homem tem 29 anos! Qualquer jovem de grande qualidade aceita vir para suplente definitivo do super titulado (por acaso!) Fejsa. Ah espera... a solução era tirar o Fejsa! Parece-me melhor... a equipa fica mais jovem.

E na frente não ha nada que saber... O Salvio e Pizzi têm 27 anos! Vinte e Sete... o que estão a fazer no Benfica? Bom, ja para não falar no Jonas! 33 anos? Isto é que é apostar na formação? Talvez na mente do Shadows esteja o Mbappe ou fazer regressar o Renato Sanches, talvez pedir o Bernardo emprestado ao City.

Como lhe disse, é mandar-lhe um email que ele responde a fórmula mágica ele descobriu o sítio onde estão todos a dormir e só nós é que conhecemos os jogadores. Não acredite nisso de andarem a inflacionar o mercado com transferências de 100 e 200M! Se o Dembelé sai por 105+45M isso não quer dizer que por esses jovens de valor se peçam valores de 15 ou 20M! Não... os tipos do Barça é que são burros!

Para terminar, o que dizer disso de vender logo à primeira oportunidade?! Eu pensava que esse tipo de atitude era para clubes fraquinhos e sem dinheiro como o Dortmund ou o Monaco. O Barça e outros colossos acenam com dinheiro e dimensão e o Dembele e o Mbappe entram em choque para sair... mas no Benfica isso não acontece.

É obvio que quando o Manchester United ou o Barcelona batem à porta dos tais jovens... o Benfica só tem que lhes mostrar os méritos de jogar no António Coimbra da Mota ou de receber o Feirense na Luz naqueles ambientes loucos...

O Dortmund, Barcelona, Monaco, etc não conseguem segurar os jogadores que já em si estão em ligas de topo a ganhar milhões porque não têm lá ninguém com a visão especial do Shadows! Assim eles tivessem lá um Novo Geração Dortmund ou NGB quisesse dizer Novo Geração Barcelona e iam ver se o Neymar tinha saído ou se o Dembelé partia para parte incerta a forçar a transferência! Era o ias...

Ah espera... ainda me faltava explicar-lhe que o Alex Pinto, que chegou da equipa B do Guimarães não pode ser considerado uma aposta segura. Oh Presidente tá doido? Se fosse já estava a jogar, diz o Shadows! E o Yuri? Se fosse bom não ia emprestado para o Rio Ave como lá esteve uns anos o Ederson... ....ah espera! O Ederson? no Rio Ave? Hein? 

Nem tragédias nem Midas.

. 23 comentários

Bruno Varela(22)

Eliseu(33)

Jardel(31)

Luisão(36)

André Almeida(26)

Fejsa(29)

Pizzi(27)

Cervi(23)

Salvio(27)

Jonas(33)

Seferovic(25)

A ideia que o Benfica by GB passou nos posts De volta à unica coisa que interessa: O Projeto do SLBenfica e Estará o plantel do SLBenfica assim tão carenciado? é que o SLB está de vento em popa devido à aposta na formação. Uma ideia em que estamos em profundo desacordo.
Assim como ele, fui e sou um defensor da formação do clube. Defendo que os melhores sejam integrados como opção válida e não como tapa-buracos quando tudo o resto não funcionar a ver se dá.

Como o 11 inicial habitual desta temporada demonstra, estamos longe de ter consecutivamente na formação a solução milagrosa que procuramos para um SL Benfica mais forte, mais português, mais consolidado no lugar cimeiro do futebol português e na Champions que é o único lugar onde o SLB deve ambicionar estar.

Os grandes jogadores não estão a nascer em árvores e não será todos os anos que se conseguem obter 2 ou 3 craques como no primeiro ano de RV.

Em sentido contrário, aqueles que são apontados como “muita bons” ninguém lhes pega quer por a sua qualidade ser duvidosa para quem tem dinheiro para gastar pois a competitividade do nosso campeonato fica a léguas dos grandes campeonatos lá fora como por terem problemas físicos que os impedem de ser regulares. Salvio, Grimaldo ou Fejsa(a excepção pois é um grande jogador) passam tanto ou mais tempo lesionados que a jogar. Mas que equipa de topo aguenta isto se quer ser competitiva lá fora? 

Daí que este 11 do SL Benfica revela a oportunidade perdida que foram estes últimos 4 anos. Em vez de aproveitar a maré de sucesso para consolidação e renovação, COM QUALIDADE, temos um 11 envelhecido e sem alternativas de futuro e de qualidade.

Na temporada passada quantos jovens é que surgiram na equipa principal como reais soluções ou alternativas? Zero. 

Nélson Semedo foi do primeiro ano de RV. Renato Sanches foi do primeiro ano de RV. Lindelof foi do primeiro ano de RV. Ederson foi do primeiro ano de RV. Todos vendidos à primeira oportunidade.

Se Ruben ou Kalaica, Alex Pinto ou Yuri Ribeiro fossem alternativas já não tinham sido utlizados como opções reais como foram, por exemplo, os jogadores jovens vendidos?

Depois temos a velha questão de insistir em Samaris ou Filipe Augusto como 6. Não o são. E se Samaris é uma boa alternativa no banco e um excelente elemento no balneário, Filipe Augusto não provou nada e provavelmente continuará sem o provar. Ou será que fazer um bom jogo com um Belenenses fraco e treinado pelo Domingos é cartão de visita para alguém?

Além disso, continuo sem entender como se fala em jogadores que ainda agora chegaram e que têm que provar a sua qualidade, a sua capacidade de aguentar a pressão de estar no SLB, como grandes soluções consolidadas!

Krovinovic ou Chrien ainda têm que provar a sua valia para o Glorioso.

Temos ainda Rafa que tirando uma ou outra tirada está a léguas de valer os quase 20 milhões que custou ao SLB ou Cervi que apesar de se notar ter qualidade está demasiado preso às tarefas defensivas devido à solidão de Fejsa no miolo do terreno.

Será que o SL Benfica está assim tão bem apetrechado?

Será que não ter aproveitado a oportunidade que os títulos deram para proceder a uma renovação tranquila daqueles que já não serão o futuro do clube foi boa gestão?

Não há tragédias nem Midas no SL Benfica. Há sim vistas curtas.

Estará o plantel do SLBenfica assim tão carenciado?

. 71 comentários

Todos os anos é isto! O plantel do Benfica é sempre o mais fraco, mais desequilibrado, falta sempre não sei o quê, é mais fraco do que nos tempos do Jesus... e no fim, GANHA O BENFICA!

Vamos lá por partes!

A baliza está fechada! Temos dois guarda-redes de grande potencial e dois guarda-redes de grande experiência que serão fundamentais (cada um à sua maneira) para a evolução contínua dos dois guarda-redes.

Bruno Varela pode ser uma promessa ou uma incógnita para alguns. Para mim está entregue a baliza, depois de ter metido na cabeça que é o dono daquele lugar e que não tem que provar nada a ninguém, mas sim trabalhar que nem um louco como sempre fez para aqui chegar. Julio Cesar quando estiver bem estará no banco e Svilar, aos 18 anos tem agora que fazer o seu caminho. Será o suplente talvez nas taças e irá evoluir talvez nos jogos da equipa B durante um período para aplicar em competição o resultado do treino ao mais alto nível. Paul o Lopes, pelo seu carisma e benfiquismo, espero que fique como adjunto do Prof. Luis Esteves e bem perto dos nossos guarda-redes no balneário.

Na defesa uns dizem que precisamos de um defesa direito, outros de um defesa esquerdo e outros de um central. Há até quem diga que precisamos dos três. Eu acho que dificilmente fará sentido entrar mais alguém. Já sair...

No centro da defesa, o SLBenfica vai ter, novamente, a melhor dupla de centrais a atuar em Portugal. Podem dizer o que quiserem do Luisão, mas enquanto atuar a este nível nem quero saber que idade o homem tem. Jardel é um caso raro de inteligência emocional. Soube esperar pela certa saída do Lindelof com quem fez a melhor dupla que vi desde Ricardo Gomes e Mozer. Agora é o dono do lugar, sendo um dos mais rápidos e possantes centrais do nosso campeoanto, a recuperação do ritmo competitivo irá conferir-lhe o estatuto de futuro "pai" do Ruben e do Kalaica, o futuro da defesa do SLBenfica ao lado do Jardel quando Luisão sair. Neste contexto não vejo motivo para manter Lisandro se houver oportunidade para ele sair.

Na lateral direita temos André Almeida. A par de Luisão, gostava que me indicassem o nome de dois laterais que se andem a exibir a melhor nível do que o André. Ir investir dinheiro na substituição casmurra do titular do TRI, é absurdo. Tal como o Jardel, depois de vários meses a jogar a espaços, o André melhora de jogo para jogo e já tem uma alternativa em Mato Milos... mas a real alternativa chama-se Alex Pinto, joga que se farta na equipa B e tenho a certeza que na próxima equipa integrará o plantel principal.

Na esquerda temos o melhor lateral esquerdo a atuar em Portugal, que infelizmente se lesionou, mas que tenho absoluta confiança que fará a época ao mais alto nível, Alex Grimaldo. Como alternativa ao espanhol temos o titular dos últimos títulos do SLBenfica e o campeão europeu Eliseu. Precisamos de contratar alguém que sente o Grimaldo? Vá lá... o espanhol em breve valerá mais de 25M€ e querem que entre quem? Além disso, o Yuri Ribeiro em Vila do Conde começa a mostrar que a saída foi temporária. Está a fazer-se jogador...

Daqui em diante espero que ninguém tenha dúvidas do plantel tremendo:

Na posição 6 temos o super-homem (Fejsa) e os seus grandes escudeiros de enorme qualidade (Samaris e Filipe Augusto). Na gestão do ataque temos o Pizzi e o Krovinovic, com Chrien à espreita e veremos se o Horta ganha juizo para entrar na luta ou tem que ir rodar... tal como já li hoje, para quem suspira pelo Bruno Fernandes, gostava de ver qual destes ele sentava... pois!

Nas alas, muita qualidade: Rafa e Cervi na esquerda, Salvo e Zivkovic na direita. Qualquer um dos quatro dispensa apresentações, talvez com Zivkovic a precisar este ano de "explodir" como Cervi já vem fazendo.

Na frente, Jonas, Seferovic, Mitroglou e Jimenez dispensam apresentações. Não haverá frente de ataque mais forte do que esta na Liga portuguesa.

Isto sem esquecer que João Carvalho, no apoio ao ataque, e Diogo Gonçalves nas alas e no ataque são ainda valores muito sólidos em evolução e que sem dúvida irão aparecer esta temporada.

Estará o plantel do SLBenfica assim tão carenciado?

Svilar/Champions/Ornelas/Mercado.

. 95 comentários


Svilar:
Mile Svilar chegou a Lisboa para assinar pelo Sport Lisboa e Benfica. O belga de 1,89m vem para reforçar as opções na baliza do SL Benfica. Como nunca o vi jogar não faço ideia da sua valia como guarda-redes. Veremos se teremos uma terceira "sorte" depois de Oblak e Ederson. Dava jeito era se não o vendessem ao primeiro que aparecer com uns milhões e que não oferecessem 50% do seu passe aos amigos.

Seja como for, parte a muita distância de Varela, o actual titular da baliza. 

Champions:
O sorteio para a Champions abre boas perspectivas ao SL Benfica. Apesar das insuficiências do plantel, e que não foram ainda supridas, temos todas as condições para passar aos Oitavos de final, o que é o mínimo dos mínimos aceitável.

Quanto aos outros clubes portugueses(se considerarmos o Enclave do Dragay como parte de Portugal), as tarefas não são tão simples. 

O Sporting tem a missão de garantir a passagem para a Liga Europa já que o seu treinador borrado estará mais interessado em ver o Barcelona jogar ao vivo, como o fez em 2012 no Glorioso. Não conseguir a passagem para a Liga Europa será mais um feito histórico de Jorge "A Fraude" Jesus.

O FC Porto tem um grupo complicado e que face à manta curta que é o plantel treinador por Sérgio Conceição não auguro um grande futuro na Champions deste ano.

Em termos de rankings de Portugal da UEFA, desejo que todos os clubes portugueses possam ir o mais longe possível, mesmo incluindo o clube do Enclave, enquanto aquilo ainda fizer parte da cidade do Porto e de Portugal.

Ornelas: 
Fiquei surpreendido com as reacções do lado dos comentadores do SLB face à promoção da esposa de Bruno de Carvalho a directora no Sporting. Incrivelmente macios, alguns deles até referindo-se carinhosamente à senhora como "A Joana".

Comentários como "desde que tenha sido escolhida pelas suas capacidades profissionais" ou "ela já era empregada do Sporting por isso foi promovida como em qualquer outra empresa".

Então a senhora era tão qualificada e só agora, 2 meses depois de casar com o presidente, e mais de 4 anos após a entrada do homem no Sporting, é que se aperceberam das suas "qualidades"?

Há linhas que não se ultrapassam. E esta é uma delas.

(Já agora, o EDDB publicou uma análise à tese de Mestrado de Joana Ornelas corrigindo a mesma de vícios verdes.)

Depois de Pinto da Costa colocar o seu filho também a sugar os fundos do FC Porto, assistimos a Bruno de Carvalho no Sporting a beneficiar a recém-esposa. Os vícios privados precisam assim de tanto dinheiro?

Espero que a reacção macia dos comentadores benfiquistas não seja uma espécie de prenúncio para uma cooptação familiar num futuro próximo no Sport Lisboa e Benfica. Até porque não passou ao lado do NGB a recente saída "criativa", mesmo que tenha sido motivada uma pretensa "falta de capital". 

O Sport Lisboa e Benfica é propriedade dos sócios, não é uma empresa familiar mesmo que nisso o queiram tornar.

Mercado:
Aproxima-se o dia 31/08 e se a posição de GR parece ir ser reforçada, as outras...ainda não. Continua a falta um defesa esquerdo, um central, um trinco e um oito.

Acham que não? A época é longa, as exigências também e este ano é FUNDAMENTAL atingir o Penta e ganhar bastante dinheiro na Champions. Nada se faz com soluções de segunda categoria. Além disso, ainda estamos em Agosto e a dança das lesões regressou. Este plantel NÃO CHEGA.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

SLBenfica nas seleções

. 34 comentários

O Caixa Futebol Campus deixou de mostrar "obra feita" apenas nas seleções mais jovens. Nas convocatórias anunciadas nos Sub21 e AA de Portugal, contamos com:


SUB21


Ruben Dias, Ferro e Yuri Ribeiro, André Horta, Renato Sanches e João Carvalho, Diogo Gonçalves e Gonçalo Guedes - 8 jogadores "made in Seixal".


AA

Varela, João Cancelo, André Gomes, Danilo Pereira, Bernardo Silva e Nelson Oliveira - 6 jogadores "made in Seixal".


Nestas duas seleções estão 14 jogadores (QUATORZE) oriundos da formação do SLBenfica, precisamente os mesmos que o SportingCP, clube que liderou destacadamente a marca de água de formação dos principais jogadores das principais seleções até ao momento em que, também nestes escalões, o SLBenfica assume a dianteira.


Brevemente, sem sombra de dúvida, aparecerão outros jogadores "made in Seixal" como o José Gomes ou o Pepê...

Este é o grande projeto do SLBenfica! Este é o grande motivo do continuado investimento no Caixa Futebol Campus... este é o projeto que sempre defendi para o SLBenfica e que muito me orgulho de ver erguido.

Pelo caminho, tenho muita pena de ver o André Horta a cometer o mesmo erro do Nelson Oliveira e não perceberem que não basta ser um grande benfiquista e ter esse reconhecimento dos adeptos. Este projeto não se compadece com estatutos mas com uma capacidade constante de marcar a diferença.

Bora André! E mesmo o Nelson Oliveira não perco a esperança de o voltar a ver na Luz, infelizmente o Danilo, como o Bernardo e o Cancelo não puderam evoluir no Benfica ao mais alto nível (no caso do Danilo foi um misto de falta de visão do jogador e do Benfica).

Clubismos aparte, tanto SLBenfica como SportingCP devem ser vistos como um enorme orgulho nacional ao "fabricar" dos melhores jogadores que a Europa vê jogar!

Este é o caminho. Infelizmente o Sporting tem perdido um pouco este caminho e são menos os jogadores da formação que têm tido oportunidade de aparecer. Temos agora o Gelson (craque) com o Podence e o Iuri à espreita, mas já com 21 e 23 anos, com vários anos já "perdidos", porque a qualidade está toda lá, mas a estratégia do clube infelizmente mudou.

O projeto de sustentabilidade do futebol português tem que passar por aqui...

Mas tem que passar por todos os clubes e os grandes têm que desempenhar um papel fundamental neste processo nos escalões mais baixos. A FPF deveria limitar o numero de equipas que Benfica, Sporting e FCPorto têm, pois chegamos a ver nos mais baixos escalões essas equipas a terem equipas A, B, C, D... que simplesmente "secam" a qualidade dos jogadores em todas as equipas da região.

Depois, passados poucos anos (um, por vezes) descartam os míudos - muitos deles perdem-se na falta de motivação depois de um ano passado na cauda das opções - e alguns deixam o futebol ou perdem a magia que os caracterizava antes.

Estes clubes deveriam ser limitados às respetivas equipas A, de modo a que pudessem dar tempo a estes miudos para evoluirem noutros clubes, dar competitividade aos campeonatos de formação, dar dimensão e oportunidade aos clubes de se destacarem e captarem patrocinadores e com isso darem mais e melhores condições à formação.

Devia ser proibído os miúdos abaixo dos 16 anos terem qualquer tipo de representação por empresários, algo que se começa a ver já aos 14 anos. Devia ser impossível aos clubes realizar aos 14/15 anos contratos castradores de formação com os jogadores e os pais.

O futebol português está a ser destruido por uma geração de oportunistas, arruaceiros, sedendos de poder e enriquecimento que orquestra jornalistas, dirigentes associativos, dirigentes federativos, etc.

Se não se criarem condições para o futebol se regenerar e viver de uma formação de excelência, que "fabrica" jogadores de qualidade para todo a Europa... estaremos a 4 ou 5 anos de ver o futebol português morrer sozinho e os clubes se tornarem uma sobra do que foram quando enfrentavam, em qualidade, os maiores da Europa.

Sorteio completo!

. 41 comentários
Só uma nota inicial: chamar sorteio a isto que a UEFA faz é um insulto. As condicionantes são tantas que pode ser tudo menos...um sorteio.

Grupo A:
Benfica
Manchester United
Basileia
CSKA Moscovo

Grupo B:
Bayern Munique
PSG
Anderlecht
Celtic

Grupo C:
Chelsea
A. Madrid
Roma
Qarabag

Grupo D:
Juventus
Barcelona
Olympiacos
Sporting

Grupo E:
Spartak Moscovo
Sevilha
Liverpool
Maribor

Grupo F:
Shaktar
Manchester City
Napoles
Feyenord

Grupo G:
Mónaco
FC Porto
Besiktas
Leipzig

Grupo H:
Real Madrid
B Dortmund
Tottenham
Apoel

O sorteio da Champions: cenário.

. 17 comentários

Grupo do SL Benfica:
- Benfica
- City ou United
- Anderlecht
- Celtic

Tudo com viagens curtas e pouco desgastantes.

Este parece-me um grupo acessível ao SL Benfica e capaz ao mesmo tempo de garantir casas cheias na Luz. Devo dizer que até agora os melhores adeptos que vi visitar a Luz foram mesmo os do Celtic.

Quanto aos outros...

-FC Porto
- Bayern
- Nápoles
- Feyenord

-Sporting
- Juventus
- PSG
- Liverpool

Veremos o que vai acontecer.

O que fazer quando 3 pessoas querem ser o principal "palhaço" do circo? Ganha o senhor fraude.

. 71 comentários


"A equipa está a crescer. São coisas bonitas que fizemos. O Sporting nunca tinha ganho na Roménia, ganhou... Mas os meus dois anos têm sido consecutivamente isto: fazer coisas que o Sporting não consegue fazer, agora só me falta ganhar títulos em Portugal". - Jorge "A Fraude" Jesus.

Como Bruno de Carvalho e Nuno Saraiva não me dizem nada, o principal será sempre o senhor ajoelhado da fotografia. A maior fraude do futebol português dos últimos anos.

Será que o Sporting alguma vez já conseguiu ganhar no Curral das Freiras? Ou em Freixo de Espada à Cinta? Fica o desafio a Jorge Jesus!

Não sou daqueles que venerava Jorge Jesus no SL Benfica e só depois de ele sair é que mudou de opinião. Quem acompanha o NGB há mais tempo sabe há quantos anos tenho esta opinião sobre ele.

Estas tiradas de Jorge Jesus agora fazem-me rir mas nem sempre foi assim.

Enquanto esteve no Sport Lisboa e Benfica tivemos que levar com este ignorante pacóvio cujo grande feito antes do SL Benfica tinha sido descer equipas de divisão e ganhar o fabuloso troféu Intertoto.

Teve investimento e atletas como nenhum outro antes ou depois de si no SL Benfica desde que Vieira entrou no clube.

Ao contrário do que ele diz, não ensina ninguém a jogar à bola nem nunca transformou um cepo num grande jogador. Apenas fez o que qualquer treinador com 2 olhos e alguma inteligência faz: aproveita os jogadores com maior qualidade.

O seu maior feito não foi ser bicampeão nacional pelo SL Benfica. Foi ter dado um tricampeonato ao FC Porto com 2 treinadores acabados de chegar ao lugar de treinador principal. 

E o mesmo lhe aconteceu quando mudou para o Sporting e teve que disputar o campeonato com Rui Vitória, que já lhe tinha ganho uma Taça de Portugal e que ao chegar a um grande, sem os anos de experiência nesse lugar como Jorge Jesus, foi campeão. Jorge Jesus perdeu, como sempre.

É um treinador borrado, como ontem me dizia um amigo. E já deixou o aviso aos sportinguistas e aos lagartos: o objectivo está alcançado. Agora é "disfrutar". Ou seja, perder por poucos.

Jorge Jesus não inventou nada no Sporting assim como não tinha inventado nada no SL Benfica.

Aliás, o único troféu que ganhou no Sporting foi a um Benfica de rastos por ter jogado 2 ou 3 jogos às 3 e tal da manhã de Portugal poucos dias antes. 

Mas juntando a isto tudo o que também não perdoo a Jorge Jesus é ser um verme sem qualquer respeito pelo clube que lhe deu tudo. Ou de onde é que pensam que veio a esmagadora maioria da informação e contra-informação que o Sem Pescoço e o Janota Marques partilham? É de hackers? Não inventem! 

Que grande coincidência o Sporting e o FC Porto acederem a informação(manipulada e não manipulada) interna do SL Benfica só depois de Jorge Jesus entrar no Sporting! 

Acham que foi por acaso que tentaram limpar o rasto para Jorge Jesus com a história de que "o computador ficou na Luz"? 

Deixo só um recado aos benfiquistas que possam vir com a conversa do "estar agradecidos" a Jorge Jesus: Eusébio e o senhor Coluna, parcialmente responsáveis por um SL Benfica gigante e dominador dentro e fora de Portugal, vencedores natos, sempre responderam da mesma forma quando questionados sobre se o SL Benfica devia estar grato pelo que eles fizeram pelo clube.

Eusébio da Silva Ferreira e Mário Coluna responderam (como tantos outros depois deles também fizeram o mesmo) que eles é que eram gratos porque só puderam ser o que foram graças ao Sport Lisboa e Benfica!

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Que comecem os jogos dos crescidos... Amanhã há sorteio! Façam as apostas

. 60 comentários
Façam as vossas escolhas do grupo que gostariam de ver sair para o SLBenfica:

Pote 1
Real Madrid (Esp.) Bayern (Ale.) Chelsea (Ing.) Juventus (Itá.) Benfica (Por.) Monaco (Fra.) Spartak Moscovo (Rús.) Shakhtar Donetsk (Ucr.)

Pote 2
Barcelona (Esp.) At. Madrid (Esp.) Paris SG (Fra.) B. Dortmund (Ale.) Sevilha (Esp.) Manchester City (Ing.) FC Porto (Por.) Manchester United (Ing.)

Pote 3

Nápoles (Itá.) Tottenham (Ing.) Basileia (Suí.) Olympiacos (Gré.) Anderlecht (Bél.) Roma (Itá.) Besiktas (Tur.) Liverpool (Ing.)

Pote 4
Celtic (Esc.) Feyenoord (Hol.) Maribor (Esln.) Leipzig (Ale.) Sporting (Por.) CSKA Moscovo (Rús.) Qarabag (Aze.) APOEL (Chi.)


- Da minha parte não tenho dúvidas:

Benfica
Barcelona
Liverpool
Feyenoord

Notas de escolha: evitar deslocações longas, ter equipas de topo do grupo e ter o privilégio de receber ex-jogadores do Benfica de enorme qualidade e revê-los ao vivo ao mais alto nível. Quanto ao Liverpool, dá para meter uma cunha aos senhores que aquecem as bolas para poder ir ouvir o We Will Never Walk Alone ao vivo? Vá lá...

Quanto às possibilidades de o SLBenfica passar este grupo, não tenho duvidas. Vencer todos na Luz e não perder em Barcelona. Acredito que poderiamos até passar em primeiro lugar.

PS- Dispenso as vossas escolhas sobre os restantes clubes portugueses. Da minha parte desejo-lhes que tenham os grupos que desejarem e que possam seguir em frente para os 1/8.

Equipa B

. 31 comentários

Esqueçam lá os resultados, vencer a II Liga não é o plano do SLBenfica...

Mas se gostam de contratações e reforços para a equipa, deixem lá de correr para a primeira página da Bola, Record e Jogo, deixem lá os blogs e os sites dos jornais, párem de ver os programas de merda na TV... e metam os olhos na equipa B do Benfica.

Não vos peço que vejam os jogos para verem os resultados ou sequer a classificação.

O que interessa é verem o que estes miudos fazem e a qualidade de jogo destes jovens jogadores.

Hoje, contra o Varzim que acabou agora mesmo, um jogão do Heriberto, do Gedson e do Florentino... com notas muitíssimo positivas para o Ferro e para o Alex Pinto. Mas estarei a ser injusto ao não destacar outros.

Também Willock esteve em campo e mostrou enormes qualidades.

EXCELENTE! Muito potencial, muito muito potencial...

De volta à unica coisa que interessa: O Projeto do SLBenfica

. 37 comentários

Ontem soubemos que um futuro titular do SLBenfica e da Seleção Nacional viu reconhecido pelo futebol português o seu potencial para "dar o salto" da equipa B do SLBenfica para uma equipa competitiva da I Liga do futebol português:

- Pedro Rodrigues, um dos "box to box" a quem antecipo um futuro mais brilhante assinou por empréstimo com o Estoril. Antecipo-lhe um a dois jogos até "conquistar" o lugar no 11 do treinador do FCPorto.

O meio campo do Estoril é composto por jogadores jovens, o mais velho é o Eduardo Teixeira de 24 anos, e penso que o Pepê tem todas as condições para assumir a titularidade na equipa do Estoril a partir do jogo com o Sporting onde creio que pode já aparecer em jogo - veremos.

O Pepê espalha classe em campo! Uma qualidade de passe e visão de jogo brilhantes, que falta complementar com uma rodagem e combatividade impossível de adquirir em competição numa equipa onde estão Fejsa, Samaris, Filipe Augusto, Krovinovic e Pizzi.

O Pepê na próxima temporada, sem sombra de dúvida, estará entre os eleitos do plantel do SLBenfica, tal como teremos o Diogo Gonçalves e o João Carvalho, que na minha opinião podem seguir o mesmo caminho dependendo da recuperação e lançamento definitivo do Zivkovic, se entra ou não alguém na vaga do Carrillo como se tem comentado o acordo existente com Gumus, um jogador fantástico, e por fim, como fica a frente de ataque onde João Carvalho tem vindo a ser "preparado" como um sucessor do Jonas que se mantém implacável.

Já este ano Ruben Dias e Bruno Varela estão de pedra e cal no plantel, sendo que o Jardel que não se descuide senão o miúdo vai "comer-lhe" o lugar. Na próxima temporada não tenho duvidas que será ele o sucessor do capitão Luisão, depois de passar este ano "entre os big boys".

Aparentemente o Benfica fez bem o "jogo de paciência" e parece que contratará mais uma grande promessa, agora para a baliza. Um jogador que vinha estando no radar de Arsenal, Chelsea e Manchester depois de brilhantes exibições na Youth League.... desde os 15 anos (tem agora 17). O Benfica antecipou-se à concorrência e traz para a Luz um jogador que, tal como Oblak e Ederson, poderá dentro de dois/três anos valer vários milhões ao SLBenfica (e ao Anderlecht que deverá assegurar uma percentagem para viabilizar a saída do Svilar).

O Bruno Varela irá manter, na minha perspetiva, a titularidade da baliza do Benfica mas passará agora a contar com um "challenger" a 100%, abrindo espaço a Paulo Lopes para "pendurar as luvas" e a Julio Cesar para preparar a retirada também (ou uma última etapa no Brasil).

Olhar para os escalões de formação é assustador! A qualidade que se aproxima da equipa principal de ano para ano é imensa! O futuro é brutalmente entusiasmante...

Olhemos para a frente e veja-se o percurso até aqui:

- João Cancelo (Inter Milão)
- Bernardo Silva (Manchester City)
- André Gomes (Barcelona)
- Renato Sanches (Bayern Munique)
- Gonçalo Guedes (Valência "tapado" agora pela constelação que aterrou em França)
- Ederson (Manchester City)
- Lindelof (Manchester United)

Repare-se nos clubes onde estão os jogadores formados no SLBenfica... "apenas" nos melhores da Europa e sem qualquer sombra para discussão.

A estes juntam-se ainda outros como Helder Costa (Wolverhampton e cobiçado por clubes da Premier League) e Ivan Cavaleiro (Wolverhampton e em crescendo depois de lesão complicada) ou ainda Oblak que se juntou ao SLBenfica com 17 anos, tal como agora Svilar chegará.

Este caminho não vai parar!

Bruno Varela, Ruben Dias, Diogo Gonçalves, Aurelio Buta, João Carvalho, André Horta (assim tenha juizo), Pedro Rodrigues, José Gomes, Florentino Luis, Gedson Fernandes, João Filipe, João Felix, Heriberto Tavares, Mesaque Dju, Umaro Embaló e muitos outros.... são tantos, tantos valores a caminho da construção e que representarão encaixes financeiros significativos no futuro.

Podem continuar a dizer que sou uma voz de quem vocês quiserem. Eu sou a voz da estratégia que sempre defendi e que critiquei totalmente a Direção por não apostar nela e repudiei o treinador que não tinha capacidade para a levar por diante. Agora que a Direção entrou neste caminho, seria hipócrita criticar uma política e estratégia sustentável que sempre defendi... isso era ser como muitos (que cá vêm escrever nos comentários) gostariam que eu fosse para destilarem os seus ódios.

ranking