O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 26 de agosto de 2017

O constatar da realidade.

Avatar
 ●  232 comentários  ● 
Alguém tinha avisado num comentário no NGB que este treinador do Rio Ave era o cérebro por detrás do bom período de Domingos Paciência como treinador. Pelo visto estava certo.

A primeira parte do SLB foi miserável. É incrível como qualquer equipa mais organizada e com um treinador mais inteligente faz a vida negra ao SL Benfica.

Como sempre, basta apertar com o meio campo suave do nosso clube para tudo correr mal. Hoje não havia Fejsa e portanto Filipe Augusto demonstrou que nem no Rio Ave teria lugar quanto mais no Benfica.

Pizzi, o tal insubstituível, vale zero quando é preciso dar músculo e luta no meio campo e como não estava lá Fejsa...foi mesmo zero.

Depois todas as limitações vèm ao de cimo, quer à frente quer atrás. Eliseu, Cervi, Lisandro, Rafa...

Ainda faltam 5 dias para tentar suprir as muitas insuficiências do plantel.

E já agora...haverá algum cérebro pago a peso de ouro no SLB que meta a mão na questão das lesões?

Rio Ave - SL Benfica

Avatar
 ●  87 comentários  ● 
Ao intervalo isto não está fácil.

É preciso muito mais na segunda parte. E como se não chegasse...mais uma lesão.

Vamos lá rapazes. Só os 3 pontos interessam!

FUTEBOL PORTUGUÊS DA VERGONHA! Afinal não vai morrer... já morreu!

Avatar
 ●  35 comentários  ● 
O Hugo Gil publica um video no seu blog onde se vê um avô a ser expulso do Estádio do Paços de Ferreira quando assistia ao jogo com o Guimarães.

Isto aconteceu... por ter uma camisola do Benfica vestida.

Parabéns a quem instalou este clima de ódio e vergonha no futebol.

Não me venham com merdas a puritanismos de que o Benfica é (também) culpado disto porque estas VERGONHAS só acontecem contra adeptos do Benfica!

Semana após semana repetem-se os casos de adeptos impedidos de entrar em jogos e zonas não reservadas exclusivamente a benfiquistas, com adereços do SLBenfica.

Parabéns a quem tornou a paixão clubista numa doença contagiosa, pela qual vale bater, insultar e excomungar...

Enquanto esses vermes nojentos continuam a enriquecer, o futebol português morreu!

... há muito anos que me RECUSO ir a jogos fora do SLBenfica em Portugal devido à inqualificável política de bilhetes, ou melhor, de extorsão. Com casos destes, não só manterei como definitiva essa decisão como sempre aconselharei qualquer pessoa da minha relação a não o fazer também.

Quando se acabar a mama, depois chorem!

E a cruzada do Record contra o Benfica continua....

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

Já todos tinhamos visto o papel miserável de cartilha que o jornal O Jogo tem feito a tentar defender os interesses e ocultar as fragilidades do FCPorto... mas o Record parece não querer ficar atrás procura atacar o Benfica diariamente.

Agora é a sua batalha pelo alegado interesse no Gabriel Barbosa. 

Diariamente o Benfica está cada vez mais perto do jogador... antecipo que devam estar a seguir alguma caminhada ou peregrinação de algum elemento do Benfica e consideram, por isso, que o Benfica conforme tem alguém que vai percorrendo kilometros em Espanha, está cada vez mais perto de Itália.

Só pode ser isso...

Já todos percebemos que o jogador é o novo "fetiche" do Treinador-Fraude. O objetivo agora é virem dizer que apesar de o Benfica estar em campo... o Sporting teve argumentos para "roubar" ao Benfica um jogador que esteve "cada vez mais certo" no Benfica.

Isso faz feliz o Minion e o Tolinho das Aldrabices? Ok... então continuem lá a fazer a vontade aos homens, senhores da redação do Record.

Até dia 31 de Agosto,,,não vamos parar.

Avatar
 ●  55 comentários  ● 
Confesso que já sentia falta destes "bate-boca" com o Benfica by GB! Sabes que sou um tipo muito paciente por isso poderemos continuar nesta troca de textos pelo tempo que quiseres...! :)

Eu sei que o BbyGB é sincero naquilo que escreve e que acredita piamente nestas teorias que o gabinete de Comunicação do SLB deita cá para fora para a imprensa.

Aliás, a última coisa que a Comunicação do SLB quer neste momento é que até 31 de Agosto alguém coloque em causa a política de vendas e contratações do clube. Levantar ondas e demonstrar as fragilidades do plantel? Que ultraje!

O que o BbyGb não consegue justificar é a falta de coerência entre a bazófia do "vendemos como nunca" e a falta de investimento no plantel. Na verdade, o SLB vende jogadores por valores como nunca vendeu, tem receitas como nunca teve...mas quando toca a investir...o discurso é miserabilista.

Eu gostava de saber quando é que o SLB se movimentou no mercado das compras "dos 100 milhões". Nunca foi esse o nosso mercado. E hoje esse mercado continua a ser exclusivo de meia dúzia de clubes.
Mas graças a quê? Ao mercado asiático e do médio-oriente. Qatar e China andam a alimentar isto tudo, veremos até quando e porquê. Ou ainda acreditamos que há almoços grátis?

O mercado do SLB sempre foi o mercado logo abaixo das loucuras. E foi assim que se conseguiram títulos e finais na Taça dos Campeões contra os melhores do mundo- Ou será que bater-se de igual para igual contra quem tinha Van Basten, Gullit e Rijkaard era como jogar em Massamá?

Não compramos um central de qualidade desde a entrada de...Garay. RV entrou no seu terceiro ano de SLB e se não tem inventado Lindelof...o que seria?

Haver no 11 base 4 jogadores bem acima dos 30 é sinal de...juventude? Se um central de lesionar...é o Lisandro que vai dar garantias? Em que universo paralelo?

É o Salvio que faz 2 ou 3 bons jogos e encosta que vai ser a solução? Aliás, fora do Benfica o que provou ele...? É o Grimaldo que já passou mais tempo no estaleiro que a jogar?

Mais: não provam as constantes lesões que obrigam à criação de um hospital de campanha na Luz que o critério na Luz é tudo menos o desportivo?

E poderia continuar a dar exemplos. Essa mentalidade de quer transformar o SLB num clube de segunda divisão europeia comigo não pega.

Um clube que quer ser criterioso nos gastos não compra mais de 10 jogadores por ano, com a maioria deles a nem sequer vestir a camisola do clube. Quem aposta na formação com seriedade não faz isto.

Haverá tempo até dia 31 para continuarmos a falar nisto. Não duvides! :)

Hoje é sábado, joga o Glorioso...e as minhas "Marias" já estão à minha espera para irmos tomar o pequeno almoço! E quem manda...são elas! :)

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Quer comprar milhões por tostões? O Shadows diz-lhe como...

Avatar
 ●  42 comentários  ● 

O SLBenfica afinal não aposta na formação... Na verdade o Benfica tem um plantel envelhecido!

Vocês decidam-se! Descobri pelo meu companheiro Shadows que o plantel do Benfica é velho, precisa ser reforçado e, pasme-se, a aposta na formação é uma ilusão!

Juntam-se dois casos absolutamente excepcionais de qualidade e longevidade - Jonas (33) e Luisão (36) - com um caso de titularidade temporária - Eliseu (33)...

Junta-se a isto a chamada a jogo de dois jogadores de grande qualidade e que já estavam no plantel - Jardel (31) e André Almeida (26)... 

Considera-se a titularidade de um jogador de 29 anos (Fejsa) que só está no Benfica porque a capacidade física não o permitem projetar-se em clubes de topo e um jogador de 27 anos (Pizzi) que tem sido o médio mais relevante do camponato nacional... 

...e tira-se uma conclusão óbvia: o plantel do SLBenfica envelheceu.

Ficamos a saber que os planteis deveriam ser feitos, como um certo treinador faz, ano a ano! Todos os anos deveriam ser comprados jogadores para os que são vendidos, numa clara demonstração de confiança nos jogadores que vão para lá dos 11 mais utilizados (NOT!).

Ou seja, para muitos os suplentes serão sempre suplentes e o SLBenfica deve formar um plantel com jogadores titulares e outros para quando é preciso suprimir esses. Quando se vendem esses... vai-se ao mercado e compram-se jogadores de milhões por tostões!

Como se isto não bastasse, ainda se aguenta esses jogadores de milhões, comprados por tostões, durante 2 ou 3 anos para puder lutar pela Champions.

(NÃO! Não estou a gozar com ninguém... pelos vistos o Pai Natal e o Coelhinho da Páscoa existem mesmo! E o Super-Homem também!)


Caro Sr. Presidente,

Eu não tenho o número de telemóvel do Shadows, mas se quiser mandar um email aqui para o blog, tenho a certeza que ele lhe responde quem são os jovens de 20/22 anos que ele considera com maturidade e estofo para atuar no centro da defesa, capazes de por o Lukaku, Pogba e Zlatan na linha...

Segundo parece há por aí uns quantos que custam 4 ou 5M€ e "pegam de estaca". Não percebo porque anda o mister Rui Vitória a trabalhar o Ruben Dias e o Kalaica, nem se está a dar minutos e competição ao Alex Pinto. Acho que com esses miudos centrais para substituir o velho e o acabado, ele traz também dois laterais. 

Não se percebe também como não há um desses para substituir o Fejsa! O homem tem 29 anos! Qualquer jovem de grande qualidade aceita vir para suplente definitivo do super titulado (por acaso!) Fejsa. Ah espera... a solução era tirar o Fejsa! Parece-me melhor... a equipa fica mais jovem.

E na frente não ha nada que saber... O Salvio e Pizzi têm 27 anos! Vinte e Sete... o que estão a fazer no Benfica? Bom, ja para não falar no Jonas! 33 anos? Isto é que é apostar na formação? Talvez na mente do Shadows esteja o Mbappe ou fazer regressar o Renato Sanches, talvez pedir o Bernardo emprestado ao City.

Como lhe disse, é mandar-lhe um email que ele responde a fórmula mágica ele descobriu o sítio onde estão todos a dormir e só nós é que conhecemos os jogadores. Não acredite nisso de andarem a inflacionar o mercado com transferências de 100 e 200M! Se o Dembelé sai por 105+45M isso não quer dizer que por esses jovens de valor se peçam valores de 15 ou 20M! Não... os tipos do Barça é que são burros!

Para terminar, o que dizer disso de vender logo à primeira oportunidade?! Eu pensava que esse tipo de atitude era para clubes fraquinhos e sem dinheiro como o Dortmund ou o Monaco. O Barça e outros colossos acenam com dinheiro e dimensão e o Dembele e o Mbappe entram em choque para sair... mas no Benfica isso não acontece.

É obvio que quando o Manchester United ou o Barcelona batem à porta dos tais jovens... o Benfica só tem que lhes mostrar os méritos de jogar no António Coimbra da Mota ou de receber o Feirense na Luz naqueles ambientes loucos...

O Dortmund, Barcelona, Monaco, etc não conseguem segurar os jogadores que já em si estão em ligas de topo a ganhar milhões porque não têm lá ninguém com a visão especial do Shadows! Assim eles tivessem lá um Novo Geração Dortmund ou NGB quisesse dizer Novo Geração Barcelona e iam ver se o Neymar tinha saído ou se o Dembelé partia para parte incerta a forçar a transferência! Era o ias...

Ah espera... ainda me faltava explicar-lhe que o Alex Pinto, que chegou da equipa B do Guimarães não pode ser considerado uma aposta segura. Oh Presidente tá doido? Se fosse já estava a jogar, diz o Shadows! E o Yuri? Se fosse bom não ia emprestado para o Rio Ave como lá esteve uns anos o Ederson... ....ah espera! O Ederson? no Rio Ave? Hein? 

Nem tragédias nem Midas.

Avatar
 ●  23 comentários  ● 

Bruno Varela(22)

Eliseu(33)

Jardel(31)

Luisão(36)

André Almeida(26)

Fejsa(29)

Pizzi(27)

Cervi(23)

Salvio(27)

Jonas(33)

Seferovic(25)

A ideia que o Benfica by GB passou nos posts De volta à unica coisa que interessa: O Projeto do SLBenfica e Estará o plantel do SLBenfica assim tão carenciado? é que o SLB está de vento em popa devido à aposta na formação. Uma ideia em que estamos em profundo desacordo.
Assim como ele, fui e sou um defensor da formação do clube. Defendo que os melhores sejam integrados como opção válida e não como tapa-buracos quando tudo o resto não funcionar a ver se dá.

Como o 11 inicial habitual desta temporada demonstra, estamos longe de ter consecutivamente na formação a solução milagrosa que procuramos para um SL Benfica mais forte, mais português, mais consolidado no lugar cimeiro do futebol português e na Champions que é o único lugar onde o SLB deve ambicionar estar.

Os grandes jogadores não estão a nascer em árvores e não será todos os anos que se conseguem obter 2 ou 3 craques como no primeiro ano de RV.

Em sentido contrário, aqueles que são apontados como “muita bons” ninguém lhes pega quer por a sua qualidade ser duvidosa para quem tem dinheiro para gastar pois a competitividade do nosso campeonato fica a léguas dos grandes campeonatos lá fora como por terem problemas físicos que os impedem de ser regulares. Salvio, Grimaldo ou Fejsa(a excepção pois é um grande jogador) passam tanto ou mais tempo lesionados que a jogar. Mas que equipa de topo aguenta isto se quer ser competitiva lá fora? 

Daí que este 11 do SL Benfica revela a oportunidade perdida que foram estes últimos 4 anos. Em vez de aproveitar a maré de sucesso para consolidação e renovação, COM QUALIDADE, temos um 11 envelhecido e sem alternativas de futuro e de qualidade.

Na temporada passada quantos jovens é que surgiram na equipa principal como reais soluções ou alternativas? Zero. 

Nélson Semedo foi do primeiro ano de RV. Renato Sanches foi do primeiro ano de RV. Lindelof foi do primeiro ano de RV. Ederson foi do primeiro ano de RV. Todos vendidos à primeira oportunidade.

Se Ruben ou Kalaica, Alex Pinto ou Yuri Ribeiro fossem alternativas já não tinham sido utlizados como opções reais como foram, por exemplo, os jogadores jovens vendidos?

Depois temos a velha questão de insistir em Samaris ou Filipe Augusto como 6. Não o são. E se Samaris é uma boa alternativa no banco e um excelente elemento no balneário, Filipe Augusto não provou nada e provavelmente continuará sem o provar. Ou será que fazer um bom jogo com um Belenenses fraco e treinado pelo Domingos é cartão de visita para alguém?

Além disso, continuo sem entender como se fala em jogadores que ainda agora chegaram e que têm que provar a sua qualidade, a sua capacidade de aguentar a pressão de estar no SLB, como grandes soluções consolidadas!

Krovinovic ou Chrien ainda têm que provar a sua valia para o Glorioso.

Temos ainda Rafa que tirando uma ou outra tirada está a léguas de valer os quase 20 milhões que custou ao SLB ou Cervi que apesar de se notar ter qualidade está demasiado preso às tarefas defensivas devido à solidão de Fejsa no miolo do terreno.

Será que o SL Benfica está assim tão bem apetrechado?

Será que não ter aproveitado a oportunidade que os títulos deram para proceder a uma renovação tranquila daqueles que já não serão o futuro do clube foi boa gestão?

Não há tragédias nem Midas no SL Benfica. Há sim vistas curtas.

Estará o plantel do SLBenfica assim tão carenciado?

Avatar
 ●  71 comentários  ● 

Todos os anos é isto! O plantel do Benfica é sempre o mais fraco, mais desequilibrado, falta sempre não sei o quê, é mais fraco do que nos tempos do Jesus... e no fim, GANHA O BENFICA!

Vamos lá por partes!

A baliza está fechada! Temos dois guarda-redes de grande potencial e dois guarda-redes de grande experiência que serão fundamentais (cada um à sua maneira) para a evolução contínua dos dois guarda-redes.

Bruno Varela pode ser uma promessa ou uma incógnita para alguns. Para mim está entregue a baliza, depois de ter metido na cabeça que é o dono daquele lugar e que não tem que provar nada a ninguém, mas sim trabalhar que nem um louco como sempre fez para aqui chegar. Julio Cesar quando estiver bem estará no banco e Svilar, aos 18 anos tem agora que fazer o seu caminho. Será o suplente talvez nas taças e irá evoluir talvez nos jogos da equipa B durante um período para aplicar em competição o resultado do treino ao mais alto nível. Paul o Lopes, pelo seu carisma e benfiquismo, espero que fique como adjunto do Prof. Luis Esteves e bem perto dos nossos guarda-redes no balneário.

Na defesa uns dizem que precisamos de um defesa direito, outros de um defesa esquerdo e outros de um central. Há até quem diga que precisamos dos três. Eu acho que dificilmente fará sentido entrar mais alguém. Já sair...

No centro da defesa, o SLBenfica vai ter, novamente, a melhor dupla de centrais a atuar em Portugal. Podem dizer o que quiserem do Luisão, mas enquanto atuar a este nível nem quero saber que idade o homem tem. Jardel é um caso raro de inteligência emocional. Soube esperar pela certa saída do Lindelof com quem fez a melhor dupla que vi desde Ricardo Gomes e Mozer. Agora é o dono do lugar, sendo um dos mais rápidos e possantes centrais do nosso campeoanto, a recuperação do ritmo competitivo irá conferir-lhe o estatuto de futuro "pai" do Ruben e do Kalaica, o futuro da defesa do SLBenfica ao lado do Jardel quando Luisão sair. Neste contexto não vejo motivo para manter Lisandro se houver oportunidade para ele sair.

Na lateral direita temos André Almeida. A par de Luisão, gostava que me indicassem o nome de dois laterais que se andem a exibir a melhor nível do que o André. Ir investir dinheiro na substituição casmurra do titular do TRI, é absurdo. Tal como o Jardel, depois de vários meses a jogar a espaços, o André melhora de jogo para jogo e já tem uma alternativa em Mato Milos... mas a real alternativa chama-se Alex Pinto, joga que se farta na equipa B e tenho a certeza que na próxima equipa integrará o plantel principal.

Na esquerda temos o melhor lateral esquerdo a atuar em Portugal, que infelizmente se lesionou, mas que tenho absoluta confiança que fará a época ao mais alto nível, Alex Grimaldo. Como alternativa ao espanhol temos o titular dos últimos títulos do SLBenfica e o campeão europeu Eliseu. Precisamos de contratar alguém que sente o Grimaldo? Vá lá... o espanhol em breve valerá mais de 25M€ e querem que entre quem? Além disso, o Yuri Ribeiro em Vila do Conde começa a mostrar que a saída foi temporária. Está a fazer-se jogador...

Daqui em diante espero que ninguém tenha dúvidas do plantel tremendo:

Na posição 6 temos o super-homem (Fejsa) e os seus grandes escudeiros de enorme qualidade (Samaris e Filipe Augusto). Na gestão do ataque temos o Pizzi e o Krovinovic, com Chrien à espreita e veremos se o Horta ganha juizo para entrar na luta ou tem que ir rodar... tal como já li hoje, para quem suspira pelo Bruno Fernandes, gostava de ver qual destes ele sentava... pois!

Nas alas, muita qualidade: Rafa e Cervi na esquerda, Salvo e Zivkovic na direita. Qualquer um dos quatro dispensa apresentações, talvez com Zivkovic a precisar este ano de "explodir" como Cervi já vem fazendo.

Na frente, Jonas, Seferovic, Mitroglou e Jimenez dispensam apresentações. Não haverá frente de ataque mais forte do que esta na Liga portuguesa.

Isto sem esquecer que João Carvalho, no apoio ao ataque, e Diogo Gonçalves nas alas e no ataque são ainda valores muito sólidos em evolução e que sem dúvida irão aparecer esta temporada.

Estará o plantel do SLBenfica assim tão carenciado?

Svilar/Champions/Ornelas/Mercado.

Avatar
 ●  95 comentários  ● 


Svilar:
Mile Svilar chegou a Lisboa para assinar pelo Sport Lisboa e Benfica. O belga de 1,89m vem para reforçar as opções na baliza do SL Benfica. Como nunca o vi jogar não faço ideia da sua valia como guarda-redes. Veremos se teremos uma terceira "sorte" depois de Oblak e Ederson. Dava jeito era se não o vendessem ao primeiro que aparecer com uns milhões e que não oferecessem 50% do seu passe aos amigos.

Seja como for, parte a muita distância de Varela, o actual titular da baliza. 

Champions:
O sorteio para a Champions abre boas perspectivas ao SL Benfica. Apesar das insuficiências do plantel, e que não foram ainda supridas, temos todas as condições para passar aos Oitavos de final, o que é o mínimo dos mínimos aceitável.

Quanto aos outros clubes portugueses(se considerarmos o Enclave do Dragay como parte de Portugal), as tarefas não são tão simples. 

O Sporting tem a missão de garantir a passagem para a Liga Europa já que o seu treinador borrado estará mais interessado em ver o Barcelona jogar ao vivo, como o fez em 2012 no Glorioso. Não conseguir a passagem para a Liga Europa será mais um feito histórico de Jorge "A Fraude" Jesus.

O FC Porto tem um grupo complicado e que face à manta curta que é o plantel treinador por Sérgio Conceição não auguro um grande futuro na Champions deste ano.

Em termos de rankings de Portugal da UEFA, desejo que todos os clubes portugueses possam ir o mais longe possível, mesmo incluindo o clube do Enclave, enquanto aquilo ainda fizer parte da cidade do Porto e de Portugal.

Ornelas: 
Fiquei surpreendido com as reacções do lado dos comentadores do SLB face à promoção da esposa de Bruno de Carvalho a directora no Sporting. Incrivelmente macios, alguns deles até referindo-se carinhosamente à senhora como "A Joana".

Comentários como "desde que tenha sido escolhida pelas suas capacidades profissionais" ou "ela já era empregada do Sporting por isso foi promovida como em qualquer outra empresa".

Então a senhora era tão qualificada e só agora, 2 meses depois de casar com o presidente, e mais de 4 anos após a entrada do homem no Sporting, é que se aperceberam das suas "qualidades"?

Há linhas que não se ultrapassam. E esta é uma delas.

(Já agora, o EDDB publicou uma análise à tese de Mestrado de Joana Ornelas corrigindo a mesma de vícios verdes.)

Depois de Pinto da Costa colocar o seu filho também a sugar os fundos do FC Porto, assistimos a Bruno de Carvalho no Sporting a beneficiar a recém-esposa. Os vícios privados precisam assim de tanto dinheiro?

Espero que a reacção macia dos comentadores benfiquistas não seja uma espécie de prenúncio para uma cooptação familiar num futuro próximo no Sport Lisboa e Benfica. Até porque não passou ao lado do NGB a recente saída "criativa", mesmo que tenha sido motivada uma pretensa "falta de capital". 

O Sport Lisboa e Benfica é propriedade dos sócios, não é uma empresa familiar mesmo que nisso o queiram tornar.

Mercado:
Aproxima-se o dia 31/08 e se a posição de GR parece ir ser reforçada, as outras...ainda não. Continua a falta um defesa esquerdo, um central, um trinco e um oito.

Acham que não? A época é longa, as exigências também e este ano é FUNDAMENTAL atingir o Penta e ganhar bastante dinheiro na Champions. Nada se faz com soluções de segunda categoria. Além disso, ainda estamos em Agosto e a dança das lesões regressou. Este plantel NÃO CHEGA.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

SLBenfica nas seleções

Avatar
 ●  34 comentários  ● 

O Caixa Futebol Campus deixou de mostrar "obra feita" apenas nas seleções mais jovens. Nas convocatórias anunciadas nos Sub21 e AA de Portugal, contamos com:


SUB21


Ruben Dias, Ferro e Yuri Ribeiro, André Horta, Renato Sanches e João Carvalho, Diogo Gonçalves e Gonçalo Guedes - 8 jogadores "made in Seixal".


AA

Varela, João Cancelo, André Gomes, Danilo Pereira, Bernardo Silva e Nelson Oliveira - 6 jogadores "made in Seixal".


Nestas duas seleções estão 14 jogadores (QUATORZE) oriundos da formação do SLBenfica, precisamente os mesmos que o SportingCP, clube que liderou destacadamente a marca de água de formação dos principais jogadores das principais seleções até ao momento em que, também nestes escalões, o SLBenfica assume a dianteira.


Brevemente, sem sombra de dúvida, aparecerão outros jogadores "made in Seixal" como o José Gomes ou o Pepê...

Este é o grande projeto do SLBenfica! Este é o grande motivo do continuado investimento no Caixa Futebol Campus... este é o projeto que sempre defendi para o SLBenfica e que muito me orgulho de ver erguido.

Pelo caminho, tenho muita pena de ver o André Horta a cometer o mesmo erro do Nelson Oliveira e não perceberem que não basta ser um grande benfiquista e ter esse reconhecimento dos adeptos. Este projeto não se compadece com estatutos mas com uma capacidade constante de marcar a diferença.

Bora André! E mesmo o Nelson Oliveira não perco a esperança de o voltar a ver na Luz, infelizmente o Danilo, como o Bernardo e o Cancelo não puderam evoluir no Benfica ao mais alto nível (no caso do Danilo foi um misto de falta de visão do jogador e do Benfica).

Clubismos aparte, tanto SLBenfica como SportingCP devem ser vistos como um enorme orgulho nacional ao "fabricar" dos melhores jogadores que a Europa vê jogar!

Este é o caminho. Infelizmente o Sporting tem perdido um pouco este caminho e são menos os jogadores da formação que têm tido oportunidade de aparecer. Temos agora o Gelson (craque) com o Podence e o Iuri à espreita, mas já com 21 e 23 anos, com vários anos já "perdidos", porque a qualidade está toda lá, mas a estratégia do clube infelizmente mudou.

O projeto de sustentabilidade do futebol português tem que passar por aqui...

Mas tem que passar por todos os clubes e os grandes têm que desempenhar um papel fundamental neste processo nos escalões mais baixos. A FPF deveria limitar o numero de equipas que Benfica, Sporting e FCPorto têm, pois chegamos a ver nos mais baixos escalões essas equipas a terem equipas A, B, C, D... que simplesmente "secam" a qualidade dos jogadores em todas as equipas da região.

Depois, passados poucos anos (um, por vezes) descartam os míudos - muitos deles perdem-se na falta de motivação depois de um ano passado na cauda das opções - e alguns deixam o futebol ou perdem a magia que os caracterizava antes.

Estes clubes deveriam ser limitados às respetivas equipas A, de modo a que pudessem dar tempo a estes miudos para evoluirem noutros clubes, dar competitividade aos campeonatos de formação, dar dimensão e oportunidade aos clubes de se destacarem e captarem patrocinadores e com isso darem mais e melhores condições à formação.

Devia ser proibído os miúdos abaixo dos 16 anos terem qualquer tipo de representação por empresários, algo que se começa a ver já aos 14 anos. Devia ser impossível aos clubes realizar aos 14/15 anos contratos castradores de formação com os jogadores e os pais.

O futebol português está a ser destruido por uma geração de oportunistas, arruaceiros, sedendos de poder e enriquecimento que orquestra jornalistas, dirigentes associativos, dirigentes federativos, etc.

Se não se criarem condições para o futebol se regenerar e viver de uma formação de excelência, que "fabrica" jogadores de qualidade para todo a Europa... estaremos a 4 ou 5 anos de ver o futebol português morrer sozinho e os clubes se tornarem uma sobra do que foram quando enfrentavam, em qualidade, os maiores da Europa.

Sorteio completo!

Avatar
 ●  41 comentários  ● 
Só uma nota inicial: chamar sorteio a isto que a UEFA faz é um insulto. As condicionantes são tantas que pode ser tudo menos...um sorteio.

Grupo A:
Benfica
Manchester United
Basileia
CSKA Moscovo

Grupo B:
Bayern Munique
PSG
Anderlecht
Celtic

Grupo C:
Chelsea
A. Madrid
Roma
Qarabag

Grupo D:
Juventus
Barcelona
Olympiacos
Sporting

Grupo E:
Spartak Moscovo
Sevilha
Liverpool
Maribor

Grupo F:
Shaktar
Manchester City
Napoles
Feyenord

Grupo G:
Mónaco
FC Porto
Besiktas
Leipzig

Grupo H:
Real Madrid
B Dortmund
Tottenham
Apoel

O sorteio da Champions: cenário.

Avatar
 ●  17 comentários  ● 

Grupo do SL Benfica:
- Benfica
- City ou United
- Anderlecht
- Celtic

Tudo com viagens curtas e pouco desgastantes.

Este parece-me um grupo acessível ao SL Benfica e capaz ao mesmo tempo de garantir casas cheias na Luz. Devo dizer que até agora os melhores adeptos que vi visitar a Luz foram mesmo os do Celtic.

Quanto aos outros...

-FC Porto
- Bayern
- Nápoles
- Feyenord

-Sporting
- Juventus
- PSG
- Liverpool

Veremos o que vai acontecer.

O que fazer quando 3 pessoas querem ser o principal "palhaço" do circo? Ganha o senhor fraude.

Avatar
 ●  71 comentários  ● 


"A equipa está a crescer. São coisas bonitas que fizemos. O Sporting nunca tinha ganho na Roménia, ganhou... Mas os meus dois anos têm sido consecutivamente isto: fazer coisas que o Sporting não consegue fazer, agora só me falta ganhar títulos em Portugal". - Jorge "A Fraude" Jesus.

Como Bruno de Carvalho e Nuno Saraiva não me dizem nada, o principal será sempre o senhor ajoelhado da fotografia. A maior fraude do futebol português dos últimos anos.

Será que o Sporting alguma vez já conseguiu ganhar no Curral das Freiras? Ou em Freixo de Espada à Cinta? Fica o desafio a Jorge Jesus!

Não sou daqueles que venerava Jorge Jesus no SL Benfica e só depois de ele sair é que mudou de opinião. Quem acompanha o NGB há mais tempo sabe há quantos anos tenho esta opinião sobre ele.

Estas tiradas de Jorge Jesus agora fazem-me rir mas nem sempre foi assim.

Enquanto esteve no Sport Lisboa e Benfica tivemos que levar com este ignorante pacóvio cujo grande feito antes do SL Benfica tinha sido descer equipas de divisão e ganhar o fabuloso troféu Intertoto.

Teve investimento e atletas como nenhum outro antes ou depois de si no SL Benfica desde que Vieira entrou no clube.

Ao contrário do que ele diz, não ensina ninguém a jogar à bola nem nunca transformou um cepo num grande jogador. Apenas fez o que qualquer treinador com 2 olhos e alguma inteligência faz: aproveita os jogadores com maior qualidade.

O seu maior feito não foi ser bicampeão nacional pelo SL Benfica. Foi ter dado um tricampeonato ao FC Porto com 2 treinadores acabados de chegar ao lugar de treinador principal. 

E o mesmo lhe aconteceu quando mudou para o Sporting e teve que disputar o campeonato com Rui Vitória, que já lhe tinha ganho uma Taça de Portugal e que ao chegar a um grande, sem os anos de experiência nesse lugar como Jorge Jesus, foi campeão. Jorge Jesus perdeu, como sempre.

É um treinador borrado, como ontem me dizia um amigo. E já deixou o aviso aos sportinguistas e aos lagartos: o objectivo está alcançado. Agora é "disfrutar". Ou seja, perder por poucos.

Jorge Jesus não inventou nada no Sporting assim como não tinha inventado nada no SL Benfica.

Aliás, o único troféu que ganhou no Sporting foi a um Benfica de rastos por ter jogado 2 ou 3 jogos às 3 e tal da manhã de Portugal poucos dias antes. 

Mas juntando a isto tudo o que também não perdoo a Jorge Jesus é ser um verme sem qualquer respeito pelo clube que lhe deu tudo. Ou de onde é que pensam que veio a esmagadora maioria da informação e contra-informação que o Sem Pescoço e o Janota Marques partilham? É de hackers? Não inventem! 

Que grande coincidência o Sporting e o FC Porto acederem a informação(manipulada e não manipulada) interna do SL Benfica só depois de Jorge Jesus entrar no Sporting! 

Acham que foi por acaso que tentaram limpar o rasto para Jorge Jesus com a história de que "o computador ficou na Luz"? 

Deixo só um recado aos benfiquistas que possam vir com a conversa do "estar agradecidos" a Jorge Jesus: Eusébio e o senhor Coluna, parcialmente responsáveis por um SL Benfica gigante e dominador dentro e fora de Portugal, vencedores natos, sempre responderam da mesma forma quando questionados sobre se o SL Benfica devia estar grato pelo que eles fizeram pelo clube.

Eusébio da Silva Ferreira e Mário Coluna responderam (como tantos outros depois deles também fizeram o mesmo) que eles é que eram gratos porque só puderam ser o que foram graças ao Sport Lisboa e Benfica!

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Que comecem os jogos dos crescidos... Amanhã há sorteio! Façam as apostas

Avatar
 ●  60 comentários  ● 
Façam as vossas escolhas do grupo que gostariam de ver sair para o SLBenfica:

Pote 1
Real Madrid (Esp.) Bayern (Ale.) Chelsea (Ing.) Juventus (Itá.) Benfica (Por.) Monaco (Fra.) Spartak Moscovo (Rús.) Shakhtar Donetsk (Ucr.)

Pote 2
Barcelona (Esp.) At. Madrid (Esp.) Paris SG (Fra.) B. Dortmund (Ale.) Sevilha (Esp.) Manchester City (Ing.) FC Porto (Por.) Manchester United (Ing.)

Pote 3

Nápoles (Itá.) Tottenham (Ing.) Basileia (Suí.) Olympiacos (Gré.) Anderlecht (Bél.) Roma (Itá.) Besiktas (Tur.) Liverpool (Ing.)

Pote 4
Celtic (Esc.) Feyenoord (Hol.) Maribor (Esln.) Leipzig (Ale.) Sporting (Por.) CSKA Moscovo (Rús.) Qarabag (Aze.) APOEL (Chi.)


- Da minha parte não tenho dúvidas:

Benfica
Barcelona
Liverpool
Feyenoord

Notas de escolha: evitar deslocações longas, ter equipas de topo do grupo e ter o privilégio de receber ex-jogadores do Benfica de enorme qualidade e revê-los ao vivo ao mais alto nível. Quanto ao Liverpool, dá para meter uma cunha aos senhores que aquecem as bolas para poder ir ouvir o We Will Never Walk Alone ao vivo? Vá lá...

Quanto às possibilidades de o SLBenfica passar este grupo, não tenho duvidas. Vencer todos na Luz e não perder em Barcelona. Acredito que poderiamos até passar em primeiro lugar.

PS- Dispenso as vossas escolhas sobre os restantes clubes portugueses. Da minha parte desejo-lhes que tenham os grupos que desejarem e que possam seguir em frente para os 1/8.

Equipa B

Avatar
 ●  31 comentários  ● 

Esqueçam lá os resultados, vencer a II Liga não é o plano do SLBenfica...

Mas se gostam de contratações e reforços para a equipa, deixem lá de correr para a primeira página da Bola, Record e Jogo, deixem lá os blogs e os sites dos jornais, párem de ver os programas de merda na TV... e metam os olhos na equipa B do Benfica.

Não vos peço que vejam os jogos para verem os resultados ou sequer a classificação.

O que interessa é verem o que estes miudos fazem e a qualidade de jogo destes jovens jogadores.

Hoje, contra o Varzim que acabou agora mesmo, um jogão do Heriberto, do Gedson e do Florentino... com notas muitíssimo positivas para o Ferro e para o Alex Pinto. Mas estarei a ser injusto ao não destacar outros.

Também Willock esteve em campo e mostrou enormes qualidades.

EXCELENTE! Muito potencial, muito muito potencial...

De volta à unica coisa que interessa: O Projeto do SLBenfica

Avatar
 ●  37 comentários  ● 

Ontem soubemos que um futuro titular do SLBenfica e da Seleção Nacional viu reconhecido pelo futebol português o seu potencial para "dar o salto" da equipa B do SLBenfica para uma equipa competitiva da I Liga do futebol português:

- Pedro Rodrigues, um dos "box to box" a quem antecipo um futuro mais brilhante assinou por empréstimo com o Estoril. Antecipo-lhe um a dois jogos até "conquistar" o lugar no 11 do treinador do FCPorto.

O meio campo do Estoril é composto por jogadores jovens, o mais velho é o Eduardo Teixeira de 24 anos, e penso que o Pepê tem todas as condições para assumir a titularidade na equipa do Estoril a partir do jogo com o Sporting onde creio que pode já aparecer em jogo - veremos.

O Pepê espalha classe em campo! Uma qualidade de passe e visão de jogo brilhantes, que falta complementar com uma rodagem e combatividade impossível de adquirir em competição numa equipa onde estão Fejsa, Samaris, Filipe Augusto, Krovinovic e Pizzi.

O Pepê na próxima temporada, sem sombra de dúvida, estará entre os eleitos do plantel do SLBenfica, tal como teremos o Diogo Gonçalves e o João Carvalho, que na minha opinião podem seguir o mesmo caminho dependendo da recuperação e lançamento definitivo do Zivkovic, se entra ou não alguém na vaga do Carrillo como se tem comentado o acordo existente com Gumus, um jogador fantástico, e por fim, como fica a frente de ataque onde João Carvalho tem vindo a ser "preparado" como um sucessor do Jonas que se mantém implacável.

Já este ano Ruben Dias e Bruno Varela estão de pedra e cal no plantel, sendo que o Jardel que não se descuide senão o miúdo vai "comer-lhe" o lugar. Na próxima temporada não tenho duvidas que será ele o sucessor do capitão Luisão, depois de passar este ano "entre os big boys".

Aparentemente o Benfica fez bem o "jogo de paciência" e parece que contratará mais uma grande promessa, agora para a baliza. Um jogador que vinha estando no radar de Arsenal, Chelsea e Manchester depois de brilhantes exibições na Youth League.... desde os 15 anos (tem agora 17). O Benfica antecipou-se à concorrência e traz para a Luz um jogador que, tal como Oblak e Ederson, poderá dentro de dois/três anos valer vários milhões ao SLBenfica (e ao Anderlecht que deverá assegurar uma percentagem para viabilizar a saída do Svilar).

O Bruno Varela irá manter, na minha perspetiva, a titularidade da baliza do Benfica mas passará agora a contar com um "challenger" a 100%, abrindo espaço a Paulo Lopes para "pendurar as luvas" e a Julio Cesar para preparar a retirada também (ou uma última etapa no Brasil).

Olhar para os escalões de formação é assustador! A qualidade que se aproxima da equipa principal de ano para ano é imensa! O futuro é brutalmente entusiasmante...

Olhemos para a frente e veja-se o percurso até aqui:

- João Cancelo (Inter Milão)
- Bernardo Silva (Manchester City)
- André Gomes (Barcelona)
- Renato Sanches (Bayern Munique)
- Gonçalo Guedes (Valência "tapado" agora pela constelação que aterrou em França)
- Ederson (Manchester City)
- Lindelof (Manchester United)

Repare-se nos clubes onde estão os jogadores formados no SLBenfica... "apenas" nos melhores da Europa e sem qualquer sombra para discussão.

A estes juntam-se ainda outros como Helder Costa (Wolverhampton e cobiçado por clubes da Premier League) e Ivan Cavaleiro (Wolverhampton e em crescendo depois de lesão complicada) ou ainda Oblak que se juntou ao SLBenfica com 17 anos, tal como agora Svilar chegará.

Este caminho não vai parar!

Bruno Varela, Ruben Dias, Diogo Gonçalves, Aurelio Buta, João Carvalho, André Horta (assim tenha juizo), Pedro Rodrigues, José Gomes, Florentino Luis, Gedson Fernandes, João Filipe, João Felix, Heriberto Tavares, Mesaque Dju, Umaro Embaló e muitos outros.... são tantos, tantos valores a caminho da construção e que representarão encaixes financeiros significativos no futuro.

Podem continuar a dizer que sou uma voz de quem vocês quiserem. Eu sou a voz da estratégia que sempre defendi e que critiquei totalmente a Direção por não apostar nela e repudiei o treinador que não tinha capacidade para a levar por diante. Agora que a Direção entrou neste caminho, seria hipócrita criticar uma política e estratégia sustentável que sempre defendi... isso era ser como muitos (que cá vêm escrever nos comentários) gostariam que eu fosse para destilarem os seus ódios.

O caso Eliseu e a hipocrisia dos fanáticos

Avatar
 ●  66 comentários  ● 

Fui um dos que, a quente, concordei que Eliseu deveria ter sido expulso pelo "pisão" ao jogador do Belenenses.

Mas ontem, quando vi que o Sporting avançou com um pedido de castigo a Eliseu, e à noite vejo que Rui Santos torna este caso num "benefício" ao Sport Lisboa e Benfica falando inclusive numa "protecção" a Eliseu com a ajuda e ênfase do moderador do "Tempo Extra", resolvi tornar a ver as imagens e de vários ângulos com a máxima atenção.

E vi o que provavelmente o VAR viu: Eliseu não só não tem qualquer intenção de pisar o jogador do Belenenses como até faz o que pode para o evitar.

Tirei 3 imagens que penso evidenciarem o que digo:

Imagem número um
Este é o momento em que Eliseu pisa, com o seu pé esquerdo, a perna do adversário. Vendo as imagens corridas é fácil de perceber que ao ver o jogador do Belém vir numa espécie de "carrinho" Eliseu salta para passar por cima dele.

Se Eliseu tivesse sido imprudente ou maldoso teria pisado o jogador adversário com os 2 pés. Só que o pé direito pisa apenas o relvado numa reacção imediata a fim de ganhar impulso.

Imagem número dois
Com o pé direito assente no relvado para ganhar impulso face à interrupção súbita do "carrinho" do jogador do Belém, Eliseu não consegue evitar que o pé esquerdo assente no jogador adversário. Eliseu, nessa fracção de segundo, consegue que o seu pé pise apenas a parte protegida pela meia.
Desafio qualquer um dos opinadores a conseguir fazer diferente numa jogada de segundos!

                                          Imagem número três
A imagem corrida mostra que Eliseu de forma imediata utiliza o pé direito para impulsão e portanto não realiza quase pressão alguma na perna do jogador do Belém evitando assim que o pudesse lesionar.

Foi o Eliseu imprudente? Não. Foi o Eliseu maldoso? Não. 

A jogada foi ocasional e não era possível evitar o que sucedeu.

Foi essa a interpretação do VAR e foi por isso que não teve intervenção nesta jogada.

A campanha que está montada para castigar Eliseu está directamente relacionada com a intenção de privar o SLB de jogar com um defesa esquerdo visto que Grimaldo ainda está lesionado.

É uma campanha miserável mas que foi antecipada por nós no NGB ainda na temporada passada.

Tiago "Cachecol do Porto", Fernando Gomes, Fontelas Gomes e Paulo Costa são as caras de um sistema que visa levar o FC Porto ao título nacional, utilizando como alavanca os fantoches do costume: os lagartos que dominam o Sporting.

Parece que não aprenderam nada com os últimos 40 anos. Fanáticos hipócritas.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Sem merda a gravitar à volta do futebol esta escória não sobrevive

Avatar
 ●  35 comentários  ● 
Uma coisa é certa: Aqueles que tiveram a ilusão de que o vídeo-árbitro ia trazer a verdade ao futebol e a pacificação no desporto, já se desiludiram há muito. O vídeo árbitro não vai trazer pacificação nenhuma, vai apenas passar a ser o (novo) foco da discussão.

E esta é uma ideia que tem de se passar desde logo, a de que a pacificação no futebol não se resolve com vídeos-árbitros, e só vai existir quando os agentes desportivos tiverem eles próprios a intenção de pacificar.

Ora, não têm, a perceber logo por esta moda nova dos Diretores de Comunicação, que na verdade mais não são do que “Paineleiros” que abundam pelos programas de “debate desportivo”, mas que são “Paineleiros” com mais poder. Ou seja, são por assim dizer os chefes dos “Paineleiros” todos de cada clube, quase sempre os mais arruaceiros e dando o mote às campanhas que se devem seguir.

E como não têm nem nunca tiveram essa ideia de pacificação, o vídeo-árbitro é apenas e só o novo foco de discussão, e se não for o vídeo-árbitro é garantido que se arranja outro. Sem merda a gravitar à volta do futebol esta escória não sobrevive.

Sobre o vídeo-árbitro já aqui fiz a minha previsão há muito tempo: de que ia trazer mais problemas do que benefícios. Não vou repetir tudo o que já disse mas queria apenas passar três ideias:

     1. Como o Shadows diz e bem, até agora o vídeo-árbitro só serve para proteger o árbitro. 90% dos lances em análise num jogo de futebol são discutíveis, e nestes o VAR não mexe. O critério do árbitro prevalece (quase) sempre.

     2. A lógica diz que daqui em diante, o fiscal de linha só assinalará foras de jogo escandalosos. Tudo o que seja ali metro atrás ou metro à frente, nada como deixar seguir, e se houver fora de jogo o VAR logo anulará a jogada. Na prática, nem seria preciso Fiscal De Linha no campo. Bastaria ao VAR comunicar os foras de jogo ao árbitro da partida.

     3. Um dos problemas que os programas de Tele-Lixo desportivo trouxeram ao futebol foi que criaram os penalties de televisão, penalties esses que antes da televisão passavam despercebidos ou simplesmente não se marcavam, e com a TV em slow motion dão conversa para duas semanas. Ora, o VAR representa a entrada numa uma nova era, a dos penalties de vídeo-árbitro.

Ora, sobre o ponto 3 dou um exemplo: No último Guimarães X Sporting, há um empurrão num pontapé de canto de Bas Dost ao avançado do Guimarães na área do Sporting que o VAR analisou. Para mim é penalty? A resposta é não, não é. Mas para mim, aos olhos do vídeo-árbitro não há-de ser penalty porquê? Há ou não há empurrão? Há ou não há tentativa de tirar o jogador do Guimarães da jogada? Para mim há.

Mas este é um exemplo em que vai ser preciso muito mas muito cuidado com o caminho que o VAR seguir, porque até agora é tudo novo, e o que se está a assistir está a ser arquivado pelos Paineleiros dos clubes, e brevemente vai ser tudo trazido à luz do dia para ser confrontado com qualquer lance semelhante que aconteça num outro jogo, e onde o vídeo-árbitro decidir... marcar penalty. 

Ora, se o penalty sobre Jardel contra o Braga não foi e o de Bas Dost também não, nenhum lance parecido daqui em diante pode ser. Qualquer treinador pode pedir aos seus jogadores para agarrar. E quando for penalty vai dar merda da grossa, claro está, e todos se vão questionar: Vídeo-Árbitro para quê? 

Para finalizar, Eliseu deveria ter sido expulso contra o Belenenses? Para mim sim, inquestionavelmente. Aquele lance, e quem já jogou à bola sabe (e eu joguei embora não tenha sido no Damaiense), aquele tipo de lances são para marcar território e ali o Eliseu excedeu-se um bocadinho.

Podia ter evitado o contacto, eu sei que tirou o pé sem “amassar” muito, mas a verdade é que amassou e podia ter aleijado o jogador do Belenenses seriamente.

Quem se lembra do que nem há uma semana atrás aqui escrevi sobre Eliseu, mantenho. Aprecio Eliseu, acho que para o campeonato português onde se joga rasgadinho e sempre ao ataque serve, eu gosto de jogadores raçudos que não se intimidam e que jogam sempre ali nos limites da legalidade mas, a outro nível, a um nível de Champions League onde é posto à prova defensivamente vinte vezes num jogo, o Eliseu vê um amarelo aos 10 minutos e a partir daí vai ser sempre a sofrer.

Ora, isto é o que eu diria se fosse um jogador do Sporting ou do Porto a ter aquela entrada, e para Eliseu digo o mesmo: Deveria ter sido expulso.

Discussão completamente diferente é quando se entra na questão de se para o Eliseu ser expulso o Maxi também tem de ser e não foi, e se para o Maxi ser, o Slimani deveria ter apanhado 20 jogos pela cotovelada sobre o Samaris, etc,etc. Isso já é conversa para paineleiro desportivo, cada um nas suas campanhas, onde sinceramente não creio que haja inocentes, por muito que isso custe a alguns.

Hoje mesmo Fábio Coentrão desmentiu Pedro Guerra, dizendo que nunca chumbou em nenhuns exames médicos. Ora, o que Pedro Guerra disse no Prolongamento foi que o Benfica recusou Fábio Coentrão (dando a entender que nos foi oferecido), e que o Benfica não quis porque clinicamente está “acabado”.

Ora isto, A SER VERDADE, é grave, independentemente de ser o Benfica ou outro clube qualquer a dizê-lo. Isto põe em causa a honra e a dignidade de qualquer CIDADÃO. E se é mentira não se deveria dizer ou insinuar, é a minha opinião.

Este é um caso em que gostava de saber realmente se Fábio Coentrão chumbou nos exames médicos ou não, para que eu saiba em quem confiar.

E esta é pois a questão, confiar em quem numa altura em que vale tudo e cada um diz literalmente o que quer, em que se inventa tudo e mais alguma coisa e toda a gente passa impune sem necessidade de provar o quer que seja?


A escolha é simples: Ou papar esta lenga lenga toda porque a gente gosta é deste tipo de novelas e de ver todos à chapada, ou então é desligar TVs, jornais e blogs, desfrutar apenas dos jogos ao fim de semana, e tentar acreditar no fim, que ainda existe alguma verdade no meio daquilo tudo.

ranking