Artigo da autoria do benfiquista "Benfica Sempre":
"
Habemus Médico
“
Ex-diretor clínico do Barcelona vai liderar departamento médico” -
A Bola 26/02/2017
Recentemente em um texto que escrevi, mencionei a forma como o Benfica deixou perder pontos de forma estupida ao longo da Época, e no meu ver uma das principais causas foi o numero de casos clínicos.
Não é coincidência que pouco tempo depois de chegar um novo clinico, não exista qualquer caso entre o plantel (Penso que Mitroglou já esteja apto). A cartilha até pode dizer o contrario e que não existe qualquer relação, mas eu como não acredito em coincidências, existia um problema e foi resolvido.
O 11 para Rui Vitória, salvo uma ou outra posição, estava definido pouco tempo depois de começar a Época:
· Ederson
· Nélson Semedo
· Luisão (acredito que seria Jardel a 1ª opção, mas face às lesões ficou)
· Lindelof
· Grimaldo
· Fejsa
· Pizzi (De inicio o Pizzi fazia parte do 11, mas não no miolo)
· Sálvio
· Cervi (Extremo esquerdo foi das maiores incógnitas para o próprio RV toda a Época)
· Jonas
· Mitroglou
Sabem quando RV conseguiu ter este 11 todo à disposição? A 09/04/2017, 1 Mês antes do final…Grimaldo regressa a 05/04/2017 e Fejsa a 09/04/2017.
Não existe treinador que resista a tanta lesão, era impressionante a quantidade de jogadores lesionados todas as semanas com RV a ter que arranjar sempre novas soluções. Chegamos a não ter qualquer avançado, e ter que ir o Zé Gomes para jogo, promissor, mas ainda demasiado jovem.
Se o FC Porto sonhou com este campeonato, na minha forma de ver uma das causas foi o facto de RV não conseguir estabilizar a equipa ao longo de toda a época, porque em condições normais tenho a certeza que este campeonato teria sido resolvido mais cedo.
Gostaria de ver o JJ ou o NES com o mesmo problema, para ver o que iria acontecer!!!
Mas porque renovaram com o Luisão?
Antes de mais quero esclarecer que o texto seguinte será um mero exercício especulativo, em função do que leio, ouço e vejo. Sou um adepto comum sem informação privilegiada, e muito menos recebo cartilha.
Essa terá sido a pergunta que mais ouvi aquando da renovação do Luisão e como gosto de tentar perceber o que se passa no meu clube, pensei e aí vai o que acho se está passar.
Nestes últimos dois anos o plantel valorizou imenso, um pouco pela qualidade de alguns jogadores, mas também pelas excelentes prestações na Liga de Campeões (Lindelof, Semedo, Ederson, Grimaldo) estes principalmente.
Também por outro lado temos neste momento o Benfica sentadinho em cima de um Tetra, o que dá uma margem enorme para poder avançar para um novo projeto.
Até agora o projeto baseava-se muito no próximo ano, embora se contratasse para os anos seguintes com uma política de continuidade, no entanto o foco estava sobretudo em vencer o ano seguinte.
Também não é novo que LFV deseja um titulo europeu, ele e todos nós claro, mas a vontade dele impera na hora das decisões, e para isso poder acontecer é fundamental que se consiga manter um plantel mais de 1 ano. Para tal acontecer os melhores tem que permanecer pelo menos durante 3 anos. Não se pode vender os melhores e reconstruir a equipa todos os anos.
Como escrevi em outro Post, face aos rumores de mercado e viagens constantes de LFV, creio que o Benfica se prepara para fazer um mega encaixe financeiro, com o objetivo de liquidar parte significativa da divida financeira. Não me espantava que o objetivo fosse toda a divida Bancária (sensivelmente 140M€) o que permanece a divida Obrigacionista (sensivelmente 160M€). Diminuir a pressão financeira é importantíssimo para um novo projeto de Médio Prazo.
E o que pinta aqui Luisão, perguntam vocês…
Se existem muitas saídas automaticamente tem de existir muitas entradas, e aí está o papel do nosso capitão na próxima Época. Muito provavelmente poderão sair algumas referencias do plantel (Samaris, Sálvio, Pizzi, André Almeida) atenção não digo que vão sair todos, mas acredito que estejam no mercado. Face á possível saída de algumas referências, é necessário um elemento agregador do grupo, e essa missão é para o Capitão, juntamente com outros elementos (Júlio César, Jardel, lisandro, Fejsa, Jonas) pelo menos acredito que estes sejam inegociáveis a que se juntam ouros ainda pouco valorizados (Rafa, Carrillo, Cervi, Zivkovic, André Horta).
Este próximo ano pode ser o ano “0” de um novo projeto, onde o foco para além do campeonato será um título Europeu, mas para isso acontecer é FUNDAMENTAL que o Presidente consiga manter uma Equipa durante pelo menos 3 anos.
O próximo passo será cada vez mais,
Um Benfica Europeu"