O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O incitamento à violência já é legal? Pedro Proença ou Fernando Gomes vão ou não condenar estas declarações?

. 18 comentários
"Guerra é Guerra! Olho por olho,dente por dente! Lampiões ódio eterno! Estes roubos tem de acabar!" - Macaco Gay - líder dos SuperDragays no passado fim de semana.
Já a Fevereiro de 2016 tinha sido assim:

"Um grupo de adeptos do FC Porto encabeçado por Fernando Madureira, líder da claque oficial Super Dragões, deslocou-se ao café do pai Jorge Ferreira – árbitro do P. Ferreira-Benfica -, numa visita vista como tentativa de intimidação pelos familiares do juiz de Braga." - Sábado.

Não deixa de ser curioso que o mesmo Madureira tinha sido convidado para estar presente no XIII Encontro Nacional do Árbitro Jovem, em Leiria em Outubro de 2014.


Na altura, o então árbitro e hoje presidente da LPFP, Pedro Proença, justificou a presença de Madureira com as seguintes palavras:

"Era um colóquio sobre arbitragem e estávamos a demonstrar a jovens árbitros, entre os 12 e os 17 anos, que é possível o convívio entre pessoas de vários clubes, com funções diferentes. O mau jornalismo deu azo a más interpretações", lamentou." - DN.

Más interpretações? É neste comportamento recorrente que Pedro Proença se revê como dirigente da LPFP?

A lei 16/2004 de 11 de Maio não abrange o incitamento à violência? 

A claque do FC Porto não está legalizada e por isso obrigada ao cumprimento restrito da lei?

Já agora, é contra esta mentalidade de violência e coacção que o Canelas 2010 pretende que os outros clubes joguem? 

Os nossos impostos ao serviço do Futebol Clube do Porto.

. 38 comentários
“A concelhia do PSD de Vila Nova de Gaia acusou o presidente da câmara, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, de "conflito de interesses e promiscuidade" ao aceitar um cargo na SAD do FC Porto. "Onde está o interesse público não cabe qualquer componente de cariz pessoal. Isto só tem um nome. Chama-se conflito de interesses e promiscuidade, com as todas as letras", refere o presidente da concelhia do PSD de Gaia, Cancela Moura, em comunicado hoje divulgado.

A SAD do FC Porto divulgou na quarta-feira os pontos de trabalho da próxima assembleia geral de acionistas convocada para 17 de novembro, um dos quais a eleição do presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, para administrador não executivo.
Já para o PSD, "ainda que a lei o permita", a situação é "ética e absolutamente reprovável" e "enferma de uma grosseira inversão da hierarquia de valores e até das convicções de quem exerce um cargo público em nome de uma comunidade".

Os sociais-democratas recordam que "o FC Porto tem sediado em Gaia o Centro de Estágio e Formação Desportiva Olival/Crestuma (...) sem nada pagar em troca" e que "foi também cedida à equipa B de futebol do FC Porto, em regime de exclusividade, (...) a utilização do Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso (...) contra o pagamento, muito recente, de uma renda simbólica e manutenção do relvado".

Ainda sobre a presença do FC Porto em Vila Nova de Gaia, assinalam que a secção de andebol "tem ainda o uso regular do Pavilhão Municipal da Lavandeira" sem pagar "quaisquer contrapartidas financeiras".

"O presidente da Câmara de Gaia deveria ser intransigente com os interesses dos gaienses, como, do mesmo modo, quem seja administrador da SAD, defende o F.C. Porto" sublinham os sociais-democratas.

Os sociais-democratas rematam o comunicado com duas questões ao presidente da Câmara de Gaia que querem que explique "qual o modelo de gestão, a quem será adjudicado e em que condições irá ser utilizado o Pavilhão das Pedras" e ainda "a que reporta o ajuste direto para a aquisição de serviços de venda de vouchers com viagem e estadia para ofertas institucional, no valor de 9.300 euros, de 29.12.2015, adjudicada à empresa Dragon Tour".

Contactado pela Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues destaca ser "surpreendente que o PSD" faça estes "ataques lastimáveis, cheios de fanatismo e preconceito" uma vez que "enquanto esteve na Câmara construiu um Centro de Estágio para o FCP, dizendo tratar-se de uma parceira estratégica para o Município, ao mesmo tempo que cedeu gratuitamente o Estádio Jorge Sampaio para o FCP (equipa B)".” – O Jogo.
----------------------------

Já tínhamos revelado que a CM Porto e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte andavam de mãos dadas a ajudar o FC Porto. Já só faltava que a Câmara mais endividada do país, a de Gaia, regressasse como muleta do FC Porto.

Isto ficou claro no post “Pinto da Costa anuncia “novo FCP” no “Teatro para Totós” que é o Porto Canal.” e no post “FC Porto procura financiamento nos nossos impostos?” onde revelamos o financiamento público que deu ao FC Porto o complexo da Piscina da Campanhã e que o então presidente da CCDR-N tinha aceite ser vice-presidente do FC Porto com o pelouro de “Planeamento de Novos Empreendimentos”.

(Aliás num destes posts até revelamos com antecedência o que seria a composição do Conselho de Arbitragem...)

O Futebol Clube do Porto ocupa instalações e serviços na zona do Grande Porto que custaram aos contribuintes portugueses mais de 20 milhões de euros.

O Futebol Clube do Porto usufrui de equipamentos públicos sem pagar ou a custos simbólicos.

Parece que estamos a regressar aos tempos de Nuno Cardoso ou de Fernando “Capachinho” Gomes em que a CM Porto estava ao serviço do FC Porto.

Hoje temos a CM Porto, a CM Gaia e a CCDR-N ao serviço do FC Porto usando para isso os dinheiros públicos.

O que leva o autarca de Gaia a querer estar tão envolvido com o FC Porto?

Porque estão a obrigar os contribuintes portugueses a resgatar financeiramente o FC Porto?


Será que se estas benesses dadas ao FC Porto fossem referendadas directamente pelos munícipes de Gaia e do Porto seriam aprovadas?

O ADN do FCP vem sempre ao de cimo. Árbitro ameaçado.

. 28 comentários
"Luciano Gonçalves presidente da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) confirma, em Bola Branca, que João Pinheiro "tem sido importunado durante todo o fim-de-semana, através das redes sociais e do telemóvel".

O líder da APAF classifica as ameaças como "preocupantes", justificando que "no futebol as pessoas deixam-se levar pela paixão e não pela razão". Os árbitros estão preparados para estas situações, mas é sempre incómodo para os árbitros e para as suas famílias. Todo o fanatismo é preocupante", acrescenta." - RR.

Os tipos do Canelas 2010 como não têm jogos estão com tempo livre para ressuscitar os métodos dos anos 80/90 e início de 2000. 

É importante que os árbitros denunciem TODAS as pressões e intimidações. 

FC Porto: "all-in"...na pressão à arbitragem.

. 33 comentários
Não estava nos planos do FC Porto perder pontos num campo tradicionalmente fácil para o clube condenado por corrupção desportiva.

De facto, o Setúbal tem sido um aliado a sul do FC Porto em vários momentos, alguns deles dentro de campo. Mas neste fim de semana que passou isso não aconteceu.

Já se sabia que o FC Porto procuraria qualquer justificação para atacar a arbitragem numa semana em que se perder ficará a 8 pontos da liderança. Daí que o lance de Otávio quase parece ter sido encomendado ao jogador do FC Porto.

As imagens não esclarecem para lá de qualquer dúvida o toque no jogador do FCP. Mas mesmo que o toque existisse, nenhum árbitro sério marcaria o penalty devido ao teatro de Otávio. Até o movimento de queda é contrário ao suposto toque.

Este lance serve para justificar o condicionamento na escolha do árbitro para o FC Porto - SL Benfica. 

Se já eram evidentes algumas pressões indirectas(através de recados) a Fontelas Gomes por parte do FCP, agora será mesmo uma espécie de "all-in" para este jogo. Paulo Costa será o trunfo nesta jogada do FC Porto e foi mesmo para isso que o FC Porto fez de tudo para que ele fosse nomeado o número 2 da arbitragem.

Tendo Fernando Gomes como presidente da FPF(que também já voltou a assistir a eventos do FCP) e como braço direito do presidente da FPF o tal homem que tem a alcunha entre os amigos de "Cachecol do Porto", será mesmo uma semana em que todos terão de estar bem atentos às movimentações e pressões desta gente.

Será grave se o FC Porto já tiver tido acesso antecipado ao nome do árbitro que estivesse mais bem colocado para a nomeação. Já falaram num nome e estou certo de que não foi por acaso.

Pinto da Costa, sabendo que está num ano crítico para o futuro do FC Porto(e seu), está a recorrer às velhas alianças e amizades antigas como muitos representantes das Associações na FPF.

Antero Henrique é o outro trunfo dentro da FPF como representante do FCP e alguém bem relacionado com alguns dos "dinossauros" das Associações.

Mas o "all-in" do FC Porto resume-se às estruturas do futebol? Não, como mais logo abordaremos no caso que envolve o presidente da CM Gaia.

domingo, 30 de outubro de 2016

Obrigado TVI24, Obrigado Benfica!

. 20 comentários
Se há por aí alguém que tem perdido os jogos de Hoquei Patins do SLBenfica no pavilhão e, os jogos fora, na TVI24... não sabem o que estão a perder. QUE SHOW!

O Hoquei nacional tem-nos brindado com jogaços de encher a alma por parte do SLBenfica, mas também dos adversários que se superam de forma fantástica para combater o campeão. Não percam!


Dou-vos só um "cheirinho" do golo do Nicolia ontem: 


Afinal deu para ganhar campeonatos...

. 21 comentários

Este tópico vem com meses de atraso? Não! Vem no momento certo em que muitos vão ficar surpreendidos com o espaço com que terão os jogadores da formação depois do regresso que se aproxima de muitos jogadores mais... credenciados. E vem no dia que faz um ano que vimos a aposta no menino de 18 anos que rendeu 35+25+20M€... 

(Por falar em Renato Sanches, os que dizem que foi vendido por 35M talvez dentro de uns meses atualizem o número para 60M! Vamos esperar).

Como é bem sabido, a minha "aposta na formação" é muito anterior à de Luis Filipe Vieira e tive que andar anos a ouvir que não se ganham campeonatos apostando na formação, mesmo que eu tivesse explicado 100x que apostar na formação não era ter só jogadores da formação - como aliás muito bem o SLBenfica demonstra hoje.

Eu estava certo e agora de repente assiste-se a um fenómeno fantástico e que me deixa cheio de orgulho quando vou ver jogos da formação ao Caixa Futebol Campus (parem lá de chamar aquilo "Seixal" sff): as bancadas estão cada vez mais compostas de adeptos anónimos, o que me enche de felicidade.

Hoje em dia já são muitos os que conhecem o Florentino Luis (um diamante de 17 aninhos - equipa B); o Guga (um motor), o João Felix (16 anos e já jogou pelos B); Pedro Rodrigues (um craque à Fejsa); João Carvalho (um Jonas em preparação); João Filipe (outro craque de 17 anos da B); Diogo Gonçalves (o senhor que se segue); José Gomes (dispensa apesentações)... isto só para nomear alguns.

Claro que, como sempre, nem todos (mesmo entre estes mais fortes) chegarão à equipa principal, mas o caminho que hoje seguem Ederson, Lindelof, Semedo, Guedes e Horta será o caminho de muitos deles que lá chegarão pelo seu mérito, sem favores e sem vida facilitada.

Jardel quando regressar não fará sair Lindelof que está imaculado e André Almeida não conseguiu destronar o Semedo em grande forma (como no ano passado Vitória não deixou que acontecesse o contrário quando o André estava muito bem). Guedes será um problema para Rafa que com o nosso GG a jogar assim dificilmente conseguirá entrar como titular...

Enfim, estamos numa liderança mais que merecida, a jogar bom futebol, com rotação de jogadores de forma inteligentíssima e uma equipa que aparenta uma frescura física muito assinalável em intensidade e apesar dos jogos consecutivos. Mesmo com tanta infelicidade com as lesões, o SLBenfica está na liderança enquanto outros se queixam por lhes faltar um jogador ou outro... nós andamos a viver este campeonato sem Gaitan, Renato e Jonas que foram os três pilares da equipa e já estivemos sem Ederson, já para não falar na companhia de Jardel a Lindelof que formou a dupla mais segura da época passada.

E não se chora! Se não há Jonas, Mitro e Jimenez... joga o Gomes de 17 aninhos e que esteve à beira de marcar várias vezes. Mas isso não quer dizer que ele tem lugar cativo porque tem 17 anos e é da formação... agora trabalha como todos e voltará um dia à sua oportunidade.


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dinâmica de (Rui)Vitória, leveza e fluidez. É o Sport Lisboa e Benfica desta temporada.

. 87 comentários
Foi assim que vi o jogo: uma equipa que está sempre centrada na obtenção do resultado e que não desespera pelo passar dos minutos.

Boas jogadas de entendimento, grandes golos e ambiente de confiança entre a equipa.

Com um grande golo de Gonçalo Guedes(que bom puto!!) e golos dos habitualmente criticados por mim Salvio e Pizzi, só faltou o regressado Eliseu também marcar...chiça! :)

É assim que temos de ir ao Dragão: líderes.

Vieira: o presidente que precisamos em 2016.

. 62 comentários
Sim, sou eu que estou a afirmar isto.

Tenho várias razões para pensar assim:

- Resultados desportivos: o último mandato foi inegavelmente um sucesso quer a nível do futebol quer a nível das modalidades. Um tricampeonato é algo que a grande maioria dos benfiquistas ainda não tinha vivido.

- Modelo organizacional: o Benfica tem hoje uma organização tipo empresarial que é eficaz a servir o clube e o seu modelo de governação baseado em Luis Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira. A criação das estruturas de apoio administrativo bem como toda a estrutura montada no Seixal têm dado frutos em vários campos de atuação do clube.

- Projecção da marca Benfica: hoje o clube tira maior proveito da potencialidade da marca Benfica e internacionalmente recuperou alguma da visibilidade que teve até princípio dos anos 90, altura em que disputou em 3 anos 2 finais da Taça dos Campeões(hoje Liga dos Campeões).

- Casas do Benfica: é inegável o serviço prestado pelas Casas do Benfica por todo o mundo. A aposta na criação de novas Casas do clube bem como a uniformização de imagem e informatização das mesmas foram aspectos inovadores entre os clubes portugueses e permite uma maior ligação entre associados, adeptos e clube, não importa em que parte do mundo estejam.

- Estruturas do futebol português: com alguns percalços devido à relação de proximidade com Pinto da Costa, Vieira tem sabido proteger o clube de mal maiores quanto à influência permanente que a AF Porto e os portistas ligados à direcção do FCP têm tentado colocar na arbitragem. Só assim foi possível conseguir 3 campeonatos seguidos e remeter o FCP para o lugar secundário a que pertence.

Estes são os motivos pelos quais acho que Luis Filipe Vieira é mesmo o presidente que precisamos para este momento da vida do clube.

Mas quer isto dizer que mudei de ideias quanto a Vieira ou ao resto? Não.

Continuo a achar que:

- Vieira não cumpre o que os estatutos exigem para ser candidato sequer a presidente, citados na quinta-feira pelo próprio sobrea aplicação dos mesmos a possíveis alternativas ou sucessores, o que torna o clube numa ditadura tipo Venezuela em que tudo se exige aos adversários mas nada se aplica aos que estão no poder.

- A escolha para a direcção de “zeros” tipo Cervan ou antigos opositores que apenas pretendem promoção à custa do clube são uma imagem de marca de Vieira. A sua limitação nas relações com os grandes clubes europeus em que nem umas linhas de inglês arranha e ainda cai em situações embaraçosas como aquela que envolveu as bocas ao director do Man United.

- A gestão financeira do clube, baseada no aumento sucessivo da dívida, é perigosa e cada vez mais preocupante. Quantos países e empresas não estão em processos de resgate ou reestruturação dolorosos por terem passado anos a praticarem essa política baseada em emissão/aumento da sua dívida?

A forma como LFV e DSO “generosamente” abdicam de fatias das receitas do clube em nome de operações de antecipação de valores e com empresas obscuras como a XXIII Capital Limited, como o clube parece estar prisioneiro da teia Doyen/clubes associados e o facto de ter abdicado do projecto da BTV para devolver à Sporttv o monopólio nacional do futebol. O acordo com a NOS já se viu estar longe de ser o melhor para o SLB.

- A vergonha que foi o caso da “porta 18” em que alguém da confiança total de Vieira utilizou o clube, suas instalações e uma viatura cedida ao mesmo para negócios ilícitos sob a protecção da carta branca que funcionários sabiam ter por parte do presidente para “se mexer” dentro do clube. Por muito menos se demitem ministros.

- O retomar de relações amistosas com Pinto da Costa e o FC Porto são uma mácula impossível de apagar. Ter acordado pessoalmente(e em privado) com Pinto da Costa a escolha de Luis Duque para depois ser ultrapassado com a colocação do “sem espinha” Proença ou o apoio sucessivo a figuras ligadas ao Apito Dourado como Fernando Gomes ao invés de promover pessoal independentes e/ou ligadas ao Benfica são factos difíceis de aceitar.

- A utilização da estrutura administrativa do Benfica para dar lugares “compensatórios” como agradecimento por serviços/favores prestados como no caso da filha do responsável do departamento de sócios, no caso da irmã do director de informação da TVI, e tantos outros como até o já citado motorista do caso “porta 18” que de repente foi promovido a director. Fernando Tavares dizia em 2012 que Vieira era dono do clube. É o que parece.

- A criação de uma estrutura de propaganda que utiliza a BTV e alguns dos comentadores adeptos do clube para ecoar um discurso alinhado e pouco respeitoso para com as raízes e história democráticas do Sport Lisboa e Benfica.

- O afastamento dos sócios da vida do clube com reflexo na tomada de posse mais pobre das últimas décadas. Bancadas e plateia despidas de gente, falta de paixão e entusiasmo por um momento marcante no clube como é o acto eleitoral. Uma imagem fiel do que são também as AG’s.

Eu sou do tempo em que “uma casa” na Luz com 70 mil pessoas era encarada como fraca devido à lotação de 120 mil pessoas e à grandeza do clube. Hoje “uma casa” de 50 mil pessoas é encarada como uma coisa do outro mundo pela propaganda.    

Estes são alguns dos motivos porque não apoio Vieira e porque entre o “deve e o haver” penso que o saldo dos 15 anos em que está no clube ainda está longe de ser positivo.

No entanto, como principiei por dizer, Vieira é nesta altura o presidente que o Benfica precisa. 

Terá nas promessas que tem repetido o machado sobre o seu pescoço, em especial quanto ao passivo.

Espero que traga mais sucesso ao futebol com o contínuo regresso ao bom nome europeu que o Benfica granjeou durante décadas, que continue a valorizar os jovens do Seixal e que eles possam ter espaço na equipa principal, que finalmente se veja o Benfica a reduzir a sua dívida, a ampliar o alcance da marca Benfica no Oriente(China em especial) sem esquecer as Américas.

A bem do Sport Lisboa e Benfica.

Resultados.

. 58 comentários

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Eleições 2016/2020.

. 63 comentários

"As eleições para os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica para o quadriénio 2016/2020 realizam-se a 27 de outubro, quinta-feira. O presidente em exercício, Luís Filipe Vieira, é o único candidato ao cargo, que ocupa desde 2003.

Sport Lisboa e Benfica – Eleições 2016/2020

Data: Dia 27 de outubro

Horário votação: 10h00 – 22h00

Votação Eletrónica

Locais de voto:

- Pavilhão nº 2 no Complexo Desportivo do Estádio do SL Benfica: 20 pontos de voto

- Casa do Benfica de Vila Nova de Famalicão – Praça D. Maria II, 1428

- Casa do Benfica em Coimbra – Estrada da Beira, Alto São João, nº 367

- Casa do Benfica em Évora – Travessa Afonso Trigo, 19

- Casa do Benfica em Faro – Avenida Engº Adelino Amaro da Costa, Lt.23 – c/v

- Sócios residentes nos arquipélagos da Madeira e Açores e no estrangeiro podem exercer o direito de voto via internet no site oficial (www.slbenfica.pt), identificando-se com o seu número de sócio e PIN que receberam para o efeito

- Só podem exercer o direito de voto os associados que sejam titulares do cartão de sócio (acompanhado do documento de identificação), com quota de, pelo menos, o mês de Agosto de 2016.

- Após o apuramento dos resultados, a cerimónia de posse da nova Direção realiza-se no mesmo dia, cerca das 23h00, no Pavilhão Fidelidade no Complexo Desportivo do Estádio do SL Benfica."

Luis Filipe Vieira aborda a questão dos estatutos.

. 28 comentários
Na entrevista concedida à CMTV, Luis Filipe Vieira tem uma declaração muito interessante. 

Quando questionado sobre sucessores ou alternativas, afirma(e bem) que os benfiquistas é que terão de decidir sobre isso e desde que essas alternativas CUMPRAM O ESTATUTARIAMENTE DEFINIDO.

Não deixa de ser curioso que numa semana em que aqui no NGB foram publicados 2 posts sobre a condição de associado de Luis Filipe Vieira e sobre o que os estatutos definem, e nada tenha sido esclarecido por parte de Luis Nazaré ou Luis Filipe Vieira, o próprio presidente venha falar no que dizem os estatutos sobre quem se pode candidatar.

Afinal o que dizem os estatutos é importante. E que interpretação têm Luis Filipe Vieira ou Luis Nazaré dos estatutos?

25 anos ininterruptos? Os estatutos cumprem ou não a constituição portuguesa? Pelo visto, aquilo que alguns consideraram um assunto sem sentido, faz sentido para o próprio Vieira mas quando se trata dos outros.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Pedido de ajuda.

. 68 comentários
“O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, diz que “Portugal estava a ser bem-sucedido” até o novo Governo entrar em funções.
Schäuble esclarece, numa conferência em Bucareste, na Roménia, que já avisou o actual ministro português das Finanças, Mário Centeno, de que estão a seguir um caminho de risco.” – RR.

“Dear Mr. Schäuble,

I would like to recommend you to go and take care of Deutsche Bank instead of using Portugal not to address that matter.

The Bank of England, the Prudential Regulation Authority and other institutions are worried with the exposure of European banks to Deutsche Bank.

So please oil your chair and go solve that black hole. Put ice on your tongue before talking again in Portugal.

Greetings from Portugal, a country that never started a world war.”











Ajudem a encher os mails destes nazis. Obrigado.

Os 4 Títulos "imaginários" do Sporting!

. 23 comentários
Aconselho a que os leitores analisem a brilhante exposição de André Ventura, realizada na 2ª feira na CMTV, sobre os 4 Títulos "imaginários" que o Sporting tenta reivindicar para o seu palmarés.



 

André Ventura demonstrou que: 

- O Troféu do "Campeonato de Portugal" é igual ao Troféu da "Taça de Portugal" e o Troféu do "Campeonato da I Liga" é igual ao Troféu do "Campeonato Nacional da I Divisão".

- A UEFA considera o Campeonato de Portugal como o vencedor do CUP Winner (Vencedor da Taça do país), atendendo à informação que a FPF lhes comunica. 

- A FPF considera desde o seu Relatório Oficial de Actividades de 1938 que o "Campeonato de Portugal" foi substituído pela "Taça de Portugal" 

- Os historiadores Ricardo Ornelas e Ricardo Serrado (actual Director do Museu do Sporting) consideram que o Campeonato de Portugal e a Taça de Portugal são a mesma competição. 

(ADENDA: O historiador Alberto Miguéns, há imenso tempo que apresentava estes factos no seu blogue, em defesa do Benfica) (link 1, link 2, link 3, link 4)


Além destes factos, ontem o Sporting apresentou de forma OFICIAL o seu "Almanaque do Leão", onde esteve presente Bruno de Carvalho, e esse Documento conta 18 títulos de Campeão Nacional! 

"Depois de reivindicar recentemente que o Sporting detinha 22 títulos de campeão nacional, ao invés dos 18 historicamente atribuídos aos ‘leões’, Bruno de Carvalho acabou por apadrinhar o lançamento do “Almanaque do Leão”, que contabiliza apenas 18 títulos oficiais em vez dos 22 por si reclamados com a inclusão do Campeonato de Portugal, disputado nas primeiras décadas do século XX.

"Neste livro estão 18 títulos. O Campeonato de Portugal, apesar da designação de campeonato, era uma prova disputada por eliminatórias e, por isso, é a antecessora da Taça de Portugal. Mas seria bom a Federação tomar uma posição definitiva, pois houve outras equipas a ganhar. Não foi só o Sporting. O Benfica também ganhou, o Marítimo, a Olhanense", esclareceu Rui Miguel Tovar (autor do "Almanaque do Leão") (Fonte: Desporto Sapo)


É importante lembrar a Rui Miguel Tovar o seguinte, apesar da sua coerência e seriedade em reconhecer que o Sporting só tem 18 títulos de Campeão Nacional, a FPF não tem de esclarecer nada! A comunicação oficial que envia para a UEFA, desde sempre, quanto a Campeões Nacionais e Vencedores das Taças já comprova e confirma a posição da FPF perante este "não assunto".

Mas o melhor desta "história" foi a tentativa de "argumentação" que Paulo Andrade (Comentador Sporting CMTV) tentou apresentar:
- o Sporting ganhou uma prova chamada de "Campeonato de Portugal", por isso foi o "Campeão de Portugal"
- "Os adeptos foram festejar para a rua" por isso o Sporting foi o "Campeão de Portugal".


Seguindo esta "lógica argumentativa de baixo nível intelectual", é importante lembrar que o 3º escalão do futebol português, desde 2013, passou a designar-se de "Campeonato de Portugal" (Ver Wikipedia).
 
Atendendo à "lógica da batata" de Paulo Andrade, daqui a algumas décadas iremos ouvir a seguinte argumentação, por parte de um "descentente" de Paulo Andrade:

- o Freamunde, o Mafra e o Cova da Piedade venceram o "Campeonato de Portugal", em 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016. Nesse sentido são os "Campeões de Portugal". Comprova-se que não foi o Benfica a conquistar um Tri-Campeonato :)

- Os adeptos do Freamunde, do Mafra e do Cova da Piedade foram para a rua festejar a conquista do "Campeonato de Portugal". Por esse motivo estiveram a festejar o facto de serem "Campeões de Portugal"! Comprova-se que os adeptos do Benfica não tinham qualquer motivo para ir festejar para o Marquês um Tri-Campeonato :)

"I Rest My Case"!

"Se ganhasse 1 euro por cada estupidez que leio, estava rico"!!!

Isto está a atingir níveis inaceitáveis!

. 86 comentários
O ressurgimento da rivalidade Benfica/Sporting trouxe ao futebol português um interesse como já não se via desde o princípio dos anos 90. De facto, esta rivalidade com mais de 100 anos foi um dos alicerces do desenvolvimento e crescimento da modalidade em Portugal.

Sempre defendi e defenderei que o campeonato português precisa dos seus clubes mais representativos fortes e com capacidade de luta, em especial os 2 grandes de Lisboa.

O “negócio futebol” beneficia de clubes fortes, de clubes que puxem os adeptos aos estádios, que fomentem aquela paixão tão especial que só o futebol consegue dar.

No entanto, fora do campo os ânimos estão longe do que seria minimamente aceitável.

A partir do momento que os dirigentes começaram a trazer para o futebol “especialistas” da intriga política transformaram o futebol num circo mediático completamente dispensável e prejudicial ao “negócio futebol”.

Daí que agora há quem se dedique a uma espécie de campeonato da “comunicação”. Para isso as contratações também têm um papel fundamental.

Temos assistido a gente que até tinha algum prestígio no mundo da política, empresarial ou desportivo a ser arregimentada para as batalhas comunicacionais.

Alguns pagos, outros que querem ser pagos mas que enquanto não o conseguem fazem o trabalho “à borla” prestando-se a um papel ridículo e revelador das personalidades mesquinhas que por vezes são abafadas em nome da imagem pública.

Também no campo do jornalismo tem-se assistido a um “cuspir” no código deontológico como nunca se viu. Gente com anos de carreira a prestar-se a papéis de “pau-mandado” a troco de umas notas ou de um suposto cargo pomposo.

As noites de domingo e segunda são preparadas com dias de antecedência e alguns dos intervenientes são apoiados ao minuto exteriormente. Com raras excepções, todos têm o seu smartphone ou tablet à frente dando-se até ao desplante de escrever e trocar mensagens em directo na tv.

A utilização das claques de futebol(os elementos violentos) e de outros adeptos fanáticos para impor a vontade junto dos outros é um dos métodos utilizados para radicalizar as massas associativas nesta guerra absurda.

Tudo isto está a levar a situação a um nível perigoso. Muito perigoso. Porquê?

Benfica e Sporting têm grandes massas associativas, não reduzidas a uma zona geográfica como o FCP.

O Glorioso é de longe o mais representativo a nível nacional, mas enquanto o FC Porto tem no concelho de Gondomar o maior número de sócios e na região do Porto grande parte dos seus adeptos, o Sporting está representado a nível nacional em todo o lado.

Não foi por acaso que o patrocinador do FCP considerou num estudo de mercado indicativo para o acordo de patrocínio que o clube liderado por Pinto da Costa tem cerca de 1.700.000 adeptos em Portugal.

O FCP terá pouco mais de metade dos adeptos do Sporting e o clube de Alvalade terá menos cerca de um milhão e meio de adeptos que o Benfica.

(Foi evidente o esforço da realização da SportTV em não mostrar as bancadas no último jogo do FCP para a Taça de Portugal. O jogo foi transferido para Aveiro em nome da receita mas terá tido cerca de 1000 pessoas na bancada. Ou seja, no estádio do anfitrião ainda sobrariam 500 lugares.)

Isto para dizer que uma “guerra” que radicalize massas associativas tão grandes e representativas no país só poderá ter resultados violentos, extremistas e trágicos.

Não adianta procurar santos ou inocentes. É certo que nem todos terão o mesmo grau de culpabilidade quanto à inflamação dos ânimos, mas se olharmos para o que se passa desde a saída de JJ do Benfica, ninguém honesto pode dizer que há inocentes nesta história.

Num país de gente séria, a FPF e a LPFP seriam órgãos tutelares que entrariam em campo para defender o negócio futebol e serenar os ânimos. Só que como são dirigidos por gente parcial e já com historial bastante duvidoso como Gomes ou Proença, nada vai mudar.

Isto só terá fim quando alguém num golpe estúpido e selvagem se magoar seriamente ou quando os dirigentes forem responsáveis e colocarem um ponto final nesta guerra estúpida.

Nos países civilizados, comentadores responsáveis levantam-se em directo e abandonam os programas quando o nível passa os mínimos aceitáveis.

Não basta fazer declarações de circunstância bonitas mas depois sem tradução na realidade.

Só veremos mudanças quando alguém tiver essa coragem. 

Ponto de situação.

. 23 comentários
Benfica: Rui Vitória tem surpreendido até os que lamentaram a saída de JJ (e não foram poucos). A sua gestão esta temporada está a ser quase sem mácula, sendo o único momento menos feliz a derrota em Nápoles. 

As lesões, a quase inutilidade da maioria dos reforços para esta temporada(seja porque razão for), e a importância de um bom arranque foram dificuldades que Rui Vitória enfrentou com o habitual sangue frio.

A consolidação desta boa primeira fase da temporada começa na deslocação ao Dragão na próxima semana. Vencer ou perder esse jogo não dará o título de campeão a ninguém, mas dará ao Benfica um avanço importante para enfrentar as semanas de esforço com jogos da Champions pelo meio.

O regresso da maioria dos lesionados será uma mais valia fantástica. 

Sporting: Jorge Jesus não tem surpreendido, pelo menos a mim não. Sempre o apelidei de "rebenta-balneários" com a sua maneira de tratar os jogadores como no tempo dos escravos. Além disso, é o primeiro a contribuir para o nervosismo da própria equipa quando as coisas não correm bem. Salta e esperneia quando está a ganhar, fica congelado quando está a perder.

Limitado nas suas ideias, fica sem reacção quando do outro lado está uma equipa preparada para o seu esquema repetitivo.

O Sporting tem um plantel com muitas opções mas está em claro declínio. A falta de preparação para os jogos europeus bem como as invenções de JJ estão a deixar os sportinguistas e os lagartos desesperados. Basta ouvir as entrevistas à saída de Alvalade.

Jorge Jesus, ao contrário do que lhe sucedeu no Benfica, não terá 3 anos para andar a inventar. Mas se tiver, todos agradecemos. 

FC Porto: Nuno Espírito Santo tenta agarrar-se a qualquer coisa para mostrar que está a conseguir dar a volta à situação no FC Porto. É um facto que a equipa tem apresentado um melhor futebol, tem sido mais coesa e tem conseguido encher mais o olho ao seu adepto. Mas a realidade é que nos jogos mais difíceis o FC Porto não ganhou. Até perdeu alguns deles.

O jogo com o Benfica será aquele em que NES tentará comprovar os seus rabiscos. Mas se ganhar esse desafio, terá tudo para entrar numa nova fase do seu trabalho, lutando pelo título.  

terça-feira, 25 de outubro de 2016

O novo Mourinho.

. 24 comentários

No passado fim de semana descobrimos que temos no Dragão um filósofo que acredita emanar um espécie de hipnotismo com "palavras-chave". 

Só hoje é que tive oportunidade de assistir à pequena aula do professor Espírito Santo. Ganhar um jogo a uma equipa cujos vencimentos seriam pagos só com o vencimento do Maxi Pereira realmente merece tal reflexão profunda de NES.

Há gajos que pensam que ter óculos lhes dá um ar inteligente. NES não é burro mas numa altura que nem Mourinho já é Mourinho, pensei que já fosse ridículo para qualquer um tentar ser...o novo Mourinho.

Karma is a bitch!

. 53 comentários
Claro que o treinador do Benfica tem mais em que pensar, mas cada triunfo de Rui Vitória parece ser uma provocação a Jorge Jesus. Ou várias. O Sporting não ganha um jogo depois da Champions? O Benfica ganha todos. Os leões acusam fadiga no rescaldo das provas europeias? As águias assinam a melhor exibição depois de uma deslocação a Kiev. Jesus não arranja soluções para a ausência de Adrien? Rui Vitória ganha jogos há semanas sem Jonas e uma mão-cheia de outros lesionados. Já houve casos de bullying condenados em tribunal por muito menos.
In o Jogo

Já caçaram as bruxas todas?

. 55 comentários

Como é Shadows? Já estas farto de tópicos de "caça às bruxas" ou ainda há mais? Como é possível olhares para os últimos 10 anos do teu clube e o melhor que te ocorre é o número de sócio do Presidente e que deveriam explicar uma cena qualquer que nem me dei ao trabalho de ler??!

Só para que fique claro e falando apenas da aposta numa equipa "sem treinador":

- 16 vitórias fora consecutivas
- 8 jogos no campeonato e apenas três dos quais em casa... apenas dois pontos roubados (perdão, perdidos)
- Esperanças intactas num grupo difícil na Champions
- Campeão nacional contra tudo e todos, contra diversos all-ins de adversários
- Aposta certeira na formação, com resultados desportivos e financeiros


- Cada vez menor erro nas contratações (nunca será zero!)
- Primeiro lugar com 3 pontos de avanço do FCP e cinco do SCP
- TRI campeão nacional e luta pelo TETRA

Isto tudo quando outros se lamentam do impacto da lesão de um jogador ou da venda de outro... e uma equipa "sem treinador" chega a perder 6 titulares, aos quais junta dois fundamentais que foram vendidos, e ainda assim mantém o primeiro lugar.

Só te lembras da caça às bruxas? Ou precisas que fale de outras coisas para além do futebol?

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Eleições 2016: Os estatutos são ou não "a lei do clube"? A quem cabe interpretá-los e esclarecê-los publicamente?

. 34 comentários
A questão sobre a legitimidade de Luis Filipe Vieira poder concorrer nas eleições não é de solução fácil e como se vê no post anterior, as opiniões divergem.

Tive o cuidado de consultar 1 jurista e 1 juiz sobre o tema e as respostas foram contraditórias.

O jurista defende que ao pagar as quotas em atraso, Vieira recuperou os seus direitos como sócio na totalidade, sem distinções entre ele e os que não deixaram de pagar quotas desde 1983.

Isso embora legalmente possa ou não ser considerado válido(não sei se sim se não pois tal ainda não foi alguma vez a tribunal) também não deixará de fazer confusão a quem continuou a sua dedicação ao clube nos anos seguintes a 1983 até 1996 que quem não o fez possa ter os mesmos direitos.

O jurista consultado afirmou que o sócio que permaneceu activo e pagante desde 1983 até 1996 não tem mais direitos que o sócio que o deixou de o ser mas regularizou financeiramente os encargos que seriam devidos durante todo esse tempo. Ou seja, resume tudo a uma questão financeira.

Já o juiz que consultei foi de opinião contrária. Entendeu que o sócio recupera o seu número de associado, mas não recupera direitos adicionais relacionados com o período entre 1983 e 1996. Ou seja, não pode ser considerado como tendo uma ligação ininterrupta.

Aliás, não deixa de ser esclarecedor o entendimento do próprio Sport Lisboa e Benfica que desde 1996 nunca agraciou Vieira com os emblemas de dedicação, tendo o mesmo sido atribuído a Vieira por decisão expressa do clube já em 2016 o emblema de ouro por 50 anos de associado, que na prática não tem, pois esteve cerca de 13 anos sem ser sócio do Sport Lisboa e Benfica, sendo sócio durante esse tempo do FCP e do SCP.

O blogue "Em Defesa do Benfica" colocou por essa altura uma imagem bem esclarecedora:


Algumas das questões são

- Porque há na direcção do Benfica(actual e futura) quem tenha entendido que Vieira não podia concorrer em 2012 mas hoje estão calados?

- É ou não verdade que o próprio Luis Nazaré em 2012 terá dito a alguns associados que nem Vieira nem Rangel cumpriam os tais 25 anos initerruptos de associado?

- Afinal os estatutos são ou não constitucionais/legais?

- Para que serve o termo "ininterrupto" incluído propositadamente nos estatutos se tal não é considerado na aprovação de nomes para os orgãos sociais?

- Não foi inclusive alvo de revisão o antigo artigo que definia 10 anos de associado como condição para se candidatar a presidente?

- Pode alguém que deixou de se associar com o clube e cumprir os seus deveres básicos como pagar as quotas ter os mesmos direitos que quem permaneceu sempre ligado ao clube?

- Pode um sócio "comprar" os direitos de anos sem estar associado?  

São algumas perguntas que têm de ter resposta. 

Exclusivo NGB: Eleições 2016 e a antiguidade de Luis Filipe Vieira como sócio do Sport Lisboa e Benfica.

. 72 comentários
Em 2012, nas semanas que antecederam as eleições, foi divulgada uma investigação dos blogues “Eterno Benfica” e “Benfica Anonymous” que colocava em causa a origem do número de sócio de Luis Filipe Vieira bem como a sua antiguidade como sócio do Sport Lisboa e Benfica.

Essa investigação confirmou que o presidente do Benfica, apesar de afirmar ser sócio antigo, não tinha recebido o emblema de dedicação oficial do clube ao contrário daqueles que detinham os números de sócio antes e depois dele.

Essas provas eram as listas publicadas pelo jornal “O Benfica” e uma imagem do sistema informático com os nomes imediatamente antes e depois de Vieira.

Ficou claro que algo se passava mas faltavam dados que pudessem enquadrar a origem do número de sócio de Vieira e o mistério que passou a cobrir a antiguidade da sua filiação ao Sport Lisboa e Benfica.

Tivemos acesso a alguns dados adicionais e que serão a outra parte que faltava neste puzzle.

Pelo que apuramos, há pelo menos meia dúzia de cópias da ficha de sócio de Luis Filipe Vieira a circular em mãos de gente próxima a si mas reconhecidamente opositora a Vieira no passado.

Com base em todas as informações que nos fizeram chegar percebemos o seguinte:

- Luis Filipe Vieira tornou-se sócio do Sport Lisboa e Benfica a 31 de Dezembro de 1965 pela mão do seu pai(um grande benfiquista e merecedor de grande respeito por todos os que o conheceram).

- Em 1983 é demitido/expulso de sócio do Sport Lisboa e Benfica por falta de pagamento.

- Entretanto, torna-se sócio do FC Porto em Janeiro de 1985, ficando sócio do clube liderado por Pinto da Costa até 2009.

- Também torna-se sócio do Sporting Club de Portugal algures em 1989 e continua pelo menos até ao ano 2000, tendo inclusive sido parte no estabelecimento de um protocolo entre o Alverca e o Sporting que é terminado por Santana Lopes em 1995.

- Em 1996 torna-se novamente sócio do Sport Lisboa e Benfica, pagando todas as quotas em atraso para recuperar o seu número de sócio, ficando com o número com /1. Com uma posterior renumeração fica sem o /1.

(Por coincidência decerto, o Alverca tinha acordado um protocolo de colaboração com o Sport Lisboa e Benfica algum tempo antes. Era o presidente Manuel Damásio.)


Artigo 17º, Ponto 1 , alínea d) (direitos dos sócios):

“Ser eleito para os órgãos sociais.”

Artigo 17º, Ponto 2, alínea d):

“Os previstos na alínea d) só aproveitam aos sócios efectivos com mais de dez anos ininterruptos de filiação associativa, naquela qualidade, concomitantes com a data da eleição, sem prejuízo de outros prazos especificamente consignados nos presentes Estatutos.”

Artigo 61º, Ponto 2 (Constituição):

“O Presidente da Direcção terá obrigatoriamente pelo menos vinte e cinco anos ininterruptos como sócio efectivo, concomitantes com a data da eleição.”

Definição de ininterrupto:
“Não interrompido; contínuo; constante.”
“Referente àquilo que é contínuo, consecutivo ou seguido; que não é cortado ou interrompido.”

De 1996 até 2012, ou 2016, não são 25 anos ininterruptos. De 1983 até 1996 a ligação esteve de facto interrompida.

Moralmente, é uma vergonha que um presidente do Sport Lisboa e Benfica tenha sído sócio dos adversários do clube não sendo ou mantendo a sua condição de sócio do clube que diz ser do coração.

(Não ignoro algumas interpretações desviantes sobre os estatutos do Sport Lisboa e Benfica e que até alguns constitucionalistas os consideram inconstitucionais em vários pontos.
No entanto, por não terem sido corrigidos, alterados ou contestados legalmente, são estes estatutos que definem o que é a legalidade no Sport Lisboa e Benfica.)


Amanhã publicaremos mais informações sobre o tema em apreço.

O jornal do "amigo" Oliveira e de Afonso Camões.

. 16 comentários
O jornal dos senhores acima referidos publica hoje um "exclusivo". Afirma que os últimos 3 títulos do Sport Lisboa e Benfica estão sob investigação.

De Oliveira já se disse tudo. De Camões, para quem ande distraído, foi um dos homens de mão de Sócrates no condicionamento das notícias.

Pois se assim for espero que seja uma investigação imparcial, capaz de esclarecer todas as dúvidas e que encerre definitivamente as suspeitas levantadas pelo FC Porto e pelo Sporting.

O que certamente não irão encontrar serão árbitros em casa de Luis Filipe Vieira, escutas de alguém ligado a Vieira a combinar conceder prostitutas aos juízes após os jogos, nem sequer o envio de envelopes com notas de 500 euros para "cobrir despesas". 

Também não vão encontrar nenhuma prova de que um funcionário ou director do Sport Lisboa e Benfica tenha oferecido bilhetes a acompanhantes ou prostitutas.

Não sou fã ou sequer apoiante de Luis Filipe Vieira como todos os que seguem o NGB sabem, mas não acredito em qualquer condicionamento por parte do presidente do Benfica às arbitragens. 

Isto não passa de uma cortina de fumo lançada para favorecer FC Porto e Sporting. Como?

Estando o FC Porto em aparente recuperação há que lançar notícias deste género para que os árbitros se sintam condicionados perante qualquer decisão complicada a favor do Benfica. E daqui a 15 dias o Benfica vai ao Dragão! Coincidências no futebol português?!

O Sporting continua a a sua trajectória à JJ: muita conversa, qualidade no plantel, mas cheios de desculpas para a incompetência demonstrada pelo senhor "8 milhões".

Se tivessemos um outro treinador no banco do Benfica, eu ficaria preocupado com esta pressão sobre as arbitragens. Tendo Rui Vitória sei que os jogadores não vão colocar-se a jeito para que os árbitros mais impressionáveis possam ter um momento menos feliz e prejudicar o Benfica com uma decisão injusta.

Nota: Logo às 18 horas publicaremos um post em exclusivo com revelações sobre as eleições no Sport Lisboa e Benfica.

Os pastéis fáceis de mastigar...ou não. (E um alerta.)

. 12 comentários
A deslocação a Belém nunca foi fácil e esta também nunca o seria.

Mas quem entra no jogo com a mentalidade que o Benfica revela pode até perder, mas nunca vai baixar os braços.

Não foi um jogo bonito nem algo que se pareça mas o sentido prático revelado pela equipa garantiu a vitória mesmo tendo em atenção que o Belém teve as suas oportunidades e já se sabe como Quim Machado procura dificultar os jogos ao Benfica.

Gostei de ver o empenho de todos os jogadores, Luisão incluído. Há que ser justo.

Ainda bem que assim foi pois ninguém poderá acusar o Benfica de ter tido o jogo facilitado como alguns.

Numa jornada em que o Sporting perde pontos e o FC Porto não, o Benfica não poderia desperdiçar esta oportunidade de manter o seu lugar de liderança.

Rui Vitória tem o mérito de não ter um 8, não ter meia dúzia de jogadores importantes e mesmo assim liderar o campeonato. 

Alerta: Logo às 18 horas publicaremos um post em exclusivo com revelações sobre as eleições no Sport Lisboa e Benfica.

Há que desviar atenções: Carrega Saraiva

. 37 comentários
No rescaldo da jornada negra e da contestação nunca vista ao gordo e ao catedrático, lá tem que vir o Saraiva inundar as redações de mais uma mentira. Agora são os títulos do Benfica sob investigação.

CARREGA SARAIVA

domingo, 23 de outubro de 2016

Fica o aviso

. 39 comentários

O jogo de amanhã, com a vitória do FCPorto e empate do SportingCP, ficou muito mais complicado para o árbitro - as pressões, ao que sabemos já começaram e foram feitas pelos mesmos de sempre e usando os meios reles de sempre, dignos de uma claque de viscondes que são.

Torna-se fundamental um espírito de superação para o jogo de amanhã, num relvado propositadamente em mau estado e um árbitro escolhido de forma habilidosa, agora já a sofrer ainda mais pressões do que aquelas que já trazia.

Jogo complicadíssimo para o Benfica, amanhã.

CARREGA BENFICA!

sábado, 22 de outubro de 2016

"Jesus, cheguei!"

. 44 comentários
Obrigado ao Nélson Évora por tudo o que deu e fez enquanto foi atleta do Sport Lisboa e Benfica.

Obrigado por no seu primeiro acto como atleta do Sporting ter enguiçado mais um jogo ao clube de Alvalade. Quer dizer, não foste tu Nélson, mas que teve a sua piada, lá isso teve! :)

Quase 8 milhões...será que o Saraiva vai fazer mais um comunicado?


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Sorteio da Taça de Portugal.

. 32 comentários
Benfica Castelo Branco (CP) - Vitória de Setúbal (L)
Benfica (L) - Marítimo (L)
Real (CP) - Olhanense (II L)
Oriental (CP) - Leixões (II L)
Sporting (L) - Praiense (CP)
Vilafranquense (CP) - Paços de Ferreira (L)
Estoril (L) - Cova da Piedade (II L)
Aljustrelense (CP) - Tondela (L)
Varzim (II L) - Sporting da Covilhã (II L)
Boavista (L) - Vitória de Guimarães (L)
Sporting de Braga (L) - Santa Clara (II L)
Torreense (CP) - Nacional (L)
Feirense (L) - Académica (II L)
Desportivo de Chaves (L) - FC Porto (L)
Vizela (II L) - Penafiel (II L)
Sanjoanense (CP) - Gil Vicente (II L)

(Fonte: Record)

A diferença está à vista.

. 53 comentários
"Rui Vitória tem apenas duas participações na Champions no comando do Benfica, mas atingiu três vitórias como visitante ao superar o Dínamo Kiev (2-0) na última quarta-feira e, com isso, já igualou o antecessor Jorge Jesus, que deixou os encarnados com o mesmo número de triunfos, porém em cinco edições.

Com 13 jogos na principal competição europeia (seis vitórias, três empates e quatro derrotas), o atual treinador dos tricampeões havia batido antes fora de casa Atlético de Madrid (1-2) e Zenit (1-2), ambos em 2015/16.

Jesus, por sua vez, dirigiu as águias em 38 jogos na Champions (14 vitórias, 10 empates e 14 derrotas), tendo vencido como visitante Otelul (0-1) e Basileia (0-2 em 2011/12), e Anderlecht (2-3), em 2013/14." - Artigo completo em "O Jogo".

Ou seja, a diferença entre pouco mais de 1 milhão de euros/ano e quase 8 milhões de euros/ano, em campo, não existe. Quer dizer, existe. O treinador que não passa os dias a contemplar-se ao espelho consegue melhores resultados.

 

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O peso em espectadores.

. 30 comentários
Os três «grandes» estão a levar mais espectadores aos seus estádios esta época e a inflacionar os números gerais das assistências. Essa é a principal tendência após as sete primeiras jornadas da Liga, que está de volta a partir desta sexta-feira, depois de três semanas de paragem. Na II Liga o fenómeno Famalicão continua, com números melhores que várias equipas do campeonato principal. 

O Sporting lidera os números totais de espectadores, com 178.363 contra 167.169 do Benfica e 107.525 do FC Porto, sendo que tem mais um jogo em casa nesta altura que os principais rivais e também foi o único que já recebeu um jogo grande, o clássico com o FC Porto da 3ª jornada.

Em termos de média de assistências vai na frente o Benfica, sendo que ambos os rivais de Lisboa estão bastante acima dos dragões, tal como já aconteceu na época passada. De acordo com os números oficiais da Liga de clubes e contabilizando apenas o campeonato, o Benfica apresenta nesta altura uma média de 55.723 espectadores nos três jogos que já recebeu, para uma taxa de ocupação do Estádio da Luz de 86,20 por cento. O Sporting tem em média 44.591 espectadores e uma taxa de ocupação de 89.09 por cento em Alvalade. A média do FC Porto é de 35.842, para 71,64 por cento de taxa de ocupação do Dragão.


O jogo com maior assistência até agora foi o Benfica-Feirense da 7ª jornada, 58.637 espectadores. 

O pódio da Liga é dominado pelos três jogos já disputados na Luz: o segundo é o Benfica- V. Setúbal da 2ª jornada (56.351) e o terceiro o Benfica-Sp. Braga da 5ª jornada (52.181), que se jogou a uma segunda-feira. O Sporting-FC Porto (49.399) é o quarto jogo do ranking, enquanto o primeiro encontro no Dragão surge na oitava posição e é o FC Porto-V. Guimarães da 4ª jornada, com 40.105.

Nesta altura todos os chamados grandes melhoram a sua média de assistências em relação aos números finais da época passada, sendo a subida do Porto a menos acentuada. Serve de termo de comparação e revela para já apenas uma tendência, cuja evolução vai depender do campeonato, uma vez que ao longo da época há uma série de variáveis que poderão influenciar os números.

O caso do FC Porto dá uma boa noção de como o momento da equipa é importante também no que diz respeito à presença de adeptos no estádio, pelo menos na Liga portuguesa. Na temporada passada, com o deteriorar dos resultados e exibições da equipa, as assistências foram caindo com o andar da época. Nos 10 últimos jogos em casa, apenas no clássico com o Sporting, à antepenúltima jornada, o Dragão passou a barreira dos 140 mil espectadores, chegando aos 41.316. Atingiu o mínimo da época na derrota com o Tondela à 28ª jornada, 16.297 espectadores, a segunda pior de sempre para o campeonato na história do novo estádio, atrás apenas do jogo com o Penafiel na época anterior, com 16.009. E teve outro jogo abaixo dos 20 mil espectadores, o empate com o Rio Ave que acabou por precipitar a saída de Julen Lopetegui, em Janeiro: 19.116." - Artigo completo em Maisfutebol.

Vale e Azevedo: Pedro Guerra foi o único que não foi enganado

. 78 comentários
Confesso que não vi o “filme” todo. Vi o clip que anda na net, e ri-me o que tinha de rir (que foi muito), cumpri em suma o propósito do programa Prolongamento, um programa de entretenimento, de devassa da vida privada e que pretende fazer rir as pessoas.

E sim, quando vi o Serrão em claro estado de taquicardia e com as veias do pescoço quase a chegarem-lhe ao umbigo, com um Guerra praticamente encostado às cordas, esperei apenas pelo momento em que um deles ia virar a secretária e dar uma murraça no "inimigo", para que o programa atingisse finalmente o seu propósito final.

“Ah lá estás tu Redmoon, mais uma vez a bater no Pedro Guerra e no Benfica!” Mas lá está, essa pode até ser a opinião de alguns mas, opinião essa em que objetivamente não me revejo. Porque para me rever nela era preciso eu achar que o Pedro Guerra era o Benfica. E de facto não é.

O único Benfica que eu apoio realmente incondicionalmente, quer faça chuva que faça sol, é aquele que ontem venceu em Kiev por 2-0... Mas nem é preciso ganhar por 2-0. Quando leva 7 do Celta de Vigo também tem o meu apoio. Esse é o Benfica que eu apoio desde berço! Comparar isso ao Pedro Guerra (que amanhã será substituído por qualquer outro Deus da oratória), à minha paixão pelo Benfica, considero apenas uma piada de muitíssimo mau gosto!

Porque eu não sou, de facto, do Benfica daqueles que hoje dizem uma coisa e amanhã dizem literalmente o seu oposto, que hoje estão na oposição e amanhã aparecem dentro, que hoje defendem o A que lhes paga e amanhã defenderão o B se lhes pagar mais, escudando-se depois nessa capa tão conveniente de se ser Benfiquista que é suposto torna-los imunes às criticas de todos os outros Benfiquistas, que têm de se rever na sua forma de atuar apenas e só porque sim!

Mas em suma, o que me traz realmente a este texto é o tal clip do Guerra e do Serrão...

E pareceu-me que o que o Serrão dizia (e quanto a mim bem) é que Vale e Azevedo não tomou o Benfica de assalto em tempos passados, como tantas vezes o “exército de opinadores” de Luís Filipe Vieira quer fazer crer e lembrar...

Vale e Azevedo, mal ou bem (e pelos vistos mal) foi eleito pelos sócios... Vale e Azevedo teve até, imagine-se, o meu apoio... Isto para que fique claro que não tenho a mania de que acerto sempre, e que estou até bem consciente da falibilidade das minhas opiniões.

Mas não faço como o Pedro Guerra faz: Dizer que não se opôs a Vale e Azevedo na altura e que nunca falou nas Assembleias Gerais do Benfica de então, porque não podia devido à sua condição de jornalista! Dizer-se isto é querer passar um autêntico atestado de estupidez às pessoas. Para o Guerra foram todos “comidos” menos ele... Ele não... Ele descobriu a careca do Vale logo de início mas, não podia falar, porque era jornalista! Ah ok, está esclarecido!

Mas ainda quanto ao tomar o Benfica de assalto, de facto não tomou. Vale e Azevedo foi eleito pelos sócios, para que fique claro! Já LFV, convém lembrar, chegou ao Benfica pela mão do Presidente eleito Vilarinho, Vilarinho esse que a 9 de Setembro de 2002 se demitiu da Presidência da SAD e a entregou a LFV de mão beijada. E o resto é história!

Por isso, uma coisa é dizer-se que Vale e Azevedo foi um erro dos sócios. Outra coisa é dizer-se que tomou o Benfica de assalto!

Mas realmente o que me desgosta ainda hoje, é ouvir, de cada vez que alguém sugere um possível golpe dos estatutos para perpetuar LFV no poder, alguém vir, como Pedro Guerra veio mais uma vez, com o tal discurso da praxe, de que a alteração dos estatutos é para evitar que outros Vales e Azevedos apareçam para tomar o Benfica de assalto.

“Ah lá estás tu Redmoon, mais uma vez a falar contra LFV!” Mas também aqui é mentira. Já aqui disse mais que uma vez que LFV merece ser o próximo Presidente do Benfica, tal como tem sido um bom Presidente neste último mandato, tal como estará sempre legitimado a continuar enquanto eleger os seus mandatos como os mandatos dos resultados desportivos e tiver resultados desportivos para mostrar, como tem tido!

Mas isto não implica rever-me naquilo que para MIM é uma autentica vergonha, que é aquilo que pouco mais de cem sócios permitiram, que foi a alteração dos requisitos de eleição do Presidente do nosso clube!

Ah e tal, e os sócios votaram. Eh pá, convenhamos, os sócios votam e aprovam tudo, certo ou errado, desde que proposto ou exibido por um Presidente que se tem em boa conta. E para se aprovar uma coisa destas, nada melhor do que o incentivo do fantasma de Vale e Azevedo que mesmo morto continua a pairar por aí (e a ser lembrado e relembrado sempre que convém).

Por isso, o que eu esperava de Pedro Guerra e de outros que concordam com estes novos estatutos, é que quando defendem o acerto dessa alteração, tivessem argumentos válidos para além da lembrança (sempre ela) do fantasma do Vale e Azevedo!

Mas não têm NADA para além disto! Vale e Azevedo justifica portanto que uma pessoa que paga quotas de sócio desde o dia em que nasceu, aos 42 anos ainda tenha de pagar cotas mais um ano para finalmente poder ser candidato a Presidente do Benfica!

O argumento é portanto o de chamar estúpidos aos sócios, em suma, não confiar neles para escolher o melhor para o clube no caso de num dia qualquer um outro Vale e Azevedo aparece como candidato à Presidência do Benfica.

O melhor para esses, digo eu, era nem haver eleições no Benfica e LFV ficar naquele lugar para sempre. Haverá melhor forma de nos proteger de todos os Vales e Azevedos que andam por aí?!

O problema pois é que não é só Vales e Azevedos que deixam de aparecer. Mas é também TODOS os outros potenciais candidatos, e gente nova (sim, a idade mínima agora é 43 anos!), gente nova com ideias e irreverência e energia e a respirar Benfica por todos os poros! Ah sim, e era só para lembrar que António Salvador chegou à Presidência do Braga com 32 anos! Com 43 anos e bem na vida, digo eu que só alguém com interesses muito dúbios é que arrisca colocar em causa o seu bom nome e tudo o que conquistou para entrar neste mundo selvagem do futebol! Com 43 anos, digo eu, já se tem idade para se ter juízo!

Estou aqui a por em causa aquilo que meia dúzia de sócios votaram?! Claro que não! Mas aquilo que espero, no mínimo, é que quem votou e se revê nesta alteração dos estatutos a defenda agora com argumentos bem mais sólidos do que o lembrar do fantasma do Vale e Azevedo!

É que se assim for eu proponho também uma medida para colocar o Benfica ainda mais a cobro de qualquer assalto: Só se podem candidatar a Presidente do Benfica aqueles que tenham sido sócios efetivos do Benfica por pelo menos 25 anos e nunca tenham sido sócios de Porto e Sporting em simultâneo... Que dizem a esta?

Estou a sugerir que LFV não é Benfiquista?! De maneira nenhuma! Estou apenas a provar por A + B, que acontecimentos mais discutíveis e controversos nas nossas vidas todos temos, mas que não é isso a significar necessariamente que o nosso trabalho depois irá ser mais bem ou mais mal feito!








ranking