O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 15 de agosto de 2015

Se ele se chamasse "Jorge Jesus", hoje teriam dito que ele foi arrasador!

Avatar
 ●  21 comentários  ● 

Não me dei ao trabalho de ler jornais online, nem fui pela via fácil de estar a espera da selecção das imagens dos telejornais. Tal como faço sempre, escolhi pensar pela minha cabeça e resolvi ouvir Rui Vitória na BenficaTV, sem filtros e sem escolhas de imagens ou frases. Ouvi tudo!

Banana? Mole? Treinador de clube pequeno? 

Pois, pois... como se chama Rui Vitória, os tiros certeiros que atirou a quem ainda se sente dorido por ter sido "mandado borda fora", mais não foram do que notas soltas que nunca irão satisfazer os que ainda choram de saudades.

Rui Vitória colocou no lugar quem tinha que colocar, deixou claro que se há quem não veja o trabalho que está a ser feito, problema de quem não o vê. Fui bem explícito que o problema constante que o ex-treinador procura causar junto dos jogadores que lhe são próximos não são mind games, é bem mais que isso e só não entende que Rui Vitória está a falar da "azia e cíume do ex-treinador" quem tem vergonha em ver o que se passa.

Rui Vitória, infelizmente, está sozinho! Aliás, talvez tenha a melhor companhia: A sua competência como treinador e, como quero acreditar, o reconhecimento dos seus jogadores que saberão ver a qualidade e competência do seu treinador.

Como o Redmoon refere, mas pelos motivos errados, a Direcção do SLBenfica está a falhar a toda a linha e o departamento de comunicação ainda mais. 

Esta questão a que agora Rui Vitória foi exposto na conferência de imprensa teria sido resolvida logo no passado fim de semana, antes da Supertaça, se o SLBenfica tivesse divulgado NA HORA a atitude do treinador. Mas não... Não sei se optaram por simplesmente nada fazer por incompetência ou se acharam que escolheriam ganhar o jogo e vir depois achincalhar o treinador, feitos putos a fazer pirraça. Seja qualquer o caminho que tenham escolhido: Falharam!

O Presidente que, no rescaldo dos títulos andou a disparar entrevistas por todo o lado, ultimamente anda muito caladinho... vai voltar a "dar a mão" ao treinador quando este estiver a ganhar, o que muito naturalmente vai começar a acontecer já amanhã.

É pena! Porque na situação actual o SLBenfica deveria estar a lidar a agenda da comunicação. Logo que tenha um bocadinho partilho convosco mais em detalhe porque temos que liderar, mas na prática o principal motivo eu já aqui o referi há algum tempo, a Norte as estratégias de esquemas e corrupção mantém-se, do outro lado da 2ª Circular há neste momento peões distribuidos pelas redes sociais, sites desportivos, blogs deles e dos rivais e ainda agências de comunicação de a procurar controlar os jornalistas... tudo isto para influenciar, condicionar e agir a opinião pública e o tipo de informações que circulam na imprensa, procurando com isso influenciar e condicionar também o estado de espírito dos adeptos da própria equipa e dos rivais. Voltarei a isto com mais detalhe (e se conseguir com alguns nomes).

SMS e os tiros de pólvora seca - Uma vez mais

Avatar
 ●  12 comentários  ● 
Já aqui escrevi há umas semanas e confirma-se:

Os próximos meses vão ser um lavar de roupa suja constante, que já pouco tem a ver com as cores, quer de Benfica quer de Sporting.

São calos pisados, guerras pessoais, questões de honra por defender eventualmente...

E como também já aqui disse, estou-me marimbando para a história das SMS...

Se for verdade, goste-se ou não se goste, mal de um grande clube que se deixe afetar por isso... Ou confiamos nos nossos jogadores, no seu profissionalismo, ou se não confiamos não deviam cá estar, tão simples como isso...

Isto só é assunto porque o Benfica está fraco e não ganha... Tem o Benfica vencido a Super Taça e isto seria assunto alguma vez?!

...Mas uma coisa é certa, e é fantástico como estas histórias evoluem, e como o Zé Povinho aqui está para bater palmas ou assobiar, tomando partido por A ou B, baseando em notícias de jornais e sem saber nada do que aconteceu...

A imprensa trouxe à estampa a história das SMS enviadas a vários ex-jogadores do Benfica... A fonte? Não se sabe.

Os adeptos empertigaram-se logo: “Ai o caraças, esta história só pode ser verdade, e aliás foi por isso que o Jonas foi pedir satisfações ao ex-treinador! Que mais poderia ser?! Está explicado!”

A imprensa insiste no assunto e vai até mais longe ao ponto de dizer que uma das mensagens dizia que se Talisca jogasse atrás do ponta de lança, o Benfica perdia a Super-Taça contra o Sporting!

Os adeptos voltam a empertigar-se: “Assim, tão específico?! Esta história só pode mesmo ser verdade! E este Talisca devia ir embora porque está feito com o ex-treinador!

O Benfica vai cozinhando a história em banho Maria e fazendo-a crescer, mas sem nunca concretizar nada...

O treinador do Sporting faz o oposto, e referindo-se a este assunto de uma forma frontal e sem rodeios, desmente as mensagens categoricamente, diz que esta conversa das mensagens só serve para desculparmos os erros próprios, e desafia o Benfica a mostrar essas mensagens, ao mesmo tempo que contra ataca, dizendo que ele sim, pode mostrar as mensagens que tem recebido da parte de ex-jogadores seus!

E o treinador do Benfica que faz?! O treinador do Benfica, mais uma vez limita-se a insinuar coisas mas sem responder a nada concreto, diz que “Não quero estar a responder mas, tudo o que se passou foi muito mais do que mind games!”

Eu só gostava de saber o que é o “tudo”? É que para mim até agora o “tudo” é um saco cheio de nada, e mais uma vez a politica de comunicação do Benfica a falhar redondamente e a ser comida de cebolada, e a querer construir uma enredo baseado em insinuações que não concretiza.

Das duas uma, ou incrimina e não deixa suspeições no ar, ou se não há nada para mostrar, o somente referir-se a este caso é uma perca de tempo e energia!

Afinal há mensagens por mostrar ou não há nada?!

E afinal há jogadores do SLB a enviar mensagens ao seu ex-treinador? É que se não há, também era importante defender a sua honra, senão, mais uma vez, aqui estará o Zé Povinho e empertigar-se sem nada saber, a ser levado pelo circo mediático, e a por em causa até o profissionalismo de A ou B, se calhar apenas por causa de uma má exibição!

Daquilo que eu vejo, hoje as SMS e amanhã outra coisa qualquer, vai ser assim o ano todo, um lavar de roupa suja constante, cuecas e tudo, e mesmo das muita mal cheirosas!


Eu sei que há malta que adora estas novelas mas, o que eu quero é que a época do Sport Lisboa e Benfica arranque já amanhã e em força, e que comece finalmente a jogar-se dentro do campo.

Para quem não percebe porque se tem de cortar com o passado...

Avatar
 ●  31 comentários  ● 

"Posso mostrar algumas mensagens dos jogadores do Benfica de amizade porque foram seis anos juntos"




Limpinho, Limpinho...

Avatar
 ●  41 comentários  ● 





"É falta do jogador do Sporting, pé em riste. O penalti foi mal assinalado" - Jorge Coroado, CMTV




sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Renumeração de sócios (finalmente)

Avatar
 ●  22 comentários  ● 

Era óbvio para toda a gente que o SLBenfica (como todos os clubes) não tem 100% de sócios pagantes, longe disso. Aliás o rácio normal para tamanhas desactualizações (acontecem tipicamente uma vez em cada década) é de 60% de pagantes.

Ora, o SLBenfica teve a coragem e determinação de fazer uma renumeração dos sócios num momento delicado e quando os demais andam em ondas de entusiasmo...

João Gabriel refere, e bem, a todos os que consideram que este ajuste de 90.000 sócios a menos um numero grande, que era interessante ter agora a fotografia dos demais clubes para percebermos onde está cada um. 

Eu antecipo que, possivelmente, sem ser o SLBenfica NENHUM clube em Portugal chega sequer perto dos 100.000 pagantes.

Nota: O número do SLBenfica são mais de 156.000 pagantes. Um número muitíssimo bom tendo em conta o país e o momento económico em Portugal.

A SAD do Sporting é a mais sólida...

Avatar
 ●  68 comentários  ● 
Segundo um estudo da S&P Capital IQ, divulgado pelo negócios.pt, a SAD do Sporting é a menos má entre os três grandes. Bom, tendo em conta as análises recentes do BenficaEagle, os perdões de dívida e os peditórios do Bruno de Carvalho... É caso para dizer que foi um "milagre de Jesus".

Jimenez, o mais caro de sempre

Avatar
 ●  22 comentários  ● 
A confirmar-se os 9M pelos 50% do Atlético, Jimenez salta rapidamente para o primeiro lugar dos jogadores valorizados como mais caros na aquisição pelo Benfica.
Serão qualquer coisa como 18M em valorização do jogador que marcou um golo na época passada em 28 jogos (foi titular umas 5 ou 6 vezes).


Fale-se do Jesus ou quem quiserem, a realidade é que visto de fora, parece que a SAD está envolta num desnorte brutal, sem rumo e sem comunicação eficiente.


Eu podia até dizer que confio a 100% em todos, mas na verdade o rumo seguido não deixa margem para grandes entusiasmos pela forma pouco sustentada em que tudo parece ser feito...


Não se quebrou o ciclo, mas também se parece investir em jogadores de qualidade teórica. Nem é chuva nem sol...
... Mas lendo aqui o que a malta pensa disto, descobri que afinal cortar com o passado e com as comparações com o Jesus e deixar de ter pessoas que ele pode desestabilizar afinal é para rir, na verdade Vieira está a fazer o correcto: O pessoal quer é jogadores a chegar à Portela nas capas dos jornais e bola para a frente para ganhar jogos. O resto não interessa nada.

Tem noção do problema, Presidente Vieira?

Avatar
 ●  39 comentários  ● 

Ontem expliquei aqui no tópico Vamos repetir muitas vezes até ser verdade... que não serão 20 jogadores de 2M€ que farão desta temporada um investimento semelhante a outras temporadas em que os 40M€ investidos eram em perto de metade "consumidos" por dois/três jogadores de inegável qualidade...

Hoje penso ter deixado claro no tópico SMS de Jesus? A culpa é do Benfica que a Direcção não só não fez o mesmo investimento esta temporada (espero que tenham entendido que gastar dinheiro é diferente de investir) como também foi e está a ser incompetente na preparação da temporada, na defesa do seu técnico e no apoio para que este ganhe o seu espaço e tenha possibilidade de impor as suas ideias e desenvolver o seu trabalho.

Tenho imensas reservas sobre a real dimensão do entendimento que a Direcção tenha da situação actual. Vamos lá por partes:

- O Benfica foi fortemente afectado pelo "caso BES", acabaram-se os empréstimos por decreto directo da Administração. Enfim, a "fonte secou"...
- Como consequência, Vieira decidiu "cortar" nos investimentos e começar a fazer campanha do "agora é que vai ser" com a formação. Jesus cedo mostrou que não seria seguramente com ele...
- Vieira começou a preparar a cama a Jesus para o tirar do Clube, mas esqueceu-se que Jesus é ambicioso e nas costa deste estava também a preparar a cama a Vieira com a "fuga" para o Sporting.


- Jesus sentiu-se traído e para ele não chega "seguir em frente". Tornou-se uma questão pessoal. Durante anos ele acreditou que o sucesso do Benfica devia-se APENAS a ele. Agora quer prová-lo e está disposto a tudo, como se tem visto...
- Vieira sabe que o sucesso de Jesus não se deveu APENAS a ele, mas sabe também que se deveu bastante a ele, porém nunca pensou que Jesus levasse tudo isto tão longe, que não virasse a página e que o Benfica se mantivesse na "agenda" do ex-treinador.
- Jesus, não só consegue demonstrar o que não é verdade, como ainda consegue destruir o que poderia fazer demonstrar que ele não tem razão.

Jesus, neste momento, não só está um passo adiante com a conquista de um título, como está a golear Vieira ao intervalo do jogo.

A Vieira cabe agora decidir o discurso ao intervalo:


Ou procura virar o resultado: O SLBenfica corta definitivamente com o legado de Jesus - e para isso terá que fazer sair os pilares centrais da relação com Jesus e da "obra" de Jesus, enfim todos aqueles que mantém ligações ao treinador. Desta forma, se tudo correr pelo melhor, conseguimos a proeza de aliar uma mudança de ciclo à conquista do título. Se não correr pelo melhor, pelo menos teremos a mais-valia de terminar o ciclo, de "calar" e "matar" todos os argumentos e armas de Jesus contra o seu passado e permitirá a todos seguir o seu caminho.



Ou mantém a estratégia de jogo que o trouxe até aqui: O Benfica arrisca-se a ter uma época desportiva desastrosa, constantemente sob a sombra do passado de Jesus, sob a dúvida do que Jesus for entendendo fazer, sob o desígnio da comparação constante. Com isto, o SLBenfica arrisca-se a desvalorizar jogadores e queimar um treinador com competência. Tudo isto em ano de eleições para a Presidência e num ano em que se vai jogar a Presidência da UEFA e da FPF se, como antecipo, Fernando Gomes vier a suceder a Platini.



Se eu fosse Luis Filipe Vieira, colocaria "todas as fichas" nestes últimos 15 dias (dado que não tiveram perspicácia para o fazer antes) em fazer uma profunda revolução do plantel e da estrutura, pois as recentes falhas de comunicação do treinador e do clube perante estes casos em torno de Jesus não podem ficar sem responsável.

Nos jogadores, Eliseu e Talisca são casos de grande gravidade e não têm quaisquer condições para se manter na Luz e deverá ser acautelado que não ficam, mas Jesus nunca os terá, em Portugal. Noutro patamar, também Jonas deverá seguir o seu caminho, pois começa a ficar evidente que se prepara para não renovar e se tornar num novo Maxi Pereira... o SLBenfica não vai investir vários milhões num jogador daquela idade, pelo que juntando isto à sua relação com o Jesus, o melhor é sair. André Almeida é outro elemento de proximidade do treinador, outro a quem o treinador "cobra" gratidão por lhe ter dado espaço no Benfica, tal como a Jonas, é um jogador de quem Jesus sempre afirma que lhe deve a carreira. Gaitan está com a cabeça fora da Luz e deve sair o quanto antes.

Noutro patamar, de uma vez por todas têm que decidir se Nelson Oliveira, Djuricic, Cristante, Taraabt, Ola John, Sílvio e Marçal devem confirmam ou não o que os fez chegar à Luz... se não confirmam, todos, sem excepção devem sair. Taraabt é um caso que ou assumimos que veio no "pacote" para podermos ter o Carcela a bom preço... ou é um erro tremendo, pois um jogador não pode chegar à Luz naquelas condições e ainda assim assinar um contrato.

Entre os jovens, Nelson Semedo parece um valor seguro para o plantel, bem como Gonçalo Guedes. Num patamar logo a seguir coloco Nuno Santos e num terceiro patamar João Teixeira e Lindelof. Para esta temporada apostaria apenas em Nelson Semedo, Gonçalo Guedes e Nuno Santos, procurando empréstimos dos outros dois jogadores a equipas da I Divisão onde pudessem jogar com grande regularidade, preferencialmente de meio da tabela para serem bem postos à prova.

Está bom de ver que sobram Julio Cesar e Luisão entre os pilares centrais do passado. Fejsa, Samaris e mesmo Salvio podem ser jogadores muito relevantes no alargamento desta base de importância. Depois "sobram" Ederson (suplente de grande qualidade que deveria fazer as taças nacionais), Jardel e Lisandro, ficando uma necessidade de reforçar as laterais com um jogador para a direita e dois para a esquerda (ou um, mantendo Marçal).

No meio campo, Fejsa, Samaris e Pizzi dão garantias mas estão longe de poder fazer a diferença. Falta ali "inteligência" que faça a diferença, falta criatividade. Nas alas Carcela parece valer o bilhete e Salvio está ausente seis meses. Bilal, Guedes e Nuno Santos não deverão ser mais que alternativas para suplentes pelo que é necessário também reforçar. Na frente, com Jimenez, Mitroglou e eventualmente Jonathan, penso que ficaremos completos se forem buscar mais um jogador ou "ver" Gonçalo Guedes jogar ali ao estilo de Lima.

Se Vieira quiser perceber o problema (não sei se tem noção da dimensão do mesmo), têm vários jogadores que chegar e que sair da Luz nos próximos 15 dias. Possivelmente é preciso investir muito dinheiro, mas a saída do "legado de Jesus" também irá render uns bons 60M pelo menos. Pré-epocas em Setembro não é nada de novo e apesar de poder penalizar o campeonato, não será o primeiro campeão a ganhar assim...

Ou queremos "virar o jogo" ou vamos para a segunda parte com a mesma estratégia que nos trouxe até esta goleada. Tem a palavra o Presidente.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SMS de Jesus? A culpa édo Benfica

Avatar
 ●  39 comentários  ● 
O Benfica, como aqui ja foi defendido pelo Redmoon e bem, deveria ter feito (e não fez) um corte integral com o passado de Jesus precisamente para evitar este tipo de fait-divers.

A Direcção do Benfica falhou em assumir um novo ciclo, com novas pessoas... Desta forma teria protegido Rui Vitória e teria salvaguardado o Benfica.

FALHARAM! Alias arrisco dizer que nem planearam isso...

15 dias é mais que tempo para o fazer: Talisca, Eliseu, Jonas, Gaitan, Andre Almeida... Têm que sair e criar o corte com o passado.

Aliás, há neste contexto dois jogadores que JAMAIS poderão voltar a vestir a camisola em campo, face à ligação que mantém com Jesus: Talisca e Eliseu.

Não teria mal nenhum essa ligação, se o contexto e a atitude do treinador fosse outra.

São jogadores com mercado e que, se continuarem vao também continuar a ser sujeitos a este tipo de faltas de dignidade e vao continuar a expor o Rui Vitória.

Será que o Benfica consegue planear em 15 dias o que falhou desde Maio? Tenho dúvidas, aliás ... arrisco dizer que tenho a certeza que não.

"Ah e tal se mudar isso tudo não ganha o campeonato". Ai sim? Então e se mantiver isto como está ganha alguma coisa? Não... perde o campeoanto, a equipa, o treinador e o futuro! Se mudar, pode ter a remota hipótese de vencer o campeonato, se correr tudo bem, mas pelo menos dá força ao treinador e começa um novo ciclo sem Jesus e desligado deste. 

O "Bandalho", Rui Vitória e uma Direcção borradinha de medo

Avatar
 ●  48 comentários  ● 
Eu, que assumidamente não rejubilei com a contratação de Rui Vitória, aqui me confesso que ainda não o dou como caso perdido...

Mas se não rejubilei com a sua contratação não foi por não gostar do seu 4-3-3 ou do seu processo defensivo, ou da sua pressão alta e transição defesa-ataque...

Não. Nunca acompanhei o Vitória de Guimarães, pelo que, para mim (e julgo que para a grande maioria) isso é terreno desconhecido...

Se não rejubilei, é porque se confirma aquilo que sempre disse, que MESMO que Rui Vitória fosse um EXCELENTE treinador de campo, o cargo de treinador do Benfica, e em especial neste preciso momento em que acarreta uma herança monstruosa, exigia muito mais do que um bom treinador, mas também alguém com muito mais traquejo e capacidade em muito mais áreas!

Por isso, não se surpreendam meus amigos...

Não se surpreendam com a contestação a um treinador que chegou sem entusiasmar ninguém e que a juntar a isso já cá está há 6 semanas e ainda não foi capaz de ganhar um jogo;

Não se surpreendam com a contestação a um treinador que chegou sem entusiasmar ninguém e que a juntar a isso, tem um discurso fraquíssimo (ou tem tido, até aqui) que admite até que o Benfica entrou num jogo a medo, confirmando o acerto das palavras do seu grande inimigo;

Não se surpreendam com a contestação a um treinador que chegou sem entusiasmar ninguém, e que assumidamente tem nesta altura um inimigo declarado (que também é agora inimigo dos adeptos Benfiquistas), e esses adeptos vêm o inimigo a comer de cebolada todos os dias o treinador que agora nos representa sem que este tenha a mínima capacidade de reagir;

Não se surpreendam com a contestação a um treinador que chegou sem entusiasmar ninguém e que cada vez que fala à imprensa é para dizer que não é como começa mas como se acaba, uma mão cheia de lugares comuns aos quais os Benfiquistas já não estavam habituados;

Não se surpreendam com a contestação a um treinador que chegou sem entusiasmar ninguém e que a juntar a isso, e mesmo não sendo capaz de vencer um jogo sequer, nem futebol conseguiu mostrar para além do pontapé para a frente e fé em Deus!

E não nos desculpemos também com a treta que tudo isto é culpa da falta de investimento (é apenas em parte), porque nos entretantos já gastámos 20 milhões de euros, o Sporting só gastou 11, e o treinador do terceiro classificado já dá banho de bola ao treinador que herdou o plantel do Bi-Campeão!

Tal como também é verdade que este plantel, não tendo tido ainda uma injeção de 30 milhões de euros (mas também já não está muito longe), também não sofreu as razias de 60 milhões em cada final de época que justificaram depois os investimentos que foram feitos...
(e isto não invalida continuar a reconhecer, que neste momento o Benfica tem um plantel mais fraco que os adversários. Mas também importa reconhecer que se é mais fraco não é só devido à falta de investimento mas também porque esses investimentos têm sido mal feitos. Muito dinheiro continua a ser gasto.)

Não se surpreendam com a contestação porque isto é o Benfica! E no Benfica é assim, seja qual for o treinador, e para mais quando se trata de um treinador que não tem nada para mostrar como trabalho feito anteriormente (a este nível) e que é um perfeito caloiro nestas lides, e que agora, no Benfica, em seis semanas também, tudo o que tem para mostrar é desapontante...

E eu, de facto, não culpo Rui Vitória do momento que se vive... Nem sequer ponho em causa as suas capacidades (veremos se à altura de um clube como o Sport Lisboa e Benfica). Eu culpo quem o foi buscar, porque desde o início aqui escrevi que era um erro...

E se é um erro não é por causa do 4-3-3 ou do 4-5-1...

É um erro porque o momento obrigava à escolha de alguém de valor inquestionável e que chegasse com o direito a exigir algum tempo...

Era preciso alguém que chegasse de peito feito e passasse para o exterior uma imagem de força...

Era preciso alguém em quem os sócios confiassem... Uma escolha por unanimidade...

Era preciso alguém que não fosse um Yes Man da Direção...


Era preciso alguém que chegasse às conferencias de imprensa e cuspisse fogo e desse murros na mesa e fosse até deselegante se fosse preciso, colocando também ele algum fogo no coração dos seus jogadores...

Por isso companheiros, a única coisa que pode calar a contestação é o próprio Rui Vitória e as vitórias do nosso Benfica...

E aqui não há criticas justas ou injustas...

Há apenas o reconhecimento que o Sport Lisboa e Benfica é um Porta aviões demasiado grande, e que momentos como este com muita irracionalidade à mistura são perfeitamente naturais no atual contexto, e que nem todos os bons treinadores estão à altura do desafio (também acontece com bons jogadores)...

O que é grave é não ter havido gente com responsabilidade no clube a prever isto tudo!

O que é grave é que o desnorte é visível a olho nú e vem de cima:

Afinal os 5 da B no plantel principal podem ficar para depois... Os investimentos avultados afinal não acabaram... E os reforços afinal não estavam cá dentro...

Afinal a vaidade sai cara, e a necessidade de aparecer a anunciar coisas desnecessárias, maquinetas que chutam bolas e coisas giras, tudo isso são promessas que são cobradas mais tarde...

Todo este Desnorte, toda esta mudança de rumo, apenas em 5 semanas e ainda antes de se iniciar o campeonato?! Tudo por causa de Jorge Jesus?!

Então todos os anúncios pomposos, a mudança de paradigma, todas as alterações de fundo anunciadas foram... para ficar tudo como estava... só que com um treinador bem pior?!


O problema é que até a própria Direção está toda borrada de medo, que afinal o “Bandalho" – como agora lhe chamam, possa mostrar ao mundo que afinal, e tal como ele dizia, o Benfica só ganhava por causa dele!

ranking