O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 2 de agosto de 2014

Mais dois de saída e o Jesus... Passou-se!

Avatar
 ●  49 comentários  ● 
Ficamos hoje a saber que o jogador que contratámos à Académica e que nem um jogo de treino fez... Acaba de sair para Braga. Os valores são desconhecidos... Fala-se que será apenas o primeiro a ir e isso terá a ver com a vinda de jogadores de Braga. Eder? Rafa? O primeiro não é superior ao Nelson e o segundo... Não percebemo no actual contexto, mas tem valor (o primeiro também tem, mas nós temos melhor e vamos dispensar).

Acompanhemos os próximos dias para percebermos porque motivo se gastou dinheiro com um jogador que pelos vistos o Jesus pediu, mas não gostou da forma como desce escadas ou como come a sopa, pois ao que parece não o viu muitas vezes sequer a treinar.

Saiu também o Cardozo que diz o Jesus que com ele marcou 130 golos em 5 anos, afirmando que "é por isso que tem os interessados que tem"... Mas alguém disse ao homem que o jogador saiu por 5,6M€ para o Trabzonspor?

Mantendo as "palavras loucas", o treinador que há dois dias disse que na Emirates já se ia ver a equipa para o resto da época, levou 5 golos de uma equipa que ele diz que tem a vantagem de estar totalmente entrosada. WTF?! Então mas o homem não viu quem é que jogou do lado do Arsenal? Querem ver que ele viu em campo de início o Ozil, o Podolski, Wilshere ou Cazorla, etc?... Só para ele perceber, alguns (vários) vieram da FORMAÇÃO do Arsenal.

Diz o Jesus que ficaram muitos jogadores em Lisboa que serão titulares... Oi? Mas está a falar de um central de 33 anos que não teve pré-época e que vai ter que recuperar de uma lesão e ainda recuperar fisicamente para o campeonato? Será que ele está a falar do Enzo Perez que sabemos todos que possivelmente ainda sairá? Serão esses dois que transformariam sozinhos uma derrota de 5-1 numa vitoria?

Ah não! É o Jardel que de pouco usado no ano passado, passou a indispensável ao funcionamento da equipa...

Que tal terem usado a cabeça e puxado da vergonha para assumir a asneira de terem jogado 4a e 5a... Antes de um torneio prestigiadíssimo como a Emirates Cup?

Continuamos na mesma linha de andar a mandar areia para os olhos dos adeptos ao invés de assumir as responsabilidades e ser honesto com a realidade.

PS- Nelson Oliveira e Bernardo Silva de fora dos convocados para o jogo de hoje... Lamentável! E aquela da entrada do João Teixeira que quando está quase a entrar em campo aos 60', foi sentar-se para entrar só aos 85? Mandem-nos embora, deixem os miúdos em paz!

Pode ser que me engane, mas...

Avatar
 ●  75 comentários  ● 
... a tareia de hoje pode até ser o melhor que aconteceu nesta pré-epoca.

Se isto não lhes deixar o ego ferido, não sei o que deixará!

De qualquer forma, só me pronunciarei sobre este plantel e sobre esta pré-epoca no final desta semana, quando começarem os jogos a sério. Já aprendi que não são as silly cups da silly season que interessam.

Aguardemos.

A importância de vender Cardozo

Avatar
 ●  26 comentários  ● 
Não discutamos a qualidade do jogador. Ja se sabe que é motivo de ampla discussão. Analisemos pela questão financeira:

- O Trabzonspor informou o regulador local que tem acordo com o Benfica por, alegados, 5,6M€ para comprar o Cardozo

Isso representa um encaixe de cerca de 4,5M€ pelos 80% que o Benfica detém do passe do avançado.

Ora, dado que o Benfica até final de Agosto terá que recomprar as percentagens dos jogadores no Benfica Stars Fund, manter Cardozo implica pagar mais 4M€ por Cardozo.

Independentemente de tudo, ja todos percebemos que, mesmo os que gostavam de jogador, que já não dá para o Benfica.

Portanto, mais que o valor que vamos receber, importa garantir o que o Benfica vai poupar nesta operação: 4M€ da recompra + cerca de 2,5M€/ano em salários que o jogador receberá.

Se com isso podermos ainda juntar a este valor a receita de 4,5M€ líquidos, não deixa de ser uma operação favorável para o SLBenfica...

A "GeraçãoBenfica" ou se preferirem "Geração Seixal"

Avatar
 ●  19 comentários  ● 
Benfiquista que é benfiquista apoia pah! E portanto eu já me habituei que vale tudo para defender o indefensável... 

Se o Jesus não aposta na formação é porque não prestam... Quando aposta nos mesmos que não tinha apostado... É porque obviamente prestam e nunca ninguém disse que não prestavam, apenas que não era aquela a melhor altura.

Quando não se aposta o motivo é obvio e até tem provas que o sustentam: então os rapazes não têm qualidade como se pode ver pelo facto de que os que saíram... Não foram apostas ganhas em lado nenhum.

Digam lá que não é um argumento irrefutável? Pois... Não é! E aqui o amigo explica devagarinho e começo logo de uma frase de alguém que até o Benfica reconhece como capaz para avaliar potencial de jogadores jovens (é dos que faz parte do comité de avaliação do Benfica Stars Fund), então o belo do Carlos Dinis refere assim:

"é preciso formar e a formação deve ter «qualidade de treino», sim senhor, mas os futebolistas só se desenvolvem quando jogam com os melhores e os mais capazes".

Portanto, para os que esperam que os jogadores cheguem dos juniores ou da equipa B a "partir a loiça toda", lamento as más notícias! Vão ter que continuar a espera de ver isso nos estrangeiros que costumam chegar todos os anos... Ah espera! Esses também não o fazem e quase todos precisam de ser trabalhados para ser jogadores de topo - será que já todos se esqueceram que até oferecido queriam ver sair o DiMaria quando ele fazia tudo bem, mas... Perdia sempre as bolas?

Então mas que chatice... Não era suposto o Miguel Rosa deixar de treinar com o Aimar e com o DiMaria e render mais ainda ali junto ao Fredy e ao Tiago Silva? Então mas não é a mesma coisa jogar na movimentação do Belenenses, do Arouca ou Paços de Ferreira comparativamente a ter o DiMaria, o Aimar, o Rodrigo ou Gaitan a meter-nos bolas nos pés? 

Lamento, amigos... Vão ter que ir a procura de mais um argumento, aliás mais dois porque vem já aí outro que também vai cair...

"Ora digam lá os defensores da formação quem é que o Benfica não aproveitou nos últimos 5 anos"

Cinco anos? Portanto que jogadores tinha 18 ou 19 anos em 2009, ou seja, que já jogavam nos últimos escalões desde 2005 (dois anos de juvenil e dois de junior), ou seja, alguém da geração de 1990 / 1991... É dai em diante que estão a falar?

Muito bem, só para os mais desatentos, recordo que está geração ficou em 2002 sem espaços de treino e voltou a ter em 2006. Até lá, além de uma prospecção deficiente, porque fora "destruída" por Vale Azevedo, não tinham campos fixos de treinos e jogos.

Portanto o que querem saber é quem é que se proveitou ANTES do Seixal? Não, não é? Isso seria motivo para eu vos gozar... Mas querem então saber quem é que treinou no Seixal nos dois anos de junior e que depois não foi aproveitado:

A primeira geração que encaixa na vossa dúvida é a do Nelson Olveira. Ah pois é, lamento... Pensavam que era a do Miguel Rosa, do Miguel Victor e do David Simão? Não... Esses são os HERÓIS que se fizeram jogadores "com a casa às costas" e ainda assim conseguiram ser melhores que os Filipe Menezes, os Carlos Martins e outros que tais... E acho que já vos expliquei acima porque não estão hoje a um nível mais alto...

Voltemos então à geração de 1991/1992 em diante, que vocês querem: Nelson Oliveira, Danilo Pereira, Mario Rui, Luís Martins, Lassana Camará e Roderick Miranda são os nomes de maior destaque dessa geração e que estiveram no famoso mundial de Sub20 de 2011, onde Nelson Oliveira foi considerado o segundo melhor jogador do torneio e o Danilo Pereira o único português a entrar para o 11 ideal da FIFA.

Portanto, o que me querem dizer é que para ser jogador de qualidade para o Benfica, não chega entrar nos melhores 11 do Mundial Sub20 nem ser o segundo melhor jogador do torneio? Dou de barato os outros, ainda que lamento que, à excepção de Siqueira, não tenhamos tido nenhum defesa esquerdo superior ao Luís Martins e até ao Mario Rui (que tinha a estatura contra ele).

Porque é que o Danilo não "explodiu"? Acho que já vos respondeu o Carlos Dinis mais acima... 
Porque é que o Danilo este ano já foi dos melhores do campeonato na posição dele? Pela mesma resposta que o Carlos Dinis vos deu...
Porque é que o Benfica não vai buscar o que foi um dos melhores 6 da época passada? Nem o Carlos Dinis sabe responder a isso...

O Nelson Oliveira? Bom, acho que ter sido integrado logo depois do Mundial Sub20 foi uma excelente opção do Benfica, não tivesse um treinador preconceituoso e que sempre exigiu do Nelson o que ele ainda estava a aprender a fazer... Ainda assim, quem é que marcou na Champions? Pois... Quem é que enchia páginas de jornais com a evidência de que seria o novo ponta de lança para o Paulo Bento? Pois...

... Até que teve o azar de falhar, porque está em idade de falhar, em Stanford Bridge e com isso o Benfica não passou a eliminatória! Nesse dia o Jesus "matou-o"... Até hoje! "Ainda és muito verdinho, nunca vais ser jogador"...

Naaaah! O Jeus não faz isso, pois não Joao Texeira? Quem te mandou falhar um lance que ia dando golo do Bilbau numa pré-época??? Pois... Imagino que agora estejas muito mais confiante cada vez que tiveres que tomar decisões, não é? Viva a pedagogia e o sentido de formação deste craque das relações interpessoais que é o Jorge Jesus.

Voltando à vossa pergunta, a GeraçãoBenfica, ou se preferirem, a "Geração Seixal" começa nos putos nascidos em 1992, só daí em diante é justo exigir o aproveitamento dos miúdos de ENORME qualidade e esses, por enquanto, ainda estão na Luz e felizmente estão na pré-época a ser "aproveitados" pelo Jesus.

A geração que estou a falar começa nos que lutaram lado a lado com James Rodriguez, Oscar, Philippe Coutinho, Willian, Danilo, Griezmann, o Isco, o Koke, o nosso Rodrigo, etc tudo jogadores que estão hoje em dia nos melhores da Europa e que alguns ficaram aos pés do Nelson Oliveira e do Danilo Pereira.

Sim, continuo a insistir que o Danilo já deveria estar de volta ao Benfica para lutar com André Almeida (e com o Fejsa mais tarde, que não considero mais forte que ambos) naquela vaga de 6 e que o Nelson Oliveira deveria ser o grande substituto do Rodrigo, que o Ivan Cavaleiro não é inferior em nada ao Sulejmani e que o Cancelo tem valor para ser, no mínimo, o substituto de eleição do Maxi Pereira, que o Bernardo Silva pode perfeitamente ser "a chave" para alguns jogos em 4-4-2 losangulo ou em 4-2-3-1 e que o João Teixeira pode ser claramente uma opção de rotatividade para o Talisca a 8.

Desaproveitem estes e daqui a dois anos já não terão a lata de fazer essas perguntas absurdas!

Os reforços estão em casa, Presidente. Continue, e muito bem, a mostrar isso ao treinador...

Por acaso esqueceram-se?

Avatar
 ●  11 comentários  ● 

Por acaso não se terá dado o caso de se terem esquecido que temos um equipamento alternativo e que, calhando, é bom para as receitas de vendas de camisolas que comecem a ser usadas pela equipa...?

Mais um leitor que quis substituir o Benfica by GB...

Avatar
 ●  17 comentários  ● 
Antes de mais, as minhas mais sinceras desculpas pela falta de romantismo e floreado do meu texto, mas quando se escreve o que se sente, pouco disso importa.

Sou um leitor assíduo de tudo o que é blog Benfiquista. Faço-o porque interessa-me saber o que vai na alma daqueles que, como eu, vibram com o Glorioso. Não criei nenhum espaço de opinião pessoal (e nem o farei) porque o tempo não me permite, mas também porque sei que a forma como vivo e respiro Benfica é-me muito particular. Escrevo hoje porque ao fim de 24 anos (sei que sou muito novo e que isso fará com que muita gente deixe de ler o meu texto neste ponto por achar que me falta credibilidade), depois de ter precisamente começado a gostar do Benfica na sua época mais negra (este facto está mais do que comprovado), para "desabafar". Se fizerem as contas reparam que nasci em 1990; vi o Benfica ser campeão 5 vezes (91, 94, 2005, 2010 e 2014) e como se ainda não bastasse, cresci no Porto. Aprendi a gostar de futebol durante a hegemonia do F.C.Porto (sim, foi hegemonia, independentemente de como foi conseguida) e mesmo assim nunca pestanejei quando os meus avós e os meus pais, naquela brincadeira semi-inocente que gostam de fazer aos putos, me perguntavam: "Quem é o maior?".
Mas porque estou para aqui a dizer esta "palha" toda? Para dizer que vejo em 90% dos blogs benfiquistas uma crítica desmedida e por vezes pelo simples facto de que o Benfiquista nunca está contente. Ora porque os negócios são mal feitos, ou porque não ganhamos nada, ou porque o Porto é melhor que nós, ou porque o nosso presidente é um gatuno... Ora bem, sabendo eu que muitos dos escritores destes blogs tem mais de 25 anos de sócio, proponho-lhes o seguinte: candidatem-se a presidência do Glorioso. Sim, atirem-se de cabeça. Para vocês, as vossas criticas e ideias são perfeitamente fundamentadas e plausíveis; 50% do universo benfiquista na internet concorda com vocês... Por isso, na pior das hipóteses, devem ter algumas chances de serem presidentes do Benfica! Mas... é complicado, não é? Uma coisa é escrever atrás de um computador e outra é simplesmente comandar o exército movido por 6 milhoes de pessoas (que eu acredito até serem mais). É complicado passar das palavras para a acção. E atenção: acredito do fundo do coração que alguns de vocês fossem capazes de fazer melhor do que o Vieira. Tenho confiança cega nisso. De trazer as "trutas" mais apetecíveis, de fazer negócios da China, etc. E por falar em "trutas": queixámo-nos ultimamente que vendemos ao desbarato uma equipa campeã e que faltam níveis de competitividade, e que este ano vai ser literalmente um "Ai Jesus"... Esquecemo-nos apenas de que somos um clube de Portugal e da Liga Portuguesa, sem poder financeiro e que vive dos encaixes monetários que faz. O Porto foi campeão europeu e vendeu toda a equipa; o Benfica ganhou tudo internamente e seguiu o mesmo caminho. Talvez se fossemos um clube da Liga espanhola (ou pelo menos com o seu poderio económico) não precisássemos de o fazer. Mas eu prefiro vender jogadores a ter de deixa-los jogar contrariados (ou acham que se não vendêssemos o Garay, por exemplo, ele ia ter o mesmo rendimento desportivo de outras épocas?). O propósito do Benfica é construir uma equipa vencedora, sim, com a recente politica de contratar jovens valores para mais tarde realizar encaixes avultados. Tem de e vai ser assim. Não há volta a dar. E uma equipa vencedora não se faz só com jovens da formação. Aqui é um dos pontos em que mais concordo com vocês: Talvez seja mais eficaz e quem sabe melhor apostar nos jovens que formamos. Não na quantidade que todos nós desejaríamos. Fico bastante satisfeito se pelo menos o Cancelo, André Almeida, João Teixeira e Paulo Lopes ficarem no plantel este ano. São 4 jogadores que fizeram a formação connosco. Nenhum clube do mundo tem uma equipa 100% formação. Precisamos jogadores de outros campeonatos outras características, outras idades. Precisamos de acreditar neles com tanta fé como acreditamos nos jovens da nossa formação. Porque? Porque são do Benfica, porra! O ano passado foi uma choradeira sem fim, um desanimo desmedido porque não ganhariamos nada... E no fim, os que agoiraram o nosso fim esconderam-se atrás dos festejos da tripleta. Porque é que sou do Benfica? Porque vibro com as vitórias, choro com as derrotas, fico em suspense durante o mercado de transferências... E isto não é viver? Sim, eu VIVO Benfica. Não gosto de tudo o que o Benfica me dá, mas amo tudo o que o Benfica me faz sentir. E sabem onde é que uso as minhas críticas? No estádio, no meu lugar anual renovado todos os anos desde que fiz 18 anos. Lá é onde eu sonho, onde in loco eu vibro e, sinceramente, é lá que as pessoas ganham credibilidade para efectuar todas as críticas e opiniões. É mostrar aos jogadores e direcção no "tribunal da Luz" de 65 mil pessoas num jogo contra o Vila Praia de Ancora que nos somos a forca que os move e que apontaremos as suas falhas, mas aplaudiremos os seus sucessos. Vivam o Benfica, não esperem apenas por uma escorredela de alguém para usar as vossas técnicas de crucificação. Lembrem-se: somos do Benfica e isso nos envaidece! 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Qual é a tua agenda, Jesus?

Avatar
 ●  75 comentários  ● 
Esta manhã tive uma conversa que tive com um amigo, um grande benfiquista, de quem discordo algumas vezes, mas que hoje resumiu integralmente o que penso sobre a não-aposta do Jesus nos miúdos da formação:


"Não ver a qualidade de Bernardo Silva já não pode ser casmurrice. Tem de haver mais alguma coisa por detrás. A questão é:

Há, actualmente, no plantel, jogadores assim tão melhores do que os nossos da formação? 



Há...três ou quatro, portanto, das duas uma: Ou contratas qualidade super para jogar já; Ou dás as mesmas oportunidades aos nossos jovens que te preparas para dar a outros jovens que contratamos... No mínimo. 
É isto que Jesus não faz! Portanto, está de má fé ou tem preconceito"



Esta análise não é minha... eu talvez não fosse tão claro nas palavras, mas na verdade está aqui tudo dito em algumas palavras.

Quem quiser fazer a defesa do Jesus, pode tentar... Mas isto que aqui está é integralmente o que eu penso!

Eu não tenho dúvidas que qualquer treinador sem essa "má fé ou preconceito" contra os miudos, esta ano apostaria fortemente no Bernardo Silva e no João Cancelo, não dispensaria o Nelson Oliveira e, mesmo sabendo que não é um predestinado, teria em Ivan Cavaleiro uma excelente solução. Qualquer treinador assim já estaria "de olho" no Gonçalo Guedes e no Romário Baldé, já estaria a fomentar a integração de jogadores fantásticos dos juvenis e da nova geração de juniores gradualmente na equipa B.

Se não é má fé nem preconceito, então o que é, Jesus?

PS- Podem fazer o melhor que conseguirem a justificar a qualidade do Luis Felipe e de todos os outros que virão "tapar"... Força!

A realidade dos últimos anos é que...

Avatar
 ●  19 comentários  ● 

...o SL Benfica faz a pré-época com os dispensados e os que vão ser vendidos e depois nos primeiros jogos da temporada é que realmente começa a construir uma equipa.

É o mal do mercado aberto até Agosto? Será antes falta de planificação? Navegação à vista e depois logo se vê porque "joga o Manel"? Ausência de uma preparação atempada da nova temporada? Falta da tal estrutura que pense o clube e que facilite as possíveis saídas inevitáveis do mercado de verão?

Como sabem, sou muito crítico do poder que Jorge Jesus tem no SL Benfica. Parece-me que todos estes erros são um reflexo disso. E de outras coisas óbvias também.

Veremos quem ainda vai sair...como diz o Benfica by GB, esperemos pelas trutas porque com as taínhas que já chegaram não vamos lá.

Porque ganha a Alemanha?

Avatar
 ●  31 comentários  ● 
Chama-se PROJECTO DE FORMAÇÃO!

Esta nova geração da Alemanha, que não é de agora já tem uns 4 anos, não apareceu por acaso e também não é por acaso que acabaram de conquistar, com total justiça o campeonato da Europa de Sub19 contra Portugal.

Entre os titulares que jogaram a final contra Portugal estão 4 jogadores que na última temporada actuaram na Liga Alemã:


Jogadores com 18/19 anos e já cm 24, 26, 18, 14 jogos em clubes como Leverkusen, Hertha, etc.


Além destes, quase todos estão integrados nos planteis principais das equipas que integram, mesmo jogando nos campeonatos de reservas ou equipas B.

Do lado da selecção portuguesa... Excluindo o André Moreira que joga no... Ribeirão, temos o Rony com 5 jogos pelo ManCity e de resto ZERO, ZEROOOO! Nem um teve oportunidade de jogar na equipa principal da equipa onde joga. E dos 18, há seis que nem nas equipas B ainda jogaram!!!!

A Alemanha, que tem poder económico para "importar jogadores" anda a formá-los... Portugal que não tem dinheiro nem para pagar ordenados, não aproveita o viveiro que tem, com clubes que representam do melhor que há na Europa em matéria de formação, casos do Benfica (especialmente) e do Sporting.

A Alemanha não ganhou porque é a Alemanha... ganharam porque há 10 anos que criaram um plano onde os clubes desempenham um papel fundamental de aposta em gerações sucessivas de jogadores alemães que são aposta desde cedo e se distinguem dos demais pela capacidade, experiência e alta rotação. O resto? É trabalho dos treinadores e da qualidade dos atletas.

É por isto que eles ganham e vão continuar a ganhar... E é também por não termos isto que vamos continuar a perder e a voltar a fazer travessias no deserto quando se acabar a "vitamina CR7".

O primeiro a substituir o Benfica by GB é...

Avatar
 ●  29 comentários  ● 
Bom dia a todos,

gostaria de vos dizer algumas coisas, que acho pertinentes sobre a situação actual do Benfica.

Como é óbvio, estou em acordo com a grande maioria das vossas opiniões, apesar de considerar que por vezes caiem em exageros e consequentemente perdem alguma da razão. No entanto, creio que temos de ter em atenção algumas situações:

1 - O Benfica é um clube muito grande, com uma grande massa de adeptos, mas é um clube de Portugal, não é Espanhol nem Alemão ou Inglês. E a delicada situação do Pais não permite que o Benfica se estabeleça no top 10 Europeu precisamente porque tem a necessidade de ser um clube Vendedor. Isto traz-nos ao planeamento da época que está prestes a começar. Como é óbvio, esta situação do BES veio agudizar a nossa necessidade de mais valias financeiras. O JJ não sabia concerteza da razia do plantel, nem tão pouco a direcção. Se bem se recordam a situação do BES começou há 3 semanas, 1 mês. Acredito que toda a estrutura do Benfica foi apanhada de surpresa. Se pensarem bem, o Sporting só não está a ter a atitude do Benfica porque já há uns largos meses que cortou massivamente nos salários dos seus colaboradores, bem como despediu várias pessoas da sua estrutura.O mesmo está a acontecer com o Benfica.

2 - O gabinete de comunicação do Benfica não está de férias. Discordo neste ponto em absoluto convosco. Penso que se o LFV viesse efectivamente explicar aos sócios que tínhamos de vender, em vez de 100 M€ em vendas, conseguiríamos 30. Os sócios ficariam esclarecidos, mas enfurecidos por tão baixo valor em vendas. A seu tempo serão explicados os negócios.

3 - Rivais. Bom, aqui é que a porca torce o rabo. O nosso clube no passado sábado perdeu com o Ajax no melhor jogo da pré-época até agora. Liguei a televisão na TVI24 propositadamente para ouvir o que diziam. Foi de levar as lágrimas aos olhos. Ouvi comentários do tipo "o Benfica não joga nada por isso houve pouco público e o que houve assobiou. O plantel é fraco. O César é fraco." E por fim a pérola: "JJ tantas vezes diz que é o melhor do Mundo (quando é que ele disse isso?), tem agora a hipótese de fazer um milagre! Fazer de Luis Felipe um Maxi, de César um Garay, de Benito um Siqueira, de Derlei um Rodrigo ou de Talisca um Enzo é uma tarefa hercúlia e digna do melhor do Mundo". Quando perguntaram pelo Porto... "se tivesse de apostar as minhas fichas era no FCPorto, tem um plantel riquíssimo". Etc, etc, entre outras parvoíces. Ditas por quem? Senhor Rui Pedro Braz. No dia seguinte, o FCPorto empatou em casa com o todo poderoso Saint Ettiene! O que ouvi na TV? LFLobo "a equipa está cansada da carga nos treinos, o Saint Ettiene está avançado na preparação" (O Marselha também está. Foi por isso que o Benfica perdeu? Não!). Rui Pedro Braz, disse "o plantel tem um enorme potencial, está no início, os jogadores não se conhecem......etc) Resumindo: O Porto tem um plantel novo, o Benfica não! O Porto tem grandes jogadores mas que estão muito cansadinhos. O Benfica tem um plantel péssimo! Como é possível haver benfiquistas que alinham nisto? O Benfica não contratou ninguém do nível dos que saíram? E o Porto quem é melhor que o Mangala, Fernando e Jackson? Não entendo o porquê do pessimismo de muitos benfiquistas. Por fim o Manuel Fernandes, que no Domingo disse ao Toni que o Benfica se arriscava a perder os jogos de pré-época, porque ia jogar com grandes clubes. Azar, a equipa fantástica do Sporting, quase que ganhava ontem ao colosso Twente!

4 - Formação. Este ponto é delicado. Se por um lado todos queremos um Benfica português, de amor à camisola, de respeito pelos ideiais e passado do clube, por outro lado queremos ganhar títulos. Bernardo Silva - Excelente jogador, mas pesa 40 kg...os jogadores devem ser mais trabalhados fisicamente, ganharem massa muscular para as exigências da alta roda do futebol. Não cabe no esquema do JJ, deveria ser emprestado para mais tarde regressar. Cancelo - acho que estamos perante um bom lateral mas será só de mim que por vezes penso que lhe pára o relógio? Perde-se em fintas, faz um passe despropositado...penso que face à falta de alternativa ao Maxi, deveria ser 2ª opção. João Teixeira - Deve ficar no plantel com 3ª ou 4ª opção e para manter o ritmo por vezes jogar pelos B. Ivan - Não percebo porque insistem neste jogador. Nélson Oliveira - Melhor do que Jara. Poderia ficar, mas acho que o seu nível nunca será muito superior ao actual. Se conseguirmos incluir João Teixeira e Cancelo no plantel, talvez o N. Oliveira, acho que é aceitável.

5 - Plantel. O Benfica tem um plantel mais fraco. É um facto, mesmo chegando dois ou três jogadores e não saindo mais ninguém ( o que duvido). Mas honestamente a nível nacional não vejo candidato mais forte que o Benfica ao campeonato. Não se esqueçam que Lisandro, Luisão, Jardel e Silvio ainda não recuperaram. Bem como o Pizzi que estou muito curioso para ver o que vale. O Ola John regressou bem e o Eliseu veio acrescentar muita qualidade e profundidade. Quanto ao Bebé só será opção para o ataque ao lado do Lima. Aí creio que pode ser opção.

Viva o Benfica!

Um abraço,
André Moutinho

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Já percebi que não aprendes, Jesus! Mas eu não desistirei...

Avatar
 ●  36 comentários  ● 
Quanto tempo precisaste para perceber a IMENSA QUALIDADE do Bernardo Silva quando hoje o deixaste jogar uns minutos? Eu respondo-te : não mais que 3 ou 4 minutos... Deves ter muitos assim, deves!

Devia ser motivo de despedimento andar a "matar" assim este puto... Mas pensando bem, tu és um ás a queimá-los não é? Ontem o Nelson Oliveira esteve em bastante bom plano, portanto o melhor hoje foi não o meter mais que 5 minutos para não ser demasiado ridículo quando o dispensares. É muito melhor dar espaço e tempo à NULIDADE do Franco Jara... Para o tirares! 

E o que dizer da atitude de merda de tirar o Teixeira logo depois de ele ter cometido um erro... Com 13 minutos em campo? Sabes o que é um erro? Sim, é aquilo que o Cesar tem cometido várias vezes... O que é normal olhando ao contexto do jogador, mas que pareces menos tolerante quando se trata dos miúdos. Ah e não venhas com a justificação que estava lesionado... Porque foi várias vezes filmado e não teve qualquer acompanhamento medico, além de que ainda assim, depois de um erro não se tira o miúdo. Nem que esperasses mais 5 minutos...

Queres que fale também do que estas a fazer ao Cancelo? Estás a jogar bem miúdo... Então sai lá da tua posição para poder jogar outra NULIDADE, mas é uma nulidade que foi avalizada pelo mister, não é?

Sim, já percebemos que eles não contam para ti... PORQUE NÃO QUERES! Só mesmo por isso, porque se fosse por uma questão de qualidade, qualquer treinador os aproveitaria é os trabalharia.

PS.- parabéns a todos estes miúdos que, mesmo percebendo tudo isto do treinador, têm feito em campo exibições na maioria das vezes superiores aos "escolhidos" do treinador.

Jesus, ouve o Presidente que ele tem razão...

Avatar
 ●  22 comentários  ● 

Pede ao homem um guarda-redes como deve de ser (não o Roberto II, o argentino), um médio defensivo (se o "preço" para ter o Guilavogui é largar o Gaitan, ficamos com o Almeida que é bom!) e avalia bem a questão do central (mas eu gosto do César) porque de resto pensa bem nos reforços que tens "em casa":

Na baliza precisamos do titular. Já sabes que o Artur é para o bom e para o mau... não dá! Deixa o homem ir à vida dele e vai buscar um com menos de 30 anos e que tenha qualidade. Nessa posição vale a pena investir.

Nas alas o Maxi faz o ano inteiro, excepto as paragens cerebrais para castigos, e para isso tens o Cancelo que está a melhorar só na pré-epoca isso é evidente. Do lado oposto o Benito e o teu novo menino bonito, Eliseu fazem bem o trabalho e ainda tens o Sílvio. Tens? bom não sei... nunca mais soubemos se fica ou nao!

No meio o Luisão não tem pré-epoca e precisa de um central rápido nas dobras ao lado dele. Cesar? Jardel? Diz-me tu oh Jesus. Seja como for, o Sidnei mostra ser bom terceiro central e tens ainda o João Nunes (espero que seja hoje campeão da Europa) na equipa B e que pode fazer alguns jogos. Seja como for, talvez não seja mau ter 

No meio campo defensivo esquece lá o Ruben Amorim. Esse podes assinalar na tua folhinha para o lugar do Enzo Perez e até o podes deixar sair pelos 29M€ (ooohhh! O GB passou-se!). No meio campo defensivo tens o André Almeida que antecipo que em menos de dois anos nessa função será vendido por bons milhões. Tem tudo para ser um jogador de eleição aí. E claro o regresso do Fejsa! O Ruben pode "segurar as pontas" do Almeida até lá. Seja como for, dado que o Fejsa ainda demora, um jogador que tirasse a pressão do André era bem vindo.

Nas alas estás servido oh Jesus, não inventes! Salvio e Ola John, além do Sulejmani, do Ivan e do Bebé - qualquer deles pode jogar nas duas alas! O Candeias podes mandar para o Braga para trazeres o Rafa que sabemos que gostavas de fazer dele um 8 mais do que um avançado. Mas podes lá deixar o Eder e olha que até sabes que gosto do rapaz... mas gosto mais do Nelson Oliveira e já é nosso! Rafa, Amorim e Teixeira... estás mais que servido a 8.

Já vi que finalmente estás a "libertar" o Nico! Ele "devia" no esquema jogar a ala, mas tu já percebeste que um puro sangue não se amarra na vedação. Ele joga em todo o lado e em lugar nenhum. Bem visto... já só falta meteres na cabeça que tens uma alternativa quando o Nico está cansado ou a precisar de rodar: BERNARDO SILVA, homem! É baixo? Não me lixes... queres ver que ali joga de cabeça, não! O Messi é alto? O Gotze? Esquece lá isso e deixa o puto jogar.

Por fim na frente tenho "mixed fellings". Acho que o Lima, o Derley e o Nelson é curto! Falta ali um "hot shot"! O Nélson se tu meteres isso na cabeça (e ele também) pode perfeitamente vir a sê-lo, mas passa muito por uma mudança de mentalidade e um alinhamento dos dois que precisam OS DOIS de ultrapassar. Eu gostava. Além disso, tens o Kevin "Coiso-bikler" na B jutamente com o Lolo.

Ou seja, bem vistas as coisas... não precisas de muito mais e até pode sair o Enzo. Se o Gaitan ficar, com este "quadro" acho que seremos campeões (o Nico à solta vai ser do melhor!!!!)

Agora... Se começares a excluir o Sidnei, Cancelo, o Bernardo, o Almeida como solução para o meio, o Ivan e o Nelson Olveira... sim, nesse caso é melhor mesmo pensares em ir ao mercado buscar malta porque há por ali muita falta de jogadores.

Se não vês alternativa de curto prazo ao Garay, se não vês substituto ao Maxi, se não estás confortável nas alas ou no ataque, se a aposta é basicamente o Fejsa no meio campo defensivo, nem estás tranquilo na vaga possível do Enzo e do Rodrigo. Eu diria que estamos mal...

PS- Lembra-te de mais um nome, homem: GONÇALO GUEDES! Quando aqui andei a falar meses, anos, sobre o Oblak todos diziam que estava doido, que era fresquinho... foi o que se viu. Este não engana. Esquece a idade dele... é puro diamante.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O meu filho marcou um golo pelo Benfica, Jesus!

Avatar
 ●  28 comentários  ● 
JOÃO TEIXEIRA! Lembras-te, Jesus quando te disse que quando os putos da formação, que cheiram a Benfica, marcam um golo parece nas bancadas que foi um golo do nosso filho?

Pois, foi isso mesmo que senti hoje quando vi o puto João Teixeira a marcar. Parecia que estava a ver um golo na final da Champions! É um dos nossos, pah! É o puto "made in Benfica".

E viste o Nelson Oliveira a começar a mostrar mais e ser um elemento de jogo interessante, com envolvimento na fase de construção e depois a lutar pela fase de finalização... O meu filho quase marcava, Jesus! Não fosse aquela defesa com os pés, oh JJ, eram os nossos putos a "facturar".

E o outro que não é filho, mas é como se fosse? Viste a pinta do André Almeida ali no meio? A ultima vez que ali jogou "encheu o campo" contra a Juventus. Ainda tens duvidas de quem é o teu 6 de raiz? Solta lá o Ruben para 8, homem...

Oh Jesus, tivesses tu coragem de ter experimentado nesta pre-época o 4-2-3-1 e terias visto o "filho querido da família" a brilhar, o nosso Bernardo ali a 10 é um privilégio para os olhos.

Quando ao João Cancelo, não preciso falar pois não? Dás tu o bilhete de regresso ao Luís Filipe ou damos nós? O rapaz simplesmente está uns 100 furos abaixo do Cancelo que, tal como o Teixeira e o Nelson, ainda cometem erros de quem precisa que acredites neles e os ajudes...

Vá lá oh Jesus, deixa-te embirrações. Pega nestes putos, junta-lhes o Ivan Cavaleiro e o Bernardo Silva (não a 8, mas a 10 em 4-2-3-1, ou se quiseres em 4-4-2 losangulo se quiseres ser mais ousado) e vais ter neles "puro sangue benfiquista" sempre pronto a chegarem-se à frente.

Fala com eles, ajuda os miúdos, ensina-os a melhorar e a errar menos... A qualidade está lá toda, só faltas mesmo tu oh Jesus para eles serem o que podem ser e não passarem ao lado da carreira.

PS- o Guedes assenta ali tão bem, apenas de vez em quando, se tivermos o azar de o Gaitan sair.

Aí está o plano de salvação de Joaquim Oliveira

Avatar
 ●  80 comentários  ● 

"O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol determinou a anulação e consequente repetição do ato eleitoral que reconduziu Mário Figueiredo na presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A decisão, anunciada esta terça-feira, decorre do deferimento parcial do recurso apresentado por V. Guimarães e Estoril, por unanimidade do CJ, considerando-se como admitida a candidatura encabeçada por Fernando Seara ao ato eleitoral.

O CJ decidiu ainda que a lista de Mário Figueiredo «pode, eventualmente, vir a ser admitida caso sejam sanados os respetivos vícios formais».

O órgão federativo comunicou também que se encontra «pendente» o recurso apresentado por Rui Alves, dependendo da decisão «a admissibilidade» da lista encabeçada pelo antigo presidente do Nacional."
- A Bola.

Aquilo para que alertamos está em marcha. 
Mais uma vez na história do futebol português, o Conselho de Justiça da FPF coloca-se ao lado daqueles que se servem do futebol.

O colete de forças da Olivedesportos que tem mantido apertados os pequenos clubes e tem condicionado as suas prestações desportivas tem que ser mantido a todo o custo, segundo estes senhores.


Com a validação da candidatura de Fernando Seara, o caminho está aberto para a retirada dos processos da Liga de Clubes contra a Olivedesportos. Os direitos televisivos estão longe de estar resolvidos e até garantidos no futuro próximo. 

A reentrada em campo de Fernando Seara reforça o grupo de pressão político que irá fazer tudo para que as alterações legislativas que protegerão os interesses de Joaquim Oliveira e do Sistema venham ao de cimo ainda antes do fim desta legislatura.

Quem está no futebol sabia e sabe qual o lado que defende o futebol e qual o lado que torna a ajoelhar os clubes ao Sistema que serve o FC Porto.

Teremos telefonemas novamente a pedir votos em Seara? Será novamente Pinto da Costa a dar o OK final aos nomes da lista de Seara? 


terça-feira, 29 de julho de 2014

Blog NGB e Presidente Vieira contra Jesus e o resto do Mundo

Avatar
 ●  27 comentários  ● 
Não, não se trata de um jogo de beneficiência que vamos organizar em parceria e com o patrocínio da Emirates, mas sim da defesa da qualidade dos jogadores da formação do SLBenfica...


Têm qualidade, sim senhor Presidente! É isso mesmo, defender os nossos miúdos que merecem oportunidades para falhar e acertar como os demais MAS SÃO NOSSOS! ... não precisam nascer nem 10 nem 2 vezes, estão lá para serem potenciados, ou só se potencia em castelhano e brasileiro?

Tal como referido no tópico anterior (Finalmente vão ser anunciadas as "trutas" prometidas...) são vários prontos para serem desafiados por Jorge Jesus:

O terceiro guarda-redes e guarda-redes da equipa B: Bruno Varela
O suplente de Maxi Pereira e titular nas Taças nacionais: João Cancelo
O suplente do Enzo Perez ou Jordy Classie (caso saia o primeiro): João Teixeira
O pilar de suporte ao meio campo defensivo com Ruben Amorim: André Almeida
O novo "mágico" da Luz para uma alternativa táctica em 4-2-3-1: Bernardo Silva
O puro sangue das alas como alterantiva a Gaitan e Sálvio, Ola John e Sulej: Ivan Cavaleiro e Gonçalo Guedes
O homem-área para suportar o 4-2-3-1: Nélson Oliveira

e...No "forno" para o próximo ano já temos as nossas "estrelas" Raphael Guzzo, Romário Baldé, João Nunes, Thierry Graça e Nuno Santos... e quem mais nos venha a surpreender nos juniores (excelente materia prima nos de primeiro ano) e na equipa B.

Finalmente vão ser anunciadas as "trutas" prometidas...

Avatar
 ●  24 comentários  ● 
O terceiro guarda-redes e guarda-redes da equipa B: Bruno Varela
O suplente de Maxi Pereira e titular nas Taças nacionais: João Cancelo
O suplente do Enzo Perez ou Jordy Classie (caso saia o primeiro): João Teixeira
O pilar de suporte ao meio campo defensivo com Ruben Amorim: André Almeida
O novo "mágico" da Luz para uma alternativa táctica em 4-2-3-1: Bernardo Silva
O puro sangue das alas como alterantiva a Gaitan e Sálvio, Ola John e Sulej: Ivan Cavaleiro e Gonçalo Guedes
O homem-área para suportar o 4-2-3-1: Nélson Oliveira

Na porta da saída estão Djavan (eu optava antes por não ter trazido o Eliseu, mas OK), Steven Victoria, Candeias (nunca devia ter entrado), Artur Moraes, Cardozo (já passaram os dois da vaidade), Luis Filipe (pode ser emprestado em Portugal para vermos se o problema é a falta de ritmo), Pizzi (sem espaço) e Jara (sem espaço).

Reparem que não propus ninguém para titular, se bem que acredito que lá chegarão por mérito, e em alguns casos nem para o principal suplente... Ah! E não sugiro nenhum para posições-chave como guarda-redes, central ou médio box to box. Oooops! dei cabo do vosso argumento de que isto enfraqueceria o plantel.

No "forno" para o próximo ano já temos as nossas "estrelas" Raphael Guzzo, Romário Baldé, João Nunes, Thierry Graça e Nuno Santos... e quem mais nos venha a surpreender nos juniores (excelente materia prima nos de primeiro ano) e na equipa B.

PS- Por falar em equipa B, o Dawidowicz nao impressionou até agora, mas o Friesenbichler não engana!!!

Emirates e o valor da Marca Benfica.

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

Teremos que saber os valores envolvidos para entender a valorização dada à Marca Benfica pela Emirates.

Sem dúvida que é uma parceria muito interessante para ambas as marcas, sendo que a Emirates procura assim estimular os cerca de 14 milhões de adeptos do SLB espalhados pelo mundo a utilizar os seus serviços.

Quanto ao SL Benfica, a associação com a Emirates pode trazer a curto prazo outros investidores estrangeiros na Marca do clube e isso é muito positivo. Além do impacto financeiro directo do patrocínio, o que ainda está por saber.

Gostei de ver Domingos Soares de Oliveira a dar a cara pelo clube no anúncio deste negócio, coisa que lhe dá a devida notoriedade pelo trabalho que tem realizado pelo clube que, não sendo o seu de coração, é sem dúvida um profissional que revolucionou o negócio da Marca Benfica. Foi ele que arquitectou os grandes negocios recentes da Marca Benfica.


A Marca Benfica, através das suas conquistas desportivas desde 1904 e da sua enorme massa adepta (que é o seu maior património!!) há muito tempo que atrai as grandes empresas que investem no futebol.

Assim foi com a SHELL, com a PARMALAT ou mais recentemente com a VODAFONE.

A Marca Benfica cria valor para quem nela investe, para quem nela aposta e acredita.

A Emirates percebeu isso assim como as anteriores multinacionais já o tinham entendido. 
Por exemplo, o envolvimento da Vodafone com a Marca Benfica foi fundamental para o seu estabelecimento quando assumiu em nome próprio a substituição da marca Telecel. 
De 1996 a 2005 este gigante das telecomunicações foi o principal patrocinador do SL Benfica.

Por tudo isto não entendo esta euforia desmedida que alguns partilham com a assinatura deste acordo. Foi uma surpresa para vós? Descobriram a pólvora? Ou são simplesmente tapados quanto a este passado do nosso clube? Ficam assim tão surpreendidos com o valor da Marca Benfica?

Relembro os mais esquecidos, em especial os 38% desaparecidos da face da terra que votaram Vale e Azevedo na eleições de 2000, que mesmo durante esse mandato que LFV gosta tanto de lembrar, a TELECEL não pareceu preocupada com o caos dos 86M de passivo e continuava a acreditar no real valor da Marca Benfica.
Não atesta isso o poder da Marca Benfica?

Lembrem-se que o que faz a Marca Benfica não são as vendas de jogadores: são os troféus, os títulos e a sua grande massa adepta. 

Saúdo este acordo com a Emirates, mas a companhia de aviação não entra em campo nem marca golos. Assim como um certo senhor de bigode.

Vão escrever no NGB! Sem filtros...

Avatar
 ●  52 comentários  ● 

Temos lido vários (cada vez menos, é verdade...) comentários a dizer que estamos errados nisto e naquilo. Há sempre quem encontra forma de dizer que estamos errados, mas são poucos os que se dão ao trabalho de nos dizer porquê, de argumentar contra, sem ser optando pelo insulto ou ofensa aos bloggers.

Assim, durante o mês de Agosto, todos os nossos leitores vão ter oportunidade de ME SUBSTITUIR (Benfica by GB) neste blog. Para isso bastará enviarem os vossos textos para o meu email: benficabygb@gmail.com e prometo que todos serão publicados.

Regras:
- Não se aceitam textos com insultos ou ofensas a funcionários ou dirigentes do SLBenfica
- Não se aceitam textos com insultos ou ofensas aos bloggers do NGB
- Não se aceitam textos que visem os bloggers do NGB, mas sim as temáticas aqui discutidas.
- Aceitam-se todos os textos que versem sobre as opiniões dos bloggers do NGB, mas não sobre os próprios.
- Não se aceitam textos anónimos, mas não há obrigatoriedade de assinatura com nome verdadeiro. Serão aceites nicknames (identidade virtual).

Não temos qualquer interesse sequer sem saber o vosso endereço de email. Podem criar um de propósito para o efeito, partilhar endereços... O que quiserem.

Não terão qualquer tipo de restrição de "linha editorial", tal como não têm os bloggers deste espaço. A crítica é benvinda desde que sustentada.

E agora? Tens coragem de te assumir perante mais de 15.000 leitores diários ou vais ficar a fazer de ratazana em alguns blogs e caixas de comentários?

PS- Pela exposição e luta diária pelo indefensável (sem ofender ninguém, é verdade), o Pedro Guerra, se quiser participar terá prioridade face aos demais.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Os nossos putos ESTÃO NA FINAL DO EURO SUB19!

Avatar
 ●  8 comentários  ● 

João Nunes, Romário Baldé e Raphael Guzzo jogaram esta noite contra a Sérvia num jogo que, contra o actual campeão Europeu da categoria, valeu o acesso à Final que vai ser jogada contra a Alemanha. No banco ficou ainda Robocho.

FABULOSO! Depois da Final da UEFA Youth League, estes quatro magníficos poucos meses depois estão noutra Final de enorme dimensão.

ESTES PUTOS SÃO FANTÁSTICOS! PARABENS CAMPEÕES!

Nascerem 10x...? Possivelmente já estiveram em mais momento de grandes decisões do que muitos que entram com rótulo de "futuro craque" no plantel no SLBenfica e saem com o rótulo... estragado!

Houvesse "tomates" e já estariam "debaixo de olho" do treinador da equipa principal para ir fazendo uns treinos de vez em quando, ou outro jogo se possível... e na próxima época já seriam solução, tal como esta época o Gonçalo Guedes já estaria a ser lançado sem medos (e já nem falo no Cancelo, Bernardo, Ivan e Nelson Oliveira, claro!).

PS- Tanto me bati pelo Oblak... que tinha razão! Pelos nossos putos, gritarei até que a voz me doa. Não gostam? Mudem de canal!!!!

Aí está o patrocínio da Emirates

Avatar
 ●  60 comentários  ● 


Assim que o contrato com a PT terminar, já todos sabemos o que vai acontecer....

BTV: 30 milhões de receita! (TUNGAS!)

Avatar
 ●  61 comentários  ● 

Domingos Soares Oliveira anunciou no Brasil que a BTV, novo nome da BenficaTV, já representa 30 milhões de euros de receitas para o SLBenfica.

MUITOS PARABÉNS A TODOS OS QUE TÊM DADO DIMENSÃO A ESTE PROJECTO!

Agora... cuidado com o complemento que ele compara logo a seguir: Anteriormente ganhámos 7,5M€/ano.

Estes dois números NÃO COMPARAM entre si. 7,5M€ era receita líquida do SLBenfica e 30M€ é receita íliquida do SLBenfica, para terem uma ideia, uma parte dessa receita existirá na mesma se amanhã o SLBenfica resolvesse vender os seus direitos desportivos.

Ou seja, os 30M€ em primeiro lugar não excluem os custos que temos com a operação (salarios, meios, satelites, etc.) e por outro lado não são APENAS receitas com os direitos televisivos. Para se comparar o crescimento do nivel da receita, temos que "isolar" destes 30M€ as receitas apenas com direitos televisivos - excluindo subcrições, publicidade, etc.

Seja como for, o projecto BenficaTV é claramente um projecto vencedor, não foi infelizmente um projecto unânime ao inicio, mas... VENCEU!

Querem saber porque eles não apostam?

Avatar
 ●  88 comentários  ● 

Ultimo parágrafo do discurso directo do Domingos Soares Oliveira: "eles (os adeptos) pedem jogadores formados no clube, mas no final o que eles querem são resultados".

Pois é! Ainda ontem eu aqui escrevia sobre isso e sobre a CULPA que os adeptos têm em exigir aos miúdos que só joguem no Benfica se valerem 2x mais do que aqueles que podem vir de fora, quando na verdade deveria ser ao contrario.

Correndo os blogs e os fóruns ja se vê a selecção de clubes a que deveriam ser emprestados todos sem excepção, Bernardo, Ivan, Cancelo, Teixeira e Oliveira... Tudo embora!

A parte gira é que continuará a haver paciência e tolerância para os falhanços do Cardozo, para as inconsequencias do Jara, para a falta de interesse do Sulejmani, para a falta de qualidade do Candeias, para a falta de pernas do Maxi, para a falta de creatividade e magia do meu campo... Mas não faz mal! Os miúdos é que não podem jogar porque erram, porque ainda são muito novos, porque têm má atitude (boa atitude é malhar no treinador como fez o Cardozo!), porque com eles não ganhávamos nada....

PS- os Sub19 onde o Benfica tem o João Nunes (titularissimo), o Guzzo (muito forte) e o Baldé (que está a joar dois anos acima do escalão) joga hoje para a acesso a final do Europeu. Estes três meninos, em poucos meses foram à final da "Champions dos putos" e podem ir a final do Europeu... Em qualquer outro clube com visão, seriam opção para começar a ser lançados nas equipas principais aos pouquinhos - se calhar 5 ou 6 jogos este ano, principalmente nas Taças.

Mas lá está, são novos, são baixos, ou são altos ou são fracos de dimensão do calcanhar ou têm cabelo curto. Haverá sempre desculpas para ter antes o Candeias, o Steven, o Sidnei, o Luis Filipe, o Eliseu, o Bebe, etc etc etc 

Afinal não basta "meter o Manel".

Avatar
 ●  62 comentários  ● 

Passam os dias e continua a não haver uma única declaração do presidente do Sport Lisboa e Benfica aos adeptos/sócios.

Tanta pressa que houve em dar entrevistas no final da temporada e agora...nada.

Desfaz-se a equipa que poderia colocar em causa a hegemonia do FC Porto e continuam a contratar-se carradas de jogadores alguns dos quais nem nunca chegam a vestir a camisola do nosso clube como Mitrovic e agora com Fariña. 

As pessoas que temporariamente estão a passar pelo Sport Lisboa e Benfica nem sequer se dão ao trabalho de anunciar em primeira mão aos adeptos/sócios quer entradas quer saídas de jogadores. Ainda ontem o Fariña é anunciado pelo Coruña e não pelo Benfica, como já tinha acontecido com tantos outros.

Estamos a menos de 3 semanas do início da temporada e mais uma vez o plantel está muito longe de estar fechado. 

O que não compreendo é como é possível que já se fale na falta de qualidade dos reforços quando supostamente está no banco do Benfica o melhor potenciador de jogadores do mundo. Ou será que afinal só é possível produzir bons jogadores quando afinal eles quando chegam já tinham qualidade? 
Afinal não bastava "meter o Manel"?

Por muito que o companheiro de blogue Benfica by GB tenha esperança que Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira realmente apostem na formação para contruir o SL Benfica do futuro, este Benfica obedece antes aos empresários e aos fundos que decidem quem joga, quem entra e sai.

domingo, 27 de julho de 2014

Jesus: Vai com eles que nós iremos contigo!

Avatar
 ●  35 comentários  ● 
Neymar - 22 anos, mais de 270 jogos como profissional! Barcelona
Isco - 22 anos, mais de 150 jogos como profissional! Real Madrid
Koke- 22 anos, mais de 160 jogos como profissional! Atlético Madrid
Wilshere - 22 anos, cerca de 150 jogos como profissional! Arsenal
Alaba - 22 anos, mais de 100 jogos como profissional! Bayern Munique
Hazard - 23 anos, mais de 250 jogos como profissional! Chelsea
Lucas - 21 anos, cerca de 200 jogos como profissional! PSG
Oscar - 22 anos, cerca de 200 jogos como profissional! Chelsea
Gotze - 22 anos, cerca de 110 jogos como profissional! Bayern
James Rodriguez - 23 anos, cerca de 180 jogos como profissional! Real Madrid

Querem que continue com nomes como... Marquinhos, Balotteli, Thiago, Draxler, Griezmann, Sterling, Verrati, Chamberlain, Nastasic, Muniain, El Sharaawy, Halilovic, Emre Can, Varane...

Onde quero que chegar é que os jogadores que têm hoje 21, 22, 23 anos e estão no topo da Europa, começaram em equipas de alta rotação e competitvidade aos 18, mais tardar 19 anos.

O Oscar, por exemplo, esteve no Mundial Sub20 na final contra jogadores como Danilo Pereira (na altura ligado ao Benfica e que, tal como ele, fizeram parte do 11 ideal da FIFA). A diferença é que ele foi titular do São Paulo depois disso e foi transferido para o Chelsea e ao Danilo não quisemos oferecer-lhe uma renovação que lhe mostrasse que iria ser aposta para o futuro.

O ÚNICO caminho possível para os clubes em Portugal, e para o SLBenfica em concreto, será começar a apostar nos melhores valores portugueses e a lançá-los sem medo aos 17, 18, 19 anos. 

Nunca será o momento certo para lançar um jovem... Olhemos ao exemplo do Nelson Oliveira, tanto se esperou que crescesse e que mudasse... que se perdeu! O Miguel Rosa tanto rodou na segunda liga que nunca chegou à primeira. O Danilo tanto rodou nas equipas mais pequenas que só este ano voltou a destacar-se... etc etc etc.

A CULPA ESTÁ NOS ADEPTOS! Não tenho a menor dúvida que é por não sabermos valorizar o que é nosso, e isso é válido EM TUDO, que há sempre desculpas para os nossos jovens terem que esperar mais um bocadinho.

Para poder ter lugar nas equipas principais dos planteis dos três grandes, um jovem português que sobe dos juniores tem que fazer 2x mais que qualquer estrangeiro acabado de chegar... quando na verdade deveria ser o contrário, até porque o jovem português é bem mais barato!

Claro que a nossa formação não está cheia de Neymars, Gotzes, ou Hazards... possívelmente, de entre os que estão hoje ligados ao Benfica com menos de 22 anos, talvez nenhum venha um dia a ser jogador que encaixe no Top 20 europeu, mas não tenho dúvidas que em Inglaterra, Holanda, França, Alemanha ou mesmo Espanha, o Gonçalo Guedes estaria a integrar o plantel principal da equipa e a ter oportunidades para jogar ao mais alto nível sem medo que ele falhasse, sem o culparem pelos erros deles, como se fez com o Nelson Oliveira, sem lhe cobrar nas falhas como acontece ao João Cancelo, sem temer adaptar o modelo de jogo como se recusa a fazer com o Bernardo.

É bom ver a desculpa que nenhum jogador dos que o Benfica não apostou alguma vez deu jogador... mas todos se esquecem, tal como o próprio CR7 um dia disse, se não tivessem apostado nele naquele jogo do Sporting com o ManUtd, a carreira dele seguramente teria sido muito diferente e não seria a estrela que é hoje. Ele lá sabe a importância de ter as oportunidades.

O CR7 quando chegou a Manchester confiaram-lhe uma camisola mítica. Deixaram-no entrar em campo aos poucos e na primeira época terá feito talvez metade dos jogos da época. Reconhecia-se o valor, mas duvidava-se da eficácia e mais-valia para o jogo, tantas eram as vezes que era inconsequente.

Mas Sir Alex insistiu... e estava certo. 

No Benfica, Jorge Jesus, Sir Jorge Jesus como parece ter essa distinção pela autonomia que tem, prepara-se para desistir do Nelson Oliveira e Bernardo Silva sem nunca ter insistido.

Jorge Jesus prepara-se para desistir de Ivan Cavaleiro depois de insistir curiosamente com sucesso, duvido que haja coragem para dizer que ele não correspondeu.

Veremos agora com o Maxi, Eliseu, Benito, André Almeida e o regresso de Sílvio que espaço Jorge Jesus dará a Cancelo, se irá insistir ou desistir...

Com falta de opções para o centro, João Teixeira foi opção da pré-época, haverá coragem para que seja uma opção ou apenas uma solução de recurso?

E de repente alguns de vós estão a pensar que não poderiamos ter o Nelson Oliveira, o Bernardo Silva, o Ivan Cavaleiro, o João Cancelo, o Gonçalo Guedes... todos ao mesmo tempo no mesmo plantel, porque não lutariamos por nada.

Isto porque quando pensamos em jogadores da formação não se coloca a hipótese de irem sendo opção. Ou são ou não são, não há caminhos... há obrigações! O Nelson não pode ser alternativa ao Lima, o Bernardo não pode ser uma cartada para mudar de esquema para desatar um nó num jogo em que a táctica habitual não está a resultar, o Cancelo não pode ser a opção para jogos menos exigentes defensivamente, o Gonçalo não pode ser o "truque de magia", o Ivan não pode ser a solução explosiva quando a genialidade de Gaitan e Salvio não estão a resultar... etc etc etc.

Não pode, porque Jesus não valoriza e porque os adeptos são os primeiros a desacreditar, dando suporte a quem não percebe que há aqui um caminho. A quem não entende que o Benfica ganharia mais com a chamada do Danilo Pereira para o centro e da aposta no André Almeida, do que andarmos a gerir e a "penar" à espera do D. Sebastião do meio campo...

Se o objectivo do SLBenfica for o tal "Made in Benfica", se pensarem que o Clube ganha mais em trabalhar 100h com estes jogadores do que 50h com jogadores contratados de fora... então não podem dispensar estes meninos, antes pelo contrário... eles têm que ser parte da solução!!!!!

Eles não rendem à primeira? INSISTE, JESUS! 
É preciso explicar várias vezes? EXPLICA, JESUS!
Eles não fazem o que lhes dizes? REPETE, JESUS!
Eles voltaram a não estar ao nível do pretendes? TREINA-OS MAIS AINDA, JESUS!

Eles são património do SLBenfica! Eles são filhos de Cosme Damião, não renegues a estes jovens para dar espaço a jogadores que possivelmente farão igual (e muitos deles pior) do que fariam estes miúdos.

APOSTA JESUS! 
APOSTA no Gonçalo (JÁ!), APOSTA no Bernardo (é puro sangue), APOSTA no Nelson (não o renegues), APOSTA no Cancelo (ajuda-o), APOSTA no Ivan (solta-o), 

APOSTA, APOSTA, APOSTA... SEM MEDOS, SEM TEIMOSIAS!

Mensagem de apoio ao Jara...

Avatar
 ●  52 comentários  ● 
Começo desde já por dizer que não aprecio o jogador Franco Jara. Pode ser por perceber pouco de futebol, mas simplesmente não aprecio. Agora... O que se está a passar nesta pre-época com este jogador chama-se: DAR OPORTUNIDADES.

Jara tem falhado!? Sim, bastante... Mas possivelmente, enquanto o faz, tem também acertado e evoluído mais do que nos últimos jogos pelo Benfica e se calhar essa evolução vai permitir-lhe ficar no plantel e ser solução. O que digo de Jara aplica-se também ao Cancelo.

Onde quero chegar se nem aprecio o Jara? Simples... O Bernardo, o Nelson Oliveira, o Ivan Cavaleiro e até... O Gonçalo Guedes (talvez, aos 17 anos, já seja superior a qualquer nome próprio escrito neste tópico) merecem exactamente o mesmo tratamento, exactamente as mesmas oportunidades, exactamente o mesmo investimento que tem tido Franco Jara.

Lamentavelmente, o futebol não é justo, nem sequer uma meritocracia, especialmente quando se tem um treinador teimoso e casmurro. Dito isto, mantenham lá quem quiserem no plantel, continuem lá a esbanjar dinheiro (que não temos) em salários milionários e em transferências que dão sempre as apetitosas comissões, mas por favor... VENDAM ESTES PUTOS! Não os emprestem a equipas menores... VENDAM! Deixem os putos ir à vida deles...

Num jogo de apresentação aos sócios ver jogador dois jogadores que ainda tinham o banco do avião a deformar-lhes o rabo... E não ver os nossos putos a jogar foi penoso para quem quis um dia acreditar na balela da aposta na formação.

A mensagem e o mensageiro: Porque desconfiam os benfiquistas?

Avatar
 ●  64 comentários  ● 
Querem ver algo fantástico? Quando lerem o texto abaixo, que não é da minha autoria, muitos irão rever-se e concordar. A maioria, eu diria:

As derrotas, os assobios e sobretudo a dúvida sobre a realidade possibilidade de começar um novo ciclo

A primeira reação ao cancelamento da conferência de imprensa de Jorge Jesus foi má. O Benfica perdera mais uma vez na pré-temporada e o treinador resolvia evitar as perguntas, refugiando-se no carinho do canal do clube.  A ausência de Jesus ajudou a sublinhar o desconforto, talvez a palavra que melhor vai definindo o início de época na Luz.

 
Mas, pensando melhor, talvez o silêncio de Jorge Jesus tenha sido apenas uma forma eficaz de evitar que todos, o treinador do Benfica e nós, perdessemos tempo. Além de opiniões politicamente corretas sobre o jogo, Jesus não tem mais nada para dizer.  O treinador já disse, aliás, o que podia e quereria nesta fase: precisa de qualidade para trabalhar e está convencido de que conseguirá formar uma boa equipa, por isso os benfiquistas não devem assustar-se. Ao contrário do que sucedia há um ano por esta altura, ninguém ousa colocar em dúvida o treinador. 
 
Assustados ou nem por isso, é ao presidente que os benfiquistas desejam fazer perguntas. E os jornalistas também. Eis algumas.
 
1. Enzo, fica?
 
2. Gaitan, fica?
 
3. Pode pelo menos garantir que um deles não sai?
 
4. Para o lugar de Garay, virá alguém ou a ideia é procurar entre Jardel, Sidnei, César, Lisandro Lopez e Steven Vitória o parceiro de Luisão (e esperar que o capitão só se lesione na pré-temporada...)?
 
5. É mesmo verdade que Djavan ainda agora foi contratado e já vai embora?
 
6. Se o clube precisa de poupar, por que razão contrata um Luís Felipe se tem no plantel um João Cancelo?
 
7. À frente da defesa será por conta de Ruben Amorim (que é muito bom, mas tem uma longa lista de pequenas-médias lesões) e Fejsa (que estará parado longos meses) ou aparecerá mais alguém?
 
8.  Não ter vendido   Cardozo   ao Fenerbahçe enquanto podia foi a sua pior decisão (depois do despedimento de Fernando Santos, já sabemos)?
 
9. Jesus disse-lhe que está convencido de que Derley funciona num esquema com dois avançados?
 
10. Se o treinador gostava mesmo é de Eliseu, por que se comprou no ano passado Djuricic se afinal não dá para mais do que equipas médias de outros campeonatos?
 
11. Esta talvez fosse mais para o médico, mas como não é fácil aceder a informação seja de que tipo for no Benfica, aproveitamos a oportunidade: Nélson Oliveira está lesionado ou existe outra explicação para ser ignorado enquanto Jara vai somando minutos?
 
12.  Já agora, a situação do Grupo Espírito Santo preocupa-o ou é só uma coisa de que as pessoas falam porque ainda não há jogos oficiais e erros dos árbitros?
 
13. Última pergunta: quanto dinheiro mesmo precisa o Benfica de fazer em contratações até 31 de agosto?
 
Percebo perfeitamente que Luís Filipe Vieira tenha mais do que fazer do que dar uma entrevista a falar sobre estes temas, nesta altura. Até porque para algumas das questões pode nem haver resposta, por enquanto. Existem cláusulas de rescisão que podem ser batidas, propostas que se anunciam, muitas contas a fazer. Eu percebo. Mas tendo em conta o que se viu este sábado, com tão pouca gente na Luz, não sei se os benfiquistas percebem.
 
Sem ter a pretensão de interpretar o sentimento da maioria dos benfiquistas, talvez não erre se escrever que os adeptos do clube olham com apreensão para os movimentos das últimas semanas. Na Luz saem titulares e entram dúvidas, no máximo promessas. No FC Porto o rumo mudou e embora persistam também interrogações, parece ter voltado a existir um caminho.
 
Mais do que ganhar um título, os benfiquistas querem um novo ciclo. Foi nisso que acreditaram quando se manifestaram no Marquês. Mais do que o título 33, sonharam o 34. E o 35, logo a seguir. A equipaestava feita, o rival de joelhos, obrigado a implorar no play-off pela Champions. Isto foi apenas em maio, mas agora parece estranhamente distante.
 
Não direi, enfim, que os benfiquistas estão assustados. O treinador possui muito crédito e o presidente, apesar de precisar de muitos anos para ganhar poucos títulos, foi, no mínimo o benfiquista com maior visão na última época. Ele manteve Jesus quando exigiam o despedimento. Pode ter sido fé, teimosia, medo de o ver no FC Porto, sorte ou simplesmente competência e conhecimento. Não interessa. Foi a melhor decisão de Vieira e esse mérito para alguma coisa deve servir numa altura como esta.
 
Por isso, repito, não direi que estão assustados. Se tivesse de resumir tudo numa palavra utilizaria antes desconfiados.
 
Desconfiados porque não entendem a necessidade de oferecer Garay a um clube rico como o Zenit. Desconfiados porque Artur não para de tremer e Oblak já era. Desconfiados porque volta a ser preciso descobrir um lateral esquerdo e já passaram por ali 18, só com Jesus. Desconfiados porque Rodrigo foi embora logo quando tinha voltado a jogar. E sobretudo muito desconfiados porque ainda está pela frente um mês de mercado. E o mercado, coisa estranha, parece mais difícil de vencer do que qualquer adversário, português ou estrangeiro.
 
Enquanto os benfiquistas suspiram por boas notícias, Lisboa enche-se de cartazes de Luís Filipe Vieira sorridente. O presidente do Benfica oferece meses de quotas à borla e bilhetes a quem se tornar sócio do clube. «Seja um campeão por zero euros», convida. Imagino que por esta altura os benfiquistas desconfiem que nem Jesus será capaz de tal coisa.

Só que agora vou dizer-vos que foi escrito pelo Luís Sobral, do Maisfutebol... E de repente, como que por magia, grande parte de vós vai discordar totalmente.

ranking