O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 19 de outubro de 2013

CINFÃES

 ●  21 comentários  ● 

DA FESTA DE CINFÃES, O QUE PODEMOS NÓS FESTEJAR?

Assim à primeira vista, quem olhar para o resultado, só se pode rir, pois 1 a 0 a uma equipa do terceiro escalão... enfim. Mas como não podemos ir por aí, segundo os entendidos, eu não irei (pelo menos logo directamente!). Vou começar por realçar desde já a convocatória que JJ levou para a eliminatória da taça. Pasme-se, não obrigou Maxi, Matic, Perez ou Lima a jogar. Pode dizer-se que finalmente, (alguém) se lembrou que temos jogadores jovens a precisar de estímulo para continuar a sua caminhada na afirmação e definição das suas carreiras. 

Se corresse mal... tinha sido o fim (da linha?) do mundo para os lados da luz, mas assim se passou mais um sábado de taça. Tirando a enorme diferença entre as equipas, o Benfica devia e podia ter jogado mais, melhor, e em maior ritmo. São jovens, sim senhor, mas não são jovens de um clube qualquer. Se isto fosse um clube a sério (perdoem-me este trocadilho, mas todos os meus amigos benfiquistas percebem onde estou a tentar chegar) estes jovens de hoje serão a base do nosso plantel de amanha. E com esta ideologia e conceito surgem outros dois (conceitos), o da Responsabilidade e o da Obrigação. Responsabilidade de terem muito mais futebol nas pernas do que a maioria mostrou, e a Responsabilidade de se quererem mostrar ao público em geral, e ao benfiquista em particular: Ok, os jogadores do Cinfães estavam motivados e a jogar em casa? E os miúdos do Benfica, não tinham de estar motivados para disputar cada bola ao limite das forças, pois querem mostrar presença e pontos no nosso clube? Sendo assim, sendo até que posso dar de borla a igualdade entre as motivações das duas equipas... Só podemos então concluir que a diferença futebolística justificou perfeitamente o Apenas 1-0 registado. E aqui, devem soar os alarmes... e não venham cá dar o exemplo dos dragays, que me estou perfeitamente a ca**r para eles! Quero é saber dos nossos e do seu desempenho!

Cheguei a adormecer ligeiramente á passagem dos 29m até aos 36, e depois novamente aos 79 até aos 87! E pelos vistos, através do resumo, não perdi nada. Fico contente por Finalmente OBLAK ter surgido de águia ao peito! Já devia andar arrependido por ter voltado atrás na decisão de abandonar o clube, espero que assim se sinta motivado e arranque a partir de hoje para uma grande carreira! Gostei de tudo o que vi dele: saidas dos postes a agarrar, colocação da bola em jogo quer á mao, quer em pontapes, jogo de pés, e até no reflexo que demonstrou num remate dentro da pequena área numa sobra para um jogador do Cinfães. Se a bola fosse á baliza, Oblak defenderia! Até o Sílvio levou um chega para lá do Oblak, só para acordar! hehehe

Ivan Cavaleiro, aquele chapéu que parou nas malhas superiores.. ui ui... que tinha sido o momento do jogo! Mas gostei da entrega, das recepções. Pena o Ruben Amorim meter-lhe a bola sempre para trás da corrida, ou 15 metros ao lado do que devia. Mas também não esteve tão mal quanto o "senhor" da SportTV quis vincar... Cavaleiro, talvez no 11 titular, terá outras condições para evoluir e mostrar mais do que mostrou. Mas acho que somos unânimes em dizer que para já, ainda é cedo pedir que jogue com a equipa titular.

Cancelo... queria ter visto, pensava que o ia ver pelo menos 30 minutos, que o Silvio, vindo de uma lesão iria ser rendido pelos 60/65 minutos, mas eis que o nosso treinador faz questão de nos lembrar que o seu nome é Jesus... Jorge Jesus. Lindelof... teve pormenores... é novo, pretendo vê-lo novamente. Bernardo Silva... que pena não ter jogado mais. Olá John, depois de ganhar confiança, começou a abrir o livro e a pegar no jogo. Imagino o que vai na cabeça do rapaz, para durante os primeiros 20 minutos de jogo, andar sempre a passar a bola para trás, com medo de arriscar. Ter um treinador sempre a gritar com ele... origina estes comportamentos! Repararam que só quando o Benfica atacou para o lado contrário ao banco onde estava Jesus, é que o holandês, longe dos raides sonoros, se libertou?? 

Funes Mori... eh pa... não sejam maus com ele. Já aqui tinha dito... o Kardec dá 10 a 0... e se esse não serviu... Mas mexe-se.. se bem que me faz lembrar outro sueco que já cá tivemos, também muito mexido, que me levou até a colocar-lhe a alcunha de avestruz! Era o senhor Martin Pringle! Ah pois é! 

Deixo aqui a pergunta sobre o paradeiro do Urreta.... Estava lesionado? só assim compreenderei a sua não chamada... 

Bom, quanto ao resto, Carrega Benfica, Sintam a Mística!

Já está!!! Supertaça de Basquetebol

 ●  1 comentário  ● 
SLBenfica 86 - 82 V. Guimarães
Parabéns aos nossos jogadores!

Carlos Lisboa e a Supertaça: “Ganhámos com justiça”
Carlos Lisboa e a Supertaça: “Ganhámos com justiça”

A equipa de Basquetebol do Benfica conquistou a sua 11.ª Supertaça após ter ganho ao V. Guimarães por 86-82. Em ambiente de festa, o treinador, Carlos Lisboa, considerou que a formação que orienta foi uma justa vencedora.

“Quem gosta de Basquetebol e de vencer também tem de saber sofrer. Poderíamos ter resolvido o jogo mais cedo. Relaxámos um pouco em relação à estratégia em termos defensivos. A equipa do V. Guimarães tem excelentes lançadores. Foi um bom espectáculo, ganhámos com justiça e merecemos por tudo o que fizemos”, elevou.
Para o timoneiro, o mérito desta conquista é dos atletas pela atitude colocada em campo. “Os jogadores tiveram um grande comportamento, foram grandes profissionais, deram tudo. A vitória é para o Fred Gentry que não nos pôde ajudar”, revelou.

Esta é a primeira conquista do Basquetebol benfiquista em 2013/14.
site SLB

Cinfães X Benfica

 ●  12 comentários  ● 
O que acharam os nossos leitores deste jogo e em especial da aposta hoje feita em alguns jovens da formação?

Oblak, Lindelof, Ivan Cavaleiro e o Bernardo Silva

O que acharam? Jesus destacou Ivan Cavaleiro e deu a entender que poderá vir a ser parte das opções nos próximos jogos (e quem sabe não só para ele)... Boa notícia!!!

Só uma nota final, o FCPorto a jogar em casa com o Trofense chamou APENAS UM jovem da formação e joga com apenas três portugueses de início.

E portanto ainda acham que isto vai lá com "paninhos quentes"?

 ●  9 comentários  ● 

Na sexta-feia, Paulo Gonçalves confirmou perante a juíza a ameaça feita por Antero Henrique. 

«Na assembleia geral estava a falar sobre uma questão dos regulamentos da arbitragem e ele, sem permissão, usou da palavra para dizer que esse assunto não era para ser ali tratado, ao que respondi, como provocação, reconheço, que ali era exatamente o local para o fazer e não no Calor da Noite [n.d.r.: casa de alterne no Porto]...», explicou, revelando ao pormenor o que se seguiu: «Estava com o António Oliveira [Estrela da Amadora], Miguel Carvalho [Trofense], Marco Couto [Aves] e no final o Antero Henrique veio na minha direção e pensei que me ia cumprimentar, mas apertou-me a mão, puxou-me e sussurrou-me ao ouvido: ‘Se voltas a falar no Calor da Noite, espero por ti lá fora e levas um estalo. Respondi-lhe, de forma grosseira, ‘Estás maluco Antero? Vai-te mas é f...’ Depois, para evitar problemas, mantive-me mais algum tempo dentro da Liga. Mas quando saí o Antero Henrique estava no seu jipe preto acompanhado de uma pessoa e arrancou ao mesmo tempo que eu. Depois passei no semáforo amarelo e ele ficou no vermelho. Pode ter sido coincidência...»
in A Bola

Ah mas no Benfica somos diferentes! Nós somos pela diferença, a história do Benfica isto e aquilo...

TRETAS!

Isto não vai lá com "fugas nos semáforos", ou com seguranças nas idas ao FCPorto... Isto vai lá precisamente com ATAQUES!

Sim, podem considerar isto um incentivo à violência, mas esta gente não merece mais do que SOFRER UNS BELOS SUSTOS nas vindas a Lisboa ou em QUALQUER circunstância em que estejam envolvidos estes mafiosos, sim MAFIOSOS!

Para isso, senhores da SAD do Benfica: CAPACIDADE DE ANTECIPAÇÃO!

É preciso antecipar estas merdas e estar sempre preparado para reagir quando estes marginais quiserem intimidar dirigentes ou profissionais do SLBenfica. É preciso dificultar AO MÁXIMO cada vez que algum destes tipos, seja em que circunstância ou momento for, passe as portagens de Alverca.

Se nos prepararmos sempre para estes acontecimentos, não precisamos de andar acompanhados de seguranças, parecendo que os tememos. Temos sim é que ter a nossa capacidade de ataque pronta para, por exemplo ter "assustado" o Antero a caminho do tal jipe preto... ou lhe ter dado do mesmo veneno quando quis seguir o carro do Paulo Gonçalves... talvez pensasse duas vezes se visse um outro carro a segui-lo também.

E na Luz? INFERNO! Escolher os piores caminhos e trajectos dentro do estádio, expô-los como nos expõem no Dragão, aliás PIOR! Oh que chatice Sr. Policia, há zonas do estádio em obras e tem que levar esses mafiosos por outro caminho que é aborrecido porque ate passa perto de alguns adeptos do Benfica que sem querer dissemos que eles haveriam de ali passar.

Nos camarotes! Insultos, ameaças... sabem que ás vezes há gente nos camarotes que nem sabemos que são e acabam por dar uns carolos a quem se manifesta ou comporta de forma desadequada.

OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE!!!!!

JÁ!!!!!

Todos temos uma palavra a dizer

 ●  4 comentários  ● 
Algumas questões nacionais de índole política já o demonstraram: a opinião pública, se honestamente manifestada, tem peso e valor. Quem não se lembra da manifestação contra a TSU?

Trago este exemplo porque nos últimos dias, ou semanas, tenho visto cada vez mais críticas... Vazias nas soluções. Ou seja, não estou a dizer que não são críticas legítimas ou sentidas ou, como alguns gostam de dizer como argumento absurdo, que as pessoas não são benfiquistas.

O que realmente gostaria era que estes assuntos fossem vistos de forma mais estruturada e concreta.

Não critiquem o treinador, o Presidente ou os jogadores porque sim, ou como já li, porque querem "outro" (seja ele quem for). Assim não vamos lá!

Parece obvio que, ao contrario do que o Presidente insiste, o SLBenfica está efectivamente melhor, mas está longe do caminho... Do Benfica! Estamos num caminho que não é o nosso...

Eu tenho tido a preocupação de partilhar algumas ideias e soluções. Perdoem-me os mais insatisfeitos se continuo a acreditar que podemos "lá chegar" com este Presidente e este treinador... Mas como uma forma e estrutura de trabalho mudada. Perdoem-me também se não tenho estômago para andar a ofender ou desvalorizar o Presidente ou o treinador, ou a alinhar nas teorias que querem fazer acreditar que eles andam cá para nos prejudicar. Sinceramente, nem eles como dizem alguns... Nem a imprensa, como dizem outros.

Há quem digam dentro do Clube como já li, que "falta um danoninho" para entrarmos na rota dos títulos. Um danoninho?! Bom, falta pouco, é verdade... Mas será muito mais que algo tão pequeno.

Da minha parte, vou continuar a minha linha de pensamento. Serei pelas soluções e pela mudança de paradigma... Com as pessoas que foram eleitas e com muitos dos que estes escolheram para o Clube (nem todos!). 

Nas próximas semanas tentarei aqui expor mais algumas ideias de melhoria para os mais diversos sectores do Clube. Ao contrários de outros, não se trata de um "programa de governo", mas sim da partilha anonima de ideias com o clube e com os benfiquistas. Porque acho que assim é que melhoramos. A mim pouco me interessa quem é que muda o Benfica, se mudar e ficar melhor... É isso que me fará feliz. Nomes e pessoas? Todos passam... Até o de Cosme Damião (nos seus valores) está cada vez mais "para trás" infelizmente.

10 anos até Vieira/10 anos de Vieira.

Avatar
 ●  15 comentários  ● 

10 anos antes da chegada de Luis Filipe Vieira ao Benfica.
1991-2001:
SL Benfica: 2 Campeonatos, 2 Taças de Portugal.
FC Porto: 7 Campeonatos, 5 Taças de Portugal.

10 anos de Vieira à frente do Benfica:
 2003-2013:
SL Benfica: 2 Campeonatos, 1 Taça de Portugal.
FC Porto: 9 Campeonatos, 5 Taças de Portugal, 2 Taça UEFA/EUROPA, 1 Champions.  

(A contabilização refere-se às competições principais, excluindo Supertaça e Taça da Liga.)

Que conclusão tiram destes números?


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cinfães x Benfica B

 ●  6 comentários  ● 
Jorge Jesus escolheu levar a equipa B a Cinfães de comboio. A estes juntou Cortez, Silvio, Amorim, Djuricic e Ola John...

Portanto, titulares nem um... Lá se vai a teoria que alguns aqui apregoavam que não se podia meter os jogadores da formação com mais potencial porque era preciso dar ritmo aos jogadores depois da paragem para as selecções.

A única coisa que vejo nesta convocatória é que a Taça serviu para dar mais descanso aos titulares e a... Hélder Cristóvão. De resto é para cumprir calendário, pois é mais um jogo da equipa B, mas orientado pelo Jesus e com alguns menos utilizados do plantel principal.

Não me parece mal!

Agora, não posso negar que na minha opinião teria sido mais útil para o futuro do SLBenfica misturar os melhores jovens da formação (eu sugeri o Oblak, Cancelo, Lindelof, Bernardo e Ivan) com alguns titulares de referência e que permitam manter a matriz de jogo (Luisão, Siqueira, Enzo e Lima - tudo jogadores que não tiveram compromissos da selecção).

O que se pretenderia com isto:

- Vencer o o jogo, obviamente! Mas também avaliar a capacidade e dimensão de integração do quinteto da formação entre os mais competitivos, por forma a perceber se os jogadores têm já um processo de maturidade avançado que lhes permita serem opção no imediato, ainda que de forma gradual, ou se necessitam de trabalho específico para chegarem a esse ponto.

Avaliar a performance destes jogadores no contexto habitual (os companheiros da equipa B) não trará nada de novo nem levará os jovens a superarem-se por via do nível de jogo, eventualmente poderão fazê-lo por motivação apenas...

... Fica para uma próxima oportunidade, ou treinador (brincadeirinha!)

Um novo tipo de benfiquismo!

Avatar
 ●  8 comentários  ● 

Há um novo tipo de benfiquismo no ar.
Um benfiquismo a quem a crítica, justa ou injusta, é algo incómodo, um benfiquismo permissivo com os inimigos mas implacável com aqueles que não partilham da 'visão presidencialista'.

Classificam tudo o que entra em desacordo com o caminho considerado o 'melhor' pelo presidente como 'oposição'.
São os primeiros, seguindo o exemplo de Luis Filipe Vieira, a classificar de oposição, abutres, aventureiros e oportunistas todos aqueles que demonstram desacordo pelo caminho actual. Depois apelam à união. Ridículo.

Assim como Luis Filipe Vieira, consideram que debater o caminho dos últimos 12 anos é inútil e apenas serve os interesses do 'papão portista'.

O sucesso do clube começa pelo seu interior e não pelo seu 'telhado' ou exterior.

Qual o tipo de benfiquismo a que dou valor?
Aquele que coloca o interesse do SPORT LISBOA E BENFICA em primeiro lugar.
Mesmo que esse interesse colida com os interesses de quem está temporariamente de passagem pelo clube.

Aquele benfiquismo que não se amedronta nem pactua com corrupção.

Um benfiquismo que não exclui benfiquistas, nem os manda para sítios menos próprios só porque são incómodos.

O que tenho a certeza é que o benfiquismo que defendo nada tem a ver com os interesses das personagens abaixo.







Ser benfiquista é ser compatível com estes senhores? Não é. Só não vê quem não quer.


Como JJ não se limita a treinar e fala sem travão...

Avatar
 ●  19 comentários  ● 

...cá estão os efeitos na imagem do Benfica lá fora.


Leiam a notícia e os comentários dos argentinos AQUI.





Para onde caminhas tu, meu querido Benfica?

Avatar
 ●  36 comentários  ● 
Durante anos, anos a fio, fui acreditando que o Benfica tinha um rumo, que a falta de títulos era o preço a pagar pelas dificuldades que se viviam e pelo futuro que se estava a construir...

Durante anos aqui defendi Luís Filipe Vieira e os seus mandatos, rejubilei com bandeiras reconquistadas, como a credibilidade, as infra estruturas criadas, os meios por vezes penosos que eram necessários para alcançar os fins, para levar o barco a bom porto...

Durante anos aceitei as derrotas desportivas como parte do processo, como fruto da incapacidade de financeiramente competirmos com um clube que desportivamente e financeiramente era mais pujante que o nosso...

Até que... Até que... Até que há cinco anos atrás o Benfica finalmente assumiu de caras uma política que visava o sucesso desportivo, sustentada, não por meros caprichos e desejos e palavras de circunstância mas, com atos, com investimento no futebol, com a aquisição de ativos desportivos de inegável valor que se iniciaram no primeiro ano de Quique Flores, e que sustentavam a nossa renovada ambição...

Agora é que era... Foi aquilo que quis acreditar... Agora acabavam-se as desculpas... Tínhamos de novo o Benfica pujante, o Benfica financeiramente reestruturado, o Benfica sem medo, preparado para voar bem alto, a lutar palmo a palmo pelas grandes vitórias e pela glória perdida...

O primeiro ano de Quique Flores foi o ano zero do novo Benfica... E no ano seguinte Jorge Jesus levou o Benfica ao Olimpo, um campeonato nacional, estádios cheios e bom futebol, e pela primeira vez em muitos anos, vários jogadores do nosso clube a serem disputados pelos grandes colossos europeus a 25 e 30 milhões por cabeça, e o Benfica capaz de discutir com o FCPorto também no campeonato dos euros... 

E esse é para mim o momento chave da história do clube dos últimos anos, o momento que poderia ter marcado a viragem que nunca aconteceu, o momento de um clube recuperado desportivamente, com a força dos estádios cheios e de 6 milhões de adeptos ressuscitados e a ter o céu como limite, o momento de um clube financeiramente pujante com dinheiro a entrar em catadupa... porque esse era o momento... o momento em que a única coisa que o Benfica precisava era de uma política desportiva capaz que garantisse o futuro para que a vitória de um campeonato não passasse de um acontecimento esporádico...

Infelizmente, o homem que Luís Filipe Vieira encontrou para gerir a renovada ambição, os novos milhões e a política desportiva do clube foi ele próprio... e o acumular de erros próprios de alguém que percebe tanto de futebol como eu do negócio de pneus, foi (tem sido) de bradar aos céus! 

Pinto da Costa pode ser um mafioso, o clube que lidera pode ter (e tem seguramente) mãos cheias de taças nas vitrinas que lhe foram garantidas bem antes das competições se iniciarem e que seriam sempre suas independentemente dos seus méritos e do futebol praticado...

...podemos até andar aqui a perder tempo, a discutir entre o treinador A ou o treinador B, entre o Lima ou o Rodrigo, quando, na verdade, disputamos competições viciadas com um clube que ganha sempre, quer jogue bem quer jogue mal, com um clube protegido pelos Deuses, com um clube que não sofre abaixamentos de forma, com um clube que não sofre pressão porque os 3 pontos aparecem sempre na conta, com um clube para quem as bolas nunca batem nos postes, para quem não há noites de azar nem noites em que a bola não quer entrar por mais vezes que se remate à baliza, com um clube que não sofre golos em fora de jogo nem fruto de grandes penalidades mal assinaladas, com um clube que, enfim, não perde um jogo internamente há quase 3 anos, acho que isso diz tudo... 

...mas, entre Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira haverá sempre uma diferença enorme, enormíssima: é que em matéria de conhecimentos de futebol, o “core-business” do negócio dos clubes que lideram, Pinto da Costa dá 10-0 ao líder do nosso clube... e isso TAMBÉM tem feito toda a diferença. 

O Porto vende bem e compra bem... Quando precisa de um defesa esquerdo, acerta à primeira e não precisa de dez tiros no escuro; quando vende Hulk tem James para pegar de estaca; quando vende James chega Quintero; quando vende Falcão e percebe que Kleber não dá conta do recado, rapidamente contrata Jackson e resolve o problema; quando o setor mais fraco é a defesa não investe em avançados...

Já nós... Enfim... Lembrar-me da venda de Javi Garcia e Witsel o ano passado a dois dias do fim do mercado continua a dar-me náuseas...

Quantos defesas esquerdos foi preciso contratar desde a saída de Fábio Coentrão, para que se acerte finalmente num?

Como é possível que um líder ao fim de 12 anos de clube não tenha percebido que o ciclo de Jorge Jesus tinha chegado ao fim? Como não percebeu ele que a partir daquela final do Jamor, JJ seria sempre mais problema que solução? Que a imprensa não lhe daria tréguas?! Caramba, eu que sempre aqui defendi Jorge Jesus (e continuarei a defender a sua competência), percebi (e aqui escrevi) isso, e o presidente não percebe?!

Como é possível tratar o assunto Cardozo com a leviandade com que foi tratado? Como é possível que se deixe que um treinador ande a estruturar um plantel para jogar sem Cardozo, e de repente tenha de repensar toda a estratégia, e tenha de “queimar” Markovic, Rodrigo e Djuricic, porque a permanência do paraguaio tudo alterou, e por consequência até a importância e a motivação de alguns membros do atual plantel? 

Como é possível alguém que assumidamente não percebe nada de futebol vá à televisão garantir que Oblak é a alternativa a Artur e que Pizzi fará parte do plantel do próximo ano, plantel esse em que o que não faltam são extremos?

Como é possível que a um plantel cheguem três (!!) defesas centrais numa só época para não sair nenhum? Que motivação? Que papel para toda aquela gente?

Como é possível que os grandes reforços do clube venham para o setor que já era o mais forte da equipa? Que para o setor mais forte cheguem os reforços dos milhões e para o mais fraco os reforços dos tostões?

Como é possível este despesismo, tanto dinheiro mal gasto, esta figura de novos ricos, dinheiro à farta e 80 ordenados pagos a tempo e horas, que juntos fazem um plantel fraco, sem ideias, coesão nem com grande vontade de estar ali?

Como é possível matar assim Cortez (apesar do enorme erro de casting), e deixá-lo fora da Liga dos Campeões? Porque se constroem planteis de forma a deixar-se chegar a essa situação?! Morto um mês depois de ter chegado, que mais se pode esperar dele?

Como é possível que se fale (e se permita falar) em finais de Liga dos Campeões, numa equipa que joga mal, e com tamanhas fissuras em termos de motivação, confiança e auto estima?

E como é possível, que numa altura em que a pressão no treinador é enorme, se venha falar em melhor plantel dos últimos 30 anos?! Será este o regresso do slogan da “equipa maravilha” dos Zahovics, Drulovics e Argéis?!

WHAT MISTER LUÍS FILIPE VIEIRA?!

Para mim esta frase é o fim das minhas ilusões, e em 3 ou 4 pontos resumirei o que penso sobre este assunto:

1º Mesmo que fosse verdade, LFV nunca o deveria ter dito numa fase de tamanha fragilidade do treinador... Mostrou a matéria de que é feito.

2º Melhor plantel dos últimos 30 anos?! Pergunto eu: Quim ou Artur? Este Maxi ou o Maxi de há 4 anos? Siqueira ou Coentrão? Este Luisão ou o Luisão 4 anos mais novo? Garay ou David Luís? Matic ou Javi? Enzo ou Witsel? Sálvio ou Ramirez? Gaitan ou Di Maria? Saviola ou Lima? Cardozo ou... Cardozo? E este é o plantel mais forte dos últimos 30 anos?! Porquê? Porque temos 6 ou 7 extremos, 3 ou 4 deles completamente desmotivados? Mas passámos a jogar com 15 jogadores em vez de 11?! O melhor plantel é um amontoado de jogadores, contratados sem qualquer rigor nem critério?!

3º O que LFV fez foi ir à televisão lavar a cara e as mãos e os pés de qualquer responsabilidade... Foi em suma anunciar nas entrelinhas a época trágica que ele próprio adivinha... Em primeiro lugar assume que não é ele que marca os golos e que nunca poderá ser responsabilizado pelos insucessos da equipa; depois responsabiliza Jorge Jesus com a mentira do melhor plantel dos últimos 30 anos; e por último, e depois de anos sem nunca falar de Rui Costa, aparece finalmente para o responsabilizar pelos reforços que chegam... Qual é então o papel de Luís Filipe Vieira no meio disto tudo?! O de presidente que gosta de assumir a pasta de futebol mas que só serve, em suma, para entrar com a guita! Brilhante! É este o presidente que temos!

E ainda a gente se admira do amadorismo que se vai vendo!... E dos estádios vazios... As vitórias poucas... E da completa falta de entusiasmo e fé nos olhos dos adeptos... Numa altura da vida do clube que podia (e devia) ser de pujança, conquistas e estádios cheios à moda antiga...

Para onde caminhas tu, meu querido Benfica?

Pergunta sem resposta.

Avatar
 ●  21 comentários  ● 


Facto: Luis Filipe Vieira foi sócio do FC Porto durante 24 anos, até 2009.

Facto: O FC Porto é o clube beneficiado pelo 'sistema' há mais de 30 anos.

Facto: O período durante o qual Luis Filipe Vieira foi sócio do FC Porto concidiu com grande parte dos ataques e roubos de que o Benfica foi alvo por parte dos corruptores.

Facto: Qualquer benfiquista que se preze sentiria repugnância por o seu nome constar na lista de sócios do clube dos corruptores.

Então surge a pergunta a Luis Filipe Vieira:
Se realmente como benfiquista o incomodava 'alguém' o ter feito sócio do FC Porto, porque não aproveitou o tempo em que foi visita de casa de Pinto da Costa e ele da sua, durante os tempos do Alverca, para assegurar que o seu nome era retirado de sócio do FC Porto?

O que foi mais importante: benfiquismo ou os negócios?

Respostas pedem-se a benfiquistas...de gema.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Jorge Jesus gaba-se de quê?

Avatar
 ●  27 comentários  ● 

"Os nossos rivais estão a pôr pressão para eu não estar no banco? Eles lá sabem porquê... Se calhar, porque estando fora do banco posso não ser tão importante para o Benfica. Acho normal. Só me valoriza», reagiu o treinador dos encarnados,esta quinta-feira, na conferência de Imprensa de lançamento do jogo da Taça de Portugal com o Cinfães." A Bola.

Jorge Jesus não muda, não aprende nem lhe apetece fazer isso.
O FCP estará preocupado com o facto de JJ estar no banco do Benfica? Será que os resultados com o FCP, com e sem ajudas de árbitros, não deveriam produzir o efeito contrário?

É que tirando o primeiro jogo na Luz, o Benfica não tornou a vencer o FC Porto para o campeonato.

É que o tri-campeão neste momento é o FC Porto.

É que o único campeonato ganho pelo Benfica durante o consulado de JJ foi na última jornada e com sofrimento. E nesse ano o FCP esteve muito abaixo do habitual.

Portanto, continuo a não entender este discurso triunfante de um treinador que pago ao nível dos melhores, apresenta resultados medíocres para o investimento feito nele e na equipa.

Mas o principal culpado disto nem é ele. É quem não delegando a gestão do futebol, também dá rédea solta a um simples treinador de futebol, que deveria apenas falar da equipa e dos jogos. Mais nada.
É um empregado que tem uma missão: ser campeão nacional. Gerir os recursos humanos ao seu dispôr de forma a obter resultados desportivos ao nível da história do Benfica.

Jorge Jesus, enquanto estiver no Benfica, limite-se a falar do jogo dentro das 4 linhas. É só para isso que é pago.

Enquanto continuarem a idolatrar jogadores...

 ●  25 comentários  ● 
... Isto não vai lá!

Voltando ao tema abaixo, é bom que se perceba que o Cardozo será sempre amado ou odiado! Nunca haverá meio termo para um jogador como ele.

Eu já aqui escrevi que não gosto deste tipo de avançados e ainda bem que percebo pouco de futebol segundo alguns porque assim é sinal que a minha opinião é genuína.

Confundir isto com não ficar feliz a cada golo do Cardozo é absurdo e uma tremenda falta de inteligência e desonestidade. Com esse jogador, tal como com todos, cada golo do Cardozo é celebrado com grande paixão, como um golo... Do Benfica!

Sim, do Benfica! Eu não vibro com os golos do Lima, do Marko, do Simão, do Rui Costa... Vibro com os golos do BENFICA com a noção clara que para todos eles, o Benfica é genericamente uma fase (boa, espero) da vida deles. Mas para mim o Benfica é a paixão de sempre e para sempre... E os jogadores são apenas o meio para eu atingir um fim: os títulos do Benfica!!!

Dito isto, se tenho algo contra o Cardozo? Não! Se quero que ele continue no Benfica a marcar golos? Sim, se não houver que marque mais (como não tem havido).

O que nunca me verão é a dizer que o Cardozo me entusiasma como jogador do Benfica! Eh pah se não for pedir muito, tenho as minhas preferências e o tipo de jogo do Cardozo não é uma delas. 

Outra coisa que dificilmente podem encontrar é eu a idolatrar um jogador. E não o faço pelos motivos acima expostos! Entendo que eles são todos passageiros e que vêem o Benfica como eu os vejo a eles: como um meio para atingirem um fim.

Se isto é criticar alguém ou não ser benfiquista... A minha opinião é exactamente a inversa. Ou seja, acho que o esplendor do benfiquismo está precisamente em ver os jogadores como peões de algo incomensuravelmente maior que eles: o Benfica.

E é nisso que o Cardozo, além da forma de jogar, me desilude: as birras, as intervenções constantes do empresário, as exigências... O comportamento temperamental do final da época passada (que poderia até ter razão, mas nunca exposto em público) e logo com alguém que, bom ou mau, sempre o defendeu.

Agora não deixa de ser impressionante haver alguns supra-inteligentes que conseguem ver além disto, que conseguem ver nisto críticas ao jogador ou à Direcção. 

A parte das críticas à Direcção até tem a sua piada porque de ha bastante tempo para cá os mais inflamados sofredores do momento desportivo têm-me acusado de estar sempre a ser brando e pouco crítico. 

Vejam lá isso, conversem entre vocês e decidam lá afinal o que ando a fazer então e depois digam-me... É que se for lá pela coerência, vou ter que vos ignorar e perceber que só querem dizer mal por despeito.

Da mesma forma que defendo a formação...

 ●  26 comentários  ● 
... também defenderei sempre o Jesus perante o Cardozo e a noção que o paraguaio, depois do que fez, deveria ter saído do SLBenfica, por muito bom que seja. Uma questão de princípio, portanto.

Dito isto, há dias defendi aqui no blog que o rendimento do Cardozo no SLBenfica é motivado pelo facto de o Jesus fazer a equipa jogar PARA ele ao invés de jogar COM ele.

Curiosamente, acontece isto:

"A vida de Cardozo no Paraguai não está fácil. O avançado continua sem marcar golos pela sua seleção e voltam a chover críticas dos adeptos paraguaios, "insatisfeitos pela diferença de rendimento e de golos de Tacuara entre o Benfica e o Paraguai"" in O Jogo

Porque será?

Movimentações do SLBenfica no mercado

 ●  24 comentários  ● 

Vocês habitualmente gostam de fazer de treinadores ou managers de bancada. Por isso resolvi lançar-vos um desafio de identificarem:

1) Três jogadores-chave a manter
2) Jogadores que devem representar o encaixe financeiro superior a 50M€
3) Jogadores a sair, preferencialmente vendidos
4) Jogadores da formação a integrar no plantel a titulo definitivo
5) Necessidades de aquisição de novos jogadores

Aqui fica o meu exercício:

Três activos de base importantes a manter: Luisão (defesa), Enzo (meio campo) e Lima (ataque).

Jogadores para suportar a necessidade de retorno financeiro: Garay, Matic e Salvio (mais de 75M€ de encaixe). Ainda sobre as vendas, há jogadores que deverão "terminar um ciclo" e ser vendidos reforçando o encaixe importante para o clube: Cardozo, Gaitan, Jardel, Ola John, Paulo Lopes, Funes Mori e Artur Moraes (mais de 40M€ de encaixe financeiro).

Integração no plantel de jogadores da formação: João Cancelo, Victor Lindelof, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e Nelson Oliveira.

Ficaria algo do género: 

GR: Oblak, Mika e Bruno Varela (titular B)
DD: Maxi e Cancelo
DE: Siqueira e ...
DC: Luisão, ..., Steven e Lisandro
MD: A. Almeida, Fejsa e Lindelof
BtB: Enzo, A.Gomes e Amorim
MD: Sulejmani e Pizzi
ME: ..., Ivan Cavaleiro
MC: Djuricic, Bernardo
AV: Rodrigo e Markovic (ou Eder se o Marko sair)
PL: Lima e Nelson Oliveira

Portanto, considerando a aquisição de Siqueira e as vendas e saídas acima indicadas, teríamos que adquirir um central para titular, um médios ala esquerdo para titular. Faz sentido?

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Foi assim que a Liga de Clubes nos lixou um jogador. Outro?

 ●  31 comentários  ● 

Ivan Cavaleiro considerado o melhor jogador da Segunda Liga 

A Liga, ou melhor os treinadores dos clubes da Liga só fazem isto para nos lixar. O Miguel Rosa, segundo o NGB sabe até teve que mudar de casa para ter um armazém para tantos prémios destes nos últimos dois anos... e o resultado disso foi ser despachado pelo SLBenfica porque havia que dar espaço para jogarem o Carlos Martins, o Bruno Cesar ou mesmo o André Gomes no ano passado... e este ano manter a aposta em jogadores que claramente têm mais habilidade do que o Miguel para evitar estas situações de serem distinguidos pelos treinadores da Liga.

Se vou continuar a defender os nossos jogadores da formação?

A resposta é SIM! Até à morte! Não vale a pena criticarem...
Se há jogadores que merecem a minha defesa incondicional são os jogadores da formação! Mais facilmente tenho paciência durante 10 jogos com um jogador da formação do que 2 jogos com um jogador que custou milhões.

Luís Nazaré não merece estar ligado ao Benfica!

 ●  48 comentários  ● 

«O presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica diz já ter reservado o próximo dia 18 de Maio, data da final da Liga Europa, na qual espera «aliciante especial» caso seja diante do FCPorto. A presença do Benfica está ainda dependente das meias-finais frente ao Braga. «É um aliciante especial porque não é comum encontrarem-se duas equipas do mesmo país na final. Tem um picante especial, pois trata-se de um rival do Benfica», considerou». (Abril-2011 ABola)


Por qué no te callas?
......................................................................................


Luís Nazaré, o cúmplice da maior fraude da História do Benfica



"Esta vergonha que aqui vemos - um Presidente que falseia o seu número de sócio, mente sobre isso, rouba um número a outro associado, muda os estatutos para uma bizarra exigência e depois vai a eleições sem cumprir o que os estatutos (que ele próprio criou para se blindar no poder) exigem - é culpa principal de um senhor chamado Luís Nazaré.

Luís Nazaré era crítico do Presidente Vieira. O Presidente Vieira, sempre disposto a uma boa caça ao abutre, apareceu em público a chamar Nazaré de papagaio. Nazaré ouviu e calou. Logo a seguir, Vieira, que adora primeiro enxovalhar publicamente os seus abutrezinhos de estimação e logo a seguir dar-lhes um tacho para calarem o bico (como aos antigos abutres Varanda ou Moniz ou Gomes da Silva), claro, deu um tacho ao abutre que era papagaio Luís Nazaré. O papagaio, antigo abutre, Luís Nazaré aceitou e a partir desse momento tem feito ao Benfica dos piores serviços que algum Presidente da Mesa da Assembleia-Geral pode fazer. Em 3 passos, o notável percurso do antigo abutre-papagaio Luís Nazaré:

1) Vendo o Relatório e Contas chumbado, situação que por princípio moral (ainda se lembram do que é?) obriga a nova Assembleia (e só mesmo pela vergonhosa mudança de estatutos a obrigatoriedade não é, além de moral, estatutária), o que faz Nazaré? Nada, as eleições estavam à porta, não interessava nova reunião de sócios. E assim o papagaio de bico abutrado Nazaré fazia História no nosso clube, espezinhando a tradição democrática do Benfica.

2) Eleições, dois candidatos. Uma das funções de um PMA-G é defender o clube, analisando se quem vai a votos preenche os requisitos estatutários. Ora, nem Vieira nem Rangel os preenchiam. O que fazer? Simples: não aceitar nenhuma das candidaturas. O que fez o abutre-papagaio loiro Nazaré? Aceitou as duas! Porquê? Bem, a vitória estava garantida para Vieira, foi só uma forma de, INDO CONTRA OS ESTATUTOS, o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica adulterar a verdade. Para um abutre-papagaio até que serviu bem o animal que o domava.

3) Assembleia de há uns meses. Sob a ridícula desculpa de que havia impropérios (quando me mostrarem uma Assembleia do Benfica em que não haja uns tontos a chamar nomes uns aos outros avisem, se fazem favor), acabou a reunião sem deixar que os sócios falassem. Este papagio-abutre estava metamorfoseado num animal vieirista de primeira água, num verdadeiro animal do sistema. De crítico a submisso foi só o preço de um tacho e o empréstimo do cérebro para o caixote do lixo.

Há uns tempos soubemos que Nazaré decidiu suspender as suas funções no Benfica por estar envolvido numa campanha política. Primeiro ponto: é um desrespeito completo ser eleito pelos sócios do clube e depois, a meio, por lutas pessoais, abdicar do cargo - se quer ser político, abandone o Benfica. Melhor: antes de aceitar ir a votos como PMA-G lembre-se de pensar se quer ir a outros votos enquanto estiver a cumprir um mandato no clube - alguma vergonha na cara talvez ajudasse no processo. Segundo ponto: com esta suspensão, o abutre-papagaio Nazaré evitou ter de presidir à próxima Assembleia, onde naturalmente seria apupado - agora sim, papagaio-abutre, irias ouvir bons impropérios. Assim, enquanto lutou pela Junta de Freguesia de Alvalade, o abutre-papagaio já não teve de enfrentar os sócios do Benfica. Conveniente, não é?

Mas há mais: fazendo parte desta verdadeira vergonha e fraude que é ter um Presidente que não preenche os requisitos que ele próprio, de forma vil, enquanto a malta andava entretida com o Benfica de 2010, criou, Luís Nazaré é cúmplice de manchar de forma indelével a História do clube. Vieira sabemos que não é benfiquista e que o Benfica só lhe interessa na medida de criar riqueza pessoal enquanto afunda o clube num fosso que vai durar décadas a resolver (não acordem, não); já o benfiquista Nazaré devia pintar os dias todos a cara com merda para não sair à rua. Meu caro, uma coisa lhe prometo aqui, agora e hoje: quando vocês caírem, quando os benfiquistas vos escorraçarem, tudo farei para que você seja expulso de sócio do clube. Quem faz o que o senhor tem feito, não merece estar ligado ao Benfica.

Nazaré, que já foi abutre, já foi papagaio e ultimamente tem sido concubina de Vieira, virou finalmente para a sua essência natural: a de rato de esgoto."  

(Retirado do  'Ontem')

Para quem este assunto é duvidoso ou novo, consultem o post:
'Vieira - sócio do Porto antes de o ser do Glorioso?'.
Lá encontrarão mais documentos e links para os vários artigos escritos por quem investigou este assunto.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

2 cuspidelas, duas penas!

Avatar
 ●  17 comentários  ● 

E o que o CD da FPF fará?

Insua 2 jogos. Josué 1 jogo.

Força Vieira!! Esse apoio a Fernando Gomes é para continuar!!


Não é só uma questão de um prato de sopa...

 ●  17 comentários  ● 


Portugal, 15 de Outubro de 2013

O troféu António Pratas em basquetebol veio mostrar mais dois tipos de problemas que julgávamos só aconteciam aos outros: 1) Derrota na meia-final com a Sampaense, treinada por António Calabote, ex-treinador das camadas jovens do Benfica, e 2) agressão com sopa, ao ex-jogador do FCP, Nuno Marçal e actual jogador do Maia Basket, semi finalista da prova.
No Benfica habituamo-nos a ganhar muito e quase tudo, nas principais modalidades, com o basquetebol em destaque, por ser a modalidade em que o nosso domínio é maior. Talvez por isso sejamos muito exigentes em particular quando temos orçamentos elevados e quando sabemos que a concorrência directa tem diversos tipos de problemas.
Por isso mesmo, não valorizo muito o trabalho de Carlos Lisboa como treinador do Benfica, porque me parece que, com a qualidade dos sucessivos plantéis que temos, não será difícil ganhar o campeonato por ser uma prova de regularidade e onde impera a lei do mais forte (entenda-se, do tecnicamente mais habilitado).
O problema são as provas a eliminar, onde falhamos vezes demais, considerando a qualidade e orçamento do plantel. Se é verdade que no ano passado ganhamos os troféus António Pratas e Hugo Santos, para além do campeonato, perdemos a final da Taça de Portugal de forma inexplicável. Há dois anos nem conseguimos chegar à final da Taça de Portugal, mas ganhamos o troféu António Pratas (ao FCP) e o célebre campeonato ganho no pavilhão do FCP. Julgo que também perdemos o troféu Hugo Santos. Ou seja, em 6 taças e troféus a eliminar, ganhamos 3, ou seja, 50%... parece-me pouco...
Carlos Lisboa que foi o nosso Michael Jordan, como jogador, e que tantas alegrias nos deu na Euroliga, como treinador apresenta um curriculum com mais baixos do que altos. Começou a sua carreira de treinador no Benfica de Vale e Azevedo, falhando os objectivos, foi depois para Norte treinando o Aveiro Basket e a Oliveirense, onde também falhou os objectivos. Acabou como director desportivo para as modalidades do Benfica, substituindo de forma pouco transparente, Henrique Viana no comando da equipa, após derrota no campeonato para o FCP.
No actual Benfica, Carlos Lisboa parece-me ser um “carreirista”. Um “Yesmen”. Nem se percebeu a saída de Henrique Viana, que estava a fazer um bom trabalho (nessa última época, teve de disputar 14 jogos nas competições europeias, que o FCP não fez), nem se percebe bem como se deu a última reorganização da secção de basquetebol, que empurrou borda fora António Calabote que treinara a equipa de sub 18 campeã nacional após dezenas de anos.
Perdemos a meia-final por 6 pontos, no 1º quarto essa desvantagem era de 11 pontos (21-10) e apesar de termos empatado no jogo no último quarto, estranhamente e jogando em casa, não conseguimos eliminar a Sampaense que seguramente terá menos recursos que nós. Como a Sampaense perdeu a final por 3 pontos com a Ovarense, antevejo uma época difícil...
Pior que uma derrota e numa fase final organizada pelo Benfica, só mesmo o que veio a seguir. Uma altercação com o jogador Nuno Marçal do Maia Basket, num restaurante do estádio da Luz, altercação que terminou com o despejar de um prato de sopa em cima do referido jogador. Lamentável.
De acordo com a versão do presidente do Maia Basket, o jogador foi interpelado com frases do tipo “não podes estar aqui” e que se juntaram outros adeptos que acabaram por despejar a sopa em cima dele. Pasme-se: isto aconteceu nas instalações comerciais e públicas do maior estádio do país, pelas quais uma empresa paga renda ao Benfica! Benfica que, estranhamente, nem estava presente nesse jantar (a prova foi organizada por nós, pelo que – no mínimo - as Relações Públicas deviam estar lá), nem instaurou qualquer inquérito até ao momento, como também não lamentou os incidentes que aconteceram no sábado à noite! Vai fazer 3 dias...
É lamentável que isto tenha sucedido, e que o grande clube que o Benfica foi no passado, pelo exemplo e pelas vitórias, se esteja a equiparar no pior sentido, aos clubes que não sabem perder, não sabem ganhar e fazem justiça pelas “próprias mãos”.
Não foi pois por acaso que aconteceu a cena do apagão e rega da relva no estádio da Luz, quando o FCP ganhou lá o título de campeão, por inépcia e incompetência da Direcção do Sr.º Vieira, que permitiu uma série de erros de arbitragem que se conjugaram com as vitórias do FCP, para que tal pudesse ocorrer.
Resumir o incidente a um prato de sopa, é pois adoptar uma postura de avestruz e não a postura grandiloquente de uma águia...

Veremos o que o CD da FPF fará agora com Josué.

Avatar
 ●  11 comentários  ● 

04-01-2013:
"O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) suspendeu Emiliano Insúa por duas partidas, na sequência da cuspidela do argentino em Lionn, jogador do Rio Ave.

O incidente ocorreu durante a 2ª metade do encontro entre Rio Ave e Sporting, para a 2ª jornada da Taça da Liga, no passado sábado, tendo passado despercebido ao árbitro da partida, Rui Costa. Trata-se, por isso, de um castigo atribuído através de um processo sumário - aberto pelo próprio CD -, algo que acontece pela primeira vez, esta temporada." - RR.

15-10-2013:
"A Comissão de Instrução e Inquérito da Liga pediu um jogo de suspensão para Josué, na sequência da cuspidela do jogador do FC Porto ao defesa do Arouca, Luís Dias, durante a partida da 7.ª jornada do Campeonato disputada no passado dia 6, em Arouca.

O gesto do número 8 dos azuis e brancos passou despercebido à equipa de arbitragem chefiada por Vasco Santos, tendo sido denunciado pelas imagens televisivas.

Caberá agora ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidir sobre o eventual castigo a aplicar ao jogador do FC Porto." - A Bola.

Aguardamos com curiosidade o que o zeloso Conselho de Disciplina da FPF vai decidir com este jogador do FC Porto, o clube liderado pelos velhos do alterne.

Já há 11 oficial para o jogo com o Cinfães

 ●  19 comentários  ● 
Na baliza: Jan Oblak (foi Luis Filipe Vieira que disse que era ele a alternativa a Artur)
Defesa com: Cancelo, Luisão, Steven e Silvio
Meio campo defensivo jogará; André Almeida
Meio campo de ataque: Ivan Cavaleiro, Amorim, Djuricic e Gaitan
No ataque: Cardozo

No banco: Artur Moraes, Jardel, Lindelof, Bernardo Silva, Funes Mori, Ola John e Sulejmani


Se o ritmo do jogo correr como esperado,  Lindelof e Bernardo Silva farão a estreia no lugar de André Almeida e Djuricic, respectivamente, e Sulejmani (tal como Silvio que jogará de inicio na esquerda) regressará para ganhar ritmo de competição após lesão.

Não aconteceu assim, mas poderia acontecer!

Nota: o Rodrigo e o André Gomes não estão na convocatória apenas e somente por estarem lesionados. A ser possível integrariam, no lugar do Cortez e do Ola John, as soluções do banco de suplentes.

Mister, se o jogo com o Cinfães não pode ser para dar espaço aos miúdos, com pouca pressão e integrados entre habituais titulares que conhecem bem a manobra da equipa... então quando será?

LIVE: Portugal x Azerbeijao

 ●  12 comentários  ● 
Sai mais um golo para o fraquinho...

Carrega Ivan!!!

Nova camisola FCP.

Avatar
 ●  3 comentários  ● 


(Via blogue 'Leão de Plástico')

De onde vem Nuno Marçal?

Avatar
 ●  13 comentários  ● 


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Nuno Marçal é o culpado.

Avatar
 ●  40 comentários  ● 

Imagem retirada do blogue 'Magalhães-Sad"

Do fim de semana passado fica o relato da suposta agressão ao ex-jogador do FC Porto, Nuno Marçal.
Supostamente agredido por adeptos do Benfica num restaurante na Luz.

O que me parece estranho é que 15 adeptos consigam ter amedrontado uma equipa inteira de basquetebol com alturas a rondar o 1,90m/2,00m.
Deviam ser cerca de 15 primos do Astérix.

Seja como for, Nuno Marçal está longe de ser um elemento qualquer.
Nuno Marçal durante anos provocou os adeptos do Benfica.
Inclusivé, depois da vergonha que foram as tentativas de agressão aos atletas do Benfica no Dragão Caixa, disse em declarações públicas que tinha muito orgulho nos adeptos e claques do FC Porto.

Daí não ser de estranhar que tenha sido o alvo preferencial destes supostos adeptos do Benfica.

Não sei o que terá estado na origen destes supostos acontecimentos.
O que sei é que, sendo contra a violência no desporto, sou também a favor de que todos os portistas incendiários como Nuno Marçal deixem de andar em total liberdade quando vêm visitar a Luz.
Assim como quando o FC Porto quer ir dar a voltinha ao Parque Eduardo VII deve sentir tudo menos paz.

Há formas de os hostilizar e acabar com o seu sentimento de impunidade, sem recorrer à violência física.
Não defendo confrontos nem agressões, como esta que supostamente terá acontecido, mas chega de passividade.

O que as pessoas não podem esperar é que depois de anos a serem maltratados e agredidos, a paciência dos adeptos do Benfica continue a imperar.
Para portistas que se passeiam à vontade na Luz já basta o Fernando Gomes e o Joaquim Oliveira.

Nuno Marçal é o principal responsável pelos alegados acontecimentos.

As 5 joias?! Não me gozem...

 ●  13 comentários  ● 
Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva, João Cancelo, Bruno Varela e Helder Costa...

Eis os "5 mosqueteiros" que o Record, os nossos novos amigos/parceiros, dizem ser a aposta do Presidente (ou melhor do Clube) para a próxima época.

Primeira nota: Fico muito feliz de ver que finalmente é assunto e é reconhecido aquilo que eu próprio, talvez apenas eu, tenho vindo a referir há muito muito tempo neste blog.

Quanto à notícia em si, tenho alguns reparos a fazer "ao artista". Se querem saber a quem me refiro, leiam o tópico Despeçam o "artista", devolvam o Benfica!

Bruno Varela e Helder Costa? A sério...? Não tinhas nada melhor para mandar para o novo amigo/parceiro do que dizer que estes estão na calha para ser aposta do SLBenfica?

Isso foi mesmo porque alguém te disse, ou foi porque na altura quiseste que fossem todos portugueses? É que antes desses dois tens ainda dois grandes jogadores: Jan Oblak, porventura o melhor guarda-redes a actuar em Portugal, e o sueco Victor Lindelof. Mas há mais, todos eles antes do Bruno e do Helder (este com sinceridade não vejo com qualidade para se afirmar ao mais alto nível, mas mais rapidamente lhe daria oportunidade a ele que ao Jorge Rojas): Sancidino Silva, Ruben Pinto, Fabio Cardoso ou Harramiz Soares.

Vá lá, meus caros! Sejam sérios e, tal como diz o Vermelhusco (que saúdo o regresso! E que regresso!) no tópico anterior... não nos atirem areia para os olhos.

Antes de lançar o Bruno, que tem apenas 18 anos e pouca rodagem, se bem que muita qualidade... O Jan Oblak tem muito mais capacidade e competência para ser aposta declarada na baliza do SLBenfica - o que não quer dizer que entenda que se deva tirar o Artur Moraes, porque sim. Mas entendo que o Jan deve ir jogando, especialmente nas Taças e em alguns jogos ou momentos em que o Artur não esteja tão bem.

Antes de lançar o Helder Costa, o Lindelof apresenta já muito mais maturidade no meio campo para poder ser uma alternativa ao Fejsa/Matic em jogos mais acessíveis ou teoricamente com menor grau de exigência.

Antes de lançar o Bernardo Silva, que tem imensa, mas imensa qualidade, o jogador tem ainda que ter (tal como o Ruben Pinto) um trabalho complementar de aumento de peso por via de ganhar massa muscular para lhe permitir responder em qualidade aos desafios do mais alto nível a que a equipa principal está envolvida. Algo semelhante ao que Paco Ayastaran fez com o David Luiz e com o DiMaria (e o Cardozo) e que depois deu no retorno que deu na primeira temporada do Jesus (ou acharam que foi magia?). Isso só possibilitará que o Bernardo vá jogando em jogos de mais baixa intensidade na equipa A, ou que entre a 15' do final apenas para se ir ambientando muito, muito gradualmente e do meio da temporada em diante.

Sobram, portanto, o Ivan Cavaleiro - que deveria possivelmente ter sido a solução à lesão de Salvio - e o João Cancelo.

O primeiro acho que tem já maturidade e competência para ser lançado como suplente da equipa A e, em alguns jogos ter mesmo a oportunidade de ser solução. É preciso arriscar e confiar... e acima de tudo ajudar e apoiar ao invés de exigir apenas.

Já sobre o segundo, perdoem-me os mais sensíveis, mas temos ali um diamante em bruto! Um cavalo selvagem que bem domado (táctica e mentalmente) é absolutamente fantástico. Nesse sentido, o processo de integração dele deverá ser mais lento que o do Ivan, mas mais rapido que o de Bernardo Silva, Lindelof ou Ruben Pinto. É preciso ajuda-lo tacticamente e, por um lado conter, mas por outro aproveitar a sua irreverência.

SIM! Nenhum destes meninos pode ser lançado sem ser APOIADO, AJUDADO e INCENTIVADO desde os companheiros, ao treinador até, ao mais importante, OS BENFIQUISTAS!

Temos tanta paciência para tanto jogador que acaba por passar jogos e jogos sem render, temos sempre tanta compreensão para os "períodos de adaptação" de jogadores que nos custam milhões, mas depois quando chega a hora dos nossos jovens, queremos sempre que cheguem e "peguem de estaca" como os que custam milhões não fazem!

Mensagem "ao artista": Mais cuidado com as notícias que são plantadas para satisfazer o povão! No fim de semana era o Ivan, o Bernardo e o João... agora para ficar mais composto e até para dar para "encher uma mão", resolveram dois dias depois juntar o Bruno e o Helder. Esses, Deus queira, cá chegarão... mas não já!

Mensagem aos adeptos: APOIEM ESTES MENINOS! Não os ponham em causa... ajudem a crescer

Atira-me areia para os olhos que eu gosto.

 ●  38 comentários  ● 
Hoje o Record fala das "cinco jóias da Luz!" como se fosse algo de novo e para excitar a imaginação daquela pequena minoria que gostaria de ver uma equipa do Benfica com uma forte espinha dorsal portuguesa em vez de ser o entreposto comercial que é hoje em dia.

Aparentemente "a SAD liderada por (pequena adição minha: o nosso Querido Líder) Luís Filipe Vieira segue com especial atenção o percurso a SAD liderada por Luís Filipe Vieira segue com especial atenção o percurso trilhado por Bruno Varela, João Cancelo, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva."

É óptimo saber que ou o Shéu  ou o Lourenço Coelho ou o Rui Costa ou o Jesus ou o Vieira ou o roupeiro estão atentos ao percurso destes cinco jovens. Esperemos é que no meio da barafunda que é a gestão do futebol do Benfica ninguém se esqueça de dar uma oportunidade a um destes cinco jovens.
Ou se calhar o senhor responsável por ler a blogosfera encarnada lá mandou o relatório para o departamento de comunicação a mencionar as bocas dos papagaios que repararam que volta a haver talento esbanjado proveniente da formação do clube em detrimento de uma dúzia de refugos sul-americanos que forram os bolsos de intermediários.
Convém esvaziar este balão que enche a cada dois aninhos e por isso toca a encomendar uma capa de jornal para mostrar que afinal são importantes.

Eu lembro-me das últimas jóias das camadas jovens do Benfica.


Dois deles fizeram uma grande época no Paços de Ferreira, e continuam a demonstrar que têm potencial para estar no clube - um deles tanto potencial como o Rodrigo, tivesse também custado 6 milhões ao clube e haver necessidade de rentabilizá-lo e provavelmente era parte do plantel e não andava de empréstimo em empréstimo até ser esquecido pelos adeptos.
Outro foi duas ou três épocas considerado o melhor jogador da Liga de Honra e lá vai demonstrando no Belenenses que podia ter sido algo mais, tivesse a tão famosa estrutura apostado nele em vez de contratar camiões de jogadores para a mesma posição (e tendo em conta o papel de Carlos Martins e a saída de Bruno César na época passada não teria feito sentido apostar em Miguel Rosa?).

Sensação de dejá-vu? Querem provar que isto não é apenas outra manobra de marketing para enganar papalvos? Apostem num desses jogadores a sério, mantenham-no no plantel uma época como alternativa directa a um dos titulares e sem arranjar mais jogadores para essa posição. Comecem a racionalizar o despesismo que grassa na gestão do plantel e pode ser que comecemos a acreditar que isto não é mais do mesmo.

Hoje é dia da Nonô.

Avatar
 ●  1 comentário  ● 

A história de coragem da Nonô e da sua família têm inspirado muitos de nós que temos ou tivemos familiares e amigos com doenças 'complicadas'. 

No NGB já tínhamos falado na sua história aqui e aqui.

Têm tido o mérito de despertar muita gente para a importância de todos podermos ajudar, da forma que nos for possível, aqueles que precisam de apoio financeiro para poderem dar aos seus o melhor tratamento possível.

A Nonô tem lutado com uma coragem e perseverança incríveis perante o 'malvado De Willms'.

Ela continua a precisar de ajuda financeira pois os tratamentos, em especial na Alemanha, são de custo bastante elevado.

O que a família pede é a ajuda de todos, com 1 Euro. 

Se todos puderem transferir ou depositar 1 Euro na conta do Millenniumbcp acima citada, estarão a dar um contributo importantíssimo para que a Nonô possa simplesmente...viver.

Obrigado a todos. 
Equipa do NGB.

"Finalmente chegou o grande dia !!!

O DIA DO SORRISO DA NONÔ !!!

Para nós Família, desde o começo que não nos foi fácil pedir ajuda . Atrevo-me até a dizer que foi a 1ª GRANDE LIÇÃO que aprendemos com toda esta situação que estamos a viver com a nossa Princesa : A HUMILDADE . Sermos humildes o suficiente para sabermos aceitar ajuda .

Por essa mesma razão , queremos desde já AGRADECER do fundo da nossa alma, cada partilha, cada donativo, cada frase de apoio e incentivo, cada gesto de Amor e Carinho... TODA A FORÇA, fruto dos vossos corações cheios de AMOR e GENEROSIDADE .

Tudo isto de TODAS AS MANEIRAS tem feito TODA A DIFERENÇA no nosso dia a dia.

Arrisco-me a dizer que em muitos momentos de quebra, vir aqui desabafar e partilhar convosco, SENTIR-VOS aí desse lado, da-me forças para continuar ... para voltar a encher o peito de ar e coragem e seguir em frente !

Agradeço a Deus por cada um de vocês .
Peço a Deus que vos abençoe e retribua generosamente todo o Amor que nos têm dado .
Somos privilegiados por vos termos nas nossas vidas !

MUITO, MUITO, MUITO, OBRIGADA !

POR TUDO !

QUE COMECE O DIA DO SORRISO E QUE ESTE SEJA UM DIA MUITO ESPECIAL PARA TODOS !!!

Mãe Vanessa, Pai Jorge, Mano Henrique & Mano Martim"


domingo, 13 de outubro de 2013

Sancidino Silva. Renovou ou não?

Avatar
 ●  15 comentários  ● 



O empresário é mais algum ganancioso 'Baldé'?

Não dá comissão, não importa que fique?

Vamos ter respostas ou silêncio?

Luis Filipe Vieira é o maior problema do Benfica !

Avatar
 ●  33 comentários  ● 

No post "O Benfica ao serviço da propaganda de Vieira", abordei mais um pouco da instrumentalização do Benfica em favor de Luis Filipe Vieira e da sua manutenção no poder.

O David Duarte no 'Cabelo do Aimar' produziu uma análise profunda e com uma vertente histórica sobre o mesmo tema.

Eu não partilho da opinião de que Luis Filipe Vieira 'não tem culpa' de se rodear de maus elementos. 

Luis Filipe Vieira foi esperto o suficiente para ver a oportunidade que surgia e colocar Vítor Santos(Bibi) fora de campo.

Luis Filipe Vieira tem sido esperto o suficiente para multiplicar a sua fortuna pessoal em várias vezes desde que é presidente do clube. 
Será que esse mesmo homem não tem discernimento para perceber que quem o rodea é incompetente?

Será que esse mesmo homem ao fim de 12 anos ainda não percebeu que não entende nada de bola?

Até quando se continuará a dar 'o benefício da dúvida' a quem mostra ano após ano falhar?

Porque será que Luis Filipe Vieira não abdica do controle do futebol e em especial, das transferências de jogadores?

Fazem ideia da quantidade de jogadores contratados para as camadas jovens, e que nem chegam a jogar?

Das comissões pagas a intermediários, empresários e outros intervenientes, alguns deles dentro do próprio Benfica?

O benfiquista comum, habituado apenas a ler jornais e a ver os jogos, sabe o poder que Luis Filipe Vieira partilha com Armando Jorge Carneiro? Sabem sequer quem é este senhor?

Compreendo que para o poder instalado seja muito incómodo que falem nestes assuntos.

Mas quando os benfiquistas abrirem os olhos para a realidade, talvez já seja tarde demais.

Talvez aí em vez de um, a banca nomeie todo o conselho de administração da SAD.

Talvez aí o Benfica já nem seja o clube com mais títulos de campeão português.

Talvez aí, depois de tudo o que permitiram que acontecesse no Benfica, lamentem não terem despertado para a realidade antes.

Talvez aí se lembrem de que todos somos benfiquistas, e que não há abutres ou papagaios.

Talvez aí se lembrem de tentar responsabilizar quem deixou o clube com uma dívida gigantesca à banca e sem títulos no futebol, o principal motor do sucesso do clube.

'Make no mistake', o presidente do clube, e por isso, o principal responsável pelo deserto de títulos dos últimos 12 anos é Luis Filipe Vieira.

Quem continuar a dar-lhe suporte na direcção do Benfica será igualmente responsável pelos seus resultados.

Rui Gomes da Silva, José Eduardo Moniz, Rui Costa, Varandas Fernandes e outros notáveis que fora da direcção giram em torno da mesma alimentando o 'status quo'.

Não adianta andarem a fazer campanha interna ou a mandarem recados a Vieira pela imprensa, de forma encapotada.

Todos serão igualmente responsáveis perante os benfiquistas pela continuação das derrotas, do insucesso.

Falam de abutres, de papagaios, de aventureiros? 

O que diriam de um amigo vosso que fosse ao mesmo tempo sócio do FC Porto? Pensariam que era um benfiquista a sério? De gema, como disse Leonor Pinhão? 

O que dizer de um presidente do Benfica que o foi 24 anos seguidos? Até 2009? 

Não sei o que esperam mais desta direcção, e de Luis Filipe Vieira.

Projecto: A Casa do Jogador! Humm...?! Qual jogador?

 ●  10 comentários  ● 
No passado do SLBenfica houve jogadores que ao vestirem a camisola transformaram-na no que hoje conhecemos por "manto sagrado" pela exclusividade que era preciso ter para a vestir.

Costa Pereira, Germano, Mario João, Angelo, Fernando Cruz, Coluna, Simões, Cavém, José Augusto, José Águas, Eusébio, Torres... mas também Humberto Coelho, Félix, Albino, Francisco Ferreira, Nené, Rogério, Chalana, Espirito Santo, Santana, Diamantino, Paneira, Veloso, Alvaro Magalhães, Rui Aguas, Sheu, Pietra, Bastos Lopes, Carlos Manuel, José Carlos, Toni, Neno, Silvino, Bento, etc...

Tudo nomes, entre muitos outros, ligados a imensas glórias do SLBenfica. Nomes de portugueses que ficaram na história do futebol nacional, não apenas na do SLBenfica.

Uns infelizmente já não estão entre nós, outros vivem com alguma dificuldade, outros apenas remediados. São poucos, talvez à excepção de Eusébio, que vivem uma vida desafogada...

Olhando nesta perspectiva, o projecto "Casa do Jogador" é uma iniciativa fabulosa, numa linha social que sempre esteve presente na presidência de Luis Filipe Vieira.

... Mas! (há sempre um "mas")... A generalidade destes jogadores terá mais 50 anos por esta altura. Outros bem mais que isso! António Veloso com quase 50 anos é, possivelmente, o último destes a poder ser olhado como uma "glória" do SLBenfica.

Houve mais? Sim, possivelmente houve jogadores importantes, poucos deles portugueses, mas que de "glorisoso" têm pouco. Simão venceu um campeonato e uma taça, salvo erro. Mas seja como for, desde o início do seculo XXI, duvido que algum destes jogadores com mais anos de SLBenfica venha algum dia a precisar da "Casa do Jogador" em virtude da forma como os salários cresceram e tornaram, mesmo os mais modestos, como jogadores muito bem pagos.

Ora, reiterando que concordo em absoluto com a ideia de um projecto da Casa do Jogador e com a excelente visão social do Presidente, não é menos verdade que se coloca a questão:

- Daqui a 15/20 anos quem estará na Casa do Jogador, quando infelizmente nos deixarem os herois da decada de 60, 70 e 80?

Desde o inicio da década de 90 que o SLBenfica perdeu... glórias. Desde o início do seculo XXI que o futebol perdeu... amor à camisola e os jogadores têm imensos recursos financeiros.

O problema não é a existência da "Casa"... é a ausência do "Jogador"!

Despeçam o "artista", devolvam o Benfica!

 ●  14 comentários  ● 

Como se começa a perceber na blogsfera, mas um pouco por entre todos os benfiquistas, começa a escassear paciência para aturar as propagandas que "o artista" anda a levar a cabo para promover o Presidente e com isso salvaguardar o seu cargo, leia-se tacho!

Mas quem é "o artista"?

Bom, na verdade possivelmente nem será apenas uma pessoa, mas será justo dizer que a serem mais que um, estão bem alinhados no que devem fazer. E aqui permitam-me discordar de todos os que, e muito bem, têm criticado esta propaganda absurda em torno do Presidente. É que se querem saber, eu acho que Luis Filipe Vieira não terá qualquer interferência no trabalho destes "lambe botas profissionais" - será está a tal profissionalização!?

Lá está, vou voltar ao mesmo de sempre... A maior culpa dele é escolher muito mal as companhias e ter a "bondade" de se deixar influenciar por esta gente.

Nos últimos dias muito se tem escrito sobre estas atitudes que desonram o Benfica e, na minha perspectiva, só prejudicam o Presidente, ainda que o objectivo do "artista" seja precisamente o oposto - nem na sua própria agenda pessoal conseguem ser competentes!!!

Pois se até sou capaz de compreender as propagandas nos canais oficiais do clube, apesar de discordar e me sentir envergonhado como benfiquista, uma coisa já não percebo: andarem a lançar notícias para os jornais a responsabilizar Luís Filipe Vieira por tudo o que vai de encontro aos desejos dos benfiquistas.

Agora é a aposta na formação!

De repente, Luís Filipe Vieira (IRONIC MODE ON) que tantas vezes vemos no Seixal a acompanhar os jogos os nossos mais jovens e sinal claro de apoio e incentivo à formação (IRONIC MODE OFF), passou a ser a mola real da aposta na formação. Vejamos dois exemplos absolutamente ridículos:

- "O treinador português, que tem acompanhado a carreira tanto do lateral-direito como do extremo esquerdo, conhece as intenções da SAD e sabe que é nestes dois jogadores que Luís Filipe Vieira e seus pares depositam grande confiança para no futuro serem referências da geração formada no Seixal." In A Bola -

"Atento à situação de Bernardo Silva, Luís Filipe Vieira, que rejeitou as indicações de diversos elementos do clube quanto à dispensa do jogador, optou por segurá-lo já em novembro de 2012, oferecendo-lhe um contrato profissional, válido até 2018." In O Jogo

Portanto, com estas duas notícias ficamos a saber alguns detalhes fabulosos para os benfiquistas que, como eu, cada vez mais consideram absurda a ausência de aposta em jogadores de qualidade da formação especialmente quando os do plantel principal não conseguem fazer mais e melhor que os nossos miúdos.

Ficamos a saber, por exemplo que Jesus é que não aposta na formação (sim! Amigos, por muito que vos custe o André Almeida não é da formação do Benfica), mas pelo contrário o Presidente deposita grande confiança no Cancelo e no Ivan, ao ponto de pressionar o treinador para os começar a lançar na equipa principal.

Ou seja, amigos benfiquistas, se não fosse o malandro do Jesus já teríamos vários jogadores da formação na equipa principal, pois há uns meses também Nelson Oliveira não escapou às notícias a dar conta da admiração e confiança que Luís Filipe Vieira tem nele.

Jesus já teve o seu "encosto" de Vieira na televisão quando disse que não vendeu e prejudicou as contas para dar ao treinador condições para ganhar o campeonato e ir à final da Champions. Portanto se não ganharmos está à vista de quem é a culpa mas, especialmente, de quem não é...

(Pelos vistos, "O artista" deve ser o ou os elementos que diz(em) ao Presidente que pode dizer nas entrevistas que não pode ser julgado pelos resultados desportivos.)

Portanto, quando a formação parece ganhar destaque pela qualidade dos miúdos, eis que as notícias saem logo a dizer que Luis Filipe Vieira anda a pressionar Jesus para finalmente lançar o Cancelo e o Cavaleiro.

E eu a pensar que o Jesus é de tomava as decisões técnicas. Afinal há quem as influencie... mesmo quando não envolve milhões! Nem quero pensar no que acontece nas situações que valem comissões, perdão, milhões!

Mas se acham que isto é apostar na formação, não viram nada ainda!

Sabiam que, segundo o que "o artista" mandou plantar n'O Jogo, o Bernardo Silva só não foi dispensado do SLBenfica porque o Presidente não deixou e, melhor que isso, ainda lhe ofereceu um contrato de profissional quando o seu staff aconselhava a dispensa do jogador??

Pois é! Nós não vemos o Presidente no Seixal a acompanhar os jogos, porque ele os vê do tal quarto 303 que tem no Seixal. Foi dai que ele viu os jogos do Bernando Silva ainda júnior e antes do Europeu Sub 19 e disse a quem o queria dispensar que nem pensar, que o miúdo ia era renovar e assinar como profissional...

Sim, porque isso de o Presidente ter dito na CMTV que não percebe de futebol é só para distrair. Se não fosse ele, não teríamos o Bernardo Silva que, segundo a notícia, é o "craque protegido pelo presidente".

Espetáculo! E ainda há quem aqui escreva no blog que precisamos de um CEO na SAD? Não percebem nada disto...

Já agora, só uma dúvida sobre este tema do Bernardo Silva: se isto foi assim, espero que no mesmo momento que assinou como profissional com o Bernardo (que pela sua qualidade duvido que alguma vez alguém mentalmente saudável pudesse querer dispensa-lo), o visionário Presidente tenha também mandado despedir os incompetentes que lhe diziam para dispensar um jogador destes.

Faz sentido a minha dúvida ou não? Se temos gente que quer dispensar um jogador destes... essas pessoas são incompetentes, logo não devem estar no clube.

*********
Mensagem ao "artista" que faz estas manobras de protecção ao Presidente:
Não sei se é uma pessoa, mais que uma, ou uma "entourage", mas sei que essa atitude de andar constantemente a promover boa imprensa em torno do Presidente, especialmente nos momentos mais complicados, é interessante e bem pensada quando os resultados existem, ou quando falham poucas vezes.

Seria o primeiro a elogiar tal atitude.

Mas... o facto é que não temos resultados! Como tal, como se tem visto, é totalmente contraproducente e resulta no desgaste ainda maior do Presidente, pois fica bem evidente que são situações "fabricadas".

Ou seja, tanto querem criar boa imprensa ao Presidente para assim se manterem agarrados ao "tacho"... que acabam a contribuir decisivamente para... queimar o tacho.

Possivelmente o Presidente não terá sequer conhecimento destas manobras e quando às vê nem deve perceber porque aparecem, mas deve talvez vê-lo de forma positiva, ao fim ao cabo é "boa imagem", o que só mostra estar pouco atento a que estão a fazer isto de dentro para fora, não para o proteger, mas para o manter... E assim se manterem a eles próprios também.

É este um um exemplo (quase) insignificante de como a (des)estruturada SAD funciona para proteger agendas pessoais, onde proteger o Presidente é um meio de proteger essas agendas, muito mais do que interessados em proteger o Benfica e focalizar nas vitórias.

Como tenho dito, amigos, o problema maior do SLBenfica não é o Presidente... nem o treinador! Esses possivelmente bem integrados entre benfiquistas que lá estivessem Pelo Benfica, seriam dois elementos para entrar na história do Clube. Infelizmente, acredito cada vez menos que isso venha a ser possível...

ranking