O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 3 de agosto de 2013

Na estreia perante 30 mil...

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

...derrota.
8 jogos depois( nem contando com os da Taça de Honra) e os erros de sempre continuam evidentes. 

Mau posicionamento defensivo, quer em jogo corrido quer em bolas paradas. Muita posse de bola mas sem qualquer efeito practico.

No entanto, o Benfica entrou bem no jogo causando algum perigo junto da baliza do S.Paulo, quase sempre por Lima. Boas movimentações por Markovic e Gaitan, mas pouco mais. Falta de bons lances atacantes nunca foi o problema das equipas de Jorge Jesus. Faltam os golos.

O S.Paulo foi crescendo e conseguiu marcar por 2 vezes. Um golo em que apenas uma diagonal deixa toda a defesa batida, e um lance em que o fantástico defesa esquerdo Cortez dá um exemplo enorme de concentração no jogo, exista ou não fora-de-jogo.

Com um mês de trabalho, esperava mais do Benfica hoje. 
Preocupa-me que a permeabilidade da defesa do Benfica em qualquer situação continue sem solução. 
E negar esta evidência não vai resolver esta deficiência da táctica de Jorge Jesus.

Quanto aos golos, não interessa se está lá Cardozo, Lima ou o Rodrigo. É preciso apurar a pontaria e criar mais oportunidades de golo. 

Por falar em Cardozo, deviam ser só 1/2 dúzia de bloggers que gritaram pelo paraguaio durante o jogo. Ou não?! 
Isso revelou que há muita gente que não concorda com a gestão do processo Cardozo. Continua-se a ferver o paraguaio em lume brando, que é o que interessa.  

Resumindo, a 15 dias do início do campeonato JJ parece ainda não ter um 11 claro na mente e o Benfica parece ainda estar muito longe da forma desejável para enfrentar um jogo difícil no arranque do campeonato.
O problema não é perder este jogo, apesar de o S.Paulo já não vencer um jogo sei lá desde quando. 
A questão é que o treinador continua a cometer os mesmos erros dos últimos 3 anos. E acha que está bem.

Há adeptos contentes com o jogo de hoje? Fantástico para vocês.
Eu nem a feijões gosto de perder. Mas isso é por não ser um benfiquista moderno, daqueles que só querem ganhar os jogos que JJ diz que eram para ganhar. Daqueles para quem as vitórias são nas vendas, nas transferências, no Facebook. Eu sou daqueles mais conservadores que se guia pelos resultados desportivos. Desculpem lá qualquer coisinha.

Vamos ser optimistas que o estratega Jorge Jesus está a controlar tudo. Então não viram nos últimos 3 anos,pah??? Cambada de ingratos que exigem vitórias!

Da conferência de imprensa de JJ, fica a nota de sempre. Apanhamos 'uma grande equipa' que fez um grande jogo, 'aquele passe do primeiro golo não é para todos', 'há jogadores que ainda estão a compreender as ideias defensivas da equipa', 'no ano passado só perdemos 5 jogos', etc,etc.
Sempre a falar do passado, neste caso a última temporada, como se fosse algo de bom.   

Venha o jogo com o Nápoles, para perceber se a preocupação deve aumentar ou diminuir.

(Como não sei...onde esteve Urreta? Já foi de vela outra vez?)  


Os 16 de Jesus...

 ●  27 comentários  ● 
A tradição já não é o que era.

No jogo de apresentação Jesus não apresentou o plantel com que vamos ser campeões, mas sim os 16 que constituem o núcleo duro das suas opções para a próxima época. O 17º entrou já perto do 90'. Não concordo que alguns jogadores simplesmente nem tenham participado da apresentação, mas o JJ sempre fez isto... E deixam!

Não estou minimamente preocupado com a derrota, nem sequer por ser contra o 18º em 20 equipas do Brasileirão e até entendo de demos algumas indicações muito positivas por parte de alguns jogadores.

Espero que não venham para aqui destilar ódio sobre o Jesus ou ignorar os vários factores positivos de hoje.

Três notas:
- Markovic, se está emprestado pelo Chelsea é uma pena, pois é um grande jogador.
- Em exibições como as de Rodrigo (tirando os golos com o Nice nao tem estado bem há muito, muito tempo) e Ola John, ou nas soluções para o meio campo, ficou claro para mim porque o Rosa e o Nelson Oliveira não têm lugar. Desculpem lá esta "picardia" com os meus amigos que dizem que os nossos putos não jogam porque não têm lugar.
- Que é feito do Lisandro? Está magoado?

Que hipóteses teria um plantel assim?

 ●  17 comentários  ● 
GR: Artur Moraes e Oblak
DD: Sílvio e Maxi
DE: Antunes e Luizinho
DC: Luisão, Neto, Steven e Lisandro
MD: Miguel Veloso e André Almeida
BtB: Enzo Perez e André Gomes
MO: Djuricic e Miguel Rosa
ME: Gaitan e Bruma
MD: Sulejamani e Pizzi
PL: Lima, Markovic, Rodrigo e Nelson Oliveira

Notas: Markovic pode fazer a posição 10, tal como Rosa pode fazer a posição 8 ou até nas alas (menos forte), André Almeida pode fazer a posição de defesa direito, Gaitan também pode fazer a posição 10.

Ruben Amorim, Jardel e Cardozo, mas especialmente Garay, Salvio e Matic seriam então as vendas que renderiam as verbas necessárias para o equilibrio financeiro e a aquisição de jogadores como Neto, Antunes e Veloso - estimo que custariam no total perto de 20M€.

Jovens da equipa B com ascensão regular à equipa A nas Taças e/ou como opção suplente para jogos mais acessiveis: Mika, Cancelo, F. Markovic, Bernardo, Gonçalo e Sancidino.

Requisitos que tentei cumprir: Os melhores portugueses acessíveis ao SLBenfica ou seja seguir o enquadramento de mais portugueses no plantel - que saibam o que é o Benfica. Também jogadores com potencial de selecção nacional de Portugal, espaço de crescimento para jovens da equipa B, integração de dois jogadores da formação com efectivo objectivo de serem formados e jogarem com frequência (escolhi o Rosa e o Oliveira).

Formados no Clube, pelas regras da UEFA teriamos: Oblak, André Gomes, Silvio, Rosa e Oliveira (5)
Formados em Portugal pelas regras da UEFA teríamos: Oblak, André Gomes, Silvio, Rosa e Oliveira, Antunes, Luizinho, Neto, Steven, Veloso, André Almeida, Bruma e Pizzi (13 portugueses)

Acham possível formarmos um plantel assim?
Seria competitivo?
Tentando cumprir os requisitos indicados, que jogadores incluiriam neste plantel e quais excluiriam?

PS- Antes de "baterem" na escolha do Miguel Veloso, sinceramente é um jogador que gosto e que entendo que bem trabalhado pode render mais do que já rende e tem, na minha opinião, qualidade.

Hipótese Bruma? Apoiado inequivocamente

 ●  28 comentários  ● 

Segundo o jornal O Jogo, que por muito que nos custe em matéria de contratações é que habitualmente menos falha, o SLBenfica e os representantes de Bruma já terão tudo acordado para a mudança para a Luz, caso as instancias reguladoras confirmem que o contrato do jogador com o SportingCP já não está válido.

Percorrendo os blogs e as redes sociais fico estupefacto com a indignação dos benfiquistas perante esta hipótese.

Então o SportingCP passa a vida a estender a passadeira ao FCPorto, excepto temporariamente enquanto estão com a mania das grandezas mas nem isso lhes dá a inteligência de se "unirem" ao SLBenfica, e agora o SLBenfica teve ter pena do clube dos viscondes e não "atacar" um grande jogador que, aparentemente, poderá estar sem contrato?

Era o que faltava! A confirmar-se esta movimentação, quero antecipadamente e desde já colocar-me do lado do Presidente Luis Filipe Vieira nesta situação e apoiar inequivocamente caso o SLBenfica avance para esta contratação.

Quando "nos passam por cima" todos ficam indignados com a Direcção... quando decidimos ser nós ao ataque e "passar por cima" de quem não reconhece as vantagens de ter boas relações com o SLBenfica... logo vêm as "virgens ofendidas" dizer que não somos o FCPorto bla bla bla!

É ISSO MESMO, PRESIDENTE!
Outros, a norte, a sul e no estrangeiro não hesitariam em fazer-nos o mesmo!

*****************

Entretanto, descobriram um novo "medidor de benfiquismo".

... As idas ao Estádio!

Depois de quem é sócio ou não, de quem vota ou não, de quem vai às AG ou não, de quem critica ou não, de quem apoia ou não, de quem escreve nos blogs ou não, entre outas merdas que vão inventando... eis que alguém descobriu mais uma "mariquice" para criar confusão:

Os que têm RedPass ou que vão mais vezes aos estádio... são mais benfiquistas que os outros, logo são mais merecedores de "borlas" ou incentivos que os outros.

Que parolice!

Então quer dizer que se o SLBenfica decidir incentivar os adeptos a ir ao estádio, deve fazê-lo junto daqueles que têm lugar e que compraram um cativo para toda a temporada, é isso? Os defensores desta ideia seguramente que escolhem os dias de chuva para ir lavar o carro, esforçadamente, à mão, certo? Uma especie de "chover no molhado"...

Já pararam para pensar que o objectivo destas iniciativas de marketing não é premiar ninguém por ir ao futebol, mas sim incentivar quem habitualmente não vai a... que venha mais vezes ver o SLBenfica e, com isso, obviamente aumentar as receitas do Clube?

Eu lamento que os indignados detentores dos RedPass se considerem merecedores de "prémios" por irem ao estádio apoiar o SLBenfica. Inocentemente eu pensei que os Redpass eram comprados por paixão em ver o SLBenfica ao vivo e não para que isso os distinguisse no seu benfiquismo face aos demais que, por um motivo ou por outro, não podem ir tantas vezes ao futebol.

Realmente, quando pensamos que já nada pode ser inventado para essa fabulosa ideia de "medir o benfiquismo", eis que as idas ao Estádio aparecem como um novo indicador.

Espero que o Dpt. Marketing do SLBenfica não se deixe levar por estas ideias parolas, tipicamente tugas, e continue a procurar incentivos para levar cada vez mais benfiquistas ao Estádio da Luz. Bom trabalho...

PS- Aproveitando a ideia destes indignados, eu vou sugerir à Jerónimo Martins que as próximas promoções sejam só informadas quando os clientes já estiverem dentro do Pingo Doce. Ou seja, que optem por premiar aqueles que já lá estão por vontade própria e porque vêm valor no supermercado e deixar de procurar incentivar os que vão à concorrência a mudar de opção.

"Bulling" à moda do porto

 ●  17 comentários  ● 

EU QUERO, POSSO E MANDO!


Muito se tem escrito e falado sobre o "folhetim" Oscar Cardozo, mas a principal razão pela qual se continua a falar é precisamente porque ainda não se chegou a uma conclusão ou solução, conforme lhe queiramos chamar, tanto tempo já passado após o "raspanete" que o Paraguaio passou ao Mister JJ. Lembro aqui que o jogo da Taça de Portugal foi a 26 de Maio, e estou hoje a escrever este post a 3 de Agosto!!! Passaram mais de 2 meses sem que isto andasse para a frente, apenas para trás, e como todos sabemos, para trás "mijam" as mulas. 

Isto é para mim, uma clara demonstração por parte da Direcção do Benfica que faz as coisas quando quer, quando lhe apetece, e se estiverem para aí virados. Um autêntico caso de "Bulling" e não o posso chamar de outra coisa. Vamos ser claros sobre isto, pois quem não sabe ou não souber entender o que aqui vou dizer, deveria fazer uma introspecção grande, e tentar perceber onde é que errou na vida, para estarem pouco "despertos" para este assunto. 

O Sport Lisboa e Benfica, é hoje uma SAD (poderíamos falar se concordo que se tenha transformado numa SAD, mas isso ficará para outro Post), e as SAD, empresas de direito privado constituída por accionistas, têm sobretudo de se mostrarem viáveis economicamente, mostrar viabilidade de gestão e ser uma boa aposta para aplicações económicas, visto daí serem cotadas em bolsa. Até aqui tudo bem. Depois, vêm os entendidos falar de um híbrido, que são precisamente as SAD Desportivas, onde aqui, para além da saúde financeira, também se procura a vertente desportiva, onde se procuram obter resultados que potenciem ainda mais as suas cotações. E neste bolo entram todo um mundo de mais valias, para ajudar a aumentar o "bolo" e o "apetecismo" das SAD: Os jogadores, os terrenos, o património... e os negócios.

Qualquer SAD Desportiva vive dos resultados... ERRADO. A questão continua a ser a mesma: CASH FLOW. É preciso é haver dinheiro a entrar, dinheiro a sair. Mostrar transacções, criar transacções, mostrar que a SAD está viva e respira saúde! Contrata-se um jogador, e as acções sobem logo! Ganha-se um jogo, e estas flutuam um ponto percentual acima do que é hábito! Vende-se um jogador, e apesar de se estar a enfraquecer o plantel, logo aí pensarmos que desportivamente estamos piores e vamos ficar mais fracos e com essa fraqueza, diminuir o valor das acções, eis que estas tornam a subir! É que acabou de entrar dinheiro na SAD, os accionistas ficam com as mais valias, respira-se saúde, logo, a SAD já vale mais! 

Inaugura-se um Museu, com pompa e circunstância, uma obra que pessoalmente muito contente fiquei por existir, e mostra-se que estamos vivos - torna a subir a cotação na bolsa. Não se sabe o que vai pesar na nossa estrutura ter um museu, ou quanto vai custar (se fosse uma modalidade amadora... se calhar era coisa para durar uns dois anos e depois fechar por inviabilidade económica e estar a pesar no futebol...), mas isso são questões secundárias.

Faz-se um comunicado com trompetes, onde vamos incluir jogadores das camadas jovens no plantel principal, onde estes "formandos" irão ser o futuro do Benfica, e as acções tornam a subir, pois aqui trabalha-se bem! Mesmo que dois anos depois, e sem que estes tenham calçado as chuteiras, já se tenha dispensado um, vendido outro, e rescindido com 3 ou quatro que até tinham clausulas de nível mundial! Mas já serviram o propósito, não já? Saúde da SAD!!

Ir buscar "talentos" de 20 anos a clubes espanhóis, para os meter na B, sinal de que estamos atentos ao mercado, e nos antecipamos aos tubarões! Aqui nesta SAD trabalha-se bem!! Lolo do Valhadolid... vou só aqui falar do Ernesto Cornejo, que jogava no BarcelonaB:  Ernesto Cornejo chegou ao Benfica na temporada passada, proveniente do Barcelona, mas o avançado espanhol já chegou a acordo para rescindir, classificando a passagem pela Luz como «má».
«A partir deste momento deixo de ser jogador do Benfica. Foi uma má experiência e tenho a certeza de que o que vier a partir de agora será melhor», escreveu o atacante de 20 anos no Twitter. O futebolista formado no Barcelona chegou aos encarnados para jogar na equipa B mas não chegou a ser utilizado. Haja saúde na SAD! 
E agora, Cardozo. Um ativo do Benfica, melhor marcador das últimas épocas, e um dos melhores marcadores do SL nas últimas dezenas de anos. Tem tido declarações polémicas ao longo da sua passagem na luz, tem mandado calar os assobios dos adeptos, já mordeu por várias vezes a mão que o alimenta, por assim dizer. Mas convenhamos que foi comprado por 11M, rendeu em golos, e chegado aos 30 anos, depois de 6 épocas na luz, podia ainda dar 12 ou 13 M ao Benfica. Por isso, para além de recuperarmos o investimento (sem falar nos ordenados, eh pa, o homem tem de comer!) ainda aproveitámos o seu rendimento desportivo. Criou-se toda a confusão no final da taça, onde se virou contra JJ, contra André Almeida, no fundo, contra o mundo. Por muita raiva que estivesse a viver naquele momento, não o poderia ter feito. Nunca! E não é por JJ dar desses exemplos DIARIAMENTE aos seus jogadores, que estes podem repetir ou copiar. Uns mandam e os outros treinam. Mas Cardozo já se acha prata da casa, já pensava mandar mais que muitos... 

Agora, e passado mais de 2 meses, continuamos sem solução à vista. Todo o processo e a maneira como se arrasta, já retirou qualquer hipótese de Cardozo se manter na luz. Já perdeu a pré-época, já está mentalmente saturado, e pode dizer-se que está a época pessoal em muitos sarilhos. E tudo porque a direcção está a fazer a política do quero posso e mando! Não se preocupam em valorizar um ativo, ou de respeitar um jogador ou um homem que já muito fez pelo Benfica, mesmo sem ter criado muitas paixões. Tudo porque depois se contrata alguém e se torna a subir a cotação da SAD. Entrámos apenas no objetivo de "destruir" um jogador, e sem razão ou necessidade. Vendia-se e pronto, ou recuperava-se e pronto. Agora este andar aqui tipo Walking Dead... meus amigos... Se calhar, JJ manda mais do que pensamos, e decidiu fazer de Cardozo um exemplo para todos os que o desafiarem... naaaa, isso seria estúpido não acham?

Só falta agora, admitirem o Cardozo nos treinos, e depois deixar entrar uma dúzia de "cobradores" mascarados de adeptos, e darem uma tareia ao paraguaio, e dizerem-lhe para estar caladinho, senão deixava de ter um joelho, bem ao estilo de um certo clube da escola do macaco, situado a norte, onde o ex-jogador Adriano, foi ameaçado e bem "espremido". Safou-se só com umas "galhetas", mas ninguém pega nestas histórias...

Assim sendo, somos chegados aqui a mais um ponto sem retorno. Mais um exemplo que LFV decide o que quer e quando quer, e nós Benfica, assistimos sem termos poder para fazer algo. Apenas podemos assistir e desabafar. E não vejam este desabafo como um ataque, mas sim como um desejo que as coisas fossem diferentes, para muito melhor! 

Quanto ao resto já sabem, Carrega Benfica, Sintam a Mística!


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aposta na formação é um facto

 ●  22 comentários  ● 



Médio espanhol Lolo (ex-Valladolid) já assinou contrato com o Benfica. O jogador de 20 anos colocou, no “twitter”, fotografias com Luís Filipe Vieira e Rui Costa, respetivamente, presidente e administrador da SAD do clube da Luz. in A Bola.

NDR: Expliquem aos putos que devem controlar o entusiasmo e que a forma de anunciar as contratações, tal como aconteceu com Mitrovic, não é o "twitter" dos jogadores.
8 jogos pelo colosso Valladolid foi a marca deste jovem craque, seis dos quais como suplente utilizado. Realmente, ainda dizem que não dão oportunidades aos putos da formação??? Bastaram 8 joguinhos para mostrar o que é preciso! Mai nada... Até porque na época anterior terão sido... zero jogos pelo Valladolid B.

E adivinhem lá como se soube a confirmação desta contratação? Por que elemento da estrutura que gere o futebol?
«O jogador está a viajar para Lisboa, é um futebolista amador e se tudo correr bem nos exames médicos será jogador do Benfica», afirmou o diretor de comunicação do clube da Luz, João Gabriel

Benvindo!!!

... Ah espera! O que é da formação é este:

Miguel Rosa vai ser jogador do Belenenses para as próximas cinco temporadas
O médio deixa assim em definitivo o Benfica e ruma ao emblema do Restelo. 
Os Belenenses Futebol, SAD

Bem, ironias à parte, obviamente que desejo que este jogador Lolo venha para o SLBenfica justificar a aposta e vir brevemente a "saltar" da equipa B para o plantel principal. Se foi observado e contratado é porque tem qualidade... mas não posso deixar de manifestar o quanto me custa continuar a ver chegarem destes jogadores e os nossos jovens nem sequer lá chegam!

Só mesmo algumas mentes mais absurdas não percebem que esta vontade e empenho em dar oportunidades aos jogadores da formação não significa que isso contrarie a minha opinião favorável ao trabalho de Vieira e Jesus. Já aqui o escrevi e volto a escrever que são, neste momento, as pessoas que entendo mais validas para os cargos que ocupam (até porque um deles foi eleito). Mas isso não me impede de continuar a incentivar sempre o investimento e apoio à formação. Não só como "medida de austeridade", mas também como medida de futuro.

O mesmo se aplica ao meu desacordo perante a situação de Cardozo. O facto de eu entender que o Jesus está a "queimar" o Cardozo ao impor este afastamento, não quer dizer que o Jesus passe a ser mau treinador, mas apenas que tem liberdade a mais para executar aquilo em que é muitíssimo bom (treinar e orientar), mas também para o que é efectivamente mau (gerir recursos humanos).

Tudo o que, queiram ver além disto, nos dois temas... é um problema vosso e para o qual não sou eu que me vou preocupar! Se não sabem debater opiniões e as confundem com ataques a pessoas... é um problema vosso!

As borlas.

Avatar
 ●  3 comentários  ● 

É um episódio recorrente(link aqui) o que se denuncia no 'Ontem...'.

Os que pagam bilhetes e/ou redpass, são uns ordinários e anti-benfiquistas porque questionam isto e aquilo.

Os que não o fazem(embora alguns possam ter razões válidas para não o poderem fazer e que temos de respeitar), vão recebendo bilhetes à borla, descontos e outras porcarias.

Cumprir a promessa de baixar as quotas e os preços dos bilhetes é que está quieto. 

O que será preciso para ser aposta do SLBenfica?

 ●  9 comentários  ● 
Onde andam agora alguns dos "meninos" mais utilizados no Mundial Sub20 de 2011, pelas principais selecções:

BRASIL (venceram Portugal na Final):
Oscar - Chelsea
Philippe Coutinho - Liverpool
Casemiro - Real Madrid
Gabriel - Udinese
Bruno Uvini - Napoles
Danilo - FCPorto

FRANÇA (eliminados por Portugal):
Griezmann - Real Sociedad
Coquelin - Freiburg (emprestado Arsenal)
Fofana - Lyon
Grenier - Lyon

ESPANHA:
Rodrigo - Benfica
Isco - Real Madrid
Oriol Romeu - Valencia (emprestado pelo Chelsea)
Koke - Atl. Madrid
Bartra - Barcelona

PORTUGAL:
Nelson Oliveira - Rennes
Caetano - Paços Ferreira
Sergio Oliveira - Paços Ferreira
Danilo Pereira - Marítimo
Alex- Guimarães
Pelé - Olhanense
Mário Rui - Empoli
Cedric - Sporting
Mika - Benfica B
Roderick - Benfica B
Nuno Reis - Sporting B
Luis Martins - Gil Vicente


Os únicos que são aposta em Portugal são, curiosamente, estrangeiros: Danilo (FCPorto), Reyes (FCPorto) e Rodrigo (Benfica). Só uma nota: O Nelson Oliveira foi considerado o segundo melhor jogador do Torneio. Obviamente que haverá boas explicações de muitos entendidos adeptos benfiquistas, que seguramente não passam pela qualidade do jogador queimado pelo Jorge Jesus...

Posto isto, encerro aqui a minha insistência para a aposta na formação no Sport Lisboa e Benfica. Depois dos comentários de benfiquistas no tópico Dois anos e um mês depois..., está para mim claro que a Direcção do SLBenfica está correcta, até porque os benfiquistas são os primeiros a desprezar os nossos jogadores, a critica-los por meia duzia de vezes que os viram jogar.

Esses adeptos, os mesmos pacientes com o Ola John que anda cá há um ano e o melhor que fez foram dois ou três jogos - o tal que queremos despachar, mas o Milan já veio dizer que andam a inventar que eles não o querem para nada. São os mesmos adeptos que assobiavam o DiMaria e o que queriam despachar pelos primeiros 5M€ que dessem por ele. São os mesmos que queriam despachar o Coentrão, que chegou para suplente do Cesar Peixoto e até do Fernandez... e acabou, como o DiMaria a valer 30M€. São os mesmos que até chegaram a criticar a contratação do David Luiz depois da entrada no Parque dos Principes e nos jogos seguintes... e valeu 25M€.

Os tais que aplaudem anualmente milhões e milhões de euros gastos em jogadores que nunca chegam a confirmar absolutamente nada no SLBenfica ou que chegam sem que nada tenham feito que o justificasse (Fariña, Djaló, Jardel, Mitrovic, Cortez, Melgarejo, Kardec, Bruno Cesar, etc.), mas que vão "comendo" os minutos de jogo a jovens a quem é exigido que primeiro triunfem fora do SLBenfica e só depois, com sorte, talvez dê para fazer uma perninha...

... Nesse momento, quando eles triunfam (tipo ser o melhor jogador da II Liga dois anos consecutivos ou o segundo melhor jogador do Mundial Sub20, ou entrar no 11 ideal da UEFA nessa competição, etc.), a solução passa por dizer que eles não têm cabeça, humildade ou seja lá o que for... simplesmente não têm qualidade para o SLBenfica... porque não!

Quem tinha razão era o Vale Azevedo! Não faz sentido nenhum gastar milhões todos os anos na formação! 

Vai-se buscar o André Gomes ao Boavista no primeiro ano de junior e o André Almeida ao Belém no primeiro ano de senior... e dizemos que temos jovens formados no SLBenfica.

Pelo caminho, o melhor é os grandes adeptos "anti-formação", ou melhor profundos desgostosos com a falta de qualidade dos jogadores da formação, o que acham que deviamos fazer ao Bernardo Silva?

É que o rapaz acaba de ser considerado pela UEFA como (e cito):"entre os "dez talentos a observar" após o Europeu de sub-19"indicando ainda que "Este talento do Benfica ofereceu à equipa de Emílio Peixe [selecionador] poder ofensivo a partir do centro do terreno e pela esquerda. A sua velocidade, visão e sentido de baliza ficaram resumidos no empate de Portugal frente à Sérvia [2-2], nas meias-finais" Site Oficial da UEFA.

Mas como se trata de uma distinção semelhante à que já tinha sido dada a Danilo Pereira e a Nelson Oliveira, se calhar é a UEFA que não percebe nada disto... (e já nem vou dizer que há mais na formação com qualidade).

Por isso, já agora, digam ao Rui Costa que não percebe nada disto: «É um prazer especial, uma honra muito grande apresentar estes quatro jogadores oriundos da formação. Representa a aposta do clube, um dos projectos que o Benfica tem para o futuro, e é um prémio que cada um recebe pelas óptimas prestações que têm vindo a ter»

... e ao Jesus também: "Estava à espera de uma saída forte da equipa, já havia sinal disso, e com a entrada do menino [Nélson Oliveira], sabia que ele podia surpreender. O jogo correu-nos bem. Tanto o Nélson como o Rodrigo jogam ainda muito na emotividade e na ansiedade. É com estes pormenores que se vai crescendo. Mas em termos de futuro do Benfica, são eles "

Cardozo: A confirmar-se é inqualificável

 ●  47 comentários  ● 

Depois de "torrar" vários jogadores do SLBenfica, activos do Clube, o Jorge Jesus está a fazer sair pela porta pequena um jogador que durante seis anos esteve ao serviço do SLBenfica (mais que ele, portanto) e que marcou imensos golos - goste-se ou não dele (eu não gosto, como sabem).

Jesus é um grande treinador e está bem no SLBenfica, mas não pode ter "carta branca" para este tipo de situações.

O que o SLBenfica está a fazer com Cardozo, humilhando e desprezando o jogador, é inqualificável.

Já aqui escrevi várias vezes a forma como este processo está a ser, ao nível de comunicação, pessimamente mal conduzido. Mas já passando à frente nessa parte, enquanto não é vendido, mesmo que não jogasse nos particulares, Oscar Cardozo deveria ser tratado com respeito, pelo menos pelo passado, mesmo estando sob alçada disciplinar. Deveria ser integrado nos treinos e tratado com dignidade, ou então que o vendam de uma vez...

Não representa os valores do SLBenfica quem tem este tipo de atitudes. A pergunta que se coloca é: Até quando o SLBenfica se vai vergar aos caprichos do Sr. Jorge Jesus - com prejuízo para o SLBenfica?

Caras novas na BenficaTV.

Avatar
 ●  11 comentários  ● 



Hélder Conduto, Luís Costa Branco e João Martins integram redacção da Benfica TV

"Os jornalistas Hélder Conduto e João Martins, ambos ex-RTP, e Luís Costa Branco, responsável pela delegação do jornal “Sol” em Angola, integram a redacção da Benfica TV a partir desta quinta-feira.

Conduto assume a função de chefe de redacção do canal do Clube, que se reforça, assim, para os novos desafios que se avizinham.

Recorde-se que a Benfica TV transmite, já a partir desta época desportiva os jogos da Liga Zon Sagres no Estádio da Luz e tem o exclusivo para Portugal da Barclays Premier League.

Novidade também no Canal é Valdemar Duarte, que assumirá parte das narrações e comentários de futebol." - in SL Benfica.


Bons profissionais são muito bem vindos. 
Dignifiquem a profissão e deêm ao mundo do futebol qualidade, rigor e isenção.
Boa sorte, meus senhores.

Dois anos e um mês depois...

 ●  49 comentários  ● 


O video acima é datado de 26 de Junho de 2011. Pedia-vos o especial favor de ouvirem com atenção as palavras de Rui Costa na justificação da aposta destes jogadores e, especialmente, atentem às palavras de cada um dos jovens entrevistados pela BenficaTV.

Uma das frases de Rui Costa foi «É um prazer especial, uma honra muito grande apresentar estes quatro jogadores oriundos da formação. Representa a aposta do clube, um dos projectos que o Benfica tem para o futuro, e é um prémio que cada um recebe pelas óptimas prestações que têm vindo a ter».

Passados dois anos...

... Ruben Pinto não fez um único jogo pela equipa principal do SLBenfica, tendo integrado a equipa B no ano seguinte ao deste video, depois de uma época onde apenas treinou e nem um minuto de competição teve. Este ano volta a estar na equipa B.

... David Simão ainda chegou a integrar o plantel dessa temporada, tendo até Janeiro feito 68 minutos em dois jogos (Portimonense e Naval). Foi depois emprestado à Académica onde voltou a mostrar potencial, seguiu-se a época passada no Marítimo, onde estava a correr muito bem até ser afastado sem explicação conhecida publicamente. Desvinculou-se do SLBenfica e assinou pelo Arouca por 4 anos.

... Miguel Rosa chegou a este dia depois de um ano emprestado ao Carregado onde "carregou" a equipa às costas e depois de um ano no Belenenses onde, mais uma vez, voltou a liderar a equipa. Ainda fez o estágio na Suiça neste ano, mas entrou sempre miseráveis minutos e para a posição de... defesa direito. Rezam os "conhecedores", numa situação não confirmada, que a sua "sentença" terá sido ditada por ter perguntado ao Jorge Jesus porque jogava sempre a defesa direito e não era utilizado na sua posição. Acto contínuo: Novo empréstimo, novamente ao Belenenses, tendo como resultado ter sido o melhor jogador da II Liga. Na época passada, capitaneou e liderou o Benfica B... antes de, ao que tudo indica, ser cedido a titulo definitivo, como o David Simão, ao Belenenses. Saldo: Nem um jogo oficial pelo SLBenfica.

E finalmente, Nelson Oliveira. Saiu desta apresentação para o Mundial Sub20 onde foi o segundo melhor jogador da competição, atrás de Oscar desde então em ascensão no Chelsea. Chegou a este dia já com experiência de I Liga. Na época de 09/10 fez 12 jogos pelo Rio Ave em meia época, na altura ainda com idade de junior sem qualquer golo marcado. Na época seguinte, havia jogado toda a temporada no Paços Ferreira, juntamente com o David Simão, correspondente ao primeiro ano de senior, tendo o Paços feito a sua melhor classificação até então apoiado em Melgarejo, Pizzi, Nelson Oliveira e David Simão - 23 jogos no campeonato, apenas 10 a titular, 4 golos marcados e 1.105 minutos jogados.

Depois deste video, tal como Miguel Rosa e David Simão (e o Ruben) integrou o plantel quando regressou do Mundial Sub20 era visto por Jesus, a par de Rodrigo, como o futuro do SLBenfica:

"Estava à espera de uma saída forte da equipa, já havia sinal disso, e com a entrada do menino [Nélson Oliveira], sabia que ele podia surpreender. O jogo correu-nos bem. Tanto o Nélson como o Rodrigo jogam ainda muito na emotividade e na ansiedade. É com estes pormenores que se vai crescendo. Mas em termos de futuro do Benfica, são eles " dizia Jesus depois de um jogo com o Zenit em que lançou o Nelson Oliveira e ele marcou um golo.

Fez 12 jogos para o campeonato, 390 minutos jogados e dois deles a titular. Na Taça da Liga jogou 5 vezes a titular e marcou dois golos! Parecia um título percurso de "lançamento" de um jogador jovem a precisar de ser "trabalhado" e ajudado.

Até que ao segundo jogo na alta roda, na Champions com o Chelsea... (coisa pouca para qualquer jovem), terá cometido o pecado capital de falhar um golo que daria o apuramento (poderia ter passado a bola). Foi o fim de Nelson Oliveira no SLBenfica. Depois disso fez mais cerca de 100 minutos em 4 jogos.

No final dessa temporada, o "futuro do Benfica" foi emprestado já tardiamente na pré-temporada , com todos os planteis já formados, ao Deportivo da Corunha onde o Jorge Mendes tinha ido meter o seu "lixo" mal resolvido. Ainda assim foram 31 jogos... 28 como suplente, num total de 845 minutos - jogou menos ainda que no Paços Ferreira, numa prova de um péssimo empréstimo. E este ano, está a render mais um milhão ao Benfica emprestado em França, no Rennes, 13º classificado da época passada.

Só para recordar:

Rui Costa: «Representa a aposta do clube, um dos projectos que o Benfica tem para o futuro, e é um prémio que cada um recebe pelas óptimas prestações que têm vindo a ter».

Jesus: "Tanto o Nélson como o Rodrigo jogam ainda muito na emotividade e na ansiedade. É com estes pormenores que se vai crescendo. Mas em termos de futuro do Benfica, são eles"

VIVA O BENFICA!

Já aderiu à BenficaTV?

Avatar
 ●  27 comentários  ● 


O número de assinantes continua a subir. 

Já aderiu à BenficaTV? 

Vai aderir este mês?

Se tem SportTV, vai mantê-la? 

Este mês arranca o campeonato. Excelente altura para subscrever a BenficaTV.
Fechar Agosto com 300 mil subscritores será fantástico.

Mas falta uma resposta do Benfica.
Para quando a BenficaTV disponível para os nossos emigrantes? Duvidam que serão tantos assinantes lá fora como em Portugal?


P.S.: Sugestão do benfiquista Jaime:
"A ajuda que os emigrantes podem dar é ligar para a sua fornecedora do serviço de TV e questionar pela Benfica TV. O interesse no canal, bem como o seu valor potencial, estão intimamente ligados à procura."

Nota: Relembramos que todos os comentários de leitores não registados, anónimos, e que não estejam assinados no final do texto, serão eliminados.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Assistências no Estádio da Luz.

Avatar
 ●  7 comentários  ● 

"O Benfica é o 26.º clube do Mundo com mais adeptos a assistirem aos seus jogos no Estádio da Luz, com uma média de 42.365 adeptos na temporada 2012-2013, o que corresponde a 65 por cento de ocupação do estádio. O estudo da consultora brasileira Pluri coloca ainda mais dois clubes portugueses no Top 100: o FC Porto em 63.º lugar e o Sporting em 81.º.


Os encarnados mantêm, desta forma, a mesma posição no ranking em relação a 2011-2012, apesar de uma quebra de 1 por cento na média de adeptos presentes.

No caso dos azuis-e-brancos houve uma quebra na assistência de 14 por cento sendo que na última temporada registaram 30.278 adeptos, em média, presentes no Estádio do Dragão contra 35.176 em 2011-2012. A quebra fez com que o FC Porto descesse do 46.º para o 63.º lugar da classificação com uma ocupação média do estádio de 60 por cento.

O Sporting sofreu a maior queda entre os clubes portugueses devido à diminuição de 23 por cento na assistência média em Alvalade. Se em 2011-2012 os leões tinham uma assistência média de 34.490 espectadores que lhes garantia a 50.ª posição, a fraca temporada de 2012-2013 colocou a média em 26.521 sócios presentes, o que corresponde a 53 por cento da ocupação do estádio.

Por fim, refira-se que a classificação é liderada pelo Borussia de Dortmund pelo segundo ano consecutivo com uma média de 80.558 adeptos por jogo, o que corresponde a 100 por cento da ocupação do estádio. Segue-se o Manchester United, também com ocupação total dos lugares de Old Trafford, com 75.530 espetadores por partida. O Top 5 fecha-se com o Barcelona (71.681/ 72 por cento), Bayern Munique (71.000/ 100 por cento) e Real Madrid (69.262/ 81 por cento).

Ainda mais um dado que merece ser referido: o Rangers da Escócia, que milita atualmente na 3.ª divisão, está na 18.ª posição com uma média de 45.744 adeptos por jogo e 90 por cento de ocupação do estádio." In Pasquim do Serpa.

Que frangalhaço este, da estrutura da clareza, do rigor e da verdade desportiva!

Avatar
 ●  27 comentários  ● 
Vamos aos factos: 

1. Há dois anos atrás, o Diretor de Comunicação do Benfica, Rui Gomes da Silva, elogiava no seu programa televisivo semanal, a “magnífica capacidade negocial demonstrada por Luís Filipe Vieira”, ao ser capaz de vender Roberto por 8.6 milhões de euros, mais 100000 do que tinha custado.

2. Dois anos depois, o mesmo Rui Gomes da Silva, questionado sobre a embrulhada do assunto Roberto, parece estar completamente fora do assunto e não tem nada para acrescentar nem para dizer sobre o triste espetáculo proporcionado na última semana.

3. Há dois anos atrás, se calhar por ter em casa uma bola de cristal e já saber que o fundo iria ter "dificuldade" em pagar, a Pinto da Costa apeteceu catalogar os 8.6 milhões da venda de Roberto como “são milhões da treta”.

4. Comunicado da venda de Roberto:
"A Sport Lisboa e Benfica Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem confirmar que chegou a acordo com o Real Zaragoza SAD para a transferência, a título definitivo, do atleta Roberto Jimenez Gago"

5. Roberto diz que o seu contrato durante estes dois anos foi SEMPRE com o Benfica, não com o Real Zaragoza.

6. Os comunicados do Benfica sobre este assunto não foram feitos antes da embrulhada. Não apareceram para clarificar os sócios ou comunicar uma alteração por “motivos de força maior”, em relação ao que há dois anos atrás lhes foi anunciado. Os comunicados apareceram depois, fruto da necessidade de lavar a cara, e em resposta aos comunicados de Roberto e dos clubes espanhóis, que se calhar mal aconselhados, abriram a boca e revelaram o embuste que nunca se quis que se tornasse público.

7. Sem a poeira levantada por terceiros, os Benfiquistas continuariam a acreditar que nos cofres do Benfica entraram 8.6 milhões de euros, que de facto não entraram. Foi isso o que lhes foi dito!

8. Nos cofres do Benfica não entraram 8.6 milhões nem entraram 6 milhões. Os 6 milhões de que se fala correspondem à valorização (que alguém fez) de um ativo que obviamente não vale os 6 milhões por 50% do passe, correspondentes ao atleta Pizzi. No fundo o que houve foi uma troca de passes, ao que eu chamaria, uma troca de encargos. O encargo mantém-se, apenas se lhe muda o nome. São os milhões da treta de que Pinto da Costa falava.

9. O tal Pizzi dos 6 milhões por 50% do passe faz 24 anos daqui a três meses. Não tem 18 anos como tinha Rodrigo, quando foi comprado para ser emprestado e valorizado.

10. O tal Pizzi dos 6 milhões por 50% do passe não vem, aos quase 24 anos, para jogar no Benfica. 

11. O tal Pizzi dos 6 milhões por 50% do passe não vem para precaver uma saída de Sálvio, porque se Sálvio sair amanhã, o Pizzi não está já no Benfica mas sim em Espanha. Nem sequer se esperou pelo términos da janela de transferências para precaver qualquer imponderável de última hora que pudesse surgir.

12. O tal Pizzi avaliado em 12 milhões de euros, com quase 24 anos tem uma internacionalização por Portugal.

13. O tal Pizzi avaliado em 12 milhões de euros não vem para ser valorizado por Jorge Jesus. Vem para ser valorizado sim, pelo espanhol de Barcelona! A ideia é que aos 25 ou 26 anos esteja finalmente pronto para jogar no Benfica, para valorizar ainda mais, para que aos 28 anos se venda finalmente pelos 35 milhões de euros da cláusula de rescisão, dos quais 11.5 milhões irão para Madrid!

14. O tal Pizzi avaliado em 12 milhões de euros, acabado de ser contratado pelo Benfica, diz que o sonho foi sempre ficar em Espanha!


Que dizer em relação a isto?
Isto é atirar poeira para os olhos das pessoas. Quem quiser enfiar a carapuça que a enfie.
Sinto-me enganado, e isso é para mim o que é grave nesta questão.
Com enganado não quero dizer que o Benfica tenha feito algo ilegal. O que eu preferia era que o Benfica tivesse assumido o erro Roberto, do que ver o meu presidente a tentar ludibriar os sócios com uma venda que NUNCA existiu.

Em resumo:
Para mim um frangalhaço de todo o tamanho da estrutura que reclama para si a bandeira da clareza, do rigor e da verdade desportiva. Ás vezes enganam-me, mas dificilmente me enganam duas vezes seguidas.

BE(nfica) Plan?

Avatar
 ●  19 comentários  ● 

A mais valia de negociar com um fundo de investimento é o facto de o mesmo pagar de imediato os jogadores que negoceia. Aliás, na minha perspectiva, é a única mais valia.

O negócio de Roberto, por muitas voltas que tentem dar, não está revestido dessa transparência que o querem fazer parecer ter.

O que entendo deste negócio é que, perante uma cagada enorme que foi o valor pago pelo guarda-redes espanhol, e olhando à forma como correu a época e ao síndrome 'Michael Thomas' que se apoderou de Roberto e dos adeptos, a direcção do Benfica tinha de resolver rapidamente este tema para evitar mais 'ruído' em torno das prestações de Roberto, do seu peso no falhanço da temporada, e porque não teria triunfado um guarda-redes que em teoria tinha tudo para o fazer. 

Surge então um primeiro comunicado do Benfica (aqui) a informar que o espanhol tinha sido vendido ao Saragoça. Sem qualquer menção de outros intervenientes ou fundos.
Após os pedidos de esclarecimento da CMVM, surge um segundo comunicado (aqui) que continua só a falar no Saragoça, mas distinguindo 2 níveis de intervenientes no negócio, clube e uma sociedade de direito espanhol, dentro da órbita do clube espanhol, que recorde-se, estava falido na altura dos acontecimentos. 

O segundo comunicado é repetido no mesmo dia, horas mais tarde.

Só a 30/07/2013 (aqui) é que o Benfica vem falar oficialmente no BE Plan e explicando que essa entidade(já não se referindo à mesma como parte do Saragoça, mas distinguindo clube e fundo) não pagou o acordado e como tal o Benfica teria exercido o previsto no contrato e recuperado o passe de Roberto.

O que retiro de tudo isto?
Na minha opinião, esta operação não tem grandes diferenças das operações efectuadas pela banca mundial quando constitui sociedades em 'off-shore' para depois adquirir acções próprias em aumentos de capital, por exemplo. As operações financeiras de aumento de capital são, aparentemente, um sucesso, mas de facto não passam de uma fachada para ir 'aguentando o barco', em muitos dos casos.

A BE Plan, que ninguém pode afirmar com certeza quem realmente está por detrás dessa sociedade, não passou de um instrumento para disfarçar um mau negócio.
Só assim se compreende a passividade do Benfica, que durante 2 anos não recebe um cêntimo da transferência de Roberto, mas não se queixa e nem exerce as garantias assim que se apercebeu de que não receberia nada.

E agora, a 'punch-line' vem da avaliação que é feita de Pizzi: 12 milhões de euros. 
Ou seja, comparando com Falcão, que não veio para o Benfica porque não quisemos pagar perto de 10 milhões, 'pagamos' agora 6 milhões, através de acerto de contas com o Atlético de Madrid, para nem sequer o português vir vestir a camisola.
Roberto, 2 anos depois, continua a ser um mau negócio para o Benfica. Pela terceira vez.

Dizia o SouBenfica no NGB em 28/08/2011 (podem ler aqui):

"Este post não é dirigido ao Benfica, mas ao futebol em geral e em particular ao que me parecem movimentos muitos esquisitos em Espanha, neste Saragoça. Depois do árabes multimilionários, estes homens do betão parecem ser o outro cancro do futebol."   


O que não temos que saber...

 ●  22 comentários  ● 

Alguém no SLBenfica decidiu que não deve liderar a informação sobre o Clube. Agir por antecipação ao invés de permitir que todos escrevam o que lhes apetecer sobre situações do SLBenfica, é coisa que poucos sabem o que é!

Ou seja, os sócios e adeptos do SLBenfica terão que "levar com as noticias" dos meios de comunicação e decidir por eles próprios o sentido ou veracidade das mesmas, em função da sua inclinação ou tolerância...

A venda rocambolesca do Roberto, a ausência do Oblak, o afastamento do Cardozo, a aquisição para empréstimo do Pizzi, a liderança do futebol do SLBenfica, a saída do Carraça, a renovação (ou não) com a Adidas e a PT, a renovação do Jesus, o final de época desastroso em resultados, a saída do Aimar...

São apenas alguns exemplos que mereciam atenção e cuidado, mas acima de tudo capacidade de antecipação por parte do SLBenfica na forma como a informação chegou aos benfiquistas. Depois queixamo-nos que somos gozados e abusados pelos rivais.~

Não precisamos de comunicados, nem entrevistas. Mas será assim tão dificil agir por antecipação e controlar a informação... informando antes que os temas virem assunto ou se transformem em "casos"?

De Roberto que é vendido duas vezes e com prejuizo de 2,6M face ao anunciado há dois anos... sabemos por um comunicado à CMVM, de um jogador de 24 anos que é comprado por 6M (50% apenas) e logo emprestado, sabemos por um comunicado à CMVM mas já circula nos jornais há semanas. Ninguém sabe porque o Cardozo não treina sequer, mas também não é vendido. Nada foi dito aos sócios sobre o final da temporada e sobre a necessidade de fazer mais e melhor este ano. A renovação de Jesus soubemos pela CMVM e os jornais lá explicaram que foi aumentado. Segundo a informação disponível os contratos da PT e Adidas teriam terminado a 30 de Junho mas continuam activos - foram renovados ou não terminavam nessa data? Carraça saiu e ninguém sabe porquê, mas também não se sabe quem manda no futebol do SLBenfica e que alterações afinal se operaram, de acordo com os jornais, uns falam em Lourenço, mas Rui Costa aparece mais (como em todos os momentos de maior "aperto"). Aimar, apreciado por todos os adeptos do Benfica e do futebol, saiu quase sem que se desse por ele, nem se ouviu quando a porta fechou...

São apenas alguns exemplos mais recentes de informação que temos, ou será que não temos, através de comunicados e imprensa. E quem quiser que fique com a sua ideia...

Não temos que saber tudo, dirão já alguns!! É verdade, o Zeinal Bava também não me explica porque faz determinados negócios na PT, nem o Ricardo Salgado no BES... mas a pequena diferença é que eu não pago todos os meses para o BES nem para a PT, nem sequer sou parte constituinte da maior fonte de receita ordinária dessas empresas (no caso, a quotização). A não ser que me queiram convencer que pagar quotas é um dever e que tal me confere a obrigação de cumprir com os meus deveres de pagador de quotas, assinaturas de tv, red passes, etc... e não fazer perguntas, fazendo fé que quem foi eleito em silêncio cumprirá com o melhor para o Clube - seja o que for. Será isso?

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pizzi e Roberto: Lidos os comunicados...

 ●  25 comentários  ● 

Depois do Comunicado sobre Roberto e agora sobre Pizzi, fica claro o negócio para todos.

Esquecendo o "folhetim" Saragoça e o diz que disse do passado, o SLBenfica vendeu ao Atlético o Roberto por 6M€ e na mesma operação adquiriu 50% do passe do Pizzi pelo mesmo valor.

Ou seja factualmente, comprámos o Roberto por 8,6M€, o jogador não justificou e foi vendido ao mesmo clube a quem haviamos comprado dois anos depois por 6M€ (prejuizo de 2,6M€ + salários). O SLBenfica acaba por não receber esse valor, pois no mesmo momento "troca" essa receita por 50% do passe do português Pizzi, entretanto emprestado ao Espanyol por não ter lugar no plantel "tapado" por Salvio e Sulejmani e que havia custado ao Atlético Madrid 13,5M€ vindo do Braga, estando agora estimadamente avaliado em 12M€.

Agora sim, comentem FACTOS!

Elche CF vs SL Benfica ( Antevisão )

 ●  5 comentários  ● 

Esta é a Taça em disputa no jogo de hoje

O Glorioso joga hoje pelas 19h45m em contra o Elche, recém promovido à principal Liga dos nuestros hermanos ( quando lhe interessam...)

A minha antevisão sobre o jogo de hoje é curta e concisa...

A que minuto o Sapunaru vai dar uma truncada no Markovic e dar-lhe cabo da época ?

Pronto....Era só isto.


PS - Aceitam-se apostas. O último número eram 100€ que seria o Markovic.

Aqui está uma discussão que gosto!

 ●  26 comentários  ● 
O nosso companheiro Ricardo, do blog Ontem vi-te no Estádio da Luz, lançou o que na sua perspectiva se chama "A Portização do Benfica". Antes de abrir a discussão e dar a minha perspectiva sobre o tema, gostava de destacar algumas frases, que verão adiante que não as destaco necessariamente por concordar com todas:


"Começou no princípio dos anos 90, aumentou exponencialmente no final dessa década e atingiu o apogeu nos 13 anos de Vieira no Benfica: os benfiquistas estão cada vez mais parecidos com os portistas no que concerne à submissão acrítica ao líder e sobretudo à forma como preferem desconversar a encarar de frente actos indignos de quem dirige o clube. Dizem que assim defendem o Benfica" 


"Até 2009, eu era um benfiquista como todos os outros: triste com a situação desportiva do clube (...) Eu era um benfiquista agradecido a Vilarinho e a Vieira por terem recuperado algum do Benfica que estava perdido e quase morto." 

"E então o que foi que mudou em 2009? Mudou a História do Benfica. Perdeu-se a História democrática do Benfica. Vieira foi o autor do crime - não lhe tenho ódio; tenho demasiado amor ao Benfica e à sua História para conseguir aceitar um acto torpe dessa dimensão; a partir dali, para mim era simples: Vieira não merecia ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica." 

"Era evidente no próprio dia em que aconteceu esse atentado ao Benfica que aquilo não era um pormenor; aquilo era o princípio dos anos ditatoriais de Vieira. Como um tirano, construiu até 2009 as bases para que a partir dali, já com a lavagem cerebral a uma maioria de adeptos completada, usar o Benfica como quisesse." 

"Nas últimas eleições, achou que os sócios e adeptos nem mereciam ter um debate entre os candidatos - claro, para quê? Ia ganhar de qualquer forma, democracia, discussão, argumentos, ideias, projectos? Não é preciso, a malta vai em força votar e dizer "Carrega, Benfica" e "é preciso é apoiar"." 

"(...) o enriquecimento pessoal do líder. Tudo sob o manto de um Benfica cada vez mais pujante, quase-quase a ganhar coisas. Faltava só um bocadinho. Aquele bocadinho que dá sempre para justificar com factores sobrenaturais, esotéricos, paranormais - este ano foi o minuto 92 (maldito sejas, minuto 92!, se não fosses tu tínhamos ganho tudo); o ano passado foi a arbitragem em Coimbra. No outro foram as primeiras três jornadas e antes do Jesus foi a incompetência dos treinadores - que o Vieira tinha escolhido e queimado mas isso não interessa nada. No fundo, Benfica-Benfica só existe desde 1994 se for para justificar o insucesso desportivo com o Vale e Azevedo e desde 2009 se for para justificar o insucesso desportivo com os árbitros e esse estranho esoterismo do minuto 92. 

Tenho uma novidade para vocês: nasceu em 1904, tem um palmarés invejável em termos mundiais (e, espantem-se, o Vieira não tem nada a ver com isto), sempre se pautou por servir e aproveitar o amor, a solidariedade, o empenho, a dedicação dos seus associados, adeptos e simpatizantes, manteve-se fiel aos seus princípios democráticos enquanto o país era varrido por um cacique beato que até o nosso Hino e a nossa cor quis eliminar do mapa" 

"O Benfica hoje é um clube sem identidade - perdeu a que tinha para entrar numa espiral de equívocos, entre o completo insucesso desportivo e a imitação de procedimentos à Pinto da Costa." 


*******************

E porque trago aqui este texto do Ricardo, que aproveito para saudar como grande benfiquista de coração? Apenas para dizer que discordo em absoluto? Para reforçar e concordar totalmente? Nem uma coisa, nem outra...

Trago-o para me rever no conceito de "portização" do SLBenfica onde o líder parece acima de qualquer circunstância, mas para me distanciar e pedir ao Ricardo que reconsidere a forma e percepção odiosa sobre o dito lider. Ou seja...

... Este texto do Ricardo é um excelente exemplo de como Luis Filipe Vieira é apanhado no meio de um turbilhão de coisas bem intencionadas... mas muito mal feitas!

Já aqui falei na política de "dividir para reinar" que Luis Filipe Vieira cometeu o erro de impor no SLBenfica, dividindo os benfiquistas e levando ao que hoje o Ricardo (e eu já aqui também escrevi sobre isso) chama de "submissão acrítica ao líder" que leva a que os benfiquistas se insultem, humilhem, agridam até... em defesa ou ataque (dependendo do "lado") ao Presidente do SLBenfica. Curiosamente, não em defesa ou ataque ao SLBenfica, mas porque essa paixão pelo SLBenfica está hoje confundida com o apoio ou crítica à forma como Luis Filipe Vieira lidera o Clube.

Esse foi, na minha perspectiva, o "pecado capital" de Luis Filipe Vieira que, ao contrário do Ricardo, não entendo que tenha sido uma "estratégia", mas uma consequência da sua obstinação absurda em "acertar contas" com o outrora amigo Pinto da Costa - essa "fixação" tornou-se mais importante que o SLBenfica e agora que de há um ou dois anos para cá o Presidente percebeu que não vale a pena viver assim... é tarde demais e não tem quem o ajude a mudar esta percepção.

Dito isto, importa clarificar que disse várias vezes, e mantenho, que não conheço nenhum benfiquista, neste momento, com melhor perfil para liderar o SLBenfica do que Luis Filipe Vieira. O que não quer dizer que entenda que o faz da melhor maneira. Já aqui tenho escrito sobre imensas formas e áreas que deveria mudar.

Porém, em 2009 com medo que os resultados desportivos colocassem em causa uma vitória eleitoral... Luis Filipe Vieira ao invés de encher o peito e justificar porque deve ser o líder, escolheu evitar o confronto e optou pelo caminho de menosprezo dos adversários. Isso resultaria com resultados desportivos... sem eles é uma questão de tempo até se virar contra ele. E é o que começa, lentamente a acontecer.

Ora, mais uma vez, discordo do Ricardo quando diz que foi uma estratégia! Novamente penso que está a ser dado um sentido que não teve e mais ainda, penso que Luis Filipe Vieira, infelizmente, não está rodeado de gente assim tão boa para que este tipo de questões sejam premeditadas. Antes pelo contrário, a impreparação da "máquina" que deveria apoiar o Presidente nas suas decisões, leva a que ele acabe por decidir, em grande parte das vezes, em reacção ao invés da deseja iniciativa e proactividade.

Vou "passar à frente" a parte dos adjectivos que nesse texto são apontados ao Presidente. Não me parecem adequados e em 8 anos de blogsfera e outros de opinião activa, nunca fui partidário desse tipo de caminho.

Luis Filipe Vieira sente o SLBenfica? Acredito que sim, mas deixa-se enredar naquele protocolo e no distanciamento, que alguns consideram necessário para tomar decisões, que coloca de parte a paixão e leva alguns a ver o benfiquismo como uma razão. Diz que sabe que só estando "lá dentro" se percebe porque tem que ser assim. Pois, nunca estive "lá dentro", não quero estar, nem conheço quem esteja... mas tenho forte resistência em considerar esse o único caminho.

Portanto, depois do pecado capital de "Dividir para Reinar" que apontei acima, seguiu-se então este pecado de "fuga para a frente" nas eleições. Nunca perdoarei ao Presidente essas eleições onde, pela primeira vez, votei em branco (em protesto), como jamais perdoarei que nessas, como nas do ano passado, não tenha sido feito um debate, que o Presidente pouco ou nada tenha apresentado de projecto de mandato.

Logo depois, para evitar novos sustos, deu-se a mudança dos estatutos, como refere o texto.

Quanto a esta mudança, perdoem-me o vernáculo, mas "vão todos à merda" mais a este assunto! Foram mais de 10 os tópicos que escrevi a mobilizar para as AG!!!! Os estatutos não foram mudados pelo Presidente. Houve pelo menos duas AG onde estive presente para votar e propor alterações. Pouco concorridas, das menos concorridas que já vi... interessava a muito poucos este tema e agora, depois de tudo alterado, vêm dizer que foi um "golpe"? Então e onde estavam todos enquanto se "golpeava" nas AG de forma democrática? Engraçada a analogia que muitos fazem do Vieira e do Chavez... pois, também esse era um alegado ditador, mas que ganhava eleições livres! Enfim... sobre este assunto, não me merece qualquer comentário e sim, aqui faço a defesa do Presidente e não do SLBenfica, porque merece justiça!!!!

Chegamos aos dias de hoje, então, com um facto que é referido e que, sinceramente, não percebo a sua adequação. Luis Filipe Vieira está cada vez mais rico. Certo! E então? Mas alguém no seu perfeito juizo acredita que alguém na posição de Presidente do SLBenfica não tem acesso aos mais influentes sectores da sociedade e economia nacional, e com isso dinamizar também o seu percurso empresarial e profissional! Eh pah, deixemo-nos de romantismos...

Como disse antes, não estou a fazer, nem quero fazer, a defesa do Presidente (desculpem-me mas o respeito pelo cargo leva-me a que escreva sempre em maiúscula). Por outro lado também não quero fazer a crítica naquilo que não entendo fazer sentido.

No entanto, o SLBenfica de hoje sofre efectivamente de uma tremenda extremização dos comportamentos. Só há benfiquistas (os que apoiam) e os abutres infiltrados (os que criticam), visto de uma perspectiva. Ou visto da outra, só há os seguidistas ou vieiristas (os "acriticos") e os que querem um Benfica de volta aos valores do passado (os inconformados com a falta de resultados). Razão? Não tem nenhum deles... têm todos! Enfim...

A liderança do SLBenfica tem, por isso, um elevado défice de humildade e incentivo à unicidade que caracterizam a história do Clube. É importante que se saiba, e nesse aspecto o Ricardo tem toda a razão, que a história do SLBenfica começou a ser escrita em 1904 (quem não a sabe que veja o Museu) e aquilo que notabiliza o SLBenfica pouco ou nada aconteceu depois do início da década de 90. Quem está actualmente no SLBenfica conquistou dois campeonatos em 13 anos... mas nos 96 anos anteriores haviam já sido conquistados outros 30 campeonatos, 23 taças de Portugal, 2 taças dos campeões europeus, etc. etc. etc.

Certo e seguro é que se o Presidente continuar nesta linha de liderança, só tem duas escapatórias:

1. Manter a postura de liderança, mas ganhar titulos de forma consistente, assim como aquele Presidente que muitos (estupida e ingratamente) desprezaram. O SLBenfica tem que ser capaz de ganhar mais títulos do que aqueles que perde no futebol.

Neste caminho, Luis Filipe Vieira terá nos resultados a legitimidade que a norte Pinto da Costa tem para uma presidência cheia de processos duvidosos e, seguramente, pouco orientada à historia e valores do Clube.

2. Mudar drasticamente a postura de liderança, a política e conceitos de comunicação, investir na aproximação aos sócios, sem que seja por via de discursos moralistas ou obras de betão, ser mais capaz de incorporar os benfiquistas, a visão de diferentes perspectivas, o aproveitamento do que de melhor tem o benfiquismo e a paixão em benefício do Clube.

Neste caminho, é preciso possivelmente mudar muito a estrutura da SAD e do Clube, ou pelo menos mudar os conceitos e e a forma como alguns acreditam que contribuem e influenciam a sua liderança. Aqui fica menos exposto aos títulos.

Se não acontecer um dos caminhos acima e conhecendo a realidade corrupta e suja do futebol nacional, acredito que o SLBenfica continuará a ganhar pouco e a margem de manobra fica cada vez mais curta até ao dia em que acontecerá uma efectiva "revolta generalizada" contra o líder.

Eu, se pudesse opinar sobre este tema, optaria claramente por preparar o SLBenfica para vencer (caminho 2.) ao invés de preparar o Presidente para ser um vencedor (caminho 1.). Mas isso sou eu... pois se o SLBenfica vencer, vencem todos os que lá estão... se o Presidente vencer, o SLBenfica só vence por consequência e num período limitado no tempo.

Se, por outra via, o Presidente acabar por ser vitima da sua própria liderança, acabará por sair de um lugar onde poderia ficar e, dentro do que conheço da realidade à data de hoje, deveria ficar para o bem do SLBenfica. Uma coisa é certa, da forma como está hoje... não vai correr bem!

Sábado, 3 de Agosto de 2013.

Avatar
 ●  14 comentários  ● 



É a data da primeira prova de fogo do Sport Lisboa e Benfica
'Eusébio Cup' com a presença do São Paulo FC.

Será neste jogo que poderemos ver pela primeira vez qual a estrutura do Benfica para atacar esta temporada.
Veremos como Jorge Jesus colocará as peças da equipa, encaixará os reforços, e acima de tudo, se poderemos contar com uma equipa mais sólida defensivamente sem perder o seu cunho dominador e atacante.

O desafio para todos será, perante os jogos já efectuados, fazer um onze. Ao fazê-lo, o amigo benfiquista poderá compará-lo com o onze que irá apresentar mais logo com o Elche.

Aqui fica uma ajuda para fazer o seu onze inicial:


Nota: Relembramos que todos os comentários deverão ser no mínimo assinados no fim do texto, quando não tiver um user já registado para comentar identificado. Os comentários que não cumprirem este pressuposto serão eliminados. 


terça-feira, 30 de julho de 2013

Roberto e Pizzi: albrabices vs suposições

 ●  34 comentários  ● 


Portugal 30 de Julho de 2013
Estava longe de imaginar que o meu anterior texto “Roberto, Pizzi e Aldrabices” ia bater o meu recorde de leituras no blogue NovaGeracaoBenfica, 1612, e de comentários, 35. Confesso que apesar do tema ser polémico, sendo para mim apenas mais um dos muitos temas polémicos que preenchem a história do Benfica desde Novembro de 2000, nunca pensei que fosse ter o “sucesso” que teve.
Infelizmente não pude responder aos comentários, porque tive cá a visita de um meio-sobrinho que me fez sentir o que é estar ao pé do Luisão. E também porque tenho uma vida pessoal e profissional ocupadíssima. Para além que, sinceramente, não pensava que ia ter tanto comentário. Se soubesse, ter-me-ia esforçado um pouco mais. Como espero fazer neste texto.
Talvez tocado pelo tom politicamente incorrecto do meu texto, o colega Geração decidiu contrapor outro texto intitulado “Roberto, Pizzi e Suposições”, texto que teve 655 leituras e 20 comentários. Na comparação com o meu, ficou a perder. Vá lá que consegui ganhar-lhe uma...
Os dias decorreram e fez-me mais alguma luz, a qual veio provar que afinal a minha leitura imediata dos factos estava correcta, e as suposições que o Geração pretendia que fossem as minhas, afinal é que estavam erradas. Mas compreendo: o Geração é um crente e apesar de dar umas alfinetadas à gestão Vieira, nunca consegue manter a coerência da crítica por longos períodos. Porque isto de criticar tem que se lhe diga. Temos de saber observar, pensar, comparar, formular um modelo, defendê-lo e melhora-lo. Não é fácil....
Os dados que viemos a saber então são: 1) a CMVM obrigou o Benfica a esclarecer o negócio, sinal que afinal eu não estava a laborar numa critica destrutiva como alguns terão concluído, 2) o Benfica esclareceu que teve de executar as garantias bancárias do negócio para reaver os direitos desportivos sobre Roberto, 3) que após ter executado as garantias vendeu Roberto ao Atlético de Madrid por 6 milhões de euros, adquirindo em simultâneo os direitos do jogador Pizzi, com a contrapartida de 50% nas mais valias de uma futura transferência, 4) Roberto entretanto vem dizer que esteve ligado sempre ao Benfica, o que vem por em causa a transparência e idoneidade do comunicado colocado no sitio do Benfica que dava conta no ponto 2 que, “as afirmações do Jornal Marca conferem violação dos regulamentos da FIFA, podendo o mesmo incorrer em sanções disciplinares, são falsidades”.
O que não foi mediatizado, mas de acordo com alguns comentários ao texto do Geração, o fundo de investimento que contratou Roberto, do amigo Jorge Mendes, pagou cerca de 800 mil euros dos 8 milhões contratados. Sempre ouvi dizer que Vieira era um excelente negociador (nos jornais e do...). Aqui fica a prova que não passa de propaganda. Uma propaganda que custa dinheiro. Neste país, e em particular em Lisboa, ninguém faz nada de graça.
Aqui deixem-me abrir um parêntesis, pois posso fazer a comparação com a altura em que Vale e Azevedo contratou Poborsky por 900 mil contos (4,5 milhões de euros), estando o clube falido e sem dinheiro para pagar as despesas básicas. Ora a mesma comunicação social que telefonava para Manchester a saber se o cheque tinha ido a nado ou de avião, querendo que o Benfica pagasse “a pronto”, agora aceitou com naturalidade que 8 milhões fossem pagos quando o comprador quisesse. Ou quase... E aqui se vê como os critérios da comunicação social são função de quem dá as ordens. Ou de quem “alimenta” a “máquina”. Nada se faz à borla, regra n.º 24.
Conjugando os diversos tipos de informação disponibilizados a bem ou a mal, constatamos que hipoteticamente, 1) Roberto foi vendido em condições preferenciais a um empresário amigo, com condições de pagamento dilatadas no tempo e equivalentes ao pagamento do empréstimo do clube (isto é o Fundo pagava ao SLB, o Saragoça pagava ao Fundo), 2) que Roberto realmente nunca foi do Fundo porque o Fundo contratou contra a apresentação de garantias bancárias, e só após liquidação total da venda é que se anulariam as garantias e os direitos desportivos do jogador passavam para a posse do Fundo, 3) o que também pode ser interpretado como uma forma do Benfica simular a venda de um activo e ludibriar as contas da SAD, já que a receita contabilística entrou mas o dinheiro da venda não entrou na tesouraria, como se sabia que só perante uma boa campanha do Saragoça poderia haver hipótese de vender Roberto e pagar ao Benfica, distribuindo os lucros pelos titulares do Fundo de Investimento (que ainda hoje não se sabe quem são) o que era uma hipótese remota, 4) que o Benfica comprou Pizzi não sabemos por quanto, seguramente mais do que os 6 milhões vendeu Roberto, uma vez que o Atlético tinha comprado Pizzi ao Braga por 13,5 milhões em Janeiro, o que se estranha, pois o Atlético emprestou o jogador e não contava com ele, 5) que o Benfica não precisava do jogador pois emprestou-o ao Espanyol (juntamente com Sidnei), mas gastou dinheiro na sua contratação o que contraria os sucessivos discursos de Vieira apelando à compreensão dos adeptos, pois “o Benfica vai ter de gastar menos e adaptar-se à situação do país”, 6) Vieira utilizou mais uma vez o site do Benfica para publicar um comunicado ameaçador, mas confrontado com a reacção da CMVM meteu o rabo entre as pernas e permanece calado. Tal e qual como faz quando vê o Benfica ser escandalosamente prejudicado por erros de arbitragem.
Quem foi o empresário sortudo a quem o Benfica de Vieira vendeu Roberto em condições altamente vantajosas? Graças ao Pedro S., posso dizer-vos que foi este:
Que conclusões se podem tirar deste imbróglio negocial e relações preferenciais? Fica para o próximo texto, que este já vai longo...

Um futuro bem gerido?

 ●  10 comentários  ● 

Muito se tem apontado à má gestão desportiva do SLBenfica. Eu próprio em tempo útil apontei alguns erros, na minha opinião, de impreparação doo plantel para o futuro face a eventuais saídas. Vejamos o momento actual:

Baliza: Artur é o titular, temos Paulo Lopes e em "formação" Mika e Bruno Varela (muito bom, este!). Penso que faria sentido que o 2º GR (com aspiração a primeiro) fosse o Oblak. Seja como for... 
Presente e futuro acautelado! 

Lateral direito: Maxi Pereira já não tem que fazer uma época inteira. Sílvio é uma opção à altura e veremos até se o Maxi se aguenta. André Almeida pode fazer o lugar em caso de necessidade. Há ainda a estrela em ascensão: João Cancelo!
Presente e futuro acautelado! 

Lateral esquerdo: Com a saída de Melgarejo, a aposta em Bruno Cortez parece sólida! Será o titular e é para isso que Jesus "o trabalha". A alternativa será o Sílvio, mas eu não concordo muito com esta perspectiva, pelo que apostaria em manter o Luisinho, que me parece bom jogador e merecedor de mais oportunidades do que teve. Seja como for... 

Presente e futuro acautelado! 


Defesa Central: Com as entradas de Steven Victoria, Lisandro Lopez e Mitrovic... temos excesso de jogadores a juntar ao Luisão, Garay e Jardel. Penso que dois terão que sair e eu apostaria em Garay pelo encaixe e em Jardel porque o Steven é português e não é inferior.
Presente e futuro acautelado! 

Médio defensivo: Matic é dono e senhor do lugar. A alternativa é André Almeida que, possivelmente terá futuro na posição onde se destacou na equipa B, mas obviamente que não está ainda a um nível que suporte substituir Matic com a influencia que tem na equipa. Amorim também faz o lugar mas é pouco defensivo.
Presente acautelado, mas falta uma alternativa à saída de Matic.

Box to Box: Aplica-se o mesmo que escrevi acima sobre Matic à situação do Enzo. Tem o Amorim, mas não se trata de trocar por igual. Tal como na situação do Matic, à data de hoje, as trocas de jogador são penalizadoras para o decorrer de um jogo. Há ainda o André Gomes que me parece que depois de ter "aparecido", está agora a precisar de um empréstimo a um clube da metade superior da tabela para jogar com regularidade a um nível alto.

Presente acautelado, mas falta uma alternativa à saída de Matic.

Médio Ofensivo: Djuricic parece ser a escolha natural para quando jogarmos apenas com um avançado, sendo que ainda tem que evoluir no aspecto defensivo. Markovic pode fazer o lugar jogando como "falso 10" num sistema de dois avançados ou mesmo jogando nessa transição, porém a alternativa natural será, na minha opinião, o Gaitan. Ah e temos ainda o Fariña. Mesmo que este saia, seja como for... 
Presente e futuro acautelado! 


Médio Ala Esquerdo: Ola John, Gaitan e Urreta são as opções, sendo que sobre os dois primeiros ainda passeia um espectro de saída, especialmente sobre o primeiro de quem o SLBenfica não tem grande controlo dado o seu passe estar quase na totalidade num fundo que o pagou quando veio para o SLBenfica. A manter-se Gaitan, parece-me que Urreta será boa alterantiva para o lugar e não haverá necessidade de mexidas.
Presente e futuro acautelado!



Médio Ala Direito: Salvio e Sulejamani, sendo que o segundo não deixa nada a dever ao primeiro em qualidade. Temos ainda o Marko que pode fazer o lugar e já foi adquirido o passe do Pizzi, que se tem valorizado em Espanha.
Presente e futuro acautelado!

Ponta de Lança: Temos o "Senhor Golo", Lima! Defendo que marcará mais golos (de caras!) que o Cardozo. Que terá o apoio de Markovic num sistema de dois avançados e pode ter ainda o Djuricic se o Rodrigo teimar em não justificar a aposta. Portanto com Lima, Marko, Djuricic e Rodrigo...
Presente e futuro acautelado!

É caso para dizer, depois de percebermos a organização que Jorge Jesus dá ao plantel, que tem sido feito um bom trabalho para esta temporada e para acautelar o futuro na generalidade das posições, sendo que ali no meio campo e, potencialmente, no lado esquerdo da defesa, poderá estar espaço para maior atenção.

ranking