O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 14 de julho de 2013

Os tentáculos (IN)Visíveis do Polvo

. 12 comentários

A DIFERENÇA ENTRE CONTROLAR E DOMINAR O JOGO


Já várias pessoas falaram nesta subtileza táctica das partidas de futebol. Gostei particularmente da forma como José Mourinho falou até deste tema. Que uma equipa pode dominar o jogo, mas enquanto a outra equipa o controlar, não há perigo. Por vezes, até se dá o Domínio e a Posse da Bola á outra equipa, para eles pensarem que estão por cima no jogo, mas na realidade, o Controlo da partida nunca esteve em causa ou em perigo. 


E o que me traz aqui agora, é para falar disso mesmo, da diferença que podemos ver no nosso futebol entre quem domina e quem efectivamente controla, nas aparências que iludem o estado de saúde e realidade, cujos tentáculos continuam à vista de todos, mas que ninguém parece quer mergulhar as mãos dentro de água para agarrar na cabeça do polvo.

Por muitos jornais que se vendam, por muitas entrevistas que sejam dadas, mostrando a força e a determinação em dominar o campeonato, por muito que se fale que estamos quase no patamar dos anos 60, em que estamos muito próximos de dominar a hegemonia do futebol nacional... peço desculpa, mas tive de fazer uma pausa para abanar a cabeça... como dizia, por muita que aparente estarmos a DOMINAR o momento... amigos,... pura Ilusão! Estamos a ser CONTROLADOS, e pelos vistos, sem "querermos" dar por isso. O plano é simples, está implementado, e a funcionar em vários patamares. Não se iludam que este plano tem apenas residência na arbitragem, nos sorteios do campeonato, ou nas "escutas" colocadas na luz, para se anteciparem aos negócios. Venho falar daquela mais visível, e que ninguém parece querer falar, ou colocar o dedo na ferida. Muitos porque estão "cegos" pelo Domínio de jogo, outros porque até acredito que não querem... acreditar que as coisas sejam realmente assim... Mas são. Qual a melhor maneira de dominar os clubes e os planteis, senão... através dos treinadores?

Não há melhor caminho de prospecção "activa" no mercado nacional do que estar por dentro dos planteis, do que conhecer o jogador não apenas pelo que joga, mas também pela sua personalidade, pela ambição que demonstra nos treinos... Certo clube nortenho, conseguiu ao longo dos tempos, inserir no activo das equipas da 1a e 2a liga antigos jogadores seus, daqueles que carregam o emblema mesmo enquanto dormem. Gente capaz de incutir a "tal" mentalidade que fez escola no norte, e que gerou exemplos de comportamento como Frasco, Magalhães, André, Bandeirinha, Fernando Couto, Paulinho Santos, Jorge Costa, Pedro Emanuel, enfim... E é através destes "veículos" de virtude e de cidadãos exemplares, que se definem as prioridades. Motivar e treinar, dar minutos de jogo a uns, e a outros, desmotivar, incutir falta de profissionalismo, e meter-lhes na cabeça que um verdadeiro profissional de futebol não precisa de se esforçar logo no início da sua carreira! Quem se lembra de um Olhanense, que tinha um onze quase exclusivo com jogadores do Porto, liderados pelo Jorge Costa? Reparem no Padrão: Emprestamos jogadores, colocamos lá um treinador. Jogam sempre, e rejeitem outros jogadores. Impedem os outros clubes de rodar os seus ex-juniores, pois detêm o monopólio, e têm como premissa para manterem os seus lá, que os outros nem tenham hipóteses se lá os meterem. E depois, quando já lá estão alguns, é deixa-los treinar e tal, mas nem molham a sopa, pois não interessa que joguem! Ou então... surgem os casos Oblak's!

O Caso Oblak para mim é claro. Depois de tantas cedências, foi parar a um clube cujo treinador colocado, Nuno Espírito Santo, teve tempo para sacar a pinta do jogador, ver que tem enorme potencial, reporta a situação ao covil das operações, onde rapidamente se viu as fragilidades do contrato, e dá-lhe a (merecida) titularidade! Mas como não se dá ponta sem nó, já com a cabeça feita para este fazer as malas com destino a outras paragens. É assim que as coisas se fazem. Motiva-o com a conversa : eu vou tratar de ti, porque os outros não tratam! E aqui tenho de concordar em grande parte com o post do RedMoon - que merda anda Oblak a fazer no benfica! Oblak, do alto da maturidade dos seus 20 anos, deixa-se ir, acreditando que sim, finalmente alguém reparou nele! Alguém acredita que se Oblak tivesse um contrato feito e á prova de bala, seria titular no Rio Ave?? NUNCA! Faz tudo parte do processo!

É triste, mas por cá é assim que se faz! E para além dos tentáculos do polvo, depois daqueles que são do sistema, temos os anti-benfica, que preferem perder do que ver o Glorioso vencer... São os treinadores ideiais para se manterem no activo. Os jogos onde mais se esforçam, é contra o Benfica. E depois pensam sempre: os jogos com o Porto não são do nosso campeonato, não se esforcem em demasia pois eles vão ganhar com maior ou menos facilidade! Agora, imaginem-se a roubar pontos ao Glorioso!! Isso sim, vamos aparecer em todas as capas dos jornais!

Se formos a ver, quais são os treinadores que o Benfica conseguiu meter no futebol? Abel Xavier? Mas isto conta?? Rui Vitória... num clube como o Guimarães, e já tão elogiado pela "concorrência" por ter roubado a taça ao Benfica? Toda esta geração de treinadores está inserida no que o Porto pretende, servindo a sua agenda, os seus propósitos.

Tirando os três grandes, vejamos o “quadro clínico” das equipas primo-divisionárias, fica aqui a lista, para tirarem as vossas próprias conclusões...:

Paços Ferreira – Costinha
Sporting Braga – Jesualdo Ferreira
Estoril – Marcos Silva
Rio Ave – Nuno Espírito Santo
Académica – Sérgio Conceição
Arouca – Pedro Emanuel
Nacional – Manuel Machado
Vitória Guimarães – Rui Vitória
Marítimo – Pedro Martins
Vitória Setúbal – José Mota
Gil Vicente – João de Deus
Olhanense – Abel Xavier
Belenenses – Van der Gaag

E não esquecer que até há pouco tempo, nomes como Domingos Paciência, Jorge Costa, faziam parte do reportório... O esquema é simples... Até quando vamos fingir que não vemos?

Quanto ao resto já sabem, Sintam a Mística, Carrega Benfica!!


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Obrigado Rolo Compressor por este excelente artigo de denuncia do sistema mafioso que há mais de 30 anos corrompe todo o tecido do futebol português. São com este tipo de artigos que todos nós podemos verdadeiramente ajudar a unir os Benfiquistas e o Benfica.

    É que há Benfiquistas que ainda não repararam que nestes últimos 30 anos já passaram muitos presidentes e dirigentes pelo Benfica, uns melhores e outros piores; mas em relação ao sistema mafioso do fruta corrupção do Porto nada mudou. As vitorias continuam a ser compradas e encomendadas todos os anos aos árbitros heróis de Pinto da Costa, pelo próprio.

    Portanto com ou sem LFV na presidência, o VERDADEIRO E REAL problema que mina o sucesso passado, presente e futuro do Benfica, ira manter-se, enquanto este não for erradicado de vez.

    Logo é por aí que todos os Benfiquistas têm que combater e ajudar o Benfica em particular e o futebol português em geral. Em conclusão pela Verdade Desportiva. Com esta garantida, todo o bom presidente passara a excelente e o mau a bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio amigo! Mas é com esperança que muita gente se aperceba finalmente de como vai o futebol português, e as coisas que são feitas "ás claras" passem a ser vistas com olhos de ver, pondo esta "MÁFIA" em sentido! Se assim for, acredito que o futebol só terá a ganhar, e aí sim, se formos os melhores, ganharemos! Saudações Benfiquistas!

      Eliminar
  2. Esta crónica é o que se chama mesmo um rolo compressor. E quem não entender tudo que descreve não sabe nada do que são os meandros da corrupção no futebol e não só. Só funcionam pq tb dominam na Justiça Desportiva e na Civil.Alem desses treinadores pode acrescentar Manuel Machado pois não sendo antigo atleta dos corruptos tem o Presidentecontrolado pelos corruptos. Sim porque não basta controlar os treinadores. Tambem se controlam os Presidentes com as ameaças de se fazerem descer os clubes no caso de não colaborarem ou darem-se premios no caso de colaborarem. Vejam-se os prémios ao PF e ao Estoril. Vejam-se os castigos aos clubes do Algarve que só agora vão regressando porque têm Presidente ex-director dos corruptos(Olhanense) Esperemos por ver o que vai acontecer ao CFBelenenses agora que tem um Presidente ferrenho dos corruptos.ISTO É O QUE TEM QUE SER DESTRUIDO ou a corrupção estará sempre a rir-see não andar a dar tiros nos pés atacando-se os dirigentes que eles não controlam.UNS JOGAM CONTRA 15 E UM JOGA CONTRA 4/5...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aliás Incrédulo Silva, ainda irei escrever um post sobre os presidentes que temos, os seus interesses e como se fazem os planteis, e a partir de que agendas... Infelizmente, há muito mais para além de subir ao relvado e meter um onze a jogar...

      Eliminar
  3. ate a incompetencia dos dirigentes do benfica , o desleixo , a falta de astucia , a falta de vontade de vergar o fcp e derrete los , é tudo culpa do filho da puta do pinto da costa , poupem me caralho , é verdade que o porto tenta controlar tudo e que sao muito mais astutos q no benfica e estao sempre um ou dois passos a frente , mas ja estiveram dez passos a frente atençao , o benfica é que tem de trabalhar pra virar o rumo dos acontecimentos , o benfica é que tem de fazer com que as coisas mudem , o benfica é que tem de se defender e atacar e nao esperar que os outros filhos da puta sejam leais , deixem de ser meninos caralho .

    o benfica esta epoca teve tudo na mao pra fazer a dobradinha , completamente tudo o mais dificil estava feito , e ainda tinha o bonus da uefa e se ganha se entao seria uma epoca dourada , que fez o benfica ? um triplete desastroso e sim os corruptos foram ajudados ate contra o paços de ferreira mas o benfica podia ter ganho o campeonato contra o estoril ou mesmo em casa do porto numa oportunidade historica , mas como sempre falhou , como sempre tremeram as pernas , como sempre teve azar , ............. "dos fracos nao reza a historia" e o resto é paleio .

    jose luis cruz

    ResponderEliminar
  4. Meu caro José,

    Mas por isso mesmo é que os benfiquistas tem que estar mais unidos que nunca e não dar munições aos criminosos do Fruta Corrupção do Porto; ao atacar sucessivamente sem apelo nem agravo, o presidente e a direcção eleita do Benfica pela grande maioria dos sócios, ou seja, o BENFICA e só depois e de forma esporádica atacar os verdadeiros cancros que é o Fruta Corrupção do Porto e o corruptor activo de agentes desportivos Pinto da Costa.

    Ó o José pensa que alguma vez o Pinto da Costa ia deixar o seu FCP (na mesma posição que o SLB estava) sofrer um golo contra o Estoril em pleno fora de jogo, e/ou que um jogador seu fosse expulso numa fase tão decisiva... mesmo que o jogador do Porto tivesse matado alguém. Não o sistema de compra de arbitros com fruta para dormir serve para isso mesmo. Fazer dos fracos fortes e dos fortes fracos.

    Já para não falar que o criminoso Pinto da Costa (criminoso; porque foi condenado por crime de corrupção activa de agentes desportivos pela lei desportiva) nunca deixaria que o seu Fruta Corrupção do Porto alguma vez chega-se aquela altura do campeonato e ainda com o Benfica no seu encalce. Ou já se esqueceu que até o na altura do Mourinho e já com uns pontos de avanço sobre o Benfica, mas ainda assim na luta... o Fruteiro Pinto da Costa convidou para a sua casa da Madalena o arbitro do jogo que ia apitar no dia seguinte o FCP vs Beira-Mar... lembra-se! e desta forma pode enfrentar a campanha europeia com outra disponibilidade fisica e mental.

    Na verdade o Benfica perdeu uma liga aos 92 minutos de jogo... com muita falta de sorte, mas a ser roubado como sempre nas alturas que poderia ter fugido mais cedo dos ladrões fruteiros, vide os penaltis inventados pelo Xistra em Coimbra contra o Benfica, por exemplo... ou aquelas defesas do Alex "maozinhas" Sandro.

    Quanto ao jogo no estádio do ladrão; os benfiquistas esquecem-se que a equipa já entra e vai condicionada para o jogo e não é por medo, não. A equipa sabe que pode fazer um jogão e dominar o jogo por completo, que não basta... pois há sempre um Proênça a validar um golo aos Porcos por fora de jogo já no fim e com a equipa reduzida a 10; ou um Lizandro Lopes a lançar-se para o chão e o mesmo Proença... toca assinalar penalti... ou um mesmo em pleno estádio da Luz... o Petit marcar um golaço e o arbitro a dizer que não viu a bola a entrar... etc.. etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos aqui a prova de uma teoria que já há muito é posta em pratica: quando uma mentira passa a ser dita muitas vezes, passa a verdade!! E esta máfia usa esta tática: se ganharmos muitas vezes seguidas, mesmo usando todos os meandros disponíveis para o fazer, passaremos a ser os melhores. Se mentirmos muitas vezes, dizendo que ganhámos sem batota, passa-se a acreditar nisso! Mas eu não vou nesses comboios. Sei o que se passa, e como as coisas são "cozinhadas" desde cedo, muito antes de os campeonatos começarem, os dados já estão lançados! Por isso, eles querem que acreditemos que perdemos só porque tivemos azar aos 92, ou fomos parvos, que não soubemos ganhar ao Estoril, ou a melhor que eles adoram: Não somos bons suficientemente para ganhar! E já há muita gente a acreditar nisso, mas eu não! Não é por ouvir a mentira muitas vezes que esta passa a verdade!! José, hoje tão ou mais importante do que ter um bom plantel, é ter um bom sorteio, um correio da manha a criar noticias todos os dias para destabilizar, e um máquina oleada a operar na sombra, na penumbra! Aqui o Uno e Plural já percebeu como as coisas vão funcionando... e é um processo longo conseguir trazer isto tudo á tona, á luz da justiça! Mas quem cala consente... e eu não consinto nada, comprimo!! Abraços!

      Eliminar
  5. Só falta um texto também sobre os presidentes e a lista fica com mais uns quantos clubes a negrito.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o texto, só não percebo a inclusão de Marco Silva na lista a negrito.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma teoria da conspiração contra o Benfica, para justificar os insucessos da equipa, é mesmo por causa disso que não ganhamos em campo os titulos, enquanto não sairmos deste registo não fomos nem vamos a lado nenhum ano após ano, se o Benfica jogar sempre nos limites e lutar sem nunca desistir e principalmente não tiver medo, ou será que são estes treinadores que disseram para o Benfica jogar todo no seu meio campo no Porto? o BEnfica não terá que se preocupar nem com arbitros e muito menos com treinadores passem eles pelo Porto ou pelo Cascalheira.
    Mentalizem-se de uma coisa se em 20 anos ganhámos o que ganhámos, a culpa é exclusivamente nossa e de mais ninguem, deve-se á nossa incompetencia e nada mais, tirando um ano ou outro, mas olhando para trás e fazendo uma analise, os dirigentes são tão maus que só podimaos ganhar aquilo que ganhámos quase nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê que te fazes passar por Benfiquista? Não me digas que estás à espera que alguém acredite!? LOL

      Eliminar
  8. E onde anda a "estrutura" Benfiquista? O querido líder está là à mais de 10 anos, onde andam os nossos ex jogadores? Escorraçados? Despedidos em directo na televisão? Saídas pela porta pequena? Voaltaram para os seus países?

    FARTOS...... de desculpas! O que esreves é verdade, MAS E O QUE TEM FEITO O SLB TEM FEITO PARA CONTRARIAR ESSE ESTADO DE COISAS?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking