O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Rui Vitória... outra vez

. 2 comentários
Urreta foi emprestado ao Guimarães. Eu já aqui tinha dito que não concordava com isto, mas se é para ser emprestado... que seja a um clube nacional e com um treinador competente, como o Rui Vitória que tem sempre vindo "beber" à Luz (David Simão, Nelson Oliveira, Melgarejo, Fábio Faria... e agora Urreta).

Segundo parece, falta ao Guimarães um jogador para o ataque. Porque não Mora (ainda faltam 1h.15min para fechar o mercado)? E por falar em fechar o mercado... O Cesar Peixoto, continua por resolver... e na minha opinião Luis Martins e Ruben Pinto, também. Oxalá ainda vejamos sair Jardel ehehe...

Só não entendo porque Sidnei, Urreta e Jara (todos dispensados) renovaram os contratos antes de serem emprestados... Já com o Manuel Fernandes fora o mesmo.

Offtopic (não tem a ver com o SLBenfica, mas dá que pensar):
Resolvido ficou Hélder Postiga. Não posso esquecer, neste momento, o tópico do SouBenfica sobre o Saragoça: Saragoça - o «cambalacho» dos empreiteiros. Depois dos mal explicados negócios anteriores, aparece mais um a "oferecer" um avançado do SportingCP (com muitos jogos a titular mesmo este ano). O FCPorto recebe tanto como o SportingCP e ainda cede também o Miguel Lopes a juntar ao ramalhete. Muito estranho isto tudo...

Os dois empresários do "betão" do Granada e Saragoça levaram esta temporada: Julio Cesar, Carlos Martins, Jara, Yebda e Jorge Ribeiro (todos no Granada) e Ruben Micael, Roberto, Miguel Lopes e Helder Postiga (ao que se junta o Fernando Meira). Ao todo são dez jogadores portugueses ou de clubes portugueses que foram parar a estes dois clubes... todos eles dispensados e alguns a valerem empréstimos milionários (Jara) ou transferências estranhíssimas (Ruben Micael, Roberto e Postiga).

PS- Entre os Sub20 vice campeões do Mundo, Pelé (ex-Beleneses) foi contratado ao Genova pelo Milan, Julio Alves foi emprestado ao Besiktas pelo A. Madrid, Roderick no Servette e Sergio Oliveira no Malines. Danilo tem sido falado para o Tottenham e Arsenal, veremos se será ainda notícia.

Eduardo? Vale a pena...?

. 13 comentários
Alegadamente, repito alegadamente, o CSKA estará interessado em Eduardo para o lugar de Akinfeev que se lesionou para seis meses. Na certeza que Eduardo dificilmente tirará o lugar a Artur Moraes e com Mika a ser um jovem de grande qualidade e já alguma maturidade acima da média, com o "gigante" Bruno Varela que pode treinar com os seniores e jogar pelos juniores com regularidade - um 3º guarda-redes à moda antiga - a minha pergunta é:

- Se este interesse fosse/for real, não valeria a pena "libertar" Eduardo?

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Enorme Elogio à Direcção

. 24 comentários
Nélson Oliveira na vez de Jara.

Devo desde já dizer que considero Jara uma boa contratação. Olho para ele como olhei para DiMaria ao início: várias vezes digo "é um bocadinho burrinho, mas quando melhorar isso será grande jogador".

Contudo, todos sabem (e devia ser regra) em caso de dúvida ou equidade eu não hesito em optar pelos jogadores da nossa formação. Pena que o treinador não faça o mesmo...

Nesse sentido, é com grande satisfação que assisto à saída de Jara para dar lugar a Nélson Oliveira no plantel do SLBenfica, na mesma medida que considero excelente medida a renovação do contrato antes de o jogador ir jogar para um campeonato tão mediático como o Espanhol.

Em sentido inverso, Nelson Oliveira e Rodrigo (dois jovens de muito valor e com características que não tínhamos no plantel) terão oportunidade de jogar com mais regularidade. Ao contrário do que dizem, não creio que Jara tenha desperdiçado oportunidades... simplesmente acho que foi dada preferência (E BEM) ao Nelson Oliveira.

Numa temporada onde, espero, iremos actuar muitas vezes apenas com um avançado e estes dois jovens têm muita qualidade para actuar nessa função, mesmo Mora estará excedentário e, sendo um jogador com grande qualidade também, penso que também ele deveria sair para jogar, preferencialmente em Portugal - V. Guimarães(?).

A (não) renovação de Aimar.

Como eu disse no passado, o Aimar é daqueles jogadores - citando Maradona - que valem o bilhete. É um orgulho para qualquer benfiquista ter (este) Aimar a actuar com aquela camisola 10. Não direi, como o Redmoon, que se trata de um grande benfiquista, mas sim de um enorme profissional - de topo - e que alia esse profissionalmente e entrega total a uma qualidade muito acima da média.

Ao contrário de jogadores como Pirlo, Rui Costa, etc. e ao contrário do que este início de temporada demonstra, o Aimar (fustigado por uma meningite no passado) não tem a solidez física de jogadores que se perpetuaram ao mais alto nível com o avançar da idade. Bem sei que é estranho para alguns ler isto logo quando o Aimar está num excelente momento, mas o desafio de Aimar é manter esse momento e essa disponibilidade durante a temporada (especialmente quando os relvados - e os jogos - começarem a pesar). Não vai manter... o próprio Jesus sabe que o tem que "gerir" como disse há dias.

Nesse sentido, apoio igualmente a medida (alegadamente) definida pela SAD de não equacionar para já a renovação de Aimar. É, inquestionavelmente uma situação que dividirá os benfiquistas, mas (reforço) quando se tem a possibilidade de ter Gaitan naquela função ao mais alto nível e muito próximo (durante quase toda a temporada e em crescendo) do que faz Aimar... eu só posso concordar com a opção.

Obviamente - leiam o que escrevo e não o que acham que escrevo - que isto não significa que a renovação de Aimar seja um má decisão. Não é! Ter Aimar, nem que seja "aos bochechos" é sempre bom... A questão é que o SLBenfica não tem possibilidade de pagar Aimar se o jogador não vai significar um retorno financeiro e mesmo desportivamente tem sempre um risco físico associado. É uma decisão, acredito, muito difícil porque qualquer opção que seja tomada estará certa...

Na minha óptica, Gaitan tem tudo para ser um fabuloso nº10 que se valorizará ainda mais e que, possivelmente, sairá depois por valores financeiros muito elevados, pelo que assumo a opinião pouco popular de concordar com a decisão da SAD se não renovarem com Aimar... ao mesmo tempo que ficarei, contudo, feliz se tiver o privilégio de ter no SLBenfica um jogador desta dimensão desportiva e humana.

O (mal amado?) Bruno César

Perdoem-me os benfiquistas mais apaixonados pelos "nomes", mas não são dois (excelentes) golos e um arrancada que me faz transformar um jogador em craque. Eu sou do tempo em que ele (e todos) têm que fazer muito mais que isso para o merecer. Mas fundamentalismos à parte, eu nunca disse que o Bruno Cesar não presta, apenas disse que actualmente o David Simão (assim tivesse oportunidades) teria melhor produção que o brasileiro que, possivelmente, será melhor opção depois de um ano a jogar na Europa. Disse-o no passado, e mantenho-o. Aliás, esta pequena evolução do Bruno apenas demonstra isso mesmo.

No que me diz respeito, não é mal amado coisa nenhuma. É um jogador que, com David Simão, entendo que poderíamos perfeitamente não ter contratado (tendo Aimar e Gaitan para o centro, onde acredito que o brasileiro renderá mais). No entanto, percebo-o igualmente numa lógica de potencial de valorização, sendo um jogador de qualidade, poderá ser valorizado e rentabilizado, pelo que não sou contra a sua contratação.

Urreta, Luis Martins, Capdevila e Ruben Pinto

Quatro jogadores, situações distintas. Luis Martins e Ruben Pinto, na minha opinião, irão fazer uma desnecessária travessia do deserto nesta época, como fez Roderick o ano passado. Não faz sentido, o defesa nada ganhou com isso, sendo preferível assumir o jogador a menos na lista da UEFA e emprestar estes dois jogadores, com um plano de fortalecimento muscular definido e acompanhamento muito próximo, privilegiando clubes locais. Atlético? Belenenses? Estoril?

Já Urreta e Capdevila parecem "não cair no goto" de Jesus. Na minha opinião (até porque entendo que Gaitan é um 10 "à Aimar") o Urreta deveria ser a alternativa ao Perez. Aliás, nesta fase, penso que o Urreta seria claramente quem mais potenciaria as funções de médio/interior/ala direito enquanto Perez não "arranca".

Capdevila é uma situação inexplicável de Jesus. Sucedem-se as desculpas e Emerson não é um jogador de qualidade inquestionável que justifique essa situação. O SLBenfica só tem a ganhar com um jogador com a experiência (internacional) de Capdevila e que esteve/está inserido numa selecção que joga um futebol de enorme qualidade. Por outro lado, o Emerson não sendo mau jogador (de todo), já demonstrou que tem algumas fragilidades que só por sorte ainda não foram comprometedoras. Eu apostaria no Cap!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Não gostei!!!

. 35 comentários
Jogo muito fraco do Benfica!!! Deu dó ver a equipa jogar!!! Desculpem lá mas com uma equipa com Aimar, Witsel, Nolito, Gaitan e Javi Garcia, temos de jogar muuuiiiiito mais!!! A incapacidade da equipa em segurar e trocar a bola é constrangedora. A equipa hoje não teve dinâmica, não fez pressão, fartou-se de perder as segundas bolas, muita falta de agressividade.

Que me desculpem mas até á expulsão o resultado era absolutamente injusto, o empate era o resultado mais justo.
Após a expulsão, ainda assim, o Nacional foi sempre uma equipa perigosa e o Benfica demonstrou uma incapacidade preocupante em esconder a bola ao adversário. Ver o Benfica com a qualidade destes jogadores, com mais um jogador a jogar de chuto para a frente é exasperante. 
Esta equipa continua a não saber gerir os ritmo de jogo, nem a saber quando deve acelerar ou abrandar o jogo, o que demonstra que JJ não trabalha a equipa nestes aspectos. 
Hoje a coisa correu bem mas temos de entrar nestes jogos com outra dinâmica, com outra agressividade, porque para a próxima pode não correr tão bem.
Continuo a achar que o 4x3x3 seria o melhor sistema para este Benfica, o Aimar tem de vir de trás a organizar jogo com o apoio de Witsel, na primeira parte nem se viu Aimar face á marcação individual de Luis Alberto, que não lhe deu um milimetro, pelo menos até ao golo do Benfica, portanto, pouco Aimar, o que se notou na produção de jogo da equipa.
O tal jogador gordo, lento, o Roger 2, etc, tornou a facturar numa arrancada super lenta demonstrando efectivamente que pouca qualidade que tem, fosse um jogador inteligente e teria tentado passar para o Cardozo. Por falar em Cardozo, o tal alto e tosco e que já deveríamos ter despachado, lá marcou mais um golito e foi sempre o jogador mais perigoso do Benfica. Só tive pena de em vez do golo ele não tivesse feito antes umas piruetas, mais umas fintarolas, uns toques de calcanhar, umas correrias para centrar de letra entre outros malabarismos, isto sim é que é jogar futebol. Golos? Para quê?


Jardel & Emerson

. 22 comentários
Se é para isto que o Jesus deixa o Miguel Victor e o Capdevila de fora...

Força Campeão

. 5 comentários

domingo, 28 de agosto de 2011

Os motivos do descalabro do SportingCP

. 28 comentários
Nem Domingos é tão bom como quiseram fazer dele, nem é tão mau como os resultados do SportingCP demonstram agora.

Hoje Espanha e Inglaterra arrancaram os seus campeonatos, fomos brindados com "hinos" ao futebol através de grandes resultados do City (5-1), Real Madrid (6-0) e ManUtd (8-2). Uma enchurrada de grande futebol e muitos golos, quase a comparar com os 13 golos marcados nos oito jogos da triste e corrupta Liga Portuguesa.

Em Portugal continuam as arbitragens duvidosas e, invariavelmente, a tenderam para o mesmo lado que ano após ano vai garantindo uma vantagem inicial que permite ao FCPorto passear tranquilo o resto da Liga, tornando os campeonatos massilentos, aborrecidos, sem público... sem competitividade.

Se nos berços do melhor futebol do Mundo prima o espetáculo, em Portugal continuam a orquestrar-se às mesas dos restaurantes quem sobe e desce de divisão, que árbitros são necessários para as manobras especiais, que treinadores se mantêm protegidos pelo sistema, que clubes servem de incubadoras.

Domingos, como outros, foi vítima deste sistema corrupto e pouco realista que nos afastará invariavelmente das rotas dos melhores clubes do Mundo. Porquê? É simples...

FCPorto, SCBraga e Académica estão para o Sistema Corrupto como as equipas B e C estão para as grandes equipas de um futebol espanhol brilhante na qualidade, funcionando como antecâmaras protegidas pelas arbitragens, para a promoção de jogadores e treinadores, servindo também muitas vezes de importantes barreiras aos adversários.

Foi aí que Domingos fez o seu percurso - sempre protegido - começou em Leiria quando ali residia um importante bastião do Sistema Corrupto, perpetuou na Académica o mesmo percurso gozando de "boa imprensa" que destacava as vitórias e esquecia as frequentes derrotas e chegou a Braga para herdar uma equipa que foi começada a construir por Jesualo Ferreira e consolidada por Jorge Jesus - mais uma vez gozando da habitual protecção.

O seu destino era o Dragão, mas o mediatismo de André Villas Boas, a juntar ao interesse do SportingCP neste impediram essa situação, tendo este tomado o lugar que lhe estava destinado. Domingos, como Villas Boas, faria todo um percurso protegido, coroando-se como um grande treinador que mais tarde sairia para um grande equipa europeia onde, à semelhança de Villas Boas, deixaria evidente as suas limitações.

O plano de Domingos estava traçado, seguia-se Villas Boas, depois Leonardo Jardim e mais tarde Pedro Emanuel. Todos a crescerem na proteção das equipas âncora do Sistema. Villas Boas foi "prematuro" e enterrou Domingos neste buraco onde agora se encontra. Pelo caminho Jorge Costa tornou-se um ambicioso desmedido e acabou "fora do clã".

O erro fatal de Domingos foi não ter percebido isto. A inteligência de Villas Boas foi tê-la percebido ainda antes de chegar a Portugal. Depois da final da UEFA, onde mesmo aí Domingos foi protegido por um resultado "orquestrado" para dar dimensão europeia ao SCBraga, não restava ao Domingos outro caminho senão abrir a vaga natural ao sucessor que o Sistema queria ver em Braga: Leonardo Jardim.

As eleições no Sporting foram o melhor que podia ter acontecido ao Sistema e Domingos foi obviamente resgatado. Chega a Alvalade, então, sem a protecção que gozou desde o primeiro dia como treinador e queixa-se agora de que não entende certas atitudes de falta de agressividade e entrega que nunca lhe tinham acontecido... simplesmente porque nunca se tinha de preocupar com isso (havia outras situações que o garantiam fora do campo).

Domingos, provavelmente, sairá do Sporting como sairam Paulo Sérgio e Carlos Carvalhal, sem honra nem glória aos pés da insatisfação dos adeptos e, ao invés do glorioso percurso em grandes equipas internacionais, andará pelo estrangeiro em projectos de segunda linha, a viver das indeminizações.

Qualquer clube que impõe a si mesmo a revolução estrangeira que o SportingCP se impôs a si próprio, devia ter obrigação de baixar as expectativas e dar pelo menos um ano à consolidação do projecto. São muitos jogadores novos, que pouco ou nada conhecem do país ou sequer do clubee para quem perder com o Marítimo é o mesmo que a derrota aceitável contra o SLBenfica...

Em resumo, Domingos não é tão bom, nem tão mau como querem fazer dele... o Sistema Corrupto é que é muito, mas muito organizado e DOMINA e CONTROLA todos os destinos do futebol nacional, tornando irrelevantes todos os milhões que anualmente são esbanjados pelas equipas nacionais. Ganha... quem eles querem, quem eles deixam. FUTEBOL DE MERDA!!!!

PS- O ex dirigente da SAD azul Fernando Rocha, que presidia ao Portimonense quando o clube algarvio subiu, parece agora que quer voltar a candidatar-se depois de ter abandonado. Ou seja, antecipa-se um regresso do Portimonense à Liga Zon/Sagres na próxima temporada. Uma vergonha, este futebol...

Saragoça - o «cambalacho» dos empreiteiros

. 2 comentários
O Saragoça é gerido por um homem do betão, como o Benfica, o Real Madrid, o Atlético Madrid e o Braga. Resultado disso são negócios inexplicáveis entre esses cinco clubes:

- Juan Carlos contratado pelo Braga ao Real e emprestado ao Saragoça com opção de compra de 5 milhões. Já antes tinha chegado de Madrid (Real) o David Mateos à borlix.

- Ruben Micael comprado pelo Atlético Madrid por 5 milhões e emprestado ao Saragoça sem passar em Madrid.

- Saragoça, falido, compra Roberto ao Benfica por 8,6 milhões depois de uma época muitíssimo negativa, usando um fundo estranhíssimo pelo caminho.

Este post não é dirigido ao Benfica, mas ao futebol em geral e em particular ao que me parecem movimentos muitos esquisitos em Espanha, neste Saragoça. Depois do árabes multimilionários, estes homens do betão parecem ser o outro cancro do futebol.

Aimar é mérito do... Jesus

. 8 comentários
«Temos tido um cuidado especial com ele. Nunca fez tantos jogos seguidos como aqui no Benfica. Mérito da equipa técnica e da equipa médica. Com mais jogos atinge mais facilmente as suas qualidades. Fez um jogo muito bem conseguido com o Twente. Foi dos poucos jogos que fez noventa minutos. Começa a estar inteiro, a jogar todo o jogo. Não se pode falar muito no futuro, que a Deus pertence» Jesus

E dares mérito ao jogador?

Convocados para a Madeira

. 22 comentários
Guarda-redes - Artur e Bruno Varela.

Defesas - Maxi Pereira, Luisão, Emerson, Ruben Amorim, Jardel e Miguel Vítor.

Médios - Matic, Bruno César, Javi Garcia, Witsel, Gaitan, Enzo Pérez e Aimar.

Avançados - Nolito, Rodrigo, Cardozo e Saviola

De fora ficam Eduardo e Mika, Roderick (ainda não saiu), Capdevila, Urreta, Mora, Jara (lesionado ou a caminho de Granada)... e todos os jogadores da formação: David Simão, Ruben Pinto, Luis Martins e Nelson Oliveira.

Com Mika motivadíssimo do Mundial, se houve alguma coisa com Eduardo (não há notícia disso), porque é que se leva o guarda-redes dos juniores? David Simão, pelo menos, é impensável que esteja fora dos convocados. Mais uma vez, Capdevila não é opção nem nos convocados.

Com o terceiro empréstimo, fica claro que URRETA não conta para o Jesus: « (Roderick) Tal como o Urreta, o melhor é ser rentabilizado noutro clube. É fundamental que o Roderick jogue com regularidade, uma vez que esteve quase um ano parado»

Sobre RODERICK esquece-se de quem é que o «obrigou» a estar um ano sem jogar, fingindo que apostava nele.

Toca a votar no Hino do Benfica!!

. Sem comentários

Pessoal, toca a votar no Hino do Glorioso!! Estamos em segundo lugar, vamos lá!!!

http://listas.20minutos.es/lista/grandes-himnos-equipos-de-futbol-88742/

sábado, 27 de agosto de 2011

Vamos fazer "contas" aos estrangeiros na UEFA

. 4 comentários
Na Liga Portuguesa (infelizmente) não há restrições - aliás acho que devia ser o SLBenfica a motivar a alteração dos regulamentos para começarmos a impor restrições a estrangeiros não comunitários e mínimos de jogadores formados no clube para os planteis.

Contudo, na UEFA há regras. Num máximo de 25 jogadores inscritos, 8 têm que ser formados localmente (em Portugal, neste caso) e desses, 4 têm que ser formados no clube (no caso no SLBenfica.

Actualmente temos 20 estrangeiros no plantel (já excluindo Urreta a caminho do Génova) e temos nove portugueses (contando com Roderick e Ruben Pinto). Nos portugueses estima-se a saída de Roderick (na minha perspectiva erradamente, não pelo Roderick, mas pelo Luis Martins e Ruben Pinto) e cumprimos assim as regras dos jogadores portugueses (8) e formados localmente (5).

Na minha opinião, Jardel deveria sair e Roderick ficar. Ruben Pinto e Luis Martins deveriam ser emprestados e inscrevermos apenas 7 em 8 possíveis, nos portugueses. Esta saída de Jardel, a juntar ao que se fala de Jara, permitiria deixar apenas de fora o Mora na UEFA e inscrever todos os restantes.

Caso não se opte por esse caminho, a minha escolha para ficar de fora seria Mora, Matic e Jara.

Danilo Pereira na mira do Arsenal

. 11 comentários
Mantenho a opinião que deviamos avançar com a recompra do passe do Danilo. Ou então não... Depois de a FIFA o ter destinguido já por duas vezes, agora o interesse do Arsenal... Estão todos enganados. Certos estão aqueles que aqui têm comentado que se trata de um jogador banal...

Fazer da Supertaça Europeia um exemplo nacional

. 7 comentários
Os corruptos do FCPorto apressaram-se a lamentar um alegado penalty sobre o Guarin, fazendo-se valer desse argumento para obter uma vitória moral na Supertaça. "Ai se tivessem marcado..." dizem eles.

Muitos portistas, além de reclamarem esse lance, optaram ainda por aquilo a que chamo uma "postura José Peseiro", elogiando a atitude, a forma como pressionaram blá blá blá... mas perderam e é isso que fica para a história.

Pinto da Costa nunca se escusa a utilizar factos relacionados com o SLBenfica (mesmo que de forma oportunista e pouco verdadeira), para procurar superiorizar-se ou transmitir publicamente o "pedestal" do seu clube.

Pois bem, é hora de lhe devolvermos na mesma moeda! É hora de rapidamente Luis Filipe Vieira sair a terreiro e elogiar o futebol português na Supertaça Europeia, mas ao mesmo tempo desvalorizar qualquer hipótese do FCPorto sair vencedor, aludindo ao facto de em Portugal o SLBenfica se depara há mais de vinte anos com um Sistema Corrupto que, independentemente da qualidade dos planteis do SLBenfica, toma sempre decisões tendenciosas e que acabam, como se provou no Apito Dourado, por beneficiar sempre o mesmo clube - pelo que desta forma talvez o FCPorto tenha sentido o que é ser prejudicado - com a vantagem moral sobre o SLBenfica de saber que, ao contrário do que acontece em Portugal, não foi premeditado.

PS- Entretanto, Rui Vitória parece estar na mira do Vitória de Guimarães. Uma merecida promoção para um grande treinador que eu gostaria que viesse a ter uma oportunidade daqui a dois anos no seu clube de coração - o SLBenfica.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Obrigado Barça!!!!

. 22 comentários
Queriam o caneco?
 
 
Então adeptos corruptos, que acharam do jogo? Foi tramado não foi? A mim soube-me a pouco e foi pena o Barça jogar ao "relantim", senão a coisa seria catastrófica.
 
Gostaram das expulsões? Deve ser tramado assistir á expulsão dos jogadores porque normalmente a pancadaria que dão por cá o máximo que dá são uns amarelitos, mas muito poucohitos. Mas vejam o lado positivo da coisa, o árbitro até vos perdoou a expulsão ao cebola podre por mão na bola, pois já tinha um amarelo, mantendo-vos assim "dentro do jogo", se é que estavam.
 
E aquele penaltizinho sobre o trauliteiro Colombiano? É tramado ser gamado não é? Pois aguentem porque nós andamos a ser gamados já vai para trinta anos por essa vossa organização criminosa.
 
E já agora, porque é que o Vítor Pereira, não é o das arbitragens, não convocou o Lolk e o pôs a jogar? Ou será que jogou? Olhem, se jogou não o vi...
 
Quero também aproveitar o momento para fazer um apelo a todos os leitores aqui do blogue. Por favor vamos ajudar o Helton!!! Quem tiver interessado em doar um rim ao dito guarda-redes é favor de deixar mensagem. Ó Messi, aquilo não se faz porra!!!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pablo Aimar e Michel Preud´Homme - Duas Lendas do MEU Benfica

. 36 comentários
Não vou obviamente cometer o erro de achar que há jogadores maiores que o clube. Mas há sem dúvida alguns que na sua carreira acharam que eram, que vieram, serviram-se dele, e foram embora à sua vida achando que eram os melhores do mundo. Alguns não passaram de uns badamecos, lembro-me de um Hugo Leal por exemplo, pobre iludido, que achava que a Luz era demasiado pequena para o seu talento. Teve o que mereceu.

Depois há outros, Di Maria por exemplo, que se calhar legitimamente achou que a sua categoria merecia mais, mas também alguém que ainda o avião vinha no ar para aterrar em Lisboa já dizia que queria era aterrar em Londres, porque a Luz era apenas uma passagem. Estes passam pelo clube, são nossos enquanto cá estão mas, também os esquecemos rapidamente.

E depois há ainda outra espécie, aqueles que nunca foram de falar muito nem de se por em bicos de pés, que nunca se acharam grande coisa mas que a gente sabe que são enormes, enormíssimos, gigantes. E dessa estripe rara há dois que eu quero aqui lembrar hoje, que não sendo maiores que o clube porque desse nem Eusébio foi, sempre me fizeram sentir que eram quase tão grandes como o clube, deixando em mim a incómoda sensação que o Benfica lhes devia qualquer coisa: devia-lhes a carreira que a sua classe merecia.
Quando o Benfica perdia, ficava triste pelo Benfica mas também triste por eles. Mereciam mais. Quando ganhavam, ganhavam quase sozinhos, e quando perdiam era porque era uma orquestra de um só instrumento.

Falo de Michel Preud'Homme e de Pablo Aimar. Sobre o belga, não vou dizer que era inquestionavelmente o melhor guarda-redes do mundo mas, vou dizer que, no seu tempo, se me dessem a escolher um guarda-redes qualquer para eu colocar na baliza do Benfica, era o Michel que eu lá punha. O homem era soberbo, só que teve o azar de chegar ao Benfica na altura errada... Tivesse sido um aninho antes teria apanhado Schwarz, Mozer, Rui Costa, Futre, Paulo Sousa, Rui Aguas, Vitor Paneira, João Pinto, Isaías, Iuran, Kulkov e outros. Ao chegar quando chegou, levou com Artur Jorge, King, Paredão, Marcelo, Clóvis, Pringle, Paulão, Nelo, Tavares e afins... E foi este Benfica, o pior Benfica da sua história que, sem nunca se queixar, Michel Preud'Homme salvou vezes sem conta de humilhações que poderiam ter sido muitíssimo maiores do que as que passámos.
.
Este Preud'Homme, aos 40 anos e na véspera da final da Taça de Portugal onde o Benfica estaria presente, foi visto nesse sábado a passear sozinho no Estádio e pelas imediações do Jamor à mesma hora a que o jogo se disputaria no dia seguinte. Alguém o encontrou e perguntou-lhe o que andava ali a fazer, que o jogo era só amanhã. Resposta do Belga: "Vim preparar-me, sentir o ambiente e a relva, e principalmente avaliar o posicionamento do sol à hora do jogo."

Mais palavras para que Senhor Preud'Homme, um profissional de corpo inteiro! Oxalá Jesus fique na Luz muitos anos, seria sinal de que as coisas corriam bem mas, no dia em que tivermos de equacionar a contratação de um novo Mister, este belga tem o meu voto, um jogador do outro mundo, um profissional exemplar, um homem com H muito grande, alguém que saiu daqui benfiquista e, pelo que me vai parecendo, é um excelente treinador também.


Nos dias que correm, esse jogador emblemático é para mim Pablo Aimar.... O que haverá mais para dizer que as pessoas ainda não saibam? Foi um achado de Rui Costa, que chegou à Luz porque quem vendeu achava que ele estava acabado. Bem se devem ter arrependido. E depois de um trabalho excepcional do departamento médico do Benfica, eis que Aimar renasceu. Na primeira época faz 29 jogos, na segunda faz 40, na terceira 45, e à quarta arranca nesta forma fantástica, parecendo um miúdo em inicio de carreira. Um jogador talentoso, humilde, respeitado no mundo inteiro, alguém que só por si vale o bilhete do jogo.

Ainda ontem, quando depois do jogo questionaram Aimar se este era o seu melhor momento de sempre no Benfica, respondeu com um sorriso acriançado: "Eu adoro jogar futebol, sinto-me bem e o melhor Aimar ainda vem aí." Depois perguntaram-lhe se tinha opinião sobre o apagamento de Saviola, e a resposta foi: "No pasa nada... Temos um grupo de jogadores excelente, com muitas alternativas, a temporada é longa, e todos temos de aceitar que vai haver jogos em que não seremos nós os escolhidos. O mesmo já aconteceu comigo muitas vezes. Temos de respeitar o treinador." E para acabar, mais uma pergunta a Aimar sobre o seu momento de forma. E a resposta do Mago, por entre um sorriso tímido: "É como disse há pouco. Eu adoro jogar futebol, e quando se joga numa equipa como esta com tantos jogadores talentosos, é natural que a confiança aumente e as coisas saiam ainda melhor." Um senhor este Aimar, um predestinado, um daqueles que até poderia ter complexos de altivez, mas que sempre falou do Benfica com respeito e admiração, e desde o primeiro minuto percebeu a sua grandeza.

Ao contrário de Preud'Homme, Aimar teve sorte oposta e joga no provavelmente melhor Benfica dos últimos 20 anos, tendo a seu lado jogadores que, nas suas próprias palavras, o motivam e espicaçam a sua ambição. E se ele corre senhores! O Benfica tem este ano equipa para fazer algo memorável. Aimar merece-o, entre outros evidentemente! Aimar merece voltar a levantar uma Taça Europeia antes de terminar a sua carreira.


Por mim renovava-lhe já contrato como jogador e, em fim de carreira oferecia-lhe um cargo no clube. Havia seguramente de ser muitíssimo útil, se calhar como elo de ligação ao mercado sul-americano, ou então, melhor ainda, no futebol jovem do Benfica, onde já é referência e ídolo de toda a miudagem. Um homem com muito para ensinar. Se há alguém que a miudagem vai ouvir, Aimar é seguramente um deles.

Quando se fala em apostar nas escolas do clube, e se critica os estrangeiros que chegam porque não sentem a camisola, é bom lembrar que há sempre excepções, e de ambos os lados. Se comparar Preud´Homme e Pablo Aimar ao Hugo Leal, ao Edgar, ao Miguel, ao Paulo Sousa, ao Pepa, ao Rui Baião, ao Maniche ou ao Jorge Ribeiro, eu sei imediatamente quem são os benfiquistas e quem não são. Sim, talvez o belga e o argentino não tenham nascido benfiquistas mas, estes, ao contrário dos outros, serão benfiquistas para toda a vida, com letras gravadas a ouro na história deste glorioso clube.



Grupo do Benfica na Liga dos Campeões

. 7 comentários
Hoje no sorteio dos grupos para a Liga dos Campeões calhou ao Benfica:

1. Manchester United


2. Basileia


3. Otelul Galati (quem?)


E fazendo uma pesquisa rápida pelo Google images aqui está a vedeta da equipa romena de nome Ramona:





Resumindo: não poderia ter saído melhor grupo ao Benfica. Embora o 1º lugar seja complicado pois vai ter que ser disputado com Manchester United, iremos ter dois jogos em casa com o Basileia e apanhamos um clube sem pergaminhos nenhuns.
Mesmo com o Manchester acredito que temos hipóteses de disputar o primeiro lugar se for feita uma abordagem cuidadosa aos jogos com os ingleses.

Se a taxa de basófia do Jesus for baixa pode ser que este ano façamos melhor figura na Liga dos Campeões. Não será pela dificuldade dos adversários que não faremos.

27 Mil minutos com o manto sagrado

. 1 comentário
Ao entrar ontem em campo com a braçadeira de Capitão do nosso Sport Lisboa e Benfica, o Luisão atingiu uma marca que muito dificilmente será batida no futuro…a dos trezentos jogos oficiais pelo Benfica…300!!

É um número verdadeiramente impressionante. Nunca na história do Benfica um jogador estrangeiro jogou tantas vezes com o manto sagrado e os únicos que batem este número são jogadores portugueses e todos na década de sessenta e setenta, no tempo em que todos nós sabemos que as transferências eram quase uma raridade.

Apesar de todas as polémicas criadas em algumas pré-temporadas (muitas delas apenas pela imaginação de adeptos do nosso clube-como este ano), o que é certo é que o Luisão não só continua no Benfica, como é o Capitão e um esteio da nossa defesa.

Não é à toa que este senhor nascido em Amparo (o nome da terra podia muito bem ser a sua alcunha) já está connosco desde 2003, tendo conquistado desde então seis troféus com o Benfica e três a selecção Brasileira.

É definitivamente um símbolo do Benfica. Parabéns Luisão…e obrigado!

Noite Europeia

. 1 comentário
Brilhante!!!! È o melhor adjectivo que tenho para a nossa noite europeia de ontem. Como vos tenho dito quando deixam ( o senhor J J) aquela equipa jogar e um show de bola incrivel. Todos os jogadores daquele plantel tem magia nas botas.E todos nos que fomos a estádio ontem também tivemos magia nas mãos e na garganta.

Artur- Esta um senhor guarda redes, duas defesas na segunda parte de grande classe, este ano olhamos para a baliza e estamos descansados.

Maxi-Raça e vontade não lhe falta, mas tem de perceber que ainda não esta na melhor condiçãofísica e como o gaitan nao ajuda tem de não estar sempre a subir, todos nos sabemos quando ele esta bem faz o vai e vem o jogo todo mas neste momento tem de ter mais calma os lances de perigo dos holandeses foram do lado dele

Garay- E dos jogadores que não engana , calmo , sereno , bom sentido posicional e quando tem de mandar a bola para a bancada ele não pede a ninguém ....

Luisao- É com jogos destes que todos nos esquecemos a porcaria que este senhor diz sempre que vai de ferias, e o nosso comandante e ponto final . E com sempre nos jogos importante vai la a cima marcar um golinho da ordem , a ti só te peço começa a ser cá fora o que és dentro do campo....

Emerson- Excelente! Brilhante! Maravilhoso! Generoso! Temos aqui um caso serio de um defesa esquerdo, Capdevilla se quiser vai ter de dar muito as pernas , e não se esqueçam que emerson faz tudo sozinho porque nolito não ajuda.

Javi- Um lutador não vira a cara a luta, fez um grande jogo a varrer tudo o meio campo defensivo do Benfica .

Witsel- Que bela contratação deste jogador, faz me lembrar o Valdo mas muito mais lutador, e um jogador dois em um , consegue ser o segundo trinco ao lado do Javi como depois aparece ao lado do aimar , e tem uns pezinhos para jogar a bola....

Nolito- Rapaz tens de ter mais calma! As vezes o passe é a maneira mais rapida de chegar ao golo, tens tudo o que nos adeptos queremos , lutador e só vez baliza , mas as vezes basta um drible não vale a pena fazeres 10. Vê se ajudas um bocado o emerson coitado.

Gaitan- Acho que vamos ter ali um caso complicado. E o chamado jogador magico , faz coisas maravilhosas mas depois desaparece, depois mais uma pincelada de magia e volta a desaparecer.
agora Vamos la ver se conseguimos ter gaitan durante 90m que era muito bom para o benfica, e jave se ajudas o Maxi....

Aimar- Será que posso falar deste jogador? Ele e o mago do Benfica e acho que esta tudo dito. E ontem parecia que tinha tomado o elixir da juventude e ando a espalhar magia durante 90m , a ti so te peço que faças a época toda como ontem....

Cardoso- Tenham cuidado ,ele é perigoso ,ele é o Óscar Tacuara Cardoso.... Grande jogo para o Cardoso e ontem nem preciso de marcar para fazer um grande jogo. Varias tabelinhas, varias faltas ganhas, a segurar a bola, e ainda teve tempo de fazer uma assistência para golo , continua assim para os anormais que te assobiam terem vergonha de fazer isso ao melhor marcador estrangeiro do Benfica de sempre....

Matic- O de sempre entrar e mete o seu cabedal no meio campo , acho que pode nos dar muito jeito....

B. César- Típico brasileiro entra e só quer a bola e correr para a baliza , não o considero um super jogador mas pode ser útil para dar descanso alguns jogadores

Saviola- Entrou no fim só para dar a ovação ao Óscar

BenficaSempre

Sorteio da Champions - "Desejos"?

. 9 comentários
Eu gostaria de um grupo juntamente com Chelsea, Zenit e Genk.

No Pote 1 todos são temíveis, talvez excepto o FCPorto (que não pode calhar), sendo o menos fortes o Arsenal e o Chelsea. O Pote 2 tem o SLBenfica, no Pote 3 temos como mais fortes o City, o Ajax e o Olympiacos. No Pote 4, evitar o Nápoles e o Dortmund seria muito interessante.

Um "grupo da morte" mas fortíssimo em receitas seria com Barcelona, City e Nápoles. E mesmo assim não sei porquê não acreditar, pelo menos, no segundo lugar no grupo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Quando Jesus não inventa..

. 24 comentários
Um Benfica à Benfica, um Benfica... De Champions!

Eu continuo a ser dos que vêem neste 4-2-3-1, um claríssimo 4-3-3 a atacar e um 4-2-3-1, sim... Mas a defender. Seja como for, independentemente do modelo táctico, quando Jesus se permite a si próprio (será mais quando joga com receio de perder?), vemos um SLBenfica demolidor, um verdadeiro rolo compressor, suportado por Witsel e levado nas magia de Aimar.

Artur Moraes é um fabuloso guarda-redes, que em boa hora convenceram Jesus a aceitá-lo, e dá uma segurança imensa a toda a defesa. Depois um meio campo bem povoado e uns médios das linhas a jogarem como interiores a defender e alas a atacar, criam uma dinâmica ofensiva imparavel, suportados com solidez defensiva.

Perdoem-me os que reduzem Cardozo à estatística dos golos, mas com um avançado como Bryan Ruiz ou... Nelson Oliveira, esta táctica e esta equipa não tem porque temer seja que adversário for. Cardozo, na minha opinião, não tem as caracristicas necessárias para este modelo de jogo.

Nolito, finalmente, parece que afinal não joga sempre muito bem, afinal também tem um ou outro jogo a menor rotação ou menos inspirado. Também entre os "menos" deste jogo, Matic e Bruno César continuam a não me convencer, continuam - na minha perspectiva, claro - a não justificar ocuparem as vagas de Carlos Martins e David Simão que considero melhores jogadores para a mesma função.

Mais uma vez se prova o que quase todos os benfiquistas têm afirmado: se Jesus não estragar com a sua teimosia prepotente, temos tudo para uma grande temporada a nível interno (Campeões, claro) e para chegar, pelo menos, aos 1/8 da Champions.

Mesmo assim, Jesus não evitou a soberba da vitória: "relembro de o Benfica vai estar COMIGO na Champions em dois anos". Será que ele quer mesmo que lhe recordemos a HUMILHAÇÃO da primeira presença? Alguém lembre ao Jesus que ele ganhou o 32o título do SLBenfica, não ganhou os 32... O SLBenfica é muito, mas muito maior que ele. Quem precisa do Benfica é ele, e não o inverso.

Liga dos Campeões: Benfica vs. Twente

. 5 comentários
 















Suplentes: Eduardo, Jardel, Matic, Bruno César, Enzo e Saviola.

Meio campo de classe, de trabalho, equilibrado, consistente e criativo.

Nolito e Gaitan nas alas têm estado em bom plano neste inicio de época, principalmente Nolito. Aqui estaria garantida a criatividade e mobilidade porque ambos tanto podem ir em direcção á linha de fundo como flectir para dentro para procurar rematar ou tabelar com Aimar ou Witsel. Cardozo seria a referência na área.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Que outro clube se pode orgulhar disto?

. 14 comentários
Nos próximos três anos, até 2014, o SLBenfica pode ter integrado no plantel (se eu não estiver enganado na performance dos jogadores), Oblak, Luis Martins, Miguel Victor, Roderick, Ruben Pinto, David Simão, Miguel Rosa, Yartey, Sancidino Silva, Diego Lopes e Nélson Oliveira, onze jogadores formados no SLBenfica - oito deles portugueses, aos quais se podem juntar Mika e Nuno Coelho ou até mesmo André Almeida e Leandro Pimenta. Isto sem esquecer os que optaram por outro percurso, não interessa agora os motivos, como foram João Pereira (Beira-Mar), Pedro Almeida (UD Leiria), Danilo Pereira e Mário Rui (Parma) e Lassana Camará (Valladolid)

Além destes, há ainda apostas como Rodrigo, Melgarejo, Derlis Gonzalez, e outras que seguramente acontecerão durante os próximos anos, portugueses e alguns (menos, espero) estrangeiros.

O mito da qualidade da formação do SportingCP ou dos títulos recentes do FCPorto na formação não passam disso mesmo, de mitos, pois num espectro de três anos, nenhum desses clubes tem a hipótese de lançar tantos jogadores, com tanta qualidade.

Se há clube que tem olhado para a formação é o SLBenfica, o que está a faltar é a aposta nestes jovens, dar-lhes oportunidades reais e integrá-los com vontade de os ajudar a adaptarem-se, dando lhes minutos reais de jogo.

A nós adeptos também se exige que sejamos mais "apegados" aos nossos, mais orgulhosos do produto da nossa formação, exigir cada vez mais aos que vêem de fora, repondo a máxima antiga que para se jogar no SLBenfica era preciso "penar muito", pelo que se tivermos se que ser condescendentes... que seja com os nossos.

PS- Muito importante não esquecer a análise do seleccionador brasileiro: "(...)Têm todas as condições para alinhar no Benfica. Se jogassem no Brasil, estou certo de que já estariam a ser utilizados nas equipas principais dos seus clubes".

O Senhor dos Apitos

. 12 comentários
Porque acredito realmente cada vez menos na honestidade do futebol português, prometi a mim mesmo que este ano só via os jogos do Benfica. E por essa razão, mesmo estando em casa nesse dia, liguei a TV apenas nos últimos 5 minutos do Porto X Gil Vicente, e apenas para saber o resultado final. Estava 3-1, tudo normal portanto, e eis então que já finalizado o encontro, a SporTV passa os lances mais importantes do encontro. E fico então a saber que aos 10 minutos de jogo o Porto perdia por 1-0 e tinha 11 jogadores em campo quando devia ter 10, e que poucos minutos depois iria chegar ao empate com um penalty que simplesmente não existe. A partir dai, a história do jogo estava traçada.

Continuando a ver o resumo do jogo, os comentadores foram unânimes em considerar que existe penalty sobre Hulk, são ainda unânimes em inventar um penalty não assinalado sobre Guarin para dar a ideia de que o Porto ainda tinha sido roubado, e ninguém questiona sequer o lance do qual resulta o 3-1, uma jogada em que ninguém toca no jogador do Porto.

A seguir vem o flash interview e a conferência de imprensa, e não ouço uma única pergunta feita sobre os dois lances capitais do jogo, ambos ocorridos nos primeiros 10 minutos, e que ofereceram a vitória ao FCPorto. Antes vira-se a agulha para se falar de... Jorge Jesus.

No dia seguinte lê-se o Tribunal do Jogo e o painel de árbitros alinhados com o sistema, e os três ilustres apenas vêm um erro claro nesse jogo - a não expulsão de Ottamendi. Era só o que faltar negar esse também.

Tudo isto depois de uma primeira jornada em que mais uma vez há um penalty no mínimo discutível que resolve um jogo a favor do FCP, e depois de uma época inteira em que 95% dos lances duvidosos foram decididos a favor do FCPorto. Ainda há 15 dias no jogo contra o Guimarães há uma mão de Rolando na área (da qual ninguém falou), depois de 3 mãos na área do mesmo Rolando na época passada, 4 lances discutíveis, TODOS eles decididos a favor do FCPorto.

Não quero vir com isto desculpar os erros que o Benfica tem cometido. Temos sem dúvida culpa no cartório mas, esta merda está toda feita... Não vamos lá com o Luís, como não iríamos com o António nem iremos com o José. Para que nós ganhemos é preciso sermos perfeitos e os outros andarem distraídos ou ocupados a ver se limpam a cara em tribunal. E mesmo assim só ganhamos na última jornada.

O ano passado cometemos erros sim senhor, mas a verdade é que não foi só por causa desses erros que à quarta jornada já nos tinham arrumado com uma distância de 9 pontos para os azuis. A partir daí arrancámos para uma série de vitórias impressionante com um desaire no Dragão pelo meio, até ao jogo de Braga onde nos deram a estocada final.

Claro que a merda disto tudo é que é preciso ser justo e dizer que este ano, em duas jornadas o Benfica já tem um golo marcado em fora de jogo e um penalty contra perdoado. E com isto branqueia-se aquilo que vamos vendo acontecer semana sim semana sim, de há muitos anos a esta parte nos jogos dos azuis. O que ninguém lembra é que antes do penalty do Javi Garcia há também um fora de jogo mal marcado a Saviola que ficava na cara do guarda-redes, e que mesmo o penalty de Javi só se percebe com recurso a repetição.

O que não se percebe e não se pode aceitar, é como é que num lance claro e em que o arbitro claramente vê e apita, Ottamendi fica em campo depois de um penalty como aquele que cometeu contra o Gil Vicente. Aquele não é um lance subjectivo nem passível de diferentes interpretações. Aquele é um lance em que o árbitro simplesmente DECIDIU não aplicar as regras do jogo. O ano passado a época do Benfica poderia ter acabado à 5ª jornada num lance semelhante, que fez de Roberto herói ao defender um penalty contra o Setúbal depois de ficarmos reduzidos a 10 jogadores. Infelizmente para o Setúbal, o jogo não era com os azuis e não houve lugar a repetição da penalidade.

Por isso, eu tiro o meu chapéu a Pinto da Costa, porque o homem é de facto um génio e criou uma máquina imbatível. O homem percebe inquestionavelmente muitíssimo de futebol e, realmente, o Porto tem sempre excelentes equipas e mentalidade ganhadora. Mas o FCPorto não é só futebol. O FCPorto é também as alianças estratégicas e os homens certos nos lugares certos, o Porto é imprensa favorável e cargos directivos, o Porto é politica de empréstimos, quinhentinhos, casas de putas, apitos dourados e viagens ao Brasil. Nada é feito ao acaso. O Porto ganha porque tem grandes equipas mas, o Porto ganha também porque há sempre uma mãozinha amiga nas tardes azaradas em que a bola não quer entrar na baliza como acontece com todos os clubes do mundo. No Porto não há a pressão dos maus resultados.

E quando o Porto cilindra os adversários cometem-se então uns errozitos penalizadores que não valem pontos, para se ir balançando com os erros a favor, esses sim a valer pontos e campeonatos.

Em Julho último assisti a uma excelente entrevista de Pedro Proenca à SIC, e foi-lhe perguntado porque é que a tecnologia ainda não tinha chegado ao futebol. E ele respondeu, e quanto a mim muitíssimo bem: "Porque o futebol, com o seu formato actual, ainda vende. A tecnologia chegará quando os adeptos se afastarem, quando deixarem de acreditar no que acontece nas 4 linhas, quando houver necessidade de trazer as pessoas de volta ao futebol."

Pois eu, Senhor Proença, já não acredito. Tal como não acredito que o senhor, árbitro internacional e a dois metros do lance, alguma vez tenha visto penalty de Yebda sobre Lizandro Lopes, num jogo que não ganhámos por culpa sua e que quase afastou do título o Benfica de Quique Flores. Continuámos a um ponto do Porto quando podíamos ter ficado dois à frente. Eu não acredito no futebol português Sr Proença. E se ainda vejo o meu Benfica é por clubismo e porque o meu clubismo é maior do que a desconfiança.

Isto é uma teia senhores. E quem acha que a culpa disto tudo é do Vieira e do seu apoio ao Fernando Gomes, anda bem equivocado. É que não basta lamentar esse apoio. É preciso é explicar como é que lá poderíamos ter colocado outro, se o poder e os votos estão todos comprados.

Hoje é o Luís, amanhã é o António e depois será o José. Mas não adianta. Porque o Benfica não precisa de um Borges Coutinho nem de um Fernando Martins. O Benfica precisa é de um vigarista, ainda mais vigarista do que os que lá andam. E ainda assim não basta um vigarista, porque para além do nosso vigarista precisamos ainda de outros vigaristas com poder, que sejam nossos amigos e não amigos dos outros.

E essa é portanto a escolha que temos de fazer: Queremos um presidente sério ou um vigarista à frente dos destinos do clube? Queremos chafurdar na merda como os outros ou andar de cara limpa? Queremos ser pacíficos e educados e desinteressamo-nos apenas do futebol, ou revoltamo-nos e usamos as tácticas que condenamos nos outros, fazendo a vida negra aos homens do apito, porque os meios justificam os fins?

Eu sei o que faria se fosse presidente do Sport Lisboa e Benfica. Começava a gozar com esta merda e proibia toda a gente no clube de falar sobre arbitragens ou sobre títulos. A partir de agora a mensagem do clube era clara e devia ser adoptada por treinadores, dirigentes e jogadores desde a primeira à última jornada: "Objectivos para este ano? Títulos?! Meu amigo, o objectivo do Benfica é ficar no segundo lugar. Como todos sabemos e vemos em Portugal, há 30 anos que o primeiro lugar está entregue por decreto."

Acredito sinceramente que há falta de outras armas, rir é mesmo o melhor remédio, e há que ridicularizar as vitórias corruptas o mais que pudermos. Sem termos de falar muito, talvez fosse o dia em que nos começassem a ouvir.



Nelson Oliveira é (grande) noticia

. 8 comentários
O Record diz o que já vinha sendo escrito na blogsfera ao afirmar que o grande Mundial do Nelson fechou a porta à entrada, por exemplo, de Hugo Almeida e o Jogo vai ainda mais longe, ao dar voz ao treinador do Brasil (campeão) que reserva rasgados elogios ao Nelson (e ao Rodrigo) afirmando que se fossem brasileiros entrariam de caras nas equipas principais dos seus clubes (neste caso o Benfica), indo mais longe ao dizer que tecnicamente Nelson e Rodrigo fariam uma dupla de respeito.

Gostei muito de assistir à recepção dos jovens da selecção no aeroporto, infelizmente só vi pela televisão mas deu para perceber que tiveram o que mereceram. Tal como gosto do destaque dado (infelizmente apenas ao Nelson) na imprensa de hoje.

Não sei o que vai na cabeça de Jesus ou de Vieira, mas na minha opinião (só isso) reforço que Miguel Victor e Roderick deveriam ser as alternativas aos centrais titulares, com claras oportunidades nas taças nacionais - tal como Mika. David Simão e Nelson Oliveira merecem entrar no onze varias vezes (não necessariamente titulares). Luis Martins e Ruben Pinto para emprestar.

De regresso de umas curtas férias

. 5 comentários
Depois de uma semanita de férias eis um resumo da semana que passou:

Twente vs. Benfica: Foi um bom resultado para inicio de época. Podíamos muito bem ter ganho este jogo se JJ tivesse a lucidez suficiente para fazer entrar Matic muito mais cedo. Temos tudo para irmos á fase de grupos, caso JJ não invente.

O 4x1x3x2 Kamikase: Este sistema pode resultar em jogos em casa com equipas do nível de um Feirense e se Gaitan não tiver de "cú virado para a lua" em termos defensivos, com o Feirense gostei do apoio defensivo que deu. Gostaria de ver um onze inicial como JJ colocou depois do 2-1 com o Feirense, com Witsel a fazer de Ramires.

O 4x2x3x1: Isto é um mito!!! O Benfica não joga neste sistema!!! O Benfica joga em 4x4x2 versão Quique Flores com Aimar a fazer de segundo avançado onde passa mais tempo sem bola e a correr atrás dos adversários do que a organizar jogo, aquilo em que ele dá lições a qualquer jogador. Não gosto deste sistema, Aimar é bom é a vir de trás a organizar jogo, além de que Javi perde-se no meio campo porque não está rotinado a jogar com alguém ao lado dele. A rotina de trinco é tal que recua para perto dos centrais criando espaço ao lado de Witsel que os adversários aproveitam.

O 4x3x3: Para mim, além do 4x1x3x2 com Witsel a fazer de Ramires, é o sistema ideal. Permite a Javi manter as rotinas de trinco, permite a que Aimar organize jogo a partir de trás e não se perca na frente a correr atrás dos adversários, Witsel dá consistência ao meio campo, capacidade de recuperação de bola, capacidade para segurar a bola, inteligência e qualidade no passe. Com este sistema bem trabalhado o Benfica ficaria fortíssimo em todas as vertentes do jogo. Quanto aos avançados, é jogar aquele que estiver melhor ou consoante a estratégia e adversário. Com jogadores como Witsel e Aimar a organizar o jogo, com Nolito na esquerda e Gaitan na direita, ou vice-versa, situações para os avançados marcarem não faltarão.

Portugal Sub-20: Foram uns bravos!!! Não me identifico com o estilo de jogo desta selecção, faz-me lembrar a Grécia que nos tramou no Euro cá no burgo, no entanto a estratégia de Ilídio Vale resultou quase em pleno. Os melhores para mim, e por ordem, foram Nelson Oliveira, Mica, Nuno Reis e Danilo. Para mim o Nelson foi o melhor do Mundial, sem dúvida!!!!

Benfica vs. Feirense: Sinceramente gostei da equipa, embora ache que falta alguma agressividade defensiva e mais pressão sobre o portador da bola. Houve um período em que a equipa parece que se desorganizou e o Feirense podia ter feito o golo mas a vitória é justíssima. O gordo do César lá passou em velocidade e técnica por três adversários e marcou um golão!!!

Os corruptos: Os corruptos não estão a jogar a ponta de um corno e quando assim é aparecem sempre aqueles comandados por Vítor Pereira, o dos árbitros, a resolver os problemas. Neste momento os corruptos deveriam ter somente dois pontos na classificação mas graças ás ajudas habituais estão com seis pontos.

O LOL de Portugal: O que a lagartada fez foi uma autêntica VERGONHA!!!! Além de colocarem em causa a nomeação, levaram consigo um árbitro. Isto só em Portugal!!!! Se a moda pega, para a abertura de mercado em Janeiro é só clubes a contratarem árbitros para os seus plantéis.

Nuno Gomes: JJ e Luís Jardim não pescam nada disto, o Paulo Bento é que sabe. Quatro minutinhos a jogar após o minuto noventa. Para quem foi para Braga porque queria jogar...

Adeptos do Benfica: Trinta e cinco mil na Luz e mais umas assobiadelas ao Cardozo. Em relação ao número de espectadores, como estamos de férias dou o desconto, a partir de Setembro quero, no mínimo, cinquenta mil na Luz. Aos merdas dos assobiadores, por favor, fiquem em casa ou vão para a p**ta que vos pariu!!!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Benfica: A inscrição de portugueses na UEFA

. 9 comentários
Acabadinho de chegar a Lisboa para estar no aeroporto a receber os nossos heróis.

Depois de aparentemente só nos termos lembrado das regras da UEFA quando já tinhamos o plantel quase todo feito, dá agora a ideia que está a «usar os putos» para cumprir as regras. ERRO TREMENDO!

Como o GB disse e muito bem, infelizmente esta é uma regra esquecida pelos clubes e este ano o Benfica tem um dilema: Ou faz o mesmo que o Porto (ignorando a formação) e inscreve menos jogadores na UEFA, deixando em aberto os lugares não preenchidos com jogadores da formação - inscrevemos 23 em vez de 25; Ou decidimos «queimar» literalmente o Luis Martins e o Ruben Pinto obrigando-os a ficar um ano sem jogar numa idade fundamental.

Claro que nem me passa pela cabeça manter o Luis Martins e o Ruben Pinto a jogar pouco ou nada, só para inscrever 25 jogadores na UEFA, pelo que espero que os dirigentes tenham a inteligencia de inscrever como portugueses (6): Mika, Eduardo, Miguel Victor, Ruben Amorim, David Simão e Nélson Oliveira, três dos quais formados no SLBenfica, deixando assim dois ligares em aberto na lista para a UEFA.

QUE HAJA COMPETÊNCIA PARA NÃO QUEIMAR UMA TEMPORADA A ESTES DOIS JOVENS - Não devem ficar no plantel mas sim ser emprestados para jogar com regularidade, mas jogar mesmo... não é «andar por ali».

No que toca a portugueses e estrangeiros, continuo a acreditar que se fez mal em deixar sair Carlos Martins para ficar com Matic e não será o golo (excelente) do Bruno Cesar que me faz pensar diferente sobre ele e o David Simão.

Ainda assim, quer parecer-me que ainda vai entrar mais gente até ao fecho das inscrições, porque quando se fala na saída do Jara para o Granada (para ficar com o Mora? Nem quero acreditar...) e do Urreta para Itália (qualquer dia teremos uma desilusão com este excelente jogador, devido à estupidez do Jesus em o dispensar constantemente quando até a titularidade merece)... parece-me que vai entrar mais gente. Vamos ver.


Como é possivel permitir-se ao Jesus que prejudique o Benfica desta forma?


Por falar em entradas, hoje a imprensa fala no excelente jovem espanhol Hugo Mallo (gostei de o ver no Mundial) para alternativa ao Maxi, não me parece nada mal. Mas quem se lixa é mais uma vez um português (Ruben Amorim) porque não tem espaço no meio campo defensivo que é a sua posição natural (Javi e Matic), nem tem na ala direita (Enzo e Gaitan). Além disso, já vamos para o terceiro lateral direito contratado e a renovação do Maxi Pereira... nem vê-la.

domingo, 21 de agosto de 2011

O NGB nunca os Abandonará

. 11 comentários
Nélson Oliveira foi "só" considerado o segundo melhor jogador do Mundial Sub20, atrás apenas de Henrique do São Paulo. Como ele, Mika foi o melhor guarda-redes do Mundial.

Jorge Jesus apressou-se anteontem a desvalorizar, como fez com Nolito e Capdevila, ao dizer que estão a jogar com intensidades inferiores à Liga Nacional - claro que sim, jogadores como Lacazette (Lyon), Lamela (Roma), Coutinho (Inter Milão), Rodrigo (Benfica)... são todos de baixa intensidade, ou então é simplesmente uma desculpa esfarrapada de Jesus para insistir em Hugo Almeida. Mais uma...

Podemos ter que aprovar comentários com gentinha que reduz a sua importância a "jogadores banais", podemos ter que ler os benfiquistas a dizer que os sul americanos que chegam aos magotes todos todos os anos são os melhores do mundo e arredores tão rapidamente quanto são... dispensados.

O (Novo) Blog GeraçãoBenfica NUNCA ABANDONARÁ os jovens da formação do SLBenfica. Assumo o compromisso aqui e agora de nunca me calar perante a injustiça da falta de oportunidades a estes jovens jogadores que, muitas vezes, passam uma vida inteira de camisola do SLBenfica vestida, para chegarem aos seniores e verem a sua oportunidade caída aos pés de um qualquer brasileiro, argentino, uruguaio ou chileno que chega classificado de promessa, a troco de milhões, e sai escondido em empréstimos ou vendas quase sempre penalizadoras.

São muitos os jovens que conheço que chegaram ao SLBenfica aos 9, 10, 12 anos... e quando chegam perto do sonho de finalmente sentir aquela camisola, naquela estádio, simplesmente vêem-se dispensados e desamparados, penalizados pelos interesses de empresários.

Sejamos sinceros: O PROBLEMA NÃO ESTÁ NOS JOVENS! O problema está no futebol português que teima em subjugá-los ou mesmo enganá-los.

De um lado as oportunidades de chorudas de comissões para trazer estrangeiros que são promovidos nos jornais como "estrelas"; do outro lado estão promessas de outros empresários a jovens, mostrando-lhes que em Portugal nunca serão apostas e despachando-os para clubes que lhes darão também a esses chorudas comissões; outros, coitados, são apanhados no meio destes dois turbilhões e passam ao lado de carreiras no futebol português, pejado de estrangeiros, simplesmente por não conhecerem as pessoas certas.

A selecção nacional de Sub20 foi um excelente exemplo disso. Enquanto lutavam e eliminavam outros jovens com muitos minutos nas suas divisões principais e até competições internacionais de clubes e selecções dos países onde jogam... pouco ou nada continuavam a representar para os dirigentes portugueses que tentam que eles se mantenham esquecidos, devido à vergonha que sentirão por os esquecerem.

Ainda assim, o SLBenfica é o menos mau exemplo de todos (felizmente!). Na selecção estavam três jogadores que integrarão o plantel desta temporada e um que entregou o da época passada, mantendo-se ligado ao SLBenfica e, desejamos, regressará na próxima época.

Contudo, não escapamos à forma como deixámos "fugir" sem lhes dar reais oportunidades, jogadores como Danilo Pereira, Lassana Camará ou Mário Rui. Não têm qualidade para o SLBenfica, dirão alguns. Pois eu preferia testar como testámos mais de 200 jogadores nos últimos 12 anos, dos quais talvez nenhum tenha ficado no Benfica mais de dois/três anos...

... Teriam falhado, facilmente antecipam os apaixonados pelos flops estrangeiros. Eu prefiro dar espaço a que falhem os nossos! Os que sabem o que é o SLBenfica! Os que não dizem "é mais um jogo"! Os que sabem em campo o que representa aquela camisola, sem pensar naqueles chavões que já enjoam dos recém chegados.

Uma coisa todos sabemos! Sem serem apostas verdadeiras, nunca vingarão! Sem lhe darmos o devido apoio e incentivo a todos os níveis, nunca vingarão. E num momento em que a crise económica bate à porta e o risco e os custos têm que ser cada vez melhor geridos, o que melhor do que apostar na nossa formação?

Claro que não se trata de "apostas cegas". Muito menos se trata de aproveitar todos e mais alguns e claro que também não se trata de os "atirar aos lobos" cedendo-lhes a titularidade sem critério. Isso não passa de abordagens absurdas de quem diz que para o SLBenfica só servem os heróis sul americanos.

Lamentavelmente, só com mudanças nos regulamentos isto pode mudar. Só com mudanças nos regulamentos os jovens portugueses deixam de ser presas fáceis para empresários que se aproveitam desta falta de vergonha dos dirigentes (como aconteceu com Danilo e Mário Rui) e só com mudanças nos regulamentos deixarão de chegar estrangeiros extra-comunitários que só penalizam investimentos, obrigando a gastar tanto ou mais em trinta ou quarenta jogadores, do que aquilo que recebem com um dos investimentos de sucesso.

Como já disse antes, o SLBenfica parece ser o clube mais próximo de aproveitar a sua formação. O FCPorto é a vergonha total não integrando nem um jogador formado no clube (onde anda o tal projecto "Visão 611"?) e o SportingCP cedeu à tentação de acreditar que não ganhavam títulos era porque apostavam na formação e os resultados estão à vista.

No SLBenfica, eu já assumi aqui que não hesitaria em fazer o que Real Madrid e Barcelona fazem com frequência, quando recompram jogadores formados no Clube, que em tempos deixaram fugir. Premiava o Danilo, Saná e Mário Rui com a negociação com Parma e Valladolid com a opção de recompra dos jogadores para a temporada 2012/13, em função das suas prestações na presente temporada aos serviços desses clubes. Se há vergonha que não devemos ter é de valorizar os nossos...

Gasta-se tanto dinheiro mal gasto (entre os milhões em jogadores e protocolos de 400.000€ com o Varzim...), que seguramente o investimento na opção de compra sobre estes jogadores não seria um mau investimento.

Entre os que estão ligados ao SLBenfica, Roderick terá, com um ano de atraso, uma época para jogar com regularidade, o mesmo que necessita o Mika totalmente tapado pelo Artur. Como já vi um companheiro da blogsfera sugerir, seria importante manter Mika (e Oblak) com minutos de jogo. Não sendo possível - será? - Mika deverá, no mínimo ser o titular absoluto da Taça da Liga e a opção clara para a próxima temporada ser o suplente de Artur Moraes e titular nas taças nacionais, mantendo Oblak a rodar e jogar com muita regularidade.

Apontados ao plantel estão, contudo, dois jogadores que entendo que merecem sair, por estar numa idade crucial para terem minutos de jogo, preferencialmente na Liga Orangina: Luis Martins e Ruben Pinto. Integrá-los já este ano é o que chamo apostar na formação, a todo o custo e sem critério... possivelmente a forma de perder estes jovens.

Em sentido inverso, Miguel Victor, David Simão e Nélson Oliveira (juntando Miguel Rosa que não deveria ter sido emprestado) merecem oportunidades muito reais! Quando falo em oportunidades muito reais não quero, obviamente, dizer que estes dois jovens já estrão em condições de "sentar" Luisão, Garay, Aimar, Gaitan, Saviola ou Cardozo. Claro que não, ou melhor, não de forma constante. Serão dois jogadores que devem ser vistos como SOLUÇÕES e não como meras opções. Poderão ser até titulares aqui e ali... mas devem contar sim é com oportunidades para irem jogando, especialmente nas competições nacionais e com a titularidade declarada na Taça da Liga.

Além destes três formados no SLBenfica, é então preciso não esquecer Mika e também na próxima temporada o Roderick. Não contaria com Ruben Pinto e Luis Martins antes de 2013/14, uma temporada em cada escalão (já que não temos equipas B competitivas no quadro competitivo em Portugal).

Neste caminho poderá ainda entrar o brasileiro Diego Lopes, a ser considerado o seu empréstimo a um clube da Orangina na próxima temporada. Isto sem esquecer a integração na próxima temporada de Yartey como opção na ala esquerda. Tenho duvidas em relação a Leandro Pimenta, entre os mais velhos.

Ainda assim, no caso do SLBenfica, estamos a falar de quase 10 jogadores que podem ser lançados no plantel (o tempo dirá se justificarão a permanência), pelo que me parece que na perspectiva da formação, há matéria prima... mas não pode ser "encostada" como é habitual em Jorge Jesus.

Alguém tem que fazer ver a Jorge Jesus que estes jovens têm que ser apostas!!! Têm que ter oportunidades e não passar temporadas fora dos convocados, como aconteceu com Roderick e como está a acontecer até agora com David Simão...

Completo, o mais completo

. 12 comentários
Nélson Oliveira será, porventura, o mais completo avançado que o SLBenfica tem no plantel desta temporada. Velocidade, com e sem bola, agilidade, técnica, capacidade física, movimentação, qualidade de remate e passe, enfim...

Jesus vais orgulhar-te, ou envergonhar-te? Irás orgulhar-te de o fazer evoluir (ainda mais) com jogos e oportunidades, ou envergonhar por ele sentar algumas opções que custaram milhões? O mesmo se aplicará ao David Simão, mas esse com mais gente de qualidade para ultrapassar.

FIM Prolongamento (3-2) Brasil venceu mas...

. 15 comentários
... Mas precisou de um chouriço no primeiro golo e um chouriço monumental (cruzamento que deu golo directo) no terceiro, já com Portugal em inferioridade numérica, por lesão de Danilo - de rastos.

Portugal foi SUPERIOR durante os 120 minutos tornando este resultado muito injusto e com um sabor amargo.

Aguardo pelos comentários dos que preferiram uma noite bem dormida ou de copos para agora virem aqui criticar a selecção e a qualidade de jogadores que mostraram hoje serem capazes de ser superiores aos brasileiros, já depois de terem eliminado os argentinos.

Mario Rui que muito aqui defendi e que foi apelidado de banal fez um jogo enorme, tal como Sana e Danilo. Melhor, só mesmo Nelson Oliveira que foi o MVP do jogo, na minha opinião, apesar do hattrick do Oscar (dois chouriços).

Assumindo a vergonha do SLBenfica de recomprar o Danilo e o Mario Rui, haja pelo menos a coragem de não cair na vergonha de não apostar de forma muito séria (falo em oportunidades reais para ser titular algumas vezes) em Nelson Oliveira. Um avançado como Portugal já não tinha há muitos, muitos anos e, arrisco, que o SLBenfica não tem melhor no plantel. Se ele fosse sul americano ou espanhol...

Parabéns campeões. Deram tudo, sozinhos, por vocês... Por Portugal. Eu tenho muito orgulho e só lamento que em Portugal não haja vergonha por não vós dar oportunidades reais.

Final 2a parte (2-2) - Final Mundial Sub20

. Sem comentários
Com um árbitro muitíssimo "brasileiro" a permitir jogo durinho aos brasileiros sem lhes dar o mesmo tratamento disciplinar que dá a Portugal (as camisolas amarelas da CFB pesam na FIFA), Portugal vão para prolongamento na Final do Mundial Sub20. A todos os que têm criticado esta selecção dizendo que não tem qualidade, lamento que não tenham ficado acordados para verem o Brasil em sentido.

Em sentido estão também os que chamaram de medíocres o Sana, Danilo e o Mario Rui este então que fez uma grande, mas grande exibição, só superada pelo jogaço feito pelo Nelson Oliviera, claramente o MVP desta final, marcando um grande golo e saindo massacradissimo físicamente depois da entrega - mais uma vez quase sozinho no ataque - e também de muita porrada que levou.

Para o prolongamento, EU ACREDITO EM PORTUGAL (mesmo sem o Nelson Oliveira que sairá já sem forças), mas mesmo que o Brasil seja vencedor (não o merece pelo jogo jogado), esta selecção é motivo de grande orgulho para todos os portugueses E VERGONHA PARA TODOS OS QUE CONTINUARÃO SEM CORAGEM PARA ASSUMIR UMA APOSTA EM ALGUNS DESTES JOVENS.

FORÇA PORTUGAL, a 30min da realidade merecida.

Final 1a Parte (1-1) Final Mundial Sub20

. 1 comentário
Independentemente do resultado final deste jogo, espero que aqueles que têm dito que a selecção não joga nada estejam a ver o jogo. Portugal está a jogar de igual para igual com o Brasil e com reais oportunidades para fazer o segundo golo.

O golo de Portugal nasce de uma grande abertura feita para Nelson Oliveira, que respondeu com grande velocidade e capacidade de colocação do passe para a entrada do Alex que teve apenas que encostar para golo.

Apesar da segurança e do habitual rigor colectivo, exibição segura do Roderick e do Mika, com o Nelson a ser um autentico quebra cabeças para a defesa do Brasil - se isto não chegar para ser opção real para Jesus então já não sei o que é preciso. Entre os "nossos" também Danilo e Mario Rui estão seguríssimos e o Sana está a ser importantíssimo no ataque.

Mesmo com o arbitro a proteger a selecção que já conquistou quatro mundiais, em sete finais, estamos a dar muita luta ao Brasil, contrariando todos aqueles que têm chamado esta selecção de fraca qualidade.

Já volto no fim da segunda parte. Força rapazes, por agora pode cair para qualquer dos lados.

PS- 13M€ por "aquilo"? Não obrigado.

Vitor Pereira é Benfiquista

. 10 comentários
A resposta que o treinador dos corruptos deu ao Jesus é de benfiquista. Talvez seja a unica vez na história que concordei com um corrupto: Jesus é egocêntrico, tem a mania que o sucesso é só dele. Depois, leva com estas bocas e sai de rabinho entre as pernas.

Hoje, mais uma vez uma exibição pouco ou nada convincente, com decisões dignas de um treinador que aparenta andar a jogar FM, mas daqueles que salva os jogos antes para depois poder voltar a jogar quando faz merda... Só que na vida real não dá.

Depois de rasgar o Capdevila, hoje lançou-o em jogo, deixando o Emerson, que tem sido o titular, fora do banco... Mas convocado (burrice digna de deixar o Emerson contente, claro).

Quando todos os adeptos se entusiasmaram com um 4-2-3-1 empolgante como vimos com o Arsenal, o mestre da táctica resolve dizer que ele é que sabe e teima no 4-4-2 que o deixou a mais de 20 pontos do treinador puto que anda à rasca em Inglaterra. Ele é que percebe disto, por isso toca de meter o Witsel no banco e manter-se fiel às suas ideias (já que o Nolito tem sido abono de família e ainda se lixava em o tirar) e mesmo o belga sai porque ele já viu a merda que é tirar o Aimar como e viu em Barcelos.

Pelo meio, lá vai tendo a necessidade cada vez que fala de defender publicamente o Cardozo. Não se percebe estes individualismos.

Para não variar hoje, só ganhou a um fraquíssimo Feirense quando repovoou o meio campo e voltou a reduzir a necessidade de o Aimar correr o campo todo, ao mesmo tempo que deu auxilio a um Javi que não chega para tudo. Aí vão dois jogos, contra dois adversários fraquíssimos e totalmente ao nosso alcance, que só não ganhamos por teimosia do treinador do Benfica que parece que anda a tentar a todo o custo ser despedido.

Ignorar Urreta para insistir no Enzo totalmente fora de forma, é estúpido. Não se entende. Consegui pelo menos perceber a ausência do Matic, dado que meteu o Witsel no banco, era mais que burro, era infantil ter dois médios semelhantes no banco. Incompreensivel, contudo, é a insistência de manter o Gaitan nas alas quando ele pode ser solução para alternativa ao Aimar durante o jogo, no centro, abrindo vaga para Urreta na direita.

Em resumo, o que já foi dito por muitos e varias vezes: o Jesus tem muito plantel e tudo para ser campeão, mas parece não ter capacidade para ele.

PS- o Expresso hoje deu conta do contra-ataque do Oliveira. A F1 já está assegurada até 2016.

sábado, 20 de agosto de 2011

Eu quero o Benfica de volta!

. 14 comentários
É incrível estar com o credo na boca contra uma equipa como o Feirense! É incrível sofrer 3 golos de recém primodivisionários! E agora venham-me lá chamar anti! Não exijam mais ao nosso clube e do futebol nacional, não!! Não contribuo para o peditório de arruinar o maior clube português! Se quiserem, força!

Teimoso o gajo

. 9 comentários
Se todos somos treinadores de bancada, eu tenho direito a minha opinião.
Urreta fora dos convocados, não conta para o Jesus, mesmo sendo o melhor médio ala direito do Benfica (neste momento). Dois defesas esquerdos convocados e um deve ir para a bancada (se for Cap é vergonhoso, se for Emerson é estúpido tirá-lo da titularidade para a bancada). David Simão também não conta, apesar de ser a melhor alternativa ao médio (nº10) neste momento. Para mim chega! Não comento mais as asneiras deste senhor. Quem o defende que o ature, o que vale é que é contra o Feirense e até com os juniores ganhamos. Precisamos mesmo de quem ponha ordem nisto. Vá lá Rui Costa e Carraça, apertem-lhe a malha.

Porto Favorecido? Recordar José Veiga

. 10 comentários
Estou farto desta merda. O que nos vale andar a dizer que somos diferentes, superiores, que pugnamos pela verdade desportiva, tretas é o que é. O Vieira não chegou onde chegou na vida a pugnar pela moral e bons costumes e é hora de fazer o mesmo no Benfica, mesmo chocando as virgens ofendidas que são muitos sócios.

Do que nos tem valido essa atitude de meninos de coro? Nada , senão sermos gozados por empresários e dirigentes, árbitros, observadores etc.

Recordo aqui o José Veiga, que pode ter muitos defeitos, estou-me a cagar que seja ou não benfiquista (é engraçado ver comentários sobre ele, quando temos a SAD empregnada de lagartos e tripeiros).

Quando ele esteve no Benfica, os corruptos viveram uma temporada de instabilidade como nunca tínhamos visto, chegámos ao Porto a desafiá-los com as próprias armas, vimos um dirigente responder à letra a esses merdosos, fazendo-lhes uns piretes para a bancada, enquanto fomos ao Dragão desnortea-los e meter-lhes uma derrota de 2-0.

Foi com Veiga no Benfica que houve árbitros e observadores a serem surpreendidos em restaurantes quando jantavam com gente corrupta desse clube de merda ou emissários mandados por eles.

Não sei se é do Viega que precisamos, até porque o Vieira parece que só gosta de se relacionar com o Salvador que dá a mão aos corruptos, com o Gomes que se confessa portista e ex-dirigente, com o Oliveira que leva os corruptos ao colo, com o Madail que serve interesses de valorização de jogadores deles, como aconteceu com o Micael.

... Mas ter a vontade de juntar a esta luta alguém com os conhecimentos do Veiga, capaz de por esses corruptos na linha, já não interessa. Porque será?

Não tenho especial reconhecimento pelo Veiga. Tenho a certeza, contudo que sendo ou não benfiquista, é-o mais que muitos que por lá andam. Mas mesmo admitindo que não o seja, o que é certo é que foi o ÚNICO que na ultima década teve a coragem de desestabilizar os corruptos e, curiosamente, foi o único que esses corruptos tudo fizeram para o denegrir e afastar do Benfica (e do futebol). Porque será?

Com ou sem Veiga, sei que continuar a ser amigo dessa gentinha não é solução. Haverá algo que se calhar um dia será saberemos que impede o Vieira de desafiar essa gente como o Veiga o fez.

Estranhamente, se por um lado o Vieira não hesita em segurar sempre trastes como o Vitor Pereira, desculpar Fernando Gomes ou ser complacente com Madail... Não hesitou também em deixar cair o Veiga, apesar da ameaça que começava a representar para os corruptos, quando estes tudo levantaram e inventaram para o denegrir.

ATENÇÃO: eu não quero o Veiga ou seja que nome for. Quero sim que haja no Benfica quem tenha capacidade, sabedoria e conhecimento para os desafiar, para os lixar, para lhes dar a provar do mesmo veneno... Se é o Veiga, seja. Se é o Carraça, seja. Se é outro qualquer, seja... Mas parem de ser anjinhos ao ponto de darem cada vez mais a ideia que são coniventes com estas praticas corruptas.

Silêncio muito incómodo

. 8 comentários
Está a tornar-se muito incomodativo o silêncio da SAD relativamente ao FAVORECIMENTO EVIDENTE do FCPorto nas duas primeiras jornadas, juntamente com ERROS PREMEDITADOS que garantem que os adversários directos perdem pontos, para a habitual clivagem de inicio de campeonato, que leva os corruptos calmamente confiantes até final do campeonato.

Até os betinhos do Lumiar já levantaram a voz... Há muito que o defendo, SportingCP e SLBenfica unidos podem mesmo mudar e credibilizar o futebol português. Mas é preciso que haja coragem desta SAD de desafiar aqueles que tanto tem elogiado - Vitor Pereira e Fernando Gomes.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O cerne das coisas

. 6 comentários
Paremos para falar sobre a formação, sobre a miserável equipa de juniores que temos este ano, sobre um treinador que insiste em erros recorrentes. E mais importante, numa massa adepta que se divide entre contestatários e fundamentalistas. Desapareceu o meio termo, tornando impossivel discutir entre adeptos o melhor para o clube. CarlosSLB

Praticamente todos os ex árbitros e comentadores das tvs disseram que foi penalty o do Porto... Por isso deixemo-nos de desculpas e ganhemos os jogos como nos compete... Não estamos em primeiro porque contra um recem promovido à 1ª liga a ganharmos 2 a 0 deixamo-nos empatar... Inadmissível. Vitor Castro

Estes são dois comentários que recolhi no meu anterior tópico. E recolhi-os porque me parecem importantes! Reflectem o caos que existe nos adeptos do Benfica e demonstram a incapacidade de congregação do clube! E a incompreensão que existe quando se escreve algo que demonstra a pobreza franciscana que tem sido o SLB de há 20 anos para cá! E quando questionamos algo logo aparecem os donos da verdade que procuram não discutir o que foi escrito, mas sim por em causa a honra de quem escreve, sem demonstrar que estamos enganados! Em vários tópicos esquecem-se do tema central, pendurando-se no acessório! Discutam o que foi escrito! E deixem-se da defesa de LFV, a pessoa!
Amigos, o SLB conquistou 4 campeonatos desde 1 de Janeiro de 1990! Conquistou 2 desde 1 de Janeiro de 2000! Acham mesmo que está tudo bem? Acham mesmo que é só a corrupção? Será que sois tão ingénuos quanto isso? Abram os olhos! Reflictam... Não andem a atirar pedras só porque pensamos em questões importantes como as larguíssimas dezenas de milhões gastos em jogadores duvidosos! Em treinadores banais! Em decisões extrafutebol que não nos beneficiam! Na inércia do clube em lutar contra os poderes instalados! Abram os olhos! E aprendam a discutir!
A 1ª jornada, mais uma vez, levou-me a perder a fé toda na chance de um campeonato justo! Mas também comprovou que se não temos ordem, exigir o fim da corrupção é inútil! O CRAC teve a "benesse" costumeira, mas o SLB não foi capaz de melhor que um singelo empate contra uma equipa inferior! E se não fosse o Artur... E aqui que nós pugnamos! Se queremos demonstrar que a Liga está claramente viciada, não podemos dar abébias organizativas! E não se podem cometer erros anos a fio! Como LFV tem cometido!
No SLB acabou a cultura de exigência! Há uns anos atrás, um empate contra uma equipa como o Twente seria um mau resultado, "um mal menor". Hoje, já não! Passar o Trabzonspor era muito mais fácil e colorido... Em 10 anos ganhámos 2 campeonatos e pensam que LFV é o maior! Como é possível?
É este o cerne deste blogue: a interrogação de não termos um Benfica maior! Demonstrar o constante fracasso directivo que nos atravanca! Pois se existem aqui comentadores que atribuem à corrupção a causa de tão poucas vitórias, porque o Benfica não o demonstra!? Ou somos caluniadores? Respondam...
PS: mais um penalty para o CRAC... Porque o SLB não se manifesta com vigor? Até o Sporting já berra! E nós???

Jesus é que me preocupa

. 8 comentários
Estamos a duas semanas do fecho do mercado o plantel do Benfica está com trinta jogadores, mas o Jesus só quer vinte e sete, tendo já dito que Luis Martins será um deles, bem como Mika e Nélson Oliveira e se calhar o Ruben Pinto.

Os casos do Mika e do Nélson Oliveira, nada a dizer, qualquer um veria isso e falta agora saber é se lá andarão para fazer número ou se o teimoso conta como eles como SOLUÇÃO e não como mais uns.

Os casos do Luis Martins e do Ruben Pinto são diferentes. Ambos estão no primeiro ano de séniores e apesar de terem qualidade, integrarem o plantel para ficarem um ano sem jogar como aconteceu ao Roderick e no próximo ano serem emprestados como aconteceu também ao Roderick este ano... não faz qualquer sentido. São claros excedentários olhando para as soluções que temos e o momento de formação ainda destes dois jovens.

Qual é a ideia de ter o plantel com Miguel Victor, David Simão, Nélson Oliveira, Luis Martins e Ruben Pinto se todos (ou a grande maioria) não vai fazer mais do que poucos minutos? Então os dois últimos precisam de muito mais que isso e os primeiros três têm mais que qualidade para serem opções.

Outro erro colossal de Jesus é a falada dispensa de Urreta (para o clube satélite Granada). Neste momento é, de longe, o nosso melhor médio ala direito. Enzo Perez está ainda longe de estar melhor que Urreta e de Gaitan não tiramos o melhor partido dele encostando-o à linha.

A imprensa entretanto, não sei com que fundamento porque não vi a conferência de imprensa, diz que Jesus vai voltar ao 4-4-2 com Saviola e Cardozo - ERRO (há gajos que ou não aprendem... ou simplesmente gostam de falhar!!!). Com os jogadores que temos, o 4-3-3 ou 4-2-3-1, como queiram, é claramente o melhor. Aliás, esse esquema permite reduzir os terrenos a Aimar, protegendo a sua capacidade física e fazendo saltar à vista à brutal qualidade do Argentino.

Por fim, parece que um dos temas do «puxão de orelhas» do Vieira (muito bem esteve o presidente) terá sido o Capdevila, com a imprensa a especular sobre a titularidade do espanhol. Depois de o deixar de fora desta fase da Champions, dar-lhe a titularidade (merecida, porque é melhor) seria o necessário assumir do seu erro e do reconhecimento de que não é ele que manda no Benfica, mas o Vieira.

Portanto agora, Sr. Vieira, é só aplicar aos assuntos acima o mesmo «aviso» sobre o tema do Capdevila e garantir que o Jesus deixa o Ruben Pinto e o Luis Martins sairem para jogar (decisão que já devia estar tomada, para poderem ser opções em equipas onde sejam emprestados, dado que os planteis estão quase fechados), garantir também que o Urreta fica e é solução, tal como o David Simão e o Nélson Oliveira (e o Mika na Taça da Liga).

Isso é insurgir-se no trabalho do Jesus? Não isso é defender os interesses do Benfica, que é o que esperamos do Vieira enquanto presidente do clube, como disse no post Clube ou Empresa? para quem ainda não leu.

PS- Sobre a ideia do GB da recompra do Danilo, estou totalmente de acordo. Grandes clubes como o Barça e o Real fazem-no (como fizeram uma vez com o Javi Garcia, por exemplo, ou como estabeleceram nas vendas de Rodrigo ao Benfica ou Bojan à Roma). Tem tudo para ser bem trabalhado e resultar. Mas mesmo que falhasse, prefiro falhar com os nossos que sabem e sentem o Benfica do que com sul americanos do «gang do chopinho»

ranking