O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 18 de junho de 2011

Os bilhetes para Loures eram muito caros?

 ●  6 comentários  ● 
O estado maior dos lagartos estava lá todo para apoiá-los na conquista do título, mas os dirigentes do Benfica e em especial o Vieira estavam onde? Na praia? Em Madrid a pedir esmola? Se houvesse caneco e fotografia a história era outra não é Vieira?

PARABÉNS SR. LUIS FILIPE VIEIRA POR UMA ÉPOCA SEM UM ÚNICO TÍTULO DE CAMPEÃO NO ESCALÃO SÉNIOR, NEM NO FUTEBOL, NEM NAS MODALIDADES DE PAVILHÃO.

Jorge Jesus: Excertos de uma grande entrevista

Avatar
 ●  9 comentários  ● 



Sobre a gestão do sucesso


Sobre o mercado sul americano e alguns reforços



Sobre Nuno Gomes


Sobre Roberto


Sobre Sálvio e Gaitan


Sobre Saviola


Sobre alguns reforços


Sobre a politica de contratações do clube



Sobre a Copa América

E bater com o pé não?

 ●  6 comentários  ● 
Hoje é notícia d'A Bola que o Real Madrid está disposto a oferecer 40 milhões de euros por Neymar. Isto enquanto que demonstram uma relutância em baterem os 30 milhões da cláusula de Coentrão e tentam incluir jogadores no negócio para baixarem o valor para os 22 milhões combinados á uns meses atrás.

Se o Benfica tivesse á sua frente alguém com coragem, em vez de termos um Presidente que se desloca a Madrid para vender as joias do clube ao desbarato qual vendedor ambulante desesperado enviava-se um fax aos espanhóis a dizer que não há cá negócios sem chegar aos 30 milhões ou quanto muito 25 milhões mais Garay de modo a resolver outro problema do plantel enquanto andam a oferecer 40 milhões por outro jogador.
Qual a imagem que passa quando é o Presidente do clube detentor do jogador a deslocar-se a Madrid em vez de ser o clube comprador a vir a Lisboa? Parece que quem está mais interessado neste negócio não é o Real mas sim o Benfica.

Coentrão quer ir para o Real? Talvez, mas Simão também queria ir para Inglaterra, Luisão já quis ir imensas vezes para fora e não foi por isso que deixaram de render dentro de campo. Se houvesse uma estrutura de futebol solidificada em vez de ser tudo ao molho podia-se perfeitamente fazer ver ao jogador que para um jovem de 22 anos as oportunidades de dar o salto são muitas e que acima de tudo está a salvaguarda de um negócio que seja benéfico não só para o jogador e seu empresário mas também para a entidade empregadora - o Benfica. Entidade essa que não desistiu do jogador quando este foi corrido do Saragoça por andar em más companhias e fazer coisas que não devia em Espanha...

E assim poupava-se mais uma compra de valor obsceno como o que tem sido mencionado na Imprensa: a vinda de Ansaldi para substituir Coentrão será sempre por valores absurdos e corre-se o grande risco de ter um Roberto 2 - alguém que pelo preço vai ter muitas expectativas sobre si e com a responsabilidade de substituir um jogador de altíssimo nível.

«Crazy about Coentrão»?

 ●  1 comentário  ● 
Andámos meia época com informações OFICIAIS do interesse do Real Madrid, Bayern Munique e Manchester City pelo Coentrão. Além destes que tiveram posicões formais assumidas por dirigentes desses clubes no interesse no Coentrão, falou-se ainda de Milan e Liverpool.

Todos estão no mercado por jogadores para a posição onde joga o Coentrão.

Mas o Benfica, sem que eu consiga perceber porquê, só negoceia com o Real num entendimento que se fala em Madrid ser de 22 milhões já com objectivos e com um jogador.

O que não entendo é que se o Fábio é considerado dos melhores do Mundo na sua posição e se há mais interessado, porque é que o Benfica só negoceia com o Real Madrid e logo por valores muito distantes do que tinha sido prometido ser a exigência do Vieira: 30 milhões ou nada.

A quem interessa esta atitude do Benfica? Ao Benfica não é de certeza e que esta exclusividade é estranha, isso é.

Dois jovens no Paços Ferreira

 ●  8 comentários  ● 
Josué e Bacar são dois jovens (de qualidade, por acaso) que foram contratados para a equipa de Rui Vitória. De onde vêem? Ambos desvinculados dos andrades corruptos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Regras: UEFA e Liga de Clubes

 ●  3 comentários  ● 
Partindo do desafio (muito oportuno) do Far(away) no EternoBenfica, gostava de trazer o tema das regras da Liga e da Uefa, com impacto na construção dos planteis dos clubes de futebol. Comecemos pelo desafio mais simples, muito desvalorizado infelizmente, das regras da Liga de Clubes.

Diz a Liga Portuguesa de Futebol profissional na Secção 3, Artigo 45º do Regulamento das Competições (pag. 30) o seguinte:

(versão resumida pelo GB)
1. Podem inscrever-se jogadores de qualquer nacionalidade, desde que com contrato senior ou junior
2. Inscrição obrigatória de 8 jogadores que tenham sido inscritos na Federação Portuguesa de Futebol, pelo período correspondente a três épocas desportivas, entre os 15 e os 21 anos de idade (inclusive) - Jogador formado localmente
3. Não podem exceder 27 seniores e ainda 3 jogadores da categoria sénior do 1º ano que tenham sido juniores A pelo mesmo Clube na época anterior. 20 jogadores sub-23 do Clube Satélite e/ou da categoria júnior A.

Eu sempre tive a ideia que a regra dos jogadores formados no clube era obrigatória logo pela Liga de Clubes, mas afinal parece não (salvo desconhecimento meu de algum Artigo adicional), aplica-se apenas á UEFA. Ao que parece a lei o que diz é que têm que ser 8 jogadores que entre os 15 e 21 tenham realizado três temporadas em Portugal.

Da minha interpretação do regulamento, o SLBenfica pode inscrever por exemplo o Amorim, Moreira, Nuno Coelho, André Almeida, etc. não tendo necessariamente que ser o Roderick, David Simão, etc.. Aliás, se olharem ao plantel, por exemplo, do FCPorto da época que terminou, percebe-se que a lei é efectivamente assim, sendo portanto indiferente onde foram formados, desde que tenha sido em Portugal.

Acresce ainda uma regra estúpida (terei interpretado bem?) que o clube não pode promover directamente dos juniores mais de três jogadores ao plantel principal.

Se a minha leitura dos regulamentos estiver correcta, a Liga de Clubes está a prestar um péssimo serviço ao futebol português e, no caso do SLBenfica, nada nos garante que algum dos nossos jovens sequer venha a ficar no plantel, nem que seja por imposição legal.


Já no que diz respeito à UEFA, aí sim há duas regras relevantes a explorar:

1. Jogadores Inscritos. Os clubes têm de inserir na lista de 25 jogadores inscritos para as provas europeias, quatro jogadores formados nas suas escolas e mais quatro provenientes de outro qualquer centro de formação nacional. Podem ainda inscrever uma Lista B ilimitada com jogadores que a partir dos 15 anos, sendo formados localmente, tenha estado inscritos em mais de duas temporadas.

2. «Fair play» financeiro. Uma regra que entra em vigor em 2013/14, corresponde a um conjunto de regras cuja meta é garantir a saúde financeira dos clubes europeus e tornar o futebol viável a longo prazo. O controlo das contas será feito através de uma auditoria e o não cumprimento dessas regras fará com que os clubes em falta sofram punições severas:

a) Impedir que os clubes gastem mais do que o total de receitas geradas, através de fiscalização e aconselhamento financeiro a clubes que apresentem resultados operacionais negativos de forma repetida;

b) Controlar os valores pagos a jogadores em salários e transferências, através de fiscalização e aconselhamento;

c) Controlar os níveis de endividamento dos clubes através de indicações e aconselhamento, para que possam apresentar um desenvolvimento financeiro sustentável;

d) Limitar o número de jogadores em cada plantel, contribuindo dessa forma para reduzir custos, nomeadamente em salários e transferências.

A implementação deste conjunto de regras será faseada durante três anos: 2010, 2011 e 2012. Ou seja, faltam apenas duas temporadas (a próxima e a seguinte) para estas regras da UEFA entrarem em vigor e os clubes, na minha perspectiva estão ainda longe de estarem preparados, especialmente porque como se viu acima a Liga de Clubes tarda em (sugestão GB):

1. Limitar a inscrição de extra-comunitários e limitar ou regrar o estatuto de igualdade do cidadão brasileiro. Actualmente não impõe qualquer restrição e ainda facilita o estatuto de igualdade.

2. Impor um número mínimo de jogadores no plantel principal formados NO CLUBE que, idealmente, não deveria ser inferior a 4 ou 5.

3. Obrigar a que mais de metade do plantel inscrito seja de nacionalidade portuguesa

4. Limitar ao máximo a entrada de jogadores extra-comunitários menores de 18 anos. Impor regras para jogadores, mesmo que comunitários, menores de 18 anos se transferidos de outros clubes.

Já que a Liga de Clubes não avança neste sentido, o SLBenfica deveria acautelar o futuro neste domínio procurando cada vez mais impor regras no Caixa Futebol Campus que privilegiem o jogador português como: impor um número-objectivo (entre 1 e 3) de novos jogadores formados no SLBenfica a integrarem anualmente o plantel sénior, assim como sensibilizar o treinador do plantel principal (seja quem for) da necessidade de potenciar estes jogadores no plantel e arriscar e dar oportunidades, etc.

Nesse sentido, volto a afirmar a minha preferência por ter no plantel Oblak, Miguel Victor, David Simão, Miguel Rosa e Nelson Oliveira, sendo ponto assente (pelo menos) a sua utilização nas Taças nacionais mas sem esquercer, apenas se justificarem, no Campeonato e Competições Europeias.

Os empréstimos criteriosos de Ruben Pinto e Lassana Camará dar-nos-á a possibilidade de juntar pelo menos mais um ou dois na próxima temporada e nas seguintes teremos jogadores como Diego Lopes e Jean Silva (estes brasileiros), Sancidino Silva, etc.

Desculpem, são só mais umas perguntinhas...

 ●  9 comentários  ● 
Pensem na seguinte situação: temos dois jogadores, estrangeiros que vêm para Portugal. Jogavam no mesmo campeonato. Um, custa cerca de 900 mil euros, o outro é avaliado em 5 milhões. O primeiro tem 25 anos, o segundo, 22. O primeiro era capitão da sua anterior equipa, inclusive foi campeão em 2009 e 2011 acabou em 4º, sempre como peça fundamental, o segundo era titular da sua equipa que acabou, também em 2011, em 15º. Qual contratavam?

Outra perguntinha: Um jornalista da Marca, que falou à RR, afirma que o negócio Coentrão está praticamente fechado. Por 22 milhões + Sarabia. Na hipótese de ser verdade, só na hipótese, consideram um bom negócio? E se Yartey entrasse no nosso plantel, jogador relativemante similar a Sarabia, teria o mesmo crédito que Sarabia?

Voltemos então ao exemplo com o qual inicei este post. O que fazer com Nuno Coelho? Dar-lhe uma chance? Optamos por um jogador português, de qualidade, adaptado à nossa realidade e (aparentemente) do Benfica ou por um estrangeiro ainda mais jovem, sem créditos?

Outra: temos uma defesa em risco de não estar a "jeito" para a pré da Champions, entre Copa América e uma venda. Não temos opções credíveis (Jardel não cumpre o que prometeu, Kanu jogava na IV divisão, Carole promete, mas está verdinho, Wass é uma incógnita e César não convence). O que vocês fariam, sabendo com muita antecedência deste cenário?

São só estas as perguntas! Por favor, respondam! Não entrem no habitual relambório de insultos sem responder. São só perguntas, nada mais... Digam o que vocês fariam, só isso!

PS: Ansaldi até seria benvindo... Mesmo!

Confesso que não percebo o caminho...

 ●  10 comentários  ● 
Ontem, Nuno Gomes, jogador equipa profissional de futebol do SLB, em final de contrato, viu o seu vínculo não ser renovado. Normalíssimo. Ainda no dia de ontem, o SLB despediu-se do seu capitão (e jogador com 12 anos de casa) com um "até breve"... O capitão do SLB há várias temporadas a esta parte saiu do Benfica com um comunicado no site... Já li noutro blogue que não se pode comparar Nuno capitão a Coluna, Diamantino e por aí fora. E comparam pelos títulos... Esqueceram-se do resto da equipa que os ditos capitães tinham à volta. Independentemente da qualidade do jogador, falamos de um jogador que teve sempre uma postura irrepreensível e que tem 12 anos de SLB! O Benfica não é isto! Não é!

Sai Nuno, sai Coentrão... Vamos ter um SLB sem portugueses! Temos sim é estrangeiros contratados em barda. E jogadores que aparecem no SLB não se sabe bem porquê! O trio do Varzim, Nuno Coelho que vem fazer não sei o quê, tal é a lotação no miolo. Não há portugueses de qualidade? Construam-nos no Seixal! Estamos a descaracterizar o SLB.

Corremos o perigo de não ter a defesa titular no arranque da Champions League. Magnífico planeamento, sem dúvida! Sim, porque este ano é a 1ª edição da Copa América e LFV anda a negociar Coentrão, indo ele para Madrid... Se isto não é incompetência... E por favor não dêem o argumento de que não temos defesa porque eles têm muita qualidade! Por isso é que existe "planeamento"! Algo que no Benfica falha sistematicamente! Ah, para não falar no resto dos jogadores que falharão a pré graças ao Mundial de sub20... Ou seja chegaremos a 1 de Agosto com o plantel longe de estar definido, impreparado e sem rotinas! Só o normal!

Cardozo anda pelo Paraguai a treinar para "aquecer" com a sua selecção! E se ele se lesiona com gravidade? Digo eu... Para não falar em tempo de descanso que perde!

A dias da abertura da oficina, continuamos aos solavancos... Com indefinições e com um contingente brutal de jogadores! Alguns deles só para encher! E aquisições essenciais, como um defesa central de qualidade indiscutível, 0! Ou um lateral para suprir a falta de Coentrão...

Confesso que não percebo! E quem diz que tudo isto é normal e que está tudo bem, está ver a coisa enviezada e não consegue discernir o certo do errado.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Será uma ideia impossível?

 ●  13 comentários  ● 
Lembrei-me de um projecto giro para o SLBenfica, num momento em que chegam rumores não confirmados de Madrid que o Real e o SLBenfica terão acordado a transferência de Fábio Coentrão por 18M€ + 5M€ de objectivos + a cedência ou empréstimo de um de entre Garay, Gago ou Sarabia.

Mas falando de coisas importantes, ou se calhar despropositadas. vocês me dirão:

Estive a ler sobre iniciativas de Gestão como o Primus Interpares ou o Global Management Challenge, mas há muitos outros que premeiam jovens em final de licenciatura, especialmente em Economia e Gestão, e que fruto das prestações nestes concursos obtêm logo entrada em grandes empresas nacionais e multinacionais.

E não é que pensei que o SLBenfica poderia lançar um projecto neste sentido?

Algo tipo Projecto Gestores SLBenfica XXI:
Direccionado a jovens, preferencialmente sócios do SLBenfica, frequentadores do último ano de cursos de gestão ou economia, que participariam num "simulador" de gestão desportiva, com casos pensados e estudados para constituírem desafios de gestão próximos da realidade e que incentivasse os candidatos a apresentar soluções criativas e que visassem o sucesso desportivo e financeiro de um clube de futebol virtual caracterizado a partir do contexto real do futebol na Europa e em Portugal.

Teria com objectivo a integração dos melhores candidatos no projecto empresarial do Sport Lisboa e Benfica, apostando depois o Clube na sua formação especializada em cursos internacionais de especialização como MBAs e sendo seleccionado um dos seus projectos de curso para implementação no SLBenfica.

Ou porque não também algo como Projecto SLBenfica Manager:
Direccionado igualmente a jovens, preferencialmente sócios do SLBenfica, frequentadores de cursos de desporto e especialização em futebol, participariam num projecto virtual simulação de treino de uma equipa profissional de futebol da primeira divisão, sujeitos a factores próximos da realidade como a gestão de balneário, metodologias de treino, reacções dos jogadores, etc. tudo num ambiente virtual previamente pensado e idealizado para criar desafios aos candidatos.

Teria com objectivo a integração dos melhores candidatos no projecto desportivo do futebol de formação do Sport Lisboa e Benfica, apostando depois o Clube na sua formação especializada em cursos de elite reconhecidos pela UEFA. A integração no SLBenfica seria a partir da camadas mais jovens até adjuntos ou, porque não, futuros treinadores do SLBenfica.

Isto faz sentido? Fomentar a qualidade e competência dos jovens universitários, benfiquistas, em prol de um SLBenfica mais competente, mais eficiente, mais eficaz, (ainda) mais inovador, e especialmente mais bem sucedido desportivamente...

... lembrei-me disto a propósito do livro do que vos recomendei ontem: "A bola não entra por acaso" do Ferran Soriano, ex-dirigente do Barcelona.

Estou Enganado?

 ●  11 comentários  ● 
Eu tenho um bem precioso que não quero vender, mas anda meio mundo a ver se o consegue comprar....
Então eu em vez de ficar sossegadinho em minha casa para ver se ninguém se lembra de me chatear, não faço o contrario vou a casa dos meus amigos perguntar se me querem comprar o meu bem precioso....
Ou será que estou meio confuso e afinal quero mesmo vender esse meu bem porque esse dinheiro da-me muito jeito para pagar no dia 1 de Julho a um fundo que eu tenho? E afinal esse meu bem tao precioso que eu tenho ate disse que preferia ir para casa do meu amigo que era maior que a minha e tudo....
E será que ele ao dizer isso não me tirou um peso de cima? Porque se ele tivesse dito que estava muito bem em minha casa ninguém ia compreender porque o ia vender, ainda por cima sempre abaixo da clausula .....
Mas eu também fico muito mais sossegado porque para completar o valor da clausula devem vir mais dois super jogadores com o Rodrigo ( mais 6 milhões de euros ) e o Alípio????

P.S. Podem continuar a chamar imbecil que não me importo eu apenas ao contrario do que o presidente diz sei o que é um Benfica ganhador e posso dizer com a força que nos temos o difícil é ter o Benfica como esta....

BenficaSempre

Querem contratar um jogador que galvanize os adeptos?

 ●  13 comentários  ● 
Bendtner. Jovem, europeu, de muita qualidade e com potencial enorme de crescimento além de que o Arsenal não conta com ele!!
Para além disso espeta-se uma farpa aos lagartos que andam a arrastar a asa ao Nuno Gomes e impede-os de construir um ataque explosivo com o holandês Wolfswinkel.

Para mim este vale muito mais que Brunos Césares (que não tem nem curriculo nem discurso que me convence), Rodrigos Moras e o camião de sul-americanos que vai aterrar para dar comissões a Aldaves, Bertollucis e Joorabchians.

Seria uma contratação nas da linha de Aimar, Saviola, Suazo e Micoli. Um jogador de nome e alguém que seria competição a sério para Cardozo, Saviola e Jara. Porque sejamos francos Weldon e Kardec são medíocres e não dão garantias enquanto que Nélson Oliveira, Rodrigo, Mora e Melgarejo são jogadores que precisam de crescer (especialmente os três últimos).

Seria o sucessor ideal para a camisola 21 de Nuno Gomes pelo sua qualidade.

A Máfia de Palermo

 ●  9 comentários  ● 
Acho que estes dois comentários deixados por um anónimo na caixa de comentários do palavras do presidente aos sócios na AG merece destaque.
São assim que as coisas funcionam no Porto? É algo provado? Não. Mas embora não saiba os esquemas ao pormenor é do conhecimento geral que estas estórias vergonhosas não são tão mirabolantes assim.

Tenho amigos no Porto (incluindo advogados) que mencionam que tudo o que for processos judiciais contra certos intocáveis são mortos lá dentro por amigos.
Mais do que dizer respeito ao Benfica, isto diz muito sobre o País que somos: Uma história de ficção com muitas semelhanças a enredos de filmes e séries da Máfia.

<<
A MÁFIA EM PALERMO

Os andrades têm 3 claques: C95 (claque de Gaia que não se dá bem com os outros), SD, de todo o norte, e UR, só gente da Ribeira. Macaco acumula a chefia das últimas duas.

1) As mortes nas discotecas
Foram elementos dos SD ou dos UR que mataram os seguranças.
Porquê? Para controlarem as discotecas.
Porque mataram os seguranças? Porque é simples, rápido e eficaz. Não podem matar os donos por razões óbvias. Os seguranças são uma questão de estratégia. Sem seguranças uma discoteca é vulnerável.
Como controlam? Fazendo com que os seguranças das discotecas da cidade do Porto sejam elementos da claque ou ligados à claque.
E porquê? Porque sendo os seguranças elementos da claque podem dizer ao dono: “Ou nos dás metade do que ganhas por noite, ou os seguranças partem esta merda toda”. Chantagem pura. Assim ganham muito milhares de euros. Mas não pedem o dinheiro todo, pois não querem que a discoteca vá à falência, precisam que as discotecas existam. O dono fica sempre com um mínimo para sobreviver. Mas eles ficam com a maior parte do bolo.

2) Tráfico, Circulação, Comércio, Consumo de droga

Dizem ao dono da discoteca: “Ou nos deixas vender a NOSSA droga na tua discoteca ou os seguranças partem isto tudo”. “Atenção, que o dinheiro da droga é para nós”.
Se os donos não alinham no esquema, matam-no. Logicamente que preferem alinhar nesse tipo de esquemas, pois eles começam por ameaçar primeiro as respectivas famílias.
As discotecas dão muito dinheiro, especialmente ao fim de semana e nos dias de festa. Agora imaginem a fortuna quando se trata de TODAS as discotecas da cidade.

3) Onde gastam o dinheiro
Primeiro para a polícia, para não se mexer.
Outra parte vai para eles próprios. Não é por acaso que o Macaco anda de Porsche, vive numa casa de 5 andares e não declara qualquer proveito. Assim como outros.
Mas a GRANDE PARTE vai para os árbitros ou outros interessados.

O dinheiro que ganham nunca é depositado no banco, anda de mão em mão, de bolso em bolso, de carteira em carteira. Nunca fica registado, nem em papel nem em cartão de crédito. É tudo dinheiro ilegal mas que nunca pode ser provado que existe.

4) Quem mataram?

Mataram 6 pessoas, 3 seguranças e 3 inocentes que estavam no sítio errado à hora errada. Como não queriam testemunhas, mataram também as testemunhas involuntárias.
Os seguranças eram de Gaia, provavelmente membros dos Colectivo. E era uma das discotecas que eles ainda não dominavam. Tinham de colocar lá os seus seguranças.

5) Controle dos jogadores

Controlando as discotecas mais facilmente controlam os jogadores que saem à noite. Quando isso acontece, telefonam para o Macaco ou para o Papa que os vão lá buscar pelos tomates. O Benny McCarntey dizia que se queriam sair à noite tinham de ir para Vigo. Os que bateram no Gomes da Silva foram alertados com certeza pelo segurança ou porteiro do restaurante.

(acrescento meu: por isto é que McCartney e Raúl Meireles iam ao putedo em Vigo... Até os SD deslocarem-se lá e mandarem-lhes uns calduços para os pôr na linha.)

6) Prostitutas para os ábitros e outros

O Soneca é dono de várias casas de alterne. Calor da Noite, (onde ia ou vai o Olarápio), Erotic Sex Club MauMau (na Ribeira), Diamante Negro (para os juizes, procuradores, e árbitros que gostam de mulatas) e a Pérola Jovem (para quem gosta de meninas de 10,11,12,13 anos). Não é por acaso que alguns membros dos SD já foram acusados de “tráfico de mulheres”.

Isto é demasiado mau para ser verdade, dirão alguns. Mas é verdade e a realidade em Portugal nos princípios do séc XXI. 

Não acredito que a PSP ou a PJ do Porto não saibam disto. No entanto, nunca nada foi feito, eles próprios estão comprados, por isso não lhes interessa que se façam muitas ondas. Mas isto tem de ser denunciado. É o verdadeiro sistema mafioso implantado em Palermo. O Mourinho tinha razão.

Mas isto é muito pior do que a verdadeira Máfia, pois esta está a ser combatida ferozmente em Itália pelos meios judiciais, policiais e políticos. Enquanto que aqui é o contrário. Está tudo a funcionar com a cumplicidade desses mesmo meios pagos como dinheiro dos contribuintes para a combater.

O que acontece é que toda esta podridão espalha-se a todo o pais através do futebol e não só. O país está todo contaminado através do desporto. É uma maneira de pensar, de agir que defende a promiscuidade, a corrupção e o tráfico de influências, através daquilo onde os homens são mais fracos. Na pilinha! E ninguém faz nada!

O exemplo vem de cima. O Siciliano está com uma rapariga que ele comprou com o dinheiro que tem roubado ao clube e ao erário público, e que ele encontrou num dos referidos estabelecimentos. As pessoas são maiores e vacinadas, mas como exemplo para a sociedade, para a região, para a cidade e para o país acho lastimável. E é este escroque e putanheiro mafioso que é recebido com honras de dignitário na nossa AR por deputados ignorantes, ou também eles corruptos, eleitos e pagos com o dinheiro dos portugueses.

E depois, hipocritamente, vêm para a CS escandalizados porque existem pessoas que querem ver o fim desta pouca vergonha e desejam a morte do principal culpado: O PADRINHO!

Portugal, para sair da merda onde se encontra metido, não precisa apenas de sanear a sua economia. Tem também de sanear os focos de corrupção e de tráfico de influências, da delinquência que corroem a alma e o corpo do país.  >>

Uma história de ficção baseada em rumores da vida real. É a verdade? Provavelmente não.
Anda lá perto? De certeza que há gente no Porto que saberá isso.

Palavras do presidente aos sócios na AG

 ●  10 comentários  ● 
«Eu sei o que é o Benfica ganhador, muitos de vocês não sabem o que é um Benfica ganhador»

Continuamos a «baixar as calças»?

 ●  11 comentários  ● 
Em Portugal e aos corruptos já perdi a conta, mas o caso agora é aos outros, tornando no Benfica uma prática comum «baixar a calcinha» aos demais.

Como já aconteceu no passado, dizem as notícias em Portugal e Espanha (será que mentem todos ao mesmo tempo?) que para o Real Madrid comprar o Coentrão ao Benfica... o Vieira foi a Espanha.

Só para eu perceber: O Coentrão tem contrato com quem? O Benfica é que tem que ir a Espanha? Quem é que está interessado? Eles que venham cá se quiserem.

De Espanha chegam-nos notícias que o Real está intransigente: 22 milhões (e não pagos a pronto) ou, no máximo 20 milhões com o Garay. Não era difícil prever que isto acontecesse, quem parece mais interessado é mesmo o Benfica.

já tinha ouvido falar no livro que o GB recomendou no post Jogadores do Benfica no Mundial Sub20. Ando para o encomendar há muito tempo e se calhar é desta. Muita gente me disse na altura que saiu muito bem desse livro.

e para acabar: O Benfica ainda não enviou as garantias para a compra do Enzo Perez. Depois queixemo-nos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Jogadores do Benfica no Mundial Sub20

 ●  8 comentários  ● 
Roderick (def. central), Luis Martins (defesa esq.), Mário Rui (def. esq), Lassana Camará (médio) e Nélson Oliveira. 5 jogadores do SLBenfica

Dá que pensar, depois do tópico do SouBenfica: O Benfica vai ter equipa B? Talvez seja hora de alguém comprar a Luis Filipe Vieira o livro abaixo:

Aos que ainda não tiveram oportunidade de ler, recomendo vivamente que o façam. Uma ressalva, se têm algum problema como elogios à organização e estrutura do FCPorto (e do Lyon), não leiam e continuem a viver o vosso ódio de estimação.

Ferran Soriano, um ex-dirigente do Barça, partilha a experiência que teve à frente de um clube hoje considerado, moderno, organizado e conhecedor das nuances do futebol e explica detalhes da profissionalização do Barcelona na sua gestão.

Uma nota final para voltar ao tópico O dia em que o Benfiquismo ficou mais pobre para o completar com um tópico que li no blog ChamaGloriosa: E se vocês tivessem sabido?

O Benfica vai ter equipa B?

 ●  13 comentários  ● 
Depois do André Almeida e Nuno Coelho, agora é o Pedro Terroso que assinou pelo Benfica e ainda temos a preferência sobre o central Neto e o avançado Rafael Lopes, que acaba de ser convocado para o Mundial de sub 20, todos do Varzim.

Uche, André Almeida, Nuno Coelho, Pedro Terroso, Melgarejo, Oblak, Leo Kanu, David Simão, Miguel Rosa, Nélson Oliveira, Rodrigo é tudo jogadores com contrato com o Benfica, com 19 anos ou mais e que sinceramente não percebo onde vão jogar no plantel da próxima época. A estes ainda posso juntar o Julio César, o Roberto, o Menezes, o Weldon, o Fábio Faria, o Kardec, o Fernandez, o Balboa, o Eder Luis, o Fillipe Bastos... São 21 jogadores, ou 24 se juntarmos os outros dois do Varzim. Dá para fazer uma equipa B.

ESTOU EM CHOQUE COM TANTO DESNORTE

PS- Também sou um benfiquista envergonhado pela forma como o capitão foi tratado

O dia em que o Benfiquismo ficou mais pobre

 ●  36 comentários  ● 
Não, Nuno Gomes não é um "simbolo" do Benfica como dizem!
Não, Nuno Gomes não pode ser colocado ao nível de outros como Eusébio ou José Augusto!

Mas sim, meus caros, Nuno Gomes foi e é um benfiquista como nós, que serviu o Benfica durante mais de uma década (foram 12 anos), que defendeu o SLBenfica como poucos presidentes e treinadores alguma vez o fizeram, perante escroques como o Pinto da Costa e outros, foi sempre um profissional exemplar, mesmo quando as suas capacidades foram relativizadas e votadas ao esquecimento em troca de sul americanos que desportivamente fizeram dez vezes menos em dez vezes mais oportunidades.

Nuno Gomes não é um craque! Mas Nuno Gomes era "apenas" o capitão do SLBenfica e Luis Filipe Vieira deixou que "opções técnicas" de um treinador que, como muitos outros, está de passagem, fossem colocadas acima do SLBenfica e da forma como devemos tratar os nossos.

O Nuno Gomes, e muito bem, não precipitou a sua "entrada nos gabinetes" quando sente que pode continuar a jogar - não seria mais que uma "fuga" e o Nuno já viu bem o que tem acontecido ao Rui Costa. Não é "um mero treinador" como Jorge Jesus que decide a carreira dedo capitão do SLBenfica.

Para mim, o "benfiquismo", a mística que une os benfiquistas em torno de um comportamento que não é explicável, ficou hoje mais pobre por ter sido vencido por interesses "técnicos".

Alguém, no Sport Lisboa e Benfica, permitiu que o treinador fosse colocado acima da forma como tratamos os nossos. Fica o meu lamento e tristeza, não por ser o Nuno Gomes, mas por ver os valores do benfiquismo cada vez mais rendidos a interesses individuais.

ENTENDAM: Não é o jogador Nuno Gomes que está em causa, é muito mais que isso!Eis o Comunicado do SLBenfica:
"Até breve, Nuno!

Foi endereçado, de forma reiterada, um convite a Nuno Gomes para integrar, a partir da próxima época, a estrutura da Benfica, SAD. O atleta deixou claro que pretende jogar durante, pelo menos, mais uma temporada.

Agradecendo a Nuno Gomes o seu percurso, o seu trabalho e dedicação ao Clube, a Benfica, SAD quer desejar-lhe as maiores felicidades desportivas, deixando claro que as portas desta casa estarão sempre abertas para quando ele entenda terminar a sua carreira desportiva."

E o do Nuno Gomes:
"Em virtude das muitas notícias publicadas sobre a minha situação no Benfica, venho, por este meio, esclarecer o sucedido.Hoje, fui informado, definitivamente, que o Benfica decidiu não renovar o contrato que tinha comigo. É uma opção técnica que respeito como sempre respeitei, concordando ou não.A partir deste momento sinto-me livre de analisar todas as propostas que possam surgir e escolher o meu futuro.Despeço-me do Benfica, desejando toda a sorte do Mundo e com a certeza de ter dado tudo por esta camisola dentro e fora do campo. Gostaria de me ter despedido dos Adeptos dentro de campo para Lhes agradecer tudo o que me deram mas encontrarei outra forma de o fazer.Obrigado por tudo. Forte abraço.Nuno Gomes"

PS- As minhas desculpas ao BenficaSempre, mas quando escrevi não reparei no tópico dele sobre o mesmo tema. Para vossa leitura também: Nuno Gomes!!

Nuno Gomes!!

 ●  8 comentários  ● 
Eu não sou daqueles que agora diz que o Nuno Gomes e o melhor do mundo, sim porque muitos daqueles que agora aparecem a chorar a saída do Nuno Gomes são os mesmo que lhe chamavam chulo quando ele falhava de baliza aberta ou quando não metiam o pé como todos nos queríamos....
Mas o Benfica mais uma vez mostra que esta muito bem entregue e que tem dirigentes que sabem bem o que o Benfica precisa para voltar a ser o melhor clube português. O ano passado foi o Quim , este ano foi o nosso capitão , mas ninguém esta preocupado com isso porque temos la o Gaitan , o Roberto, o Melgrejo, o Bruno Cesar , o Nolito , todos eles com uma capacidade enorme de mostrar a quem chega a grandeza e a mística do nosso clube!

BenficaSempre

terça-feira, 14 de junho de 2011

Lorenzo Melgarejo é do Benfica?

 ●  8 comentários  ● 
Segundo as informações que vão correndo pela internet, o avançado paraguaio de 20 anos Lorenzo Melgarejo já terá assinado pelo Benfica. Fica um video que encontrei dele.



Se vier será um avançado a juntar a Cardozo, Saviola, Weldon (que renovou contrato!!!), Jara, Mora, Rodrigo e Nélson Oliveira.

Ou eu não estou a ver alguma coisa que me escapa, ou a nossa política de contratações está totalmente descontrolada, aumentando em tempo de crise os custos salariais de forma impensável e multiplicando o número de jogadores de uma maneira louca.

Será que vai sair muita gente e não sabemos? Senão como cabe esta gente toda?

SLBenfica apresenta "Equipamento do Benfiquista"

 ●  3 comentários  ● 
Não fomos pioneiros, dado ser um equipamento já produzido noutros países especialmente tóxicos. Contudo, a Adidas e o SLBenfica optaram por trazer a ideia para Portugal, dado que a visita dos benfiquistas a muitos Estádios do país tem colocado em causa a nossa higiene, tal é a imundice que se vive no futebol português.

Na ausência de medidas claras contra esta vergonha a céu aberto e cada vez mais descaradas, não resta outra alternativa aos benfiquistas senão protegerem-se contra o lixo do futebol português. A PSP, sabendo desta medida, recomenda desde já a sua utilização na visita ao Estádio do Ladrão e ao AlvaLIXO, bem como na Pedr(ad)eira.

Há ainda uma acessório que tapa a visão e a inibe a audição para poupar os benfiquistas a algumas atoardas cometidas pelo próprio clube. Este kit adicional está ainda em avaliação e o seu fornecimento vai depender de como for preparada a temporada que se avizinha.

O Flop Hulk está a ser tramado?

 ●  11 comentários  ● 
"Mano Menezes também falou de Hulk, explicando a sua ausência da selecção brasileira, porque não o vê como ponta de lança, até porque ele não actua nessa posição no FC Porto, joga sim como segundo avançado a entrar pela direita, o que faz com que na selecção esteja tapado por Robinho e Neymar"
in RR

Andam a lixar a negociata ao Pinto da Costa?
Então o LOLk não era o melhor brasileiro a actuar fora do Brasil, em Marte e Saturno?

Então o Mano Menezes anda a "avalizar" a qualidade do trabalho da prospecção do SLBenfica ao mostrar interesse no Dede para a selecção e continua a teimar em deixar o Flop fora da selecção?!

O Mano Menezes se calhar não gosta de Amarelinha... (e olhem que não estou a falar da camisola da selecção).

AG - direito à palavra dos sócios

 ●  5 comentários  ● 
A AG logo à noite não pode ser para «cumprir calendário». O facto de a ordem de trabalhos ser apenas a votação do orçamento e de ser marcada para meio da semana não quer dizer que os benfiquistas que possam não estejam presentes. A mim só a ausência de Lisboa me impede de estar, mesmo que já tenha lido conversas de ameaças a algumas pessoas que nem quero acreditar.

Todas as AG contemplam no final o direito à palavra aos sócios. Faz parte dos estatutos do Benfica e por isso acho que deviam olhar para esta oportunidade como o espaço e local certos para falarem e questionarem a direcção.

Eu, se pudesse estar presente como gostaria, iria inscrever-me para falar e antes de colocar as minhas questões iria pedir autorização ao presidente da AG para solicitar a saída de jornalistas da sala, bem como de todos os elementos presentes que não fossem sócios ou não tivessem quotas em dia.

Depois disso, iria solicitar ao presidente do Benfica, se ele tivesse possibilidade e disponibilidade para responder, o esclarecimento de algumas questões:

Há dois anos foi anunciado um ambicioso contrato com a Sagres. 12 anos de duração e mais de 3 milhões por ano para ter a marca nas costas da camisola do plantel principal, o nome da bancada e o patrocínio principal de todas as camisolas das modalidades de pavilhão, passando mais dinheiro assim para as modalidades. Verifico agora que as modalidades não têm qualquer patrocínio da Sagres. Alguma coisa se alterou neste contrato ou recebemos o mesmo e damos menos visibilidade à Sagres?

Na qualidade de accionista principal da Benfica SAD, gostaria de perceber qual a função, responsabilidades, e descrição de funções do Sr. Rui Costa, Administrador da SAD?

Sem que coloquemos em causa a capacidade ou competência porque não tenho qualquer habilitação para isso, muito menos colocar em causa a idoneidade pessoal dos visados que quero respeitar, gostaria de perceber a mais-valia de ter nos quadros do Benfica ex-funcionários do de clubes rivais como o Dr. Paulo Gonçalves e o Sr. Jorge Gomes? Volto a dizer que não quero fazer julgamentos de competência ou desrespeitar as pessoas em causa, mas apenas perceber o que trazem de mais-valia para o Benfica.

Está em condições de garantir aos sócios do Benfica que o jogador Fábio Coentrão só sairá do Benfica mediante o pagamento integral e a pronto da respectiva clausula de rescisão de 30 milhões de euros prevista no contrato? Se não estiver, que condicionantes colocam em causa essa intransigência sobre uma clausula assumida contratualmente pelo agente do jogador, tal como o vencimento que cumprimos sempre com ele?

Gostava de elogiar a reorganização do departamento de comunicação. Não me parece que já esteja concluída porque continuam a faltar pessoas e competências, mas gostava de elogiar as alterações recentes e questionar se no futuro haverá uma maior preocupação interna em acabar com a «cristalização» de algumas pessoas no Benfica que se tornam autênticos mini-poderosos que acabam por ser más influências e ter objectivos além das vitórias do Benfica?

Para quando a prometida AG de sócios para discutir em sede própria a questão dos direitos de transmissão televisiva? Aproveito para solicitar que se pronuncie sobre a parceira com a Olivedesportos face aos acontecimentos que se deram nos últimos meses ou no último ano, com episódios vergonhosos?

O que justifica a situação actual de indefinição contratual do jogador Nuno Gomes, ao fim de 12 anos com a camisola do Benfica? Não reclamo com isto a renovação ou não, ainda que considere que a justificou em campo e fora dele e acho que o treinador deveria ser chamado à atenção de que não é ninguém para tratar assim um capitão do Benfica. Mas o que gostaria de perceber é porque o tema chegou a este final desgostoso e que só envergonha o Benfica, ao ponto de qualquer decisão agora será totalmente insatisfatória, algo que não tinha acontecido se o assunto fosse tratado em tempo devido.

O que justificou o apoio do Benfica ao Dr. Fernando Gomes para a presidência da Liga de Clubes e face ao vergonhoso tratamento que foi dado ao Benfica na época passada e ao fechar de olhos a situações ilegais que continuam a acontecer nos rivais, porque o Sr. Luis Filipe Vieira não se demarcou já desse apoio?

Ano após ano o parceiro do Benfica para os equipamentos parece que se esquece da tradição do Benfica, dos brilhantes e absolutamente divinos equipamentos vermelho e branco como principal e todo branco como alternativo. O que tem impedido do Benfica de se opor a equipamentos que se desviam totalmente da nossa tradição, inclusivamente apresentando modelos e cores horríveis?

Qual a avaliação do Sr. Luis Filipe Vieira de uma temporada, dentro do que apelidou de mandato desportivo, onde o Benfica se arrisca não obter nem um título de campeão contra uma hegemonia quase assustadora do nosso rival Porto?

O que justifica o capitular das nossas modalidades de pavilhão nas finais dos respectivos campeonatos que disputaram? Na sua perspectiva o que justifica esta situação, sabendo eu que o Benfica não pode ganhar sempre, mas que por outro lado não ganhar é sinal de má prestação?

Que vantagens vê o Sr. Luis Filipe Vieira na sulamericanização do Benfica que hoje em dia tem muitos atletas da América do Sul ao invés da aposta na formação e em atletas jovens e também outros experientes de campeonatos europeus?

Dede, Danilo, Melgarejo e Ruiz?

 ●  10 comentários  ● 
Alguns jornais continuam a insistir que o Benfia está perto de fechar, alem dos 41 jogadores que já tem, Danilo (defesa direito), Dede (central), Melgarejo (médio esquerdo) e Ruiz (avançado).

A ser verdade, o que parecia uma preparação cuidada, está a tornar-se em algo totalmente atabalhoado e com custos altíssimos para um clube que já está muitíssimo endividado.

Para a baliza há neste momento: Artur, Moreira, Julio César, Roberto e Oblak
Na direita da defesa temos o Maxi, Wass e Danilo
Na esquerda da defesa: Carole
No centro da defesa: Luisão, Léo Kanu, Roderick, Miguel Victor, Jardel, Garay e Dede
Meio campo defensivo: Matic, Javi Garcia, Ruben Amorim, Nuno Coelho e há assumidas negociações por Oriol Romeu
Ala esquerda: Nolito, Gaitan, Melgarejo e Sarabia
Ala direita: Enzo Perez, Andre Almeida
Meio campo ofensivo: Aimar, Bruno César, Carlos Martins, Filipe Menezes, David Simão, Miguel Rosa e Ruben Pinto
Avançados: Cardozo, Saviola, Mora, Rodrigo, Weldon, Jara, Nuno Gomes, Nelson Oliveira, Uche

Porque os jogadores dispensados vão chegar ao Seixal a dia 22 também?
Porque não houve a preocupação de colocar os excedentários atempadamente?
Porque fica a sensação que há jogadores contratados este ano que podem nem chegar a jogar na próxima temporada?
O que vai acontecer aos 6 milhões gastos no Rodrigo?

Luisão, Maxi e Nuno Gomes, por motivos diferentes não vão estar no Seixal dia 22. Quem vai liderar este balneário até a chegada deles?

As situações de Coentrão e Cardozo tardam em solucionar-se. Afinal ficam ou saem? Se for para sair, que não cheguem a entrar dia 22.

Que destino para Andre Almeida e Nuno Coelho? E Miguel Victor? E Oblak? E Ruben Pinto? Uche? Já alguém disse aos dirigentes do Benfica que os planteis estão a caminhar para ficar definidos e eles acabarão encaixados nuns planteis onde acabam por pouco jogar? Estarão decretados como emprestados ou a sua qualidade pode ditar o contrario?

Menezes e Weldon? Porquê tardarem em sair?

A conversa do Ruiz é para substituir o Cardozo? Ele é que é o tal goleador?

Porquê Aimar, Bruno César, Carlos Martins e Gaitan? Quatro soluções para a mesma posição e ainda David Simão e Miguel Rosa...

Não estou com duvidas a mais a 8 dias do arranque da temporada do Benfica?

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Futsal "à rasca"

 ●  7 comentários  ● 
Portugal, 13 de Junho de 2011

Com a 2ª derrota em outros tantos jogos em casa, a nossa equipa de Futsal está “à rasca” para reconquistar o campeonato e dedicá-lo ao Sr.º Vieira. Infelizmente parece que cada vez que se ganha alguma coisa nas modalidades de pavilhão, têm de se dedicar ao “grande líder”, não vá ele fechar a torneira do investimento na época seguinte. Assim vai o nosso Benfica dos “sócios”.
Quanto ao 2º jogo, a primeira coisa que me ocorre é que nem se pode falar da ausência do Ricardinho, nem da competência do treinador Paulo Fernandes. E não se pode meter estes dois elementos na análise às 2 derrotas pela simples razão que na época passada, o SCP de Paulo Fernandes ganhou o título 3-1 ao Benfica de André Lima (campeão europeu) e Ricardinho.
Note-se que nessa época, em ambos os jogos que o SCP venceu o Benfica na Luz, um nos penaltys e outro no prolongamento, também o Benfica esteve em vantagem até escassos 5 minutos do final do jogo, creio que por 1 e 2 golos. Em ambos os jogos, e com uma ajuda aqui e ali da arbitragem, o SCP empatou e forçou o prolongamento, onde acabou por nos vencer.
Se analisarmos golo a golo, podemos perceber o que está a falhar no Benfica. No 1º golo, erro individual grosseiro de David que quer organizar jogo com um adversário por perto, demora tempo a soltar a bola, fica sem ela, e os dois avançados do SCP constroem o golo, a menos de 2 mn do intervalo. Depois de empatarmos, voltamos a dominar em posse de bola e melhores situações de golo, mas os postes existem, os guarda-redes estão lá para defender, o que não pode acontecer é um 2º golo devido a mais um erro de marcação defensiva de Diego Sol. O SCP conseguiu uma jogada de contra ataque, a bola caiu nas costas de Diego Sol e este não soube marcar o adversário que estava meio metro à sua frente. Macio e sem rasgo, esqueceu de tentar o “carrinho” que mandasse a bola para fora. Mais uma vez 2 jogadores do SCP construíram um golo com aparente facilidade.
A cerca de 2 mn do final, obviamente que o treinador teve optar pelo guarda-redes avançado, para não lhe chamarem medroso. Primeiro ataque, 3-1 para o SCP. Aqui creio que falhou o posicionamento do guarda-redes avançado, pois parece-me que não deve passar muito da linha de meio campo e deve procurar situar-se no eixo que une o meio das duas balizas. Diego Sol contudo atreveu-se a ir lá à frente, ao lado direito do nosso ataque, ficou sem a bola e pronto 3-1.
Mais uma vez o Benfica com muita inspiração e talento faz o 3-2, mais uma vez entra o guarda-redes avançado, mais um erro e 4-2. Em resumo, 4 golos do SCP devido a erros individuais de jogadores do Benfica, uns que provocam os outros, e 2 golos do Benfica resultantes de muito trabalho, inspiração, criatividade, talento. Ou seja, os golos do Benfica dão sempre mais trabalho a alcançar.
A minha conclusão é pois simples. O Benfica não sabe defender e não precisei de ver o 1º jogo para perceber isso (como aliás no ano passado também). O Benfica não sabe defender porque no clube a filosofia é o ataque. O modelo de jogo 1-2-1 permite ter mais atacantes do meio do campo para a frente, mas também obriga ao alargamento das linhas entre cada jogador. O que facilita o contra ataque e o pouco aproveitamento dos erros defensivos do adversário (que também os teve). E porquê? Porque o SCP jogando em 2-2, tem mais apoio na linha defensiva como na linha ofensiva. Regra geral permite-lhe ter 2 atacantes a atacar o organizador de jogo, e 2 defesas para o pivot de ataque do Benfica. O resto é esperar pelo erro adversário.
Sabemos que é assim, mas persistimos no erro táctico. Se com o talento de Ricardinho perdíamos, sem esse talento é um erro colossal continuarmos a insistir num modelo de jogo ofensivo, contra um rival que tem um plantel da mesma qualidade global do Benfica. Alguma semelhança com o futebol de 11 não será mera coincidência...
Os comentários ao jogo na Benfica TV e as peças jornalísticas que hoje li, falavam de alguma sorte do SCP e das boas defesas do Benedito. Discordo. Logo durante o jogo, ao contrário dos comentadores da Benfica TV, percebi que o SCP estava com mais equipa, sabiam ao que vinham e espremiam ao máximo a sua estratégia de jogo. Nós não. Atacávamos com tudo, contra um quadrado muito fechado, à espera que uma inspiração desse um golo. Nem que fosse de sorte. Por outro lado, dizerem que o SCP não estava a conseguir sair do seu meio campo, é não perceber nada do jogo que estava a decorrer. O SCP deu a iniciativa ao Benfica para poder explorar o erro. Não foi dada à toa, havia uma estratégia determinada. Que funcionou ...


Por último, a preparação mental dos nossos jogadores verifica-se em algumas afirmações que transcrevo. Pedro Costa, o capitão, disse que “Tem sido muito mais fácil alcançar as vitórias com o apoio dos nossos adeptos e eles não nos vão virar as costas e com certeza vão encher todas estas bancadas. Vamos brindá-los com duas vitórias. É isso que todos queremos. Diego Sol afirmou “somos melhores e temos de entrar concentrados no encontro, algo que penso que faltou no último jogo”. David disse que “queria ser campeão no Pavilhão de Loures porque assim já saberíamos que não haveria quarto ou quinto jogo”.

A fronteira entre o discurso da auto-confiança e o da basófia tem uma linha muito ténue a separá-los. E nós caímos para a basófia. Ridículo.

E tudo a AG levou... Ou vai levar!

 ●  6 comentários  ● 
Amanhã há uma AG. Coisa de somenos importância na vida dos benfiquistas, entretidos que andamos a ler o jornal a tentar pronunciar correctamente o próximo sul-americano que o "Benfica segue a pista". Ou então, andamos em blogues a brincar ao FM, conjecturando tácticas como se fossemos verdadeiros "entrenadores". Nem sequer pensamos na pouca utilidade desses exercícios, pois a gestão do futebol do SLB não é iluminada pela competitividade desportiva, mas sim pelo lucro. Mas não do clube! É feito pela resolução rápida de problemas, tapando-os com milhões, que servem para engordar o peso do Mercosul ao nível da FIFA!


Amanhã há uma AG, que servirá de certo para legitimar esta silly season feita de berros para abafar o fracasso que foi 2011! Aproveitada que será para mais uma fuga para frente, enquanto nos dão mais um soporífero para o passado e nos carregam as baterias da esperança para 2012.E enquanto isso, o clube descaracteriza-se, perde-se na banalidade dos 2ºs lugares e do festejo exacerbado das conquistas mínimas. Que são aproveitadas para legitimar o sucesso do afinal fracassado "projecto". E pelo meio, as contas são montadas à bela maneira de Sócrates, feitas de engenharias e artefactos, cujos ganhos se perdem nas infâmes trocas com o Chelsea ou Real Madrid...


Mais grave: a nós basta-nos um qualquer "canterano" de segunda categoria para jogar à rua o esforço que é feito no Seixal por largas dezenas de pais, que alimentam a ilusão de um miúdo em vestir aquela belíssima e sacrossanta camisola! Camisola essa que também se banaliza, pois qualquer pré fiasco sul-americano de 20 anos a pode vestir sem suar muito... E o peso da camisola vai-se perdendo. Na memória dos adeptos com mais de 30 anos que ainda se lembra de quando o vermelho "rulava" pela Europa fora! E eis que aparece um qualquer Balboa ou Mora! Gente sem créditos. Mas também aparece um Javi Garcia, é verdade. Pura estatística ilusória, pois ao trazermos o Di Maria, contratamos no mesmo pack o Andrés Diaz! Do Real veio Saviola, mas também Balboa e Alípio. Lembram-se? Talvez não. A retórica de LFV é forte! Eenquanto isso andava um tal de Miguel Rosa a jogar bem pelo Carregado de manhã e à noite a ver um tal de Menezes a aquecer o nosso banco e a receber o dobro... O mesmo Menezes que veio da alta roda do futebol brasileiro. Veio do... Goiás. Mas de certo preparadíssimo para a exigência da Champions League!


Hoje, o SC Braga orgulhou-se de apresentar os dados relativos ao caso das fotos. Altivamente imagine-se, o Braga... Vem a dizer que não irão haver consequências de maior. Tudo isto enquanto o SLB apoiou um presidente da Liga que foi visto garbosamente vestido na "soirée" tripeira dos festejos de mais um ano de conquistas! Corruptos clamam os adeptos! Eu digo que somos meros caluniadores. E insisto nesta tese: se eles são corruptos, se compram tudo o que mexe com apito na boca ou metem gente nos mais diversos clubes da Liga, porque raio o SLB nada faz? É porque nada disso o apoquenta ou então... somos caluniadores ao por em cheque a idoneidade dos agentes desportivos! E o paradoxo se levanta: se sabemos que a Liga está viciada, para quê gastar rios de euros em jogadores? Se ela não está viciada, como o SLB tem manifestado pelo silêncio, como é que, gastando tantos euros, tão pouco se venceu?


Mas na AG de amanhã nada disto vai perturbar o normal funcionamento dos trabalhos. Tenho a certeza que um "goon" saído da já demitida equipa de segurança de Sócrates se encarregará de explicar pela força dos punhos que os papagaios não podem ter voz no Benfica e que tudo está bem! E LFV, patrocinado por DSO, irá apresentar uma espécie de PEC VIII, com todas as soluções milagrosas. E a turba irá aplaudir, urrando o Benfica... E o barulho das taças a serem assentes no Estádio será abafado de tão longe que já vai. Nada interessa. O "projecto" está aí, o Estádio está aí e o Centro de Estágios também! Mais uma vez, no tudo ou nada! Sempre com uma mão cheia de nada e a outra com coisa alguma. Pobres, agarrados ao passado e felizes da vida! Não posso contestar o clube de viva voz, pois foram os sócios que o quiseram assim! Em 2º! Contente com migalhas, resignado ao fracasso e aos festejos alheios no nosso seio! Até o Sporting festeja, no Futsal!


E assim vai o Benfica!

Coentrão tem que ser vendido esta semana

 ●  15 comentários  ● 
Sei que o lado desportivo devia vir em primeiro lugar, mas não vale a pena entrar em ilusões, como em tempos alguém previu, quem «manda» no calendário do Benfica é o Domingos Soares Oliveira e financeiramente fechar este negócio esta semana é o que faz sentido, para que os valores façam parte das contas do último trimestre que fecha a 30 de Junho.

Tudo aponta para isso e mesmo o jornal A Marca confirma-o. E da notícia que fazem eco em Portugal (Record e Bola) dizem que podem estar envolvidos Sarabia, Garay ou mesmo Gago e que o Real não pagará mais que 22 milhões. Diz a Marca que ao Rui Costa agrada o Garay e eu compreendo porque o Rui Costa é aquele que entendeu que o Benfica se faz com Aimar, Saviola, Javi Garcia, etc. e não com Menezes, Eder Luis, etc.

Por isso mesmo, quero só chamar a atenção para a negociata que forem fazer de forma a não repetirem erros do passado:

Alípio Brandão chegou do Real Madrid no negócio DiMaria e nos juniores do Benfica fez apenas seis jogos a titular, completou os 90' em apenas dois jogos e na posição de avançado marcou apenas quatro golos em 628 minutos jogados. Estatística do site do Benfica.

No mesmo pacote chegou o tal Rodrigo, jogador que já vi aqui o GB pedir para ser integrado apenas porque custou 6 milhões (até a Marca lhe chamou «la sorprendente suma de seis millones a cambio de Rodrigo») ahahah. Há muito pouco que diga que o Rodrigo alguma vez venha a jogar no Benfica e o Bolton terá apresentado uma proposta de 4,5 milhões, mas o Benfica quer 6 milhões - o mesmo que pagou por ele. Rodrigo fez 17 jogos pelo Bolton, quatro dos quais como titular, e só marcou um miserável golo. Estatísticas do site do Bolton.

os dados confirmados à CMVM, o Real pagaria 36 milhões no total, mas apenas 25 foram pagos à cabeça, mais 5 por objectivos individuais de utilização, mais seis por performance colectiva do Real Madrid. A isto tudo, têm que ser tirados os 6 milhões pagos pelos dois «monos» que chegaram à Luz.

Ou seja, na melhor opção o Benfica recebia 30 milhões, mas como os objectivos do Real ficaram longe de ser atingidos, duvido que tenhamos recebido aqueles 6 milhões na totalidade, pelo menos, o que quer dizer que o mais provável é o Real Madrid ter contratado o DiMaria abaixo dos 30 milhões, ou seja, mais de 10 milhões abaixo da clausula pelo melhor jogador da liga portuguesa e que chegou ao Real e fez 53 jogos com a camisola do Real, marcou 9 golos e fez a impressionante marca de 20 assistências. Estatísticas do site do Real Madrid

Queria pedir ao Vieira que tivesse muito cuidado com estes negócios que pelos vistos só o Benfica faz na europa quando está a negociar jogadores de topo. O DiMaria «pegou de estaca» no Real e o Coentrão também vai pegar e sentar o brazuca do Marcelo.

25 milhões + Garay parece-me o menos mau, e fica à vista a incompetência do Vieira para vender jogadores, pois se havia jogadores para valer as clausulas eram o DiMaria e Coentrão.

Não é justo comparar hoje em dia com as grandes transferências do Porto em 2007 ou 2004. Agora o mercado está muito mais apertado de dinheiro e dívidas e há as regras novas da UEFA, mas não está assim tanto como o Vieira faz parecer ao «prometer antecipadamente» os jogadores e depois ficar sem capacidade de os negociar.

Se não tivesse sido «prometido» ao Real Madrid por valores inferiores aos 25 milhões, mesmo que as finanças nos obrigassem a vender, o Fábio era agora a ser disputado por clubes como Barça, City, Real, Bayern, etc.

Pelo menos o poder negocial estava do nosso lado. Se calhar até nem o vendíamos por 30 milhões na mesma, porque se os clubes andassem assim com tanto dinheiro para isso, porque raio não vêem buscar o Falcão pelos 30 milhões da clausula dele?

Vieira deixa-te lá de Sarabias porque para a esquerda está cá o Nolito e o Gaitan e deixa-te de Gagos porque no meio campo defensivo temos cá o Javi, o Matic e o Ruben, para não falar no contratado Nuno Coelho. Se tiveres mesmo que vender o Fábio porque o teu mito da boa gestão financeira é apenas um mito, se tiveres que vender o Fábio porque o prometeste de forma pouco cuidadosa há uns meses, se tiveres que vender o Fábio ao Real Madrid e receber jogadores, fiquemo-nos pelo Garay e nunca menos de 25 milhões.

Duas chamadas de atenção importantes

 ●  1 comentário  ● 
Em primeiro lugar, a AG do clube. Amanhã é dia de Assembleia Geral de sócios. O ponto único é o orçamento, mas porra o clube é nosso e uma adesão significativa dos benfiquistas pode implicar um momento histórico onde teremos vós para pedir esclarecimentos a quem elegemos para nos comandar.

Também gostava de pedir a atenção para os dois textos, interligados, do GB e do Vermelhusco:

SLBenfica: O Clube onde todos acham que têm opinião

Dois colossos: estranhas semelhanças...

Dois colossos: estranhas semelhanças...

 ●  7 comentários  ● 
Nem de propósito o Benfica e o Real Madrid dos últimos anos têm bastantes pontos em comum.
Estava a ler as declarações de Eugenio Martinez Bravo, presidente de um grupo de sócios que acompanha a gestão do Real Madrid (e incrivelmente não são apelidados de "abutres" por terem opinião mas isso já é outra estória...).


“O Real Madrid é campeão mundial em dívidas. Ainda não temos as contas encerradas, mas a dívida líquida ronda os 400 milhões, a bruta os 500 e devemos a credores cerca de 700 milhões de euros. O Real Madrid está a perder quota de mercado”, pode ler-se no relatório.

O porta-voz da Plataforma Blanca mostrou-se desiludido com as promessas do presidente madridista. “Com Florentino Pérez andamos a enganar-nos a nós próprios: um título em cinco anos. Está sempre a dizer que o clube é de todos, mas o madridismo, não o sente”.

Martínez Bravo critica ainda a gestão populista de Pérez: “O clube parece que é de milionários. Ha cada vez menos lugares e cada vez mais camarotes VIP. Trocámos o modelo de gestão com o Barcelona: nós usamos o livro de cheques, eles a cantera”.

Experimentemos trocar o nome Real Madrid por Benfica. Ajustemos o valor do passivo para os valores do Benfica:
 “O Benfica é campeão nacional em dívidas. Ainda não temos as contas encerradas, mas o passivo ronda os 400milhões de euros. O Real Madrid está a perder quota de mercado”

O porta-voz da Plataforma Blanca mostrou-se desiludido com as promessas do presidente madridista. “Com Luís Felipe Vieira andamos a enganar-nos a nós próprios: um título em cinco anos (nem de propósito esta coincidência...). Está sempre a dizer que o clube é de todos, mas o madridismo, não o sente”.

Martínez Bravo critica ainda a gestão populista de Pérez: “O clube parece que é de milionários. Ha cada vez menos lugares e cada vez mais camarotes VIP. Trocámos o modelo de gestão com o Barcelona: nós usamos o livro de cheques, eles a cantera”. Basta ver como o Benfica desbaratou dinheiro em contratações absurdas e na centena de jogadores contratados durante os mandatos de Vieira. Ou no facto de termos 39 atletas candidatos a integrar o plantel 2011/2012.

Há coincidências danadas não há???
No entanto, o que me inquieta mais é que em Madrid pelos vistos os sócios ainda vão acompanhando a gestão e fiscalizando o que a sua Direcção faz em vez de lhes dar carta branca.
Aqui em Lisboa o que vejo é uma apatia geral da parte dos associados do Benfica, bem como uma falta de vontade da Direcção de discutir o que é melhor para o clube com os sócios como a marcação da próxima Assembleia Geral para uma 3ª-Feira demonstra. Não se podia fazer como antigamente e marcar a AG para 6ª para o maior número possível de associados poder participar?

E deixo aqui uma sugestão: está mais que na altura de criar no Benfica uma plataforma de sócios que acompanhe e fiscalize as Direcções do clube. Até o Sporting tem isto caramba! O clube dos viscondes que elegia Presidentes por sucessão tem mais discussão sobre a vida do clube que o Benfica.
Uma plataforma que não sirva como trampolim para ninguém mas sim uma estrutura permanente e ligada ao clube que seja uma reserva de ideias além de um orgão de fiscalização.

domingo, 12 de junho de 2011

SLBenfica: O Clube onde todos acham que têm opinião

 ●  8 comentários  ● 
Já não era sem tempo de arranjar um tópico com uma critica que até em mim acerta. Se olharmos para a blogsfera, são centenas ou milhares os blogs sobre o SLBenfica, em todos eles há treinadores, jogadores, gestores, etc. No passado eram os "notáveis". Essa raça esquisita que acabou com a chegada de Luis Filipe Vieira ao clube, mudando-lhes a designação para "abutres" ou "papagaios". Eram tipos mais conhecidos que os outros, mas que achavam que as suas opiniões eram mais válidas do que as de qualquer outro benfiquista.

Bom, até aqui são dois níveis que a liberdade de expressão conquistada com o 25 de Abril de 1974 trouxeram e que temos que saber viver com elas. Mal iria o SLBenfica se dependesse de qualquer palavra que se escreve neste blog, ou em qualquer outro... ou se dependesse das opiniões dos "notáveis" (ou "papagaios" se preferirem).

É, de uma vez para sempre, importante que os benfiquistas percebam que as decisões do SLBenfica se tomam no SLBenfica e não neste ou noutro blog, nos jornais ou seja onde for. É, talvez, por isso hora de nos passarmos a olhar todos como benfiquistas - sejam quais forem as nossas opiniões.

Este tópico vem antes no sentido do que há muito gostaria de ver melhorar no SLBenfica. O que chamo de "sentido de estado", mas que podemos resumir na palavra "Organização".

Pela notoriedade que o Clube confere, qualquer funcionário do SLBenfica, independentemente da hierarquia, este cai na tentação da sobranceria, da falta de humildade, de achar que está efectivamente do lado dos que são bons, mesmo que nada tenha feito para o demonstrar.

Não é preciso ir aos presidentes ou a administradores, qualquer funcionário intermédio ou de primeira linha do SLBenfica "tem a mania que é bom", tem a mania que sabe, que resolve e que influencia, que conhece gente importante, que chega onde o comum dos adeptos não é capaz.

RESULTADO? É o que vemos! O SLBenfica é sistematicamente ultrapassado pelos rivais nos momentos mais decisivos. Ao longo da história, a humildade e vontade de trabalhar venceram sempre a "cagança" e o despotismo.

O Presidente, cedo percebeu isto, mas escolheu o caminho errado para acabar com isto no SLBenfica. Acreditou que montando um regime presidencialista, rodeado por pessoas por si "controladas" ou que o "temessem" ia eliminar este tipo de situações. NADA DE MAIS ERRADO!

Essas pessoas acabaram, antes, por se tornar um dos grandes problemas do Presidente ao se transformarem nos seus piores conselheiros, ao se tornarem "alcoviteiros" e geradores de conflitos pela sua "cagança".

O grande desafio, que já começou com o título do ano passado e que o SLBenfica deixou passar um ano sem nada fazer, é combater este tipo de atitudes com Organização e Comunicação eficazes.

A Organização e a Comunicação são os pilares centrais do futuro do SLBenfica.

Começar por ter poucas pessoas que dão a cara, que falam e que aparecem e ter muitas que trabalham na sombra pelo SLBenfica, sem ambições de aparecer nos jornais ou de reclamar louros seja pelo que for.

Grande parte do sucesso do SLBenfica deve estar nas mãos dos que poucos conhecem, em coisas que poucos vêem.

Se a informação chegar às pessoas dentro e fora do SLBenfica controlada e gerida pelo próprio clube, a probabilidade de haver descontrolo ou interferência de quem coloque em causa a estratégica e objectivos do Clube é muito inferior. Isto não é válido só para o futebol... longe disso!

ISTO DÁ MUITO, MAS MESMO MUITO TRABALHO, ACREDITEM!

Há muito que defendo que o SLBenfica tem que ser uma pirâmide com muita gente a executar bem, seleccionada com critério por saber executar bem as tarefas onde estão envolvidas... menos pessoas a controlar e coordenar... e muito pouca gente a decidir, mas a decidir bem.

Há muitos problemas que são causados por quem está dentro do SLBenfica acreditar realmente que tem assim tanta importância que lhe dá o direito de minar, opinar, influenciar ou ingerir-se no trabalho dos demais
. ERRADO!

Óbvio que este modelo de sucesso (olhem-se clubes como Barça, Milan, ManUtd ou... FCPorto) para vingar precisa que no topo da pirâmide esteja quem saiba liderar um Clube e não uma SAD/Empresa, que lidere um equipa que saiba mais e melhor que aqueles a quem é pedido que executem.

Comparem com o que acontece em modelos de gestão mais direccionados ao protagonismo e populismo (clubes como Chelsea, Inter, Real Madrid ou... Benfica), que são habitualmente rodeados de caras conhecidas, decisões "galácticas", projectos megalómanos, etc... mas menos títulos que os anteriores.

A sede de protagonismo leva a que muitas vezes se aceitem cargos e desafios para os quais não estão capacitados, rodeando-se depois por muita gente que acaba por criar mais ruído que soluções. É a solução errada que faz cair em desgraça quem lidera, por muito boas que sejam as intenções.

O pedido que deixo então à Direcção do SLBenfica é que entenda que NINGUÉM está efectivamente acima do Clube. Não basta saber isto, é preciso que cada um no Clube saiba o seu lugar, saiba que tem que respeitar uma hierarquia, uma estratégia... sim, no SLBenfica não é suposto cada um pensar pela sua cabeça, é preciso EXECUTAR pela sua cabeça o que a estratégia do Clube define.

O SLBenfica precisa, então, de retirar importância a toda a gente, "amordaçar" cada funcionário para aquilo que no mundo empresarial de chama a "rádio alcatifa"... ou seja, evitar a quantidade de informação que circula alimentada pelos próprios funcionários, directores, responsáveis que têm a mania que têm a sua opinião é relevante para os factos.

A importância de cada um tem que estar no seu contributo para cada título através da eficaz execução das suas tarefas...

Isto não se consegue por "decreto" mas sim colocando as pessoas certas no lugar certo e dando e exemplo a partir do topo de que o SLBenfica não é um clube de egos. O único ego que existe são os títulos.

Video: Leo Kanu, reforço SLBenfica

 ●  5 comentários  ● 


Não quis desviar atenções do tópico do SouBenfica, pelo que fica o respectivo link: Uma temporada sem títulos de Campeão?

Uma temporada sem títulos de Campeão?

 ●  13 comentários  ● 
Futebol, Andebol, Hoquei e Basket caímos aos pés dos andrades corruptos. Volei também perdemos o campeonato, resta-nos a esperança do Futsal mas que o título está cada vez mais longe depois de duas derrotas em casa, basta agora uma derrota em três jogos que faltam e... já eramos.

Para não levar com o habitual coro de gente a dizer que culpo o Vieira por tudo, vou deixar-me de fora dessas contas e deixar para os leitores do blog a resposta a estas perguntas:

- Porque não ganhámos um título de campeão este ano em nenhuma modalidade?
- Deverá ser responsabilizado alguém (dirigentes, treinadores, jogadores?) ou alguma coisa (arbitragem, azares, etc?) por esta situação?
- O que é preciso fazer para evitar esta desgraça, que nada orgulha o Benfica, na próxima época?

ranking