O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 3 de maio de 2010

"A mulher de César" segundo GB

. 2 comentários
Mais de 12h volvidas sobre o clássico, importa completar o balanço ontem apontado em Todos felizes... Para os mais esquecidos, corria o dia 15 de Fevereiro quando o GB apresentou o tópico O Sistema a contra-atacar pelo Poder. Entre outras coisas, podia ler-se então que "O Braguilha irá mesmo ser conduzido ao título de campeão e só o MAIOR o estará a impedir". Corria a jornada 19 e o Benfica seguia na roda do Braguilha, com menos um ponto, situação que se iria inverter na jornada seguinte com a derrota oferecida dos Bracarenses no Dragay.

Dez jornadas volvidas, com muitas arbitragens - e adversários - favoráveis ao Braguilha e que os deixariam atrás do Corruptos, chegamos à última jornada do campeonato com o SLBenfica a discutir o campeonato com... O Braguilha, pois claro.

O objectivo do Corruptos para 2010 foi muito simples: Limpar-se do Apito Final e do Apito Dourado, recolocar homens de confiança no Poder da Liga e manter os da FPF e preparar à vontade a transição de poder entre a Liga e a FPF. O resto foram "fait divers" para desviar a atenção destes objectivos que levaram a que o reforço da equipa não fosse muito significativo e Juju fosse mantido no cargo, dado que andam há dois anos para correr com ele.

Pelo meio de tudo isto, importou capitalizar a parceria com Toni de Braguilha, criar na sombra o fundo e promover jogadores que permitirão ganhar bom dinheiro em torno desta época sem que seja necessário ir à Champions.

Em 2011, com o poder de volta às mãos do "dono" - e com a ajuda do SLBenfica nesse processo - adivinham-se mais quatro anos iguais aos últimos cinco... iguais aos últimos 30.

A conjuntura - e arbitragem - do dia de ontem foi uma boa demonstração desta situação. Analisemos, mesmo sem ir a jogos em que o Braguilha foi brutalmente beneficiado, como aquele em Guimarães - bastava esse jogo para o título já estar na Luz:

- Em 15 minutos após o início do jogo, já Olegário tinha mostrado amarelo a Coentrão, DiMaria e David Luiz. Ou seja, a toda a ala esquerda do Benfica e ao central mais impetuoso. Para completar o ramalhete dos jogadores mais "agressivos" do Benfica aos 15 faltava apenas Javi Garcia e Maxi Pereira. O primeiro levou-o aos 41' (antes de fechar a primeira parte - ainda com 0-0) e o segundo levou-o antes do fim do jogo.

Num total de sete amarelos distribuídos quatro deles durante os primeiros 45minutos, só faltou a Olarápio dizer aos jogadores do Benfica "joguem lá agora"!!!

Do lado oposto da barricada, Funil levou um amarelo para poder "justificar" o do DiMaria e Merdaeles levou um amarelo porque... pediu, quase. Seria escandaloso não o mostrar.

Por mostrar, ficou o vermelho a Funil por uma entrada duríssima sobre DiMaria pouco depois da meia hora de jogo e alguns amarelos a Flop, Merdaeles, NandoCacetada e Beiças Perera.

Ora, de um lado os jogadores em risco e os mais impetuosos foram prontamente amarelados e do outro aqui e ali iam-se perdoando amarelos. Quem está lá dentro vestido de camisola vermelha não tem o cérebro tolhido pela "amarelinha" e rapidamente chegaram à conclusão que se jogassem com a agressividade normal, o mais certo seria serem expulsos e/ou não terem equipa para o jogo com o Rio Ave.

Como disse atrás, só faltou dizer aos jogadores do Benfica "joguem lá agora"! Por isso, vir fizer que o Benfica jogou sem garra, sem agressividade, sem inteligência emocional por terem demonstrado nervosismo... é verdade, mas não tem a história toda contada.

Deixo-vos apenas a dúvida: Se Olarápio tem mantido o critério e amarelado o Funil no lance sobre o DiMaria aos 36' (expulsão) e marcado o penalty do Beiças Perera sobre o Maxi ainda com o resultado 0-0, estariamos perante um Benfica a jogar contra 10 e a vencer o jogo. Qual teria sido a história????

- Mas isto não acaba aqui... o que é certo é que o Benfica vai para o intervalo com o título de campeão virtual, apesar de estar a perder 1-0, pois o Braguilha empatava em casa com o Paços 0-0 e a equipa de Paços jogava na primeira parte de igual para igual.

Mas tudo mudou... num ápice e com o Corruptos a vencer desde o final da primeira parte (recordo que os jogos eram à mesma hora), a segunda parte trouxe um Paços mais permissivo e aos 55' da primeira parte a oferecer de forma absolutamente ridícula o golo ao Braguilha. Nessa jogada é possível ver:

1. O IrregularYong está em posição irregular
2. O guarda-redes não falha absolutamente nada e tem o lance controlado
3. Os defesas do Paços não acompanham os avançados e afastam-se destes quando eles avançam para a bola.
4. O guarda-redes do Paços, em equilíbrio vertical, larga a bola e... cai para trás, de forma absolutamente ridícula, abrindo caminho para o golo do jogador que estava em fora de jogo - IrregularYong.

Conforme tinha o GB escrito há quase dois meses e dez jornadas atrás, "O Braguilha irá mesmo ser conduzido ao título de campeão e só o MAIOR o estará a impedir".

Se é que era preciso, a forma como portistas e bracarenses ontem festejaram os dois resultados - o golo do Braguilha foi festejado no Dragay - deixou bem claras as intenções de ambas as equipas.

Estamos a falar do campeão em título e de outro clube que nunca conseguiu mais do que apenas a Liga Europa... e o Corruptos festejou como ninguém o facto de a vitória deles os ter deixado... Fora da Champions League. Ora, todos sabemos como esses números e receitas são absolutamente vitais para o Corruptos... e eles festejam????

Preparem-se para o jogo da Luz! Vamos vencer, mas adivinha-se um Soares Dias, Jorge Sousa ou algo parecido para ainda tentar alguma gracinha!!! Não é por acaso que o Machadês já assinou pelo Clube que separa o clube do Alves da Liga Europa.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. Anónimo3/5/10 12:23

    Para além disso á um dado curioso, o JJ disse no final do jogo k pensou em nao colocar o Di maria em jogo, k nao colocou o ruben amorim por este estar tbm em risco e k ao intervalo dixe aos jogadores k tinhamos 45min + 90min para ser campeoes. E na minha opiniao eles ficaram kom ixo em mente, ora na cabeça do jogador tava a preocupação de nao jogar com demasiada agressividade pois ixo poderia prejudica los no jogo k eles ja (durante o decorrer das incidencias do jogo) sabiam k podiam ser decisivo (rio ave).
    à ainda uma coisa k me esta a remoer, é k se tivessemos conseguido marcar mais um golo ao braga nesta altura ja eramos campeoes! mas SEREMOS NA PROXIMA JORNADA!
    SAUDAÇOES BENFIQUISTAS
    audações benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Abelourinha3/5/10 16:26

    Excelente Post, muito bem observado, só os menos atentos poderão acreditar que isto são meras coincidências.

    Cumpts

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking