O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Os Deuses da Luz...

. 22 comentários
... MAIS 8,6M€ a juntar aos muitos milhões (25) na abertura do campeonato.

Tenho gostado ler os comentários dos benfiquistas (ou talvez não) que aqui vêm defender certas posições ou, acima de tudo, criticar o facto de eu discordar da actual estratégia de reforço do plantel em Janeiro. Há de tudo:

- Desde querem convencer-me da obrigação de aceitar tudo o que é feito pela direcção, porque eles merecem por serem de confiança e benfiquistas exemplares.

- Até que é insensato criticar a qualidade ou valor pago por alguns jogadores porque... o Javi Garcia também custou 7M€ e comprovou-se que era bom jogador.

- Passando por não interessar a nacionalidade dos jogadores, desde que venham para sermos campeões.

- E até se chega ao cúmulo de dizer que Yartey, Miguel Rosa ou Nelson Oliveira não têm qualidade.

... e tenho feito questão de publicar todos os comentários, para mais tarde recordar e... recuperar algumas conversas com alguns que têm o cuidado de escrever sob "Anónimos" de modo a que nunca se lhes possa apontar nada. E eis que aprendi (LOL) algumas lições:

Lição nº1
- Querem alguns benfiquistas que o GB passe a aceitar toda e qualquer contratação, mesmo que despropositada financeira ou desportivamente... apenas porque o Presidente achou que as deveria efectuar.

Lição nº2
- Quando as contratações, aparentemente, não fazem sentido, deve o GB percebê-las numa óptica de futuro. Ou seja, um dia irão substituir algum dos bons jogadores do plantel, ainda que estejam a chegar de um país oportunista por tuta e meia (onde os jogadores para sair valem milhões mas para entrar valem tostões).

Lição nº3
- Ainda que nos últimos dois anos os jogadores não tenham feito nada de relevante, o GB deve formar a sua opinião com base nos feitos das equipas ou selecções que integraram ou, especialmente, nos videos do Youtube.

Lição nº4 e prémio criatividade
- Depois do exemplo do "desconhecido" Javi Garcia, que custou 7M€ e se revelou um excelente jogador, deve o GB sempre partir do princípio que isso voltará a acontecer com todas as contratações que fizemos.

Lição nº5 e talvez a mais brilhante
- Todo e qualquer jogador que chegue ao Benfica é, nativamente, um excelente jogador. Só perderá esse estatuto se efectivamente tiver o "azar" de não se adaptar, de não apresentar resultados condizentes com o valor ou aposta feita pelo Clube. Ou seja, o Presidente não erra... os jogadores é que não se adaptam... porque eles eram bons.

Esta última lição que fizeram questão me ensinar é bem demonstrativa da cultura dos benfiquistas que tem "torrado" jogadores nas últimas duas décadas: Os jogadores quando chegam vêem para ser ídolos, para ser o novo Jardel, o novo Roberto Carlos, o substituto do Simão, etc. etc. etc.

É incrível como no Benfica ninguém vem para trabalhar até à morte para, com sorte, conseguir um lugarzinho ao sol e depois de muito trabalho e dedicação lá ter um lugar de reconhecimento junto dos adeptos (ou deverei agora dizer "torcida"?).

Vir para o Benfica tornou-se portanto cómodo e confortável para todos. Os dirigentes não falham... os jogadores é que não se adaptam. E estes não precisam provar nada porque chegam sempre rotulados de grandes jogadores e só deixam de ser porque... não se adaptaram.

Responsabilidade. Vou repetir e leiam devagarinho: R E S P O N S A B I L I D A D E...

... Uma palavra que saiu do léxico dos benfiquistas desde há muitos, muitos anos. Desde o tempo em que começou a derrocada financeira com o fecho do terceiro anel que ficou com uma factura por pagar mais de 10 anos... Quando algo falha nos dias de hoje... é o Sistema, é a adaptação, é o azar, é a atitude, é o treinador... é tudo, menos RESPONSABILIDADE de alguém.

Quando algo corre bem... é precisamente o inverso. Não há sistema, azar ou adaptação que nos valha, porque a Direcção conseguiu ser superior a tudo.

Se querem saber, ainda que estou certo que muitos não entendem ou vão ignorar esta parte, o que escrevi no parágrafo anterior é algo que considero absolutamente correcto. O que não é correcto é o que antecede isso, no que diz respeito a quando algo falha e a culpa morre solteira.

Não vou voltar a explicar como e porque entendo as apostas do mercado de Inverno foram, na minha óptica, totalmente erradas. Quem quiser que leia os últimos tópicos.

Não vou também voltar a explicar porque entendo que as (poucas) lacunas do plantel poderiam, enquanto não garantirmos títulos, ser suprimidas sem necessidades aumentar ainda mais o enorme endividamento, recorrendo a soluções internas (jogadores emprestados ou da formação - Ruben Lima; Yebda; Makukula ou Nélson Oliveira) e/ou recorrendo ao mercado nacional (João Pereira; João Aurélio e Ruben Micael).

Penso ser desnecessário voltar a questionar qual a estratégia para jogadores como Bynia, Shaffer, Patric, Adu, Bastos, Zoro, Sepsi, Jorge Ribeiro, Andrez Dias, Luis Filipe, Balboa, Edcarlos, Marcel, Leandro, Halliche, Keirrison, Bastos, etc.

Na Luz entraram este ano, nada mais nada menos de 13 jogadores novos, 9 dos quais brasileiros e apenas um português - César Peixoto - que na minha opinião nada acrescentou à equipa. Tudo isto depois de mais 10 que entraram na época passada, onde pontificavam nomes como Reyes, Suazo, Aimar ou Carlos Martins. São 23 contratações (um plantel inteiro) em duas temporadas... e muitos milhões em endividamento... e zero títulos.

Alguém me consegue explicar esta movimentação de jogadores, sempre superior à dezena que entra e sai todos os anos do balneário da Luz??? Em tempos era para enriquecer quem fazia os negócios... e agora é para quê?

Quem me conseguir convencer que é benéfico para o plantel, para o grupo, para a estabilidade, para preparar o futuro do Clube, termos todos os anos mais de 10 jogadores a entrar e outros 10 a sair... cá estarei para aprender.

- Entram e saem mais de 10 todos os anos
- Não entra nenhum jogador da formação
- Entram muito poucos (um a dois) portugueses em cada ano
- A generalidade dos jogadores vem de campeonatos muito diferentes

Qual é a parte desta "formula mágica" que é benéfica para o Clube?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Que GRANDE repito GRANDE post!! Simplesmente fabuloso. Acertas-te na mouche GB! Mas deixa-os falar porque um dia vão-se cansar de perder (eu já me cansei há muito) e vão querer correr com tudo e com todos! E quando uma certa pessoa voltar para o Benfica, devolver o Benfica ao seu lugar e deixar o Porto e o Sporting em pó, essas pessoas vão-se arrepender de tudo o que disseram e fizeram a essa certa pessoa......

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Meu caro GB:

    Ainda bem que ainda há quem ouse colocar em causa este tipo de "estratégia" que o Benfica tem vindo a seguir.

    Sendo assim, se os valores da formação têm de ir para outros lados "ambientarem-se", os outros, os que vêm de fora, já são bons e os melhores do Mundo, só porque vêm para o maior clube do Mundo.

    A fórmula mágica é fácil de se ver: comissões atrás de comissões para ver se alguém enche os bolsos depois de um ano de crise...Só pode..

    Abraços e bom ano,

    ResponderEliminar
  3. Até acho q tens razão em algumas das coisas q dizes...mas fdx...será q n existe nada de jeito q seja feito pela direcção? (E digo direcção pq esse tem sido o alvo principal das tuas críticas)

    ResponderEliminar
  4. ES O MAIOR

    SE METADE DOS BENFIQUISTAS (OU PELO MENOS O PRESIDENTE) PENSASSEM COMO TU PUNHA-MOS O REAL E O M.UNITED NUM BOLÇO

    NAO DESISTAS DESTE QUE CONSIDERO SER O MELHOR BLOG DA GLORIOSOESFERA E PRINCIPALMENTE NAO LIGUES A ESTES ENERGUMENOS QUE CRITICAM AS TUAS OPINIOES

    ResponderEliminar
  5. Obviamente que estás correcto. Continua muito dinheiro a circular e a encher os bolsos de alguém. Mas enquanto continuarmos a ganhar (espero que por muito tempo) essa questão nunca ganhará grande relevo. Para o bem dos adeptos e dos bolsos de alguém!

    Mas atenção que estes jogadores parece que foram pedidos do JJ.

    ResponderEliminar
  6. Gonçalo Cardoso Dias31/12/09 02:59

    Não sei.
    Para ser honesto não percebo nada disto, tenho a minha opinião mas não quero que leias nela qualquer obrigação de concordância.
    A mim custa-me que não se aproveite a formação e que o Benfica não faça o que ja fez anteriormente com excelentes resultados que é jogar com a "prata da casa".
    Contudo hoje em dia o futebol é um negócio, tem de ser sempre visto como tal, e este ponto de vista raramente se compatibiliza com o meu desejo de querer ver uma equipa no Benfica composta por 99% de jogadores da sua formação, até porque segundo algo que ja li por algum blog por ai espalhado (ja nem me recordo se não terá sido aqui mesmo) a formação não compensa assim tanto.
    Enfim por enquanto (e como também não vejo alternativas) resta-me aceitar que venham os jogadores e esperar que tenham sido feitos grandes negócios com estas contratações.

    Queria terminar por desejar um bom ano de 2010. Abraço
    Gonçalo Cardoso Dias

    ResponderEliminar
  7. É verdade quando dizes que nestas ultimas épocas tem entrado muitos jogadores, o que é perfeitamente compreensível quando tem que se elevar o patamar de qualidade de um plantel, naturalmente outros terão de sair como o Bynia, Adu, Bastos, Zoro, Sepsi, Jorge Ribeiro, Andrez Dias, Luis Filipe, Balboa, Edcarlos, Marcel, Leandro, Halliche e Makukula

    A verdade é que desde o ano passado chegaram jogadores com a qualidade de Aimar, Reyes, Suazo... este ano Saviola, Javi e Ramires! O único erro da era R.Costa foi sem duvida o Balboa. De resto tem-nos brincado com jogadores acima da média com qualidade para serem logo titulares na equipa, e com jogadores de perspectiva futura como foi Urreta, Sidnei e agora Kardec e Airton.

    Têm sido contratado jogadores portugueses como Coentrão, R.Amorim, C.Martins, Peixoto e mais recentemente F.Faria. Se são poucos? Talvez. Mas dada a fraca qualidade do nosso campeonato existem muito poucas soluções que realmente podem fazer parte do nosso plantel, e do modo como se encontra viciado o mercado de transferências interno duvido que desse para mais!

    Quanto à formação esqueces.te que M.Vitor é da cantera? M.Vitor não tem culpa de termos 2 centrais de enorme qualidade reduzindo assim o seu espaço na equipa. A melhor solução será sem duvida um empréstimo para um clube onde possa jogar mais regularmente e continuar a evolução como jogador. A integração que tem sido gradualmente feita a R.Miranda e N.Oliveira também não te diz nada? Ou para ti apostar na formação é lançar ás feras miúdos de 17/18 anos sem estrutura física e mental? A melhor a solução não é a que está a ser feita, emprestando.os a clubes onde possam jogar regularmente? Esqueces-te que temos miúdos emprestados a fazerem boas época e que certamente para o ano 1/2 desses farão parte do plantel para a próxima época.


    Ps: Quando é adquirido um jogador este torna-se um activo do clube, é feito um investimento e não um endividamento!

    ResponderEliminar
  8. Meu caro CsA:

    Então o Balboa, sendo um activo da SAD, é um investimento ou um endividamento?

    ResponderEliminar
  9. Bom, este post é mais do mesmo relativamente aos ultimos posts.
    Está tudo mal, este LFV e o Rui Costa só fazem porcaria, tudo para a rua.
    Porque não por a equipa de juniores a jogar na 1ª Liga? Levavamos muito na boca, mas ao menso era tudo da casa.

    Abraços e bom 2010

    PS - o poder de síntese é uma virtude. QUem escreve testamentos (repetidamente) a falar sempre da mesma coisa é porque falha alguma coisa aí pelo meio.

    Mais abraços

    ResponderEliminar
  10. Ricardo Carvalho31/12/09 12:07

    Já percebi que as tuas certezas e convicções te impedem de ter espírito aberto para as opiniões contrárias às tuas.

    Criticas o presidente do Benfica de defender a estratégia, depois de mim vem o caos, e tu fazes o mesmo. Ou seja, se não concordas com determinada opção de rumo está logo tudo mal e não se aproveita nada.

    No comentário do post anterior eu não disse que não desconfias-te do 7 milhões pelo Javi, o que eu disse foi que, tal como estás a fazer com estas novas contratações, colocas-te um rótulo de potencial barrete só porque ele era desconhecido e os adeptos do Real Madrid não gostavam dele, agora já te convenceu que é um grande jogador.

    Já te ocorreu que pode acontecer o mesmo com estes novos jogadores?

    Se fosses o responsável pela tomada de decisões no Benfica, Javi Garcia nunca seria nosso jogador,por isso, é evidente que quem toma decisões está mais exposto ao erro do que aqueles que apenas emitem opinões.

    Pedes responsabilidade, mas foi exactamente isso que te pedi no meu comentário anterior, não é só exigir responsabilidade à direcção e depois quando emitimos a nossas opiniões não nos preocupámos com essa mesma responsabilidade.

    Parece que segues uma estratégia de pensamento de primeiro dizer mal e depois se as coisas correrem mesmo mal dirás eu avisei. Se correrem bem, não fizeram mais que a sua obrigação e é para isso que são pagos.

    Esqueces-te que estás numa posição previligiada, um erro de opinião da tua parte (Javi Garcia) nunca terá as mesmas consequências de uma opção errada (que também as terá) por parte da direcção.

    Por isso, nunca poderás dizer que seguindo as tuas opiniões é que iria ser uma maravilha, porque não estás sujeito a um aspecto muito importante na tomada de decisões que é a pressão.

    FORÇA BENFICA

    ResponderEliminar
  11. amigo Ricardo Carvalho, talvez por isso mesmo que referes a posição de Presidente do SLBenfica nunca foi para qualquer um... e, especialmente, nunca bastou ser benfiquista para lá chegar.

    Já o mafioso Vale e Azevedo dizia: acima de Presidente do Benfica, só Presidente da República.

    ResponderEliminar
  12. Caro MisterD, como referi no meu comentário Balboa foi sem duvida uma contratação falhada nestes últimos 2 anos, como as há em todos os clubes. Ainda é um activo da SAD mas que obviamente dado o seu rendimento desportivo ser nulo não existirá retorno financeiro. Caso não surja nenhuma proposta, o que há a fazer é rescindir e começar a arrumar casa.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Caro Ricardo agora é que disseste tudo! Daqui a uns tempos o GB vai engolir mais três sapos...

    É muito fácil quem está de fora rotular todas contratações de potenciais barretes sem nunca os terem visto jogar. Difíceis são as decisões que a direcção tem de tomar, pois nunca se saber se estes investimentos trarão retorno desportivo ou financeiro, mas para isso temos o Grande JJ e o Enorme RC para darem o aval técnico. Deixem trabalhar as pessoas! Ninguém melhor do que eles para identificar os reforços que são necessários para termos um plantel mais forte e competitivo! Como diz o JJ "o resto são peanuts!"

    ResponderEliminar
  14. Ah...caro GB não me venha com mais tretas de que Rui Costa não tem nenhum participação nos reforços reforços... Na semana passada vi eu com os meus olhos R.Costa e LFV a entrarem para um hotel. O que la iam fazer? Não sei. Certamente não foram assistir a uma demonstração da herbalife.

    Cumprimentos e um bom 2010!

    ResponderEliminar
  15. Concordo em parte com que escreveu,mas acho que
    principalmente AIRTON(bom jogador,vi-o varias vezes a jogar no Brasileirao)foi uma aposta,pois para o lugar do Xavi nao tinhamos alternativas...quanto aos outros dois Kadec e Eder Luis,nao sei porque foram contratados,se ja
    tinhamos varios avancados.Realmente a Sad do SLB
    esta a descurar ha muito tempo da nossa Formacao,
    eu acredito que temos valores que num futuro proximo nos darao mais valias,e preciso e lanca-los para o relvado juntamente com as mais valias que la existem,caso contrario,para que serve a
    Formacao no Seixal?e so gastar e nada se tira de proveitoso?entao acabem de vez com a Formacao pois uma vez que vao todos os anos buscar carradas de jogadores e nao olham para os nossos jovens,talvez poupamos muitos $$$ em pessoal que
    esta ligado ha Formacao.

    ResponderEliminar
  16. Um Novo Ano pleno de sucessos para a Geração Benfica. Este ano vamos ser campeões pá....o que não significa que não tenha havido contratações falhadas. No entanto, quando a aposta é em jogadores jovens de potencial (e ainda não em jogadores feitos que custam milhões e milhões) e se aproveitam alguns (mesmo que um ou outro não vingue) e destes ainda alguns atinjam o topo (David Luiz e Di Maria parecem ser casos destes, Javi Garcia vai a caminho) o clube fica a ganhar. O que é preciso é ter sucesso desportivo porque só assim é que os jogadores têm destaque internacional e o valor aumenta...

    Agora o sucesso de jogadores é sempre uma questão relativa, depende da concessão de oportunidades e do aproveitamento destas. Scho que o Benfoica não tirou o devido partido de jogadores razoáveis como Yebda (fala-se no interesse do Arsenal!) e de Urreta - que muito novo ainda pouco jogou mas mostra qualidade -. Mas esta situação acontece noutros clubes que estão bem financeiramente (FC Porto - mas que também tem varios casdos de contratações falhadas). Tem que se ser selectivo nos investimentos mas isto de futebol não é ciência exacta. Agora acho que se o Benfica tiver sucesso desportivo ( o que mais importa) com a capacidade de mobilização e dimensão de massasd do clube o Benfica atingirá também o top em termos financeiros (mesmo que tenhamos que ver partir um ou dois craques por época). É a vida. Felicidades para o Novo Ano

    ResponderEliminar
  17. O GLORIOSO31/12/09 19:08

    Caro Geração então diga lá quem ia contratar? Tinha de ser barato, um craque mundial e português, segundo o seu criterio. Diga lá quem ia buscar?
    Olhe também eu gostava de ter um equipa vinda da formação mas se calhar estava o clubeco do Campo Grande e veja os ultimos grandes craques vindos da nossa formação: Kennedy, Pedro Henriques, Bruno Basto, Hugo Leal, Maniche, Edgar, Bruno Caires, Sousa, Moreira, Jorge Ribeiro, Bruno Aguiar, Pepa, Diogo Luís, Rui Baião, Ricardo Esteves, João Pereira, Manuel Fernandes, Rui Nereu, Hélio Roque ou o João Coimbra, isto sem o Miguel Vitor e o Rodrick.
    Acha que faria-mos daqui um grande plantel?
    Carissimo confio muito mais no Rui Costa, no Jesus que sabem mais do que futebol que qualquer um de nós que escrevemos aqui, que no carissimo ou no seu "Deus" Veiga.
    Um Boam Ano para todos com muitas vitorias do nosso glorioso.
    Deixe-mos isto vamos todos apoiar a equipa para fazer-mos a festa em Maio

    ResponderEliminar
  18. Se formos objectivos temos de concordar que o Benfica ficou a ganhar e muito com as contratações do início da época. Não sei ao certo mas terá gasto cerca 25 milhões em 11 jogadores e desses alguns foram um erro, é um facto.No entanto, só em 2 deles, Javi Garcia e Ramires pode o clube vir a ganhar mais do que gastou. Mas mais importante que isso pergunto de que forma conseguia o Benfica 2 jogadores desta qualidade por cerca de 15 milhões de euros?
    E Dimaria, Aimar e Saviola não foram contratrações muito duvidosas? Não teria sido melhor apostar nos nossos jovens?
    A critica tem de ser feita tendo em conta o deve e o haver e de momento o haver é muito favorável.
    Temos uma equipa a jogar muito bom futebol, um grande treinador e muitos jogadores de classe mundial cobiçados pelos grandes clubes europeus.

    Uma das vossas críticas que mais me surprende tem a ver com as supostas comissões, que são o primeiro objectivo da direcção. Os empresários existem para ganhar dinheiro com elas, todos sabemos isso, e por vezes os clubes devem ver-se na necessidade de fazer certos compromissos pois só assim se consegue contratações como a de Ramires, a não ser que se tenha o dinheiro do Real Madrid.
    Não sei o que vai acontecer com estes últimos jogadores contratados, se serão reforços ou blufs mas fossem quais fossem as contratações pensaria sempre o mesmo e por isso fica à espera para ver, sabendo que nenhum deles vem para ser titular de imediato, ou com um carimbo de 14 milhões e isso joga a seu favor.
    Em relação à aposta nos nossos Jovens penso que ela está a ser feita pois são vários os que têm feito contratos profissionais de longa duração e se encontram rodar em outros clubes.

    Se muitos de nós queremos convencer a GB de que tudo o que a direcção do Benfica faz é bem feito, a GB quer convencer-nos de que tudo o que faz é mal feito.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo1/1/10 19:06

    José Sales

    Caro Geração, foi necessário fazer contratações tendo em conta a porcaria de plantel que o corrupto veiga nos deixou. Hoje somos o melhor plantel do país. Antes do veiga sair fomos perder por 5 a Alvalade e fomos aflitos jogar às antas e viemos muito aliviados porque só perdemos por 2.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo1/1/10 22:43

    Chegou o ano 2010 e o blog "Somos Benfica" procura a equipa-tipo da primeira década do novo milénio. À direita encontram-se os inquéritos (Guarda-Redes, Lateral-Direito, Lateral-Esquerdo, Centrais, Médio-Direito, Médio-Esquerdo, Médios, Avançados), cada visitante tem um voto por inquérito. Participem!

    saudações benfiquistas,
    kid

    ResponderEliminar
  21. Concordo com a maior parte das ideias colocadas no post, mas olha que há jogadores Portugueses, de pior qualidade, em que os clubes detentores dos seus direitos pedem muito mais dinheiro,do que os jovens que têm ingressado recentemente no nosso clube.
    Reflexção : Ruben Micael vale mais de 6 milhões?
    Como dizia o ex JAMÉ

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking