O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Diego Maradona, talvez o melhor de sempre

. 91 comentários
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

91 comentários

  1. Pessoalmente, acho que chamar "Deus" a Maradona é um bocadinho redutor para outros tão grandes jogadores...

    Ronaldinho gaúcho, Ronaldo fenômeno, Ibrahimovic, Gullit, Ronaldo... Podia enumerar tantos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vejo futebol desde os dez anos (mundial de 1966) e vou aqui colocar para mim os melhores:
      PELE-MARADONA-EUSEBIO-CRUIFT-MESSI-RONALDO O FENOMENO-GARRINCHA-DI STEFANO-ZICO-ZIDANE-RONALDINHO GAÚCHO-ROMARIO-BEKEMBAUER

      Eliminar
    2. qts jogadores conheces da selaçao de 86 da argentina?ganhou aquilo sozinho. alguem mais o conseguiu?

      Eliminar
    3. Pumpido, Olarticoechea, Brown, Ruggeri, Valdano, Burruchaga, Pasculi, estes são os que me lembro, mas sem Maradona nem da fase de grupos passavam quanto mais ganhar o mundial.

      Já vejo mundiais desde 1974, e que me lembre foi das equipas mais fracas da Argentina em termos individuais, só que tinham um jogador unico, inigualavél e le levou-os, arrastou-os para a gloria e para o tiutlo mundial e para a eternidade, em termos de futebol espectaculo o fim foi em 1982 e em termos de jogadores o fim foi quando Maradona deixou de jogar

      Eliminar
    4. Maradona foi um génio do futebol e dificilmente alguém se poderá comparar a ele. Depois existem outros enormíssimos jogadores com grande talento e alguma genialidade. Como em todos os grandes génios deixam saudade porque do que se viu soube a pouco, queríamos mais. Mas, ainda bem que sou ateu, porque chamar DEUS é um grande exagero, ainda mais criar uma religião,então só me bem dar razão do meu ateísmo, porque há multidões que só vivem para a fé!

      Eliminar
  2. Raúl Santa-Clara25/11/20 19:11

    MARADONA, o 10 absoluto, o Deus do futebol, o dom eterno ao mais alto expoente.

    Há sem dúvida outros nomes lendários na grande história do futebol (Di Stefano, Messi, Pelé), mas sem se aproximarem do colosso de arte pura e génio extraordinário que Maradona exibia e fazia destilar em «slaloms» vertiginosos entre os seus adversários, guiado por aquele mágico pé esquerdo.

    Maradona para e até sempre!

    ResponderEliminar
  3. Talvez não, o melhor de sempre com todo respeito ao Pele é a Eusébio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PELÉ E MARADONA
      E A SEGUIR EUSEBIO, DI STEFANO, MESSI, CRUIFT, RONALDO O FENOMENO

      Eliminar
  4. Talvez....
    Mas para um benfiquista que se preze nunca ninguém chegará aos calcanhares do Pantera Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EUSEBIO ESTÁ NO TOP FIVE com pele, maradona, messi, cruift,

      Eliminar
  5. É uma parte da nossa juventude que se foi. Não sou de me comover facilmente, e sabemos que o Diego viveu e bem a vida... mas não deixa de dar alguma tristeza.

    Descansa em Paz Campeão

    ResponderEliminar
  6. ...Shadows...talvez sim!é sempre difícil pelo enquadramento das épocas!!!pelos anos que já vivi tenho como opinião que intemporais/ícones do futebol mundial apenas,Di STÉFANO,PÉLE,EUSÉBIO,MARADONA,GEORGE BEST,E CRUIJFF...depois temos numa segunda linha,Platini,Ronaldinho,Ronaldo nazário,Boniek,Messi....depois aparecem os acima da média como o ronaldo e tantos outros....

    ResponderEliminar
  7. Não é talvez, mas sim o melhor de sempre RIP depois de ti não há mais nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não concordo totalmente. Pele e ele sim foram os maiores. Pele era um pacote completo e o Maradona o mais genial. Digo mais será quase impossivel alguem no futuro bater a genialidade do maradona. As imagens daquele famoso aquecimento no Napoles que podem ser vistas no you tube mostra a sua imensa e inigualavel genialidade

      Eliminar
    2. Há sim o Pizzi, Vinicius, Dawrin..

      Eliminar
  8. O Melhor de sempre com certeza.
    R.I.P. D1eg0

    ResponderEliminar
  9. Morreu um pouco do futebol.
    Maradona era irreverência, magia, imprevisibilidade, magia, agressividade, magia... Maradona era futebol.
    O melhor que vi jogar até hoje (vi Messi e Ronaldo, não vi Pelé e Deusebio).
    Descansa em paz D10s.

    ResponderEliminar
  10. Águia Preocupada25/11/20 20:22

    Lembro-me de uma entrevista dada pelo treinador da selecção argentina antes do Mundial/82, que chamou a atenção para dois miúdos que iriam aparecer: Maradona e Boniek.
    Sem dúvida dois astros maiores no estrelato do futebol!
    Mas não há dúvida que El Pibe é o sol, é a lua e o luar que iluminou o futebol.
    A sua morte, trouxe-me o verso de Camões, que ante a perda da nossa independência para Espanha, escreveu:

    "Pátria, morro contigo"!

    A morte de Maradona, como que é uma antecipação ou premonição da morte do futebol! Talvez seja um exagero, mas ele leva consigo a magia, a leveza, a arte do futebol genuíno que espalhou pelo mundo!
    Descansa em paz Campeão! Obrigado Campeão!

    ResponderEliminar
  11. Não é o maior jogador de futebol. Existem outros com mais records, títulos e golos. Mas é o melhor. É o que tem mais talento e genialidade. Nunca vi ninguém fazer o que Maradona fazia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo. mas mais o pele
      logo abaixo o eusebio o cruift o messi e o ronaldo fenomeno

      Eliminar
    2. O CR7 não porque?? Por ser tuga? O por ser um produto dos sapos?

      Eu fico burro com certa gente o Messi na sacao e um zero nada ganha o CR7 seja na sela ao o nos clubes limpa tudo mas enfim são gostos ou não

      Eliminar
    3. Da Fonseca porque na história do futebol houve melhores jogadores que CR7, futebol não é records, estatísticas e golos, futebol é arte, divertimento, genialidade, liderança, intimidade com a bola, fazer jogadas maravilhosas e meter alguém na cara do golo para empurrar a pelota lá para dentro, é simples

      Eliminar
    4. O CR7 não faz nada disso certo?? Ok a minha TV está avariada

      Eliminar
    5. Da Fonseca não tem comparação possivel, tinhas que recuar àquele tempo, olha as equipas e os jogadores que Diego defrontou, a porrada que levou, as entradas que sofreu

      Não tens a TV avariada porque nunca viste o CR7, Messi, Ronaldinho Gaucho, etc fazerem nada de aproximadocom aquilo que ele fez com duas equipas banais da Argentina ou de um banal Napoles que lutava para não descer de divisão, só quem viveu consegue ter essa percepção

      Eliminar
  12. Jogador mágico.

    Morreu um bocado do futebol paixão.

    ResponderEliminar
  13. O MAIOR e MELHOR de sempre! Por tudo o que representou, representa e representará, dentro e fora de campo, preconizando em toda a sua vivência, tanto dentro como fora de campo, a luta do povo, da classe humilde contra a burguesia, regime, poder vigente (Boca vs River / Nápoles vs Norte de Itália) e após se afastar do futebol, sempre foi uma voz crítica contra a FIFA, ao invés de outros lendários do Futebol como Pelé, Beckenbauer, que são pagos, para estar caladinhos...

    Maradona sempre foi um líder, e isto faz toda a diferença para com Messi, outro génio de outra galáxia, mas sem o poder, rebeldia e carácter do D10S!!

    Quando ele "sozinho" levou de vencida a Inglaterra, com o melhor golo de sempre, não foi somente uma vitória num jogo de futebol! Foi a vitória do povo argentino contra a Inglaterra, na guerra das Malvinas! Maradona transportava uma vertente social-política para um simples jogo de futebol! Carregava toda uma equipa e tinha prazer nisso!

    Onde hoje em dia se vê um carácter destes? Cr7, Messi, Ibra, jogadores top, mas jamais se podem comparar ao Deus!

    Argentina e especialmente Nápoles choram pela perda do Maior! Nós amantes do futebol, também, ainda mais nós benfiquistas, que nos impingem como nosso maior craque, um tal de Pizzi... enfim... tristes tempos estes...

    Para todos aqueles que optem pelo lado negativo do Maior de sempre, apenas só isto:

    "Todos os génios são loucos"!

    Maradona está num patamar imortal ao lado de um Mozart, Van Gogh, Leonardo da Vinci, ou Shakespeare. É arte pura e jamais o esqueceremos!

    RIP Dieguito! Te hecho de menos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto e dou outro exemplo, ainda no desporto, o génio do snooker, Ronnie O'Sullivan. São pessoas como estas, que praticam a arte pura sem paralelo, que fazem sonhar e veiculam emoções que arrepiam todos os que as vivenciaram. Nesta era em que vivemos este tipo de emoções e cada vez mais uma miragem, seja em que arte for.

      Eliminar
    2. Completamente Jaime! Ronnie e Federer! Também já são imortais!

      Eliminar
    3. Jordan, Tiger Woods, Airton Senna e tantos outros. Lendas

      Eliminar
  14. Pergunta do jornalista: Quem é o melhor jogador do mundo? Para a minha mãe sou eu.Isto diz tudo, até um dia MARADONA

    ResponderEliminar
  15. O talvez está a mais. Não vi todos os grandes monstros do futebol jogar e claro que há sempre a questão dos tempos, das circunstâncias próprias da época em que cada um viveu. Ainda assim, para mim foi de longe o maior génio, não necessariamente o melhor profissional.
    Dizia há minutos Ribeiro Cristóvão na SIC, ele que com a sua idade já atravessou gerações de jogadores: Que me perdoem Pelé, Eusébio e Messi, mas Maradona foi o melhor de todos os tempos.
    Vi Maradona fintar adversários e assassinos em campo e sair vencedor. Messi jamais soube O que é jogar nessas circunstâncias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo

      Eliminar
    2. Maradona chamais soube o que é jogar com defesas de alto nivel e futebol sublper compesado e fechado com defesas de alto nivel como os de hoje e messi destruiu essas defesas 100x melhor organizadas que as do tempo de maradona portanto maradona chamais soube o que é jogar no futebol super tactico e evoluido como o de hoje...maradona foi gigante messi é um titã.

      Eliminar
    3. Quem me dera que o tempo voltasse atrás e pudesse ver Maradona enfrentar, Costacurta, Scirea, Bergomi, Brehme, Augenthaler, Buchwald, Karl Heinz Forster, Gentile, Oscar, Ricardo Gomes, Aldair, Ricardo Rocha, Ronal Koeman, Baresi, Maldini, Briegel, Goycochea que ia acabando com a sua carreira, etc etc etc

      Eliminar
  16. Agora bateu a saudade.
    O único jogador que vi resolver os jogos sozinho. E numa época onde os artistas não tinham protecção. Muita porrada levou em Itália, mas apesar de baixo era rijo. Não era daqueles que iam ao chão com qualquer encosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. levou mais porrada em italia que ronaldo e messi em toda a carreira....

      Eliminar
    2. Exatamente o que também escrevi anteriormente: vi verdadeiramente "caça ao homem" em campo, com a total cumplicidade do árbitro. lembro-me de um célebre Juventus-Nápoles em que a Juventus não teve jogadores, mas sim assassinos em campo, literalmente. E não foi só em Itália, pois também me lembro de um Atlético de Madrid-Barcelona em que um jogador do Atlético, do qual não me lembro o nome, lhe partiu deliberadamente a perna.

      Eliminar
    3. Foi, num jogo para a Liga, espanhola entre o Barça e o Atl. Bilbao que em 1983 um dos maiores caceteiros do futebol mundial mandou Don Diego para o estaleiro durante 6 meses.
      Andoni Goikoetxea conhecido com o açougueiro de Bilbau!

      Eliminar
    4. Santanoco isso já eu estou cansado de dizer, queria vê-los em a jogar em Italia e mesmo Espanha na decada de 80, os jogadores de hoje em dia e dos ultimos 25 anos são uma cambada de meninos mimados, super protegidos.

      Queria vê-los em equipas que não tinham mais que 2 e depois 3 estrangeiros, irem para um Napoles qualquer que no ano anterior ficou a 1 ponto de descer de divisão e fazerem e jogarem o que ele jogou, o CR7 tem a mania que é o maior só porque bate records e estatisticas, com 28 anos que foi a idade com que o Van Basten deixou de jogar, não tinha nada a mais que o Van Basten, até tinha menos, e Van Basten era muito mais jogador que CR7, mas as lesões deram cabo dele muito cedo. Ainda há pouco tempo quando Maradona fez os 60 anos, és o maior logo a seguir ao bicho que era ele proprio, CR7 é um grande jogador mas tem muita mania e soberba. Eu nunca fui ver futebol por causa de alguem que marcava muitos golos, sempre fui ver para ver alguem que jogasse muito, que fizesse joadas maravilhosas se a isso juntasse golos melhor ainda, agora para ver gajos a empurrar bolas para dentro da baliza, penalties, etc, por isso é que não passo cartão nenhum ao futebol há muitos anos

      A bola era a extensão do corpo de Maradona, a intimidade entre ele e ela saltava à vista, os maneirismos de Maradona com uma bola por perto, a alegria que ele tinha a jogar fosse em que condições fosse

      Diego e Van Basten foram os ultimos jogadores que me deram prazer ver e desfrutar do jogo, depois deles sobrou muito pouco, priveligiados os jogadores que tiveram o prazer de partilhar o balneario e jogar com Maradona, não há palavras para descrever tamanha genialidade, talvez esta D10S

      Eliminar
    5. O Zé o Van Basten pouco ou nada fintava mas marcava golos com gente grande era um 9 a séria. O que tu estás a dizer é um pouco contraditório porque o que interesa no futebol são os golos depois vem todo resto sem golos não há vitórias certo

      Eliminar
    6. Não fintava o Van Basten? Vê ele no Ajax e no euro 88 ou na final de Viena

      Pois eu gostava era de ver o Chálana, Diamantino, Carlos Manuel, etc isto falando do Benfica ou o Cubillas do Porto, ou o Falcão da Roma, Klaus Allofs do Fortuna Düsseldorf, Dalglish do Liverpool, Savicevic do Milão, isto são exemplos

      Eliminar
  17. Um dos, não vi o Eusébio, o Pelé, o Best, o Rivelino, e tantos outros, que nestes anos tenhamos todos eles de volta ao futebol noutros corpos noutras vidas, o futebol precisa de todos eles de volta. Eu preciso de todos eles de volta. Preciso de Brasil de 82 de volta, preciso da poesia de volta ao meu amado futebol.

    ResponderEliminar
  18. Benfiquista a sério25/11/20 22:56

    Que me desculpe o Grande Diego Armando Maradona mas o maior e melhor jogador de sempre foi Eusébio da Silva Ferreira.

    Na última visita de Maradona ao estádio da luz, penso que foi aquando treinador da Argentina e mostrou ser um grande cavalheiro.

    Descansa em paz Diego.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pele e maradona
      eusebio cruift messi e ronaldo fenomeno
      rivelino zico zidane ronaldinho gaucho

      Eliminar
    2. Nem figos nem Cr7 tu gostas de algum tuga? São todos maus certo??

      Eliminar
  19. Era daqueles em que se podia dizer que ganhava jogos sozinho!

    Um jogador fantastico que até hoje em termos de magia na minha opiniao nunca apareceu um igual!

    Foi campeao em italia ao serviço do napoles com uma equipa muito mas muito inferior ás outras equipas italians!

    Ps: o que vale é que temos o pizzi para fazer esquecer o maradona! O maradona de bragança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, conseguiste sacar-me um sorriso, neste dia tão triste! Pizzi, até quando vamos ter de levar com ele? Sempre titular... inacreditável... nem o Messi é sempre titular... de facto, Pizzi é o grande sucessor do D10s...

      Eliminar
    2. Provavelmente só deixaremos de ter pizzi no Benfica quando o vieira for embora!

      Para os defensores do craque pizzi que olham para as estatiscas o sergio oliveira do porto poucos golos marca e poucas assistencias faz e ate ele vai á selecao! Pizzi nem no braga tinha lugar! Alias com a atitude q ele tem campo de vedeta e que nem a camisola suja duvido que jogasse em algum clube da primeira divisao

      Eliminar
  20. Actualmente jogadores como Maradona, vindos da pobreza extrema, chegam ao topo e que fazem? Vendem-se ao Status e ao Sistema que impera nos tempos da geração "Twitter" ou "Instagram".

    Talvez um (dos únicos) que se asemelhe, Carlos Tevez, tanto como o Deus, nunca esconderam as suas origens humildes e jamais se deixaram corromper...

    Um lado totalmente extremo: Neymar... é tudo o que representa de mau no jogador actual, cheio de manias, que só joga por e para o dinheiro, negando por completo as suas origens humildes!

    D10s tinha um objectivo: deixar uma marca ímpar no futebol! Assim como deixou! Não importa como ou onde se começa, mas sim os ensinamentos e aprendizagens que se tiram daí! E nunca negar às suas / nossas origens!

    Jogadores do povo, irreverentes, fazem falta ao futebol moderno "oprimido", "rígido", "demasiado tático".

    Um pequeno parêntesis para nós benfiquistas, o que representou há pouco tempo Renato Sanches, ou um pouco mais longínquo Mantorras? Esta crença de jogador que move multidões, com a raça, querer e determinação, não importa de onde veio, mas o que significa no momento! É este tipo de jogador que eu quero de volta no meu BENFICA, em contra ciclo com Pizzis, Grimaldos, Weigls, jogadores que não agitam, não se afirmam, só acenam com a cabeça e obedecem... as Academias também têm um grande papel nesta destruição do futebol de rua, selvagem, destemido!

    Maradona só haverá 1! Marcou uma época sempre igual a si mesmo, não se deixou corromper ou formatar por este sistema que tira cada vez mais prazer a quem gosta verdadeiramente de futebol!! Ele não se limitava a cumprir determinada táctica, sistema de jogo, ele quebrava barreiras, desafiava a adversidade com um sorriso! E para os leigos do futebol moderno que defendem o físico como fundamental, Maradona era toda uma antítese, baixo... mas contra "gigantes", ele batia-se de igual para igual, pois tinha querer, vontade, ambição, determinação e não tinha MEDO, como hoje se vê no futebol actual!

    Infelizmente só o vi num jogo da Argentina vs Grécia, no USA 1994. Tomara ter mais uns anos, só para ter o privilégio de o ver jogar muitas mais vezes!

    Ps: futebol é do povo e não da burguesia das Academias, sob o pretexto de formatar todos os jogadores por igual!
    Venham jogadores rebeldes com carácter próprio para o futebol!

    Para sempre Diego! És o maior!

    Obrigado por tudo! Por me fazeres sonhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada26/11/20 00:12

      De acordo caro Carlos! Hoje, existe a sensação absurda de que tudo tem que ser formatado para isto ou para aquilo!
      Hoje, ninguém pode ser genuíno porque é proscrito, não serve para o mercado de trabalho. Não está formatado... É incapaz!

      Conta-se que Garrincha não sabia ler nem tinha grandes sabedorias para além de ser um futebolista genial. E que numa palestra pré jogo, o treinador dava as indicações globais e definia pormenores individuais. Garrincha, estava ausente, aéreo, não ligava às palavras do treinador. Este, olhou-o, fixou-o e disse-lhe: "E você garrincha... Você vá lá p'ra dentro do campo e jogue o que sabe"
      É isto que hoje é quase impossível! Não é o JJ que acha que qualquer um tem que jogar em qualquer posição? Depois, vem a desculpa da não adaptação... Claro, as formatações nunca podem dar certo no ramo da arte. Um canhoto, não pode ser um craque na direita! Da mesma forma que nunca terá boa caligrafia sendo obrigado a escrever com a mão direita!
      Aperfeiçoamento sim! Formatação, não!

      Eliminar
    2. Exatamente isso. Se me permite, tudo o que disse é transversal em quase todos as vivências da sociedade atual. Eu sei que este assunto é um pouco extra futebol, mas o sistema ecomonico marcado pelo marketing e pela sociedade do espetáculo artificial em que os modelos são pessoas que demonstram emoções também elas artificiais, seguidistas e de consumo rápido e descartável moldam se perfeitamente ao futebol de hoje. A maior parte das pessoas dos países desenvolvidos não pensa por ela própria, apresenta emoções artificiais e monótonas, e não vivenciam a verdadeira liberdade emocional. Os Jogadores de futebol que apresentam liberdade emocional e genialidade, são oprimidos pelos sistemas tácticos demasiado complexos. Como conclusão tanto o futebol como os adeptos perdem as emoções, sendo as mesmas substituídas por qual o clube que fez mais dinheiro ou a emoção de que jogadore(s) vão entrar ou sair da minha equipa em Janeiro ou no início da epoca. Este é o novo paradigma do futebol neste momento que se interioriza também nos jogadores.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada: "Um canhoto, não pode ser um craque na direita! Da mesma forma que nunca terá boa caligrafia sendo obrigado a escrever com a mão direita!" Se não, veja-se o "imortal" golo de Maradona com a Inglaterra no mundial do México. A jogada foi toda do lado direito! Bem hajam, cientistas da bola por existirem, dão-me sempre o prazer de ver que a realidade os supera..

      Eliminar
    4. Águia Preocupada26/11/20 12:45

      O meu braço esquerdo é quase totalmente inútil... Mas serve que mais não seja para ajudar o direito.
      Isto para te dizer, que a excepção desse golo do Maradona não faz a regra.
      A jogada foi na direita, sim, mas não terá sido comandada com o pé esquerdo?
      E quantos jogadores destros não marcam golos com a esquerda? E isto quer dizer que são geniais? Claro que não!
      Posso não perceber muito de futebol, mas este entendimento é linear.
      Já tu, sabes muito de bola e sobretudo de Ciência Humana! Obrigado pela aula de sapiência e elevação que me deste!

      Eliminar
    5. V. Exºa percebe muito de futebol, já Pepe Guardiola...

      Eliminar
  21. dos que vi jogar, e não vi jogar pelé, eusebio e di stefano, este foi sem duvida por muita margem para os outros que se seguem o melhor jogador.
    a sua vida foi como a carreira que teve no futebol curta, meteórica e não deixou ninguém indiferente à sua passagem.

    parte uma das memorias de infância que naquele mundial de oitenta e seis levou literalmente a equipa aos ombros até à vitoria final foi literalmente um jogador campeão do mundo mais do que uma equipa.
    coisa que ele também consegui replicar no napoles e nisso mais nenhum jogador depois dele consegui fazer e duvido até que tinha sido feito antes.

    infelizmente não foi só a sua perda também nos deixou bastos o últimos dos heróis da taça latina que ainda nos podia dizer de vida voz o extraordinário feito e a importância para o nosso clube.
    este tem sido um ano horrível, não só pela pandemia, que nos tem levado antigos jogadores, e dirigentes, então o ultimo mês tem sido uma catástrofe deixando o clube mais pobre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma carreira de futebolista de 21 anos é curta??
      Realmente, tendo em conta o que está para aí nos restantes comentários, mais balela menos balela pouca diferença faz. Ok, fica bonito ali naquela frase lugar-comum, que é o que importa agora. Siga a marinha. :D

      Eliminar
    2. João Carlos não te esqueças que Maradona começou a jogar com 15 anos na 1º divisão da Argentina a titular no Argentino Juniors e estreou-se com 16 anos na selecção da Argentina, o declinio do MAradona da-se após o mundial de 90 e por todas as peripecias que lá sucederam, ainda que alguns problemas de Diego já vinham de alguns anos, filhos ilegitimos, consumo de cocain, maso talento inigualavel dele foi sempre disfarçando tudo em campo

      Eliminar
    3. @ ruben sosa
      em vez de andar a fazer de pide dos comentários dos outros faça um seu.

      se acha que um jogador que acaba a carreira aos trinta e dois anos tem uma carreira longa.

      Eliminar
    4. Se ele tivesse acabado a carreira aos trinta e dois, claro que seria uma carreira mediana em termos de longevidade. Pena ser mentira.
      Vamos a contas. Se nasceu em 1960, "retirou-se com trinta e dois anos" e participou no Mundial dos EUA de 94... e em 1995 assinou por 2 anos com o Boca... é. É fazer as contas.

      Eliminar
    5. pelos vistos não sabe o que ele andou realmente a fazer depois de ter saído do sevilha é que jogar futebol é que não foi.

      Eliminar
  22. Não acho nada que a carreira de Maradona tenha sido curta. Isso é um daqueles mitos. E pelo que vejo na tv, a falarem da cocaína e não sei quê, só vejo ignorância.

    Maradona estreou-se pela selecção argentina aos 16 anos, e aos 18 já marcava golos. Foi campeão mundial de juniores, e o melhor jogador do torneio. Jogou 4 mundiais seniores. Foi campeão e o melhor marcador da Serie A. Jogou mais de 17 anos na selecção, em 3 décadas diferentes. É muito tempo. O Matthaus jogou 20.

    Maradona já era uma estrela em ascensão nos finais dos anos 70, já reconhecido internacionalmente, bate duas vezes o recorde mundial de transferências e foi o que foi nos anos 80 (faltou-lhe uma champions, mas o Nápoles não dava mais), e era uma figura internacional nos anos 90 que já não tinha paciência para o jogo.

    Se é o melhor de sempre? Eu cá não gosto de comparar eras diferentes, mas que está no Olimpo do futebol, disso não haja dúvidas. Marcou uma era não pelos "recordes" (obsessão fútil de hoje) mas pelo que dava de emoção e de espontaneidade ao jogo.

    ResponderEliminar
  23. Obrigado Pelusa.

    O Melhor jogador do Mundo que vi Jogar.

    Diego Armando Maradona destruiu todo o tipo de tácticas que os adversários construíram.
    Estamos a falar numa era do futebol muita rica em jogadores, treinadores e tácticas. Futebol duro, Ele levou muita porrada.

    Uma Lenda,

    Um Maestro,

    Um Génio,

    Um Enfant terrible,

    Um Artista,

    Um Homem de excessos, acaba sempre assim, o corpo não aguenta tanta carga.

    Tenho o maior orgulho e honra em ajoelhar-me perante este Enorme Futebolista.

    Foste a minha inspiração do futebol livre, cruel e maravilhoso.

    Uma equipa de futebol é constituída por 11 jogadores, por vários sectores, mas quando uma equipa tem um só jogador com tamanho Poder, a isto chama-se o quê?

    Para mim El Comandante.

    A Equipa era temida por causa de um só jogador, o que ele fez em Nápoles é qualquer coisa de notável.
    O que ele fez no Mundial de 86 em plena guerra das Maldivas, levar aquela equipa às costas como se levasse o País dentro dele. Foi e será História.

    Descansa em Paz El Comandante

    Quando chegares ao pé do Senhor devolve-lhe a mão.

    Obrigado El Pibe

    Eternamente Grato


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O que ele fez no Mundial de 86 em plena guerra das Maldivas..."

      A guerra das Maldivas não sei se foi em 86. Já a guerra das Malvinas durou 2 meses em 1982... "em pleno Mundial de 86".

      Eliminar
    2. Malvinas ou Ilhas Falkland em 86 houve outra vez um confronto em pleno mundial. Obrigado pela correção

      Eliminar
    3. Estou sempre pronto a aprender, principalmente história universal.
      Uma vez que nunca ouvi falar desse confronto em 1986, onde posso encontrar registos/notícias/relatos/depoimentos desse acontecimento, visto não estar a conseguir encontrar nada. Obrigado.

      Eliminar
    4. Provavelmente o Luigi estava a pensar na forma como Don Diego lavou a honra do seu país após o derrota nas Malvinas, levando a azul celeste às costas no Mundial.

      Eliminar
    5. Foi durante o mundial que um navio inglês bombardeou umas posições nas Malvinas fez uns poucos de mortos o confronto durou dois dias...

      Eliminar
    6. Caro anónimo, obrigado pela explicação. Continuo, no entanto, a não encontrar registos de tal acontecimento. Acontecimento esse que seria no mínimo estranho uma vez que os britânicos ganharam a guerra de 82, que posições teriam eles bombardeado no seu próprio território quatro anos depois? E não há uma notícia ou registo, mesmo que mínimo, em toda a internet...?

      Eliminar
  24. Maradona e Messi..os the best

    ResponderEliminar
  25. um dia num treino de uma equipa italiana um jogador italiano fazia umas habilidades com a bola julgando-se o maior. foi aí que o treinador o devolveu a terra dizendo-lhe: O MARADONA FAZ ISSO COM UMA LARANJA A DESCER E A SUBIR ESCADAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem disse isso foi o Michel Platini ao Zidane, o que lhe disse foi que o que tu fazes com uma bola ele faz com uma laranja

      Eliminar
  26. https://www.youtube.com/watch?v=e47_4sx7DG4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o mais genial do futebol
      era mesmo genial
      está para o futebol como o leonardo da vinci para a arte
      muito dificil haver semelhante

      ganhou um mundial sozinho
      foi brutal nesse mundial

      e eusebio esteve quase quase a ganhar um mundial sozinho
      tal como maradona
      sõ nao ganhou porque a fifa e a inglaterra
      ""compraram"" a fpf no jogo da meia final

      sem esses esquemas teria ganho um mundial sozinho
      tal como o maradona

      e por isso eusebio está no restrito grupo dos cinco imortais
      pele maradona eusebio cruift messi

      Eliminar
    2. E so rir Messi qual mundial ganho este rapaz?? Quantas champions tem?? Sabes o porquê dos sapos e os amigos da fruta falam mal do King? Porque Benfiquistas com palas como tu o CR7 merece estar entre os melhores de todos tempos não perceber isso é de alguém que não percebe nada de futebol mas ok

      Eliminar
    3. Em português se faz favor..

      Eliminar
  27. UNICO

    Não é facil encontrar palavras para definir Diego Armando Maradona, o que fez em 86 e no Napoles é grandioso, memoravél, humilde, rebelde, irresponsavel, contra o status quo instalado, polemico, buemio, epá sei lá, gostava dele

    Quando vemos Maradona em acção com a bola percebemos que a bola é a extençã do corpo dele e vice versa, estavam umbilicalmente ligados, depois dele nunca mais houve um jogador como ele, futebol nunca foi e não é estatisticas e records, futebol é aquilo que Maradona disse quero dar alegria às pessoas e diverti-las

    Gracias Diego

    ResponderEliminar
  28. El Pibe está na Champions vá por ti, hasta siempre comandante...

    ResponderEliminar
  29. Saúde-se Maradona pelo futebol puro que nos deu, a alegria depois um golo era sensacional. Festejava com e para o seu público.

    Saúde-se Maradona, porque, apesar de, entres outros atributos, ser um ícone da irreverênica, conseguiu neste blog uma discussão saudável, com diferentes pontos de vista discutidos sem um discurso de ódio.

    Para mim que tenho 47, foi o melhor que vi jogar. Não posso dizer outra coisa. O Ronaldo é bom? Sim, mas parece que trabalha só para ele. O Messi é bom? Sim, mas quer parecer um rebelde, fez uns tatoos e tal, mas é um pão sem sal. O Neymar assemelha-se um pouco, mas aquelas fitas no chão, são de um queque!!!

    Via também aquela alegria no Eusébio, aquela corrida depois de um golo, parecendo aquelas futeboladas de rua.

    Dos que vi jogar, aquele que mais se lhe assemelhou foi o Chalana, este é que foi pena ter uma carreira intermitente e curta. Para mim o melhor a seguir ao Maradona. A expressão de alegria, do jogo pelo jogo, era fantástica. O Futre também podia ser incluído.

    Se é o melhor de sempre? Não sei, só posso falar dos que vi e também têm de compartimentarem-se as épocas. Todavia, ele jogou numa era do futebol semi-moderno e num tempo em que era canela até ao pescoço. Isso diz muita coisa.

    Não teria espaço hoje, iam fazer-lhe a folha mais depressa do que fizeram no Mundial de 94, já não há espaço para o futebolista de rua, para o McEnroe, para o Mansell, para o Bill Lambeer. Como alguém diz acima, é tudo formatado, por marcas, por politicamnete corretos e o caraças, depois é tudo a abanar a cabeça como o cão do Pavlov.

    Nem festejar um golo se pode. Um gajo vai à bancada abraçar os adeptos, para quem o futebol é feito, e que pagam por isso e pode ser expulso.

    Não sei como é agora como é agora, mas na minha época estas figuras eram "quase da família", eram relevantes, talvez porque não havia tanta TV e havia um certo misiticismo através das crónicas dos jornais. Também tínhamos menos alternativas e consumíamos tudo com mais lentidão e sentido de descoberta.

    O futebol é a coisa mais importante, das menos importantes da nossa vida, mas sinto que ontem perdi uma parte de mim, que só voltarei a encontrar do outro lado.

    Obrigado Maradona, descansa em paz.

    Sócio do SLB rumo ao 38

    ResponderEliminar
  30. Tanta lamechice acerca do Maradona que até me causa náusea!

    Maradona enquanto futebolista foi bom, a fugir para o excelente? Claro que sim.

    Granjeou enorme pecúlio para que fosse lembrado como um dos melhores de sempre, se não o melhor? Claro que sim.

    E que foi o Maradona fora do futebol? Um desastre!!!
    Adorador de políticos totalitários assassinos, e dogado até dizer chega. Arrastou-se até agora, na lama!!!

    Lamento a morte de um senhor que era Benfiquista de gema; JOSÉ BASTOS !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simples Viriato, Diego foi o jogador mais genial que existiu, de maior talento, levou uma selecção banal ao Olimpo e à eternidade, e levou é mesmo o termo porque o fez praticamente sozinho, a Argentina fez 23 good no México e Diego fez 5 golos um deles o melhor da história do futebol e fez 5 assistências e depois fez do Nápoles um clube do meio da tabela em Itália que tinha ficado a 1 ponto da descida antes de ele jogar lá, um grande de Italia e que até um título europeu ganhou e que depois dele sair nunca mais foram campeões como antes dele nunca tinham sido.

      O que ele fez na sua vida privada, era privado e ninguém se prejudicou mais que ele próprio.

      Para mim há 5 jogadores que estão num nível acima dos outros, por aquilo que ganharam e jogaram nos seus clubes e por aquilo que foram capazes de fazer a nível individual num mundial, ainda que nem todos fossem campeões mundiais, Pele, Garrincha, Eusebio, Cruyff e Maradona, quando algum jogador fizer algo parecido então poderá entrar neste clube

      Eliminar
    2. So corrigira Argentina fez 13 golos

      Eliminar
    3. Viriato, guarde esses comentários desprezíveis para si e os seus!
      É de uma total indelicadeza e falta de noção!

      Mude o nome para Velho do Restelo e já agora, adeptos benfiquistas como o senhor, não fazem falta nenhuma!

      Maradona era, é e será somente futebol!!

      Eliminar
  31. "Tanta lamechice acerca do Maradona que até me causa náusea"

    O que me causa nojo é o cidadão que aponta o dedo acusador por razões que nada tem a ver com o futebol, quando ele próprio é um admirador confesso de Salazar, Bolsonaro, e dum partido xenófobo, racista, e da extrema direita europeia...

    Shame on you!

    ResponderEliminar
  32. John & Carlos;
    Já ouviram falar em democracia e o direito à livre opinião? Claro que não...vocês são mais Gulacs.

    Partido xenófobo, racista e da extrema direita? Estás a falar do teu, como é evidente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Viriato de Viseu 27 Novembro 23:03

      Democracia na sua boca é uma ofensa a todos os que morreram para o senhor poder ter direito á livre opinião.

      Se tem dúvidas que o seu partido é xenofobo, racista e de extrema-direita eu vou elucidá-lo sobre quem é o seu ideólogo e vice-presidente e envio-lhe também um desenho com a árvore geneologica de tão " ilustre e aristocrática família ligada à extrema-direita portuguesa desde o ´seculo XIX.

      https://tomarnarede.pt/destaque/o-que-liga-o-vice-presidente-do-chega-ao-antigo-presidente-do-ipt-pacheco-de-amorim/

      https://i2.wp.com/tomarnarede.pt/wp-content/uploads/2020/11/chega-pacheco-de-amorim.jpg?resize=600%2C400&ssl=1

      Não fui eu que comentei há uns tempos atrás que tinha participado com muito prazer no congresso no Chega!

      Obviamente que prefiro passear na vila de Gulacs no leste da Hungria que visitar as estepes geladas da Sibéria ...

      A ignorãncia é muito atrevida !

      Eliminar
    2. versão correta dos links ...

      https://expresso.pt/politica/2019-12-15-Quem-e-o-ideologo-na-sombra-de-Andre-Ventura--Da-direita-armada-ao-programa-do-Chega

      https://i2.wp.com/tomarnarede.pt/wp-content/uploads/2020/11/chega-pacheco-de-amorim.jpg?




      Eliminar
  33. Foi preciso dar hoje no canal 11 o Argentina - Inglaterra de 86, um jogo com 34 anos para assistir a um jogo de princípio ao fim em muitos anos, só mesmo o Diego

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking