O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Exclusivo: E se a OPA do SL Benfica fosse no país de Madoff?

. 77 comentários


“Como é que é possível ainda ninguém ter sido julgado no caso BES e o senhor [Bernard] Madoff ter sido condenado em pouco tempo? Foi condenado em pouco tempo, porque fez um acordo de sentença. E isso é muito importante para a credibilidade do sistema, sobretudo em áreas em que o processo de investigação é necessariamente moroso porque é muito complexo.” – António Costa, Primeiro Ministro de Portugal.

Estas palavras marcaram as últimas semanas da atualidade política em Portugal. 

Em Portugal, num passado recente, haviam certas zonas escuras proibidas à justiça. Não se investigava, não se acusava e muito menos se prendia, julgava ou condenava.

A entrada de Joana Marques Vidal na PGR mudou as regras do jogo em Portugal. De repente, esses limites históricos desapareciam e todos passavam a estar debaixo do radar da justiça.

De repente, o país descobria que um antigo primeiro-ministro vivia muito acima das suas possibilidades e com dinheiro emprestado de um amigo. Não surpreende portanto que tenha levado o país à bancarrota.

De repente, o país descobria esquemas de corrupção passiva e activa dentro do Estado nos mais diversos sectores como o SEF, os Registos ou até mesmo entre grandes empresas e governantes no activo. 

Também o futebol passava a estar sob investigação, muito por arrasto devido à divulgação de contratos e emails relacionados com os 3 grandes do futebol português.

A pergunta que este artigo levanta é: E se a OPA lançada pelo SL Benfica fosse no país de Madoff?

Os EUA são um país com imensos defeitos mas com uma virtude enorme: tudo é escrutinado à exaustão e não há limites às investigações a quem exerce cargos públicos mas também nas grandes empresas e instituições.

Em Portugal a opinião escrita tem mostrado interesse apenas no tema “preço”. Mas será esse único ponto importante a analisar? Ou será o tema “preço” o culminar de uma série de questões anteriores?

Devolver o Benfica aos benfiquistas

Foram aprovados novos estatutos em AG da Benfica Futebol SAD em 30 de Novembro de 2018 que inviabilizavam qualquer compra hostil.

Além disso, é inconcebível sequer imaginar qualquer OPA hostil quando o SL Benfica detém 100% das acções de categoria A e 64% do capital total.

Esta questão seria rapidamente respondida.

Recompensar quem investiu em 2001

Nos EUA, a primeira coisa que o equivalente à CMVM estaria a fazer era a escrutinar as possíveis relações entre quem decide a OPA e quem será o beneficiário da mesma.

Uma das justificações dadas é que a OPA visa recompensar quem ajudou o SL Benfica em 2001, quando o clube lançou a SAD.

Ora, dos atuais grandes accionistas da SLB SAD, apenas José Guilherme pode dizer que apoiou financeiramente a SLB SAD desde o início. Nem Luis Filipe Vieira fez parte desse grupo de grandes investidores iniciais da SLB SAD. O grande lote que Vieira adquire é mais tarde, sob condições que explicaremos noutro post e que veremos se ainda lhe pertencem.

Haverá sim pequenos accionistas que investiram no princípio e para quem o SL Benfica é uma questão de paixão e não de negócio. Para esses, esta OPA não terá qualquer significado pois não vendem.

Relações entre Administração da SAD, Direcção do SL Benfica e grandes accionistas

Outro ponto que seria escrutinado era se existiam relações privilegiadas entre alguns dos intervenientes na operação, quer do lado do SL Benfica quer do lado dos accionistas.

Pelo que é do conhecimento público, há indícios fortes de que neste ponto a OPA pode estar em risco.

As perguntas essenciais que a CMVM tem que responder são:

- É ou não verdade que José António dos Santos adquiriu activos de Luis Filipe Vieira ou das suas empresas no processo de reestruturação no Novo Banco que decorreu durante 2017?

- É ou não verdade que, de forma coincidente em 2017, José António dos Santos adquiriu em cerca de apenas 2 meses 2,67 milhões de acções do SL Benfica SAD?

- É ou não verdade que as relações financeiras entre José António dos Santos e Luis Filipe Vieira terão já ido mais além que estas supostas compras de activos em 2017? Existe alguma espécie de “dependência” financeira recente entre o presidente da SLB SAD e o empresário?

Podem estas perguntas passar ao lado da CMVM quando José António dos Santos, com esta OPA, pode encaixar quase 15 milhões de euros? 

Mas as questões sobre indícios de posição privilegiada de alguns accionistas não se pode limitar a um acionista.

O que levou a Quinta de Jugais, um empresa de Cabazes de Natal, a investir em 2018 numa posição qualificada na SL Benfica SAD com 460.926 acções, quando os seus resultados líquidos publicados também em 2018 não passavam dos €1.272.930? 

Que informação ou “feeling” tiveram os donos da empresa para tal investimento quando a SLB SAD nunca pagou dividendos ou nunca apresentou uma evolução de cotação que pudesse dar perspectivas de qualquer retorno? 

A OPA, a ser concretizada, dará à Quinta de Jugais cerca de 2,3 milhões de euros. Quase o dobro do seu resultado líquido. Isto não levanta questões a ninguém?

Também a questão das acções de Luis Filipe Vieira ainda não está respondida. O grande lote de acções que comprou foi posterior ao grupo inicial de grandes investidores.

Serão as acções que detém mesmo suas? Foi o dinheiro utilizado na compra desse grande lote de acções proveniente do antigo BES? 

No âmbito da reestruturação do seu património pessoal e empresas terminada algures no final de 2017/princípio de 2018 essas acções foram também incluídas no fundo? 

Pode Luis Filipe Vieira, um dos maiores devedores do país com mais de 600 milhões de euros em dívidas (dizem que quase 1000 milhões) num banco intervencionado e pago por todos nós contribuintes, e que só em 2019 recebeu mais de 1000 milhões de euros em apoios, dizer mesmo que é o beneficiário do valor de venda das acções quando sair do SL Benfica, se as mesmas tiverem sido compradas com dinheiro vindo do BES?

O preço

Qual o verdadeiro prémio oferecido pelo SLB? É o valor relativo à cotação no momento do anúncio da OPA ou será mais correcto olhar para o valor histórico da acção da SLB SAD?

Se olharmos com atenção para o histórico de cotações, verificamos que a acção da SLB SAD só ultrapassou a fasquia dos 2 euros na segunda metade de 2018. Até lá, e nos últimos 5 anos (como amostra) a acção da SLB SAD raramente tinha passado de 1,5 euros. Aliás, a média ronda o 1,25 euros com várias vezes a cotar abaixo de 1 euro.

Ora, olhando para estes números, para o não pagamento de dividendos e para a baixa cotação da acção durante anos, é justo questionar o porquê destes investimentos repentinos na acção da SLB SAD.

Como fica claro, o verdadeiro prémio face à cotação habitual da acção SLB SAD é de mais de 300%.

Em resumo

Não é possível adivinhar as respostas a todas estas perguntas. No país do Madoff, elas certamente teriam que ser respondidas antes de a OPA ser autorizada.

Em Portugal, a CMVM terá essa responsabilidade, presente e futura.

A CMVM certamente poderá pedir todas as informações que necessita para que, a médio prazo, a sua decisão (e os decisores) não possa ser colocada em causa por eventos relacionados com a justiça.

Utilizando as palavras do Primeiro Ministro, "é muito importante para a credibilidade do sistema" que a CMVM responda cabalmente a todas as questões, antes de uma decisão.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

77 comentários

  1. OPA iguais à do Benfica nos EUA acontecem quase todas as semanas. É o pão nosso de cada dia. Não percebo a estranheza, quando já tudo foi explicado.
    Sò se for por questões de agenda que tentam lançar dúvidas e suspeitas à moda dos Marques sobre algo que é perfeitamente legal e normal, como iremos ver quando a CMVM der a permissão, assim como o cumprimento de uma promessa eleitoral que foi de devolver o clube aos sócios.
    Seria a primeira vez na história de uma bolsa mundial que uma OPA não se fazia porque havia um ou dois investidores que ganharam milhões na bolsa, porque foram mais competentes e tiveram mais visão do que os outros.
    São essas que as características principais que estão por base das grandes fortunas ganhas nas bolsas do mundo.
    Eu se tivesse o dinheiro livre e a oportunidade que o benfiquista que comprou as acções a 1 euro teve, também o faria.
    Os americanos riam-se!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. falando em fortuna jà fizeste a tua , podes ir buscar a avença que o dono agradeça principescamente o serviço...

      Eliminar
    2. A minha fortuna fi-la a investir na bolsa de NY. Não enganas ninguém.

      Eliminar
    3. no fundo ignoras o post, o que escreves é porquê?

      Eliminar
    4. É curioso como se verifica haver participantes neste blogue que são autênticos especialistas e profundos conhecedores das OPAS quase semanais ou quase diárias nos EUA!
      É um fartote de sabichões!
      Uns cómicos...

      Eliminar
    5. Luigi SLB10/1/20 16:55

      Quem é Sacaramanga?
      Será Rui Gomes da Silva?

      Estas palavras estão publicadas no site Jornal Bancada.

      Rui Gomes da Silva admite que gostaria de obter algumas respostas por via do regulador financeiro a respeito da OPA lançada ao Benfica.

      O antigo vice-presidente encarnado, que já assumiu estar na corrida à liderança das águias no próximo ato eleitoral, partilhou um longo pensamento no blogue 'Novo Geração Benfica', onde dá conta de algumas dúvidas e interrogações para as quais aguarda resposta.

      Notícia de jornal Bancada dia 10.1.2020 às 15h00.

      Eliminar
    6. Luigi, o autor do texto é o Scaramanga e não Rui Gomes da Silva, que não aparece sequer mencionado em qualquer lado do texto. Já não é a primeira vez que a Bancada cita posts do NGB enganando-se nos autores dos textos. RGS é convidado do NGB e não o NGB. Que fique esclarecido.

      Eliminar
    7. Alerta Vermelho11/1/20 08:14

      Luigi, é o zorro, que é o saramanga! Com a paranóia de perderem o tacho, que acabará, caso Vieira saia, veêm conspirações em todo o lado! A "inocente", OPA, é que de forma alguma, pode ser uma conspiração! Gente como você, apenas revela que existe um conjunto de "instalados" que fizeram do BENFICA, o seu modo de vida. Dito de outra forma, servem-se do BENFICA, ao invés de servirem o BENFICA! Quando não se têm argumentos para contrariar estes reparos, aperta-se o pescoço, a quem o disse!

      Eliminar
  2. Silvestre10/1/20 12:17

    Parabéns pelo excelente post.

    Para mim como benfiquista é essencial ver isto tudo bem respondido.

    O meu voto nas próximas eleições vai para quem se erguer contra este lodo...Sonho com Bagão Félix...mas sei que dificilmente avançará...É uma pena...se não aparecer mais ninguém irei votar RGS, não porque acredite muito nele...mas neste momento urge tirar esta "gente" do meu clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada10/1/20 13:14

      Tal qual a minha posição!
      Peço ardentemente que quem possa, se chegue à frente!

      Eliminar
    2. Quem se erguer contra este lodo, terá graves problemas. É ver vale e Azevedo...

      Eliminar
  3. Hoje é dia de jogo
    Que tem isto a ver?!!!
    Ridículo este post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, quando se mexe na ferida a tudo ridículo...

      Eliminar
    2. mas qual ferida, ignorante ; OPA's como esta nos EUA, sao diárias

      Eliminar
  4. Semana após semana o conselho de arbitragem a dar razão ao Pinto da costa, isto não é para ser decidido pelos jogadores e treinadores. Um árbitro que há muito perdeu a vergonha e assumiu o seu anti-Benfiquismo no jogo do Benfica e o árbitro da pastelaria no jogo do Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...mais duas nomeações escandalosas !!!
      A vergonha acabou no dia que estes senhores do CA nasceram!!

      Eliminar
    2. perderam a vergonha com APOIO de LFV, nunca esquecer !!!!

      Eliminar
  5. Muito bem, aplauso! Em Portugal tudo é possivel, desde que seja manobrado por mafiosos. LFV veio para o Benfica para ter a força necessária junto do Governo e na justiça, de poder fazer todos os negócios suspeitos sem ter de responder por eles, montar uma rede de poder para ser o novo DDT. De inicio ainda teve a oposição de alguns benfiquistas de Elite como por exemplo Rui Rangel, mas habilidoso nas falcatruas soube negociar sempre para tirar as vantagens que pretendia. LFV actualmente com o Benfica consegue ter na mão politicos, Justiça e os mais famosos advogados para o ilibar. Triste realidade, o Benfica não é isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos se Luís Filipe Vieira tem mesmo a Justiça toda do lado dele e se se vai safar, como eu acho que não, de ser acusado no processo LEX, que vai ser anunciado rm princípio neste Verão.
      Ou seja, será uma campanha quentinha.
      Que Luís Filipe Vieira responda também porque achava que Pinto fruteiro da Costa era um homem adorável (declarações mesmo depois do fruteiro ter sido detido no âmbito do Apito Dourado) e se é Benfiquista, porque se sabe que era Sportinguista até há alguns anos.

      Eliminar
  6. Tanto pressuposto falso para dar a ideia de que este artigo é minimamente assente em factos é realmente fantástico....
    Antes de sequer comentar metade das asneiras escritas que tal o autor começar por comprovar as "dívidas" de Vieira? E não falo de títulos sensacionalistas de um cm qualquer como prova....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó meu idiota, comprovar as dívidas de Vieira?. O banco de Portugal emitiu uma lista dos maiores devedores à banca onde por coincidência aparece o teu querido líder. Qualquer idiota sabe isso, mas tu nem a isso chegas. Já te podes ir lambuzar com as migalhas que te deixa o teu dono por debaixo da mesa.

      Eliminar
    2. O Avençado10/1/20 13:33

      Quanta elegância...

      Eliminar
    3. Mostre lá essa lista emitida pelo banco de Portugal onde aparece o Vieira.

      Eliminar
    4. Zé do Telhado10/1/20 16:04

      Esse barrasco além de ser do clube do penico da Churrasqueira do Campo Grande, ainda por cima mente com todos os dentes!

      " O Banco de Portugal divulgou hoje a lista agregada dos grandes devedores dos bancos que recorreram a ajuda pública, informação em que não consta o nome dos clientes incumpridores e que implica limitações na interpretação dos dados."

      Fonte:https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/autor/je-multimedia

      Eliminar
    5. Se fosses homenzinho, coisa que não és, chamava-me barrasco na cara e não atrás de um teclado, que era para saberes o que é bom para a tosse. Barrasco é o boi desconhecido do teu pai seu fdgp.

      Eliminar
    6. Jf é normal que não tenhas inteligência para fazer uma pesquisa na web, a morsa guerra faz o trabalho todo. Manda os links dos sites e blogues onde vens debitar a verborreia que ele te manda a troco de uns nuggets. Triste personagem que até rebola no chão a troco de umas migalhas. Mas a culpa não é tua, é do governo que andou a oferecer computadores a qualquer inútil que tirasse o nono ano.

      Eliminar
    7. Zé do Telhado10/1/20 21:41

      @DARK SHADOW 18:02
      És demasiado rasteiro para perder muito tempo contigo!

      Não passas de um pequeno verme, e o teu mal foi quando nasceste, a parteira confundiu a tua cabeça com o teu cu e deu-te uma palmada na testa :)))

      Eliminar
    8. Zé do Telhado a óbvio que não vem porque o dito cujo não solicitou ajuda pública. Faz a OPA e devide o guito com o amigalhaço dos frangos...

      Eliminar
    9. Um gajo que vem para a internet insultar malta que não conhece so porque esse malta tem muito mais capacidade intelectual e consequentemente uma opinião diferente é o mesmo gajo que vem exigir a outros para ser "homenzinho". Mais ridículo mesmo e usar um Nick parecido a uma outra figura sem credibilidade nenhuma e que tem como único objetivo ajudar um burlaoa chegar ao poder para lhe dar um tacho.....
      Se quiseres tu ser homenzinho que tal fazer o que pedi e apresentar factos em vez de perpetuar mentiras?

      Eliminar
    10. Telhado do Zé12/1/20 18:42

      Islander para que saibas a pessoa a quem te dwriges o Shadows já foi convidado para ir ao gabinete do Vieira e rejeitou nem quiz ouvir a proposta por isso bates na porta errada, e mais tresandas a Vierista...

      Eliminar
    11. Islander, alguém te obriga a cá vir??? Ler o Shadows?? Ou és obrigado?? Se fores temos pena...

      Eliminar
    12. Telhado, nessa tua cabecinha básica o que dizes pode fazer algum sentido mas numa pessoa intelectualmente capaz não se vê nenhuma relação.... Então por estar comprometido com uma parte e não aceitar sequer ouvir a outra parte prova oque mesmo senão falta de abertura?🤔
      Anonimo, que eu saiba o blog ainda é público apesar de me censurarem 80% dos comentários e que eu saiba ainda outros escrevem aqui alem desse triste mencionado, por isso explicar-me la porque te achas no direito de.me dizer o que posso ou não fazer?

      Eliminar
    13. Eu não disse que não podias vir. se ésvMasoquista problema teu, eu não vinha a um blogue quando não gosto ou não concordo com a politica do mesmo, também pensei; para este homem deve ser um frete ter que estar de atalaia ao blogue, deve ser o emprego dele...

      Eliminar
    14. Estar de atalaia ao blogue? Ou me confundes com alguém ou não sabes mesmo do que falas..
      Agradeço a preocupação com o meu tempo, de qualquer maneira. Quando mandares as instruções do que posso ou não fazer manda o dalarsa, tá?👍

      Eliminar
  7. Que texto pateta.

    Vou só começar pelo início.

    O processo Madoff foi um escândalo. Bernie chegou a acordo com a Justiça para que o processo fosse rápido e abafado, e pelo caminho ilibou inúmeros envolvidos, nomeadamente os filhos, carregadinhos de culpa em tudo o que aconteceu.

    É essa a justiça que queremos?

    ResponderEliminar
  8. O exemplo que levantam da empresa Quinta de Jugais, demonstra apenas que uns têm visão e outros não. Olhem para o valor do Ajax na bolsa de Amesterdão... Será o Ajax um clube mais valioso que o nosso?
    Apoio o RGS nas próximas eleições, mas têm que escolher melhor os alvos... As ações do Benfica iriam chegar nos próximos anos a mais de 10€ por unidade...

    ResponderEliminar
  9. Depois de tanto dinheiro mal gasto em jogadores e mais Bla Bla que este blog todas as semanas apresenta este e deve ser o dinheiro mais mal gasto que vai ter mais aproveitamento. As ações ficam no Benfica e do Benfica. Nos milhões que supostamente são gastos em jogadores e empresários isto são penauts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SO DESAPARECEM 30MILHOES DO BENFICA ,NAO FAZ MAL...TRISTE!!!

      Eliminar
  10. Bom texto, na óptica da reflexão e na óptica de relembrar que este tema é muito importante, não será esquecido e tem de ficar esclarecido de forma inequivoca.

    Relativamente aos pontos, um breve apontamento:

    Devolver o Benfica aos benfiquistas - não faz sentido algum, face à posição que o Benfica, directa e indirectamente, tem;

    Recompensar quem investiu em 2001 - não concordo porque o conceito de acção, seja em mercado primário ou secundário, não garante qualquer retorno. E não deve ser uma posição de gestão e decisão na instituição que permite recompensas a accionistas;

    Relações entre Administração da SAD, Direcção do SL Benfica e grandes accionistas - este é o ponto mais grave para mim, e é muito interessante o apanhado que fazes entre negócios com amigos e reestruturações junto de bancos. Mas sobre este tema não me vou alongar porque preciso de saber mais;

    O preço - apesar de ser um valor bem acima da média de cotação, acho que é uma acção que em breve estará nessa cotação ou até superior. O centro de formação representa um incremento considerável para a marca, e adivinham-se grandes alterações a médio prazo, como naming do estádio e/ou entrada na nova liga dos campeões.


    Não é por acaso que a mudança na PGR levou a um abrandamento de processos neste país. Quem lá estava era um entrave a muitos interesses.

    ResponderEliminar
  11. Bom, pelo menos desta vez não tivemos de levar com os quilos de pontos de exclamação e reticências.

    ResponderEliminar
  12. Agora que se fala na cmvm, onde porra anda ela aquando dos negócios do fecepe com o portomonens? Agora compra, agora devolve!!! Really, e os sucessivos perdoes de divida ao ceporting? Estará a cmvm condicionada de alguma forma? Será o Glorioso a condicioná-la?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estamos a virar o bico ao prego? Carácter precisa-se. Urgente.

      Eliminar
  13. Portugal, acorda!Ao MP estava vedada a investigação de altas figuras, estava tudo corrompido. Prendam-se todos os PGR´s até Joana Marques Vidal!

    ResponderEliminar
  14. Caros escribas para quando um artigo sobre a nomeação sistemática dos mesmos árbitros, jogo após jogo, para os jogos do SLB e do FCP, com a particularidade da % de nomeações de árbitros da AFP!?

    Há que trazer o tema para cima da comunicação social, e este é outros blogues, podem ter um papel importante nesse sentido.

    ResponderEliminar
  15. Scaramanga, prepara-te para os ataques que vais ser alvo.

    Para muitos benfiquistas está tudo bem, mal estava quando era o Porto, mas como eles fizeram muita merda nós também podemos fazer e temos o direito de fazer

    Já o disse e repito, investiguem sem dó nem piedade, seja Benfica, Sporting, Porto ou quem quer que seja, investiguem as contas, investiguem os dirigentes, sigam o rasto do dinheiro, é complexo? É, mas a limpeza era geral e teriam que ser construídas muitas prisões para os meterem todos lá dentro, mas as pessoas acham tipos destes grandes empresários, visionários, quando não passam de charlatões, que só se safam neste país que a justiça nunca funciona para os grandes, só para aqueles que trabalham

    Vergonha somos nós, só porquê quando se fala do nosso clube, e isto serve para qualquer adepto seja de que clube for, virem logo dizer que tem inveja, não são capazes, os nossos dirigentes são sérios e os outros é que não são, está gente prejudica a vida de milhões e quero que a clubite de lixe, eu sempre fui do Benfica, e quero que os dirigentes se lixem

    As sad foi um maná para uma enorme quantidade de gente sem escrúpulos que sempre andou no futebol, 99% dos dirigentes, os adeptos dos clubes não os conheciam de lado nenhum, de um momento para o outro, são tipos poderosos em Portugal, Vieira, Pinto da Costa, Valentim Loureiro são é só 3 exemplos, mas quantos mais querem, poderosos porquê? Que fizeram ou produziram para ser poderosos? O poderoso que se lhes atribui tem mais a ver com outro tipo de situações, basta ler os os livros do Mário Puzo ou se não quiserem ler, ver os filmes do Coppola

    Quanto ao país do Maddoff tem muitos defeitos é verdade, mas quando se trata de os meter dentro, não perdem muito tempo, basta lembrar que já tiveram um presidente destituído, isso é impensável em Portugal e muito menos no Benfica e porquê? Porque são poderosos e a comunicação social como lê do kesko prato, 9s políticos, comem do mesmo prato e muitis da justiça também comem, basta ver as perigosas ligações e as promiscuidades do caso Lex, do como exemplo, porque o que não faltam são exemplos, então nós últimos 10 a 15 anos é um fartote, mas continuem a apoiar esta gente

    Quem está rico no futebol entre adeptos, jogadores, dirigentes, clubes e empresários? Todos menos os adeptos e os clubes, os outros estão todos podres de ricos

    Pensem nisso, e deixem-se de defender esta gente só porque estão nosso clube, eu só falo pelo Benfica, dos outros clubes eles que se preocupem

    ResponderEliminar
  16. Para quem está de fora e observa os movimentos desta malta do cacau, tudo apontaria para ser assim: o Vieira recupera o dinheiro investido e as mais valias do amigo serão divididas entre ambos numa offshore qualquer.
    É claro que isto é um exercício literário e nada a ver com a realidade como é óbvio, até porque LFV é uma pessoa acima de qualquer suspeita, este ex-sócio e fervoroso adepto do Sporting é uma pessoa de reputação a mil.

    ResponderEliminar
  17. Observação Pertinente10/1/20 15:48

    Tanta teoria rebuscada para fugir da realidade!
    Um empresa que dá lucro sucessivamente há 6 ou 7 anos, já tem assegurado mais um exercício com lucro.
    Que, no mesmo período, é a melhor da sua actividade em Portugal, com mais sucessos desportivos que qualquer outra a larga distância.
    Que é uma das melhores da Europa e do Mundo na formação e está sucessivamente na prova mais importante do Planeta, e que tem subido o nível de ano para ano.
    E admiram-se que as acções valham mais? É preciso não ter dois dedos de testa.
    Estranho, estranho foi que, aquando da subscrição inicial, ter havido quem desse 5 euros ao Benfica por algo que valia 0 Euros ...
    Agora vir criticar quem correu o risco de ficar sem nada e trabalhou para que hoje valham o que valem é, isso sim, desonesto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já o amigo que comprou as acções a menos de 2 euros e as vende agora a 5 está tudo bem claro, é tudo hiper mega transparente. E que dizem o total das acções dar um lucro acima dos 10 milhões.

      Eliminar
    2. o lucro inclui a antecipação de receitas da nos?

      Eliminar
  18. Instada que foi a CMVM a responder, estou convicto que a CMVM nos mandará ler o MADOF ao contrário.

    ResponderEliminar
  19. Lamentável é fazer comentários como anónimo!
    Quem gosta de coisas "às claras" assume nome e identidade.
    Seja a favor seja contra.
    António Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque se no comentário diz António Melo, então de certeza absoluta que é verdade, nome do BI, verdade verdadinha!

      Se o anónimo escrever José Fagundes Silva Carranca, já é verdade?

      Eliminar
    2. Os culpados da existência dos comentadores ANÓNIMOS é pura e simplesmente dos proprietários do do Blog.

      As razões...eles lá sabem porquê!

      Eliminar
    3. Zé do Telhado10/1/20 22:22

      Perdeste uma bela oportunidade para ficar calado, porque o António Melo é um BENFIQUISTA à prova de bala!

      Eliminar
    4. Telhado do Zé11/1/20 10:28

      Ou Vieirista??? Há por aqui gentinha que confunde Benfica com Vieira..

      Eliminar
    5. Zé do Telhado11/1/20 15:46

      https://eddglorioso.blogspot.com/2018/07/em-defesa-do-benfica-datas-de-fundacao_74.html?m=1

      Quando falas de gentinha nao estás a falar da tua familia pois não?
      O que eu acho é que há apedeutas a mais e massa cinzenta a menos... e nao sei porquê, mas tresandas ao Insolvente Traques!

      Eliminar
    6. Como se Red Machine fosse algum nome ou melhor não fosse equivalente a anónimo. A com cada um..

      Eliminar
    7. Percebo que tenha ficado desiludido quando viu que o meu perfil não estava disponível; mas o simples facto da Google poder bloquear-me, significa que sou um "pouquinho" menos anónimo que o meu caro interlocutor...e nao se esqueça que HÁ anónimos e anónimos!
      Fiz-me entender?

      Eliminar
  20. Num país minimamente decente, vieira e gente como ele estavam encarcerados há anos.

    Mas, neste esgoto a céu aberto que se chama Portugal, tudo é possível. Até sócrates ainda andar em liberdade. E no retrato fiel do país que é precisamente o futebol, vamos querer o quê? Carácter? Justiça? Honestidade? Basta olhar para a base da pirâmide: os adeptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu deves ser o único gajo honesto da base da pirâmide, não sei qual mas desconfio, até te deves chamar honesto mas como esse nome não aparece em nenhuma lista telefónica, repito nenhuma, estamos conversados, oh! honesto de contumil.

      Eliminar
  21. Quando não ganhavamos nada, estava tudo mal, agora que ganhamos quase tudo, está tudo mal.
    Caro Scaramanga, hoje é dia de jogo, queremos ganhar, depois fazes uma queixa à CMVM e deixa-te de merdas.
    Estou a ficar farto de inteligentes e de mal agradecidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheço alguns mal agradecidos que diziam que o apito dourado não era nada...

      Eliminar
    2. Não metas o bedelho onde não és chamado.

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho11/1/20 08:22

      Então se ganhamos quase tudo, vou ficar á espera que ganhemos o mundial de clubes, que deve estar quase, quase aí!

      Eliminar
  22. Parece que afinal houve uma comissãozita para alguém que se senta no carrossel...

    ResponderEliminar
  23. As incursões pela política são sempre perigosas...
    Este texto afirma várias coisas que são pura e simplesmente falsas e contém outras imprecisões. O Ministério Público é desde há muito uma desgraça e não está melhor desde o consulado de Joana Marques Vidal. Com ela, tal como com alguns dos seus antecessores, também existia uma agenda e poderes intocáveis. Posso adiantar vários exemplos. E essa ideia de que nos EUA tudo é escrutinado também é completamente falsa. É preciso estar mesmo muito desatento para escrever uma coisa dessas.
    Dito isto, concordo com todas as considerações e dúvidas aqui lançadas a propósito da OPA.

    ResponderEliminar
  24. Tanto disparate num post só. Colocado num dia estranho e um assunto já debatido no.blog. Deviam estar preocupados com uma eventual goleada ao Aves, mas o jogo até esta está a correr mal. Foi o chamado tiro para o ar pre-eleitoral

    Sem dúvida existem respostas a dar sobre a OPA e sem dúvida esta tem contornos estranhos, mas fazer um post baseado em insinuações e suposições vale lixo.

    Alberto João

    ResponderEliminar
  25. O caro Scaramanga, por uma questão de clareza que exige mas não pratica, podia escarrapachar aí qual é a avaliação que faz da SAD. Esse é o cerne da questão, não outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tens tu a ver com isso és parte inrteresada?? Tens ações?? Vai para cima do andaime e fecha a matraca..

      Eliminar
    2. Nem mais. 5 é mau? Quanto é o certo?

      Eliminar
  26. como sempre disse a opa parece ter um alvo, ou destinatário, ou o que lhe queiram chamar.
    agora resta saber é quaias são as intenções para isso.

    ResponderEliminar
  27. De repente este cavalheiro esqueceu-se que pertenceu a governos dos bpns, edps, bpps e nunca abriu a matraca..

    ResponderEliminar
  28. Sobre questões relacionadas com informação privilegiada, e benefício indevido, gostaria que fosse tudo claro e apurado decentemente. Subscrevo que Portugal não é país que tenha tradição nesse ponto.

    Quanto às valorização da acção e da Sad, há muitos métodos boa livros de finanças. Preço médio dos últimos dois anos, não é um deles.

    Se avaliações por via de dividendos podem realmente ser pouco abonatórias, avaliações com base em capitais próprios, resultados do exercício, ou elementos mais discutíveis como potencial economico da sociedade, mais do que justificam o valor.

    Aliás, como se justificaria uma OPV a um valor diferente do em causa quando o clube recuperou os seus capitais próprios?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking