O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 2 de novembro de 2019

Finanças: Análise ao R&C da Benfica SAD 2018/2019 (by Benfica Eagle)

. 81 comentários
Finanças: Análise ao R&C da Benfica SAD 2018/2019 (by Benfica Eagle) 

Em termos de resultados desportivos nas últimas 6 épocas o Benfica alcançou 13 títulos em Portugal (5 Ligas Nacionais, 2 Taças de Portugal, 3 Taças da Liga, 3 Supertaças) e esteve sempre presente na Liga dos Campeões.

O Resultado Líquido, tem sido positivo nos últimos 6 épocas, e em 2018/2019 a Benfica SAD alcançou o 2º melhor resultado de sempre, com 29,4M€ de lucros, sendo que a venda de João Félix não foi considerada nessa época. A venda de 126M€ só irá ser considerada em 2019/2020, levando a um novo recorde de lucros que poderá superar os 60M€ a 70M€, deduzindo as amortizações do plantel, intermediação e custos financeiros da SAD.

Os Resultados Operacionais da Benfica SAD alcançaram o máximo até agora, com um total de 165,7M€ de receitas operacionais (excluindo transações de jogadores). Em 2013/2014 a BTV passou a ser paga levando a um aumento significativo das receitas de Media TV. Em 2015/2016 entrou em vigor o contrato com a NOS e aliado a aumento de receitas da champions elevou novamente os resultados operacionais. Em 2018/2019 entrou em vigor o novo paradigma de receitas da UEFA Champions League que praticamente duplicou as receitas obtidas com essa competição europeia, ajudando a que o Media TV já represente mais de 100M€ em receitas de TV nacional + receitas da UEFA.

As receitas Operacionais cresceram a uma média de 9,2%/ano desde 2010/2011, em linha de conta com o crescimento médio dos principais colossos anuais.


A importância das receitas de Media TV passou de 30% de receitas para mais do dobro (61%), sendo claramente a principal receita operacional da Benfica SAD.

Os Rendimentos Totais alcançaram um novo recorde com 263,3M€ na Benfica SAD. Incluindo as receitas do Benfica Clube as receitas Totais do Grupo Benfica (Clube + SAD) superaram os 300M€, em 2018/2019, tendo as Receitas Totais aumentado em média 9,8% ao ano, desde 2010/2011.

Na actual época de 2019/2020  as receitas operacionais + receitas com atletas podem superar os 300M€, considerando apenas as receitas da Benfica SAD. Importa saber qual o impacto da transferência da Benfica Estádio para o Benfica "Clube" nas contas, já que algumas dezenas de milhões de euros podem deixar de ser contabilizados na SAD e passar a ser contabilizados apenas no Benfica "Clube".


O Activo da Benfica SAD situou-se acima dos 500M€ em 2018/2019, no entanto já em 2016/2017 o valor tinha superado os 500M€, tendo aumentado a uma média anual de 3,4% desde 2010/2011.

O Passivo da Benfica SAD tinha alcançado o recorde em 2015/2016, e desde então o passivo total tem vindo a baixar, tendo-se situado em 384,6M€ em 2018/2019, praticamente ao mesmo nível do passivo de 2010/2011. É expectável que na actual época de 2019/2020 o passivo possa ter uma queda para um valor inferior a 325M€.


A dívida líquida do Benfica (empréstimos + obrigações - caixa e equivalentes) teve uma redução enorme nas 2 últimas épocas, no entanto isso deveu-se essencialmente à substituição dos empréstimos bancários por antecipação de receitas da NOS, em 2 tranches, já que essas operações não são consideradas como dívida líquida, embora no adiantamento também existam juros a pagar pela antecipação das receitas. A primeira operação com a NOS foi aceitável. A 2ª operação de 55M€ de antecipação da NOS foi difícil de entender, ainda para mais quando já se sabia que João Félix poderia representar uma venda recorde para o Benfica.

No início de 2019/2020, a dívida líquida, atendendo ao recebimento dos 120M€ do João Félix, terá ajudado a que a dívida líquida tivesse baixado para um valor próximo do zero. Resta saber como ficará esse valor no final de 2019/2020.
 
Com as 2 operações finaceiras de adiantamento de receitas da NOS a dívida líquida baixou para um valor inferior a 1 ano de Rendimentos Totais da Benfica SAD, e isso já tinha acontecido em 2017/2018. A dívida líquida em 2018/2019 ainda baixou mais e situou-se abaixo dos rendimentos operacionais (sem atletas), representando menos de 50% dos Rendimentos Totais, ou seja, a dívida líquida já representa um valor inferior a 6 meses de actividade da Benfica SAD.

O Capital próprio voltou a ser positivo desde 2014/2015, tendo aumentado consideravelmente de 2015 a 2019, tendo superado o valor do capital social (115M€).

A Benfica SAD apresentou resultados históricos em 2018/2019:
- Receitas Totais que se situaram acima dos 260M€
- Receitas Operacionais - sem atletas que se situaram acima de 160M€
- Activo acima dos 500M€
- Passivo ao nível de 2010/2011, a rondar os 385M€
- Dívida liquida de apenas 125M€
- Capital Próprio recorde, de 116M€ positivos

O único apontamento que tem de ser referido e relembrado, está relacionado com o 2º adiantamento da NOS, que na minha opinião não fez qualquer sentido, Atendendo a que venda de João Félix era previsível e aconteceu por um valor recorde:

"A 30 de junho de 2018, os créditos futuros cedidos diziam respeito a 50% do valor das receitas previstas no contrato celebrado com a NOS referente às épocas 2018/19 a 2022/23 e a 25% do valor das receitas da época 2023/24, totalizando um valor de 108.125 milhares de euros."

"Em abril de 2019, a Benfica SAD realizou uma nova cedência parcial e sem recurso de créditos futuros do contrato celebrado com a NOS, designadamente de mais 25% do valor das receitas da época 2023/24 e de 50% do valor das receitas das épocas 2024/25 e 2025/26, totalizando um valor de 55.625 milhares de euros. A Benfica SAD recebeu pela cedência desses créditos um montante de 38.992 milhares de euros."

"A 30 de junho de 2019, estes créditos encontram-se refletidos no passivo por um valor de 118.466 milhares de euros, dos quais 103.492 milhares de euros são apresentados como não corrente."


Em 2019/2020 a Benfica SAD, com a venda de João Félix, poderá apresentar resultados históricos:
- Receitas Totais acima dos 300M€.
- Lucros acima dos 60M€.
- Activo acima dos 500M€.
- Passivo inferior a 325M€.
- Capital Próprio acima dos 175M€.
- Dívida líquida inferior a 60M€.
Apesar deste poderio financeiro que tem permitido dominar as competições nacionais, os 300M€/Ano a 350M€/Ano de receitas do Grupo Benfica (SAD + Clube) apenas representam cerca de 1/3 das receitas do Real Madrid ou do Barcelona, que rondam os 1.000M€ de receitas totais anuais (link).

Em breve será publicada a habitual "Análise às Finanças dos 3 Grandes 2018/2019".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

81 comentários

  1. Muito bom, contas maravilhosas a serem verdadeiras o Bes também apresentava este tipo de contas e depois foi o que se viu... Também não entendo o adiantamento, mas se tu és um expert na matéria e não entendes que dizer dos laicos na matéria. O Passivo continua alto, e as despesas com funcionários também... O Benfica do Vieira tem muitas mamas tipo a porca do Alentejo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como um magote de críticas da treta para desvalorizar um fantástico resultado financeiro.

      “O BES”. “O passivo continua alto”. “As despesas com funcionários também” (saberá este sábio que por funcionários se consideram os jogadores e equipa técnica?!). “A porca do Alentejo”.

      Sim senhor. Obrigado pelo comentário e por mostrar as suas cores. Lá pelo seu clube a coisa está mais preta, não está?

      Eliminar
    2. Que moral. Um falso benfiquista a falar de verdades. heheh

      Arranja uma vida.

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Propaganda3/11/19 10:54

      Já todos perceberam ao que vens RMMD, portanto poupa-te a comentários ridículos que tem zero efeito e te fazem cair a máscara dragarta avençada. Enquanto o Benfica ganhar, para ti será sempre um problema, é que problema! Culpa desses costados de uma só cor "Azul e verde".

      Eliminar
    4. Basta falar nos funcionários que aperece logo o trio maravilha, tipo cães de guarda do Líder. Só não se sente quem não é filho de boa gente, passem no caixa que o dia está ganho...

      Eliminar
    5. Os laicos na matéria são parentes afastados dos leigos não são?

      Este cromo é um dos unicos que consegue ombrear com o gajo que orienta o Mengão :)))

      Eliminar
    6. O Bacalhau Seco o tal da Aldeia BPN é que afirmava com a maior cara de pau deste mundo que podiamos confiar plenamente no BES...

      Eliminar
    7. Amigos Leigos ou Laicos vocês entendem onde quero chegar... Não acredito nem um segundo nestas contas, ponto. A um direito que me assiste. Uma grande cagada para quem fica incomodado,no fundo estão na fila na defesa da estrutura, coisa que até entendo aí que meter comida na mesa... Até o próximo jogo...

      Eliminar
    8. Propaganda4/11/19 09:55

      Claro, tu acreditas nas do Nando Gomes, essas sim um autêntico milagre de recuperação!! Aposto que não tens dúvidas nem questões. Estás sempre à espera do próximo desaire, que frustração aí anda. Com o Lage era igual "Ah e tal vamos ver no próximo jogo se continua a ganhar, vamos ver se aguenta a pressão, se recupera os pontos perdidos". Num piscar de olhos ficaram abananados com a recuperação dos 7 pontos e campeonato ganho. Que triste figura. A campanha e votos já não vai lá com argumentos, portanto há que entrar com a maledicência, que se lixe o Benfica e resultados quando o que se quer é tachinho.

      Eliminar
  2. Impressionante BENFICA EAGLE com todos estes ganhos quantas champions legue ganhamos é que estas contas estão muito bonitas mas não trazem nenhum titulo europeu ou qualquer coisa desse género,isto parece mais propraganda que outra coisa jà agora os tuas contas que vais apresentàr comparando os 3 grandes,sinceramente estou-me nas tintas para as contas do sporting, ou dos corruptos, o que os benfiquistas querem são titulos o resto é conversa fiada jà agora afina là essas contas e diz quàal é a massa salarial do benfica e os encargos das prestações pagas a empresàrios e confins.
    Muita parra e pouca uva isto para consumo interno vai dando, Mas até quando e se continuar-mos nesta senda vamos sêr uma empresa de compra e venda, merda para essas contas fàz um bilão à benfiquista e denuncia as derivas de visão extra desportista, assim sim gostaria imenso que fizesse contas de verdadeiro BENFIQUISTA,e Não de Vieirista ou DSO esses querem é o deles.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto É tudo muito bonito, mes a prestação na Liga dos Campeões foi a pior de sempre e batemos vários recordes negativos.
      Uma humilhação e uma vergonha para quem ama o Benfica como EU.

      Eliminar
    2. Qual foi a parte do ainda assim “os 300M -apenas representam 30% das receitas do Real Madrid ou Barcelona” que não entendeu?

      Já agora, o que são para si contas de “verdadeiro Benfiquista”?!

      Eliminar
    3. Que dois cromos. "Quantas Champions ganhamos" heheh que boneco.

      Leste o último parágrafo?

      "Apesar deste poderio financeiro que tem permitido dominar as competições nacionais, os 300M€/Ano a 350M€/Ano de receitas do Grupo Benfica (SAD + Clube) apenas representam cerca de 1/3 das receitas do Real Madrid ou do Barcelona, que rondam os 1.000M€ de receitas totais anuais."

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Propaganda3/11/19 10:55

      Outro tão benfiquista como o PDC!!!

      Eliminar
    5. Comparo as contas as frases do líder o Benfica vai ser maior do que o Real Madrid, ou o Benfica vai esmagar a Europa...

      Eliminar
    6. Afinal tu Artur33 é que és leigo, porque o RMMD já todos, percebemos que é laico... :)))

      Eliminar
  3. 2 comentários de 2 aziados! Benfiquistas? Não creio...Boas contas,a que espero se siga a consolidação do Benfica Europeu! É o que nos falta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro vais ficar consolidado já está semana e com o Lyon... Nem precisa de ser um colosso basta um 17 classificado do poderosíssimo campeonato Francês...

      Eliminar
    2. O Benfica europeu não é uma criação do Vieira! O Benfica foi europeu até ele chegar e contentar-se em receber os 40M€ da fase de grupos!
      Se realmente o Benfica está assim tão bem financeiramente, por que é que não há investimento na equipa?! O bom plantel deste ano é tão fraco que até mete pena!

      Avante Plo SLB

      Eliminar
    3. Propaganda3/11/19 11:01

      Mais um cartilheiro!! Basta sair um post de jeito, que mostra claramente que o Benfica está no bom caminho financeiro e é ver a tropa a espumar-se.

      Eliminar
    4. o propaganda é igual ao foculporto e ao cepórtem acusam os outros do que fazem, técnica apurada de contra informação e sim de propaganda.
      cartilheiro? diz o roto ao nu! bom caminho financeiro é antecipar a 2ª tranche sem ser preciso??? saltaste este parágrafo???
      estes resultados são bons claro!!! imaginem a fazer Champions à obrigação - sim obrigação - do Benfica? pois era se calhar nem a 2ª tranche era precisa, nem a 1ª já era.
      com palas ve-se sempre pela metade, e vejam lá, justificadamente, o resto não se vê não existe.

      Eliminar
  4. A minha questão era a seguinte, o presidente na entrevista à TVI disse que o passivo era os 384 milhões que estão no relatório contas, mas depois na apresentação mais descritiva que fez na assembleia referiu um valor de passivo de 423 milhões e referiu também que o passivo não desceu como era expectável, podia ser o passivo da sad com o do clube, alguém pode explicar?

    Seria interessante ver a evolução do passivo nos últimos 25 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Seria interessante ver a evolução do passivo nos últimos 25 anos"

      Mas em contrapartida também seria de bom tom vermos a evolução dos activos nos mesmos 25 anos, porque quando o " copo está meio ", uns dizem que esta meio cheio, e outros dirão que está meio vazio...

      As opiniões são como os pregos, quanto mais se martelam mais se enterram !

      Eliminar
    2. Muito bem Picheleiro muito bom quem fala assim não é gago.. Viva o Vieira...

      Eliminar
  5. Benfica Eagle voltou tanto tempo meu, de contas nao entendo nada mas da para perceber que elaboraste um exelente texto sobre as finanças do nosso clube que mostra estar bem de saude,aguardo com expectativa alta as contas dos dragartos um deles deve estar ainda melhor de saude que nos com tanto perdao da banca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Franck ele nao fez nada de extraordinario: o eagle contentou-se de retranscrir os numeros do RC preparado pelas equipas de DSO: por isso vale o que vale, não vejo nenhuma administração de nenhuma empresa apresentar contas que poem em questão a sua propria gestão...por isso esperamos pelos proximos capitulos e que antecipar 50% das receitas televisivas até 2026 tem que ser explicado bem explicadinho sobretudo se não precisamos dessas anticipações para nada visto que estamos cheios de saude financeiro; no minimo estranho???

      Eliminar
  6. mesmo no primeiro adiantamento à NOS parte desse podia e devia ser evitado, a parte do project finance, já que pelo adiantamento fomos pagar mais juros do que aqueles que estávamos a pagar e podíamos ter perfeitamente aguardar pela maturidade do mesmo.

    ResponderEliminar
  7. As receitas da NOS estão hipotecadas até 2025? Porquê e para quê?

    De 55 milhões recebemos 38?

    A sério, não percebo nada disto e ainda bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e de que outra forma é que o iluminado conseguia que o Novo Banco não andasse atrás dele para pagar as dívidas? Assim pagou as do Benfica com custos para o clube e ganhou folga para continuar a endrominar o banco... alguma dúvida que o empréstimo bancário érea mais barato que esta operação?

      Eliminar
    2. Interessa a nas eleições votares o X no Vieira, o resto deixa por conta do DSO...

      Eliminar
  8. Alerta Vermelho3/11/19 08:29

    Vira o disco e toca o mesmmo! Contas maravilhosas, mas desinvestimento constante na equipa principal! Lógica de DSO! Afinal, mal empregado é o dinheiro investido em jogadores, porque dessa forma, não irá alimentar os betoneiros!
    Espero que o DSO, não tenha mais nenhuma filha para casar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Propaganda3/11/19 14:47

      E continuamos a ganhar!!!
      14 títulos nos últimos 6 anos
      Com Lage, 27 vitórias na Liga em 29 jogos!! Deixa-te de tretas demagógicas, que jogadores queres comprar para ganhar a liga dos campeões?? Grandes clubes torram milhões e ganham bola!! Deixa-te de demagogias ridículas, pois cai-te a máscara. Se o teu problema é LFV, senta-te, pois o próprio já disse que só sai quando ganhar um título europeu.

      Eliminar
    2. Só baptizados e comunhões, e claro os anos lectivos da escola.. Isso são trocos comparado com o pagamento da defesa e das contas maravilhosas ao nível de um Real Madrid ou Barcelona... É por estas contas que o Vieira tem que ficar até o fim dos tempos...

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho3/11/19 21:31

      Propaganda,pró direcção! Ás vezes até nem seria preciso comprar. Bastava não ir a correr com o catálogo debaixo do braço, a querer vender o mais rápidamente possível algum jogador que se destaque. O problema é que dessa forma acabavam-se as comissões!


      Eliminar
  9. Viva,

    Antes demais parabens pelo excelente artigo e que demostra que o clube tem evoluído rumo à estabilidade tão importante para no futuro podermos cada vez mais ter capacidade de reter talento (até certo ponto) e capacidade de podermos comprar jogadores de forma mais assertiva e ai penso que fazer regressar Boto podia ser um investimento com sentido.

    Só de lembrar que JJ em 6 anos teve à disposição e só para o miolo Witsel, Jaxi Garcia, Matic, Enzo Peres, Samaris, Fejsa, Pizzi, Sálvio, Di Maria, Gaitan, Ramirez, Aimar, Saviola entre outros, leva-me a pensar que atualmente temos realmente muito mais condições de dar mais e melhor opções aos nossos atuais técnicos que tem que acima de tudo apostar e bem na formação.

    Gabriel é sem duvida um excelente ativo e acredito que Chiquinho e Vinicus (jogadores aqui tão criticados pelos montantes pagos) possam tornar-se igualmente boas mais valias. Alias nisso das mais valias é importante referir que os jogadores da formação contabilisticamente valem muito pouco a venda de qualquer um deles pode gerar enorme mais valia (Ferro, Ruben ou mesmo Tino) mas que não seja para já claro, até porque para o próximo exercicio tal como Felix tambem contam as vendas de Carrillo e Salvio pe.

    Abraço e fico a aguardar pelo artigo seguinte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Jonhder Cadiz não esquecer, esse sim foi comprado só para o negócio...

      Eliminar
  10. A sétima vitória consecutiva do Benfica, após triunfo frente ao Rio Ave (2-0), permitiu aos encarnados chegar aos 27 pontos quando estão decorridas 10 jornadas.
    Este é, de resto, um máximo das águias desde 1995/96, altura em que uma vitória passou a valer três pontos na Liga.
    In A BOLA online

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Lage diz que o Benfica voltou às boas exibições...
      Lol!

      Eliminar
    2. Contra frouxos, queres dizer... Só jogam contra os rivais vão à Catedral ficam siderados com a grandeza, basta ver os golos e reparar no Pasmo dos defesas a olhar para cima, deve ser das luzes...

      Eliminar

  11. Os dragartos continuam a sua via sacra de ajudas arbitrais semanais. Estarão este fim de semana a cantar, "I Want To Hold Your Hand, depois de terem marcado, um, o golo do empate, o outro, o golo da vitória, com dois golos marcado com a ajuda das mãos.
    O escândalo continua!!

    Mas hoje trago À colação um assunto que me anda a moer o bestunto.
    Porque é que o Sporting e o Porto não entram em processos de insolvência?

    Quando:

    SCP:
    Prejuizos acumulados de -218M (!!!)
    Capital Pr. de -28M + -128M de VMOCS = - 156M (!!!) (falência ténica).

    Passivo Corrente (<1ano): 141M.
    Activo Corrente: 46M.
    Diferença: 141M – 46M = 96M

    Débitos/dívidas de curto prazo 141M apenas cobertos com activos correntes de 46M.
    Diferença negativa de -96M (!!!) = graves problemas de tesouraria!

    Passivo N/Corrente (>1ano): 184M
    Activo N/Corrente: 255M – 134M (Direitos de Superfície, uma mera operação contabilística) = 121M
    Débitos(dívidas de médio/longo prazo de 184M apenas cobertos com activos de 121M. Diferença negativa de -63M.

    Dívidas a fornecedores de 48M apenas cobertas com créditos de clientes de 23M. Diferença negativa de -25M = problemas de tesouraria.
    ———————————

    FCP:
    Prejuizos acumulados de - 216M (!!!)
    Capital Pr. de – 93M (!!!) (dos acionistas da empresa-mãe). Falência técnica.

    Passivo Corrente (<1ano)): 210M
    Activo Corrente: 136M
    Diferença: 210M – 136M = 74M

    Débitos/dívidas de curto prazo de 210M apenas cobertos com activos correntes de 136M.
    Diferença negativa de -74M (!!!) = graves problemas de tesouraria.

    Passivo N/Corrente (>1ano): 198M
    Activo N/Corrente: 237M
    Activos de médio/longo prazo cobrem os passivos de médio/longo prazo. Positivo.

    Dívidas a fornecedores de 68M apenas cobertas com créditos de clientes de 15M. Diferença negativa de -53M (!!!). Graves problemas de tesouraria!!!


    Em Inglaterra, a "regra dos credores de futebol" significa que as dívidas para outros clubes ou jogadores são priorizadas e devem ser pagas integralmente antes que o clube seja elegível para competir novamente nas Ligas. Entrando em processo de insolvência ficam proibidos de comprar novos jogadores e perdem automaticamente 10 pontos. Na Escócia perdem 12 pontos.

    Entre dezenas de exemplos, alguns clubes conhecidos que entraram em processos de insolvência:

    Wrexham em 2004, perderam 10 pontos e desceram à 2ª divisão.
    Leeds em 2007 foi penalizados em 15 pontos com dívidas de apenas (em comparação com as dívidas dos dragartos) de 35M de lbras sendo relegados de divisão.
    Southampton em 2009 foi penalizado em 10 pontos relegado para a 2ª divisão.

    Crystal Palace em 2010 foi penalizado em 10 pontos na 2ª divisão.
    Bolton em 2019 perdeu 12 pontos e desceu à 3ª divisão.
    O Leicester em 2003 não conseguiu chegar a acordo com os credores com dívidas de apenas 30M de libras.
    O Rangers da Escócia entrou em liquidação em 2012 com dividas de impostos de 49M de libras mais juros, os seus activos foram vendidos, foram relegados e recomeçaram na 3ª divisão.

    A minha pergunta é a seguinte:

    Por que carga de água o Sporting e o Porto, em especial o Sporting, depois de apresentaram dívidas e calotes com mais de 3 anos a jogadores, fornecedores e instituições financeiras, ainda não entraram em processos de insolvência?

    No caso do Porto, a UEFA já tomou a iniciativa de os colocar sob o fair play financeiro. Salvos pelo apito do árbitro.

    Mas o Sporting continua a sua caminhada de impunidade e sem vergonha. Será porque o Varandas disse:
    “Tenho na minha lista dois juízes-conselheiros do Supremo, um procurador da República e um juiz-desembargador. Acham que estas pessoas não vão fazer braço-de-ferro na justiça pelo Sporting?”

    E o CashBall? Em qual das gavetas estará?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. advogado diabo3/11/19 17:23

      Para saber essa resposta da insolvência não importa copiar apenas dados para um blogue .dados esses que podem nem ser verdadeiros basta atentar no BES.BPI BANIF BPP. Mas para falares de insolvências tens que ler algo o CIRE. Desconheces eu sei. limitas te a debitar .mas não escreveste que o DSO GANHOU 500 MIL EUROS PORQUÊ ? QUANTO às insolvências meu caro elas podem nem ser aceites pelo titular magistrado. deves estar mais informado e não seres um benfiquista incauto. Tenho alguma condescendência contigo mostras uma total evangelizacão a um conjunto de indivuduos analfabetos em termos jurídico e fiscais senão não gastavam 14 milhões em advogados.estas esclarecido tu e o poStador?

      Eliminar
    2. " O CIRE ou Código da Insolvência e da Recuperação de empresas regula, entre outras matérias, a:

      - insolvência pessoal;

      - insolvência de empresas;

      - recuperação e revitalização de pessoas singulares, através do processo especial para acordo de pagamento (PEAP);

      - recuperação e revitalização de empresas, através do processo especial de revitalização (PER)."

      Mas por ventura o CIRE também é aplicável a clubes de futebol?

      E o fairplay financeiro da UEFA como é que fica?

      É com cada totó!

      Eliminar
    3. Em qualquer campeonato europeu o Smerding, com as contas que tem, começava com uns pontinhos negativos por causa da concorrência desleal dos perdões de dívida. Em Itália, França, Inglaterra ou até na Roménia era limpinho, limpinho!

      Eliminar
    4. advogado diabo4/11/19 13:28

      Bem a ignorância é triste .... é o insulto .. pedem a insolvência depois dizem que nao se aplica o CIRE ....em que ficamos ? oh Rapazinho as sad SÃO regidas pelo CIRE aprende.. ok? enao sejas mal educado...

      Eliminar
  12. Eu quero é ganhar!Tou a cagar para contas!😁

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pela partilha Benfica Eagle! Pergunta de um leigo na matéria, o que explica que a divida liquida tenho vindo a ser progressivamente reduzida, mas o passivo se tenha mantido constante (reduzindo muito mais lentamente)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já expliquei. Os adiantamentos da NOS não são considerados dívida líquida.

      "Com as 2 operações finaceiras de adiantamento de receitas da NOS a dívida líquida baixou para um valor inferior a 1 ano de Rendimentos Totais da Benfica SAD, e isso já tinha acontecido em 2017/2018. A dívida líquida em 2018/2019 ainda baixou mais e situou-se abaixo dos rendimentos operacionais (sem atletas), representando menos de 50% dos Rendimentos Totais, ou seja, a dívida líquida já representa um valor inferior a 6 meses de actividade da Benfica SAD."

      Eliminar
    2. "A dívida líquida do Benfica (empréstimos + obrigações - caixa e equivalentes) teve uma redução enorme nas 2 últimas épocas, no entanto isso deveu-se essencialmente à substituição dos empréstimos bancários por antecipação de receitas da NOS, em 2 tranches, já que essas operações não são consideradas como dívida líquida, embora no adiantamento também existam juros a pagar pela antecipação das receitas. A primeira operação com a NOS foi aceitável. A 2ª operação de 55M€ de antecipação da NOS foi difícil de entender, ainda para mais quando já se sabia que João Félix poderia representar uma venda recorde para o Benfica."

      Eliminar
    3. Simplesmente fantástico que a dívida liquida esteja nesta dimensão. No meu entender mantinha divida no mercado obrigacionista num valor que considero residual face aos proveitos entre os 50 e 100 milhões.
      NO ENTANTO O BENFICA DE FORMA BRUTALMENTE INTELIGENTE tem que valorizar o seu plantel para vencer de forma categórica na fase de grupos para ser reconhecido de novo como equipa de topo europeu aumentando assim a sua visibilidade.
      Reforço que precisamos contratar 3 ou 4 jogadores de nível elevado a custos controlados. E noutras posições fazer contratações inteligentes. Deixando que a inacreditável qualidade do Seixal vá maturando entre a actual formação e empréstimos estratégicos. Um plano a 3 ou 4 anos. RIGOR MUITO RIGOR E PAIXÃO.

      Eliminar
    4. Para tornar a equipa mundialmente conhecida basta alterar o emblema para uma imagem mais modernaça e comercial...
      E podes esperar PAIXÃO por parte de uma estrutura infiltrada de dragartos?

      Eliminar
  14. Areia prós olhos. Não há clubes ricos em Portugal. Quando rebentar é como uma castanha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a falar pelo teu clube. Tens toda a razão!
      Agora até estamos no tempo das castanhas!

      Eliminar
  15. Quem são as instituições financeiras que fizeram os factorings? Quais os seus negócios?

    ResponderEliminar
  16. Fernando Lopes3/11/19 14:13

    Nao sou especialista nestas contas complexas. Espero que correspondam ao que se passa na realidade.
    Quanto ao resto, a confirmar-se toda esta tao propalada saude financeira, so serve para reforcar a minha frustracao e perplexidade com a gestao desportiva.
    Porque carga de agua e que nao temos verdadeira supremacia a nivel nacional e prestacoes dignas na Champions?
    Nao querem? Nao sabem? Nao podem?
    Or all of the above?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta
      Xistra, soares a dias, dragao Sousa, VARissimo, Mota Azul, e tantos outros dióspiros

      Eliminar
  17. Excelente analise Benfica Eagle

    Perante isto CAI POR TERRA OS ARGUMENTOS DAQUELES QUE DIZEM QUE AS CONTAS DO BENFICA SÃO MAS

    indicativo de EXCELENTE GESTÃO DESTA DIREÇÃO

    RGS tem de mudar o discurso se não quiser ser humilhado no próximo ano

    ResponderEliminar
  18. Desafio RGS e sua equipa financeira a publicar por sua vez uma análise das contas, que esmiuce os pormenores (ou pormaiores) que aqui são deliberadamente escamoteados.
    Valores de juros, encargos financeiros, intermediações, valores declarados e valores entrados, exploração da BTV, custos e proveitos, (saber se entram os valores das subscrições), remunerações por sectores, incluindo direcção com número de elementos e valores médios, valores pagos a advogados e avençados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for uma análise tão rigorosa como a que RGS fez acerca da venda do João Félix vai dar para nos rirmos um bocado...

      Eliminar
  19. como alguém acima referiu, a segunda antecipaçao da NOS só se explica com a necessidade do Vieira de continuar a nao pagar dividas pessoais ao BES. nao me surpreende se for verdade

    ResponderEliminar
  20. Grande análise Eagle! Como sempre muito preciso! As finanças do Benfica continuam a evoluir positivamente! Há melhorias em todos os parâmetros analisados e com tendência para melhorarem ainda mais! Capitais próprios recorde Activo total quase no máximo historico assim como as receitas totais e operacionais, a dívida líquida continua a baixar assim como o passivo, que se situa neste momento em 385 milhões de euros a que se terá de descontar os cerca de 118 milhões dos 2 adiantamentos nos 103 dos quais passivo não corrente (ou seja neste caso tem de ser contabilizado mas não terá de ser pago) e só demonstram o bom trabalho feito por esta Direção a nível economico/financeiro. O QUE ME ESTÁ A Preocupar é que o segundo adiantamento nos o deste ano os 55 milhões, porque é que que foi realizado, já se previa um ano de receitas recorde, já se previa a venda recorde do J Félix, porque se aceita realizar uma operação onde o Benfica Benfica SAD perde mais de 30% duma receita futura(55 para 38 milhões) a primeira operação de adiantamento concordo parece bem estruturada e no que toca às finanças a Direção tem feito um óptimo trabalho!Agora este segundo adiantamento levanta muitas duvidas/questões, qual a necessidade de o fazer, qual a necessidade de se hipotecar 30% (SIM 30% da receita total) num ano de receitas recorde e extraordinárias! É um que no papel é olhando só aos números/factos(pedra de 30% da receita sem aparente necessidade) parece um acto de gestão horrível/péssimo para não o classificar de outra coisa sem saber os factos todos! Continua o BOM Trabalho Eagle! Carrega Benfica!

    Pelo Benfica

    Rumo ao 38

    Red 1

    ResponderEliminar
  21. Eu até propunha à industria mandar o Vieira (mais o DSO e o Guerra) fazerem dois estágios de aí uns 5 anos no lagartedo (dizem que clube do coração) e outros 5 na corrupção (dizem clube de admiração) para, pelo menos, os meter no bom caminho porque assim não vão lá!
    Embora os corruptos com mais um bocado de dinheiro, não nos darem hipóteses nenhumas.

    ResponderEliminar
  22. cardeal richelieu3/11/19 17:29

    Observo o seguinte ; o autor do post comenta os dados com sapiência parece o Jaime Antunes; é inacreditável. a minha pergunta é muito simples para não nos fazerem de burros; Porque motivo o Benfica paga a dívida bancária com juros muito mas mesmo menores ; vende dos televisivos e paga 7 ou 8 milhões em factorings com juros altissimos ? isto queria ver explicado e muito bem. a outra é banal ;onde está a entrada do dinheiro do senhor dr DSO DO CASAMENTO E DOS COLÉGIOS qual a rubrica senhor Benfica BY GB?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Cala-te e limita-te a pagar as cotas e os bilhetes.

      Eliminar
    2. careal richelieu4/11/19 13:30

      Cala-te e limita-te a pagar as cotas e os bilhetes.
      cito
      ES O QUE CHAMO DE ENERGUMENO. MAS O TEU TEMPO CHEGOU AO FIM.

      Eliminar

  23. Xistra está no último ano de apitadeiro. Já não tem nada a perder. Só a ganhar mais uns cobres sabe-se lá como. E tudo fará para prejudicar o Benfica. Já há muitos anos que apregoava tal lá pela Covilhã: - Se puder prejudicar o Benfica é certo que prejudica. E o Fontelas que vá com ele.


    Este lance do nosso 1º golo foi em tudo idêntico ao do celebre 11Eusébios-FCPorto, em que o Mãogala defende com a mão um cabeceamento, a uns 5 metros de Artur Suores a Dias, que viu de certeza o lance , mas marcou canto.

    Na sequência do canto já nada pôde fazer, com o golo do Garay a dar justiça ao lance.

    Este Xistra é um sportinguista doente, como disse numa entrevista a sua irmã.
    Para mim é apenas um ladrão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lembras te de um campeonato ganho plo luísao ao Sporting? queres k te recorde ou precisas das palas de Penafiel?

      Eliminar
    2. Caro A Pinto, o Luisão marcou com a mão em 2005? E por essa ordem de ideias o penalty sobre o Jardel em 2001 também existiu, claro.

      Eliminar
  24. MAIS DO QUE UM CLUBE

    Segundo uma sondagem actual, feita para o CM,

    “46% DOS PORTUGUESES SÃO DO BENFICA
    FC PORTO (24%) E SPORTING (23) LUTAM PELO SEGUNDO LUGAR.
    SPORTING DE BRAGA E VITÓRIA DE GUIMARÃES FECHAM TOP CINCO.
    ADEPTOS DO BENFICA SÃO OS MAIS NUMEROSOS.
    QUASE UM, EM CADA DOIS PORTUGUESES, EM MÉDIA”

    in CM de 27Nov72019

    Benfica vale tanto, como quase todos os outros. Isso já se sabia. Mas apesar dessa hipergrandeza, há algo que ninguém consegue explicar.

    - Os apintadores são quase todos do SCP e do FCP.
    - O nomeador dos apintadores, o sr Fontelas é do FCP.
    - O vice-presidente do Conselho de Arbitragem é do FCP.
    - O presidente da APAF é do SCP.
    - O presidente da FPF é do FCP (onde já foi diretor).
    - O secretário-geral da FPF é do FCP.
    - O presidente do Conselho de Justiça é do FCP.
    - O presidente da Liga é dragarto.
    - A vice-presidente da Liga é do FCP.
    - O Secretário de Estado do Desporto é do SCP.
    - A equipa técnica da Seleção Nacional é dragarta.
    - Os treinadores das Seleções jovens são dragartos.
    - O líder da ADOP é dragarto.
    - Os jornalistas do Canal 11 da FPF são dragartos.
    - Os pivôs dos programas desportivos de todas as televisões, são todos dragartos.
    - Os jornais desportivos e os outros são todoa maioritariamente dragartos.
    - A SPORT TV é dragarta.
    - E até o famoso “ladrão” dos emails é do fcp.
    - E ainda não esquecer que a ex-deputada Gomes é dragarta.
    - etc, etc.

    QUE ESTRANHAS COINCIDÊNCIAS!
    COM TANTOS BENFIQUISTAS NO PAÍS, A NENHUM DELES A SORTE SORRI PARA ESSES CARGOS.
    QUE MÃO NEGRA, INVISÍVEL, ANDARÁ POR AÍ?
    SERÁ QUE OS MAIS PEQUENOS PARA SOBREVIVEREM, MOVIMENTAM-SE MELHOR ATRÁS DOS CORTINADOS?
    Se calhar é isso. De esquema em esquema, até dominarem as estruturas na sua plenitude, como se constata todos os domingos nos campos de futebol. Apintador que não marque penaltys por bolas no peito, ou que não expulse adversários aos 47 segundos, já não serve e por isso é alvo de todas as críticas… e até de ameaças de destruição da carreira.
    O Benfica ganhar nesta conjuntura, realiza feitos extraordinários. Só não reparam nisso os dragartos invejosos que por aí andam.
    APESAR DISSO TUDO, DESSES ESQUEMAS, PARA DOMINAREM OS ORGÃOS DIRIGENTES, A VERDADE É QUE A IMENSA “NAÇÃO” BENFIQUISTA, FAZENDO JUS ÀS SONDAGENS, LÁ VAI PINTANDO OS ESTÁDIOS PORTUGUESES E ESTRANGEIROS DAQUELA CÔR QUE TODOS ADMIRAMOS. O VERMELHO GLORIOSO, À BENFICA

    EUSEBIUS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Benfiquistas não têm tempo para essas coisas.

      Passamos o tempo a comemorar vitórias, nomeadamente no Marquês.

      🤓

      Eliminar
    2. Isso de praticamente não haverem benfiquistas nos organismos e arbitragem do futebol português é só coincidência, não é nada pensado, como é óbvio 😇

      Mas também se é para porém lá "benfiquistas" tipo Proença ou Benquerença, deixem-se estar.

      Eliminar
  25. Serviço público:

    Evitar andar a pé pelas ruas perto do WC lagarto!
    Há varandas em risco de colapsar!

    ResponderEliminar
  26. "Com papas e bolos se enganam os tolos"... tanta excelência em contas! Quero ver é quando estes mestres das contas nao estiverem lá!! O Bruno Carvalho tambem o era...

    ResponderEliminar
  27. Clap, clap, clap.
    Ja tinha saudades tus teus post.
    Enorme BEagle

    ResponderEliminar
  28. Só para que conste estamos em ultimo no grupo da Champions. O melhor só estamos a 3 pontos do primeiro lugar, questão de perspectiva. À adepto consciente e realista a primeira, à Guerra e avençados a segunda...

    ResponderEliminar
  29. Algo de estranho se passa..fazer uma cedência de créditos, quando agora temos um excedente absurdo de tesouraria..que afogadilha existiu em abril para efetuar uma operação destas onde se dão cerca de 30% do valor a receber a uma entidade externa..wtf???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o problema? É sem retorno. Pagamos juros mais baixos e em Abril não sabíamos que vendíamos o Félix, que ninguém queria vender. Também costumas acertar no euromilhões à 2ª feira?

      Eliminar
  30. Xistrema e os seus critérios!!!

    "Na quinta-feira passada ficámos a saber que Carlos Xistra iria ser castigado por não ter anulado o golo do Paços de Ferreira no jogo diante o Sporting CP. No dia seguinte, o mesmo árbitro, é nomeado para dirigir no estádio da Luz o jogo que opunha o SL Benfica ao Rio Ave. Talvez fosse para ele fazer uma espécie de catarse, e expiar os - alegados - pecados cometidos na jornada transacta.

    A arbitragem, principalmente na primeira metade do jogo, roçou o escândalo, evocando, a espaços, tempos de má memória na década de 90. O erro de apreciação, chamemos-lhe assim, mais gritante foi quando, aos 30', não foi assinalada grande penalidade - inequívoca - de Matheus Reis sobre o lateral benfiquista, André Almeida.

    Mas, cumpre o propósito este post, não de dissecar a - má - prestação da equipa de arbitragem, mas sim, uma vez mais, trazermos à colação a gritante falta de ética jornalística do jornal diário O Jogo. No dia 11 de Agosto de 2017, em Alvalade, num jogo entre o Sporting CP e o Vitória FC, Bas Dost salta projectando-se sobre um adversário e o árbitro Bruno Paixão não teve dúvida: penálti, que viria a dar a vitória ao clube visitado. A comunicação social foi praticamente unânime em reconhecer que não houve, efectivamente, motivo para a marcação do castigo máximo. E o que disse O Jogo, nomeadamente o seu trio de "Juízes" (todos co-relacionados com o tempo áureo do Apito dourado), no seu "tribunal unânime", esse baluarte da transparência, do rigor e isenção?

    E o que disse hoje relativamente ao penálti não assinalado ontem sobre André Almeida?
    É com este tipo de avença travestida de jornalismo que temos de conviver. Saibamos então fazê-lo. Parafraseando o arguido no caso dos e-mails, Francisco Marques: «Divirtam-se a chafurdar na lama que criaram e em que vivem»"

    O Polvo das Antas, in Facebook

    ResponderEliminar
  31. Neste momento se LFV fosse um verdadeiro BENFIQUISTA, com perspetivas que não fossem pessoais seria o momento ideal para sair. Mas isso não vai acontecer, interesses dele e da finança ,existe todo o interesse em manter esta figura, por razões óbvias de o manter ligado a algo que gere dinheiro, pois só com as suas empresas em insolvência, não existe qualquer plano de revitalização empresarial que resista. Enfim, é uma marionete nas mãos dos banqueiros e empresários, por isso uma saída AGORA seria excelente para o BENFICA.É o momento de ser alterado o paradigma de gestão, incluir novas pessoas e alterar o que tem que ser alterado: redução da dívida, diminuição de gastos com pessoal, construção de uma equipa de futebol com uma estratégia bem definida, rever as amadoras, reorganizar todo o organograma do clube, apresentação das contas de uma forma transparente e credível, enfim apresentem-se candidatos com estratégia, disponibilidade, integridade e capacidade de superação.Todos serão bem vindos, os BENFIQUISTAS saberão escolher e libertar o BENFICA de TODOS os condicionamentos existentes. Mas os candidatos, têm que começar a trabalhar de imediato, não só por apenas uns escritos ou parições mediáticas, têm que ir junto dos associados, sacrificar suas vidas pessoais, terem uns meses de antecedência para apresentarem projetos e pessoas credíveis, envolverem-se de uma forma transversal com os associados e com o clube e passar uma mensagem de VERDADE, ENTREGA, DISPONIBILIDADE,SACRIFÍCIO em prol do GLORIOSO.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking