O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Azar de quem não sabe o que é sentir o Sport Lisboa e Benfica!

. 155 comentários




Imagem: Facebook Memória Gloriosa


Estádio da Luz, temporada 1991/1992.

O jogo era SL Benfica vs. Sporting CP.

Estavam 100 mil pessoas no Estádio da Luz. 

Como alguém escrevia nos comentários a esta foto:

"Sem "cliente ou turistas", apenas fãs. Sem lugares macados, sem medos nem acusações de utilização de pyro. Sem selfies ou directos para redes sociais.
Apenas o futebol interessava! Long live the real fans! 1904"

Isto não era para amadores, para gente que não gosta de futebol ou nem sequer aprecia o clube. 
Não era para quem não tinha mais nada que fazer ou para dar status a ninguém.

Era para passar frio, para apanhar chuva, para apanhar sol, para suar e apanhar um escaldão...dava para tudo!

Mas estar ali...não se trocava por nada! 

Ver a entrada em campo do Glorioso era emocionante. Sentir as bancadas a tremer com os pés a baterem no betão era impressionante.

Gritar golo no Estádio da Luz era uma honra!!!

Nada afastou os benfiquistas do seu clube. Nem anos sem ganhar nada, nem Damásios ou Vales, nem frutas ou cafés. Nem plantéis destruídos por infiltrados. 

Passamos os anos 90 a ver o Glorioso ser roubado de todas as maneiras possíveis. 

Golos limpos anulados, jogadores nossos lesionados, enquanto do outro lado até fora da grande área defendiam com as mãos.

Gozaram na nossa cara quando arquivaram a prova real de que o FCP tinha pago uma viagem ao Brasil a um dos árbitros mais descarados do nosso campeonato.

Eram os anos em que supostos benfiquistas passeavam nas Antas com Jorge Nuno Pinto da Costa, festejando golos do FC Porto.

Pois todos os que têm memória sabem que o SL Benfica passou anos bons e maus. 

Sabem que o grande segredo da longevidade do clube sempre foi a sua gigantesca massa adepta. 

Sabem que a transparência, a democracia, humildade, o trabalho e a honra eram os pilares do Sport Lisboa e Benfica.

Por isso, metam na cabeça que no NGB defenderemos o Sport Lisboa e Benfica. Só e acima de tudo.

Não queremos saber de A ou B, se isso não defender os interesses do Sport Lisboa e Benfica.

Quem está no clube e na SAD tem que ser o primeiro a cultivar a transparência, a democracia e a honestidade.

Nunca verão no NGB "defesas à andrade" em que se negou o Apito Dourado porque as Escutas foram invalidadas. Defendemos e defenderemos a verdade. 

Queremos que quem nos representa no clube e na SAD esteja acima de todas as suspeitas e não que sejam uma espécie de imitações do que vimos no FCP ou no SCP ao longo dos anos.

Queremos gente com a honestidade de João Santos ou o benfiquismo de Jorge de Brito, só para lembrar os mais recentes.

Quem não tiver interesse em ter dirigentes deste calibre está no clube errado.

O NGB nunca participará numa caça às bruxas a dirigentes do SL Benfica, venha ela de onde vier, em especial da Comunicação Social.

Mas esses dirigentes têm que ser os primeiros a dar o exemplo e a desmascararem/desmentirem quaisquer procedimentos que não sejam "à Benfica!".

O NGB é um blogue de benfiquistas para todos os que quiserem falar/debater os temas aqui apresentados.

Não é o blogue de Rui Gomes da Silva como no passado não era o blogue de Fernando Tavares quando nos deu simpáticas entrevistas ou era o blogue de Bruno Costa Carvalho quando nos deu a honra de responder ao leitores do NGB.

Todos eles são benfiquistas e como tal têm e terão sempre o seu espaço no NGB sempre que quiserem escrever, debater ou até questionar. Essa é a tradição do Sport Lisboa e Benfica!


É com muita honra que continuamos todos os dias, cada um à sua maneira, a defender o Sport Lisboa e Benfica.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

155 comentários

  1. Belo texto Shadows!
    Mas o quem desejas tu para o Benfica? Madre Teresa de Calcutá? Ghandy?
    Como podes falar em não haver caça às bruxas quando És o 1o a fazê lo com os actuais dirigentes? O último post sobre DSO é só mais um exemplo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, o senhor em questão não é dirigente. É um assalariado, contratado para gerir as finanças da SAD do SLB. Nem sequer é benfiquista. É adepto do Sporting.

      Por isso, mais ainda tem que esclarecer tudo isto e rapidamente.

      Também todos os dirigentes do clube têm que imitar aqueles que construiram o grande Sport Lisboa e Benfica.

      Defender o Glorioso com unhas e dentes mas sem imitar os métodos sujos dos discípulos de Pedroto.

      Eliminar
    2. Tresanda a Avençado...

      Eliminar
    3. "tem que esclarecer tudo isto e rapidamente."

      Shadows,

      Tem de ser demitido. Não há nada para esclarecer. E esse cavalheiro tem de responder na justiça pelo que fez. Só.

      Eliminar
    4. RMMD fizeste me o dia!!! Ahahahahahahahahah... avençado de quem?
      Assino com o meu nome. E através do perfil google chegas ao perfil do facebook. Podes me contactar para me explicares essa tua opinião. Eu acho que tu és um burro. Tb te explicarei a minha opinião

      Eliminar
    5. Shadows, dirigente ou assalariado, serve o Benfica... e pelos vistos bem!

      Eliminar
    6. E pelos vistos também se serve bem do Benfica e é isso que não pode ser tolerado!

      Eliminar
    7. Quando defendes a corja, que se usa do Benfica só podes ser do grupo dos quinhentinhos... A minha opinião, e não perco um segundo do meu tempo a trocar opiniões com gente da tua laia...
      Mais tu não és Benfiquista és Vieirista...

      Eliminar
    8. Estás de plantão????

      Eliminar
    9. B. Silva7/9/19 04:37

      O Vieira e os vieiristas metem-me nojo. Chego a pensar deixar de seguir o Benfica por causa dessa corja mas... O amor pelo clube fala mais alto.

      #SoFaltaOVieira

      Eliminar
    10. Meu deus... acertei quanto à tua burrice, sem dúvida! Demoraste 20' a responder ao meu 1o comentário e 14' a responder ao meu 2o comentário. Eu demorei 2h a responder ao teu comentário... e tu ainda te dás ao desplante de me perguntar se estou de plantão??? Ahahahahahahaha. Não precisas de dizer mais nada. Vieirista e avençado vindo da tua parte são elogios!!!

      Eliminar
    11. Alerta Vermelho7/9/19 08:22

      Eles nem dormem, à espera do que vai ser publicado aqui no blog, para tentarem provar depois que 2+2= 5. Os piratas, também deixavam sempre alguém na torre de vigia dos navios. Enfim...!

      Eliminar
    12. Anónimo7/9/19 10:22

      É ridículo virem chamar nomes às pessoas que defendem a direção atual sendo essa a sua opinião. Aliás sendo essa a opinião da esmagadora maioria dos sócios e adeptos. Para quem é uma minoria tão residual vir com radicalismos em vez de explicar sua posição com factos e números só está a posicionar-se para ser ainda mais residual. Ao menos o Shadows tenta argumentar, embora com argumentos facilmente desmontáveis.

      Eliminar
    13. Esta malta da Young Networks também trabalha ao fim de semana? Interessante. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    14. Anonimo das 10h22... é ridículo, sim. Mas o pior é a cobardia de atacar alguém sob anonimato. Mas isso revela muito do que é a oposição a Luis Filipe Vieira. Como disse anteriormente, ser chamado de Vieirista por esta gente é um Elogio. Mas eu sou Benfiquista.

      Eliminar
    15. Anónimo7/9/19 16:09

      És sem dúvida... Benfiquista do Vieira, logo conivente com o lesa Benfica, deves ser desde que entrou o Vieira... Só um aparte não te faz confusão o teu Benfica sad(não clube) ser governado por ex portistas e ex sportinguistas??? O passivo continua lá as negociatas pouco esclarecidas continuam lá, uma Sad que diz que o dinheiro não é problema antecipa receitas ao nível dos rivais, fez um negócio danoso com a Nós só esse negócio dava demissão em massa, a este o teu Benfica sad?? Porque também à o Belenenses e o Codicy de Belém...

      Eliminar
    16. Anônimo das 16h09 (Ou será o RMMD, Alerta Vermelho, B.silva? É que escrevem todos da mesma maneira)
      Benfiquista do Vieira? Sim. Sou!!!
      Assim como fui Benfiquista do Vilarinho, Vale e Azevedo, Damásio, Jorge de Brito, João Santos e Fernando Martins!
      As tuas questões e o modo como as colocas são claramente de alguém que percebe zero do que escreve, como tal não há resposta. O que te dói a ti e aos outros (poucos) como tu é isso mesmo, é serem poucos em busca dum tacho que vos é inalcançável.

      Eliminar
    17. Já tu... Enquanto o Vieira estiver, lá o teu está assegurado, certo??? Não vejo ofensa em chamar te Avençado ou menbro do grupo dos quinhentinhos.... É Lidar coleguinha...

      Eliminar
    18. Anónimo7/9/19 20:28

      Nota se que alguns blogues estão de folga, os defensores do Vieira parecem moscas, só eles a que são contas ao líder, ninguém pede, até defendem o Lagarto, DSO com unhas e dentes...

      Eliminar
    19. O meu tacho há 14 anos: Bancada Sagres. Piso 3. Sector 12. Lugar 13 C.
      Aparece que eu mostro te a avença. Sou de carne e osso. Não sou um rato do teclado e herói das redes sociais.
      Abraço Benfiquista... se o fores

      Eliminar
  2. Lembro-me que não fui a esse jogo para estar com uma "amiga", ficou dois a zero para nós, mas só soube bem depois, a "amizade" leva a sacrifícios.

    Mas foi duro estar sem acompanhar o jogo, eu tava mas não tava com ela, não havia telemóveis ou smartphones na altura. Ouvi pessoal a gritar os golos, mas não sabia de quem era, o que aumentou ainda mais a angústia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 13:06

      Só ficámos sem perceber se também marcaste golo... Hehe Apenas uma provocação. Cumprimentos

      Eliminar
  3. Shadows grande texto a demonstrar o que era o Benfica antigamente e o que é o Benfica nos ultimos 20 anos! Hoje em dia quem vai para a direçao de um clube como o Benfica( no governo é igual) nao vao parao servir o Benfica mas sim para se servir do Benfica!

    Isto que se sucedeu com o DSO é só mais uma das muitas artimanhas que estao escondidas e de quem anda a viver as custas do Benfica!

    O nosso clube esta assim, e a atual direçao infelizmente só saiem de lá quando eles quiserem!

    Vergonhoso! Se fosse para atacar uma velha gloria ou alguem que seja mesmo Benfiquista ja tinham os ratos aparecido todos para criticar, mas como se trata de alguem com muito poder no Benfica e que secalhar ate manda mais que o presidente pois é a conclusao a que chego depois dos escandalos que tem sido publicos tao todos caladinhos!

    Rua com essa cambada de chupistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "nao vao parao servir o Benfica mas sim para se servir do Benfica!"

      Enquanto os adeptos gostarem...

      Eliminar
    2. E ganhou 30 campeonatos antes desta corja...

      Eliminar
    3. Anónimo6/9/19 22:54

      Jotapê continua pois estás a agradar

      Eliminar
    4. Já disse e volto a repetir: enquanto o JP por cá aparecer é sinal que o Benfica está bem.

      Eliminar
    5. Anónimo7/9/19 16:01

      Desde que esteja o Vieira para ti ta bem... Vais ser aumentado 750€ mês visto que está aparecer muito trabalho...

      Eliminar
  4. Excelente Texto!!!
    NADA NEM NINGUÉM ESTÁ ACIMA DO BENFICA!!
    BENFICA ACIMA DE TUDO!!!
    E PLURIBUS UNUM!!!

    ResponderEliminar
  5. Shadows

    O Tempo volta para trás, saudades de ver esse estádio cheio e tudo a GRITAR BENFICA BENFICA BENFICA Grande terceiro Anel tinha sempre Razão.

    Bom texto parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha sempre razão, até quando chamava maricas ao Nené...

      Eliminar
    2. Eu pessoalmente gostava do Nené e nunca chamei isso, por outro lado como dizes a quem o fizese por não gostar do estilo do jogo do próprio Nené, são opiniões cada um tem a sua ponto se eu gosto o não gosto o problema não posso mandar calar milhares de pessoas com opinião diferente da minha.


      Eliminar
    3. Anónimo7/9/19 13:00

      Nene jogador fino, pura classe e elegância, não suja a o equipamento, mas era letal na área...

      Eliminar
    4. Anónimo7/9/19 13:02

      Dr. Ghoze chamavam maricas, tal era a elegância na área, enquanto a equipa vinha para o balneário ao intervalo, mudar o equipamento ele tinha sempre limpinho, era no sentido da palavra, o maricas...

      Eliminar
    5. O NENÉ pela sua inteligência no saber jogar, nem precisava de sujar os calções.

      Para quê esfarrapar-se todo na perseguição de uma bola que se sabia ia perder-se na linha final ou na lateral. Se fizesse esse esforço inglório, faltavam-lhe depois forças, para quando era preciso marcar golos. (Palavras de Nené, numa entrevista)

      Sempre fui um admirador incondicional desse MONSTRO!!!

      Eliminar
    6. Anónimo07 Setembro, 2019 13:02, desculpa desiludir-te mas o maricas era insulto. Claro que quando ele marcava, e não era pouco, essas pessoas vibravam e aplaudiam-no. Mas eu ficava revoltado com o pessoal a chamar-lhe nomes e não poucas vezes o meu pai, que também adorava o jogador, envolvia-se em discussões por causa disso.

      Eliminar
  6. Excelente texto!
    Isto é o verdadeiro espírito do Sport Lisboa e Benfica que me orgulho de pertencer!
    Saliento só que para a democracia se efectivar os candidatos têm de aparecer...Esperemos que apareçam porque urge discutir-se o Benfica e acabar com os plebiscitos.
    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  7. Sportinguista, fui ver esse jogo..estava no meio de adeptos do Benfica pois nao me identifico com claques e lembro-me de ser defendido por uns quantos, quando outros, apenas energumenos, me comecaram a ameacar por ter um cachecol do Sporting.
    Assim como me recordo de um Sporting-Porto em Alvalade em que um adepto Benfiquista que resolveu ir ver o jogo trajado a rigor e estava perto de mim (o Benfica tinha jogado e perdido com o V. Setubal, creio) comecou a ser ameacado e eu e mais uns quantos nos colocamos ao lado dele.

    Nada tem a ver com o fundo do post Shadows...apenas saudades do tempo em que a rivalidade era saudavel...e as minhas desculpas pela intrusao.

    Saudacoes desportivas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David fui ver um Sporting Benfica no velhinho estadio Jose Alvalade ganhou o Sporting com tres golos do Manoel,sabem onde vi o jogo no meio dos socios sportinguistas porque nao apanhei bilhete e alguem ligado ao sporting me desnrascou um de socio nao me perguntem mais detalhes porque francamente nao sei,so sei que vi o jogo entre os socios com uma Bandeira do Benfica nas maos ninguem me comeu nem um beliscao apanhei entre tanto sportinguista,que belos tempos eram esses,nao detestava o sporting nessa nao dava para detestar, hoje odeio-o por culpa dos roquetes que nos quiz destruir brunos carvalhos e agora o varandas e toda a comunicaçao social que contribui para o odio entre os adeptos.

      Eliminar
    2. Mestre dos Magos7/9/19 00:05

      Caro David,

      Que excelente exemplo o seu! Saudades e muitas desse desportivismo e de atitudes assim. Rivalidade saudável é o que mais torna apaixonante o futebol...


      Eliminar
    3. Boas David, já naquele tempo havia muita selvajaria nas claques e muita gente indesejável, só que era mais por carolice e "paixão" genuína. Hoje em dia as claques são empresas que dão de comer a muita gente, e muitos membros das claques são hoje em dia dirigentes dos clubes.

      Não há necessariamente nada de mal nestas duas (novas) situações, o que está menos bem é o facto desta postura "ultra" ter substituído a postura de cavalheirismo que antes tínhamos. E mesmo o tribalismo espalhou-se junto dos adeptos em geral e sobretudo dos dirigentes da "velha escola".

      Os tempos mudaram, e com isso as mentalidades no futebol português, se por um lado temos dirigentes que apelam a sentimentos primários para manter a base de apoio, por outro a alternativa actual é sermos clientes com alguma simpatia pelo clube mas quase indiferentes a ganhar ou perder, ou a dirigentes menos sérios, o que interessa é tirar umas boas selfies e fotos para pôr nas redes sociais. É um pau de dois bicos, de um lado a paixão irracional, do outro uma inclinação algo desapaixonada e com pouco sentido crítico e auto-crítico.

      Eliminar
    4. Anónimo7/9/19 16:48

      Lembro-me de ver um Benfica-Sporting no terceiro anel, o jogo a seguir ao acidente do Cherbakov, com milhares de sportinguistas espalhados pela bancada.
      Cada um celebrou os golos da sua equipa sem problemas (o Benfica deu a volta a um golo do Figo e ganhou 2-1).

      A sociedade actual está mais crispada e no futebol nem se fala.
      Trouxeram o ódio para o futebol e agora vai ser difícil erradicá-lo.

      AP

      Eliminar
  8. Grandes tempos!Agora é fácil ser benfiquista é só comedidades mas gostava de ver muitos que pra aqui se pavoneam como "especiais" no antigo estádio quando andávamos pela rua da amargura aí nem vê los ..andavam envergonhados! Agora pensam que são mais benfiquistas que outros..mas tem que comer muito pó da calçada pra chegarem aos meus calcanhares! Marcelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Unknown, ou Marcelo,
      As pedras da calçada incluindo o pó, já foram despenhoradas pelo Vieira.

      Diz-nos onde à volta do Estádio, há pó...

      Eliminar
  9. Foi o terceiro maior estádio do mundo.. Só atrás do Maracana e Nou Camp.. É sim a verdade que o estádio tremia, nomeadamente nos jogos grandes... Agora parece um salão de festas... Ainda assim terrível para os adversários menos para o suspeita do costume...

    ResponderEliminar
  10. O Benfica já estava bem doente nesta altura. Damásio e Vale não são culpados únicos. Um bocado mais de rigor sr. Shadows.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheiras a quinhentinhos... Ou seja avençado...

      Eliminar
    2. O Presidente nessa altura era ainda o João Santos, mas sim, já estávamos a mostrar sintomas da doença, sintomas esses que se agudizaram na época seguinte, que culminou com a conquista da Taça e a fuga do Pacheco e Paulo Sousa.

      Eliminar
    3. Anónimo7/9/19 11:43

      Nunca o Benfica ganhou tantas vezes ao Porto como no tempo do João Santos.
      Consultem as estatísticas a esse respeito.
      A guerra que o Vieira comprou com o Porto e com Pinto da Costa, só nos prejudicou e fez mal.
      O Benfica jamais deveria ter sido arrastado para questiúnculas pessoais de tipos desavindos.

      Eliminar
    4. este RMMD é mesmo especial, falar sobre o conteudo não é para ele, a unica coisa que sabe fazer é criticar e ofender quem não tem a mesma opinião. Se há questões sobre o que é "ser Benfiquista", pelo menos já sabemos o que não é ser Benfiquista i.e., RMMD o rei dos avençados.

      Eliminar
    5. Anónimo7/9/19 20:32

      Conteúdo?? Qual conteúdo??? As maroscas do teu querido líder??? É da sua corja??? Vocês que se sentem ofendidos com o que vem a público a que deviam dizer o porquê de 2+2=5...eu só comento factos, e faz me confusão vocês assobiar para o lado enquanto o Benfica a uma casa arder...

      Eliminar
    6. Diversant8/9/19 10:26

      Onde é que ele falou do querido líder meu anormal, estás tão formatadinho para atacar e ofender que nem deves ter lido o post. Ainda bem que andas por aqui a fazer essas figurinhas, assim é mais fácil para um maior número de pessoas perceber ao que andas.

      Eliminar
    7. Anónimo8/9/19 12:54

      E também percebemos ao que andas.. Anormal deve ser quem te fez as orelhas....

      Eliminar
  11. JOSE VIEIRA6/9/19 22:46

    Quando olho para o velhinho Estádio da Luz e me lembro de tudo o que aí vivi dentro da multidão anónima fico cada vez mais convencido que o benfiquismo genuíno, puro, livre de interesses e negociatas, que se interessava unicamente com a glória desportiva (e jamais com as vendas de jogadores) morreu com a sua destruição a favor do novo Estádio.
    De algum modo, acho que o espírito que norteava os nossos antigos Presidentes, até aos malfadados Damásio e VA, não passou para o Estádio novo.
    LFV nunca teria durado tanto tempo com os benfiquistas do tempo da foto apresentada. Outros tempos, outras vontades ...

    ResponderEliminar
  12. Bom texto shadows parabens,vi alguns jogos no velhinho estadio aquilo era arrepiante ai que saudades desses belos tempos onde o sao convivio com adeptos sportinguistas e portistas eram uma maravilha,hoje quase nos comemos uns aos outros com tanto odio a mistura.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/9/19 22:58

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽Shadows!!!Viva o Benfica!!!Clau

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/9/19 23:11

    Shadows, bonito texto, está lá quase tudo. Falta agora agires em conformidade. Se todos queremos o melhor para o Benfica não queremos atacar por atacar. Podemos e devemos criticar o que está mal, mas dar sugestões objectivas. Não deixar textos que sem o dizer directamente nos levam a pensar isto ou aquilo. Os Benfiquistas chamam os bois pelos nomes. Não insinuam. Afirmam. E mostram provas. Não atacam baseados em blogs de inimigos. E acima de tudo mostram a sua indignação nas urnas. Assinado Mais do Mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho7/9/19 08:28

      Conversa de encher chouriços, para tentar ganhar tempo! Demitirem-se é que nem pensar!

      Eliminar
    2. Sim, a direção vai já demitir-se em bloco só porque o alerta vermelho assim pediu. heheh

      Será assim tão difícil perceberes que tu não passas de uma minoria? Isto se fores sócio sequer... Já nem questiono se és benfiquista. hehehe

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho7/9/19 12:32

      Olha JF, arriscava-me a põr as mãos no lume em como tu, é que não és BENFIQUISTA! Mercenário, és quase de certeza, agora BENFIQUISTA, tenho as minhas grandes dúvidas, pois preocupas-te mais em defender a continuidade de uma direcção, faça ela o que fizer, do que com os resultados obtidos pelas equipas. Não venhas ver se viras o bico ao prego, tentando desviar o assunto, que não consegues!
      Maiorias esmagadoras a concorrer, contra nenhum adversário todos obtêm, o Pinto da Costa, também as obtém assim. É de admirar, é que concorrendo ás eleições sem nenhum opositor, não tenha obtido cem por cento dos votos! Eu acho que o tempo do Vieira, ou Vieira acabou.
      Já agora gostava que me explicasses, qual a razão de te preocupares tanto com minorias, pois andas aqui diáriamente a fazer o patrulhamento ao blog! Se achasses que essas "minorias" eram assim tão inofensivas,nem te darias ao trabalho de responder. Eu acho que aqui no blog, a minoria, são os avençados do Vieira!

      Eliminar
    4. Anónimo7/9/19 15:59

      Para este JF o Benfica nasceu com o Vieira... Sem ele acaba... Ganhou 2 Champions 30 campeonatos e 7 finais europeias...

      Eliminar
  15. Isto não é um simples texto. Isto é uma ODE !!!

    Fiquei arrepiado...com pele de galinha!

    Vi grandes jogos naquele Santuário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. benfiquista a serio7/9/19 03:53

      Grande Viriato,
      o grande Papoila Saltitante está a fazer grande falta na blogosfera Benfiquista. o Sr e o Shadows, como amigos dele, tem de o convencer a participar das ideias desse grande TAMBÉM GRANDE BENFIQUISTA A SERIO neste blog.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho7/9/19 09:06

      Aqui me associo também ao comentário, para mandar um grande abreço, para o Papoila Saltitante! Não sei porque encerrou o blog, mas caso tenha possibilidades de voltar, e disponibilidade para o manter seria um grande motivo de alegria! Espero que os motivos do encerramento, não tenham sido problemas de saúde!

      Eliminar
    3. Também não entendi o desaparecimento do Papoilas, será uma questão pessoal, mas que faz falta faz.

      Eliminar
    4. Só para me juntar ao coro de homenagem ao enorme Papoila Saltitante! Faz muita, muita falta mesmo à blogosfera benfiquista. Até porque é dos poucos que percebe de futebol...

      Só espero que esteja tudo bem consigo e com os seus.

      Eliminar
    5. Volta PAPOILA, estás a fazer imensa falta!!!

      Os batalhões de admiradores exigem a tua presença!!!

      Eliminar
    6. Fazem falta todos os que amam e defendem o Benfica.

      Eliminar
  16. Viva o BENFICA… Viva a TODOS os BENFIQUISTAS, viva a TODOS aqueles que participam aqui no BLOG. Lindo o estádio dos 120.000 pessoas, lindo os jogos que enchiam, lindos jogos nas competições EUROPEIAS. Outros tempos outras glórias, outras pessoas, era maia o jogo pelo jogo, jogava-se muito futebol, vivia-se o futebol e o Benfica de uma forma diferente, em que a equipa de futebol, contratava os melhores jogadores de Portugal e adquiria estrangeiros de muita categoria, recrutamento feito por excelentes olheiros, era assim que se chamavam, hoje gabinete de !!! Enfim histórias do passado que engrandeceram o BENFICA e o seu prestígio NACIONAL e INTERNACIONAL, promovia-se o CLUBE e não os JOGADRES, NEGOCITAS ou DIRIGENTES (estes só desejavam servir o BENFICA), e não os INTERESSES daqueles que gravitam à volta do CLUBE...

    ResponderEliminar
  17. O terceiro anel nem sempre tinha razão, queimou muitos jogadores.
    Lembro-me de nomeadamente de um episódio que muito lesou o Benfica.
    Damásio despede Toni treinador campeão.
    Ele tomou a decisão mas ouvi jogos a fio chamarem-lhe de tudo.
    O Sr. António Oliveira éra um bêbado para os "exigentes", diziam que se com ele venciamos, o que seria com um grande treinador!
    E lá tiveram as coisas boas do Artur Jorge.
    3-6 em Alvalade... mérito dos jogadores, diziam os iluminados.
    Ser exigente, não nos impede de respeitar a essência do desporto.
    A componente mais importante desta é o respeito pelo esforço dos atletas. Ainda mais com a roubalheira desde meados dos anos 80, para não recuar ainda mais no tempo.
    Hoje existem muitos mais desses exigentes nas bancadas, ver um jogo na bancada chega a ser penoso desde que o resultado esteja incerto.
    O diz que disseram pode ocupar o tempo e entreter mas os jogos vencem-se com o constante esforço de superação dos intervenientes.
    Alguns ajudam fora e dentro do campo, outros são muito exigentes para aparentemente o poder fazer.
    Na minha opinião o Benfica aguentou e cresceu graças aos menos exigentes mas com espírito desportivo.
    Os exigentes estão num permanente Feng Shui mental, falta uma linha condutora sem a qual, nada feito, só por sorte se vence.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho7/9/19 08:42

      Pois! Pois! Os muitos campeonatos ganhos e as duas taças dos campeões europeus, ganhas de seguida, também deve ter sido "sorte!" Enfim...!

      Eliminar
    2. Bom comentário, Fernando.

      Eliminar
    3. Anónimo7/9/19 10:49

      O Benfica não é diferente de nenhum outro clube : quando se ganha, são todos bestiais. Quando se perde, são todos umas bestas.
      Aquilo que muitos querem é que os clubes vençam por eles, já que coitados, muitos dos que são "muito exigentes" não passam de uns falhados, de uns frustrados da vida.
      A bola para muita gente é tão somente um paliativo para as dores de uma existência vazia e sem sentido.

      Eliminar
    4. Para complementar a prosa do Fernando, uma fonte que creio segura, diz-me que TONI tinha razões para se queixar em tribunal por uma "alegada dívida" que o Benfica tinha com ele, mas o seu Benfiquismo não o deixou.
      -------------
      Em Maio do ano passado aquando da morte do SARAIVA Campeão Europeu, ocorrida em Portimão, o TONI esteve presente no velório. Fui testemunha!!!

      Também vieram o Artur Santos, José Augusto e José Bastos, (a representarem o Benfica com carro e choufer às ordens) o Simões, Toni e o Malheiro (estes três a arcarem com as despesas)

      Há aqui 4 monstros Sagrados que jogaram no tempo do Saraiva mas o TONI acho que, quando entrou no Benfica, já o Saraiva andava cá em baixo a jogar nos Portimonenses e arredores.
      TONI veio ao velório por puro e genuíno Benfiquismo, apesar do passado em que foi maltratado!!!

      TONI, o homem de Mogofores, estará sempre no meu álbum de HERÓIS!!!

      Eliminar
    5. Simões, Toni, Artur Santos, José Augusto e jose Bastos são todos grandes Benfiquistas estes sim merecem o meu respeito lutaram pelo o Benfica.

      Simões ainda hoje tem o recorde mundial o jogador mais novo de todos tempos a ganhar TAÇA DE CAMPEÕES EUROPEUS não é para todos.

      Eliminar
  18. Mestre dos Magos7/9/19 01:01

    Excelentes palavras! Agora só é preciso que eles se cumpram...

    Quem é equidistante, tanto critica como elogia. A infinita discrepância entre estas é que soa a coincidência ao quadrado. É visível a um ritmo diário e feroz (exacerbado sempre pós-mau-resultado da equipa de futebol) uma crítica a tudo o que existe no Benfica actual desde presidente a funcionários como DSO...

    Em alguns casos como no último referente a DSO, estranha-se a fonte e porque a fonte é dada a malabarismos, desses que até um tribunal se pronunciou sobre o nível de "magias".

    Quem adultera e faz truncagem de mails e é condenado por tal, deve ver reconhecida a sua idoneidade como fonte? Admitamos extraordinariamente e em modo absurdo, que sim! E falemos então do equilíbrio, da ausência de agenda e afins. Quantos posts dedicados ao elogio de coisas bem feitas pela actual direcção acontecem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 12:52

      Pregunta ao advogado que saiu a semana passada que levava mais tempo do Benfica que essa corja toda, o que pensado DSO... Depois não queres ser acusado de avençado...

      Eliminar
    2. Mestre dos Magos7/9/19 13:57

      Caro Anónimo07 Setembro, 2019 12:52,

      Questão simples para gente que gosta ponderar e reflectir o que diz: de onde vem a credibilidade desse advogado em detrimento da de DSO?

      Nada existe sobre DSO de ilegal, se existe, faça favor de usar a sua genialidade e se dirigir à Polícia Judiciária, senão tem prova que suspeite a maledicência, reduza-se ao nada que tem para comprovar uma triste intriga...

      Depois referir o ridículo de todas as especulações. Falamos de um administrador executivo da Benfica SAD, que ganha por contrato no Glorioso quantia anual condizente com o seu estatuto e resultados económicos de topo.

      Para alguém assim as coisas de que falam para ele custam tanto como para nós comprar 1 amendoim. Já no ano de 2017, Soares de Oliveira recebia 417 mil euros anuais..

      Se por acaso ele necessitasse de algo constante nas falsidades fabricadas pelos adulteradores e truncadores de mails à la Francisco. J. Marques, ou nos dizeres de advogados ressabiados, teria pedido ao Benfica que incluísse as despesas para os tremoços no vencimento anual.

      As suspeição que levantam em face da realidade fazem tanto sentido como o Varandas ou J.Marques serem Benfiquistas empedernidos. Já quanto ao insulto do costume e da tentativa de colar novamente o nome de avençado. Duas considerações:

      O senhor é do nível da tentativa de associação que faz. E a direcção do Blog continua de modo "equidistante" a publicar insinuações baratas como as que escreve.

      Eliminar
    3. Anónimo7/9/19 15:00

      Tal qual pública a sua. Eu de modo simples você de prosa e poesia... De poetas e de Avençados anda o universo benfiquista cheio.. Embrulha que estamos em Democracia.. Passa mal..

      Eliminar
    4. Anónimo7/9/19 15:34

      O Mestre da prosa é tão avançado que até lhe tolha o pensamento... Este homem entrou em 2007 pela mão do Vilarinho,foi despedido pelo DSO por um mail, que é verdadeiro, e o Mestre que se julga o dono disto tudo a nível da verdade vem defender um Sportinguista que paga casamento à rica filha colégios aos famelgas e o que ainda falta saber e depois não quer que lhe chamem Avençado a óbvio que o é.. Só falta dizer que Vieira a mais Benfiquista do que o Shadows..

      Eliminar
    5. Mestre dos Magos7/9/19 16:23

      Caro Anónimo 07 Setembro, 2019 15:00

      Nota-se que para si o abecedário da interpretação deve ser enigma irresolúvel. A diferença entre os seus comentários e os meus reside na educação que desconhece. Eu não uso insultos nem ofensas, limito-me a argumentar ao que é escrito...

      Democracia é quando alguém pode expressar livremente a sua opinião. É visível que ninguém lhe ensinou o significado da palavra, dado que julgar que a ordinarice baixa, ou o dizer a pessoas para se irem embora do Blog rima com tal palavra. E a equidistância deste Blog se mede ao publicar comentários insultuosos como a larga maioria dos seus...

      Quanto ao passar mal, que mais uma vez demonstra a massa de que é feito (mal feito). Lhe digo apenas uma coisa. Deus costuma responder com justiça a toda a palavra dita e a todo o comportamento justo ou errado, com as devidas consequência, por isso não cuspa para o ar que lhe pode cair na testa...

      Eliminar
    6. Anónimo7/9/19 19:09

      Qual deles o seu Vieira????

      Eliminar
    7. Mestre dos Magos7/9/19 19:22

      Se falar em dialecto não dá para perceber, caro Anónimo 07 Setembro, 2019 19:09,

      Uma coisa é certa, pelas vezes que você repete constantemente o nome Vieira, já só a paixão assolapada. Nunca vi ninguém repetir tanto o nome de alguém, já enjoa ouvir a palavra Vieira de tanto que a repete. Contenha-se homem...

      Eliminar
    8. Anónimo7/9/19 19:46

      Peço desculpa por se sentir ofendido com o passe mal. Foi irónico.
      Desejo-lhe do fundo do coração um bom e santo fim de semana a si e aos seus familiares cumprimentos.

      Eliminar
    9. Mestre dos Magos7/9/19 22:15

      Menos mal, caro Anónimo 07 Setembro, 2019 19:46,

      Desejo-lhe exactamente o mesmo a si, um bom, feliz e abençoado fim de semana a si e aos seus familiares. cumprimentos também.

      Eliminar
  19. Mestre dos Magos7/9/19 01:01

    Detemos de forma matemática e incontornável e hegemonia desportiva e económica nos últimos seis anos. E tem gente que acredita que sim, que era mesmo preciso primeiro recuperar a casa que levava 7 do Vigo e perdia com Halmstads e Bastias na piscina do pequeninos. A casa dos calotes europeus e vergonhas na Uefa e Fifa, greves de funcionários, dos desvios de Falcões, Jardéis, Lizandros, fugas de Paulos Sousas, Pachecos, rescisões de Hugos Leais, e tudo o mais.

    Vamos considerar os erros que se possa apontar e sim também os há! Todavia muitas coisas excepcionais foram feitas no Benfica nos últimos seis anos, onde o crescimento desportivo e económico parece ter encontrado agora os carris. E é factual contra todas as críticas, ganha-se.

    Este ano e apesar do modo salomónico do post, parece que já acomnteceu o apocalipse, mas de aritmético e puro, só sabemos que obtivemos uma vitória prestigiante no maior torneio de pré-época do mundo e mais uma Supertaça para o museu.

    Ora a equidistância e sentido desportivo e institucional e moral do texto (que apoio), significa saber criticar e saber elogiar...

    Eu só conheço a crítica aqui. E também conheço outra coisa, a conivência com aprovação de comentários insultuosos, repetidos e repetidos até à exaustão. Isso rima com o belo texto de hoje? Creio que não!

    Por norma eu e uns punhado de resistentes ao insulto, temos de ser assalariados, avençados, Vieiristas, burros e merda, por ter uma opinião diferente e tudo é aprovado como comentário!!! Assim se contraria a bonomia do belo poste e as palavras mencionadas sobre a sã e desportiva convivência no Blog.

    Porque será que sabemos que se eu colocar um pseudónimo diferente e insultar alguém da direcção do Benfica sou levado em ombros e apaparicado como um génio neste Blog e nada de ofensas?

    Posso dizer que amei o texto, foi lindo, comoveu-me, e quase chorei e sai à rua a gritar: os valores de Cosmes e Damião estão vivos, só que...

    A equidistância significa criticar quando se acha que se deve, mas elogiar na mesma medida e peso, quando há coisas a elogiar. E caramba alguém que ganha 5 vezes em 6, algo de bom terá feito.

    Que façam uma contabilidade dos textos elogiosos e dos textos críticos. No dia em que houver nem que seja um "equilíbrio" de 70% contra 30% entre criticas e elogios eu lançarei os foguetes todos. E se puder escrever sem ser insultado e chamado de avençado sem os autores do Blog permitirem. Então acho que a minha alma petrificará de espanto..

    Aí aceitarei que o texto comovente aqui escrito foi feito com alma Benfiquista e sentido de facto. Até lá, já comprei uma cadeira e uma cama, e fico à espera. Mas já não é mau um manifesto de boas intenções, significa que se sabe o caminho. Só falta é caminhar de acordo. E o que eu disse é incontestável perante uma análise dotada de integridade intelectual, portanto venha de lá essa equidistância e igual capacidade de colocar críticas ou elogios e fazer com que os utilizadores deste espaço sintam a tal da equidistância. A não aprovação de insultos e de rótulos a quem não manifeste que odeia Vieira, já seria um bom princípio.

    Existe actualmente um fosso abissal entre quem critica Vieira e quem não critica. Quem não critica é insultado e chamado de avençado, Quem critica é elogiado e respeitado por todos, inclusive os que como eu, não criticam só, sabem ver todo o bem que se faz...

    Fico à espera. O post é lindo..


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 12:50

      Mas tu não podes vir aqui e mandar escrever textos a teu bel prazer... Ou comes ou deixas na beira do prato... E chamante avençado pela tua defesa intransigente ao Vieirismo e logo em poesia... Mas achas que enganas alguém??? Pois te a milhas...

      Eliminar
    2. Mestre dos Magos7/9/19 14:08

      Caro Anónimo07 Setembro, 2019 12:50,

      Obrigado pelo seu comentário. Quando se precisa de alguém com o discernimento intelectual do seu nível, logo ele aparece. A sua escrita, demonstra por A+B todo o meu texto...

      A equidistância deste Blog no belo post escrito, está escarrapachada no sentimento de impunidade que demonstra. Lança novamente insinuações e conclusões de acordo com o seu modo limitado e pequenino de ver o que não consegue entender nem interpretar. E pasme-se diz: "Pois te a milhas"...

      O que mostra que acha que é o dono do Blog e a sua noção de democracia é igual à de maçã contemplando um livro de física nuclear. Não vou falar da tristeza que é o seu português e como ele é condizente com a ausência de raciocínio em tudo o que escreve, exceptuando a capacidade de insultar. E não me vou focar nisso porque tem um universo de pessoas analfabetas com inteligência superior a muitas formadas, que apenas não tiveram oportunidade de estudar...

      O seu problema é bem pior. É da massa que é feito, daquela a que alguns chamam de alma. A sua é feito de juízos precipitados, sentimento de ser dono da verdade e insultos. Mas, cada qual é como é e quer ser. O direito de ser baixo assiste-lhe. Força nisso... argumentos, é que coiso!!!

      Eliminar
    3. MESTRE,
      A tua prosa já mereceu o dia. Podes passar pelo caixa.

      Eliminar
    4. Anónimo7/9/19 14:56

      Caro Mestre dos quinhentinhos erros de ortografia são maior parte, do teclado inteligente, mas o cerne da questão você entende, mais insulto do que o seu não há... Nessa sua defesa dos quinhentinhos ao querido líder Vieira.... Também a verdade que nem todos tivemos a felicidade de nascer num berço de ouro como tu.. E ter o dom da prosa e poesia... Nunca me vou calar enquanto andar por aqui você e outros como você bajular tudo de bom que o seu Deus Vieira faz de bom, e nem uma palavra de todo mal que fez e faz ao Benfica... O Papoila Saltitante fechou, a por isso, que veio pregar para esta freguesia, fala bem escreve melhor mas não engana ninguém que tenha um mal dia...

      Eliminar
    5. Mestre dos Magos7/9/19 16:40

      Caro Viriato De Viseu e Anónimo07 Setembro, 2019 14:56...

      Cada pessoa tem uma assinatura. A vossa é a do insulto. Cada qual é como assina e no fim Deus julga. Tanto faz ser branco, preto, rico ou pobre, ideologia política ou o que seja. Nós somos o que fazemos..

      O vosso agir é assim e acham que a ordinarice é atestado da vossa razão? Estão no vosso direito, pelo menos neste Blog onde a permissividade ao insulto e a que vê. Depois, é triste e dá vontade de rir, eu ter nascido em berço de ouro, na vida já tive de passar por mais tormentas do que vocês todos juntos.

      Nada posso fazer contra pessoas que odeiam factos e provas. Pessoas que olham as realidades objectivas e as negam. Se são capazes de olhar para uma parede e negar que ela lá está, isso é fanatismo. Nunca fui nem serei Vieirista, só não tenho é vocação para fechar os olhos ao que está bem feito, nem esquecer quando julgava que o Benfica acabava...

      Sou Benfiquista e se hoje aparecer um candidato não submarino, nem encomendado que mostre ser capaz de fazer melhor. Hoje mesmo (mas sem insulto, insinuação, baixeza de carácter), ficarei ansioso pelas eleições. Só que por aqui além de muito aldrabões ao serviço de Jota, Marques, tem pouca gente que além do insulto conheça as palavras: planos, programa, projectos, meios e formas de execução...

      Em vez de insultarem, traziam um Bagão Félix ou homem do seu gabarito intelectual e moral, e logo veriam. Mas talvez não seja essa a vossa veia. A vossa é incapacidade de viver em democracia e saber respeitar opinião contrária (bonita gente para eleger). Provavelmente, apenas mudaria uma realidade, eu passaria a ser Baganista e assalariado dele...

      Ó gentes, tomara que cresçam. Acredito que já não sejam adolescentes. Aprendam a viver, a respeitar e a conversar. Uma conversa sã em frente a uma bejeca, é bem melhor do que o vosso jeito amargurado e triste de ser. Por favor, cresçam...

      Eliminar
    6. Anónimo7/9/19 19:08

      Lá está o Mestre com mania da superioridade, a alusão ao berço de ouro pode ser por exemplo ter feito cursos superiores eu não, mas não válida que tenha que falar do alto do pedestal, da intelectualidade, em relação aos outros. Agora diz que é benfiquista e não Vieirista mas o certo, a que ainda não mencionou uma gestão danosa do mesmo contra o clube e olhe que são umas quantas. O negócio da Nós, foi e é gestão danosa, defende o Sportinguista DSO, com unhas e dentes, não interessa o casamento ser fatura do ao Benfica, a escola do familiar, nada disso interessa. Não basta ser sério, tem que parecer. O como o Mestre considera o Avençado insultuoso mas na verdade nada faz para demonstrar que não o é. Queria chegar aqui e ser tudo seu um monólogo a 3 ou 4 a idolatrar o Querido Líder, como este blogue a democrático na defesa do Benfica é não de quem lá está, o senhor quer calar as vozes críticas ao Vieira e sus muchachos... Tem uma boa solução procura um blogue de sentido único e leva o resto do grupo consigo, até lhe dou uma dica, monta o seu próprio blogue leva o Dr. Ghoze, JF, e mais uns quantos e aí sim fica realizado nas vénias e nas prosas ao seu querido líder...

      Eliminar
    7. Mestre dos Magos7/9/19 19:56

      Mania de superioridade nenhuma em área nenhuma da vida. Excepto uma, a da educação, e essa de que falo não tem a ver com berços ou cursos superiores..

      Vive até na mais remota das aldeias de Portugal: é a educação do respeito. O meu pedestal (o de não ofender e insultar ninguém, o único que tenho foi ensinado pelos avós materno e paterno. Um merceeiro outro tinha como função fazer sinal aos comboios parar na estação...

      Portanto. Pretensa e vergonhosa superioridade, só a de quem se acha no direito de insultar e mandar as pessoas embora de um Blog por não serem conforme a opinião...

      Quando fala do negócio da NOS, dá-me um certa vontade de rir. Na altura da sua redacção ele era simplesmente excelente. E prever que a NOS se ia comportar como depois comportou, só mesmo ao vosso jeito de tácticas depois do jogo concluído.

      E ainda que não seja gestão danosa mas o melhor dos negócios entre os 3 grandes declaradamente, porque é preciso ler nas entrelinhas. Tempos e o que ficou de fora do contrato no caso do Benfica e dentro no caso dele...

      Mas só mesmo alguém com vício da crítica irreflectida, não pode perceber que o Benfica fez um excelente contrato que se tornou menos bom, porque pelos vistos a NOS estará infestada de dragartos. E para bom entendedor meia palavra basta...

      Alguns dos génios da crítica se lembrou dos mails roubados, e que depois do Benfica, porto e sporting negociavam com conhecimento de cada alínea dos mails roubados e que ficaram na mão Francisco.J. Marques? Pois é? Pode-se tentar espalhar a confusão e ter pontas de lança para a disseminar nas vias de comunicação, mas um gato escondido com o rabo de fora será sempre um gato escondido com rabo de fora.

      Daí que eu não embarque em difamações sobre um D.S.O que tem um ordenado que torna ridículos todos amendoins que têm sido mencionados (se eles os quisesse, tinha pedido mais 50.000 mil euros anuais em contrato (que lhe dariam em face dos últimos resultados do Benfica conforme relatório de contas) e pagaria cem biliões de conta iguais às faladas...

      E faladas por quem? Há, pois calhou de virem da parte dos truncadores e adulteradores de mails condenados em tribunal por o fazerem. Por vezes creio que lá no reino do dragão devem julgar que anda tudo a dormir...

      Quanto a calar quem não gosta de Vieira, faça favor de fazer a citação com link para o post respectivo onde eu procedi como você. O problema é que eu nunca mandei calar ninguém, nunca o sugeri nem pouco nem nada. Nunca insultei, nem mandei ninguém ir embora de um Blogo como caro sem identidade.

      A democracia dos meus procedimentos, está visível em cada comentário, sua anexa-o a tudo o que me tenta colar. As tácticas do insolvente já não colam mais. Mas pelo menos sempre me faz rir e rir é bom. No mesmo comentário em que fala de um Blogue de sentido único e tem razão, porque quem não for anti-Vieira tem de levar com uma armada de anónimos e afins a quem é permitido insultar, e quem cita um facto que não seja contra Vieira tem de ser logo linchado..

      Mas que pelo menos dá para sorrir dá, senhor insultador e democrata:

      "o seu próprio blogue leva o Dr. Ghoze, JF, e mais uns quantos e aí sim fica realizado nas vénias e nas prosas ao seu querido líder."...

      He, he, he... ó homem, não podia ao menos esperar por outro comentário para falar em democracia e logo se enterrar? Valha-me Deus! E já agora descubra lá um insulto meu a alguém ou o momento em que mandei alguém calar ou embora. O reflexo do espelho está muita forte ou foi o almoço que foi bem regado? Você devia ter ido para advogado de auto-acusação, acho que ninguém melhor do que você mesmo para se condenar a si próprio no mesmo comentário.

      Grato pelo momento agradável...

      Eliminar
    8. Anónimo7/9/19 20:33

      Desejo um bom fim de semana para si e para os seus cumprimentos

      Eliminar
    9. Mestre dos Magos7/9/19 22:17

      Igualmente. Um belo e feliz de semana para si e para os seus. Cumprimentos.

      Eliminar
    10. Mestre dos Magos, amigos dizem-me para não vir a este blog porque cada vez mais as ideias e o respeito pelas mesmas estão aprisionados numa espiral de insulto, ódio e raiva.

      Contudo, para ler os teus escrito vale a pena ser perseguido por esta gente. Obrigado por incutires um pouco de bom senso nestas cabeças.

      Eliminar
    11. Mestre dos Magos8/9/19 21:18

      Caríssimo Dr. Ghozé Pablito,

      Agradeço as palavras simpáticas. Este Blog transpira, sua demais, a gentes com manobras à Josephs Goebbels. Um todo irmanados numa comunicação única, estanque e criteriosa no modo como afasta que tem opinião...

      Mas o que mais de apraz (passe a troca de galhardetes) é que sobressaem pessoas e condutas como é o caso do Dr. Ghozé Pablito que honram a o modo de ser Benfica. É que o Benfica é muito mais do uma discussão de futebol, é uma discussão de valores humanos e morais..

      Quando observamos o insulto que por aqui grassa e a reacção alérgica à democracia, logo percebemos que uns são inflitrados outros enganaram-se no clube que apoiam. O Benfica não é nem uma academia de betinhos, nem uma escola de arruaceiros. O Benfica tem no próprio nome o cerne: é o que Bem Fica. Benficar é ser tão grande nas conquistas como no desportivismo...

      E quem quer chegar ao poder e deixa um rasto de insultos tão grande, que não é preciso ser Navajo ou Sioux para o seguir, devia saber que dessa forma nunca vão chegar nem perto!

      Eliminar
  20. Anónimo7/9/19 01:10

    Não é verdade que o Apito Dourado tenha dado em nada.
    Pinto da Costa foi suspenso por 2 anos
    O FCP penalizado com a perda de 6 pontos no campeonato e também multado em € 150.000
    Boavista desceu de divisão e foi multado em € 180.000
    União de Leiria perdeu 3 pontos e o seu presidente, na altura Bartolomeu, suspenso por 1 ano.

    Já cheira mal tanta mentira e manipulação relativa àquilo que foi o Apito Dourado.
    Pelo menos houve desfecho e penalizações.
    A ver vamos se os processos em que está envolvido o Benfica e o seu presidente virão a ter desfechos e penalizações.

    Em Portugal, quando a Justiça feita nas Instâncias competentes não julga e sentencia segundo os desejos da populaça, não agrada, é amaldiçoada e deturpada.

    Aquilo que eu me lembro, é de o Benfica ter posto a circular a desculpa de que o Porto só ganhava porque era batoteiro e depois nos confrontos directos ser literalmente humilhado em 90% dos jogos, quer na Luz, quer nas Antas/Dragão.

    Além do mais, o FCP nesse período teve conquistas internacionais brilhantes : 2 Taça dos Campeões, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, 2 Taças Intercontinentais.
    Nenhuma destas brilhantes conquistas foi apitada pelo Jacinto Paixão, António Garrido ou Carlos Calheiros.

    O problema do Benfica foi (e é) outro bem diferente, que pelos vistos muitos teimam em não querer ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 02:08

      Penalizações? O Porto devia ter descido de divisão, PC e a sua quadrilha de Cobardes para a prisão durante 10 anos!! Tantos foram os crimes que cometeram durante tantos anos!! E continuam impunes a cometê-los.

      Eliminar
    2. Anónimo7/9/19 10:02

      E as apostas desportivas à volta dos jogos da UEFA? E o EURO 2004 em que era "obrigatório" dar-se alguma visibilidade e até, relevância, a Portugal (Cristiano Ronaldo ainda funcionava como elemento de propaganda)? A UEFA deu uma maozinha a Portugal. Não vimos o Benfica eliminar o Inter de Milão (jogo no Estádio do Bessa) porque 1) tínhamos um plantel fraco; 2) incompetência do Camacho, pois a arbitragem estava a favor do Benfica. Mas vimos o Colina oferecer um penalty ao fcp, na Corunha, quando a eliminatória estava a pender para os espanhóis. Taças internacionais do fcp?!? para rir... O Benfica ganhou duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, seguidinhas... Isto é que foi sorte, não é, ó "iluminado"

      Eliminar
    3. Caro Anónimo, percebo a defesa do seu clube, a maior parte de nós faria o mesmo.

      Mas relativamente às críticas do Benfica e às acusações do Apito Dourado, que me lembre, muito do que se considerou provado em Tribunal no Apito Dourado já era falado com uns bons 10 anos de avanço, não foi levantar a lebre e acontecerem logo as condenações.

      Além disso convém referir que durante muitos e longos anos, raro era o jogo em que acabámos com 11 em campo contra o Porto, e/ou em que não haviam penalties contra nós, isto além das cargas de amarelinha que ainda hoje são usadas, ou as arbitragens controladas que controlavam também os jogos e as épocas.

      A táctica usada era quase sempre a mesma, Benfica e Sporting, a ficarem muito atrasados logo desde o início e depois era só gerir ou reforçar a dose se necessário, claro que como qualquer sistema tem falhas, e isso foi o que quase aconteceu em vários anos em que não ganharam ou em que os campeonatos foram mais competitivos.

      Mas pegando nos tais três troféus europeus que o Porto conquistou nos últimos 15/16 anos, pelo menos relativamente à Champions lembro-me de um golo mal anulado ao Man Utd lá em Old Trafford, e de uma expulsão perfeitamente anedótica do Jorge Andrade então no Corunha quando eles vieram ao Dragão para as meias-finais. No caso da Taça UEFA ou da Liga Europa não tenho nada de tão evidente para apontar, mas se rebobinarmos a cassete talvez até encontremos.

      Percebo a defesa do seu clube, só lhe fica bem, mas muitos de nós já seguem o futebol há 3 ou mais décadas, sabemos bem o que dizemos.

      Eliminar
    4. Anónimo7/9/19 11:37

      Caríssimo Mark Trencher,

      O meu clube não é o FCP nem vim para aqui defende-lo.
      Olho - felizmente - para o fenómeno do futebol como enorme distanciamento.
      Curiosamente, já fui algumas vezes ao estádio da Luz (quer o antigo, quer o novo), mas nunca pus os pés no Dragão ou no de Alvalade. Também já estive 1 vez na Pedreira (Braga) e 2 em Coimbra.
      O que disse são factos. É factual. Hoje com a internet, só quem não quer é que não acede à informação. Se o meu amigo aceder ao Google e pesquisar por "Apito Dourado" encontra lá tudo. Absolutamente tudo.

      Por isso não perderei tempo em reproduzir o que - FELIZMENTE - está ao alcance de todos.

      Apenas uma nota : a alta competição, seja lá em que modalidade for, está cheia de "amarelinhas".
      O Benfica tem no seu historial nódoas negras, tal como o Sporting e o Porto.
      Nessa matéria, ninguém se pode ficar a rir de ninguém. Todos, mas absolutamente todos têm telhados de vidro.
      Tem dúvidas sobre o que escrevi ? Uma vez mais sugiro-lhe que vá ao Google e pesquise "casos de doping no Benfica, no Porto e no Sporting".

      Não fica bem nem dignifica quem quer que seja, insinuar que os outros vencem recorrendo a práticas criminosas e ilícitas.
      O benfiquismo, portismo ou sportinguismo (para só falar dos 3 grandes) não devia permitir às pessoas insinuar o que quer que fosse, levantando labéus infundados.
      Também podia questionar por exemplo algumas das acções levadas a cabo pelo Benfica, nomeadamente a contratação de Luís Horta, para coordenar o novo departamento anti dopagem do Benfica...

      Ou o caríssimo Mark Trencher ainda pensa que correr o que eles correm é tudo à base de sumos de laranja e bifes de vitela grelados com uma rodela de limão por cima ?

      Eliminar
    5. Anónimo7/9/19 12:38

      Foi jogo das meias finais da Champions 2004...

      Eliminar
    6. Boas novamente caro Anónimo, o que me sugeriu: ir ao Google, não é necessário, sei muito bem o que constou na condenação do Porto, e sei muito bem desde quando é que começaram a haver indícios de tráfico de influências por parte do Porto no futebol português, essas "estórias" têm à vontade uns 25/30 anos, enquanto que o processo do Apito Dourado terá uns 15/20 anos, se tanto.

      Quanto à questão da Amarelinha, sempre foi e ainda é prática para aqueles lados carregarem e bem nos jogadores, basta ver o que ocorre a cada convocatória das seleções e a quantidade de lesões que aparecem nos jogadores do Porto, é que é com uma regularidade matemática, não falha.

      Quanto à recontratação do Luís Horta, foi exactamente isso, ele regressou ao Benfica, não foi chamado pela primeira vez.

      Se o Benfica (re)contratou-o para estar mais bem preparado para as questões do doping e do seu controlo, não só não me choca, como também aplaudo, farto de ver o Benfica entrar em tiroteios armado com facas andei/ando eu.

      Se no Benfica dão a "bomba" aos jogadores? Também não me surpreende, é prática comum em quase todo o lado, o que não é prática comum é carregar à grande nisso constantemente, como é hábito nos lados lá de cima, basta também ver o que muitos ex-atletas deles já assumiram, mas não seria preciso tanto, a quantidade de flops de atletas constantemente lesionados oriundos do Porto é bastante extensa.

      Mas o real problema dos famigerados e-mails, é de facto haver alguma ordem no Benfica, ordem essa que ultimamente tem dado frutos, se o Benfica estivesse ao nível dos primeiros 20 anos dos últimos 25, aí ninguém se agarraria aos e-mails, éramos um clube "moribundo", não incomodávamos ninguém e até éramos uns idiotas (bastante) úteis graças às nossa base de apoio que garantia boas receitas para todos os clubes que visitávamos e visitamos.

      Voltando à questão da condenação do Apito Dourado, 6 pontos e 150.000€? Esses 6 pontos não alteraram a classificação, ou seja, não tiveram efeitos práticos, e 150.000€ para um cidadão normal é muito dinheiro, mas para um grande português são trocos, então numa altura em que eles fartaram-se de fazer grandes negócios.

      Eliminar
    7. Anónimo7/9/19 16:58

      E qual é o problema do Benfica?
      Os jogadores do Benfica não bebem água da mesma fonte dos do Porto?

      Eliminar
    8. Anónimo7/9/19 22:58

      Não. A água do Douro é diferente da água do Tejo.
      O Benfica nunca se chamou em Lisboa, como o Porto na cidade do Porto, Furosemida Clube do Porto.

      Eliminar
  21. Anónimo7/9/19 01:26

    O grande problema do Benfica, como certo dia ouvi a um amigo já falecido, foi o...Eusébio.
    Quando o Eusébio acabou, o Benfica também acabou.
    O Benfica e muita da sua gente, adormeceu à sombra da bananeira, leia-se Eusébio, e não curou de se organizar e adaptar aos novos tempos.
    Lembro-me bem da azáfama e ansiedade do Benfica, quando o Eusébio se retirou, de encontrarem outro igual a ele. Perde-se a conta dos africanos que chegaram à Luz rotulados de "novos Eusébios".
    Ainda hoje toda a massa adepta benfiquista (dirigentes, sócios e simples adeptos) anseiam por um messias, um salvador que tanto pode ser um grande goleador, um guarda redes que tudo defenda ou um treinador com poderes mágicos que transforme o Benfica num clube 100% vencedor, quer nacional, quer internacionalmente.
    Os dirigentes populistas fazem sonhar as pessoas, descolando-as da realidade e depois as dores resultantes dos diversos e inúmeros trambolhões são horríveis e frustrantes.
    Agora parece que o grande desígnio do Benfica passou a ser vender caro, muito caro. As pessoas coitadas, à falta de melhores alegrias, exultam e vibram intensamente com os montantes das vendas, como se lhes coubesse algum.
    Desportivamente falando, estamos já atrás do Ajax, outro grande europeu dos idos anos 70, mas que pouco a pouco se tem vindo a reerguer do coma em que até há bem pouco esteve mergulhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 02:10

      O Benfica acabou? Neste momento tem 200M no banco e os seus rivais estão falidos a vender activos que precisam para competir para pagar salários e dívidas acumulados de vários anos.

      Eliminar
    2. lerta Vermelho7/9/19 08:53

      Caro amigo, se aparecesse outro Eusébio, Vieira vendia-o logo! Achas isso?! Olha eu não sei qual o teu clube, mas existe um caso mais gritante, e ai sim esse clube acabou. Trata-se do sporting. O sporting, quando se deu a revolução do 25 de Abril, pura e simplesmente acabou! Continuaram no entanto os seus dirigentes, a manipular a massa adepta, dizendo-lhes que eram um grande clube, e mais réu téu téu pardais ao ninho, e eles passados 45 anos ainda não perceberam! Faz-me lembrar um determinado partido politíco, na época em que deixou de existir a antiga União Soviética, mas era como se continuasse a existir!

      Eliminar
    3. Anónimo7/9/19 10:43

      Lembro-me bem desse tempo. Qualquer "preto" que aterrasse na Luz era logo apelidado de novo Eusébio : Jordão, Cavungi, Reinaldo e tantos, tantos outros cujas esperanças em que fizessem esquecer Eusébio eram enormes.
      O azar do Benfica, como aliás de todo o futebol português, foi o futebol ter passado de desporto a indústria de entretenimento.
      É claro que as pessoas podem continuar a amar e a sentir os clubes dos seus corações, mas contam pouco. Muito pouco.
      Aliás, hoje em dia o peso da quotização dos sócios no orçamento do Benfica (ou do Porto ou do Sporting) é insignificante.
      É importante negociar um qualquer contrato com qualquer sponsor, dizendo-lhes que temos 250 mil associados pagantes. Mas a importância do sócio individual no palpitar do coração do clube, tornou-se irrelevante.
      A quantidade e a massificação relegaram para plano secundário a individualidade de cada sócio.
      O que cada sócio pensa ou deixa de pensar, é literalmente irrelevante.
      A emoção até pode ainda prevalecer em certas camadas de associativismo clubista. Por exemplo, Vieira fazer certas abordagens da gestão do clube num plano puramente emocional é uma coisa. Outra é o sócio Zé dos Anzóis desejar muito que o Félix não tivesse sido vendido.

      Eliminar
    4. Anónimo das 10:43
      Ainda bem que falas no CAVUNGI que tenho uma pequena história para contar.

      Quando aterrou em Lisboa, vinha com um penso na cabeça e disse a quem o quisesse ouvir que tinha sido um branco que lhe atirou com uma pedra (na altura era preciso correr com todos os brancos de Angola...coisa que foi feita).

      Sei do que falo porque ESTAVA LÁ.

      Mas sabem qual a causa desse penso na cabeça, que me contou o meu colega de trabalho de nome ALVES que jogava no Benfica de Luanda (do qual fui sócio e ainda tenho o cartão) e que era o melhor jogador na altura, em Angola?

      Aqui vai;

      CAVUNGI tentou alisar a carapinha com uma máquina eléctrica e... queimou-se!!!

      Eliminar
  22. Anónimo7/9/19 01:43

    O que fazia com que qualquer adversário que viesse à Luz jogar tremesse por todos os lados, era...não haver claques.
    Toda a massa adepta que lá ia, fazia barulho e manifestava-se ruidosamente.
    Hoje, no novo estádio, há 10 mil a fazer barulho e os restantes 50 mil a dormir ou a entretidos a olhar para o telemóvel.
    Naqueles tempos, a maioria entendia de futebol e sabia as leis do jogo.
    Hoje, aposto que muitos que vão aos estádios nem um fora de jogo sabem o que é, nem tão pouco a diferença entre um livre directo e um indirecto. Para já não falar das medidas do campo, das balizas, etc, etc.
    Dantes havia adeptos. Hoje há figurantes.
    Lembro-me de ir com o meu pai (indefectível benfiquista) aos jogos que a Académica jogava no sul, pois na altura era um regalo ver jogar os "pardalitos do Choupal" (manos Campos, Gervásio, Manuel António, etc, etc).
    Hoje o que interessa a muitos, é chegar ao fim dos 90 minutos, olhar para o placard e ver que o seu clube venceu. Como venceu, pouco ou nada importa. Até pode ser com um golo marcado pelo apanha bolas, sem o árbitro ver. Ora, ora, afinal, os outros também não é isso que fazem quando podem ????

    ResponderEliminar
  23. Anónimo7/9/19 01:44

    «Andrade e Sousa, advogado, foi afastado da direcção do gabinete jurídico do Benfica, cargo que exerceu durante 7 anos. No momento da saída, consumada anteontem, tece duras críticas ao facto de os destinos da SAD e do futebol dos encarnados estarem nas mãos de adeptos dos rivais

    27 de Outubro de 2007 às 00:00

    Correio da Manhã – Como reage ao seu afastamento do cargo de Director Jurídico do Benfica?
    Andrade e Sousa – Apenas o faço porque tenho o direito de me defender da ideia de que a minha saída se reduz a uma questão menor do envio de um e-mail para a pessoa errada. Trabalhei arduamente no Benfica ao longo de sete anos e não aceito a ligeireza com que se pretende agora justificar esta mesma saída.

    – É ou não verdade que enviou um e-mail a alguém com considerações sobre o Director-geral do Benfica, Domingos Soares de Oliveira?
    – Confirmo que quis enviar um e-mail a dois amigos com esse teor mas sem intenção de denegrir publicamente Domingos Soares de Oliveira.

    – O que dizia o e-mail?
    – Tratava-se de uma mensagem privada e confidencial.

    – Que foi parar a um destinatário errado. Porquê?
    – Houve um lapso no envio. Contudo, quem o recebeu por engano não o devolveu à procedência nem entregou ao verdadeiro destinatário. O que ele fez (dr. Bernardo Faria de Carvalho, assessor da SAD) foi entregar o e-mail a Soares de Oliveira, em plena violação da correspondência electrónica. Este não hesitou em divulgar o conteúdo da mensagem em reunião da Direcção, na qual exigiu a minha saída.

    – Acha que ele não tinha motivos para essa tomada de atitude?
    – Foi um pretexto. A verdadeira razão dessa exigência tem a ver com o facto de ele não conviver bem comigo no Benfica, pois sempre fui crítico da presença de profissionais do Sporting, como ele, ou do FC Porto, em altos postos da estrutura empresarial do Benfica. Especialmente quando querem mandar em tudo e todos, chegando a sobrepor-se aos vice-presidentes da Direcção, benfiquistas e eleitos por benfiquistas.

    – Soares de Oliveira tem assim tanto poder?
    – Não existam dúvidas de que a seguir ao presidente quem manda é Domingos Soares de Oliveira, um sportinguista.

    – Porque só agora faz essa acusação? Revanche?
    – Internamente, ou seja, nos locais próprios, sempre me manifestei contra a entrega de postos de comando a sportinguistas e a portistas. E sei que há mais pessoas no clube que pensam como eu. Foi esta posição que desgastou o meu relacionamento interno. Entrei no clube pela mão de um presidente, Manuel Vilarinho, mas saio por exigência de um sportinguista. Assim vai o Benfica.

    – Já falou com Luís Filipe Vieira?
    – Já, mas essa conversa fica entre mim e o presidente.

    "DR. GONÇALVES É DO FC PORTO"
    Diz que também há portistas a mandar no futebol do Benfica. Quem?
    – Como todos sabem, o dr. Paulo Gonçalves, que assumiu a parte jurídica do futebol, contratações, transferências, etc, é portista desde pequeno. Trabalhou no gabinete jurídico do FC Porto com Pinto da Costa durante 3 anos e saiu em solidariedade com Alexandre Pinto da Costa, para o Boavista.

    – E se a pessoa em causa for um bom profissional?
    – O profissionalismo não está em causa. Mas os benfiquistas têm de saber quem têm em casa. Nesta estrutura, dois elementos, isto é 40% das pessoas presentes nas grandes decisões do Benfica, são do Sporting ou do FC Porto.

    PERFIL
    José Andrade e Sousa, de 48 anos e sócio do Benfica desde os 12 é advogado. Foi convidado em 2000 por Manuel Vilarinho, por altura da eleição deste para presidente, para integrar o departamento jurídico do clube.
    Em 2003 assumiu as funções de Director Jurídico, tendo ganho grande notoriedade pública com a defesa de Nuno Assis no caso da análise positiva. Diz que os sete anos no Benfica foram “os mais felizes e estimulantes” da sua vida.»

    Assinado: anti-antis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 02:12

      Ahahahahahah! Andam a espalhar correspondência privada com mais de 10 anos? Tal é o desespero.
      Só vos resta isso, ó Marques!!

      Eliminar
  24. Anónimo7/9/19 01:44

    ainda paguei 100 paus (na altura uma fortuna) para ter um azulejo com o meu nome "colado" numa das torres de iluminação.

    ResponderEliminar
  25. mas os acólitos e fantoches do iluminado, que batem todos dias no peito eu não sou vieirista, é que são os verdadeiros quem ousa criticar o iluminado só pode ser o adepto de satanás.

    porque agora os adeptos, que nem merecem o clube que tem, são demasiado exigentes.
    onde já se viu exigir a alguém que já lá esta quase à vinte anos que faça as coisas bem.
    grave era dizer que o mestre da porcalhota era sobrevalorizado quando nos treinava, depois que saiu ai sim é que se podia insultar o homem mesmo os que os lhe beijavam os t******.

    quer dizer o presidente usa o clube como se fosse uma empresa dele, vide os casos de dso, os acólitos passam a vida dizer que quem critica o presidente critica o clube e depois ainda tem a distinta lata de dizer que os críticos confundem o clube com lfv.
    isto esta bom é para os quiropracticos.

    enquanto rgs era vice presidente o homem era o maior e coitado daquele que lhe apontava defeitos era logo corrido a insultos, eu que o diga, agora que o homem faz criticas a lfv e passou a ser para esses um perigoso arrivista e não à comentários que não digam mal do homem.

    eles não querem discutir o clube, eles querem é fazer elogios ao grande líder.

    ResponderEliminar
  26. Shadows esse Benfica não existe mais, já acabou há muitos anos, melhor dizendo acabaram com ele

    Desse tempo e desse Benfica ainda hoje sinto falta e saudades, do Benfica de hoje não sinto falta nenhuma, limito-me as ver os resumos e nem de borla na net vejo os jogos, tive décadas sem perder um jogo em casa, hoje vou a caminho dos 7 anos sem ver um jogo na luz e não tenho vontade de lá voltar, pelo menos estiver a gente que está lá

    Esse era o Benfica que amei desde miúdo

    ResponderEliminar
  27. Grande texto, Shadows! Falas daquele Benfica e daquele Benfiquismo como poucos.

    E se fosse o Benfica de uma década antes ainda melhor. Ainda hoje me lembro daquele onze mítico:

    Bento
    Pietra, Bastos Lopes, Humberto Coelho, Álvaro
    Shéu
    Diamantino, Carlos Manuel, Chalana
    João Alves e Nené

    91/92 já foi demasiado perto do crime Damásio para o meu gosto. E além disso, o nosso rival já não era o Sporting, mas o Fruta Corrupção Pancadaria...

    De qualquer forma, que arrepiaste, arrepiaste. E que comoveste, comoveste! Parabéns.

    Isto até chegares à parte dos recados...porque aí, sinceramente, embora os recados todos sejam pertinentes nesta altura, numa boa parte deles o que estás na verdade a dizer é o clássico "faz o que eu digo, não faças o que eu faço". Como dizem os americanos, "you have to walk the talk"...;-) abraço com cheirinho da velha Luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 10:59

      Todos esses jogadores, assisti eu a serem maltratados por grupos de sócios à saída do Estádio da Luz, quando o Benfica perdia.
      Talvez Chalana, numa 1ª fase tivesse sido o mais poupado.
      A "pandilha" do Barreiro, como eram muitas vezes apelidados, pois vinham e iam todos na carrinha do falecido Manuel Bento, não tinha vida fácil.
      Talvez o mais martirizado fosse Nené, um jogador demasiado inteligente para poder ser apreciado por tanto burgesso.

      Eliminar
    2. Ah pois é, caro consócio! Não duvido mesmo nada. Subscrevo a 1000% a sua frase sobre o Nené e os burgessos :-D

      Eliminar
  28. Alerta Vermelho7/9/19 09:01

    Que saudades! Nessa altura tudo era espontâneo, hoje, é o tempo das coreografias ensaiadas. Nessa altura existia o inferno da luz, hoje batem-se palmas ao Renato Sanches, quando marca um golo ao BENFICA, apenas e muito pura e simplesmente porque já jogou no BENFICA! O adepto do BENFICA de hoje, ( felizmente, ainda não todos), vai ao estádio, apenas para tirar uma selfies, para colocar no facebbok, aporque isso é fixe!
    De facto o BENFICA, perdeu a mistíca indescritível que possuía!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me diga que não gosta daquele espectáculo das lanternas dos telemóveis todas acesas, como se um jogo do Benfica na Luz ou um concerto do Eros Ramazotti fossem mais ou menos a mesma coisa!...:-)

      Eliminar
  29. Anónimo7/9/19 09:23

    PRODIGIOSOS OS QUE TÊM MEMÓRIA…

    O que nos move é também o que nos comove: recusamos a idolatração gratuita.
    O Benfica é a exaltação dessa vontade e a interpretação desse sentimento: não bajulamos lideranças artificiais.
    Nada é mais digno da nossa admiração ou do nosso orgulho: refutamos a vassalagem do frete.
    Porque somos vermelhos por paixão e sangue: não aceitamos lições de Benfiquismo.
    O Benfica está sempre acima de tudo e de todos: não toleramos a industrialização banalizada da comissão.
    Porque foi assim que foi idealizado e sonhado por Cosme Damião: contestamos quaisquer abusos de poder.
    A nossa matriz é de raiz popular: não abdicamos da nossa mística e das nossas origens.
    Por isso somos tão grandes e eloquentes: não negociamos a nossa condição ao mercantilismo do negócio.
    Como a águia do nosso símbolo: não permitimos a usurpação da nossa memória e a deturpação dos nossos valores.

    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
  30. Anónimo7/9/19 10:30

    Bem, nem tudo eram rosas no antigamente e nem todos eram benfiquistas de gema e fiéis.
    Assisti por variadíssimas vezes sócios a rasgarem os seus cartões frente à porta por onde jogadores, treinadores e dirigentes saíam no antigo estádio, quando o clube perdia jogos ou pontos.
    Toda a gente quer ganhar sempre, mas esquecem-se que não há um único clube no Mundo 100% vitorioso.
    Ninguém joga sozinho. É preciso dar valor a quem compete connosco.
    Ganhar muitas vezes, torna as pessoas arrogantes e insuportáveis. É isso que se passa com todos.
    E quando alguém nos vence, a primeira coisa que nos vem à cabeça é desvalorizar o feito dos outros e insinuar que, se ganharam, foi por serem batoteiros.
    Todos os clubes grandes têm as arbitragens a seu favor.
    Os juízes (no caso do futebol, os árbitros) e a Justiça estão sempre ao lado dos mais fortes.
    Em Portugal, o Benfica e o Porto são grandes e por isso mesmo beneficiados muitas vezes pelas arbitragens. Mas no estrangeiro são raia miúda que não conta para nada.
    Pena é que o Benfica quando é roubado pelas arbitragens nas competições europeias, não faça a barulheira que costuma fazer em Portugal quando se sente prejudicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 11:06

      a justiça no futebol é como na sociedade civil. quem rouba 1 tostão é um ladrão, mas quem rouba 1 milhão é um barão.
      Num Benfica-Estoril por exemplo, é natural que o árbitro favoreça e decida em caso de dúvida a favor do Benfica.
      Mas num Real de Madrid - Benfica, é natural que seja o Benfica o pequeno e o Real favorecido pela arbitragem.
      É assim tão difícil entender o "funcionamento" das sociedades ?
      Sejam elas desportivas, civis, militares ou empresariais ?

      Eliminar
  31. Meus caros, o Benfica versão anos 80/90 dificilmente voltará, tal como o Benfica dos anos 50/60/70 não voltou mais.

    É a evolução dos tempos, as pessoas hoje estão diferentes, têm outros interesses, a sociedade mudou, etc. O que podemos voltar a ter é um Benfica tão ou mais conquistador como nas décadas que referi, mas a mentalidade, essa já não será mais a mesma.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo7/9/19 11:16

    Actualmente os estádios de futebol são como salas de cinema. São confortáveis.
    Aos poucos tem-se vindo a subtrair o carácter popular do futebol.
    Dantes, do peão (sector dos pobres) conseguia-se ver quem estava na bancada central (sector dos endinheirados e importantes da terra).
    Hoje o adepto percebe muito pouco de futebol. Vai mais pela algazarra, pelos passatempos, pelo convívio, pelas bejecas que bebe com amigos. Tem a vista toldada pela preferência clubista, olha para os adversários como inimigos e não como parceiros de um jogo.
    Há um enorme caudal de violência nas bancadas que dantes não havia.
    A título de exemplo, aquela final do Jamor entre o Benfica e a Académica, se fosse nos dias de hoje, nem sei calcular quanta pancadaria, feridos e detidos não haveria.
    Nada há de pior que um tipo desorientado no meio de um magote de tipos tão ou mais desorientados que ele.

    ResponderEliminar
  33. Fotos lindas!

    Esse era o verdadeiro Benfica, que ainda existe na mente de quem faz tudo pelo Benfica, sem nunca esperar nada em troca.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo7/9/19 11:38

    Caro Shadows,muito bom texto,ser do Benfica,não se explica,sente-se.
    Saudações
    João Carlos

    ResponderEliminar
  35. Padre Hipólito das Neves7/9/19 11:57

    É compreensível e natural que a história é importante e faz parte da identidade de uma organização.
    Mas quando se começa a olhar muito para trás e a suspirar por tempos passados, alguma coisa no presente não está a correr de feição.

    Já assim cantava o António Mourão :

    Oh Tempo Volta P'ra Trás
    António Mourão

    A Severa foi-se embora
    O tempo p'ra mim parou
    Passado foi com ela
    Para mim não mais voltou

    As horas p'ra mim são dias
    As horas p'ra mim são dias
    Os dias p'ra mim são anos
    Recordação é saudade
    Recordação é saudade
    Saudades são desenganos

    Ò tempo volta para trás
    Dá-me tudo o que eu perdi
    Tem pena e dá-me a vida
    A vida que eu já vivi
    Ò tempo volta p'ra trás
    Mata as minhas esperanças vâs
    Vê que até o próprio sol
    Volta todas as manhãs
    Vê que até o próprio sol
    Volta todas as manhãs

    Porque será que o passado
    E o amor são tão iguais
    Porque será que o amor
    Quando vai não volta mais
    Mas para mim a Severa
    Mas para mim a Severa
    É o eco dos meus passos
    Eu tenho a saudade à espera
    Eu tenho a saudade à espera
    Que ela volte p'rós meus braços

    Ò tempo volta para trás
    Dá-me tudo…

    ResponderEliminar
  36. Anónimo7/9/19 12:18

    O que sei é que o Benfica foi arrastado por Vieira para uma guerra pessoal pantanosa com o Porto e Pinto da Costa, perfeitamente desnecessária e para nós muito prejudicial.
    Temos sido batidos em toda a linha pelo FCP.
    Eu quero é espírito guerreiro dentro do campo nos jogos com o Porto. Dispenso guerrinhas da treta por motivos de saias ou comissões.
    Fernando Martins por exemplo, também se deu bem com Pinto da Costa, sem prejuízo para o Benfica no capítulo desportivo.
    Aliás, ainda hoje é no Altis (propriedade de Fernando Martins e agora herdeiros) que o FCP se instala quando vem a Lisboa.
    Eu quero é nervo e adrenalina dentro do campo. É ai que eu faço questão em ganhar.
    Não sei nem me interessa saber quem é Pinto da Costa ou Vieira.
    A minha ligação é ao Sport Lisboa e Benfica. Tudo o resto é marginal.

    ResponderEliminar
  37. evaristo faustino7/9/19 12:35

    sinceramente não tenho saudades nenhumas do velho estádio
    num espaço para 20 pessoas estavam sempre o dobro. era sempre na base "oh amigo, dê lá um jeitinho para eu tb me sentar".
    hoje valorizamos muito o conforto.
    nos jogos à chuva, era muito difícil ver o campo, por causa dos chapéus de chuvas
    a sorte é que os bilhetes não eram muito caros.
    mas lembro-me de jogos em que não vi absolutamente nada.
    jogo com o porto debaixo de um dilúvio em que o toni parte a perna ao marco aurélio, jogo com o liverpool em que nunca na vida apanhei tanta água no pelo, o portugal-união soviética em que nos apurámos para o europeu de frança e outros jogos em que pouco ou nada vi
    era um estádio imponente sim senhor, mas hoje era impensável um recinto tão incómodo

    ResponderEliminar
  38. Anónimo7/9/19 13:20

    Muito Bom Texto!Era muito jovem mas ficou gravado para sempre o ambiente e uma vibracão muito propria do antigo Estadio Da Luz!Era a Incorporação viva de Todo o Benfiquismo!Benfica Sempre!Carrega Benfica!

    Pelo Benfica

    Rumo ao 38

    Red 1

    ResponderEliminar
  39. Anónimo7/9/19 14:58

    Este era o grande Benfica do passado.... O VERDADEIRO BENFICA.

    Hoje o clube tem profissionais que dizem "é preciso perder muitas vezes para ganhar". God help us all.

    Entretanto os adeptos vão para o estádio tirar selfies enquanto que, nos tempos do verdadeiro Benfica, o envolvimento dos adeptos durante o jogo era frenético. Tínhamos uma tribo nas bancadas, um povo, um estado de alma e sobretudo uma nação!

    Passamos de um clube mítico respeitado e admirado a nível internacional para um clube cujo o presidente diz "se perdermos é apenas futebol". Tivemos grandes senhores que foram presidentes do Benfica e neste momento temos um impostor portista que destruiu toda mística e exigência que sempre fez parte do clube. (Há um business entre o Vieira e membros da federação que está a prejudicar o Benfica... há quem diga que o Vieira anda a perder de propósito para salvar os amigos falidos do norte). Já não digo nada...

    Eis o novo mantra do Benfica - "Perder faz parte... é desporto... que ganhe o melhor"... ou então... em caso de derrota... dizem "grande conferência do Sérgio... não podia ter feito melhor". Pois é...

    Passamos do Rei Eusébio para o Pizzi a capitão.... Está tudo dito.

    Beijos e abraços,

    Jonathan Chacal

    ResponderEliminar
  40. Anónimo7/9/19 15:20

    Quem tenha nascido há quinze anos e ler estes posts saudosistas fica a pensar que ofereciam farturas e pirulitos no terceiro anel. Que era um estádio que nos anos noventa metia medo a toda a gente quando ninguém na Europa queria era saber quem era o Benfica na realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 18:14

      Quem tenha nascido há 15 anos, deve ser da sua geração! Dizer que ninguém na Europa sabia quem era o Benfica, é porque realmente você é Vieirista avençado.

      Miguel Martins

      Eliminar
    2. Pois ai está o mal, eu não sei a tua idade mas agora tiveste o comentário mais triste de todos os tempos o ANÓNIMO mas enfim és um simples anónimo parolinho

      Eliminar
  41. O Nene foi dos melhores jogadores que vi a jogar futebol! Até no célebre Euro 1984 em França, quando já o davam por morto, mostrou como era... Que saudades das batalhas contra o Liverpool a que assisti do velho 3.º anel, com chuva até ao tutano... enfim, tempos que gostaria de reviver mas sei que irá ser muito difícil. Mas ainda lá vou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 17:26

      nené era finório. só mostrava serviço em anos de renovação de contrato
      quando o contrato estava prestes a caducar, esforçava-se e marcava os seus golinhos para que lhe renovassem o vínculo. a malta percebia bem isso e não o poupava.
      mas estou de acordo quando se diz que foi dos melhores jogadores que passaram pelo benfica.
      quanto a mim, muito parecido com o jonas, na inteligência e subtileza.

      Eliminar
  42. Anónimo7/9/19 17:32

    O Benfica será sempre e eternamente Enorme, independentemente de umas tantas pessoas que passaram pela sua história se terem aproveitado e presumido serem mais importantes que o Clube.
    Para mim, tem mais valor um simples e anónimo Sócio que paga as quotas regularmente e que até talvez nunca tenha vindo à Luz, do que um qualquer presidente que, embora dando muito do seu tempo, também se faz cobrar pelo que faz. E de que maneira...

    ResponderEliminar
  43. Eleutério Nobre7/9/19 17:42

    O Benfica está hoje muito dividido.
    Talvez seja este o maior problema.
    Uns são pelo Vieira, outros odeiam o Vieira.
    Vieira, como todos, tem coisas boas e outras menos boas.
    Só há nele uma coisa que me entristece : é que está agarrado ao Benfica como uma lapa.
    Parece que nada há mais na vida dele além do Benfica.
    Todos os vícios que depois condenamos, estão ligados à perpetuação no poder : promiscuidade, proximidade exagerada às várias formas de poder (político, económico e desportivo), informalidade excessiva que conduz a condutas perigosas, etc, etc.
    Limitação dos mandatos, entendo que seria benéfico. O máximo 2 mandatos de 5 anos cada.
    Tudo o que vá para além disso, traz problemas e levanta imensas dúvidas.
    Dirigir o Benfica não deve ser considerado como um emprego para a vida, mas uma missão temporal, com um princípio, um meio e um fim.
    Até porque depois, atrás dos presidentes, está colada toda uma tralha de imbecis, inúteis e oportunistas que dispensávamos bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/9/19 18:00

      Sempre assim foi. A gestão dos clubes, pelo menos os 3 grandes, é demasiado presidencialista.
      Desde que me lembre, talvez o único que tinha unanimidade era o Borges Coutinho.
      Mas foi há muitos anos e o dinheiro que então corria não era quase nada.
      Foi o tempo dos presidentes mecenas. Que pelos vistos trata-se de um modelo de organização ainda bem vivo.

      Eliminar
    2. Muito bem gostei do post

      Eliminar
  44. Anónimo7/9/19 17:53

    O grande desafio dos maiores clubes portugueses passa por adoptarem uma gestão que incorpore as melhores práticas de governance.
    O dinheiro que circula e o volume de negócios gerado, já há muito que não se compadece com a velha escola das contas de merceeiro, que, infelizmente, ainda perdura.
    Há coisas que acontecem na gestão dos maiores clubes portugueses, que, a acontecer em empresas cotadas, há muito teriam sido brutalmente penalizados.
    Por exemplo, é impensável a Galp pagar a boda de um seu quadro, ou o presidente do BCP privilegiar um seu filho nos negócios ou a EDP pagar comissões a um qualquer "amigo" ou facilitador de negócios.
    No futebol é tudo ainda demasiado à descarada.

    ResponderEliminar
  45. Grande Post, Shadows. Viva o BENFICA!!

    ResponderEliminar
  46. Anónimo8/9/19 02:11

    Uma história deliciosa, leitura de fim de semana.

    Geraldão e as “Bolas”

    Em 1987, chega ao Porto, acabado de ser campeão Europeu na famosa final de Vienna, Geraldão de 1,92. Ficou conhecido por marcar alguns golos de longa distância que ficaram famosos no campeonato português. Perguntem aos lagartos.

    Depois de 4 anos no Porto, em 1991 vai para o PSG, seguindo o mesmo caminho de Jorge Plácido que seguira para o Matra de Paris em 1989, num dos maiores barretes metidos aos franceses. Com certeza, parte da vingança fria e tardia pelas invasões francesas.

    Quando o nosso Geraldão chega ao PSG, os franceses entusiasmados o que queriam ver eram livres de 30 e 40 metros a entrarem na baliza.
    Mas, por estranho que pareça, por mais que rematasse nos treinos, nada lhe saia bem. Os remates saiam-lhe ao lado, por baixo, na relva, por cima, na baliza é que não, os mais mal intencionados até dizem que chegou a matar alguns pombos que costumam esvoaçar pelos céus de Paris. Agora golos nas balizas é que nada… rien de rien!

    Os franceses confusos, perguntavam-lhe o que se passava? Geraldão também sem perceber a ausência da poção mágica do Astérix, queixava-se das bolas. Que as bolas não eram iguais às que haviam no Porto.

    Os franceses, sem hesitação, metem as pernas a caminho e tratam de contactar todas as fábricas de bolas que existiam no mundo. Eles queriam era ver os remates ”à Eusébio”, dentro da baliza.

    Com uma nova remessa de bolas de todos os tamanhos, cores e feitios, tratam de as colocar à frente do temido canhão que o nosso Geraldão tinha ao fundo das pernas, convencidos que agora é que era! Mas nada! Rien de rien.
    Resignados, despacham o nosso Geraldão para o Brasil e ele nunca mais foi visto em campos europeus.

    Anos depois, Geraldão dá uma entrevista:

    Ele e o Branco ficaram conhecidos pela cobrança de livres diretos, preferencialmente de longa distância.
    Dizia ele, “treinávamos muito, eu e o Branco, 20 livres por treino.”
    Estão a ver como é fácil marcar golos de longe? Basta treinar 20 livres por treino.

    “Mas lá no PSG, nâo tinha aquela obcessão, não tinha aquela vontade de ganhar, ganhar.”

    Sem as “bolas” do Porto, não era a mesma coisa. Faltava a mistela da raiva.

    “No Japão, na final da Intercontinental, em cima de neve, jogámos todos de camisa de manga curta para não dar parte de fraco.”

    Claro que sim. Não dar parte de fraco. O Inácio concordou e já tinha dito que o chá que o druida Gomes lhes dera aquecia comó caraças, que até a neve derretia. Mangas compridas? Isso é para meninas!

    “O Porto muda as pessoas em todos os sentidos, as pessoas ficam mais atentos, mais aguerridos, para melhor. Todos os atletas que passaram por lá têm essa ideia. Pelo menos na minha época. Mudança do nada para tudo”.

    Pois muda, para tudo, disso ninguém teve dúvidas. É do granito dos monumentos e da água do Douro. Torna as pessoas mais aguerridas e com todos os sentidos mais atentos e alerta.
    Nada que o Deco, o Jardel, o Casagrande e o “Grupo dos Cinco” carecas não soubessem.

    “No balneário injetaram-nos raiva contra o Benfica e o Sporting. Tínhamos de odiar esses clubes, sempre. E a verdade é que eu, desportivamente, odiei facilmente o Benfica e o Sporting».

    Claro que sim. Raiva, ódio, não era difícil com a amarelinha que os druidas celtas se encarregavam de administrar.

    Por fim, do Brasil, emocionado, Geraldão envia um abraço a PC, Reinaldo Teles, ao dr. Domingos Gomes e ao roupeiro Moreno.
    Acima de tudo ao dr. Domingos Gomes, o druida português. O homem que administrava raiva e ódio em doses individuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/9/19 10:46

      O Nuno Assis jogou no Porto??????

      Eliminar
    2. Anónimo9/9/19 03:44

      "O Nuno Assis jogou no Porto??????"

      Com esse tipo de comentário, vê-se logo que é avençado do presi das luzes.

      Agora passa no caixa para receberes.

      Miguel Martins

      Eliminar
  47. Anónimo8/9/19 06:42

    Entretanto um dos ódios aqui do Blogger soma e segue no brasileirão... Quando ganhar vai dizer que foi porque tinha grande plantel.

    ResponderEliminar
  48. Brilhante texto. sou desse tempo (sócio 6598 pedro esteves), antes da equipa entrar, já todo o estádio gritava Benfica, e mal se vislumbrava o encarnado nas escadas de acesso, era a loucura, quase como um golo, 1º com o 3º anel incompleto (75.000) depois fechado 120, 130, e mais em alguns jogos com o fcp e scp, e as 2 meias finais com Steua Bucaresti e Marselha. durante 10 anos estivemos proibidos de pontuar nas antas, 10 jogos consecutivos para o campeonato, 10 derrotas, impossível vencer, milagre saírem vivos de lá, há um jogo em que estreamos Kaundurov, poborski e o galês pembridge com souness no banco, chegamos facilmente ao 0-2, de imediato, um árbitro corrupto, apita/inventa uma falta a meio campo, golo anulado, perdemos esse jogo 2-1, no fim, o arrogante oliveira-treinador diz :"o que é que o Benfica esperava, a jogar com o campeão, a estrear 3 ou 4 jogadores novos e queria ganhar o jogo…" Arrogância Absoluta, suportamos tudo, a Impunidade, as escutas que provavam a corrupção de calheiros e outros árbitros, as viagens ao brasil, o doping que dura há décadas, a UEFA corrupta dos anos 80 e 90 mais os árbitros de leste que ajudavam os fruteiros a passar eliminatórias e a chegar a finais, suportamos esta cultura de ódio há demasiado tempo, agora mais refinada mas não menos descarada, com os baldaias, blind zeros, canelas, SD, serrões, e toda uma CS subserviente e amestrada, sem esquecer os mais habilidosos pseudo-jornalistas da RTP e tvi (ex. máximo o sousa martins…), não matámos o animal com o penta, incompreensível o desinvestimento na equipa tão perto do 5º título, cometemos erros, mas vamos na frente, claramente, tiveram que se unir de forma criminosa para encomendar o roubo dos emails, a obesessão da FPF, IPDJ e Liga para nos fecharem o estádio é absurda e pornográfica, o Benfica não é nosso, Nós é que temos o privilégio de pertencer ao Glorioso, este blog é Fundamental, mais os Guachos, O profeta, o masterPT, o Hugo Gil, o Alberto Miguéns, todos contam, ninguém é dono da Verdade, e só unidos é que continuaremos a Vencer, De Todos Um, o Glorioso, simplesmente o Enorme Benfica!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking