O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Exclusivo: Alerta para esta "temporada" de transferências, por Francisco Scaramanga

. 94 comentários

Todos sabemos que o sucesso dos clubes nas competições onde participam é fortemente influenciado pelos recursos que têm à sua disposição. Ou seja, quanto mais recursos têm, maior é o seu sucesso.
Na liga dos campeões esta relação torna-se ainda mais marcante dada a elevada discrepância de recursos entre os clubes participantes. 

Por exemplo, na atual edição, cuja final se irá disputar no próximo dia 1 de junho, clubes como o Barcelona e o M. City apresentaram um plantel com um valor de mercado superior a mil milhões de euros e outros clubes, como o R. Madrid, o At. Madrid, o Liverpool, o PSG e o Tottenham, apresentaram um plantel com valores de mercado entre os 800 e os 900 milhões de euros. 

Em contraste, clubes como o AEK e o V. Plzen competiram com plantéis avaliados em menos de 40 milhões de euros e clubes como o Galatasaray, o E. Vermelha e o Young Boys apresentaram plantéis com valor de mercado inferior a 100 milhões de euros. Não é, pois, de estranhar que os primeiros tenham atingido as fases mais avançadas da competição e que os segundos se tenham ficado pela fase de grupos.


O gráfico apresentado relaciona uma medida de desempenho (eixo vertical) com o valor de mercado das várias equipas (eixo horizontal) que competiram na Liga dos Campeões da UEFA nas épocas de 2013/14 a 2018/19. 

A medida de desempenho corresponde a uma média da pontuação obtida pelos vários clubes nas 6 épocas em análise (pontuação: 3 pontos por atingir a 1/2 final; 2 pontos pela eliminação nos 1/4 final; 1 ponto pela eliminação nos 1/8 final; 0 pontos pela eliminação na fase de grupos). 

O valor de mercado corresponde à diferença face ao valor de mercado médio dos 32 clubes que estiveram na competição na época em causa. 

Como seria de esperar, o gráfico traduz a relação atrás referida. Mas reflete ainda outra realidade interessante: a relação não é linear, mas sim exponencial (um clube que apresenta um valor de mercado 200 milhões de euros superior à média dos restantes clubes tem mais do dobro do sucesso na competição que um clube que apresenta um valor de mercado 100 milhões de euros superior à média dos restantes clubes). 

Os clubes acima da linha de tendência do gráfico são os que tiveram um desempenho superior ao que seria de esperar atendendo aos seus recursos medidos pelo valor de mercado dos seus plantéis. Por outro lado, os clubes abaixo da linha de tendência do gráfico são os que tiveram um desempenho inferior ao que seria de esperar.

Podemos estabelecer um ranking dos clubes cujo desempenho mais superou o que seria de esperar. 

No top 5 desse ranking aparecem os seguintes clubes: 

Leicester 1,5 
Wolfsburgo 1,2 
Gent 0,8 
Mónaco 0,7 
Porto 0,7 

Por outro lado, os 5 clubes com pior desempenho relativo são os seguintes: 

B. Moenchengladbach -0,4 
Marselha -0,5 
Valência -0,6 
Nápoles -0,6 
Inter -1,0 

O Benfica aparece no meio da tabela (28º em 70 clubes), precisamente com um desempenho igual ao que seria de esperar atendendo aos seus recursos… a mediocridade europeia de que temos vindo a falar nos últimos tempos. 

Atendendo aos dados das 6 épocas em questão, é ainda possível estimar a probabilidade de um dado clube atingir cada uma das fases da prova, tendo por base o valor de mercado do seu plantel comparativamente com o valor médio dos restantes clubes participantes. 

Assim, aplicando o modelo ao valor do plantel do Benfica na época de 2018/19, as probabilidades de ser eliminado em cada uma das fases são as seguintes: 

Fase de grupos 72% 
1/8 final 23% 
1/4 final 4% 
1/2 final ou final 1% 

É, pois, normal que se tenha ficado mesma pela fase de grupos. Contudo, se o valor do plantel do Benfica aumentasse, aproximadamente, 220 milhões de euros, as probabilidades passariam a ser as seguintes: 

Fase de grupos 37% 
1/8 final 39% 
1/4 final 16% 
1/2 final ou final 8% 

Com este aumento as probabilidades de o Benfica ser eliminado nos 1/4 final e na 1/2 ou final aumentariam, respetivamente, 4 e 8 vezes.

E o mais curioso é que o valor do mercado do plantel do Benfica aumentaria aproximadamente 220 milhões de euros se ainda por cá andassem, por exemplo, atletas como o Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Bernardo Silva, Renato Sanches e Gonçalo Guedes. 

Bastaria ter retido estes atletas para o Benfica aumentar consideravelmente as probabilidades de ter um desempenho europeu consentâneo com a sua grandeza. O que o Benfica iria gastar em salários para reter estes atletas seria compensado com desempenhos superiores na Liga dos Campeões e com a redução de desperdícios atualmente existentes (conforme referi em artigos anteriores). 

Atenção que, nos 6 anos analisados, o valor de mercado médio dos clubes presentes na Liga dos Campeões duplicou. Só entre 2018/19 e 2017/18, o aumento do valor de mercado médio foi de quase 50%. Não acompanhar nesta altura este crescimento pode hipotecar em definitivo a entrada do Benfica na elite do futebol mundial. 

No passado mês de março mostrei aqui que o Benfica não precisa vender os atletas de maior qualidade e que é perfeitamente possível reter o talento que existe. Esta é precisamente a chave para o Benfica europeu por que todos ansiamos. 

É por este motivo que os benfiquistas não podem aceitar de ânimo leve a eminente delapidação do atual plantel que está a ser preparada pela atual direção, movida por interesses que não estão alinhados com a grandeza do clube e com a defesa do sonho legítimo dos sócios e adeptos em geral de voltarem a ver o Benfica campeão europeu. 

O argumento de que não conseguimos reter os talentos é falacioso. 

O argumento de que nada podemos fazer se um clube estiver disposto a pagar a cláusula de rescisão tem de ser explicado com honestidade intelectual, tendo sempre em consideração a vontade dos atletas e outros negócios envolvendo as mesmas partes que possam servir de compensação pelo montante hipoteticamente recebido na transferência. 

O argumento de que não é viável reter atletas que querem sair tem de ser suportado, em primeiro lugar, pela confirmação dos próprios de que é isso mesmo que querem. 

Todos estamos felizes com a conquista do 37º título nacional (em breve farei o balanço desportivo da presente época), mas que isso não sirva para branquear os eminentes atos de gestão danosa da atual direção. 

Que não sirva como um cheque em branco para mais negociatas que só irão beneficiar os amigalhaços do costume e prejudicar o Benfica e os benfiquistas. 

Que exista, acima de tudo, benfiquismo na atual direção nesta época de transferências que se aproxima, pois só assim poderemos enveredar pelo caminho certo para que o Benfica se torne o MAIOR E MELHOR CLUBE DO MUNDO

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

94 comentários

  1. Viva,

    Trabalho bem feito e que até podia elogiar senão quando vejo gestão danosa da atual direção, sim senhor mais do mesmo vindo deste blog o que é pena, pois acho que deve haver oposição e critica, mas isto.

    Bem vamos lá então, como encontrou o clube a atual direção, verdade ou não que encontrou ela sim o clube numa situação insustentável e que nem tínhamos onde treinar ? Não é esta mesma Direção que está ligada à construção de um estádio de raiz e sejamos sérios a paga-lo, ou não estamos a bater passivo ? Então e quem construiu um dos centros de estágio mais modernos e prestigiados da atualidade ? Vamos varrer isso para baixo do tapete ? Museu ? Pavilhão para as modalidade ? entre outras obras. E quem acabou com o domínio total do futebol nacional por parte do FCP que a 5 jornadas do fim era campeão antecipado ? Relembro que vamos em 5 campeonatos em 6 possíveis, isto reflete que melhoramos e estamos a acertar cada vez mais e mais temos uma estrutura muito mais profissionalizada foi com isso que equilibramos a parte desportiva com o FCP.

    Eu já aqui sugeri, vamos esperar pelo fecho do mercado e então ai sim podemos dizer que se aquilo que agora a estrutura está a comentar e defender de Presidente, Rui Cota a DSO foi correto ou não.

    Que o SLB ainda tem muito a melhorar concordamos, fundamental reter talento concordamos, o erro da abordagem ao Penta que sirva de lição, mas dizer já que está a fazer uma gestão danosa quando tem feito tanto pelo clube, dá-se.

    Bem fico por aqui

    Abraço

    Targarien / Fiacha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuamos a pensar pequeno.... o texto é sobre a afirmacao na Europa e nao sobre as vitórias no "Portugalinho".

      Eliminar
    2. Aprender com o erro da abordagem do penta?... viu-se na abordagem da “reconquista” que a lição foi aprendida. Quando se quer elogiar mas não há base para isso... valha-me Bruno Lage!...
      José m Andrade

      Eliminar
    3. Tantos anos depois e ainda a falácia se mantém, é incrível.

      Não, NÃO é esta direcção (!).... que trapalhada... que diabos tem esta direcção de Vieira a ver com a direcção original de Vieira? A direcção propriamente dita é aliás toda nova, apenas Fernando Tavares se mantém.

      De resto é tudo falacioso...

      - "Esta" direcção de Vieira NADA tem que ver com o novo estádio! O novo complexo desportivo do Benfica, que incluía estádio de futebol com camarotes e health club, piscinas, pavilhões, restaurantes e etc., foi apresentado aos arquitectos e à UEFA ainda Vieira era presidente do Alverca... aliás o estádio foi apresentado à comunicação social um mês ANTES de Vieira ser confirmado como presidente da SAD.

      - O museu actual foi ADAPTADO a partir de uma estrutura preexistente que fazia também parte do projecto do novo estádio, que era dois andares para venda de automóveis. Já ninguém se lembra dos carros... O projecto inicial do museu iria ocupar zonas interiores do estádio.

      - O financiamento do novo complexo foi aprovado antes de Vieira fazer parte da Benfica Estádio.

      - O centro de estágio no Seixal é um projecto que vem do tempo de Vale e Azevedo. É escusado dizer que daqui vem uma trapalhada total mas a história da origem do CE tem sempre de ser percebida com JVA.

      É espantoso como Vieira ganha todos estes louvores quando passou ao lado disto tudo e só beneficiou da inauguração do novo estádio. Só lhe falta dizer que foi Vieira que derrubou o Vale e Azevedo...

      É seguramente o maior mito alguma vez criado nas cabeças dos benfiquistas... não admira que Vieira se perpetue.. é considerado um "deus" porque fez tudo...

      Ainda que se reconheça sem dúvida a Vieira capacidades para as novas estruturas no Seixal, a verdade é que a direcção de Vieira encontrou desde O INÍCIO um campo de jogos novo e de topo, com capacidade para criar receita extra coisa que o antigo estádio não conseguia, e ainda assim depois de inaugurar o novo estádio o Benfica ganhou nos 11 anos iniciais apenas 2 campeonatos (!), e até hoje ganhou 3 TRÊS taças de Portugal e chegou apenas 3 TRÊS VEZES aos quartos da Champions, em 16 anos (!!). É um rico currículo, ou então não.

      E mais... o Benfica inaugura o Seixal logo no início com condições de treino excelentes... nas 7 épocas iniciais o FCP ganha 6 campeonatos! Aliás desde que o Seixal foi inaugurado, o Benfica ganhou 6 campeonatos em 13 possíveis. 46% !!!!! Já chega...

      Eliminar
    4. *Luís,

      O meu comentário é sobre gestão ruinosa, algo que discordo e apresentei os meus argumentos, quanto à Europa eu comentei, sim temos coisas a melhorar e penso ser o atual grande objetivo (retendo talento), vai ajudar ter nova equipa técnica.

      *José Andrade, pois ás tanta o mal estava na equipa técnica, olha Gabriel e Samaris ;)

      Targarien

      Eliminar
    5. Anónimo das 13:26 : "É espantoso como Vieira ganha todos estes louvores quando passou ao lado disto tudo " - bravo...

      Finalmente alguém desmascara aquele nababo de bigode que por lá anda, que obviamente nada tem feito ou anda a fazer, quando é claro que na verdade é um zé-manel-taxista qualquer, protagonista de uma cabala para sacar o lugar com melhor vista do estádio.

      Eliminar
    6. Anónimo,

      Boa tarde para ti tambem ;)

      Eu não sei ao pormenor como estás a comentar mas pe:

      "- O centro de estágio no Seixal é um projecto que vem do tempo de Vale e Azevedo."

      Isto faz-me lembrar os políticos, tu gastas o que há e o que não há, fazes obra e depois o que acontece ?

      A questão é que é na gestão de LFV que as coisas avançam e estão a ser pagas meu caro e isso faz tanta, mas tanta diferença e tens o clube numa situação quer desportiva quer financeira estável e muito apetecível está ai a questão, então mas diz-me lá no artigo é dito que temos uma gestão danosa podes dizer-me onde ?

      Repito o dominio do FCP acabou estamos a acertar mais vezes, só isto meu caro

      Abraço

      Eliminar
    7. 6 títulos em 16 anos e o domínio acabou???
      Propaganda Vieirista 5 títulos em 6 anos questão de perspectiva...

      Eliminar
    8. *José Andrade, pois ás tanta o mal estava na equipa técnica, olha Gabriel e Samaris ;)

      Targarien: e o Ferreyra e o Castillo e o Conti e o Lema e o Chiquinho, etc... e o Rui Carlos esteve lá tempo demais por vontade expressa do querido líder... eu também estou cheio de saudades do Rui Carlos...

      Eliminar
    9. O estádio estava previsto ser pago em 10 anos,mas só foi pago em 15 e ainda elogiam o Vieira! Inacreditável a lavagem cerebral! Quando este pessoal acordar para a realidade já somos um clube completamente irrelevante na Europa! Depois não digam que não foram alertados!

      Eliminar
    10. José Andrade,

      Pois mas o Rui Carlos deu-te um tri espera um inedito tetra e acima de tudo provou que faz sentido apostar na formação, devia ter saído mais cedo ? Claro que sim é tão fácil ver agora, olha já me colocaram a questão se Rui Vitória estivesse no lcube Feliz não estava lá Ferro deixava de ser titular com regresso de Jardel e por ai fora, mas eu pergunto com Jorge Jesus Ederson, Renato, Nelson Semedo, Lindelof, Guedes, Ruben Dias teriam alguma vez jogado no SLB ? Olhando ao desperdicio de talentos do nivel do Cancelo e Bernardo (entendo que seria difícil serem titulares na altura, mas podiam ser alternativas) duvido.

      Eu vou esperar para ver a próxima época de Bruno Lage e em que condições será feita, isso para mim é o que mais importa, para já descanso para férias, mas veremos se haverá retorno dessas verbas investidas com esses jogadores, Castillo resolvido, Lema idem e penso que o Chiquinho tambem.

      Mas queres descobertas de 2018/2019 ? Samaris, Ferro, Gabriel, Felix, Florentino, Gedson chega ? Rafa e Pizzi com outro rendimento, idem para Grimaldo e AA enfim h+a coisas positivas homem

      Abraço

      Eliminar
    11. O problema das saidas de Bernardo e Cancelo nao foram o JJ... foram as "clausulas" que o presidente concordou em meter la pelo meio.

      Estando a estrutura 10 anos a frente, certamente ja saberia que no final daquela epoca o JJ iria sair e que iria ser escolhido um treinador que ia apostar nas peerolas do Seixal... mas enfim, o Sr Luis e Benfica (S.L.B) parece que tem mais valor do que o Sport Lisboa e Benfica que em teoria todos teriamos de meter acima de qualquer presidente

      Eliminar
    12. Estranho o Barça o Real o Juve o mesmo city ninguém quer o A. Almeida? O jogador com mais assistências 28 anos ninguém quer? O rei das lesões Salvio será que Jorge Mendes consegue vender pelo mesmo preço do Filipe do Porto? Eu fico admirado com esta gente que vai buscar a estatísticas cá na tuga quando o campeonato pára 85% dos escribas deste blog é uma merda certo??? Porque na real que é a Europa onde se joga como gente grande somos uma autêntica vergonha e quem dizer o contrário não entende nada disto.

      Isto reter jogadores por si só não chega temos que ir buscar outro tipo de jogadores sem medo de jogar jogos grandes senão não vale a pena.

      Eliminar
    13. "Anónimo30 maio, 2019 13:26
      Tantos anos depois e ainda a falácia se mantém, é incrível."

      Este comment vai ser elevado a post, certo?

      Eliminar
    14. 7 em 16... nem os títulos sabem..

      Onde isto chegou.. o Vale e Azevedo e quem querem atribuir os louros do Seixal!!

      O museu era um stand? Mas quem é que o transformou em museu? Tu? Para estar lá um museu abdicou-se de ter um espaço comercial a arrendar... foi um investimento feito por ordem de quem?

      Sinceramente existe muitas coisas para criticar e melhorar mas este tipo de ódio cego só vos tira credibilidade

      Eliminar
    15. Águia Preocupada30/5/19 19:49

      "e só beneficiou da inauguração do novo estádio"

      Achas? O estádio foi inaugurado quando o Vilarinho era presidente! Não queiram reescrever a história porque a verdade é esta e ninguém a pode negar!

      Eliminar
    16. Ó Águia, é melhor reler o que o anónimo escreveu sobre a inauguração do estádio. É que não basta ler, é preciso compreender o que lá está escrito. Quando isso não acontece, fruto do analfabetismo funcional, saem as asneiras como as que escreveste às 19:49.

      Eliminar
  2. "E o mais curioso é que o valor do mercado do plantel do Benfica aumentaria aproximadamente 220 milhões de euros se ainda por cá andassem, por exemplo, atletas como o Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Bernardo Silva, Renato Sanches e Gonçalo Guedes. "

    - Mas que diabo de pressuposto... isto é um pouco a galinha e ovo, não?

    Se estes jogadores nunca tivessem saído do Benfica o seu valor de mercado era idêntico ao actual ? O Benfica não fez nada para catapultar o seu valor de mercado, só tem que estar, passivamente, a reter jogadores até ter um plantel de 60 ?
    O valor de mercado é então auferido pelo facto de existirem e darem uns toques na bola ?

    Por hipótese, se estes jogadores começassem no Cucujães e nunca de lá tivessem saído, o valor de mercado desta garbosa equipa seria +220 ME?

    Não interessa portanto o campeonato, os troféus coleccionados, o peso na equipa, estatístico e não só.

    MAIS: O que seria da gestão do Benfica, se, ao reter jogadores e mantendo aquele limite - sensato - do plantel de 20/25 jogadores até terem +35 anos não alienasse os seus activos e não "criasse" novos?
    Sempre a actualizar salários?
    E porque carga de água estes jogadores teriam um rendimento crescente até terem 35 anos de idade no Benfica?

    como diz o povo brasileiro : "FALA À SÉRIO"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óbvio, mesmo para o mais ignorante, que o valor de mercado destes jogadores se nunca tivessem saído do Benfica nunca seria o valor que têm hoje. A visibilidade do campeonato portuguÊs não é o mesmo do alemão ou do Espanhol.
      O melhor exemplo é o Jovic que se tivesse continuado no Benfica nunca na vida valeria os 60M ou 70M que vale hoje. Apesar disso, a realidade, provada com números, é que o plantel do Benfica tem aumentado em valor todos os anos, apesar das vendas.

      Este é o problema dos teóricos que pensam que gerir seres humanos é o mesmo que gerir máquinas de fazer parafusos ou pregos.
      Claro que é perfeitamente possível reter o talento que existe, esse tem sido a ambição e foi afirmado muitas vezes pelos responsáveis do Benfica, mas isso só é possível depois de todos estes anos a ganhar lastro financeiro que o Benfica tem a actualmente. Sem isso estaríamos na mesma situação do Sporting e do Porto, falidos, intervencionados e sem dinheiro e sem grandes capacidades de investimento.

      Eliminar
    2. Eish...com inteligência não vale!

      Eliminar
  3. " Mas reflete ainda outra realidade interessante: a relação não é linear, mas sim exponencial "

    Falso. Bem sei que quem não percebe de estatística pode "engolir" tamanha mentira mas essa afirmação é totalmente falsa, facilmente perceptível pelo gráfico que se coloca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia falar sobre isso mas antecipou-se. Não há qualquer relação exponencial.
      O próprio gráfico pode ser questionado já que se apoia em valores dúbios e subjectivos. Um jogador que num dia pode valer 100M num dia para o outro pode ficar a valer Zero. Baste ter uma lesão impeditiva. Etc…

      Até a mudança de treinador pode refazer totalmente o valor de um plantel. Basta ver a mudança de treinador para o Lage e as consequências a nível desportiva que essa medida teve apenas em 6 meses, nada comparável à contratação de um único jogador que aumentasse o valor do plantel por exemplo em 200M.

      Eliminar
    2. mas não, mas não, caro amigo... então não vê os cardumes de parábolas e as cáfilas de hiperboles lá no gráfico??

      Eliminar
    3. A pergunta que se impõe é se o R quadrado que está no gráfico é o coeficiente de correlação linear ou não?

      Eliminar
    4. Se não fosse tudo superficial e subjetivo, algum dia os corruptos ganhariam a Champions?

      Eliminar
  4. Guilherme Possolo30/5/19 11:50

    Excelente reflexão, Scaramanga. Isso foi mesmo um tiro certeiro com bala de ouro!

    ResponderEliminar
  5. Segundo a minha tosca análise, que não percebo nada de analítica, nem estatísticas, se o Benfica fosse à final da Liga dos Campeões, tinha 99% de hipóteses de a ganhar...estou correto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem...inbestigue-se...façam as contas...penso que..tudo isto é muito credível...o Francisco MARCA bem a sua posição de bom analista...de certeza foi truncado...

      Eliminar
    2. exacto ... probabilidade de não ser eliminado na 1/2 final ou final : 1%.

      O que é mesmo quase impossível passar são as pré-eliminatórias, mas depois a partir daí é um descanso...

      Eliminar
    3. queria corrigir o meu post: citando, é a probabilidade de SER eliminado e não de NÃO SER eliminado ... tks

      Eliminar
    4. De desporto adaptado???? Uma equipa que faz 0 pontos tem 99% de passar??? É só compulsivamente...

      Eliminar
    5. Exacto: como a final é o jogo mais fácil de todos - toda a gente sabe - é natural que chegando lá, até uma equipa com o orçamento do Benfica tem 99% de probabilidades de ganhar...

      A credibilidade deste chorrilho de demagogia populista, que eleva o wishful thinking a tese incontestável, bem expressa só aqui neste dado. Mas também na declaração de uma progressão exponencial, a propósito de um gráfico onde se vê uma típica associação linear...

      Começo a suspeitar que o Scaramamga, se não é o RGS, pode mesmo é ser o André Ventura!? Eh pá, basta mesmo.

      Eliminar
  6. O que me rio. Se Félix sair por 100M por exemplo, isso é gestão danosa?

    Nem o Jovic sair por tuta e meia, apesar de doer cá dentro, não é gestão danosa, quanto mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jovic que agora pode ser gestão danosa era um exemplo dos Mendilhoes, comissões e desperdício do clube com transferências..

      Um jogador que admite ter sido indisciplinado e que ainda podemos lucrar 6M mais 12M..

      Santa paciência para a campanha que vai neste blog

      Eliminar
    2. a gestão do vale e azevedo em comparação é a gestão destruição-cogumelo-atómico

      Eliminar
    3. E se o clube recusar uma proposta de 90 Milhoes de Euros para sair já este verão e para o ano o João Félix perder qualidade de jogo e consequentemente valor (lesões, mentalidade, outros valores no mercado europeu). Será gestão danosa não terem vendido enquanto era tempo?

      Eliminar
    4. Sim,se o Félix sair por 100 milhões esta época é gestão danosa! Porque não retiramos o devido retorno desportivo e porque só tem 19 anos e na próxima época vale na mesma os 100 milhões!Mas cada caso é um caso, por exemplo se houver alguém no plantel que possa substituir no imediato o jogador transferido sem perda de qualidade, aí sim,faz todo o sentido vender!A isto chama-se boa gestão desportiva e financeira,algo que é o oposto do que tem sido a nossa gestão! Renato sai sem ter alternativa no plantel e só está época foi devidamente preenchida a posição, Ederson e Semedo ainda estou á espera de substitutos e por aí fora.. Teremos sempre de vender a médio prazo,mas exige-se critério, senão todos teremos de questionar se realmente existe um projeto desportivo ou se é meramente uma forma para alguns enriquecerem!

      Eliminar
    5. Anónimo 14:29 - claro que será gestão danosa. Todos sabemos que os mesmo que agora dizem "só pela cláusula" são os mesmo que irão criticar se o JF ficar e perder valor.


      Já agora, nem ia dizer nada sobre o artigo tal é o chorrilho de asneiras que ele encerra mas assim sendo, está dito.

      Eliminar
    6. Nem mais, Pedro. Além de serem mendilhoes, só se tinha comprado o jogador porque o empresário era um criminoso da pior espécie, da máfia de leste, que estava a aproveitar o Benfica para alavancar o seu banditismo. Não há memória nem vergonha na cara.

      Eliminar
    7. mas quem anda a dizer que o joão felix "só pela cláusula" não é a oposição nem os criticos é o presidente e o dso pelos vistos estes é que acham que vender por menos é gestão danosa.

      Eliminar
  7. Esperamos que o clube consiga crescer e ter essas equipas competitivas como todos queremos.

    Mas e que orçamento o clube terá de ter para manter estes jogadores de topo?

    Se temos um orçamento de 70M(penso eu) por uma equipa de 200M vamos supor que pelo menos teria de ser o dobro em ordenados se bem que provavelmente seria até mais!

    Quanto ganham esses craques que falas?

    E pensas que esses jogadores querem jogar em Portugal? Ou jogar nos melhores campeonatos do mundo como Espanha ou a premier league?

    Espero que sim, mas não acredito que muitos jogadores aceitem ganhar menos para jogar num campeonato pior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores têm contratos, só têm de os cumprir! Ficam chateados e não rendem, azar o deles, pois no ano seguinte ninguém os quer! É obvio que tem de haver um equilíbrio entre as necessidades do clube e as espectativas do jogador,mas o que se tem visto é que o lado do clube não tem sido defendido.Mas depois quando acontecem lesões ou baixamentos de forma os meninos recebem o dinheirinho deles na íntegra, pois estão salvaguardados pelo tal contrato.NENHUM JOGADOR ESTÁ ACIMA DOS INTERESSES DO CLUBE! Outra questão que me intriga é a questão do orçamento para salários: como é possível termos faturação na casa dos 200k há 3 épocas,mas só gastamos 70k em salários! É uma descrepancia absurda,ainda mais quando o passivo desce relativamente devagar.Para onde vai o dinheiro,visto que reforços também nem vê-los?

      Eliminar
    2. La está e este tipo de criticar que me deixa a pensar sobre a crítica fácil, injusta e sinceramente sem nexo.

      “Ficam chateados e não rendem” e isso não e problema do clube? Então pagas ordenados a jogadores que não rendem, não só tens prejuízo financeiro como desportivo... como ganhas jogos com balneários fracturados e jogadores descontentes?

      Tem de haver um equilíbrio e um crescimento constante do clube, um bom passo e os jogadores sentirem que o Benfica e uma boa opção para a sua carreira e hoje em dia isso acontece.. muito bons exemplos como Rodrigo, Di Maria ou David Luiz que mostram agradecimento ao clube e que servem de exemplo a jogadores jovens

      Os casos do cfc dão também grande reputação a miúdos para virem para as nossas escolas em vez de outros clubes!!

      Quanto ao dinheiro.. o clube não tem so custos com ordenados de jogadores.. trabalham centenas de pessoas no Benfica

      Eliminar
  8. É tudo muito bonito, mas estás a esquecer-te da vontade do jogador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! Ao contrário dos "scaramangas" desta vida, o João Félix terá certamente vontade, opinião e objectivos pessoais. Dinamite cerebral, dirão alguns!

      Eliminar
    2. E a vontade do clube? E os interesses do clube que lhes deu tudo? Eu sou do Benfica e não do jogador x ou y,e exijo que os interesses do meu clube sejam defendidos!

      Eliminar
    3. O João Félix deve quase tudo ao BENFICA...

      Apesar de ter qualidades intrínsecas, foi o BENFICA que o não deixou cair, num momento decisivo.
      João Félix e família não devem esquecer isto...


      Doutor Guimarães Rosa

      Eliminar
    4. Hugo mas os jogadores gostam de ter pilim no final do mesmo, se o clube começar a apertAr com eles, eles não renovam contrato passam uma época parados se for preciso e depois saiem a custo zero e o clube mama na quinta para do burro

      Eliminar
    5. Exacto. As coisas não são assim tão simples como "reter um jogador é uma questão monetária". Não é. A liga tuga não é uma das "big 5". Quase todos os jogadores sonham um dia jogar numa liga inglesa, espanhola, etc. E é legítimo! Nós infelizmente somos da periferia. Quando aparece um Liverpool, ou um Real, etc, a declarar interesse, um jogador a nível pessoal quer ir. Não se trata de ser mercenário ou não gostar do Benfica.

      Brito L.

      Eliminar
  9. O João Félix está avaliado em 35 milhões no Transfermarkt. Se esses jogadores nunca tivessem saído, qual seria o valor do Félix agora? Contas de merceeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é o Transfermarkt chamado para aqui, quando sabemos que o que lá está é apenas indicativo, tão válido como um que eu fizesse.
      Quem manda é o mercado e ainda agora o Benfica recebeu uma oferta do RM de 80M pelo Félix, deixando-o ficar um ano no Benfica. Levaram com um das Caldas.

      Eliminar
  10. É referido no texto: "O Benfica aparece no meio da tabela (28º em 70 clubes)". Pois eu não encontrei essa tabela. Também é dito que há uma relação exponencial e eu olho para o gráfico e vejo uma recta. Depois há uma correlação r2=0.69, valor fraquito.
    Afinal qual é o valor de mercado do plantel do Benfica? 320 milhões?
    E diz-se ainda: "E o mais curioso é que o valor do mercado do plantel do Benfica aumentaria aproximadamente 220 milhões de euros se ainda por cá andassem, por exemplo, atletas como o Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Bernardo Silva, Renato Sanches e Gonçalo Guedes". Portanto 6 atletas a mais. Como só jogam 11, quem saía? Seria os que valem menos, tipo contabilidade de mercearia? Os jogadores "retidos" teriam valorizado o mesmo se permanecessem no campeonato português? Pelo texto concluo que sim. Já agora porque razão se tinham retido os jogadores mencionados e não outros igualmente promissores, mas que entretanto não valorizaram tanto? Teríamos que ser suficientemente competentes para prever quem é que se iria valorizar, certo? Ter boas previsões, só o João Pinto que dizia que previsões só no final do jogo. Isto na teoria é fantástico. Em 2 tempos dava-se cabo da estabilidade financeira do clube.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso é preciso ser um gênio da bola para perceber que por exemplo o Cancelo e o Bernardo tinham um talento descomunal, que ainda por cima já jogavam contra seniores! Podiam não valorizar cá para valer 60k,mas por 30,40 era tranquilo ao invés de 15k,fora o aproveitamento desportivo! A isto chama-se gestão danosa por muitas cambalhotas que queiram dar!E isso do valor de mercado dos jogadores é bastante redutor, para não dizer insignificante! O que conta é o que pagam por eles, dinheirinho real a entrar nas contas!E o que contam enquanto ativos, que nada tem a ver com o valor de mercado.

      Eliminar
    2. Há quem não perceba que juntamente com os génios que agora estão altamente cotados também foram vendidos outros jogadores que pouco mais valorizaram e que fazer várias vendas de 15k por ano poderá ser melhor que fazer uma venda de 60k a cada 2 anos.
      Gestão danosa? Sabem lá o que isso é! Seria por exemplo aumentar a dívida para tentar ter uma equipa competitiva. Agora baixar dívida e conseguirem-se 5 campeonatos em 6 está muito longe de ser exemplo de gestão danosa. temos que olhar para a floresta, não para a árvore. Se temos excelentes jogadores a sair da formação, quem apostou nessa formação? Se calhar foi obra do acaso, não? Há gente que não tem mesmo noção do que diz.
      Sérgio.

      Eliminar
    3. Ou 6 campeonatos em 16 anos depende da perspectiva ou da propaganda Vieirista...

      Eliminar
    4. Este anónimo das 19:35 ao dizer que "conseguirem-se 5 campeonatos em 6" pensa que LFV é Presidente desde 2013.

      Há gente que está na horta e não consegue ver as couves!

      Eliminar
    5. Caro anónimo das 20:42. Em primeiro lugar tem que aprender a contar. Não são 6 campeonatos, são 7. E 7 campeonatos em 16 anos dá 0,438 campeonatos por ano. E isso até é já superior ao histórico do Benfica que é 37 campeonatos em 85 anos, o que dá 0,435 campeonatos por ano. E se tivermos em conta que quando Vieira chegou ao Benfica o clube tinha vencido o último campeonato em 1993/94, veja lá o estado em que o clube estava. Não há aqui nenhuma propaganda Vieira, o que parece haver é uma propaganda anti-Vieira que distorce dados. É preciso entender que nos primeiros anos, o principal trabalho foi o de inverter a curva descendente em que o clube vinha. Portanto é mais lógico falar-se nos campeonatos dos anos mais recentes. Isso é que dá a tendência de futuro. Mas como teve oportunidade de observar com os valores reais, mesmo que tomemos todo o período de análise, o número de campeonatos já é superior à média histórica do Benfica desde que há campeonatos em Portugal. Portanto já nem essa estatística favorece a propaganda anti-Vieira.
      Sérgio.

      Eliminar
    6. Anónimo30 maio, 2019 13:32. Obrigado por me poupar o tempo de escrever isso mesmo.

      Eliminar
    7. Anónimo es tu Miguel?? Essa da árvore é só tu que dizes agora passamos das luzes as árvores nada mal

      Eliminar
  11. Dá-me vontade de rir quando dizem que um jogador por exemplo Jovic não se valoriza no Benfica,então os 120 milhões que pedem pelo Félix que eu saiba este não joga nem foi formado nesses tubarões.o Benfica apesar de ser um clube que joga na tal liga fraquinha como a nossa é um grande clube mundial,na minha opinião tem valorizado muitos jogadores e se os pudesse manter ombreava com os Barcelona’s deste mundo e mais nos basta ganhar um título europeu para qualquer jogador deseje jogar nesta liga e neste enorme clube,doeu-me a recusa do Cillessen em não querer jogar no Benfica prefere outras ligas com mais visibilidade ele irá ver ainda o Benfica a dar cartas na Europa basta reter os talentos do Seixal com mais uma ou outra vedeta internacional teremos o grande Benfica de volta a ganhar titulos europeus como nos anos 60.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é pedir outra a que te paguem..
      Tu podes pedir pelo teu Clio 100.000 euros outra a que te paguem... Lol.. Propaganda Vieirista..

      Eliminar
    2. A mim também me doeu o Cillessen não vir! É apenas fruto da nossa fraca imagem na Champions!O campeonato português sempre foi de 2 linha, não é de agora,mas quando tínhamos sucesso europeu era mais fácil atrair estes jogadores.Posto isto é fácil perceber onde estamos a errar ao invés das desculpas fáceis acerca da liga portuguesa!

      Eliminar
    3. Se o Jovic jogasse como jogava o Félix?
      Se tivesse o lindelof como jogava o ferro?
      Renato Sanches - gedson
      Matic - Florentino
      Oblak - ederson
      Di maria - Bernardo Silva
      Cancelo - Nelson semedo
      Rodrigo - guedes

      Etc..

      Só existe 11 lugares

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Gestão danosa é o que o velho pinto tem feito: mesmo com 10 anos de atraso, ganha 10 campeonatos em 16, durante o reinado do aldrabão do bigode... Ainda assim a hegemonia é do Benfica...

      Eliminar
    2. Estás mesmo com azia, meu anormal. Adoro. Continua, és o nosso Bobo da corte, ahah!

      Eliminar
    3. Não a hegemonia não é do Benfica, é do Porto, ou então do Sporting, não se está mesmo a ver...

      Eliminar
    4. E intervencionado até celebra títulos nas camadas jovens...

      Eliminar
    5. Por isso é que o porto respira saúde financeira...

      Eliminar
  13. A reflexão é séria e interessante. No entanto, acho que o Seixal é o projecto que nos pode aproximar mais do topo sem ter de aumentar as receitas e gastos ao nível de alguns dos clubes europeus, o que aliás não teremos capacidade para fazer. Claro está, o Seixal só terá essa capacidade se formos capazes de reter o talento aí produzido! Para tal será necessário aumentar o tecto salarial para fazer face a ofertas milionárias.
    Mas sejamos realistas, nunca vamos aguentá-los muitos anos, pelo que temos de conseguir manter a produção de talento a alto nível e fazer contratações cirúrgicas para aumentar o nível do plantel sempre que necessário. Outra das vertentes que teremos de usar é recuperar grandes futebolistas que estejam em fases descendentes (Aimar e Jonas são os melhores exemplos), assim como garantir o regresso de algumas das pérolas que vão saindo do clube assim que entrem numa fase da carreira em que estejam interessados nesse regresso.
    É aliando estas diferentes vertentes (à que se junta ainda o scouting de jovens estrangeiros, às vezes para integrar ainda a formação, algo que tem vindo a ser feito com qualidade) na construção de um plantel que será possível ter continuamente uma equipa de qualidade superior, de forma a combater a mediocridade dos últimos.
    Só mantendo a qualidade de ano para ano, chegando consecutivamente aos quartos da Champions, poderá ser possível algum dia sonhar com uma surpresa, a qual nesta altura é uma miragem próxima de um milagre.

    ResponderEliminar
  14. Muito bom post. Há excepções, mas sem ovos de qualidade não se fazem omoletes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens sempre os do Vieira ao menos fazes omoletes grandes...

      Eliminar
  15. De acordo. Mas não é fácil aumentar o valor do plantel para mais de 500M. Neste momento, já vale mais de 300M.

    ResponderEliminar
  16. benfiquista de gaia30/5/19 16:10

    vou acompanhar mais esta novela que todos os anos se repete...segundo diz MOURINHO e bem e na baliza que se começa a contruir uma boa equipe...ora no SLB todos os anos existem mudanças na baliza ...tivemos OBLAK 6 meses...EDERSON 18 meses..como bons....O LAGE chegou á conclusão e bem que quer um redes que dêe mais segurança....é aqui que começa a novela....actor principal vieira 2.actor mendes...tudo farão para o SLB mantenha ou compre um redes tipo vlakodimos...e a novela já começou ... o suplente do barcelona ( disse) que não quer vir.. 1.acto....

    ResponderEliminar
  17. Gestão danosa? Ainda não perceberam o negócio ruinoso com a NOS? Sabem para onde vai directamente a mensalidade que pagam pela BTV? Para o Benfica não é de certeza. É só uma questão de fazerem as contas. Quando o Benfica tinha os direitos exclusivos dos jogos em casa e da liga inglesa, onde houve um aumento exponencial das assinaturas, conseguia fazer cerca de 22 milhões/ano. O negócio com a NOS dos tais 400 milhões, bem esmiuçados em 10 anos de duração, dá 40 milhões/ano. Ou seja, por ano, grosso modo o Benfica recebe anualmente da NOS 40 milhões e deixa de receber os tais 22 milhões que agora vão directamente para a operadora. 40-22 = 18 milhões/ano, é quanto a NOS paga ao Benfica por ano, ao nível daquilo que nos pagava miseravelmente a Sport TV. Então não acham que isto é gestão danosa? Não foi só para beneficiar os amigalhaços? Onde estão os interesses do Benfica salvaguardados?
    Essa retórica de andarem sempre a atirar com a frase onde é que estava o Benfica antes do Vieira, já não cola, porque dá a impressão que antes do Vieira o Benfica não existia, apesar de ser bicampeão europeu, e que depois do Vieira não irá sobreviver? Já agora onde é que estão os prometidos 500 mil sócios? E o naming do estádio? E a rádio? Porque só agora LFV se lembrou de novamente apostar num Benfica Europeu? Onde estava escondida esta súbita vontade? Terá sido uma resposta ressabiada às intenções de candidatura de Rui Gomes da Silva que aposta num Benfica Europeu?
    O estádio da Luz vai ser palco de um concerto de Ed Sheeran, e ao que consta por aí, também vai acolher o congresso internacional da Igreja Universal do Reino de Deus, que não quero acreditar que seja por a esposa de LFV ser uma confessa desta seita, mas o que me choca ainda mais, é que seja palco para isto tudo e não consiga ser para a realização da Eusébio Cup, que já passou para as calendas gregas do esquecimento.
    O Benfica é grande de mais para ser gerido por um merceeiro de lápis na orelha. O Benfica precisa de dar um salto qualitativo que a sua imensa massa adepta exige e merece.
    Isto que o nosso consócio Scaramanga explica é a verdade nua e crua que a muitos custa a engolir, sobretudo aos vieiristas cegos e seguidistas, que provavelmente vão achar que este título conquistado se deve ao grande líder chefe. Tenham juízo e pensem pelas vossas cabecinhas…

    Namouche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A NOS além de receber o dinheiro dos Benfiquistas subscritores da BTV, deve receber dos outros operadores para transmitirem o canal.
      DSO há pouco tempo declarou que acha bem, pois os valores que a BTV rende, ajudam os operadores a pagar os contratos dos direitos televisivos a todos os clubes...
      Os Benfiquistas ajudam a pagar o contrato do clube e dos rivais, mas DSO não vê razões para alterar as actuais condições!!!
      Talvez porque a propagada necessidade de rever o contrato levou com os pés.

      Eliminar
    2. "O negócio com a NOS dos tais 400 milhões, bem esmiuçados em 10 anos de duração, dá 40 milhões/ano. Ou seja, por ano, grosso modo o Benfica recebe anualmente da NOS 40 milhões e deixa de receber os tais 22 milhões que agora vão directamente para a operadora. 40-22 = 18 milhões/ano, é quanto a NOS paga ao Benfica por ano, ao nível daquilo que nos pagava miseravelmente a Sport TV."

      Se trabalhares num sítio onde te pagam 1000 e fores para um onde te pagam 1500, 1500-1000=500. Como 500 é menos do que 1000, ficaste a receber menos do que recebias antes. Grande lógica!

      Eliminar
    3. O Pedro tu és burro e come merda as colheres mas deves dos bem pagos conheço cães que não protegem o dono tanto como tu porque será a promessa de casamento pago???

      Eliminar
    4. O Benfica conseguia fazer 22 milhões/ano líquidos com a BTV? Ou ainda tinha que deduzir as despesas?

      Mesmo que esses 22 milhões fossem mesmo receita líquida, o Benfica passou a receber 40 milhões com a NOS.

      Se eu mudar de emprego e for receber o dobro para outro lado, obviamente que deixo de receber o ordenado do emprego anterior. Mas passei a ganhar o dobro do que recebia antes, certo?

      Eliminar
    5. Meireles, a doença deles não lhes permite ver as coisas dessa forma.

      Eliminar
  18. Scaramanga para ganhar Champions:
    Andar anos seguidos com n pontos de avanço no campeonato apostando tudo na europa.
    Estar na Champions todos os anos.
    Sorte.

    Porto e Ajax este ano são exemplos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. épossível30/5/19 19:55

    ter uma equipa muito forte: preconizo a contratação de um guarda-redes de classe em campeonatos menos escrutinados a venda do Vlachodimos e o regresso do André Ferreira e a aquisição do Cláudio Ramos ou outro Cláudio qualquer.
    Manter os melhores e ir buscar um central com classe e 2 avançados de nível. Quanto às laterais manter o Grimaldo e o Almeida, talvez o Nuno Tavares, talvez o Ebuhei. Os 4 miúdos de ques e falam para a pré-época e o Willock, se calhar é melhor que o Caio, enfim muita lucidez por favor e inteligência.

    ResponderEliminar
  20. consideradas todas as vossas prezadas alegações constato; 1. O excelco presidente da Sad do Benfica como anteriormente escrevi é um negociador de gado não passa disso. 2. Li um post de um amigo consócio a quem dou toda razão " se o Benfica com 10 de avanço só ganha 6 ligas em 16" concluo eu que esse avanço é ainda pouco estável , visto esse rival ter deficies de milhões . 3.sendo assim o post do senhor FRANCISCO ESTÁ CORRETO 20 VALORES . MEUS PARABÉNS .

    ResponderEliminar
  21. Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, e Gonçalo Guedes foram vendidos no mesmo ano(105M em vendas) e com a sad gastar 74,5M em gastos com o pessoal nesse ano, quanto aumentaria para manter esses jogadores "contentes"?? Bastava o Benfica pagar 4M ao Guedes para ele não sair em Janeiro, que a Sad ter prejuízo sem transacção de jogadores, e lá se ia o fair-play da uefa à fava, etc, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 105M de vendas brutas. Temos de retirar os cursos associados ás vendas. E os custos da SAD não são apenas custos de pessoal. Esqueceste dos financeiros e do FSE. Qual fair play? Andas a ler demasiados blogues lagartos.

      Eliminar
    2. Vai ler o R&C do Benfica desse ano para perceberes o que eu digo, mas isso de ler mais de 10 linhas custa muito a muita gente...

      Eliminar
  22. So um banana que se deixe enganar nao percebe que na maioria dos casos onde ha investimento ha retorno desportivo e financeiro , estou farto deste azeiteiro de presidente onde nao se investe sem ser em betao e porcaria , se o clube nao pode contratar feche as portas , agora passar epoca sobre epoca com contos da carochinha ,estamos em junho e pra contratar um guarda redes ja vai numa telenovela de 2 semanas , imagine se os restantes ...

    ResponderEliminar
  23. Espero ansiosamente pelo próximo post. A manter a linha habitual, terá que ser sobre o Pai Natal ou a Fada dos Dentes.

    ResponderEliminar
  24. Quando diz que o "Benfica aumentaria aproximadamente 220 milhões de euros se ainda por cá andassem, por exemplo, atletas como o Ederson, Nelson Semedo, Lindelof, Bernardo Silva, Renato Sanches e Gonçalo Guedes", está-se a referir ao que eles valem agora, ou ao que eles valeriam se ainda estivessem no Benfica?
    Espero que seja a primeira, mas o que faz do resto do post uma palermice.
    Se for a segunda, dificilmente valeriam 220 milhões, o que faz do resto do post uma palermice também.
    Continuo na minha, este blog desceu de qualidade drasticamente nos ultimos tempos... É pena pois tem uma visibilidade que se calhar nem imaginam. Deviam apostar na assertividade, coerência e objetividade naquilo que publicam aqui. Ler 5, 6 vezes e colocarem-se deste lado, antes de publicarem coisas erradas.

    ResponderEliminar
  25. Scaramanga

    Falaciosa a dificuldade na retenção do talento???

    o Benfica tem um orçamento de ~70 milhões.

    O jogador mais bem pago ganha 3 milhões

    Mas lá fora em qq clube da Premier league ele ganhará no mínimo o dobro talvez até o triplo, e no caso do Félix ganhará certamente 5 vezes mais

    E se fosse contigo????

    fala de números pá

    ResponderEliminar
  26. E quem é que quer ficar a jogar neste miserável campeonato português?

    ResponderEliminar
  27. mas não é nada que não se soubesse já quanto mais valor financeiro do plantel mais possibilidades de chegar mais longe porque o valor dos jogadores tem uma relação intima com a qualidade dos mesmo.

    mas se acham que temos hipótese de fazer boas figuras na europa sem reforçar a equipa então estão muito enganados, mas só como quem quer, e pelos visto é palha para os acólitos.
    que pelos vistos andam muito mais preocupados com o rgs e a comichão que faz um candidato banal.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking