O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

O perigo de LFV voltar a acreditar que é no treinador que estão todos os milagres

. 22 comentários

Diz-nos a história que não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe, e ainda para mais no futebol...

Raríssimo é o treinador que não vive os seus momentos altos, ao qual mais tarde ou mais cedo se seguirão os baixos, e raro é o treinador que no final de tudo, e apesar de toda a glória passada, não acaba por sair pela porta pequena...

Não existe em lado nenhum, tal como já aqui referi tantas vezes, treinador que ganhe sempre (nem sequer metade das vezes), por muito bom que seja o seu trabalho...

E com Bruno Lage não será diferente, e o erro será se LFV voltar a pensar que é no treinador que estão todos os milagres.

Mas este Bruno Lage, ou se quisermos estas últimas 5/6 semanas com Bruno Lage, foram semanas que representaram para o Benfica um rejuvenescimento completo e uma machadada na descrença...

Não foi só o perceber-se agora que durante 3 anos e meio fomos uma equipa à deriva liderada por um treinador sem estratégia, que andou sempre a tentar manter o emprego, a segurar as pontas e a manter toda a gente feliz, enquanto o futebol do Benfica definhava drasticamente...

Não foi só essa dádiva trazida no tempo certo e que o Benfica merecia independentemente das opiniões de cada um, de haver em Bruno Lage um nome consensual à volta do qual os Benfiquistas se uniram, evitando-se um capítulo que esteve prestes a acontecer e que, independentemente do bem ou do mal que trouxesse, traria sempre divisão e Benfiquistas contra Benfiquistas...

Não foi só perceber-se hoje que se calhar estivemos tantos de nós aqui errados nas avaliações que fizemos a jogadores como Grimaldo, Pizzi, Rafa ou a Seferovic, porque na verdade se calhar só lhes faltava um treinador que expusesse as suas qualidades em vez das suas fraquezas, já para não falar de outros nomes que entretanto saíram pela porta pequena e cuja história na Luz podia ter sido outra se Vieira tivesse visto a luz mais cedo...

Na verdade Bruno Lage trouxe ao Benfica tudo o que de bom podia trazer nesta altura: Resultados, boas exibições, união, e até aquela pontinha de sorte de num espaço temporal tão curto o FCPorto ter perdido 6 pontos, e o que parecia impossível há 5 semanas atrás pareça agora de repente possível.

Trouxe até ousadia, que foi aquilo que ontem vimos, apostando na Turquia num 11 com tudo para dar errado, mas que prova, no fim de contas, e ainda para mais com o bónus do resultado feliz, que esta equipa está nas mãos de alguém com os tomates no sítio e que tem uma confiança absoluta no seu trabalho.

Como disse, todos os treinadores ganham e perdem, todos têm opções mais ou menos felizes, e num jogo de 90 minutos tudo pode acontecer...

Isto de se achar que são sempre os treinadores que ganham e perdem jogos, e não os jogadores no campo, as estruturas diretivas ou o estar-se 10 anos à frente ou atrás da concorrência, é um erro capital que custa muito dinheiro aos clubes...

Os treinadores são importantes mas muito menos decisivos do que se pensa, é a minha opinião... O que não implica não ser decisivo ter pelo menos um treinador que no mínimo seja treinador, porque há muitos (a maioria) que também se percebe logo que não são, não passando tantos de pílulas douradas que vêm bater palmas e apelar à motivação, trazendo um momentâneo estado de embriaguez ao balneário que por momentos até disfarça os males existentes mas que rapidamente dá lugar à ressaca trazendo ao de cima os mesmos podres de sempre.

Lage parece no entanto ser “the real thing”, um daqueles treinadores que vale a pena manter e construir projeto à sua volta, mesmo sabendo-se que irá perder e ganhar como qualquer outro. 

Falta claro esperar pelo momento da quebra (que oxalá venha tarde, mas que acontecerá sempre), para perceber como reagirá Lage ao infortúnio, ao poder perder um título num remate esporádico no último minuto do últimos jogo da época, como dará a volta por cima, no que se tornará este seu discurso que até agora pôde ser sempre humilde e sem dizer muito porque é isso que as vitórias permitem.

Ser treinador de clube grande é também muito isso, a forma como se lida com o insucesso e a desconfiança dos adeptos...

...sendo que a única coisa da qual os Benfiquistas não desconfiam nesta altura, e essa é a maior dádiva que Bruno Lage nos trouxe, é a certeza de que temos Homem no banco e que tem tudo para dar certo, assim LFV o ajude, coisa que não podemos dizer que fez sempre com todos os treinadores que teve.














Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Em 10 jogos, 3 contra adversários diretos, perdeu 1 roubado. Pode acontecer, até é o mais provável que, a pior equipa das 4 com mais responsabilidades ganhe uma taça, nós sabemos como, e nós não ganharmos nada. Para a história é isso que fica. O 10-0 não será esquecido, por isso a comichão de muitos, mas o roubo já era, foi, esqueceu. Ainda não ganhamos nada.

    Pp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ponto é este.

      Com Lage, ou com outro qualquer, contra a corrupção é quase impossível ganhar.
      O pântano dos mails da aliança dragarta serviu para ressuscitar o sistema corrupto.
      Não sei como vai ser possível voltar a desmontar o sistema corrupto.
      Será a luta mais determinante para o sucesso do Lage.
      A direcção não parece estar a fazer tudo para desmontar o sistema corrupto.
      Estou convencido que não basta ser 10x melhor que os adversários para ganhar contra a corrupção.
      Não estou convencido que mesmo com o Lage se consiga ser 10x melhor do que a concorrência.
      Na taça da liga já com o Lage deu para ver como é difícil (ou impossível) ganhar contra a corrupção.

      Lp

      Eliminar
    2. Lp,

      Tens toda a razão e nós portistas que o digamos. Ou achas que os campeonatos troféus do RV não ficaram cá atravessados.?? Nos sabemos sobejamente o que é ter de ganhar contra a CORRUPÇÃO. Ainda bem que esses troféus estão em investigacao. Pensas que já esquecemis os oito padres ordenados por vós para a celebração das missas? Ou és dos que ainda não acreditam que os mails revelados pela Football Leaks são mesmo verdadeiros??

      POR ISSO UM CONSELHO:
      OU FICA CALADINHO...
      OU, ANTES, DE CUSPIRES PARA O AR PENSARES QUE ESSE CUSPE TE PODE CAIR NA TOLINHA....

      ATE VER ACHO QUE O BENFICA NÃO PODE FALAR DE CORRUPÇAO. E CEDO DEMAIS....

      Ze Carago

      Eliminar
  2. Na minha terra, a isso chama-se... agoirar.

    ResponderEliminar
  3. Já não há pachorra para ler as perorações deste tipo. Sempre a agourar.
    Percebemos a azia dos "lesados do dez" mas convém não exagerar.
    Já sabemos que todos nós temos de morrer um dia.
    Porque "estar vivo é o contrário de estar morto", como dizia uma "filósofa" conhecida.

    ResponderEliminar
  4. É pá tb não batem mais em R.vitoria então o homem é agr o culpado de tudo! Quantos títulos ganhou ele no Benfica? !

    ResponderEliminar
  5. Nem o Treinador resolve tudo, nem o Seixal resolve tudo, nem o Presidente resolve tudo, nem os sócios resolvem tudo, nem...
    Mas juntos vamos tentar ir resolvendo.
    Nem vai ser só de vitórias nem vamos ganhar tudo.
    Mas juntos vamos lutar para ir ganhando.

    Sempre um gosto ler.

    Lp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que nos juntamos a alguém que boicota o sucesso desportivo do clube?

      Eliminar
  6. SomosBenfica15/2/19 18:28

    O Benfica é Hoje em Portugal aquilo que : Juventus, PSG, Bayern, Barça, Real, Liverpool e City, são nos seus campeonatos, isto é indesmentível. A hipótese de vencermos muito títulos de seguida é bem Real, basta usar o dinheiro de forma criteriosa, inteligente, lúcida.
    Agora começamos a perceber o potencial que este plantel tem, imaginando que se compra mais um ou 2 avançados de nível e um ou outro atleta, mantendo este actual elenco, parece-me que a coisa vai correr muito bem. Começamos a perceber que existe realmente qualidade e isso é tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena que a Direcção não veja isso.
      Dá sempre a mão aos rivais.
      "Não se pode ganhar sempre"...

      Eliminar
  7. Entretanto no Porto continua tudo na mesma...agora são "pequenos toques no treino"

    O médio Rúben Micael e o avançado Zequinha ficaram de fora da lista de 21 convocados do Vitória de Setúbal para o embate contra o Fc. Porto que se realiza este sábado no reduto dos dragões.
    Segundo o clube setubalense, ambos os jogadores sofreram «pequenos toques» no treino de preparação realizado esta sexta-feira no Estádio do Bonfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pequenos toques, quer dizer que estarão aptos no dia seguinte...

      Eliminar
  8. contundente15/2/19 18:40

    Tendo a concordar. Não há bem que sempre dure nem mal que não acabe...mas
    Saber impor a autoridade pela competência não está ao alcance de qualquer um. E isso Bruno Lage tem.
    E quando isso sucede, a autoridade é-lhe concedida pelo respeito que a competência é reconhecida e aceite.
    Virão alguns desaires, obviamente, mas serão mínimos e dever-se-ão mais aos caprichos da sorte do que a inoperância ou menos boa vontade do grupo.
    Não é vencedor quem quer ou o que grita mais alto, mas sim quem pedindo o respeito para si sabe respeitar a quem é exigido.
    Respeito mútuo gera harmonia, cordialidade e simpatia.
    Transportando isso para o futebol, potencia uma inquebrável vontade de vencer.
    Vai Benfica!O 37 está mesmo aí ao alcance de um cabelo.

    ResponderEliminar
  9. Para a próxima época e em ano de eleições, acredito que Vieira vai finalmente reforçar a equipa como deve, com 3 ou 4 reforços reais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá vem este repisar o mesmo. Não é necessário!!! Outra vez. Não são necessário re-for-ços!!!!!!

      Eliminar
    2. Mas no início desta época, com o treinador ideal para o projecto do Seixal, o Presidente entendeu contratar meia dúzia de craques para reforçar o plantel.

      Eliminar
  10. Redmoon não me podes ver nem pintado de encarnado... A diferença para os outros és ser Avençado do Vieira.. Abraço Artista.. Quem não te conheça que te compre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cartilheiro do Marques, I´ve got something for you.
      Um texto de 2011, com 8 anos, mas muito actual, porque os criminosos são os mesmos.


      "A máquina de propaganda dos andrades tem por fim realçar, destacar, exaltar, sobressair tudo o que tenha a ver com o clube andrade e apoucar, minorar, desprezar, ridicularizar e diminuir, através da mentira e do ridículo, tudo o que tenha a ver com o Benfica, o seu alvo preferido da manipulação informativa. Tem uma redacção que ataca os blogues e os comentadores considerados hostis. Criticando os posts, rebatendo comentários e, por vezes, ridicularizando ou desacreditando os seus autores.

      Têm o controlo dos principais meios de comunicação. Têm conseguido uma boa relação com os patrões dos grandes grupos de media, Controlinvest, Cofina e Impresa, sendo que nenhum lhes é hostil. Até porque têm amigos dentro deles todos.
      Aqueles que ao longo dos tempos eram negativos foram sujeitos a um tratamente de intimidação - muitos dos seus jornalistas levaram nas trombas - e actualmente não se vêem notícias hostis aos andrades. Já está tudo domesticado, ou melhor, tudo amansado.
      A máquina de propaganda fascisticamente andrade amplifica as notícias negativas sobre o Benfica ao mesmo tempo que limita as que são negativas sobre o próprio clube.

      A máquina selecciona na imprensa internacional notícias, artigos e entrevistas favoráveis ao clube e “planta-as” junto de jornalistas “amigos”. Existe uma rede extensa de jornalistas pertencentes à seita que ao longo do tempo foi sendo tecida e colocada junto das redacções dos jornais. Telefonam uns aos outros e combinam a amplificação de notícias falsas.
      Os comentadeiros andrades nos programas televisivos e em blogues funcionando como uma perfeita correia de transmissão, levam um dossier com aquilo que devem dizer ou falar, no seguimento da cartilha pintista, da qual não se devem tresmalhar senão acontece-lhes o mesmo que ao cão do Rui Morreira. Foi morto. Acontece. Entrou logo na linha, que a propaganda não é uma palavra vã.
      Esta máquina de propaganda irá continuar até o Mafioso Siciliano esticar o pernil.
      Já faltou mais."


      Percebeste cartilheiro??

      Eliminar
    2. Vai tomar pelo saco lá para o galinheiro. Vai chamar cartilheiro ao grunho do Pedro Porco Guerra...

      Eliminar
  11. JOGA A JOGO TREINO A TREINO FINAL A FINAL!E obvio que as coisas nao correm sempre bem mas com uma fundacao solida (em termos tecnicos )quando e se(desejamos que nunca ou o mais tarde possivel )as coisas correm mal NUNCA havera uma derrocada temos o exemplo do jogo contra os andrades (Que correu mal nao por culpa da qualidade da equipa ou do B Lage mas por culpa do varissimo e mais uma jornada do portaocolo mas que correu mal)e a equipa e o B Lage reagiram muitissimo bem (venceu duas vezes os lagartos e so nao gleou a lagartada em alvalidle por que nao calhou)porque Ha trabalho Ha uma fundacao solida de trabalho tecnico!O trabalho tem de ser feito tambem pela Direcao fora do campo e na parte comnicacional!Pelos Adeptos Socios e Simpatizantes SERA FEITO DE CERTEZA !VAMOS APOIAR O BENFICA SEMPRE EM TODOS OS JOGOS EM CASA NA CATEDRAL OU FORA DO PRIMEIRO AO ULTIMO MINUTO!CARREGA BENFICA RUMO AO 37 RUMO A RECONQUISTA!


    Carrega Benfica


    Red 1

    ResponderEliminar
  12. O porto clube, não a cidade Porto, é como diria um presidente americano "uma ilha aprisionada". Neste caso é um clube aprisionado por uma seita de mafiosos que tomou o clube de assalto afastando quem tinha coluna vertebral - Américo de Sá. Não nos esqueçamos de onde veio o capo e respetiva vara - "white thrash" da cidade do Porto e não nos esqueçamos das manobras que fizeram até dominar o clube e minar toda a indústria do futebol. Apenas se limitam a perpetuar e alargar um poder sujo e putrefacto igual ao estado em que vão deixar o clube quando baterem a bota...Os portuenses, provincianos deslumbrados e enganados foram atrás...coitados!
    Estas histórias com setúbal, portimonense, belenenses, lagartos e afins já não surpreende ninguém é apenas mais do mesmo...esperemos que o estertor esteja para breve.

    Bap Ed

    ResponderEliminar
  13. mas existem jogadores que pese embora os defeitos vemos que existe qualidade e pode ser disfarçando os defeitos e potenciando as qualidades até podem ser bem bons.
    agora muitos dos que passaram nem guardiola nem outros grandes treinadores faziam deles jogadores.

    alias até no tempo do mais melhor bom a quantidade de cepos que passou pelo clube foi grande muitos até patrocinados pelo teu ídolo.
    já agora continuas sem perceber que ele não perdeu o campeonato num remate fortuito no ultimo minuto mas na soberba como ele achou que com a vitoria na madeira o campeonato não fugia e depois com a mesma soberba não rodou a equipa após um jogo europeu desgastante a nível físico e psicológico.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking