O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Quer saber o que é mística Presidente? Recomendo um estágio no Club Sintra Football

. 25 comentários

É roupeiro, cozinheiro, motorista, fez os estatutos, desenhou o símbolo, lava os equipamentos, toca o tambor, faz os cestos dos jogadores, é speaker no estádio...

Ah, e é também o presidente e o fundador do Club Sintra Football.

Podemos juntar a isto que é um Benfiquista fanático e até o símbolo do seu clube tem uma águia. E o equipamento é vermelho, pois claro.

Aliás, o Dinis, de seu nome, sempre acompanhou e viveu muito o Benfica, sempre teve cativo no Estádio da Luz, sempre teve muitos contactos, sempre teve sempre uma “lata” infinita para abordar fosse quem fosse, sempre correu atrás do que queria, ao ponto de ter até conseguido jogar no Estádio da Luz num jogo de exibição contra a fome há vários anos atrás pela equipa do Benfica, ao mesmo tempo que estava na primeira fila ao lado do Rui Costa no cemitério quando Eusébio foi enterrado naquele fim de tarde à chuva!

A juntar a isto tudo, o Dinis é também meu amigo, alguém que cresceu comigo, alguém de quem conheço e admiro, não só a capacidade de trabalho, mas a paixão com que vive e como se entrega às causas em que acredita.

Em 2004, o Dinis decidiu que ser apenas adepto do Benfica já não lhe chegava. Queria mais. E chamaram-lhe (chamámos-lhe) de louco quando comunicou que o passo seguinte era formar (e amar) o seu próprio clube.

Formou uma equipa apenas com amigos seus e, através de uns contactos, começou o seu percurso do patamar mais baixo possível, como equipa B de uma equipa do campeonato do Inatel...

E essa esquipazeca de amigos, com muitos coxos e muitos velhos mas sempre com muita paixão pelo jogo e muita amizade entre todos, subiu as duas divisões do Inatel, segunda distrital, primeira distrital, divisão de honra e agora disputa a pro-nacional encontrando-se lá em cima a disputar nova subida de divisão.

O Club Sintra Football é a equipa de futebol em Portugal que nos últimos anos mais subidas de divisão conseguiu… E nunca desceu.

E isto sem deixar de ser nunca um clube amador, um clube que vive sobretudo de paixão, de alguns patrocínios e do pouco dinheiro que o Dinis vai conseguindo lá meter do seu ordenado, resultado da profissão que exerce num negócio que tem, um Presidente que recolhe latas e papelão ao fim da noite para vender, porque esses 100 euros ao mês fazem uma diferença louca no orçamento do clube.

Ah, e o Sintra joga onde? Pois é, o Sintra nem campo próprio tem, e aluga o campo do Real SC em Massamá, treina por isso a horas impróprias (quando o Real SC não treina), e tem uma sede desenrascada debaixo de uma bancada.

O Dinis já teve jogadores a morar em sua casa, arranjou cursos para alguns deles, trabalhos e empregos, os seus jogadores são como filhos para si! O Dinis é um Presidente com uma paixão e dedicação tais àquele clube, paixão essa que permite que um clube sem dinheiro supere clubes com estruturas muitíssimo mais evoluídas.

E ainda assim é um clube que faz questão de guardar uns euros em cada jogo em casa para comprar cerveja, uns sumos e uma sandes, e oferecer (SIM, OFERECER) no intervalo do jogo aos 250 ou 300 adeptos que se deslocam ao Estádio para ver o Sintra jogar, como forma de agradecimento por acompanharem a vida do clube. Ali nunca falta um lanchinho grátis.

E tem lá umas mantas que empresta aos adeptos nas tardes de frio para verem os jogos, e é assim que se vai criando a mística de um clube tão jovem.

Um clube que de quando em vez convoca os seus jogadores para juntar uns alimentos e uns cobertores, e lá vão eles para Lisboa à noite com o Dinis na carripana dele distribuir bens por aqueles que dormem na rua!

Um clube pobre mas para o qual vários empresários vão abrindo os olhos, havendo vários que já abordaram o Dinis para lá investir dinheiro, para poderem lá rodar os seus jogadores, transformando o clube numa SAD.

E o Dinis, a contar tostões, diz não à SAD! Chora na hora porque não é fácil na situação dele dizer não a 100 ou 200 mil euros, mas rapidamente limpa as lágrimas e segue caminho, acreditando que um dia o SEU  Sintra, vai estar a disputar a Primeira Liga portuguesa. E eu acredito! Porque se há alguém capaz de operar esse milagre é ele!

E falo no Club Sintra Football e no Dinis porquê? Porque conheço a história de ambos. Estive lá com outros a chamá-lo de maluco desde o início! Falo no Sintra porque é fácil, quando já somos "muita" grandes esquecer as coisas básicas, esquecer onde tudo começou e onde estão as nossas raízes.

E falo no Club Sintra Football porque é nesse clube que Luís Filipe Vieira deveria fazer um estágio, para perceber como lhe bastaria ter um décimo da paixão do Dinis (que não me admiraria que um dia decidisse ser candidato a Presidente do Benfica – votava nele sem pestanejar), para que o Benfica desportivamente pudesse ser um clube tão diferente para melhor, mesmo sem ter as condições de outros emblemas mais poderosos. A paixão ainda é capaz de fazer a diferença e de esbater outras diferenças! O Dinis prova-o todos os dias.

A reportagem que se segue é por isso um hino ao futebol. Se querem saber o que é mística, mística é isto. Esta é a história de um clube pequenino, mas que tem muito daquilo que tanta falta faz no meu querido Sport Lisboa e Benfica: Paixão!



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Anónimo4/1/19 23:26

    Foi assim que o Benfica começou.
    Mas exigir que o Vieira, que começou a sua vida assim, faça o mesmo, não tem qualificação. Aposto que gasta mais horas a gerir o Benfica, apesar de todas as ajudas, que o Dinis.
    Mas o bom e dedicado Dinis a recusar tantas ofertas irá ao fundo. Tão certo como 2+2=4.
    E lá se vai a mística.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Guerra, o que se pede ao Vieira é que gere o Benfica no interesse do clube, e não nos interesses do Jorge Mendes, do Domingos Soares Oliveira, do Paulo Gonçalves, do César Bonaventura ou nos próprios.
      Mas ele não vai mudar, por isso, rua. Que venha um Dinis!

      Eliminar
    2. Não tenha receio !... 'o que se pede ao Vieira é que GIRA (Presente do Conjuntivo - 3ª pessoa singular do Verbo GERIR !...) o Benfica'...se possível de uma forma desportivamente gira !...sendo VENCEDOR.

      Eliminar
  2. Uma lição de vida este Dinis a minha admiração e um grande abraço para o Dinis e o seu Sintra faz que com este exemplo pequenos são Porto Benfica Sporting muito obrigada bem haja e grande post parabéns Redmoon

    ResponderEliminar
  3. O vieira só tem paixao é pelos € de comissao que mama ele e os seus amigos
    que tanto prejudicam o clube! Nao se pode pedir paixao pelo Benfica a um homem que festejava vitorias do porto no balneáreo junto com os jogadores e o resto daquela corja! Rua vieira!

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto, grande exemplo a seguir.

    ResponderEliminar
  5. Brutal sem palavras li e reli o post que sirva de exemplo ao Vieira e não só

    ResponderEliminar
  6. tantas palavras apenas para dizer que um presidente devia servir o clube e não o clube servir os interesses do presidente.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/1/19 00:51

    "E isto sem deixar de ser nunca um clube amador"

    E isto sem nunca deixar de ser um clube amador...soa muito melhor

    Não basta saber alinhavar umas ideias e transpo-las na forma de comentário para um blog.

    ResponderEliminar
  8. Redmoon alguém deveria fazer chegar esta reportagem ao Benfica e o mesmo deveria ajudar o Dinis dinheiro à de sobra sem qualquer contrapartida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está uma iniciativa que gostava de ver, sem qualquer contrapartida!

      Eliminar
  9. este anonimo da merda deve ser um discipulo de VIEIRA a mistica deste merdas pelo benfica é igual à do presidente pato bravo que se orienta nas suas ditas horas de gestão do benfica para os seus proprios negocios este anonimo que comenta deve ser pago para lamber o c. ao seu presidente que falido lhe paga com os dinheiros do benfica porco

    ResponderEliminar
  10. Grande Dinis, força Dinis.
    Meu caro, isto nada tem a ver uma coisa com a outra, apesar de tirar o meu chapéu ao teu amigo Dinis e mandar-lhe os meus parabéns pela obra feita.
    Não queres comparar o Sintra ao Benfica pois não?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/1/19 09:36

    Não sou benfiquista mas tenho que congratular o RedMoon pela excelente publicação. Desconhecia por completo a existência de tamanha mística no futebol português, e desejo sinceramente ver um dia o Club Sintra Football na primeira liga. Saudações desportivas dum lagarto :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/1/19 09:38

    O Vieira sabe lá o que é a mística, ainda se fossem os euros isso ele sabe bem, ele e sus muchachos que o rodeiam, 1001 vices que mais parecem jarras de centro de mesa, um departamento de comunicação que vale zero, um canal que classifica os adeptos de "figurinhas", pessoas execráveis como Guerras como rosto do Benfica, P Gonçalves que só saiu porque já não tinha mais alternativas, Soares que paga o casamento da filha com o dinheiro do Benfica, rivais que arrastam o nome do clube na lama sem que se veja uma posição de força da famosa estrutura, manter um treinador acabado no clube até ao fim dos fins, etc, etc

    Por tudo isto e mais RUA LUIS FILIPE VIEIRA!

    ResponderEliminar
  13. O Vieira não percebe de mistica...só de milhões......o resto é acessório....

    ResponderEliminar
  14. O lfv devia fazer um estágio bem longe do Benfica e não voltar. Burro velho não aprende truques.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "burro velho não aprende línguas"

      Seu burro,!

      Eliminar
  15. Excelente Post Redmoon!
    E o video tambem está muito bem conseguido.
    Boa sorte ao Club Sintra Football, que consiga subir este ano e apanhar o Benfica na Taça de Portugal na epoca seguinte!

    ResponderEliminar
  16. Excelente post. A paixão por uma causa pode traduzir-se no exemplo de Dinis, por exemplo. Acho que não há estágios que bastem para fazer com que Vieira sinta paixão pelo Benfica. Homens como Vieira apenas sentem paixão pelo luxo e pelo dinheiro. O Benfica estava mesmo ali à mão...e o resto da história já todos sabem.

    ResponderEliminar
  17. Força Dinis!
    Sintra o meu concelho!
    Glorioso o meu Clube!

    ResponderEliminar
  18. Lindo! A paixão à antiga. Exemplo a seguir. Não é lirismo. É poesia. Apetece participar na causa. Já que o Benfica está a ser desviado das qualidades do seu espírito original. Belo post. Parabéns. Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
  19. Querem um blog benfiquista? Recomendo que deixem de censurar os comentários que denunciam o JJ como lagarto cúmplice do LFV enquanto publicam comentários de 'Andrades' pseudorespeitadores.
    Fora dragartada LFV DSO Luís Castro(???) e JJ

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking