O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Importante: Do silêncio dos inocentes(ou talvez não) ao milagre financeiro(ou talvez não)

. 51 comentários

O chairman da Nissan foi recentemente afastado das suas funções no gigante japonês após, alegadamente, ter declarado rendimentos ao fisco substancialmente inferiores ao devido e, adicionalmente, ter utilizado para benefício pessoal ativos do grupo. 

De nada lhe valeu ser um dos gestores mais carismáticos e bem-sucedidos da atualidade, em particular na indústria automóvel. A administração da Nissan demorou 4 dias a tomar a decisão de afastar o gestor.

Vem este episódio a propósito daquilo a que temos assistido no nosso Benfica. 

Foram precisos vários meses de avanços e retrocessos comunicacionais para um assessor da SAD acusado de crimes graves de corrupção ser afastado das suas funções. 

Por outro lado, estamos à espera de perceber qual a posição do clube e da SAD relativamente às recentes notícias sobre a alegada utilização de recursos da SAD por parte de um dos seus administradores, num contexto pouco claro que indicia a possibilidade de terem sido cometidos vários ilícitos.

Em vez de defender intransigentemente a reputação do clube e, por inerência, de toda a família benfiquista, a atual liderança opta por uma estratégia de silêncio … uma estratégia que apenas pode beneficiar interesses instalados pouco claros, mas nunca a instituição Benfica. 

Revela ainda esta estratégia uma falta de respeito pelos benfiquistas em geral e pelos sócios do clube e acionistas da SAD em particular. Não pode ser ignorado o legítimo interesse destes em obter informação sobre as circunstâncias que envolvem episódios de inusitada gravidade que mancham a reputação centenária do Benfica e o seu ativo mais valioso: a marca. 

O milagre financeiro do Benfica e da SAD tem sido sistematicamente invocado pela atual liderança em eventos e documentos públicos (incluindo, naturalmente, os relatórios e contas). Crescimento significativo das receitas, resultados positivos, fim da situação de falência técnica, redução do passivo… 

Contudo, a realidade subjacente é sempre relativa e este mito do milagre financeiro é apenas uma interpretação possível da realidade. A realidade pode (e deve) ser abordada através de outras abordagens alternativas. Este exercício intelectual também engrandece o Benfica e fomenta a cultura de rigor de que nunca nos podemos afastar.

O crescimento das receitas do Benfica é positivo, mas como se compara o mesmo com o crescimento das receitas dos principais clubes do futebol mundial?


Como se pode constatar pelo quadro acima, no período compreendido entre 2010 e 2017 o crescimento das receitas do Benfica ficou bastante aquém do crescimento dos principais clubes (daqueles com que nos queremos comparar). 

Pode-se, assim, concluir que, neste particular, o milagre financeiro da atual liderança nos afastou ainda mais de onde queremos e devemos estar – do topo do futebol mundial. 

Os resultados positivos e a melhoria dos capitais próprios são consequências naturais do potencial do Benfica. 

O nosso clube tem o privilégio de ter uma das marcas com maior notoriedade no mundo do futebol. Fazer pior é difícil. 

Fazer melhor é uma necessidade se queremos (como devemos) estar no topo do futebol mundial. Para tal é imprescindível mais ambição e abandonar os interesses pessoais em detrimento dos valores mais altos que o Benfica representa. É ainda necessário maior eficiência operacional. Algo que não se tem visto nos últimos anos. 

A rubrica de fornecimentos e serviços externos é um exemplo paradigmático desta ausência de eficiência operacional.


Em 9 anos esta rubrica apresenta um aumento de quase 20 milhões de euros. Se considerarmos apenas o período posterior à incorporação no perímetro de consolidação da SAD da Benfica Estádio, o aumento é, ainda assim, de 14 milhões de euros. 

E o que dizer dos trabalhos especializados? Um aumento de 7 milhões de euros em 9 anos, montante este que daria para reter algumas das joias da coroa do futebol de formação do Benfica. Como se explica o aumento destes gastos ocorrido em 2017 (2,6 milhões de euros e 43%)? E, calcule-se, ainda aumentou mais 1 milhão de euros em 2018! As 180 páginas dos relatórios e contas nada explicam sobre este comportamento, no mínimo, preocupante. 

A rubrica de gastos com o pessoal é outro exemplo paradigmático desta ausência de eficiência operacional. O potencial competitivo do plantel não tem aumentado… aliás, tem diminuído consideravelmente. Contudo, os gastos com o pessoal evidenciam um crescimento acentuado ao longo dos últimos 9 anos (exceção feita ao ano de 2018).


Quando comparamos este crescimento com os dados do licenciamento da UEFA, constatamos que o aumento de 61% registado de 2010 a 2016 excede substancialmente o aumento médio de 42% dos clubes licenciados no mesmo período (últimos dados disponíveis). 

Se é para gastarmos desta maneira, então temos a obrigação de contratar e reter talentos. Não conseguir fazer isso é incompetência! 

Não é com silêncios envergonhados e com mitos de pés de barro que o Benfica se torna no MAIOR E MELHOR CLUBE DO MUNDO. É com respeito pelos valores do clube, pelos benfiquistas e pela sociedade em geral. 

É com audácia e uma cultura de exigência extrema e de permanente insatisfação. 

É com competência em prol do Benfica e não em favor de interesses próprios e de outras entidades … e já se percebeu que este não é o caminho trilhado pela atual direção do Benfica e administração da SAD.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

51 comentários

  1. Anónimo2/1/19 14:15

    Mas Carlos Ghosn era o Chairman, o presidente do Conselho de Administração, o chefe supremo da Nissan. Paulo Gonçalves é apenas um assalariado responsável pela parte jurídica do clube. Uma função não tem nada a ver com a outra.

    Se entrarmos nos contextos, verificamos que no caso de Ghosn este é acusado de fuga ao fisco e branqueamento de capitais de muitos milhões, um crime gravíssimo numa multinacional mundial, enquanto que no outro, PG e o Benfica estão ser objecto de uma conspiração, como já ficou claro e revelado no despacho de instrução da juíza Ana Peres que ablsoviu a SDA do Benfica assim como uma das alegas toupeiras, dizendo mais,

    “Uma acusação frágil, curta, contraditória, sem factos, sem provas, um conjunto de conclusões e ideias genéricas”.
    “Em sede de alegações, o d. magistrado do Ministério Público disse que, com esta 'relação' que o arguido Paulo Gonçalves mantinha com o arguido Júlio Loureiro, sendo este observador de árbitros - mas não na liga profissional, apenas nas camadas jovens -, sempre poderia no futuro, com as boas avaliações que agora fosse fazendo a esses árbitros, das camadas jovens, ter alguma influência (assim o compreendemos), quando passassem para a liga profissional, a ter uma boa influência a favor do SL Benfica.
    Mas, como muito respeito, afigura-se-me que a criminalização destas condutas não visa e não pode visar um juízo de prognose tão desfasado, impõe uma conexão mais concreta entre a actuação de agentes desportivos, nessa veste e por causa dessa veste, que violem a verdade desportiva, a transparência do resultado”.

    A inocência de PG irá ser provada em tribunal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A inocência de PG irá ser provada em tribunal."

      Como a de pinto da costa foi. É só inocentes. Especialmente no Benfica actual...

      Eliminar
    2. Senhor anónimo: os dados que publico são transparentes. Muito longe dessa análise propagandista que você procurou fazer.

      Eliminar
    3. Sr. Scaramanga presumo que saiba exatamente qual o significado da palavra ALEGADAMENTE!

      Carlos Goshn ainda não foi pronunciado criminalmente em tribunal pelos "crimes" que lhe são alegadamente atribuídos.

      Esqueceu-se de um pequeno pormaior relativamente ao cidadão brasileiro de origem libanesa e naturalizado francês ...é que este cidadão que hoje é considerado personna non grata pelos accionistas e membros do conselho de administração, é o mesmo que em 1990 salvou a NISSAN da bancarrota!

      Comparar as acusações do MP ao PG com as alegadas fraudes fiscais atribuidas ao Carlos Goshn é simplesmente risível, para nao chamar-lhe outra coisa.

      Eliminar
    4. Anónimo2/1/19 19:11

      Qual análise propagandística? Análise propagandística é a sua, como o Eagle já desmontou mais acima.

      Em primeiro lugar não fiz qualquer análise. Limitei-me a citar factos e entre eles o que a JUIZA escreveu no despacho que fez quando ilibou a SAD do Benfica e uma das alegadas toupeiras, que não é nem nunca foi toupeira, dos alegados crimes que lhes foram imputados.

      Eliminar
  2. Acho que a NGB,ao invés de atacar constatemente a direção do SLB, deveria organizar um movimento Colete Vermelho em prol do Benfica e ir à rua exigir tudo isso que propõe atrás de um monitor, apareçam que eu alinho e muitos milhares de benfiquistas comparecerá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Soares: lanço análises que são resultado de reflexões pessoais que visam dar mais informação a todos.
      Se os benfiquistas as apreciam, então poderão demonstrar essa vontade de mudança votando num candidato alternativo em futuro ato eleitoral de que o Benfica precisa como nunca.

      Eliminar
    2. Anónimo2/1/19 17:37

      Correto: num futuro ato eleitoral.
      Mas não havendo eleições marcadas, que ganha o clube agora com esta evidente - e agora assumida - sua posição contra a atual direção?!?

      Eliminar
    3. Anónimo2/1/19 18:37

      Scaramanga parece-me que a sua análise é mais para desconformarmos benfiquistas que para informar.
      Basta ler o post do seu colega Benfica Eagle e percebemos isso.

      Já agora acho de péssimo gosto comprar Benfica em termos de receitas com os clubes que está a comparar, pq só em direitos televisivos ficamos conversados.

      Completamente contra muito do que esta direção tem feito, nomeadamente em termos financeiros e de transparência. Mas não gosto de contra informação p gerar discussão.
      Quanto a falta a falta de transparência e até dignidade profissional que fala estou 100% de acordo. Benfica às vezes é gerido de forma pior queniana mercearia

      André Jesus

      Eliminar
    4. Anónimo2/1/19 19:13

      Agora eu pergunto, porque razão estas "reflexões pessoais" aparecem sempre no mesmo dia em que o Benfica tem um jogo difícil que tem de ganhar?
      A Sábado também fez a mesma coisa hoje com uma cartilha já gasta e usada.

      Eliminar
    5. Anónimo3/1/19 10:58

      2 Janeiro: 17.37h

      Chama-se a isto democracia e liberdade de expressão.

      Eliminar
  3. Comparar as receitas do SLB com as de clubes das 5 maiores ligas europeias e nada dizer é apenas um insulto... muito faz o SLB perante a irrelevância do nosso campeonato corrupto e cada vez mais pequenino...mas como o objectivo não é discutir o SLB mas apenas vilipendiar quem o dirige, tudo serve! Para esse proposito bom texto...rumo ao 37!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alerta Vermelho2/1/19 15:48

      O nosso campeonato, era muito mais irrelevante no inicío da década de sessenta,existiam até vários campos pelados na primeira divisão, e o BENFICA foi bi campeão Europeu, tendo derrotado nas finais o Barcelona e o Real Madrid. O Barcelona e o Real Madrid, mantêm-se na Ribalta do futebol mundial, mas o BENFICA não, e está cada vez mais longe porque a actual direcção, não quer mais do que isto, o que lhes interessa é continuarem a mamar. Essa coisa da irrelevância do nosso campeonato, não passa de um mantra, repetido até á exaustão, para justificar as opções individuais, da corja que dirige o BENFICA!

      Eliminar
    2. Da decada sessenta para cá joga-se outro futebol..o tal da industria! As diferenças orçamentais nunca foram tão grandes e a corrupção foi exponenciada...Pode o futebol Português entre muros valer muito mais? Sem duvida...mas não enquanto figuras como o bufas das antas não for preso, morto e enterrado...

      Eliminar
    3. Saramanga: comparas igualmente clubes que estão no fim da cadeia de valor( 5 ligas europeias) com um clube que tem que formar para vender...mais uma vez analise obtusa! Podes comparar o Benfica com o Ajax por exemplo, mas não com o Barcelona!...quem não percebe isto não percebe nada do assunto...ou percebe mas não lhe interessa...

      Eliminar
    4. "Podes comparar o Benfica com o Ajax por exemplo, mas não com o Barcelona!"

      Certíssimo. É esse o actual patamar do Benfica, não nos iludamos.

      E, por tal, também se torna obtuso querer passar a ideia de que o Benfica tem uma grandeza que afinal não tem.

      Eliminar
    5. Sócio Slb Nº 218219: Analiso dados concretos e não propagandisticos como o senhor o faz. O que interessa nisto tudo não é ter sonhos megalómanos mas rentabilizar os recursos financeiros já ao nosso dispor.

      Eliminar
  4. Eu e os anti andamos a dizer desde o chumbo do R&C de há "um par de anos", que somos geridos por INCOMPETENTES quer na área desportiva, quer financeira. A nossa maior contestação na área financeira são as comissões, o entreposto e até os vencimentos desajustados que os atletas auferem.

    O TEU ARTIGO É FORTÍSSIMO, ABRAÇO.

    PS: Mais do que um novo treinador precisamos com URGÊNCIA DE UMA NOVA DIRECÇÃO. Com uma Direcção competente teríamos um plantel muito mais forte, uma equipa técnica de qualidade e um passivo exigível em menos de 50% do actual (vendemos nos últimos anos 700 milhões de euros em passes de atletas), claríssimo isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moléculas: obrigado. Qualquer financeiro que se debruce sobre os números do Benfica e da SAD verifica que o milagre financeiro é fruto de propaganda paga a peso de ouro e que visa manipular os benfiquistas.

      Eliminar
    2. @Zé Diogo2/1/19 18:48

      Quase que jurava que andas a adormecer com o jornal de negócios nas mãos, e a ter sonhos eróticos com o Camilo Lourenço...

      Eliminar
    3. Jornal de Negócios é o quê? A sede é em Portimão ou em Chaves? Ou em Basileia?

      Eliminar
    4. @Zé Diogo3/1/19 22:07

      Já sabia que eras idiota, já demonstrações públicas eram completamente desnecessárias !

      Eliminar
  5. Nuno Figo2/1/19 14:56

    “Não pode ser ignorado o legítimo interesse destes em obter informação sobre as circunstâncias”

    MAS não só ignora, como faz eco de um alegado e-mail privado, obtido de forma criminosa!!

    Pela última vez: os e-mails do Benfica não são públicos!! São privados! Divulgá-los é crime de devassa de comunicação privada!
    Não deve e não pode um blog benfiquista fazer eco dos mesmos! Isso é o que os clubes rivais querem! Se o Benfica os comentar ou responder, pactua com a sua divulgação!!!

    Usando o seu torpe raciocínio, o que seria o comportamento da Nissan se a Toyota divulgasse e-mails privados seus?! O que seria a reação se se soubesse que a Honda teve acesso, por via criminosa, a todos os e-mails da Nissan?!?

    É isso que está em causa!!

    Não entendem que, se o Benfica reagir ou responder a qualquer notícia ou alegado facto que advém dessa “fonte”, estará a legitimar o seu uso!?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os fanáticos do Porto dizem o mesmo quando se fala do Apito Dourado

      #RuaVieira

      Eliminar
    2. Nuno Figo: o mesmo disseram os adeptos do Futebol Clube do Porto acerca das escutas do apito dourado. Não me considero igual a esses fracos de espírito.

      Eliminar
    3. Nuno Figo2/1/19 17:48

      Não, de forma alguma!!
      Misturam alhos com bugalhos!

      No Apito dourado houve divulgação ilegal de escutas obtidas de forma legal, por entidades que têm o direito de as fazer!
      O fcp tinha e tem o direito de não as querer públicas, mas nada pode condenar quanto à sua obtenção!!
      Não há crime de devassa de comunicação privada! Não há qualquer suspeita de espionagem! Há uma fuga de segredo de justiça (o mais comum crime em Portugal, bastando ver as capas do cm).

      Não é o que aqui sucede! A obtenção dos alegados e-mails do Benfica E a sua divulgação são ambos devassa de comunicação privada! Um crime gravíssimo, ainda mais porque já foi assumido formalmente por fcp e scp que tiveram acesso ilegítimo a todos esses dados - e deram-lhe uso!!

      Repito: O Benfica não pode reagir aos mesmos! Fazê-lo é legitimar um crime feito pelos seus rivais, com inegáveis e graves consequências financeiras para o Benfica!

      Eliminar
  6. Isto é sugar o Benfica até mais não...quem vier atras faz uma operação coração e fica tudo bem!! O Benfiquismo gosta disso mesmo!!
    #somosmansos

    ResponderEliminar
  7. "O crescimento das receitas do Benfica é positivo, mas como se compara o mesmo com o crescimento das receitas dos principais clubes do futebol mundial?"

    Mas haverá alguma comparação possível? Estamos "apenas" a falar de clubes de França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Espanha. Que tipo de comparação se pode estabelecer entre essas economias e a economia portuguesa? Quantos desses clubes são detidos pelos sócios e não por multimilionários das arábias? Se calhar só de receitas televisivas esses clubes já ultrapassam a totalidade de receitas do Benfica...
    O nosso país é PORTUGAL, temos uma Liga de futebol que não tem mercado, que no estrangeiro ninguém acompanha (tirando os emigrantes). Mas algum estrangeiro quer ver, por exemplo, um Tondela-Benfica? Ou, por outro lado, qual o português que quer ver um Ajax-Twente? Ou um Galatasaray-Bursaspor? Pura e simplesmente, nós pertencemos a um mercado periférico, sem relevância, e, por muito que nos custe, não estou a ver como é que o Benfica pode alterar esta situação.
    Mas gostava sinceramente de, no meio de tantas críticas, perceber qual a solução para dar a volta a isto. Com ideias concretas e racionais e não com chavões do tipo "quem lá está é incompetente e precisamos urgentemente de mudar a direção, de trinador, de jogadores,..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por exemplo : As televisões dos países como Turquia , Portugal , Holanda e Bélgica , criarem uma frente de apoio aos clubes desses países . Seriam obrigados a comprar os direitos televisivos dos respectivos campeonatos nacionais , dando a conhecer os clubes , jogadores e cidades , abrindo assim o mercado ( em vez de 10 milhões passava a ser um mercado de 100 milhões de pessoas .

      Eliminar
    2. Só a uma é ganhar na Europa so aí é que muda tudo o resto é conversa.. Champions, Liga Europa, Mundial de clubes e por último a Super Taça Europeia quando não se ganha nada disso não se pode querer algo mais impossivel

      Eliminar
    3. Meireles: já viu quantos milhares de adeptos arrasta o Benfica quando joga fora na Europa? Sabe quanto vale o mercado televisivo internacional dos jogos no Estádio da Luz? Esta administração esconde os números porque não quer que se saiba a real valia do Benfica. Rentabilizar todas essas rubricas dará ao Benfica outras armas na luta com mercados maiores.

      Eliminar
  8. Bom texto. Mas mts desses aumentos do top 20 deve-se aos direitos televisivos. E contra isso fica difícil de lutar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorgen80: é difícil lutar quando temos um contrato de direitos televisivos altamente lesivo dos interesses do Benfica.

      Eliminar
    2. Também é verdade. Ás vezes penso nisso. Um Benfica com um CEO inteligente e esperto, como deve ser, teria apenas vendido por 40/50 milhões os direitos televisivos, ficando o Benfica com a possibilidade de manter os subscritores do clube. Desta forma, aumentar-se-ia os rendimentos para os 70 milhões de euros.
      Até gostava de saber a tua opinião acerca do que referi. Não achas que seria possível numa direção competente?

      Eliminar
    3. Quem negociou o contrato só atendeu a vantagens pessoais e interesses obscuros.
      Até dizem que deu direito a comissões...

      Eliminar
    4. BenfiquistaAtento6/1/19 00:56

      Claramente o nosso contrato com a NOS fico aquém das nossas possibilidades.

      Os contratos dos nossos rivais foram inimigináveis para qualquer portista ou sportinguista.

      Eliminar
  9. Isto é o chamado regresso em força!

    Muito bem.

    ResponderEliminar
  10. Finalmente um bom texto. Se pusermos de parte a demagogia relativa à comparação de aumento de receitas, é fácil concordar com vários pontos do texto, nomeadamente a ausência de defesa da marca Benfica que só é compreensível se houver interesses pessoais misturados.

    O problema não está na mensagem mas na sua entrega, é possível fazer oposição a sério sem demagogias e populismos baratos, como se vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Cerqueira: não sou oposição nem a tenciono fazer. Analiso friamente os números e procuro sugerir caminhos em nome do meu benfiquismo. Recuso esse carimbo que procuram colocar em todos os que possam articular algo em desacordo com o caminho atual.

      Eliminar
    2. Bom certamente não é um post a elogiar a direcção, portanto será oposição, caminho alternativo, chame-lhe o que quiser. O que vale a pena realçar é que apontou lacunas que existem e devem ser corrigidas.

      Eliminar
  11. Excelente POST...contra números não há argumentos. Quem exerce o poder no BENFICA tem lapsos de alguém que se sente impune e acima de tudo e TODOS incluindo o próprio BENFICA. ---- As despesas com pessoal é significativa, cada um interprete como entender….creio que existem pessoas a mais na dita estrutura e pagos a peso de ouro, os tais avençados que são o suporte deles próprios e da própria estrutura, aqueles que se querem perpetuar de qualquer maneira. ----Numa gestão eficaz os acionistas exigem uma estrutura eficiente, eficaz e competente … não um máquina administrativa que oferece lugares com o pressuposto de comprarem votos e afastar opositores,manter o actual STATUS QUO, tudo isto com dinheiro do próprio BENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jose: todo esse valor gasto em elementos dispensáveis seria muito útil noutras áreas.

      Eliminar
  12. Boa tarde Scaramanga:

    Declaração de interesses, sou adepto do FCP.
    Leio sempre com muita atenção os seus artigos (posts). Versam quase sempre matérias financeiras e em comum temos, presumo, formação económica / financeira.
    Os números das receitas de alguns clubes europeus têm o que se designa por "doping " financeiro. Esse facto associado à circunstância de estarem inseridos noutros mercados adultera a comparação. Eu acho notável o crescimento dos rendimentos e ganhos nos últimos anos do SLB, aplicando a especialização dos exercícios ainda que tenham antecipado receitas das transmissões estas não estão contabilizadas nos "proveitos". Acredito que a sustentabilidade financeira é a base para o sucesso operacional das organizações. Neste assunto estou mais de acordo com Rui Gomes da Silva, é possível o SLB vencer na Europa apesar da dimensão do futebol Português. O SLB tem uma dimensão superior ao Roma, e esta chegou a uma meia-final da liga de campeões (creio que o ano passado) e comparando os planteis não acho a Roma superior ao SLB.
    Fernando Neves

    O Andrade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BenfiquistaAtento6/1/19 00:55

      Além do mais ao contrário de outros clubes a cessão dos direitos de transmissão televisiva teve como objectivo :

      - o pagamento de dívida financeira, ao contrário do seu clube e de quem não cumpre com as suas obrigações financeiras e foi alvo de perdões de juros da sua dívida e será alvo de um perdão de cerca de 100M da sua dívida muito em breve...

      ps: totalmente de acordo com o "doping" financeiro. Claramente vísivel pelo facto dos 2 clubes de Estado estarem no 1 e 2 lugar da tabela....Algo menosprezado pelo Scaramanga.

      Eliminar
  13. @Zé Diogo2/1/19 18:53

    O Mário Centeno acabou há pouco de ser eleito o melhor Min. das Finanças da União Europeia, mas cá no burgo há muitos iluminados que continuam a achar que ele é muita bom a manipular as contas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/1/19 19:16

      Porque é benfiquista. Até lhe tentaram fazer a folha!!
      Se fosse adepto dragarto estava em todos as primeiras páginas!

      Eliminar
    2. BenfiquistaAtento6/1/19 00:49

      Esse prémio vale tanto como o Modric ter sido o melhor jogador do mundo.

      Tudo tretas...É tudo favores e tudo comprado, ou não sabe como funciona o mundo ?

      A pergunta que o Zé Diogo devia fazer é como raio é que o Centeno chegou a Presidente do EuroGrupo ? Que favores deve ele a quem o meteu lá ?

      Diga lá Zé Diogo que fez ele melhor que todos os outros 27 para merecer esse prémio ?

      Enquanto ele andar a apertar os Portugueses, e manter o País sob a trela da UE então terá os prémios melhores do Universo por quem decide as grandes orientações financeiras e económicas de Portugal. É tudo!

      Eliminar
  14. Mais um que pensa que todos os outros são burros e que acreditam nesta desonestidade intelectual. Confesso que nao li tudo, mas ainda assim perdi 2 minutos de vida que não recupero, infelizmente. Comparar o crescimento de.receitas com os grandes europeus? Tendo em conta as realidade portuguesa que é muito particular neste aspecto? Um tipo sério compararia com os outros clubes portugueses,por exemplo. Mas é a tal história, seria preciso ser sério....

    ResponderEliminar
  15. BenfiquistaAtento6/1/19 00:42

    O que o Sr. Scaramanga acusa outros de fazerem é precisamente o que o Sr. Scaramanga faz, ou seja pura e dura propaganda !

    1- Numa análise correcta, fidedigna e imparcial reporta-se o bom e o mau, o positivo e o negativo, o que é bem feito e o que pode ser melhorado.

    Ao contrário do BenficaEagle, o Scaramanga apenas fala e discute um lado. FACTO!

    2- O que eu digo é tanto mais confirmado pelo próprio Scaramanga quando diz e cito:

    "votando num candidato alternativo em futuro ato eleitoral de que o Benfica precisa como nunca. "

    É, pois, natural que um bloguista, que 2 anos antes de haver eleições já se tenha decidido a votar noutra alternativa é nada mais que um propagandista.

    Se tem mal ? Não! Tem o direito de votar em quem lhe apetecer. Tem o direito de tentar demonstrar a outros Benfiquistas que o actual Presidente não é o melhor para o SL Benfica. O que o Scaramanga não tem o direito é de vir acusar terceiros de serem propagandistas e tentarem manipular terceiros e de recusar ser chamado do mesmo... A única diferença é que é partidário doutro candidato.


    Ponha os olhos no BenficaEagle e faça um favor a todos os Benfiquistas, não se "esqueça" de escrever o que o SL Benfica faz de bom e de mau, para que seja considerado alguém de sério, imparcial e apenas com os interesses superiores do SL Benfica sem qualquer margem de dúvidas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking