O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Luisão abandona futebol profissional

. 70 comentários


Este é um momento que guardo na memória como um dos grandes contributos de Luisão para a história do Sport Lisboa e Benfica.

Não foi só isso que ele fez. Durante anos teve um papel importante no clube e formou uma dupla muita boa com Garay, rompida todos sabemos como.

Marcou golos importantes e durante anos todos pudemos acreditar que ele era um pilar do plantel.

Teve um discurso digno na despedida. Inaceitável que não tenham permitido a Luisão fazer isto perante os benfiquistas.

Mas como noutras coisas, tudo tempo o seu tempo. Luisão sai tarde demais. Devia ter saído no final da temporada 2016/2017. Não pode assumir sozinho a responsabilidade de não o ter feito mas ninguém mais que ele poderia ter assumido essa decisão. 

Luisão fica na história do SL Benfica mas não sobe ao "Olimpo" do nosso clube.
Foram anos a fio em que forçou ao limite renovações de contrato sob ameaça de sair. Isso não lhe permite entrar nesse universo de jogadores lendários do clube.

Aliás, Luisão mostrou que o dinheiro é bem mais importante que qualquer outra coisa quando já sabia que não contava para Rui Vitória e força a renovação esta temporada na mesma.

Esta cerimónia de despedida de Luisão teve um valor simbólico reduzido: faltavam os benfiquistas!

Sim, o clube são os seus adeptos e sócios e não a entourage que rodeia Vieira. O momento era hoje ou poderia ter sido no domingo passado. O futebol, mesmo nestas alturas, é o momento. 

Como sempre outras coisas tiveram mais importância que ter os benfiquistas a homenagearem um jogador com tantos anos de clube. Era importante o choradinho e a lágrima. A instrumentalização de um momento que deveria ser apenas de Luisão, da família e de mais ninguém.

O que não dava momentos de TV ou propaganda era ter dado em vida a Mário Coluna um rendimento financeiro digno. 

Mário Coluna foi sim um símbolo de uma temporada gloriosa do SL Benfica e que colocou o clube na alta roda do futebol mundial. Em vez de isso ter sido feito sem hesitação, preferiram discutir descontos e cêntimos. Lamentável.

A saída de Luisão é tardia. O seu papel no balneário na época passada foi negativo. E isso juntamente com o materialismo que sempre demonstrou, não o deixa sair pela porta grande, mas pela porta possível.

Não acautelar os interesses do clube em primeiro lugar tira brilho à saída de Luisão e à oportunidade do momento. 

As palavras de Ricardo Araújo Pereira, benfiquista de gema, são lapidares quanto à verdadeira importância que quem está no clube tem:


"Vestir a camisola do Benfica é uma honra para todos os jogadores. Alguns, e não são assim tantos, honram tanto a camisola como ela os honra a eles. Outros, ainda mais raros, conseguem dar mais ao Benfica do que o Benfica lhes dá. A esses, o clube ergue-lhes uma estátua à porta do estádio. É por isso que só está lá uma." 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

70 comentários

  1. Pois, tudo isto é triste.
    Não se percebe nada do que andam a fazer esta tudo baralhado???

    OBRIGADO CAPITÃO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo uma rápida leitura, não leva mais de dois minutos e fiquem a par de mais um artigo num blog que defende o Glorioso!!! Nesta fase, creio que isso importa mais que análises aos Luísoes desta vida:

      https://aspapoilasdobiscaia.blogspot.com/2018/09/contornos-burlescos-e-assim-que-o-erc.html?m=1

      Eliminar
    2. Completamente de acordo!

      Eliminar
  2. Jorge Leitão25/9/18 23:59

    A mim, custou-me imenso a saída do Gaitán. Estava em Coimbra e, quando o vi a sair, a levantar uma mão e a bater com outra no peito, percebo que nos estava a dizer adeus. Creio que só não chorei porque estava rodeado dos filhos. Como canta Jorge Fernando, «há gente que fica na história da história gente e outras de quem nem o nome lembramos ouvir».

    Neste momento de partida, prefiro recordar os bons momentos que nos deu. O lado negativo fica para depois.

    Obrigado, Luisão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a saída do Gaitan foi outro momento infeliz.

      Eliminar
    2. E a saída do Eliseu, já aconteceu?

      Eliminar
    3. Outro momento infeliz foi a escrita deste texto.

      Eliminar
    4. Fartei-me de chorar!

      Eliminar
  3. tudo isto não tem ponta por onde se lhe pegue e depois dizem que só se critica.

    mas então não era muito melhor ele ter acabado a carreira a época passada em campo no ultimo jogo conta o moreirense.
    para que é que se foi renovar em julho par menos de tres meses depois rescindir, se era para dar um valor mais valia ter dado um prémio, à laia de jogo de despedida de antigamente.
    depois esta despedida à porta fechada não faz sentido nenhum nem é digno do clube nem do jogador.

    pelos visto sempre era estranho a presença de luisão no plantel deste ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Carlos,

      As certezas.
      As verdades absolutas.
      ...
      Aquilo que eu aprendo com os sábios!

      Eliminar
    2. E sabe se ele queria acabar no ano passado? Queres ver que foi obrigado a renovar ..

      Despedida digna teve... Deixa cá ver.. o Casillas do Real.

      Eliminar
    3. E o que é que o Casillas tem a ver com o SLB?

      Eliminar
    4. @pedro rodrigues
      no meu comentário não estão nem certezas muito menos verdades absolutas apenas opiniões, coisa a que a vocês causa urticaria.
      é que com tanta coisa nem sequer contrapõe o quer que seja apenas diz banalidades.

      para aprender com sábios sem duvida é preciso ter capacidade para os entender, que pelos vistos não tem.
      agora se tentar aprender com pessoas comuns como eu talvez aprenda alguma coisa.

      Eliminar
    5. @nuno martins
      continuas sem perceber ou não queres perceber.

      o shéu também acabava o contrato e queria ficar mais uma época, mas os dirigentes da altura tiveram uma conversa com ele e fizeram ver que era a altura de acabar ter a despedida a jogar e no clube de sempre e passar a outras funções, que por acaso ficou quase trinta anos.

      não é preciso inventar nada é só manter o que se fez bem no passado e corrigir o que se fez mal, agora quando pensa que o clube foi fundado neste século e se acha que quem lá esta agora são uns iluminados tem destas coisas.

      já agora nem uma palavrinha quanto ao facto da cerimonia ser à porta fechada.

      que mania das comparações ainda assim essa é estilo vamos mandar da ponte abaixo porque os outros também se mandaram.

      Eliminar
  4. E agora? ... continua no Benfica? É integrado na estrutura? Ou vai para uma Ali Lol desta vida?

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada26/9/18 00:21

    Tudo o que dizes no teu post é verdade! Mas este é um momento de adeus e o momento de dizermos OBRIGADO a quem nos serviu, como já caiu em desuso, durante quinze anos.
    Luisão tem defeitos! Quem os não tem? Mas entendo que as situações positivas compensam e ultrapassam as negativas!
    Por tudo o que deste ao Benfica, só posso dizer: Obrigado Luisão!

    Uma palavra de repúdio para quem se acha dono do Benfica... Hoje, foi mais uma demonstração que o Benfica se transformou num feudo de Vieira e seus bajuladores! Para ele, existem os amigos e os "companheiros de viagem" e os outros, os benfiquistas, que tudo faz para excluir do clube porque são gente de que ele não gosta!
    Uma despedida a que pretenderam dar solenidade e prestigio, não passou de uma tentativa de propaganda fria, desumana, rodeada de cadeiras vazias! Para terem optado por esta forma de despedida, deviam tê-la feito num salão, com os amigos e a "elite" bajuladora do Rei Sol!
    Luisão fez referência ao abandono que com certeza sentiu no momento do adeus!
    Isto já não é o BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisão tirou proveito dessa bajulação. Acaba por ter o tratamento que Vieira reserva aos de que já não precisa.

      Eliminar
  6. Caro Shadows,

    Eu sinceramente lamento este teu post.
    Há momentos em que podemos criticar e outros em que devemos aplaudir.
    Luisão é e será um símbolo do Benfica, aliás desde o anos 90 o Benfica tem como maiores símbolos Rui Costa e Luisão.
    Luisão há-de ser por mim sempre lembrado pelos golos que marcou, pelos cortes que fez, pela liderança que teve durante largos anos e pela forma sempre se entregou ao Benfica.
    Os símbolos são para estimar e nisso em vez de criticares deverias aplaudir pois antes desta direcção, anos houve,em que os antigos jogadores nem sequer eram lembrados.
    Só quem não praticou desporto é que não sabe o quanto é difícil escolher o momento certo para sair, se é que há momento certo.
    Acho este post triste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Pedro, que confusão nessa cabeça! Símbolo do SL Benfica é aquilo que qualquer atleta enverga na zona do coração quanto veste o Manto Sagrado.

      Lembras-te de Eusébio? Procura lá o que Eusébio respondia quando lhe perguntavam se se considerava um símbolo do clube e se o clube lhe devia estar grato de alguma coisa! Houve algum jogador mais significativo que ele?

      Rui Costa? Bah! O que fez Rui Costa no SL Benfica? Saiu miúdo e voltou para se reformar. Sentia o SL Benfica? Também outros milhões de adeptos do SL Benfica. Mas símbolo? Tem paciência...!

      Conversa da treta é também essa de que antes de Vieira não olhavam para os antigos atletas. Pelo contrário meu caro! Sabes tão pouco do SL Benfica e da sua história pelo visto...

      Eliminar
    2. O "símbolo" do Benfica dos anos 90 Chama-se João Vieira Pinto!!

      Eliminar
    3. Símbolo? Mas alguém vai meter a cabeça careca do Luisão onde costuma estar a Águia amarela empoleirada em cima de uma roda de bicicleta?

      Eliminar
    4. O Luisao é "pesetero" o Rui Costa (que obviamente preferia o Barcelona de Cruijff) aceitou que o Benfica o vendesse a um clube menor (Fiorentina) porque estes pagavam mais, mas para ti também não vale.

      Enfim Shadows, símbolo deves ser tu que a única coisa que sabes fazer é falar mal de duas glórias benfiquistas. Sim glórias, gostes ou não deles.

      Estás tuas palavras carregadas de fel parecem-me tão despropositadas, espero que não sejas a pessoa azeda que aparenta nos teus escritos.

      Abraço

      Eliminar
    5. Símbolo vivo é o Toni, o Humberto coelho, o Shéu (que engoliu muita merda do JJesus para não destabilizar a equipa/clube), o Pietra, o enorme Chalana (que metia no bolso os Ronas desta vida), o Álvaro, etc. Esses sim
      deram ao clube (no campo e fora dele) aquilo que deve ser.
      Agradeço ao Luisão a dedicação e a liderança, mas não esqueço as acções "fora do campo".

      Eliminar
  7. Bem como passou rápido estes 15 anos... Ainda me lembro de quando jogava fm o ter ido buscar ao Cruzeiro sem saber que passado algum tempo seria jogador do Benfica, apesar de tudo foi um jogador importante no clube, não foi nunca um super jogador, mas teve épocas muito boas e golos importantes e claro está 15 anos é muito tempo, pena este anuncio ter sido assim de repente, quando poderia ter ocorrido noutro momento e o Luisão ter saído em grande, mas enfim as coisas são como são...

    Tony Montana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até eu que nunca fui grande fã dele, (e estive na Luz em 2005 naquela tarde-noite que representou o início dos festejos pelo fim do nosso jejum), também eu acho isto curto para o Benfica, e aquilo que apesar de tudo Luisão representou no Benfica.

      Sejamos mais ou menos fãs do que foi Luisão no Benfica, uma coisa irrefutável, Luisão foi figura importante em todos os troféus que conquistou ao nosso serviço, e em muitos deles foi mesmo fundamental, tal como na anteriormente referida época de 2004/2005.

      Eliminar
    2. Sem dúvida Mark. Mas não o queiram colocar ao nível dos intocáveis do Olimpo Benfica!

      Eliminar
  8. Luisão abandona o futebol profissional, enquanto jogador. Permanecerá a sua ligação ao futebol profissional, agora noutras funções.
    E é precisamente neste ponto que eu discordo da sua permanência no clube.
    Luisão, por tudo o que foi de bom e menos bom, será sempre uma figura omnipresente.
    O bom senso e a sobriedade, imporia que se afastasse durante uns tempos do Benfica (tipo período de nojo), podendo voltar mais tarde, quando a página da sua passagem pelo Benfica como jogador estivesse definitivamente passada.

    Assim, terá o plantel de conviver com este "fantasma", sendo certo que os últimos temos do brasileiro no clube foram marcados por alguma subversão.

    Não nego a relevância que teve no decurso destes 15 anos, mas houve coisas (factuais) que se dispensavam bem a um capitão do Benfica e que não concorreram para a sua elevação a um estatuto que, quer queira, quer não, não alcançou.

    Pelo perfil evidenciado pelo brasileiro, temo bem que o que de "menos bom" tem, continue a influenciar o rumo de certas decisões e até o ambiente do balneário.
    Quinze anos não se apagam assim de um momento para o outro, mais a mais com uma despedida privada (ainda espero que a Direcção justifique decisão tão bizarra).

    Seja como for, vejo com muito bons olhos a perda de influência do clã brasileiro no balneário, através da retirada, ainda que forçada, de um dos seus mais influentes membros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas esse clã mantém ainda uma influência que poderá ser agora de clivagem visto já não estar lá Luisão.

      Eliminar
  9. deixa lá...entraram 3 advogados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São bem mais precisos que qualquer jogador. O futuro do Benfica depende muito mais de providências cautelares e recursos que de jogadas e golos. Se os jogadores não tiverem um bom desempenho, o Benfica não é campeão. Se os advogados estiverem mal, o Benfica pode ser campeão... da segunda liga.

      Eliminar
  10. Não esqueço o episódio ocorrido aquando na entrada do 2º ano do Jorge Jesus, no qual o plantel, comandado e influenciado por Luisão, desencadeou um "boicote" ao bom funcionamento da época (a qual viria a ser desastrosa, tendo o Benfica perdido o campeonato para o Porto de Vilas Boas com uma desvantagem pontual vergonhosa) tudo por...dinheiro.

    Na altura, Jorge Jesus, muito ao seu jeito, arrecadou o prémio pela conquista do 1º campeonato, esquecendo por completo os jogadores.

    Luisão tomou a dianteira da revolta, manipulou o plantel, tendo conseguido um desnorte inqualificável, que só se viria a resolver, em finais de novembro, quando Vieira aceitou dialogar com o plantel, na pessoa do seu capitão (Luisão), tendo conseguido então que os jogadores também fossem abrangidos por um prémio pecuniário.

    Entretanto o Benfica já estava a 9 ou 10 pontos do Porto, tendo a época corrido como todos (ou nem por isso) infelizmente nos lembraremos.

    Sempre o dinheiro, sempre o dinheiro na base destas atitudes de Luisão.
    Para já não falar das sucessivas faltas nos arranques das épocas, sempre com a alegação de, ou o Benfica lhe melhorava o contrato ou sairia para clubes mais poderosos e com condições substancialmente melhores.

    O que vale é que as pessoas têm memória curta ou selectiva e muitos talvez nem se lembrem destes tristes episódios.

    Mas a passagem de qualquer jogador ou treinador pelo Benfica, terá sempre em consideração o que fizeram de bom e de menos bom.

    Luisão, neste particular aspecto, comportou-se bastantes vezes como um reles mercenário.
    Não é por isso porém que lhe deixo de agradecer e lhe desejar boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa de ser mentiroso.

      Eliminar
    2. "Na altura, Jorge Jesus, muito ao seu jeito, arrecadou o prémio pela conquista do 1º campeonato, esquecendo por completo os jogadores."

      escreves isto e depois vens apontar o dedo aos jogadores? Já diz o povo quem não se sente não é filho de boa gente. O que é que a massa associativa diria se LFV não renovasse este ano com Jonas? Uns são filhos outros enteados? Jogadores profissionais com carreiras que acabam muitos antes dos 33, não é expectável que queiram ganhar o que consigam? Amor à camisola é à segunda com os amigos.

      Em relação ao RAP, gosto muito dele e revela uma inteligência acima da média, mas em relação ao SLB normalmente só diz baboseira, é a viúva original de Jorge Jesus, e acho-o inteligente demais para fazer certos ataques que tem feito ao SLB. Em relação à frase transcrita está a passar um atestado de menoridade a todos os outros jogadores que suaram o manto sagrado, o patinho feio do André Almeida por exemplo conquistou algo que Eusébio nunca conseguiu, um tetra inédito, para não ir a Coluna ou Simões (outro que mostra azedume com o glorioso), até Rojas ou o Binya vestiram o manto sagrado.

      Luisão foi um jogador exemplar e é o jogador mais titulado do clube e deu-nos imensas alegrias, desde golos decisivos a secar o Rooney.

      Só concordo com o texto na medida de que esta despedida é mal amanhada, Luisão merecia algo melhor, vamos ver o que acontece no próximo jogo na luz.

      Eliminar
  11. A ligação dos jogadores é com os adeptos, por isso não compreendo esta despedida "privada".
    Promover uma despedida de um jogador simbólico com o estádio vazio e só frente a frente com quem lhe pagou o salário, é algo no mínimo que eu considero bizarro.

    Mas enfim, Vieira já nos deu a entender mais do que uma vez que o clube e todo o seu património que ele considera valioso, é pertença dele e de mais ninguém.

    Quanto muito e porque isso lhe trás benefícios, lá consente que as pessoas entrem no estádio (que também é casa sua) para assistir aos jogos.

    Estamos pois perante um ditador da pior espécie, bem ao estilo dos muitos que ainda infelizmente abundam pelo continente africano, que pouco a pouco, se foi apoderando de tudo e de todos os que, de algum modo lhe podem fazer frente e incomodar.

    Cada vez mais descaracterizado este Benfica que nasceu de raízes populares e que evoluiu - tristemente - para aquilo que é hoje : um protectorado de malandros e malandrices.

    ResponderEliminar
  12. Luizão chegou a se um defesa top. Faltava-lhe saber sair a jogar para ser top mundial. No olimpo do Benfica só há lugar para aqueles que ganharam as finais da 🏆 dos Campeões! Todos os outros não poedem viver no Olimpo, de Humberto a Mozer, Ricardo, Gamarra, Garay ou David são centrais top mas Luizão superou-os a todos! !No entanto, no Benfica o Olimpo é de Germano e companhia!

    ResponderEliminar
  13. Luisão foi o único capitão do Benfica que agrediu um árbitro (talvez já ninguém se lembre; mas olhem que foi há bem pouco tempo).
    Já sei, a memória do que foi Luisão no Benfica resume-se ao golo apontado ao Sporting que valeu o título.
    Curiosamente, hoje na despedida e falando desse lance, o brasileiro afirmou que "as filhas acham que foi um lance regular). Além de mercenário, também um razoável bobo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobo porquê? A mim pareceu me de grande humor e a gozar com o Sporting. "as miúdas, que não percebem patavina de futebol, acham que não foi falta" é uma forma gira de admitir que foi falta, como qualquer pessoa, não cega, honesta acha.

      Eliminar
  14. King So Ha Um O Imortal Eusebio de facto deu mais ao Benfica que o Benfica lhe podia retribuir teve um final de Vida um pouco mais digno gracas ao Benfica(era o minimo que o Clube podia dar depois do muitissimo que o Eusebio deu ao Benfica foi uma das boas descisoes que o Presidente Vieira e a restante Direcao tomou nao concordo com muitas mas esta foi das boas o mesmo merecia o Mario Coluna) Simbolos e Grandes Capitaes sao aqueles que ao envergarem o Manto Sagrado dao ao Benfica aquilo que depois o Benfica lhes retribui e faz deles Idolos Simbolos e alguns Grandes Capitaes Grandeza e Gloria o Benfica teve varios o Mario Coluna o Monstro Sagrado foi um deles para muitos Benfiquistas o melhor Capitao que o Benfica teve O Luisao honrou a Camisola e um facto que forcou a saida varias vezes com o intuito UNICO de melhorar a sua condicao financeira nas tambem e verade que honrou o Manto Sagrado que envergou durante 15 anos numa altura em que nao e comum jogadores ficarem no mesmo clube durante muitos anos foi capitao do Benfica e isso e uma Honra so por si o timing da saida nao foi o melhor deveria de ter saido no final da epoca ou renovando no final desta erguendo Como Capitao do Benfica o Trofeu de Campeao National no final da epoca Obrigado Luisao pela dedicacao pelos anos de servico merece uma despedida perante os seus Nos Benfiquistas na Catedral cheia 65 mil Fieis Befiquistas vai continuar ligado a estrutura de perferencia junto do plantel principal de futebol onde a sua experiencia e influencia uma ultima homnagem para um homem que nao era um idolo ou simbolo nao era o Capitao nas merece ser relembrado e tenho a certeza que esta na memoria e coracao de todos Nos Benfiquistas nunca te esqueceremos Miklos Feher a camisola 29 sera eternanente sua

    Carrega Benfica

    Este e o ano da Reconquista

    Red 1

    ResponderEliminar
  15. Desde já o meu obrigado a um grande capitão.
    Deu muito ao Benfica mas o Benfica ainda lhe deu mais.
    Mas suponho que a sua saída nesta altura visa basicamente ficar com um fundo de maneio para a contratação de novos reforços, nomeadamente 3 advogados que tão necessários serão para se juntar aos 5 já existentes, dado a quantidade de processos em que o Benfica está envolvido.
    3 advogados para substituir só um, o PG. O gajo devia ser mesmo bom e muito bem pago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabes ler. Os 3 advogados não substituem PG.
      Para além disso, haverá algo no Benfica que te agrada e possas elogiar?

      Eliminar
    2. Para quem como este rudolfo dias faz do Mister do Café e Bagaço o seu poiso habitual, estavas à espera de pérolas?

      Eliminar
    3. Ó anónimos de merda, esta pequena parábola só vinca a coincidência do fim da carreira de um jogador e a contratação de mais 3 advogados, não diz que é consequência directa.
      Se não sabem o que isso é, informem-se.
      Quanto ao caralho que faz alusão ao Clister do Café, eu defendo o Benfica onde posso, o que fazes tu pelo teu clube? Qual é o teu problema frouxo de merda, que pelos vistos também passas por lá e não tens a coragem de defender o teu clube perante as mais maquiavélicas insinuações que lá postam?
      Ah, já sei, nem benfiquista és.

      Eliminar
    4. "Clister do Café"...loool

      Eliminar
  16. OBRIGADO LUISÃO

    um espaço que podia e devia ser de homenagem a uma figura incontornável do Benfica de sempre. O jogador mais titulado do futebol profissional.

    E mais uma vez aproveita-se para criticar.

    Optou-se mais uma vez pelo discurso negativo aproveitando-se do nosso Capitão.

    mas o Benfica está em primeiro (A, B e Sub-23) com jovens a dar cartas e “até” o Pizzi mais uma vez a ser o melhor.

    Podia ter-se contado as condições do Benfica antes e depois de Luisão isso sim vale a pena registar

    Como o estádio (ainda me lembro do jogadores a tomarem banho debaixo de um cano com fio decagua correr, o centro de estágios, a formação e jogadores jovens,

    O Luisão foi fundamental para isto tudo e muito mais e foi contratado pelo LFV

    O Benfica é muito maior agora depois de Luísao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário é um grande loool. Prefiro responder-te assim.

      Eliminar
  17. Pode ter sido um jogador razoável, mas nunca representará os valores do Benfica. O seu profissionalismo mediu-se sempre pelo dinheiro que auferia e o discurso, ontem, do seu representante mais uma vez o confirma.

    Avante plo SLB

    ResponderEliminar
  18. Bom post Shadows. Certeiro.
    Luisão nunca será uma lenda. Nunca soube qual era o seu lugar no clube e sempre foi um privilegiado por ser afilhado de lfv (uma toupeira do balneário).
    Até quando se tinha que apresentar nas pré epocas chegou a faltar e a ficar pelo Brasil enquanto não lhe satisfizessem as vontades. E foram mais que uma vez que isto aconteceu.
    John Terry, Lampard, Xavi, Iniesta, Gerrard... senhores do futebol que sempre colocaram os interesses do clubes que representavam à frente dos seus interesses pessoais, coisa que o Luisão nunca soube fazer. A renovação deste ano foi sintomático e ele sabia que não tinha condições para o nível do Benfica e mesmo assim quis prolongar... €€€€€€€

    E esta despedida? Passado uns meses de ter renovado? É o espelho da gestão do clube. Planeamento ao nivél de um Vilafranquense, tudo em cima do joelho. Só que são pagos a peso de ouro (estrutura dizem eles...só rir). Era giro saber se o Luisão abdicou dos salários até ao fim do contracto ou recebeu já tudo por inteiro (tipo bónus de bom comportamento) ??

    Anti-culambistas




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começou a perder espaço quando se aperceberam de que certos episódios minutos depois já estavam nos ouvidos do presidente.

      Eliminar
  19. É neste tipo de post que eu digo que te descredibilizas todo. TODO... E depois tb te abralhas todo. Por um lado dizes que foi uma despedida sem brilho, depois dizes que Luisão foi "pesetero", depois elogias o jogador, depois criticas as suas atitudes. Um post a dizer "Obrigado Luisão" bastaria em dia de despedida. Hoje ou amanhã escrevias o que querias. Mas dizer mal é mais forte que tu. Às vezes acho que és tao parecido com Vieira que é por isso que o odeias.

    Tu gostas de dizer mal, ponto. Tens de ter os teus odios para teres atençao. E o quee screves do luisão é só mais uma saída infeliz.

    Quanto a Luisão tood este processo foi mal conduzido e este timming e a pressa com que se fez esta depsedida são incompreensiveis.


    Andre Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tudo é mau ou bom. Luisão teve momentos felizes como teve outros bem infelizes. E nem falei na situação com o árbitro na Alemanha.

      O tema Luisão jogador morreu ontem, André. Era dia para se falar nisso.
      Escusas era de ofender não é? :)

      Eliminar
  20. Luizão foi o segundo melhor capitão de sempre no Benfica e merece o nosso respeito e admiração. Fico feliz por ele continuar ligado ao Benfica.

    Está, no entanto, a distância considerável do Sr. Mário Coluna que liderou e ganhou a mais alto nível. MC foi o capitão na década de 60, conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus por duas vezes e da selecção nacional que alcançou o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra. O eterno capitão, MC, está entre os 100 melhores jogadores do século XX segundo a FIFA.

    ResponderEliminar
  21. Shadows,

    Infelizmente é mais ou menos isto, que esperava de um post teu sobre um jogador que ficará para sempre na história do Sport Lisboa e Benfica.

    Nesta época, Luisão não forçou renovação. Renovou porque lhe tinham prometido a renovação. Mas esta parte do post, é só mais uma, que da tua parte é infeliz.

    Luisão é um profissional exemplar para todos. Até no discurso e na forma como todos o escutam se vê tudo o que de bom tem um líder.

    Se até tu, benfiquista desde que nasces, consegues dizer mal do teu clube, imagina-te estrangeiro, profissional e com hipóteses de melhorar as tuas condições financeiras. O que farias perante propostas?

    Lamentável da tua parte, falar de glórias que viveram dificuldades, quando acima, querias um jogador a respirar Benfica, vestir Benfica e se possível, renovar eternamente com um ordenado de adepto para poder subir ao Olimpo.
    Lamentável da tua parte, falar de glórias em dificuldades, quando tens nesta direção a única no Benfica e na história do futebol português, com esse tipo de preocupação... e não falo no papel, falo na prática.

    Lamentável na despedida de um jogador que permanecerá para sempre na história do Benfica, não conseguires fazer um post que dignificasse os benfiquistas, como os melhores adeptos do mundo!

    Abraço,
    GG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisão forçou sim a renovação.
      Estabeleceu o ano de 2019 como sendo o da sua despedida, enquanto profissional de futebol ao serviço do SLB.
      Por muito que gostemos de alguém, não podemos branquear tudo o que de menos bom e correcto se passou.

      Se RV lhe disse olhos nos olhos (segundo a imprensa de hoje) que não contava com ele, por que razão Vieira teimou em renovar-lhe o contrato ?
      Há coisas que ainda faltam esclarecer, nomeadamente se, mesmo tendo rescindido, vai sacar os 2 milhões inscritos no contrato.

      Nada tenho a apontar ao Luisão enquanto desportista, embora nunca tivesse deslumbrado. Está a anos luz do que foram outros centrais de nomeada e que passaram pelo Benfica.

      Já quanto ao homem, sempre o achei um obstinado pelo dinheiro, pelas melhorias sucessivas, diria mesmo anuais dos contratos e uma certa chantagem exercida, caso não correspondessem aos seus intentos. Enfim, fez o papel dele, embora os seus interesses se tivessem sempre sobreposto aos do Benfica.

      Como o presente é o Luisão, toda a gente fala dele e do que lhe convém e reteve.
      Daqui a meia dúzia de dias, como aliás todos os demais, ninguém mais se lembra do brasileiro.
      Aliás, aceitar um tacho inconsequente e que nada acrescenta, diz bem da mediocridade do homem.
      Outros recentemente o recusaram ; Nuno Gomes e Simão Sabrosa, por exemplo.

      Eliminar
    2. Uma coisa é pessoalmente achar que tem condições para continuar a jogar ao mais alto nível e colocar como meta pessoal a retirada em 2019. Outra bem diferente é forçar renovação. Tanto que se falou, que se o Benfica não renovasse ele iria fazer uma temporada noutro clube.

      Qual é a parte do ser-se profissional que não se entende aqui!?

      Sejamos francos e pensemos um bocadinho...
      Se Luisão recebe 1M€ no Benfica e aparece um clube que lhe oferece 4M€, não é legitimo a Luisão, que a exercer a sua profissão pretenda ver melhoradas as suas condições? Ele assumiu ontem, que a forma como o fez, por vezes não foi a mais correcta... mas quem não erra?

      Como reage qualquer um de nós, com uma oferta de emprego "n" vezes mais alta ao que ganhámos para fazer o mesmo?
      Somos todos passarinhos e ainda acreditamos no pai natal?

      Nem portugueses que crescem no Benfica, deixam de pensar nas suas carreiras pessoais e internacionais... e vamos exigir isso a um estrangeiro?

      Agora, o seu profissionalismo, trajecto no clube, jogos, títulos, liderança e história no Benfica ninguém lhe consegue retirar.

      Para mim, Luisão terá sempre o meu enorme respeito e admiração.

      Eliminar
    3. GG, RV disse a Luisão e a Vieira que não contava com ele. Luisão não gostou e exigiu a renovação. Foi renovado. Simples e sem espinhas. RV manteve a posição(invulgar) e não restou a Luisão outro caminho senão sair(levando o contrato integralmente).

      Já disse e repito que a propaganda que esta direcção é que olhou para os antigos atletas é uma treta pegada. Lembro a quantidade de antigos jogadores que faziam parte do SL Benfica como treinadores, adjuntos, olheiros, etc, no passado.

      Lamento é que nos tempos da atual direcção, tenha parecido que só os que vinham dar agradecimentos em público ao presidente (e não ao clube) é que tenham sido alvo das benesses. Mário Coluna, um dos maiores do SL Benfica, não teve essa benesse. Ainda andaram a empurrar a situação...vergonhoso.

      Espero mais de ti nestes temas GG.

      Eliminar
  22. A capa do jornal Record de hoje é muito linda...é favor de dizer ao Rui Vitória para levar o Luisao à conferência de imprensa e desmentir tudo!!!

    ResponderEliminar
  23. Eu disse cinco, está quase!!

    ResponderEliminar
  24. "Esta cerimónia de despedida de Luisão teve um valor simbólico reduzido: faltavam os benfiquistas!

    Sim, o clube são os seus adeptos e sócios e não a entourage que rodeia Vieira. O momento era hoje ou poderia ter sido no domingo passado. O futebol, mesmo nestas alturas, é o momento.

    Como sempre outras coisas tiveram mais importância que ter os benfiquistas a homenagearem um jogador com tantos anos de clube. Era importante o choradinho e a lágrima. A instrumentalização de um momento que deveria ser apenas de Luisão, da família e de mais ninguém."
    Bastava isto meu caro Shadows...resta saber se foi o Luisao que quis assim ou não! Se foi, é triste que não queira que o Benfica tenhá participado na sua despedida e que confunda Vieira e associados como o Benfica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei de quem foi, mas sei que quem manda é o SL Benfica pois é a entidade empregadora.

      Eliminar
  25. Entao o homem andou anos a fio a forcar a saida e agora nao regressa ao brasil?relacoes internacionais?es tao grande Nuno Gomes.

    ResponderEliminar
  26. A despedida do Luisão, deveria ter sido feita em dia de jogo, com estádio cheio ou quase cheio, em que ele descalça as botas, colocando-as no centro do relvado, e posteriormente vestiria uma camisola do dia-a-dia sobre a camisola vermelha, como se fosse a própria pele dele.

    ResponderEliminar
  27. Acho este post inaceitável. As opiniões manifestadas são conhecidas. Utilizar o momento para repisar tanta dor de cotovelo...nāo gostei mesmo nada. Lamento.

    ResponderEliminar
  28. Não há um post sobre a capa de o'jogo: o roupeiro do dragão ocupa uma página; o jogador com mais títulos do maior clube nacional vem em nota de rodapé. Uma provocação baixa e inqualificável. Por mim, é abjeto ver o Oliveira no nosso estádio. Chega. Haja quem os tenha no sitio e dê um murro na mesa.
    Bruno Ferreira

    ResponderEliminar
  29. Luisão faz parte da nossa gloriosa história, goste quem gostar do Homem e do Jogador.

    Nós como Benfiquistas devemos, ou deveríamos relevar o que é acessório e engrandecer aqueles que foram os nossos ases em campo.

    Goste-se ou não Luisão é o jogador do Benfica que mais troféus conquistou, um dos poucos a ser Tetra Campeão, um líder sereno em campo, e com dois momentos emblemáticos - o golo ao Sporting em 2005 (eu estava mesmo por tras da baliza) que nos ajuda a acbar com o já longo jejum de 10 épocas e o golo ao Braga em 2009/2010 (estava do outro lado), que nos ajudou na conquista desse titulo contra um Braga carregado ao colo.

    Luisão é um dos jogadores de topo do clube, por mais posts que se escrevam a desmerecer um atleta que foi dos que mais vezes envergou a gloriosa camisola.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking