O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

É possível combater os tubarões da Europa? 2 exemplos

. 81 comentários


2006, Anfield Road, casa do campeão europeu de 2005.


LIVERPOOL -Reina; Finnan, Carragher, Warnock e Traore; Luis Garcia, Gerrard, Xabi Alonso e Kewell; Crouch e Morientes. 


Suplentes: Dudek, Hyypia, Anderson, Barragán, Fowler e Cissé.

Treinador: Rafael Benítez


BENFICA - Moretto; Alcides, Luisão, Anderson e Léo; Beto e Manuel Fernandes; Robert, Nuno Gomes e SImão; Geovanni. 


Suplentes: Quim, Nélson, Ricardo Rocha, Karagounis, Karyaka, Miccoli e Marcel

Treinador: Ronald Koeman

Vencemos com grande brilhantismo por 0-2 e eliminamos o campeão europeu em título. Quanto custava o plantel do SLB em comparação com o do Liverpool? E a teórica diferença de qualidade individual quanto ao plantel?

----------------------------------



2005, Estádio da Luz, duelo com o Manchester United em jogo final da fase de grupos.


Benfica: Quim; Alcides, Luisão, Anderson e Leo (Ricardo Rocha, 90’); Petit, Beto e Nuno Assis (João Pereira, 73’); Nélson, Geovanni (Mantorras, 80’) e Nuno Gomes.

Treinador: Ronald Koeman.

Suplentes não utilizados: Rui Nereu, Manuel dos Santos, Bruno Aguiar e Hélio Roque.

Manchester United: Van der Sar; Gary Neville, Ferdinand, Silvestre e O’Shea (Richardson, 86’); Scholes, Alan Smith e Giggs (Saha, 61’); Wayne Rooney, Van Nistelrooy e Cristiano Ronaldo (Ji-Sung Park, 67’).

Treinador: Alex Ferguson.

Suplentes não utilizados: Tim Howard, Bardsley, Brown e Fletcher.

Vencemos com grande brilhantismo por 2-1 e eliminamos uma das equipas mais fortes da Champions, com um dos golos marcados por Beto, um jogador quase odiado mas que nesse jogo teve o seu ponto alto da carreira. Quanto custava o plantel do SLB em comparação com o do Manchester United? E a teórica diferença de qualidade individual quanto ao plantel?

------------------------------------------------

Isto apenas para mostrar que no papel a coisa pode ser quase impossível. Em campo, quando se quer ganhar e se faz o melhor que se pode, muitas das vezes a coisa corre bem! 

Falta de ambição, conformismo e fatalismo não fazem parte do ADN do Sport Lisboa e Benfica. Quem achar que pode fazer disso "lei" no Benfica está bem enganado.

(Obrigado ao Ontem vi-te no Estádio da Luz pelo exemplo)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

81 comentários

  1. Daquelas publicações sem grande sentido. O Estoril tb pode ganhar ao Benfica. O Chaves também. 95 em cada 100 o Benfica ganha. 95 em cada 100 o Bayern ganharia ao Benfica. Ontem foi uma delas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a adorar este Benfica: feliz nas derrotas, confiante com os remates ao lado, aplaudindo-te golos adversários, negando evidências, rejeitando artimanhas à vista de todos, protegendo as pessoa erradas, admitindo a ilegalidade e, ainda assim, praticando a soberba.
      Parabéns, são únicos.

      Eliminar
    2. É nada mais do que "O Benfica de Rui Vitória não ganha um grande há um bom tempo."

      Behelit

      Eliminar
    3. Rui Dias, esse tipo de racionínio pode ser utilizado por qualquer outro dos adeptos nacionais, menos pelo benfiquista. Nunca compararei as ambições de um clube enorme como o SL Benfica com as de um Estoril.

      Eliminar
    4. As ambições do Benfica na Europa são as mesmas que um Estoril em Portugal. Reduzidas se quisermos ser realistas. Vá, se calhar não um Estoril, um Belenenses. Já foi em tempos um grande de Portugal. Benfica já foi em tempos um grande da Europa. A diferença de orçamento e receitas provavelmente parecidas. Acordar para a realidade seria interessante. O Benfica tem tudo para passar aos oitavos de final da LC. O que significa ficar nos melhores 16 da Europa. O Estoril/Belenenses estão na primeira divisão portuguesa. Se calhar em sorte uma equipa agradável nos oitavos quiçá passar aos quartos. Mais que isso é irrealista imaginar a curto prazo. Assim como o Estoril ficar nos 8 primeiros do campeonato nacional parece complicado. Sou benfiquista desde que me conheço. Vibro com o meu clube mais do que a minha família gosta. Agora entrar em histerias, utopias ou filosofias de grandeza ficam para outros. Os lagartos é que gostam de estar constantemente a dizer que são grandes quando desde 1974 ganharam 4 títulos. São grandes mas não em títulos. O Benfica é grande, mas não é mais um grande na Europa nem será num futuro próximo com este mercado e com esta indústria assim. Deal with it.

      Colocaste um exemplo de uma boa época. Em que passaste uma fase de grupos e chegaste aos quartos. O Rui Vitória também já lá chegou, não te lembraste desse exemplo. Ganhámos ao Atlético Madrid no Vincent Calderon. Não te lembraste desse exemplo. Também com o Rui Vitória. Vencemos o Zenit com uma super equipa em Moscovo. Não te lembraste desse exemplo. Com o Rui Vitória também.

      Ultimo ano foi muito mau na Champions. Foi um ano isolado. Esta derrota não é de estranhar nem de entrar em histeria. É o Bayern com uma super equipa. Ribery, Robben, Lewandovski, Kimmich, Hummels, Neuer.... Sejamos minimamente sérios.

      Eliminar
    5. Exato.
      O Sr Rui Dias sabe quantas vezes o Benfica ganhou ao Porto ou Sporting nos tempos do Rui Vitória ? Não é só na CL, constatar factos não faz com que um post seja sem nexo.
      Sorte a deste treinador, ter recebido uma equipa rotinada do outro pacovio. Não tinha durado tanto tempo não, mas até isso ele conseguiu mudar.

      Eliminar
  2. Vamos para terceira liga europeia.

    ResponderEliminar
  3. Jorge Leitão21/9/18 00:41

    O Benfica tem a comandá-lo (ahahahah) uma amostra de treinador, um tipo medíocre.
    Ao fim de 3 anos e picos, a equipa continua a não jogar NADA coletivamente. Quando não há individualidades ou estas não aparecem, o coletivo também está ausente porque NÃO EXISTE!

    Frente ao Bayern, foi mais do que evidente tudo isso: transição defensiva não existe, organização atacante é uma miragem... Há ZERO! NADA! Observemos o segundo golo dos alemães e vejamos como aquilo foi uma catástrofe.

    É miserável o descomando daquele Bongo chamado Rui Vitória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Vitória não tem qualidade para treinar o SLB. Penso que isso já será evidente à maioria.

      Eliminar
  4. Epá já nem me lembrava do Karyaka! Nunca deu nada mas tinha um toque de bola fantástico. Grande jornada europeia em Anfield.

    ResponderEliminar
  5. Quero acreditar que com um plantel, TREINADOR (que não temos tecnicamente) e um PRESIDENTE A SÉRIO que ponha o SL BENFICA acima de interesses acessórios ou fúteis (coisa que o LFV não faz), assim que encontrarmos equipas da valia do Bayern,consigamos vencê-las com maior frequência. Sinceramentw se eu fosse sócio, nas próximas eleições votava no RGS (Até ver é o único concorrente contra o LFV em 2020 ou até as eleições podem ser antecipadas face às situações polémicas em torno do Clube, caso seja condenado por causa dos emails ou do e-toupeira que por mais vezes que a Direção do SLB desminta esses casos, "o folclore das notícias vai continuar". Espero estar enganado mas pelas notícias que andam a corrwr, estou para ver coisas piores para o SL Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso aceitar que o treinador do SLB não dote a equipa de automatismos mínimos quer em jogo corrido ou em bolas paradas. Isso não mínimos que RV não cumpre.

      Eliminar
    2. Para o RV sair do SLB, a Direção terá de cair primeiro é o que me parece. E para tal creio que a única maneira de isso acontecer é recolher as 10 000 assinaturas para a AG destituitiva. Sei que podes não concordar com isto, mas segundo o LFV, o RV "vai continuar até ao fim do contrato". Logo é preciso fazer cair esta Direção para o Clube não estar ainda mais no fundo, se é que ainda não bateu mesmo no fundo. Já agora parece que há notícias que dizem que as ações do SL Benfica cairam, mas que a SAD lucrou, não sei como

      Eliminar
  6. Tem noção!!! Não jogamos com o Bauern só ontem, desde 76 e nem uma vitória e com equipas se calhar bem melhores que a atual. É possível vencer o Bayern ou outro qualquer? É!!! Mas a questão não é vencer 1 jogo, é vencer 2,3,4 a equipas deste gabarito e isso não conseguimos e dificilmente conseguiremos, a não ser que o futebol Mundial mude. Em 10 jogos com o Bayern ganhas 1 e isto aplica-se a todas a equipas portuguesas... Desde de há 10 anos a esta parte a UEFA cavou um fosse demasiado desigual e com tendência para aumentar. Isto não quer dizer que o Benfica não tenha capacidade para ter uma equipa muito mais competitiva. Eu sou da opinião que nós temos de ser a Juve e o Bayern em Portugal!! Se temos receitas que os nossos rivais só podem sonhar, sem vendas de jogadores, então temos de cavar o fosso entre nós e o Sporting e o FC Porto. Eu acredito que será esse o projecto futuro, criar condições para termos melhores jogadores e por mais tempo mas só o futuro o dirá... No final desta época teremos sinais... Se o Benfica não vender ninguém de relevante a não ser que sejam batidas as clausulas de rescisão, estará então confirmado esse caminho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será possível sim: Svilar, Corchia (?), Jardel, Dias, Ferro, Conti, Kalaica, Lema, Grimaldo, Pizzi, Salvio, Gedson, Alfa, Florentino, Gabriel, Krovinovic, Pepe, Félix, Jota, Rafa, Heri, Umaro, Jonas, Castillo, Raúl, Carrillo. Sim SERÁ POSSÍVEL.

      Eliminar
    2. Pedro, então vamos lá fazer o quê? O fosso pode ser real na questão dos orçamentos mas não é nada que se pareça dentro de campo. A mentalidade de alguns treinadores é que é pequena.

      Salvo excepções como o Bayern em que a estrutura é super profissional e exige qualidade de trabalho de forma permanente, a maioria dos plantéis mais ricos tem é jogadores milionários, demasiado preocupados com os contratos publicitários e a vida social e pouco focados no seu trabalho que é jogar à bola.

      E contra vedetas, jogadores não focados ou pouco concentrados, é mais fácil ganhar quando vais com a consciência que tens que dar tudo. Hoje todos têm acesso aos melhores métodos de treino, a instalações de luxo e estão preservados longe dos adeptos e da imprensa. Impensável há 10 ou 15 anos atrás em que treinavam nas barbas dos adeptos e sentiam essa pressão diariamente, por exemplo.

      O que me levou a fazer este post é que com um Bayern de qualidade provavelmente vais perder quase sempre. O que é inaceitável é não querer sequer tentar ganhar. Foi o que RV fez na quarta. Não quis sequer tentar.

      Eliminar
    3. Toda a razão. Inadmissível a atitude de Rui Vitória, feliz por perder por poucos . E como titulares apenas o GR e Gedson como novidades relativamente à época anterior. Muito fraquinho ...este não é o nosso Benfica.

      Eliminar
    4. Shadows, claro que é possível fazer mais com o que temos, por isso muitos Benfiquistas, incluindo o treinador viram este jogo de forma positiva, jogamos bem, olhos nos olhos, estivemos por cima em vários momentos do jogo, mas contra uma equipa do nível do Bayern, ou temos sorte, ou eles tem azar, senão este é o resultado normal, e isso não aconteceu, assim como o Benfica contra um Guimarães.

      Eliminar
  7. Francisco Rocha21/9/18 01:04

    Mais um excelente post. Semana em cheio para si, caro Shadows!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, quero é que o SLB ganhe! :)

      Eliminar
    2. Manuel Duarte21/9/18 20:11

      Amigos não são todos Benfiqhistas as pessoas que aqui opinam mas mesmo par esses lembro que os dea

      Eliminar
  8. Se o teu ódio ao Jesus não fosse tão grande, escusavas de ir tão longe, tinhas o exemplo da Juventus que é bem mais significativo, futuro bifinalista da liga dos campeões. Isto foi à cerca de 5 anos, a partir daí só temos tido lucro, e ao contrário do que seria de esperar, não tendo em conta a premissa actual: substituiu-se um treinador muito competente ( que ainda te vanglorias por ter saído, que estranho benfiquismo!!! )por um incompetente, a equipa só tem perdido capacidade. Digo seria de esperar, pois não me passava pela cabeça que vieira ia trocar um treinador competente por um incompetente, mas que aceita tudo, e assim permite todo o tipo de negociatas. Tínhamos era a obrigação de ter melhor equipa, se possível até melhor treinador, e passa-se precisamente o contrário!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Joaquim, só me refiro a jogos na Champions. É isso que nos deve importar. E se falar no JJ dá-me logo vómitos como na temporada em que recebemos e perdemos com o Barcelona e esse azeiteiro diz que já tinha valido a pena ver jogar Messi ao vivo. Um traste.

      Eliminar
  9. Demagogia barata, a probabilidade de ganhar o euromilhões é de 1 para 116.5 milhões e no entanto consigo quase todas as semanas dar-te nomes de vencedores, sabes que podias meter aí o 1-2 com o Atlético e o 1-0 com o Dortmund.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquele 1-0 com o Dortmund que podia ter sido 0-7. Bem lembrado.

      Eliminar
    2. Paulo Duarte, jogos com equipas grandes. A Mad ou Dort são grandes onde...?

      Eliminar
    3. Shadows, diz-me o que andas a beber que eu também quero. O Atlético nos últimos anos foi a duas finais e a uma semi final da champions, 3 vitórias da liga europa, o Dortmund a uma final da champions, considerada a 12 equipa mais valiosa do mundo, seguida pelo Atlético segundo a Forbes.

      Eliminar
  10. Pelas noticias que vi em roda-pé quando estava no restaurante, verifico que há árbitros que ainda não conhecia, mas que devia conhecer porque "corruptam" a favor do meu Glorioso.

    Confesso que sou muito esquecido e avesso quanto a memorizar nomes de árbitros.
    Que me lembre...deixa cá ver...deixa cá ver...ah! Martins dos Santos, aquele que tranquilizou um dirigente do Foculporto garantindo o seguinte; Diga lá ao nosso Presidente que no Domingo, serei eu próprio!

    José Amorim, que abusivamente foi ao Brasil em nome de Carlos Calheiros, cuja factura emitida pela Cosmos de 700 contos, foi paga na forma de letra pelo foculporto e assinada pelo Padre das Antas. Coitado do Calheiros que ficou em terra, e logo ele que tão relevantes serviços fez à causa!

    Garrido que foi também exímio e azulado apintador. Quando acabou os apitanços ficou no desemprego. Vá lá que uma alma caridosa do foculporto lhe deu emprego... na estrutura carago!

    Lembro-me também de um Calabote que deu um campeonato ao foculporto. O Benfica precisava de marcar mais um ou dois golos contra a Cuf mas nos últimos 18 minutos fechou a loja e não marcou 2 penaltis claros...entretanto, em Torres Vedras, o Foculporto marcava golos sobre golos nos últimos minutos e com o Torreense a jogar com 9.

    Também me lembro do Quinhentinhos Guímaro. Bom e honesto homem que reside na Bairrada.

    Francisco Silva do Algarve e do cheque, que só comprava carros na cidade do Porto, porque no Algarve não havia Stands...

    Fruta de Dormir, um famoso árbitro agenciado pelo António Araújo...carago! As facturas de restaurantes seriam entregues à Dª. Manuela Cunha no 14º. andar das antas.

    José Pratas que além de ser bom nos apitos, é ainda o recordista nacional dos 100 metros livres.

    Danado Ramos e outros danados que fizeram relevantes serviços em favor da Paróquia.
    Etc.
    Etc.
    Sabemos agora, graças aos bons ofícios da Cofina, que há árbitros que desconhecia por completo.

    Vamos a eles;
    Nuno Cabral; árbitro de quem nunca tinha ouvido falar, deve ter andado nos distritais ou nos campeonatos do INATEL mas, se por obra e Graça do Divino Espírito Santo arbitrou algum jogo do Glorioso e o beneficiou, ajudem-me caramba, digam-me qual, quantos penaltis nos banqueteou e golos marcados em fora de jogo, porque estou a leste.

    166 Bilhetes; ele há nomes do caraças que nem ao diabo lembra. Tenho conhecimento de um Brasileiro chamar-se; UM DOIS TRÊS QUATRO DE OLIVEIRA CINCO, e um Tuga chamar-se Jacinto Leite Capelo Rego, amigo íntimo do Pedro Guerra, mas, um árbitro chamar-se 166 Bilhetes é realmente muito confuso. Convém no entanto saber se esse tal 166 Bilhetes é honesto. Deve ser, para beneficiar o meu GLORIOSO é porque tem todos os neurónios a funcionar. E já agora, quais foram esses jogos?

    Fruta do Benfica; as Conservatórias dos Registos Civis têm que ter mais cuidado a escrutinar quando registam as crianças. Que raio de nome mais esquisito. Cheira-me que este Fruta do Benfica deve ter algum parentesco com o árbitro Fruta de Dormir, só que este roubava a favor do foculporto e o Fruta do Benfica rouba em nosso proveito. Bem bom. Todas as ajudas não são demais para levar em ombros o GLORIOSO.

    Mas há mais, segundo o Cabreiro Manhoso parece que há por aí mais um árbitro cujo nome é Discoteca, que faz uns "fretes" nos relvados a nosso favor. Também não conheço. Lá está, quando vejo o Glorioso jogar só tenho olhos para os nossos rapazes.

    Já telefonei ao Presidente da Liga dos clubes para saber quais os nomes dos árbitros certificados, mas a menina dos telefones disse-me para voltar a tentar amanhã porque hoje ele foi ao dentista fazer a revisão.

    Termino com novo apelo: ABAIXO A CORRUPÇÃO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fantástico texto do Viriato

      Eliminar
    2. "Também me lembro do Quinhentinhos Guímaro. Bom e honesto homem que reside na Bairrada." Guímaro vive na Tocha que é Gandara e nao Bairrada.

      Quanto ao resto... excelente!

      Andre Jesus

      Eliminar
  11. Raciocínio básico e fraco.
    O futebol mudou, tanto esse liverpool como o United eram totalmente cilindrados por este Bayern.
    O tempo em que estas equipas tinham uma equipa mais fraquinha de vez em quando já lá era.
    O dinheiro envolvido é o dobro ou mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conversa da treta. Eram cilindrados...? O dinheiro não chuta bolas nem dá atitude vencedora, foco e qualidade no trabalho. Eu acho é o contrário. Com honrosas excepções, a maioria das vedetas de hoje não entrava em qualquer equipa de topo de à 10 anos.

      Eliminar
  12. Mais um post de quem não tem noção do que é o desporto.
    Só um exemplo, no campeonato português, os três grandes têm a obrigação de ganhar todos os jogos tirando os confrontos entre eles. Na tua opinião quando não ganham é mérito do adversário ou demérito deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mérito é sempre de quem procura ganhar ou de quem não deu tudo. E não têm essa obrigação? As equipas portuguesas são uma porcaria ou viste que nem uma entrou sequer na Liga Europa?!

      Eliminar
    2. A não ser os lagartos por via do Aves ter falhado a inscrição

      Eliminar
  13. 2018-2005= 13. 13 anos em que o Mundo permaneceu imutável...

    ESB

    ResponderEliminar
  14. UAU... Para ti só depende de "querer ganhar"... Nem sei pra que é que há clubes a pagar milhões a jogadores basta arranjar uma malta que queria muito ganhar e puf.
    O facto de serem excepções apenas servem para confirmar a regra. Em toda a regra vai haver sempre excepções que só servem para confirmar a regra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por uma vez concordo contigo.
      Óbvio que não basta querer ganhar!!
      Isso chama-se lirismo....

      Estas 2 ou 3 excepções conformam a regra!
      Talvez, se tivéssemos mantido por mais algum tempo:
      Oblak ou Ederson
      Nelson Semedo , Garay, David Luiz, Siqueira
      Ramires, witsel, Matic, Renato...
      Gaitan, Enzo e Di Maria, Guedes...
      Rodrigo,
      Talvez... chegasse para sonhar com uma final!

      Assim, a vender tudo o que mexe , todos os anos, é impossível sonhar com algo mais que passar o grupo!

      DA MESMA FORMA, É OBRIGATÓRIO GANHAR AO AEK E AJAX!

      MaTic

      Eliminar
  15. Não não é possível

    E qualquer pessoa que veja futebol há muitos anos e tenha estado no estádio no jogo com o Bayern percebe isso

    Exemplos desses há muitos e são válidos se for a a final. Acontece uma vez em décadas. Na liga dos campeões não tenho memória mas lembro-me da Dinamarca ou Portugal ser campeão da Europa. Sim encaixa no que dizes.

    Um jogo infelizmente para o Benfica não define uma época e muito menos na liga dos campeões onde para seres campeão tens de fazer mais de 10 jogos contra equipas de topo

    Por isso fomos tetra e ganhámos 12 títulos nos últimos 5 anos porque estamos num país medíocre quanto à futebol. Para aqui chega

    Mas tb por isso nunca passamos dos quartos de final na liga dos campeões..

    Não da. Não insistam com esse discurso demagógico

    querem equipa Champions. Tem de se ter dinheiro.

    Para isso 3 milhões limpos de salário não chegam para jogadores topo

    O orçamento tem obrigatoriamente de duplicar para os 150 milhões época

    E a somar em cima disto à prémios das vitórias que podem ir acima de 20% do orçamento

    e agora soma o valor que teras de pagar por 3/4 jogadores de topo pois como tu dizes Pizzi, Grimaldo, Salvio, Jonas não servem. Mais 40 milhões por cada. Ou seja um investimento total de 120 milhões em contrataçõesno mínimo.

    onde vais buscar o dinheiro?

    Deixem a emoção de lado por um minuto e façam contas por favor

    mas há uma solução. Investidores...o que não interessa falar...tabu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro anonimo, esse dinheiro anda por aí. Um dia quando se fizer uma auditoria aos milhões de euros que o SLB gastou/pagou desnecessariamente...veremos quando dá. Dinheiro puxa dinheiro. Olha para os salários da Premier League. Não são tão astronómicos na maioria dos casos. Pagam é grandes prémios. E por não havemos de pagar grandes prémios?

      O critério nas contratações tem que existir. Um dia destes vamos publicar quanto gastou o SLB nos últimos 5 anos em jogadores e ficarás surpreendido. Chegava e sobrava para ter uma grande equipa.

      Eliminar
    2. Ha muito que anseio por essa auditoria forense.

      Tb sou apologista dos prémios por objetivos

      Admito que o Benfica sempre teve jogadores a mais e daria para pagar a pelo menos 1 estrela por ano

      Mas continua a dizer que ainda assim será insuficiente...

      calcular um valor global gasto em contratações não é indicador suficiente para provar a viabilidade econômica de um plantel de Champions

      Ha muito mais em jogo. Passivo, património, ativos, etc....e tudo tem de visto como um todo

      Mas vejam de lá essas contas porque temos de começar por algum lado

      Este é sem um dúvida um tema muito importante para o Benfica e na qual todos os sócios devem intervir ativamente

      Eliminar
  16. Moral da história: Ronald Koeman para treinador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que teria feito melhor se tem ficado segunda temporada.

      Eliminar
  17. Dois exemplos... em quantos?

    Já agora... há exemplos mais recentes... lembro um Benfica vs Juventus (e para te picar, prometeste dar o braço a torcer se o Benfica passasse a eliminatória e ainda hoje não publicaste esse post prometido) e um Atlético vs Benfica.

    De qualquer forma, acreditamos que é possível mais e melhor. E que no fim deste ano teremos de pensar em mudar a estratégia se não houver uma LC ao nível de há duas épocas (que para mim é o mínimo... o ideal seria que o mínimo subisse para o que foi há 3 anos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já respondi acima a isso Troza. Liga Europa um e o outro não é um colosso do futebol mundial.

      O teu último parágrafo assino por baixo.

      Eliminar
    2. Chama o que quiseres mas a JuvetuJu estava na final da liga dos campeões um ano depois e ser na liga Europa não diminui o feito. De tal forma que eles a queriam ganhar.

      O Atlético nao é um colosso mundial... É o Nothigham Forest? Nesses anos so perderam um jogo em casa, foram a duas finais da liga dos campeões e so caíram aos pés do Real Madrid. Nesses anos foram das melhores equipas do mundo.

      Por favor não diminuas os nossos sucessos. É tão mau uma exigência irreal como o que tu críticas sobre o que deve ser esperado do Benfica.

      Sabes ganhar implica saber perder. Exigir implica reconhecer os sucessos. E tu falhas muito nisso. E acabaste de desvalorizar as duas vitórias mais impressionantes e difíceis do Benfica na Europa nos últimos anos... Ao nível da vitória em Liverpool e até se calhar superiores a vencer um Manchester United em crescimento.

      Eliminar
  18. O melhor jogo que vi o benfica jogar, essa segunda mão em anfield! Que golaço do Simao, que bicicleta do rato miccoli! Havia um video epico no youtube sobre esse jogo ) com
    Musica de fundo dos aerosmith, nunca mais o encontrei...). Saudades de uma noite europeia assim. SB
    JS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi retirado por ordem dos merdas do costume. Tinha até o relato da Antena 1.

      Eliminar
  19. Concordo contigo!

    Mas verdade seja dita ambas as equipas passavam por momentos bastante conturbados. Mas... no ano do Liverpool, fomos a camp nou discutir a eliminatória e não fosse aquele falhanço escandaloso do Simão e a história era outra! Para além de que com o Koeman era o contrário, contra os grandes agingatava mo nos contra os pequenos eramos formigas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a minha avo os tivesse....era meu avô.
      És tao ridículo...

      Eliminar
    2. E o penalty que nos negaram para marcar um igual a favor do Barça.

      Eliminar
    3. "Anónimo21 Setembro, 2018 10:19
      Se a minha avo os tivesse....era meu avô.
      És tao ridículo..."

      Excelente lógica. Brejeiro e labrego, cheira me que escolheste o clube errado para apoiar!

      Eliminar
  20. ENQUANTO NÃO MOSTRAREM OS E-MAILS DOS OUTROS PESSOALMENTE ESTOU-ME CAGANDO PARA OS DO SLB. MOSTREM TUDO PARA SE FAZEREM COMPARAÇÕES. Será que nos do scp não haverá e-mails relativos ao CASHBALL??? Será que nos e-mails do fcp não haverá e-mails a falar em conselhos matrimoniais ou em fruta ou chocolatinhos ou em envelopes vazios com quinhentinhos dentro??? Por isso MOSTREM TUDO. Isso de eventuais grandes putas chamarem putas aos outros só porque uma viu a sua correspondência na rua e a delas não, mostra bem o caráter dessas eventuais putas. É SÓ HIPOCRISIA.

    ResponderEliminar
  21. A equipa que ganhou no Liverpool era melhor que a actual. Bastará ver jogador por jogador. Onde é que o slb actual tem um Simão um Micoli um Manel Fernandes um Karagounis um Geovany um Alcides um Nuno Gomes. O slb atual tem uma equipa fraca. Teve grandes equipas quando chegou a duas finais da taça UEFA CONSECUTIVAS. Eu sei que o treinador não será um Guardiola mas também sei que não temos oblakes Garays Siqueiras MatIkes Enzos Markovics Limas Rodrigos Gaitans

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos mais qualidade fora do que em campo. O que fez RV ao João Félix? Em vez de aproveitar a pica do puto mete o Cervi!

      Eliminar
  22. Não concordo. O blogue citado em nada promove os valores do SLB. Quando muito os monárquicos.

    ResponderEliminar
  23. Shadows, perante os comentários começo a perceber que és um incompreendido.
    O problema nem foi o resultado, o Bayern é-nos claramente superior, mas sim a nossa atitude e exibição. Parecíamos uma equipa do pote 5 da CL.
    Os 2 exemplos dados só demonstram que se pode vencer ou pelo menos bater-nos de igual para igual, mesmo saindo derrotados, mas para isso é necessário pôr em campo todas as nossas forças e ter uma atitude totalmente contrária àquela passividade demonstrada.
    Parece que agora que entraram os 40 e tal milhões da fase de grupos, e todos tiveram o prémio correspondente, estão-se cagando para a competição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atitude e exibição. Nem mais. Alguém que pense mais além que as desculpas de sempre.

      Eliminar
  24. JOSE VIEIRA21/9/18 10:31

    Não, com a orientação seguida nos últimos anos pelo Benfica, apenas por acaso poderemos ganhar um jogo a um dos actuais colossos europeus. E passar os oitavos de final só com muita felicidade no sorteio. E já estou a dar de barato a fase de grupos, para a qual acho que já nem temos sequer equipa hoje em dia.
    Não tenho dúvidas nenhumas que mantendo o Ederson, o Renato Sanches, o Gonçalo Guedes, o Nelson Semedo, o Bernardo Silva, e outros que despontaram no Benfica dos últimos anos, teríamos uma base sólida a que dois ou três craques internacionais poderiam dar dimensão competitiva europeia.
    Mas o LFV vende tudo o que tem talento (e já nem falo no destino do dinheiro para não ficar indisposto pela manhã) e nunca contrata nenhum jogador a que possamos chamar craque. Faz "investimentos" sim, mas a grande maioria desses investimentos joga em campeonatos estrangeiros, alguns da América do Sul, ou em outras equipas do campeonato português ...
    Como líder técnico da sua estratégia LFV foi buscar um treinador que obedece aos seus desejos de não chatear nada para comprar bons jogadores e que faz o que lhe pedem, seja para agradar ao Presidente seja para agradar aos agentes amigos.
    Gastando rios de dinheiro com os jogadores acabados do plantel (Luisão, Jonas, por exemplo) e mantendo os jovens promissores com salários reduzidos, LFV e o seu amigalhaço Mendes convidam os jovens talentos a ir embora, enquanto os pseudo-vedetas do campeonato português, como o Pizzi, o Fejsa, etc., ficam, por falta de ofertas convincentes.
    Mantenham as promessas da nossa formação por ciclos de 4/5 anos, ponham a andar os jogadores cujo rendimento desportivo já não se adequa à exigência de uma liga europeia e contratem dois ou três craques para a equipa (em vez de 20 ou 30 jogadores para emprestar) e o Benfica poderá aos poucos renascer das cinzas.
    Seja como for, com este Presidente, com este Administrador Executivo (DSO) e com este Treinador, cada um pelas suas razões, acredito que o meu Benfica não sairá da cepa torta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais, é isso mesmo, assino por baixo!

      Servem-se do Benfica, a galinha dos ovos de ouro para a corja que preside a direcção do clube e SAD.

      Nalguns casos como acima mencionado, o custo beneficio é altamente negativo, no caso de Luisão já com 4 épocas de atraso, renovam contratos a torto e a direito, espatifam milhões ao clube, a corja precisa que o dinheiro circule, sai do Benfica e entre nos bolsos devidos, afinal há quem no tenha grandes despesas a serem devidamente financiadas, não basta negocia-las com as entidades bancárias.

      Depois torram-se avultados investimentos em jogadores com participação Mendes e elegem-nos a craques, quando a sua qualidade está longe de sequer serem bons. A falta de criatividade da propaganda vieirista, comuns clichés requentados e prémios anedóticos de melhor jogador nacional, como se fossemos papalvos e não soubéssemos que o Mendes controla como quer o panorama futebolês nacional, o homem por detrás da estratégia montada ao Benfica com a devida colaboração de Vieira e seus comparsas.

      A sabedoria bíblica é verdadeira e não falha, os inimigos estão dentro, por fora estão os adversários.

      Três à parte:
      - Em relação a RV, já não basta ser um péssimo treinador com um egocentrismo descomunal, está cada vez mais balofo, já nem aperta o casaco, alguém o chame à atenção para cuidar da imagem, sendo ele licenciado em educação física e desporto, creio que o exercício preferido seja o de levantar os talheres à boca sem cessar e com grande intensidade.
      -Os fatos de passeio desta época são mal talhados e de péssimo gosto, cinzento horrível, nada protocolar e a gravata é ridícula, digna de um circuito circense, sequer é vermelha e riscas não se identificam connosco Benfica, apenas com a ralé que infelizmente o preside há muito deveria estar confinado a uma divisória com o sol aos quadradinhos, um tipo sem legitimidade para se candidatar e que nem benfiquista que se rodeia de anti-benfiquistas.
      - Tiago Pinto não tem nível, nem classe para se sentar no nosso banco em representatividade, é mais um boneco comprado pela corja, não passa de um meia-leca com ar de saloio a peixarar sem razão, nem nexo, bem como não tem formação académica e profissional para o exercício da actividade que ocupa, do mal o menos, preferia a continuidade de Lourenço Coelho. Lá diz o adágio, "homem pequenino, ou velhaco ou dançarino", as duas lhe assentam.


      Até quando caros consócios iremos permitir esta escória no comando do nosso clube, onde urge uma impugnação ao voto electrónico, promover alteração estatutária e destituição da actual direcção e dissolução da BSAD?

      Continua Shadows, estás a prestar um enorme serviço ao nosso Benfica, demonstrando grande carácter e benfiquismo real nas respostas e devida indiferença aos invertebrados canetas de serviço.

      Bem haja a todos os benfiquistas e VIVA AO BENFICA!!! Não à marca benfiquinha, que tanto insistem implementar no clube por mão de Vieira e demais ralé!

      Afonso S.

      Eliminar
    2. Nem mais, José.

      Afonso, essa do fato é tão verdadeira. Já tinha comentado isso. É de um mau gosto inacreditável...

      Eliminar
  25. O futebol mudou muito nestes 13 anos. Hoje em dia joga-se num espaço muito mais reduzido e a capacidade fisica conta mais. Tendo isto em conta, a fraca competitividade do futebol português faz com que a distância para os melhores clubes da Europa seja cada vez maior.

    Claro que não ignoro a falta de agressividade e mentalidade ambiciosa e vencedora da equipa na terça-feira, algo que é responsabilidade de todos, mas sobretudo do treinador.


    Off topic: há tantas referências neste blog aos jornais da cofina, mas poucas ao jornal i......


    Gus

    ResponderEliminar
  26. Exasperante é o discurso do treinador, satisfeito com o numero de remates... Já o ano passado após a barraca da champions só via coisas boas. Treinador de uma só estratégia e fraco para estas lides.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é com muito sacríficio que o ouço no fim dos jogos. Por vezes até me apetece estampar o carro quando venho da Luz...

      Eliminar
    2. Já somos 2 Shadows...

      Eu nunca fui grande crítico do RV. Pelo contrário. Acho-o bom treinador, coerente, educado mas tem de fazer muito mais. Nos somos o Benfica e a equipa este ano tem mais qualidade.

      O discurso é enfadonho..sempre o mesmo. Previsível

      Tb eu já não o consigo ouvir nem antes nem depois

      Eliminar
    3. Tudo previsivel, já todos sabemos que mexe aos 70m, 80m e depois tenta fazer a terceira sub perto ou para la dos 90m. É pouco para um treinador do Benfica. Neste momento parece cada vez mais acomodado, e quando há criticas rebate sempre com o que já ganhou e blah blah blah. Já enjoa.

      Eliminar
  27. lol. no campeonato ficámos a milhas.

    quanto a bater o pé... tretas. fomos aos quartos de final. em 2012 e 2016 a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  28. Depois, ficamos em terceiro lugar no campeonato a 12 pontos dos corrutos e a 5 dos sapóides!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perder o último campeonato para os andrades ainda me dá insónias...

      Eliminar
  29. É perfeitamente possível o Benfica ter equipas que não sejam cilindradas pelo Bayern. Não digo que consiga ganhar 30% das vezes, mas é possível que não sejam favas contadas.

    É possível que o Benfica tenha equipas que ganhem os dois jogos a Basileia e CSKA, em vez de ser enxovalhado numa fase de grupos.


    Se o Presidente começar a fazer o que promete, e o Seixal começar a ser aposta a sério, e não ir lá buscar uns jogadores, metê-los a jogar menos de dois anos e depois vender à primeira oportunidade.

    Com os jogadores da formação a ficar no clube até aos 22 anos, em vez de vendidos à pressa, como o Renato Sanches (e o Rubén Dias não saiu este Verão porque o Vieira se sentiu apertado).

    Com o fim das negociatas com o Atlético de Madrid, em que alguns jogadores vieram para o Benfica pelo dobro do que valem, e nem vale a pena dizer nomes, que todos sabemos quais são (não questiono a qualidade dos jogadores, mas a relação qualidade-preço).

    Não manter no plantel a pagar salários de 3 milhões brutos um jogador como o Luisão que já há pelo menos três épocas que não é mais valia. Esses 3 milhões divididos pelo Nelson Semedo e Ederson e se calhar aceitavam ficar mais uma época.

    Não vender um dos melhores avançados que passaram pelo Benfica nos últimos 20 anos (Mitroglou) por tuta e meia. É de génio vender um jogador que mete batatas nas balizas do Atlético de Madrid, Sporting, Porto, Dortmund, como que está a jogar com Arouca, Setúbal ou Penafiel e ir buscar o Seferovic que se meter 10 golos numa época já é extraordinário.

    De reparar que eu não referi o Rui Vitória nesta análise. Longe de ser o melhor do Mundo, mas com um plantel de qualidade chegou aos quartos de final, o que só duas vezes no 10 anos anteriores foi atingido.

    Eu não sou lírico, não acho que o Benfica possa fazer uma equipa para ganhar a Liga dos Campeões (pelo menos ninguém irá considerar isso antes da bola começar a rolar). Por isso dispenso demagogias de dirigentes nesse sentido. Mas que é possível fazer uma equipa que jogue um futebol decente, com bons jogadores e que não seja saco de pancada, é.

    ROC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Mas que é possível fazer uma equipa que jogue um futebol decente, com bons jogadores e que não seja saco de pancada, é."

      Eliminar
  30. Shadows foste buscar esses exemplos como poderias ir buscar exemplos de derrotas doo Benfica na CHampions contra equipas com planteis mais fracos que os nossos.
    Estes que mencionaste são exceçpões que confirmam a regra.

    Eu acho que o teu texto é mais dirigido ao conformismo que se vive entre grande parte dos adeptos, direção e treinador. O treinador que perde mas diz que contra o Bayern fomos a equipa que mais remates fez. Parecemos os do outro lado da segunda circular cheios de vitorias morais. Afinal o lema "jogar como nunca e perder como sempre" está a mudar de lado na segunda circular.

    Já todos (os que se dão aoo tabalho de ler o que escrevo) sabem que não gosto de Pizzi. Para mim é banal. Bom cá contra os pequenos onde tem espaço. Não sabe jogar sobre pressão nem sabe (nem quer) pressionar qd nao tem bola. Aquela tentativa de agarrão ao Renato nos egundo golo é desesperante. Ouvi o relato na antena 1 e palavra de honra que a primeira vez que ouvi falar em Pizzi foi aos 31 minutos...

    Tu insurgiste-te contra o emprestimo de Renato e muitos aqui disseram que Ramires não fazia sentido. O jogo com o Bayern so mostrou que não poderiam estar mais enganados.

    Com a volto da Krovi, Jonas, Castillo, Corchia e Gabriel quero ver como RV fará a gestão dos jogadores e dos jogos.

    Facto é que RV não ganha a (GRANDE) maioria dos jogos de grau de dificuldade elevados. Já vai com 8 derotas seguidas na champions com 1 golo marcado nesses 8 jogos. Mesmo assim rematamos muito contra o Bayern. Como ninguem ainda tinha feito... Oh Good!!!!

    Andre Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Eu acho que o teu texto é mais dirigido ao conformismo que se vive entre grande parte dos adeptos, direção e treinador. O treinador que perde mas diz que contra o Bayern fomos a equipa que mais remates fez. Parecemos os do outro lado da segunda circular cheios de vitorias morais. Afinal o lema "jogar como nunca e perder como sempre" está a mudar de lado na segunda circular."

      É isto mesmo.

      Eliminar
  31. Para ganhar a estas equipas é preciso um treinador capaz de dramatizar os jogos e mostrar aos jogadores que vão escrever a história! É preciso colocar uma enorme carga de combate nos jogadores e transformar atletas em guerreiros.
    Para ganhar a estas equipas é preciso dar tudo e estar preparado para saber que no final não vai restar nada dentro de nós, que vamos ficar a vomitar o nosso suor e a nossa entrega, que vai ser difícil sair do estádio e voltar a casa, que estaremos exaustos e acelerados ao mesmo tempo, que o coração não para e a batalha ainda continua dentro de nós.
    Para ganhar a estas equipas temos que sair diferentes após o combate.
    Numa linguagem simples é preciso ter cojones e RV...

    ResponderEliminar
  32. Precisamos de mais atitude porque temos imensos jogadores de qualidade, os mesmos que todos os anos vendemos para comprar mais 30 jogadores onde apenas 1ou 2 vais jogar.

    Podemos não ter jogadores de renome mundial mas se mantivermos os nossos melhores jogadores assim podemos fazer frente a uma equipa de qualidade europeia e por muito que custe dizer o nosso treinador é muito fraquinho, enquanto andou a trabalhar com os moldes do Jesus tudo corria bem e quando mudou a equipa para o seu sistema táctico temos praticado um futebol péssimo. Temos de ter um treinador líder e não um conas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Temos de ter um treinador líder e não um conas."

      Eliminar
  33. 4.4.2 = Vlachodimos, Salvio (Corchia), Jardel, Dias, Grimaldo, Pizzi, Gedson, Gabriel, Krovinovic - Félix e Jonas (Castillo)

    4.2.3.1
    Vlachodimos, Salvio (Corchia), Jardel, Dias, Grimaldo; Gedson e Florentino; Pizzi (Félix), Gabriel e Rafa - Castillo (Jonas)

    4.3.3 = Vlachodimos, Corchia, Jardel, Dias, Grimaldo, Pizzi, Gabriel, Krovinovic, Salvio, Jonas, Jota

    Preparar a transição para a substituição gradual do Fejsa.

    ResponderEliminar
  34. Shadows,

    Tens razão quando dizes que é sempre possível contrariar os teoricamente mais fortes e isso acontece várias vezes daí o futebol ser um desporto fantástico.
    Como é óbvio acredito que o Benfica pode ganhar em Munique, mesmo que até agora nunca tenha ganho ao Bayern.
    Aliás eu estava a ver o jogo e aos 85 minutos ainda acreditava que o Benfica podia, marcando um golo, empatar e até ganhar. Sim, isto podia acontecer e o Benfica teve oportunidades para isso.
    Agora temos que perceber várias coisas:
    - o futebol inglês é diferente e o Benfica tem tido vários sucessos com equipas inglesas, contrariamente ao que sucedia por exemplo nos anos 80, porque o tipo de futebol e a competitividade são diferentes.
    - O Bayern, tal como a Juventus, o Barcelona ou o PSG são equipas com um nível de consistência extraordinário e que são difíceis de vencer na Europa.
    - O Benfica está a falhar imenso em termos de concretização e isso está a fazer a diferença pela negativa.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking