O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Exclusivo: Uma estratégia para o futebol do SL Benfica

. 148 comentários


No quadro abaixo são listadas as equipas que conseguiram chegar às meias finais da Liga dos Campeões da UEFA nas últimas 5 épocas, respetivo número de presenças nesta fase da prova e montantes médios de receitas e valor do plantel no período em análise.

Receitas – últimos 5 relatórios da Football Money League da Deloitte (FML); Valor do plantel – dados Transfermarkt; Mónaco – o montante de receitas apresentado corresponde a um valor máximo, uma vez que não atingiu o top 30 da FML em nenhum dos anos em análise.
Assumindo uma distribuição normal das receitas e do valor do plantel dos clubes que atingem esta fase, o Benfica, nas condições atuais, terá uma probabilidade muito baixa de atingir a referida fase numa dada época (probabilidade que varia entre 1% e 4,5%). 

Esta é a realidade atual do Benfica no contexto do futebol europeu. A questão à qual os benfiquistas têm de responder é se pretendem acomodar-se a esta mediocridade competitiva e ao afastamento irreversível dos grandes colossos do futebol mundial, ou se pretendem sair da sua zona de conforto e ousar colocar o Benfica em níveis competitivos consentâneos com a sua grandeza.


A atual liderança do Benfica e da SAD optou indiscutivelmente pela primeira alternativa. Tem sistematicamente justificado essa estratégia de downsizing com o facto de o Benfica ser um clube de um país periférico, limitado a um mercado de reduzida dimensão. Apela a um sentimento de pequenez e de autocomiseração que infelizmente os portugueses alimentaram durante grande parte do século XX. 

Ameaça com o fantasma da era Vale e Azevedo para justificar que é preferível um pássaro na mão do que dois a voar. Distrai os benfiquistas com folclore barato… uma espécie de “benfiquismo pimba”. Entretanto, os recursos do Benfica são esbanjados em negócios opacos e as oportunidades de afirmação mundial do clube vão sendo desperdiçadas. 

A liderança esquece-se que o Benfica é um clube com milhões de adeptos espalhados por todo o mundo e com uma história grandiosa alicerçada numa mística única que não se consegue explicar … apenas sentir. 

Numa economia global como aquela em que estamos inseridos, não há periferias e não há mercados localizados. Há um mercado global que está aberto a todos aqueles que tenham audácia, competência e grandeza de alma para ousar atingir a glória. Este mercado é a Liga dos Campeões da UEFA. Entendo que é possível o Benfica alcançar o patamar competitivo dos colossos do futebol mundial e que a estratégia da atual liderança não é a correta.

A estratégia do futebol profissional tem de passar necessariamente pelos seguintes vetores:

· Reforço cirúrgico do plantel com atletas de qualidade indiscutível. Não é aceitável a contratação sucessiva de atletas “à experiência” para setores críticos do plantel; 

· Contratação de 1 ou 2 atletas que sejam estrelas no contexto do futebol mundial. São estes atletas que dão notoriedade ao clube e que permitem à marca Benfica consolidar-se no mercado global; 

· Redução do número de atletas emprestados. Não faz sentido contratar atletas para sucessivos empréstimos. O negócio do Benfica não é outsourcing de atletas; 

· Verdadeira aposta na formação com integração no plantel principal de atletas que possam contribuir de forma consistente e sustentada para o reforço competitivo da equipa. Só há verdadeira aposta na formação quando o Benfica conseguir manter os jovens talentos; 

· Retenção de atletas com qualidade. É inaceitável que os atletas olhem para o Benfica como um trampolim para outros clubes. O Benfica deve ser visto como o topo da carreira; 

· Criação de um projeto desportivo ambicioso. Sem medo de assumir que o objetivo é vencer a Liga dos Campeões da UEFA; 

· Contratação de um treinador da elite mundial, ambicioso, com uma ideia de jogo própria e com autonomia para a pôr em prática.

O investimento inicial que esta estratégia implica deverá ser financiado através da alienação de passes de atletas emprestados, através do aumento do passivo e de outros instrumentos de financiamento (capital próprio). 

Com o atual volume de receitas da Liga dos Campeões, o sucesso nesta competição permitirá sustentar um passivo mais elevado e permitirá a amortização gradual do mesmo. Esta estratégia implica ainda um aumento da massa salarial na ordem dos 20 milhões de euros anuais, o qual será compensado com o crescimento nas receitas e com maiores eficiências ao nível dos gastos operacionais (neste momento ascendem a quase 30% das receitas). 

Acredito sinceramente que esta é a estratégia que poderá colocar o Benfica no caminho do sucesso e que poderá tornar o Benfica O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

148 comentários

  1. “Portista” António Oliveira diz que Benfica é maior que Porto e Sporting Juntos E

    BOBBY ROBSON:
    «Tudo correu da melhor forma possível. O Sporting alugou-me um apartamento na zona de Carnide. Era um 9º andar. Mas, das varandas, o que via eu? NADA MAIS, NADA MENOS, O ESTÁDIO DA LUZ. Senti-me logo agradado com a atmosfera portuguesa. O Estádio da Luz era conhecido no mundo inteiro. Não podia sentir-me estranho à magia que o envolvia. Para mais, entre os portugueses o meu clube era o Benfica.

    Eu estava preparado para deixar o Sporting e reorganizar a minha vida, rapidamente, desde que me pagassem o que me era devido. Estávamos no Outono de 1993 e tornava-se-me, particularmente, doloroso abrir as portas da varanda do meu apartamento, OLHAR O ESTÁDIO DA LUZ E PENSAR: EIS O CLUBE ONDE DEVIA ESTAR, O GLORIOSO BENFICA, AQUELE QUE SEMPRE ADMIREI.»
    in: A Bola 09-02-2008

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Scaramanga:

      pode vir com todas as teorias possíveis e imaginárias mas o Benfica só chega a esse nivel se entrar capital estrangeiro, isto é, um investidor cheio de dinheiro.

      Porque, de resto, é uma utopia tentar chegar aos calcanhares dos maiores da Europa.

      Estamos em Portugal e somos portugueses...

      Eliminar
    2. Scaramanga,

      e a corrupção e mafia no futebol português, FPF, Liga e afins??

      Como se vence este sistema que manda em todas as estruturas da sociedade portuguesa e, em particular, no futebol?

      Faça, por favor, um post sobre isso...e diga-me como o SLBenfica pode acabar com essa podridão.

      Isso, sim, seria um magnífico post!

      Eliminar
    3. Corrupção? Máfia? Já te viste ao espelho? ..... emails.... toupeiras lex. ... jogos de 2015 2016 . Acesso a informação confidencial da liga e FPF. Tu tens palas rapaz? Eu como benfiquista tenho desprezo desta SAD e direção. Abdico de todos os 4 campeonatos para ter o nome Benfica limpo . Tem dignidade pareces um alinhado na hora da morte . Esquece as cartilhas até dá pena ler o que escreves assina . Padeiro PICHELEIRA

      Eliminar
    4. Anónimo10 agosto, 2018 11:57

      aqui vai a ideia que queres começar por não ao convidar o presidente FPF e da liga para ir ao estádio da Luz e depois fazer queixa nos tribunais Europeus sobre o que se passa em Portugal mas será que direção atual quer isso?

      Eliminar
    5. Padeiro da picheleira, vai fazer croquetes calimero. Pensas que enganas alguém "eu comobenfiquista"... eheheh. Palhacito do lumiar...
      Benfiquista é com maiúscula, troll esverdeado.
      Caçadordesaposbatráquiososgaseoutrosseresmucososerastejantes

      Eliminar
    6. Falar em máfia Qdo tenho uma SAD CHEIA DE PROCESSOS E INVESTIGAÇÕES TRÁFICOS INFLUÊNCIA CORRUPÇÃO TENHO VERGONHA.... NÃO SEJAS GUERRA . E JÁ AGORA SE EDUCADO. ASSINA PADEIRO DA PICHELEIRA

      Eliminar
    7. Padeiro da Picheleira és um triste sapo ou porco, deves ter os olhos a brilhar ao escreveres sobre corrupção mas isso tiras o curso no Calor da Noite ou no Cashball. Sapos e porcos são corruptos convictos, mas tu nem convicção tens para não te assumires e te esconderes aqui disfarçado. Tem vergonha dragarto infeliz e frustrado
      RED SOUL

      Eliminar
  2. epah, desculpa la, mas estas sempre a bater na mesma tecla

    quando te mentalizas que o campeonato portugues corre (infelizmente) a passos largos para o nivel do holandes e belga?
    viste quanto eh que clubes como everton, fulham, wolves, etc gastaram?

    qualquer clube do Championship?

    ja vai o tempo em que os 3 grandes ainda buscar umas quantas perolas, agora se conseguires uma ou outra, so mesmo porque os tubaroes ja nao teem espaco!

    e hoje em dia, qualquer "pobretanas" vindo da america do sul ou africa, prefere ganhar logo uns milhoes valentes porque sabem la se vao dar em jogadores ou nao?

    quanto ao teu ultimo paragrafo, sucesso na champions? tipo ano passado?
    enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que feliz que eu estaria se pudesse dizer aos meus netos que Portugal, em muitos aspectos, é um país semelhante à Holanda e à Bélgica!
      duarte

      Eliminar
    2. vamos falar só do Benfica? e é para não ficar ao nivel do futebol português que vai ficar igual ao belga e holandes que TEMOS de mudar o paradigma.
      entrar um investidor estrangeiro é o que lfv quer. todo este trabalho que está a fazer falando e a Btv só falando na marca Benfica é para isso. O sport Lisboa e Benfica incomoda muito.

      Eliminar
    3. investidores estrangeiros eh preciso ter cuidado.
      o Malaga teve um (primo do dono do PSG) que quando se fartou pirou se
      ainda pos o Malaga a ir a champions e tal, mas agora, onde anda o Malaga mesmo?

      e o Inter? e o Milan? tambem tiverem chineses a injectar milhoes e ve-se... nem champions

      se forem investidores pra virem encher os bolsos ao LFV via construcao civil, etc, entao dispenso

      Eliminar
  3. Subscrevo na integra este texto.
    Um clube que enche todos os estádios, que tem património, que teve 4 anos a liderança do futebol nacional,que tem uma massa adepta imensa e, que não descola na mediocridade europeia, não se afirmará nunca...!
    Manuel Miranda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos em vez da Águia Vitória ter o Harry Potter a voar numa vassoura, a dar uma voltinha ao estádio, metemos um portal de teletransporte da loja do Benfica para Beijing para trazer milhões de chineses, e eles vão todos comprar uma camisolinha do Messi, pois porque vamos comprar o Messi ao Barcelona. Sobre o pântano que é o futebol português fazemos uma Disneylândia, não faltam macacos, leões, dragões... pomos mágicos como Pinto da Costa e Bruno de Carvalho a dar um show como só eles sabem.

      Só não se anda para a frente porque não se quer!!

      Eliminar
    2. só não se encontra o que não se procura! fazer magia é ultrapassar tudo o que os dragartos tem e vão continuar a inventar e fazer.
      Não é possivel? então mata-te!
      É possivel, desejável e põe-os no seu lugar devido e faz com que o Benfica não perca o comboio internacional!

      Eliminar
    3. Bem resumido, Manuel Miranda.

      Eliminar
  4. Onde assino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que surja alguém que possa corporizar um projecto ambicioso para o Benfica.

      Eliminar
    2. Gostava de ver o Benfica Eagle a comentar este texto... :)

      Eliminar
  5. A permissa está errada. O downsizing que a direcção adoptou é apenas temporário, o volume da divida era insustentável e o objetivo será de libertar a maior parte do valor que todos os anos se paga em juros (+-20M€) para ser utilizado em pagamento de salários. Uma vez que já atingimos Resultados operacionais sem vendas de atletas positivos temos as contas controladas. É uma estrategia que leva tempo e pode levar a menores resultados desportivos, mas é garante maior pujança no futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bla, bla,bla, whiskas saquetes...bla, bla, bla betão...bla, bla, bla formação! Miaou miaou!

      Eliminar
    2. O pelotão de fuzilamento de Benfiquistas ao serviço do branqueamento de Vieira vai cair aqui em peso com este post

      Eliminar
    3. Pois... mas no football manager eu ponho o Benfica a ganhar a Liga dos Campeões em 2 anos e a Liga Portuguesa a ser a melhor Liga do Mundo em menos de 10 anos, por isso não me digas que é impossível!!!

      Eliminar
    4. É quase a mesma coisa !!
      Valha-me DEUS.

      Eliminar
    5. Parabéns pelo comentário. Vai continuar a ser atacado, mas é muito lúcido. Só gostava era que fosse mesmo verdade. Sem grandes expetativas com esta Direção e nenhuma com o homem forte lagarto que manda na estratégia do Glorioso: DSO.
      Sobre o post, apesar de muito ambicioso, subscrevo a falta de visão e golpe de asa desta direção atual. O SLB podia não ser top 5, mas devia estar a ombrear entre os maiores da Europa. E sim. O "universo" Benfiquista é muito, mas muito subaproveitado. É uma grande superfície gerida com visão de mercearia de bairro.
      Saudações Gloriosas.
      GloriosoBeiraAlta

      Eliminar
  6. 100% de desacordo com:
    "Benfica deve ser visto como o topo da carreira"
    - é impossível isto. O topo da carreira de um jogador só pode:
    A) o maior retorno financeiro possível - o Benfica nunca terá esta possibilidade;
    B) o maior retorno desportivo possível - o campeonato português nunca dará essa possibilidade.

    100% de acordo com:
    "Contratação de um treinador da elite mundial, ambicioso, com uma ideia de jogo própria e com autonomia para a pôr em prática"
    - até tenho naúseas em pensar que vamos ter de levar com o "futebol" do RV (ler futebol com muitas, MAS MUITAS, aspas) mais esta época...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! é deprimente este futebol de RV e não entusiasma nem jogadores nem adeptos! ATÉ QUANDO'


      jose fernandes

      Eliminar
    2. Concordo. Nao deve entusiasmar nem os proprios jogadores.

      Eliminar
    3. não fazer nada é cavarmos ano após ano um fosso cada vez maior em relação aos outros iguais a nós, e um destes dias o fosso é intransponivel.
      e não estamos livres de que os frutanheiros com manhas e tretas consigam lá chegar e ficamos nós para trás a aturar os sapos.

      Eliminar
    4. Mesquita: nesta altura certamente não será assim. Poderá nem ser exactamente assim no futuro, mas o que não quero é ter jogadores que encaram o Benfica como um clube temporário, como acesso a outros. Essa mentalidade não é consentânea com um clube como o Benfica. O erro poderá não ser dos jogadores mas sim de quem lhes incute a ideia de que o Benfica é uma boa porta de entrada para outros clubes. Isso tem que acabar.

      Eliminar
    5. Que treinador é esse? Gardiola? Klop? Tuchel?conti?sarri? Quantos mais têm essas características?

      Eliminar
  7. Sem dúvida.
    Olhando para o 1º quadro, nota-se que os clubes que lá estão representados são todos oriundos de Países periféricos.
    Por que razão então o Benfica não pode lá estar ?

    Eis os Países, cujos clubes têm assento regular nas fazes mais avançadas da Liga dos Campeões :

    - Espanha (Real, Barcelona e Atlético);
    - Inglaterra (City, Liverpool e Chelsea);
    - Itália (Juventus e Roma)
    - França (Mónaco)
    - Alemanha (Bayern)

    Tanto quanto podemos concluir, tudo Países e Clubes com os quais Portugal pode ombrear.
    Por acaso não é Portugal maior que a Espanha ? Que a Inglaterra ? Que a Itália ? Que a França ? Que a Alemanha ?

    A questão não passa pela dimensão do País nem do nº de adeptos do Benfica.
    Passa por muitos e múltiplos aspectos endógenos que nos afastam gradualmente dos clubes mais poderosos da Europa.

    Apenas um exemplo e lá vou eu de novo bater na mesma tecla :

    - O nº de camisolas oficiais (e mesmo réplicas) que o Benfica vende por época, é confrangedoramente modesto. Qualquer daqueles clubes citados no quadro 1, vende para cima de 1 milhão de camisolas/época.

    - Pergunto agora eu, dos não sei quantos milhões de adeptos que o Benfica tem, será que nem 1 milhão, ou até metade, podia comprar uma camisola todos os anos ?

    O poder de compra médio do português é muitíssimo mais baixo que qualquer cidadão daqueles Países citados no quadro I.

    As paixões clubísticas dos portugueses, são baratinhas e cumprem-se com poucos gastos e muito barulho.
    É pois mais que natural, e só pegando no baixo poder de compra dos portugueses, que os patrocinadores não dêem ao Benfica o mesmo que dão ao Bayern, ao Real, Barcelona...

    Não é difícil chegar a esta conclusão.
    No quadro I não estão lá por exemplo clubes da Bélgica, da Holanda, da Escócia, tudo Países com títulos europeus nos idos anos 60, 70 e 80, tal como o Benfica.

    A solução preconizada para também nós aparecermos no "quadro de honra" é comprar bom.
    OK, mas com que dinheiro ?
    Aonde é que se arranjam de 50 milhões para cima para comprarmos grandes jogadores ?
    E mesmo que os tivéssemos, quais seriam os bons jogadores dispostos a vir competir para o "super interessante" campeonato português ?

    Queridos amigos, na vida não basta querermos.
    Precisamos de muitas outras coisas que não temos e duvido que um dia possamos vir a ter.
    Sonhar não custa e é aqui que nos devemos quedar, no sonho.
    Eu também queria um super Benfica que se metesse no meio daqueles tubarões, mas já há muito que me apercebi que não é ali a minha praia. Não que não queira, mas não posso.

    Até a nova arquitectura das competições europeias, traçada pela UEFA, tende a cavar cada vez mais fundo o fosso entre os clubes ricos e poderosos e os outros. Não lhes interessa que clubes dos tais países periféricos e que não geram receitas gordas, cheguem aos quartos de final. Isto não significa que de vez em quando não possamos fazer uma gracinha.

    Não há nada mais ridículo que um anão ter aspirações a ser matulão.
    Há que perceber os sinais dos tempos e conviver - sem complexos - com as limitações.
    E elas, relativamente à capacidade dos clubes portugueses, são mais que muitas.
    E nem todas se resolvem atirando pasadas de dinheiro (se o houvesse) para cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. touche...

      e sim, quando pedem 80,90 ou 100 euros pla camisola do clube... bom... sem comentarios

      Eliminar
    2. Uma camisola do Benfica na Adidas Brasil custa 58€, em Portugal custa 90€... Somos um país de gente rica que pode andar a comprar camisolas de futebol por 90€, mais quotas, Redpass's e viagens ao Estádio...

      Eliminar
    3. Cà està o "NOVO BENFIQUISTA"! não contem comigo para tanta resignação, um ADN de perdedor nato (loser), até os porcos corruptos têm mais garra na abordagem as competições (lembro-lhes somente que o ultimo titulo europeu deles tem 7 anos), sem a timidez que nos assola, ridiculo!

      Eliminar
    4. Caros amigos, quem não tem dinheiro, não tem vícios.
      Eu não disse que corressem a comprar camisolas, até porque sei que não é fácil para a esmagadora maioria dos portugueses despender 100 euros por uma camisola oficial certificada do Benfica (na feira de Carcavelos até as há a 10 euros). Com adereços, pode chegar aos 140 euros. É este o preço das camisolas dos clubes europeus. Vamos aos sites dos clubes e vemos. Está tudo alinhado.
      Referi apenas o exemplo do merchandising como motor moderno, capaz de alavancar receitas substanciais.
      Se muitos de vocês lessem com atenção as entrevistas dos manda chuva do Benfica, saberiam que a grande frustração (uma delas) deles é venderem-se tão poucas camisolas e adereços.
      A rapaziada quer muito e exige imenso, mas também pouco ou nada dá.
      É a máxima de "até era capaz de dar uma rodelinha de chouriço, mas tinham que me dar uma vara de porcos".
      Ora, isto não existe.
      A marca Benfica não gera receitas suficientes para fazer face a investimentos milionários no futebol.
      Os sócios/adeptos e simpatizantes, também têm que se chegar à frente e não passar horas e horas a fio ligados aos blog's a rezarem a mesma lenga lenga costumeira.

      Eliminar
    5. Concordo que os Benfiquistas tem que pedir/exigir mais e aspirar/sonhar com mais, mas ignorar a realidade é demência Philippe.

      Eliminar
    6. No teu caso e melhor fechar portas para ver o campeonato português mais vale ver o da china nao ha tanta corrupção e por outro lado aqui na tuga vamos jogando a berli

      Eliminar
    7. ao Anónimo 10 agosto, 2018 12:23: so uma coisa 10 euros por mês pela btv da 120 euros pela NOS que não servem para comprar uma camisola oficial do SLB: mais uma vez grande jogada dos LFV/DSO desta vida! e depois ainda vêm chorar por mais implicação, tristeza...

      Eliminar
    8. Excelente comentário que eu subscrevo totalmente.

      A grande maioria dos nossos cidadãos ainda não percebeu que o Portugal dos descobrimentos e do Império Colonial acabou...
      Temos a maioria da banca com " crédito malparado" perfeitamente absurdo devido à mania das grandezas...
      E é tão fácil perceber as diferenças, basta sair deste cantinho e dar um pulinho até à nossa vizinha que fica mesmo aqui ao lado...

      Eliminar
    9. Comprar camisolas de quem!? Do A. Almeida, Gabigol, F. Augusto, Varela, Seferovic.... PIZZI!? A Juventos não conseguiu as receitas das camisolas do Ronaldo antes de investir na sua contratação. Os nomes sonantes não servem só dentro de campo, os nomes sonantes servem para projectar o nome e conseguir este tipo de receitas fora de campo. Venham mais Di Marias, Enzos, Ramires, David Luis, Garays, Edersons, Saviolas, Pablos e veremos se as camisolas não se vendem. Só não pensem que vamos adquirir camisolas de topo com o nome de jogadores mediocres e com um treinador que não os potência mais que o nível distrital.
      O prestigio de uma marca mede-se em sucesso desportivo e em prestigio, e não na analise do RC. Que se desinvistam os milhões em 20 jogadores e que se adquira com vontade de querer ser mais. O Benfica agora é dos conformados, é o Benfica do (divida sustentável). Gastar 20 milhões para ir buscar 40 ou gastar 10 para ir buscar 10 não me parece a mesma coisa.

      Eliminar
    10. Tiago,mas que filme é que estás a contar aqui ao pessoal?

      A Itália é dos países europeus mais visitados do MUNDO; o impacto do turismo na economia local e nacional é de tal ordem que só em Veneza estão a tomar medidas muito sérias para limitar o turismo; e quem diz Veneza diz outros locais.

      Queres falar da Costa Amalfitana, Nápoles, Capri, Ishia, Bolonha, é toda a região turística do Sul...

      Eliminar
    11. Ze Diogo10 agosto, 2018 15:42

      Nao vamos falar de Napoli,Calabria,Sicilia,Lecce,Bari e por ai fora....

      Olha quantos tugas tens a passar ferias no Algarve? quantos tens a gastar dinheiro a serio? sem ir comer ao pingo doce por 3 Euros? e mesma coisa que Itália e basta ler entrevista do Presidente do Napoli acerca do CR7

      Eliminar
    12. O caminho envolve muito trabalho e mobilização. Um clube com a grandeza do Benfica tem capacidade para conseguir maximizar, exemplificando, a vendas das camisolas oficiais. Passará por renegociar com a Adidas e encontrar formas de ter um preço que valorize a camisola internacionalmente mas que seja competitivo em território nacional. Não podemos querer ter a camisola do Benfica lá fora à venda por 50 euros ao lado de uma de outro grande clube que custe 90 ou 100 euros. O que recuso é esse derrotismo crónico que só não o é para negociar grandes comissões/encargos que retiram ao Benfica poder financeiro.

      Eliminar
    13. O Benfica jamais conseguirá vender camisolas como os outros o fazem porque simplesmente é cara. Há muita gente que já faz um esforço enorme para conseguir ser sócio, pagar o Repass e ter a Benfica TV quanto mais andar a dar quase 100€ por uma camisola todos os anos... Experimentem só um ano, em parceria com a Adidas como é óbvio, baixar os preços das camisolas oficiais para 60€ como estão na Adidas Brasil... Depois vejam os números e se valeu a pena...

      Eliminar
    14. Para quem não sabe, a Adidas não é perdida nem achada na determinação do preço das camisolas.
      Procurem e não me façam estar aqui a explicar o que facilmente encontrarão se se derem a esse trabalho.
      Quanto ao alegado facto de haver camisolas a € 60.00, pois...na feira de Carcavelos até as encontramos a 5 e 10 euros. E há ciganos ali em Sete Rios (Pç de Espanha) que a vendem a 3 éros. Igualinha, igualinha à do Jones...
      Fala-se muito, muito, muito sem saber.
      É mentalidade tuga no seu melhor ou pior : exigir, exigir, exigir, sacar o mais que se puder, sem investir nada ou quase nada.
      É a fábula da rodelinha de chouriço em troca de uma vara de porcos.

      Eliminar
    15. Pedro Simões
      Eu conheço muito emigrante, e quando vão ao estádio da Luz não é para brincar e isso acontece todos anos no verão e para não dizer que até vem ver muitos jogos durante o ano. É muitos tem red pass estão fora do país Suíça, Alemanha, Luxemburg e por fora

      Eliminar
    16. Aliás, basta aceder ao site do Benfica e à loja oficial para perceber sem dificuldade que é aos clubes que cabe gerir as margens das vendas.
      Uma camisola oficial certificada (sem adereços) para o público em geral, custa € 89.95 e para o sócio custa € 80.96.
      São os clubes que gerem as margens das vendas. As camisolas saídas da Adidas para os clubes, saem aí a 20 ou 30 euros. Provavelmente até menos.
      O tuga é que, quando algo corre mal, atira-se logo a tudo e atodos, sem curar de saber a verdade dos factos.
      O que resta saber e aí é mais difícil apurar o que quer que seja, é que todos os clubes equipados pela Adidas têm as camisolas sensivelmente ao mesmo preço.
      O mesmo se aplica à Nike, à NB. à Puma, à Macron...
      Cartelização ? Talvez sim, talvez não.

      Eliminar
  8. Bom dia Scaramanga

    muito bom eu também penso da mesma maneira, basta olhar para Juve tinha uma grande equipa so para lembra Pirlo,Pogba e tevez e mesmo assim fomos a Turim ganhar e sem medo e o que fez a Juve no Ano a seguir foi a final da Champions e porque? No Futebol so a uma maneira de fazer dinheiro e ganhar ganhar e ganhar e estar entre os melhores eu nao tar sempre a medir forcas com vizinhos que este nao contam para nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Empatamos em Turim...com o Enzo expulso!

      Eliminar
    2. Pois, mas vai lá ver o que investiu a Juventus, as receitas que têm e os dados estatísticos do país onde está...
      Podemos fazer uma graçola de vez em quando? Claro! Mas esperar que o Benfica neste portugal dos pequeninos consiga manter um plantel que lute constantemente por lugares cimeiros na Europa é simplesmente irrealista no paradigma actual, mas devemos exigir sempre mais, dando espaço a quem lidera para colocar fundações que permitam uma melhoria a longo prazo.

      Só os idiotas e os hippies pensam a curto prazo.

      Eliminar
    3. quando eu digo ganhar fomos la passar capisce

      Eliminar
    4. Sjwaria Law10 agosto, 2018 12:43

      No Pais que esta mas queres falar sobre isso? Itália só que nao conhece realidade do que se passa na Itália de Roma para abaixo anda tudo morrer fome mas enfim

      Eliminar
    5. Tiago Da Fonseca,
      Itália tem 60 milhões de habitantes, repito por extenso, sessenta milhões de habitantes. O produto interno bruto per capita é cerca de 34.500 euros.
      Portugal tem 10 milhões de habitantes, 17% dos habitantes da Itália. O produto interno bruto per capita é cerca de 28.000 euros.
      A Juventus é do norte do país, Turim, a zona mais rica de Itália.

      Afirmações exageradas sobre a pobreza do sul de Itália valem bola.

      Eliminar
    6. Tiago: o Benfica nunca teve a mesma capacidade financeira dos grandes dos países mais desenvolvidos da Europa. Mesmo com essa limitação foi possível vencer 2 Taças dos Campeões, ir a 7 finais e jogar olhos nos olhos com o Milan e o PSV, equipas mais fortes da Europa no seu tempo. Temos que ser mais rigorosos? Temos que acertar mais do que falhar? Correcto. Foi essa visão ambiciosa que construiu o Benfica.

      Eliminar
    7. Sim Turim e no norte na zona rica dizes bem e depois de Roma para abaixo morreu não a mais nada do que ser miséria se a Juve é assim tão grande qual é capacidade do estádio deles novo é maior que o nosso? Eu sei que eles têm o grupo Fiat por de atrás mas em massa adepta ta bem longe de nós acredita em mim porque é verdade... Porque será que Itália está investir forte no futebol este ano? Porque será daqui alguns anos aquilo ficava tão banal como o futebol tuga e tem grandes equipas mas só ganha uma certo e porque será?

      Eliminar
    8. Demagocia: Dominação tirânica das fações populares.,Discurso ou ação que visa manipular as paixões e os sentimentos do eleitorado para conquista fácil de poder político.

      Eliminar
    9. Zé Diego10/8/18 18:34

      Sjwaria Law, não vale a pena gastar cera com tão ruim defundo...

      Os pobrezinhos de Nápoles deram-se ao luxo de ter nas suas equipas jogadores como Zoff, Krol, Hamsík, Cannavaro, Zola, Lavezzi, De Napoli, Sivori...e tantos outros que não me recordo.
      Ainda há muito boa gente, que não percebeu que os mecenas já acabaram...pelo menos em Portugal!

      Eliminar
    10. A serio Scaramanga... colocar o paradigma do futebol dos anos 60 e 70 com o de hoje em dia!?!? Isto é ignorância, uma brincadeira ou estás mesmo a gozar com a inteligência de quem lê este blog? Agradecia uma resposta porque proferir tamanha estupidez tem um certo nível de gravidade........ espero mesmo que seja uma brincadeira.

      Quanto a Itália meu caro Tiago Da Fonseca, deixa-te de afirmações banais e traz-me dados, explica-me como é que o Benfica vai dar 100 milhões pelo Cristiano e vai vender camisolas de 140 euros... agradeço uma resposta concisa em vez de "ah e tal".

      Eliminar
  9. Mais uma boa dose de demagogia, dirigida aos alucinados que vivem noutro planeta e que vêm à Terra uma vez por semana ler o artigo do Scaramanga.
    A grandeza do Benfica já há muito pertence a outra dimensão, não aquela onde coabitam Barcelona, Real, Juventus, Bayern...
    Acenar às pessoas com cenários poderosos para o Benfica, de jogos mano a mano com as potências do futebol europeu, já faz parte do momento light e de boa disposição com que Scaramanga nos brinda todas as semanas.
    Continue. Você é sem sombra de dúvida, uma criatura bem humorada :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiado.l!!!
      Abras alas a um endinheirado que queira investir forte e feio, só assim !

      Eliminar
    2. nao quer dizer que de vez em quando se possa fazer uma gracinha, mas daqui pra frente, so mesmo muito de vez em quando...

      Eliminar
    3. Anónimo10 agosto, 2018 11:41

      alucinado e teu primo ok

      Eliminar
    4. Anónimo: para mentes pequenas ou sem ambição dirija-se ao Dragão ou a Alvalade.

      Eliminar
    5. Mentes pequenas são aqueles que têm a mania das grandezas, e esses moram do outro lado da 2.circular

      Eliminar
  10. Essa foi a estratégia do Porto e do Sporting. Endividar à bruta para ganhar internamente ... Diz que não corre lá muito bem!

    Eu também quero ter a minha Quinta no Alentejo. O meu apartamento T4 na expo e um BMW X6 na garagem... Mas os senhores do Banco dizem que não! É fdd mas é a realidade...

    Fazer um investimento na equipa e incorrer em encargos astronômicos com base em possiveis receitas futuras da LC só pode ser proposto porque você fora da realidade e nunca teve de tomae Decisões de investimento numa empresa! Mas demonstra que domina o FM :)

    Scaramanga a presidente para ganhar a LC. Já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que acertaste na mouche!! A pretensão sempre fez parte da personalidade do português.

      Eliminar
    2. Quer o FCP quer o SCP não têm a massa adepta ou a capacidade para originar receitas que o Benfica tem. O impacto do nosso clube mesmo com exibições modesta na Europa ainda é grande. Continuar no caminho atual é que o vai tornar menos relevante irremediavelmente.

      Eliminar
  11. Scaramanga,

    Ainda me recordo do seu post da "Falácia do modelo de gestão empresarial", que manifestamente o meu caro não defende.

    Nestes indicadores que nos trás, só clubes profissionais no seu modelo e campeonato onde competem, se conseguem manter no top.

    Acha que o Benfica não está maximizado na profissionalização?
    Alguma clube, ou direção do Benfica obteve maiores receitas e faturação?
    Acha possível obter mais receitas no mercado português? Se sim... quais e onde?
    Sendo a resposta anterior não, suponho que teremos que procurar receitas em mercados internacionais... Como? Onde?
    Sendo no Benfica o principal indicador de receitas, as vendas de jogadores, como podemos aumentar as receitas e ao mesmo tempo, manter ou aumentar para outros patamares o valor de mercado do plantel?

    Se responder mentalmente que seja, a todas estas questões, terá uma clara noção, de que vivemos num mercado asfixiado nas suas receitas e que os clubes portugueses devido a isso, são clubes obrigatoriamente vendedores. Se o são, para cumprir obrigações, facturação e gerar receitas que ajudem a projectar o orçamento no ano seguinte, facilmente se percebe, que entramos num ciclo vicioso que terá anualmente que ser gerido com pinças.

    Cada vez mais, os clubes são o espelho do seu mercado, e das suas competições internas. Quanto a isso meu amigo, somos portugueses, vivemos em Portugal e temos um mercado muitíssimo pequeno que é português gerido por portugueses.

    Abraço
    GG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja ganhar a Champions os tais que tu dizes a 14 anos atrás tambem era imposivel e os porcos ganharam foi sorte certo?

      Eliminar
    2. Leonel Farinha10/8/18 13:20

      Senhor Tiago,
      Tem que se apresentar segunda feira, dia 13/8 no IEFP para frequentar curso de formação profissional.
      Inscrevemo-lo no curso de iniciação a tecnicas de panificação.
      A falta à convocatória implica perda do subsídio e anulação da sua inscrição neste Centro.

      Melhores cumprimentos,
      Leonel Farinha

      Eliminar
    3. Sr. Leonel Farinha

      Qual e teu problema? dor de dentes o de cu? diga que tenho uns amigos que pode tratar do sr. nem precisa pagar eles dava um jeitinho nesse cuzinho iuas ver com tiravas o curso em 2 tempos

      Saluti
      Tiago Da Fonseca

      Eliminar
    4. Nem vale a pena, há pessoas que pensam que é tudo muito fácil, é só gastar sem preocupações. Provavelmente são as mesmas pessoas que têm empréstimos para toda a vida e/ou casas penhoradas.

      Cumps

      Eliminar
    5. GG: o conformismo torna tudo o que diz uma inevitabilidade. Uma coisa é dizerem que são profissionais outra é apresentarem resultados de nível "profissional". A estrutura de custos no Benfica revela muitas deficiências de gestão e esse é um dos caminhos. Isto é um processo que resultará da soma da otimização de todos os sectores do clube. O Benfica é muito mais que Portugal e esse valor nenhum outro clube português tem.

      Eliminar
    6. Tu kers é taxo

      Eliminar
  12. A atual liderança do SLB optou por passar uns anos a normalizar as contas e a diminuir a dívida para tentar depois sim arrancar com um projeto mais forte e consolidado que possa ser mais competitivo a nível europeu.

    Benfiquismo pimba é querer endividar mais o clube no cenário atual, é prometer um SLB competitivo na Europa a gastar dinheiro que o clube não tem. Benfiquismo pimba é, como faz neste texto, prometer o que não pode e insinuar o sentimento de pequenez e autocomiseração que nenhum Benfiquista sente.

    Os tais negócios opacos que insinua são quais?

    Muito bem que o mercado é global mas as nossas receitas de tv dependem maioritariamente da realidade do nosso país. Insinuar que não há periferias e mercados localizados é atirar areia para os olhos dos Benfiquistas e em última análise mentir.

    Todo o atleta vem à experiência pois mesmo um atleta de créditos fundados pode não se adaptar à nossa realidade, ao nosso campeonato. Sim, porque temos que disputar o campeonato em Portugal, um mercado periférico e localizado...

    O negócio do Benfica também tem sido o de rentabilizar atletas, daí os empréstimos e vendas. É mau ganhar dinheiro? É mau reduzir a dívida? É mau criar infraestruturas?

    A retenção de atletas de qualidade depende do dinheiro disponível. O SLB pode pagar ordenados de 4 milhões limpos, que implicam despesa de 8 milhões ano? Pode pagar mais que isso? É que como sugere manter atletas de topo de carreira e classe mundial, tem que ponderar o que eles custam.

    Vencer a CL é um sonho para qualquer adepto e para qualquer clube. A Juventus investiu o que todos sabemos, porra até o Chelsea só num jogador investiu 80 milhões... É claro que o SLB tem que ter como objectivo final vencer todas as competições que disputa mas acenar com a CL como sendo um objctivo apenas dependente de uma vontade num clube como o SLB e no cenário atual é eleitoralismo barato e especulativo.

    Para contratar um treinador como fala é preciso que ele não esteja em Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha ou até França porque lá terão mais possibilidades de lhes pagar um melhor ordenado. Além de tudo os treinadores portugueses são considerados dos melhores a nível mundial. Não gosta do Vitória mas, segundo o seu próprio raciocínio, RV com uma equipa que sofreu constantes downgrades foi campeão 2 vezes em 3 anos. Não há uma contradição? Ou RV só ganha porque tem sorte?

    Lá está para toda o projeto que sugere implica, como escreve: "alienação de passes de atletas emprestados, através do aumento do passivo e de outros instrumentos de financiamento (capital próprio)". Os sócios querem aumentar um dos maiores passivos do mundo? E se a estratégia não resultar ficamos com o clube penhorado? Vendemos a SAD para pagar as dívidas?
    Acho que deveriam pensar melhor sobre estes assuntos.

    O volume de receitas da CL implica que sejamos campeões todos os anos para não ficarmos de fora da elite financeira e desportivamente falando. Não creio que hipotecar o futuro do clube seja a solução para isto. Acredito num crescimento consolidado. Abatimento de dívida e criação de infraestruras de desenvolvimento de jogadores. Aí sim poderemos ser competitivos, primeiro em Portugal onde até poderemos ser hegemónicos e consequentemente melhorar as nossas performances europeias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pimba! Na murcha!
      Excelente comentário.

      Eliminar
    2. Caro Oliveira, comentário acertadíssimo.
      Concordo com toda a análise.

      Este post, espelha exemplarmente a diferença entre teoria, prática, papel e terreno...

      Algumas das ideias do amigo Scaramanga, seriam interessantes se fossem executeis. A questão é que manifestamente estão longe da nossa realidade, e é na real que um clube com a responsabilidade do Benfica, deve caminhar...

      Umas das coisas que mais me choca, é haver pessoas que pensam ser possível, um jogador top mundial, pensar fazer carreira em Portugal. Nós nem capacidade temos para pagar melhor que campeonatos periféricos como China e Arábias deste mundo, quanto mais competir com ordenados e projeção de carreiras, em campeonatos como o Inglês ou Espanhol. Enfim!

      Atenção!
      É bom que questões como estas se discutam e tiro o meu chapéu ao Scaramanga por isso! Coloca à discussão temas bem interessantes e que engrandecem e elevam a discussão no blog. Não concordo com a forma parcial com que expõe as temáticas, mas sinceramente, não esperava isenção.

      Eliminar
    3. Oliveira: quantos mais anos serão necessários para consolidar a dívida e as finanças do Benfica? Como se constrói uma equipa mais competitiva vendendo os melhores e ficando com os que o mercado não quer? O Benfica não reduziu o seu passivo, não tem melhor equipa, tem uma estrutura de custos enorme e antecipou receitas de televisão até 2024. O tempo passa e as oportunidades perdem-se. A globalização do futebol e exploração de outros mercados por parte de clubes europeus já decorre há anos e o Benfica continua fechado num campeonato em que nem é dominador. Calibrar práticas e construir uma equipa com nível europeu garantirá a competividade no campeonato nacional.

      Eliminar
    4. Obrigado Sjwaria Law e G G.

      GG, é bom que estas que estas questões se discutam e é bom também apontar os erros à corrente gestão quando os há. E há-os.
      Não podemos é levar a discussão para o facilitismo e para o populismo. O futebol é um mundo em que o racional muitas vezes perde para o emocional. Isto faz com que muitas vezes haja a tentação do discurso fácil que é muito apelativo às massas. Temos exemplos disso no futebol português e bem recentes, embora outros mais antigos ainda não tenham desaparecido, mais a norte.

      Gosto de ler este espaço por ser um local de diferentes opiniões sobre o Benfica. Gosto de ler e pensar o porquê de concordar ou não.
      Não gosto é de alguns comentadores da caixa de comentários que agora apareceram e que se nota bem que são "dragartos" que apenas criticam e alguns até de forma violenta. Notam-se bem as suas intenções e as suas "encomendas".

      Eliminar
    5. "quantos mais anos serão necessários para consolidar a dívida e as finanças do Benfica?"
      Mais do que os que gostaríamos...

      "Como se constrói uma equipa mais competitiva vendendo os melhores e ficando com os que o mercado não quer?"
      A realidade de praticamente todos os clubes de futebol no mundo inteiro com excepção de uns 7 ou 8 que actuam todos nas principais Ligas Europeias.

      "O Benfica não reduziu o seu passivo"
      Não, mas colocou-se numa posição em que paga menos juros por esses passivo e numa posição em que tem todas as condições para começar a abater-lo.

      "não tem melhor equipa"
      Nem nunca vai ter enquanto os tubarões puderem pagar 30 ou 40 milhões por tudo o que mexe.

      "tem uma estrutura de custos enorme"
      Sim, a mesma que nos deu um tetra e que corre o risco de tornar o Benfica hegemónico, a mesma que criou um dos melhores centros de formação do mundo, e a mesma que é reconhecida em todo o mundo pela excelência dos seus métodos de trabalho. Espera aí, não és tu que dizes que temos que pagar mais e arriscar mais para sermos melhores? Pois......

      "antecipou receitas de televisão até 2024"
      Para abater dividas... assim que... mas espera aí, antecipou??? Eu ouvi dizer que deu como garantia... vai uma diferença do crlh!

      "O tempo passa e as oportunidades perdem-se. A globalização do futebol e exploração de outros mercados por parte de clubes europeus já decorre há anos"
      E à muitos anos que o Benfica tenta entrar nesse comboio, enquanto que muitos criticam as visitas do Benfica aos Estados Unidos, etc... talvez não tenhas estado atento...

      "e o Benfica continua fechado num campeonato em que nem é dominador."
      Tetra? Só não ganhamos o penta por pouco... 12 titulos nos ultimos 5 anos... espera aí, será que eu vivo na realidade em que Andorra chama-se Taured e o Sporting Clube de Bruno de Carvalho é que ganhou um tetra!?

      "Calibrar práticas e construir uma equipa com nível europeu garantirá a competitividade no campeonato nacional."
      Pois... o problema é conseguir pagar ordenados principescos a jogadores que ainda nem provaram ter qualidade para o Benfica e já tem Bayerns e Barcelonas a colocar 30 e 40 milhões na mesa.... sejamos realistas. Isto não significa que não concorde que o Benfica tem que mudar de paradigma, o que parece querer fazer ao rejeitar vender o Rúben pelos 30 milhões.

      Eliminar
  13. Concordamos com o caminho mas dá para menos comissões! Como sabemos é nas entradas e saídas de jogadores que se ganha dinheiro no futebol.

    ResponderEliminar
  14. Padre Hipólito das Neves10/8/18 12:04

    Quantas das pessoas que por aqui comentam são sócias do Benfica e têm as quotas em dia ?
    Quantas pessoas que por aqui comentam compram uma camisola oficial ou mesmo réplica por ano ?

    Pois é, mas depois vêm para aqui debitar patetices, que o Benfica devia investir milhões, comprar craques de primeiríssima água, tré, tré, tré, tré, tré, tré.
    O dinheiro não cai dos céus aos trambolhões.

    A Juventus por exemplo, de quem muitos falam a título comparativo, tem adeptos que esgotaram num mês as camisolas previstas para o ano todo.

    E por cá ?
    Quem tem paixões baratinhas, com poucos ou nenhuns custos, não pode exigir uma super equipa.
    É o que eu já aqui disse há muito tempo : desde há uns tempos a esta parte, o benfiquismo de muitos é exercido em blog's e pouco mais.
    Muito barulho, muita algazarra.
    Como o povo tão sabiamente diz, "muita parra, pouca uva".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tu as tantas nem uma nem outra

      Eliminar
    2. Pelos vistos a produção mensal de camisolas na Juve é pequena

      Eliminar
  15. É possível, a aprtir deste ano, o Benfica poder dar um salto... Com este aumento de receitas da Champions, o Benfica pode começar, a partir deste ano, a segurar os melhores e a reforçar cirurgicamente aqueles que saem. Não estou a dizer que ficaremos ao nível de um Barcelona ou Rela Madrid mas temos capacidade para sermos muito mais competitivos lá fora e como consequência, sermos dominadores cá dentro.

    Continuo a achar que o Benfica deveria fazer uma espécie de parceria com os grandes clubes da Europa de forma a garantir jogadores de qualidade desses clubes que sejam considerados excedentários mas não podemos fazer mais mais "manobras Garay". Basicacamente fazer aquilo que nós fazemos cá em Portugal. Podemos comprar 50% do passe do jogador X e o outro clube ficará com o restante valor do passe, caso seja vendido mais tarde, receberão a sua parte da transferência embora tenhamos de manter este tipo de jogador até 3 anos, pelo menos...

    O que eu acho é que internamente podemos efectivamente ser muito superiores. Estamos numa época em que são os milhões que ditam a regra e sendo o Benfica o clube com maiores receitas mais adeptos, temos de efectivamente marcar uma diferença e simplesmente dominar o futebol Português, a exemplo do que acontece na Alemanha com o Bayern ou em Itália com o Juve... Isto de termos plantéis individualmente muito iguais em termos de qualidade demonstra que se pode fazer mais e melhor. Jamais em Portugal pdoerá ser possível um jogador de qualidade preferir o FC Porto porque pagou mais! Se somos maiores em grandeza, se temos mais receitas, se temos mais adeptos, então jogadores que efectivamente interessem e que tenham qualidade jamais poderá ir para os rivais porque ofereceram mais do que nós!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "com este aumento das receitas da champions"

      bom, muito bonito mas eh preciso chegar la... se acho que istanbul sera tranquilo, paok ou spartak estao num nivel acima

      Eliminar
  16. "A atual liderança do Benfica e da SAD optou indiscutivelmente pela primeira alternativa."
    Não. Optou por primeiro criar infraestruturas, formação e estádio de topo, eliminação de dividas e hegemonia a nível nacional. O objectivo é consolidar o clube para poder arriscar com segurança. Podemos concordar ou discordar, podemos achar que devia arriscar mais ou menos, mas afirmar que esta Direcção optou por mediocridade e que os sócios estão acomodados é absolutamente falso.

    "Reforço cirúrgico do plantel com atletas de qualidade indiscutível. Não é aceitável a contratação sucessiva de atletas “à experiência” para setores críticos do plantel;"
    Praticamente todos os jogadores que contratamos acima de 15 milhões, as tais promessas asseguradas, estão todos ainda a tentar ganhar a titularidade ou emprestados... isto dos atletas de qualidade indiscutível é uma treta porque se tem qualidade indiscutível estão a ser comprados por valores acima dos 30 milhões por clubes de Ligas apetecíveis. Pode o Benfica arriscar compras de 30 ou 40 milhões? Obviamente que não.

    "Contratação de 1 ou 2 atletas que sejam estrelas no contexto do futebol mundial."
    Concordo, claro que tem de ser jogadores em final de carreira porque senão não querem vir para Portugal, nem se consegue comprar-los por valores comportáveis, mas acho que o Benfica devia ter um par de jogadores de nome. Tantos vão para países como a Turquia ou Rússia e se calhar prefeririam Lisboa, os elevados salários são um entrave mas o Benfica se quer projectar o clube, tem que pagar, e num campeonato como o português estes jogadores brilham facilmente, assim que salários de 3 ou 4 milhões por ano me parecem comportáveis.

    "Redução do número de atletas emprestados. Não faz sentido contratar atletas para sucessivos empréstimos. O negócio do Benfica não é outsourcing de atletas;"
    Porque não? Existe alguma alínea nos estatutos que desconheça? O negócio do Benfica é fazer dinheiro, usar o dinheiro para ter uma equipa competitiva e ganhar títulos. Que interessa se é com empréstimos ou com vendas!? Se este modelo está a dar frutos porque deitar-lo fora??

    "Só há verdadeira aposta na formação quando o Benfica conseguir manter os jovens talentos;"
    "É inaceitável que os atletas olhem para o Benfica como um trampolim para outros clubes."
    Recusar propostas de 30 ou 40 milhões por jovens que ainda nem se sabe se valem metade?? Para grande lamento meu, o paradigma do futebol mundial é o que é, o Benfica não pode recusar estas propostas, podemos fazer um esforço por manter alguns uma ou duas épocas, mas os jogadores querem jogar nas grandes ligas e ganhar milhões...

    "O Benfica deve ser visto como o topo da carreira;"
    Deve ser para rir, o Benfica joga na liga portuguesa... nem que o Benfica lutá-se todos os anos pela Liga dos Campeões seria visto como um topo de carreira... sonhar é lindo mas temos que ser pragmáticos.

    "Criação de um projeto desportivo ambicioso"
    Que está a ser criado, mais lento do que o que gostaria mas infelizmente os petrodolares inflacionaram o futebol de uma forma ridícula. A não ser que tenhas um russo ou um árabe que queira comprar o Benfica, deixa-te de demagogias.

    "Contratação de um treinador da elite mundial"
    Qual? O Marco Silva? O José Mourinho? Um treinador estrangeiro sem qualquer ideia do pântano que é o futebol português? Qual deles? Quantos nomes sonantes vieram para clubes portugueses e falharam redondamente, quantos nomes sonantes falham redondamente em clubes de topo por essa Europa fora??


    Conclusão:
    Elaboras um plano que depende do sucesso numa competição que só este ano dá os prémios chorudos que permitem esse plano, criticas a direcção por não ser ambiciosa usando o dinheiro de uma competição que ainda não aconteceu e que nem sequer estamos qualificados para ela. Fazes de conta que o campeonato Português é apetecível e que o Benfica só tem que estalar os dedos e milhões de chineses vem de autocarro ver os jogos. O mundo do futebol não é o football manager 2017, lamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao me digas que BTV e mentirosa quando diy que o Benfica e um doa Maiores clubes do mundo?????? onde???????

      Eliminar
    2. Honestas, honestas são a Sporting TV e o Porto Canal...
      Enfim...

      Eliminar
    3. Nem mais Sjwaria

      Eliminar
    4. Tiago Da Fonseca, tudo depende do contexto.
      O Benfica é um dos clubes mais eclécticos do mundo, é um dos clubes mais titulados do mundo, é um dos clubes com mais fãs verdadeiros do mundo, é um dos clubes com mais sócios do mundo, etc... etc... e então se se relativiza estes dados para a dimensão de Portugal, pode-se dizer facilmente que o Benfica é um dos maiores clubes do mundo, talvez até o maior. Agora se os teus parâmetros de análise forem os petro-dolares, então estamos numa terceira linha de clubes, a seguir a praticamente todos os clubes da Primeira Liga Inglesa, um terço da Espanhola, um terço da Italiana, alguns de França e Alemanha, alguns dos outros países periféricos Europeus...

      Eliminar
    5. Excelente resposta.

      Este texto, como outros anteriores são profundamente demagógicos e. Não sei se por ingenuidade ou intencionalmente.

      Pessoalmente parece-me haver uma certa concertação e agenda escondida nestas conversas, igualmente pelas introduções com lógicas falaciosas. Dai o meu elogio à tua respostas: é grande importância estas agendas serem esclarecidas e combatidas com argumentações estruturadas. Os casos tipo Bruno de Carvalho devem servir para alertar os benfiquistas (e os outros clubes, mas isso é com os seus adeptos).


      Miguel Marques

      Eliminar
    6. OK somos os maiores do de Portugal é isso? OK ta certo

      Eliminar
  17. Mais uma vez, totalmente de acordo. Fico à espera da estratégia empresarial para associar à estratégia do futebol (e que deveria ser alargada à desportiva). Mais uma vez lhe digo, se pensar candidatar-se, estou disponível para o apoiar.

    ResponderEliminar
  18. Simplesmente patético.
    Ignorar os mercados em que cada clube está inserido, pensar que podemos contratar trutas como estes clubes contratam e que depois lhes podemos pagar salários ao nível do que estes clubes pagam...
    E vamos ignorar que nesta lista existem outros poderosos que, não obstante o serem, não têm conseguido chegar a esta fase: PSG, por exemplo, que também deve fazer parte da mediocridade desportiva.
    Só há uma forma de conseguir num futuro próximo chegar a uma meia-final da Champions, que é termos um treinador de grande qualidade (o que não quer dizer que seja um treinador de elite mundial). E, nisso estamos de acordo, com o que temos não vai ser possível.
    Quanto ao mais, há aspetos sobre a estratégia do SLB que também me chocam, nomeadamente a transformação do SLB em entreposto de carne: contratações de jogadores sem intenção de jogarem pelo SLB; carrossel de emprestados; fabricação de jovens no Seixal para vendo pelos 15M da ordem.
    Mas, depois, vir falar da contratação de 1 ou 2 estrelas no contexto do futebol mundial... lá se vão os bons argumentos. Pagar principescamente a 1 ou 2 para depois os outros dizerem "Joga tu!" (João Vieira Pinto, diz alguma coisa?)

    ResponderEliminar
  19. that's not how any of it works...

    "O investimento inicial que esta estratégia implica deverá ser financiado através da alienação de passes de atletas emprestados" Sim, porque o Slb teve boas ofertas para eles, mas preferiu emprestar........

    ResponderEliminar
  20. Uma simples pergunta . QUEM FOI O ANIMAL QUE VENDEU O EMERSON POR 16 MILHOES DE EUROS? Porque carga de agua O BENFICA TINHA K VENDER EDERSON? AFINAL O MOÇO VALEU TANTO COMO OS PUTOS DA FORMAÇÃO. QTO MAMOU O VIEIRA . O MENDES . O RUI COSTA O GAIOSO E TAL EM COMISSÕES. ? Sejamos hONESTOS SÃO UNS GATUNOS. SÃO UNS LADRÕES . UMA GESTÃO VERGONHOSA ESSE DSO. VERGONHOSÁ. UMA AUDITORIA FORENSE AS CONTAS QUERO PEDIR EM AG. ESSE DSO É UM ESPECULADOR UM GATUNO DE MEIA TIGELA K CURRICULUM TEM ESSE GAIXO? QTO GANHA POR MÊS? QUAL PLAFOND C.C. QUEM PAGA GASÓLEO DO CARRO E DESLOCAÇÕES. SÃO UNS XULOS. SENÃO FOSSE O BENFICA NEM PADEIROS ERAM.VIGARISTAS. INFILTRADO CITIUS
    INFILTRADO CITIUS

    ResponderEliminar
  21. VIEIRA. DSO . RUI COSTA GAIOSO E COMPANHIA SENÃO FOSSE O BENFICA VIVIAM DEBAIXO DA PONTE SÃO UNS VIGARISTAS. AUDITORIA FORENSE. QUERO VER TRANSFERÊNCIA EDERSON QTO MAMARAM TODOS.TONE XAPEIRO

    ResponderEliminar
  22. Uma coisa é certa. Se o FC Porco consegue ter grandes planteis e bom treinador com o clube falido, não sei porque o Benfica não consegue ter também isso quando está relativamente bem de saúde em termos financeiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez valha a pena perguntar ao ROC, à CMVM, ERC, Autoridade da Concorrência, PGR e PJ

      Talvez estas entidades tenham a coragem de investigar o que se tem passado nos últimos 5 anos ao nível financeiro e desportivo

      Talvez estas entidades tenham a coragem de investigar a relação da FC PORTO FUTEBOL SAD com o Porto canal, Câmaras Municipais do Norte, CCDR NORTE, Turisno do Porto e Norte, empresas municipais, e uso de fundos públicos

      terás as respostas à tua pergunta e muito mais

      Talvez até encontrem a ARMA QUE SUICIDOU O MESQUITA ALVES com 3 tiros na cabeça

      PS. Podes começar por lá far ao inspetor Fonseca

      Eliminar
    2. o fcp com grande plantel? deve ser pra rir

      Eliminar
  23. https://www.youtube.com/watch?v=12nnpBgpXCg

    Rui Silva

    ResponderEliminar
  24. Grande Scaramanga,

    Os craques não se pagam com palavras, post's e gráficos.
    Pagam-se com pilim.
    Deixa lá as palavras e os gráficos, candidata-te, faz campanha, submete-te a sufrágio, mostra às pessoas (sócios e simpatizantes) uma garantia bancária de 600 milhões de euros e terás o Benfica e os sócios aos teus pés.

    Caso contrário, o mais que consegues é uma legião de alienados e tontos neste blog que te tecem umas loas e por aqui te ficas...

    ResponderEliminar
  25. Caro Scaramanga,
    Posts como o seu sao essenciais para lutar contra a "realidade" que LFV e seus pares teem vindo a impingir aos Benfiquistas. A propaganda que promove sentimentos de gratidao, acomodacao, "aceitacao" de que "os tempos mudaram" e o "SLB nao pode competir na Europa".
    Como se estivessem a investir na re-fundacao de um novo SLB, "moderno" e "pragmatico". Sabem que se forem bem sucedidos se eternizarao no poder e neutralizarao qualquer oposicao que ouse sonhar, pensar a Benfica, apresentar projectos ambiciosos e consentaneos com a nossa historia e matriz. Se o conseguirem matarao a alma do clube.
    Por isso lhe agradeco que nao desista de nos recordar que existe um SLB que vai muito para alem da versao pimba de Vieira.
    A mim jamais me convencerao. Nem com tetras nem com bolos, colegios ou universidades.
    Abraco.

    ResponderEliminar
  26. Das duas uma: quem escreve um texto assim ou não tem noção da realidade ou é demagogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meireles, mais demagogo que o presidente Galamba?

      Pedro Fernando Santos

      Eliminar
  27. Scaramanga, na mouche. Talvez seja oportuno dizer Scaramouche.
    Mas como é possível "A estratégia do futebol profissional tem de passar necessariamente pelos seguintes vetores:" com LFV?

    ResponderEliminar
  28. anda tudo a jogar demasiado Football Manager por aqui... e mesmo nesse...

    ResponderEliminar
  29. André S.10/8/18 13:33

    Scaramanga, mais um bom post.

    Partilho da tua opinião e visão, se bem que, ao analisar o estado do futebol português, torna-se difícil acreditar que possa acontecer.
    O Benfica de hoje é um Benfica de compadrios, de amigalhaços que enchem os bolsos à custa de comissões. Onde ao acenar de uns milhões, os jogadores são vendidos. Uns dizem que, sendo a Liga Portuguesa, neste momento, um campeonato periférico, não é possível reter jogador X ou Y, porque não podemos competir em termos de salários. Pois bem... não concordo de todo. O Benfica pode e deve fazer valer os seus interesses, mantendo os jogadores mais tempo, criando condições para que se sintam bem no clube e, no momento de os vender, não vender por tuta e meia. Temos N exemplos em que isso não foi feito, começando nos 15 milhões do Bernardo Silva, acabando nos poucos milhões (para os 40 pelos quais o City o comprou) que entraram na Luz pela venda do Ederson.

    Para que a mudança de paradigma pudesse ocorrer, seria necessário aumentar o teto salarial. Mas quando se continua a pagar milhões a um jogador acabado para o futebol há 3 anos, não se vai longe (sim, Luisão).

    A época passada era determinante para o Benfica aumentar o fosso para os outros rivais. Porto intervencionado pela UEFA, Sporting com uma direção incapaz... mas, no Benfica, optou-se pelo desinvestimento. Com isso falhou-se um histórico penta (ainda mais histórico que o tetra, como é óbvio) e conseguiu-se dar alento ao Porto, com a entrada direta na Champions.
    A deficiente política de negócios continuou, com preferência por opções baratas: um GR jovem e sem grandes créditos, um DD jovem e sem grandes créditos a custo zero, um central com 27 anos a custo zero que, para já, parece que não vai ser aposta (Lema), um Chiquinho e um João Amaral para o carrossel... salvando-se apenas Ferreyra, Castillo e Conti.
    Para além disso, a política de vendas continua a roçar o ridículo, emprestando-se Talisca e Carrillo, ambos com muito mercado, por razões diferentes, quando podiam, os dois juntos, ter rendido pelo menos 40 milhões. Empresta-se Raul Jimenez, um jogador que custou cerca de 22 milhões de euros e que seria a venda mais cara de sempre do futebol português (ainda estou à espera). Continua a emprestar-se o Lisandro, apesar de não contar para o clube. Continuamos nos quadros com o Taarabt, que não anda nem desanda, mas tem sempre um alto ordenado.

    Sinceramente, Scaramanga, por muito que gostasse que o paradigma mudasse, não me parece que isso vá acontecer tão cedo. E, quanto mais tarde, mais difícil será, porque o fosso para as restantes ligas europeias aumenta de ano para ano.

    ResponderEliminar
  30. Scaramanga isso é tudo muito bonito no papel , sabe que acontece depois na prática? Emoções e sentimentos mudam tudo . um jogador tem familia e tem empresário , sonhos e uma carreira de curta duraçao , se um C Ronaldo que estava no clube mais titulado quis sair e saiu , quanto mais um jogdor do SLB que queira sair , o que faz? perde a oportunidade? e se amanha o jogador fica lesionado gravemente e o investimento financeiro? o futebol é o momento , meta os olhos no scp , nao venderam Wiilliam nem Patricio andaram andaram , e agora nao ganham quase nada por eles , o que ganharam? por acaso nao foi uma lesao grave , mas o futebol é o momento e temos exemplos no passado.

    As dinamicas mudam tudo , e o jogador de qualidade , se calhar todos teem qualidade e todos nao teem qualidade , porque tem haver com muitos factores , o benfica quando contrata é porque acha que vai rentabilizar , alguem pode falar mal do Rafa ou do Ferreyra? em termos de qualidade? mas falaram mal do Cristante que era uma negociata assim como o Djuricic e outros mas isso nao é so no SLB , é em todo o mundo , veja-mos o Barcelona acabou de enviar 3 4 jogadores para o Everton porque nao sao boas opçoes no Barcelona , vejamos o o dano que um West Ham faz no Porto , que mete o Marega a treinar sozinho , e quem é o West Ham?

    Isto tinha que começar por cima , para essa Utopia ,se o Scaramanga quiser se manter no mundo futebol por mais de um mês , tem que se sujeitar as vezes aos negocios que os empresários sugerem ,porque em negocio que seja no mundo , ninguem está para perder dinheiro , dai haver negocio , de outra forma , esqueça , e esses empréstimos muitas vezes que ninguem entende, sao muito feios para quem nao entende , mas sao operaçoes de charme para muitos outros factores que existem nas ligas , ou para criar boas ligaçoes com outros clubes em portugal e nao só. Mas vocês so veem mundos cor de rosa , era bonito se o mundo fosse cor de rosa e cheio de arco iris.

    Nao entender isto é nao entender o mundo do futebol e as vezes temos que jogar em varios tabuleiros , caso contrario o sr ou outro qualquer nao sobrevivia no futebol ,e era engolido pela mafia que existe em dois tempos.
    Por isso eu nao critico o LFV de se dar com os mafiosos , por isso digo que o Benfica sozinho nao faz nada. (mantem te proximo dos teus amigos , mas mantem te mais proximo dos teus inimigos)

    Mas tambem creio que nao se pode deixar passar em claro e chamar a terreno a vergonha que se passa na nossa liga , com CI as 20h da noite , enquanto as perguntas mais importantes sobre os corruptos nao forem desmistificadas e escalrecidas .
    Arte da Guerra.

    O que o Benfica pode fazer e construir ou criar em portugal cada vez mais um viveiro de grandes talentos jovens sempre prontos a entrar enquanto outros forem vendidos, e ai sim daqui uns anos se calhar o Benfica pode ombrear com os grandes clubes, por isso nesse aspecto d visao do LFV , concordo a 200%. Ate porque os pais querem o melhor para os filhos e sabendo que a Luz é o sitio ideal para crescer com todas as condiçoes , nao sei ate que ponto porto e sporting continuarao a ser clubes rivais para o SLB , dai todo este desespero!!
    Uns criam obra , outros tentam prejudicar quem quer cria a obra!! porque será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente post.

      O processo de construção deste novo Benfica ainda vai a meio, fez-se infraestruturas de topo, profissionalizou-se a estrutura, contratou-se sangue novo com dinâmica para todas as equipas técnicas, criaram-se modelos de negócios, criou-se uma marca poderosa. Agora começa a segunda fase, a do abatimento da divida e consolidação das contas que vão permitir um Benfica Europeu forte e competitivo. Não tenho duvidas que o ano passado foi um episódio único de arrogância da nossa Direcção, aliada a corrupção e coação feita pelos nossos adversários.

      Os nossos rivais estão em pânico, a UEFA caminha a passos largos para a criação de uma Superliga Europeia, este aumento de receitas é mais um passo para criar um fosso, um fosso que fará com que os consumidores de futebol aceitem essa Superliga. Só vai haver um bilhete para as equipas portuguesas, principalmente se o modelo for de uma Superliga com 10 ou 12 equipas.

      O FCP sabe disso, e sabe que se o Benfica ganha hegemonia, o FCP passa para segundo plano e terá muitas dificuldades para ressurgir.

      Eliminar
    2. Muito bem escrito Sjwaria.
      Destaco, "o processo de contratação deste novo Benfica ainda vai a meio". "Os nossos rivais estão em pânico".

      Eliminar
  31. Não percebo como há quem acredite que se o Benfica pudesse competir com os grandes da Europa iria preferir o contrário.

    ResponderEliminar
  32. Eu não digo que possamos adotar uma estratégia igual a esses clubes mas comprar-se com mais critério, ter-se um plantel adequado a dimensão do clube aliado a jovens da formacao e ter um treinador com ambicao e com uma ideia de jogo atrativa era meio caminho andado. Claro que nunca vamos poder chegar a valores como o que se pratica fora, mas se a estratégia passar por comprar um dois jogadores cirurgicamente decerteza que gastam o mesmo do que gastam agora com entulho que nunca irá jogar. Se venderem os emorestados e excedendentarios da equipa b ficam com dinheiro para reforçar a equipa com qualidade e a ida a Champions mesmo que não consigamos quartos ou meias ja se consegue um bom dinheiro. Agora o problema resume à estratégia desta direção. E visível as lacunas deste plantel e os reforcos? ZERO! ENFIM..

    ResponderEliminar
  33. A única forma de dar a volta à situação é deixar a Liga Portuguesa e entrar na LA LIGA. Teremos certamente arcaboiço para nos situarmos algures entre Valência/Atlético de Madrid e Real/Barcelona. Um FCP e um SCP um pouco abaixo de Valência/Atlético de Madrid (ao nível de um Sevilha ou Atlético Bilbao). Só assim, e com receitas de transmissões, podemos ambicionar altos voos! Claro que os Ingleses não vão gostar disso como a história nos mostra (aliados dos Portugueses para impedir uma aliança peninsular que tornava a Península num dos maiores países da Europa). Continuando na Liga Portuguesa vamos apenas ser comidos pelo FCP como há 30 anos acontece.

    ResponderEliminar
  34. Discordo em absoluto com esta visão curta e hipotecária. O Benfica como não pode aumentar muito mais as suas receitas fixas só pode aumentar as receitas variáveis com vendas e prémios da UEFA. E também pode reduzir as despesas financeiras o que esteve a fazer.

    O que deve fazer agora é aumentar o valor das vendas e perder menos titulares por época. E deve manter os melhores durante mais tempo. Mas não pode contratar jogadores de créditos firmados e estrelas como alguns pretendem. Tem de continuar a apostar em jovens valores que possam dar muito lucro. Gastar muito é fácil. Mas há demasiados exemplos sem sucesso para se poder achar que é a melhor política. Gostar pouco e bem é que é difícil. A maioria dos melhores jogadores que passaram pelo Benfica nos últimos anos não foram contratações caras. É perfeitamente possível ter sucesso. Mas para manter os melhores durante mais tempo temos de pagar mais e isso era impossível a dar de mamar aos bancos.

    ResponderEliminar
  35. Rui Faria10/8/18 14:48

    O que escreves é ridículo. Apresentas uma lista de 10 clubes, onde 5 apenas marcaram uma presença em 5 anos, esquecendo-te que existem mais uns tantos que perderam o comboio europeu e com muitos melhores condições financeiras que o Benfica (AC Milan, Inter, Man Utd, B.Dortmund, Valência) e outros clubes que tentaram ou tentam entrar pela primeira vez regularmente nesse lote (Tottenham, PSG, Nápoles, Arsenal, Sevilha, Shalke 04, ). Os clubes que mencionei também terão gestores e profissionais que pretendem o que escreves e que apesar das melhores condições financeiras AINDA NÃO CONSEGUIRAM. Estamos a falar de mais de 20 equipas que quer queiramos ou não têm outros argumentos que o Benfica não tem. A tua visão é ridícula, pois senão o fosse tinhas garantido um emprego num desses clubes que atrás mencionei. Isto não é Football Manager.

    ResponderEliminar
  36. O Benfica devia ser a Juventus de Portugal mas não é! A gestão do SLB é pior do que pintam e por isso o porco foi hegemônico nas últimas décadas.

    ResponderEliminar
  37. «Retenção de atletas com qualidade. É inaceitável que os atletas olhem para o Benfica como um trampolim para outros clubes. O Benfica deve ser visto como o topo da carreira; » Concordo e discordo. Não há algo de inerentemente mau ao espírito trampolinista de uma ou duas (proto-)estrelas do futebol mundial. É importante que saiam a sentir que forma bem tratados e que podem regressar, mas é importante é perceberem que aqui têm de dar tudo.

    Porque a valorização de um mercado periférico é isso mesmo. Bons jogadores trazem bons resultados que trazem boa publicidade. E uma transferência aqui e ali não prejudicam ninguém.

    Mais importante nisto tudo é a garantia de Champions todos os anos. Entregar por incompetência um desafogo financeiro a clubes intervencionados pela UEFA é pior do que todos os camiões de entulho que se emprestam.

    ResponderEliminar
  38. Concordo com muita coisa, excepto com a questão do aumento do passivo para financiar o fortalecimento da equipa.
    E até penso que não será necessário.
    Haja critério nas compras, e sobretudo nas vendas.

    Com esta política de vendas não se vai a lado nenhum.
    Um exemplo:
    No último mês foram transaccionados 2 guarda-redes por 75 e 80M€.
    Fossem eles guarda-redes do Benfica e o Liverpool e o Chelsea nunca pagariam esse valor ao Benfica. Por uma razão: sabem que o Benfica os venderia por metade ou 1/3 desse valor.

    O Benfica tem de vender os jogadores já maduros (Não é o caso do Ederson que já era um melhores guarda-redes do mundo). Vendendo jogadores com 19/20 anos, com pouco mais que um ano a jogar a alto nível ou nem isso e portanto comportando um risco para quem compra, nunca conseguirá os valores pelos quais estão a ser transaccionados muitos jogadores actualmente.

    Não ponho em causa que se venda jogadores excedentários por valores menores (acautelando sempre a sua futura valorização), mas os jogadores do onze deveriam ser "sagrados" até ao valor da clausula de rescisão.
    Obviamente os incentivos financeiros para esses jovens têm de estar de acordo com o seu valor.
    Mas se há dezenas de milhões para gastar em jogadores que não chegam a jogar no Benfica, se há dinheiro para pagar a Taarabt's, tem de haver dinheiro suficiente para que esses jogadores se sintam bem no Benfica.
    Há tempo para irem experimentar outras paragens lá para os 23/24 anos.

    Só assim o Benfica poderá ter benefícios desportivos dos jogadores que forma no Seixal.

    Só com o dinheiro da Champions e do contrato com a NOS o Benfica paga os custos com pessoal.
    O que é necessário é assegurar todos os anos a Champions.
    E embora se esteja a lutar por ir à fase de grupos da LC, não teria sido muito oneroso ter já assegurado esse lugar este ano.

    O Benfica tem condições para aumentar os custos com o plantel (aumentando substancialmente a sua qualidade) para valores na ordem dos 100M€.
    E dar estabilidade ao plantel, não mudando mais que 2 ou 3 jogadores por ano, tirando as promoções das camadas jovens.

    O que é preciso é haver critério, quer nas compras, quer, sobretudo nas vendas.
    Quando se vende o Ederson por 16M€ (+/- o valor que o Benfica recebeu) tem de se saber quanto custa ter um substituto à altura. Até agora o Benfica já comprou 2 (Svilar e Vlachodymos) e ainda não encontrou esse substituto.

    E o mais faz espécie é que os dirigentes do Benfica (Vieira e Domingos Oliveira) fazem declarações no sentido certo, e depois a prática é sempre ao contrário: "temos condições para não vender nenhum jogador", "vamos aumentar o período de retenção dos bons jogadores", "o Jogador A só sai pela clausula de rescisão", são inúmeros os exemplos de declarações que passados alguns meses, por vezes semanas, já estão desmentidas pela prática das pessoas que as proferiram.

    SAudações
    Gualter

    ResponderEliminar
  39. Quando leio certos comentàrios fico por vezes desiludido, mas cheio de esperança tambe.
    PRIMEIRO jà percebi que a grandesa do Real Madride os capitais ditos estrageiros não entràram,a teoria que é preciso capitais estrangeiros é boa para a escumalha de LFV,DSO,RC,JNM,PG,e outros chulos que por là andam a encher os seus propios bolsos.
    Sim digo isto porque a philosofia,de que somos uma nação periférica é boa para os parolos,tipo amigos dos acima citados, gente que a situação atual lhes comvém,o imobilismo condiz com poder eterno e 16 anos à frente do amior clube português e ter deixado à mafia os poderes do futebol tuga ou é! cumplicidade,ou incompetencia.
    Nos dois casos para o BENFICA é prejudicial,primeiro porque perdemos tempo a afirmar-nos na Europa e no Mundo como um clube de nivél Mundial,isso prejudica eventuais patricionadores que queiram investir numa visibilidade MONDIAL.
    A alternativa a esta gente de baixo nivél que controla os destinos do nosso grande BENFICA é rua com eles o pior para o BENFICA é a Alverquização do nosso clube,os benfiquistas merecem melhor que um calhordas,que diz que o problema do Jonas perguntem-lhe a ele, este pato bravo infelizmente à frente dos destinos do GLORIOSO BENFICA é um verdadeiro insulto à inteligência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente!!! Penso que até poderíamos ser patrocinados pela Fly Emirates como os tendes da Europa, mas não, temos o patrocínio da Sagres... :D :D

      Eliminar
  40. Acho que e claro e vejo a Liga Portuguesa no mesmo caminho da Liga Inglesa... Nao creio que a Liga dos Campeoes seja a unica solucao (a Liga Inglesa gera muito mais receitas que a Liga dos Campeoes por exemplo), no entanto acho que chegou a hora de seriamente discutir a criacao de uma liga Iberica, por dois factores: em primeiro a irrelevancia e nivelamento por baixo da liga portuguesa e a tambem a perda de relevancia da Liga Espanhola no contexto Europeu (corre o risco de voltar a ficar atras da liga italiana outra vez). Nao conheco alegislacao da UEFA nestes casos, mas o Pais de Gales joga na Liga Inglesa, ao contrario por exemplo da Liga Escocesa (sera que pode ser considerado um precedente ainda que por razoes historicas?). Por outro lado sao virtualmente mais 11 milhoes (ou mais se incluirmos os portugueses que vivem no estrangeiro) de adeptos que a liga espanhola podera adicionar ao negocio, tornar a liga mais competitiva (hoje limita-se a 3 equipas de topo - gostava de saber quem quer ver um Levante-Leganes...). Por outro lado, acabariamos tambem com a triste cambada de dirigentes de vistas curtas do nosso futebol que so tem ajudado ao definhamento da industria nacional... Para consideracao e abrir o debate. Abraco glorioso e que entremos com o pe direito hoje para a reconquista (o facto de comecar com o Guimaraes tem o seu Q de coincidencia)

    Red Square

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Acho que e claro e vejo a Liga Portuguesa no mesmo caminho da Liga Inglesa"... queria dizer "Escocesa" como e obvio... fica a correccao.

      Eliminar
    2. É um debate que gostaria muito que surgi-se. Há muito tempo que digo que o Benfica devia mudar a sede para Espanha ou França e jogar numa Liga que tenha futuro e com gente educada e profissional, o pântano português em vez de secar tem cada vez mais lama, as velhas práticas das décadas finais do século passado voltaram em força.

      Na minha opinião uma Liga Ibérica seria interessante, mas tem um problema, a clara antipatia que os Espanhóis tem para com os Portugueses, acho que nunca aceitariam que as equipas portugueses fossem maiores que um Valência ou um Sevilha. Nos órgãos de soberania do futebol iríamos sempre ter que lutar contra tudo e contra todos, tal como o Benfica em Portugal luta contra um sistema totalmente dominado por dragartagem. Infelizmente os Espanhóis no geral são piores que os Portugueses na mentalidade conservadora, retrógrada e mesquinha.

      França, seria uma combinação estranha, melhor que juntar a Espanha, mas faria pouco sentido pela distância e pela geografia.

      Algo que vejo acontecer num futuro é uma coligação dos países do centro da Europa, Bélgica e Países Baixos a juntarem as suas primeiras Ligas, assim como Suiça, Áustria e talvez Hungria. Portugal infelizmente está bloqueado geograficamente pela distância, e por uma Espanha que honestamente nem num futuro longínquo quero ver o Benfica a jogar lá.

      Eliminar
  41. so uma pergunta os milhoes gastos em negocios com jogadores que nem sequer entram no Estadio,investidos em atletas de qualidade nao teriam dado outros resultados?

    ResponderEliminar
  42. De João Paulo,
    Scaramanga concordo com algumas ideias, e gostava que alguém me explica-se o seguinte:

    A - numa SAD que faturou cerca de 250 M€ como é que o lucro é de só 30 M€, quando o plantel custa cerca de 80 M€ para onde vão os outros 130 M€.
    B - Será que com o nível de faturação entre 200 e 230 M€ não poderíamos ter uma equipa com custos de 140 M€.
    C - Para quê gastar 40 M€ num centro de alto rendimento para as modalidades, quando em época de reconquista que LCF diz só gastou cerca de 17 M€ no reforço do plantel!!!!!!!!
    D - O dinheiro nunca vai chegar se continuarmos a vender jogadores por 40 M€ e recebermos 16M€ alguém têm que explicar isso………….

    Atentamente.
    João Paulo Ferreira.

    ResponderEliminar
  43. Ora, se ainda há portugueses que sonham e pensam ser possível o regresso de Portugal à glória, riqueza e opulência da época dos descobrimentos, também acho natural que haja benfiquistas que entendem possível o regresso do Benfica à giesta dos anos 60.
    Quando o presente é uma merda, resta-nos recordar glórias passadas.
    O ser humano tem esta facilidade : quando a realidade o oprime e angustia, pode inventar uma outra "realidade" com a qual se sinta mais satisfeito. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que acontece com os lagartos. Pensam e sonham com glórias passadas que nunca mais virão, endividam-se e contam com proveitos futuros não conseguidos e quando acordam verificam que 9 jogadores rescindiram com justa causa, têm milhões de dívidas ao erário público e a caixa vazia.

      Eliminar
  44. Professor Trambollas10/8/18 17:28

    O Scaramanga anda a ler muitos livros de auto ajuda.
    Lá é que dizem (a quem os lê) que podem ser e ter tudo o que quiserem.
    Basta querer, ter ambição e pensar positivo. :-)

    ResponderEliminar
  45. Eu para ter boas orquestras na Gulbenkian ou no S Carlos, pago do bom, para ter interpretações com qualidade.
    No futebol é o mesmo.
    Tenho que pagar e bem para poder ter boas equipas, compostas por bons executantes que me proporcionem bons espectáculos.

    Se os adeptos e sócios não se chegarem à frente, se a marca em si não gerar receitas fabulosas, de onde virá o dinheiro para investir no futebol ?

    Pois é, pouco a pouco, estamos a caminhar para o alçapão dos investidores/especuladores, que qualquer dia chegam aí (ou o Vieira vai ter com eles) compram o Benfica por tuta e meia.
    Depois chorem e digam que tiveram azar.
    Estamos num Mundo aberto, o Benfica é uma marca que, não obstante estar arredada dos grandes palcos do futebol internacional, ainda suscita muito interesse e quem tiver dinheiro e fizer contas (não precisa de muitas) chama um figuinho a isto.

    O mal do Benfica (e dos outros clubes portugueses) é o mal das empresas e do País : escassez de capital e ausência de investidores estratégicos que respeitem a identidade de quem compram e façam crescer, embora se saiba que, quem investir cá, levará para onde quiser os lucros e as margens geradas.

    A sorte do Benfica e dos outros dois grandes, está traçada há muito.
    Talvez o Sporting seja o que está mais próximo do precipício.

    ResponderEliminar
  46. FELIZMENTE, AINDA HÁ BENFICA A PENSAR!

    Como o LFV não sabe ler, pedia a alguém da comunicação do Benfica, que lhe lesse em voz alta estes artigos do nosso consócio Scaramanga. Assim aprendia alguma coisa e escusava de recorrer aos conselhos paroquianos do Janela.
    Ao DSO sugeria que fizesse umas cábulas destes mesmos artigos para levar em linha de conta na elaboração da sua tese de doutoramento que está a fazer no Estádio da Luz e que intitulou de "O Não Aproveitamento Dos Recursos Naturais Que o Benfica Dispõe". Talvez assim, e analisando bem o que escreve Scaramanga, chegasse à conclusão que a palavra NÃO estaria a mais no título da tese.

    José Reis

    ResponderEliminar
  47. Para começar só dizer que a minha única afiliação é o SLB. Sou sócio desde que tive a independência financeira para tal. Mas vamos lá ao que interessa... o que eu mais gostava era que pudessemos, nos dias de hoje, estar no mesmo patamar dessas equipas que se estão a utilizar como benchmarks, e outras que não estão aí incluídas. E é sobre essas que não estão incluídas que eu gostava de ver também um paralelismo. Se metermos ao barulho os de Manchester, os de Milão, o de Paris, alguns de Londres, etc... onde é que o Benfica fica? Só quero mostrar que não é só gastar massa e mais massa e ter os melhores jogadores e treinadores e etc e etc que nos faz ganhar o que quer que seja. Ficamos mais perto, sem dúvida, mas exemplos de grandes investimentos e ganhar zero há bastantes. Há neste momento uma lista de espera para entrar nesse top 10, que me parece bem longa, de equipas um degrau (pelo menos) acima de nós.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com Esta sad somos candidatos a comprar a MOTA ENGIL

      Eliminar
  48. E depois acordas...
    Aumentar passivo? Como solução viável? Antes um SL Benfica menos grande que nenhum SL Benfica...

    ResponderEliminar
  49. Scaramanga,

    Ambição sim. Loucuras não.
    Quer se queira quer não o nosso campeonato é pouco atrativo, a nossa economia oferece-nos um dos piores PIB's per capita da Europa e as receitas de publicidade e TV são à dimensão da nossa economia.
    Isto significa que estejamos condenados?
    Claro que não e o Benfica tem que se reinventar a cada dia se pretende lutar por um lugar de prestigio na Europa e no Mundo, aliás o futebol português com todas as vicítudes faz milagres!
    é possível fazer melhor?
    É óbvio que sim, mas com os pés assentes na Terra.
    Aliás as estratégias que está a sugerir não são adequadas e revelaram-se perigosas para quem as praticou:
    · "Contratação de 1 ou 2 atletas que sejam estrelas no contexto do futebol mundial. São estes atletas que dão notoriedade ao clube e que permitem à marca Benfica consolidar-se no mercado global;"
    R: O custo em ordenados de uma estrela do futebol Mundial é no mínimo 15 a 20 M€ ( e nem sequer estamos a falar de Modric, Muller, Sérgio Ramos, Lukaku ...). Pensar que o Benfica pode pagar isso é utopia. E depois o que é que o balneario faria sabendo que um jogador ganhava mais num mês que outro titular num ano!
    ."O investimento inicial que esta estratégia implica deverá ser financiado através da alienação de passes de atletas emprestados, através do aumento do passivo e de outros instrumentos de financiamento (capital próprio). "
    R: Esta foi a estratégia do Porto para ganhar ao Benfica e viu-se onde foram parar! Da mesma forma contrataram Casillas que tem um custo fora do nosso contexto.
    Tem que haver coerência!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda razão, quando vemos jogadores a chorarem porque um ganha mais 300mil, e vais ver que o benfica por um vencimento de 2milhoes limpos ano tem que pagar 4 milhões, se formos pela mesma regra a um jogador de top (já nem falo em estrelas) como por exemplo um rabiot teria que pagar 12 milhões ano para lhe garantir 6limpos, dizer que isto e possível com alienação de passes e ser demagogo, se calhar o que ele queria dizer e meter passes no "prego" como se fez na década de 90, a vantagem é que como temos agora bons juniores boa equipa B e um boa equipa sub 23 era meter tudo no prego para trazer um jogador top que e apenas no meio de mais 21 num campo relvado ....lol...

      Eliminar
    2. Eu acho que o prego é o futuro do Benfica. Temos de comprar uma empresa de "pregos" com as perspectivas que isso terá.

      Eliminar
  50. Este postal está excelente e enquadra-se no objetivo de refletir sobre possíveis novos paradigmas para o Benfica face a novos contextos do futebol internacional.Reintegrar o Benfica na sua vocação europeia é um esboço de um novo projeto para um grande clube. Neste momento o Benfica de Vieira está mais do que esgotado. Dá na realidade muito dinheiro a ganhar a alguns parasitas. E, por isso, está condenado a ser pequeno em ambição desportiva. Assim, acho que o conteúdo deste posto não é uma utopia. Antes pelo contrário, aponta um possível caminho a seguir.

    ResponderEliminar
  51. Se o porto tem sido superior ao Benfica é evidente que não estamos a maximizar o nosso potencial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve um campeonato em que o porto foi superior ao Benfica nos últimos 10 anos, e não foi o do ano passado.

      Eliminar
    2. Wishfull thinking!!!

      Eliminar
  52. Scaramanga vou te fazer umas perguntas.

    Imagina que te aparece a oportunidade de contratar o Matuidi (recebe cerca 7,5 milhões brutos, com descontos em Itália passam a cerca de 5.5 milhoes mais prêmios de patrocinadores)

    Como e que o ias convencer a vir portugal e trocar uma liga que tem a visibilidade da liga italiana mais os patrocinadores que chegam a meter por ano centenas de milhares de milhões na mão dos jogadores para promoção??

    O Benfica tem o seu crescimento delimitado pelas fraquezas do campeonato...
    1- fraca competividade
    2- pouca visibilidade
    3- baixas audiências
    4- patrocinadores em geral de baixa capacidade
    5- range de atletas TOP nacionais a aparecer por ano e dos mais baixos da união europeia

    Iria o Matuidi trocar um vencimento base de 5,5 milhões (já sem contar com os prêmios de patrocinadores) para vir para Portugal sabendo que em termos de visibilidade teria que jogar 3x mais em Portugal do que em italia para poder se manter na rota da seleção e não cair no esquecimento?

    Como iria o Benfica consegui arcar com um vencimento médio de um atleta top europeu (cerca de 5.5 milhões) sabendo que para o atleta receber essa quantia o Benfica tinha que pagar cerca de 10milhoes ano porque cerca de 45 a 50% do valor vão para descontos....


    Tipo scaramanga bem que eu gostava que o Benfica contrata-se um Asensio ou um Marchisio ou um Dybala mas a verdade e que para o Benfica os conseguir aliciar teria que chegar-se a frente com mais do dobro do que aquilo que lhes pagam em Itália França Espanha ou Inglaterra, um exemplo, o quaresma na Turquia recebe 2,5milhoes limpos sendo que o bruto são 3milhoes em Portugal para igualar esses 2,5 terias que meter a frente pelo menos 5milhões ... É incomportável para os clubes tugas, dá para 1 ..2.. no máximo 3 anos e depois torna-se um risco grande mais porque ficavas com as Finanças a balões de soro, porque ou atingias várias vezes os 1/4 da Champions ou ficavas no vermelho financeiro....

    Agora tu que até pareces que tens umas ideias de gestão explica então tudo, como e que consegues ter capacidade para teres essas estrelas que falas a viver em Portugal.



    Esta gente olha para o Benfica e pensa que tudo se resume a jogadas de football manager, eu Tb jogo sim city mas daí a considerar que conseguia gerir uma câmara municipal vai um bocadinho....

    ResponderEliminar
  53. o fraco rei faz fraca a forte gente, lá dizia o camões e só tinha um olho.

    ResponderEliminar
  54. Meias finais são 4 equipas

    Entre PSG, City, Real, Barça, Bayern, Juventus, United, Chelsea, Liverpool, et ...que jogarem a LC o Benfica chegar a esse patamar é preciso um milagre.

    Nao vendam o sonho ás pessoas, que depois a queda será grande.

    ResponderEliminar
  55. Jaime Amores11/8/18 16:29

    Parece fácil!

    No Benfica, em campo ou fora dele, só há uma táctica/estratégia admissível: Pra-Cima-Deles.
    O resto são variantes...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking