O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Exclusivo: "Os pecados mortais"

. 145 comentários
Final Taça dos Campeões Europeus 1990: SL Benfica vs AC Milan
Queremos ver o Benfica na decisão da Liga dos Campeões da UEFA ou, pelo menos, nas meias finais dessa competição. E é esse o lugar que um clube com a dimensão global do Benfica tem naturalmente de ocupar. O Benfica é um clube grande e Lisboa não é uma cidade periférica. Lisboa é uma cidade com cada vez maior notoriedade no contexto europeu, pelo que fará sentido albergar um colosso do futebol mundial.

Contudo, constatamos que apenas 16 clubes tiveram o privilégio de marcar presença nessas fases adiantadas da competição nas últimas 10 épocas. Constatamos ainda que a receita média anual dessa elite de acordo com o último relatório do Football Money League (FML) da Deloitte ascendeu a, aproximadamente, 405 milhões de euros. Essa média sobe para, aproximadamente, 503 milhões de euros se considerarmos apenas os clubes que marcaram presença na final. São números de uma magnitude bem diferente da correspondente às receitas do Benfica de aproximadamente 158 milhões de euros, igualmente de acordo com o referido relatório.

Sabe-se que os clubes que mais gastam em salários de atletas são os que mais sucesso desportivo têm. Para o Benfica conseguir pagar salários mais altos e ter melhores atletas, é necessário ter mais receitas (o financial fair-play da UEFA apenas permite que os clubes gastem o que têm). Então a chave para o Benfica saltar para um patamar competitivo condizente com a sua grandeza é o aumento de receitas.

Receitas de televisão: No último exercício as receitas de televisão da SAD ascenderam a 38,8 milhões de euros. Estas receitas, resultantes do contrato celebrado com a NOS, irão crescendo ao longo dos 10 anos do acordo, perfazendo um total de 400 milhões de euros. Assim, para termos uma média anual de 40 milhões de euros, o potencial de crescimento destas receitas nos próximos 9 anos não poderá ser muito elevado (mais 3 ou 4 milhões de euros apenas). Isto porque a recente renegociação do contrato com a Nós não alterou estes montantes.

Receitas de bilheteira: No último exercício estas receitas ascenderam a 24,4 milhões de euros. Retirando as receitas diretas de jogos da Liga dos Campeões e de jogos de outras competições que não a Liga NOS, temos receitas que ascendem a 21,6 milhões de euros:

Liga NOS e bilhetes de época: 11.935
Corporate: 9.700
Total: 21.635

O Benfica registou uma utilização média do estádio nos jogos da Liga NOS de 82,6%, pelo que, para o mesmo nível de preços, existe um potencial de crescimento de mais 2,5 milhões de euros. 

As receitas corporate terão pouca margem para crescimento em volume, uma vez que o espaço para camarotes é limitado. Resta, pois, um crescimento das receitas de bilheteira por via do aumento de preços. 

Contudo, o Benfica não pode aumentar substancialmente os preços dos bilhetes se não oferecer aos adeptos um espetáculo de maior qualidade. Um espetáculo de maior qualidade resulta necessariamente de melhores “atores” e isso não é compatível com uma estratégia de venda desenfreada de todos os atletas que demonstrem um mínimo de qualidade. Também não é compatível com a contratação de “paletes” de atletas que não são titulares na equipa principal.

Receitas comerciais: No último exercício estas receitas ascenderam a 33,1 milhões de euros, 22,2 milhões de euros dos quais respeitantes a patrocínios. A magnitude destas receitas depende da capacidade do Benfica angariar novos patrocinadores e de renegociar com os atuais condições mais favoráveis. Essa capacidade é particularmente sensível à visibilidade global do Benfica e à sua reputação. Quando o plantel do Benfica se vê todos os anos privado das suas principais estrelas em ascensão e quando o clube e a SAD são constantemente atingidos por suspeitas de práticas ilícitas e eticamente reprováveis (que a atual direção tem rebatido de forma, no mínimo, incompetente), percebe-se que o potencial de crescimento destas receitas está grandemente condicionado.

Nota: esta análise não contempla as receitas da Liga dos Campeões, uma vez que estas são uma consequência da estratégia para o futebol.

Face ao exposto, coloco a seguinte questão à atual direção do clube e da SAD:

Qual a visão que existe para o futebol do Benfica? É a visão do modelo dos “pequeninos”, que assenta na formação de atletas na “linha de produção do Seixal” para com isso gerar receitas que permitam manter a mediocridade competitiva dos últimos anos? Ou é a visão do modelo dos “grandes” que assenta em contratar, formar e reter estrelas, em ter um projeto desportivo verdadeiramente competitivo e em aparecer nos palcos das principais decisões do futebol mundial?

Na verdade, é uma pergunta retórica. A resposta, infelizmente, já todos sabemos qual é. A atual liderança já há muito escolheu, por razões que serão debatidas em próximos posts, o modelo dos “pequeninos”.

Termino este texto elencando aqueles que considero como os principais pecados mortais da atual direção do Benfica e da SAD e que, se não forem rapidamente corrigidos, irão levar ao fim irreversível do sonho legítimo dos benfiquistas de verem o seu clube novamente no topo do futebol europeu e mundial:

Ponto 1- Falta de audácia para perceber o impacto que a contratação, ainda que por curto prazo, de uma estrela mundial poderia ter. Pode considerar-se que metade da população mundial é adepta de futebol. Sem querer referir nomes, a contratação de uma figura mediática do desporto rei iria colocar o Benfica na boca de, literalmente, meio mundo. Isso teria impacto na venda de camisolas, na angariação de patrocínios, na necessária renegociação dos direitos de televisão, na capacidade de contratar outros atletas de elevada qualidade. O Benfica não precisa de diretores e gestores que não têm audácia para tomar estas decisões.

Ponto 2- Falta de critério na contratação de atletas. Nas últimas 6 épocas foi investido um montante superior a 320 milhões de euros em contratações. A grande maioria das quais não trouxe benefícios visíveis para a capacidade competitiva do Benfica. Não teria sido preferível canalizar estas verbas para a contratação de, por exemplo, 5 ou 6 estrelas do futebol mundial?

Ponto 3- Incapacidade para reter talentos e, dessa forma, consolidar a capacidade competitiva da equipa. Imaginem que o Benfica teria conseguido reter alguns dos seguintes atletas: Ederson, David Luiz, Garay, Lindelof, Nelson Semedo, Cancelo, Bernardo Silva, Di Maria, Enzo Perez, WItsel, Matic, Ramires, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Gaitan, Rodrigo. 

Qual o impacto que isso teria tido no desempenho internacional do Benfica e qual o aumento de receitas daí decorrente? Teria certamente sido suficiente para pagar os incrementos nos salários necessários para reter tais atletas e ainda permitiria catapultar o Benfica para um nível competitivo mais elevado. Note-se que várias das transações destes atletas acabaram por não se traduzir em grandes negócios (pelo menos para Benfica) e obrigaram a investimentos elevados noutros atletas (eventualmente de menor qualidade) para suprir as saídas.

Ponto 4- Falta de respeito pelos valores do Benfica com o consequente prejuízo da reputação do clube e da marca Benfica. Mais que um emblema, uma cor, um estádio, títulos, atletas, ou dirigentes, o Benfica é um ideal. É um ideal que se materializa nestas vertentes, mas que extravasa as mesmas e, inclusive, sobrevive ainda que estas estejam ausentes ou se manifestem incorretamente. É um ideal que assenta em valores éticos, na ambição e na paixão. 

Nós, benfiquistas, perdemos quando nos afastamos destes valores. Perdemos a nossa identidade e isso é o mais importante. Não podemos esquecer-nos do seguinte: o Benfica não é grande por ter conquistado títulos; o Benfica conquistou títulos (e refiro-me essencialmente aos internacionais) porque (e quando) foi grande. A grandeza do Benfica são os seus valores. Ficamos mais longe de vencer, quando nos afastamos desses valores.

As duas visões para o futebol do Benfica atrás referidas são mutuamente exclusivas, pelo que temos de decidir qual o caminho a seguir neste momento tão importante para a afirmação mundial do clube. 

A escolha entre as duas visões é, acima de tudo, uma questão de caráter e de grandeza de alma. Assim, a decisão em causa nunca poderá agradar a todos os que se dizem benfiquistas. 

Irão escolher a visão do modelo dos “pequeninos” aqueles que gostam de se vangloriar com o domínio sobre os mais fracos, que se contentam com um pássaro na mão e não ousam apanhar todo o bando, que acreditam que o destino não pode ser contrariado, que buscam consolo para as derrotas na autocomiseração. 

Irão escolher a visão do modelo dos “grandes” aqueles que acreditam que a verdadeira glória está na competição com os mais fortes, que têm uma ambição sem limites, que acreditam que o nosso destino é escrito por nós, que encontram nas derrotas ainda mais determinação para continuar a lutar, que, em última instância, incorporam os verdadeiros valores do Benfica e que acreditam como eu que o Benfica pode SER O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

145 comentários

  1. Depois de ler o ponto 3 finalmente percebi que estou perante um populista. So alguem que nao percebe o valor da liga portuguesa ( e nao do Benfica) pode escrever isto. Deixa me adivinhar : o lema do RGS vai ser " Um Benfica Europeu"....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decerto que os presidentes responsáveis pelos sucessos internacionais do Benfica também eram populistas, segundo a tua perspectiva. O que RGS tem a ver com este texto? Não percebo.

      Eliminar
    2. Tem tudo a ver porque com tua chegada ao blog já são dois a fazer campanha pelo Rgs de forma descarada.

      Eliminar
    3. Scaramanga os meus cumprimentos de Benfiquista para Benfiquista mas no mínimo estás demasiado optimista a julgar esta Questão !... Estás a esquecer que o pais tem 10 000 000 de habitantes e os Países que estão na frente tem no Mínimo 5 vezes mais de Habitantes e outros 7 e 8 , dai que não podes extrapolar a nossa Realidade para a realidade deles !... Não vou dizer que o Benfica não pode ser melhor Gerido , porque Pode , basta ver a Época que passou que oferecemos ao Porto de bandeja o Campeonato , LFV aqui meteu muita Água , mas poder pensar que nos podemos Bater e andar lá em Cima com os Tubarões , acho que estás fora da Realidade , Abraço .

      Eliminar
    4. Discordo de que por haver pontos coincidentes se catalogue alguém. É o que menos aprecio nos atuais dias. Parece que ninguém pode elogiar a direcção sem ser catalogado de vieirista, ou achar que o caminho deve ser outro sem ser adjectivado de oposicionista, com agenda ou ao serviço de alguém. Repugna-me essas posturas sectárias pois o Benfica foi construído pela diversidade e liberdade. Não modero comentários mas já deixei claro aos administradores do blogue que não aceitarei que transformem os meus pensamentos em batalhas de propaganda.

      Eliminar
    5. Pedro Santos: se alguém se rever em Vieira, em RGS ou noutro qualquer tem esse direito. O nosso clube é um bastião da liberdade e ninguém tem o direito de tentar condicionar ninguém.

      Eliminar
    6. Até agora todos os posts que fizestes são longas subjectividades que culminam sempre num criticismo à direcção do Benfica, isto num blog que praticamente não faz outra coisa que não seja atacar a direcção do Benfica, o mesmo blog onde o "principal" opositor à direcção escreve todas as semanas longos exercícios de demagogia, e nisto aprecio os teus posts, pelo menos tem alguma qualidade ao contrário dos de Rui Gomes da Silva.

      Eliminar
    7. Sjwaria Law: eu discordo das opções de gestão que a administração da SAD e a direcção do clube seguem. Qual é o problema de discordar? Acho que o caminho é outro e é isso que procuro abordar nos meus posts. O que me disseram quando fui convidado é que cada um é responsável pelo que escreve. Eu assumo os meus textos. Posso concordar ou discordar com outros, mas o Benfica foi construído na diversidade e não no pensamento único.
      Lamento que hoje o foco de alguns seja catalogar pessoas só porque não gostam delas em vez de analisarem as suas ideias.

      Eliminar
    8. "Estás a esquecer que o pais tem 10 000 000 de habitantes e os Países que estão na frente tem no Mínimo 5 vezes mais de Habitantes e outros 7 e 8 , dai que não podes extrapolar a nossa Realidade para a realidade deles"

      E além disso multiplicar o número de adeptos pelo respectivo poder de compra para perceber o valor da marca desses clubes.

      Miguel Marques

      Eliminar
    9. Alerta Vermelho11/7/18 22:18

      Pedro Santos a paranóia acompanha-te. O autor deste post, não falou nunca no Dr RGS, do princípio ao fim. Agora criticar a direcção, ou apontar-lhe outro caminho, é fazer campanha pelo Dr RGS de forma descarada?! O que eu vejo aqui no blog muitas vezes, é branqueamento ao autismo da direcção de forma descarada! Mas branquear não faz mal não é? Outra coisa, costumam fazer aqui o choradinho, que vos criticam, mas não apontam outro caminho. Neste post, foi-vos apontado, mas agora, isto é fazer campanha ao Dr. RGS de forma descarada, mesmo sem falar no Dr. RGS. Vocês estão barricados, e não querem sair de forma alguma!

      Eliminar
    10. Primeiramente quero parabenizar pelo post, independentemente da ideologia interna clubista, importante aqui abrir o debate a assuntos de interesse e realmente construtivos para melhorar e alertar as gentes que governam o clube.

      Gostaria também de deixar aqui uma observação para os “anónimos” e os “fake”, seria muito mais interessante para todos em prol do nosso Benfica que todos falassem de rosto aberto, aí sim poderemos ver o carácter e a veracidade de opiniões sem segundas intenções.

      Quanto ao assunto em questão... minha opinião é que o problema de base está nas organizações que gerem o futebol.

      Embora sejamos um país pequeno, somos um país de tradições, com clubes com grande histórico europeu e a nível mundial, SOMOS CAMPEÕES DA EUROPA, temos o melhor jogador do mundo da última década, temos dos melhores treinadores do mundo atuando nos principais campeonatos, até no futsal e futebol de praia damos cartas... Como poderemos dizer que Portugal não tem visibilidade no Mundo e não tem potencial comercial?

      Os senhores que estão à frente de futebol é que são uma miséria, cheios de vícios, com muitas raízes de um passado ultrapassado, obscuro e que não interessa a mais ninguém.
      Não é por o Porto ter dominado durante quase 3 décadas o futebol com politicas ilícitas, sujas e degradáveis... que nossos dirigentes devem seguir esses princípios para atingir os mesmos fins.

      O que se assistiu durante toda a época passada, nos bastidores do futebol, com terroristas, grupos organizados, policias, políticos, juízes, etc,... tudo envolvido em fazer mal ao futebol com um único objetivo de defender as suas cores e destruir os adversários.

      E não venham dizer que somos os inocentes da história... todos têm rabos presos!!!

      Enquanto tivermos na FPF e na Liga gente cobarde, marionetes do sistema, cumplices de tudo o que se passa... nunca deixaremos de ser estes miseráveis que se gladiam e se riem a ver o sangramento do adversário...

      Essa geração de dirigentes rua com eles de uma vez por todas do futebol... pois estão a contaminar os novos dirigentes para seguirem suas politicas de ódio, raiva, interesses e corrupção.

      Ai se em vez destas guerras internas fossem todos sérios e unidos...

      Eliminar
    11. Tem que haver uma restruturação profunda primeiro na base.
      Novos dirigentes de uma nova geração, não ter medo de alterar os modelos competitivos, não sejamos conservadores, mas sim pioneiros e com isso mostrando à UEFA que poderemos ser um exemplo para o resto do Mundo.

      Nosso campeonato teria que ser com um nº menor de clubes e dividido em duas fazes, pois só conseguindo mais “jogos grandes” que se consegue obter mais receitas, mais visibilidade e com isso mais interesse de patrocinadores.

      Os direitos televisivos controlados pela Liga e distribuídos por mérito de classificação, iria também transformar clubes pequenos em clubes com maior capacidade competitiva quer internamente, quer nas competições europeias, todos sairiam a ganhar.
      Haveria também interesse de muitos jogadores a querer jogar em Portugal, pois o nível de salários seria outro também.

      Mas será que temos pessoas de caráter dignas e dispostas a entrar para o dirigismo do futebol? Eu tenho a certeza que sim... mas vamos também ter a coragem de aceitar que ganhem por isso, pois ninguém vive de ar e vento... e seguir uma carreira tem que ter sua recompensa... quem se vangloria por não receber um tostão em prol de uma instituição é porque ganha de outra forma e infelizmente quase sempre de forma ilícita, pois toda a gente tem família e merece qualidade de vida.

      Isto sim seria um Sonho... mas concretizá-lo só depende da mentalidade de todos nós!

      Eliminar
    12. Scaramanga, tens todo o direito de discordar, e nós temos todo o direito de criticar as tuas criticas, por vezes exageramos, mas por vezes fica difícil manter uma certa compostura quando vemos ataques ridículos incessantes diários injustos. Apesar de achar que os teus posts tem qualidade, sofrem com a saturação.

      Eliminar
    13. "Quanto ao assunto em questão... minha opinião é que o problema de base está nas organizações que gerem o futebol."

      A S, bingo! Não diria que é a raiz total do problema, mas é boa parte. O dirigismo nacional vai de mal a pior. O que me incomoda mais nesse aspecto é que os novos dirigentes (é olhar para o BdC, o Rui Pedro Soares, o Rui Alves, o António Salvador - que ainda é dos mais "limpos - e outros) não são melhores que os anteriores na linha do Aprígio Santos, Pimenta Machado ou do Carlos Pereira. E quando falamos de modelos de profissionalização e gestão dos clubes, ainda preferimos ver gente com a cor da nossa camisola, do que profissionais competentes mesmo que sejam adeptos de outros clubes. É algo que um dia, mais tarde ou mais cedo, vai acontecer a toda a gente. Já acontece nas equipas técnicas, o dirigismo não é diferente e vai ter essa mesma questão.

      Eliminar
  2. Muito bom artigo mas acho que vai além do Benfica já que para que os clubes Portugueses possam lutar na Europa as receitas televisas têm de crescer e isso só é possível com centralização dos direitos e redução do número de clubes para doze com duas fases (22 jogos de 2 voltas na fase 1 e depois um 6+6 com 10 jogos resultantes de 2 voltas). A redução é fundamental para ter jogos com mais audiência «, dar mais aos mais pequenos para serem mais competitivos e aumentra as receitas dos grandes.

    A politica de vendas nunca irá alterar muito pois ao segurar-se talentos está-se a impedir que outros valorizem. Quanto mais se tiver de receitas televisivas mais anos se poderá segurar os talentos.

    Acredito que é possível os grandes terem aproximadamente 75-100M de receitas televisivas. Se a isto se somar 50M€ ano pela Champions mais 50M de bilheteira e merchandising e 50€M de mais valias em jogadores (basta vender-se um a 2 por ano), consegues ter um orçamento de 200M a 250M€ por ano e competir a outro nível.

    Para tudo isto também era preciso acabar com as influências dos clubes na liga e federação e ter um modelo de governance que permitisse pacificar o futebol Português (limitação de empréstimos, etc). Mas como para os clubes portugueses o importante é ganhar o próximo campeonato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas sugestões a que podemos juntar um maior envolvimento da massa adepta com o clube. Fundamental para o crescimento das receitas. O campeonato português será sempre periférico, mesmo que reformule a competição.

      Eliminar
    2. Scar não é o teu caso porque estás por cá há pouco tempo mas eu já leio o blog há anos e ainda está para vir o dia em que o sombras elogie alguma coisa desta direção.

      Eliminar
    3. Eu discordo das opções de gestão desta direcção e administração da SAD. Conheço o que os outros no blogue pensam, pelo que têm escrito, mas é uma questão que a cada um diz respeito. Não aceito, como benfiquista, que me venham catalogar porque não concordam com o que escrevo e em particular quando nem sequer se preocupam em rebater a argumentação que apresento.

      Eliminar
    4. Então rebato já. Se o SLB depois de todo o investimento entre 2009 e 2014 que lhe valeu um aumento brutal do passivo nem uma Liga Europa conseguiu (ok, andou lá perto...) achas realista andar a lutar com City's e PSG's (nem estes ganham btw...)????

      Eliminar
  3. E o prémio do blog Mais Demagógico vai para ...o NGB!!

    Eduardo Baptista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que não gaste tempo a comentar os vários aspectos do meu texto e prefira fazer um comentário brejeiro. Como imagina, não gastei horas do meu tempo a preparar este texto para comentários de quem não tem interesse em debater mas sim denegrir. Agradeço que não torne a comentar nos meus textos se não for para debater os temas em apreço.

      Eliminar
    2. O Eduardo Batista refere-se ao blog no geral, nisso concordo, mas honestamente, até acho que o Scaramanga não é demagogo.

      Eliminar
    3. Mas o "blog no geral" é o mais lido e visitado em toda a gloriosasfera Benfiquista. Porque será?

      Eliminar
    4. Post de 5 estrelas caro Scaramanga!!!

      Eliminar
    5. Só é o mais lido porque o tuga gosta é de criticar negativamente, que é aqui o pão nosso de cada dia.

      Para além de publicarem muitas vezes notícias em primeira mão com inside informations, com a crítica sempre no fim, claro.

      Eliminar
    6. ...e tu que és um tuga que não gosta de criticar negativamento e...mesmo assim...vens cá!

      Eliminar
    7. Viriato de Viseu, até pode ser o mais visitado, mas fica claro nos comentários que metade vem aqui para criticar as criticas feitas, eu sou um deles.

      Eliminar
    8. É o teu trabalho Sjwaria vir lavar lfv.Espero que ganhes bem para fazeres tão mal ao Benfica.

      Eliminar
    9. Dário, se me pagam para lavar o LFV então deviam despedir-me... não fizera eu múltiplas criticas à direcção do Benfica...

      Eu entendo que é mais fácil catalogar e ignorar os argumentos de quem não se concorda, estilo Bruno de Carvalho, faz-se aí uma lista de Benfiquistas e adiciona-se um sufixo para ser uma boa graçola.

      Mas se neste blog eu sou um Benficádo, pois bem, o serei com orgulho.

      Eliminar
  4. É isso tudo, clap clap clap clap clap! Venha esse Benfica, NÓS MERECEMOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais que nós o Benfica merece não achas?

      Eliminar
    2. Meu caro, claro que sim. Obviamente que é um desafio ENORME, obviamente que está ao alcance através de decisões super inteligentes. Aliciante objectivo para almas sonhadoras que amem desafios a sério.
      Rigor, sonho e audácia.

      Eliminar
    3. A Venezuela está a tua espera!

      Eliminar
    4. E à tua também. O Maduro bem apreciava ter uma pessoa como tu a seu lado.

      Zé Carlos

      Eliminar
  5. Epá, sinceramente não sei se os bloggers do geracaobenfica fazem por isso ou não, mas este blog está a tornar-se uma piada.

    Quanto ao que dizes, eu gostaria de ver o Benfica todos os anos a lutar até ao fim na CL e a bater o pé a todos os clubes. Como não tenho delírios e os meus pais sempre me ensinaram a gerir o meu dinheiro, sei que o Benfica, mesmo que fosse gerido pelo maior e melhor gestor do mundo, nunca conseguirá estar em permanência no top20 em receitas a nível europeu. Por essa e outras razões, o Benfica terá de se contentar com o objectivo (1) ir à CL - este ano quase que não foi (2) passar eliminatórias se necessário - vamos ver como correm as que se avizinham (3) passar a fase de grupos - se tiver sorte com os potes e sorteio (4) eliminar uma equipa na fase do mata-mata.

    PS: A táctica que defendes, da "grandeza de alma", chamo eu de megalomania. Comprar uma estrela para nos potenciar, foi o que muitos presidentes fizeram, sempre sem sucesso e com altos custos. Nem Saviola e Aimar, últimas estrelas a passar pelo clube, ganharam cheta de títulos e a marca não valorizou explosivamente.
    Grandeza de alma foi aliás o que levou Porto e Sporting à falência e - apesar de ter noção de que não concordas totalmente - o que nos permite neste momento ter uma situação diametralmente oposta à dos nossos rivais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concerteza que não leu nem tem lido com atenção os meus posts. Defendo um crescimento sustentado e não endividamento como FCP e SCP fizeram. Nós temos dimensão para crescer, eles não. Você defende o modelo dos pequeninos. Eu defendo o modelo dos grandes, sempre sustentado no crescimento. Para isso acontecer outras decisões têm que ser tomadas ao nível da gestão do clube. Outras opções que abordarei em posts futuros.

      Eliminar
    2. Mas não é isso que o Benfica está precisamente a fazer??

      Basta ver quantos jogadores acima de 10 milhões de euros foram contratados, e quantos deles se revelaram craques, ou foram vendidos por preços exorbitantes... penso que nenhum.....

      Não digo que esse não seja o caminho, se queremos qualidade temos que pagar-la e arriscar, e nisso concordo completamente, o Benfica tem que arriscar, mas pensemos um pouco, numa altura do futebol mundial em que todos os jogadores estão sobrevalorizados devido aos biliões do oriente e das arábias, é a altura em que o Benfica vai entrar em loucuras!? Há que ter calma e paciência, eu entendo que todos queremos um Benfica Europeu, mas colocar a carroça à frente dos bois, basta olhar para o outro lado da segunda circular para ver o mais provável resultado...

      Eliminar
    3. Meu caro. Então eu digo-lhe qual é o plano: duplicar a receita da bilhética, duplicar a dos direitos televisivos ou triplicar se se conseguir vender os direitos em alguns países como a China; facturar todos os anos 50 milhoes em vendas, mas de jogadores não-essenciais, quadruplicar os patrocínios através da sextuplicação da venda de camisolas e da octoplicação da de cachecois.

      Tá feito. Simples. Não sei aliás como não se lembrou ninguém disto antes...

      Eu quando era pequeno perguntei ao meu irmão mais velho por que razão um barco levava tão pouca gente, por que não faziam o motor com 1/10 do tamanho e assim havia mais espaço para passageiros. A resposta a esta pergunta é a razão por que o post original seria bom se este mundo não fosse um mundo real.

      Eliminar
    4. Conclusão la em casa há dois burros lol

      Eliminar
    5. ToniMontanelas11/7/18 15:44

      PNunes, sem querer estar aqui a dizer que nao pescas nada disto, dou-te a receita para isto funcionar:

      i) Deixa de pensar pequenino e pensa em grande!
      ii) Compra jogadores mega-bons e todas as estrelas jovens que conseguires e ao mesmo tempo mantem qq jogador de qualidade que tenhas no plantel agora.
      iii) Metes tudo a pagar a 4 anos de vista.
      iv) No primeiro ano andas sempre no vermelho mas como ganhas sempre os jogos todos principalmente na CL nao há problema.
      v) se perderes algum jogo da CL....faz load e volta ao ponto onde tinhas feito Save antes.
      vi) no fim da epoca ficas novamente bem financeiramente pq recebes mega premio da CL e pq como ganhaste tudo e tens super equipa as receitas sobem de uma forma que nem imaginas.
      Depois disto é fazer repeat e repeat e repeat!

      Ves como é facil meu caro? aliás, caro sao os que recebem muito e nao jogam nada ou os que fingem perceber e dar solucoes mas caem sempre em lugares comuns de "isto era bom era assim"....sendo que quando o "assim éfeito dessa forma" afinal o "assim" devia ser "assado".

      E agora em 3....2....1.....vou ser o novo "LFV lover" na boca de alguns....#safodadesdeque ganheoBenfica

      Eliminar
    6. Toni. Eu proprio na diria melhor! Nem maior, claro, porque a chave, ja se viu, passa po pensar "grande".

      Eliminar
    7. O comentário do PNunes é na murcha, por muito que queiram deitar-lo abaixo, é uma analogia quase perfeita.

      Eliminar
  6. Então o caminho era gastar uma pipa de massa em atletas conceituados e aumentar ordenados para manter as estrelas ascendentes para consequentemente obter melhores resultados e receitas?

    Peço desculpa ao Scaramanga mas este tipo de artigos faz-me lembrar o que alguém já chamou de brunização do futebol do Benfica.


    Então a coisa corria mal e lá ficávamos nós sem títulos, sem dinheiro e carregados de dívidas...

    Espectáculo!!!

    Num mundo ideal isso até poderia resultar. No SCP não resultou como vimos.

    Num mundo de pessoas com os pés assentes na terra, criam-se estruturas e infraestruturas para cimentar o crescimento. Para criar estas condições será preciso investir em betão (Seixal, conhecimento científico (benfica Lab), pagar dívida da sociedade e vender para ter dinheiro para isto tudo. Mas infelizmente isto leva e recursos e nem todos temos paciência para isso. Os adeptos querem é títulos. O como lá chegar não importa. O SCP de Bruno é bem o exemplo disso.

    Era importante que quem opta por escrever e dar a sua opinião procurasse informar-se melhor sobre o que diz e ter alguma preocupação em como o diz. Era importante que quem escreve, opina e influencia, tentasse estar na posse de todos os dados, ou pelo menos da grande maioria deles, para expressar uma opinião mais fundamentada.
    Era fundamental que quem opina não o fizesse por mera agenda política de outrém e sim apenas por Benfiquismo sadio e informado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não tenha reparado, mas já estamos carregados de dívidas e sem nada de extraordinário para mostrar. Fizemos a pior Liga dos Campeões da história. Para amortizar dívida bancária, foi necessário antecipar receitas futuras. Para pagar um EO, vamos contrair outro. Se você está muito identificado com o SCP e se revê nisso, não me diz nada. Eu apresento valores, sugiro caminhos. Você nada apresenta falando em betão como se isso marcasse golos.

      Sugiro que quando quiser debater algum tema relacionado com os meus posts se prepare e rebata os números que apresento. Agradeço que não use os meus posts para propaganda ou agenda de ninguém. Interessa-me o Benfica e só o Benfica.

      Eliminar
    2. Que rei!!! Que grande resposta mesmo à Benfica 👌

      Eliminar
    3. Então quando o Benfica ainda está atolado em dividas é que vamos arriscar!?!? Lamento Scaramanga mas estás a enterrar o teu argumento.

      Faz algum sentido, neste mercado inflacionado, com a segunda maior divida do mundo do futebol, com um sistema de gestão que está a eliminar divida e a criar uma marca poderosa e equipas competitivas (ou vamos esquecer o ano do Bayern, as duas finais da Liga Europa, o tetra), estar a endividar ainda mais para criar uma equipa overkill em Portugal, mas que sejamos realistas, mesmo que o Benfica invista 100 milhões em 4 jogadores, acham que ficaremos assim tão mais perto de ganhar um Liga dos Campeões!?

      Claro que não!! Mesmo com esse investimento continuam a haver as mesmas 10 super equipas e nós continuaremos bastante abaixo deles, sejamos realistas, o crescimento tem que ser sustentado para que quando o Benfica entre em aventuras, se correr mal, não teremos que fazer operações coração.

      Eliminar
    4. Espere. Afinal o Benfica está bem e recomenda-se ou está atolado de dívidas? Concorda que sim? Quem estiver de boa índole a ler o que escrevi percebe que não defendo mudanças de um dia para o outro mas o início de outro ciclo de gestão com outras opções e que a prazo darão frutos, estou convencido. O "ano do Bayern" foi na primeira temporada de Rui Vitória. Lembro que nem o plantel voltou a ter essa qualidade nem o treinador tornou a mostrar a mesma sagacidade. Lembro também que fizemos a pior LC de sempre na última temporada. O caminho tem sido descendente e não ascendente. Investir 40 em 10 medianos não é o mesmo que investir 40 em 4 ou 5 de qualidade superior? Como explica que, olhando para os valores definidos para cada jogador, que o Campeonato do Mundo não esteja a revelar esse desiquilíbrio? O modelo da LC é o mesmo. Fase de Grupos e eliminatórias.

      Eliminar
    5. E o Benfica est atolado em dividas por causa de quem? ate parece que foram os sócios? de quem e culpa do Benfica estar atolado em dividas?

      Eliminar
    6. Estamos carregados de dívidas que estamos a pagar e por isso a reduzir. Sim substituímos um EO por outro mas com juros mais baixos e no entretanto abatemos quase 100 milhões de dívida através da antecipação de receitas do contrato de tv. Também aí, apesar dos custo de factoring, vamos poupar em juros da dívida que amortizámos.
      Diz que nada temos para mostrar, porém parece que as evidências o desmentem no plano financeiro. Já no desportivo, sim tivemos uma muito má época, mas e as outras? Contou os títulos de futebol? E com os títulos nas modalidades? Presenças em duas finais europeias e isto só no futebol pois outras mais houveram nas modalidades.
      Mas atenção que sei que há/houve erros, mas falar de erros atrás de um pc é muito mais fácil do que quando se contrata este ou aquele baseado no que pensamos serem as melhores informações e depois eles não rendem o que se esperava. E claro que houve erros de estratégia mas isso é sempre um risco que quem gere tenta diminuir mas não consegue eliminar.
      Eu falei no exemplo do SCP e o que disse em nada me identifica com a situação que lá se vive. Não sou a favor do populismo como forma de obtenção de créditos junto da massa Benfiquista e isso meu caro não sou eu que estou a tentar fazer. Antes me parece que seja essa a estratégia definida por alguns que optam pela crítica infundada e focada apenas no assessório e não no essencial. Mas não se preocupe que esses topamo-los a léguas.

      Tem razão quando refere que o betão não marca golos mas esse mesmo betão cria valor acrescentado ao clube em infraestruturas e também proporciona aos nossos atletas as condições para progredirem.

      Por fim, insinua que estou mal preparado para rebater números, e tem toda a razão pois eu de finanças percebo 0. No entanto tenho uma coisa que é espírito crítico e sei analisar factos e esses meu caro estão contra si. A evolução do Benfica enquanto clube eclético, marca e parceiro de de marcas de prestígio contradi-lo.
      DSO em Novembro ao programa tudo é economia dizia algo como isto: "a estratégia do SLB está definida e não vai ser uma mau resultado num domingo que a vai alterar". Era importante que percebesse o alcance desta frase bem como percebesse a estratégia do clube para com os seus parceiros que o vice Gaioso explicou na SIC na altura da revelação do e-toupeira.
      Aliás, Nuno Gaioso aí explicou qual a estratégia do SLB para tentar e digo tentar rivalizar com os mais ricos da europa mesmo quando se sabe que o clube inglês que sobe à premiere league recebe logo 100 milhões à cabeça. Acredito que não tenha visto nem Gaioso nem o DSO mas é pena.

      Nunca usarei os seus posts para propaganda pois não faço parte de nenhum grupo e os meus amigos Benfiquistas com que converso também não. Este é o único espaço onde interajo com outros adeptos do meu clube, isto porque gosto do espaço e de ler várias opiniões. Não sou fundamentalista de ninguém e por isso gosto de ler todos mesmo os com os quais não concordo. O meu único interesse é ver em cada fim de semana o meu clube jogar e de preferência ganhar. Por isso agradeço que não tente colar-me rótulos de qualquer espécie.

      Eliminar
    7. Nunca disse que o Benfica está uma jóia, e concordo que o Benfica entrou num ciclo negativo com um desinvestimento notório.

      A minha discórdia é com achar que isso seja automaticamente mau. O desinvestimento permitiu abater divida, algo que muitos dos Benfiquistas querem.

      - Lutamos em todas as modalidades pelo titulo até às jornadas finais, incluindo no futebol.
      - Sofremos uma campanha difamatória que condicionou totalmente a arbitragem portuguesa, com resultados mais que visíveis a favor dos nossos rivais.
      - Foi um ano muito atípico com situações muito estranhas, os passes para os avançados do FCP, o Estorilgate, o Cashballz.

      Isto não são desculpas, são factos, mesmo com isto tudo lutamos até ao fim e acredito que só não fomos campeões porque fomos roubados.

      Agora na Liga dos Campeões foi realmente um desastre sem precedentes, foi uma vergonha, tínhamos equipa para fazer muito melhor, o FCP com a equipa que tinha passou o grupo, o Benfica que para mim era superior foi o que foi, culpo inteiramente a direcção por estupidamente vender três elementos preponderantes da defesa.

      A minha conclusão é que a direcção foi demasiado optimista, com razão achou que tínhamos equipa para ganhar o campeonato, passar os grupos da Liga dos Campeões e abater a divida, mas um conjunto de azares e corrupção alheia abateram-nos.

      Eliminar
  7. Isto é não ter a noção da realidade.Um vendedor de banha da cobra não faria melhor.Isto foi um sonho que o autor quis criar para o papel.Nunca vi nada mais fora da realidade.O futebol não é uma ciência exacta, nem uma indústria como outra qualquer. Uma bola que bate na trave e não entra pode retirar uns bons milhares , ou milhões de receita.Vamos ser realistas. Somos um país pobre e as receitas não poderão crescer muito mais, a não ser através da venda de cracks que venham a sair do seixal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento mas a sua resposta é reveladora da sua falta de conhecimento da indústria do futebol atual.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Lamento que não gaste tempo a comentar os vários aspectos do meu texto e prefira fazer um comentário brejeiro. Como imagina, não gastei horas do meu tempo a preparar este texto para comentários de quem não tem interesse em debater mas sim denegrir. Agradeço que não torne a comentar nos meus textos se não for para debater os temas em apreço.

      Eliminar
  9. Caro Sacaramanga,

    Parabéns pela análise inicial de todos os números.

    Todos esses indicadores, demonstram a "asfixia" no que diz respeito ao crescimento do Benfica, por pertencer a um mercado como o Português.

    Se reténs os melhores activos (maior fonte de receitas), como vais pagar os tais salários top, que te possibilita grandes jogadores?
    Como compras esses melhores jogadores?

    A tua análise inicial, exemplifica bem, a incapacidade de crescer muito mais no mercado nacional. Fundamenta também, as palavras de Domingos Soares de Oliveira, que pretende a expansão da marca Benfica além fronteiras, pois no que toca a crescimento nacional (retirando o naming do estádio), as fontes de receita encontram-se praticamente esgotadas.

    Na minha óptica, o futuro do Benfica, passa pela formação de excelência. Pois será essa, que nos permite absorver um ou outro jogador, que tenha capacidade para vestir o manto principal (ex João Felix), e vender vários formados anualmente, para clubes que apostem em jovens que tenham potencial (ex Nottingham forest). As receitas com vendas de jovens formados, irá permitir reter alguns dos principais activos do plantel, e permite também atingir os indicadores obrigatórios da nossa maior fonte de receita (venda de activos).
    Se a nossa maior fonte de receitas é a venda de activos, se não vendes terás que ir buscar dinheiro a outro lado qualquer... onde?

    O Porto tem o Casillas e...

    Toda a análise que fizeste (não concordando com as conclusões, à excepção do ponto 4), demonstra que é impossível ser-se competitivo com modelos "familiares", ou que é impossível seguir as palavras de Rui Gomes da Silva, e ganhar ligas dos campeões com paixão.

    O grande problema do Benfica será sempre o mercado restrito ao qual pertence.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A formação de excelência é um complemento e não uma ferramenta principal. Tornaremos jogadores formados em estrelas se permitirmos aos melhores crescer no nosso clube ao lado de outros jogadores já feitos e com qualidade.

      Nas receitas, temos ainda alguma margem para crescer, juntando isso a uma constante boa presença na Liga dos Campeões. A lotação da Luz tem que estar esgotada com regularidade, por exemplo.

      A paixão terá que ser acompanhada da gestão rigorosa. O que me separa da atual gestão são os conceitos que levam a que gastemos demasiado em jogadores sem futuro não aplicando esses montantes de forma a reter não por um ano mas por 2 ou 3 jogadores com maior qualidade. Esses terão sempre mercado.

      Eliminar
    2. Scaramanga, quando contratamos o Fejsa, era um craque? E o David Luiz?

      O Benfica contrata 10 jogadores na esperança que 2 ou 3 cheguem à equipa principal, os restantes na generalidade acabam por lucrar pouco com eles, ou pelo menos não perder dinheiro, é um modelo de gestão QUE NÃO GOSTO, mas que compreendo que seja o melhor tendo em conta o mercado inflacionado actual.

      O Benfica contrata 10 jogadores que durante 5 anos implicam um gasto de 30 milhões de euros incluindo a transferência.
      Basta vender um par desses jogadores por 15 milhões que já está tudo pago, mas nisto tudo não nos esqueçamos que metade destes jogadores acabam emprestados durante vários anos, o que implica que o Benfica não paga salários e ainda recebe um valor pelo empréstimo.

      O Seixal é exactamente a mesma coisa, mas com a vantagem de que os gastos com infraestruturas adicionados aos dos pessoal são inferiores aos de uma transferência, sendo que se consegue lucrar mais quando se faz as vendas.

      É bonito sonhar, mas um passo de cada vez.

      Eliminar
    3. Scaramanga,

      Vejamos...
      Existindo alguma margem de crescimento para receitas, nunca serão margens que nos permitirão reter o melhores activos ou contratar/pagar ordenados de jogadores top mundial. Exemplo disso e segundo a tua análise...mantendo o mesmo valor na bilhética, em caso de lotação esgotada do estádio, teríamos um acréscimo de apenas 2,5M€. (Aumentar a bilhética não me parece um caminho)
      Basicamente, como descrevi anteriormente, acho que o indicador que poderia servir como boost nas receitas ao nível interno, seria o naming do estádio e vendas de activos formados.
      ------------------------------------------
      Quanto à formação de excelência permite-me discordar.
      Pode ser encarada como uma ferramenta principal.
      Na minha óptica, pode ser essa a "arma", que nos permite reter activos por mais tempo. Pois não tendo naming, ou outro acréscimo significativo de receitas, é às vendas que vamos cumprir valores que equilibram o orçamento anual.
      Ora, se em vez de vendermos 80M€ em jogadores do plantel principal, cumprirmos valores próximos, com vendas da formação, será um verdadeiro trunfo de mestre na manga caro Scaramanga (só para rimar ;) )...
      ------------------------------------------
      Quanto à gestão, estou completamente de acordo. Terá que haver paixão, mas também gestão profissional nas mais diversas vertentes gerais do clube. (por isso referi Rui Gomes da Silva, pois pelo que tenho ligo, não concorda com a profissionalização maximizada do Benfica)
      ------------------------------------------
      Quanto ao numero de jogadores com contrato, não acredito que diminua. Temos além das camadas jovens, Benfica sénior, Benfica B e agora os sub 23 também.
      É verdade que temos muitos jogadores com contrato profissional com o Benfica, mas entre o "deve e o haver", o Benfica tem larga margem de receitas com esses jogadores. Não podemos só ver os que não deram prejuízo, temos fazer um balanço geral no qual temos que englobar jogadores como Matic e Lindelof, David Luiz, Ederson etc etc...

      São posts como este, que fazem crescer e alargar a discussão saudável no Benfica. Parabéns por isso!

      Abraço

      Eliminar
    4. Obrigado pelo seu contributo também.

      Eliminar
  10. A sério? Isso é o que tu e todos gostavam que fosse realidade mas não passa de um sonho... a opinião dos jogadores não conta? A vontade de sair e ir o outros campeonatos não conta? O salários quenches oferecem na Rússia seriam comportáveis em Portugal? Por amor de Deus...
    Não defendo Vieira nem a política de contratação as paletes mas demagogos? Poupa-nos...

    André Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André o seu comentário revela pouco conhecimento das negociações de e com jogadores. Há sempre um valor que o empresário aceita para ficar mais um ou dois anos. Quanto maior o sucesso desportivo, mais receitas, melhores vencimentos e menos necessidade de vender.

      Eliminar
    2. Desculpa, não consigo de deixar de achar a ideia utopica e ridicula...oferecem ao witsel 300.000 € liquidos mes... quanto achas que ia custar ao benfica um salario assim? Diz-me que jogadores de top mundial aceitam ganhar menos que esse valor net por mes? Esse valor net por mes sabes qt custaria ao Benfica?

      Andre Jesus

      Eliminar
  11. Parabéns pelo post.

    Da análise inicial devia resultar que o "modelo dos pequeninos" (come lhe chama) é o único acessível a clubes fora dos campeonatos com capacidade mediática! Não adianta chamar-se Benfica se o adversário se chama chaves… especialmente quando à mesma hora existem diversos jogos melhores. Não é possível num mercado de 10M de pessoas competir a nível de valores com mercados de 50M. O modelo de formar e reter estrelas em Portugal não se paga a si próprio… aumenta as despesas operacionais (garantidas) a troco de um possível aumento dos proveitos (não garantidos e não possíveis de aumentar indefinidamente)… mesmo desportivamente não garante que se chegue a fases mais adiantadas (ver Milan por exemplo, e ver todas as outras equipas á excepção das 16 indicadas como regra!).

    Ponto a ponto.
    Concordo com o Pt1 (o perfil Aimar, Saviola… jogadores top que por algum motivo não estavam a jpgar o seu total potencial)... no entanto existe sempre a possibilidade de essa contratação não resultar… e depois ficas com a despesa garantida e sem rendimento (taarabt… o mesmo perfil, mas resultado completamente oposto…).

    Pt2... Demagogia! Esses 320M são a base de todas as vendas… ou os "Ederson, David Luiz, Garay, Lindelof, Di Maria, Enzo Perez, WItsel, Matic, Ramires, Gaitan, Rodrigo" para serem vendidos não tiveram de ser contratados? Qual é a diferença de perfil entre Aimar e taarabt? Ambos jogadores numa fase menos boa da carreira, mas que já tinham mostrado serem de top (claro que Aimar a top foi muito melhor)… E se essas 5 estrelas se tivessem lesionado? Ah e tal porque está ali o dinheiro empatado e nunca o vamos rentabilizar… e em Portugal não pagas 5M com receitas operacionais… mas se não vendes como pagas?

    Pt3... demagogia (da barata).. "Ederson, David Luiz, Garay, Lindelof, Nelson Semedo, Cancelo, Bernardo Silva, Di Maria, Enzo Perez, WItsel, Matic, Ramires, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Gaitan, Rodrigo" 1) Se david luiz não fosse vendido não havia Matic não havia garay nem lindlof! 2) Se di maria não fosse vendido não havia gaitan… tal como bernardo não teve espaço quando havia Gaitan. 3) se ramires não soubesse que seria transferido à 1ª nem tinha vindo… qual é melhor nem vir ou vir? 4) Enzo só surgiu porque witsel foi vendido. Quem pagava David luiz, garay, luisão e lindlof ao preço de mercado deles? Para jogarem 2! Quem pagava Enzo Perez, WItsel, Matic, Ramires, Renato Sanches? etc...

    Pt4..lol. "Falta de respeito pelos valores do Benfica"... fixe era o respeito pelos valores do Benfica que ocorria nos anos 90!

    Concluindo… "A escolha entre as duas visões é, acima de tudo, uma questão de caráter e de grandeza de alma." As utopias são sempre "alicerçadas" em grandes valores morais e acabam por matar os próprios filhos! Sempre pelo bem da "visão", claro! Não é uma questão de caracter nem grandeza de alma… é uma questão de realidade… o malvado do choque com a realidade que trama os populistas… e nós, no desporto, em Portugal… temos um exemplo bem recente.. só cai quem quer nessas conversas das "visões" e da luta contra a realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até estou de acordo com a maioria do que escreves mas estragas tudo quando falas de Taraabt como já fizeste no passado. Nem saviors nem somar tinham problemas de falta de profissionalismo referidos por todos os seus ex treinadores.
      Foi uma asneira que a tua aforada direção fez. Ponto

      André Jesus

      Eliminar
    2. André o exemplo do taarabt é apenas exemplo como um perfil semelhante pode ser concretizado em dois jogadores em que um é top e outro é flop (o aimar tinha como problema as lesões… o taarabt tinha o comportamento… ambos podiam ter corrido bem ou mal...). Como qualquer exemplo pode ser mal entendido, mas o que está em questão é a lógica e não o exemplo em si (e eu não gosto de exemplificar devido a isso).
      Aos poucos vais percebendo que a direção não me é minimamente adorada… simplesmente concordo com a lógica das acções! E a oposição não passa de demagogia e entrelinhas! Ainda me recordo do tempo em que aparecias aqui a insultar-me de alto a baixo… aos poucos já percebes que se calhar não sou eu que digo amén a tudo, mas outros que são contra tudo… na mesma medida em que tu não sendo contra tudo vais começando a ser insultado daquilo que que acusavas a mim.

      Agora imagina esse erro do taarabt… se tivesse custado 25M (como um qualquer jogador do meio da tabela em Inglaterra)… pois é isso x 5 que o autor do post quer!

      Eliminar
    3. Digamos que daqui a 10 anos o Benfica baixou a divida para metade, e que continua com esta visão dita "pequenina", aí acho que darei total razão ao Scaramanga e a muitas das criticas que são feitas neste blog.

      Eliminar
    4. Nuno es simplesmente um triste e ponto olha o Benfica vai bem servido com gente como tu

      Eliminar
    5. Tiago experimenta agora com argumentos...

      Eliminar
  12. Por favor diz-me o que andas a beber que quero experimentar. Deve ser pinga da boa.

    Ja agora o meu comentário no teu último post foi censurado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não modero comentários. Lamento que não gaste tempo a comentar os vários aspectos do meu texto e prefira fazer um comentário brejeiro. Como imagina, não gastei horas do meu tempo a preparar este texto para comentários de quem não tem interesse em debater mas sim denegrir. Agradeço que não torne a comentar nos meus textos se não for para debater os temas em apreço.

      Eliminar
  13. Isto tornou-se num blog de alheados da realidade.

    É pena, com tanta exposição podiam prestar um serviço importante ao Benfica, mas preferem passar o tempo a delirar e a destilar ódio à direcção.

    Que desperdício tão grande. É uma pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que delirar seja um desperdício de tempo, já o destilar ódio...

      O que aconteceu ao blogger convidado antes do Scaramanga? Parecia um gajo sensato

      Eliminar
    2. Peço que leia o comentário que deixei ao Paulo Duarte. Aplico as palavras também ao seu comentário. Acrescento que sou sócio com 50 votos e portanto não aceito que me venham catalogar. Não tenho ódio a ninguém mas sim paixão pelo Benfica. Guarde as guerras e propagandas para outros textos ou locais.

      Eliminar
    3. Já estamos na medida de pilinhas no número de votos e amor ao glorioso? No momento em que decide vir comentar no blog afecto ao Benfica mais polarizado da internet com caixas de comentários sujeita-se a ler coisas que gosta e não gosta. Discussões civilizadas são nas caixas de comentários do DN ou do Público, espera, estão-me aqui a dizer que lá também é mau.

      Eliminar
    4. Paulo Duarte: pode achar que é engraçado mas não lhe acho piada nenhuma. Os seus comentários continuam sem nada acrescentar ou contribuir. Olhando para o que lhe vejo comentar em textos de outros autores, faz o mesmo. Sei que este blogue é o mais lido e visitado. Isso não quer dizer que eu, de benfiquistas, tenha que apreciar o mesmo tipo de argumentação bélica e persecutória a que assistimos no Porto ou no Sporting de BDC. Não aprecio e acho completamente contra natura benfiquista.

      Eliminar
    5. Scaramanga, é a velhice, se for ler as minhas primeiras contribuções era menos céptico em relação a este blog, e nos primeiros dias até achava piada quando o Shadows dizia que Jonas ou Pizzi eram maus jogadores, três anos depois e ao ter já uma visão transversal dos bloggers reconheço-os pelos títulos que me aparecem do feedly. O GB partilha do mesmo problema do Shadows mas ao contrário, o único a quem ainda dou alguma credibilidade é o Eagle, mas esse nos momentos menos bons tem a tendência de se esconder e passar largas semanas sem vir à tona.

      Sinceramente venho aqui mais para ler alguns comentários de benfiquistas que tenho algum respeito do que propriamente pelos textos dos bloggers, pois a linha recorrente no blog é a oposição à direção (baixa ao nível de uma campanha política e com as mesmas estratégias) e plataforma de lançamento do candidato, o benfiquismo dos quatro costados é demonstrado especialmente quando o glorioso passa vários meses só com vitórias e o blog anda caladinho que nem ratos, provavelmente porque andam a comemorar as vitórias nas tascas desses bairros.

      Por isso em vez de se preocupar com os meus comentários devia tentar que os textos não parececem que o Shadows foi a um curso de gestão de fim de semana onde aprendeu uns chavões e jargão técnico, porque no fim do dia o sumo é igual.

      Eliminar
    6. Meu caro, a partir do momento que publicas a tua opinião num blog público com muita exposição tens que aceitar tudo e mais alguma coisa. Todos temos uma opinião e a tua não vale mais que a minha.

      Atenção que eu nem sou especial fã desta direcção nomeadamente neste ano que passou, onde foram de uma incompetência atroz a todos os níveis. Mas daí a enveredar pelo vosso nível de perseguição vai uma longa distância.

      Já se percebeu que não concordam com nada, não é preciso 10 posts sobre a mesma coisa todos os dias, isto é doentio.

      O Benfica jogou ontem, você queres saber disso pra alguma coisa? Parece que não.

      Falem da pé-época, do plantel, do calendário, análises o jogo como deve ser e parem de ser demagogos.

      Por obséquio.

      Eliminar
  14. "..a mediocridade competitiva dos últimos anos..." Li bem? Depois de um Tetra inédito, de 2 épocas consecutivas a atingir os quartos da Champions, pelo meio ainda um ano em que ganhámos todos os títulos nacionais de futebol, duas finais da Liga Europa?

    As épocas anteriores não apagam a miséria que foi esta última época mas esta também não pode apagar o relativo sucesso que temos tido, precisamente nos últimos anos. Isto num país dominado pela corrupção a norte! E depois os «vieiristas» é que vêm para aqui branquear...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto.

      Esse ponto do Scaramanga foi ridículo.

      E eu entendo que não podemos desculpar-nos com a corrupção do norte, mas não reconhecer a influência dela.... e é muita.

      Eliminar
    2. A questão da influência do FCP nas estruturas do futebol é tema para outro texto. Relembro que a direcção da Federação foi eleita com o apoio directo da direcção do Benfica. O tetracampeonato que tanto apreciamos embora inédito não corresponde a um período prolongado de sucesso. A prova disso é que a temporada passada foi muito má a todos os níveis. Temos oportunidade de ir à LC porque o Sporting falhou na Madeira. Fomos massacrados na LC. O Benfica não se constrói de exitos passados mas sim dos futuros. Para se contruirem têm que ser ambicionados e trabalhados com antecedência.

      Eliminar
    3. "O Benfica não se constrói de exitos passados mas sim dos futuros. Para se contruirem têm que ser ambicionados e trabalhados com antecedência." Não quero ofender ninguém, mas esta frase não quer dizer nada. Esse Benfica Europeu de que falas está alicerçado no Benfica dos anos sessenta e começas o post com uma foto de 1990. Em que é que ficamos? O passado não importa? E quanto ao futuro? Não tem o Benfica feito um esforço enorme para construir esse futuro? Têm sido cometidos erros? Ok, foquemos-nos na correção desses erros, mas saibamos dizer bem quando for caso disso.

      Eliminar
  15. Boa analise inicial. Se é difícil aumentar as receitas, se calhar por isso esta direcção também trabalhou para diminuir a despesa que não se traduz em capacidade competitiva como os custos financeiros.

    Ponto 1. Acho quase impossivel contratar alguém com nome que tenha um impacto significativo. O mais perto que podemos conseguir é contratar alguém em fim de carreira que tenha um passado no clube e que venha muito por afinidade ao clube.

    Ponto 2. 320M/6 anos??? Algo aqui não bate bem. Pelo transfermarkt de 2012/13 a 2017/18 (6 épocas) foi gasto 205M. Foram contratados grandes jogadores mas quase todos a precisarem de se afirmar. Mais uma vez é quase impossivel contratar estrelas.

    Ponto 3. Concordo que o Benfica deve aumentar os custos com pessoal sobretudo para manter durante mais tempo os bons jogadores que já se afirmaram no clube. Não concordo tanto em contratar e gastar milhões em jogadores que podem não se assumir.

    Ponto 4. O Benfica só foi enorme quando teve um projecto muito sustentado na formação. Agora a única forma de ter sucesso passa novamente por isto. Não é por acaso que a maioria dos melhores jogadores que passaram nos últimos anos no Benfica ou são da formação ou foram contratados muito novos e ainda a precisarem de crescer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mercado abunda em bons valores e boas oportunidades. Concentrando o esforço financeiro, podemos trazer melhores jogadores. Melhores jogadores, mais lugares no estádio vendidos, mais gente interessada lá fora nos nossos jogos, mais notoriedade para o clube, mais receitas, etc. Sem investirmos não teremos resultados.

      Não temos argumentos para um jogador de 50 ou mais milhões mas teremos argumentos para quem esteja tapado no clube e com valor, por exemplo.

      Consulta os R&C e não um site por favor.

      Defendo isso também. Melhorar contratos e reter bons valores por mais um ou dois anos.

      Eliminar
    2. Jimenez 22M
      Imbula 20M
      Oliver 20M
      Rafa 18M
      Aboubakar 17M

      As transferências mais caras nem sempre resultam.

      Eliminar
    3. Scaramanga, o mercado neste momento abunda é de uma inflação estúpida, fruto dos contratos de fulanos como o Messi, o Ronaldo ou o Neymar, do despudor e capitalismo do futebol chinês (com transferências ridículas mesmo com o apertar de regras loais) e do desajuste financeiro que se criou com o novo-riquismo a investir no futebol. Um jogador como o Seri foi transferido por valores acima dos 30M€ para o Fulham, e o Duvan Zapata é emprestado por 2 épocas à Atalanta por um valor de 14M€+cláusua opcional a rondar os 12M€. Estamos a falar de clubes de meia tabela, quanto muito que lutam para chegar à Liga Europa.

      A Liga Portuguesa interessa tanto a bons jogadores como um DST interessa ao comum mortal. É uma comparação exagerada, mas é de exageros que o futebol vive no que diz respeito a transferências e valores. Se com o que foi pago pelo Rafa se vocifera o que se ouve, que faria em comprar um jogador por 30M€ como o Seri ou como o Zapata.

      Eliminar
  16. Agora mais a sério, acho mesmo que segundo o tratado de 1494 devíamos ser só nós e o Real Madrid, é esse o lugar que um clube com a dimensão global do Benfica tem naturalmente de ocupar.

    ResponderEliminar
  17. Mas será que ninguém vos avisou , que o passado mora lá atrás , que o passado havia clubes e agora há maquinas de fazer dinheiro que teem um orçamento superior ao Benfica , para quererem um Benfica nas meias da champions ou ganhar uma champions. Quem nao quer? quem verdadeiramente benfiquista nao quer ser campeão europeu , ou chegar o mais longe possivel? Agora dizer que a nivel de champions somos pequenos , porque um ano correu pessimamente mal. é mais uma vez critica fácil e que eu nao partilho.

    Porque há um factor determinante , Juventus , Real Madrid , Barcelona , Manchester United , Paris Saint Germain ,Chelsea , Arsenal , Liverpool , Manchester City , Atlético Madrid , Bayern Munchen , e Dortmund. O Benfica não está no patamar destes gigantes europeus, nunca vamos ter jogdores ao nivel destes clubes , podemos ter em ambição e vontade.

    Nos ultimos anos fomos a :
    Final europeia por 2 vezes na Liga Europa
    4ºs de Final com o Bayern
    8ºs de Final com o Dortmund
    Por isso dizer que pensamos pequeno... é surreal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica tornou-se grande porque apontavamos sempre para o próximo título. Não é a proceder ao contrário disso que seremos grandes. Liga Europa não é competição para o Benfica. Somos clube de LC. Uma boa campanha será sempre atingir pelo menos meias finais. Cair frente a um colosso da Europa antes poderá acontecer desde que nos batamos com a máxima da nossa capacidade.

      Eliminar
  18. Rui Mendes11/7/18 13:25

    Parabéns por mais um excelente texto.

    Infelizmente este post vai ser fortemente atacado pela rede de " boys " de Vieira pagos pelo SLB para manipular , controlar a opinião dos Benfiquistas.

    Se a maioria Benfiquista ganhasse a noção que o SLB tem tudo para ser um colosso desportivo Europeu o lugar de LFV ficava em risco e por consequência os muitos tachos dos boys de Vieira por isso os " boys " de Vieira pagos para fazer o policiamento com o objectivo de manipular a opinião da massa Benfiquista obviamente vão fazer de tudo para não perder o tacho.

    Esses " Benfiquistas " profissionais da escrita a bajular Vieira e pagos com salários fenomenais para a realidade portuguesa vão tentar conectar-te com Bruno Carvalho , que és louco , um sonhador sem noção da realidade , gozar com o que escreveste,ofenderem-te,que iniciaste campanha eleitoral por RGS e em último caso ainda acabas catalogado por infiltrado , lagarto ou Dragarto.

    Esses " Benfiquistas " que de Benfica nada tem, a não ser o salário que recebem, não querem , nunca vão querer , e vão fazer tudo ao alcance deles para que o Benfica nunca mais volte a ser grande.

    Para eles o Benfica só pode ser grande no passivo e na quantidade de jogadores que compramos todos os anos para emprestar imediatamente e nunca mais sabermos nada deles.

    O medo que eles sentem de os Benfiquistas acordarem desta mediocridade que se tornou infelizmente o SLB , já sem falar na " Identidade Benfica " inexistente e nos valores e princípios que marcaram o Glorioso e que agora simplesmente foram mortos por Vieira e seus colaboradores sendo esses princípios e honra Benfiquista substituídos por táticas e princípios à FCP.

    É triste ver um clube que se ama e que podia, se bem gerido ser realmente um dos melhores clubes do Mundo estar reduzido a esta mediocridade, a esta pequenez e a ser um clube pequeno desportivamente refém dos caprichos de um empresário e transformado num mero entreposto de jogadores e barriga de aluguer para os "clubes " endinheirados desse mesmo empresário.

    A grandeza do Benfica e o Benfica merecem mais, muito mais e muito melhor.

    Infelizmente a rede de boys de Vieira está bem montada e é fortíssima a descredibilizar quem ouse ambicionar um grande Benfica.

    Quem ousar colocar em causa o lugar de LFV será atacado em todos os meios e de todas as maneiras, desde imprensa , blogs etc etc pelos Pedros Guerras de serviço.

    Não é preciso ir longe , basta observar este blog e ver a teia da rede de boys de Vieira a destilar ódio , ofensas a quem critique algo que possa perigar o lugar de Vieira.

    Infelizmente o SLB com Vieira será sempre um clube pequeno na Europa , cabe aos Benfiquistas honrarem o Benfica e a sua grandeza e escolherem um Presidente que possa voltar a fazer do Glorioso grande.

    O Benfica com LFV só será grande no Ranking das vendas e passivo já que os títulos de Vieira é vender , vender , vender e não ganhar campeonatos , taças , competições internacionais , se ganharmos o campeonato porreiro se não ganharmos porreiro na mesma.

    É isto que LFV e seus " boys " querem.

    Espero um dia voltar a ter no Benfica um bom Presidente que leve este clube a outros patamares , porque com LFV será apenas uma utopia , mais uma propaganda mentirosa de muitas que LFV brinda os Benfiquistas quase diariamente.

    Que o Benfica volte a recuperar o seu lugar ao lado dos grandes clubes e não seja apenas uma maternidade de barriga de aluguer virado entreposto de jogadores.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Mendes disseste tudo.

      Prepara-te também para seres atacado pela pide da lavagem vieira: Nuno Martins , Paulo Duarte , Dr Ghozé , Militância da mentira , os múltiplos anónimos os múltiplos heterônimos , Swjaria, pedro santos , Pnunes , Pedro Cerqueira , Oliveira , etc etc


      Eliminar
    2. Zé junta a essa lista da " vergonha " à lá Bruno Carvalho o GG.

      Eliminar
    3. Contei 3 comentadores a responderem uns aos outros, pagos pelo McDonalds do Campo Grande. Ainda não desistiram.
      O que não admira se nos lembrarmos daquilo que a YNW deixou de "recomendação" aos seus soldados da net, quando negou andar a ser financiada pela lagartagem pela campanha suja:

      Conselho da YNW aos propagandistas da net:

      "Caros bloggers e perfis falsos, não é por alguém achar que vocês são corrompíveis, que devem parar o vosso trabalho! Tenham opiniões! Muitas."

      Opiniões? lol

      Eliminar
    4. Rui Mendes; tiro o meu chapéu ao teu Salmo.
      Estás coberto de razão no que concerne aos boys, amestrados e avençados que Vieira lá tem para denegrir tudo e todos e a não economizar nos Aleluias a esta direcção.
      São perto de 30 elementos que não fazem outra coisa senão vigiar com lupa tudo o que se diz na comunicação social e nos blogues afectos ao Glorioso.
      Sob o alto comando do Guerra, fazem guerra a quem não bater palmas ao Deus Vieira.

      Anseio pelo fim deste mamismo e chupismo...

      Eliminar
    5. Ó neves, 3 nicks diferentes num único comentário? Vai lá, vai!...

      Eliminar
    6. Ze e Jorge, cresçam. Ponham os olhos no que o Scaramanga ali diz acima. o Benfica é o único clube em Portugal que se pode orgulhar de sempre ter sido um clube de Liberdade. Se não concordam com algo, argumentem. Não insultem.

      Se eu acho que o Scaramanga está cobertinho de erros de raciocínio digo-o, não vou ficar com receio de ser rotulado de isto ou aquilo.

      Quanto a vocês, sei bem que rótulo se vos aplica, mas prefiro não entrar em baixarias.

      Eliminar
    7. Obrigado. Como já referi anteriormente não quero que os meus textos sejam um campo de batalha entre lados pois todos só devemos ter um lado: o Benfica. Não aceito a perseguição que se procura fazer a quem não subscreva algumas opiniões, as minhas ou as de outros. O Benfica não é isso. Não concordei quando se usou a BTV para classificar benfiquistas com nomes menos próprios. Também não subscrevo nomes menos dignos aplicados ao atual presidente do Benfica. Temos que discutir opções de gestão e não tomar posições de sectarismo. Isso não é ser Benfica.

      Eliminar
    8. Os "anónimos" a responderem uns aos outros… e a apoiarem-se para parecerem muitos.

      E apoiam um texto que apenas diz mal de lfv… e no paragrafo seguinte… diz< mal da direção...e no seguinte… arroz! Nem um único argumento… Aliás a falta de inteligência para apresentarem um raciocínio é tão grande que só conseguem articular que opiniões diferentes são pagas (embora nas urnas se veja bem quem ganha).

      Eliminar
    9. Scaramanga: mai nada! O Benfica pode se orgulhar de sempre ter sido um clube inclusivo, igualitario, nao-racista, defensor do dialogo. Tem um legado que apesar de muitas vezes esquecido e desvalorizado nesta sociedade moderna onde so o "agora" importa, nos deve orgulhar muito.
      Ser de um clube por ser irracional, mas ser do Benfica implica uma abordagem e um espirito. Guerrilha nao entra nesse espirito - apesar de continuar a achar que estas erradinho ate a espinha.

      Eliminar
    10. Fico muito feliz que comecem aparecer Benfiquistas com huevos que não tem medo de combater os padres avençados e amestrados ao serviço de Vieira 24 horas por dia.

      Esses avençados e vieira pensam que lfv é o dono do SLB e que o Benfica é uma ditadura , os sócios e os adeptos do Benfica podem andar enganados pela propaganda mentirosa que é diariamente debitada pelos padres e pelo papa vieira mas a verdade vem sempre ao de cima.

      Todos os Benfiquistas que tenham uma opinião contrária ao papa vieira , os padres parecem coelhos a saltar da cartola para denegrir a pessoa e dar 100 Aleluias ao patrão.

      Chegará o dia que os Benfiquistas abram o olho em relação à propaganda/ demagogia desta direção e à manipulação controlo da opinião dos Benfiquistas.

      Quando esse dia chegar será um grande dia para o Benfica.

      O Glorioso precisa urgentemente de uma limpeza de pessoas que trabalham no Benfica e odeiam o Benfica.

      A pessoa que assina por Nuno Martins ( será o amigo sportinguista do guerra que veio com ele para o Benfica ????) é um bom exemplo do que não se deve ter no Benfica.Uma autêntica caixa de ressonância do dono que ofende tudo e todos que não beijem as nalgas de vieira como ele faz.

      - Uma medida para o SLB ser mais competitivo é ter planteis mais curtos.Máximo dos máximos 23 elementos.Esta medida também possibilita a entrada mais fácil dos miúdos da formação na equipa principal para jogarem e não fazerem apenas número.

      Outra medida: É inadmissível que uma das melhores vias para levar o nome Benfica ao Mundo e às novas gerações que é o canal do clube no youtube ter uns meros 40 e poucos vídeos quando todos os grandes clubes tem milhares de vídeos no seu canal de Youtube.

      O Benfica não pode continuar a comprar 10 a 15 jogadores por temporada para emprestar imediatamente e nunca mais sabermos nada deles.Esta política não tem lógica nenhuma.Nem financeira nem desportiva.Dinheiro esse que podia ser canalizado para colmatar lacunas na equipa é desperdiçada na compra , comissões , ordenados , prémios de assinatura em jogadores que são para emprestar sem fazer sequer um único treino na Luz.A isto chamasse um desperdício de recursos e má gestão.

      O Naming do Estádio devia ser uma realidade à anos.O dinheiro do naming seria todo para abate de passivo.

      O SLB tem de ter os melhores técnicos ( dentro do orçamento ) a trabalhar no Benfica.Infelizmente isso não acontece.Muitos estão no SLB por cunha e não por competência e por serem yes man.

      O Benfica tem de conseguir ter lotação esgotada em todos os jogos na Luz.Pouco ou nada se tem feito nesse aspecto.LFV prometeu baixar o preço dos bilhetes e mais uma vez mentiu.Os jogos da Liga dos Campeões tiveram um aumento enorme no preço dos bilhetes para assistirmos a uma humilhação que nunca esperei assistir.0 pontos.

      A BTV devia ser um canal do Benfica e não um canal em que 70% do seu conteúdo é padres a dizer Aleluia ao papa vieira.

      Muito tem de mudar para o Benfica voltar a retomar o seu lugar por natureza , que é ser um clube grande na Europa e não com todo o respeito o casquilha da Europa.


      Eliminar
    11. Onde é que eu já vi a táctica de fazer listas de pessoas e colocar-lhes um sufixo?? Hmmmmmm

      Pensam que enganam alguém... é só rir.

      Eliminar
    12. Rui Mendes com esse comentário assertivo passaste a figurar na lista negra dos bobbys de vieira.

      Vão-te fazer marcação serrada.Basta ver a reação deles ao teu comentário.Parecem sapos a saltar.

      Idem aspas ao Scaramanga.Ta marcado.

      Vocês os dois são duas pessoas a " abater " pelos bobbys assalariados do Vieira.

      Eliminar
  19. "com a dimensão global do Benfica tem naturalmente de ocupar."

    De uma vez por todas acabe-se com esta mentira de que o Benfica é um gigante mundial. Isso ficou lá atrás no tempo do King e teve uns lampejos nas finais europeias mais ultimamente disputadas.

    O Benfica é um grande nacional, obrigado a vender tudo o que puder graças ao elefante branco em que tornaram a estrutura do clube.

    Lá fora é minúsculo, sem expressão desportiva e tem nome graças aos anos 60. Até o regional porto tem o mesmo número de taças campeoes para mostrar.

    De uma vez por todas alguém com dois dedos de testa para começar a falar a partir do degrau em que o BENFICA se encaixa. O Benfica já foi um grande europeu. Agora já não é. Capacitemo-nos disso.

    Obviamente que é de rir ouvir falar de certos sonhos de adeptos com jogadores que não tem o mínimo Interesse em vir para um clube que não tem dinheiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica ao virar do século era o 2º clube de sempre no ranking da Taça/Liga dos Campeões.

      Eliminar
  20. João Oliveira11/7/18 13:40

    O Porto também seguiu o caminho que tu dizes em 2014/2015 e 2015/2016 e ainda hoje está a pagar por isso. Uma massa salarial insuportável. Tem um passivo muito superior ao activo e titulos teve 1 desde que começaram as loucuras. Vai ver o passivo do Porto no final de 2014 e o passivo deles agora.

    Por exemplo o que é que Casillas lhes trouxe em termos monetários? Nada. Pagam um ordenado pornográfico para a realidade portuguesa e não recebem nada em troca.

    Enquanto tivermos este campeonato nunca vamos ter visibilidade. Mesmo se formos todos os anos aos quartos e meias finais da Liga dos Campeões ninguém vai querer pagar por jogos do nosso campeonato. A qualidade futebolistica é miserável. Nem 10 jogos se aproveitam ao longo de uma época. Só mesmo quem gosta dos clubes é que vê estes jogos.

    O caminho tem de ser sempre usar o que se tem. Endividar num ano para tentar brilharetes é o primeiro passo para cairmos num abismo. Foi devido a essa mentalidade que caímos no buraco em que caímos nos anos 90.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Oliveira11 julho, 2018 13:40

      O Porto esta a sim porque foi tudo gamar quando gulosice e muita da naquilo que deu e mesmo assim foram campeões

      Eliminar
    2. João: não nos compare com o FCP. Não têm 1/3 da nossa massa adepta, são irrelevantes comercialmente, irrelevantes como marca, e sobrevalorizados em direitos televisivos por exemplo. Recordo que os atuais patrocinadores do FCP consideraram em estudo realizado para sustentar a proposta comercial que o FCP tem cerca de 1,3 milhões de adeptos. O FCP aceitou essa avaliação. A visibilidade é um conjunto entre jogador com notoriedade e um clube também ele "notável". Veja o PSG. Um investimento sem fundo não lhes deu notoriedade nem grandeza além fronteiras. O Benfica tem adeptos em todo o mundo, tem uma massa adepta apaixonada e fiel, e gera receitas como nenhum outro clube português. Optimizar e maximizar são as chaves.

      Eliminar
  21. Parabéns grande Post eu tive la em Viena grande final grandes jogadores e grande ambiente no final perdemos mas sabes e aquele perder que sabes perfeitamente se o Benfica marcase primeiro tinha ganho o jogo foi ela por ela que saudades, a equipa de hoje ao pé destes SENHORES nem no banco tinham lugar..

    Eu quero o Benfica de volta a gloria Europeia tenho inveja do meu Pai ele viu aquilo que eu ate a data nunca vi e por este caminho so na playstation

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "a equipa de hoje ao pé destes SENHORES nem no banco tinham lugar.."

      Isto é de um lirismo e de uma falta de noção da realidade, comparar uma equipa de 2018 com outra de 1990, se conseguisses viajar no tempo e transportar essa equipa para 2018 só para fazer um jogo e não inserir esse jogadores nos métodos de treino e preparação de jogos actuais nem a uma equipa do CNS ganhavam.

      Mas eu sei de onde isto vem, eu também sou do tempo em que na escola éramos o povo descobridor, tinhamos navegado pelo mundo, nós e os espanhois tinhamos dividido o mundo ao meio, a nossa história era feita de feitos épicos... pouco ou nada se falava do Estado Novo, WW2 ou navios negreiros...

      mas a estratégia no post é simples, começar com uma imagem que apela ao coração e à nostalgia, referir nos pontos seguintes números reais que não podemos refutar e pontos em que todos nós concordamos, para depois saltar para conclusões irreais e cheias de mensagens políticas, e aí tiro o chapéu, um texto de nível profissional.

      Eliminar
    2. Paulo Duarte11 julho, 2018 15:07

      Paulo triste nao passas disso um simples triste que nem Benfiquista es nem sócio mas enfim Pois Nostalgia de ver o Benfica em grandes palcos que tu e os teus amigos nunca viram e vao ver.

      P.s vai te escreve de sócio tira o Red Pass como fazem os verdadeiros e mesmo criticado eu tou la e tu BOLA NAO SEU TRISTE

      Eliminar
    3. Tiago: para quem viu esse período recorda uma equipa que enfrentava qualquer outra sem medo e com qualidade. Aquele Milan era a melhor equipa do mundo.

      Paulo Duarte: você revela ou uma má vontade imensa para comentar o que os outros escrevem ou então tem pouco conhecimento e procura mascarar isso com comentários desadequados. Os métodos de treino eram bem mais agressivos que os de hoje. Métodos diferentes, é certo. As bolas de futebol eram mais pesadas, as regras de jogo eram menos restritivas e em consequência o jogo era bem mais duro. O que você deveria ter escrito, já que vamos por esse caminho, é que os jogadores de hoje teriam muitas dificuldades em jogar naquele tempo.
      Entradas ou situações de vermelho hoje na altura nem eram admoestadas. O jogo era bem mais viril e as estrelas não eram protegidas como são hoje. O caso de um dos melhores de sempre, Van Basten, é um exemplo disso. Abandonou antes do que deveria devido ao que foi castigado em faltas ao longo da carreira.
      Sou levado a concordar que muitos dos que estão hoje no Benfica ao pé daquela equipa nem no banco tinham lugar. Aqueles bateram-se com os melhores e perderam numa jogada fortuita. Estes fizeram ZERO na LC.

      Eliminar
    4. Tens razão, mas como disse vale para os dois lados, a capacidade física e técnico táctica de hoje é indubitavelmente superior, comparar equipas com 3 décadas de diferença é só nostalgia.

      Eliminar
    5. O futebol foi inventado pelo experto dos pneus

      Eliminar
  22. Dos melhores posts que li aqui no NGB, lamento imenso que alguns que atacam o autor não debatam com elevação e factos o que o autor do post escreve! Os meus parabéns!!

    ResponderEliminar
  23. Que pena, aquela noite no prater, contra uma das melhores equipes de todos os tempos...

    ResponderEliminar
  24. é tão fácil navegar no mundo dos sonhos....

    começando a responder:

    1) a relação mais dinheiro / mais qualidade é óbvia mas não é garante de resultados, vejam-se tantos casos de investimento que não deu frutos imediatos (Man. City, Man. Utd, PSG, ...).

    2) Lisboa está na moda, mas o campeonato português continua a ser visto como fraco, sem prestigio. Na minha opinião isso só poderia mudar reduzindo drasticamente o numero de equipas (12 no máximo), distribuindo todas as receitas de TV pelos 12 clubes de forma igual de forma a dar meios aos clubes para aumentar a qualidade global do campeonato.

    Mais, reparem que até o campeonato italiano já é visto como inferior ao campeonato espanhol e inglês. Depois destes vem o alemão, francês, ... o campeonato português é o 18.º a nivel mundial. o campeonato do paraguai é o 11.º Sabem quem joga lá? quem são os melhores jogadores, ou o campeoão?

    Agora o que dizer do nosso campeonato?!

    3) contratar uma estrela que chame a atenção mundial? quem? vejam as transferencias confirmadas até à data, só 2 nomes chamam a atenção: Mbappé e Ronaldo. Até o Cancelo custou 40M€! (acham que é noticia na China?) Ou seja, acho que o caminho não é por aí. Além de que, quem é o jogador de topo que quer dar um salto atrás na carreira e ir jogar para onde não tem visibilidade?

    4) querem nomes que chamam a atenção mundial? ... vejam o que aconteceu com Renato Sanches, podia ter sido cabeça de cartaz no Benfica por mais uns 3 anos... mas é impossível convencer um jogador a adiar a grande oportunidade da vida dele (no caso dele não correu bem, mas essa é outra conversa).

    5) valores? o Benfica não é um clube de bairro... tem os mesmos valores e está na mesma realidade, se bem que a uma escala diferente, e geograficamente mais periferico que os tubaroes europeus.

    6) acho que o caminho do Benfica não poderá sair muito disto: continuar a formar, continuar a (tentar) comprar bem e a vender melhor, continuar a ganhar sustentabilidade financeira. sem dinheiro não vai nunca ser competitivo. e continuar a tentar estar "no meio" dos tubarões europeus. num ano bom, com uma equipa competente e em boa forma, podemos fazer um brilharete e chegar a umas meias finais, com sorte à final e com muita sorte ganhar uma champions. para isso é preciso estar assiduamente na champions, apostar forte na fase de grupos e acreditar.

    tudo o resto é conversa barata...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo em tudo.

      Mas acrescento que o Benfica precisa de um Treinador melhor. Tenho saudades de ir ao estádio ver um bom jogo de futebol. Daqueles com tabelas e fintas e golos.

      RV é do mesmo nivel de Fernando Santos. Excelentes pessoas, bons para o Balneário mas péssimos para o futebol. Ganhar 1-0 a defender com um clube pequeno é completamente diferente de ganhar 1-0 a defender com o Benfica. O Benfica precisa de mais paixão agressividade, luta. RV não tem essas caracteristicas.

      Eliminar
    2. 17/18 80 golos, 16/17 72 golos, 15/16 88 golos, para teres uma ideia em 13/14 venceste o campeonato com 58 golos, há limite para a demagogia, Fintas, quantas vezes passou o Neymar pelo Meunier?

      Até o Brasil já está vacinado e a tentar deixar de jogar à bola e a começar a jogar futebol, vai rever o Brasil Sérvia e vês que só depois do 2-0 começaram a meter alguma nota artística.

      Acho que podemos ter a discussão da nota artística, não acho é que se coadune com uma exigência de vitória, não no futebol moderno, talvez aqui no futeluso onde tens uma diferença entre equipas tremenda, mas nem o Barça ganha todos os jogos, o Real Madrid, vencedor da Champions League que vende jogadores por 100M e tem(tinha) o melhor do mundo ficaram em terceiro.

      O problema da grande maioria dos benfiquistas é que cresceram a ouvir histórias épicas do Eusébio, muitos apanharam um campeonato ainda mais desiquilibrado a 2 pontos por vitória onde os três grandes só perdiam entre si, tudo o resto era cumprir calendário, o campeonato 82/3 só perdemos com o Sporting por exemplo.

      RV só bateu todos os recordes, pontos, vitórias, maior número de vitórias seguidas fora, recorde de golos, achar que é péssimo para o futebol é para lá de estúpido. Foi o treinador que ganhou dois dos campeonatos do Tetra, coisa que nem Eusébio a jogar ou Eriksson a treinar alguma vez conseguiram.

      O outro paradigma é que quanto mais facilmente o SLB ganhar o campeonato mais dificuldade vai ter em ganhar algo na Champions, a falta de competitividade do campeonato português é gritante e cada clube grande só faz 4 a 6 jogos por época com maior grau de dificuldade, chegam lá fora não tem andamento, por muito bons que forem os jogadores. (vão rever Nani na última passagem pelo SCP nos primeiros jogos e 5 meses depois de chegar).

      A última critica que me deixa parvo é achar que os jogadores do SLB não lutam ou não tem agressividade, ou o que lhe quiserem chamar, ou que não querem correr, só tem desculpa na taberna a beber um tinto, tirando salvo poucas excepções de falta de profissionalismo, é de alguém que o que sabe de bola é a jogar à segunda com os amigos e não faz puto ideia do regime de treinos, alimentação, repouso a que os atletas de alta competição estão sujeitos. Nunca na vida e em lugar algum alguém ouve ou lê essa crítica vindo da boca de um atleta ou ex atleta de alta competição, de qualquer modalidade, pois todos eles sentiram na pele o esforço e sabem que há sempre dois ou três resultados possíveis.

      Eliminar
  25. O que está implícito neste texto, é que um anão, pode sempre parecer mais alto e disfarçar a sua pequenez : basta que use uns sapatos com tacão alto, aumentando assim alguns centímetros a sua altura.

    O Benfica, à semelhança de muitos outros emblemas com história do futebol europeu, "desapareceram". E desapareceram porque o futebol passou de desporto a indústria de entretenimento, na qual sobrevivem os mais fortes, os mais poderosos, os que têm mais massa crítica e um poder negocial que lhes advém do enorme poderio (económico, político, social, etc).

    Não significa isto que o Benfica, tal como o Ajax, o PSV, o Nottingham Forest (detentor de 2 taças dos campeões, convém não esquecer), o Anderlecht, entre outros, não possam de vez em quando fazer uma gracinha, intrometendo-se entre os grandes. Mas será sempre uma excepção.

    É bom que convivamos bem com este "ajustamento" da nossa dimensão competitiva.
    Há "males" para os quais não há cura.

    ResponderEliminar
  26. Como ser grande ?

    Eu sou empregado de escritório e ganho 750 euros mensais de vencimento, o que, considero pouco, face à vida que queria tanto ter.
    Então, decido comprar :

    - plasma de última geração
    - uma colecção de bons whiskys
    - meia dúzia de sofás em pele e muito confortáveis

    Não sei com que dinheiro vou pagar isto tudo, mas abalanço-me, pois a minha ambição de ser e ter mais, não conhece limites.

    Com tudo aquilo que sonho comprar, procuro atrair à minha casa muita gente para ver jogos de futebol no meu plasma, enquanto degustam fabulosos whiskys, cobrando-lhes uma entrada de 50 euros, fora o que consumirem em whiskys.

    Tudo isto, como se percebe facilmente, não passa de um delírio, de uma fantasia sem pernas para andar, mas que pode pairar em muita cabecinha de vento, ávida de captar atenção e, quiçá, votos numas eventuais eleições.

    O descontentamento, muitas das vezes, propicia o aparecimento de populistas, com discursos da treta e anunciando soluções mágicas, assentes por norma em sonhos pueris.
    Cuidado, muito cuidado, pois o vizinho da 2ª circular, também conseguiu aliciar e seduzir, durante cerca de 5 anos, muitos incautos com discursos do género.
    Toda a gente mais ou menos consciente percebe como ficou o Sporting...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lendo os jornais tem lá mais um poço de petróleo, já li algures que se está a fazer uma auditoria forense às contas, deve ser para passar mais maquilhagem, o Novo Banco depois perdoa mais 100M

      Eliminar
  27. Se a chave da solução fosse dinheiro, o Arsenal seria campeão crónico inglês e em cada 5 champions, venceria 3.
    Todos sabemos que não é assim.
    É claro que os colossos, aqueles clubes com orçamentos mais expressivos, são os que têm mais probabilidades de vencer, mas não é certo que vençam.

    Ainda que muito nos custe, não devemos perder a noção da realidade.
    Quem tiver nascido há pelo menos 50 anos, recordar-se-à da grande epopeia do Ajax de Amsterdão.
    Para mim, a melhor equipa que vi até hoje, melhor até que o super Barça do Guardiola.
    Pois bem, por onde anda o Ajax ?
    OK, já sei que alguns me vão responder que foi finalista vencido da Liga Europa de há um ano, frente ao Manchester...

    ResponderEliminar
  28. A receita resultante do merchandising do Benfica é miserável, face aos valores dos clubes do top europeu.
    Nem às 10.000 camisolas vendidas chegamos, quando o 10º do ranking do top ten europeu, vende 1 milhão. Face a esta miserável performance, "inventaram" as réplicas, mas nem estas os adeptos compram.
    A paixão dos adeptos portugueses é baratinha. Investem pouco, não são sócios ou se são, desleixam-se nas quotas...
    A realidade portuguesa é complexa. Não é comparável aos clubes e adeptos de outros países, pelo menos àqueles a quem nos queremos comparar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A realidade portuguesa não é complexa, é miserável, 20% vive abaixo do limiar de pobreza, muitos com emprego, temos 4.7m de população empregada, 23.3% desses a receber ordenado mínimo, que é no mínimo risível, partindo do princípio que a maioria seja benfiquista é nesta piscina que vendemos camisolas a 90€, por isso quando vejo, e aqui incluo RGS, Shadows, Vieira, DSO, Scaramanga falar em ser forte lá fora, me dá vontade de rir.

      Tudo o que se tem conquistado tem sido graças aos treinadores fantásticos que temos em Portugal, a um scouting ao nível do melhor do mundo e à qualidade do trabalho nas nossas equipas. Nem o PSG com o orçamento de um pequeno país chegou longe na champions.

      Só um aparte, estou com os trabalhadores da FIAT, apesar de concerteza haver estudos que dirão que vai trazer proveitos para a Juve, já tinha postado na media social aquando do contrato de 24M/ano com a NIKE já por si pornográfico.

      Eliminar
  29. Se como diagnosticou é MUITO difícil aumentar as receitas, à excepção da Liga dos Campeões então como propõe :

    - Realizar uma contratação sonante, aumentando assim as amortizações ?
    - E ao mesmo tempo aumentando os salários, retendo jogadores importantes , já para não falar nos salários das contratações sonantes ?
    - E ao mesmo tempo baixando o passivo financeiro que ainda anda à volta dos 260/270Milhões ?


    Só há dois soluções para recuperar totalmente os Capitais Próprios e diminuir o enorme Passivo.

    1- Apostar na formação e com as receitas extraordinárias ir pagando o que devemos, além de contratar outros jogadores e investir no Seixal.

    2- Fazer como o Sporting e negociar um perdão de dívida na ordem dos 100 milhões de euros.

    Tudo o resto é impossível pois lutamos contra uma aliança que esbanja rios de dinheiro na contratação de jogadores, que tem os seus tentáculos espalhados por tudo o que é sítio e faz uma campanha vil e difamatória, sem olhar a meios.


    Chegar à final da Liga dos Campeões e sermos campeões nacionais ? Isso é um sonho quase impossível. Mais valia ter os pés bem assentes na terra. Um passo de cada vez. Quando formos Penta e tivermos reduzido o Passivo a 1/3 voltamos a falar.


    Deixo uma pergunta :

    - Orçamentos vencem Liga dos Campeões, só por si ?

    Se sim, então como eu disse é quase impossível pois Mancheters, Bayerns, Chelseas, Reais, Barças, etc... estarão sempre um passo à frente.

    Se não, então porque é preciso andar a fazer contratações sonantes ?


    Não concordo pois com a solução dada. É o caminho para o desastre a longo prazo. E sinceramente prefiro perder poucas vezes que algumas vezes já para não falar de muitas vezes nos próximos 10 anos.

    ResponderEliminar
  30. Obrigado pelo post Sacaramanga.

    Concordo consigo quando refere que contratamos jogadores em excesso. Tambem penso que deveriamos ter mais criterio nas compras. Relativamente ao resto eu ja nao estou de acordo.
    Nao consigo ver como se consegue comprar uma estrela por menos de 75 milhoes ( por exemplo jogadores banais que foram vendidos por 20-30 milhoes de Portugal: Ricardo Pereira, Adrian, Andre Silve, etc)

    O Benfica na altura do Vale e Azevedo acabpou com a formacao e demora tempo a recuperar. O modelo de gestao a seguir tera que ser a Barcelona, Bayer ou Dortmund que e assente na formacao e contratacao de jogadores nos respectivos campeonatos. A unica forma de seguir o modelo dos "Grandes" sera vendar a sad a arabes ou russos, mas pessoalmente eu nao aceito isso.

    Temos que aceitar que o tempo muda e adaptar-mos a realidade. Acho que o seu post fora da realidade actual.E certo que tirando a supertaca nao ganha-mos nada este ano e nao fize-mos pontos na LC, mas ganha-mos 4 ligas seguidas alem de boas prestacoes na europa e varias tacas antes disso. Nao queira destruir algo so porque este ano correu mal. Acontece a todos os clubes e afinal isto e um desporto e nao podemos ganhar sempre.

    Cumprimentos
    Diogo Dias

    ResponderEliminar
  31. Excelente! Mais uma vez. Obrigado.

    ResponderEliminar
  32. Nao acho que Houve Mediocridade Competitiva nos ultimos 5 anos Fomos Tetra e Fomos a Duas Finais Europeias Liga Europa e Fomos a uns Quartos Champions onde nao fomos mais longe porventura as Meias porque o Bayern foi escandalosamente beneficiado pelos apitadeiros (e nao fomos Penta porque a direcao cometeu um ERRO HISTORICO ao subvalorizar os rivais o sport comedia tinha um tal de kim jong Bruno era previsivel o caos e os fruteiros estavm intervencionados os erros da nossa parte vem primeiro quando nao investimos quando havia capacidade financeira para tal abatemos cerca de 60 milhoes ao passivo isto nao inclui o adiantamento do contrato da nos de 100 milhoes para liquidar a divida bancaria poderiamos perfeitamente ter investido 30 milhoes num GR D Central e D Direito para colmatar as saidas e ter abatido 30 milhoes de passivo ficando ainda com os ativos jogadores para vender este ano se assim fosse nescessario Segundo ao nao responder aos ataques vindos de fora do campo um pouco por todo o lado o silencio foi confrangedor foi mau de mais penso que houve arrogancia da nossa parte e por isso pagamos um preco elevado perca do Penta e falhamos em arrumar os dois parceiros em crime para varios anos pois se fossemos Penta nao seria so os lagartos que estavam arder os corruptos estariam na mesma situacao pois era obvio que estavam com a corda financeira na garganta) Quanto as receitas penso que poderemos crescer temos o naming porventura teremos que arranjar um parceiro estrategico ( nao falo perder a maioria da SAD Atencao DEVEMOS TER UMA PARTICIPACAO NA SOCIEDADE DESPORTIVA ACIMA DOS 50.1 % mas falo num grande pareceiro international que poderia ter 40 % da SAD e NOS Benfica 60 % teria de ser uma multinacional talvez Chinesa pelo Mercado gigantesco ou Americana pelos mesmos motivos grande Mercado e influencia nos patrocinadores essa mesma impresa teria o Naming da Catedral fazendo entrar mais 10 milhoes ano minimo nos cofres e ajudar a trazer alguns grandes craques internationais nao digo os melhores do mundo como o Ronaldo ou messi mas jogadores que de outro modo iriam para outros campeonatos poremplo a primiere league ou laliga para a Luz )poderemos tambem crescer ao nivel das receitas TV e aqui acredito que so o Benfica pode almejar a um contrato TV na ordem dos 100 milhoes ano quando acabar este contrato nos (e muito mau neste momento comparado com os dos lagartos e corruptos deveria de ser no minimo de 60 milhoes ano so pela TV )acredito ser possivel retirar 60 milhoes ano so de tranmissao TV em Portugal a partir de 2024 2025 a desportivo em que passamos a deter os direitos TV outra vez e teremos tambem a totalidade de receita da BTV (que neste momento vai para a Nos) a plataforma BTV em 2024 2025 estara consolidada no Mercado penso nao ser impossivel ter 700 800 mil assinantes mes o dobro de agora e poderemos tambem aumentar o premium da BTV de 10 para 20 euros mes o que daria cerca de 16 milhoes mes sem publicidades incluindo as publicidades virtuais que vao render muito dinheiro a UEFA esta para aprovar a inclusao de publicidade virtual e temos ainda os direitos para o Mercado international aqui a nos vai fazer o trabalho para o Benfica pois quer rentabilizar o seu investimento ao maiximo e a partir de 2024 25 tambem passaram para o Benfica na totalidade por isso acho perfeitamente possivel ter a partir de 2024 25 uma receita TV de 100 milhoes ano ou Mais

    Parte 1

    Podemos e Devemos e Temos capacidade para fazer do Benfica um dos Maiores Porventura O MAIOR Clube do Mundo

    Grande Post Scaramanga mais UM

    Carrega Benfica

    Red 1

    ResponderEliminar
  33. Parte 2 Quanto aos jogadores Compras Massa Salarial e Rtencao do melhores jogadores da cantera e do plantel principal aqui temos de investir melhor Podemos comecar ja temos capacidade para comprar jogadores de 20 milhoes ja provamos isso Jimenez (aqui falhamos no investimento na minha opiniao) e Rafa 16 milhoes (tenho esperanca que se faca grande jogador tem potencial para isso) por isso concordo temos de investir temos capacidaded para o fazer ja o fizemos temos e de acertar nos jogadores eu diria trazer 3 ou 4 craques por 15 milhoes por ano e possivel neste momento em vez de 10 a 3 ou 4 ou 5 milhoes que muitas vezes dos dez so acertamos em 1 e os outros 9 sao flops o abatimento de 100 milhoes de divida bancaria (aqui a direcao esteve muito bem e um passo na direcao certa )porque permite libertar cerca de mais 10 milhoes ano que gastavamos em servico da divida juros mais prestacoes para usar em melhoria da massa salarial dos jogadores permitindo reter mais alguns anos os melhores ativos da cantera valorizando se mais e os melhores ativos retirando rendimento desportivo ja se veem os efeitos este ano no aumento do tecto salarial para2.2 2.5 milhoes que permitiu trazer o Ferreyra e deus queira o Bernard ora isto tudo e um ciclo tendo mais dinheiro temos indiscutivelmente melhores jogadores tendo mais plafond salarial Podemos cativar melhores jogadores e reter os nossos melhores que depois se vai refletir nos resultados desportivos melhores Mais Conquistas Mais Vitorias Mais Glorias Campeonatos Tacas Ganhas maior longevidade na Champions que a partir deste ano da somas loucas por exemplo uma presence nas meis pode ver 80 a 100 milhoes euros que por seu turno geram maiores vendas que geram mais dinheiro que geram mais massa salarial e mais poder de compra etc os passos ja estao a ser dados e verdade que muitos erros foram cometidos mas estamos no caminho e o caminho faz se caminhando

    Seremos o MAIOR CLUBE MUNDIAL por mim o Benfica JA O E

    Grande Post Scaramanga

    Carrega Benfica

    Red 1

    ResponderEliminar
  34. Pelo que vi ontem, substituir jimenez e seferovic por castillo e ferreyra não pode ser considerado reforço.

    ResponderEliminar
  35. Expor ideias/apresentar propostas, debatê-las. Era isso que todos (aqueles que somos benfiquistas, os outros para mim não contam) aqui deveríamos fazer, criticando (ou não) a gestão de quem dirige atualmente o clube. Sem ofensas aos benfiquistas que escrevem, que não são menos benfiquistas do que aqueles que apenas se limitam a ofendê-los, porque são «vieiristas» ou «anti-vieiristas».
    Scaramanga faz as suas críticas e apresenta as suas ideias com elevação, elevação que revela, até, na resposta aos comentários mais acintosos que lhe dirigem. Tem todo o meu respeito e consideração por tal. Continue, Scaramanga. Agradecido pela sua contribuição para o debate entre os benfiquistas.

    ResponderEliminar
  36. muitos parabéns pelo post, não concordo com ele em alguns pontos mas uma coisa conseguiste os seguidistas vieram cá todos dizer mal, não faltou nenhum, o que quer dizer que tocas nos pontos nevrálgicos do que tem sido a actuação desta direcção.

    ResponderEliminar
  37. boa tarde,

    bom post, com questões bastante pertinentes, que eu aplaudo.
    O Benfica tem uma politica desportiva horrível, quando o segredo para o sucesso é exactamente o contrário.
    uma politica desportiva correta, leva-nos a ser competitivos na europa, e isso leva a valorização dos activos, que por sua vez leva ao aumento das receitas,....
    ideias para baixar custos no Benfica:
    - extinguir a equipa sub23, não traz qualquer beneficio, só para dar dinheiro á federação, e aumentar a massa salarial e comissôes.
    - parar de aumentar os funcionários do clube e sad, o Benfica não pode dizer, que não pode competir com os clubes europeus a nivel de matéria salarial dos jogadores, que concordo, mas a nivel de funcionários já pode, que discordo.
    - rever a percentagem de comissões a pagar, admito os 10%, mas com cap, isto é deveria haver um limite que se pagava, tem de existir capacidade negocial.
    - parar urgente de comprar jogadores porque sim, não, tem de haver critério, e isto é um problema muito grave, "hà é jovem tem futuro comprasse, pode ser que dê", não, está errado, e não é uma questão de quanto custam é mais de qualidade. comprar com critério, vou dar este exemplo e cada qual tira as conclusões que quiser, o Benfica sondou o Saint-Étienne por causa do Aubameyang, muito caro 16 milhões, mas depois houve jimenez e rafa, mais caros, menos qualidade.
    - prémios para a sad, pelos desempenhos financeiros e DESPORTIVOS, e não só pelos financeiros.

    ficam algumas idéias da parte desportiva, há mais, e também para a parte comercial.

    o Benfica tem muito potencial, não sei se pode ser campeão europeu, mas tenho a certeza que pode ser muito competitivo, e com alguma sorte nunca se sabe, mas um Benfica forte e competitivo trará tudo o resto, deixo um exemplo, vejam o que o Sevilha tem feito nos últimos 10 anos e a sua recuperação, tudo baseado numa politica desportiva com cabeça, tronco e membros.

    o Benfica é um clube desportivo e tem de ser gerido como tal, com boas regras de gestão, crescimento sustendo, mas é um clube desportivo, não uma empresa ou grupo.

    ResponderEliminar
  38. Se o problema fosse só DINHEIRO, o R.Madrid e o Barcelona tinham dividido entre si os 90 títulos disputados desde 1928; no entanto só possuem 58 p/cento dos campeonatos disputados...

    ResponderEliminar
  39. Muito bom...

    As equipas que vão as meias finais sãos as que tem mais receitas! Conclusão o Benfica tem que parar de vender que é só a maior fonte de receita! Brilhante!

    Benfica tem que contratar uma estrela mundial hahahahah lol Sim ele vinha a correr para o campeonato Portugues... mas este expert viu o contrato do Zivkovic? Um ze ninguem?

    BEnfica gastou 320M nos ultimos 6 anos, ou seja 50M por epoca. Devia ter comprado 5 ou 6 jogadores. Ou seja devia ter comprando 1 jogador por epoca e passava a jogar futsal pq n tinha jogadores para mais.

    Deixa ver se eu percebo, perdia metade da receita, começava a pagar salarios brutais para manter os jogadores e ainda contratava jogadores de top mais os salarios deles, adicionar os 300 milhoes de divida bancaria para pagar e afins.

    Facil pagava-se tudo com unicornios e arco-iris.


    Hospicio é no Lumiar.

    ResponderEliminar
  40. MAS BANDA DE ACÉFALOS. JA ANALISARAM PORQUE É QUE O MAIOR CLUBE DO MUNDO NÃO GANHA NENHUM TITULO EUROPEU VAI PARA 46 ANOS. VOU SER FRANCO PREFERIA QUE BAO FOSSE O MAIOR CLUBE DO MUNDO ( NÃO SEI QUAL FOI O CRITERIO SA MEDIÇÃO) ... E GANHASSE MESMO TÍTULOS EUROPEUS....

    CONTINUEM NESSA SAGA SUICIDARIA....

    ResponderEliminar
  41. Caros benfiquistas, ppr favor, não nos queiramos parecer com os nossos vizinhos do lado que passa o tempo em contendas e discussões e apoiemos o Benfica, expressando, ainda assim, de forma livre a nossa opinião. Concordo quando se diz que o Benfica tem vivido uma certa pequenez, limitada aos seus atuais dirigentes, que apesar de tudo, fizeram um bom trabalho. Creio, no entanto, que está na hora de mudar e avançar...mas, com uma mudança pacífica. Uma passagem de testemunho, não a discípulos, mas a pessoas competentes que queiram fazer o Benfica regressar às glórias do passado, e tudo isto, Sempre dentro da democracia. É possível ter um Benfica forte na Europa a competir para ganhar...e é possível fazê-lo apostando forte na formação. É ridículo desperdiçar isso. Esta política de comprar de forma desmesurada, como tem sido apanágio esta época, de ir por tentativa erro, prejudica muito os ativos que estão s surgir no nosso clube. Ficará o Rúben Dias de fora com a aquisição de tantos centrais? Espero que não, seria ridículo. E o Ferro? O João Teixeira? Quando se é bom, pode começar-se aos 17...18...
    Não estou contra a direção do Benfica nem contra nenhum de vós, estou a favor do Benfica. Compren pouco, mas com qualidade utilizando as pérolas da formação. Contratem treinadores ambiciosos e com qualidade. Ganhar um título europeu não é demagógico e muito menos populista, é ambicioso, mas o nosso Benfica estará sempre entre os grandes.

    ResponderEliminar
  42. Que se ambicione um dia ganhar a Champions, ainda vá que não vá. Para ser o maior clube do mundo (algo que nunca seremos, e isto não é pensar pequeno, é ser realista) primeiro era preciso não levar 5 do Basileia, por exemplo. Depois era preciso termos muitos mais adeptos, coisa que não temos (nem sequer os 6 milhões de adeptos em Portugal, porque em Portugal não há sequer 6 milhões de adeptos de futebol), pois o país é pequeno. Podemos pensar no mercado da lusofonia, mas desse mercado, o brasilerio não conta para os portugueses (e a bem da verdade, eu no ano em que lá estive vi muitas mais camisetas do Porto do que do Benfica) porque poucos são os brasileiros que se interessam pelo futebol portuguès. REsta as ex-colonias africanas mas qeu são países com uma população não muito maior do que a nossa. POR ISSO. DEIXEM-SE DE DELIRIOS E NÃO ACREDITEM NAS BALELAS QUE A IMPRENSA VOS QUER IMPINGIR.

    ResponderEliminar
  43. benfiquista a serio12/7/18 00:30

    concordo com tudo o que disse, caro Scaramanga.
    É de escribas como o Sr. que o Benfica precisa.

    só acrecentaria ao seu post o seguinte: " quem nasceu para vinte escudos nunca chega a conto de rei"

    ResponderEliminar
  44. "Bruno de Carvalho promete "Estádio inteligente", quer 250 mil sócios e título europeu no futebol" 11/07/18

    Andamos a fazer tudo mal, no outro lado da estrada è que sabem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o que aconteceu no Sporting Clube Doutor Bruno de Carvalho sirva de exemplo para aqueles adeptos que querem entrar em loucuras.

      Gostava que houvesse uma alternativa a Luís Filipe Vieira, mas uma alternativa não demagoga e igualmente pragmática à actual.

      O Benfica com mais consistência/estabilidade pode lutar pela Liga dos Campeões, para isso não podemos vender 3 jogadores titularissimos de um sector no mesmo ano... não precisa de entrar em loucuras, como prova basta relembrar que Portugal ganhou um campeonato da Europa e a Croácia esta na final do campeonato do Mundo.

      Eliminar
  45. Caro Scaramanga;
    Obrigado e parabens pelo texto. Bem claro o seu pensamento sobre o que gostaria que fosse o caminho a percorrer pelo SLB e, no fundo, sobre as escolhas essenciais que, quem dirige o clube no presente e quem vier a dirigi-lo no futuro, tera que fazer.
    Eu sou um benfiquista digamos ja "antigo". Vivi ja algumas fases do nosso querido clube. Assisti aos sucessos e a decadencia do modelo anterior, seguida da fase Vale e Azevedo, e a actual gestao que considero ter sido importante em muitos aspectos mas que me parece esgotada. Nao vou dizer que nao celebrei e fiquei muito contente com o Tetra, como teria ficado ainda mais com o Penta. Mas tambem ja vivo o Benfica ha tempo suficiente para nao me impressionar demasiado com estes feitos.
    Tal como o Scaramanga, e um Benfica ambicioso, moderno, que ouse tornar a sonhar, que gostaria de tornar a ver. Nao seria possivel como objectivo imediato, mas acredito que seria extremamente motivador para todos os Benfiquistas sentir que se caminhava seguramente, convictamente, nessa direccao. Ainda nao perdi a fe que venha a surgir um candidato que partilhe esta visao para o SLB e que reuna o knowhow e os meios para a implementar.
    Tambem partilho a sua opiniao em relacao a um processo de divisao, "avaliacao" do benfiquismo de cada um e censura de opinioes que se tem sentido no NGB.
    Era o que faltava resumirmos o universo Benfiquista a uma disputa entre LFV e RGS. O SLB e muitissimo maior que isso. Embora por vezes nos queiram fazer acreditar que nao.
    Abraco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom post.

      Infelizmente o Benfica neste momento carece de oposição competente, e mesmo que fosse competente, tem pouco por onde pegar. Não gosto do estilo comunicativo, não gosto da pouca transparência, não gosto do modelo de contratações, nem gosto de ver o Benfica a oscilar entre equipa de Liga Europa e equipa de Liga de Campeões, mas é difícil criticar tudo o resto que esta direcção faz. Aliás, quando um é honesto intelectualmente vê bem quais são os objectivos da direcção do Benfica com estas politicas desportivas, e só mesmo o demagogo tenta apresentar os méritos dela como algo negativo.

      Temo que Vieira se torne vitalício, até porque olhando para o panorama dos clubes portugueses, até dá medo pensar que nos pode sair um Bruno de Carvalho, um Vale e Azevedo, ou pior ainda, um Pinto da Costa. Enquanto LFV fizer um trabalho aceitável vai-se manter até não querer mais.

      É importante manter a critica à direcção, mas nas alturas e formas adequadas, nunca cavalgando a onda dos nossos inimigos, e RGS perdeu completamente qualquer possibilidade de dar luta a Vieira ao aproveitar esta onda e adicionando sobre ela exercícios de demagogia horríveis. Quando escuto RGS na televisão, gosto bastante da maioria do que diz, os posts dele neste blog são muito maus. É pena, se RGS tivesse tido outra atitude, talvez o estivesse a apoiar.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking