O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Tactics Explained: S.L. Benfica

. 24 comentários

Obrigado ao lendário Vermelhusco!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. A análise ofensiva dos ajustes táticos do Benfica está quase perfeita - não fosse o esquecimento de que foi o Krovinovic que voltou a dar confiança e posse de bola ofensiva ao Benfica (foi Krovinovic que permitiu a Pizzi recuperar a forma mantendo-se a titular).

    Quanto à análise defensiva faltam 2 aspetos que, na minha perspetiva, foram fundamentais para o progresso do jogo do Benfica:

    1. Fejsa ser o único médio defensivo a jogar - é um jogador que joga melhor sozinho no meio campo defensivo. Filipe Augusto ou Samaris, jogando com Fejsa, perturbam o trabalho do sérvio e são uma unidade a menos a atacar;

    2. Ruben Dias tem uma velocidade que permite jogar com a defesa mais subida, encurtando espaços quando o Benfica perde a bola em ataque organizado ou quando a bola é colocada em profundidade.

    Nota 1: ainda neste ultimo jogo, existe um passe em profundidade para o Raphinha, em que o Ruben faz o movimento para colocar o avançado do Guimarães em fora de jogo, e, mesmo não tendo conseguido colocá-lo em fora de jogo, consegue recuperar a posição em velocidade e perturbar a finalização (Varela acaba por defender um remate executado já em esforço).

    Nota 2: só me continua a meter alguma confusão o RV ter demorado tanto tempo a perceber que tinha de mudar de sistema de jogo e que algumas peças tinham de ser retiradas do onze (e, só o fez, para variar, quando existiram lesões).

    Rumo ao PENTA! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "só me continua a meter alguma confusão o RV ter demorado tanto tempo a perceber"

      Porque é fraco treinador. E ser ou nao campeão não vai mudar isso. Até dá sensação que, quando a coisa estava a ficar descontrolada, veio aqui ler o NGB. Quantas vezes não se falou aqui no ridículo Luisão, Filipe Augusto, etc. com gente tão promissora no banco a estragar-se...

      Eliminar
    2. Anónimo5/4/18 12:04

      Comentário ridículo, JotaPê.

      Eliminar
    3. Claro que é fraco. Muita forte é o JJ que, olha!, perdeu em Braga.

      Mesquita, creio que o RV demorou o tempo necessário até ter os jogadores disponíveis.

      Eliminar
    4. Ricardo Fernandes5/4/18 13:04

      Boas Mesquita. Eu creio que a análise do video não está bem feita. Todos os ajustes da equipa desde a primeira época de Vitória são feitas em função de 3 jogadores e todos tendo como objectivo o reforço do meio campo. São esses jogadores Salvio, Luisão e Jonas.

      Com dois avançados, nunca Jonas faz o reforço ao meio campo e com Salvio muito menos. Se recordamos no primeiro ano a equipa estabiliza com a entrada de Renato Sanches e com as saídas de Salvio e Luisão. A colocação de Pizzi na direita, permitiu não só que fizesse esse reforço, como uma ligação interior ao ataque. No segundo ano, Salvio ao jogar o ano todo nunca fez essa ligação e a lesão de Jonas, trouxe na altura um elemento que descia para fazer essa ajuda: Guedes. Após a sua saída o futebol do Benfica perdeu dinâmica (não esquecer que estavas 7 pontos à frente). Este ano a equipa estabiliza com os três homens no meio campo e mais uma vez é com a saída de Salvio (jogo com o Sporting), que o futebol do Benfica começa a melhorar. Não obstante os últimos 6 jogos, terminámos a jogar em 442 e nunca tivemos dificuldades a meio campo (apenas tínhamos com Salvio).

      Quanto a Luisão já falaram aqui que tem apenas a ver com a velocidade que permite à defesa subir no terreno e pressionar mais à frente.

      Não obstante e não sendo um fã de Salvio, apenas estou a contextualizar que a sua presença em campo ao mesmo tempo que Jonas, fazem com que não haja o apoio necessário ao meio campo.

      Eliminar
    5. Olá Ricardo,

      É um ponto de vista (legítimo, claro!).

      Mas o vídeo foca essencialmente os ajustes táticos desta época e a passagem do esquema tático de 442 para 433 (e, essa alteração, apenas foi efetuada esta época).
      Aliás, em abono da verdade, o Benfica joga em 451 e não em 433 :)

      Não sendo também um fã de Sálvio, fico tentado a concordar contigo sobre o facto da ausência dele ser benéfica para a consolidação do meio campo do Benfica, mas, defensivamente, não me parece que Rafa seja assim tão melhor do que Sálvio (embora, ofensivamente, prefira Rafa a Sálvio).

      No meu entender, Feja sozinho a defender, Ruben rápido a tapar as costas da defesa, e mais um homem ofensivo no meio campo (Krovinovic + Zivkovic/Pizzi), foi o que fez este Benfica começar a jogar bem.

      Aliás, desde há algum tempo que o "meu Benfica ideal" não teria Luisão, Pizzi e Sálvio (mas isso implicaria o Ruben ficar, o Krovinovic estar a 100% e o Rafa não ter a "paranóia do regresso ao banco").

      Mas, o que interessa mesmo é ganhar ao Setúbal! :)

      Abraço!

      Eliminar
    6. Anónimo5/4/18 13:57

      Bom, mas mesmo bom é o MARCO SILVA!!
      Que o diz é o Ventura, e que já está contratado.
      Pobre Rui Vitória...

      Águia D'ouro

      Eliminar
    7. Ricardo Fernandes5/4/18 14:57

      Convenhamos que com André Almeida não é necessária a blindagem do flanco direito com a Defesa e até tenho visto cada vez mais o Rafa a defender. Mas a questão táctica que foca o video só é feita por causa dessa "falta de presença" no meio campo. No fundo o que aconteceu, foi ajustar em função de dois jogadores e não uma alteração táctica per si.

      Basicamente, se não tens tido Salvio tanto tempo, não terias mudado o sistema. Tanto é, e por isso é que o menciona que terminas todos os jogos a jogar em 442.

      Eliminar
    8. Mesquita nem mais tudo dito

      Eliminar
  2. Este vídeo só pode ter sido feito por um dragarto: dizer, na primeira frase, que Rui vitória não fez grandes ajustes tácticos e que aproveitou a base criada pelo antigo treinador só pode ser brincadeira.

    Pena que não seja português para perceber que JJ não tem responsabilidade nenhuma nos últimos títulos de campeão do Benfica...

    Aliás, depois de ter ido á sua vida é motivo bastante para ser banido da história do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/4/18 12:05

      Que comentário absurdo.

      Eliminar
    2. Anónimo5/4/18 12:10

      Ora aqui está um post que pode ser apontado como um modelo de isenção e lucidez ao melhor estilo de JJ:
      Nas conferências de imprensa depois dos jogos, se a coisa não correra muito bem, era frequente o "Cérebro" descrever um jogo que mais ninguém tinha visto...

      Eliminar
    3. O jj só não consegue é ter responsabilidade nos títulos do sport...lol

      Eliminar
  3. Anónimo5/4/18 11:32

    An excellent informational and instructional video. Thank you for the link.

    E Pluribus Unum
    A Canadian Benfiquista

    ResponderEliminar
  4. BenficaCampeão5/4/18 11:44

    Só se valer pela animação do vídeo,porque a nível de conteúdo é do mais básico que há...o título indicava outro tipo de informação,para além da compilação de alguns factos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/4/18 14:36

    Agora o Rui Vitória já é bom

    Depois de 2 campeonatos, 1 taça da liga, 1 taça de Portugal e uma supertaca em 2 anos

    Depois de ter encostado o vendedor de pipocas e o artista pintor do Norte, prepara-se para por no caixote do lixo o Boneco fanfarrão

    É lidar

    ResponderEliminar
  6. O 4-3-3 permitiu optimizar duas das pedras mais importantes do Benfica, Fejsa e Jonas. Fejsa muito melhor defensivamente sua posição natural e ofensivamente o BEnfica n sofre tanto com a sua falta de qualidade ofensiva, Jonas n se desgasta em tarefas defensivas ficando mais fresco no momento da finalização e como pivo optimiza a sua técnica e visão de jogo.

    A pergunta que fica é como é que o mestre da táctica não percebeu isto e teve que ser o professor de educação fisica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o mestre da táctica disse que o 433 era o modelo de jogo mais fácil de anular. O meu prognóstico para logo é que vão perder por 1 ou 2 bolas a 0 e na CS vamos ver cantadas loas a JJ pelo jogo soberbo que fez.

      Eliminar
    2. Adaptar o modelo aos jogadores vs adaptar os jogadores ao modelo.

      Viu-se a forma como o JJ anulou o 4-3-3 do professor de educação fisica na luz. Não fosse o Hugo Miguel tinha saido com um saco cheio.

      Eliminar
    3. Só estou a replicar o que JJ disse. A CS também ecoava que o 442 dava para a maioria dos jogos no nosso campeonato

      Eliminar
  7. Muita gente fala aqui de Salvio que perde para o Rafa e tal.....pois mas esquecem-se que a nível defensivo, não sendo exactamente a sua mais valia, Salvio e mais fiável que Rafa defendendo mais profundo e sendo mais lesto a recuperar posição, já para não falar na capacidade de finalização de um para outro...
    O 4-3-3 apareceu porque o Pizzi está época parece que desapareceu....continuasse o Pizzi como a época passada e está época ainda andavas em 4-4-2

    ResponderEliminar
  8. Excelente análise... ReLativamente a rafa e Salvio, penso que Benfica devia jogar para frente, e rafa é melhor opção, desequilibra fácil, mais velocidade.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com a análise e reconheço que R Vitória tem mérito, acredito que está em evolução enquanto treinador.
    Enquanto adepto pedia ao treinador um modelo sólido do 4.4.2 tradicional e do 4.4.2 losango. Creio que é possível elaborar um plantel com jogadores capazes de interpretar vários modelos e isso seria um upgrade maravilhoso, deixo a ideia ao treinador.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/4/18 15:35

    esqueceu-se de dizer que as v táticas funcionam bem no n campeonato, onde 80 por cento das equipas abrem as pernas ao benfica . muitas vezes vejo os vossos vergonhosos jogos e penso que estão a jogar contra aqueles mecos amarelos que se usam nos treinos. daí as dezenas de golos do Jonas , dentro da pequena area , fora da area dezenas de penalties , sem que os adversarios lhe façam qualquer frente. irao ser campeoes por muitos e bons anos e andam todos felizes com esta GRANDE MENTIRA que é o vosso clube. Fora de Portugal nem um empate... Vergonha corruptos bandidos

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking