O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 19 de abril de 2018

O SL Benfica quis mesmo ganhar este campeonato?

. 112 comentários

Vamos olhar só para dentro de campo: para a equipa.

As asneiras começaram logo pela resolução do dossier Baliza. Passa pela cabeça de alguém, que quer ser Penta, que quer fazer uma boa Champions, vender um dos melhores guarda redes do mundo e não o substituir por outra opção de qualidade?

Sem qualquer desprimor para Varela (que não mereceu a forma como foi tratado após uma única falha), mas ele não tem nem qualidade suficiente nem segurança para estar naquele lugar. 

E se a aposta em Varela até poderia ser entendida(como opção de banco) por conhecer o nosso campeonato, já a aposta em Svilar foi digna dos livros das maiores anedotas do mundo. 

Colocar na baliza do Sport Lisboa e Benfica um guarda-redes que não tinha 1 único jogo na carreira como profissional? Para se ser guarda-redes é preciso muito mais que um dom. É preciso experiência, sentido de posição, segurança, coisas que só chegam com jogos! 

Há uns que aprendem mais depressa (Ederson ou Oblak) e outros que demoram mais. Mas precisam de aprender a estar naquele espaço e a dominá-lo. A gestão deste dossier foi digna de um clube de terceira divisão.

Outro erro histórico foi a venda forçada de Mitroglou. Sim, o grego estava muito bem cá, e nem ele nem a família queriam sair de Lisboa. 

Um jogador que valeu 52 golos em 2 temporadas(sem precisar de marcar um penalty) e que dava à equipa uma referência na área foi talvez a maior bastonada nas pernas do SL Benfica 2017/2018. 
A equipa andou meses à nora, com RV insistindo numa táctica que funcionava devido...a Mitroglou.

Foram buscar quem? Aquele craque chamado Seferovic. Um tipo que desde 2010, nos campeonatos italiano, espanhol e alemão tinha marcado a fartura de 16 golos! Que em 21 jogos adicionais tinha marcado 3 golos! 

Publicamos 3 posts a avisar sobre Seferovic, desde Dezembro de 2016:

É curioso lembrar os comentários naqueles posts com o que hoje já dizem sobre o jogador...

Quem passa a vida a anunciar que luta para ser campeão, que quer lutar pela Champions (quem é que no SLB tinha como plano ser campeão europeu até 2017?), substitui titulares por jogadores de segunda?

Depois podemos analisar outras decisões incompreensíveis. 

O último central de qualidade internacional contratado foi...Garay! Em 2011! Isto é de quem quer ganhar? 

É com um Luisão de 38 anos, um Jardel que alterna boas exibições nacionais com outras péssimas e que raramente faz um bom jogo europeu, ou com um Lisandro que se ía jogar para ganhar? 

Afinal havia vontade para construir uma equipa para o futuro mas fez-se das tripas coração para vender Lindelof? Ou apostou-se no Ruben Dias só porque os outros estavam todos lesionados ou impedidos?

Podemos recordar também a inexplicável insistência em Filipe Augusto e Pizzi, em prejuízo de Krovinovic e Zivkovic. Não provou o tempo que o croata e o sérvio eram claramente as opções de maior qualidade para o meio campo? Mas também não é verdade que só tiveram tempo para jogar e ganhar ritmo como últimas opções porque o resto(previsivelmente) falhou?

Mas infelizmente há mais. Tanto "Benfica LAB" e mais não sei o quê, e ninguém se apercebeu que o SL Benfica não tem envergadura física para "bater de frente" com nenhuma equipa mais cotada?

Quantos jogos desses ganhamos esta temporada? Nem um!

Alguns dos melhores jogadores da história não eram calmeirões, como um dos nossos leitores lembrava. Mas eram 1 ou 2 num 11! No SL Benfica são quase meia equipa. Passa pela cabeça de alguém ter um Grimaldo a guardar o nosso lado esquerdo, que além de ser um medíocre defesa, não tem físico nem capacidade para suportar o contacto físico com nenhum jogador de uma equipa mais forte? 

Olhamos para o nosso meio campo e o que vemos? O único com cabedal e que aguenta é o Fejsa. O Pizzi, além das exibições miseráveis, não aguenta uma corrente de ar e foge do contacto físico a 7 pés. Temos um jogador de grande qualidade a construir que é Zivkovic e que apesar da sua estatura luta e aguenta muito mais que Pizzi quem tem mais 12 cm que ele.

Era com Gabigol ou Douglas que íamos lá?! Não é ridículo?

Por algumas destas razões é que fomos enxovalhados na Europa e em Dezembro já estavamos fora de quase tudo. Não são demasiados pontos fracos ou erros para quem queria ganhar? 

É ou não verdade que Rui Vitória tem as suas responsabilidades, e que não tem condições para continuar na próxima temporada, mas que está longe de ser o principal responsável?

Afinal Vieira, Moniz e Soares de Oliveira tinham ou não a convicção da importância de ganhar este campeonato? Não é evidente o desinvestimento crescente na equipa nos últimos anos? 

Não é a formação uma treta contada aos adeptos e sócios? Andamos a ouvir conversas sobre a formação e a sua importância para a equipa principal...quando afinal quantos jogadores da formação lá estão? Está lá o Ruben Dias e entrou por falta de comparência dos outros. E qualquer jogador de grande qualidade que apareceu nestes últimos anos vindo da formação...foi logo vendido à primeira oportunidade.

Já na temporada passada não é verdade que ganhamos o Tetra também porque o FCP de NES falhou nas alturas cruciais? Não é disso que agora, fruto da incompetência ou da falta de vontade, que estamos novamente dependentes? Que o FCP torne a falhar para podermos ser Penta?

Mas afinal, se não se investe na principal fonte de receitas do clube, as vitórias da equipa principal, para onde está a ir o dinheiro? 

Betão? Outros investimentos? Será isso a prioridade de um clube de futebol?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

112 comentários

  1. Filho,estou cansado do Vieira e a sua política estúpida...Um tetra,muito Feliz,mas muito Enganador!!Por mim,o ciclo fechava já...Obrigado por tudo,mas até logo!!De Rui Vitoria,sem muitos comentarios...Muito,muito Fraquinho!!Abraço Grande
    Clau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito em mudanças para a próxima temporada. Pelo contrário, verão que a estratégia é gastar noutros sentidos...

      Eliminar
    2. O grande problema é que o LFV esta tão cego com o abater o passivo e a radio e o betao etc etc etc que se esquece que a verdadeira fonte de rendimento é um Benfica vencedor. Isso é que traz receitas e as boas transferências mas para isso é preciso uma boa equipa. Sera que não se podia gastar metade do lucro do Ederson para comprar alguem igual? N.Semedo idem! Lindlof idem idem! Costumo comentar no VM e la falei mais de que uma vez que era importante 4 reforço(antes de saber que o Mitro ia embora) GR,LD,DC e um 8, deixaram ir o Bruno Gaspar para Italia quando é melhor 30X que o Douglas, o nosso precidente ainda disse que o Garay poderia voltar ele é que nao quis, Benfiquistas a pedir a contratacao do B.Fernandes e os comentadores da BTV ainda mandam piadas "então vamos contratar um jogador de um clube medio em Itália para substituir o Pizzi" sim por acaso deveriamos. E do GR nem vale apena comentar porque contado ninguem acredita no amadorismo nesse caso. Resumindo a dita ESTRUTURA foi do mais amador e reles que a memória, o treinador é mais um pau mandado que acho que nem em casa ele tem algo a dizer, comeco a achar que se alguem contestar as decisões da ESTRUTURA acabam por sair (RGS???). É Triste mas acho que vão destruir tudo de bom que conquistaram e so iremos recuperar novamente quando o LFV sair.

      Eliminar
    3. O sr Shadows,mas não foi com MITROGLOS E GAITANS E RENATOS que perdeste na luz a 2 anos?Chegamos a 30ªjornada em primeiro e depois dizem que não há equipa?O Rui quis jogar foi para o empate num jogo que era para matar,já se sabe que o FCP joga sempre com grande espírito contra o Benfica.houve eros do treinador mas também jogadores,não houve garra na equipa e quando e assim.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada19/4/18 18:52

      Sam! Metade do lucro do Ederson? Sabes a persagem irrisória que ficou para o clube? Os abutres "abotoaram-se" com a maior fatia! Vai ver os montantes das vendas e os valores que entram nos cofres do clube... e ficas aterrorizado! Como diz a canção: "Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada"!

      Eliminar
    5. Aguia isso das comicoes é um assunto para outro post, mas seja como for o Benfica encaixou 16 Milhões com o Ederson, sera que com 8 Milhoes não compravamos um BOM GR?

      Eliminar
  2. Mais variados motivos para despachar Rui Vitória...é fraco treinador e treinador fraco!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom a gerir o balneário, mas muito fraco em campo que é onde mais importa.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada19/4/18 17:34

      E despachar o Vieira, não? Deixem-no ficar até ele pagar a dívida dele à banca!...

      Eliminar
  3. Árbitros para o FC Porcos até final do campeonato (para memória futura):

    M. Oliveira, L. Ferreira, H. Miguel e A. Super Dragão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando o H Miguel, acho que vais acertar, mesmo que por outra ordem.

      Eliminar
  4. Luigi SLB19/4/18 15:02

    Já findou a época?
    Já estamos em analise final de fim de época?

    Ou interessa agora vincar os erros antes do final de época?

    Se for esse o caso então estás no bom caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são evidentes? Estás mais perto de ser campeão que no sábado?

      Eliminar
    2. Luigi SLB19/4/18 16:11

      Calma shadows, saber esperar também é uma virtude.

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho19/4/18 18:21

      Pois tu queres é que se calem!Aguenta-te á bronca! Ou agora diriges os timings?

      Eliminar
    4. Tem calma Shadows, que ainda vamos parar a terceiro, e fora da champions

      Eliminar
    5. Zé Diogo19/4/18 18:51

      Uns tem o corrector ortográfico no smartphone, o NGB tem o "portas" vermelho a controlar os contraditórios ao apelativo Shadows...

      Your apple shiner !!!

      Eliminar
  5. De novo, uma estratégia onde foram feitas falhas no scouting, onde se recuperou algo financeiramente pode ser questionado... agora dizer que a vontade não era vencer...

    Quanto ao Mitroglou, fiquei triste quando o venderam (mais que qualquer outro), mas a verdade é que também não tinha mostrado fora. Analisando o pouco que sei, financeiramente foi uma boa venda mas desportivamente não... e como não me interessam as contas, fiquei triste. Mas também é verdade que a jogar com um avançado como passámos a jogar... fez assim tanta falta? Fazer falta, fez sempre (principalmente no último jogo) mas não foi pela falta dele que a champions correu mal.

    O esferovite até começou bem e como o Mitro não tinha números de jeito noutros campeonatos mais competitivos... a diferença de perfil é que era gritante... tinhamos tudo para ter 4 avançados conforme a estratégia e saiu um... se o plano era mudar a táctica, eu até percebo a saída de um... não percebo a vinda de outro.

    Quanto ao guarda-redes é sempre um risco começar com quem começamos mas tinhamos mais alguém? Quem esteve para vir, também era regular e não era apostar no potencial? E mais, como vieram o Oblak e o Ederson para a equipa principal? Não foi o mesmo percurso que o Varela? Não é fácil arranjar guarda-redes desse nível mas Júlio César e Artur estavam em melhores condições quando esses apareceram. Mas não sei se esteve algum nome em cima da mesa que fosse o guarda-redes que dizes. Eu não vi nenhum.

    Quanto ao Douglas foi só para fazer número... nunca percebi mas o Gabriel foi o risco em alguém jovem por empréstimo... não precisavamos? Eu acho que não mas o risco em jovens de potencial por empréstimo até podia valer a pena... e antes que digas que foi mau, lembro que muitos jogadores que são maus lá fora aqui eram muito bons, como o Quaresma e o João Mário.

    Como digo, tudo isto são opções que podes criticar... não devias criticar por darem certo ou errado (esta estratégia já deu frutos no passado e já correram mal) mas por balanceares os potenciais benefícios e riscos. Eu dispenso empréstimos (valorizar jogadores de outros, não obrigado), dispenso trocas só por trocar de jogador.

    Quanto ao manter os jogadores mais tempo voltamos a falar de contas. Não me cabe a mim pensar nisto mas espero que alguém pense. E a meio do ano a média de permanencia desses jogadores estava nos dois anos e meio (muito graças ao André Almeida, se não me engano) e só o Renato Sanches e o Oblak fizeram menos de um ano na equipa, por razões diferentes.

    Estratégias que correram mal este ano, sendo algumas delas com elevado potencial para correr mal? Sim. Mesmo assim continuo sem perceber como passas de erros deste ano com o não querer vencer.

    A equipa não foi buscar o Krovinovic? A equipa, apesar dos que sairam, não conseguiram manter outros? A equipa não voltou a lançar um jovem? Aliás, se o Diogo Gonçalves contar foram dois.

    Aceito que digas que a estratégia foi errada... mas como passas disso para o não querer vencer é que ainda não percebi... ganhámos os últimos 3 anos porquê? Para ti quais foram os anos em que se quis vencer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troza, discordamos em vários pontos mas obrigado por te dares ao trabalho de escrever um comentário longo e completo ao que escrevi.

      Quero referir só a questão do Mitroglou: tinha muito mais cartel que o Seferovic, tinha brilhado na Grécia. Além disso, no SLB marcou a todas as equipas, grandes ou não, e marcou na Europa. Já o Seferovic...

      Eliminar
    2. Em relação à pergunta que dá título ao artigo de hoje do Shadows ("Benfica quis mesmo ganhar este campeonato?"), é bom perceber que se trata de uma pergunta retórica.
      Não o perceber, ou fazer de conta que não se percebe, desvirtua o que penso ser a sua intenção e inquina a lucidez das respostas. O que está em causa é saber se o Benfica fez o que devia para poder ganhar um campeonato cujo contexto tornava imperativo impedir que Porco e Sportém tivessem êxito. Uma reflexão isenta só pode ter uma resposta séria: não fez. Os motivos por que o não fez serão de vária ordem, mas, quanto a mim, resultam de uma avaliação errada de tudo o que estava em causa. Numa palavra, incompetência. Não há como ignorá-lo, os factos falam por si. Menorizar esta realidade é querer tapar o Sol com uma peneira ou, pior,tentar atirar areia para os olhos dos benfiquistas. Neste último caso, são indignos do nosso emblema os que assim deliberadamente procedem.
      Benfica, sempre!

      Eliminar
    3. Quanto ao cartel não concordo... a Grécia não é indicador de nada. Mas depois de cá estar já sabiamos o que contar enquanto o outro era um possível reforço que podia dar certo ou errado. Desportivamente foi mau, mas aí está... eu não gosto de mudar por mudar. Prefiro saber com o que conto, principalmente quando a probabilidade de um ultrapassar o outro por larga margem (de forma a compensar a troca) não era muito elevada.

      Financeiramente a questão é outra... mas aí eu não ligo muito.

      Eliminar
    4. O Mitroglou valeu 52 golos enquanto o outro valeu 16 golos, em 7 anos, em 3 campeonatos diferentes. Era óbvio que iria correr mal.

      Financeiramente, será para outro post.

      Eliminar
    5. Alerta Vermelho19/4/18 18:29

      " Quanto ao guarda-redes é sempre um risco começar com quem começamos mas tinhamos mais alguém?"

      Estou pasmado com esta passagem do seu comentário! Quer então dizer que como não tinhamos mais ninguém, era na altura impossível ter arranjado?!
      Das duas uma: ou o amigo come gelados com a testa, ou então, quer enfiar esses mesmos gelados pela testa dos outros adentro!

      Eliminar
    6. Se desportivamente foi ruinoso, financeiramente nao lhe ficou muito atraz... Receberam muito concreatamente 6 ou 7 milhoes pelo Sr. 25 golos por epoca! Repito, MEIA DUZIA DE MILHOES por uma garantia de golos se nao os marca em terras Gaulesas e porque nao joga! Isto nao cabe na mioleira de ninguem!!! Mau negocio a todos os niveis!!!!

      Eliminar
    7. Zé Diogo19/4/18 19:00

      De acordo com o comunicado da SAD dos ‘encarnados’, o Benfica “chegou a acordo com o Olympique de Marselha para a transferência a título definitivo dos direitos do atleta Konstantinos Mitroglou pelo montante de 15 milhões de euros”.

      O clube da Luz anuncia também que “terá ainda direito a receber 50% do valor de venda sobre eventual futura transferência do referido atleta para um clube terceiro.

      ALDRABAR para ficar bem na fotografia é prós lados da cagadeira do Lumiar...não sei se é o teu caso, mas fica a minha opinião que vale o que vale!

      Eliminar
    8. Shadows, daí eu dizer que não trocava algo que sabia o que valia (apesar de saber que podia não acontecer uma réplica dos anos anteriores, como aconteceu com o Pizzi este ano, com o Cardozo há uns anos, com o Saviola, etc etc) do que apostar num jogador que tinha poucas hipóteses de ser melhor. No entanto também o Sferovic apanhou uma equipa a jogar pior do que o Mitroglou e deixou de ser títular há uns tempos. Não sabemos se isso iria influenciar o rendimento do Mitroglou ou se está a influenciar o rendimento do Sferovic mas a verdade é que um sabiamos o que era e o outro podia ser... é diferente.

      Alerta vermelho: obviamente que há por aí melhores guarda-redes. Era só não deixar sair o Ederson. Mas dos nomes que foram falados para o Benfica, qual era garantidamente melhor que o Varela? Um gajo que vinha do campeonato grego? O tal gajo que era para vir e não veio e nem joga no Braga? É que é tudo muito bonito mas havia um Júlio César para contratar este ano? E mesmo isso não seria um risco? Se calhar não tanto pela qualidade mas pela motivação e as lesões? O Júlio César foi um profissional exemplar para o Benfica... foi uma pena vê-lo sair depois de um início de ano horrível. Mas todos os anos andava a lutar com as lesões...

      Eu admito que não ligo aos jornais (aquilo parece a minha lista de jogadores no CM... tudo o que mexe é para meter lá e depois contrato outros) mas dos nomes que vi, nenhum guarda-redes era daqueles que dava uma grande segurança.

      Financeiramente não estou a discutir a saída do Mitro... mas os valores anunciados por um jogador da idade dele não me parecem maus (e estou a contar que não vamos obter mais). O Cardozo saíu por menos e também marcava nos jogos grandes... E depois eu tenho uma data de questões que não serão esclaridas... se saiu o Mitro, quem conseguimos manter em vez dele? Ou que impacto financeiro teve a venda dele? Eu percebo quase zero das contas dos clubes e por isso não opino sobre esta parte.

      Eliminar
  6. Lfv é para mim o grande responsável pela época miserável até ao momento. E a sua crença mística no penta quando nao dependemos de nós é ridicula e o reduto dos incautos e impreparados.

    O desinvestimento na equipa só podia dar nisto, e numa champions humilhante. Se rv deu o aval à composiçao desta equipa é co-responsável. Para nao voltar a falar no quão mal esteve no clássico contra a camorra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha para as opções de RV na primeira metade do campeonato. A sua insistência em jogadores fora de forma ou sem qualidade para serem titulares. Totalmente conivente com as decisões de Vieira.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho19/4/18 18:37

      É LFV, o responsável sim Sr., e não foi por falta de aviso aqui no blog, que isto deu no que deu. Mas ele preferiu fazer ouvidos de mercador, e incumbir os seus lacaios de lhe virem aqui tentar provar que dois mais dois eram cinco, que quem o avisava era lagarto, e que o BENFICA, estava ás portas do Nirvana, e quem estava preocupado, é que estava a ver mal. LFV, há muito que tangueia os BENFIQUISTAS, já não sabe o que ali anda a fazer, mas é refém de lá ter que continuar. O que quer isso dizer? Quer dizer que vai continuar a tanguear os adeptos, enquanto focaliza outras coisas que de forma alguma correspondem ao que os adeptos querem!

      Eliminar
  7. Finalmente um artigo do Shadows que subscrevo quase na íntegra. E só não é na íntegra porque não percebo a referência ao Moniz. O que fez ele de especial neste capítulo para merecer especial referência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      Tem estado na primeira linha da gestão do futebol e da SAD, o que nem é de estranhar pois é um dos administradores do futebol. Não é por acaso que quando as coisas estavam a correr melhor, se esforçou tanto por aparecer em várias ocasiões ao lado de LFV.

      Eliminar
    2. Na primeira linha da gestão do futebol? Tens provas disso? Certo que é vogal do Conselho de Administração da SAD, como o DSO, mas também o são o Rui Costa e o Nuno Gaioso e, no entanto, não os referistes. E assim à primeira vista, parece-me que o Rui Costa, como executivo, em termos de responsabilidade estará mais à frente.

      Eliminar
    3. Pois não referi. O Gaioso tem outras funções fora do SLB que não lhe deixam tempo para participar activamente na gestão. O Rui Costa...enfim. Fuma cigarros e pouco mais.

      Eliminar
  8. Não foi por Varela que perdemos este campeonato, sim mitroglu foi o maior erro de gestao este ano ele e andré horta! Quanto a seferovic não percebo começou bem sem medo de rematar á baliza e a marcar golos e nao digas que não, claro que um meio campo com pizzi a leste do ano passado e com f augusto as bolas tb lá não chegavam á frente em boas condições! Mas ate ao lavar dos cestos é vindima! Força Benfica eu ainda acredito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não disse isso. Mas teres um GR que vale muitos pontos conta. E se Ederson ou Oblak valeram esses pontos, o Varela não. E para um SLB é preciso um GR desses.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho19/4/18 18:41

      Não foi pelo Varela, nem pelo Mitroglou que perdemos o campeonato, mas sim pelo lixo que invadiu a mente de quem está na direcção. A causa das coisas começa em quem toma as decisões, e os jogadores apenas jogam e não as tomam.

      Eliminar
  9. Espero pelo post no próximo ano a dizer que vendemos o grimaldo que era muito bom e fomos buscar merda ao Rio Aveiro. ..

    Dizer que os outros forem incompetentes em campeonatos em que o Benfica faz 88 e 82 pontos é gozar com a malta. Prefiro que digas que não gostas do homem. Que não tem o teu estilo de jogo. Que o Benfica devia ganhar os jogos todos só porque sim. Qualquer merda. Não digas é que o Benfica ganhou porque os outros não foram competentes!

    Acho que andas muito confuso a dinspirar em todas as direções. A culpa é da direção porque sabutou (lol) está época. É do treinador que não é competente. É dos arbitros que levam o porcus e is lagartos ao colo. Decide-te.

    Que fazes posts com a agenda isso ninguém tem dúvida e não vejo nenhum problema nisso. Mas convinha que fosses coerente com as tuas opiniões e não criticar tudo e todos só porque sim.

    Para memória futura : "a formação é uma treta" by Shadows

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta conversa para não comentares os vários pontos do meu post...

      O Grimaldo é melhor que o Eliseu, por exemplo? A atacar sim. A defender, que é para isso que lá está...não.

      Além disso, tem um problema físico ao nível do Salvio. Joga parte da temporada e outra parte está no estaleiro. Não precisamos de jogadores em part-time e que não sejam realmente bons na sua posição.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho19/4/18 18:44

      Não me digas que pensas que convences alguém que tu não tens nenhuma agenda! Não passas de um elefante metido dentro de uma loja de artigos de porcelana, que pensa que é subtil!

      Eliminar
  10. Subscrevo na íntegra o teu post, Shadows.
    E, olha que são mais as vezes em que não concordo e que não me revejo nesse teu jeito de espingardar por tudo e por nada.
    Mas hoje, sim senhor, ao mais alto nível, diga-se.

    O Benfica precisa de um refresh na equipa técnica e no plantel. Para ontem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela franqueza.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho19/4/18 18:46

      De acordo com o refresh, mas também seria preciso fazer um up grade á mente da direcção que de facto anda fora de rota, e a cavar a sua própria sepultura!

      Eliminar
    3. A direcção tem mente, há quem tenha vácuo...

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho19/4/18 19:42

      Os indivíduos que estão internados nas psiquiatrias, também têm mente, alguns acreditam que são o Napoleão, outros que são o presidente da república, e por aí adiante! As possibilidades de crenças são infinitas. Agora acreditar que se podia ganhar o campeonato com este plantel, deve ser coisa que passe por muito poucas mentes!

      Eliminar
  11. Grande posta, muito bem!

    No entanto, e toma nota sff, vamos ganhar este campeonato. A classificação vai ser esta:

    1.º SLB, 84 pontos;
    2.º FCP, 81 pontos;
    3.º SCB, 76 pontos;
    4.º SCP, 75 pontos.

    Toma nota e não digas que vens daqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O campeonato vai-se decidir na segunda feira (se o Porto ganhar),
      O Porto dificilmente vai perder pontos com o Feirense (provavelmente despromovido quando chegar ao Dragão) "79" nem com o VSC que está a cumprir calendário e que perdeu 0- 5 com o Braga "82", se o Porto ganhar ao Setúbal o campeonato está fechado uma vez que o jogo na Madeira dificilmente resulta numa derrota do Porto, e que, juntando a isso, a vitória do SLB em alvalade irá ser igualmente improvável (se o RV tiver mais medo de perder o segundo do que ambição em ficar em primeiro, que digamos, é o mais provável).

      Eliminar
    2. Onde é que assino essa classificação? :)

      Eliminar
  12. Shadows, mas que boa pergunta, na minha opinião como mero adepto e observador do que se vai passando no mundo da bola, parece-me que realmente o Benfica nao quis ganhar o campeonato, vide declarações do DSO, quando diz que ganhar o campeonato/taças ou não, faz com que o clube ganhe a nível financeiro o mesmo !
    Ou seja, menos receita, mas menos despesa.
    O que me leva a crer, que a administração delineou um projeto desportivo de risco, em que tinha noção que o ganhar andaria de mao dada com a sorte, e mais, parece-me que so não estavam à espera de tão grande ataque externo de que fomos alvos durante toda a temporada.

    Mas a nível financeiro a estratégia foi rigorosa, não é à toa que em várias modalidades ficamos mais fracos, não houve assim como no futebol investimento para ser campeão.

    Segundo DSO, a estratégia está pensada para 10 anos, estratégia essa que vem substituir a dos 3+1+50, sabemos também que a dita, passa pela redução do passivo(estratégia financeira), sabemos qual a estratégia pensada para o aumento do património, infraestruturas, rádio,etc...

    Mas para mim, e muito importante, falta o ponto chave, e a nível desportivo ?
    Para onde caminhamos?
    Quais os objetivos desses 10 anos?

    Algumas perguntas fortes que alguém tem de fazer, mas deixo as explicações para quem sabe.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, e sem vitória no futebol de onde virá o dinheiro para sustentar todo o "edifício" do clube? É que por mais campeonatos que possamos ganhar nas modalidades, o dinheiro vem do futebol. Patrocínios, receitas, etc,etc...tudo aparece com o clube a ganhar. São esses os "ovos" que fazem a omolete.

      Eliminar
    2. E se não ganhar todos os anos, a emirates, adidas, para mencionar os dois principais, piram-se logo!

      Eliminar
    3. Há perguntas que nós, meros adeptos e entusiastas , não saberemos responder, mas uma coisa eu sei, a competitividade trás visibilidade, ter o Benfica a ganhar todos os anos(como todos nós queremos), só é bom para nós, adeptos.
      Agora veremos, com a perda deste campeonato, se alguma coisa muda.
      Mais uma vez digo, gostava de perceber qual é a estratégia desportiva a curto/médio prazo.

      Lampião grande, nao, ninguém se vai embora, a marca Benfica é muito grande e da visibilidade aqui e em vários países, felizmente adeptos do Benfica por esse mundo fora não faltam, e as grandes marcas sabem disso, como também sabem que este ano, mais do que nunca o futebol andou,por ca, na boca do povo.
      Publicidade negativa, também é publicidade.
      Cumps

      Eliminar
    4. Benfica sou eu e mais três ou quatro!

      Eliminar
  13. Glorioso!19/4/18 15:39

    Claro que não.

    O Benfica tudo fez para perder este campeonato e o sporting e porto tudo fizeram para que o Benfica ganhasse este campeonato.

    Sejamos honestos o SL Benfica estava farto de ganhar. TOrna-se aborrecido e como tal fizeram de propósito para perder este campeonato.

    Outro aspecto é o sindrome do carvalhismo. Melhrámos tanto de finanças que decidimos que os nossos adversários podem-se recuperar e respirar um pouco.


    E assim vai a vida dum Benfiquista

    ResponderEliminar
  14. Ah, já me esquecia (mais uma vez)...

    O pormenor da Formação que escreveste é delicioso e na mouche.
    A aposta na Formção é mais por necessidade do que por convicção.
    Não é do género "tens 32, 33 anos, estás a diminuir a qualidade, vais sair e dar lugar a outro de 19,20 ou 21 (ou 17, porque não) que em 2 3 meses está a um nível superior a ti"... O que acontece é "bom, está tudo lesionado, mete o puto da B que até dá uns toques)...
    E, quando falo do refresh que é preciso ser feito, é porque alguns miúdos têm mesmo de ir para o plantel principal, porque têm mais talento que alguns que por lá andam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas depois, se for preciso como aconteceu com o Diogo, fazem 3 jogos e começam a ganhar estaleca, mas são encostados. A formação é para formar, não vão sair de lá Renatos e outros todos os anos. Este ano apareceu o Rúben, o Diogo e o João Carvalho foi o que se viu. O que vejo em relação ao João Carvalho, que é um bom futebolista até é surreal... não teve praticamente hipóteses no campeonato, até à 16ª jornada. E estamos a falar de um jogador que se calhar queimou uma época para nada. Quem é que vamos puxar da formação? O Ferro, o Félix, o Gédson, o Florentino e o Heriberto? E depois fazemos o quê? Arriscamos uma época com jogadores que ainda precisam de crescer (alguns) e que plantel temos? Temos que ter equilíbrio no plantel e isso este ano não aconteceu. O Seferovic e o Jímenez não são goleadores como o o Jonas e o Mitroglou. O Douglas nunca provou nada em Espanha, não estava à altura de substituir o Nélson Semedo. O Filipe Augusto nunca foi uma opção viável, notava-se o quão sofrível era o seu jogar. E o Varela é um guarda-redes de engate. Veio para o SLB novamente, porque o ano passado fez uma ou duas boas exibições contra nós e pronto, está encontrado o ouro. Enquanto isso, despachamos o Horta que está a subir de rendimento no Braga e podia muito bem jogar do Pizzi (que este ano está furos abaixo do que consegue fazer). Já ando a bater nesta tecla há uns posts e até agora ninguém soube responder, porque creio que ninguém percebe:

      quem é que escolhe os reforços para a equipa?
      a) estrutura (direção e scouting)
      b) treinador

      É que há casos em que ser a) a escolher não é problemático, o problemático é quando toca ao plantel principal e o treinador quer um jogador e leva com outro.

      Eliminar
    2. Amigo, então temos que cortar o cordão. O Mendes pode ter uma carteira de jogadores, mas dentro dessa carteira, quem é que os escolhe?

      Eliminar
  15. EPOCA 2018/2019

    Vendas --> Pizzi - Salvio - Grimaldo
    Compras --> UM bom GK - LD- LE - DC- MO- AV-

    6 Jogadores para entrarem na equipa titular no primeiro jogo. Nada de merdas nem flops nem de adaptacoes nem o crl! Estou farto desta treta todos os anos. É para ganhar campeonato ? taças e fazer boa campanha Europa?! Então LFV oupa e compre lá jogadores qualidade para essas 6 posições .
    Estou me a lixar para passivos e activos. Um adepto quer é titulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Títulos no imediato e ruína daqui a 5 anos...

      Isto do ao me interessa as finanças é de bradar aos céus!

      Eliminar
    2. É possível adquirir jogadores de qualidade a preços razoáveis, acredito que com 50 milhões se consiga contratar jogadores emergentes de qualidade indiscutível - jogadores em fim de contrato, tipo Hradecký. Vendendo o Grimaldo e o Talisca temos esses 50 milhões.
      Mas para isso é necessário querer-se fazer isso.

      Eliminar
    3. A conversa dos passivos, como se comprovará em breve, é uma tanga. A gestão do passivo é vital para o futuro do clube, mas quando essa "bandeira" é agitada sem reflexo real no clube, algo se está a passar.

      Eliminar
    4. A ideia do EnclosureHD não é errada de todo. Se tivermos um plantel melhor, que garanta mais vitórias, vamos ganhar mais e com isso temos mais dinheiro a entrar. Claro que teremos que gastar mais e nem toda a gente está para vir jogar para Portugal. Olha o Facundo Ferreyra. É um ponta de lança, marca golos, está em fim de contrato mas o salário é alto e prefere a Premiership ou a Serie A. No entanto, tira o lugar ao Seferovic todos os dias da semana. Na liga foram 66 jogos, 40 golos marcados e 6 assistências. Ou seja, em 66 jogos rendeu 46 golos. Se somos tão bons a vender como nos fazem crer, então tem que haver equilíbrio.

      Questão... se estava previsto serem vendidos alguns jogadores, porque é que não se avançou de imediato para substitutos à altura? Espero que para o ano o Vlachodimos pelo menos dê mais segurança à baliza e que olhem para o campeonato nacional e para os valores que por aí possam andar (o Raphinha já era, mas pelo menos o Pelé já merece o plantel do Benfica)

      Eliminar
    5. Passivo = Guedes 30, Ederson 20, Mitro 15, Lindelof 30, Semedo 30, Fontes e tais 15 (?), Hélder 15 = 155 milhões de euros. Abatimento de passivo 17 milhões. Surpreendente esta matemática. Admitamos menos 30 para terceiros = 125, ah e tal tudo é diferido no tempo. Provem!
      O raio das contas no Benfica são umas cenas do demónio, parece que existe lá umas juntas super folgadas por onde o raio do dinheiro se esfuma.

      Eliminar
    6. O passivo foi amortizado em 40M no último ano e meio. Não estou a contar com os 100M. Tivemos mais de 60M de proveitos em ano e meio.
      Já sabes onde foi o dinheiro? Vai ver o EBITDA nos últimos 18 meses.

      Eliminar
  16. Shadows, concordo com alguns pontos mas não com todos.
    A meu ver é assim: 1ª grande falha da época - Direção. Não apenas porque quem manda deve assumir os fracassos, mas porque, neste caso, a preparação foi horrível, de lembrar que perdemos os jogos todos de pré-época, e se eles servem para alguma coisa, então logo aí estava na cara que o plantel tinha de ser reforçado em qualidade, que com a exceção do Krovi (que joga apenas alguns meses mais tarde) não aconteceu nenhuma. Nenhuma !!! Logo, entendo quando questionas se a Direção queria mesmo ganhar o Penta. Até parece que não, verdade?
    No entanto, vem o erro n.º 2: a política de comunicação miserável. Contra tudo o que os inimigos nos fizeram, sejamos claros, ninguém teria sequer a mínima preparação, mas há medida que os ataques se acentuaram, o Benfica demora a reagir, dá tiros nos pés, não reage, não ataca, nem sequer se defende em tempo útil. E assim não vai lá. Espero sentado para ver o Benfica mandar à merda a Cofina e demais CS avençada, espero sentado para ver a Direção criticar e mesmo ameaçar a FPF e o Conselho de Arbitragem, que tanto nos prejudicou este ano, espero sentado para ver a Direção criticar as nomeações e o VAR, para exigir que não gozem connosco e REJEITEM merdas como ASD para os nossos jogos, porque se não endurecermos a nossa política e modo de estar, neste futeluso, vamos perder mais campeonatos como o deste ano (quem me dera estar enganado).
    O que não concordo: sendo eu da área dos números, entendo que uma gestão equilibrada das finanças e tesouraria é FUNDAMENTAL, tal como é para todas as empresas seja de que área foram. Vou apenas dizer as coisas assim para efeitos de enquadramento, sem especificar neste post a que me refiro porque não vale a pena agora falar disto. Mas, para dizer que aceito e entendo o que se apelida da política do betão, e da redução de custos. O que não quero é ver no Benfica contas como estão as dos dragartos, porque essas sim, metem medo. E se no meio de uns anos não ganharmos um ou outro campeonato porque os demais cometem loucuras, tudo bem. O que não suporto, repito, é darmos tiros nos pés, como se verificou. Mas, caro shadows, as estruturas são investimento, não são gasto, e prevê-se que venham a gerar frutos daqui por uns anos. Bem como a redução de custos. Só não concordo é que se olhe exclusivamente para as contas e se desinvista na equipa de forma cega. Isto para dizer que, por mais 10 ou 15 M€ de investimento este ano no plantel, provavelmente teríamos ido mais longe na champions e teríamos o retorno agora, bem como teríamos uma equipa mais competitiva cá dentro, o que significaria que, mesmo perdendo contra os corruptos, não teríamos desperdiçado tantos pontos contra equipas de outra dimensão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, agradeço o tempo que gastaste para comentar o post.

      Sabes porque a "guerra" com qualquer grupo de comunicação é conversa para entreter adepto? Vê este link e dá-me a tua opinião, pf. http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/a-incubadora-do-seixal-ao-raio-x.html

      Não é evidente que esta notícia é plantada como propaganda para entreter adepto? Então chegamos ao patamar de que os jornalistas são maus, nuns dias. Noutros servem para passar mensagens de dentro para fora.

      Quanto à parte do betão, vou referir-me noutro post e portanto não queria estar a falar muito nisso neste. Digo-te só que um clube de futebol de topo, como o nosso, que ambiciona ganhar e ser maior, tem que limitar os seus gastos e pagar bem aos melhores jogadores. Amanhã falarei nisso mais a fundo.

      Eliminar
    2. Bem, tenho de concordar contigo no aspecto da comunicação. Infelizmente, são muitos os compadrios e os interesses em certos "órgãos". Sim, é propaganda, mas não aceito que seja uma notícia plantada por todos os elementos com responsabilidade na estrutura. Certamente haverá quem não se reveja neste comportamento medroso, mas nada poderá fazer, por estar "de mãos atadas" já que esse pelouro pertencerá a poucos dentro da estrutura. Política totalmente errada, já o afirmei. Mas também, pelo conteúdo, cheira um pouco a "deixa lá escrever qualquer coisa gira sobre o Benfica", para encher chouriço, os Benfiquistas que deixem, de uma ver por todas, de comprar esse lixo. Na minha box, a CMTV está bloqueada.

      Eliminar
  17. Svilar, Alex Pinto, Kalaica, Ferro, Yuri Ribeiro, Pedro Rodrigues, Florentino Luís, Gedson Fernandes, Keaton Parks, João Félix, João Carvalho, Diogo Gonçalves, João Filipe, Heriberto Tavares, José Gomes e Jovic...
    Só aqui, temos 16 putos, repito 16!!!, prontos para singrar na Equipa Principal do Benfica.
    Obviamente, uns mais preparados que outros, mas a qualidade está lá toda, em qualquer um!
    Juntem a estes, André Almeida, Rúben Dias, Grimaldo, Fejsa, Krovinovic, Zivkovic, Cervi, Rafa e Raul Jimenez, contratem três ou quatro jogadores de top, um Guarda-Redes, um Defesa Central, um Médio Centro e um Avançado, e temos um plantel para ganhar tudo em Portugal a brincar.
    Ah, já me esquecia, contratem, talvez o mais importante, um treinador de TOP!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contratem Rui Jorge!

      Eliminar
    2. O Rui Jorge está com boa reputação. Eu continuo a achar que Marco Silva seria a escolha mais acertada, como já o digo desde 2012.

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho19/4/18 18:54

      Afinal é só juntar àgua!

      Eliminar
  18. O que era fundamental era a mudança do treinador ... e o Pizzi que vá comer uma Piza e fique por lá ...
    Benfica Sempre ... que só quer o melhor ...um Clube ganhador!!!
    Luz Benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não chega outro treinador. O plantel precisa de sangue novo, mas de qualidade. Titulares.

      Eliminar
  19. Excelente post. Foram demasiados erros na preparação da época. Considero as opções toadas de uma leviandade assustadora. Num ano que podia ser histórico, tomaram-se decisões que roçam a negligencia pura. Lembro que no ano passado só fomos campeoes porque o FCP do NES borregou nas alturas decisivas. O jogo com o V Setúbal tinha sido premonitório . Não fosse aquele penalti caído do céu e vínhamos de lá com um empate. Há 4 anos que não conseguimos ganhar ao FCP.... Que merda é esta? Que estrutura e que treinador temos? sou do tempo dos Humbertos, dos Pietras, dos Sheus, do C Manuel, recordo o NENE, o J Alves, o Alvaro... que diferença.... mais recentemente o Cardoso,o Aimar, o Enzo, Garay..... e agora? Todos os anos compramos paletes de gajos que nem calçam na equipa para quê? Que merda de estratégia è esta? Para onde vai o dinheiro?
    SLB sempre
    F Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Manuel. A direcção gosta de quem não viu esses Benficas. Abana a bandeira do Tetra para justificar que não se ganhe agora.

      Assim como nós demos muitos tiros no pé nos anos do Damásio e no Tri do FCP nos anos do JJ, também eles no ano passado deitaram tudo a perder. E de repente, quando tudo estava do nosso lado, lá estamos novamente a depender das falhas do FCP.

      Eliminar
    2. Alerta Vermelho19/4/18 18:59

      Nesse tempos que o amigo evoca, o BENFICA, pertencia aos BENFIQUISTAS! Agora estamos cheios de mercenários que nem BENFIQUISTAS são, mas que por ironia de forma alguma querem sair, pois são principescamente pagos apenas para dizerem amén a LFV.

      Eliminar
  20. Companheiro Shadows, há vários pontos que discordo de ti, mas vou só pegar na comparação da qualidade de plantel para os anos anteriores. Na minha opinião e desde o primeiro campeonato de Jorge Jesus, nunca foi feito um investimento na equipa de futebol. Qualquer super-equipa que tenha aparecido desde aí foi sempre obras do acaso. Não eram primeiras escolhas, nem nessa altura, nem agora.

    Nomeadamente, na época de 13/14 não era Oblak o titular, foi uma lesão que o fez entrar. Recordo que um ano antes tinha chegado de volta do empréstimo o extremo direito Enzo, recordo que a lesão de Cardozo, permite uma dinâmica muito forte entre avançados (Rodrigo principalmente que vinha de uma forma miserável após a lesão na champions dois anos antes) e extremos interiores porque Markovic ganha lugar devido a mais uma lesão de Salvio. Recordo também que Siqueira era um defesa esquerdo sem qualidade comprovada (e sai daqui para nenhures; e quantos de rotulados de craques chegam e nada). Tanto no primeiro ano de RV, como no segundo ou como este também é a onda de lesões que permite ascender aqueles que declarámos como fundamentais para fazer as grandes equipas: Ederson, Lindelof, Renato Sanchez, Nelson Semedo… and so on and so forth…

    Em suma, tanto JJ como Rui Vitória, tiveram sempre desinvestimento no plantel titular, sendo algumas das peças que não estavam equacionadas no 11 titular como fundamentais, sempre e após lesões. Não é à toa que este ano, Rafa cresce após a lesão de Salvio e que Zivkovic de possível venda em Janeiro a titular indiscutível. Basicamente a comparação entre os dois é essa. Conhecem mal os próprios planteis e encontram soluções sempre que as peças do 11 não podem jogar e só quando não podem jogar.

    No fundo quero dizer que mesmo o melhor plantel de JJ tinha um Aimar preso por arames, um Saviola que vinha de anos e anos miseráveis, um Ramires que era uma incógnita, um Di Maria que até então não dava um chuto na bola, um Fábio Coentrão adaptado e um Javi Garcia que poderia ser bom, mas também poderia nunca ter sido. O Benfica tem sido assim e esta época não foi diferente. Soubesse Rui Vitória o que tem em casa e estaríamos neste momento à frente do campeonato. Soubesse ele treinar e uma equipa que só joga um jogo por semana desde Dezembro, teria dizimado o Porto em alta pressão. Soubesse ele rodar a equipa e Samaris além de já se saber posicionar em campo, teria pernas, tal como Seferovic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom comentário, Ricardo.

      Eliminar
    2. O Ramires não era uma incógnita. Já era medalhado olímpico e fez parte do melhor 11 de 2008/2009 e ganhou a Taça das Confederações de 2009 e metade do passe foi despachado para o Kia por 6 milhões.

      http://web3.cmvm.pt/english/sdi2004/emitentes/docs/FR29093.pdf

      E o Javi Garcia com 19 anos já era visto como um jogador com grande capacidade e futuro. A "sorte" dele, foi ter saído para o Osasuna à conta de não o promoverem. Mesmo assim, a época foi tão boa que voltou ao Real. A nossa "safa" foi Pellegrini não o querer no plantel. Mesmo assim, custou 7 milhões. Digo mais, não fosse algumas más opções do Granero (sobretudo ao levar com o Mourinho) e a infelicidade do De La Red e o Real Madrid tinha feito um trio muito bom com os 3.

      Por isso, só nesses 2 tipos, assentava o meio campo do Benfica. E lá atrás tínhamos o Maxi, o Luisão em forma, o David Luiz, tínhamos o Rúben Amorim como formiga de trabalho que ora era lateral ou médio... O Coentrão foi bem adaptado por força do JJ não gostar do Schaffer e ter ouro nas mãos chamado Di Maria que só teve que aprender a ter juízo e a trabalhar tacticamente. Ah! E Tínhamos o Cardozo. De resto, ambos já tinham o talento todo. Que é isso que nos mata. Temos montanhas de gente com talento, mas para serem potenciados precisam de jogar e de serem trabalhados em todos os aspectos. Inclusive o táctico, coisa que o RV deixa cada vez mais a nú como deficiência.

      Com putos como o Félix ou o Pêpê (para não dizerem que deixo de fora os melhores da formação), quem é que lhes vai dar minutos? Vão ser metidos à pressão, tipo Renato? Vão entrar em jogos com o peso que o João Carvalho entrou? Isso já o JJ fez com o Guedes, o Hélder Costa, o Ivan Cavaleiro e queria fazer ao Bernardo Silva. Até podemos ganhar o Penta, mas este tipo não tem estofo para continuar como nosso treinador, tenha lá batido os records que bateu. Peca pela falta de coragem de mudar com convicção nas ideias dele.

      Eliminar
    3. Muito bem visto, sim sr.

      Eliminar
    4. Ricardo Fernandes20/4/18 10:57

      Ricardo, qualquer jogador que venha do Brasil é uma incógnita, rotulado ou não de craque. Mas esse não era o ponto do meu texto. É a falácia que o outro tinha melhores planteis. Não tinha, o Rei Sol sempre fez o mesmo, vender os melhores e rezar para que os que ficam se elevem. De resto concordo contigo claro, porque tu concordas comigo :) abraço.

      Eliminar
  21. Viva,

    A ver se leio com mais tempo mas parece-me que falham aqui algumas coisas de campo, não vou falar que saímos da falência técnica, que o estádio é nosso, que rumamos em sentido da sustentabilidade (a meu ver isto foi pensado e não fruto do acaso) que a formação é uma realidade mas olhemos então ao plantel e dizer apenas:

    Ruben Dias não é uma realidade é importante para o clube ?

    Grimaldo é ou não o jogador que todos pensámos e irá render às tantas 30M ao clube ?

    Cervi confirma que é bom jogador ou não ?

    Krovinovic será uma mais valia para o clube ou não ?

    Zivkovic chegado ao final da época é indiscutível ou não ?

    Referindo apenas isto serão jogadores importantes ou não para o nosso futuro

    Targarien

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre a parte financeira fica para outro post.

      Ruben Dias apareceu porque não havia mais ninguém, jogou e bem, e é encostado novamente. Só à segunda e porque tornou a jogar bem e teve mais tempo é que ninguém teve coragem de o tirar.

      Grimaldo? Há quantos anos não são anunciados os 30M do Nápoles? O Grimaldo nem 10M quanto mais 30M...Era como o Beto que todos os anos ía para o Real Madrid. O Grimaldo, na sua função de defesa, é fraco. É evidente.

      Cervi é um bom elemento sim. Poderá não ser sempre titular com outras opções mas é bom jogador.

      Krovinovic andou encostado meia temporada até, por faltas opções, lá ter entrado e mostrado o seu futebol. Enquanto isso era imposto F Augusto!

      Zivkovic até notícias a dizer que era mau profissional plantaram para justificar a sua não utilização. É talvez o jogador mais inteligente do plantel. Também andou encostado até não terem outra opção.

      Veremos quantos cá estarão para o ano destes: Ruben Dias, Zivkovic ou Krovinovic. Só 3 titulares indiscutíveis.

      Eliminar
    2. Oi Shadows,

      Li um pouco melhor e podia ter comentado muito mais mas pronto.

      Sobre as finanças cá esperarei então, espero que levem em conta estes jogadores que este ano se afirmaram, estão ali uns trocos, tal como as verbas que se possa encaixar com alguns emprestados, Talisca, Lisandro, Cristante, Horta já nem falo de outros como um tal de Jovic que sempre fizeste questão de dizer que se gastou bem.....

      Ruben Dias não foi encostado, esteve lesionado e mal recuperou entrou, parece-me diferente.

      Grimaldo, infelizmente vai mesmo sair, recordo apenas que com JJ tivemos 18 leste bem 18 laterais esqurdos recordar agora os nomes dava um pouco trabalho, mas tu até estás mais por dentro que eu, sabes que assim é ;)

      Cervi, concordamos

      Krovinovic não andou encostado este lesionado e sabia-se que era para durar, o que conta e agora que é tempo de fazer contas é titular indiscutivel, ponto

      Zivkovic quem sabe nao foi o melhor para ele mas o mesmo se aplica o que é que é mais importante referir neste momento ? Titular indiscutivel que o seguremos pelo menos 2 anos

      Quanto ao estarem cá ao não é a tal estratégia, permitiu pagar a divida bancária, o estádio estar em nosso nome, tetra, títulos europeus nas modalidades....

      E vou comentar mais uma coisa, quantos mas quantos artigos fizeste a falar em 90M gastou em reforços na era RV ? São do Rio Ave ou do Boavista jogadores como Rafa, Jimenez, Cervi, Zivkovic, Mitroglou (que já partiu) Ederson, Grimaldo, Carrillo, Jovic entre outros ou do SLB ? Quanto gastou o SLB a renovar contratos com jogadores da equipa B ou da fomação como Felix ? Com Jonas, Jardel, Sálvio, Fejsa, Talisca entre outros terem renovado foi grátis ? E aumentar jovens como Ederson, Lindelof, Semedo (as clausulas e anos de contrato) foi gratuito ?

      Para lá com isso de perguntar onde foi o dinheiro ;)

      Targarien

      Eliminar
  22. O Pizzi vinha de ser o melhor jogador do campeonato, ridículo era não jogar com ele ò Shadows.

    Filipe Augusto sim, inenarrável, sem defesa possível.

    Curioso que inocentas Varela e crucificas Svilar. Entre os meus amigos dizíamos, vamos ser campeões com Varela na baliza!! E era a risota geral.

    E Varela n teve só uma falha (2 ou 3 pts com essa falha) e, que me lembre, apenas nos deu pts (um) no Dragão.

    Mitroglou termina a última época perdendo, e bem, o lugar para Jiménez, foi a venda que menos me custou. Preferia Ederson, Semedo ou Lindelof, qualquer um dos 3.

    Onde o Benfica esteve francamente mal foi em n ter trazido uma boa alternativa ao Fejsa e talvez outro central (porque se calhar ninguém diria que o Ruben Dias ia explodir já).

    Mas Shadows, n foi por nada disso que correu mal, há uma semana éramos o melhor ataque e melhor defesa, somos considerados o melhor plantel da Liga, portanto parece-me que desta vez Rui Vitória foi quem fez a diferença. Negativa.

    Quase que ia dando. Com Varela na baliza e Vitória no banco :)

    Cumprimentos, JVP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JVP, o Pizzi foi um produto da imprensa. Até o Renato Sanches com 18 anos o meteu fora do miolo do meio campo. E com Krovinovic e Zivkovic, com Fejsa atrás, que lugar tem Pizzi? Só no banco e mesmo assim...

      Eu inocento Varela? Mas tenho que o condenar porquê? Nem condeno Svilar. Aponto sim as péssimas decisões de achar que eram eles que seriam a solução para esta temporada.

      O teu comentário sobre Mitroglou é curioso. Um tipo que marca a toda a gente, 52 vezes, sem penalties, não é substituído por ninguém de igual qualidade...é despachado em saldos, e não te custou?

      RV esteve mal mas não foi só no domingo que perdeste pontos. E os da primeira parte da temporada foram reflexo do que lhe foi imposto. Ele é que é um yes man e fez tudo o que lhe mandaram.

      E repara que pode haver um milagre e dar na mesma. Mas significa que ficou tudo bem? Claro que não.

      Eliminar
    2. Não era fã de Mitroglou, nunca vi ali mais-valia. Só pegou aqui e na Grécia. Prefiro outro tipo de avançado, mas os números dele são incríveis sim.

      Cumprimentos, JVP

      Eliminar
  23. Jorge Leitão19/4/18 17:07

    Obrigado por não deixares passar o meu primeiro comentário.

    Se é para desinvestir e andar ao saber da maré da «sorte» e do «azar», ou a depender da competência dos adversários, então eu também tenho de tomar a decisão se continuo ou não a ser sócio pagante. Se é para estoirar dinheiro em betão, deixando os troféus para segundo plano, talvez eu decida que, para isso, não estou para gastar o meu dinheiro.

    Não faz de mim mais ou menos benfiquista. Há que escolher? Eu não quero este caminho e não vou esperar que o Rei-Sol seja derrotado em eleições lá para 2050. Tenho de agir para mostrar o meus desacordo... ajo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada19/4/18 17:51

      E já mostraste o teu descontentamento a quem de direito? Eu já o fiz várias vezes. Talvez pouco ou nada valha... Mas pelo menos não deixo o Rei Sol em paz!

      Eliminar
    2. Não foi neste post certamente. Verifica lá novamente.

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho19/4/18 19:02

      Muito bem!É isso mesmo!

      Eliminar
  24. Pedi a substituição deste treinador no verão e na janela de inverno, a sorte dele foi o 4.3.3. Não temos jogadores para o 4.4.2 e nem falo dos avançados.

    Tudo isso que escreves os antis foram dizendo. A rábula dos guarda-redes é mesmo de clube de terceira divisão, o mesmo relativamente ao Douglas e à rábula dos 4 laterais direitos, um nem calçou (mas que Milos foi aquele?)
    Tudo isso anedótico, com responsabilidades fortemente divididas entre Vieira, Rui Costa, Moniz e Vitória.

    Parece-me que o Seferovic vale mais do que dizem, mas precisa de um enquadramento.

    Para o ano precisamos de um Guarda-redes Com Qualidade e Experiência, 2 centrais com experiência (dispensa de Luisão), 2 laterais esquerdos (Parece que o Grimaldo estará vendido e Yuri não é solução), 2 box-to-box e um Mitroglou seguido da dispensa do Seferovic (que o people não gosta) ou do Raúl.
    ISTO PARECE MUITO CLARO!!!!!!!!

    PRECISAMOS DE UM TREINADOR. Os antis andam a pedir a sua substituição há algum tempo. Este ano com perca de todas as provas e zero na champions mais essas trapalhadas todas da construção do plantel, estamos conversados.

    Somos um clube de futebol ou uma promotora imobiliária? Sempre pensei que eramos principalmente um clube de futebol!!


    PARA MEMÓRIA FUTURA!
    SE, SE, SE VITÓRIA FICAR e se associarmos isso a um desinvestimento ainda mais acentuado na equipa de futebol, seremos fortemente humilhados.

    A cantera tem jogadores de qualidade que (caso ficassem) começarão a render daqui a 2 ou 3 anos. Os únicos que poderão dar algum rendimento imediato serão o Dias ou o Ferro com um central experiente ao lado. Os outros precisam de tempo casos de Carvalho, Gonçalves ou Pedro Rodrigues e minutos na primeira divisão, e precisam de um modelo de jogo adequado ás sua qualidades - posse de bola.

    Um abraço.

    PS: Vá vamos conversar com elevação, ninguém contra ninguém, todos pelo Benfica, PENSAR BENFICA, PENSAR COM A RAZÃO E A INTELIGÊNCIA.
    TODOS(?) QUEREMOS GANHAR!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisam de musculo que apesar dos LABs e de outras tangas, são todos lingrinhas ao pé de outras equipas de gama média alta.

      Eliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Águia Preocupada19/4/18 17:48

    Olha Shadows, perante esta escumalha que tomou de assalto o nosso clube, nem o ditado que diz: "Água mole em pedra dura... Tanto bate até que fura" me dá alguma esperança.
    Esta cambada, está tão interessada no sucesso do clube, como eu no sucesso dos nossos inimigos!
    Vieira está e fará tudo para continuar no clube para se safar de muitas maneiras, entre elas, amenizar a dívida colossal que a sua gestão péssima criou e pagar a sua dívida pessoal à banca! O Benfica é uma máquina de fazer dinheiro e isto é demasiado importante para se largar!
    Toda aquela trupe, suga o Benfica a seu belo prazer. Desde o funcionário mais baixo ao mais alto... Basta que saiba bajular o oportunista que se apoderou do clube.
    Portanto, Shadows e verdadeiros benfiquistas, esqueçam a formação de uma equipa ganhadora, com jogadores e treinadores com valor capaz de vitórias. Durante anos, a mina de ouro foram as compras ao desbarato, os contentores de bons rapazes que aportaram à Luz e que boas comissões deram a quem comanda o clube e a seus amigos... Agora, o foco virou-se para betão que também traz bons dividendos!
    Preparem-se para mais uma travessia no deserto! É o que nos espera! A menos que nos revoltemos e gritemos um sonoro e atroz BASTA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso! Digam bastam, juntem-se todos e vão votar em massa na proximas eleições! Pode ser que consigam ser mais do que os votos em branco!

      lel

      Eliminar
  27. Subscrevo tudo o que Shadows escreve neste post excepto sobre Rui Vitoria. Admito que possa estar enganado ou influenciado pela sua qualidade humana, mas gostava de o avaliar mais uma epoca se lhe forem dados melhores meios. Mais do mesmo nao vale a pena.
    Como foi possivel acreditar (se e que os responsaveis acreditaram?) que seria possivel ter sucesso com este plantel? Por todas as razoes que sao expostas no post e que nao vale a pena repetir. Quando os adeptos como eu, supostamente leigos na materia, meros treinadores de bancada, anteciparam desastre desde a pre-epoca!!!!!
    Para ser franco, mesmo tendo em consideracao a politica economica/financeira/cimenteira de LFV que tera condicionado as decisoes sobre o plantel, pergunto-me se ha alguem dentro daquela estrutura que saiba de futebol? Esta epoca deixou-me grandes duvidas em relacao aos conhecimentos e competencias de quem tem funcoes de decisao no futebol.
    Enfim, depois da efemera fe no Penta que resultou de derrotas inesperadas dos porcos, a realidade voltou em forca. A eventualidade do terceiro lugar ainda ira trazer mais dor e sofrimento numa epoca ja de si terrivel.
    Espero bem que a "estrutura" nao responda a esta realidade com mais negacao, idealizacao de que o Seixal e uma mina de ouro, mais desinvestimento ou mais incompetencia.
    Se isso acontecer nos adeptos alguma coisa teremos que fazer.
    Abraco

    ResponderEliminar
  28. Shadows, eu não digo que não tenhas razão mas estás consciente de que, na eventualidade do Benfica ser campeão, este post vai servir de arma de arremesso de dragartos para reforçarem a teoria de que o benfica só tem ganho campeonatos com a ajuda de padres?

    ResponderEliminar
  29. Eu quero ser penta claro que sim. Mas também sei que ser Penta significa não investir convenientemente na equipa para a próxima época. se não formos penta a Direcção está obrigada a manter os melhores e a pelo menos gastar 100m€ em reforçar a equipa.

    ResponderEliminar
  30. O Shadows, nao poderia concordar mais especialmente no que toca a questao do Guarda Redes e do Mitroglou tudo para nem sequer encaixar 20 milhoes. Sempre o disse desde o inicio que seriam pessimos negocios... Estas duas posicoes sao muito especificas e por isso MUITO DIFICEIS de colmatar. Estes dois negocios foram muito maus para o SBL, dos piores que esta direccao alguma vez fez! Estou mesmo convencido que com estes dois na equipa estariamos muito perto do PENTA!

    ResponderEliminar
  31. Pode-se dizer que foram "erros" programados, propositados.
    Basta lembrar a "comunicação" nas entrelinhas durante toda a época.
    Baixar o passivo, não morre ninguém se não ganharmos, blá blá!
    Quanto tempo demorou a estrutura a responder aos ataques dos dragartos? Só depois de todo o estrago estar feito!
    A conversa do penta vinda de dentro da estrutura (e que só começou a ser mais forte depois dos ataques dos dragartos) foi só para boi dormir, para encher a Catedral, para vender tralha e para colaborar com a indústria que precisa doutro campeão!
    Tinham tanta crença nisso como eu tenho que me vai sair o euromilhões (não jogo!).
    E logo na época em que só um vai directo à champions!
    Porquê, porque estava programado, porque deveriam haver compromissos e não se mudou nada!
    Rui Vitória, se tem o 3º plantel mais valioso da liga e se ficar em terceiro, que se pode dizer?
    Mau seria ficar atrás do Braga....(mau!)

    ResponderEliminar
  32. Shadows, a análise está muito bem feita. Concordo com quase tudo.

    ResponderEliminar
  33. FranciscoB19/4/18 19:00

    Ainda não acabou!

    ResponderEliminar
  34. É tudo tão evidente!!!! Não concordo é no desinvestimento. Só este ano foi feito desinvestimento de forma negligenciável. Nos anos de vitória comprou-se: pizzi, 14 milhões; rafa, 19 milhões, jimenez, 25 milhões. Os jogadores mais caros da história do Benfica. Não valem o dinheiro. Mas aí a estória é outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, mas faltou-te dizer coisas.
      Por exemplo, Rafa veio por convicção ou porque Vieira foi encostado à parede?
      Pizzi e Jiménez vieram de onde e porquê?

      O Benfica merece outra gente a comandá-lo. O atual já lá está há quase 20 anos. Demorou cerca de 10 a ganhar. Fez sucessivos negócios lesivos dos interesses do nosso clube.

      Com gente íntegra e defensora do Benfica também se ganha.

      Eliminar
    2. Tudo leva a crer que foram negociatas, se o valor dos jogadores é significativamente inferior ao seu custo. Aliás, esses negócios serem feitos no tempo de vitória, que pelo visto, não tem voto na matéria, e se calhar esta é a principal razão por que está no Benfica, só reforça a ideia de negociata.

      Eliminar
  35. Raramente discordo de gente inconformada. Tens a toada no ponto certo. Há muita coisa que precisa de ser explicada. É pensar já na Liga Europa, e perceber que primeiro que vá o entulho.

    ResponderEliminar
  36. Boas Shadows,

    Não concordo com tudo no post, mas infelizmente tem mais verdades que inverdades, o que, como benfiquista me entristece.

    Mas atenção, acho que apesar do cenário bastante negro ainda é cedo para fazermos as exéquias ao Benfica 2017/2018, vamos com calma que isto ainda pode acabar bem apesar dos erros todos.

    No seguimento do post, é como alguém cujo nome lamento não recordar comentou num dos posts logo a seguir à derrota de domingo, o que aconteceu foi tipo aquela história do sem mãos, sem pernas, sem olhos... sem dentes 😁

    A Direcção acreditou que desinvestindo no plantel, e ficando queda e muda relativamente a todos os ataques ia ter sucesso só porque sim, caso esta época acabe mal terão oportunidade de emendar a mão na próxima e dar-nos o título, ou pelo menos mostrar muito mais vontade.

    ResponderEliminar
  37. Excelente análise Shadows, mas poderias ter colocado em evidência a falta de qualidade de RV e sua equipa técnica, qual deles o pior.

    Realçar ainda a falta de condição física da equipa e não é somente desta época advém da anterior, ainda mais notória desde o começo de Janeiro, quem não se recorda na Luz contra o Boavista, a faltar 30 minutos a equipa estava rota ao tentar recuperar do 0-3, ou mesmo contra o V. Setúbal em 2016 na Luz que sofremos 1 golo de inicio e a equipa parou aos 2-1, mas aí havia a desculpa do jogo anterior face ao Bayern.

    Afonso S.

    ResponderEliminar
  38. Verdade seja dita, estiveste muito bem pois sò evidenciaste pontos concretos...mais cedo ou mais tarde isto tinha que acontecer. Benfica Sempre

    ResponderEliminar
  39. sem tirar nem pôr mas o pior disto tudo é que não são analises à posteriori tudo isto foi dito varias vezes no inicio da época por varias pessoas que são apenas meros adeptos.
    só não viu quem não quis, quem é cego ou pago para não ver.

    para onde esta a ir o dinheiro, para comissões e terceiros, mas só quando esta direcção sair é que vamos saber quem foram esses beneficiários.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking